biblioteca municipal de beja | rosa mística | 25 maio 2013

2
BIBLIOTECA MUNICIPAL de Manuel Ribeiro ORGANIZAÇÃO: 15h30 - Auditório da Biblioteca 25 | Maio |2013 LANÇAMENTO DO LIVRO ROSA MÍSTICA Conversas B de com Selecção, apresentação e notas de Gabriel Rui Silva Prof. Dr. António Cândido Franco (Universidade de Évora) Com a participação do Em parceria com a editora Licorne e o seu editor Manuel Silva Terra EDITORA LICORNE

Upload: camara-municipal-de-beja

Post on 30-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Lançamento do Livro "Rosa Mística"

TRANSCRIPT

Page 1: Biblioteca Municipal de Beja | Rosa mística | 25 Maio 2013

BIBLIOTECA MUNICIPAL

deManuel Ribeiro

OR

GA

NIZ

ÃO

:

15h30 - Auditório da Biblioteca

25 | Maio |2013

LANÇAMENTO DO LIVRO

ROSA MÍSTICA

Conversas Bde com

Selecção, apresentação e notas de Gabriel Rui Silva

Prof. Dr. António Cândido Franco (Universidade de Évora)

Com a participação do

Em parceria com a editora Licorne e o seu editor Manuel Silva Terra

EDITORA LICORNE

Page 2: Biblioteca Municipal de Beja | Rosa mística | 25 Maio 2013

SOBRE O AUTOR

Manuel Ribeiro (1878-1941), activista politico, poeta e romancista, nasceu em Albernoa e, concluídos em Beja os estudos liceais, deslocou-se para Lisboa no intuito de cursar medicina. Frustrado esse propósito, intensifica um percurso de agitação e revolta que se traduz nos ideais do sindica-lismo revolucionário, corrente que liderou, e na fundação não só de A Batalha, jornal de referência do movimento anarquista português, como da Federação Maximalista Portuguesa, cujo jornal, Bandeira Vermelha, dirigiu e que são os embriões do Partido Comunista Por-tuguês, organização que teve nele o principal impulsionador e fundador.Foi o autor mais lido nos anos vinte do passado século em Portugal. A hoje praticamente desconhecida poesia de Manuel Ribeiro, permite uma mais cerrada abordagem, um

Noventa e dois anos passados e o “desaparecido” livro de Manuel Ribeiro, Rosa Mística, é publicado. O autor, por duas vezes, em 1921 e 1922, o deu como “em publicação”, mas, por motivos vários, tal nunca aconteceu. Rosa Mística e outros poemas, que agora se apresenta, junta a este inédito do autor de Albernoa um conjunto de poesias que foram sendo dispersamente publica-das em jornais e revistas num arco de tempo que medeia entre 1896 e 1940.

SOBRE O LIVRO

SOBRE O ORGANIZADOR DO LIVRO

Gabriel Rui Silva, investigador da Universidade de Évora, é o maior especialista português sobre a obra literária de Manuel Ribeiro. É da sua autoria o livro Manuel Ribeiro, o romance da fé, editado pela Licorne em 2010, que foi o resultado da sua tese de mestrado.

melhor conhecimento deste revolu-cionário-místico que ao Alentejo, e a Beja em particular, dedicou algumas das mais belas páginas da literatura portuguesa.O espólio literário e arquivístico deste escritor é propriedade do Município de Beja.

MA

NU

EL

RIB

EIR

O (

18

78

-19

41

)