boletim de janeiro 2010

2
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira – Rio Maior BOLETIM Mensal VI Série – Janeiro de 2010 Centro de Recursos e Biblioteca CAST, P. C.; CAST, Kristin – Traída – Lisboa, Saída de Emergência, 2009. SANTOS, José Rodrigues dos – Fúria divina Lisboa, Gradiva, 2009. MEYER, Stephenie – Lua Nova – Lisboa, Edições Gailivro, 2007. DALAI LAMA – Para uma mente tranquila – Lisboa, Editorial Presença, 2005. Editori As contingências informáticas levam-nos a atrasar a saída do boletim deste início de ano. No entanto não podemos deixar de informar a Comunidade Escolar das novidades literárias chegadas à BE/CRE e de fazer as nossas habituais sugestões de leitura, desta vez com a ajuda do jornal Expresso. Que o ano de 2010 seja um ano Na Torre do Tombo estão guardados documentos que ocupam 92 quilómetros de prateleiras. E há outros 700 quilómetros de documentos identificados e a aguardar avaliação. Muitos dos livros mais antigos chegam à Torre do Tombo num estado lamentável. É o resultado de vários factores conjugados: uma reacção química da tinta à base de ferro, a lenta corrosão provocada por insectos e o abandono e desinteresse dos homens. Quanto mais velha, rara e valiosa é, mais sofisticados os meios utilizados para preservar a documentação dos seus inimigos de sempre: o pó, a humidade, o fogo e os insectos. Do seu espólio fazem parte documentos históricos e preciosos como a carta de fundação da Igreja de Lardosa, situada em parte incerta do actual concelho de Penafiel. Redigido em latim e em escrita visigótica cursiva, o documento tem uma dimensão menor que uma A Torre dos tesouros São quase 92 quilómetros de prateleiras com documentos que fazem parte da história de vários países. Muitos são de acesso universal e gratuito (por enquanto) Novidades (obras que chegaram à Adaptado de: Única, nº 1934, 21 de Novembro de 2009

Upload: biblioteca-escolar

Post on 13-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Publicação da BE referente ao mês de janeiro de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim de janeiro 2010

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira – Rio Maior

BOLETIMMensal

VI Série – Janeiro de 2010Centro de Recursos e Biblioteca

CAST, P. C.; CAST, Kristin – Traída – Lisboa, Saída de Emergência, 2009.

SANTOS, José Rodrigues dos – Fúria divina – Lisboa, Gradiva, 2009.

MEYER, Stephenie – Lua Nova – Lisboa, Edições Gailivro, 2007.

DALAI LAMA – Para uma mente tranquila – Lisboa, Editorial Presença, 2005.

HANSARD, Christopher – A arte tibetana do pensamento positivo – Lisboa, Editorial Presença, 2005.

TAVARES, Ana Paula … [et al.] – Contos de vampiros – Porto, Porto Editora, 2009

VIEGAS, Francisco José – O mar em Casablanca – Porto, Porto Editora, 2009.

FRANÇA, José-Augusto – José e os outros – Lisboa, Editorial Presença, 2006.

CAMERON, Ian – O cemitério dos cachalotes – Lisboa, Publicações Europa-América, 1961

COSTA GOMES, Luísa – Ilusão ou o que quiserem – Lisboa, D. Quixote, 2009.

GENOVA, Lisa – Ainda Alice – Alfragide, Caderno, 2009.

Editorial

As contingências informáticas levam-nos a atrasar a saída do boletim deste início de ano. No entanto não podemos deixar de informar a Comunidade Escolar das novidades literárias chegadas à BE/CRE e de fazer as nossas habituais sugestões de leitura, desta vez com a ajuda do jornal Expresso.

Que o ano de 2010 seja um ano maravilhoso para todos cheio de sucessos pessoais e profissionais!

Na Torre do Tombo estão guardados documentos que ocupam 92 quilómetros de prateleiras. E há outros 700 quilómetros de documentos identificados e a aguardar avaliação. Muitos dos livros mais antigos chegam à Torre do Tombo num estado lamentável. É o resultado de vários factores conjugados: uma reacção química da tinta à base de ferro, a lenta corrosão provocada por insectos e o abandono e desinteresse dos homens.

Quanto mais velha, rara e valiosa é, mais sofisticados os meios utilizados para preservar a documentação dos seus inimigos de sempre: o pó, a humidade, o fogo e os insectos.

Do seu espólio fazem parte documentos históricos e preciosos como a carta de fundação da Igreja de Lardosa, situada em parte incerta do actual concelho de Penafiel. Redigido em latim e em escrita visigótica cursiva, o documento tem uma dimensão menor que uma folha A4.

Também a bula “Rationi Congruir”, pela qual o Papa Bento XIV canonizou a Rainha D. Isabel, mulher de D. Dinis – a rainha do milagre das rosas do Convento de Santa Clara, em Coimbra. A data é de 28 de Abril de 1742. É uma das sete bulas áureas existentes em Portugal – designação que se deve ao selo pontifício, em ouro maciço.

A Torre dos tesouros

São quase 92 quilómetros de prateleiras com documentos que fazem parte da história de vários países. Muitos são de acesso universal e gratuito (por enquanto) na Internet.

Novidades (obras que chegaram à BE/CRE)

Adaptado de: Única, nº 1934, 21 de Novembro de 2009 – p. 31 – 38.

Sugestões de leitura(Actual, nº 1937 – 12 Dezembro de 2009)

SENA, Jorge – Sinais de fogo – Guimarães Editores Na história do romance português do século XX há um lugar central reservado para esta narrativa, que decorre na Figueira da Foz durante a guerra civil de Espanha. Início de nova edição da obra completa de Sena.

Page 2: Boletim de janeiro 2010

Manhas

Ficha TécnicaDirecção e Redacção – Margarida SantanaSecretariado e Documentação – BE/CREImpressão – Reprografia escolarComposição e Montagem – Margarida SantanaTiragem – 50 exemplares

Vários Autores – Poemas de amor: antologia latina – Relógio d’Água Catulo, Virgílio e Horácio estão entre os poetas convocados a par de outros menos conhecidos.

ARMSTRONG, Karen – Grandes tradições religiosas – Círculo de Leitores Da Grécia à Índia eis uma monumental investigação sobre aquilo a que se chamou a “era axial”, quando novas cosmovisões do ser humano se cristalizam em religiões.

Poesia

Não Ficção

Ficção

BAEZ, Fernando – História universal da destruição dos livros – Texto Editores.Báez faz o relato exaustivo da destruição da memória escrita, da Antiguidade até hoje. “Há 55 séculos que se destroem livros”, lembra-nos. E explica porquê, onde e como.

Não Ficção

FERREIRA, Sofia Marrecas – O sangue da terra – Porto Editora É um livro sobre quão livres somos, e até que ponto essa liberdade convencionada se sobrepõe à circunstância, impedindo a escolha. Um livro que diverge do percurso habitua, em todos os sentidos.

Ficção

HUSTVEDT, Siri – Elegia para um americano – ASA. A critica internacional não lhe poupou elogios e com razão: trata-se de um romance sensual, delicado e comovente, que traça o retrato perturbador de uma família nova-iorquina.

Ficção

GOLDACRE, Ben – Ciência da treta – Bizâncio. O autor da fabulosa coluna “Bad Science”, do “The Guardian”, dedica-se a enxovalhar entusiasticamente nutricionistas, medicinas alternativas e jornalistas propensos à simplificação da pesquisa científica.

Ficção

PESSOA, Fernando – Mensagem: edição clonada – Guimarães Editores. Às várias edições da “Mensagem”, acrescente-se agora esta, comemorativa dos 75 anos da publicação antiepopeia pessoana. É uma edição para bibliofiolos e fetichistas, que reproduz o dactiloscrito original. Não Ficção

MANGAS, Francisco Duarte – O noitibó, a gralha e outros bichos – Caminho. Um bestiário em verso que ensaia aproximações à secreta vida dos animais, revelando os seus hábitos e características, certas manhas e alguns sonhos.

Infanto-Juvenil