avaliação de português 8º ano b abril

3
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS 8 ANO “B” C3. Refletir sobre o uso da língua, estabelecendo relações entre os aspectos formais e os contextos sociocomunicativos em que a comunicação acontece, a fim de melhorar as próprias produções. LEITURA DE JORNAIS Rubem Alves “Sou seletivo em minhas leituras. Leio gastronomicamente. Diante de jornais e revistas eu me comporto da mesma forma como diante de uma mesa de bufê: provo, rejeito muito, escolho poucas coisas. Concordo com Zaratustra: “mastigar e digerir tudo, essa é uma maneira suína”. As escolhas que a imprensa faz revelam o que ela pensa do gosto gastronômico dos seus leitores. Jornais são refeições, bufês de notícias selecionadas segundo um gosto preciso. Se o filósofo alemão Ludwing Feuerbach estava certo ao afirmar que “somos o que comemos”, será forçoso concluir que, ao servir refeições de notícias ao povo, os jornais realizam uma magia perversa com seus leitores: depois de comer eles serão iguais àquilo que leram. Faz tempo que parei de ler jornais. “Leio sim, movido pelo espírito apressado da leitura dinâmica; apressadamente, deslizando meus olhos pelas manchetes para saber o que está acontecendo, mais para ficar a par do menu de conversas estabelecido pelos jornais...” 1. O autor nos transmite, em função dos recursos agenciados no texto e em função do modo como o tema foi abordado: a) ( ) descaso b) ( ) displicência c) ( ) ignorância d) ( ) sinceridade 2. “Sou seletivo em minhas leituras.” Por esse verso se sabe que o autor do texto: a) ( ) Lê tudo que aparece a sua frente. b) ( ) Quase não lê. c) ( ) Escolhe cuidadosamente os textos que vai ler. d) ( ) Gosta de selecionar artigos para guardar. 3. Só os porcos devem mastigar e digerir tudo. Essa ideia foi dita a) ( ) por Rubem Alves b) ( ) por Zaratustra c) ( ) por Ludwing Feuerbach d) ( ) pela imprensa 4. Com base no poema abaixo, responda a quantidade de oração(s) ele possui. De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamentoVinicius de Morais.

Upload: edson-alves

Post on 28-Jul-2015

566 views

Category:

Education


63 download

TRANSCRIPT

Page 1: Avaliação de português 8º ano b   abril

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS – 8 ANO “B” C3. Refletir sobre o uso da língua, estabelecendo relações entre os aspectos formais e os contextos sociocomunicativos em que a comunicação acontece, a fim de melhorar as próprias produções.

LEITURA DE JORNAIS

Rubem Alves “Sou seletivo em minhas leituras. Leio gastronomicamente. Diante de jornais e revistas eu me comporto da mesma forma como diante de uma mesa de bufê: provo, rejeito muito, escolho poucas coisas. Concordo com Zaratustra: “mastigar e digerir tudo, essa é uma maneira suína”. As escolhas que a imprensa faz revelam o que ela pensa do gosto gastronômico dos seus leitores. Jornais são refeições, bufês de notícias selecionadas segundo um gosto preciso. Se o filósofo alemão Ludwing Feuerbach estava certo ao afirmar que “somos o que comemos”, será forçoso concluir que, ao servir refeições de notícias ao povo, os jornais realizam uma magia perversa com seus leitores: depois de comer eles serão iguais àquilo que leram. Faz tempo que parei de ler jornais. “Leio sim, movido pelo espírito apressado da leitura dinâmica; apressadamente, deslizando meus olhos pelas manchetes para saber o que está acontecendo, mais para ficar a par do menu de conversas estabelecido pelos jornais...”

1. O autor nos transmite, em função dos recursos agenciados no texto e em função do modo como o tema foi abordado: a) ( ) descaso b) ( ) displicência c) ( ) ignorância d) ( ) sinceridade

2. “Sou seletivo em minhas leituras.” Por esse verso se sabe que o autor do texto:

a) ( ) Lê tudo que aparece a sua frente. b) ( ) Quase não lê. c) ( ) Escolhe cuidadosamente os textos que vai ler. d) ( ) Gosta de selecionar artigos para guardar.

3. Só os porcos devem mastigar e digerir tudo. Essa ideia foi dita

a) ( ) por Rubem Alves b) ( ) por Zaratustra c) ( ) por Ludwing Feuerbach d) ( ) pela imprensa

4. Com base no poema abaixo, responda a quantidade de oração(s) ele possui.

“De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento” Vinicius de Morais.

Page 2: Avaliação de português 8º ano b   abril

DUAS ORAÇÕES

5. Conforme estudamos em sala, classifique os verbos sublinhados segundo a indicação abaixo: (1) para o verbo intransitivo; (2 ) para o verbo transitivo indireto; (3) para o verbo transitivo direto e (4) para o verbo de ligação.

a) (1 ) Eles choraram muito. b) (2 ) Esses homens precisam de máscaras. c) (4 ) As margens do rio estavam sujas. d) (2 ) Gostamos de professor de matemática

6. Conforme a classificação dos tipos de sujeito, assinale a alternativa em que o mesmo

está indicado de forma INCORRETA: a) ( ) Mariana precisa de apoio. (sujeito simples) b) ( ) ___ Só pensam em namoro. (sujeito indeterminado) c) ( ) O professor e a professora obedecem ao regulamento. (sujeito composto) d) ( ) ___ Ventou bastante ontem. (sujeito simples)

7. Leia a charge abaixo e responda o que você entende a respeito do humor expresso na

mesma.

HUMOR REFERENTE A REDE SOCIAL, SÓ QUE NO CASO DAS FAMÍLIAS MAIS POBRES QUE NÃO TÊM ACESSO A INTERNET, A ÚNICA REDE SOCIAL É A REDE DE DORMIR, COM MUITOS FILHOS JUNTOS.

8. A narração é uma sequência textual dinâmica, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto.

Page 3: Avaliação de português 8º ano b   abril

Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo. Conforme estudos, indique os elementos estruturais para um bom texto narrativo. NARRADOR, PERSONAGENS, TEMPO, ESPAÇO, ENREDO, CLÍMAX E DESFECHO

9. Ainda sobre os elementos da narração, quais as formas que o narrador pode aparecer nos textos? NARRADOR PERSONAGEM E OBSERVADOR

10. Cada parágrafo deve ser apresentado de forma coerente, pois é a organização das ideias sobre o que você está escrevendo. Que estruturas podemos indicar como sendo essenciais para um parágrafo padrão? FRASE NÚCLEO OU TÓPICO FRASAL, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

“Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu

próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.” - Albert Einstein

Bons estudos e boa sorte!

Prof. Edson Alves

HABILIADADES AVALIADAS SERÃO AS QUE COMPÕEM A COMPETÊNCIA 3. H.10 H.11 H.13 H.16 H.17