avaliaÇÃo da eficiÊncia de controle das lagartas … · das demais pragas; 3) algodão não bt...

1
Brasilia, 3-6 Setembro 2013 Área: Entomologia AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CONTROLE DAS LAGARTAS DO ALGODOEIRO NA CULTIVAR FM 975WS. Juliano Cesar Silva 1 , João Porto 1 , Gleydson Borges 1 , Rafael Ribeiro 1 1 Bayer S.A. ([email protected]) As tecnologias Bt têm sido utilizadas ultimamente em na cultura do algodoeiro, destacando a cultivar FM 975WS, que possui a tecnologia WideStrike (WS). O objetivo do presente trabalho foi avaliar a tecnologia WideStrike, cultivar FM 975WS nas principais regiões cotonicultoras no Brasil. Os ensaios foram conduzidos em áreas comerciais nos municípios de São Desidério-BA, Primavera do Leste-MT e Sapezal-MT. Os plantios foram realizados nos dias 11/12/2012, 27/12/2012 e 06/01/2013 respectivamente, representando a melhor época de plantio de cada região. Os tratamentos consistiram em: 1) Algodão não Bt sem controle de lepidópteros, mas com controle das demais pragas; 2) Algodão cultivar FM 975WS sem controle de lepidópteros, mas com controle das demais pragas; 3) Algodão não Bt com controle de lepidópteros, bem como das demais pragas; 4) Algodão cultivar FM 975WS com controle de lepidópteros e das demais pragas. As avaliações foram realizadas a cada 4 dias durante todo o ciclo da cultura, onde foram determinadas a quantidade de ovos, lagartas pequenas, médias e grandes. Para a avaliação de Lagarta rosada foram coletadas 10 maçãs/repetição aos 130DAE, 140DAE, 150DAE e 160DAE. Após sete dias as maças foram abertas e quantificadas as maçãs danificadas pela praga. Na cultivar FM 975WS sob ocorrência natural de lagartas, verificou-se que a tecnologia WS foi eficiente em controlar as seguintes espécies Alabama argillacea, Heliothis virescens, Pectinophora gossypiela, Pseudoplusia includens, Spodoptera frugiperda, Spodoptera eridanea e Spodoptera cosmioides durante todo o ciclo da cultura. Conclui-se então que a cultivar de algodoeiro FM 975WS apresentou eficiência em controlar as principais lagartas, demonstrando auxiliar no manejo integrado de pragas do algodão.

Upload: vutu

Post on 23-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Brasilia, 3-6 Setembro 2013

Área: Entomologia AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CONTROLE DAS LAGARTAS DO ALGODOEIRO NA CULTIVAR FM 975WS. Juliano Cesar Silva1, João Porto1, Gleydson Borges1, Rafael Ribeiro1

1 Bayer S.A. ([email protected])

As tecnologias Bt têm sido utilizadas ultimamente em na cultura do algodoeiro, destacando a cultivar FM 975WS, que possui a tecnologia WideStrike (WS). O objetivo do presente trabalho foi avaliar a tecnologia WideStrike, cultivar FM 975WS nas principais regiões cotonicultoras no Brasil. Os ensaios foram conduzidos em áreas comerciais nos municípios de São Desidério-BA, Primavera do Leste-MT e Sapezal-MT. Os plantios foram realizados nos dias 11/12/2012, 27/12/2012 e 06/01/2013 respectivamente, representando a melhor época de plantio de cada região. Os tratamentos consistiram em: 1) Algodão não Bt sem controle de lepidópteros, mas com controle das demais pragas; 2) Algodão cultivar FM 975WS sem controle de lepidópteros, mas com controle das demais pragas; 3) Algodão não Bt com controle de lepidópteros, bem como das demais pragas; 4) Algodão cultivar FM 975WS com controle de lepidópteros e das demais pragas. As avaliações foram realizadas a cada 4 dias durante todo o ciclo da cultura, onde foram determinadas a quantidade de ovos, lagartas pequenas, médias e grandes. Para a avaliação de Lagarta rosada foram coletadas 10 maçãs/repetição aos 130DAE, 140DAE, 150DAE e 160DAE. Após sete dias as maças foram abertas e quantificadas as maçãs danificadas pela praga. Na cultivar FM 975WS sob ocorrência natural de lagartas, verificou-se que a tecnologia WS foi eficiente em controlar as seguintes espécies Alabama argillacea, Heliothis virescens, Pectinophora gossypiela, Pseudoplusia includens, Spodoptera frugiperda, Spodoptera eridanea e Spodoptera cosmioides durante todo o ciclo da cultura. Conclui-se então que a cultivar de algodoeiro FM 975WS apresentou eficiência em controlar as principais lagartas, demonstrando auxiliar no manejo integrado de pragas do algodão.