aula de expressão

11
Expressão Ato de exprimir ou manifestar algo Aurélio (amansa burro): enunciação do pensamento por gestos ou palavras escritas ou faladas; verbo

Upload: maninho-walker

Post on 23-Jun-2015

910 views

Category:

Technology


2 download

TRANSCRIPT

ExpressãoAto de exprimir ou manifestar algo

Aurélio (amansa burro): enunciação do pensamento por gestos ou palavras escritas ou faladas; verbo

Expressões idiomáticasMuitas vezes estão associadas a gírias, jargões ou

contextos culturais específicos a certos grupos de pessoas que se distinguem pela classe, idade, região, profissão ou outro tipo de afinidade. Muitas destas expressões têm existência curta ou ficam restritas ao grupo onde surgiram, enquanto algumas outras resistem ao tempo e acabam sendo usadas de forma mais abrangente, extrapolando o contexto original. Neste último caso, a origem histórica do seu significado muitas vezes se perde de todo ou fica limitada a um relativamente pequeno grupo de usuários da língua.

Acertar na moscaAbotoar o paletó Acabar em pizza Achar (procurar) chifre em cabeça de

cavaloAfogar o gansoArrancar os cabelosBabar ovoBola pra frenteDar uma mãozinha

Popular: Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão... Correto: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão...

Popular: Cor de burro quando foge. Correto: Corro de burro quando foge!

Popular: Quem não tem cão, caça com gato. Correto: Quem não tem cão, caça como gato... (ou seja, sozinho)

Popular: Quem tem boca vai a Roma. Correto: O correto é: Quem tem boca vaia Roma. (isso mesmo, do verbo vaiar)

Popular: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro" Correto: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro"

Popular: "É a cara do pai, cuspido e escarrado" Correto: "É a cara do pai, esculpido em carrara"

A arte de ser EXPRESSIVONormalmente as pessoas se atentam sobre

seus aspectos comunicativos quando estão prestes a realizar uma entrevista de emprego ou acadêmica, quando é preciso realizar uma apresentação de seminário, realizar uma prova oral, enfim, situações em que a comunicação será avaliada.

Somos avaliados a partir daquilo que falamos e realizamos. A medida que o tempo passa, vamos criando uma personalidade comunicativa através das experiências de vida.

Ex.: A sua melhor amiga sempre fala rapidamente, possui uma voz aguda, possui o seguinte vício de linguagem "entendeu, né?"

- Atendemos uma ligação telefônica a pessoa que se encontra na outra linha nem precisa se apresentar e você já identifica quem é, através da expressão oral.

Linguagem corporalA linguagem corporal é um componente da comunicação que

devemos ter muito em conta porque proporciona informação sobre o caráter, as emoções e as reações das pessoas.

O estado de ânimo se expressa mediante a linguagem corporal. Por exemplo, ao duvidar de algo, levantamos uma sobrancelha.

Ao nos sentirmos perplexos,coçamos o nariz. Cruzamos os braços para nos isolarmos ou para nos

protegermos.Levantamos os ombros para denotar indiferença. Piscamos o olho em sinal de intimidade. Tamborilamos os dedos por impaciência. Batemos com a mão na testa quando nos esquecemos de

alguma coisa

A linguagem corporal é aquela que se transmite por meio de gestos e posturas. Podemos dizer, então, que a postura expressa as atitudes e os sentimentos das pessoas.

Raízes genéticas e culturaisOs sinais sonoros inatos do ser humano

permanecem e conservam importantes papéis. Diferentemente dos signos verbais, surgem espontaneamente e significam o mesmo em todas as culturas. O grito, o soluço, o riso, o clamor, o gemido e o pranto transmitem mensagens a todas as pessoas em todas as sociedades.