aula 3 redação- 9º ano

6
Aula 3- Redação- 9º ANO TIPOS DE DISCURSOS Dentre os canais que constituem o ato da comunicação, figura- se o discurso. Ele é o meio pelo qual se transmite uma ideia, se expõe uma opinião, quer na fala ou na escrita. Dessa forma, em se tratando do texto narrativo, todo o desenrolar dos fatos, em consonância com a ação dos personagens, está condicionado ao propósito do narrador em materializá-lo por meio de uma mensagem discursiva. Tal registro se dá de formas distintas, caracterizando-se de forma direta e indireta ou, em alguns casos, ocorre a fusão de ambas. Para que possamos compreender sobre as características inerentes a cada modalidade, analisaremos minuciosamente todas elas. Discurso direto A produção se dá de forma integral, na qual os diálogos são retratados sem a interferência do narrador. Trata-se de uma transcrição fiel da fala dos personagens, que, para introduzi- las, o narrador utiliza-se de alguns sinais de pontuação, aliados ao emprego de alguns verbos de elocução, tais como: dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros. A título de exemplificação, apoiemo-nos no seguinte exemplo: “Maurício saudou, com silenciosa admiração, esta minha vida avisada malícia. E imediatamente, para meu príncipe: - Há três anos que não te vejo Jacinto... Como tem sido possível, neste Paris que é um aldeola, e que tu atravancas?” Queirós, Eça de. A cidade e as serras. São Paulo: Hedra, 2006 Discurso indireto O mesmo ocorre quando o narrador, ao invés de retratar as falas de forma direta, as reproduz mediante o atributo de suas próprias palavras, colocando-se na condição de intermediário

Upload: vania-valva

Post on 27-Jul-2015

258 views

Category:

Education


25 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 3  redação- 9º ano

Aula 3- Redação- 9º ANO

TIPOS DE DISCURSOS

Dentre os canais que constituem o ato da comunicação, figura-se o discurso. Ele é o meio pelo qual se transmite uma ideia, se expõe uma opinião, quer na fala ou na escrita.Dessa forma, em se tratando do texto narrativo, todo o desenrolar dos fatos, em consonância com a ação dos personagens, está condicionado ao propósito do narrador em materializá-lo por meio de uma mensagem discursiva. Tal registro se dá de formas distintas, caracterizando-se de forma direta e indireta ou, em alguns casos, ocorre a fusão de ambas.Para que possamos compreender sobre as características inerentes a cada modalidade, analisaremos minuciosamente todas elas.

Discurso direto

A produção se dá de forma integral, na qual os diálogos são retratados sem a interferência do narrador. Trata-se de uma transcrição fiel da fala dos personagens, que, para introduzi-las, o narrador utiliza-se de alguns sinais de pontuação, aliados ao emprego de alguns verbos de elocução, tais como: dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros.A título de exemplificação, apoiemo-nos no seguinte exemplo:

“Maurício saudou, com silenciosa admiração, esta minha vida avisada malícia. E imediatamente, para meu príncipe:- Há três anos que não te vejo Jacinto... Como tem sido possível, neste Paris que é um aldeola, e que tu atravancas?”Queirós, Eça de. A cidade e as serras. São Paulo: Hedra, 2006

Discurso indireto

O mesmo ocorre quando o narrador, ao invés de retratar as falas de forma direta, as reproduz mediante o atributo de suas próprias palavras, colocando-se na condição de intermediário frente à ocorrência.Observaremos a seguir um quadro em que são relatadas as mudanças ocorridas na passagem do discurso direto para o indireto, enfatizando as particularidades relacionadas a tempos verbais, advérbios e pronomes. 

Discurso direto Discurso indiretoUso da primeira pessoa do discurso Terceira pessoa

Verbo no presente do indicativoEmprego do pretérito imperfeito do indicativo

Verbo no pretérito perfeito Pretérito mais que perfeitoFuturo do presente Futuro do pretérito Modo imperativo  Pretérito imperfeito do subjuntivo

Page 2: Aula 3  redação- 9º ano

 Adjuntos adverbiais: aqui, cá, aí  Adjuntos adverbiais: ali, lá Ontem  O dia anterior Amanhã  O dia seguinte

Discurso indireto livre

Como anteriormente mencionado, nesta modalidade, as formas direta e indireta fundem-se por meio de um processo em que o narrador insere discretamente a fala ou os pensamentos do personagem em sua fala. Embora ele não participe da história, instala-se dentro de suas personagens, confundindo sua voz com a delas.Observemos um fragmento extraído do romance Madame Bovary, do escritor francês Gustave Flaubert, publicado em 1857:

“Olhava-a, abria-a e chegava mesmo a aspirar-lhe o perfume do forro, misto de verbena e de fumo. A quem pertenceria?... Ao Visconde. Era talvez presente da amante.”

TRANFORMAÇÃO DOS TIPOS DE DISCURSOObservem as situações a seguir:

Discurso direto:O diretor disse:– Quero um relatório completo das atividades.Discurso Indireto:O diretor disse que queria um relatório completo das atividades.Reparem que existem algumas diferenças nas estruturas de cada tipo de discurso. O discurso direto, por exemplo, apresenta-se em primeira pessoa, enquanto o indireto fica em terceira. Além disso, o discurso direto requer uma pontuação específica, o que não ocorre com o indireto. Vale ressaltar, também, a mudança dos tempos verbais.A partir disso, devemos destacar alguns aspectos da relação entre discurso direto e indireto, como demonstrado no quadro a seguir:

 

Page 3: Aula 3  redação- 9º ano

 

A seguir, deixo alguns exercícios para vocês fixarem o conteúdo abordado na aula de hoje.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO1) Observe a frase a seguir:

A fúria do jovem parecera incontrolável, e ele disse que derrubaria a porta, que jamais o deteriam ali.Assinale a alternativa que indica a melhor transformação do discurso indireto do texto em discurso direto:a) - Derrubarei a porta, jamais me prenderão aqui.

b) - Derrubaria a porta, jamais me prenderiam aqui.

c) - Derrubarei a porta se me prenderem aqui.

d) - Derrubaria a porta se me prendessem ali.

Page 4: Aula 3  redação- 9º ano

e) - Derrubarei a porta, jamais me prenderão ali.

 

2) (FATEC)

"Ela insistiu:- Me dá esse papel aí."Na transposição da fala da personagem para o discurso indireto, a alternativa correta é:

a) Ela insistiu que desse aquele papel aí.

b) Ela insistiu em que me desse aquele papel ali.

c) Ela insistiu em que me desse aquele papel aí.

d) Ela insistiu por que lhe desse este papel aí.

e) Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali.

 

3) (ESAN)

"Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha."O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado:

a) discurso indireto livre

b) discurso direto

c) discurso indireto

d) discurso implícito

e) discurso explícito

4-Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO:a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir

a fala de um personagem.b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens.c) Normalmente é escrito na terceira pessoa. As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.d) No discurso indireto as personagens são conhecidas através de seu próprio discurso, ou seja, através de suas próprias palavras.

Page 5: Aula 3  redação- 9º ano

5- Faça a associação entre os tipos de discurso e assinale a sequência correta.

1. Reprodução fiel da fala da personagem, é demarcado pelo uso de travessão, aspas ou dois pontos. Nesse tipo de discurso, as falas vêm acompanhadas por um verbo de elocução, responsável por indicar a fala da personagem.

2. Ocorre quando o narrador utiliza as próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem.

3. Tipo de discurso misto no qual são associadas as características de dois discursos para a produção de outro. Nele a fala da personagem é inserida de maneira discreta no discurso do narrador.

( ) discurso indireto

( ) discurso indireto livre

( ) discurso direto

a) 3, 2 e 1.

b) 2, 3 e 1.

c) 1, 2 e 3.

d) 3, 1 e 2