aula 1.doc

17
AULA 1 1 a Questão (Ref.: 201301751234) Fórum de Dúvidas ( 4 de 30) Saiba ( 1 de 6) Quanto às disciplinas Sociologia, Antropologia e Ciência Política, são inúmeras as posições assumidas entre seus autores. Porém, o que se mostra como unânime é considerá-las como: Somente a Ciência Política e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais. As três disciplinas não são integradas como não fazem parte das Ciências Sociais. Disciplinas que fazem parte das Ciências Sociais, sendo, portanto, integradas. Mesmo fazendo parte das Ciências Sociais, as três disciplinas não são integradas. Somente a Sociologia e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais. Gabarito Comentado Gabarito Comentado 2 a Questão (Ref.: 201301738967) Fórum de Dúvidas ( 4 de 30) Saiba ( 1 de 6) As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais Antropologia, Psicologia e Sociologia Politica, Psicologia Social e História Sociologia, Psicologia Social e Antropologia Antropologia, Sociologia e Politica Sociologia, Historia e Antropologia Gabarito Comentado Gabarito Comentado 3 a Questão (Ref.: 201302145728) Fórum de Dúvidas ( 7 de 30) Saiba ( 2 de 6)

Upload: mariana-lobo

Post on 05-Jan-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: AULA 1.doc

AULA 1

  1a Questão (Ref.: 201301751234)   Fórum de Dúvidas   ( 4   de 30)        Saiba     ( 1   de 6)

Quanto às disciplinas Sociologia, Antropologia e Ciência Política, são inúmeras as posições assumidas entre seus autores. Porém, o que se mostra como unânime é considerá-las como:

Somente a Ciência Política e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.

As três disciplinas não são integradas como não fazem parte das Ciências Sociais.

  Disciplinas que fazem parte das Ciências Sociais, sendo, portanto, integradas.

Mesmo fazendo parte das Ciências Sociais, as três disciplinas não são integradas.

Somente a Sociologia e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  2a Questão (Ref.: 201301738967)   Fórum de Dúvidas   ( 4   de 30)        Saiba     ( 1   de 6)

As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais

Antropologia, Psicologia e Sociologia

Politica, Psicologia Social e História

Sociologia, Psicologia Social e Antropologia

  Antropologia, Sociologia e Politica

Sociologia, Historia e Antropologia

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  3a Questão (Ref.: 201302145728)   Fórum de Dúvidas   ( 7   de 30)        Saiba     ( 2   de 6)

No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:

O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de uma experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,

Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma maior capacidade cognitiva de quem o pratica.

  Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.

O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.

A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que

Page 2: AULA 1.doc

essa classificação é produzida.

  4a Questão (Ref.: 201301735595)   Fórum de Dúvidas   ( 10   de 30)        Saiba     ( 2   de 6)

Compreender a perspectiva sociológica acerca do ser humano é compreender também como o ser humano é socializado. Para que a sociedade funcione sem graves conflitos, o ser humano deve ser socializado. Assim, a socialização é importante para a compreensão do homem em seu meio social e pode ser definida como:

a posição de classe que se assenta numa posição herdada por lei ou pelo costume.

a prática democrática que emerge horizontalmente permitindo a estruturação duma sociedade igualitária.

  o processo pelo qual a sociedade ou comunidade ou grupo social ensina a seus membros seus costumes e regras.

um processo que defende a existência de uma suficiente homogeneidade entre os membros da sociedade existe .

o processo pelo qual rejeitamos qualquer forma de aprendizado.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  5a Questão (Ref.: 201302128283)   Fórum de Dúvidas   ( 9   de 30)        Saiba     ( 1   de 6)

Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Estas disciplinas apresentam como aspecto comum fatos que:

Relativizam a pesquisa empírica.

Sintetizam o pensamento racional

Surgem das relações interpessoais.

Regulam a investigação científica.

  Resultam da vida em sociedade.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  6a Questão (Ref.: 201301677305)   Fórum de Dúvidas   ( 4   de 30)        Saiba     ( 1   de 6)

Em época de eleições é comum ver nos meios de comunicação diversos cientistas sociais sendo entrevistados ou expressando suas opiniões em artigos jornalísticos. Isso mostra o reconhecimento de uma ciência social em particular. Qual é essa ciência?

A Antropologia.

Page 3: AULA 1.doc

A Sociologia.

O Direito Eleitoral.

O Jornalismo Político.

  A Ciência Política.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

AULA 2

  1a Questão (Ref.: 201302086995)   Fórum de Dúvidas   ( 10   de 19)        Saiba     ( 3   de 4)

As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles. Neste caso, podemos dizer que:

A matéria prima das Ciências Naturais não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.

Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados diferentes e contraditórios.

  As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.

O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência.

  As ciências sociais abordam fenômenos simples, de fácil observação e que podem ser testados em laboratório.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  2a Questão (Ref.: 201301733425)   Fórum de Dúvidas   ( 10   de 19)        Saiba     ( 3   de 4)

Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:

  As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.

As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.

  As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.

As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.

As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

Page 4: AULA 1.doc

  3a Questão (Ref.: 201302128455)   Fórum de Dúvidas   ( 5   de 19)        Saiba     ( 1   de 4)

Sobre o objeto de investigação das Ciências Sociais podemos afirmar que compreende: I. A natureza como realidade exterior ao homem. II. Os fatos sociais como eventos isoláveis e simples. III.O homem nas suas relações com os outros homens e com a natureza. IV.A sociedade com realidade exterior e estática.

II, III e IV estão corretas.

  II e III estão corretas.

III e IV estão corretas.

I está correta.

  III está correta.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  4a Questão (Ref.: 201301515169)   Fórum de Dúvidas   ( 10   de 19)        Saiba     ( 3   de 4)

Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:

I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.

II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.

III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.

IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.

V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.

Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:

II, III e V

Page 5: AULA 1.doc

II, III, IV

  I, II, e IV

  I, III e V

I, II, e V

  Gabarito Comentado

  5a Questão (Ref.: 201301742179)   Fórum de Dúvidas   ( 10   de 19)        Saiba     ( 3   de 4)

Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa:

às Ciências Filosóficas

  às Ciências Naturais

às Ciências Tecnológicas

às Ciências Sociais

às Ciências Exatas

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  6a Questão (Ref.: 201301732194)   Fórum de Dúvidas   ( 10   de 19)        Saiba     ( 3   de 4)

Ciências naturais e ciências sociais distinguem-se principalmente devido:

  À forma como cada área trata o seu objeto de estudo.

Ao fato do objeto de estudo das primeiras ser semelhante ao sujeito observador.

Ao uso de técnicas de laboratório nas análises sociológicas.

A uma facilidade maior de isolamento de variáveis na segunda área.

À dificuldade de se isolar os fatos socioculturais nas primeiras.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

AULA 3

  1a Questão (Ref.: 201301684430)   Fórum de Dúvidas   ( 7   de 20)        Saiba     ( 2   de 10)

Page 6: AULA 1.doc

Incapacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu nem reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, nem como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos. Tal incapacidade está expressa no (a):

Organicismo

Cientificismo

Marxismo

  Etnocentrismo

Relativismo cultural

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  2a Questão (Ref.: 201302121459)   Fórum de Dúvidas   ( 2   de 20)        Saiba     ( 1   de 10)

Crash, filme vencedor do Oscar de 2005, retrata as tensões verificadas numa grande cidade (Los Angeles) na convivência entre pessoas de diferentes origens étnicas e classes sociais. Contextos como esse mostram a necessidade da busca do reconhecimento da diversidade cultural como algo positivo. Tal fenômeno, que se impõe no mundo contemporâneo é conhecido como:

Positivismo

Monoculturalismo

  Etnocentrismo

  Multiculturalismo

Cientificismo

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  3a Questão (Ref.: 201302174267)   Fórum de Dúvidas   ( 4   de 20)        Saiba     ( 3   de 10)

Sobre a cultura no sentido socioantropológico podemos dizer que:

  A busca pela qualidade de vida apesar de ser contemporânea é uma constante nas sociedades e culturas humanas ligadas à luta pela sobrevivência e em estado de guerra.

As suas origens datam das civilizações grego-romanas e confere sofisticação e privilégios aqueles que a possuem.

O consumismo é uma prática que visa à satisfação das necessidades criadas no estágio atual do capitalismo, e é incentivado pelos meios de comunicação. O desejo de consumo é biológico, tal como as necessidades de dormir e comer.

  A busca pela conquista do corpo belo e saudável está presente em várias sociedades. O que varia são as estratégias e os parâmetros para definir saúde e beleza ao longo do tempo e conforme as realidades sociais.

O nível de tecnologia de uma sociedade revela o grau máximo de cultura.

  Gabarito Comentado

Page 7: AULA 1.doc

  4a Questão (Ref.: 201302080229)   Fórum de Dúvidas   ( 7   de 20)        Saiba     ( 2   de 10)

Recentemente têm provocado reações algumas ¬declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:

paranoica.

  etnocêntrica.

relativista.

preconceituosa.

xenófoba.

  Gabarito Comentado

  5a Questão (Ref.: 201302125278)   Fórum de Dúvidas   ( 2   de 20)        Saiba     ( 1   de 10)

"não existe cultura, no singular, mas culturas, no plural, pois os sistemas de proibição e permissão, as instituições sociais, religiosas, políticas, os valores, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social e podem variar numa mesma sociedade no decorrer do tempo". Observe as afirmativas abaixo: I - Não existe ser humano sem cultura; II - Não existe cultura inferior ou superior; III ¿ Em nossa formação cultural a uma valorização da concepção eurocêntrica; IV - Não existe relação entre cultura e educação. V - O determinismo biológico atribui as capacidades ou incapacidades, às questões dadas geneticamente ao ser humano. Estão corretas as questões:

I , II e V

  I, II, III e IV

II, III e IV

  I, II , III e V

I e III

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  6a Questão (Ref.: 201301517945)   Fórum de Dúvidas   (20)        Saiba     (10)

Considere as afirmativas a seguir:

I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a

Page 8: AULA 1.doc

maneira de pensar, de sentir e de agir;

II- Tudo o que for expressivo (simbólico) no corpo cumpre funções exclusivamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica;

III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade instrumental (fisiológica), significando dizer que o universo simbólico/ cultural não exerce qualquer poder sobre o mesmo;

IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial.

Marque uma letra a seguir  que indica quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas:

I, II e IV.

I e II.

  I e IV.

II e III.

II e IV.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

AULA 4

1a Questão (Ref.: 201301515153)   Fórum de Dúvidas   ( 8   de 15)        Saiba     (3)

Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:

"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.

 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:

De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.

De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.

  De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.

De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.

De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.

Page 9: AULA 1.doc

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  2a Questão (Ref.: 201301512697)   Fórum de Dúvidas   ( 1   de 15)        Saiba     (3)

Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:

O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.

O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.

  O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.

A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.

  O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.

  Gabarito Comentado

  3a Questão (Ref.: 201302166965)   Fórum de Dúvidas   ( 6   de 15)        Saiba     ( 3   de 3)

Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:

Max Weber

Franz Boas

  Karl Marx

  Jean-Jacques Rousseau

Augusto Comte

  Gabarito Comentado

  4a Questão (Ref.: 201302167545)   Fórum de Dúvidas   ( 6   de 15)        Saiba     ( 3   de 3)

Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um "instrumento", por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva. Daí a importância desse "instrumento", pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração

Page 10: AULA 1.doc

ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal "instrumento" um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva neste instrumento, isto é, agente do processo de elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade. (http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm) Qual seria esse "instrumento" a que se refere Rousseau?

o executivo, o legislativo e o judiciário.

a constituição federal.

a nota fiscal.

  o contrato social.

a moral e os bons costumes.

  Gabarito Comentado

  5a Questão (Ref.: 201302167547)   Fórum de Dúvidas   ( 6   de 15)        Saiba     ( 3   de 3)

A liberdade segundo Hobbes seria prejudicial à relação entre os indivíduos, pois na falta de "freios", todos podem tudo, contra todos. A paz somente seria possível quando todos renunciassem a liberdade que têm sobre si mesmos. Hobbes discorre sobre as formas de contratos e pactos possíveis em sua obra Leviatã, apontando ser o Estado o resultado do "pacto" feito entre os homens para, simultaneamente, todos abdicarem de sua "liberdade total", do estado de natureza, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano. Seria necessária a criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado, estabelecendo-se uma ordem moral para a brutalidade social primitiva. Estes seriam alguns dos princípios que justificariam os discursos do poder absolutista ao longo da Idade Moderna. (http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm) Analisando o texto acima podemos afirmar que para Hobbes :

o poder absolutista é um erro e o governo deve ser democrático com a distribuição do poder entre todos.

a sociedade política é uma criação natural que já existia no estado de natureza.

  quando todos renunciam a liberdade que têm sobre si mesmos inicia-se a guerra de todos contra todos.

o Estado é resultado de um pacto para que todos possam ter sua "liberdade total" garantida.

  a criação do Estado implica na perda da liberdade individual.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  6a Questão (Ref.: 201302182319)   Fórum de Dúvidas   ( 1   de 15)        Saiba     (3)

Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:

Dos trabalhadores.

  Da burguesia.

  Do proletariado.

Da classe média.

Dos comunistas.

Page 11: AULA 1.doc

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

AULA 5

  1a Questão (Ref.: 201301751241)   Fórum de Dúvidas   ( 1   de 10)        Saiba     (1)

Augusto Comte afirmou ter descoberto uma grande lei fundamental segundo a qual o espírito dos indivíduos, assim como a espécie humana e as próprias ciências descrevem um movimento histórico. Essa lei fundamental é a Lei dos Três estados. Os três estados comtianos são:

  teológico, metafísico e positivo.

parlamentarista, positivo e metafísico.

  positivistas, metafísico e parlamentarista.

absolutista, metafísico e teológico.

positivistas, metafísico e químico.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  2a Questão (Ref.: 201301512658)   Fórum de Dúvidas   ( 1   de 10)        Saiba     (1)

O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que:

A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais.

Os positivistas se baseavam no materialismo histórico.

  Os positivistas não se inspiravam no método de investigação das ciências naturais.

Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicado às ciências sociais.

  A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  3a Questão (Ref.: 201302192540)   Fórum de Dúvidas   ( 1   de 10)        Saiba     (1)

Augusto Comte é considerado o criador do termo sociologia e um dos fundadores de uma nova corrente de pensamento social, o Positivismo. Quais as correntes de pensamento que influenciaram o Positivismo de Comte?

Individualismo, Estruturalismo, Cientificismo.

Evolucionismo, Fenomenologia, Pós-modernismo.

Formalismo, Marxismo, Estruturalismo.

Page 12: AULA 1.doc

Darwinismo social, Teologia, Criacionismo.

Cientificismo, Evolucionismo, Organicismo.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado

  4a Questão (Ref.: 201301578478)   Fórum de Dúvidas   ( 2   de 10)        Saiba     (1)

Na Idade Média, há uma transformação nas relações de trabalho, mas não muito radical e que resultou na estruturação da sociedade feudal. O fracionamento territorial pós Império Romano produziu diferentes formas de organização social e política, mas apesar desse fracionamento e da diversidade de estruturação do sistema feudal, podem-se definir algumas características predominantes no sistema. São características do trabalho no sistema feudal:

I - Os trabalhadores têm direito de usufruto e à ocupação das terras, mas nunca à propriedade delas.

II - Dominou no período a relação de assalariamento definido pelo Sr. Feudal.

III - O trabalho ligado à terra era preponderante, contudo isso não significava que outras formas de trabalho não existissem.

IV - A terra é o principal meio de produção, e as relações sociais desenvolveram-se em torno dela. Mas a terra não pertence aos produtores diretos, isto é, os camponeses e artesãos, pertencem aos senhores feudais, devidamente hierarquizados.

Assinale a alternativa correta:

Estão corretas as proposições I, II e III.

Estão corretas as proposições II e III.

  Estão corretas as proposições II e IV.

  Estão corretas as proposições I, III e IV

Estão corretas as proposições II, III e IV.

  Gabarito Comentado

  5a Questão (Ref.: 201302089913)   Fórum de Dúvidas   ( 1   de 10)        Saiba     (1)

Dentre outras características, podemos dizer que o positivismo apresenta uma ênfase no método científico e uma crença na evolução social a partir de uma organização racional da vida. Concluímos que, segundo essa teoria, para a realização positiva da sociedade é necessário se observar:

o reconhecimento da religião como forma de organização racional-científica da sociedade, capaz de garantir a ordem e o progresso.

a afirmação da luta de classes como movimento dialético de ordem.

  a formação de um Estado forte, centralizador, mantenedor da ordem social para alcançar o progresso.

a criação de um Estado liberal, sem grande intervenção sobre a sociedade humana, que naturalmente se auto-regulará.

reconhecer a existência de apenas um único movimento social, denominado de "Dinâmico", em que se

Page 13: AULA 1.doc

busca a ordem.

  Gabarito Comentado

  6a Questão (Ref.: 201302170259)   Fórum de Dúvidas   ( 3   de 10)        Saiba     (1)

O que representa a Lei dos Três Estados?

  Ela se configura em uma filosofia da história na medida em que todos os homens de todos os tempos passariam por estes estágios num nível crescente de evolução.

Ela representa a evolução dos Três Estados em questão, que são o animista, o monoteísta e o politeísta.

  Ela representa a crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis.

Ela representa uma análise que leva em conta as especificidades culturais das sociedades.

Ela representa a aplicação das ideias evolucionistas de Darwin às Sociedades.

  Gabarito Comentado   Gabarito Comentado