auditoria e fiscalização - controle interno

Upload: jojo-maia

Post on 06-Jul-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    1/20

      Verifique se os seus dados estão corretos no Cartão de Respostas óptico. Caso haja algum dado incorreto, escreva apenas no(s)campo(s) a ser(em) corrigido(s), conforme instruções no Cartão de Respostas.

      Leia atentamente cada questão e assinale no Cartão de Respostas óptico a alternativa que mais adequadamente a responde.

      A questão que tiver mais de uma resposta assinalada será considerada errada, mesmo que uma das assinalações esteja correta.

      O Cartão de Respostas óptico NÃO  pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locaisdestinados às respostas.

      A maneira correta de assinalar a alternativa no Cartão de Respostas óptico é cobrindo, fortemente, com caneta esferográfica de tintapreta, o espaço a ela correspondente, conforme modelo a seguir :

    Marque as respostas assim:

    INSTRUÇÕES – PROVA OBJETIVA

    INSTRUÇÕES GERAIS

    Realização:

    DATA E HORÁRIO DA PROVA: 16/8/2009 – 14h

    103 – AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO – CONTROLE INTERNO

      O candidato receberá do Chefe de Sala:-  Um Caderno de Questões  das Provas Objetiva e Discursiva, contendo 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco)

    alternativas de resposta cada uma e apenas uma alternativa correta, e o tema e as orientações para elaboração do Texto Dissertativo .

    -  Um Cartão de Respostas óptico personalizado.-  Uma Folha para o Texto Dissertativo definitiva.

      Ao ser autorizado o início da prova, o candidato deverá verificar se a numeração das questões, a paginação e a codificação do Cartão eda Folha estão corretas.

      O candidato dispõe de 5 (cinco) horas para fazer a Prova Objetiva e o Texto Dissertativo da Prova Discursiva. Controle o tempo, pois nãohaverá prorrogação desse prazo.

      Esse tempo inclui a marcação do Cartão de Respostas óptico da Prova Objetiva.  Ao candidato somente será permitido levar o Caderno de Questões após 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos do início da prova.  Somente após decorrida 1 (uma) hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu Cartão de Respostas óptico e o Texto 

    Dissertativo  e retirar-se da sala.  Após o término da prova, o candidato deve entregar ao Chefe de Sala o Cartão de Respos tas óptico devidamente assinado e o Texto

    Dissertativo.  Se o candidato precisar de algum esclarecimento, deverá solicitar ao Chefe de Sala.  O candidato deve deixar sobre a carteira apenas o documento de i dentidade e a caneta esferogr áfica de tinta preta.  Não é permitida a utilização de qualquer aparelho eletrônico de comunicação. O candidato deverá desligar e entregar ao Chefe de Sala

    régua de cálculo,  calculadora, agenda eletrônica, palmtop, bip, pager , notebook, telefone celular, gravador, máquina fotográfica,walkman, aparelho portátil de armazenamento e de reprodução de músicas, vídeos e outros arquivos digitais, relógio, ou qualquer outroequipamento desse tipo e qualquer tipo de arma, mesmo que com porte autorizado.

      Não é permitida a consulta a livros, dicionários, apontamentos e apostilas.

    GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

    SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO EGESTÃO DO DISTRITO FEDERAL

    CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    2/20

     

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    3/20

     

    FUNDAÇÃO UNIVERSA CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 Página 3 de 20

    CONHECIMENTOS GERAIS

    Texto I, para responder às questões de 1 a 6.

     A rest rição ao fumo e a exper iência de Nova York

    1

    4

    7

    10

    13

    16

    19

    22

    25

    28

    31

    34

    37

    40

    43

    46

    49

    52

    55

    58

    61

    64

    O estado de São Paulo tomou uma iniciativanecessária e corajosa em defesa da saúde pública aotransformar na Lei estadual n.º 13.541/2009 o projeto do

    governador José Serra que proíbe o fumo em ambientescoletivos, total ou parcialmente fechados. Pesquisas deopinião pública mostram o apoio de 88% da população noestado. As críticas vêm de uma pequena minoria,especialmente ligada ao setor de bares e restaurantes, querepete argumentos parecidos com os usados pela indústriado tabaco em outros países.

    Nessas circunstâncias, é útil conhecer a experiênciada cidade de Nova York, que restringiu o consumo defumígenos de maneira muito semelhante à de São Paulo.Desde que entraram em vigor o New York City Smoke-free

     Air Act, a lei de 2003, e o Clean Indoor Act, promulgada noestado de Nova York no mesmo ano, e de teor análogo àprimeira, alguns mitos e tabus têm sido derrubados.

    Um ano depois da vigência da lei, dados da

    Prefeitura de Nova York apontavam que: 1) ao contrário doque se anunciava como inevitável ― a queda do movimentonos bares e restaurantes ―, o faturamento desses lugaresaumentou 8,7%; 2) os empregos do setor cresceram 10 milvagas, em vez do desemprego que tanto amedrontava; 3)97% dos restaurantes e bares estavam livres do fumo; 4) osmoradores apresentavam maciço apoio à lei; 5) a qualidadedo ar de bares e restaurantes aumentou consideravelmente;6) os níveis de cotinina, um derivado da nicotina, diminuíramem 85% segundo testes médicos em trabalhadores do setor;7) 55 mil cidadãos a menos estavam expostos ao fumopassivo no ambiente de trabalho.

    É fato que o fumo passivo faz muito mal às pessoas.No entanto, a indústria do tabaco e seus aliados continuam a

    repetir mentiras em escala internacional, difundindo o mesmoreceituário do lucro com base no dano à vida e à saúde, taiscomo que o fumo passivo não é tão perigoso ou que aspolíticas de restrição ao cigarro violam o direito e a liberdadeindividuais. Dizem ainda que um sistema de ventilação e desalas separadas constitui proteção suficiente contra o fumopassivo ou ainda que restrições ao fumo não são adequadaspara o nosso país.

    Seria curioso, se não fosse trágico, verificar queesse receituário vem sendo repetido aqui de maneira quaseliteral, mostrando uma articulação mundial. Procuramorganizar grupos de oposição com fumantes e donos derestaurantes, fabricam relatórios de impacto financeiro,estimulam o descumprimento da lei e tentam invalidar alegislação na Justiça. Tudo isso feito de maneira insensívelàs conclusões científicas no sentido das consequências letaisdo fumo para seus usuários e para terceiros. Estudo feito emNova York acerca da qualidade do ar mostra um índice depoluição 50 vezes maior em um bar enfumaçado do que notúnel Holland (que liga a ilha de Manhattan à cidade deNewark, em Nova Jersey), na hora de pico do tráfego.

    Nova York teve sucesso mostrando determinação evontade política de seus líderes e servidores, aliadas à forçada articulação da sociedade, dos sindicatos e dasorganizações não-governamentais. Durante um ano inteiro,foi travada uma batalha ideológica feroz da indústria dotabaco, seus consumidores e parceiros contra a sociedade.Segundo me narrou pessoalmente o Dr. Thomas Frieden,comissário de saúde daquela cidade (equivale, aqui, a um

    secretário municipal), importante veículo de comunicaçãoprocurou desmoralizar o cumprimento da lei todos os dias,sem sucesso. Por outro lado, a ampla maioria de cidadãosuniu-se em defesa de sua saúde e formou uma aliançaindestrutível entre governo e sociedade.

    67

    70

    73

    São Paulo e Nova York são estados cosmopolitas epioneiros nas suas iniciativas, na consciência e na coragemde seus habitantes. Hoje, em Nova York, o respeito à leiantifumo é altíssimo. Ali, o Poder Público está cumprindo seupapel de proteger o direito à saúde de todos.

    Se Nova York venceu o fumo, São Paulo tambémserá capaz de enfrentar e vencer esse desafio, comdeterminação, firmeza e a adesão da maioria da população,de forma a gerar importante precedente para todo o Brasil.

    Luiz Antonio Guimarães Marrey. In: 

    Correio Braziliense,20/7/2009, p. 13 (com adaptações).

     QUESTÃO 1 _____________________________________

     Assinale a alternativa em que a ocorrência da crase deve-sea uma estrutura linguística distinta das demais.

    (A) “que restringiu o consumo de fumígenos de maneiramuito semelhante à de São Paulo.” (linhas 12 e 13).

    (B) “os moradores apresentavam maciço apoio à lei”(linhas 24 e 25).

    (C) “É fato que o fumo passivo faz muito mal às pessoas.”(linha 31).

    (D) “com base no dano à vida e à saúde“ (linha 34).(E) “Tudo isso feito de maneira insensível às conclusões

    científicas” (linhas 47 e 48).

    QUESTÃO 2 _____________________________________

    Quanto aos aspectos gramaticais do texto I, assinale aalternativa correta.

    (A) Não implica erro gramatical caso seja inserida umavírgula antes de “o projeto do Governador José Serra”(linhas 3 e 4).

    (B) O acento da forma verbal “vêm” (linha 7) é justificadopela mesma regra que o acento da palavra “também”(linha 72).

    (C) A vírgula que separa a oração “que repete argumentosparecidos com os usados pela indústria do tabaco emoutros países” (linhas de 8 a 10) foi usada para marcara oração restritiva.

    (D) O trecho “conhecer a experiência da cidade de NovaYork” (linhas 11 e 12) apresenta o verbo em uma formainfinita, sendo objeto direto da oração anterior.

    (E) Em “Nessas circunstâncias” (linha 11), o elementocoesivo “Nessas” refere-se ao que foi ditoanteriormente.

    QUESTÃO 3 _____________________________________

    Quanto aos aspectos gramaticais do texto I, assinale a

    alternativa incorreta.

    (A) Em “97% dos restaurantes e bares estavam livres dofumo” (linha 24), está correto também o uso do verbono singular e consequentes alterações.

    (B) Em “segundo testes médicos em trabalhadores dosetor” (linha 28), o termo “segundo” pode sersubstituído pela locução prepositiva de acordo com,sem prejuízo de sentido ou falha de coesão.

    (C) Em “Estudo feito em Nova York acerca da qualidade doar” (linhas 49 e 50), o termo “acerca da” pode sersubstituído por a respeito da  sem incorreçãogramatical.

    (D) O termo “foi travada” (linha 58) pode ser substituído portravou-se  sem nenhuma alteração sintática ou narelação agente × paciente.

    (E) Em “Se Nova York venceu o fumo” (linha 72), oconector pode ser substituído por Já que, Visto queou Como sem incoerência contextual.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    4/20

     

    Página 4 de 20 CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 FUNDAÇÃO UNIVERSA

    QUESTÃO 4______________________________________

    Quanto aos aspectos gramaticais do texto I, assinale aalternativa correta.

    (A) Em “Dizem ainda que um sistema de ventilação e desalas separadas constitui” (linhas 37 e 38), serámantida a correção quanto à concordância caso overbo constituir  seja empregado no plural.

    (B) A forma verbal “têm sido derrubados” (linha 17)encontra-se no presente do indicativo composto, emforma passiva.

    (C) Em “— a queda do movimento nos bares erestaurantes —, o faturamento“ (linhas 20 e 21) ostravessões não podem ser substituídos por vírgulas, jáque foi usada uma vírgula antes de “o faturamento”.

    (D) As expressões “à vida” e “à saúde” (linha 34) sãocompletivas verbais.

    (E) Em “Segundo me narrou pessoalmente” (linha 60),cabe o uso da ênclise sem incorreção e falhagramatical.

    QUESTÃO 5______________________________________

    O trecho “Seria curioso, se não fosse trágico, verificar queesse receituário vem sendo repetido aqui de maneira quaseliteral, mostrando uma articulação mundial.” (linhas de 41 a43) pode ser reescrito, sem que haja alteração de sentido ouincorreção gramatical, da seguinte forma:

    (A) Seria curioso verificar que, se não fosse trágico essereceituário, vem sendo repetido aqui de maneira quaseliteral, mostrando uma articulação mundial.

    (B) Se não fosse trágico, seria curioso, verificar que essereceituário vem sendo repetido aqui, de maneira quaseliteral, mostrando uma articulação mundial.

    (C) Se não fosse trágico, seria curioso verificar que, essereceituário, vem sendo repetido aqui de maneira quaseliteral, mostrando uma articulação mundial.

    (D) Se não fosse trágico, seria curioso verificar que essereceituário vem sendo repetido aqui de maneira quaseliteral, mostrando uma articulação mundial.

    (E) Seria curioso, se não fosse trágico verificar, que vemsendo repetido, esse receituário, aqui de maneiraquase literal, mostrando uma articulação mundial.

    QUESTÃO 6______________________________________

    Infere-se do texto I que

    (A) o projeto que proíbe o fumo em ambientes coletivosfechados será lei no estado de São Paulo.

    (B) o movimento nos bares e restaurantes não diminuiu emNova York depois da vigência da lei de restrição aofumo.

    (C) os moradores de Nova York, ao contrário dosmoradores do estado de São Paulo, apresentarammaciço apoio à lei antifumo.

    (D) não há consequências letais para o fumo passivo,conforme estudos científicos.(E) o Poder Público está violando indevidamente o direito e

    a liberdade individuais com a política de restrição aocigarro.

    Texto II, para responder às questões de 7 a 10.

    IDB approves $93 million to Brazil to supportmodernization of public administration and planning

    1

    4

    7

    10

    13

    16

    19

    22

    25

    28

    31

    34

    37

    40

    43

    The Inter-American Development Bank approved a$93 million loan to Brazil to support the first phase of aprogram for the modernization of public administration andplanning in the states and the Federal District.

    The Ministry of Planning, Budget and Management

    will be in charge of the program which will improveeffectiveness and transparency and achieve a more efficientexpenditure.

    Financing will strengthen public policy planning andmanagement capacity, improve human resourcemanagement and modernize organizational structures andadministrative processes. Administrative transparency andsocial communication mechanisms as well as a more moderninformation management and the integration of informationtechnology systems will help promote and implement aculture of institutional change. Cooperation between thestates and the federal government and the harmonization andsharing of solutions will be enhanced.

    “Brazil’s 1988 Constitution gave subnational

    governments greater fiscal autonomy by decentralizingrevenue collection and distributing functional jurisdictionsamong the federal, state and municipal levels. In practice allthree levels of government participate in several sectors atthe same time,” said IDB team leader Fatima Cartaxo. “Stategovernments must address the near-term challenge ofpromoting administrative reforms to improve theirperformance and make better use of the resources availableto them. This program will help them achieve this goal.”

    The loan reflects the IDB strategy agreed upon withBrazilian authorities in the context of the country´s 2004-2007Economic Plan to improve public expenditure efficiency,effectiveness, quality and oversight. The plan provides forimplementing a new form of public administration that is

    ethical, transparent, participatory, decentralized and citizen-focused.Based on the wide diversity of management capacity

    in the different Brazilian states, the program will be structuredin two phases over a period of 10 years. The first phase willconcentrate mainly on strengthening crosscutting capacitiesin state public planning and administration departments,searching for common solutions but respecting the specificneeds of the states.

    The 20-year IDB loan has a five-year grace periodand a variable interest rate. Local counterpart funds will total$62 million.

    Internet: .

     

    QUESTÃO 7 _____________________________________

    Based on the text II, these are some purposes to be carried

    out with the IDB loan but

    (A) the upgrading of public administration.

    (B) the effective assessment of the procedures in the use

    of public budget.

    (C) the postponement of the mutual aid among the

    federative entities.(D) the development of human resource management.

    (E) the improvement in the processing of information.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    5/20

     

    FUNDAÇÃO UNIVERSA CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 Página 5 de 20

    QUESTÃO 8______________________________________

     About the program which will promote the modernization ofpublic administration and planning, mark the correctalternative. 

    (A) Two ministries will be in charge of the program.(B) Besides the states, the Federal District government will

    also benefit from the program.

    (C) Despite the attributes of the 1988 Brazilian Constitution,Fatima Cartaxo believes that the program is unable tohelp state governments to achieve their near-termtargets.

    (D) The program, which was sponsored by IDB, will bedivided in two periods of 10 years each.

    (E) Brazil is supposed to pay IDB loan in five years;otherwise, variable interest rates will be charged.

    QUESTÃO 9______________________________________

     According to the text II, the IDB loan is the result of  

    (A) an Inter-American Development Bank request.

    (B) an Inter-American Development Bank demand fromBrazil.(C) an understanding between Brazil and the Inter-

     American Development Bank due to the Constitution’spromulgation in 1988.

    (D) an agreement among developing countries and theInter-American Development Bank.

    (E) an agreement between Brazil and the Inter-AmericanDevelopment Bank.

    QUESTÃO 10_____________________________________

    Mark the correct way to rewrite the following sentence in thepassive voice form.

    “The Inter-American Development Bank approved a $93million loan.”

    (A) A $93 million loan was approved for the Inter-AmericanDevelopment Bank.

    (B) A $93 million loan has been approved by the Inter- American Development Bank.

    (C) A $93 million loan was approve by the Inter-AmericanDevelopment Bank.

    (D) A $93 million loan was approved by the Inter-AmericanDevelopment Bank.

    (E) A $93 millions loan were approved for the Inter- American Development Bank.

    QUESTÃO 11_____________________________________

    Um supermercado colocou em promoção o produto “P” comvalor 9% menor que o preço que comercializava. Ao passarpelo caixa, um cliente observou que o preço registradoestava sem o desconto anunciado. Para corrigir exatamenteesse erro, o gerente autorizou um desconto de 5% nomontante total da compra feita por esse cliente. Se o valortotal da compra, antes de corrigir o erro cometido, foi deR$ 138,60, e a compra desse cliente continha, entre outrosprodutos, sete unidades do produto “P” em promoção, opreço normal de comercialização desse produto, antes dapromoção anunciada, era de

    (A) R$ 5,00.(B) R$ 7,00.(C) R$ 9,00.(D) R$ 11,00.(E) R$ 77,00.

    QUESTÃO 12 ____________________________________

     A diferença entre as idades de dois irmãos é de três anos. Após três anos do nascimento do segundo, nasceu o terceiroe assim foi acontecendo até se formar uma família com cincoirmãos. Sabendo-se que, hoje, a idade do último irmão quenasceu é a metade da idade do primeiro irmão nascido, écorreto afirmar que, hoje, o irmão mais velho está com idadeigual a

    (A) 18 anos.(B) 20 anos.(C) 22 anos.(D) 24 anos.(E) 26 anos.

    QUESTÃO 13 ____________________________________

    Durante uma excursão de um grupo de amigos, na qualparticipavam 15 homens, 18 mulheres e 21 crianças, aoprogramarem um passeio de jangada, decidiram que cada jangada levaria um grupo formado só por homens ou só por

    mulheres ou só por crianças, com o maior número possívelde pessoas em cada jangada. Se todos participaram dessepasseio e, em cada jangada, havia o mesmo número depessoas, é correto concluir que as jangadas que levaram sóas mulheres para o passeio programado foram em númerode

    (A) 3. (B) 5. (C) 6. (D) 7. (E) 18.

    QUESTÃO 14 ____________________________________

    Dados do Detran/DF mostram que, em 2008, das1.063 vítimas de acidentes envolvendo ônibus, 1.013 tiveram

    apenas ferimentos e 50 perderam a vida, sendo 45 homens e5 mulheres.

    In: Correio Brasiliense, 20/7/2009.

    De acordo com os dados apresentados, escolhendo-sealeatoriamente uma vítima fatal, a probabilidade de ela ser dosexo feminino é de

    (A)1

    9. (B)

    1

    10. (C)

    9

    10. (D)

    5

    1 013.. (E)

    5

    1 063..

    RASCUNHO

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    6/20

     

    Página 6 de 20 CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 FUNDAÇÃO UNIVERSA

    QUESTÃO 15 ____________________________________

    (Brasília, 21/7/2009) O DEM entrou com ação noSupremo Tribunal Federal (STF), com pedido de suspensãoliminar, contra o sistema de cotas raciais na Universidade deBrasília (UnB). O partido quer que seja declarada ainconstitucionalidade de atos do poder público queresultaram na instituição de cotas raciais na universidade. Opartido também quer que sejam suspensos todos osprocessos na Justiça (federal e estadual) envolvendo o tema.

    DEM ajuíza ação contra sistema de cotas raciais em universidades púbicas.Internet:. Acesso em 25/7/2009.

    Das 59 universidades federais, ao menos 16estabeleceram algum tipo de cota no vestibular. O exemploque mais se aproxima do projeto hoje em discussão noSenado é o da Universidade Federal da Bahia (UFBA). [...] As cadeiras são preenchidas de acordo com a proporção decada etnia na região metropolitana de Salvador.

    In: Revista Carta na Escola, n.º 33, fev./2009, p. 15.

     Acerca do assunto abordado nos fragmentos, assinale aalternativa correta.

    (A) Pelo fato de o Brasil ser um país em que mais de 50%da população se assume como negra, o sistema decotas, adotado por algumas universidades federais,mostra coerência em relação à estrutura étnica dapopulação nacional.

    (B) Como o projeto para a criação de cotas nasuniversidades ainda não foi aprovado no Senado, écorreto afirmar que as 16 universidades citadas pelarevista estão agindo à margem da lei que as regula, oque torna ilegais os atos que criaram as cotas.

    (C) A Bahia é, entre as unidades da Federação, uma dasque possuem maior número de habitantes que sedeclaram negros ou pardos, o que, em certa medida,explica a adoção das cotas pela UFBA.

    (D) A Universidade de Brasília (UnB) adota, além dascotas para afrodescendentes, critérios de reserva devagas para alunos egressos das escolas públicas,inclusive com percentuais superiores aos das cotaspara negros.

    (E) O DEM mencionado no primeiro fragmento é o Partidodos Democratas, agremiação política surgidarecentemente no país, formada por dissidentes deoutros partidos, como o PSDB, PT e PSol.

    QUESTÃO 16_____________________________________

     A República Sul-Africana, mais conhecida como África do

    Sul, tem ficado em evidência no noticiário por ter sidoescolhida pela FIFA para sediar a Copa do Mundo de 2014.Entretanto, sua importância vai muito além disso, pois o paísdesempenha relevante papel na economia africana e atémesmo mundial.

     Acerca da África do Sul, assinale a alternativa correta.

    (A) Recentemente, comemorou-se mais um aniversário deNelson Mandela. Preso durante mais de 20 anos,Mandela liderou a resistência do povo sul-africanocontra o apartheid, regime racista que vigorou pordécadas em seu país.

    (B) Pelo que foi exibido ao mundo durante a realização da

    Copa das Confederações, a África do Sul apresentauma boa infraestrutura em áreas como transporte,saneamento e energia, pelo que se pode depreenderque a realização da Copa do Mundo de 2014 nãodeverá ser afetada por dificuldades nesses setores.

    (C) Como foi demonstrado pela Organização das NaçõesUnidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) sul-africano apresentou mínimas desigualdadessociais e econômicas entre sua população, e o paístornou-se, nos últimos anos, um exemplo a ser seguidopelos demais países do continente, que padecem, viade regra, de gravíssimos problemas no que tange àqualidade de vida.

    (D) País mais rico do continente, a África do Sul obtémrendimentos especialmente da exploração de petróleo

    e gás natural, sendo um dos maiores exportadoresdesses produtos para o mercado europeu.

    (E) A África do Sul é um dos países africanos quepleiteiam a ampliação do número dos membrospermanentes do Conselho de Segurança das NaçõesUnidas, reivindicação que conta com forte apoio dagrande maioria dos membros permanentes doConselho.

    QUESTÃO 17 ____________________________________

     As aulas da escola para meninas Al Fakhora,administrada pela Organização das Nações Unidas (ONU),em um campo de refugiados no norte da Faixa de Gaza,foram suspensas logo que começou a ofensiva israelensecontra o território, em 27 de dezembro. Onze dias depois, naterça-feira, 6, cerca de 400 palestinos se encontravamabrigados na escola. Em busca de maior segurança, eleshaviam trocado suas casas, vulneráveis a ataquesisraelenses, pelo prédio sinalizado com a bandeira daorganização internacional. Foi em vão. Um bombardeio àescola terminou com 43 pessoas mortas e uma centena deferidos.

    In: Isto É, n.º 2.044, 14/1/2009 (com adaptações). 

     A respeito da situação política da região conhecida comoOriente Médio, assinale a alternativa correta.

    (A) Entre os atores políticos que, de alguma maneira,contribuem para a instabilidade no Oriente Médio,merece menção o grupo Hezbollah, que atua noLíbano com forte apoio israelense e manifesta-seclaramente contrário ao atual governo iraniano.

    (B) A independência política da Faixa de Gaza, levada aefeito por Israel em 2007, isolou a Autoridade Palestinana Cisjordânia, já que o Hamas, que lhe faz oposição,passou a contar com o apoio de significativa parcela dacomunidade internacional.

    (C) O programa nuclear tocado pelo governo do Irã temaumentado as tensões no Oriente Médio. Israel, Síria eJordânia, na condição de únicas potências nuclearesregionais, não aceitam a hipótese de compartilharhegemonia nessa área e ameaçam Teerã comretaliações militares, caso o projeto não seja suspenso.

    (D) Barack Obama vem dando uma guinada radical nasrelações dos Estados Unidos com as autoridadespalestinas. Ao declarar apoio explícito ao Hamas, quesofria pesada oposição do governo Bush, aproximou opaís das lideranças árabes, o que gerou, por outrolado, certo afastamento entre Washington e Tel Aviv.

    (E) Ações mais efetivas da ONU na geopolítica do OrienteMédio são dificultadas por interesses econômicos epolíticos das maiores potências do globo e pelaestrutura do Conselho de Segurança, em que osmembros permanentes têm poder de veto.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    7/20

     

    FUNDAÇÃO UNIVERSA CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 Página 7 de 20

    QUESTÃO 18_____________________________________

    Nos últimos anos, a América Latina viveu grandes mudançaspolíticas que levaram ao poder, em diversos países, líderesque adotaram posturas políticas e econômicas contrárias àsque até então vinham sendo implementadas.

     Acerca do contexto político latino-americano e tomando asideias anteriores apenas como referência inicial, assinale a

    alternativa correta.

    (A) As ações dos atuais governantes de Venezuela,Bolívia, Equador e Colômbia ilustram adequadamenteo trecho “adotaram posturas políticas e econômicascontrárias às que até então vinham sendoimplementadas”.

    (B) Cuba vive um momento de transição em sua históriaeconômica. Tendo-se tornado socialista na década de60 do século passado, atualmente vem-se abrindo emritmo acelerado aos investimentos internacionais,notadamente dos países da América Anglo-saxônica.Tal abertura, deflagrada após a ascensão de RaúlCastro, fez com que o país recebesse a alcunha de“China do Caribe”.

    (C) Pelo fato de permitir uma gradual transição para umregime mais democrático, o governo cubano foiagraciado recentemente, pelos Estados Unidos, com asuspensão do embargo à sua economia, que vigoravahá varias décadas.

    (D) A ascensão ao poder por vias democráticas nãocostuma ser uma regra na América Latina, de que éexemplo o recente golpe contra o presidente deHonduras, Manuel Zelaya; ressalte-se, entretanto, queo golpe foi censurado por todos os países docontinente, à exceção dos Estados Unidos da América.

    (E) Atualmente, um país que vem desempenhando

    importante papel na sustentação do regime cubano é aVenezuela, que, aproveitando-se de sua enormeriqueza daquele hidrocarboneto, fornece a Havanapetróleo a custo mais baixo que o de mercado.

    QUESTÃO 19_____________________________________

     Acerca de Estado, governo e aparelho do Estado, assinale aalternativa incorreta.

    (A) Entende-se por aparelho do Estado a administraçãopública em sentido amplo, ou seja, a estruturaorganizacional do Estado, em seus três poderes ― Executivo, Legislativo e Judiciário ―  e três níveis ― União, estados membros e municípios.

    (B) O aparelho do Estado é constituído pelo governo, istoé, pela cúpula dirigente nos três poderes, por um corpode funcionários e pela força militar.

    (C) O Estado é mais abrangente que o aparelho porquecompreende adicionalmente o sistema constitucional-legal, que regula a população nos limites de umterritório.

    (D) A reforma do aparelho do Estado está relacionada coma reforma das instituições políticas e sociais que dão agovernabilidade ao sistema político-administrativo quedefine o papel do Estado.

    (E) O Estado é a organização burocrática que tem omonopólio da violência legal, é o aparelho que tem opoder de legislar e tributar a população de umdeterminado território.

    QUESTÃO 20 ____________________________________

    Correlacione os termos da primeira coluna com os conceitosrelativos ao Estado e seu funcionamento e ao Direito Público,apresentados na segunda coluna, e assinale a alternativaque apresenta a correlação correta obtida de cima parabaixo.

    (1) Sociedade civil ( ) Consiste em tratar igualmente

    os iguais e desigualmente osdesiguais. (2) Moralidade

    administrativa( ) É uma instituição organizada

    política, social e juridicamente,ocupando um territóriodefinido, normalmente onde alei máxima é uma Constituiçãoescrita, e dirigida por umgoverno que possui soberaniareconhecida tanto internacomo externamente.

    (3) Estado ( ) Refere-se à totalidade dasorganizações e instituiçõescívicas voluntárias que formama base de uma sociedade emfuncionamento, por oposiçãoàs estruturas apoiadas pelaforça de um Estado(independentemente de seusistema político) e interessesdentro dela.

    (4) Isonomia ( ) É a organização que detém aautoridade governante de umaunidade política.

    (5) Governo ( ) Ato administrativo não teráque obedecer somente à lei jurídica, mas também à lei

    ética da própria instituição,porque nem tudo que é legal éhonesto.

    (A) 4, 3, 1, 5 e 2(B) 4, 5, 1, 3 e 2(C) 2, 3, 1, 5 e 4(D) 4, 1, 3, 5 e 2(E) 1, 3, 4, 5 e 2 

    QUESTÃO 21 ____________________________________

    Quanto aos sistemas de governo, assinale a alternativacorreta.

    (A) No sistema parlamentarista, é perceptível a tripartiçãodos poderes. A sua principal vantagem é a rapidez nasdecisões.

    (B) No sistema presidencialista, o presidente é escolhidopara um período determinado.

    (C) O parlamentarismo foi produto de uma longa evoluçãohistórica, foi constituído em objeto de um movimentopolítico determinado, suas características sãoconstituídas como produto acabado.

    (D) No presidencialismo, as ações praticadas pelo chefedo Poder Executivo, por dependerem da aprovação do

    parlamento, que é eleito diretamente pelo povo,tendem a consolidar a finalidade maior do Estado.(E) O Brasil, no seu período republicano, viveu sempre sob

    a forma presidencialista. 

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    8/20

     

    Página 8 de 20 CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 FUNDAÇÃO UNIVERSA

    QUESTÃO 22_____________________________________

     A respeito das formas de administração previstas no PlanoDiretor de Reforma do Estado, assinale a alternativaincorreta.

    (A) No patrimonialismo, o aparelho do Estado funcionacomo uma extensão do poder do soberano, e os seusauxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.

    Os cargos são considerados prebendas. A res publicanão é diferenciada das res principis. Em consequência,a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo deadministração.

    (B) Constituem princípios orientadores da forma de gestãoburocrática a profissionalização, a ideia de carreira, ahierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo,em síntese, o poder racional-legal.

    (C) A administração pública gerencial inspira-se naadministração de empresas, mas não pode serconfundida com esta última. Enquanto a receita dasempresas depende dos pagamentos que os clientesfazem livremente na compra de seus produtos eserviços, a receita do Estado deriva de impostos, ouseja, de contribuições obrigatórias, sem contrapartidadireta.

    (D) A administração pública gerencial vê o cidadão comocontribuinte de impostos e como cliente dos seusserviços. Os resultados da ação do Estado sãoconsiderados bons não porque os processosadministrativos estão sob controle e são seguros, comoquer a administração pública burocrática, mas porqueas necessidades do cidadão cliente estão sendoatendidas.

    (E) A prática da administração pública gerencial provou serigual à condição de cliente e cidadão, devendo-seigualar essas duas categorias, nos mais diferentesníveis de processo decisório na administração pública. 

    QUESTÃO 23_____________________________________

     Acerca de accountability, julgue os itens a seguir e assinale aalternativa correta.

    I Nos estudos a respeito de democracia, a accountability ganha destaque por prometer um grau razoavelmentealto de controle do povo sobre os detentores do poderpolítico, mas de uma forma exequível em sociedadespopulosas, extensas, complexas e especializadascomo as contemporâneas.

    II O conceito de accountability não se resume àtransparência ou prestação de contas, é uma relaçãomais ampla entre governantes e governados queimplica esses dois conceitos, mas não se limita a eles.

    III  Accountability  não tem como componente ouconsequência a responsabilização dos agentes.

    IV  Accountability  é o elemento central da forma decontrole burocrática.

    (A) Todos os itens estão errados.

    (B) Há apenas um item certo.(C) Há apenas dois itens certos.(D) Há apenas três itens certos.(E) Todos os itens estão certos.

    QUESTÃO 24 ____________________________________

     Acerca do que dispõe a Lei Orgânica do Distrito Federal arespeito da organização de seus poderes, assinale aalternativa correta.

    (A) Entre as funções institucionais da Procuradoria-Geralda Câmara Legislativa, inclui-se a defesa judicial dogovernador do Distrito Federal.

    (B) Cabe à Câmara Legislativa, independentemente da

    sanção do governador, dispor acerca da criação,incorporação, fusão e desmembramento de regiõesadministrativas.

    (C) Compete à Câmara Legislativa do Distrito Federalproceder à tomada de contas do governador quandonão apresentada nos prazos estabelecidos.

    (D) A convocação extraordinária da Câmara Legislativa far-se-á apenas nos casos de intervenção no DistritoFederal.

    (E) O processo legislativo no Distrito Federal compreendea edição de emendas à lei orgânica, leiscomplementares, leis ordinárias e medidas provisórias.

    QUESTÃO 25 ____________________________________

    O Conselho de Governo do Distrito Federal é órgão superiorde consulta do governador, que o preside e do qual não  participa

    (A) o vice-governador.(B) o chefe da Casa Civil.(C) os líderes da maioria e da minoria na Câmara

    Legislativa.(D) o presidente da Câmara Legislativa.(E) o procurador-geral do Distrito Federal.

    QUESTÃO 26 ____________________________________O Tribunal de Contas do Distrito Federal tem sede na cidadede Brasília, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todoterritório do Distrito Federal. Acerca do Tribunal de Contas doDistrito Federal, assinale a alternativa correta.

    (A) Nas suas faltas ou impedimentos, os conselheirosserão substituídos por auditores, na forma da lei.

    (B) Seus conselheiros são escolhidos pelo governador doDistrito Federal.

    (C) Compete à Câmara Legislativa elaborar sua propostaorçamentária, observados os princípios estabelecidosna lei de diretrizes orçamentárias.

    (D) Seus conselheiros não estão impedidos de exercer

    outras profissões remuneradas.(E) É composto por nove integrantes.

    QUESTÃO 27 ____________________________________

    Entre as competências dos municípios, previstas naConstituição Federal, não  se inclui

    (A) legislar sobre assunto suplementar à legislação federale estadual, no que couber.

    (B) instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanase microrregiões, bem como explorar serviços locais degás canalizado.

    (C) instituir e arrecadar tributos bem como aplicar suasrendas.(D) criar, organizar e suprimir distritos.(E) promover o ordenamento territorial do solo urbano e a

    proteção do patrimônio histórico e cultural local.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    9/20

     

    FUNDAÇÃO UNIVERSA CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 Página 9 de 20

    QUESTÃO 28_____________________________________

    O federalismo tem suas primeiras notícias nos EstadosUnidos. Surgiu para assegurar os ideais republicanos quevingaram com a revolução de 1776. Acerca do federalismo eda organização do Estado Brasileiro, assinale a alternativacorreta.

    (A) Autonomia e soberania são conceitos que seconfundem; em ambos há, necessariamente, a

    descentralização do poder.(B) Em uma Federação, cada estado-membro possui

    autonomia para elaborar sua própria constituição, semobservância obrigatória de nenhuma diretriz.

    (C) Um Estado Federal não pode subdividir-se emmunicípios ou distritos federais, sendo essa umacaracterística das Confederações.

    (D) No Estado Federal, há uma dúplice esfera de podernormativo sobre um mesmo território, ou seja, há aincidência de duas ordens legais: a da União e a doestado-membro.

    (E) Na medida em que os estados-membros sãosoberanos, é comum que se estabeleçam aindissolubilidade como princípio do laço federativo. É o

    caso da Constituição brasileira que vedaexpressamente o direito de secessão.

    QUESTÃO 29_____________________________________

     Acerca dos direitos e garantias fundamentais, assinale aalternativa correta.

    (A) O tráfico ilícito de entorpecentes é crime insuscetívelde graça ou anistia.

    (B) A tortura é crime imprescritível e inafiançável.(C) Em nenhuma hipótese, um brasileiro poderá ser

    extraditado, salvo em caso de crime comum.

    (D) No caso de iminente perigo público, a autoridadecompetente poderá usar de propriedade particular,assegurada indenização ulterior, independentementede dano.

    (E) Não se admite ação privada nos crimes de açãopública.

    QUESTÃO 30_____________________________________

     Acerca do sistema brasileiro de constitucionalidade, assinalea alternativa incorreta.

    (A) Uma lei municipal que esteja em desconformidade coma Lei Orgânica do município respectivo será invalidada

    por esta, mas não por inconstitucionalidade e, sim, porilegalidade.

    (B) Os sistemas de controle de constitucionalidade, quantoao órgão que realiza o controle, classificam-se empolítico, jurídico e misto.

    (C) Lei ou norma do direito pré-constitucional compatívelcom a constituição federal vigente será tida comorecepcionada pala nova ordem constitucional,adquirindo nova vigência, agora à luz das regras eprincípios da nova constituição.

    (D) Haverá inconstitucionalidade parcial quando uma lei ounorma possuir um artigo, parágrafo, inciso ou até umaexpressão incompatível com a constituição.

    (E) No modelo brasileiro de controle de

    constitucionalidade, é possível falar deinconstitucionalidade de lei ou norma jurídica publicadaantes da data de início de vigência da norma-parâmetro.

    QUESTÃO 31 ____________________________________

    Os prepostos do Estado possuem certas prerrogativasindispensáveis à consecução dos fins públicos. Ao mesmotempo em que confere poderes, o ordenamento jurídicotambém impõe deveres específicos para aqueles que,atuando em nome do Poder Público, executam as atividadesadministrativas. Acerca dos poderes e dos deveresadministrativos, assinale a alternativa correta.

    (A) Os poderes administrativos são outorgados aosagentes públicos para lhes permitirem atuação voltadaaos interesses da coletividade. Uma característicamarcante desses poderes é a renunciabilidade.

    (B) Toda omissão administrativa é qualificada como ilegal.(C) Quando um agente atua fora dos limites de sua

    competência, diz-se que o agente atuou com desvio depoder. Quando atua dentro de sua competência, masafasta-se do interesse público, diz-se que há excessode poder.

    (D) Não cabe controle judicial do poder discricionário,tendo em vista que o Poder Judiciário não podeadentrar as razões de conveniência do administrador.

    (E) A conceituação do abuso de poder tem carátermeramente teórico; por isso, do ponto de vista práticodo cabimento do mandado de segurança, a distinçãopouco importa.

    QUESTÃO 32 ____________________________________

     Acerca dos servidores públicos, assinale a alternativaincorreta. 

    (A) A exigência de concurso público de provas ou deprovas e títulos trazida na Constituição vigente podeser excepcionada.

    (B) O estrangeiro, na forma de lei, pode ocupar cargopúblico.(C) Quando a demissão de servidor estável for invalidada

    por sentença judicial, ele será reintegrado; caso hajaeventual ocupante dessa vaga e este for estável, seráaproveitado em outro cargo.

    (D) A regra de remuneração por subsídio, composto deparcela única, é obrigatória para os cargos de juiz dedireito e promotor de justiça.

    (E) O servidor público da Administração Direta Federal, noexercício de mandato eletivo, se investido no mandatode vereador, terá de afastar-se do seu cargo semremuneração.

    QUESTÃO 33 ____________________________________

     Assinale a alternativa correta acerca da organizaçãoadministrativa brasileira.

    (A) Toda a sociedade em que o Estado tenha participaçãoacionária integra a administração indireta.

    (B) O Poder Público pode criar empresa públicaunipessoal.

    (C) A empresa pública é caracterizada por possuirpersonalidade jurídica de direito público.

    (D) A sociedade de economia mista sujeita-se aoscontroles próprios das sociedades anônimas em geral,

    sem prejuízo da vinculação administrativa.(E) As empresas públicas respondem exclusivamente de

    forma subjetiva pelos danos causados a terceiros poratos de seus agentes.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    10/20

     

    Página 10 de 20 CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 FUNDAÇÃO UNIVERSA

    QUESTÃO 34_____________________________________

    No que tange à extinção do ato administrativo, é corretoafirmar que

    (A) a anulação de um ato administrativo pode se dar porato judicial ou por outro ato administrativo.

    (B) os efeitos da revogação retroagem à data inicial devalidade do ato revogado.

    (C) um ato administrativo eivado de vícios jamais pode ser

    convalidado.(D) oportunidade e conveniência justificam a cassação de

    um ato administrativo.(E) todo ato administrativo pode ser convalidado.

    QUESTÃO 35_____________________________________

     Assinale a alternativa correta no que concerne às autarquias.

    (A) Assim como as entidades estatais a que pertencem,gozam de autonomia política.

    (B) Constituem as chamadas pessoas políticas estatais.(C) São entidades autônomas sob a ótica administrativa,

    criadas por lei específica.(D) Constituem forma de desconcentração administrativa.(E) Possuem imunidade de impostos sobre seu patrimonio,

    renda e serviços vinculados ou não às suas finalidadesessenciais.

    QUESTÃO 36_____________________________________

    Representam o complemento dos Postulados e Princípios, nosentido de delimitar-lhes conceitos, atribuições e direções aseguir e de sedimentar toda a experiência e bom-senso daprofissão no trato de problemas contábeis,

    (A) os princípios contábeis normalmente aceitos.

    (B) as demonstrações contábeis.(C) as assembleias contábeis.(D) as convenções contábeis.(E) as demonstrações consolidadas.

    QUESTÃO 37_____________________________________

    Os atos administrativos são acontecimentos que não alteramo patrimônio de uma empresa, ao passo que os fatoscontábeis são acontecimentos que provocam alteraçõesqualitativas e(ou) quantitativas no patrimônio da empresa. Assim, é correto afirmar que

    (A) os fatos contábeis permutativos provocam alteraçõesqualitativas, os fatos contábeis modificativos provocamalterações quantitativas, e os fatos contábeis mistosprovocam alterações qualitativas e quantitativas.

    (B) os fatos contábeis permutativos provocam alteraçõesquantitativas, os fatos contábeis modificativosprovocam alterações qualitativas, e os fatos contábeismistos provocam alterações qualitativas equantitativas.

    (C) os fatos contábeis permutativos provocam alteraçõesquantitativas, os fatos contábeis modificativosprovocam alterações qualitativas, e os fatos contábeismistos não provocam alterações no patrimônio.

    (D) os fatos contábeis permutativos provocam alteraçõesqualitativas, os fatos contábeis modificativos provocam

    alterações quantitativas, e os fatos contábeis mistosnão provocam alterações no patrimônio.(E) os atos administrativos provocam alterações no

    resultado, sem produzir, no valor patrimonial,alterações quantitativas e qualitativas.

    QUESTÃO 38 ____________________________________

     A empresa Coimbra Ltda. apurou um lucro líquido deR$ 40.000,00 no exercício de 2008. Este valor, somado aoutros componentes do Patrimônio Líquido, resultou emR$ 160.000,00. No mesmo período, o Ativo Total registradopela empresa foi de R$ 400.000,00. Considerando essasituação hipotética, assinale a alternativa correta.

    (A) Após o fechamento do balanço, o Ativo ficou maior que

    o Passivo em R$ 40.000,00.(B) Os recursos de terceiros totalizam no exercício

    R$ 240.000,00.(C) Os recursos próprios totalizam no exercício

    R$ 240.000,00.(D) Após o fechamento do balanço, o Ativo ficou menor

    que o Passivo em R$ 40.000,00(E) Os recursos de terceiros totalizam no exercício

    R$ 120.000,00.

    QUESTÃO 39 ____________________________________

     Assinale a alternativa que apresenta o componente técnico

    da contabilidade em que são efetuados os registros de todasas operações realizadas pelas empresas.

    (A) Balanço Patrimonial.(B) Balanço Patrimonial Encerrado.(C) Contas.(D) Método das Partidas Dobradas.(E) Livros Fiscais.

    QUESTÃO 40 ____________________________________

    É possível ser calculado devido à presença de custos edespesas fixos na estrutura de resultados de uma empresa.

    Esses custos (despesas) não sofrem, por definição, nenhumavariação diante de mudanças no volume de atividade(volume de vendas), mantendo-se constante no tempo. Issose refere

    (A) ao grau de alavancagem financeira.(B) à taxa de retorno sobre investimento.(C) ao grau de liquidez e retorno sobre o patrimônio líquido

    conjugados.(D) ao grau de alavancagem operacional.(E) ao grau de liquidez e endividamento conjugados.

    RASCUNHO

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    11/20

     

    FUNDAÇÃO UNIVERSA CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 Página 11 de 20

    CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

    Em relação às disposições firmadas pela Lei n.º 4.320, de17/3/1964, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiropara elaboração e controle dos orçamentos e balanços daUnião, do Distrito Federal, dos estados e municípios,responda às questões 41 e 42.

    QUESTÃO 41_____________________________________

     Acerca da elaboração da Lei do Orçamento, assinale aalternativa incorreta. 

    (A) Devem ser obedecidos os princípios de unidade,universalidade e anualidade.

    (B) Todas as receitas — inclusive as de operações decrédito autorizadas em lei — serão consignadas na Leido Orçamento.

    (C) A Lei do Orçamento poderá prever autorização paraque o Poder Executivo possa, em qualquer mês doexercício financeiro, realizar operações de crédito porantecipação da receita, para atender a insuficiênciasde caixa.

    (D) Acompanha a Lei do Orçamento quadro demonstrativo

    do programa anual de trabalho do governo, no tocanteà realização de obras e de prestação de serviços.

    (E) Integra a Lei do Orçamento sumário geral dasdespesas correntes e das receitas previstas para oexercício subsequente.

    QUESTÃO 42_____________________________________

    Em relação a receita, assinale a alternativa correta.

    (A) São exemplos de receitas de capital: receita tributária ea conversão de bens e direitos em espécie.

    (B) São exemplos de receitas correntes: receitas tributária

    e de contribuições.(C) São exemplos de receitas correntes: a conversão, emespécie, de bens e direitos, bem como a receitatributária.

    (D) Constitui item de receita orçamentária o superávit doorçamento corrente resultante do balanceamento dostotais das receitas e despesas correntes.

    (E) As receitas oriundas de recursos financeiros recebidosde outras pessoas de direito público ou privado,destinadas a atender despesas classificáveis emdespesas correntes, são classificadas como receitasde capital. 

    QUESTÃO 43_____________________________________

    Em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), assinalea alternativa incorreta.

    (A) De acordo com a LRF, são consideradas nãoautorizadas, irregulares e lesivas ao patrimônio públicoa criação, expansão ou aperfeiçoamento de açãogovernamental que implique aumento de despesa quenão seja acompanhado de estimativa do impactoorçamentário-financeiro no exercício em que deveentrar em vigor e nos dois seguintes, bem como aquelaque não conte com declaração do respectivoordenador de despesa no sentido de que se tenhaadequação orçamentária e financeira com a lei

    orçamentária anual e compatibilidade com o PlanoPlurianual e com a LDO.

    (B) A dívida referente a títulos emitidos que são deresponsabilidade do Banco Central do Brasil integra adívida pública consolidada da União.

    (C) A LRF define limites a serem observados no tocante àsdespesas de pessoal, em relação à receita correntelíquida.

    (D) Na definição dos limites inerentes a despesa total compessoal, conforme disposto no art. 169 da ConstituiçãoFederal, são computadas, inclusive, as despesasrelativas a indenização por demissões de servidores eempregados, a incentivos à demissão voluntária eaquelas decorrentes de gastos com pessoal em casode urgência ou interesse público.

    (E) A despesa total relativa a pessoal é computadaconsiderando-se a soma da realizada no mês emreferência e das onze imediatamente anteriores, deacordo com o regime de competência. 

    QUESTÃO 44 ____________________________________

    Em relação a comandos constitucionais inerentes aorçamento público, assinale a alternativa incorreta.

    (A) A Lei de Diretrizes Orçamentárias, entre outrasdefinições, orienta a elaboração da lei orçamentáriaanual e dispõe acerca de alterações na legislaçãotributária.

    (B) A lei orçamentária anual não pode conter dispositivoestranho à previsão da receita e à fixação da despesa.(C) A lei orçamentária anual faculta a transferência

    voluntária de recursos e a concessão de empréstimos,inclusive por antecipação de receita, pelos governosfederal e estaduais e suas instituições financeiras, parapagamento de despesas com pessoal ativo, inativo epensionista dos estados, do Distrito Federal e dosmunicípios.

    (D) São vedados a transposição, o remanejamento ou atransferência de recursos de uma categoria deprogramação para outra ou de um órgão para outro,sem prévia autorização legislativa.

    (E) É igualmente vedada a realização de despesas ou a

    assunção de obrigações diretas que extrapolem oscréditos orçamentários ou adicionais. 

    Em relação à Lei Complementar n.º 101, de 4/5/2000, queestabelece normas de finanças públicas voltadas para aresponsabilidade na gestão fiscal, responda às questões 45e 46.

    QUESTÃO 45 ____________________________________

    Quanto à concepção e à consolidação da Lei de DiretrizesOrçamentárias (LDO), assinale a alternativa correta.

    (A) Deve integrar o projeto de lei de diretrizes orçamentáriaso denominado anexo de metas fiscais, no qual são

    definidas metas anuais — em valores correntes econstantes — inerentes a receitas, despesas, resultadosnominal e primário e montante da dívida pública para oexercício a que se refiram e para os dois subsequentes.

    (B) O anexo de metas fiscais conterá também,obrigatoriamente, a identificação de passivos contingentese demais riscos que possam afetar as contas públicas eas respectivas medidas destinadas a superá-los.

    (C) O anexo de metas fiscais contemplará os objetivos daspolíticas monetária, creditícia e cambial, além daindicação das providências necessárias à gestão deriscos fiscais.

    (D) O anexo de metas fiscais apresentará também avaliaçãorelativa aos passivos contingentes e o seu detalhamento.

    (E) A LDO conterá, também, o denominado anexo deriscos fiscais, que será composto e instruído commemória e metodologia de cálculo no tocante aosriscos inerentes às metas definidas para o exercício aque se refiram. 

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    12/20

     

    Página 12 de 20 CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 FUNDAÇÃO UNIVERSA

    QUESTÃO 46_____________________________________

    De acordo com a Lei Complementar n.º 101, de 4/5/2000,especificamente em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA),assinale a alternativa incorreta.

    (A) O projeto de lei orçamentária anual deve ser elaboradode forma a guardar compatibilidade com o PlanoPlurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) eas disposições da própria Lei Complementar n.º 101 de

    2000.(B) O projeto de lei orçamentária anual contemplará

    reserva de contingência, com forma de utilização emontante, definido com base na receita correntelíquida.

    (C) Acompanhará o projeto de lei orçamentáriademonstrativo regionalizado do efeito — sobre receitase despesas — decorrente de isenções, anistias,remissões, subsídios e benefícios de naturezafinanceira, tributária e creditícia.

    (D) A lei orçamentária poderá consignar dotação parainvestimento de duração superior a um exercíciofinanceiro — mesmo que não previsto no PlanoPlurianual ou em lei que o autorize —, desde que

    evidenciada a sua incontestável e efetiva necessidade,e que, posteriormente, seja regulamentada a suarealização.

    (E) Além do orçamento da seguridade social e doorçamento de investimentos das empresas em que aUnião seja detentora da maioria do capital socialvotante, a lei orçamentária anual contemplará oorçamento fiscal dos Poderes da União, seus fundos,órgãos e entidades da administração direta e indireta,inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poderpúblico. 

    QUESTÃO 47_____________________________________

    Julgadas irregulares as contas, não  é correto afirmar que

    (A) a decisão que resulta imputação de débito torna adívida líquida e certa.

    (B) o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)poderá aplicar multa ao responsável de até 100% dodano causado.

    (C) a decisão, havendo débito ou multa, constituiráobrigação de o responsável comprovar o recolhimentoda dívida.

    (D) não havendo débito, mas havendo dano decorrente deato de gestão ilegítimos, o TCDF poderá aplicar multade até 100 UPDFs.

    (E) o arquivamento do processo, sem cancelamento do

    débito, não pode ser determinado pelo TCDF, aindaque os custos de cobrança sejam superiores ao valordo prejuízo.

    QUESTÃO 48_____________________________________

    Quanto aos processos de julgamento de contas, assinale aalternativa incorreta.

    (A) A superveniência de documentos novos autoriza orecurso de revisão.

    (B) Verificada a irregularidade nas contas, o relator, sehouver débito, ordenará a citação do responsável.

    (C) O recurso de revisão é dotado de efeito suspensivo.

    (D) A liquidação tempestiva do débito sanará o processo,se reconhecida a boa-fé e sem outras irregularidades.(E) Ao responsável será determinada audiência para

    apresentar razões de justificativa, se verificadasirregularidades sem débitos.

    QUESTÃO 49 ____________________________________

     A legislação autoriza o Tribunal de Contas do Distrito Federal(TCDF) a aplicar sanções aos administradores responsáveis;entretanto, não  se aplicam sanções aos responsáveis por

    (A) contas anuais prestadas pelos administradores queforem julgadas regulares com ressalvas.

    (B) ato praticado com grave infração à norma legal.(C) deixar de dar cumprimento à decisão do TCDF.

    (D) ato de gestão ilegítimo.(E) não-atendimento, sem justificativa, de diligência.

    QUESTÃO 50 ____________________________________

    O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), noexercício de sua competência, julgará as contas dosadministradores e demais responsáveis. Quanto a essacompetência, assinale a alternativa incorreta.

    (A) O Tribunal é competente para julgar as contas deresponsáveis por bens da administração direta quederem causa a perdas que resultem em prejuízo aoErário.

    (B) A omissão no dever de prestar contas conduz ao julgamento por irregularidade das contas que deveriamser prestadas.

    (C) O Tribunal poderá inabilitar o responsável para oexercício de cargo em comissão ou função deconfiança da administração pública do Distrito Federal.

    (D) O Tribunal não é competente para julgar as contas dedirigentes de entidades de direito privado que recebamsubvenções.

    (E) A reincidência no descumprimento de determinação doTribunal conduz ao julgamento por irregularidade dascontas.

    QUESTÃO 51 ____________________________________

    Considerando a natureza jurídica dos tribunais de contas, anatureza jurídica e a eficácia de suas decisões e o alcanceda fiscalização no âmbito de sua competência, é corretoafirmar que o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)não  é competente para

    (A) apreciar as contas do governador do Distrito Federal.(B) avaliar a execução de metas previstas no plano

    plurianual.(C) sustar a execução de contrato, se não atendido em sua

    determinação, comunicando a decisão à CâmaraLegislativa do Distrito Federal.

    (D) decidir sobre renúncia de receitas.(E) realizar, por iniciativa própria, auditorias de natureza

    contábil, financeira, orçamentária, operacional epatrimonial nas unidades administrativas dos PoderesExecutivo e Legislativo, inclusive nas fundações.

    QUESTÃO 52 ____________________________________

    Quanto à finalidade do sistema de controle interno da Administração Pública do Distrito Federal, é incorreto  afirmar que ele tem atribuição para

    (A) verificar a exatidão e suficiência de dados relativos àconcessão de aposentadoria dos servidores.

    (B) instaurar tomada de contas especial.(C) impor sua jurisdição às entidades de direito privado

    beneficiárias de auxílios do Distrito Federal.(D) elaborar relatório que comporá as contas prestadaspelo governador do Distrito Federal.

    (E) comprovar a legalidade e avaliar os resultados quantoà eficácia e à eficiência da gestão orçamentária.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    13/20

     

    FUNDAÇÃO UNIVERSA CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 Página 13 de 20

    QUESTÃO 53_____________________________________

    Com relação às características mais marcantes dosorçamentos elaborados com base nas ideias do orçamento-programa, assinale a alternativa correta.

    (A) A preocupação principal é evidenciar o que ogoverno/Estado compra ou paga.

    (B) Busca-se constituir as ações de governo em

    consonância com os planos e diretrizes formulados noplanejamento, facilitando a integração entreplanejamento e orçamento.

    (C) A cada novo exercício são revistos todos os itens dedespesa, sendo necessária uma justificativa para amanutenção de cada programa de trabalho, a fim de seevitar uma trajetória de inercialidade.

    (D) As metas de resultado fiscal e a forte restriçãoorçamentária estabelecem a proporção na distribuiçãosetorial dos recursos orçamentários.

    (E) Trata-se de um critério de alocação de recursos queutiliza um quantitativo financeiro fixo (teto), calculado apartir da aplicação de um percentual único sobre asdespesas realizadas em determinado período.

    QUESTÃO 54_____________________________________

    Em razão do disposto no art. 169 da Constituição Federal, aLei de Responsabilidade trouxe alguns limites para adespesa total de pessoal para um determinado período deapuração, além de estabelecer valores diferenciados paracada ente da Federação. Tais valores são estabelecidos emrazão da Receita Corrente Líquida e não podem exceder osseguintes percentuais:

    (A) União, Estados e Municípios – 55%(B) União – 60% e Estados e Municípios – 50%

    (C) União – 50% e Estados e Municípios – 60%(D) União e Estados – 50% e Municípios – 60%(E) União – 50% e Estados e Municípios – 70%

    QUESTÃO 55_____________________________________

     A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidadeé obrigatória no exercício da profissão contábil e constituicondição de legitimidade das Normas Brasileiras deContabilidade. Diante do exposto, assinale a alternativaincorreta quanto ao princípio da oportunidade.

    (A) Desde que tecnicamente estimável, os registros dasvariações patrimoniais devem ser feitos mesmo nahipótese de somente existir razoável certeza de suaocorrência.

    (B) O registro deve ensejar o reconhecimento universaldas variações ocorridas no patrimônio da entidade, emum período de tempo determinado, base necessáriapara gerar informações úteis ao processo decisório dagestão.

    (C) O princípio da oportunidade determina quando asalterações no ativo ou no passivo resultam emaumento ou diminuição no patrimônio líquido.

    (D) O registro deve compreender os elementosquantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos

    físicos e monetários.(E) O princípio da oportunidade exige a apreensão, oregistro e o relato de todas as variações sofridas pelopatrimônio de uma entidade, no momento em que elasocorrerem.

    QUESTÃO 56 ____________________________________

     Assinale a alternativa que apresenta o instrumento legal queobriga os três entes da federação a incluírem em suasrespectivas Leis de Diretrizes Orçamentárias a meta deresultado primário e nominal.

    (A) Lei Orçamentária Anual.(B) Lei n.º 4.320, de 17/3/1964.

    (C) Portaria Interministerial MF/MPOG n.º 163, de4/5/2001.(D) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).(E) Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    QUESTÃO 57 ____________________________________

     Assinale a alternativa incorreta.

    (A) Uma empresa pode apresentar situação líquida maiorque seu ativo, uma vez que seu passivo exigível podeter valor negativo.

    (B) Um sistema de contas consiste no agrupamento decontas que possuem características comuns, com oobjetivo de facilitar o acompanhamento e o estudo dopatrimônio e suas modificações.

    (C) Uma empresa apresenta um índice de liquidez correntede 2,00 e um ativo circulante igual a R$ 2.000,00. Issosignifica que seu passivo circulante equivale a R$ 1.000,00.

    (D) As contas patrimoniais representam os bens, osdireitos e a situação líquida patrimonial. Por outro lado,as contas de resultado representam as variaçõespositivas e negativas ocorridas no patrimônio.

    (E) Segundo a Teoria Personalística, as contasrepresentam pessoas. As contas do proprietário

    correspondem às contas de situação líquida, receitas edespesas.

    QUESTÃO 58 ____________________________________

    Considerando os Princípios Fundamentais de Contabilidadesob perspectiva do setor público e as disposições do ManualTécnico de Contabilidade Aplicada ao Setor Público(MTCASP), aprovado pela Portaria Conjunta STN/SOF n.º 3,de 2008, a respeito da despesa pública e da receita pública,assinale a alternativa incorreta.

    (A) A entidade pública necessita apropriar ao resultado deum período o desgaste de determinados ativos pormeio do registro da despesa de depreciação,amortização ou exaustão, obedecendo ao princípio dacompetência.

    (B) O lançamento é um dos estágios da execução dareceita orçamentária. Contudo, nem todas as receitaspercorrem o estágio do lançamento.

    (C) As despesas com juros da dívida pública são despesasefetivas sob o enfoque orçamentário e também sãoconsideradas despesas sob o enfoque patrimonial.

    (D) No âmbito da administração pública, a restituição detributos recebidos indevidamente é registrada, emregra, por meio de deduções da receita.

    (E) O recolhimento é o estágio da receita orçamentáriacaracterizado pela entrega dos recursos devidos aoTesouro, realizada pelos contribuintes ou devedores,aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    14/20

     

    Página 14 de 20 CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 FUNDAÇÃO UNIVERSA

    QUESTÃO 59_____________________________________

     Assinale a alternativa correta.

    (A) O registro do reconhecimento do direito daadministração contra o suprido, em uma operação desuprimento de fundos, envolve um débito em umaconta do ativo em contrapartida a um crédito em umaconta de variação ativa orçamentária.

    (B) É atribuição do órgão responsável pelo crédito,

    previamente ao encaminhamento para inscrição emdívida ativa, reconhecer o valor como direito em seu Ativo. Esse reconhecimento envolve um débito emconta do ativo e um crédito em conta representativa dereceita orçamentária corrente.

    (C) O registro da despesa fixada na lei de orçamento anualenvolve um débito em conta de despesa orçamentáriae um crédito em uma conta de mutação ativa.

    (D) O Registro da receita prevista na lei de orçamentoanual é composto por um débito na conta Receita aRealizar e um crédito na conta Crédito Disponível.

    (E) A descentralização de créditos orçamentários envolveo registro de uma despesa orçamentária na unidadeconcedente do crédito e de uma receita orçamentária

    na unidade de destino do crédito orçamentário.

    QUESTÃO 60_____________________________________

     Acerca das Demonstrações Contábeis exigidas pela Lein.º 4.320 de 1964, assinale a alternativa correta.

    (A) Caso o Balanço Orçamentário apresente receitascorrentes realizadas no valor de R$ 750.000,00 esuperávit do orçamento corrente, o qual é definidolegalmente como receita de capital, no valor deR$ 50.000,00, é correto afirmar que as despesas decapital executadas foram de R$ 700.000,00.

    (B) Embora o resultado patrimonial do exercício não seja

    apurado no Balanço Patrimonial, mas naDemonstração das Variações Patrimoniais, esse valordeve ser levado àquele balanço, em que comporá osaldo patrimonial.

    (C) A despesa orçamentária apresentada no BalançoOrçamentário não deve incluir os valores inscritos emrestos a pagar. Contudo, a inscrição de restos a pagardeve ser apresentada no Balanço Financeiro comodispêndio extraorçamentário.

    (D) O conceito de lucro ou prejuízo é fundamental para aelaboração do Balanço Patrimonial da administraçãopública direta.

    (E) O resultado positivo de R$ 1.500.000,00, apurado noBalanço Financeiro, pode ser utilizado como fonte derecursos para a abertura de créditos adicionais.

    QUESTÃO 61_____________________________________

    Quanto à classificação orçamentária das receitas públicas,assinale a alternativa incorreta.

    (A) A natureza da receita pública é classificada por oitodígitos.

    (B) Segundo a classificação por categoria econômica, areceita pública pode ser ordenada em receitas decusteio e receitas de investimento.

    (C) A espécie da receita é o nível que especifica, commaior precisão, o fato gerador dos ingressos dasreceitas respectivas.

    (D) Receita corrente é aquela que apenas aumenta opatrimônio não duradouro do Estado, ou seja, seesgota dentro de um período anual.

    (E) Receita de capital é aquela que altera o patrimônioduradouro do Estado.

    QUESTÃO 62 ____________________________________

    Quanto à interpretação dos Princípios Fundamentais daContabilidade sob a perspectiva do setor público, assinale aalternativa correta.

    (A) No âmbito da entidade pública, a continuidade não estávinculada ao estrito cumprimento da destinação socialdo seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade

    dá-se mesmo que não perdure sua finalidade.(B) Os atos e os fatos que afetam o patrimônio públicodevem ser contabilizados por competência, e os seusefeitos devem ser evidenciados nas demonstraçõescontábeis do exercício financeiro com o qual serelacionam. Contudo, o Princípio da Competência deveser aplicado apenas parcialmente no setor público,visto que o registro orçamentário das receitas públicasé feito utilizando-se o regime de caixa.

    (C) Sob a perspectiva do setor público, em respeito aoPrincípio da Competência, considera-se realizada umareceita quando da extinção, parcial ou total, de umpassivo, qualquer que seja o motivo, sem odesaparecimento concomitante de um ativo de valorigual ou maior.

    (D) Sob a perspectiva do setor público, não se deve aplicaro Princípio da Prudência, uma vez que este pode levara excessos ou a situações classificáveis comomanipulação do resultado, ocultação de passivos,super ou subavaliação de ativos.

    (E) O Princípio da Oportunidade demanda que asvariações do patrimônio sejam reconhecidas na suatotalidade, desde que cumpridas todas as formalidadeslegais para sua ocorrência.

    QUESTÃO 63 ____________________________________

     Acerca dos administradores, dos diretores, do conselho deadministração e do conselho fiscal das sociedades porações, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativacorreta.

    I A administração da companhia compete à diretoria e,quando houver, ao conselho de administração. Arepresentação da companhia é privativa dos diretores,os quais são eleitos e têm as atribuições fixadas peloconselho de administração, do qual estão vedados departicipar, com fins de preservar a independênciadesse órgão deliberativo.

    II A fiscalização dos atos dos administradores é realizadapor meio do conselho fiscal, o qual tem competênciapara solicitar aos órgãos de administraçãoesclarecimentos ou informações, desde que relativas àsua função fiscalizadora, assim como a elaboração dedemonstrações financeiras ou contábeis especiais.

    III É permitido ao administrador tomar por empréstimorecursos ou bens da companhia, ou usar, em proveitopróprio, de sociedade em que tenha interesse, ou deterceiros, os seus bens, serviços ou crédito, desde quepreviamente autorizado pela assembléia geral ou peloconselho de administração.

    (A) Todos os itens estão errados.

    (B) Apenas os itens I e II estão certos.(C) Apenas os itens I e III estão certos.(D) Apenas os itens II e III estão certos.(E) Todos os itens estão certos.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    15/20

     

    FUNDAÇÃO UNIVERSA CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 Página 15 de 20

    QUESTÃO 64_____________________________________

    De acordo com o art. 21 da Constituição Federal, compete àUnião, por intermédio da instituição de um fundo,proporcionar condições específicas ao Distrito Federal emdeterminadas áreas. Posteriormente, tal fundo foi instituídopela Lei n.º 10.633, de 27/12/2002, conhecido como FundoConstitucional do Distrito Federal. Nesse sentido econsiderando apenas o comando Constitucional, assinale aalternativa correta quanto à utilização dos recursos doreferido fundo.

    (A) Organização e manutenção da polícia civil, políciamilitar e corpo de bombeiros militar, bem comoprestação de assistência financeira para a execução deserviços públicos.

    (B) Cobertura de despesas com pessoal das áreas desegurança pública, saúde e educação.

    (C) Custeio das despesas com a área de saúde eeducação.

    (D) Manutenção das polícias civil e militar e auxíliofinanceiro para compensação pela perda com aarrecadação do Importo sobre Circulação deMercadorias e Serviços na exportação.

    (E) Cobertura de gastos nas áreas de segurança pública,saúde, educação e transporte.

    QUESTÃO 65_____________________________________

    Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a dívida fundadaé conceituada como

    (A) compromisso financeiro assumido em razão de mútuo,abertura de crédito, emissão e aceite de título, inclusivecom o uso de derivativos financeiros.

    (B) montante total das obrigações financeiras do ente daFederação, assumidas em virtude de leis, contratos,

    convênios ou tratados e da realização de operações decrédito, para amortização em prazo superior a dozemeses.

    (C) dívida pública representada por títulos emitidos pelaUnião, inclusive os do Banco Central do Brasil, estadose municípios.

    (D) reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente daFederação.

    (E) emissão de títulos para pagamento do principalacrescido da atualização monetária.

    QUESTÃO 66_____________________________________

    Uma pessoa contratou com um banco uma aplicaçãofinanceira de R$ 10 milhões, com prazo fixo de 12 meses,taxa prefixada de 12% ao ano, capitalização trimestral e jurospostecipados. Hoje, completados 6 meses, o investidorverificou no extrato da operação que o montante daaplicação é de R$ 10,6 milhões. Com base no exposto, écorreto afirmar que

    (A) a taxa de juros de 12% é efetiva e o investidorremunerado pelo regime de capitalização simples.

    (B) a taxa de juros de 12% é nominal e o investidorremunerado pelo regime de capitalização composta.

    (C) nos tempos de capitalização, no fluxo de caixa daoperação, os juros acumulados são equivalentes.

    (D) nos tempos de capitalização, no fluxo de caixa daoperação, os juros acumulados são proporcionais.(E) pela ótica do banco, a operação pode ser equiparada a

    um desconto comercial pelo regime simples.

    QUESTÃO 67 ____________________________________

    Um título com valor de face de R$ 1 milhão, com vencimentoem dois anos pode ser descontado hoje à taxa de 10% aoano, proporcionando ao tomador do crédito um valor líquidode R$ 790 mil. Nesse caso, é correto afirmar que

    (A) é uma operação de desconto comercial pelo regimecomposto.

    (B) é uma operação de desconto comercial pelo regimesimples.(C) é uma operação de desconto racional pelo regime

    simples.(D) é uma operação de desconto racional pelo regime

    composto.(E) 10% ao ano é a taxa efetiva ou verdadeira da

    operação.

    QUESTÃO 68 ____________________________________

     Após análise de duzentas obras, do conjunto de projetosviários executados nos últimos cinco anos, técnicosgovernamentais concluíram que os principais fatores deriscos que afetam os projetos, considerando a proporção deocorrência de cada um, são os apresentados no quadro aseguir:

    Tipo de evento % de ocorrências Atraso no licenciamento ambiental  30 Litígios judiciais nos processos licitatórios 25 Problemas climáticos 20 Falta de recursos 15 Outros 10 Total  100

    É correto afirmar que as conclusões estão assentadas no(s)seguinte(s) fundamento(s) estatístico(s):

    (A) teoria da probabilidade com fatores de risco por acaso.(B) estatística descritiva com base em uma população.(C) medidas de tendência central com base no coeficiente

    de variação.(D) medidas de dispersão com base na média.(E) inferência com base em variáveis quantitativas e

    qualitativas.

    QUESTÃO 69 ____________________________________

    Dois projetos X e Y apresentam os seguintes indicadores:X - Média 50%, Desvio-Padrão 10%;Y - Média 120%, Desvio-Padrão 12%.

    Considerando que sejam projetos de investimentos, em quea média indica o retorno e o desvio-padrão o riscoesperados, é correto afirmar que

    (A) a Variância do projeto Y é menor que a do projeto X.(B) o Coeficiente de Variação do projeto X é menor que o

    do projeto Y.(C) no projeto X, a Média e o Desvio-Padrão indicam que a

    Moda e a Mediana são maiores que em Y.

    (D) se os projetos são mutuamente excludentes epossuem o mesmo custo, X deverá ser descartado.

    (E) os dois projetos têm o mesmo valor para a Variância.

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    16/20

     

    Página 16 de 20 CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 FUNDAÇÃO UNIVERSA

    QUESTÃO 70_____________________________________

     A abordagem do planejamento introduzida pelo economistaCarlos Matus, pressupõe que o “homem é o sujeito de suahistória”. Para tanto, considera o processo de transformaçãocomo um jogo entre os atores, cercado por incertezas e queo “planejamento deve incluir uma avaliação do poder dessesatores que interagem simultaneamente. Somente a partir doreconhecimento das variáveis implícitas nesse jogo é quedevem ser construídas as estratégias de atuação”. Tal

    metodologia, por representar um permanente processo deajuste a cada novo acontecimento, foi denominadaPlanejamento Estratégico Situacional (PES). A respeitodesse aspecto, a metodologia do PES, segundo Matus,articula três variáveis na arte de governar. Assinale aalternativa que apresenta essas variáveis.

    (A) Plano Estratégico, Responsabilização e Governança.(B) Macro-objetivos, Governabilidade e Diretrizes

    Estratégicas.(C) Projeto de Governo, Gerência Efetiva e Avaliação.(D) Diretrizes e Metas, Mega-objetivos e Estratégia de

    Implantação.(E) Projeto de Governo, Governabilidade e Capacidade de

    Governo.

    QUESTÃO 71_____________________________________

    De acordo com a NBC T 11.11, que trata de amostragem emauditoria, ao planejar e determinar a amostra de auditoria, oauditor não  deve levar em consideração

    (A) o risco de auditoria.(B) o erro tolerável.(C) o erro esperado.(D) os objetivos específicos da auditoria.(E) a estratificação da população.

    QUESTÃO 72_____________________________________

     Acerca das Normas Brasileiras de Auditoria Interna, assinalea alternativa correta.

    (A) Para evitar prejuízo à independência da atividade deauditoria interna, não deve a auditoria internaapresentar subsídios para o aperfeiçoamento dosprocessos e da gestão da organização.

    (B) O termo “erro” aplica-se a ato não-intencional demanipulação de transações e operações, adulteraçãode documentos, registros, relatórios, informações edemonstrações contábeis, tanto em termos físicos

    quanto monetários.(C) Os testes de observância visam à obtenção de

    observações e evidências quanto à suficiência,exatidão e validade dos dados produzidos pelossistemas de informação da entidade.

    (D) O planejamento do trabalho da auditoria internacompreende os exames preliminares das áreas,atividades, produtos e processos, para definir aamplitude e a época do trabalho a ser realizado, deacordo com as diretrizes estabelecidas pelaadministração da entidade.

    (E) Um dos objetivos da auditoria interna é a emissão deparecer a respeito da adequação das demonstraçõescontábeis, consoante os Princípios Fundamentais de

    Contabilidade e as Normas Brasileiras deContabilidade e, no que for pertinente, a legislaçãoespecífica.

    QUESTÃO 73 ____________________________________

     Assinale a alternativa correta, considerando que cada umapresenta uma situação hipotética.

    (A) Um relatório mostrou, entre outras coisas, que em umaregião polar a temperatura média é de –23ºC e odesvio padrão é –5ºC. Com base nessas informações,é correto afirmar que o relatório está correto.

    (B) Uma empresa tem duas filiais e em um levantamento

    acerca dos salários dos empregados dessas filiaisresultou os seguintes valores: Filial A: 800 Ax   = ;

    S A = 40; Filial B: 1 000Bx .= ; SB = 50. Dessa forma, em

    termos relativos, considerando que x representa osalário médio e S o desvio padrão, os salários das duasfiliais não diferem quanto ao grau de dispersão.

    (C) Um estudo feito na área de uma grande cidade é amaior fonte para um estudo religioso e suas interaçõescom variáveis econômicas e sociais. Foram aplicados700 questionários para adultos residentes na regiãometropolitana. Na linguagem estatística, essas 700pessoas representam a população.

    (D) Um professor, após verificar que toda a classe obteve

    nota baixa, eliminou as questões que não foramrespondidas pelos alunos. Com isso, as notas de todosos alunos foram aumentadas de três pontos. Então, amédia aritmética assim como a mediana e a moda nãoserão alteradas.

    (E) Em uma análise do número de erros de impressão daprimeira página de um jornal recém lançado durante oprimeiro mês, o coeficiente de assimetria obtido é iguala 0,07; portanto, a média apresenta o menor valor e amediana encontra-se abaixo da moda.

    RASCUNHO

  • 8/17/2019 Auditoria e Fiscalização - Controle Interno

    17/20

     

    FUNDAÇÃO UNIVERSA CONCURSO PÚBLICO – SEPLAG/AFC – CÓDIGO 103 Página 17 de 20

    QUESTÃO 74_____________________________________

    Suponha que um pesquisador deseja medir a associaçãoentre o preço (em dólares) de um corte de cabelo feminino euma marca conhecida de camisas masculinas, em umaamostra de nove diferentes cidades internacionais. Osresultados são os seguintes:

    Cidade Corte de cabelofeminino (x)

    Marca conhecidade camisas

    masculinas (y)Cidade do México 15,49 25,04

    Frankfurt 29,85 49,41Hong Kong 22,56 29,32

    Londres 33,79 42,12Manila 12,04 35,22

    Nova York 34,87 37,85Paris 27,73 55,28

    Sydney 25,64 38,58Tóquio 27,45 38,69

    Calculou-se a regressão entre as variáveis em estudo paraos seguintes modelos com seu respectivo coeficiente dedeterminação e os coeficientes que determinam a função depredição:

    Função a b R2 

    Y a bx= +   22,1203 0,6644 0,3045b

    Y a * x=   10,896 0,39244 0,3353

    bxY a * e=   23,7343 0,01854 0,3486

    Y a b * ln( x )= +   -6,36785 14,2488 0,3006

    bY a

    x= +   50,6598 -264,236 0,2687

    1Y

    a bx=

    +

      0,04058 -0,00053 0,3774

    xY

    a bx=

    +

      0,20193 0,01810 0,3011

    Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

    (A) Sabendo que Σx = 229,42, Σx2 = 6.322,42, Σy = 351,51,Σ

    y

    2

    = 14.416,39 eΣ

    xy = 9.275,48, o coeficiente decorrelação entre o preço do corte de cabelo feminino eo preço das camisas masculinas é igual a 0,11.

    (B) A função que melhor se ajusta aos dados é a função

    bY a

    x= + .

    (C) Para a função que melhor se ajusta aos dados, espera-se pagar na cidade de Belo Horizonte US$ 33,36 poruma camisa masculina, sabendo que o corte de cabelofeminino é US$ 20,00.

    (D) Para a função linear, espera-se pagar na cidade deSão Paulo US$ 35,40 por uma camisa masculina,sabendo que o corte de cabelo feminino é US$ 20,00.

    (E) Para a função logarítmica, espera-se pagar na cidade

    do Rio de Janeiro US$ 36,32 por uma camisamasculina, sabendo que o corte de cabelo feminino éUS$ 20,00.

    QUESTÃO 75 ____________________________________

    Os dados abaixo apresentam as médias de vendas diárias deum determinado computador, durante um mês, por uma firmade informática.

    Vendas médiasde computadores

    N.º de dias (Frequênciaacumulada)

    2├  5 65├  8 118├  11 19

    11├  14 2414├  17 2818├  21 30

     Acerca desses dados, julgue os itens subsequentes.

    I A frequência relativa da classe que é representada pelointervalo de 14 computadores inclusive até 17computadores exclusive é 93,33%.

    II O gráfico em colunas é a representação gráfica de umadistribuição de frequências.

    III O valor mediano das vendas diárias durante o mêsconsiderado é igual a 9,5 computadores.

    IV As vendas médias de computadores apresentam umadistribuição assimétrica positiva.

    V A coleta de informação como das vendas diárias decomputadores, pode ser efetuada de forma exaustiva,observando toda a população ou analisando somenteuma fração da população a que é chamada amostra; e,se o processo de amostragem for probabilístico, cadaum dos elementos da população tem a mesma chancede ser incluído na amostra.

     A quantidade de itens certos é igual a

    (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

    QUESTÃO 76 ____________________________________

    Julgue os itens a seguir.

    I Se em um livro de 800 páginas há 800 erros deimpressão, a probabilidade de que em uma página não

    contenha erro é igual a1

    e.

    II Um curso de treinamento aumenta a produtividade deuma população de funcionários em 80% dos casos. Setrês funcionários quaisquer participam desse curso, aprobabilidade de menos de dois funcionários nãoaumentarem a produtividade é igual a 0,168.

    III Um enchedor automático de garrafas de refrigerantesestá regulado para que o volume médio de líquido emcada garrafa seja de 1.000 cm3 e o desvio padrão de100 cm3. A probabilidade de garrafas em que o volume