auditor jÚnior

9
AUDITOR JÚNIOR

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AUDITOR JÚNIOR

AUDITOR JÚNIOR

Page 2: AUDITOR JÚNIOR
Page 3: AUDITOR JÚNIOR
Page 4: AUDITOR JÚNIOR

Curso de AUDITOR JÚNIOR

Objetivo

O curso de AUDITOR JÚNIOR propõe-se a formar e atualizar profissionais que atuam ou pretendam atuar na área de auditoria e controle interno, através da apresentação dos fundamentos, processos, execução e resultados da auditoria.

Organizado para apresentar tanto a parte legislativa quanto prática, mediante a elaboração de matrizes de planejamento de auditoria e controle interno de diversos setores da administração pública, o curso tem por objetivo munir o aluno com conhecimentos para desempenhar a atividade de auditor e contribuir para o aprimoramento das instâncias de controle interno.

O qualificado corpo docente, que enriquece o curso em caráter multidisciplinar, e a forma da abordagem, que concilia teoria e prática, resultará em um alto nível de aperfeiçoamento e, consequentemente, em profissionais habilitados para exercer com qualidade e eficiência a atividade e liderança em processos de auditoria e controle interno.

Público de Interesse

O curso é voltado para profissionais de nível médio e superior que atuam ou pretendem atuar na área relacionada à Auditoria.

Carga Horária

Carga horária mínima de 80 horas/aula

Certificação

Após a conclusão da visualização das aulas, no prazo máximo de 180 dias a contar da contratação do curso, o aluno apresentará requerimento para realizar a atividade avaliativa, indicando data e horário para realização da prova, na qual deve obter nota mínima de 7,0 (sete) para aprovação e fazer jus ao certificado de Auditor Júnior.

Page 5: AUDITOR JÚNIOR

Organização curricular

ORGANIZAÇÃO E FUNDAMENTOS DA AUDITORIA E CONTROLE INTERNO

História; definição; missão de auditoria interna e do controle interno - conceitos e classificações de auditoria; o controle e a Teoria da Agência - relação de accountability no setor público versus setor privado; normas para auditoria interna - Código de Ética e os princípios fundamentais para a prática profissional; estudos sobre independência, objetividade, proficiência e zelo profissional; autoridade e responsabilidades da atividade de auditoria interna - avaliação, assessoramento e integridade; a auditoria interna e controle interno no sistema de governança.

O PROCESSO DE AUDITORIA

Conceitos básicos de auditoria; formas de atuação do auditor - avaliação, consultoria e apuração; fases e atividades desenvolvidas no processo de auditoria; planejamento anual da unidade de auditoria; planejamento individual dos trabalhos de auditoria; estudo de casos práticos.

EXECUÇÃO E RESULTADOS DA AUDITORIA

Execução da auditoria: entrevista em auditoria; modos de condução de uma entrevista; fases de uma entrevista; report; interação com o entrevistado; preparação e logística; como ouvir melhor; registro e pós entrevista; evidências e achados; execução do plano de trabalho da auditoria; coleta de dados; atributos e natureza das evidências; avaliação das evidências; desenvolvimento dos achados; requisitos do achado de auditoria; matriz de achado; documentação em auditoria; estruturação da documentação em auditoria; qualidade da documentação; armazenamento e acesso aos documentos; relatório de auditoria; formas e estrutura; requisitos de qualidade; como elaborar recomendações efetivas; qualidade das recomendações;encaminhamento das recomendações; estratégias de divulgação de resultados.

INTEGRIDADE: COMBATE A CORRUPÇÃO E MELHORIA DE RESULTADOS NA GESTÃO PÚBLICA

Legislação sobre integridade e setores afetos; passo a passo para implementar um programa de integridade efetivo; estudos de casos práticos na normatização e implementação de órgãos.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES

A comunicação no processo de auditoria; comunicação verbal e comunicação não verbal; comunicação escrita - qualidades do parágrafo e argumentação;

Page 6: AUDITOR JÚNIOR

relatório de auditoria e atributos necessários; técnicas e comportamentos que contribuem para a efetividade da comunicação no âmbito dos trabalhos de auditoria.divulgação dos resultados.

DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO AO CONTROLE

Surgimento, evolução, conceito e relação do direito administrativo com outros ramos do direito; fontes, constitucionalização e princípios do direito administrativo; regime jurídico administrativo; estado, governo e administração pública; poderes e funções do estado; estrutura administrativa brasileira; agentes, serviços e bens públicos; responsabilidade civil extracontratual do estado; atos administrativos; contratos administrativos e licitação; controle da administração pública; processo administrativo.

ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS DE AUDITORIA E CONTROLE

Nesta disciplina, totalmente prática, será apresentado, de forma detalhada e prática, como elaborar 10 matrizes de planejamento de auditoria e controle interno de diversos setores da administração pública.

Page 7: AUDITOR JÚNIOR

Palestrantes

Prof. Me. Gil Pinto Loja Neto

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, graduado pela Academia da Força Aérea-AFA, especializado em táticas de combate aéreo, com MBA em Engenharia Econômica e Administração Industrial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também especializado em Gestão de Empresas e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM e especialista em Gestão de Hospitais Universitários pelo Instituto Sírio e Libanês de Ensino e Pesquisa. Participou do Programa de combate a corrupção para Funcionários do Governo brasileiro, em parceria com o governo dos EUA, Washington DC. Auditor federal da Controladoria Geral da União-CGU, atuou como CEO da Auditoria do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- MEC. Auditor Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares- EBSERH do Ministério da Educação, responsável pela atuação das unidades de auditoria interna dos Hospitais Universitários administrados pela Empresa em todo Brasil, atualmente é Superintendente de Auditoria Interna da Dataprev.

Prof. Me. Tiago Chaves Oliveira

Auditor Federal de Finanças e Controle, Coordenador-Geral de Planejamento, Avaliação e Monitoramento da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU). Mestre em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Bacharel em Ciência da Computação com MBA em Gestão de Projetos de Engenharia de Software. Certificado em Auditoria Governamental (CGAP-IIA), em gestão de riscos (C31000 e CRISK) e em Gerenciamento de Projetos (PMP-PMI). Autor do Guia de Gerenciamento de Portfólios e Projetos do Governo Federal. Atua na temática de Auditoria e Gerenciamento de Projetos como praticante, professor e facilitador.

Prof. Msc. Carlos Alberto Sampaio de Freitas

Mestre em Administração – UNB. Especialista em Avaliação de Políticas Públicas – UFRJ. Auditor Federal de Controle Externo – TCU. No TCU exerceu as funções de: Coordenador-Geral de Fiscalização da Área Social e Região Nordeste; Secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo do Tribunal de Contas da União e Secretário de Planejamento, Governança e Gestão. Executive Chair for the Performance Audit Subcommitee – PAS of the International Organization of Supreme Audit Institutions – INTOSAI – 2009-2012. Integrou o Harmonization Project Group – Intosai, que reformulou as normas de auditoria das Entidades Fiscalizadoras Superiores no Mundo. Atuou como professor convidado em cursos de auditoria e avaliação de políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, UNB, Instituto Serzedello Corrêa – ISC/TCU e Universidade do Legislativo Brasileiro – Unilegis.

Page 8: AUDITOR JÚNIOR

Prof. Me. Rodrigo Fontenelle

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador- Geral do Estado de MG, presidente do Conselho Fiscal do BDMG e Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais – ARCCO. Foi chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos naquele Ministério. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e também atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional – CGAP, Certified Internal Auditor – CIA, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e Certification in Risk Management Assurance - CRMA, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).

Prof. Msc. Danusa da Matta Duarte Fattori

Auditora Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União Doutora em Letras pela Universidade de Brasília –UnB, Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo –USP- Certificada pelo Instituto dos Auditores Internos –IIA-“Certified Government Auditing Professional”(CGAP).Especialista em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União –TCU e Coautora dos livros: Sistema de Controle Interno da Administração Pública na União Europeia e no Brasil (Editora Fórum: 2019) e Plano anual de auditoria baseado em riscos (Amazon: 2020).

Prof. Dr. Marcio Evangelista Ferreira da Silva

Juiz de Direito do TJDFT. Doutor e Mestre em Direito pelo UniCeub/DF. Professor de Direito Penal no Curso de Direito do IESB/DF, professor de Direito Administrativo no Curso de Gestão do UniCeub/DF, professor de Direito Penal/Legislação Penal Especial na Escola da Magistratura do DF. Juiz Auxiliar da Presidência do TJDF. Atuou como jJuiz Auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Arquivos.

Entre outros convidados.

*Nominata sujeita a alterações.

Page 9: AUDITOR JÚNIOR

MATRÍCULAS

CANAIS DE ATENDIMENTO

(51) 98164.8210

PORTO ALEGRE/RS Av. Ipiranga, 2899

Fone: (51) 3076.8686

RIO DE JANEIRO/RJ Av. Mal. Câmara, 160/1431 - Centro Fone: (21) 3553.3172

SÃO PAULO/SP Av. Paulista, 1159/1201 Fone: (11) 3266.2724

BRASILIA/DF Sig Qd. 06 Lt 2380/2390 Edifício Office 300/sala 116 Fone: (61) 3208.6262

0800 601 8686

facebook.com/verbojuridico verbojuridico Verbo Jurídico