atualidades | reginaldo eras · atualidades 1. rocinha, vidigal, santa teresa, mangueira, morro do...

12

Upload: dotu

Post on 11-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

É proibido reproduzir ou comercializar 3 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

ATUALIDADES

1. Rocinha, Vidigal, Santa Teresa, Mangueira, Morro do Alemão, não importa o endereço, o saldo de mortos da violência em menos de dois dias no Rio de Janeiro perfaz 10 pessoas entre adultos e crianças, homens e mulheres, bandidos e cidadãos comuns. Segurança zero, insegurança, medo e terror,100. A criminalidade não é, nem pode ser encarada como problema tópico, sazonal, raro. Integra, há décadas, o cotidiano carioca. E não se resolverá com a ocupação episódica das favelas, premida por uma ou outra batalha entre traficantes por pontos mais rentáveis de venda de drogas. O controle militar de regiões conflagradas é obrigação do Estado. O município precisa retomar a rotina. O direito de ir e vir é assegurado pela Constituição. No Rio, precisa do aval do tráfico. Já passou da hora de o poder público garantir a cada um, na cidade, um pouco de paz e muita segurança. O Estado Islâmico é aqui. In: Jornal do Brasil. (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado em toda a sua abrangência, julgue os itens seguintes.1. Sabe-se que o tráfico de drogas ilícitas desempenha

papel significativo no aumento do índice de criminalidade e da sensação de insegurança que atualmente toma conta do país, principalmente em suas grandes cidades.

2. Referindo-se à antiga capital brasileira, o dramático quadro exposto no texto reflete uma situação de extrema violência que, com igual ou menor intensidade, não se manifesta nas demais regiões do país.

3. A atual legislação antidrogas adotada pelo Brasil reduziu o consumo dessas substâncias, justamente por torná-lo crime e prever pesadas penalidades para quem for pego fazendo uso delas.

4. Normalmente, as áreas geográficas urbanas mais carentes recebem pouco ou quase nada do poder público, cuja ausência tende a ser preenchida pelo assistencialismo de líderes criminosos que nelas se instalam.

5. Os recentes episódios de violência que assolam o Rio de Janeiro, levando desespero e pânico amilhares de pessoas, demonstram a relação direta de causa e efeito entre pobreza e criminalidade.

6. Entre os meios utilizados pelas quadrilhas criminosas e pelo denominado crime organizado para agir e se expandir plenamente, está a corrupção de integrantes do Estado.

7. É nas favelas das grandes cidades que se instalam os verdadeiramente grandes traficantes de drogas

ilícitas, pessoas que controlam a circulação dessas drogas em escala internacional

2. A Polícia Federal (PF) realizou operação batizada de Aracne em sete estados e no Distrito Federal e desarticulou uma organização suspeita de tráfico internacional de drogas da Bolívia para o Brasil. De acordo com a PF, a organização fornecia cocaína para o Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo e distribuía a droga de Mato Grosso para outros cinco estados. A operação contou com 400 policiais. Foram expedidos pela justiça 52 mandados de prisão e 73 de busca e apreensão. Pelo menos 41 pessoas foram detidas. Segundo a polícia, a organização era formada por brasileiros que recebiam pasta de cocaína de dois cartéis bolivianos. Aviões de pequeno porte transportavam a droga para o Brasil.

Jornal do Brasil, 13/12/2008, p. A12 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele tratado, julgue os itens.1. O PCC é uma facção criminosa que atua em

presídios, principalmente, mas não exclusivamente, no estado de São Paulo.

2. Em geral, o tráfico de drogas ilícitas se faz acompanhar de outras atividades criminosas, como a corrupção, a evasão de divisas e a lavagem de dinheiro.

3. No mundo contemporâneo, organizações criminosas de grande porte estendem suas ações por várias regiões do planeta e, regularmente, fazem uso das modernas tecnologias que integram e sustentam o atual estágio da economia mundial, a ordem global.

4. O tráfico internacional de drogas ilícitas mantém-se atuante não pelo dinheiro que arrecada, mas pelos caminhos que abre para outras práticas criminosas mais lucrativas.

5. Reconhece-se ser o tráfico de drogas ilícitas responsável, em larga medida, pelo aumento da violência e da insegurança que têm marcado o Brasil nos últimos anos, especialmente nos grandes centros urbanos.

3 Nos últimos dez anos, o narcotráfico prospera, a impunidade corre solta e, apesar da repressão, o problema se intensifica pela América Latina. Vender droga não é novo. Novidades são a envergadura dos profissionais da droga, a escala de seus negócios e a violência que empregam para garantir a féria bilionária.Mac Margolis. O negócio das drogas. In: O Estado de S. Paulo,

28/7/2013, p. A11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

É proibido reproduzir ou comercializar 4 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

1. Como expressão marcante do crime organizado internacional, o narcotráfico inseriu-se no processo de globalização da economia contemporânea, criando cadeias de fornecimento, empregando tecnologias digitais, integrando as redes de comércio mundial e dominando canais de financiamento.

2. Na atualidade, há consenso entre as lideranças latino-americanas, sobretudo políticas, de que o único caminho possível para o combate ao tráfico de drogas é a repressão.

3. Sabe-se que o tráfico de drogas ilícitas desempenha papel significativo no aumento do índice de criminalidade e da sensação de insegurança que atualmente toma conta do país, principalmente em suas grandes cidades.

4. Normalmente, as áreas geográficas urbanas mais carentes recebem pouco ou quase nada do poder público, cuja ausência tende a ser preenchida pelo assistencialismo de líderes criminosos que nelas se instalam.

5. Entre os meios utilizados pelas quadrilhas criminosas e pelo denominado crime organizado para agir e se expandir plenamente, está a corrupção de integrantes do Estado.

6. Um cenário de amplas carências, em que falte assistência à saúde, acesso à educação de qualidade e perspectivas de emprego, favorece a absorção da mão de obra jovem por parte dos narcotraficantes.

4- Nas favelas do Rio, as eleições de 2016 serão demarcadas pelos estreitos e ameaçadores limites dos currais eleitorais, mantidos por traficantes e milicianos. Cerca de 500 mil eleitores, ou 11% do total de cariocas que votarão em outubro, vivem em territórios onde grupos criminosos impõem candidatos e decidem quem tem livre trânsito para fazer campanha.

Jornal do Brasil, capa (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema por ele tratado, analise os itens seguintes.1. O quadro de violência e de criminalidade, citado

no texto, é exclusivo do Rio de Janeiro.2. O narcotráfico é uma das expressões mais

conhecidas do chamado crime organizado, criando redes de produção e distribuição de drogas por todo o mundo.

3. Especialmente na periferia dos grandes centros urbanos, organizações criminosas assumiram, historicamente, o papel que cabe ao poder público. A implantação de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) no Rio de Janeiro representa, segundo as autoridades, uma tentativa de reverter esse quadro.

4. O clima de insegurança se agrava, entre outras razões, pela ação violenta das facções criminosas que, não raramente, entram em guerra por disputa de áreas para atuar.

5. O narcotráfico, embora forte em alguns países como Colômbia, Bolívia e Afeganistão, não atua em escala mundial.

5. (CESPE/UnB-TRT-Analista) Primeiro vieram as ONGs. Depois, as unidades de polícia pacificadoras. Agora é a hora de as agências de comunicação digital chegarem as favelas do Rio de Janeiro. E a primeira delas está funcionando a pleno vapor no Complexo da Maré. Fundada há dois anos, a agência emprega o conhecimento tecnol6gico e social dos jovens dos morros e ajuda na formação profissional deles..

O Estado de S. Paulo, caderno Link, 7/112013, p. L6 (com adaptac5es).Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue os itens subsequentes.1. O texto enfatiza a solitária intervenção do poder

público em favelas cariocas, por meio de uma força policial especialmente preparada para pacificar áreas convulsionadas pela violência e pela ação do crime organizado, já que setores da sociedade civil ainda se encontram desprovidos de meios para também atuar nessas regiões.

2. Nas últimas décadas, ampliou-se consideravelmente o quadro de violência em áreas periféricas dos grandes centros urbanos. Esse fenômeno, presente em muitos países, adquiriu especial relevância no Brasil e, em geral, caracteriza-se pela ausência ou pela presença excessivamente tímida do poder publico nas comunidades, o que contribui para o fortalecimento da ação de grupos criminosos nelas instalados.

3. Embora estejam disseminadas em áreas urbanas mais carentes, as escolas públicas de tempo integral fracassaram no intento de atrair jovens para o sistema regular de ensino. Sem maiores perspectivas profissionais e pessoais, esses jovens tornam-se presa fácil para os grupos criminosos, que os contratam a peso de ouro.

4. Recentes indicadores educacionais divulgados pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) demonstram que o Brasil avançou em matemática, leitura e ciências, ficando entre os 10 melhores do mundo.

5. (Cespe/UnB) – MCTI) Em contraste com a tendência de queda no número de óbitos por causas naturais na infância e na adolescência, a violência passou a responder sozinha por 26% de todas as mortes registradas na faixa etária de

É proibido reproduzir ou comercializar 5 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

zero a dezenove anos de idade no país em 2010. Em 1980, essa proporção era de apenas 7%. Os números constam do estudo “Mapa da Violência – Crianças e Adolescentes do Brasil”.

O Globo, 18/7/2012, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens subsequentes.1. O atual mapa da violência no Brasil inverte o cenário

de descentralização das atividades econômicas, que migram dos grandes centros urbanos para o interior. A criminalidade, ao contrário, afasta-se rapidamente do interior e concentra-se nas áreas centrais das grandes metrópoles, nas quais os investimentos públicos para o combate à violência tendem a ser menores.

2. Há consenso entre especialistas de que o aumento da violência contra crianças e adolescentes brasileiros, nas últimas três décadas, decorre, em larga medida, da inexistência de legislação federal específica para atender a essa parcela da população, fato que a torna ainda mais vulnerável em face do crescimento desordenado das cidades.

7. Um avião carregado com quinhentos quilos de drogas caiu em Bocaina, a 305 km de São Paulo. O acidente ocorreu depois que o piloto tentou aterrissar a aeronave em uma pista de pouso rural às margens de uma rodovia. Policiais acompanhavam a ação e houve troca de tiros com dois homens que esperavam pela mercadoria.

O Globo, 27/9/2013, p. 7 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os próximos itens.

1. Graças ao êxito da política antidrogas conduzida pelos Estados Unidos da América, caracterizada pela persuasão e pelo apoio aos dependentes químicos, países sulamericanos tradicionais produtores de drogas, como a Colômbia e a Bolívia, conseguiram desarticular a ação do narcotráfico em seus respectivos territórios.

2. O tráfico de drogas ilícitas integrou-se ao contexto da sociedade contemporânea: atuando com desenvoltura pelo mundo afora, ele também se globalizou, constituindo uma das mais lucrativas atividades do crime organizado.

3. Em geral, a ação do narcotráfico, inclusive em face do confronto entre facções criminosas rivais, estimula a ampliação dos índices de violência, que gera inquietação e medo na população, em especial — mas não exclusivamente — a que vive

nos centros urbanos.

8. A liberdade chega aos morros. Ao fincar a bandeira do Brasil e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) em uma laje que servia como QG de traficantes, um grupo de policiais da tropa de elite do Rio de Janeiro marcava, na semana passada, a retomada do poder em um conjunto de sete violentas favelas da Zona Norte – a maior operação dessa natureza já feira em morros cariocas.

In: Veja.

Acerca do assunto abordado nesse fragmento de texto e de assuntos a ele relacionados, julgue os itens.1. A violência que grassa nas grandes cidades

brasileiras guarda relação com o acelerado êxodo rural que caracterizou o país entre os anos 60 e 90 do século XX, quando a população urbana passou de menos da metade para mais de 80% da população total do Brasil.

2. A ação governamental mencionada na reportagem comprova o fato de que a solução para os problemas de segurança, renda, moradia e saúde das grandes cidades brasileiras não depende de planejamento de médio e longo prazo, nem demanda grandes investimentos, sendo suficientes a vontade política e a decisão de fazer.

3. O sucesso da violenta ação empreendida pelo BOPE do Rio de Janeiro, mencionada na reportagem, demonstra que a pacificação dos morros passa, obrigatória e exclusivamente, pelo uso da força policial, situação exemplarmente ilustrada no filme Tropa de Elite.

4. Mais do que lembrar progresso ou desenvolvimento, as cidades brasileiras reproduzem as mesmas injustiças presentes na sociedade como um todo, situação da qual estão isentas apenas as cidades médias do interior, que têm se mostrado imunes à ocorrência de violência e de desemprego.

9 - A história do homem na face da Terra é marcada pela transformação da natureza. Como resultado do desenvolvimento científico e tecnológico, a produção e o consumo de bens têm tornado o ambiente cada vez mais artificializado. No bojo dessas transformações, surgem os desequilíbrios que apresentam riscos à vida no planeta. Entre esses, um dos mais preocupantes atualmente é o aquecimento global devido a um incremento no efeito estufa. Nos últimos meses, o assunto esteve presente na mídia internacional com muita intensidade: no encontro do G7, os países mais ricos do mundo decidiram reduzir drasticamente a queima de combustíveis fósseis; na reunião entre Dilma e Obama, a mandatária brasileira assumiu o compromisso de reduzir as queimadas

É proibido reproduzir ou comercializar 6 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

e no Vaticano, o Papa Francisco publicou uma encíclica onde pede aos católicos uma mudança de comportamento em relação ao consumo desenfreado.

Com relação a esse tema, julgue os itens abaixo.1. A redução das áreas cobertas por florestas é um

fator que contribui para o incremento de CO2 na atmosfera.

2. O agravamento do efeito estufa tem elevado a temperatura média da Terra, o que pode ser observado pelo aumento do nível do mar devido ao derretimento das geleiras.

3. As maiores emissões de gás carbônico na atmosfera são provenientes, entre outros, da China, devido ao seu forte desenvolvimento industrial e à sua grande população.

4. O sistema econômico é um determinante das quantidades extraídas de recursos físicos.

5. A agricultura moderna é responsável pela extração de grande quantidade de determinados elementos químicos da natureza.

6. A emissão de gases estufa na atmosfera evidencia a grande dependência da economia global por combustíveis fósseis.

7. A distribuição desigual de recursos naturais na crosta terrestre tem provocado crises econômicas e tensões nas relações internacionais.

10 - Quanto ao aquecimento global, julgue os itens.

1. No Brasil, os efeitos do aquecimento global são especialmente visíveis através de extremos climáticos‖, ou seja, da ocorrência de secas, de inundações e de vendavais.

2. Um dos efeitos mais preocupantes do aquecimento global é a elevação o nível do mar, pois, caso se confirmem as previsões dos cientistas, nas próximas décadas, milhões de pessoas terão de deixar seus lares, dirigindo-se para locais mais seguros.

3. Uma das formas de amenizar os problemas decorrentes do aquecimento global seria diminuir significativamente as emissões dos chamados ―gases estufa‖, os quais são expressivos; especialmente nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a Alemanha, a Inglaterra, o Japão, e em desenvolvimento, como a Índia, a China e o Brasil.

4. Pelo Protocolo de Kyoto (em vigor desde fevereiro de 2005), os países em desenvolvimento, como o Brasil, a Índia e a China, não precisam cumprir as metas de redução da emissão de gases poluentes.

5. Segundo o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), órgão ligado a Organização das Nações Unidas,

não está provado nem há indícios de que o aquecimento global seja resultado das ações do homem sobre o meio ambiente.

11 - Com relação à 21ª Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 21), que ocorreu em dezembro de 2015, julgue os itens a seguir.

1. Definir estratégias para que os governos elaborem um novo acordo global que substitua o Protocolo de Kyoto foi um dos objetivos da COP 21.

2. Durante a COP 21, os países desenvolvidos e os emergentes chegaram a um acordo em relação às metas de redução de gases de efeito estufa: todos os países terão os mesmos percentuais de redução.

3. As COPs, realizadas anualmente, contam com a participação e o apoio das organizações não governamentais internacionais, que discutiram pontos importantes com relação à redução de emissões de gases poluentes.

4. Antes da COP 21, o IPCC, painel da ONU que estuda as mudanças climáticas, anunciou que se a humanidade não eliminar a queima de combustíveis fósseis até 2100 sofrerá catástrofes irreversíveis. Isto foi fator decisivo para se chegar ao documento definitivo que substituirá o Protocolo de Kyoto.

12. O tema ecológico, a cada dia, ganha mais importância. Nesse cenário, ocupa lugar de destaque a da água. Todas as avaliações recentes sugerem que, dentro de pouco tempo, esta será uma crucial (e até dramática) para muitos países. O Brasil ainda tem vantagens, mas pode perdê-las se não souber administrá-las. O problema é que as últimas notícias mostram que o país está no caminho contrário. Em São Paulo, a população está sofrendo com racionamentos resultantes de reservatórios com níveis baixíssimos e várias cidades da bacia hidrográfica do Rio Doce em Minas Gerais e no Espírito Santo tiveram o abastecimento de água suspenso em virtude do rompimento da Barragem do Fundão, localizada no município mineiro de Mariana, que contaminou o rio com lama tóxica (rejeito de minérios) no que já é classificado como o maior desastre ambiental do país e um dos maiores do mundo.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.1. Na atualidade, as formas de convivência entre os

seres humanos e a natureza chamam a atenção crescente das sociedades e dos governos. Prova disso foi a presença de mais de 150 chefes de

É proibido reproduzir ou comercializar 7 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

Estado na COP-21emParis, conferência do clima realizada recentemente com o objetivo de adotar medidas para minimizar o aquecimento global.

2. A água é indispensável à vida e tende a tornar-se um bem escasso. O texto sugere que o Brasil precisa aprender a administrar suas bacias hidrográficas para não sofrer com a falta de água para uso humano no futuro.

3. Por ser um país continental, o Brasil dispõe de um número relativamente pequeno de rios, o que, devido ao uso irracional, compromete o abastecimento de água das grandes cidades.

4. Desmatamento indiscriminado pode comprometer as nascentes dos rios e reduzir seu volume de água, acarretando diversos problemas, entre eles se destaca o assoreamento.

5. Infere-se do texto que a ocupação do interior do Brasil, inclusive na Amazônia, tem obedecido aos padrões de preservação ambiental.

6. O desastre ambiental citado no texto é de responsabilidade da mineradora Samarco, que é controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton.

7. A expressão “progresso a qualquer preço” é a melhor tradução de desenvolvimento sustentável.

8. O pequeno impacto da mineradora Samarco na arrecadação do município de Mariana-MG e a magnitude do desastre ambiental levou o chefe do poder executivo local a declarar o encerramento das atividades da empresa.

9. A ambiental também envolve saneamento básico, indispensável a uma vida humana saudável e também para o equilíbrio ambiental dos rios brasileiros.

10. Graças à rápida ação da empresa responsável pela barragem citada no texto foi possível evitar que a lama com rejeitos minerais chegasse ao litoral, evitando um dano ambiental ainda maior.

11. A inexistência de órgãos nos estruturados governos municipal, estadual e federal para fiscalizar o cumprimento de normas de segurança ambiental contribuem para desastres ecológicos como o citado no texto.

12. Excetuando-se apequena quantidade de vidas humanas perdidas, o chamado desastre de Mariana restringe-se aos impactos ambientais, não tendo consequências sociais e econômicas.

13. Apesar de ser classificado pelos ambientalistas como um dos maiores desastres ambientais do mundo, o rompimento da barragem da empresa Samarco em Mariana-MG teve pouca repercussão na imprensa internacional e não foi mencionada na COP-21, conferência do clima realizada recentemente em Paris.

14. Analistas do setor consideram que as multas e outras sanções econômicas aplicadas a empresa

Samarco em virtude do desastre de Mariana foram brandas quando comparada ao impacto causado no meio ambiente

13. O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, obriga os países signatários a reduzirem as emissões de gases que, como o dióxido de carbono, provocam o chamado efeito estufa, responsabilizado pelo aquecimento global. O acordo já foi ratificado por 150 países. O tema voltou a ser debatido no final de 2015, na cidade de Paris (França). Considerando o texto, julgue os itens.

1. Pelo Protocolo de Kyoto, os países cujas emissões de gases estejam abaixo dos níveis estabelecidos devem receber recursos dos desenvolvidos e grandes poluidores. Isto se denomina crédito de carbono.

2. Os EUA, responsáveis por mais de 30% das emissões de gás carbônico na atmosfera, desistiram de assinar o Protocolo de Kyoto em 2001, alegando prejuízo ao crescimento econômico e, adicionalmente, questionando as evidências científicas do efeito estufa como elemento estimulador do aquecimento global.

3. A China e a Índia, países emergentes no processo de industrialização, não precisam cumprir as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto.

14. Os impactos da ação antrópica sobre a natureza tornam-se mais intensos a cada dia. A cerca desse tema e de assuntos correlatos, julgue os itens.

1. A queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, contribui intensamente para a elevação da temperatura do planeta.

2. No Brasil, as queimadas na Amazônia vêm ocorrendo principalmente em consequência da expansão das áreas ocupadas pela agropecuária e pelo desflorestamento ilegal.

3. O Protocolo de Kyoto, assinado por mais de cem países, foi uma interessante iniciativa para preservar o meio ambiente, mas as realizações ficaram aquém do que se pretendia originalmente.

4. Além dos problemas com a poluição atmosférica, as grandes cidades do mundo enfrentam, também, problemas com a gigantesca quantidade de lixo produzido diariamente.

5. Pelo fato de ser um país ainda de base agrícola, o Brasil não está entre os maiores emissores de gases de efeito estufa.

15. Recente relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) informa que, nas duas últimas décadas, a população cresceu 26%

É proibido reproduzir ou comercializar 8 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

(são 1,45 bilhão de pessoas a mais) enquanto o consumo de recursos naturais aumentou 40%. As emissões de gás carbônico aumentaram 36% no mesmo período. Julgue os itens.

1. O uso acelerado de recursos naturais é um sinal de alerta para o planeta, que

2. pode vir a enfrentar a exaustão de recursos estratégicos.

3. Apesar de seu efeito poluidor, as emissões de gás carbônico ainda não podem ser relacionadas às mudanças climáticas, a exemplo do aquecimento global.

4. Em geral, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países é inversamente proporcional ao aumento do consumo de recursos naturais.

5. Nos últimos anos, verifica-se aparente paradoxo ambiental: enquanto o nível do mar tem aumentado, recua significativamente o número de catástrofes naturais.

6. O relatório do Pnuma demonstra que já não há mais possibilidade de se alterar a trajetória de tendências perigosas que ameaçam a vida humana no planeta.

16. (CESPE TJ DF 2015 – Técnico). Naomi Oreskes, historiadora americana e professora em Harvard, autora do livro O colapso da civilização ocidental, avisa: “Chegou a hora de percebermos que é possível ter crescimento econômico e cuidado com o meio ambiente ao mesmo tempo. Dizer que as duas coisas são excludentes é a real ameaça à nossa prosperidade”. Na sua cruzada científica pela salvação do planeta, ela exalta o papa Francisco. Para ela, “cientistas tratam o problema em termos científicos, e não atingem o coração das pessoas. O papa veio colocar a em termos morais e veio dizer que o que está acontecendo é uma injustiça. Ele está fazendo o que os líderes políticos não fazem”. O Estado de S.Paulo, caderno Aliás, capa, 30/8/2015 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto apresentado é uma referência inicial, julgue os itens que se seguem acerca do tema nele abordado. 1. O texto sugere que optar pelo desenvolvimento

material e proteger o planeta são fatores excludentes no mundo atual.

2. O tema aquecimento global é controverso e está inscrito na pauta das grandes questões ambientais, que, nos dias de hoje, são debatidas por organizações não governamentais, em foros acadêmicos, e por líderes políticos mundiais, em encontros.

3. O avanço da industrialização no mundo contemporâneo contribuiu para a degradação de

áreas naturais e para o surgimento de sensíveis alterações climáticas devido ao modelo que privilegiava o aumento da capacidade produtiva sem maiores preocupações com o meio ambiente.

4. Responsável pelo maior volume de gases do efeito estufa lançados na atmosfera, o petróleo é hoje uma fonte de energia relegada a plano secundário, o que tem diminuído a relevância que tinha frente a outras fontes de energia, como a eólica e a solar.

17 - Se não houver uma novidade, as primárias eleitorais nos Estados Unidos serão vencidas por Hilary Clinton e Donald Trump, com boa margem de votos sobre seus oponentes. A eleição presidencial é, mais uma vez, um espetáculo democrático de amplo significado para o mundo e para o Brasil, a começar pelas diferenças com o sistema eleitoral brasileiro e pelas eleições na China.

Considerando os diversos aspectos que envolvem o tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.1. Infere-se do texto que o atual processo eleitoral

norte-americana sinaliza para um preocupante processo de crise do próprio regime democrático no país, o que se comprova pelo baixo índice de comparecimento dos eleitores às urnas e pela estreita diferença de votos obtida, nas primárias, pelo candidatos vitoriosos sobre seus oponentes.

2. Nos EUA, vigora o presidencialismo e o voto é facultativo.

3. A comparação realizada pelo texto entre os atuais processos sucessórios conduzidos pelas duas maiores potências mundiais sugere que, na China, a abertura econômica se faz acompanhar da flexibilização das instituições e dos processos políticos, claramente tendentes a seguir o modelo democrático ocidental.

4. O sistema bipartidário americano, com claras diferenças entre os partidos, fica evidente nas características dos candidatos citado no texto. Hilary Clinton com suas posturas e ideias retrógradas e conservadoras é republicana, enquanto o democrata Donald Trump é visivelmente progressista e liberal, principalmente nas questões sociais.

5. As pressões demográficas no mundo contemporâneo são vitais para o resultado de eleições em países solidamente democráticos, como nos EUA. O peso dos votos de negros e de hispânicos foi importante para que Obama fosse reeleito presidente dos EUA, na comprovação de que, juntas, essas minorias se fortaleceram a ponto de derrotar a maioria branca identificada com os tradicionais valores dos grupos conservadores da sociedade norte-americana.

6. Assim como no Brasil, as eleições dos Estados

É proibido reproduzir ou comercializar 9 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

Unidas são direitas. Aquele que obtiver 50% mais 1 dos votos válidos da população será declarado vencedor.

18. Em 29 de agosto de 2014, o grupo terrorista Estado Islâmico – conhecido também pela sigla EI, anunciou que seu líder, Abu A-Bagdhadi, havia se autoproclamado califa da região situada ao noroeste do Iraque e em parte da região central da Síria.O título de califa era dado aos antigos sucessores de Maomé, que possuíam autoridade política legitimada pela religião islâmica.O mais famoso grupo terrorista da atualidade espalha suas ações por várias partes do Oriente Médio e deixa perplexo o mundo com as cruéis execuções divulgadas na rede mundial de computadores.

A respeito do EI, de outros grupos terroristas da atualidade e de temas a ele relacionados, julgue os itens.

1. O Estado Islâmico é um grupo mulçumano de origem xiita.

2. Com origem no Irã, o EI migrou para o Iraque logo após a queda do governo sunita de Saddan Hussein, aos poucos foi crescendo e é considerado uma ameaça mais preocupante que a Al Qaeda.

3. O EI é extremamente radical, até mesmo para os padrões da Al-Qaeda, o que provocou a separação entre as duas organizações terroristas.

4. O Estado Islâmico deseja expandir o seu califado por todo o Oriente Médio, pautado pela Sharia, e estabelecer conexões na Europa e outras regiões do mundo com o propósito de realizar atentados que lhes possam conferir autoridade através do terror.

5. É grande a adesão de simpatizantes islâmicos e não-islâmicos , frequentemente, de origem europeia às causas do EI. Muitos jovens do Ocidente se oferecem para integrar o grupo e servir ao seu propósito terrorista.

6. Na Nigéria, o grupo terrorista cristão Boko Raran tem promovido uma série de massacres na tentativa de expulsar os muçulmanos do norte do país.

19. Em dois casos recentes, centenas de imigrantes ilegais morreram em naufrágios no mar Mediterrâneo. No primeiro deles, em 21 de abril, ocorreram cerca de oitocentas mortes. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o que se verifica na atualidade é uma grave crise humanitária no mar Mediterrâneo, principal rota de entrada de refugiados e imigrantes ilegais no continente europeu. A respeito dessa

crise, julgue os itens a seguir.

8. A maior parte dos migrantes que cruzam o Mediterrâneo são originários de países africanos e do Oriente Médio, regiões onde conflitos armados, miséria e perseguições estimulam a migração, tendo grande número de sírios passado a utilizar essa rota com a eclosão e o agravamento da guerra civil na Síria e da ação do grupo terrorista Estado Islâmico.

9. Com a crise em diversos países do norte da África, como Líbia, Tunísia e Egito, em razão da desarticulação política e dos últimos anos e do confrontos entre facções rivais intensificou-se a fuga de pessoas pelo Mar Mediterrâneo na tentativa de chegar à Europa.

10. A União Europeia não criminaliza a entrada de imigrantes ilegais no território de seus países-membros, o que incentiva pessoas oriundas da África, do Oriente Médio e da Europa Oriental a buscarem empregos e melhores condições de vida na Europa Ocidental.

11. Em 2015, intensificou-se ainda mais a saída de imigrantes a partir do Marrocos, que se tornou ponto de partida de muitas viagens, já que traficantes de pessoas aproveitam-se do caos político no país, onde milícias rivais estão em conflito.

20. Durante cinco minutos, a torre Eiffel, um dos ícones da cidade-luz, ficou apagada. Em Brasília, o Ministério da Relações Exteriores foi iluminado com as cores azul, branca e vermelha e a embaixada francesa adotou um minuto de silêncio, assim como em outras partes do planeta. As homenagens às vítimas do atentado se reproduziram globalmente, em repúdio ao terrorismo. Fontes oficiais afirmam que um dos autores, de origem síria e entrou na Europa como imigrante pela Grécia.

Considerando o fragmento de texto acima como referência e os múltiplos aspectos relacionados ao tema por ele abordado, julgue os itens.1. O texto remete aos recentes atentados terroristas

ocorridos em Paris, com vários alvos na região central da cidade luz — que resultou na morte de mais de 120 pessoas e voltou a chocar o mundo, gerando medo e insegurança em toda a Europa.

2. Há consenso entre os especialistas de que as ações terroristas protagonizadas por seguidores radicais do Islã, como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, refletem um choque de civilizações no qual o Oriente se insurge contra a histórica dominação ocidental.

3. A expressão je suis Charlie (eu sou Charlie), esses cartazes logo nas primeiras manifestações de

É proibido reproduzir ou comercializar 10 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

repúdio aos atos de terror, em janeiro, contra a sede do jornal Charlie Hebdo, na capital francesa, passou a ser utilizada em várias regiões do planeta como forma de solidariedade aos jornalistas mortos. Por meio da expressão, afirma-se que a violência praticada ultrapassa suas vítimas diretas.

4. A organização Al Qaeda, que assumiu a autoria dos atentados ao Charlie Hebdo, foi acusada de ter praticado os atentados contra os Estados Unidos da América no dia onze de setembro de 2001, que destruiu as torres do edifício World Trade Center, em Nova Iorque, e de parte do prédio do Capitólio, em Washington, o que até hoje é negado por Osama Bin Laden, sua maior liderança.

5. As recentes manifestações públicas contra o terrorismo em escala global são uma novidade, uma vez que, em atentados anteriores, a comoção pública restringiu-se aos locais atingidos pela violência terrorista, talvez pelo fato de seus habitantes serem as vítimas diretas dos atos dessa natureza.

6. Assim como ocorreu em janeiro, a população francesa foi às ruas em gigantescas passeatas antiterrorismo nos dias seguintes aos atentados da sexta-feira (13/11) mostrando que repudia o terrorismo e que não se amedronta diante da insegurança.

7. A pequena quantidade de muçulmanos no país e o fato de não está diretamente envolvida na coalizão liderada pelos EUA que promove ataques aéreos ao Estado Islâmico na Síria causou estranheza o fato de a França ter se tornado um dos alvos preferenciais dos terroristas.

8. Apesar de ter sido vítima do maior atentado terrorista desde a Segunda Guerra Mundial, a França não adotou qualquer medida de suspensão de direitos e garantias individuais.

21. Depois que uma foto de uma criança síria morta em uma praia da Turquia chocou o mundo e que cenas claramente xenófobas de uma jornalista húngara chutando refugiados que, desesperadamente, tentavam entrar na Europa viralizaram nas redes sociais, o mundo passou a dar mais atenção para a dos refugiados, considerada a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial. As autoridades europeias, atônitas, não conseguem chegar a um acordo para minimizar o problema.

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.1. Infere-se do texto as autoridades do velho

continente atuam consensualmente para intervir e tentar conter a entrada de imigrantes em seu território.

2. Nos Estados Unidos da América, em 2015, ações violentas de jovens negros, as quais redundaram em morte de policiais brancos, reacenderam conflitos raciais em uma sociedade marcada pela herança de longo período de escravidão.

3. As correntes migratórias, fenômeno histórico de forte sentido sociológico, ocorrem por diversas razões, entre as quais se destaca a fuga de situações concretas de violência.

4. Diante da magnitude alcançada pelo fenômeno migratório na atualidade, a Organização das Nações Unidas e a União Europeia assumiram a coordenação do processo de transporte e de distribuição dos milhares de imigrantes asiáticos e africanos que chegam à Europa.

5. A xenofobia é uma expressão de nacionalismo radical, sociologicamente marcada pela negação do outro, que levou o mundo contemporâneo a viver situações de graves crises, algumas das quais contribuíram para a deflagração de guerras.

6. Preconceitos étnicos tendem a ser fator preponderante para gestos de violência contra imigrantes, como se observa na situação registrada no texto, no entanto, paradoxalmente, a defesa do emprego ante a chegada de mão de obra estrangeira não tem figurado como elemento desencadeador dessas manifestações violentas.

7. Em recente discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, a Presidente Dilma Rousseff reiterou a histórica posição do Brasil de não abrir as fronteiras para receber imigrantes, principalmente no momento de crise que o país atravessa.

22. (CESPE TJ DF – Técnico). Aliado de longa data de Bashar al-Assad, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, lançou seu país em uma inédita intervenção na Síria para apoiar o líder de Damasco. A ação militar russa, na avaliação de analistas, desencadeou uma nova fase do conflito. Alguns apontam o risco de uma ampliação da guerra e do acirramento das disputas entre a Rússia e o Ocidente, o que deve forçar os Estados Unidos da América (EUA) e a Europa a um maior envolvimento nessa contenda. Todavia também há o perigo real de radicalizar os poucos grupos moderados ainda existentes na Síria e piorar a crise de refugiados. O Globo, 8/10/2015, p. 26 (com adaptações).

Acerca do fragmento de texto apresentado, julgue os seguintes itens considerando os diversos aspectos que envolvem o tema em .1. Diante da decisão de Putin, o texto aponta para

a possibilidade de acirramento das disputas entre a Rússia e o Ocidente, o que, ressalvadas óbvias diferenças, relembra os tempos da guerra fria entre as denominadas superpotências: a União

É proibido reproduzir ou comercializar 11 www.estudioaulas.com.br

Atualidades | Reginaldo Veras

das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os EUA.

2. O texto aponta para os riscos que possam desestabilizar a democracia na Síria devido à intervenção militar da Rússia na guerra civil que abala, há anos, aquele país árabe.

3. Ao mencionar a existência de poucos grupos moderados atualmente existentes na Síria, o texto se refere aos curdos e aos integrantes do Estado Islâmico.

4. A guerra civil na Síria produz efeitos humanos dramáticos, dos quais o símbolo mais eloquente é a fuga em massa de milhares de seus habitantes, nas condições mais improváveis, em busca de refúgio longe da terra natal.

23. Em dois casos recentes, centenas de imigrantes ilegais morreram em naufrágios no mar Mediterrâneo. No primeiro deles, em 21 de abril, ocorreram cerca de oitocentas mortes. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o que se verifica na atualidade é uma grave crise humanitária no mar Mediterrâneo, principal rota de entrada de refugiados e imigrantes ilegais no continente europeu. A respeito dessa crise, julgue os itens a seguir.

1. A maior parte dos migrantes que cruzam o Mediterrâneo são originários de países africanos e do Oriente Médio, regiões onde conflitos armados, miséria e perseguições estimulam a migração, tendo grande número de sírios passado a utilizar essa rota com a eclosão e o agravamento da guerra civil na Síria e da ação do grupo terrorista Estado Islâmico.

2. Com a crise em diversos países do norte da África, como Líbia, Tunísia e Egito, em razão da desarticulação política e dos últimos anos e do confrontos entre facções rivais intensificou-se a fuga de pessoas pelo Mar Mediterrâneo na tentativa de chegar à Europa.

3. A União Europeia não criminaliza a entrada de imigrantes ilegais no território de seus países-membros, o que incentiva pessoas oriundas da África, do Oriente Médio e da Europa Oriental a buscarem empregos e melhores condições de vida na Europa Ocidental.

4. Em 2015, intensificou-se ainda mais a saída de imigrantes a partir do Marrocos, que se tornou ponto de partida de muitas viagens, já que traficantes de pessoas aproveitam-se do caos político no país, onde milícias rivais estão em conflito.

24. Considerando que as grandes manifestações populares ocorridas no Brasil nos últimos meses

marcaram o início de um novo tipo de movimentos sociais, com diferenças importantes em relação aos movimentos sociais tradicionais, julgue os itens subsecutivos.

1. No processo de mobilização das massas, os movimentos ocorridos estão visivelmente atrelados a partidos políticos, como forma de incorporar suas reivindicações ao ordenamento legal do país.

2. Esses movimentos, que ganharam força a partir de 2014, tendem a recusar a organização verticalizada, que implica a seleção de lideranças e a delegação de poderes dos militantes a elas.

3. O uso das redes sociais digitais e as continuadas manifestações de espaços urbanos de importância simbólica são duas características distintivas desses movimentos sociais de novo tipo.

4. A ética na política, o combate à corrupção e o pedido de impeachment da Presidenta da República estão entre as bandeiras dos manifestantes.

SCRN 708/709 Bloco B lote 09, Entrada 30, Sobreloja, Asa Norte(61) 3033 8475 | 3447 3633

www.estudioaulas.com.br

Taguatinga: (61) 3024-3060QSA 25. Pistão Sul. Taguatinga. Ao lado do Posto ALE

Ceilândia: (61) 2194-8032QNN 02. Lote 04. Ceilândia Sul. Ao lado do Subway

Asa Norte: (61) 4103-2526SCRN 708/709 Bloco B Entrada 30. 1° e 2° Andar. Asa Norte

Águas Claras: (61) 3597-8003Avenida Pau Brasil, Lote 06, Loja 09, Edifício E Business

Guará: (61) 3381-0204QE 04. Conj. E Lote 174 Guará 01 DIB (Entrada do Colégio JK entre a QE 04 e QI 08)

www.espacocampus.com.br