·trumento da contabilidade . · pdf filecontabilidade: sistema de...

22
1 Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial Objetivos · Colocar em discussão a otimização do processo de comunicação enquanto ins- trumento da contabilidade gerencial. · Identificar que a utilização da contabilidade gerencial faz com que as pessoas responsáveis por decisões na empresa estejam totalmente munidas de instru- mentos gerenciais de controle e demonstrativos de tendências. · Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de con- trole gerencial, considerando a análise crítico-analítica dos modelos organiza- cionais. 1.1 Histórico A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem diversos registros de que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas con- tábeis. Em termos de registro histórico, é importante destacar a obra Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita, do Frei Pacioli, publicado em Veneza em 1494 (pouco depois da invenção da imprensa e um dos primeiros impressos no mundo). Esta obra descreve, num de seus capítulos, um método em- pregado por mercadores de Veneza no controle de suas operações, posteriormente denominado método das partidas dobradas ou método de Veneza. Nos séculos seguintes ao livro de Pacioli, a contabilidade expandiu sua utili- zação para instituições como a Igreja e o Estado e foi um importante instrumento

Upload: dinhkhue

Post on 02-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

1

Contabilidade: Sistema deInformação Gerencial

Objetivos· Colocar em discussão a otimização do processo de comunicação enquanto ins-

trumento da contabilidade gerencial.

· Identificar que a utilização da contabilidade gerencial faz com que as pessoasresponsáveis por decisões na empresa estejam totalmente munidas de instru-mentos gerenciais de controle e demonstrativos de tendências.

· Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de con-trole gerencial, considerando a análise crítico-analítica dos modelos organiza-cionais.

1.1 Histórico

A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existemdiversosregistros de que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas con-tábeis. Em termos de registro histórico, é importante destacar a obra Summa dearithmetica, geometria, proportioni et proportionalita, do Frei Pacioli, publicadoem Venezaem 1494 (pouco depois da invenção da imprensa e um dos primeirosimpressos no mundo). Esta obra descreve, num de seus capítulos, um método em-pregado por mercadores de Venezano controle de suas operações, posteriormentedenominado método das partidas dobradas ou método de Veneza.

Nos séculos seguintes ao livro de Pacioli, a contabilidade expandiu sua utili-zação para instituições como a Igreja e o Estado e foi um importante instrumento

Page 2: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

2 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

no desenvolvimento do capitalismo, conforme opinião de importantes estudiososcomo o sociólogo Max Weber.No entanto, as técnicas e as informações ficavamrestritas ao dono do empreendimento, pois os livros contábeis eram consideradossigilosos. Isto possibilitou consideravelmente o desenvolvimento da ciência, umavez que não existia troca de ideias entre os profissionais.

Mais recentemente, com o desenvolvimento do mercado acionário e o forta-lecimento da sociedade anônima como forma de sociedade comercial, a contabi-lidade passou a ser considerada também como um importante instrumento para asociedade. Diz-seque o usuário das informações contábeis já não é mais somenteo proprietário; outros usuários atualmente também têm interesse em saber sobreuma empresa: sindicatos, governo, fisco, investidores, credores etc.

1.2 Objetivos e finalidade da contabilidade gerencial

Os gestores necessitam de informações de custos e lucratividade de suas linhasde produtos, segmentos do mercado e de cada produto e cliente. Necessitam deum sistema de controle operacional que acentue a melhoria de custos, de quali-dade e de redução de tempo de processamento das atividades desenvolvidas porseus funcionários.

O processo da contabilidade gerencial deverá ser obtido através do processa-mento da coleta de dados e informações que serão armazenadas e processadas nosistema de informações da empresa. Com a integração das informações obtidasnos vários departamentos, a contabilidade gerencial proporciona aos seus admi-nistradores informações que permitem avaliar o desempenho de atividades, deprojetos e de produtos da empresa, bem como a sua situação econômico-finan-ceira através da apresentação de informações claras e objetivas de acordo com anecessidade de cada usuário.

A ampliação do leque dos usuários potenciais da contabilidade decorre danecessidade de uma empresa evidenciar suas realizações para a sociedade emsua totalidade. Antigamente, a contabilidade tinha por objetivo informar ao donoqual foi o lucro obtido numa empreitada comercial. No capitalismo moderno,isso somente não é suficiente. Os sindicatos precisam saber qual a capacidade depagamento de salários, o governo demanda a agregação de riqueza à economiae a capacidade de pagamento de impostos, os ambientalistas exigem conhecer acontribuição para o meio ambiente, os credores querem calcular o nível de endi-vidamento e a possibilidade de pagamento das dívidas, os gerentes das empresasprecisam de informações para subsidiar o processo decisório e reduzir as incerte-zas, e assim por diante.

Page 3: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3

Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidadeé planejar e colocar em prática um sistema de informação para uma organização,com ou sem fins lucrativos.

As empresas estão em constantes mudanças; cada vez mais necessitam decontroles precisos e de informações oportunas sobre seu negócio para adequarsuas operações às novas situações de mercado. Observa-se que durante anos acontabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias; naatualidade, ela passa a ser vista também como um instrumento gerencial que seutiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização,para elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam in-formações necessárias para subsidiar o processo de tomadas de decisões e para oprocesso de gestão, planejamento, execução e controle.

Asempresas de pequeno porte normalmente são administradas pelos própriossócios, que têm formação técnica ligada ao seu negócio, mas sem a formação ad-ministrativa de gestão, como administração, finanças, economia, marketing etc.Isso tem levado a um grande número de falências, recuperações judiciais e encer-ramento das pequenas empresas nos seus primeiros anos de vida.

O Contador Gerencial, pela própria natureza das funções que lhe são soli-citadas a desempenhar, necessitará de formação bem diferente daquela exigidapara o profissional que atua na contabilidade financeira, precisando assim de co-nhecimentos matemáticos e estatísticos, pesquisa operacional e técnicas de pla-nejamento. O primeiro passo para uma contabilidade gerencial é que esta sejaatualizada, conciliada e mantida com respeito às técnicas contábeis. Realidadepresente na maioria das empresas brasileiras, que ninguém pode negar, é a exis-tência de controles financeiros. Esta prática, bastante comum, visa diminuir oscustos tributários envolvidos na operação de um negócio. Sem o conhecimentodo mercado, da concorrência, da formação de preços, do controle dos gastos, docontrole dos estoques, do fluxo de caixa, do ponto de equilíbrio, de um planeja-mento tributário, da legislação pertinente ao seu negócio, os empresários tomamdecisões incompatíveis com os objetivosdas empresas, levando-as a encerramentode atividades. Nos Estados Unidos, após os escândalos financeiros das empresasEnron, Worldcom e outras, foi promulgada em 30/7/2002 a Lei Sarbanes-Oxley;também denominada Lei Sox, para que as empresas demonstrem eficiência nagovernança corporativa, isto é, para:

· garantir a efetividade e eficiência nas operações;· dar confiabilidade aos relatórios financeiros;

· atender às leis e regulamentos dos órgãos públicos.

Com isso, tanto as empresas serão incentivadas a não cometerem atos ilícitos,como também os investidores que compram as ações estarão seguros. Este é um

Page 4: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

4 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

exemplo de preocupação de um país que valoriza e protege não só suas empre-sas e os investimentos da população, como também a economia como um todo.

Em pesquisas recentes mostrou-se que são poucas as micro e pequenas em-presas que alcançam o sexto ano de vida, trazendo desemprego, perda do investi-mento do empresário, prejuízo à economia como um todo e a frustração pessoal.Tudo isso por falta de um planejamento prévio do negócio, por deficiência e faltade conhecimento da gestão diária do negócio e outros motivos como crédito e in-centivo do governo. Mascomo ajudar o empresário ou administrador não contadora administrar seu negócio? Poderá seguir algumas orientações básicas, tais como:

· confrontar as compras mensais, através dos livros de entradas, com asvendas pelos livros de saídas; e verificar se não há excesso de estoque -isto poderá criar problemas no seu caixa;

· calcular o preço de venda, pois é fundamental embutir no preço todosos impostos, as despesas e o lucro desejado;

· montar o fluxo de caixa onde serão registrados o saldo atual de caixa(bancos), a previsão das entradas pelas duplicatas ou vendas a receber,e/ou previsão de vendas futuras; as saídas, que são os pagamentos jácompromissados, e a previsão de gastos, tais como: matérias-primas oumercadorias, folha de pagamento, encargos, impostos, empréstimos eoutras despesas etc.;

· certificar-se mensalmente de que os livros fiscais foram escriturados eos impostos calculados e recolhidos dentro dos prazos especificados pe-los órgãos governamentais federal, estadual e municipal, se for o caso;

· calcular mensalmente o volume de compras e o estoque atualizado emquantidades e valor; este será o seu termômetro para novas compras ouatender aos pedidos extras;

· informar-se, da mesma forma, do volume de vendas e do estoque emquantidades e valor, que lhe servirão de parâmetro para planejar suaprodução, vendas ou serviços;

· analisar mensalmente o balancete contábil, ou uma previsão realística(vendas, menos impostos, menos custo das mercadorias vendidas, me-nos despesas), para saber o lucro do mês; isto vai lhe dar um parâme-tro para verificar se o seu preço de venda foi calculado corretamente ouse suas despesas não estão além do planejado. Começar pelas vendas,observando se foram suficientes para cobrir os gastos do mês ou se hánecessidade de incrementá-las; verificar também se não está vendendosomente produtos de baixa lucratividade; talvez necessite forçar a vendade produtos mais rentáveis;

Page 5: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 5

· depois, analisar o custo dos produtos vendidos, se as matérias-primas,as mercadorias ou os serviços não subiram, se a folha de pagamento dafábrica continua estável, ou se os gastos gerais de fabricação não se al-teraram;

· na sequência, deve analisar as despesas administrativas e comerciais,iniciando pela folha de pagamento, onde normalmente há a maior in-cidência de despesas, tanto para a indústria como para o comércio; asoutras despesas administrativas menores também devem ser controladas.

Outro item importante a analisar é o lucro final já abatido do Imposto deRenda e da Contribuição Social; neste caso, o contador deverá verificar se a op-ção feita pelo regime tributário do Lucro Presumido ou pelo Lucro Real é a maisapropriada para que se pague menos imposto; se isto não for verificado e corri-gido dentro dos prazos permitidos pela legislação, você poderá estar diminuindoo lucro. A contabilidade poderá fornecer informações, além de outros controlesnecessários, como uma Previsão Orçamentária Anual (Lucros e Perdas), implan-tação de controles administrativos para melhores decisões, um PCP (Planejamen-to e Controle de Produção), um Controle de Estoques etc. Utilize a contabilidadecomo uma fonte de informações para que possa subsidiar a tomada de decisõesseguras e coerentes com seu negócio.

O aumento da concorrência e a escassez de recursos disponíveis têm contri-buído para as constantes mudanças na gestão dos negócios. Com isso, acentua-sea necessidade de informações que auxiliem os administradores nas tomadas dedecisão. A Contabilidade Gerencial vem preencher essa lacuna produzindo infor-mações objetivas, úteis e relevantes através da combinação da contabilidade fi-nanceira com várias áreas do conhecimento de negócios. Porém, no processo decomunicação, a codificaçãoe decodificação dessas informações não obedecem aosmesmos critérios, provocando distorções ou mesmo fazendo com que as informa-ções não sejam utilizadas.

É importante ressaltar que as informações são importantes na medida em queos gestores consigam identificar tanto as oportunidades quanto as ameaças que oambiente oferece às empresas. O desafio da Contabilidade Gerencial é contribuirpara o aperfeiçoamento da interpretação desse ambiente empresarial. Esse desa-fio passa pelo processo de coleta de dados, mensuração, interpretação e culminano processo de informação.

As empresas que utilizam um sistema integrado de contabilidade gerencialpossuem diferencial positivo em relação às que não possuem, sendo importante nocontrole dos processos, de forma que se possa planejar e analisar sobre o futuro,antecipando possíveis problemas que possam acontecer, para aplicação de açõescorretivas no alcance de objetivos, com previsões de benefícios que poderão seroferecidos aos seus clientes.

--.

Page 6: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

6 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

1.3 Contabilidade gerencial

A Contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica. Mesmonas economias mais simples, é necessário manter a documentação dos ativos, dasdívidas e das negociações com terceiros. O papel da contabilidade toma-se aindamais importante nas complexas economias modernas. Uma vez que os recursossão escassos, temos de escolher entre as melhores alternativas, e para identificá-Ias são necessários os dados contábeis.

Em sentido amplo, a Contabilidade trata da coleta, apresentação e interpre-tação dos fatos econômicos. Usam-se os termos contabilidadegerencialpara des-crever essa atividade dentro da organização e contabilidadefinanceira quando aorganização presta informações a terceiros.

A Contabilidade Financeira é o processo de elaboração de demonstrativos fi-nanceiros para propósitos externos: pessoal externo à organização, como acionis-tas, credores e autoridades governamentais. Esse processo é muito influenciadopor autoridades que estabelecem padrões, regulamentadores e fiscais,bem comopor exigências de auditoria de contadores independentes.

Contabilidade Gerencial é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo for-necer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suasfunções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicosda empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sis-tema de informação gerencial.

AContabilidade de Custos, cuja função inicial era de fornecer elementos paraavaliação dos estoques e apuração do resultado, passou, nas últimas décadas, aprestar duas funções muito importantes na Contabilidade Gerencial: a utilizaçãodos dados de custos para auxílio ao controle e para a tomada de decisões. É hoje,talvez, a área mais valorizada no Brasil e no mundo. Tomou-se muito importantecom a redução da taxa de inflação e a abertura econômica aos produtos estrangei-ros. Fornece importantes informações na formação de preços das empresas.

No que diz respeito à função administrativa de controle, a função da Con-tabilidade de Custos é fornecer informações para o estabelecimento de padrões,orçamentos ou previsões e, a seguir, acompanhar o efetivamente acontecido comos valores previstos. Este tipo de custeamento é chamado de Custeio-Padrão; temum papel muito importante no sentido de detectar ineficiências ou desperdíciosnas atividades produtivas.

A característica de controle da função financeira é conhecida como contabili-dade administrativa. Contabilidade administrativa é o preparo de relatórios usa-dos pela administração para tomada de decisões internas, inclusivecustos, preços,orçamentos de capital, avaliação de desempenho, ponto de equilíbrio (vendas ne-cessárias para cobrir os custos), formação de preço de transferência (formação depreços de bens e serviços que são transferidos entre departamentos) e análise da

Page 7: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 7

taxa de retorno. Acontabilidade administrativa baseia-se fortemente na informa-ção histórica gerada pela contabilidade financeira, mas a diferença entre elas éque a contabilidade administrativa é orientada para o futuro (tomadas de decisãoque assegurem o desempenho dos exercícios futuros).

Com relação à utilização dos dados da Contabilidade de Custos para tomadade decisões, estes podem ser muito úteis para o administrador avaliar as conse-quências de medidas tais como:

1. Se a capacidade de produção da fábrica é insuficiente para atender atodos os pedidos dos clientes, qual produto ou linha de produtos deveser cortado?

2. Como fixar o preço de venda de um produto?

3. Deve-secontinuar comprando matérias-primas de terceiros ou interessafabricá-Ios na empresa?

O contador gerencial é definido pelo IFAC- International FederationofAccoun-ting (Federação Internacional de Contabilidade) - como um profissional que:

"...identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informa-ções (tanto financeiras quanto operacionais) para uso da administração deuma empresa, nas funções de planejamento, avaliação e controle de suasatividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abran-gente de seus recursos".

As empresas utilizam as informações para comunicar as atividades em umaparte da organização aos responsáveis pelas decisões em outra parte. Entretanto,as informações fazem mais que simplesmente comunicar. O tipo de informaçãocomunicada provoca ações que determinam o desempenho da empresa.

O contador gerencial deve esforçar-se para assegurar que a administraçãotome as melhores decisões estratégicas para o longo prazo. O desafio é propiciarinformações úteis e relevantes que facilitarão encontrar as respostas certas paraas questões fundamentais, em toda a empresa, com um enfoque constante sobreo que deve ser feito de imediato e mais tarde. É necessário que os contadores ge-renciais ultrapassem a informação contábil para serem proativos no fornecimento,para suas equipes de administração, de dados pertinentes e oportunos sobre essasquestões empresariais mais amplas.

A contabilidade de custos está afundando as empresas. Se quisermos nosmanter competitivos, temos que mudar nossos sistemas de custos. A maioria dasgrandes empresas parece reconhecer que seus sistemas de custos não respondemao ambiente competitivo de hoje; os métodos que empregam para apropriar cus-tos entre seus muitos produtos são irremediavelmente obsoletos. De modo muitosimples, uma informação exata de custos pode proporcionar vantagem competi-tiva a uma empresa.

Page 8: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

8 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

Sempre que ocorre uma mudança aguda e descontínua nos termos subja-centes de concorrência, as empresas precisam reconsiderar como as informaçõesprovocam ações que dão forma a seu desempenho. Quando são provocadas porinformações gerenciais que não mais se ajustam aos termos de concorrência domercado, as ações provavelmente prejudicam o desempenho da empresa a longoprazo. Ações para contrair os gastos com treinamento podem melhorar o desem-penho se o baixo custo for vital para a competitividade, mas poderão prejudicá-Iomais tarde, se a satisfação dos clientes (e portanto a flexibilidade) se tornar vitalpara a competitividade.

Os sistemas de contabilidade gerencial das empresas são inadequados paraa realidade atual. Nessa era de rápidas mudanças tecnológicas, de vigorosa com-petição global e doméstica e uma enorme expansão da capacidade de processa-mento das informações, os sistemas de contabilidade gerencial estão deixando defornecer informações úteis, oportunas para as atividades de controle de processos,avaliação do custo dos produtos e avaliação de desempenho dos gerentes.

Com os sistemas de contabilidade gerencial informando custos dos produtosaltamente imprecisos e proporcionando metas enganosas de produtividade e efi-ciência, as grandes corporações descentralizadas tornaram-se vulneráveis aos com-petidores menores e mais focalizados.Sistemascontábeis ineficazespodem impediras empresas de alcançar ganhos pela integração vertical e diversificação.

As informações gerenciais contábeis não são relevantes para os atuais termosde concorrência. Na verdade, em meados dos anos 80, era evidente que, segun-do KAPLAN,

"as informações gerenciais contábeis, movidas pelos procedimentos e pelociclo do sistema de relatórios financeiros da organização, são demasiadotardias, agregadas e distorcidas para terem relevância para as decisões deplanejamento e controle dos gerentes".

As ações provocadas por informações gerenciais contábeis têm prejudicadoa competitividade a longo prazo de inúmeras empresas americanas nos últimosanos. Está na hora de as empresas americanas - e, em particular, seus gerentes- começarem a basear suas decisões em informações realmente úteis e deixaremde depender de informações contábeis que as afastam de um curso competitivo.É preciso que avaliemos estas considerações na realidade empresarial brasileira.

As principais características da Contabilidade Financeira e Contabilidade Ge-rencial estão identificadas no quadro a seguir:

Page 9: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 9

Quadro 1.1 Elementos básicosda ContabilidadeFinanceirae ContabilidadeGe-rencial.

1.4 Finanças e contabilidade gerencial

Uma empresa existe, entre outros objetivos, para aumentar a riqueza de seusproprietários. A administração cuida em determinar que produtos e serviços sãonecessários e em colocá-los nas mãos dos consumidores. A administração finan-ceira lida com decisões sobre planejamento a fim de atingir o objetivo de maxi-mizar a riqueza dos proprietários. Como as finanças estão envolvidas em todos osaspectos operacionais da empresa, os gerentes não financeiros, como os gerentesfinanceiros, não podem efetivar suas obrigações sem informações financeiras.

O conhecimento financeiro auxilia no planejamento, na solução de problemase nas tomadas de decisões.Asfinanças fornecem um mapa com números e análisesque o ajudam a desempenhar bem suas funções. Além disso, é preciso conhecercontabilidade e finanças para entender os relatórios financeiros preparados poroutros segmentos da organização. É preciso saber o que significam os números,ainda que não tenha como gerá-Ias.

Contabilidade Financeira Contabilidade Gerencial

Público-alvo Externo: acionistas, credores e auto- Interno: Funcionários, gerentes eridades fiscais. executivos.

Objetivo Reportar o desempenho passado Informar para tomada de decisõescom finalidades externas; contratos internas feitas por empregados,com proprietários e credores. gestores e executivos: feedback e

controle do desempenho das ope-rações.

Temporalidade Histórica; passada. Corrente; orientada para o futuro.

Restrições Reguladas: regras direcionadas por Sem regras estabeleci das: sistemasprincípios fundamentais de conta- e informações determinados porbilidade e por autoridades governa- gerentes para encontro de necessi-mentais. dades estratégicas e operacionais.

Tipo de Medidas financeiras somente. Financeiras mais medidas opera-informação cionais e físicas sobre processos,

tecnologias, fornecedores, clientese competidores.

Natureza da Objetiva, auditável, confiável, con- Mais subjetiva e de juízos; válidas,informação sistente, precisa. relevantes, acuradas.

Escopo Altamente agregado; relatórios so- Desagregado, de informação abre a organização inteira. ações e decisões locais.

Page 10: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

10 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

As finanças fornecem um meio de ligação que facilita a comunicação entreos diferentes departamentos. Por exemplo, o orçamento comunica os objetivosglobais aos gerentes de departamento, de modo que eles saibam o que se esperadeles; ele também fornece indicações de como cada departamento pode conduzirsuas atividades. O mais importante é que você, como gerente de departamento,tem de apresentar fortes justificativas à administração superior, para fazer dota-ções orçamentárias.

As finanças usam informações contábeis para tomar decisões relativas à receitae ao uso de fundos para atingir os objetivos da empresa. A contabilidade geral-mente divide-se em duas categorias: a contabilidade financeira e a contabilidadeadministrativa. A contabilidade financeira registra a história financeira da empre-sa e lida com a criação de relatórios para usuários externos tais como acionistase credores. A contabilidade administrativa trabalha com informações financeirasúteis para se tomar melhores decisões relativas ao futuro.

1.5 Sistemas de gerenciamento de custos e desempenho

As mudanças ocorridas nos negócios, desencadeadas pela competição globale pelas inovações tecnológicas, provocam inovações impressionantes quanto àutilização de informações financeiras e não financeiras pelas empresas. O novoambiente demanda informações mais relevantes relacionadas a custos e desem-penho de atividades. As principais empresas estão utilizando sistemas de custeioaperfeiçoados para:

· projetar produtos e serviçosque correspondam às expectativas dos clien-tes e possam ser produzidos e oferecidos com lucro;

· sinalizar onde é necessário realizar aprimoramentos contínuos e descon-tínuos (reengenharia) em qualidade, eficiência e rapidez;

· auxiliar os funcionários ligados à produção nas atividades de aprendi-zado e aprimoramento contínuo;

· orientar o mix de produtos e decidir sobre investimentos;

· escolher fornecedores;

· negociar preços, características dos produtos, qualidade, entrega e ser-viço com clientes;

· estruturar processos eficientes e eficazes de distribuição e serviçosparaos mercados e público-alvo.

Observamos, no entanto, que muitas empresas não estão obtendo essas van-tagens competitivas por meio dos sistemas de custeio aprimorados. Isso deve-se afalhas na administração, com administradores não preparados para uma era tec-

Page 11: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 11

nológica complexa, com competição globalizada, em que a rapidez, qualidade edesempenho são essenciaispara o sucesso da empresa. Essesadministradores nãodispõem ainda de informaçõesapropriadas e específicasque orientem e/ou influen-ciem suas decisões estratégicas sobre processos, produtos, serviços e clientes.

Verificamos,portanto, que o administrador é "peça"fundamental em qualquerempresa e dele, ou seja, de seu conhecimento, depende o sucesso de sua empresa.Outro ponto importante a ser ressaltado é o fato de esse administrador estar sem-pre em sintonia com o mundo em relação à tecnologia, pesquisas, satisfação dosclientes, enfim, a todos esses pontos que, somente com seu pleno conhecimento,podem ser aliados do administrador.

1.6 Um sistema de custeio não basta

As empresas precisam de sistemas de custeio para realizar três funções prin-cipais:

· avaliar estoques e medir os custos dos bens vendidos para a geração derelatórios financeiros;

· estimar as despesas operacionais, produtos, serviços e clientes; e

· oferecer feedback econômico sobre a eficiência do processo a gerente eoperadores.

A primeira função decorre das necessidades de fatores externos à empresa:investidores, credores, reguladores e autoridades tributárias. Os procedimentospara geração de relatórios financeiros externos são regidos por diversas regras eregulamentações definidas por legisladores, órgãos governamentais, órgãos pri-vados e sociedades contábeis públicas. Asegunda e a terceira funções surgem dasnecessidades de compreensão e aperfeiçoamento, por parte dos gerentes internos,dos aspectos econômicos inerentes a suas operações.

Antigamente, notava-se que grande parte das empresas supria essas três fun-ções em um único sistema de custeio. Pelo fato de a economia ser regulamentar-mente simples, talvez um único sistema bastasse; hoje percebe-se que tal proce-dimento, em uma economia complexa, é inviável.

1.7 Como implementar um sistema de informações gerenciaisconstruindo uma base para decisão e controle

A contabilidade gerencial está sofrendo mudanças importantes para refletiro novo ambiente desafiador que as empresas enfrentam. Informações precisas,

Page 12: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

12 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

oportunas e pertinentes sobre a economia e o desempenho das empresas são cru-ciais para o sucesso organizacional. Assim, para implementar um Sistema de In-formações Gerenciais deve considerar os seguintes pontos:

· que informações seu sistema deverá possuir para controle econômico efinanceiro de sua empresa;

· o que levar em consideração na decisão entre comprar pronto e desen-volver um sistema próprio;

· como a controladoria pode ser mais eficaz pela utilização de um sistemade informação contábil abrangente;

· o diálogo com os Sistemas Integrados de Gestão (ERP);

· os requisitos necessários para se implantar um sistema de informaçõescontábeis voltado para o usuário.

1.7.1 Apresentação

Para a Controladoria convergem todas as informações contábeis necessáriaspara o adequado controle econômico e financeiro da empresa.

Um sistema de informação contábil adequadamente estruturado irá permitiruma gestão eficaz das informações necessárias para a gestão econômica e finan-ceira da empresa, bem como apresentará um grau máximo de eficácia na relaçãocusto e benefício da geração e comunicação das informações.

O Controlador deve decidir por um sistema de informação contábil, que podeser desenvolvido especificamente para a empresa, ou pode decidir pela comprade um softwarejá existente no mercado. Em ambos os casos, há a necessidade doconhecimento de todas as operacionalidades e funcionalidades mínimas necessá-rias para que os responsáveis por sua administração dentro da empresa consigamefetivá-Ioe operá-Io eficazmente, considerando também as integrações necessáriasdentro de um sistema integrado de gestão empresarial. Além disso, é necessárioque o sistema contábil contemple a abrangência necessária para se constituir noprincipal sistema de Controladoria, operacional e estratégica, de tal forma queseja utilizado por todos os níveis hierárquicos dentro da organização e seja real-mente um instrumento para o processo de gestão e avaliação de desempenhodentro da empresa.

O Controlador deverá ter condições de avaliar todos os aspectos necessáriospara o processo de implantação de um sistema de informação contábil e de Con-troladoria para a gestão eficaz dos sistemas empresa.

Page 13: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 13

1.7.2 Objetivos

1 Apresentar os elementos componentes do sistema de informação contá-bil e sua integração com os objetivos da empresa.

2 Evidenciar o papel do sistema de informação contábil dentro de um sis-tema integrado de gestão empresarial (ERP)e do conjunto da tecnologiada informação de apoio aos sistemas gerenciais.

3 Apresentar a abrangência do sistema de informaçãocontábil para estrutu-rar uma controladoria eficaz e o papel do controllerdentro da empresa.

4 Demonstrar o potencial da ciência contábil dentro de um sistemacontábilintegrado, através do conceito de lançamento multidimensional, objeti-vando extrair ao máximo as possibilidades de informação de qualquersistema contábil.

5 Identificar todos os subsistemas componentes do sistema de informaçãocontábil, bem como todas as funcionalidades e operacionalidades neces-sárias para seu melhor desempenho.

6 Apresentar todas as integrações que devem existir com os demais siste-mas operacionais da empresa, objetivando evitar qualquer redundânciade dados e a maximização do uso das informações disponíveisem outrossistemas.

7 Apresentar todos os conceitos e requisitos necessários para o processode decisão de aquisição e implantação de um sistema de informaçãocontábil da maior eficácia.

1.7.3 Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Enterprise ResourcePlanning - ERP)

· Para que servem os ERPs.

· Abrangênciado ERP:até onde podese contar como ERP?· Tecnologias de apoio ao ERP.· ERPe a concepção de integração.

· Diferenças entre ERPe os antigos sistemas de integração.

1.7.4 Sistema de informação contábil

· Descriçãodos elementos do sistema de informação contábil.

· Como definir as características da informação contábil.

· A influência do sistema de informação contábil dentro do ERP.

Page 14: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

14 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

· Procedimentos para a estruturação do sistema de informação contábil.· Identificação das necessidades de informação dentro da hierarquia daempresa.

· Alimentação, integração e utilização das informações dos sistemas ope-racionais junto do ERP.

1.7.5 O sistema de informação contábil e a controladoria

· Controladoria e sua missão.

· Papeldo controllerjunto ao sistemade informaçãocontábil.· Estrutura da Controladoria em função da abrangência do sistema de in-

formação contábil.· Subsistemas do sistema de informação contábil e da controladoria.

1.7.6 Subsistemas Contábeis e Financeiros Componentes do Sistema deInformação Contábil

· Contabilidade financeira.

· Contabilidade gerencial.· Contabilidade em outras moedas.

· Custos e orçamentos.

· Contabilidade por unidades de negócios.

· Gestão de impostos.

· Análise financeira e de balanço.· Gestão de Tesouraria.

· Acompanhamento do negócio ou controladoria estratégica.

1.7.7 Características e administração dos sistemas contábeis

· Atributos dos sistemas contábeis.

· Funções do administrador dos sistemas.

· Operacionalidades dos sistemas contábeis e financeiros apresentados.

· Integrações necessárias entre os vários sistemas: eliminando o trabalhoem duplicidade.

· Informações e relatórios a serem extraídos dos sistemas contábeis.

Page 15: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 15

1.7.8 Decisão, implantação e operacionalização dos sistemas contábeis

· Razões que levam a empresa a trocar de sistema.

· Análise da relação custo versusbenefício entre comprar ou construir umsistema próprio.

· Etapas a serem consideradas na decisão de comprar ou construir umsistema.

· Checklist de itens a serem levados em consideração na hora de implantarum sistemacontábil:configurando-opara uma utilizaçãoeficiente.

· Administração geral do sistema.

1.8 A contabilidade gerencial como uma ferramenta decisória

o momento atual caracteriza-se com uma intensidade de mudanças signifi-cativas como o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade acomplexidade do ambiente econômico e a globalização, colocando as empresasdiante de novos desafios.

Aadministração com pressões competitivas levam as empresas a obtenção denovas formas de vantagens competitivas, caracterizadas por intensos e contínuosesforços oferecendo produtos e serviços inovadores com padrão de qualidade, aum custo mais baixo e provocando uma maior satisfação dos clientes.

O ambiente econômico contemporâneo exige excelência dos sistemas corpo-rativos de contabilidade gerencial. Com a tremenda competição global, o rápidoprogresso na tecnologia de processose produtos e as violentas flutuações nas taxasde câmbio e preços das matérias-primas, o sistema de contabilidade gerencial deuma organização precisa fornecer informações oportunas e precisa, para facilitaros esforços de controle de custos, para medir e melhorar a produtividade e paraa descoberta de melhores processos de produção.

Uma das técnicas utilizadas para auxiliar no avanço competitivo é o uso dosistema de informações, oferecendo as empresas relatórios gerenciais com in-formações que auxilie no processo de gestão criando vantagens competitivas nomercado concorrente.

O ponto fundamental da contabilidade gerencial é o uso da informação con-tábil como ferramenta para administração. É o processo de produzir informaçãooperacional financeira para funcionários e administradores. Deve ser direciona-do pelas necessidades informacionais dos indivíduos internos da empresa e deveorientar suas decisões operacionais e de investimentos.

Page 16: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

16 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

o Sistema de Informação Contábil Gerencialsó poderá ser executado de formaeficiente, através de um sistema integrado de informações contábeis que abran-gem tanto os recursos humanos quanto o tecnológico.

Os sistemas de informações classificam-seem sistemas de informação contábilpara planejamento de gestão e para controle de operações e controle gerencial.Os Sistemas de Apoio às Operações têm como objetivo auxiliar os departamentose atividades a executarem suas funções operacionais (compras, estoque, produto,vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manutenção, plane-jamento e controle de produção etc.).

A contabilidade é, objetivamente, um Sistema de Informação e Avaliaçãodestinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza eco-nômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto decontabilização.

As informações devem ser construídas para atender a esses consumidores enão para atender aos contadores. O contador gerencial deve fazer um estudo bá-sico das necessidades de informação contábil gerencial.

Para que um sistema de informação contábil seja eficiente dentro de umaempresa, é preciso ter apoio da alta administração da companhia. Portanto, a ne-cessidade tem que ser sentida pela administração da empresa, fazendo com que,a partir daí, tenha-se tranquilidade para desenvolver e manter adequadamente osistema de informação.

O sistema da informação gerencial exige planejamento para a produção dosrelatórios, a fim de atender plenamente aos usuários produzindo informações paraatender aos seguintes aspectos: níveis empresariais, ciclo administrativo e nívelda estruturação da informação.

Deveser analisado na relação custo-benefíciopara empresa. Comissoentende-se que qualquer entidade, de microempresa e grandes corporações, tem condiçõesde manter um sistema contábil de informação. Apenas cabe ao contador fazê-Iogerencial. O sistema tem que incorporar todos os dados quantitativos necessáriospara mensuração e análise da empresa.

Questões

1. Ademonstração contábil-financeira que representa o resultado das movimentaçõesprovenientes de ingressos e desembolsos de moeda corrente, em determinado pe-ríodo de tempo, é denominada:

a. t ) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;b. ( ) Fluxode Caixa;

c. l J Mark-up;

Page 17: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 17

d. ( ) Orçamento de Vendas;

e. ( ) Demonstração de Resultado Gerencial.

2. Entre as afirmativas seguintes apenas uma está incorreta. Assinale-a.

a. ( ) a contabilidade gerencial tem por objetivo adaptar os procedimentosde apuração do resultado das empresas comerciais para as empresasindustriais;

b. ( ) a contabilidade de custos presta duas funções dentro da contabilidadegerencial, fornecendo os dados de custos para auxílioao controle e paraa tomada de decisões;

c. ( ) os custos de produção reúnem o custo do materialdireto, o custo damão de obra e os demais custos indiretos de fabricação;

d. ( ) o objetivo básico da contabilidade gerencial é fornecer à administraçãoinstrumentos que a auxiliem em suas funções gerenciais;

e. ( ) o custo pode ser entendido como o gasto relativo a bem ou serviço uti-lizado na produção de outros bens ou serviços.

3. Assinale a alternativa correta, considerando os dados a seguir:

a. ( ) a Receita Líquida representa $ 564.000;b. ( ) o Lucro Bruto é de $ 424.000;

c. ( ) o Lucro Operacional é de $ 258.000;

d. ( ) o Lucro antes do Imposto de Renda é de $ 202.000;

e. ( ) o Lucro depois do Imposto de Renda é de $ 198.000.

4. A concepção dos sistemas tradicionais de contabilidade gerenciallevou em consi-deração:

a. ( ) a centralizaçãodosobjetivosna minimizaçãodoscustose na maximizaçãodos lucros;

b. ( ) a limitação da concorrência aliada à relativa estabilidade e complexidadedo ambiente;

Devolução de Vendas $ 16.000

Custo Mercadorias Vendidas $ 140.000

Receita Bruta de Vendas $ 600.000

Impostos sobre Vendas $ 36.000

Receitas Financeiras $ 12.000

Despesas com Vendas $ 70.000

Despesas Administrativas $ 78.000

Despesas Financeiras $ 14.000

Despesas Não Operacionais $ 44.000

Page 18: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

18 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

c. ( ) O direcionamento dos sistemas de informação ao cálculo dos custos,

objetivando a avaliação dos estoques;

d. ( ) a centralização de custos;

e. ( ) o direcionamento dos custos, objetivando a avaliação dos estoques.

5. Diversosaspectos têm contribuído para confirmar o enfoque atual dos sistemas decontabilidade gerencial. Assinale a resposta que contém um desses aspectos:

a. ( ) a mão de obra direta tem aumentado progressivamente sua participaçãono custo total do produto;

b. ( ) os custos variáveisestão assumindo cada vez maior relevânciaem relaçãoaos custos fixos, em função das inversões em novas tecnologias;

c. ( ) os custos fixos estão assumindo cada vez maior relevância em relaçãoaos custos variáveis, em função das inversões em novas tecnologias;

d. ( ) o conhecimento da posição competitiva da empresa é um dado de poucarelevância;

e. ( ) o conhecimento da fórmula de determinar preço de venda.

6. A empresa dos novos tempos está nascendo sobre os escombros da velha admi-nistração. Suas armas são o uso intensivo e inteligente da tecnologia e a mudançaradical da maneira de pensar de todos os funcionários. Sabedores que as demons-trações contábeis devem refletir a situação econômico-financeira-patrimonial daempresa, o papel do "contador" dos novos tempos deve ser:

a. ( ) registrar adequadamente os fatos qualitativos e quantitativos que in-terferem na situação patrimonial da empresa, seguindo os princípios decontabilidade e regime de competência;

b. ( ) analisar e interpretar as demonstrações contábeis;

c. ( ) preparar sua empresa para a mudança, viabilizandoa absorção dasmais modernas ferramentas de gerenciamento: BPR- Business ProcessReengineering Benchmarking, TQM!TQC,ABC- Activity Based Costing;

d. ( ) aplicar as normas de consolidação de balanços e os FASB8 e 52, dentrode uma visão mais globalizada da economia, para permitir a conversãodos balanços para moeda estrangeira;

e. ( ) analisar a adequação da empresa ao sistema econômico.

7. Apesar de já divulgado em nosso país há mais de 20 anos pelos autores de Ciên-cia Contábil, foi a partir de 1996, com a extinção oficial do cálculo da CorreçãoMonetária do Balanço Patrimonial, que os Contadores Gerenciais das empresaspassaram a dar maior importância aos resultados econômicos e patrimoniais pro-vocados pelos ganhos e pelas perdas monetárias dos Ativose Passivosmonetários,que necessitam ser gerenciados mensalmente por eles.

Page 19: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 19

Supondo que o maior volume de Ganhos Monetários do mês de novembro con-centrou-se na conta Fornecedores de Estoques de Materiais, e que desejamos au-mentá-Ios, haja vista que os juros cobrados nas compras a prazo são menores queos praticados pela rede bancária, devemos:

a. ( ) aumentaro prazomédiode pagamentodascomprasa prazoou aumentara participação das compras a prazo nas compras totais;

b. ( ) aumentaro prazomédiode pagamentodas comprasa prazoou diminuira participação das compras a prazo nas compras totais;

c. ( ) diminuir o prazo médio de pagamento das compras a prazo ou aumentara participação das compras a prazo nas compras totais;

d. ( ) diminuir o prazo médio de pagamento das compras a prazo ou diminuira participação das compras a prazo nas compras totais;

e. ( ) diminuir o prazo médio de pagamento das compras a prazo ou mantera participação das compras a prazo nas compras totais.

8. A Contabilidade de Custos proporciona à empresa, principalmente:

a. ( ) auxílio em tomada de decisões;b. ( ) demissão e admissão de funcionários;

c. ( ) vantagens competitivas;

d. ( ) desvantagenscompetitivas;e. ( ) aumento nos lucros.

9 "O seu objetivo é planejar e colocar em prática um sistema de informação paraorganizações com ou sem fins lucrativos". Esse é o objetivo da:

a. ( ) contabilidade;

b. ( ) empresa em geral;

c. ( ) área de marketing;

d. ( ) área de compras;

e. ( ) área de produção.

10. Os dados apresentados pela Contabilidade são utilizados pela (o):

a. ( ) sociedade em geral;

b. ( ) fiscalização;

c. ( ) fornecedores;

d. ( ) consumidores;

e. ( ) funcionários/empregados.

11. O conceito: "o contador gerencial identifica, mede, acumula, analisa, prepara, in-terpreta e relata informações (tanto financeiras quanto operacionais) para o usoda administração de uma empresa, nas funções de planejamento, avaliação e con-trole de suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidadeabrangente de seus recursos" foi elaborado por quem?

Page 20: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

20 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

12. Os dados que a Contabilidade de Custos fornece à tomada de decisõesadministra-tivas são úteis para o administrador avaliar as consequências de medidas como:

a. ( ) capacidadede produção,determinaçãodo preçode venda,origem dematéria-prima;

b. ( ) aquisição de capital de terceiros, terceirização, investimentos;

c. { ) execução de leasing, determinação de preços de venda, empréstimos;

d. ( ) capacidade de produção, terceirizações e leasing;

e. ( ) origem de matéria-prima, investimentos e determinação de preço devenda.

13. Qual é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aosadministradores de empresas auxiliando-os em suasfunções gerenciais:

a. ( ) Contabilidade Financeira;

b. ( ) Contabilidade Administrativa;

c. ( ) Contabilidade Gerencial;

d. ( ) Contabilidade de Custos;

e. () controllers.

14. A principal diferença entre Contabilidade Financeirae Contabilidade Gerencial estáligada a(o):

a. { ) objetivo empresarial;

b. ( ) formação profissional do contador;

c. { ) direcionamento dos resultados;

d. ( ) métodos utilizados;

e. ( ) ramo de atividade da empresa.

15. As empresas precisam de sistemas de custeio para realizar três funções básicas, sãoelas:

a. { ) compras, armazenamento e vendas;

b. ( ) produção, marketing e compras;

c. { ) avaliação de estoques, estimar despesas operacionais e feedback;

d. ( ) propaganda, vendas e investimentos;

e. ( ) compras, feedback, pós-venda.

a. { ) KAPLAN;

b. ( ) CREPALDI;

c. { ) IUDíCIBUS;

d. ( ) IFAC;

e. ( ) FERRONATO.

Page 21: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

Contabilidade: Sistema de Informação Gerencial 21

16. Qual dos sistemas abaixo não é um SIG:

17. Qual das alternativas abaixo não é um dos objetivos de um Sistemade InformaçãoGerencial:

a. t ) demonstrar o potencial da ciência contábil integrado;

b. ( ) identificação dos subsistemas componentes de informação contábil;

c. ( ) alterar todas as integrações que devem existir com os demais sistemasoperacionais de empresa;

d. ( ) facilitar apresentação de relatórios;

e. ( ) obedecer a regulamentação para elaboração dos relatórios.

18. Uma das alternativas abaixo não é subsistema contábil, identifique-a:

a. t ) contabilidade por unidades de negócios;b. ( ) contabilidade financeira;

c. t ) custose orçamentos;d. ( ) gestão de impostos;

e. ( ) pesquisa de marketing.

19. O Sistema de Informação Gerencial a fim de atender seus usuários produz infor-mações para atender os seguintes aspectos, exceto:

a. ( ) níveis empresariais;b. ( ) ciclo administrativo;

c. t ) nível de estruturação de informação;

d. ( ) administração de RH;

e. ( ) externos à empresa.

20. Qualé o significadode ERP- EnterpriseResourcePlanning:

a. t ) Sistema de Informação Contábil;

b. ( ) Sistema de Informação Administrativa;

c. t ) Sistema Integrado de Gestão Empresarial;

d. ( ) Sistema de Informação Contábil Gerencial;

e. ( ) Sistema Integrado de Controladoria.

21. São características da Administração dos SistemasContábeis, exceto:

a. t ) atributos dossistemascontábeis;b. ( ) operacionalidade dasfunções contábeis e administrativas apresentadas;

a. t ) ERP;b. ( ) MRP I;

c. t ) MRPII;

d. ( ) PERT;

e. ( ) PMP.

Page 22: ·trumento da contabilidade . · PDF fileContabilidade: Sistema de Informação Gerencial 3 Diante deste quadro, pode-se afirmar que o grande objetivo da contabilidade é planejar

22 Contabilidade Gerencial . Crepaldi

c. ~ ) informações e relatórios a serem extraídos dos sistemas contábeis;d. ( ) integrações necessárias entre vários sistemas: eliminando o trabalho em

duplicidade;e. ( ) funções do administrador dos sistemas.

22. Os relatórios gerados pela Contabilidade Gerencial geram relatórios que são utili-zados:

a. ~ ) só pelos usuários externos à empresa;b. ( ) pelos usuáriosinternos e externos,com destaque para a fiscalizaçãodo

Imposto de Renda;c. ~ ) só pelos usuários internos;d. ( ) somente pela auditoria externa das sociedadesanônimas;e. ( ) somente pela auditoria interna ou externa das sociedades de capital

aberto.

23. Em relação ao plano de contas utilizado pela contabilidade gerencial, podemosafirmar que:

a. ( ) é o mesmo utilizado pela contabilidade financeira;b. ( ) deve ser adequado às necessidades gerenciais de cada empresa;

c. ( ) o plano de contas gerencial deve seguir a legislação do Imposto de Rendae normas da CVM;

d. ( ) o plano de contas a ser utilizado independe da análise gerencial a serelaborada;

e. ( ) o plano de contas deve ser refeito baseado nos centros de custo efetiva-mente produtivos, sempre de acordo com as normas da CVM.

24. Emtermos gerenciais os relatórios contábeis podem ser elaborados em moeda es-trangeira. Estefato se deveaos seguintes motivos:a. ( ) emfunçãoda inflaçãoque mascarao resultadoreale pelofato de diversas

empresas estarem vinculadas a grupos internacionais;b. ( ) exigência do BancoCentral para empresas denominadas multinacio-

nals;

c. ~ ) unicamente para expurgar os reflexos da inflação;

d. ( ) em função dos princípios contábeis internacionais geralmente aceitos;e. ( ) unicamente por deliberação do contral/er da empresa.

25. Além dos Sistemas de Informação e de Acompanhamento, também é função pri-mordial da Controladoria a direção e a implantação dos sistemas de:

a. ~ ) reciprocidade social; coordenação; avaliação e planejamento;b. ( ) motivação; coordenação; avaliação e corporação;c. ~ ) motivação; coordenação; absenteísmo e planejamento;d. ( ) recreação;coordenação;avaliaçãoe planejamento;e. ( ) motivação; coordenação; avaliação e planejamento.