atenção à saúde do recém-nascido de risco superando pontos...

11
Atenção à saúde do Recém-nascido de Risco Superando pontos críticos Módulo 2: OXIGÊNIO • Que danos podem ser causados por falta de oxigênio? •E pelo excesso de oxigênio? •Quais maneiras de se fornecer oxigênio a um bebê com dificuldade respiratória? •Como monitorar o oxigênio?

Upload: hathuy

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Atenção à saúde do Recém-nascido de RiscoSuperando pontos críticos

Módulo 2: OXIGÊNIO•Quedanospodemsercausadosporfaltadeoxigênio?

•Epeloexcessodeoxigênio?•Quaismaneirasdeseforneceroxigênioaumbebêcomdificuldaderespiratória?

•Comomonitorarooxigênio?

Apresentação

EstematerialfoiproduzidoparaocursoAtenção ao recém-nascido de risco: superando pontos críticos,realizadoentreagostoeoutubrode2013,ecorrespondeaumdosoitomódulosdocurso.Elepodesercomplementadocomomaterialaudiovisualdisponívelnoambienteinterativodeaprendizagemdocurso,noendereçohttp://neonatal.estacaodigitalsaude.org.br.Tantoocursocomoestematerialsãodestinadosaprofissionaisdasaúdequeatuamemunidadesneonatais.

EssaestratégiadeaprendizadoéfrutodeumaparceriaentreoCentroColaboradordePrevençãoàCegueiraInfantildaOrganizaçãoPanamericanadeSaúde,InstitutoFernandesFigueira/FIOCRUZeaDisciplinadeTelemedicinadaUniversidadedeSãoPaulo.

OconteúdodocursofoielaboradoapartirdeumprojetodepesquisaresultantedeumaparceriaentreoInstitutoFernandesFigueira/FIOCRUZ,LondonSchoolofHygieneandTropicalMedicine(ReinoUnido)eOtagoUniversity(NovaZelândia).Paraoformatofinaldocurso,todoomaterialfoiatualizado,alémdesercomplementadocomnovasproduçõesaudiovisuaisee-booksinterativosproduzidosemparceriacomaDisciplinadeTelemedicinadaUniversidadedeSãoPaulo.

AgradecemosàequipedoDepartamentodeNeonatologiadoInstitutoFernandesFigueirapelacolaboraçãonaproduçãodosvídeos.

Sobre a publicação

OxigênioOxigênioDanos AlarmesMonitorizaçãoFornecimento

O oxigênio é um importante agente oxidante. O uso

excessivo e não monitorizado do oxigênio está associado a danos na retina (retinopatia

da prematuridade) e no pulmão (displasia broncopulmonar).

“”

Conceito ERRADO

Princípios orientadores

José Roberto de Moraes RamosMédico Neonatologista

“Oxigênioébomparavocê,entãomaisdevesermelhor.”

Oxigênioéa“droga”maiscomumenteusadaemrecém-nascidospré-termo–devemos ser tão cuidadosos comaquantidadeadministradaquantocomqualqueroutradroga.

Introdução

OxigênioOxigênioDanos AlarmesMonitorização

Administração de oxigênio em bebês com dificuldade respiratóriaAmaneiramaiseficazdeforneceroxigênioaumbebê varia com a causa e a gravidade dadificuldaderespiratória.Nospaísesmaisdesenvolvidos,aadministraçãodeoxigênioérealizadaatravésdeumamisturadearcomprimidoeoxigênio.Opercentualdeoxigêniodesejadoédefinidoatravésdeummisturador(blender).Elepermiteoferecergradaçõesdeoxigêniode21%a100%.Todooxigêniooferecidoaosrecém-nascidosdeveseraquecidoeumidificado,afimdeauxiliarnaestabilidadetérmica,evitaroressecamentodasmucosas,facilitarafluidificaçãodassecreçõesnasviasáreaseminimizaraperdainsensíveldeágua.

Todo oxigênio que é oferecido para o bebê tem de ser aquecido e umidificado. Porque o oxigênio seco e gelado é mais lesivo que o umidificado. Então, é

fundamental que ele seja sempre ofertado umidificado

e aquecido.

“”José Roberto de Moraes Ramos

Médico Neonatologista

FornecimentoIntrodução

Blender

Sistema de umidificação e aquecimento

OxigênioOxigênioDanos AlarmesMonitorização

Existemdiversasmaneirasdeofereceroxigênioaorecém-nascidopré-termo.Apenasatravésdoblender

(misturador)épossívelfornecerafraçãoinspiradadeoxigênio(FIO2)desejadadeformaconfiável.

•Capacete/Hood/Halo:éumcapacetedeacrílicoutilizadoparaofertaroxigêniodemaneiracontínua,comflutuaçõesmínimas,semutilizarpressão.Éutilizadopararecém-nascidosquemantémrespiraçãoespontânea.

•CPAPnasal(Pressãopositivacontínuanasviasaéreasporvianasal):égeralmenteadministradaporprongaefornecemisturadeoxigêniosobpressãonaviaaérea.OusodoCPAPrequerumasériedecuidadosparaevitarlesõesdeseptonanal.Entreelesestãoousodeproteçãonasal,molharaprongacomáguaousoluçãosalina,colocá-lacomacurvaturaparabaixodentrodacavidadenasal,mantendo-aafastadadoseptonasal.Avaliartamanho,posiçãodaprongaepermeabilidadedeviasaéreas.

•Ventilaçãomecânica:forneceoxigênioaobebêviatuboendotraquealemsituaçõesdegrandedificuldaderespiratória.Osventiladoresfornecempressãoefluxocommisturadeoxigênio21%a100%atravésdoblender.

•Cateter/Cânulanasal:umtubofinoforneceoxigêniopelonariz,atravésdepequenosorifícioslocalizadosabaixodasnarinasouatravésdepequenoscateteresintroduzidosemcadanarina,devendoserusadopreferencialmentecomummisturadordear/oxigênio.

Maneiras de ofertar oxigênio

FornecimentoIntrodução

OxigênioOxigênioAlarmesMonitorizaçãoFornecimento

Que danos são causados por não se fornecer oxigênio suficiente?

Que danos são causados por excesso de oxigênio?

Nósdependemosdooxigênioparaviveremanterocérebroedemaisórgãosfuncionando.Noentanto,tanto o excesso quanto a deficiência podem ser prejudiciais. Ofetosedesenvolveemumambientecompoucooxigênio,porissoasaturaçãodeoxigêniodobebêaonascerécercade70%,demorandocercade5a10minutosparaatingirvaloresacimade88%.Adeficiênciadeoxigêniopodeocasionarhipoxemiaealterarofuncionamentodealgunsórgãos,principalmentedocérebro,comprometendoodesenvolvimentodobebê.

Ooxigênioéa“droga”maiscomumqueadministramosaosbebêspré-termo.Devemostermuitacautelacomaquantidadedeoxigênioqueadministramos,assimcomocomqualqueroutradroga.Mais não significa melhor.Oexcessodeoxigêniopodecontribuirpara:

•Danopulmonar–Doençapulmonarcrônica•Danonoolho–Retinopatiadaprematuridade•Danointestinal–Enterocolitenecrosante•Danocerebral–Hemorragiaperiventricular

Danos

Oxigênio é como qualquer outra droga. Sua oferta deve ser monitorada, pois a

falta e o excesso são prejudiciais.

Introdução

OxigênioOxigênioDanos AlarmesFornecimento

Naverdade,não sabemos ao certo que níveis de oxigênio são baixos ou altos demais para bebês pré-termos–váriosestudosestãoemandamentoparasetentardefinirafaixaideal.Porenquanto,arecomendaçãoéaseguir:

•Misturadoresdear/oxigênioemonitoresdesaturaçãodeoxigêniosãoequipamentosessenciais.

•Todasascriançasqueestãoemoxigêniosuplementardevemsermonitoradas

•TodasasUTINsdevemterumametadesaturaçãodeoxigênioacordadapararecém-nascidospré-termoquenecessitamdeoxigêniosuplementar.

•EnfocarumafaixaSpO2acimade95%nãoéaceitávele, em crianças respirando oxigênio suplementar, o tempo gasto com valores SpO2 superiores a 95% deve ser minimizado para evitar a retinopatia da prematuridade (ROP).

•EnfocarumafaixaSpO2de85%-89%(ouinferior),nãoéaceitávelporcausadopossívelaumentodemortalidade.

•Arecomendaçãoatualparaoslimitesdesaturaçãoempré-termosemusodeoxigênioéde90-94%.

Como monitorar a quantidade de oxigênio recebida?

Monitorização

É importante evitar distração ao atender o alarme.

Introdução

OxigênioOxigênioDanos AlarmesFornecimento

Como monitorar a quantidade de oxigênio recebida?

Monitorização

É imprescindível checar a oximetria de pulso do bebê

Introdução

•Paracriançasde34-36semanasdeidadepós-menstrualealém,quetêmadoençapulmonarresidual,asmetasdesaturaçãodeoxigêniopodemseraumentadasligeiramente,parareduziroriscodehipertensãopulmonareprogressãodeROP.UmametadeSpO2de93%-95%temsidorecomendada.

•UTINsdevemterlimitesdealarmeacordados,estabelecidos a 1% acima e 1% ou 2% abaixodametaSpO2acordada,quesãouniversalmenteadotadaseutilizadasemcriançaspré-termoquerecebemoxigêniosuplementar.

•Devemestardisponíveisparatodaaequipeprotocoloscomorientaçõesde comoagirfrenteaalarmesdesaturaçãodeoxigêniocomníveisacimaouabaixodorecomendado.

OxigênioOxigênioDanos AlarmesFornecimento

Oxímetrosdevemserusadossempreemrecém-nascidospré-termo.Todobebêemusodeoxigêniodevetersempreaofertadeoxigêniomonitorada.Deveserrealizadorodíziodossensoresuti-lizadosparaomonitoramento,afimdeevitarlesõesdepelenorecém-nascido.

Monitoramento da saturação de oxigênio

Como monitorar a quantidade de oxigênio recebida?

MonitorizaçãoIntrodução

Existemduasmaneirasdemensurarooxigênioofertadoaobebê.Podemosmediratravésdapressãodeoxigênio(pO2)fazendouma “gasometria sanguínea”comamostradeoxigênioarterialouatravésdomonitoramento contínuo dooxigênio.Omonitoramentocontínuopodeserfeito:

•Pelooxigêniotranscutâneo,quemedeapO2atravésdapele(nestecasoametapodeser50-75mmHg).

•Oxímetrodepulso/monitordesaturação,quedáaSpO2.Estemétodosetornouomaiscomumpornãoserinvasivo.

OxigênioOxigênioDanos MonitorizaçãoFornecimento

1. Quandoasaturaçãoalvofor90-94%,oslimitessugeridosparaoalarmesão:

•Limiteinferiorem89%•Limitesuperiorem95%

2.PequenasvariaçõesdeFiO2podemsernecessáriasparaajustarosparâmetrosdesaturaçãodesejados(flutuaçõesextremasdaSpO2sãoarriscadas).Devemosevitarflutuações,poispodemcausarriscosaobebê.3. NassituaçõesforadoparâmetroprevistofaçapequenasalteraçõesnaFiO2de2-5%avaliandoapóscadapasso.4.Nadessaturaçãomantida,verifiqueapresençadecianosecentral,bradicardiaouperfusãodeficienteantesderealizarqualquermodificação.Quedadesaturaçãocombradicardiasãomaissignificativasquedessaturaçãosembradicardia.Semprefiquecomorecém-nascidoatéqueasaturaçãoseestabilizeemumafaixaaceitável.SehouverpoucamelhoraapesardoaumentodaFiO2,chameummédicoparaajudá-lo.5.Emcasodeusosuplementardeoxigênio,níveisaltosdesaturaçãotambémmerecematenção!

Como reagir aos alarmes de oxigênio

Alarmes

NUNCA se deve silenciar o alarme sem regular a saturação de oxigênio

Introdução

Próximo módulo INFECÇÃO