apresentação do powerpointiceweb.org › wp-content › uploads › 2017 › 04 ›...

7
notICEas Boletim Informativo do Instituto das Comunidades Educativas Maio 2016 fevereiro|março 2017 PARA DIVULGAÇÃO E PARTICIPAÇÃO 2.º CONGRESSO DISTRITAL DA ANCIANIA “Ouvir para intervir – Para uma Sociedade de Todas as Idades” 27 DE ABRIL/2017 SETÚBAL 9 h às 16h 30m (Local a confirmar) Pretende-se ouvir os seniores e refletir sobre estratégias para minimizar sentimentos de solidão e promover um envelhecimento de qualidade. Promover, ainda, um debate acerca do envelhecimento na 1ª Pessoa com o sentido de produzir recomendações de melhoria social nesta área. PARTICIPEM, ESPERAMOS POR VÓS! PARA UM MUNDO MELHOR!

Upload: others

Post on 26-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação do PowerPointiceweb.org › wp-content › uploads › 2017 › 04 › notICEas-edição...namorados na Junta de Freguesia de São Sebastião em Setúbal. Esta sessão

notICEasBoletim Informativo do Instituto das Comunidades Educativas

Maio 2016fevereiro|março 2017

PARA DIVULGAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

2.º CONGRESSO DISTRITAL DA ANCIANIA

“Ouvir para intervir – Para uma Sociedade de Todas as Idades”

27 DE ABRIL/2017

SETÚBAL

9 h às 16h 30m

(Local a confirmar)

Pretende-se ouvir os seniores e refletir sobre estratégias para

minimizar sentimentos de solidão e promover um envelhecimento de

qualidade. Promover, ainda, um debate acerca do envelhecimento na 1ª

Pessoa com o sentido de produzir recomendações de melhoria social

nesta área.

PARTICIPEM, ESPERAMOS POR VÓS!

PARA UM MUNDO MELHOR!

Page 2: Apresentação do PowerPointiceweb.org › wp-content › uploads › 2017 › 04 › notICEas-edição...namorados na Junta de Freguesia de São Sebastião em Setúbal. Esta sessão

SESSÃO DE TRABALHO ORIENTADA PELA

ASSOCIAÇÃO ZERO

No passado dia 11 de fevereiro teve lugar, emSetúbal, sessão de trabalho orientada porFrancisco Ferreira da Associação Zero,integrada no desenvolvimento de ação deformação “Educação Ambiental e Cidadania naEscola”, acreditada pelo Centro de Formação“Comunidades Educativas”.

Para além deste grupo de educadores eprofessores, outros se constituíram noutrasregiões (Coimbra, Portalegre e “AlentejoLitoral”). Com dinâmicas e desenvolvimentosdiferenciados, esta ação de formação perseguedeterminados objetivos.

Para além de se insistir num maiorconhecimento sobre as questões ambientais eas práticas desenvolvidas nas escolas e nascomunidades locais, pretende-se promover aconstrução e desenvolvimento de projetos nasescolas que reforcem a natureza transversal daEducação Ambiental, não só por referência àsdiferentes áreas curriculares trabalhadas, mastambém e sobretudo enquanto estratégiaefetivamente promotora de maior consciência

crítica e implicação de todos os cidadãos naconstrução de uma sociedade mais justa,menos desigual e mais sustentável.

Em curso desenvolvem-se várias atividades,em estreita articulação com as práticasprofissionais dos educadores e professores eoutras se preparam. De entre elas refira-se aorganização de “Jornadas Pedagógicas”, nofinal do presente ano letivo, onde certamentehaverá oportunidades de partilha e reflexão amobilizar educadores e professores dediferentes regiões do país.

Nesta sessão de Setúbal, na foto, FranciscoFerreira, argumentava citando texto, que setranscreve: “Cada vez mais é sobre a visão defelicidade individual e coletiva que todostemos de contextualizar a educação e aformação e essa é uma mudança deparadigma e um desafio que temos decomeçar a enfrentar”.

Esta ação de formação é uma “porta deentrada” para um espaço de construção destenovo paradigma e desafio que coletivamentenos propomos assumir. E porque o “caminhose faz…caminhando” e “pelo sonho é quevamos” novas notícias surgirão dando contadestes caminhos e destes sonhos.

Rogério Palma

Page 3: Apresentação do PowerPointiceweb.org › wp-content › uploads › 2017 › 04 › notICEas-edição...namorados na Junta de Freguesia de São Sebastião em Setúbal. Esta sessão

TERTÚLIAS NAS INSTITUIÇÕES DE SETÚBAL

Através do Projeto EnvelheSeres (projetoque integra diversas instituições quetrabalham com pessoas mais velhas), do qualo ICE faz parte e dando continuidade àstertúlias que temos vindo a realizar pelosdiferentes concelhos do Distrito de Setúbalcom pessoas que não estãoinstitucionalizadas, iniciaram-se tambémtertúlias em instituições de Setúbal.

Estas tertúlias têm sido dinamizadas porManuela Correia em parceria com FátimaHenriques (voluntária da Cruz VermelhaPortuguesa) e têm sido momentos muitosignificativos. Ouvem-se as pessoas queestão nos Centros de Dia e em Lares sobre oseu quotidiano e sobre o que desejavam quefosse diferente nas suas vidas. Sobretudo,estas tertúlias têm permitido ouvir naprimeira pessoa como é envelhecerrecorrendo a uma instituição.

Estes momentos permitem-nos refletir sobreas respostas dadas às necessidades daspessoas mais velhas e, ao mesmo tempo,considerar que muito caminho se tem pelafrente, para que as respostascontinuem/sejam adequadas e respeitadorasde cada pessoa individualmente.

Manuela Correia

Temos dado continuidade às Tertúlias nosdiferentes concelhos do distrito de Setúbal coma participação, nalguns casos, das mesmaspessoas que têm acompanhado este processodesde o início e noutros casos com elementosnovos o que tem sido uma mais-valia. AsTertúlias têm ganho outros olhares e sentidospara todos…

Pretende-se, que o resultado destas tertúlias,seja apresentado no próximo congresso arealizar no dia 27 de abril de 2017. Voltámos aidentificar temáticas que preocupam osmaiores e a debatê-las com os mesmos.

Manuela Correia

EM DIREÇÃO AO

2º CONGRESSO DA ANCIANIA

Page 4: Apresentação do PowerPointiceweb.org › wp-content › uploads › 2017 › 04 › notICEas-edição...namorados na Junta de Freguesia de São Sebastião em Setúbal. Esta sessão

DIA DOS NAMORADOS

O ICE dinamizou uma sessão no dia dosnamorados na Junta de Freguesia de SãoSebastião em Setúbal.

Esta sessão teve a particularidade de juntarcrianças de uma escola de Setúbal e pessoas maisvelhas para conversar em torno do NAMORO nosdias de hoje e no passado.

A abertura for feita pelo senhor Presidente daJunta de Freguesia – professor Nuno Costa – e asessão foi moderada por Manuela Correia do ICE.

Destaque-se, que temos vindo a dar passos para arealização de ações intergeracionaispromovendo, assim, uma sociedade maishumanizada, com maior proximidade de afeto econhecimento, entre mais novos e mais velhos…

Manuela Correia

NOTÍCIAS NO JORNAL SETUBALENSE

Page 5: Apresentação do PowerPointiceweb.org › wp-content › uploads › 2017 › 04 › notICEas-edição...namorados na Junta de Freguesia de São Sebastião em Setúbal. Esta sessão

ICE INTEGRA NÚCLEO EXECUTIVO DO CONSELHO LOCAL DE SETÚBAL

A partir do dia 23 de fevereiro de 2017, o ICEintegra o Núcleo Executivo do Conselho Localde Setúbal (CLASS).

É um reconhecimento e um voto de confiançano ICE e é com muito gosto que integraremoseste órgão constituído também pelasseguintes entidades: Associação de SocorrosMútuos Setubalense; Câmara Municipal deSetúbal; Centro Distrital de Segurança Social;Centro Social Paroquial de S. Sebastião; RedeEuropeia Anti Pobreza – Delegação deSetúbal; Sociedade de Estudos e Intervençãoem Engenharia Social.

Esperamos ser contributo para dinamizarSetúbal e apoiar a articulação entre asinstituições promovendo um trabalho emrede em defesa do desenvolvimento local.

TEATRO

Em articulação com o projeto Mãos Dadas(Setúbal) continuamos a dinamizar sessõesde teatro com um grupo de pessoas maisvelhas. Estas sessões continuam a ser“terapêuticas” para os implicados e para alémde um trabalho direcionado para adultos,estamos neste momento em processo deconstrução de uma pela de teatro paracrianças. A promoção da intergeracionalidadeimpera….

BREVES

ASSEMBLEIA DE CRIANÇAS

Em parceria estreita com o Agrupamento deEscolas Luísa Todi, realizou-se mais umaAssembleia de Crianças em torno daCIDADANIA ATIVA e da democraciaparticipativa e do seu modo defuncionamento.

Continuamos a desenvolver ações com osentido de promover a PARTICIPAÇÂO cidadãdesde tenra idade

1.º ENCONTRO DE SUBSCRITORES DO FASE

No dia 26 de março, entre as 14:30 às 18horas, decorreu em Lisboa o 1.º Encontro deSubscritores do FASE (Fórum AmbientalSocial e Económico).

Quem esteve na última Conversa Esquinadajá sabe o que é o FASE. Um grupo comalguma ligação aos Fóruns SociaisPortugueses, que se propõe criarmovimento/reflexão e intervenção nasáreas descritas no nome

É no descentralizar que está o ganho.Vamos a Lisboa sem sair de Coimbra!*

*(O José João e a Zé Tovar participaram nainiciativa a partir da Casa da Esquina, via Skype. )

Page 6: Apresentação do PowerPointiceweb.org › wp-content › uploads › 2017 › 04 › notICEas-edição...namorados na Junta de Freguesia de São Sebastião em Setúbal. Esta sessão

CADERNO ICE N.º 10

EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AÇÃO

LOCAL COMUNITÁRIA

ÍNDICE

• APRESENTAÇÃOFernando Ilídio Ferreira, Germán Vargas Callejas eOrlando FreitasPARTE I - PERSPETIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS• PERSPETIVAS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E

COMUNITÁRIO: DESENVOLVIMENTO ALTERNATIVO EALTERNATIVAS AO DESENVOLVIMENTO

João Caramelo e Fernando Ilídio Ferreira• EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA, SUSTENTABILIDADE

AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:REFERENTES TEÓRICOS, PERSPETIVAS DEINTERVENÇÃO

Paulo Delgado, Luís Rothes e Lídia Mota• VISIONES ACTUALES DE LA ACCIÓN COMUNITARIA

EN LAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE BIENESTAR: RETOSPARA LOS SERVICIOS SOCIALES EN ESPAÑA

Laura Varela Crespo• EDUCAÇÃO, COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:

DESAFIAR AS FRONTEIRAS E APRENDER A ESCUTARO SUL

Júlio Gonçalves dos Santos• CONTRIBUTOS PARA PENSAR A RELAÇÃO ENTRE

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO MUNDORURAL

Fernando Ilídio Ferreira e João Caramelo• “SE NÃO SABE, PORQUE É QUE PERGUNTA?”Irene SantosPARTE II - ESTUDOS, PROJETOS E PROPOSTAS• EL DESARROLLO SOSTENIBLE Y LOCAL EN LAS

COMUNIDADES INDÍGENAS DE LOS ANDES, UNENFOQUE EDUCATIVO Y SOCIAL

Germán Vargas Callejas• COMUNIDADES UNIVERSITARIAS EN TRANSICIÓN. EL

CASO DEL PROGRAMA USC EN TRANSICIÓNLucia Iglesias da Cunha e Miguel Pardellas Santiago• ASSOCIAÇÕES E INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO

LOCAL: O PROJETO “À DESCOBERTA DO MUNDORURAL”

Joana Lúcio, Orlando Freitas e Fernando Ilídio Ferreira• PATRIMONIO, EDUCACIÓN CULTURAL Y

DESARROLLO LOCAL. UN PROYECTOSOCIOCULTURAL EN BUÑO, PUEBLO ALFARERO

Héctor Pose• ESCOLA E INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA:

INTERGERACIONALIDADE, EDUCAÇÃO EDESENVOLVIMENTO SOCIAL LOCAL

Abílio AmiguinhoCOMUNIDADES DE APRENDIZAJE: DE LATRANSFORMACIÓN EDUCATIVA A LATRANSFORMACIÓN SOCIALSandra Girbes Peco y Rosa Valls Carol• PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO EM REDE: UM

ESTUDO SOBRE TRÊS EXPERIÊNCIAS DE REDESSOCIAIS

Daniela Gomes e Ana Paula Marques

DISPONÍVEL!!!

Preço: 12,50€ *

Disponível para venda na Sede do ICE

* Este valor não inclui portes de envio

Page 7: Apresentação do PowerPointiceweb.org › wp-content › uploads › 2017 › 04 › notICEas-edição...namorados na Junta de Freguesia de São Sebastião em Setúbal. Esta sessão

Morada:

Rua do Moinho, nº 1 - R/C - D11, Bairro da Bela Vista,

2910-614 Setúbal

Coordenadas GPS:

38.521673, -8.865575

Link para localização:

http://goo.gl/maps/1ewnR

Tel: 265 783 006

Correio eletrónico:

[email protected]

Website:

http://www.iceweb.org/

O ICE - Instituto das Comunidades Educativas - é umaassociação de âmbito nacional, de utilidade pública semfins lucrativos, com o estatuto de ONGD e sede emSetúbal.

Constituído a 15 de Julho de 1992, é o resultado daconfluência de projetos de intervenção e do envolvimentoe articulação de autarquias, instituições académicas,personalidades ligadas à cultura e educação e diferentesONG's.

Tem como finalidades a organização, gestão, animação eapoio a projetos de intervenção, investigação edesenvolvimento, no âmbito educativo, cultural, social eeconómico.

Ao longo da sua existência tem desenvolvido projetosapoiados por programas de financiamento europeus(GRUNDVIG, SOCRATES, EQUAL, POEFDS) e nacionais(LUTA CONTRA A POBREZA, SER CRIANÇA, SIQE) a maioriados quais como entidade interlocutora/promotora.

As investigações que conduz traduzem-se já numsignificativo número de publicações com contributos nodomínio da formação, da educação, do desenvolvimentolocal e da animação comunitária.

Anima várias redes de parceria onde se acham implicadasautarquias, coletividades, associações, escolas,universidades e serviços públicos. Cerca de 80% do seuvolume de trabalho é assegurado em regime devoluntariado.

Adota como princípios e traços de especificidade:

• Elege, como objeto privilegiado de intervenção, acomunidade local, na perspectiva da sua afirmação edesenvolvimento.

• Estrutura da sociedade civil, o ICE define como principalobjetivo e razão de ser o combate contra a exclusãosocial, promove a cultura educativa e odesenvolvimento integrado local em Portugal -combate a que se associa a solidariedade de princípiocom as problemáticas do desenvolvimento e educaçãodos países de língua oficial portuguesa, bem como ointercâmbio e a articulação com projetos e instituiçõesde desenvolvimento local e educativo da Europa.

• Trabalha a dimensão educativa, enquanto vertente deum desenvolvimento que só pode ser integrado esistémico. E entende como dimensão educativa osníveis de educação formal, não formal e informal,considerados na sua interdependência mas também nasua autonomia relativa.

• Assume o reconhecimento e a recuperação dadiferença que a diversidade implica.

“Dar espaço ao local, tempo à sua afirmação, poder ao seu poder…”

Aos Sócios e Amigos do ICE

APOIAR FINANCEIRAMENTE O

ICE SEM GASTAR UM CÊNTIMO!!!

Basta, para o efeito, aquando dadeclaração de rendimentos IRS,preencher no Anexo H - Quadro 9(Consignação de 0,5% do ImpostoLiquidado) - Campo 901 -indicando oNIPC da nossa associação: 502827564