aprendizagem do elearning

11
Aprendizagem Online

Upload: universidade-aberta

Post on 23-Jan-2017

165 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Aprendizagem Online

IntroduçãoNa modalidade de aprendizagem online, professores e alunos estão normalmente separados fisicamente no espaço e em certos casos no tempo.

Esta modalidade surge e é possível devido ao uso intensivo de tecnologías de informação e comunicação, podendo, ou não possuir momentos presenciais (blended-learning) (Moran, 2009)

Constitui uma metodologia de muito elevada importância pois permite atingir grandes quantidades de alunos de forma eficaz, sem perda nem o risco de diminuir a qualidade decorrente do aumento do número de alunos.

Este curso recorre a tecnologia para transmitir conhecimentos, neste caso na tipologia de um REA (Recurso Educativo Aberto)

Recursos Educativos AbertosEm relação aos REA, a Unesco (2012, p. 1) caracteriza-os como “materiais de ensino, aprendizagem e investigação em quaisquer suportes, digitais ou outros, que se situem no domínio público ou que tenham sido divulgados sob licença aberta que permite acesso, uso, adaptação, e redistribuição gratuitos por terceiros, mediante nenhuma restrição ou poucas restrições.

O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e respeita a autoria da obra”.

Conceitos O ensino a distância iniciou-se há muito e está na génese do ensino online. Os primeiros sistemas foram gradualmente substituídos por sistemas enriquecidos por tecnologia.

Apresentamos alguns conceitos para enquadrar a problemática:

Conceito de Dohmem - Forma de estudo na Educação a Distância - 1967;

Conceito de Peters - Metodologia “ a Educação a Distância é uma forma industrializada de ensinar e aprender” - 1973;

Conceito de Moore - as ações do professor e a comunicação devem ser facilitadas - 1973;

Conceitos (cont.)

Conceito de Holmberg - diversidade das formas de estudo - 1977

Conceito de Keegan - a separação física e a possibilidade de encontros presenciais - 1991

Conceito de Chaves - a separação física e o uso de tecnologías de informação e comunicação são características intrínsecas - 1999

TeoriasHá pelos menos 3 teorias que servem de base à aprendizagem online:

● Behaviorismo - Skinner escreveu extensivamente sobre melhorias de ensino com base na sua análise funcional do comportamento verbal na sua obra "The Technology of Teaching"

● Cognitivismo - Teoria que olha para além de comportamento para explicar como aprendemos, considerando como a memória humana funciona para promover a aprendizagem.

● Construtivismo - O construtivismo aplicado à aprendizagem tem um foco principal em como os alunos constroem o seu próprio significado de novas informações, como interagem com a realidade e com outros alunos que trazem diferentes perspectivas.

O valor da aprendizagem onlineApontamos algumas vantagens do ensino online:

● Reduz o tempo de aprendizagem entre 25% e 60%;● Não há necessidade de apresentação, pausas, intervalos, etc;● Adapta-se ao ritmo de aprendizagem do aluno;● Tem um maior rigor de desenho, principalmente devido ao facto do professor

não estar sempre presente;● Não é necessário viajar;

A internet muda o paradigma

Grandes mudanças na forma de aprender:

● A Sala de Aula deixa de ser o centro da aprendizagem

● A passagem da sala de aula para o espaço virtual pode ser gradual

● O professor transforma-se num facilitador

● Os materiais de estudo podem ser acedidos pela rede e podem ser

constantemente atualizados

● O tempo passa a ser relativo, bem como o tempo necessário de estudo

Combinação de diferentes estratégiasEstratégias de aprendizagem

Colocação

Colaboração

Interação

Informação

Métodos Tecnologia

Aprendizagem baseada na experiência

Aprendizagem colaborativa

Aprendizagem interativa, jogos e simulações

Apoio e Materiais de referência

Tipos de ensino a distânciaSíncrono e assíncrono - A aprendizagem síncrona ocorre em tempo real, com todos os aluino a interagir em simultâneo, enquanto que a aprendizagem assíncrona funciona ao ritmo do próprio aluno e permite que os participantes se envolvam na troca de ideias ou informações sem a dependência do envolvimento dos outros participantes, ao mesmo tempo.

Aprendizagem linear - O aluno aprende ao seu próprio ritmo com recurso a tutoriais multimedia e sem a necessidade de um professor ou tutor.

Aprendizagem colaborativa - aprendizagem baseada no encorajamento dos alunos no sentido de trabalharem em conjunto com colegas e dessa forma aprenderem em conjunto. O aparecimento da Web 2.0 veio potenciar este tipo de aprendizagem, vou veio disponibilizar de uma forma fácil e muitas vezes gratuita. Blogs, microblogs, wikis, redes sociais em geral vieram potenciar a aprendizagem colaborativa.

BibliografiaSkinner, B.F. (1954). "The science of learning and the art of teaching". Harvard Educational Review 24: 86–97.

https://www.youtube.com/watch?v=TrrzTSp60RI acedido em 15 de fevereiro 2016

https://www.youtube.com/watch?v=dilnw_dP3xk acedido em 15 de fevereiro 2016

https://www.youtube.com/watch?v=0YOqgXjynd0 acedido em 15 de fevereiro 2016