apostila segunda avaliação de medicina nuclear

3
Apostila Segunda Avaliação de Medicina Nuclear Sala do Gama Câmara : Local onde está inserido o equipamento que capta as emissões eletromagnéticas (gama) que provém da fonte. Obs.: o gama pode ter uma ou duas cabeças Laboratório quente : Local onde se manipula, fraciona os radiotraçadores e onde ficam acondicionadas as fontes em uso, devidamente blindadas. Oficina de Radium ou Depósito de Rejeito : É onde ficam armazenados todo material proveniente da utilização dos radiotraçadores e que apresentam resíduos radioativos. Esta sala obedece às normas da CNEN e os materiais ficam depositados até que haja decaimento até níveis permitidos. Sala de Espera Quente : Local onde os pacientes aguardam até o momento da realização dos procedimentos cintilográficos após a administração dos radiotraçadores. Sala somente para pacientes. Sala de Comando: É a sala onde estão instalados os computadores, controles e monitores para aquisição das imagens. Sala para Administração de Radiotraçadores : Local onde os pacientes recebem os radiotraçadores através de várias vias de administração. É onde se realiza também a anamnese do paciente. Quarto de Internamento : Onde os paciente ficam internados para terapia em altas doses. Deve ser blindado, não é permitido visitas e de preferência, apenas um paciente por quarto. No caso de dois, as camas devem ser afastadas e deve haver um biombo plumbífero entre eles. Sala de Cardiologia : Realiza a parte do exame de Cintilografia do Miocárdio. Nesta sala temos todos os equipamentos envolvidos em procedimentos Cardiológicos (ECG, Esteira Ergométrica, etc.) Banheiro Privativo : Restrito para o uso do paciente. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO RADIOFÁRMACOS A maioria liofilizado (em pó); A maioria aspirogênico (não causa aumento na temperatura); Estéril (livre de microorganismos); Solução deverá ser homogeneizada; Deve ser acondicionado em baixas temperaturas, entre 2º e 8 º; São de responsabilidade do IPEN; No geral, válidos por 6 meses; Alguns vêm congelados; Após preparado (marcação), deve descansar por alguns minutos para homogeneizar por completo (porém, o tempo de descanso pode variar de produto para produto, além de ser definido pelo médico). São os técnicos que administram os radiotraçadores para os pacientes, tanto para o exame para o tratamento, exceto quando a

Upload: charles-silva-

Post on 19-Nov-2015

5 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Resumo de Medicina Nuclear

TRANSCRIPT

Apostila Segunda Avaliao de Medicina Nuclear

Apostila Segunda Avaliao de Medicina Nuclear Sala do Gama Cmara: Local onde est inserido o equipamento que capta as emisses eletromagnticas (gama) que provm da fonte.

Obs.: o gama pode ter uma ou duas cabeas Laboratrio quente: Local onde se manipula, fraciona os radiotraadores e onde ficam acondicionadas as fontes em uso, devidamente blindadas.

Oficina de Radium ou Depsito de Rejeito: onde ficam armazenados todo material proveniente da utilizao dos radiotraadores e que apresentam resduos radioativos. Esta sala obedece s normas da CNEN e os materiais ficam depositados at que haja decaimento at nveis permitidos.

Sala de Espera Quente: Local onde os pacientes aguardam at o momento da realizao dos procedimentos cintilogrficos aps a administrao dos radiotraadores. Sala somente para pacientes.

Sala de Comando: a sala onde esto instalados os computadores, controles e monitores para aquisio das imagens.

Sala para Administrao de Radiotraadores: Local onde os pacientes recebem os radiotraadores atravs de vrias vias de administrao. onde se realiza tambm a anamnese do paciente. Quarto de Internamento: Onde os paciente ficam internados para terapia em altas doses. Deve ser blindado, no permitido visitas e de preferncia, apenas um paciente por quarto. No caso de dois, as camas devem ser afastadas e deve haver um biombo plumbfero entre eles. Sala de Cardiologia: Realiza a parte do exame de Cintilografia do Miocrdio. Nesta sala temos todos os equipamentos envolvidos em procedimentos Cardiolgicos (ECG, Esteira Ergomtrica, etc.) Banheiro Privativo: Restrito para o uso do paciente.CARACTERSTICAS GERAIS DO RADIOFRMACOS A maioria liofilizado (em p); A maioria aspirognico (no causa aumento na temperatura); Estril (livre de microorganismos);

Soluo dever ser homogeneizada;

Deve ser acondicionado em baixas temperaturas, entre 2 e 8 ;

So de responsabilidade do IPEN;

No geral, vlidos por 6 meses;

Alguns vm congelados;

Aps preparado (marcao), deve descansar por alguns minutos para homogeneizar por completo (porm, o tempo de descanso pode variar de produto para produto, alm de ser definido pelo mdico). So os tcnicos que administram os radiotraadores para os pacientes, tanto para o exame para o tratamento, exceto quando a administrao for por via que exija percia mdica, como por exemplo, a administrao por via tecal (para injeo em pesquisa de linfonodo sentinela).TIREIDEGlndula compostos por dois lobos (D e E) situada na regio ntero-inferior cervical.

Tem uma funo de regular o metabolismo geral corpreo (consumo de energia).Regula se o consumo de energia ser alto, baixo ou normal.

Utiliza o iodo para sintetizar dois hormnios T3 (triiodotironina) T4 (tetraiodotironina ou tiroxina)

O TSH o hormnio regulador da funo da tireide. O TSH produzido pela glndula hipfise (pituitria) situada na sela turca (base do crnio).

Principais patologias

Hipertireoidismo: Aumento da funo da tireide. Pode ser causada pelo aumento da produo do TSH.

Sintomas: Nervosismo, irritabilidade, ressecamento bucal, taquicardia, palpitaes, agressividade, no consegue engordar mantendo-se muito magra. Os olhos podem saltar da caixa ocular.

Hipotireoidismo: Reduo da funo da tireide. A ausncia da glndula pode ser tambm classificada como hipotireoidismo, alm da reduo dos nveis de TSH.Sintomas: Apatia, ausncia de reaes, fala indiscernvel, lentido de raciocnio, mixedema (pele enrugada). Bcio: Aumento bastante visvel da glndula. Doena secundria ao hipertireoidismo sendo causada tambm por uma massa neoplsica que se desenvolveu na glndula.

Cretinismo: Hipotireoidismo diagnosticado no nascimento. Nesses casos, a me tambm acometida pela doena.

QUESTIONRIO1 - Cite 4 caractersticas gerais dos radiofrmacos.2 - Defina o objetivo das seguintes reas encontradas em um setor de M.N. :

a) Oficina de Radium :

b) Sala do Gama Cmara:

c) Laboratrio Quente:

d) Sala de Espera Quente:

e) Sala de Cardiologia:

f) Quarto de Internamento:

3 - Cite 5medidas de Radioproteo que devem ser tomadas em um quarto de internamento para pacientes submetidos a algum tratamento com Radiofrmacos.

4 - Qual a funo da tireide?

5 - Defina e d caractersticas das seguintes patologias:

a) Hipertireoidismo

b) Hipotireoidismo

c) Cretinismo

d) Bcio

6 - Qual o hormnio que regula a funo da tireide? Onde ele produzido?

7 - A tireide utiliza o iodo para sintetizar dois hormnios para auxiliar no processo de regulagem do metabolismo. Quais so esses hormnios?