anuario de design hospitalar saudebest 2012

60
Hospital Santa Catarina - São Paulo - Foto: Jo Capusso Prêmio HospDesign de Luminotécnica 2011 Hospital Santa Catarina Nova iluminação da fachada valoriza as linhas clássicas do edicio Edição Especial da Revista SaúdeBest 2012 Design Hospitalar A busca do ambiente humanizado Fachadas Venladas O porcelanato em sua mais inteligente aplicação Hospital Digital Solução digital por design

Upload: eximia-comunicacao-ltda

Post on 22-Mar-2016

265 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

Anuario voltado para o Design Hospitalar com tematica baseada em cinco eixos principais: 1)EAS-Estabelecimentos Assitencias de Saude; 2)Equipamentos e Produtos Hospitalares; 3)Materiais e soluçoes para o edificio hospitlar; 4)Soluçoes para o Hospital Digital; 5)Empresas de Design e Designers

TRANSCRIPT

Page 1: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

Hos

pita

l San

ta C

atar

ina

- São

Pau

lo -

Foto

: Jo

Capu

sso

Prêmio HospDesign de Luminotécnica 2011

Hospital Santa CatarinaNova iluminação da fachada valoriza as linhas clássicas do edifício

Edição Especial daRevista SaúdeBest 2012

Design HospitalarA busca do ambiente humanizado

FachadasVentiladasO porcelanato em sua mais inteligente aplicação

Hospital DigitalSolução digitalpor design

Page 2: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

Investindo continuamente em pesquisa, a Fanem oferece uma grande linha de produtos, com certificações internacionais de qualidade. Como a unidade neonatal Ampla 2085, que combina a mais avançada tecnologia com recursos até hoje nunca reunidos num só equipamento.

Ampla, um novo conceito, com grandes diferenciais.Mais de 40 itens opcionais, incluindo três modelos de monitor e leito. Pode ser personalizada de acordo com as suas necessidades e possibilidades.Sistema de alimentação à bateria, que permite o deslocamento para diferentes ambientes.

Muito mais recursos e vantagens!

Monitor Color 8.4” Microprocessado com 23 funções e gráfico de linhas de tendência 19 parâmetros.

3 Opções: Elétrico, Manual e Berço.

Kit Transporte com 2 Baterias Recarregáveis e Colchões Térmico e Transparente.

AMPLA_21x28_cm.indd 1 10/10/2011 09:57:48

Page 3: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

Em um mundo polivalente, que evolui de modo sistêmico e busca operar de forma cada vez mais holística, é preciso pensar cada vez mais no conjunto como um todo. Jonathan Ive, o Designer Chefe da Apple explica: “O design não é um jogo de aparências. É uma função da utilidade”. Se a utilidade aqui é o Hospital, e sendo o domínio da função o conjunto

de insumos que o compõe, cabe ao Design Hospitalar reunir todos os elementos que integram um projeto, assim como deve abrigar com disciplina e lógica as expectativas nele depositadas.

O conceito de “Design Total”, que permeia todo o moderno conceito de Design, se deve a Stuart Pugh. Sua visão macro se aplica perfeitamente na concepção e desenho de um Hospital no estado da arte. A definição de Pugh, que era engenheiro e originalmente focava produtos tangíveis, pode perfeitamente ser adaptada ao Design na área Hospitalar. O Design Hospitalar seria, segundo esse enfoque, a “atividade sistemática necessária para a identificação das necessidades do paciente e para o desenho das ações visando seu atendimento integral de maneira humanizada, sob condições ambientais de conforto e em conformidade com as melhores práticas médicas e sua conversão bem sucedida em um produto competitivo – uma atividade que engloba o produto, os serviços, os processos, as pessoas e a organização.”

Além de debater o Design Hospitalar, esta segunda edição do Anuário de Design Hospitalar SaúdeBest também abrange o alinhamento do Design com os conceitos do Hospital Digital. O Médico e Arquiteto Domingos Fiorentini explica que o Hospital só aproveita todo o potencial da tecnologia digital se desenhado em conformidade com suas premissas. Ou seja, o Hospital se torna Digital por Design.

O tema é fascinante e nunca o futuro do Hospital se apresentou tão promissor. O desafio que se coloca para todos os que atuam na área é converter estas promessas em realidade. Nossa expectativa é a de que possamos contribuir de algum modo na construção desse amanhã.

Celso SkrabeEDITOr

O futuro está no Design

O Anuário Hospital Best é uma publicação da:

Exímia Comunicação Ltda.Rua Cardoso de Almeida, 60 - cj. 41

05013-000 - São Paulo-SPT: (11) 3872-2190 - F: (11) 3872-2523

Os conceitos emitidos nos artigos assinados

são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião da revista.A reprodução dos artigos é permitida desde que

citada a fonte.

EditorCelso Skrabe

[email protected]

Jornalista ResponsávelSusana Batimarchi

MTB - 16.022

RepórterCarlos Eduardo de Castro Junior

[email protected]

DiagramaçãoFlavio Della Torre

[email protected]

RepresentantesCarlos Lescovar

Claudio Pallombo

Administração e FinançasNeide Fernandes

PesquisaMaria Lúcia de O. Neves Skrabe

ConteúdoLuiz Eduardo Fernandes

Web SiteVictor Skrabe

renato rodrigues

ImpressãoEditora referência

Flavio Della Torre

3www.hospdesign.com.br

Editorial

Page 4: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

4 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Design Hospitalar

Desde os tempos mais remotos o ser humano preza pelo conforto e bem estar, havendo uma busca incessante para obter estes aspectos na forma de uma melhor solução. Mas a melhor solução nunca será encontrada. A utopia do

melhor persegue arquitetos, engenheiros e pensadores há séculos. Sempre que algo considerado melhor é criado outro melhor surge em seguida, definindo um novo patamar de qualidade, de aceitação, de uso e de conforto.

É neste ambiente que o designer busca a utopia do melhor, desenvolvendo novos produtos, novos am-bientes, novas integrações, seja entre todos os equi-pamentos em um ambiente clínico, ou na combinação dos dados do paciente e de seu histórico, de modo a transparecer a menor impessoalidade e transtorno quanto possível, já que neste período delicado o pa-ciente se encontra fora do conforto do seu lar - às ve-zes lutando pela vida.

Na busca pela utopia do melhor, o designer lança mão de várias ferramentas a fim de tornar cada vez mais amigável as diversas interrelações existentes en-tre os principais atores do processo: o paciente, a equi-pe médico-hospitalar, o ambiente e todos os equipa-mentos envolvidos.

Taking Care...ou Design Care

Marcos RochaDiretor de Design da Design Connection.Foi gerente da Philips do Brasil durante 15 anos e presidente fundador da ADP (Asso-ciação de Designers de Produto).

Mauricio FinottiDiretor de Engenharia da Design Connection.Graduado na USP e pós graduado em Desenvolvimento de Produto e MBA em gestão empresarial. Mais de 15 anos de experiencia em projetos de eletro-eletrônicos e equipamentos industriais,bens de consumo duraveis e projetos voltados a sustentabilidade.

Page 5: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

5www.hospdesign.com.br

Neste momento cabe uma breve explicação lingüística. Entende-se por Design a atividade que se inicia na estratégia de criação/desenvolvimen-to, estendendo-se até a implantação e funciona-mento de um produto ou ambiente. Este conceito seria a tradução mais correta da palavra design da língua inglesa. Popularmente, no Brasil, entende--se que design refere-se à algo bonito, de visual agradável, sendo o termo inglês “aesthetic” mais aplicado a este contexto. Desta forma, o design

tratado aqui engloba todo o processo de desen-volvimento de uma solução, e se utiliza de várias metodologias, filosofias e modelos para atingir seus propósitos.

Das várias correntes metodológicas, a que vem se mostrando vencedora para tentar gerir este emaranhado de relações é o Design Thinking, que tem se apresentado como a mais eficaz. Este mo-delo define que, para se iniciar qualquer atividade de desenvolvimento, três alicerces precisam estar muito bem construídos:

• Pessoa: definido como ponto de partida do processo, não diz respeito somente ao usuário, mas a todo ser humano que tem algum contato com o produto a ser desenvolvido, o ambiente a ser criado ou o modelo de negócio a ser viabiliza-do. No caso da saúde, um dos envolvidos é o mé-dico, que passará grande parte do seu tempo ope-rando um equipamento, às vezes com riscos a sua saúde (caso de aparelhos Raios-X), diagnostican-do um paciente, ou realizando uma micro-cirurgia neural. Outro envolvido é o próprio paciente, que está em um momento de fragilidade, precisan-do não somente de conforto físico, mas também de conforto emocional. Para ele, são necessários

Equipamento oftalmológico de cirurgia a laser, projetado para

proporcionar maior conforto para o médico e para o paciente

durante o tratamento, através de sua facilidade de uso, precisão, ergonomia e interface intuitiva.

Page 6: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

6 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Design Hospitalar

ambientes mais humanizados, onde o diagnóstico não seja simplesmente resultado de um sistema, mas sim da atividade humana que lhe estende a mão; onde procedimentos invasivos não lhe apa-rentem traumáticos e assustadores, e o conforto deva ser tão considerado quanto a efetividade do procedimento médico. Além do médico e paciente citados, devem ser levados em consideração neste processo o auxiliar, o enfermeiro, o recepcionista, a família do paciente, enfim, todos aqueles que in-teragem com o ambiente e com o equipamento a ser criado/desenvolvido.

• Tecnologia: tão importante quanto o ser hu-mano, a tecnologia é fundamental ao processo. Qual seria o futuro de um diagnóstico por res-sonância magnética, se não fosse aplicado o que existe de mais avançado em eletromagnetismo? Ou ainda, se não fosse explorada a possibilidade de se utilizar bancos de dados mundiais, que per-mitem comparar um resultado obtido no interior do Brasil com o resultado de um mesmo procedi-mento realizado no deserto da Austrália? A tec-nologia é um viabilizador de processos, produtos e soluções, e deve ser explorada ao máximo para tal. Deve-se especular não somente o disponível na área em que se está trabalhando, e sim estimu-lar a migração de soluções tecnológicas entre os mais diversos segmentos, buscando-se alternati-vas eficazes em cada especialidade.

• Negócio: tem como função principal garan-tir que a operação seja economicamente viável e sustentável, tendo foco na manutenção de to-

dos os envolvidos direta e indiretamente no fun-cionamento da operação, por meio da gestão de recursos de forma correta, dinâmica, e alinhada com a estratégia de todo o processo. Uma estra-tégia bem definida e focada minimiza as chances de não-efetividade de um projeto, por permitir a alocação de recursos de forma planejada, conhe-cida e controlada. Isto gera mais recursos, e fecha o ciclo econômico envolvido na operação.

O ponto comum entre as três entidades (Pes-soa, Tecnologia e Negócio), define o resultado do processo. A “Experiência Positiva”, que nada mais é do que o produto, ambiente ou conjunto de produtos+ambientes, que atendem por completo os requisitos das três entidades acima.

O modelo Design Thinking, quando correta-mente utilizado, fornece resultados muito efica-zes na geração de soluções adequadas, como por

Processos bem definidos, garantindo sucesso do produto.

Aparelho de anestesia

CONCEITUAÇÃO IDEALIZAÇÃO VALIDAÇÃO IMPLANTAÇÃOMATERIALIZAÇÃO

Page 7: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

7www.hospdesign.com.br

exemplo:• Home Care: a possibilidade

de utilização de recursos da tec-nologia de tráfego de dados para monitorar pacientes à distância e em tempo real (ECG, Pressão, etc...), otimizando a utilização de leitos em hospitais e, conse-quentemente, aumentando a capacidade de atendimento.

• Cadastro de pacientes em “cloud”: tecnologia em que os dados não ficam centralizados em um único banco de dados, mas em uma rede de computa-dores ligados e com acesso si-multâneo e on-line de qualquer parte do mundo – possibilitando o envio de arquivos de imagens (por exemplo, de uma endosco-pia digestiva), a criação de um histórico do paciente, eliminan-do desta forma tratamentos em duplicidade, retornos desneces-sários e otimizando a jornada do profissional e a um custo de informação armazenada muito

menor do que o custo atual em supercomputadores centralizan-do banco de dados.

• Utilização de luz: através de tecnologias de controle de luz (cor/comprimento de onda) é possível a aplicação de trata-mentos de cromoterapia para tranquilizar os pacientes no pós-operatório; e ainda permi-te o desenvolvimento de equi-pamentos para tratamento de doenças utilizando-se drogas fotoreativas, que entram em funcionamento somente quan-do estimuladas por um compri-mento de luz definido, evitando a absorção excessiva de medica-mentos.

• Humanização de equipa-mentos e ambientes: Tornam o diagnóstico menos mecanizado - por exemplo, ao se eliminar a sensação de claustrofobia de uma ressonância com a utiliza-ção de cores, formas e ilumina-ção adequada no equipamento.

Estes são breves exemplos da contribuição do Design, em seu sentido mais amplo, no ambien-te hospitalar e no trato com o paciente e com o médico, dois atores na história de inovação contínua do ser humano, englo-bando o cuidado com paciente (take care), mas também com todos os envolvidos e o ambien-te a sua volta (design care).

Retinógrafo para diagnóstico oftalmológico: design fundamentado

no bem estar do usuário.

Page 8: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

Rua Borges Lagoa, 1450 - Vila Clementino - São Paulo - SP

PABX: (11) 5080-4000

Todo CuidAdo que VoCê PReCiSA em um Só LugAR. www.hospitaledmundovasconcelos.com.br

entre a Avenida 23 de maio, o Parque do ibirapuera e o Aeroporto de Congonhas, existe um complexo hospitalar pronto para cuidar de você. Com profissionais altamente capacitados e moderna infraestrutura, o Complexo Hospitalar edmundo Vasconcelos se destaca no setor da saúde por oferecer o que São Paulo mais valoriza: qualidade, eficiência, bem-estar, boa localização e tudo que você precisa em um só lugar.

• Hotelaria hospitalar premium • Pronto-socorro 24 horas • Mais de 50 especialidades médicas • Centro de diagnósticos de última geração • Laboratório de análises clínicas e anatomia patológica • Hemodiálise e quimioterapia • Um dos mais modernos centros cirúrgicos do Brasil • Hospital Dia • Completa infraestrutura de serviços: restaurante, coffee shop, Banco Dia e Noite, amplo estacionamento e heliponto • Máxima tecnologia e inovação em gestão, sistemas e equipamentos • Atendimento aos principais convênios do país.

Responsável técnico: Dr. Antoninho Sanfins Arnoni - CRM: 16.071

BYS

ide

Resp

onsá

vel t

écni

co: D

r. An

toni

nho

Sanfi

ns A

rnon

i - C

RM: 1

6.07

1

Surpreenda-se: você passa tantas vezes por aqui e talvez nem saiba que está diante de um dos mais completos hospitais da cidade.

anuncio_chev2010_dupla.indd 1 14.10.11 17:27:24

Page 9: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

Rua Borges Lagoa, 1450 - Vila Clementino - São Paulo - SP

PABX: (11) 5080-4000

Todo CuidAdo que VoCê PReCiSA em um Só LugAR. www.hospitaledmundovasconcelos.com.br

entre a Avenida 23 de maio, o Parque do ibirapuera e o Aeroporto de Congonhas, existe um complexo hospitalar pronto para cuidar de você. Com profissionais altamente capacitados e moderna infraestrutura, o Complexo Hospitalar edmundo Vasconcelos se destaca no setor da saúde por oferecer o que São Paulo mais valoriza: qualidade, eficiência, bem-estar, boa localização e tudo que você precisa em um só lugar.

• Hotelaria hospitalar premium • Pronto-socorro 24 horas • Mais de 50 especialidades médicas • Centro de diagnósticos de última geração • Laboratório de análises clínicas e anatomia patológica • Hemodiálise e quimioterapia • Um dos mais modernos centros cirúrgicos do Brasil • Hospital Dia • Completa infraestrutura de serviços: restaurante, coffee shop, Banco Dia e Noite, amplo estacionamento e heliponto • Máxima tecnologia e inovação em gestão, sistemas e equipamentos • Atendimento aos principais convênios do país.

Responsável técnico: Dr. Antoninho Sanfins Arnoni - CRM: 16.071

BYS

ide

Resp

onsá

vel t

écni

co: D

r. An

toni

nho

Sanfi

ns A

rnon

i - C

RM: 1

6.07

1

Surpreenda-se: você passa tantas vezes por aqui e talvez nem saiba que está diante de um dos mais completos hospitais da cidade.

anuncio_chev2010_dupla.indd 1 14.10.11 17:27:24

Page 10: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

10 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Hospital Digital

F inalmente a metamorfose digital veio romper a crisálida analógica que mantinha o hospital cativo e dar-lhe a liberdade das asas digitais para voar na tecnologia que está transformando o mundo.

Durante as últimas décadas tudo mudou no planeta. Em todas as frentes e atividades vivemos uma era de transição. O

mundo dos espaços loteados dá lugar ao mundo da informação instantâ-nea. No antigo paradigma sabíamos onde as coisas estavam porque elas tinham um lugar demarcado. Hoje sabemos onde as coisas estão porque a rastreabilidade permite que estejam em todos os lugares. E o hospital, que reúne um infinito número de coisas, recursos e eventos, está sendo profundamente tocado pelas possibilidades que a era digital abre à sua frente. Como seria de esperar, o processo de mudança não deixa de ter sobressaltos e, embora a revolução digital já mostre a que veio e esteja claro que ela é irreversível, alguns recônditos do mundo hospitalar ain-da resistem à mudança. A maioria das resistências, entretanto, parecem explicadas mais pela dificuldade de entender o que muda do que por simples apego ao passado. Como explica o médico e arquiteto hospitalar Domingos Fiorentini, no meio hospitalar ainda existe uma forte inércia para a cultura digital e o “raciocínio analógico“ continua prevalecente.

Desde Heráclito sabemos que nada é permanente, exceto a mudança, mas o hospital parecia imune a essa revolução que transforma o mundo.

Milênios atrás nossos antepassados achavam que a doença era um castigo dos deuses. Avançamos um tanto e descobrimos, aliviados, que as doenças não vêm do Olimpo, mas tem causas naturais. Algum tempo de-pois aprendemos outra coisa muito útil e que está contida no princípio latino “cessante causa, cessat effectus”, ou seja, eliminada a causa desaparecem os efeitos. Essa descoberta foi um ponto de inflexão na história da ciência mé-

O Hospital Digital por

DesignA mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente certamente vão perder o futuro.

John Fitzgerald Kennedy“ ”

Page 11: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

11www.hospdesign.com.br

Page 12: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

12 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Hospital Digital

dica. A partir daí, curar passou a ser um ofício que tem por fim atuar sobre as causas com a finalidade de eliminar os efeitos e, desta forma, repor a saúde no seu curso.

Mas, como já escrevia William Shakespeare, existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia. É frustrante sa-ber que, mesmo com todos os avanços, a medicina ainda não alcan-çou a vitória definitiva sobre todas doenças. Muito mais desalenta-dor, porém, é verificar que muitas doenças não são curadas, e muitas vidas deixam de ser salvas, não por limitações da medicina mas por insuficiências materiais e questões ligadas a sua ministração e prática.

O hospital, instituição que surgiu no século XVI, tinha, em sua ori-gem, pouco a oferecer além de conforto espiritual e algum conforto material. Hoje, cinco séculos passados, vivemos um contexto tecnoló-gico inteiramente diferente e nele o hospital se converteu no principal centro provedor dos meios e recursos para o combate às doenças e suas causas.

Pela nobreza de sua missão e pela responsabilidade com que se coloca diante da coletividade, o hospital precisa oferecer sempre a medicina no melhor estado da arte. O hospital cuida da vida e, por-tanto, nada menos do que isto será eticamente defensável. O que a sociedade espera, em contrapartida, é que o hospital busque a exce-lência como uma obsessão.

Segundo Peter Drucker, o hospital é o mais complexo tipo de empreendimento que o homem se propõe a administrar. A com-plexidade decorre da imensa diversidade dos fatores e recursos que devem ser combinados e orquestrados para conduzir uma operação bem sucedida. Além disso, o hospital trata pessoas e não obstante as rotinas técnicas, protocolos e congêneres, cada paciente e cada atendimento é único. Enfim, para tornar tudo ain-da mais complicado, é só lembrar que, parafraseando Henry Ford, cada doença vem com uma cabeça junto.

No Hospital tradicional a solução para organizar as atividades sempre seguiu o que hoje entendemos como modelo analógico. Prevalecia a crença de que organizar era fragmentar. Sua lógica acre-ditava na descentralização e na especialização dos espaços. Dada a limitação dos meios de comunicação e de mobilidade, parecia ser de bom senso aproximar os recursos do ponto de utilização. O professor Domingos Fiorentini, um dos criadores do IPH- Instituto de Pesquisas Hospitalares e um autêntico homem da renascença dedicado a pen-sar o hospital brasileiro, lembra que, quarenta anos atrás, dava aulas perguntando aos seus alunos: “O que colocar mais perto da unida-de de internação: a cozinha ou a farmácia hospitalar?“ Na sequência explicava que devia ser a farmácia. Isso porque, enquanto a cozinha mandava alimentos quatro vezes por dia, a farmácia precisava man-dar medicamentos o tempo inteiro. E o arquiteto completa explican-do que, como fruto dessa matriz de pensamento, a típica organização hospitalar tendia a ser posto-cêntrica.

Todavia a descentralização é um remédio com muitos efeitos co-laterais. Exibe uma racionalidade aparente, mas, como tantas vezes

acontece, as aparências enganam. Como explica Fiorentini, no hospi-tal posto-cêntrico o posto de enfermagem acaba ficando com contro-le efetivo de toda a unidade de internação. Da mesma forma, pelos gargalos que esse tipo de organização cria, o centro cirúrgico não tem sossego e vive às turras com a farmácia satélite, o circulante no corre-dor, o depósito de arsenal e com tudo o mais.

Uma configuração analógica fica emaranhada nos escaninhos e cria um aparato burocrático insano, do tipo que se converte em uma armadilha para seus gestores. A prática mostra que é virtualmente impossível fazer funcionar, com um mínimo de eficiência, um com-boio de unidades autônomas espalhadas pelo campus hospitalar. Cada uma ouve outro tambor e marcha em passo diferente. Como agravante, a descentralização, além de extremamente onerosa e dis-funcional, tende a produzir mini-feudos, disputas de poder e constan-te atrito operacional.

Sem dúvida, a lógica analógica fazia sentido no tempo em que o único instrumento de mobilidade era a prancheta. Por muito tempo parecia preferível conviver com os problemas da descentralização do que enfrentar a paralisia de um leviatã centralizado. Na era digital, entretanto, o hospital que insiste em permanecer analógico é um anacronismo.

Na análise da transição para o modelo digital também se deve levar em conta a função social do Hospital. Como a instituição existe para atender a população e seu desempenho vem sofrendo críticas constantes, não dá para aceitar mais um modelo que é fonte crôni-ca de problemas. No setor público, assim como em muitos hospitais

Domingos Fiorentini - médico e arquiteto, soma mais de 600 projetos

em arquitetura hospitalar

Page 13: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

13www.hospdesign.com.br

privados, a crise sem fim dos Pronto Socorros exemplifica bem a ca-ducidade do modelo analógico. Domingos Fiorentini, que estudou o fenômeno a partir de sua dupla experiência como médico e arquiteto, é contundente: a fragmentação exagerada das atividades do Pronto Socorro faz dele um “Espera Socorro”.

Fiorentini complementa explicando que, no Pronto Socorro do hospital tradicional, costumam ser delimitadas áreas para recep-ção, registro, triagem, consulta, sala de inalação, sala de medica-ção, sala de coleta, sala de curativo, sala de observação e outras mais. O paciente é deslocado para cada uma dessas atividades e, em cada uma, precisa enfrentar outra fila de espera. O efeito san-fona que se estabelece em cadeia acaba por produzir salas abarro-tadas, aglomerações angustiantes e uma confusão que, frequen-temente, desemboca no caos. O script é conhecido. Diante das cobranças da sociedade, e na tentativa de resolver o problema, a abordagem tradicional faz como faziam os médicos medievais: au-menta a sangria. O que só costuma piorar as coisas. Quando a de-manda cresce e o caos se mostra insustentável, a solução simplista prescreve dividir e fatiar ainda mais. O efeito de mais comparti-mentação é mais salas de espera, mais filas e, simplesmente, mais caos. Para o arquiteto, a compartimentação desenfreada pode ser apontada como a maior responsável pelas cenas de desamparo que a televisão frequentemente mostra em muitos hospitais.

SoluçõeS DigitaiS gerinDo a comPlexiDaDe.Pela natureza de sua atividade, um hospital funciona com base em

processos e em equipes multidisciplinares. Portanto dados e infor-mações são a seiva vital da atividade hospitalar. Para coordenar as atividades de atendimento, dados e informações fluem em todas as direções, circulando tanto internamente como interagindo com o am-biente externo.

A tecnologia digital é um meio para organizar o mundo real crian-do um mundo virtual paralelo. O mundo virtual é mais fácil de enten-der e organizar. Permite simulações e análises. Facilita a gestão, a alo-cação dos recursos e o controle. Torna a comunicação mais simples e instantânea. Em suma, ao estabelecer uma íntima conexão com o mundo real, permite que este funcione melhor.

Como se pode ver, adotar a tecnologia digital não é colocar um computador para fazer o que antes era feito manualmente ou na máquina de escrever. O autêntico Hospital Digital, como esclarece Fiorentini, é um modelo completamente novo de hos-pital. É uma instituição redesenhada e reconfigurada para o mo-delo de operação digital, o que implica em incorporar mudanças conceituais na arquitetura, no projeto das instalações e na lógica operacional do hospital.

A conclusão é a de que o Hospital Digital, na medida que vê a operação pela ótica da virtualização dos espaços, mobilidade dos re-cursos materiais e humanos e sua alocação inteligente, monitorando as operações e gerenciando informações em tempo real, só será efe-tivamente digital se for desenhado para ser digital e contar com os sistemas correspondentes. O que significa dizer que o Hospital Digital só será Digital por Design.

Page 14: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

14 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Humanização por Design

D e outubro de 2011 a junho de 2012 se celebra o “Momento Itália-Brasil”, período em que se comemora a vin-da e chegada dos imigrantes no país. Data especial também para os ca-

milianos, que têm como protetor São Cami-lo de Lellis, da região de Abruzzo, na Itália. Precursor no atendimento humanizado aos doentes e levado pela bandeira “Mais coração nas mãos, irmãos”, São Camilo deixou ensina-mentos que são praticados até hoje pelos pro-fissionais dos hospitais que, orgulhosamente, têm seu nome.

É neste sentido que a Rede de Hospitais São Ca-milo de São Paulo, representada pelas Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga, não poupa esforços e investe, a cada dia, em instalações adequadas, equipamentos de ponta e profissionais qualifica-dos e continuamente treinados, sem esquecer de um importante diferencial: a humanização.

Quando se fala em humanização, vem à tona os

Acolher bem para atender sempre

Ambiência e atendimento humanizado: dois diferenciais

dos Hospitais São Camilo de São Paulo na atração de

pacientes.

Page 15: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

15www.hospdesign.com.br

conceitos relacionados às pessoas, ao calor hu-mano, à prestação de serviços, ao atendimento e à empatia, tão necessária nas relações interpes-soais. No entanto, são muitos os itens que com-põem este significado. E, em um hospital, a huma-nização pode ser observada na preocupação dos gestores com a ambiência, que define o equilíbrio e a sintonia entre a estrutura, o acabamento das instalações, a decoração, o acolhimento e a hospi-talidade oferecidos pela equipe da Instituição.

Oferecer assistência multiprofissional e transdisci-plinar de ponta e constante foco na segurança do paciente são preocupações diárias dos Hospitais São Camilo de São Paulo, todos reconhecidos por certificados de Acreditação com Excelência, se-gundo parâmetros nacionais e internacionais.

Competência técnica, aperfeiçoamento científico, estrutura física adequada e harmoniosa, cultura organizacional humanizada e dedicada ao acolhi-mento, focada na segurança do paciente. É assim que a rede São Camilo presta seus serviços.

Ambiente acolhedor

Há alguns anos atrás, quando as pessoas procura-vam por um hospital, tudo o que exigiam era que ele fosse bem higienizado. A atenção dispensada ao ambiente era mínima: o acabamento era feito em tons de cinza, tornando as instalações “frias”.

Atualmente, a realidade é distinta. Os hospitais incorporaram, em seu dia-a-dia, o conceito de hospitalidade, muito conhecido na área hoteleira, como diferencial em relação ao ambiente. A rea-ção dos pacientes foi imediata e muito positiva, inclusive em relação à sua própria saúde. Pesqui-sas apontaram que um ambiente acolhedor, com estímulos positivos de cores, sons, luz poderia contribuir na recuperação da saúde.

Portanto, oferecer uma atmosfera menos estres-sante e que proporciona conforto e bem-estar é uma forma de humanizar o atendimento. Plane-jar a estrutura física, pensando na iluminação, co-res, plantas adequados a cada ambiente, permite

Page 16: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

16 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Humanização por Design

que tanto o paciente quanto seu acompanhante perceba o cuidado e a estima dispensados pela Instituição na hora de projetar e decorar aquele espaço. Sem esquecer que todas as medidas estão alinhadas com as recomendações do setor de con-trole de infecção hospitalar e segurança do traba-lho, contribuindo para os aspectos funcionais do local.

Um quadro bem escolhido, uma cor que transmita paz pode levar ao usuário sensação de acolhimen-to. Porém, na humanização, o foco não deve ser “no cliente” e sim “do cliente”. É por este motivo que os Hospitais São Camilo de São Paulo preco-

nizam uma aproximação com as expectativas dos seus clientes, visando buscar sua percepção, e o que fará a diferença sob o seu ponto de vista.

ações de Humanização

As Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga, conso-ante aos conceitos de humanização, oferecem aos pacientes tanto espaços especializados, como ati-vidades a quem está internado, além de iniciativas diferenciadas e individualizadas a cada usuário. Faz parte da missão dos três Hospitais prestar as-sistência humanizada e valorizar cada indivíduo e suas peculiaridades.

Page 17: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

17www.hospdesign.com.br

A Instituição, acima de tudo, preocupa-se em trei-nar seus funcionários em relação a esse aspecto cultural, bem como lhes proporcionar condições de trabalho e benefícios que os estimulem en-quanto profissionais a “vestir a camisa” da huma-nização.

Nesse sentido, oferece diversas ações aos usuá-rios. Entre as principais, é possível destacar: co-memoração do aniversário dos pacientes interna-dos, voluntários contadores de histórias, projeto mãe canguru, opções diversas de cardápio, apoio espiritual à família e aos acompanhantes, amplo horário de visitas, além de brinquedotecas e sala

de atividades para pacientes e acompanhantes adultos.

rede de Hospitais São camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é for-mada por três Unidades localizadas nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, com capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade. As três Unidades contam, ao todo, com 645 leitos e um quadro clínico de aproxi-madamente 6 mil médicos altamente capacitados, que prestam atendimento humanizado e com qua-lidade a mais de 3 milhões de pacientes por ano.

Page 18: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

18 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Design Sustentável

A sustentabilidade é um dos pilares do Design contemporâneo. Maneiras alternativas de se organizar o hospital e buscar a susten-tabilidade de modo consistente, em dife-rentes níveis, vêm sendo desenvolvidas em

todo o mundo e no Brasil contam com a liderança da Pró-Saúde.

A saúde, o ambiente e a sustentabilidade formam o eixo da Gestão Hospitalar Biocêntrica.

A sustentabilidade define, para a sociedade huma-na, a capacidade de perdurar, de manter a qualidade de vida e de conservar o meio ambiente. Sob a ótica da ecologia, a sustentabilidade significa manter os ecos-sistemas saudáveis e administrar os recursos naturais de modo responsável, uma condição necessária para assegurar a sobrevivência do homem, dos ecossiste-mas e da vida no planeta.

Para o Hospital, a mais complexa das organizações concebidas pelo engenho humano, a questão ambien-tal é da maior importância. Pela natureza de sua ativi-dade e por lidarem cotidianamente com riscos como a contaminação, poluição e infecção por micro-organis-mo, os hospitais têm um elevado potencial de agressi-vidade para o meio ambiente. Reconhecer a existência desse potencial e ter o cuidado de prevenir os riscos e efeitos que são de sua responsabilidade não apenas eleva o hospital ao status de organização “cidadã”, como o protege de problemas legais relacionados com a legislação ambiental.

Para começar, o artigo 225 da Constituição Federal

é de clareza meridiana: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso co-mum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Em complemento, a Lei 7.347, de 21/07/1985 dis-ciplina a Ação Civil Pública de Responsabilidade por Danos Causados ao Meio Ambiente. Assim, evitar aci-dentes é sempre melhor do que remediar.

Sob qualquer ângulo que se observe, os Hospitais são unidades organizacionais extremamente comple-xas. Em sua grande maioria os edifícios hospitalares estão situados em meio ao intrincado urbano, o que os coloca frente à Politica Urbana e os submete à le-gislação que dá ordenamento ao desenvolvimento das funções sociais da cidade, com o propósito enunciado de garantir o bem-estar social de seus habitantes.

No caso particular de São Paulo, a Lei Orgânica do Município (1990) no que se refere à Política Urbana es-tabelece, conforme reza seu Artigo 148,: “...ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, propiciar a realização da função social da propriedade e garantir o bem-estar de seus habitantes, procurando assegurar:

II -o acesso de todos os seus cidadãos às condições adequadas de moradia, transporte público, saneamen-to básico, infraestrutura viária, saúde, educação, cul-tura, esporte e lazer e às oportunidades econômicas existentes no Município;

Gestão Biocêntrica: a Sustentabilidade e a

Administração Hospitalar do século XXI.

Page 19: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

19www.hospdesign.com.br

Page 20: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

20 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Design Sustentável

IV -a preservação, a proteção e a recuperação do meio ambiente.”

Mais adiante, no Artigo 182, a mesma Lei Orgânica de São Paulo estabelece sobre o Meio Ambiente: “O Município coibirá qualquer tipo de atividade que im-plique em degradação ambiental e quaisquer outros prejuízos globais à vida, à qualidade de vida e ao meio ambiente.”

Mas a legislação não é o mais importante motivo para uma gestão sustentável. O motivo maior é que a sociedade vem demandando cada vez mais um com-portamento responsável. E o que a sociedade cobra implica em traduzir a sustentabilidade em ações práti-cas. Esse o caminho para produzir mudanças e promo-ver o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

uma forma sustentável de pensar. uma forma res-ponsável de agir,

Os hospitais se apresentam como unidades opera-cionais integradas. Suas diferentes atividades intera-gem entre si e devem operar como um todo holístico,

porém mantendo sempre o paciente no centro do pro-cesso. O ambiente hospitalar é um complexo universo de eventos concomitantes, sobrepostos e simultâne-os. Cada atendimento responde por uma vida. Cada procedimento deve obedecer a um plano terapêutico adequado e realizado de forma correta e competente. Cada tratamento reúne procedimentos que se desdo-bram para formar um processo, o qual deve ser acom-panhado de forma contínua. Como em uma gigantesca orquestra que tem a missão de executar uma sinfonia sem pausas, o nível da performance depende da quali-dade da composição, da condução do maestro, da exa-tidão das partituras, da qualidade e afinação dos ins-trumentos e do desempenho de cada um dos naipes e intérpretes. Sem esquecer que a limpidez dos arranjos e a boa sonoridade dependem de fatores paralelos como da escolha de materiais que revestem o ambien-te e da boa acústica ditada pelas formas e contornos.

Em um hospital, esses fatores paralelos ditam a ex-celência da instituição e fazem sobressair suas virtudes

Page 21: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

21www.hospdesign.com.br

para a comunidade e para o meio social a que servem. Portanto, a forma sustentável de pensar deve ditar a responsabilidade do agir, que deve se caracterizar pela integridade e transparência.

Tendo por base essa visão contemporânea da ges-tão da saúde, a Pró-Saúde remodelou seus serviços de Gestão para torná-los “Biocêntricos”. O conceito incor-pora a humanização do atendimento e a busca de me-lhor resolubilidade, enquanto abre espaço para a ética e para a ação sustentável.

o que é a Sustentabilidade no conceito da gestão Biocêntrica

Jim Adams propôs em 2006 uma hierarquia de ne-cessidades em saúde. (IBM - Institute for Business Va-lue). Essa hierarquia oferece um conjunto de referên-cias para a abordagem de toda a questão da atenção a saúde e permite desenvolver um foco para a Gestão Biocêntrica.1. Saúde ambiental e Saneamento básico. A base da

hierarquia de necessidades de saúde é formada pela boa qualidade do ar, pelo acesso a água potá-vel, a alimentação saudável e saneamento básico.

2. Necessidades Básicas de Saúde. O segundo nível engloba uma atenção básica de saúde, como a imunização e avaliações de saúde periódicas. Esses cuidados eliminam grande número de mortes pre-maturas.

3. Atendimento das necessidades médicas. O terceiro nível inclui o atendimento nas emergências médi-cas e o tratamento das doenças agudas ou crônicas da população. Conceitualmente este nível pressu-põe o acesso ao tratamento de doenças neurove-getativas ou câncer, bem como doenças como AIDS e outras que requerem medicação continuada e acompanhamento médico permanente, como dia-betes.

4. Promoção de Saúde. O quarto nível engloba trata-mentos que não são de estrita necessidade médi-ca, mas melhoram a saúde geral e a qualidade de vida. Esse é o caso de medicamentos como os de longa absorção, que facilitam o controle das dosa-gens em meio as atividades do dia-a-dia e cirurgias corretivas para problemas que não representam risco iminente, como as artroscopias.

5. Saúde Ótima. O ápice da pirâmide abrange a mais alta e a mais holística noção da saúde, na qual os indivíduos podem alcançar o mais elevado grau de saúde física e mental possível. Esse nível pressu-põe que a saúde é vista como um bem intrínseco e

não é apenas a ausência de doenças ou sintomas. O atendimento nesse patamar inclui a biologia mo-lecular, farmocogenômica, terapias para prevenir riscos genéticos, planos de acompanhamento de saúde e programas de medicina esportiva.

Na abordagem da Saúde Biocêntrica da Pro-Saúde, além da avaliação e promoção dos diversos estágios da hierarquia de Adams, a instituição avalia e acompanha o impacto do atendimento à saúde sobre a comunida-de atendida e seus reflexos ambientais.

Como forma de prevenir os efeitos das atividades de atendimento à saúde, a Pró-Saúde desenvolve um programa de Educação Ambiental nos hospitais em que atua, possibilitando à equipe de colaboradores (própria e de terceiros) a conscientização de sua res-ponsabilidade individual perante a política ambiental do hospital.

Entre as prioridades estão os cuidados relativos a água e tem por finalidade identificar e verificar a com-patibilidade do uso dos recursos hídricos por fonte, conscientizando e sensibilizando os colaboradores para a racionalização do consumo, buscando a dimi-nuição e, sempre que possível, o fim do desperdício dos recursos hídricos.

Rastrear o descarte de efluentes líquidos impró-prios, identificando possíveis contaminações ao meio ambiente.

No que respeita à energia, o programa visa iden-tificar as fontes de energia, conscientizado os colabo-radores para a racionalização do uso de cada uma das fontes da matriz energética usada pela instituição.

Na questão altamente sensível dos resíduos hospi-talares, o propósito é identificar e mensurar as fontes de produção de resíduos de acordo com suas caracte-rísticas e, a seguir, conscientizar e sensibilizar os cola-boradores para reduzir, reutilizar e reciclar a produção de resíduos, evitando lançamentos desnecessários nos aterros sanitários.

Outra frente de atuação tem como escopo ras-trear o descarte de efluentes líquidos impróprios, identificando possíveis contaminações ao meio am-biente. A partir das análises, o programa busca iden-tificar a necessidade e a viabilidade de sistemas de tratamento.

Com esse programa de amplo espectro a Pró-Saúde criou uma ferramenta que permite aos hospitais parti-cipantes se adiantarem para as demandas ecológicas de suas comunidades e se colocarem alinhadas com as preocupações de Século XXI.

Page 22: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

Hospitais são unidades organizacionais extremamente complexas.São unidades operacionais interligadas e com obrigações do perfeito funcionamento de serviços de alta tecnologia, sem falar da crescente demanda pelos cuidados ambientais, uma exigência não apenas normativa mas de Responsabilidade Social.Por isso, a Pró-Saúde, atenta aos mais modernos conceitos de Administração Hospitalar, remodelou seus serviços de Gestão para torná-los totalmente “biocêntricos”, dentro dos novos conceitos deste século. O que é a Gestão BiocêntricaÉ a gestão atenta a desenvolver ações que promovam a inserção do conceito e da prática da Sustentabilidade em todos os serviços e atividades das unidades de Saúde, respeitando os critérios da política ambiental, promovendo o reconhecimento pela sociedade como instituição engajada nos preceitos da gestão sustentável.

Conheça algumas ações:

Educação Ambientaln Promover ações de educação ambiental, possibilitando

à equipe de colaboradores (própria e de terceiros) a conscientização de sua responsabilidade individual perante a política ambiental do hospital.

Aspectos e Impactosn Mapear aspectos ambientais, seus possíveis impactos e

análise de controles. Águan Identificar e verificar a compatibilidade do uso dos recursos

hídricos por fonte, conscientizando e sensibilizando os colaboradores para a racionalização do consumo, buscando a diminuição e/ou fim do desperdício dos recursos hídricos.

n Rastrear o descarte de efluentes líquidos impróprios, identificando possíveis contaminações ao meio ambiente.

n Verificar a necessidade e viabilidade de sistema de tratamento.

Energian Identificar as fontes de energia, conscientizado os

colaboradores para a racionalização do uso de cada uma delas. Resíduosn Identificar e mensurar as fontes de produção de resíduos de

acordo com suas características.n Conscientizar e sensibilizar os colaboradores para reduzir,

reutilizar e reciclar a produção de resíduos, evitando lançamentos desnecessários nos aterros sanitários.

GestaoBiocentrica

A Administração Hospitalar do século 21

Page 23: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

Veja o que a Pró-Saúde tem a oferecer à você para que sua unidade de Saúde entre no século 21

www.prosaude.org.br

Page 24: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

24 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Evento

A feira oferece uma ampla gama de produtos para área médico-hospitalar, ambulatorial e laboratorial. “Os visitantes encontram desde os produtos e serviços específicos

para diagnóstico e tratamentos de saúde, até os mais diversos e sofisticados serviços de hotelaria, decoração, alimentação, higienização, gestão e serviços estendidos a acompanhantes e familia-res”, afirma a Dra. Waleska Santos, presidente da HOSPITALAR. “É na HOSPITALAR que os grandes fornecedores apresentam suas melhores propos-tas para apoiar e desenvolver a prática diária dos profissionais de saúde”, complementa ela.A caminho de sua 19ª edição, a HOSPITALAR baliza os grandes lançamentos e o desenvolvimento de pesquisas das indústrias. Na edição de maio/2011, por exemplo, um dos grandes destaques foram os equipamentos portáteis. Seguindo a tendência da portabilidade, conveniência e rapidez de resultados, grandes empresas lançaram suas

HOSPITALAR acompanha avanços da indústria e

mostra inovações em todos os segmentos da saúde

Maior feira multissetorial das Américas, a HOSPITALAR

é hoje um evento de referência para encontrar qualquer tipo de produto, equipamento, serviço ou

tecnologia para saúde. São 1.250 empresas

fornecedoras de mais de 30 países, que apresentam

as maiores novidades do mercado mundial.

Page 25: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

25www.hospdesign.com.br

versões portáteis para o mercado de saúde.

A GE Healthcare lançou na HOSPITALAR um revolucionário ultrassom de bolso para maior praticidade e agilidade médica. Do tamanho de um smartphone, o equipamento pode ser facilmente carregado pelo médico para qualquer lugar. É ideal para ser usado por equipes de emergência (ambulâncias, carros de resgate), em centros de pronto atendimento de eventos (estádios de futebol, shows) e por equipes que atendem populações rurais que não têm acesso a esse tipo de exame. “Este aparelho disponibiliza rapidez e praticidade no atendimento médico, seja em emergência ou não. É a alta tecnologia à disposição do profissional e o diagnóstico ao alcance de um toque”, disse Carla Fogaccia, gerente da GE Healthcare para América Latina.

A Esaote Healthcare do Brasil apresentou sistemas portáteis para a realização de exames de ultrassom

que podem ser fixado ao braço do médico com o auxílio de tiras, e outros, que fazem a fusão de imagens de ressonância magnética e tomografia ao mesmo tempo no resultado do exame.

Também apostando nesta tendência, a White Martins lançou um sistema portátil de oxigênio medicinal composto por cilindro de alumínio, válvula reguladora de pressão, regulador de fluxo, manômetro indicador de carga e capacete protetor. Este conjunto é mais leve que os cilindros convencionais, oferecendo maior segurança, praticidade e produtividade no transporte de pacientes.

Page 26: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

26 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Destaque HospDesign

A evolução da arquitetura em hospitais e clínicas médicas vem a cada dia de-fendendo a ideia de humanizar seus es-paços e quebrar a característica de um ambiente “frio” e impessoal. A arquite-

tura hospitalar contemporânea é desenvolvida com conceitos de hotelaria, como: proporcionar conforto e minimizar ao máximo o estresse da si-tuação de internação. Além disso, o atendimento e os procedimentos de saúde vêm sendo prioritá-rios na logística hospitalar. Sendo assim, o projeto de iluminação de hospitais e áreas de saúde tem a premissa de criar ambientes muito mais cênicos, sem, contudo, perder suas características técnicas de prover o ambiente com a luz adequada para de-senvolvimento de tarefas e atendimento médico.

Nos consultórios e clínicas médicas, o bem-es-tar e a tranqüilidade devem predominar. Os cuida-dos com a saúde passam igualmente por ambien-tes arejados, limpos, adequadamente iluminados com luz natural e bem resolvidos do ponto de vis-ta arquitetônico.

O projeto de iluminação geralmente tem por fim substituir a tradicional, monótona e desinte-ressante luz “fria e branca”, utilizada em hospitais, pelas fontes de luz que ampliam o conforto visu-al e efeitos luminosos, através do uso de recursos cênicos e também pela utilização da luz azul, que os estudos indicam, gera uma resposta emocional no paciente. A resposta esperada é a redução do desgaste e stress emocional, não só do paciente, mas também dos acompanhantes, familiares e das equipes profissionais em situações de atendi-mento médico e internação.

Atualmente, a luz pode ser considerada um dos componentes mais importantes de um ambiente hospitalar e está intimamente relacionada ao bem estar do ser humano. Projetá-la significa revelar o ritmo do espaço: as sombras, as formas, as textu-ras, as proporções e as sensações de conforto e motivação.

Estudos já comprovaram que a iluminação pode provocar reações emocionais, negativas ou

Projeto luminotécnico baseado na humanização e sustentabilidade hospitalar

Page 27: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

27www.hospdesign.com.br

Fot

o: Jo

Cap

usso

Page 28: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

28 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Destaque HospDesign

positivas. Em ambientes com luz fria, branca e uniforme, as sensações predominantes são de ir-ritação, desconforto e até o desejo de ir embora. Enquanto a luz morna, com lâmpadas de tempe-ratura de cor de 3000 K, transmite aconchego, re-laxamento e tranquilidade.

A criação de focos de interesse no teto é uma solução que ajuda o paciente a se concentrar em outra coisa que não seja a doença.

As luminárias recomendadas são de luz difusa com lâmpadas fluorescentes compactas de 26W de 3000 K, e luz indireta com o uso de um filtro azul que define um círculo luminoso, no rebaixo do forro, facilitando a leitura do espaço e definin-do um grande atrativo.

Seguindo a lógica da psicologia da cor, o azul é a cor que transmite paz, conforto e calma. As-sim, o resultado dos ambientes, dessa forma ilu-minados, transmitem este diferencial, não ape-nas ao paciente, como à equipe médica, que está também envolvida no desgaste do trabalho e sob constante stress.

O opção de recursos como as luminárias com desenhos diferenciados e modernos é o diferencial do projeto do Hospital Santa Catarina. Quando se dá uma “roupagem” luminotécnica, acaba por ge-rar um inovador e inédito recurso visual e estético aos projetos, sem desmerecer a condição técnica e as necessidades funcionais de operacionalidade dos ambientes. Respeita-se, desta forma, nas áreas

Destaque HospDesign

Page 29: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

29www.hospdesign.com.br

de atendimento e procedimentos, a necessidade de iluminação correta para uma boa avaliação mé-dica com boa reprodução de cores e níveis corretos de iluminação.

Nas áreas de repouso e observação, optamos normalmente pelo uso de luminárias embutidas no forro, com refletores assimétricos, especial-mente desenvolvidos para hospitais com três sis-temas de iluminação no sistema ótico, com luz wall washing, downlight e focal, com comandos independentes e distintos de acendimento, que permitiam resultados e intensidades diferentes através de cenas, gerando luz de consulta, luz de leitura do paciente e luz indireta para repouso. O sistema acaba sendo controlado diretamente e in-

dividualmente pelo paciente ou seu acompanhan-te, através do uso de dimmers, gerando flexibili-dade e direito de escolha da luz que melhor lhe agrada, prevalecendo a flexibilidade e individuali-dade do usuário, em resposta ao máximo conforto e agradabilidade.

Além destes fatores o uso de dimmers e controles eletrônicos são recursos que hoje le-vam à racionalização do consumo de energia, ao aumento da vida das lâmpadas e à perfeita adequação da luz às tarefas interiores de um hospital, gerando maior otimização dos custos operacionais e de manutenção, que também devem ser muito considerados nestes projetos de iluminação.

Fot

o: Jo

Cap

usso

Page 30: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

30 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Fachada Ventilada

A EuroCentro é a pioneira no novo ca-minho para aplicações de material cerâmico. Inspirada na ideia de intro-duzir a maior e mais delgada chapa cerâmica já vista, que multiplica os

campos de aplicação, quando comparada a outros produtos cerâmicos, a empresa coloca no merca-do a chapa Laminam. Ela trás um novo conceito de superfície com potencial universal e versatilidade que agrega novo valor ao design do edifício, da ar-quitetura e de interiores. Quebrando o tradicional conceito de superfícies, a Laminam é a maior e mais fina superfície cerâmica já vista, um produto flexível e realmente plano, que concentra a super-fície de 3m² com uma espessura de apenas 3mm, que faz com que seja excepcionalmente fácil de lidar e processar.

As placas são resultado de uma mistura de mate-riais naturais crus submetidos a um processo de sinterização em alta temperatura. Sua leveza mul-tiplica a quantidade de aplicações e oferece solu-ções inovadoras que atendem projetos de grandes superfícies e podem ser usados no setor de cons-trução para cobrir superfícies internas e externas, novas ou existentes, fachadas ventiladas ou pele de vidro, insuladas, divisórias, (túneis e subterrâ-neo), e também podem ser usados no setor naval e hospitalar. O modelo Laminam Esterna foi de-senvolvido para cobrir fachadas. É um sistema tes-tado que combina chapas cerâmicas de Laminam 3+ com estrutura de ancoragem de alumínio, em sintonia com vidros insulados acústicos e protege edifícios contra agentes atmosféricos, como mu-danças súbitas de temperatura e poluição. O sis-

Solução Inovadora com base em placas

de porcelanato é tendência

Page 31: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

31www.hospdesign.com.br

tema está disponível em diversas cores e oferece aos projetistas novas soluções arquitetônicas que garantem alta qualidade estética e performance técnica para fachadas de edifícios.As chapas Laminam ainda possuem algumas ca-racterísticas de suma importância para um melhor ambiente hospitalar. Características essas que são necessárias e estão inseridas no processo de hu-manização e sustentabilidade do hospital. Para atender esses requisitos de produto susten-tável e humanizado o material passa por um pro-cesso de assepsia que resulta em uma superfície higiênica que não permite a formação de mofo, bactéria ou fungo. A alta resistência a stress me-cânico, ataques químicos, riscos, abrasão profun-da e flexão, também a raios UV, à pichação e às tintas mais fortes garante uma maior durabilidade

ao produto. A resistência dela também pode ser observada através da facilidade de se fazer furos em qualquer formato, uma vez que eles não pre-judicam a chapa. Ela é fácil de cortar e acabar, já que, o formato básico do material pode ser cor-tado em pedaços menores simplesmente usando um cortador de vidro. Uma vez cortada, qualquer borda áspera pode ser removida usando-se uma lixa abrasiva. Outra característica importante é o curto tempo de assentamento que é reduzido por conta da leveza de Laminam e do fato de seu fácil manuseio e processo.O conjunto das características do produto esta-belece uma relação de comprometimento da em-presa com os hospitais e pacientes, uma vez que, a chapa oferece mais segurança aos que tiverem acesso às áreas em que forem instaladas.

Page 32: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

32 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Projeto

Um dos principais desafios do projetista de instalações é compatibilizar em projeto to-dos esses sistemas de forma a caberem no forro organizadamente.

Ao longo de nossos 19 anos de projeto e através de diversas tentativas bem e mal sucedidas apresen-taremos abaixo sugestões para um bom projeto de instalações com fácil manutenção e menor custo de obra.

Pé DIREITO DO EDIFíCIO:Construir um edifício com grande pé direito sem dúvida facilitaria em muito as instalações, mas também aumentaria o custo de revestimento de fachada, de carga térmica de ar condicionado e de iluminação.Para se ter um pé direito nos ambientes de 2,70 metros, com 4 metros de piso a piso seria necessá-rio o uso de vigas de 60 cm.Modulação:A modulação dos pilares influencia diretamente no tamanho das vigas.Módulos de 7,5 metros resultam em vigas de 60 cm

e são ideais para hospitais. Enquanto os módulos menores não são apropriados para hospitais, devi-do ao tamanho atual das camas e equipamentos.Já os módulos maiores (8 metros), são confortá-veis, mas resultarão em vigas maiores e pés direto maiores entre pisos, onerando o custo da obra.

TIPO DE LAjE:As lajes maciças de concreto são as que trazem maior flexibilidade às instalações do hospital. Per-mitem a furação em qualquer lugar exceto nas vi-gas e ainda é possível fechar os furos e abrir novos no decorrer dos anos, sem que cause risco para a estrutura.Em contrapartida vem as lajes colméia ou nervu-radas, que não são apropriadas para hospitais por-que não podem ser feitos furos de vazos, ralos ou dutos sobre as nervuras. A arquitetura teria que re-paginar todo o seu layout em respeito à nervura e em detrimento do design.Capitel nos pilares também causam problemas se não puderem ser furados.

Instalações Hospitalares

Na construção de hospitais um dos itens que vem agregando tecnologia a cada ano são as instalações.

Eng. Douglas Cury

Page 33: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

33www.hospdesign.com.br

VIgAS:Em instalações hospitalares não se faz furos em vigas, todas as instalações devem passar sob elas. Como os hospitais sofrem alteração de layouts constantemente, se torna inviável fechar furos ve-lhos e abrir furos novos em vigas existentes.

POSIÇÃO DAS REDES DE ESgOTO:As instalações de esgoto atendem ao pavimento superior, então devem estar instaladas dentro do caixão próximo a laje. Dessa forma, os prolonga-mentos de ralos e vasos serão curtos facilitando a manutenção.As instalações de esgoto têm caimento de 1% e não devem estar abaixo das vigas porque ocupa-riam um espaço grande e nobre.

POSIÇÃO DO AR CONDICIONADO:Um dos sistemas que mais ocupa espaço no forro são as instalações de ar condicionado.Nas instalações hospitalares se tem 4 categorias de dutos primordiais:

ldutos de insuflamento de ar revestidos de isopor e com 35 cm de altura em média.

ldutos de retorno do ar também revestidos e com 35 cm de altura (em hospitais não pode ter re-torno do ar pelo forro devido à contaminação).

ldutos de ar externo que garantem a renovação do ar nos ambientes.

ldutos de exaustão de sanitários, dml, expurgos etc.

Além dos dutos, tem dentro do forro: redes de água gelada, equipamentos de climatização, ven-tiladores, exaustores etc,É importante ressaltar que as instalações de ar condicionado estejam todas dentro da cota de 35 cm sob as vigas.No caso de cruzamento de dutos estes devem ser por cima ocupando o caixão da viga e nunca para baixo onde estão as outras instalações (ver deta-lhe anexo).Como regra, somente equipamentos de confor-to até 3 TR (36000 btu) podem ser instalados no forro. Equipamentos maiores devem ter casas de

Instalações típicas na circulação antes do fechamento do forro

Page 34: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

34 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Projeto

máquinas, devido suas dimensões e principalmen-te nível de ruído gerado. Já os equipamentos com filtros especiais e controle de umidade não devem ser instalados no forro, devido à manutenção e hi-gienização necessária.

POSIÇÃO DAS ELETROCALHAS:Logo abaixo dos dutos de instalações ficam as eletrocalhas de força e comunicação. Elas devem ser lisas com tampa conforme normas e com boa organização, 15 cm são suficientes para todas as eletrocalhas.É importante que sob as eletrocalhas exista forro removível em placas para manutenção e instala-ção dos cabos. Os cruzamentos das calhas devem ser feitos por cima, assim como a derivação dos eletrodutos.Onde não houver forro removível não devem ser usadas calhas ou caixas de passagem.Gases medicinais e a hidráulica:Gases medicinais e a hidráulica estarão na mesma cota das instalações elétricas, ou seja, os 15 cm abaixo dos dutos.O uso de software de projeto que permita a com-patibilização de todos os sistemas que estão sen-do desenvolvidos em diferentes departamentos é fundamental nesse momento. Afinal, com o pro-grama é possível obter uma melhor organização prévia nas circulações, estabelecendo o lado de cada instalação, isso tornará mais intenso o de-senvolvimento dos projetos.Luminárias e equipamentos:Normalmente em hospitais são utilizadas luminá-rias e equipamentos com 15 cm de altura, o sufi-ciente para acomodar todos no ambiente hospi-talar.A paginação do forro e o projeto luminotécnico devem ser respeitados e os demais equipamentos devem ser locados de forma simétrica e harmo-

niosa com a iluminação.CONCLUSÃO: Um projeto de instalações hospi-talares bem elaborado, compatibilizado e realiza-do de forma eficaz, poderá ter todas suas redes dentro de 65 cm abaixo das vigas. As tentativas de fazer um projeto com menos de 65 cm foram mal sucedidas. Enquanto as obras sem uma boa orga-nização das instalações resultaram em ocupação de mais de 65 cm.Para obter um resultado final e positivo de todo o processo é importante que três metas sejam atin-gidas:lbom custo de instalações na construçãolflexibilidade para reformaslFacilidade de acesso para manutenção

Page 35: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

35www.hospdesign.com.br

em um hospital de grande porte são instalados mais de 50 sistemas distintos.INSTALAÇõES ELéTRICAS:lSistema de distribuição de força normal.lSistema de distribuição de força gerador.lSistema de distribuição de força estabilizada.lSistema de distribuição de força no-break.lSistema de distribuição de energia elétrica IT-Médico.lSistema de iluminação interna e externa.lSistema de iluminação normal.lSistema de iluminação de emergência.lSistema de tubulação telefônica.lSistema de tubulação de lógica ou cabeamento estruturado.lSistema de tubulação para antena de TV FM e cabo.lSistema de tubulação para som ambiente.lSistema de tubulação para alarme contra roubo.lSistema de tubulação para circuito fechado de TV.lSistema de tubulação para controle de acesso.lSistema de tubulação para alarme de incêndio.lSistema de aterramento.lSistema de proteção contra descargas atmosféricas.lSistema de tubulação para detecção de incêndio.lSistema de tubulação para chamada de enfermeira.lSistema de tubulação para relógio sincronizado.lSistema de tubulação para sistema de senha.lSistema de tubulação para monitoração de leitos.lSistema de tubulação para automação predial.lSistema de automação de iluminação.

INSTALAÇõES HIDRáULICAS:lSistema de entrada e medição de água em função do padrão

da concessionária local. lSistema de coleta e destino de esgoto.lSistema de coleta e destino de águas pluviais.

lSistema de armazenamento de água fria (para consumo e combate a incêndio).

lSistema de drenagem de lençol freático.lSistema de distribuição de água fria.lSistema de geração / acumulação e distribuição de água

quente.lSistema de gás combustível.lSistema de óleo diesel para gerador.lSistema de combate a incêndio por extintores.lSistema de combate a incêndio por hidrantes.lSistema de combate a incêndio por sprinkler.lSistema de distribuição de ar comprimido para fins medi-

cinais.lSistema de distribuição de oxigênio para fins medicinais.lSistema de coleta por vácuo para fins medicinais.lSistema de distribuição de óxido nitroso para fins medicinais.lSistema de distribuição de nitrogênio para furadeiras.lSistema de distribuição de CO2 para laparoscopia. lSistema de distribuição de vapor.

AR CONDICIONADO:lSistema de climatização de conforto para dormitórios e

salas.lSistema de climatização hospitalar com filtragem, controle

de pressão e umidade para áreas classificadas.lSistema de rede de dutos.lSistema de equipamentos de refrigeração.lSistema de rede frigorífica.lSistema de exaustão de sanitários e outros ambientes.lSistema de exaustão de subsolos.lSistema de distribuição elétrica.lSistema de pressurização de escadas.

Page 36: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

36 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Energia Elétrica

O Sistema de energia elétrica é um dos principais sistemas do Hospital. Ele é responsável pelo funcionamento de todos os sistemas e equipamentos que suportam os processos de negó-

cios, procedimentos clínicos e assistenciais da instituição. As instalações elétricas de um Hospital são as mais complexas de se projetar, comparadas a qualquer outro tipo de empre-endimento.

O fato é que grande parte das Instituições hos-pitalares possuem um sistema elétrico ultra-passado, no molde dos anos 70/80. E são as instalações elétricas projetadas naquela época que sustentam a maioria das atuais aplicações hospitalares, que exigem cada vez mais um sistema eficiente, seguro e capaz de garantir o funcionamento do hospital em momentos de emergência.

O coração digital do hospital depende de seu

sistema elétrico

O Sistema elétrico está intimamente ligado a vida do

hospital e qualquer falha pode ter sérias consequências

Page 37: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

37www.hospdesign.com.br

Um sistema elétrico eficiente é composto por: instalações, subestações, sistemas de geração e distribuição de energia, no-breaks, sistema IT Médico, boa luminotécnica, aterramento, prote-ção contra descargas e surtos, além da seletivi-dade elétrica. Todos esses sistemas compõem a parte elétrica do hospital e deles depende o fun-cionamento de seu coração digital.

É importante ter a consciência que quando um sis-tema elétrico não é bem concebido, e é implemen-tado de forma inadequada, surgirão problemas, em geral, graves. Afinal, esse sistema está intimamente ligado à vida do Hospital, ou seja, seu funcionamen-to. E qualquer falha ou defeito inesperado, pode culminar na perda da vida de um paciente.

É fundamental acertar na concepção do projeto elétrico e posteriormente na fase da instalação, onde se devem utilizar equipamentos certificados

e de alta qualidade. É também de suma importân-cia estar cercado de bons profissionais com larga experiência para estas implementações serem re-alizadas com sucesso.

Em virtude das constantes atualizações e cres-cimento das organizações hospitalares, a com-plexidade e responsabilidade dos Sistemas Elétricos tende a aumentar cada vez mais, por-tanto, é importante que os Hospitais possuam um time de profissionais habilitados em definir os conceitos dos novos projetos e gerenciar as instalações elétricas. “A inteligência deve estar dentro das Instituições”, pois será este “time” de profissionais que acompanharão o dia a dia do Sistema Elétrico.

Para visualizar matéria completa de Alberto Coutinho acesse: http://www.g3h.com.br/whi-te-papers/

Page 38: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

38 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

Fleury Medicina e SaúdeSede: Ibirapuera–São Paulo/SP

Atividade: Centro de Diagnósticos

Destaque: Temáticas e ambientação infantis, com personagens da Vila Sésamo.

Descrição: O espaço busca reduzir traumas em crianças submetidas a situações de estresse, como por exemplo, a realização de exames clínicos

(exame de sangue) ou de imagem (tomografia).

Hospital Metropolitano de Belo HorizonteHospital Público

Sede: Belo Horizonte/MG

Atividade: Hospital Geral

Destaque: Fachada externa do hospital

Descrição: Projeto Arquitetônico que integra os recursos físicos à funcionalidade, racionalização e redução de custos operacionais,

acompanhando a evolução e a transformação do mundo e da tecnologia, incorporando requisitos essenciais para garantir eficácia ao Hospital. São eles:

expansibilidade, flexibilidade, racionalização e Humanização.

Projeto: Arquitetura Fiorentini

Hospital PaulistanoSede: Bela Vista / São Paulo

Atividade: Hospital Geral, com ênfase em neurologia, oncologia e ortopedia.

Destaque: Fachada externa

Descrição: O Hospital Paulistano conta com um total de 200 leitos – sendo 16 destinados à UTI – oito salas cirúrgicas e todo

o suporte necessário ao atendimento de casos de alta e média complexidade. recentemente, inaugurou uma moderna Ala

Oncológica, com mais de 350 m2, jardim externo e sete quartos privativos para a aplicação de quimioterapia.

Page 39: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

39www.hospdesign.com.br

Hospital Israelita Albert EinsteinSede: Morumbi � São Paulo/SP

Atividade: Hospital Geral

Destaque: Auditório Moise Safra

Descrição: Edifício de arquitetura ousada concebido em agradecimento à comunidade judaica. O projeto conta com 200 vagas de estacionamento subterrâneo, 12 salas de aula, salão para eventos em educação e saúde e auditório para 500 pessoas com a mais alta tecnologia de luz, som e ar condicionado conectado ao complexo do Hospital.

Projeto: Albert Kahn

Arquitetos Arthur Brito e Eleonora Zioni

Interior: Arquiteta Carolina Botelho

Hospital Mãe de DeusSede: Porto Alegre/rS

Atividade: Hospital Geral

Destaque: Sala Híbrida

Descrição: A sala híbrida possibilita procedimentos mais seguros e menos invasivos aos pacientes, já que funciona dentro de um Centro Cirúrgico. Contudo, ela contém todos os recursos de uma unidade de hemodinâmica convencional. A sala é hemodinâmica e foi elaborada em torno de um conceito moderno da medicina no tratamento de doenças cardiovasculares complexas.

Hospital Regional de Pronto Socorro e a Central Regional de Consultas Médicas Especializadas – HRPSSede: Município de Santa Cruz/rS

Atividade: Atendimento médico especializado

Destaque: Maquete do projeto

Descrição: O hospital prestará serviços de urgência e emergência de alta complexidade para traumatologia e consultas médicas especializadas, contando com 64 leitos de internação sendo 10 leitos de UTI, através das unidades de atendimento ambulatorial especializado, atendimento imediato, apoio ao diagnóstico e terapia e unidade de internação. O projeto foi concebido sob os critérios de certificação LEED (Leadership in Energy na Environmental Design) que visa à construção sustentável, conhecido hoje como prédio verde.

Projeto: Magna Engenharia

Page 40: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

40 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

Hospital Sírio-LibanêsSede: São Paulo/SP

Atividade: Hospital geral

Destaque: Fachada externa

Descrição: A fachada tradicional nos leva de volta a meados da metade do século XX, época em que o prédio foi construído. O edifício foi erguido com o

objetivo de oferecer a cidade de São Paulo um centro de assistência médica competente e que pudesse suprir as necessidades da população.

Hospital Moinhos de VentoSede: Porto Alegre/rS

Atividade: Hospital Geral

Destaque: UTI Neonatal.

Descrição: Sala de cuidados intermediários da UTI Neonatal para os recém-nascidos. O ambiente possui um céu de estrelas artificial, criado com a tecnologia de fibra ótica que simula as condições de luz e temperatura diurnas e noturnas. A

iluminação também auxilia na adaptação do bebê com a passagem do tempo.

Projeto: Arquiteto Cassiano

Projeto Luminotécnica: Cristina Maluf

Complexo Médico Hospitalar de Lauro de Freitas

Sede: Lauro de Freitas/BA

Destaque: Fachada do hospital

Descrição: O Complexo Médico Hospitalar de Lauro de Freitas contará com serviços de quimioterapia, radioterapia com dois aceleradores lineares, centro

cirúrgico, internação em sistema de day clinic e centro de diagnóstico com equipamentos com PET-CT, tomografia e ressonância magnética, entre outros.

Ele terá o primeiro Cíclotron privado do Nordeste a produzir FDG.

Projeto: Protécnica Arquitetura e Engenharia Ltda

Page 41: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

41www.hospdesign.com.br

Hospital VitóriaSede: Jardim Anália Franco–São Paulo/SP

Atividade: Hospital Geral com Maternidade

Destaque: Fachada externa

Descrição: Em agosto de 2011, a Instituição inaugurou a sua ala materno-infantil, passando a oferecer 44 leitos especialmente preparados para receber gestantes, recém-nascidos e crianças com idade até 15 anos. O Hospital atende todos os padrões e conceitos do Green Building Council, adota processos para redução dos impactos ao meio ambiente, além de ter um foco específico para a utilização racional de água e energia.

Projeto: Escritório Amil Projetos

Hospital IgespSede: Bela Vista – São Paulo/SP

Atividade: Hospital Geral

Destaque: Adequação e Nova Ampliação com a construção do novo edifício

Descrição: O aumento da demanda atendida pelo grupo proprietário do Hospital Igesp levou à necessidade da ampliação na capacidade de atendimento e incremento na complexidade dos serviços prestados. Para tanto, foi projetado um edifício de 20 pavimentos, com 11.270 m² de área construída, conectado em alguns andares ao bloco existente, atingindo um total de 17.830 m².

Projeto: Bross Consultoria e Arquitetura

Arquitetos: Carlos Bross e Augusto Guelli

Salomão ZoppiSede: São Paulo/SP

Atividade: Laboratório

Destaque: retrofit

Descrição da imagem: O retrofit foi usado para atender as necessidades do laboratório de análises e diagnósticos, do setor administrativo, técnico e também de atendimento ao público.

Projeto: Daher Arquitetura

Page 42: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

42 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

Hospital e Maternidade São CamiloSede: São Paulo-SP

Atividade: Hospital Geral

Destaque: Corredor

Descrição: A cor da parede aliada à do chão e a iluminação, estabelecem certa tranquilidade ao ambiente. O espaço é clean e moderno, passando a sensação

do comprometimento de humanização e sustentabilidade do hospital, que tem como principal objetivo melhor atender, receber e alocar seus pacientes e

funcionários.

Hospital São José Beneficência Portuguesa

Sede: Bela Vista–São Paulo/SP

Atividade: Centro de Diagnóstico, procedimentos e tratamentos.

Destaque: Adequação e Nova Ampliação com a construção do novo edifício

Descrição: O Bloco 6 foi projetado para abrigar equipamentos de alta tecnologia e oferecer excelência em serviços e internação. Ele

foi construído em concreto e vedado com vidro insulado e painéis de alumínio. Estabeleceram uma conexão entre os blocos com o objetivo de

organizar o fluxo de pacientes conforme o atendimento a ser prestado.

Projeto: Bross Consultoria e Arquitetura

Arquitetos: Carlos Bross e Augusto Guelli

Hospital Life Life Empresarial Saúde

Sede: São Paulo/SP

Atividade: Hospital Geral

Destaque: revitalização e ampliação da unidade

Descrição: Trata-se de um projeto de reforma da edificação existente com mudança de uso para Hospital e ampliação de um novo edifício.

O projeto compreende três Blocos: Bloco 1- Existente Bloco dois e Átrio a serem construídos, contando com 9.535,75m² de área construída e 56 leitos,

constituído por: subsolo, térreo, 1º Pavimento, Solário e Ático.

Projeto: Zanettini Arquitetura

Arquiteto: Siegbert Zanettini

Page 43: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

43www.hospdesign.com.br

Hospital Regional Unimed FortalezaSede: Fortaleza/CE

Atividade: Unidade de Oncologia e Hematologia

Destaque: Painel Fonográfico

Descrição: A imagem no painel remete a uma praia deserta, um ambiente tranquilo e próximo a natureza. Ele substitui os quadros e humaniza o ambiente hospitalar, pois acalma e da uma sensação de bem-estar a quem observa a paisagem. O painel está localizado no corredor junto ao posto de enfermagem.

Projeto: rosalinda Pinheiro

Hospital Israelita Albert EinsteinSede: Morumbi – São Paulo/SP

Atividade: Hospital Geral

Destaque: Sala Fitness - Praça–Edifício reinaldo Brant–Bloco E

Descrição: A academia faz parte de um complexo no Bloco E, que foi projetado para utilização dos mais de 8.000 colaboradores do hospital. Sua projeção esta dentro dos conceitos do “Planetree”.

Projeto: Albert Kahn

Arquitetos: Arthur Brito e Eleonora Zioni

Interior: Arquiteta Carolina Botelho

Centro Materno Infantil de ContagemSede: Contagem/MG

Atividade: Hospital Infantil

Destaque: Saguão de entrada

Descrição: O Saguão de entrada do hospital é moderno e bem iluminado. Oferece conforto aos pacientes e acompanhantes e transmite a sensação de calmaria, essencial para que os hospitais acolham da melhor maneira todos os envolvidos no ambiente (pacientes, acompanhantes e profissionais).

Projeto: Arquitetura Fiorentini

Page 44: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

44 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Equipamentos Produtos e Soluções

VentiladorDescrição: O aparelho T75 atende às mais diversas necessidades, podendo ser utilizado em pacientes que inspiram tanto cuidados básicos quanto críticos. O equipamento foi premiado com o selo Observeur Du Design, da comissão julgadora do APCI (agência francesa voltada à promoção da criação industrial).

Marca: Monnal

Designer: Design Próprio

Fornecedor: Air Liquide

SorolarmeDescrição: O Sorolarme consiste em um contador de gotas eletrônico, pequeno, portátil e com alarme sonoro e visual. Seu objetivo é auxiliar os profissionais de saúde no monitoramento do processo de infusão medicamentosa, ele possui um alarme que informa o fluxo e o término do medicamento infundido.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Authosp

Uniformes com proteção antimicrobiana e proteção repelenteDescrição: Os uniformes são confeccionados com tecidos altamente resistentes e tratados com alta tecnologia que repele qualquer tipo de líquido e libera íons de prata. Dessa forma, os uniformes estão com proteção antimicrobiana e proteção repelente.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Biostilo

Monitor de Coagulação AtivadaDescrição: Possibilita o controle adequado da dosagem de heparina e protamina. O efeito anticoagulante da heparina é individual e a dose necessária varia de paciente. O cálculo de protamina para a neutralização da heparina pode ser mais facilmente realizado quando baseado no tempo de coagulação ativada.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Fundação Adib Jatene

Robô CirúrgicoDescrição: É o primeiro sistema cirúrgico robótico com visualização 3D HD. Ele possui resolução mais efetiva e fornece imagens com melhor nitidez e detalhamento dos planos dos tecidos. Seu objetivo é diminuir o número de pessoas no centro cirúrgico e permitir que médicos operem um paciente à distância.

Marca: Da Vinci® SI HD

Fornecedor: H. Strattner

Page 45: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

45www.hospdesign.com.br

Caixa de Ovo a VácuoDescrição: Produto embalado a vácuo focando a otimização nos espaços de armazenagem e redução do custo de transporte. O único no Brasil a utilizar espuma de densidade real, proporcionando mais conforto e prolongando a vida útil dos colchões. O produto ainda propicia uma sensação de bem estar ao paciente.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Copespuma

Aparelho de luz para foco cirúrgicoDescrição: O aparelho projeta luz branca neutra com uma excelente iluminação de profundidade reduzindo a quantidade de sombras. Ele é fácil de usar, limpar e pode ser adaptado às futuras tecnologias de LEDs . Os LEDs são consideravelmente mais eficientes em termos de energia que as fontes de luz convencionais.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Dräger

Cama para partoDescrição: A cama modelo MP-7097 tem um sistema PPP. Foi desenvolvida conforme os conceitos do parto-humanizado, no qual todos os procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto são efetuados com a finalidade de uso comum da cama permitindo o chamado “parto ativo”. O aparelho ainda evita as transferências da parturiente entre o quarto e o centro cirúrgico.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Fanem

Unidade NeonatalDescrição: A linha de equipamentos Ampla 2085 combina a mais avançada tecnologia com recursos até hoje nunca reunidos num só equipamento. São mais de 40 itens opcionais, incluindo três modelos de monitor e leito. Pode ser personalizada de acordo com as suas necessidades e possibilidades. Possui ainda um sistema de alimentação à bateria, que permite o deslocamento para diferentes ambientes.

Fornecedor: Fanem

Mamógrafo DigitalDescrição: O mamógrafo Amulet permite melhorar o posicionamento durante a mamografia. O aparelho proporciona um fluxo de trabalho otimizado com o sistema FCr, tecnologia de processamento e imagens que permite a melhor visualização do tecido mamário e de detalhes de áreas anormais, facilitando o diagnóstico.

Designer: Design próprio

Fornecedor: FujiFilm NDT Sistemas Médicos

Cama Hospitalar ElétricaDescrição: A cama hospitalar elétrica modelo IB 565-CL oferece o máximo de conforto e praticidade tanto para os profissionais quanto para os pacientes. O produto possui um design atraente e eficaz, além disso, seu leito deslizante reduz a necessidade de reposicionar o paciente.

Designer: Marcio raca

Fornecedor: Ideal Bequem

Page 46: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

46 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Equipamentos Produtos e Soluções

Aparelho para Coleta de Amostra de TecidoDescrição: O Bigopsy é um dispositivo projetado e construído para se obter grandes amostras de tecido renal ou ureteral para avaliação patológica. Com design inovador unido a tecnologia avançada, o aparelho possibilita a coleta de amostras de tecido até quatro vezes maiores que as obtidas por instrumentos convencionais.

Designer: Design Cook Medical

Fornecedor: Handle Cook

Desfibrilador CardíacoDescrição: O Desfibrilador Externo Automático (DEA) CardiAid é de fácil uso e foi desenvolvido exclusivamente para o socorro imediato de vítimas de parada cardíaca. O equipamento liga automaticamente quando a tampa é aberta e trabalha com ondas do tipo bifásicas retilínea.

Marca: CardiAid

Designer: Design próprio

Fornecedor: IMF

EstativaDescrição: Projetado para uso em emergência, UTI e centro cirúrgico, a estativa é um sistema de soluções com projeto ergonômico, atendendo as necessidades reais e práticas com ampla acessibilidade. Pode ser configurada com saída de gás, saída para lógica, tomadas elétricas e braços para respirador.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Lanco

Purificador de águaDescrição: O novo purificador de água possui: dez estágios de purificação com ação bacteriostática, tecnologia UV, nota máxima do Inmetro em remoção de cloro e partículas presentes na água, design moderno e atraente, adição de sais minerais, além de contar com nanotecnologia para proteger a água da contaminação por microrganismos.

Marca: Vitaultra

Designer: Design Próprio

Fornecedor: Latina Eletrodomésticos

Painel de AlarmeDescrição: Painel de alarme áudio-visual utilizado para informar quando ocorrer uma baixa da pressão do gás canalizado do hospital.

Designer: Design próprio

Fornecedor: JG Moriya Ltda

Cobertor de microfibraDescrição: O cobertor de microfibra Niazitex é composto por 100% poliéster, material antialérgico e anti-pilling. Com uma gama variada de cores, o produto está disponível em três tamanhos diferentes, são eles: solteiro (150x220), casal (180x220) e king (220x240).

Designer: Design Próprio

Fornecedor: Niazi Chohfi

Page 47: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

47www.hospdesign.com.br

Mesa para raios-xDescrição: A mesa Angio Cardio CGT-20 Tilt é configurada para trabalhar com aparelho de raios-X (Arco C), foi desenvolvido para procedimentos angiográficos e cardiovasculares. A mesa possui tampo de fibra de carbono que oferece maior permeabilidade à radiação e melhora significativamente a qualidade da imagem.

Designer: Design próprio

Fornecedor: JProcopio

Poltronas reclináveisDescrição: As poltronas são compactas e contam com um sistema de controles independentes para o ajuste do encosto, da cabeça e do apoio para os pés. Suas bases podem ser giratórias ou fixas. Contam com um grande numero de acessórios para customizar as poltronas segundo as necessidades de cada paciente.

Designer: Arquiteto Percival Lafer

Fornecedor: Lafer S.A.

Monitor de Pressão Arterial Automático de PulsoDescrição: Este monitor de pressão arterial se destaca por suas funcionalidades. Ele possui um design que permite a medição e a leitura simultaneamente, tem indicador de batimentos cardíacos e memória que guarda os dados de até 60 medições com informações de data e hora em que eles foram efetuados.

Designer: Design Próprio

Fornecedor: Omron

Aspirador CompactoDescrição: O aspirador Evolution 1500 é compacto, leve, funciona com bateria interna e atende as necessidades de home-cares e resgates. Seu gabinete desenvolvido em ABS injetado o protege contra ferrugem ou maresia, ele ainda possui motor em alumínio e sistema de anéis auto lubrificantes, totalmente isentos de óleo.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Protec

Bolsa de APH BásicaDescrição: Confeccionada com material de alta resistência e durabilidade, a bolsa de APH (atendimento pré-hospitalar) tem um amplo espaço interno, possui divisória interna removível, quatro bolsos laterais, dois bolsos internos pequenos para acondicionamento e uma alça removível.

Designer: Design próprio

Fornecedor: romed

Page 48: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

48 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Equipamentos Produtos e Soluções

Autoclave de resíduos braços concêntricosDescrição: A Ortosintese é a mais nova opção em autoclaves para esterilização de resíduos sólidos. Tanto as câmaras internas quanto as externas do equipamento são em aço inox e, opcionalmente, em aço carbono, proporcionando assim maior segurança e durabilidade do equipamento

Designer: Design próprio

Fornecedor: Ortosintese

Sistema de distribuição de refeiçõesDescrição: Sistema completo que atende todas as refeições, desjejum, almoço, jantar e ceia. Os recipientes possuem cloches e tampas transparentes que beneficiam o processo de segurança alimentar e que permitem a visualização das dietas e possibilitam o empilhamento dos recipientes.

Marca: Murano

Designer: Design próprio

Fornecedor: Siry Hospitalar

Nobreaks HospitalaresDescrição: A linha de nobreaks Double II HP é indicada para a proteção de equipamentos sensíveis. Ela é composta por equipamentos com potências de 2200VA e 3200VA. Os aparelhos, mesmo desligados, possuem proteção contra descarga total das baterias e recarga automática. Para garantir ainda mais segurança, oferece proteção contra potência excedida.

Fornecedor: SMS

Monitor de Sinais VitaisDescrição: O novo sistema configurável EMAI mod. MX-600 apresenta as últimas inovações tecnológicas na área da cardiologia. O equipamento possui tecnologia digital e poderosos microprocessadores que fornecem parâmetros, além de sinais e registros de alta qualidade e resolução.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Transmai

Espaçador Unidirecional BivalvuladoDescrição: O X-Pray proporciona maior aproveitamento da medicação, evitando desperdícios. Possui encaixe universal para todos os formatos de aerossóis dosificadores (bombinhas) de medicamentos respiratórios. Seu mecanismo impede o retorno do ar inspirado de volta para o corpo do produto (Câmara) e maximiza a diluição do medicamento aerossol.

Fornecedor: Soniclear

Bisturi EletrônicoDescrição: O bisturi microprocessado SS-501SX acumula múltiplas funções de corte, como Ecut e High Cut, e coagulação para procedimentos avançados que exigem rápida hemostasia. O aparelho opera em modo bipolar e microbipolar, possui um sistema PPM com Bargraph, três displays independentes além da função remote para ajuste de potência.

Designer: Design próprio

Fornecedor: WEM

Page 49: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

49www.hospdesign.com.br

Inalador ultrassônicoDescrição: O Pulmosonic Star proporciona maior rapidez no alívio da crise respiratória e reduz o tempo da inalação para 10 minutos aproximadamente. Permite fazer a inalação em qualquer posição inclusive deitado sem derramar a medicação, oferecendo maior comodidade ao usuário.

Fornecedor: Soniclear

Malha Casual Clean AntibactericidaDescrição: Os íons de prata presentes nos fios de poliéster utilizados na elaboração da malha tecnológica reduzem 94,12% das bactérias, minimizando os problemas e riscos de infecções provocados por microorganismos, além de evitar a formação de fungos e bactérias causadoras do odor do suor.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Tecelagem Panamericana

TomógrafoDescrição: Utilizando da tecnologia AIDr (Automatic Interative Dose redution) o tomógrafo Aquilion One é capaz de realizar estudos de coronárias em até 0,35 segundo. Isso se deve à capacidade em gerar mais de 1800 cortes por segundo, 640 cortes por rotação, utilizando suas 320 fileiras de detectores.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Toshiba Medical

Balança Pediátrica EletrônicaDescrição: É uma estrutura em plástico moldado a vácuo com base em chapa de aço. O tratamento de superfície nas peças internas, “zincagem”, aumenta a durabilidade do produto. O equipamento conta ainda com a capacidade máxima de 15 kg, linhas modernas e funcionais além de pés reguláveis em borracha sintética.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Welmy

Equipamentos para banheiros hospitalares Descrição: A nova linha de produtos, Toilet Plus, para banheiro hospitalar é bem extensa, completa e é composta por: dispenser para toalhas interfolhadas, higiênicos em rolos, higiênicos interfolhados, sabonetes, protetor de assento sanitário e descarte de absorvente.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Prolim

Sala Integrada InteligenteDescrição: A sala integrada inteligente Sismatec, permite acesso ao prontuário do paciente em tempo real e sem sair do ambiente cirúrgico e permite registrar e transmitir dados e imagens pela internet ou intranet.

Designer: Design próprio

Fornecedor: Sismatec

Page 50: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

50 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Materiais para a Edificação Hospitalar

Piso EcológicoDescrição: Symbioz é um piso totalmente ecológico e sustentável feito a base de resíduos de cereais e composto por 75% de matérias-primas renováveis. O produto possui tratamento especial Evercare®, que tem como principal objetivo protegê-lo contra manchas e produtos químicos.

Designer: Design Próprio

Fornecedor: ACE revestimentos

Adaptação em banheiro para deficientesDescrição: Profilo Smart decorre da evolução de um conceito que responde pela necessidade crescente de autonomia criativa, flexibilidade e liberdade de mudança, em harmonia e equilíbrio com o meio ambiente. O produto possibilita a adaptação de instalações hospitalares e clínicas, especialmente banheiros e sanitários, aos portadores de necessidades especiais.

Marca: Profilo Smart

Fornecedor: Arco

Porcelana RústicaDescrição: Disponíveis no tamanho 5 x 5 cm, não absorvem água, resistem ao calor, alta durabilidade e fácil manutenção. A técnica usada, Drop System, dispensa a utilização de papel sobre a face esmaltada e torna o trabalho de assentamento mais ágil e econômico, representando um ganho de 30% na produtividade.

Fornecedor: Cerâmica Atlas

Divisória hospitalar articuladaDescrição: Divisória Hospitalar Duraflex em painéis de alumínio com acabamento em pintura eletrostática, garantindo maior durabilidade à tinta. Os painéis são interligados por perfil de PVC flexível, seu acionamento é manual e o desenvolvimento do trilho é preso ao teto ou a parede.

Fornecedor: Diviflex Divisórias Articuladas

Cozinhas ProfissionaisDescrição: A Elvi chega com as soluções completas para quaisquer projetos que envolvam cozinhas profissionais, serviço e exposição de alimentos. Ela possui equipamentos práticos, eficientes, robustos, com design moderno e sofisticado, de fácil manutenção e alta durabilidade.

Fornecedor: ELVI

Porta de abertura frontalDescrição: A porta é de abertura frontal (vai-e-vem). Possui um sistema rototranslante, otimiza o espaço, facilita a acessibilidade a portadores de necessidades especiais e resolve os problemas das portas contíguas. Está disponível em diversos modelos com batentes metálicos ou em madeira.

Marca: Ergon

Fornecedor: EuroCentro

Page 51: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

51www.hospdesign.com.br

ElevadorDescrição: O elevador Schindler 5300 oferece conforto e dispensa a construção de casas de máquinas. Além disso, ele não agride o meio ambiente e garante economia em torno de 70% no consumo de energia. Possui também um sistema denominado resgate Automático, que funciona na ausência de energia, mesmo em edifícios que não possuem gerador próprio.

Fornecedor: Atlas Schindler

Bancadas, Cubas e RevestimentosDescrição: Ótimo para o controle de infecções hospitalares, assepsia total, porosidade nula, não mancha, não retém odores, fácil de limpar, ultra-resistente, diversas cores, cantos arredondados, alta resistência a reagentes químicos, 10 anos de garantia, resistente a alto tráfego e termomoldável.

Marca: Corian DuPont

Fornecedor: Avitá Design

Divisória Piso TetoDescrição: A Divisória piso teto é dividida em 4 paginações sendo 4 em pele de vidro com película e uma para colocação do bate maca. As portas são em fórmica branca com boneca móvel para entrada de maca. Ao lado de cada porta há um módulo cego revestido em fórmica verde.

Fornecedor: Design On

ChillerDescrição: reduz em até 25% o consumo anual com energia elétrica em comparação aos chillers convencionais e até 50% substituindo aparelhos antigos. A tecnologia SilentNight foi incorporada para permitir que o seu funcionamento seja regulado de acordo com o nível de ruído emitido.

Marca: York

Fornecedor: Johnson Controls

PorcelanatoDescrição: Pode ser aplicados em paredes e pisos. Possui propriedades auto-limpantes e bactericidas que reduzem e até mesmo eliminam totalmente a ação de bactérias, germes e odores. Em contato com luminosidade natural ele purifica o ar e reduz os efeitos nocivos dos principais poluentes atmosféricos.

Marca: Level Trade

Fornecedor: Graniti Fiandre

Torneira de acionamento com cotoveloDescrição: As torneiras visam uma melhor higienização dos médicos e enfermeiras nos centros cirúrgicos. Para isso é possível abrir e fechá-las utilizando apenas o cotovelo. Elas evitam o desperdício de água e contam com arejador e articulador, que tornam o jato uniforme.

Marca: Fit Special

Fornecedor: Lorenzetti

Page 52: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

52 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Materiais para a Edificação Hospitalar

Esquadrias HospitalaresDescrição: O kit porta pronta com marco de aço e porta de madeira apresenta maior durabilidade e segurança contra a contaminação. Outros produtos para o segmento são a porta com abertura reversível, o sistema bate macas e as janelas em PVC que oferecem maior conforto climático, acústico e econômico.

Designer: Design Próprio

Fornecedor: Multidoor

ElevadorDescrição: É um elevador sem casa de máquinas e o primeiro a utilizar sistema de cintas de aço revestidas com poliuretano para suspender a cabine. Tanto as cintas quanto a máquina sem engrenagem não necessitam de lubrificação. As cintas tem maior durabilidade, além de serem silenciosas e flexíveis.

Marca: Gen2®

Fornecedor: Otis Brasil

Cobre antibacterianoDescrição: A Procobre é uma organização criada com o fim de mostrar os benefícios da utilização do cobre em diversos setores. Na saúde ficou provado que o cobre age como agente antimicrobial. Estudos apontaram que o material reduz em até 85% a presença de microorganismos causadores de infecções hospitalares.

Fornecedor: Procobre

Cama In TouchDescrição: Possui tela touch-screen, sistema de balança para pesagem do paciente, permite a inserção de protocolos de terapia intensiva, além de realizar tratamentos fisioterápicos. Ela tem um sistema de tradução simultânea com 30 frases em 16 línguas e o paciente ainda pode ouvir músicas nela armazenadas.

Fornecedor: Stryker

Protetores de parede, corrimãos, cantoneiras e bate macas em PVCDescrição: Produtos resistentes, com design inovador, além de diferentes modelos com grande variação de cor. São ideais para proteger paredes, corredores, cantos e outras superfícies em locais com intenso fluxo transitório. Valoriza todos os ambientes, conservando a beleza e evitando custos de manutenção.

Fornecedor: Tecnoperfil Plásticos Ltda

Portas e Janelas de PVCDescrição: Esquadrias de PVC de excelente qualidade, alta durabilidade, beleza, isolamento térmico e acústico, além de segurança e vedação perfeita com ótimo custo- benefício.

A linha de produtos: atende a todas as normas técnicas brasileiras exigidas pela ABNT.

Fornecedor: Weiku

Page 53: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

53www.hospdesign.com.br

Identidade VisualDescrição: O projeto visa à completa reformulação de identidade visual abrangendo marca, sinalização, fachada, impressos, utensílios e uniformes, entre outros. O objetivo é fortalecer a marca e tornar o ambiente hospitalar mais amigável. Hospitais como Sabará e Sírio-Libanês já participaram do projeto.

Projeto: OZ Design

Fachadas Ventiladas Descrição: O sistema KeraGail é composto por placas de cerâmica. Ele possui juntas abertas entre as placas de revestimento, criando assim, um espaço entre a parede da edificação e o revestimento externo, possibilitando um fluxo de ar entre os dois planos. Apesar de possuir as juntas abertas o sistema estanca as águas da chuva, evitando as infiltrações.

Designer: Gail Arquitetura em Cerâmica

Fornecedor: Gail Arquitetura em Cerâmica

Elevadores GearlessDescrição: As máquinas Gearless (sem engrenagem) são uma tendência mundial para sistemas de tração de elevadores, pois consomem menos energia elétrica. Ela é ecologicamente correta, dispensa o uso de óleos lubrificantes e utiliza menos materiais, produzindo menos resíduos e energia durante a sua fabricação.

Fornecedor: ThyssenKrupp Elevadores

Tintas HigiênicasDescrição: A nova linha de tintas higiênicas se destaca pelo uso de íons de prata em sua composição, impedindo a divisão celular dos microoraganismos Staphylococcus aureus e Escherichia coli antes e depois da aplicação do produto. Também foi acrescentada uma proteção contra a Pseudomonasaeruginosa.

Fornecedor: Universo Tintas

Identidade VisualDescrição: Painel com a intenção de instigar o usuário a praticar o bem-estar. Displays de chão, localizados nas saídas e entradas dos andares, têm como apelo visual fotos relacionadas ao nosso dia a dia com a mensagem “Viver bem. Pratique essa ideia”.

Projeto: Caso Design Comunicação

Page 54: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

54 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Hospital Digital

Monitor para mamografiaDescrição: O monitor desenvolvido especificamente para mamografia mostra de forma eficiente imagens multimodalidades em alta definição. A junção das tecnologias rapidFrame, PPU e do equipamento backlight DuraLight Nova™,

qualifica ainda mais a imagem dos exames e promove uma maior precisão nos diagnósticos.

Marca: Mammo Tomosynthesis 5MP

Fornecedor: Barco

Software para projetos de instalações hospitalares

Descrição: O software Or3DTM utiliza realidade virtual para minimizar erros e otimizar o tempo de conclusão do projeto. Ele permite a visualização interativa e tridimensional de equipamentos MAQUET como braços, focos e

mesas cirúrgicas, que serão projetados de acordo com o espaço físico real do projeto.

Fornecedor: Maquet

Software hospitalar para IPADDescrição: O Hospital Santa Paula é o pioneiro na utilização de software nos IPADS, com o programa–Ocupação iHSP. Com ele, o acesso às informações se

torna mais rápido, possibilitando um melhor controle dos diretores e médicos e um serviço mais eficiente. O novo aplicativo apresenta informações detalhadas e segmentadas por área: centro cirúrgico, unidades de internação, entre outras.

Marca: Ocupação iHSP

Fornecedor: In House

Page 55: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

55www.hospdesign.com.br

Software hospitalarDescrição: O TrakCare é um sistema interligado de informações de saúde baseado na Web, certificado pela SBIS. Com ele, é possível fazer o gerenciamento clínico e gestão dos pacientes dos hospitais. O software permite uma redução em até 50% dos custos com medicamento, evitando compras equivocadas e distribuição indevida.

Marca: TrakCare™

Fornecedor: InterSystems

Notebook de uso hospitalarDescrição: Planejado para situações de procedimentos cirúrgicos, o equipamento é resistente a quedas, derramamento de líquidos, totalmente vedado e pode ser higienizado com facilidade, evitando a transmissão de doenças. Além disso, o aparelho possui duas baterias de longa duração que podem ser trocadas quando ele estiver em operação.

Marca: Toughbook H2

Fornecedor: Panasonic Solutions Company

Site: www.panasonictoughbook.com.br

Software para a saúdeDescrição: As soluções TOTVS para o segmento de Saúde administram hoje diversos hospitais por meio de soluções de software completamente integradas. Esse serviço garante a automação dos processos envolvidos tanto nos cuidados com pacientes, quanto nos aspectos administrativos e financeiros das instituições. A adoção das ferramentas elimina redundância de informações, garantindo agilidade e uma rotina de gestão mais simplificada.

Marca: TOTVS Série T Manufatura (rM)

Fornecedor: TOTVS

Eixo Digital: Soluções administrativas, sistêmicas, de processos, de desempenho e de infraestrutura.

Page 56: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

56 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Empresa de Design e Designers

32BITSSegmento: Design InterativoEndereço: Av. Rio Branco, 257/908, Centro – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 2533-9310E-mail: [email protected]: www.32bits.com.br

A10 DESIGNSegmento: DesignEndereço: R. Funchal, 129/2ºandar, Vl. Olímpia – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 2344-1010 / (11) 3845-3985E-mail: [email protected]: www.a10.com.br

ANA COUTO BRANDING E DESIGNSegmento: Branding, design de produto, embalagem e gráficoEndereço: Pça. Santos Dumont , 80, Gávea – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 3205-9970 / (21) 3205-9990Site: www.anacouto.com.br

ARCO SINALIZAÇÃO AMBIENTALPortfólio: Hospital 9 de Julho, Hospital do Câncer, Hospital Santa Rita, AGE Seniors Center, Instituto Dante Pazzanese.Endereço: Rua Coronel Francisco Inácio, 207, Moinho Velho – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3854-5217E-mail: [email protected]: www.arcomodular.com.br

ARJOWIGGINSEndereço: Rodovia Salto-Itu, 30, Canjica – Salto/SPTel/Fax: (11) 4028-9200E-mail: [email protected]: www.ajowiggins.com.br

ASSOCIAÇÃO OBJETO BRASILSegmento: DesignEndereço: R. Natingui, 1148, Vl. Madalena – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3032-7191E-mail: [email protected]: www.objetobrasil.com.br

B+G DESIGNERSSegmento: Design gráfico, de embalagens e editorial, branding e sinalizaçãoPortfólio: Mantecorp, Hospital São LuizEndereço: R. Álvaro Rodrigues, 403 – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 5090-1460E-mail: [email protected]: www.bmaisg.com.br

BATAGLIESISegmento: Identidade visual de marcas e corp., design ambiental e brandingPortfólio: Hospital Oswaldo Cruz, InterclínicasEndereço: R. Diogo Moreira, 149, Pinheiros – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3813-1999E-mail: [email protected]: www.batagliesi.com.br

BHZ DESIGNSegmento: Branding, design corporativoEndereço: R. Ramiro Barcelos, 1215/cj.401, Independência – Porto Alegre/RSTel/Fax: (51) 3024-8030E-mail: [email protected]: www.bhzdesign.com.br

BOTTI RUBINSegmento: ArquiteturaEndereço: Rua Hungria, 888/ 7ºandarPortfólio: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Samaritano

Tel/Fax: (11) 3035-1717 / (11) 3819-8211E-mail: [email protected]: www.bottirubin.com.br/pt.html

BRANDER BRANDING EXPRESSIONSegmento: Branding e design corporativo, ambiental e de embalagensPortfólio: MantecorpEndereço: R. Artur de Azevedo, 1767/ cj.42, Pinheiros – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3067-5990E-mail: [email protected]: www.brander.com.br

CAIO ESTEVES BRANDING+DESIGNSegmento: Branding e design gráficoPortfólio: Clínica Bonsucesso, SAO Equipamentos HospitalaresEndereço: Av. Professora Ida Kobe, 225 / ap.91, Casa Verde – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3495-8115E-mail: [email protected]: www.caioesteves.com.br

CASO DESIGN COMUNICAÇÃOSegmento: Design de embalagem, gráfico e ambiental. Branding, identidade visual de marcas e corporações ambientaisPortfólio: Sinalização do Centro Médico Hospital Santa Catarina, Hospital Samaritano, sinalização do complexo hospitalar Hospital São LuizEndereço: Rua do Rocio, 199 / 3ºandar, Vl. Olímpia – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3848-9702 / (11) 3845-7501E-mail: [email protected]: www.casodesign.com.br

CAUDURO ASSOCIADOSSegmento: Design de identidade de marcas, branding, sistemas de sinalização e produtosPortfólio: Hospital São Luiz, UnimedEndereço: R. Alvarenga, 2366, Butantã – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3035-1911 / (11) 3035-1912E-mail: [email protected]: www.cauduroassociados.com.br

CDN PUBLICIDADESegmento: Publicidade e propagandaPortfólio: Hospital Samaritano, Hospital Santa Joana, Pfizer, Medial Saúde, La Roche-PosayEndereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2601 / 9ºandar – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3643-2971E-mail: [email protected]: www.cdn.com.br

COMMCEPTA BRANDDESIGNSegmento: BrandDesign – Web, editorial e design gráficoPortfólio: Site Cirurgias Refrativas, Hospital das Nações, Instituto de Medicina de AraucáriaEndereço: R. Visconde do Rio Branco, 1717 / cj.113, Centro – Curitiba/PRTel/Fax: (41) 3233-7915E-mail: [email protected]: www.commcepta.com.br

COMPARSAS COMUNICAÇÃOSegmento: Comunicação visualEndereço: R. Nascimento Silva, 136 / cobertura 01, Ipanema – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 2523-8205E-mail: [email protected]: www.comparsas.com.br

CTG DESIGNSegmento: DesignPrêmios: Dabi Atlante, Bio Control, BiotechEndereço: R. Prof. Antonio Baracchini, 111, Jd. São

Luiz – Ribeirão Preto/SPTel/Fax: (16) 3234-0834E-mail: [email protected]: www.ctgdesign.com.br

CUCA DESIGNEndereço: R. Marques de São Vicente, 26 / sobrado, Gávea – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 2512-4948E-mail: [email protected]: www.cucadesign.com

DESIGN ATENTOSegmento: Design gráfico, de produto, sustentável, arquiteturaE-mail:[email protected]: www.designatento.com

DEZIGN COM ZSegmento: Identidade de marcaPortfólio: Johnson&Johnson, BoehringerEndereço: R. José Ramon Urtiza, 890 / cj.07, Vila Andrade – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 2184-8100E-mail: [email protected]: www.dezigncomz.com.br

DESIGN CONNECTIONSegmento: DesignEndereço: R. José Lobo, 44 – São Bernardo do Campo/SPTel/Fax: (11) 4337-1228E-mail: [email protected]

DI DESIGN INDUATRIAL S/C LTDA.Segmento: Design industrialPortfólio: Design de produtos, design gráficoEndereço: R. Marcondésia, 241 – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 5548-6456E-mail: [email protected]: www.designindustrial.com.br

DI TAVOLASegmento: DesignersPortfólio: Clínicas e hospital beneficência de Santo AndréEndereço: R. Joaquim Oliveira Freitas, 1070, Pq. São Domingos – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3903-5238E-mail: [email protected]: www.ditavoladesign.com.br

DOMUS DESIGNSegmento: Design estratégico e de produtoPortfólio: Kolplast, Visiontec, Anacom, Europa, Filizola, WolpacEndereço: R. Purpurina, 155 / sala 52, Vl. Madalena – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 2659-3393E-mail: [email protected]: www.domusid.com.br

ESTETA DESIGNSegmento: Design gráfico e digitalEndereço: Av. Champagnat, 501 / sala 304, Praia da Costa – Vila Velha/ESTel/Fax: (27) 3239-2155 / (27) 3062-2154E-mail: [email protected]: www.estetadesign.com.br

EMED – ARQUITETURA HOSPITALARSegmento: Elaboração de projetos e gerenciamento de obras para clínicas médicas e hospitaisEndereço: R. Sansão Alves dos Santos, 76 / cj.62, Brooklin – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 5505-9700 / 1464E-mail: [email protected]: www.emedproj.com.br

FIORENTINI – ARQUITERURA DE HOSPITAIS

Page 57: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

57www.hospdesign.com.br

Segmento: Arquitetura e design hospitalarPortfólio: Hospital Albert Einstein, Hospital Campo Limpo, Hospital Madrecor, Hospital São Judas Tadeu – Barretos, Lab. Inst. Evandro Chagas – Belém, Samcil GuarulhosEndereço: Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 819 – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3021-3184E-mail: [email protected]: www.arquiteturafiorentini.com.br

HARDY DESIGNPortfólio: Mediphacos Produtos OftalmológicosEndereço: R. Raul Pompéia, 225A, São Pedro – Belo Horizonte/MGTel/Fax: (31) 3194-3095 / (31) 3194-3051E-mail: [email protected]: www.hardydesign.com.br

HAUS + PACKING DESIGNSegmento: DesignPrêmios: Prêmio brasileiro de embalagemPortfólio: Kimberly-ClarkEndereço: R. Tenente Negrão, 90 / 14º andar, Itaim Bibi – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3074-6611 / (11) 3742-2228E-mail: [email protected]: www.packing.com.br

INTERBRANDSegmento: BrandingEndereço: R. Olimpíadas, 242 / 6º nandar, Vl. Olímpia – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3707-8500 / (11) 3707-8501E-mail: [email protected]: www.interbrand.com

JMD COMUNICAÇÃOSegmento: Comunicação e designEndereço: Av. das Américas, 3200 / sala 109, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 2572-8922 / (21) 2278-1550E-mail: [email protected]: www.jmdcomunicacao.com.br

KEENWORK DESIGNSegmento: Branding, identidade visual, marcas e corporativo. Embalagens, editorial, ambientaçãoEndereço: R. Laplace, 96 / 4º andar, Brooklin – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 5561-6593 / (11) 5542-1366E-mail: [email protected]: www.keenwork.com.br

L+M GETSSegmento: Arquitetura, design, montagem, manutenção, gestão de tecnologia e infra-estruturaPortfólio: Projetos hospitalares, projetos de design hospitalarEndereço: R. Fidencio de Ramos, 100 / 1ºandar – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3215-8200E-mail: [email protected]: www.imgets.com.br

LUMEN DESIGNSegmento: Identidade visual, marcas e corp.,embalagem, ambientaçãoPrêmios: IDEA Brazil, 2008/2009, IF na AlemanhaPortfólio: Hospital Pequeno PríncipeEndereço: R. Domingos Nascimento, 512, Bom Retiro – Curitiba/PRTel/Fax: (41) 3338-9006E-mail: [email protected]: www.lumendesign.com.br

M DESIGNSegmento: DesignPortfólio: Aché Laboratórios, Biosintética, Farmasa,

Johnson&JohnsonEndereço: Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 3345 – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3833-0969E-mail: [email protected]: www.mdesign.art.br

MADRIGANOSegmento: DesignersPortfólio: Madrigano Hospitalar – Planejamento e Arquitetura de HospitaisEndereço: R. Ângelo Dias, 45 / 2ºandar cj.15, Centro – Blumenau/SCTel/Fax: (47) 3335-0312E-mail: [email protected]: www.madrigano-hospitalar.com.br

MAPINGUARI DESIGNSegmento: Design estratégico, gráfico e para a sustentabilidadePortfólio: Pró NatusEndereço: R. Ó de Almeida, 1083, Reduto – Belém/PATel/Fax: (91) 3230-3271E-mail: [email protected]: blog.forminform.com.br

MEGABOX DESIGN E SOLUÇÕESSegmento: Produto, gráfico, embalagem, design de serviços, prototipagem, produção de lotes pilotosPrêmios: IF em 2006, CNI em 2007 e Move Sul em 2002Portfólio: Bio Design, Sanifil, LacTecEndereço: Av. São Sebastião, 1213, Centro – Quatro Barras/PRTel/Fax: (41)3672-3663E-mail: [email protected]: www.megaboxdesign.com.br

OGGI DESIGNSegmento: Design estratégico e de produtosEndereço: R. Fernandes Tourinho, 470 / sala 1010, Savassi – Belo Horizonte/MGTel/Fax: (31) 9631-0808E-mail: [email protected]: www.oggidesign.com.br

OZ DESIGNSegmento: Branding, identidade visual de marcas, design de embalagem, ambiental e editorialEndereço: R. Andrade Fernandes, 303, Vl. Madalena – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3024-2670 / (11) 5112-9200E-mail: [email protected]: www.ozdesign.com.br

PERFIL DESIGNSegmento: DesignPortfólio: laboratório Lauer, Pró Vida Clínica Geral e PediatriaEndereço: R. Liberdade, 531, Jd. do Lago – Canoas/RSTel/Fax: (51) 3478-4334E-mail: [email protected]: www.perfidesign.com.br

PVDI DESIGNSegmento: Planejamento, criação e desenvolvimento de projetos de comunicação visual, desenho industrial, arquitetura, publicidade e propagandaPortfólio: AMIL, Casa de Saúde Paracambi, Policlínica Geral do Rio de JaneiroEndereço: R. Dona Mariana, 137 / casa 07, Botafogo – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 2539-1301 / (21) 2527-6582E-mail: [email protected]: www.pvdi.com.br

QUESTTO DESIGN

Endereço: R. Cotoxó, 303 / cj.38 – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3875-5552E-mail: [email protected]: www.questtodesign.com.br

RAF ARQUITETURA E PLANEJAMENTOSegmento: Design de objeto, gráfico, equipamento urbano, interiores, arquiteturaPrêmio: Instituto Americano de Arquitetura – Projeto INCA/RJPortfólio: Unimed, Hospital Pró Criança, Instituto de Traumoto-Ortopedia, Hospital Municipal Ronaldo Gazolla – Acari/RJ, CAARJEndereço: R. São Clemente, 452 – Botafogo/Rio de JaneiroTel/Fax: (21) 2539-2879E-mail: [email protected]: www.rafarquitetura.com.br

RED BANDANASegmento: Promoção e designPortfólio: MERCK, La Roche-Posay, BiothermEndereço: R. Visconde de Pirajá, 04 / cobertura 01, Ipanema – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 2287-0202E-mail: [email protected]: www.redbandana.com.br

SACCHI DESIGNERSSegmento: Design do objeto, gráfico, equipamento urbano, interioresPrêmios: Fred M. Roody – Memorial Scholarship Competition for Health DesignEndereço: Alameda Franca, 708 / 4, Alphaville – Santana de Parnaíba/SPTel/Fax: (11) 4153-4878E-mail: [email protected]: www.sacchidesigners.com.br

SERAGINI/FARNÉSegmento: Design, pesquisa de design, brandingPortfólio: www.seraginifarne.com.br/clientesEndereço: R. Dr. Theophilo Ribeiro de Andrade, 223, Alto de Pinheiros – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 2101-4300 / (11) 3021-6220E-mail: [email protected]: www.seraginifarne.com.br

SETA BRASILPortfólio: Web designer para médicos e clínicasEndereço: R. Funchal, 538 / cj.142-144, Vl. Olímpia – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3849-9535Site: www.setabrasil.com.br

SIMETRIA ARQUITETURASegmento: Design de objeto, gráfico, equipamento urbano, interioresPortfólio: Medial Saúde, Hospital H1 – Ed. Dr. Crispim, diagnóstico, Clínica de Imagens Médicas – Hospital HOME, Cardiosul – Clínica Cardiológica, Uromedical – Centro avançado de urologia e andrologia, Fundação Ary Frauzino – Pesquisa e controle do câncer (Banco de cordão umbilical – Hemocentro Brasília), Proctoclínica – Cirurgia do aparelho digestivo, Novocor Cardiovascular – Comércio de material, Montserrat – Clínica de Ultrassonografia, Hospital Santa Lúcia – Clínica de vacinação, Sanes – Clínica de anestesiologia, Laboratório de anatomia patológica – Centro clínico L2, CLIU – Clínica Urológica de Brasília, Anna Aslan – Medicina ortomolecular, CEUTA, SAGG – Consultório de anestesiologia, Instituto de oncologia KaplanEndereço: SEPS, 714/914 / Bloco E, sala 233 – Brasília/DFTel/Fax: (61) 3345-4093 / (61) 3346-3406E-mail: mailto:[email protected]: www.simmetriaarquiteura.com.br

Page 58: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

58 Anuário Brasileiro de Design Hospitalar

Empresa de Design e Designers

SPO DESIGNSegmento: Desenvolvimento de embalagemEndereço: R. Butantã, 518 / 6ºandar, cj.62, Pinheiros – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3168-9166E-mail: [email protected]: www.spodesign.com.br

STUDIO 76Segmento: Design de objetoPrêmios: ALCOA de inovação em alumínio de 2007 – 7º lugarPortfólio: Via siteEndereço: Av. José Maria Marques de Oliveira, 1316 / sala 01, Jd. Alvorada – Salto/SPTel/Fax: (11) 4021-1565E-mail: Via siteSite: www.studio76design.com.br

STUDIO INOSegmento: Arquitetura Comercial e design de produtoEndereço: R. Apinajés, 1718, Sumaré – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3868-4664E-mail: [email protected]: www.studioino.com.br

STUDIO RW3Segmento: Desenvolvimento de WebEndereço: R. Coral, 80 / sala 2, Jd. das Américas – São Bernardo do Campo/SPTel/Fax: (11) 4063-4921

SUPERBACANA DESIGNSegmento: Gráfico, identidade visual de marcas e corporaçõesPortfólio: Schering-PlougEndereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2012 / 10º andar, Pinheiros – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3815-8429E-mail: [email protected]: www.superbacanadesign.com.br

TATIL DESIGNSegmento: Design gráfico, tridimensional, estratégia de comunicação em PDVPortfólio: UnimedEndereço: Estrada da Gávea, 712 / loja 101/104, São Conrado – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 2111-4200E-mail: [email protected]: www.tatil.com.br

VALÉRIA LONDON BRANDING E DESIGNSegmento: Branding e designPortfólio: Clínica Perinatal de Laranjeiras, Clínica Infantil Albert Sabin, Clínica São VicenteEndereço: R. Voluntários da Pátria, 45 / Gr.203, Botafogo – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 2275-4648 / (21) 2275-4897E-mail: [email protected]: www.vldesign.com.br

VRD RESEARCH – DESIGN AS STRATEGYSegmento: Design estratégico e inovação (pesquisa, desenvolvimento e implementação)

Endereço: R. Campevas, 617, Perdizes – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 8342-8247E-mail: [email protected]: www.vrdresearch.com

WEDO MARKETING PROMOCIONALSegmento: Marketing promocionalPortfólio: AmilEndereço: R. Visconde de Carandaí, 28, Jd. Botânico – Rio de Janeiro/RJTel/Fax: (21) 3205-9008 / (21) 3204-9355E-mail: patrí[email protected]: www.wedo.com.br

ZANETTINI ARQUITETURA PLANEJAMENTO E CONSULTORIASegmento: Escritório de arquiteturaPortfólio: Hospital Santa Teresa novo bloco, Hospital Saúde Mulher, Passarela Instituto Dr. Arnaldo – INCOR- Ambulatório do Hospital das ClínicasEndereço: R. Chilon, 310 – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3849-0394 / 2557 / 9992E-mail: [email protected]: www.zanettini.com.br

ZOL DESIGNPortfólio: Laboratório Fleury (Projeto de sinalização)Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 623 / cj.12, Pinheiros – São Paulo/SPTel/Fax: (11) 3061-2672E-mail: [email protected]: www.zoldesign.com.br

Page 59: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012

DA ESTRATÉGIA À REALIZAÇÃO. CONECTADOS PARA TRANSFORMAR.

Atuando junto às empresas líderes de segmento, a Design Connection é um Centro de Desenvolvimento de Produto que conecta diversas expertises e oferece soluções nas áreas de estratégia, design e engenharia, levando ao mercado produtos e serviços vencedores para seus clientes, desde a estratégia até a realização.

TECNOLOGIA E NEGÓCIO COM FOCO NO SER HUMANO.

+ 55 11 4337 1228www.designconnection.com.br

AF_An_HospDesign_21x28.indd 1 10/19/11 2:02 PM

Page 60: Anuario de Design Hospitalar SaudeBest 2012