anuario - turismo - 2011

205
 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2011 Volume 38  Ano base 2010

Upload: cadu-araujo

Post on 09-Jul-2015

91 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Secretaria Nacional de Polticas de Turismo

Anurio Estatstico de Turismo - 2011Volume 38 Ano base 2010

REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DILMA VANA ROUSSEFF Presidente

MINISTRIO DO TURISMO Pedro Novais Lima Ministro

SECRETARIA NACIONAL DE POLTICAS DE TURISMO Ana Isabel Mesquita de Oliveira Secretria

Jos Francisco de Salles Lopes Diretor de Estudos e Pesquisas

Neiva Duarte Coordenadora Geral de Estudos e Pesquisas

Equipe Tcnica Ana Caroline Batista de Moura Arley Couto de Mendona Cristiano Maluf Dib Valrio Fbio de Arajo Jesus Paixo Joo Felismario Batista Junior Mariano Laio de Oliveira Mudestino Carvalho Barroso Viviane Ribeiro Lima

Colaboradores

Acre - AC Secretaria de Estado do Turismo do Acre Liberalino Alves de Souza

Alagoas - AL Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas Lcia Cristina Romeiro Damasceno Hugo Eduardo Cardeal

Amazonas - AM Amazonastur - Empresa Estadual de Turismo do Amazonas Luciana Vieira Francisco Alves de Santos

Bahia - BA Secretaria de Estado do Turismo da Bahia Luiz Fernando Macedo Costa Aldenair Pulgas

Cear - CE Secretaria de Estado do Turismo do Cear Jos Valdo Mesquita Aires Filho

Mato Grosso do Sul - MS Fundao de Turismo do Mato Grosso do Sul Ivone Hermenegildo

Minas Gerais - MG Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais Cludia Rocha Ricardo Navarro

Par - PA Paratur - Companhia Paraense de Turismo Leonardo Conduru Guedes Admilson Alcntara da Silva

Paran - PR Secretaria de Estado do Turismo do Paran Gilce Zelinda Battistuz Ariane Schreiner Veiga

Pernambuco - PE Secretaria de Estado do Turismo do Pernambuco Ione Dantas de Paula Renata Miranda

Rio Grande do Norte - RN Secretaria de Estado de Turismo do Rio Grande do Norte Carmem Vera Arajo de Lucena

Rio Grande do Sul - RS Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer - Rio Grande do Sul Ana Lcia Touguinha Weidle Siena Monteblanco

Roraima - RR Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima Alex Viana

Santa Catarina - SC Santur - Santa Catarina Turismo Maria Tereza Buchele Aldejan David

So Paulo - SP Secretaria de Estado do Turismo de So Paulo Fernanda Ester Maria Helena Boeri

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia - INFRAERO Diretoria Comercial - Braslia Superintendncias Regionais da INFRAERO, reas de comunicao social e operaes dos aeroportos: AL, AM, BA, CE, MG, PA, PE, RJ, RN, SC, SP.

Departamento de Policia Federal Superintendncias Regionais, chefias de aeroportos e de fronteiras terrestres: AL, AM, BA , CE, DF, MG, MS, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP.

Secretaria da Receita Federal Superintendncias Regionais, delegacias de imigrao, chefias de alfndega e bagagem acompanhada de aeroportos e fronteiras terrestres: AL, AM, BA, CE, DF, MG, MS, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP.

MTur - Departamento de Estudos e Pesquisas Setor Comercial Norte - Quadra 06 - Conjunto A Bloco A - 11 andar - Sala 1108 Shopping ID - Edifcio Venncio 3000 70716-900 - Braslia - DF Tel.: 55 (61) 2023-8247 / 8241 E-mail: [email protected] Internet: http://www.turismo.gov.br

Guia de leituraO Guia de Leitura tem o propsito de orientar o usurio sobre como localizar os diferentes tipos de informaes disponveis para consulta. Os principais pontos de acesso s informaes dentro do Anurio so o Guia de leitura e o Sumrio, que indicam os ttulos das sees, os temas, as tabelas e os grficos. As informaes apresentadas no Sumrio esto primeiramente arranjadas em sees, num total de trs: Turismo Receptivo,Turismo Interno e Turismo Mundial. Cada seo est dividida em temas, e estes, em tabelas. Com esta sequncia buscou-se organizar logicamente as informaes para facilitar a consulta ao contedo da publicao. Cada seo contm tabelas relacionadas ao seu respectivo tema, permitindo uma viso sucinta de seu contedo. No final do Sumrio so apresentadas a lista de grficos e as convenes utilizadas na publicao. As trs sees de referncia bsica para consulta do Anurio esto assim estruturadas: I - Turismo Receptivo - Rene informaes relativas ao turismo internacional no Brasil. 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2009-2010: Rene dados relativos ao fluxo de chegadas de turistas ao Brasil, desagregados por pases de residncia permanente, meses e vias de acesso (area, martima, terrestre ou fluvial). 2. Chegadas de turistas ao Brasil, por Unidades da Federao e vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010: Apresenta, para 14 Unidades da Federao, os dados desagregados sobre o fluxo de chegadas de turistas por pases de residncia permanente, meses e vias de acesso (area, martima, terrestre ou fluvial). As tabelas referentes s Outras Unidades da Federao renem informaes de localidades que, por questes estatsticas, no permitem desagregaes.

3. Sntese Brasil: Contm dados consolidados para os anos de 2009 e 2010 relativos a portes de entrada, apresentados por vias de acesso e meses. Tambm disponibiliza a posio dos principais pases emissores de turistas para o Brasil e a srie histrica, com informaes sobre o fluxo de chegadas de turistas no perodo de 1970 a 2010. Em preparao 4. Estudo da demanda turstica internacional - Principais resultados - 2009-2010: Dados consolidados sobre o perfil do turista internacional que visitou o Brasil em 2009 e 2010, desagregados por motivo da viagem.

Em preparao 5. Eventos internacionais - 2005-2010: Informaes relativas ao nmero de eventos internacionais realizados no Brasil, segundo dados da International Congress & Convention Association (ICCA) - 2005-2010. A ICCA considera como internacionais os eventos itinerantes, com periodicidade fixa, com um mnimo de 50 participantes e que estejam pelo menos em sua terceira edio.

6. Movimentao internacional de passageiros em aeroportos do Brasil: Apresenta a srie histrica, de 2000 a 2010, relativa ao embarque e desembarque internacional de passageiros em voos regulares e no-regulares, por Unidades da Federao e aeroportos administrados pela INFRAERO.

7. Desembarques internacionais de passageiros em aeroportos do Brasil: Dados consolidados sobre o desembarque internacional de passageiros em voos regulares e no-regulares, por meses, para os anos de 2007 a 2010. Disponibiliza, ainda, informaes mensais por Unidades da Federao para os anos 2009 e 2010, nos aeroportos administrados pela INFRAERO. II - Turismo interno - Rene informaes relativas ao turismo domstico no Brasil. 8. Movimentao nacional de passageiros em aeroportos do Brasil: Srie histrica, de 2000 a 2010, relativa ao embarque e desembarque nacional de passageiros em voos regulares e no-regulares, por Unidades da Federao e aeroportos administrados pela INFRAERO. 9. Desembarques nacionais de passageiros em aeroportos do Brasil: Apresenta dados consolidados sobre o desembarque nacional de passageiros em voos regulares e no-regulares, por meses, para o perodo de 2007 a 2010. Disponibiliza, ainda, informaes mensais, por Unidades da Federao, para os anos 2009 e 2010, nos aeroportos administrados pela INFRAERO. Em preparao 10. Movimentao nacional e internacional de passageiros em rodovirias do Brasil: Apresenta dados sobre a movimentao nacional e internacional de passageiros nas principais rodovirias do pas, no perodo de 2005 a 2010. Traz tambm informaes segundo os meses do ano, Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 e 2010.

11. Equipamentos e prestadores de servios tursticos cadastrados no Ministrio do Turismo: Compila dados do nmero de equipamentos e prestadores de servios tursticos - agncias de turismo, meios de hospedagem (hotis, flats, apart-hotel e condotel), parques temticos, transportadoras tursticas, organizadores de eventos (congressos, convenes e congneres), organizadores de feiras, exposies e congneres, prestadoras de servios especializados para organizao de eventos, instituies de ensino, bacharis em turismo, guias de turismo e cursos de guias de turismo - nos anos de 2009 a 2010.

12. Resultados econmicos e financiamentos concedidos por instituies financeiras federais para o turismo no Brasil: Rene dados sobre o desempenho econmico do Turismo no pas. Apresenta dados compilados pelo Banco Central sobre a Conta Turismo do Brasil, e mostra tabelas com o desembolso de recursos realizados pelas instituies financeiras federais ( Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal, Banco do Nordeste, Banco da Amaznia e BNDES) para o financiamento do turismo no Brasil, nos anos 2003 a 2009. Disponibiliza, ainda, informaes segundo os meses - 2009 a 2010.

13. Indicadores socioeconmicos - Brasil: Apresenta a evoluo histrica dos indicadores de desempenho socioeconmico da economia brasileira relativos populao, ao PIB, taxa de cmbio expressa em dlar e ao PIB per capita, desde 2000.

III - Turismo Mundial - Rene informaes relativas evoluo do Turismo Mundial. Em preparao 14. Dados gerais do turismo mundial: Rene dados sobre o desempenho do turismo mundial em termos de chegadas de turistas e receita cambial, por pases e regies do mundo, no perodo de 1998 a 2009, e as participaes relativas do Brasil e da Amrica do Sul. Lista dados da ICCA com o nmero de eventos internacionais realizados no mundo, por pases e cidades, entre os anos de 2005 a 2010.

A estrutura do Anurio completada por uma relao de fontes das entidades produtoras das informaes que integram este Anurio, um quadro com a relao das principais caractersticas dos estudos, pesquisas e levantamentos disponveis sobre o turismo no Brasil, grficos ilustrativos e um glossrio com termos bsicos utilizados na publicao.

Sumrio

I1. 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

Turismo receptivoChegadas de turistas ao Brasil - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via fluvial - 2009-2010

2.

Chegadas de turistas ao Brasil, por Unidades da Federao e vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010

2.1 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4

Chegadas de turistas pelo Amazonas Chegadas de turistas pelo Amazonas, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Amazonas, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Amazonas, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Amazonas, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010

2.2 2.2.1 2.2.2 2.2.3 2.2.4

Chegadas de turistas pela Bahia Chegadas de turistas pela Bahia, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pela Bahia, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pela Bahia, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 Chegadas de turistas pela Bahia, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010

2.3 2.3.1 2.3.2 2.3.3 2.3.4

Chegadas de turistas pelo Cear Chegadas de turistas pelo Cear, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Cear, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Cear, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Cear, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010

2.4 2.4.1 2.4.2 2.4.3

Chegadas de turistas pelo Distrito Federal Chegadas de turistas pelo Distrito Federal, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Distrito Federal, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Distrito Federal, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010

2.5 2.5.1 2.5.2 2.5.3

Chegadas de turistas pelo Mato Grosso do Sul Chegadas de turistas pelo Mato Grosso do Sul, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Mato Grosso do Sul, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Mato Grosso do Sul, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010

2.6 2.6.1 2.6.2 2.6.3

Chegadas de turistas por Minas Gerais Chegadas de turistas por Minas Gerais, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas por Minas Gerais, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas por Minas Gerais, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010

2.7 2.7.1 2.7.2 2.7.3 2.7.4

Chegadas de turistas pelo Par Chegadas de turistas pelo Par, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Par, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Par, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Par, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via fluvial - 2009-2010

2.8 2.8.1 2.8.2 2.8.3 2.8.4 2.8.5 2.8.6

Chegadas de turistas pelo Paran Chegadas de turistas pelo Paran, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Paran, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Paran, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Paran, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Paran, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010 Chegadas de turistas pelo Paran, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via fluvial - 2009-2010

2.9 2.9.1 2.9.2 2.9.3 2.9.4

Chegadas de turistas por Pernambuco Chegadas de turistas por Pernambuco, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas por Pernambuco, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 Chegadas de turistas por Pernambuco, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 Chegadas de turistas por Pernambuco, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010

2.10

Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Norte

2.10.1 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Norte, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.10.2 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Norte, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.10.3 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Norte, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 2.10.4 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Norte, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010

2.11

Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Sul

2.11.1 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Sul, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.11.2 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Sul, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.11.3 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Sul, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 2.11.4 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Sul, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010 2.11.5 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Sul, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010 2.11.6 Chegadas de turistas pelo Rio Grande do Sul, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via fluvial - 2009-2010

2.12

Chegadas de turistas pelo Rio de Janeiro

2.12.1 Chegadas de turistas pelo Rio de Janeiro, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.12.2 Chegadas de turistas pelo Rio de Janeiro, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.12.3 Chegadas de turistas pelo Rio de Janeiro, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 2.12.4 Chegadas de turistas pelo Rio de Janeiro, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010

2.13

Chegadas de turistas por Santa Catarina

2.13.1 Chegadas de turistas por Santa Catarina, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.13.2 Chegadas de turistas por Santa Catarina, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.13.3 Chegadas de turistas por Santa Catarina, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 2.13.4 Chegadas de turistas por Santa Catarina, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010 2.13.5 Chegadas de turistas por Santa Catarina, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010

2.14

Chegadas de turistas por So Paulo

2.14.1 Chegadas de turistas por So Paulo, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.14.2 Chegadas de turistas por So Paulo, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.14.3 Chegadas de turistas por So Paulo, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 2.14.4 Chegadas de turistas por So Paulo, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010

2.15

Chegadas de turistas por Outras Unidades da Federao

2.15.1 Chegadas de turistas por outras Unidades da Federao, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.15.2 Chegadas de turistas por outras Unidades da Federao, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010 2.15.3 Chegadas de turistas por outras Unidades da Federao, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010 2.15.4 Chegadas de turistas por outras Unidades da Federao, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010 2.15.5 Chegadas de turistas por outras Unidades da Federao, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010 2.15.6 Chegadas de turistas por outras Unidades da Federao, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via fluvial - 2009-2010

3. 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 3.7 3.8 3.9 4.

Sntese Brasil Chegadas de turistas ao Brasil, por vias de acesso, segundo Unidades da Federao - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, por vias de acesso, segundo os meses - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, por Unidades da Federao, segundo os meses - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, por Unidades da Federao, segundo os meses - Via area - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, por Unidades da Federao, segundo os meses - Via martima - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, por Unidades da Federao, segundo os meses - Via terrestre - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, por Unidades da Federao, segundo os meses - Via fluvial - 2009-2010 Chegadas de turistas ao Brasil, segundo principais pases emissores - 2006 - 2010 Chegadas de turistas ao Brasil, segundo os anos - 1970-2010

Estudo da demanda turstica internacional Principais resultados - 2009-2010 - Fase de preparao

5.

Eventos internacionais - 2005-2010 - Fase de preparao

6. 6.1 6.2 6.3 6.4 6.5 7. 7.1 7.2 7.2.1 7.2.2 7.3 7.3.1 7.3.2

Movimentao internacional de passageiros em aeroportos do Brasil Embarques e desembarques internacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo os anos - 2000-2010 Embarques e desembarques internacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 Embarques e desembarques internacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010 Embarques e desembarques internacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo Grandes Regies, Unidades da Federao e aeroportos - 2009 Embarques e desembarques internacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo Grandes Regies, Unidades da Federao e aeroportos - 2010

Desembarques internacionais de passageiros em aeroportos do Brasil Desembarques internacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo os meses - 2007-2010 Desembarques internacionais de passageiros de voos regulares e no regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 Desembarques internacionais de passageiros de voos regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 Desembarques internacionais de passageiros de voos no regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 Desembarques internacionais de passageiros de voos regulares e no regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010 Desembarques internacionais de passageiros de voos regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010 Desembarques internacionais de passageiros de voos no regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010

II8. 8.1 8.2 8.3 8.4 8.5

Turismo internoMovimentao nacional de passageiros em aeroportos do Brasil Embarques e desembarques nacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo os anos - 2000-2010 Embarques e desembarques nacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 Embarques e desembarques nacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010 Embarques e desembarques nacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo Grandes Regies, Unidades da Federao e aeroportos - 2009 Embarques e desembarques nacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo Grandes Regies, Unidades da Federao e aeroportos - 2010

9. 9.1 9.2 9.2.1 9.2.2 9.3 9.3.1 9.3.2

Desembarques nacionais de passageiros em aeroportos do Brasil Desembarques nacionais de passageiros em aeroportos, por tipos de voos, segundo os meses - 2007-2010 Desembarques nacionais de passageiros de voos regulares e no regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 Desembarques nacionais de passageiros de voos regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 Desembarques nacionais de passageiros de voos no regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009 Desembarques nacionais de passageiros de voos regulares e no regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010 Desembarques nacionais de passageiros de voos regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010 Desembarques nacionais de passageiros de voos no regulares, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2010

10.

Movimentao de passageiros em rodovirias do Brasil - Fase de preparao

11. 11.1 11.2 11.3

Equipamentos, prestadores de servios tursticos e profissionais da rea de turismo cadastrados no Ministrio do Turismo Agncias de turismo cadastradas no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010 Oferta hoteleira, cadastrada no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010 Acampamentos tursticos cadastrados no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010

11.4 11.5 11.6 11.7 11.8 11.9

Restaurantes, bares e similares cadastrados no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010 Parques temticos cadastrados no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010 Transportadoras tursticas cadastradas no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010 Locadoras de veculos cadastradas no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010 Organizadoras de eventos (congressos, convenes e congneres) cadastradas no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010 Prestadoras de servios de infraestrutura para eventos, cadastradas no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010

11.10 Bacharis em turismo cadastrados no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010 11.11 Guias de turismo cadastrados no Ministrio do Turismo, segundo Grandes Regies e Unidades da Federao - 2009-2010

12. 12.1 12.2 12.3

Resultados econmicos e financiamentos concedidos por instituies financeiras federais para o turismo no Brasil Conta turismo do Brasil - 2000-2010 Desembolso de recursos realizados por instituies financeiras federais para o financiamento do turismo no Brasil, segundo os anos - 2003-2010 Desembolso de recursos realizados por instituies financeiras federais para o financiamento do turismo no Brasil, segundo os meses - 2009-2010

13. 13.1

Indicadores socioeconmicos - Brasil Indicadores gerais da economia - 2000-2010

III14.

Turismo mundialDados gerais do turismo mundial - Fase de preparao

Relao de fontes - Fase de preparao Glossrio - Fase de preparao Relao de fontes de dados disponveis sobre o turismo no Brasil - Fase de preparao

GrficosTurismo receptivo Principais mercados emissores de turistas para o Brasil - 2010 Chegadas de turistas ao Brasil, segundo vias de acesso - 2010 Desembarques internacionais de passageiros em aeroportos do Brasil - 2005-2010

Turismo interno Desembarques nacionais de passageiros em aeroportos do Brasil - 2005-2010

Turismo mundial Chegadas internacionais e receita cambial do turismo no mundo 2005-2010 - Fase de preparao

Conveno- O dado no existe

I Turismo receptivo

1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2009-2010

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.1 - Chegadas de turistas ao Brasil, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010Chegadas de turistas Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 4.802.217 78.110 23.132 36.123 4.233 1.875 12.747 31.821 8.539 3.550 3.725 5.153 10.854 734.998 63.296 603.674 68.028 2.095.352 1.211.159 83.454 170.491 78.010 26.220 15.152 180.373 78.975 4.594 3.626 189.412 53.886 200.850 28.230 11.361 29.405 66.655 24.140 41.059 1.612.665 215.595 24.185 31.526 25.645 174.526 15.873 205.860 7.550 75.518 5.525 172.643 17.620 253.545 29.339 15.092 183.697 5.258 10.038 36.414 72.736 34.480 48.295 38.756 9.430 109 126 Vias de acesso Total Area 2010 5.161.379 83.688 21.311 38.051 2.664 2.727 18.935 38.933 9.792 4.004 5.136 6.424 13.577 773.181 64.188 641.377 67.616 2.384.186 1.399.592 99.359 200.724 85.567 23.095 12.592 194.340 81.020 5.236 2.930 228.545 51.186 220.085 37.849 18.829 36.976 59.742 30.859 35.830 1.614.864 226.630 26.603 34.030 21.460 179.340 13.251 199.719 7.537 76.411 4.854 167.355 16.475 245.491 27.793 13.775 189.065 5.732 15.863 34.146 69.995 39.339 46.302 36.846 9.136 320 140 2009 3.348.906 75.500 21.389 35.938 4.224 1.870 12.079 28.303 7.235 3.414 3.288 4.830 9.536 690.663 55.680 571.365 63.618 959.691 502.487 34.715 137.521 61.257 22.359 1.574 36.343 52.756 348 3.596 61.500 45.235 156.047 24.604 9.602 21.538 54.646 20.026 25.631 1.403.848 186.173 19.929 27.387 21.924 138.730 14.873 180.546 5.417 67.151 4.876 142.799 12.776 233.267 27.747 12.381 178.799 4.348 7.647 33.216 64.038 19.824 34.756 27.892 6.772 92 98 2010 3.609.979 80.802 19.489 38.033 2.649 2.701 17.930 36.228 8.794 3.878 4.725 6.145 12.686 732.940 57.120 611.386 64.434 1.113.147 567.868 40.061 181.947 70.806 19.114 536 40.119 64.705 464 2.866 76.303 48.358 184.489 36.444 16.176 29.128 49.126 25.485 28.130 1.428.648 190.987 21.988 29.755 18.302 149.006 12.376 176.975 6.087 68.235 4.076 144.190 13.116 225.641 25.840 11.698 185.277 5.061 13.393 31.618 60.395 34.632 33.604 26.675 6.696 233 121 77 743 22 5 7 709 13.550 2.465 10.360 725 37.406 34.529 73 898 492 39 1 27 247 949 151 14.545 34 1.028 371 293 16 12.803 47.803 6.689 1.710 733 366 2.477 29 4.958 1.374 829 55 6.154 190 3.997 236 697 3.088 14 1.428 129 2.039 10.611 947 825 121 1 26 Martima 2009 115.705 685 473 134 1 2010 114.894 1.037 621 6 2 408 354 30 19 31 16 258 11.239 2.265 8.735 239 48.359 45.675 57 678 175 29 50 342 6 1 1.288 58 7.988 104 2.158 257 1.184 133 4.152 44.467 15.499 1.918 664 152 1.281 220 4.608 860 1.143 70 4.792 182 4.461 528 523 1.515 26 439 260 3.217 2.109 1.442 1.027 353 62 8 Terrestre 2009 1.298.972 1.892 1.246 51 8 5 582 2.747 1.282 132 432 316 585 30.400 5.061 21.654 3.685 1.065.944 665.986 48.658 32.063 16.173 3.802 63 140.266 24.450 14 125.973 8.496 29.971 3.592 531 7.496 11.704 4.094 2.554 155.444 22.533 2.542 3.382 3.351 33.305 971 18.992 707 7.530 594 21.256 4.642 16.261 1.344 2.014 1.806 872 963 3.053 6.632 2.694 12.572 10.027 2.537 8 2 2010 1.400.483 1.812 1.184 18 9 24 577 2.301 964 103 374 255 605 24.736 3.943 17.873 2.920 1.194.985 778.934 59.200 18.080 14.537 3.931 18 150.842 15.700 55 150.934 2.754 27.434 1.282 468 7.587 9.421 5.201 3.475 138.084 19.535 2.671 3.511 2.993 28.980 653 17.456 578 6.561 695 17.217 3.146 15.322 1.416 1.528 2.220 630 2.001 2.253 6.188 2.530 11.126 9.041 2.060 25 5 2.434 12 20 12 4 24 16 27 1.351 20 12 8 24 385 90 295 32.311 8.157 8 9 88 20 13.514 3.737 1.522 4.246 16 990 4 287 200 12 4 71 5.570 200 4 24 4 14 1.364 52 8 2009 38.634 33 24 9 28 4 Fluvial 2010 36.023 37 17 20 50 4 4 6 8 28 4.266 860 3.383 23 27.695 7.115 41 19 49 21 12.038 3.329 273 4.711 63 20 16 174 19 27 4 11 40 73 3.665 609 26 100 13 73 2 680 12 472 13 1.156 31 67 9 26 53 15 30 15 195 68 130 103 27 6

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.2 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010Chegadas de turistas Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 4.802.217 78.110 23.132 36.123 4.233 1.875 12.747 31.821 8.539 3.550 3.725 5.153 10.854 734.998 63.296 603.674 68.028 2.095.352 1.211.159 83.454 170.491 78.010 26.220 15.152 180.373 78.975 4.594 3.626 189.412 53.886 200.850 28.230 11.361 29.405 66.655 24.140 41.059 1.612.665 215.595 24.185 31.526 25.645 174.526 15.873 205.860 7.550 75.518 5.525 172.643 17.620 253.545 29.339 15.092 183.697 5.258 10.038 36.414 72.736 34.480 48.295 38.756 9.430 109 126 Total 2010 5.161.379 83.688 21.311 38.051 2.664 2.727 18.935 38.933 9.792 4.004 5.136 6.424 13.577 773.181 64.188 641.377 67.616 2.384.186 1.399.592 99.359 200.724 85.567 23.095 12.592 194.340 81.020 5.236 2.930 228.545 51.186 220.085 37.849 18.829 36.976 59.742 30.859 35.830 1.614.864 226.630 26.603 34.030 21.460 179.340 13.251 199.719 7.537 76.411 4.854 167.355 16.475 245.491 27.793 13.775 189.065 5.732 15.863 34.146 69.995 39.339 46.302 36.846 9.136 320 140 Janeiro 2009 764.468 7.463 2.667 3.386 257 94 1.059 3.164 831 311 224 394 1.404 70.319 7.381 57.524 5.414 473.567 343.891 19.959 18.012 8.804 1.484 1.927 45.489 7.293 349 188 19.831 6.340 13.634 1.505 953 1.687 4.605 1.887 2.997 191.309 22.561 2.595 2.758 3.198 14.834 2.694 20.304 1.330 8.237 878 17.372 1.775 38.852 3.983 2.316 25.018 518 1.886 6.839 9.972 3.389 5.003 4.218 775 10 9 2010 687.968 7.298 1.175 4.429 91 104 1.499 2.550 891 340 266 366 687 55.924 6.084 45.888 3.952 451.065 300.778 18.735 28.489 6.972 1.251 1.633 49.770 5.145 2.074 177 32.893 3.148 17.064 2.164 1.030 4.646 3.457 2.857 2.910 150.137 19.360 2.309 2.317 2.337 13.943 1.771 17.701 596 6.712 552 14.569 1.279 29.598 2.783 1.483 16.925 494 1.658 3.342 6.272 4.136 3.916 3.330 534 52 14 Fevereiro 2009 553.758 6.751 1.735 3.349 214 190 1.263 2.272 520 294 232 383 843 60.950 7.120 49.591 4.239 315.234 204.657 9.638 29.828 5.491 1.371 2.525 29.789 8.317 466 184 18.396 4.572 16.303 1.646 1.036 2.679 5.968 1.997 2.977 146.923 17.042 2.009 2.456 2.962 12.936 2.281 18.657 1.128 6.014 741 14.178 1.601 28.228 3.059 2.014 15.596 687 1.300 4.110 6.764 3.160 5.308 4.657 635 16 17 2010 631.655 6.207 1.389 3.038 125 160 1.495 2.282 562 338 251 396 735 67.054 6.727 56.135 4.192 373.261 254.263 9.910 35.064 5.280 1.530 1.272 23.224 6.010 2.142 202 30.892 3.472 21.875 1.798 1.368 6.172 6.099 2.539 3.899 153.856 21.975 2.213 2.796 2.627 14.074 1.752 19.753 634 6.814 606 17.205 1.631 25.150 3.328 1.671 15.262 757 1.819 3.634 6.014 4.141 7.116 6.335 753 28 4 Maro 2009 485.572 6.995 1.856 3.362 325 106 1.346 2.613 636 237 351 466 923 76.984 8.133 63.139 5.712 196.788 116.034 11.825 15.440 6.017 2.843 1.722 13.697 8.808 517 227 14.778 4.880 21.775 2.786 1.043 4.179 7.721 2.193 3.853 174.828 24.275 2.506 2.866 3.211 16.244 2.490 22.231 862 7.134 1.058 20.865 1.877 27.915 3.698 1.904 18.478 812 1.183 4.622 6.936 3.661 5.579 4.711 858 10 10 2010 531.352 9.424 2.257 3.791 245 558 2.573 3.933 881 331 410 608 1.703 65.097 6.325 52.397 6.375 262.920 150.245 13.181 12.220 7.997 2.192 1.041 17.446 7.824 530 201 45.616 4.427 19.137 2.374 1.594 4.248 3.454 2.518 4.949 166.647 25.702 2.935 2.920 2.455 18.368 1.443 16.101 735 6.841 617 18.843 1.545 21.370 3.686 1.485 23.725 697 1.372 3.897 7.655 4.255 4.170 3.270 855 45 24 2009 384.682 5.910 1.711 2.923 431 83 762 2.350 685 234 245 359 827 53.841 4.616 43.846 5.379 163.562 69.971 4.755 9.177 5.757 1.958 1.148 14.875 6.999 473 333 43.349 4.767 15.456 2.507 838 2.131 4.919 1.677 3.384 139.942 21.084 1.840 2.548 1.862 14.655 918 17.379 558 5.204 315 14.286 1.537 16.941 3.793 769 22.556 348 808 3.475 6.400 2.666 3.615 2.744 850 21 6 Abril 2010 336.904 6.991 2.162 2.794 211 195 1.629 3.074 850 292 380 489 1.063 57.333 3.984 47.685 5.664 147.309 81.231 6.550 10.458 6.424 2.153 859 10.585 7.342 53 239 17.382 4.033 15.972 3.645 1.463 2.418 3.795 2.168 2.483 102.256 12.301 1.885 2.503 1.155 11.949 634 14.279 490 5.403 335 8.029 1.102 14.207 1.593 688 14.929 430 1.287 1.874 4.900 2.283 3.963 3.042 894 27 6 2009 273.186 6.743 2.286 2.979 312 127 1.039 2.433 775 257 268 362 771 50.461 4.026 43.166 3.269 100.048 48.522 4.289 10.192 5.316 2.671 1.703 7.422 6.328 439 247 9.164 3.755 13.379 1.869 780 2.084 4.158 1.572 2.916 96.975 12.426 1.236 1.793 1.335 10.428 679 14.184 357 5.261 226 10.653 1.114 13.711 1.277 776 12.224 303 644 1.855 3.997 2.496 3.140 2.430 700 10 7 Maio 2010 298.459 7.120 1.471 3.419 227 290 1.713 3.501 954 353 459 542 1.193 48.976 3.335 39.608 6.033 131.813 70.826 6.706 11.477 6.406 2.162 787 9.827 7.053 39 163 12.497 3.870 16.441 3.899 1.437 2.038 3.804 2.394 2.869 87.254 11.737 1.635 2.427 1.123 10.618 886 11.105 435 4.860 288 7.950 1.090 10.045 1.162 674 11.368 317 966 1.868 3.656 3.044 3.340 2.521 796 23 14 Junho 2009 248.456 5.241 1.336 2.542 307 133 923 3.010 866 401 355 470 918 61.532 3.661 51.613 6.258 81.403 34.848 3.639 9.169 6.109 2.524 760 6.404 6.291 241 152 7.688 3.578 13.734 2.656 834 1.584 3.945 1.804 2.911 80.690 11.322 1.108 1.549 1.214 9.050 667 9.734 359 4.183 192 10.035 1.144 11.090 1.265 725 9.756 269 677 1.487 2.883 1.981 2.840 2.229 606 5 6 2010 295.205 4.214 859 2.053 189 136 977 3.181 710 297 514 549 1.111 74.378 4.255 65.073 5.050 104.637 47.769 6.692 10.746 7.024 1.790 660 8.684 6.469 68 201 11.085 3.449 15.483 3.328 1.224 1.663 4.414 2.325 2.529 89.687 10.351 1.283 2.145 1.291 10.233 666 12.419 381 4.687 271 10.277 1.025 13.506 1.630 606 11.004 286 720 1.915 3.262 1.729 3.616 2.572 1.035 9 9(Continua)

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.2 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010Chegadas de turistas Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 299.564 5.703 1.759 2.650 249 179 866 2.443 698 307 252 384 802 62.727 4.351 52.297 6.079 114.350 61.044 5.777 10.447 6.296 1.957 500 7.922 5.752 330 357 10.871 3.097 13.100 1.692 797 1.682 4.305 2.089 2.535 98.104 12.294 1.402 2.842 2.024 12.283 654 13.119 541 5.674 335 10.844 1.496 12.978 1.966 760 10.510 329 358 1.755 4.530 1.410 3.116 2.359 756 1 21 Julho 2010 348.485 5.928 1.068 2.935 281 242 1.402 3.002 788 349 382 416 1.067 48.021 3.387 39.447 5.187 154.220 93.335 7.403 13.758 6.570 2.037 1.451 9.191 6.667 38 206 9.901 3.663 16.249 2.749 1.612 2.067 4.483 2.608 2.730 118.427 13.498 2.141 3.535 1.808 13.425 629 18.144 435 7.391 258 11.732 1.381 18.707 1.826 711 12.059 293 950 1.417 5.754 2.333 2.618 1.912 669 37 20 Agosto 2009 338.662 5.982 1.482 2.764 454 233 1.049 2.583 590 344 256 552 841 65.842 4.180 54.910 6.752 101.737 50.899 4.988 9.804 5.618 2.326 601 6.796 5.963 352 239 9.809 4.342 17.138 2.672 1.060 2.379 5.971 2.161 2.895 142.227 15.415 1.774 3.243 1.709 16.694 595 22.274 646 7.499 271 14.625 1.606 28.406 1.412 882 14.723 269 439 1.764 5.631 2.350 3.138 2.421 713 4 15 2010 383.661 7.445 1.731 3.622 316 222 1.554 3.874 839 325 598 712 1.400 78.696 5.884 65.787 7.025 137.188 72.128 5.948 12.061 7.027 2.749 1.298 9.625 7.952 39 279 12.153 5.929 23.165 4.841 1.991 2.626 7.925 3.134 2.648 130.608 15.811 1.746 2.425 1.192 16.078 702 19.535 683 5.296 323 14.383 1.396 24.223 1.328 980 15.567 426 1.000 1.540 3.408 2.566 2.675 2.005 658 12 10 Setembro 2009 318.889 6.567 1.925 3.049 465 188 940 2.552 682 311 313 427 819 51.186 3.615 42.093 5.478 130.003 61.461 5.007 16.688 5.406 2.007 577 8.017 5.420 385 832 19.195 5.008 18.704 2.483 946 2.675 8.030 2.105 2.465 105.701 15.837 1.568 2.339 1.358 13.703 592 12.196 394 4.833 210 11.929 1.251 17.502 1.253 850 11.235 367 520 1.736 3.532 2.496 4.166 3.124 1.032 10 10 2010 330.083 6.078 1.754 2.626 269 177 1.252 3.006 761 318 408 447 1.072 50.579 3.282 42.125 5.172 138.554 73.726 5.210 15.446 6.281 1.876 500 9.610 5.477 48 550 15.567 4.263 17.634 3.407 1.612 2.353 5.364 2.301 2.597 111.060 17.708 1.516 2.505 1.497 14.144 801 10.714 782 5.549 215 15.736 1.255 14.594 2.005 996 11.531 408 837 2.184 3.804 2.279 3.167 2.457 690 20 5 Outubro 2009 359.851 6.793 2.473 2.881 308 146 985 3.146 944 250 408 480 1.064 57.012 4.217 46.087 6.708 140.946 77.262 4.332 13.296 8.328 2.283 853 9.166 6.311 322 284 13.522 4.987 17.783 2.904 1.129 2.851 5.983 1.971 2.945 129.637 19.671 2.032 2.599 2.378 17.030 1.115 15.098 323 7.126 380 16.546 1.451 15.619 2.139 1.307 11.902 435 539 2.264 7.044 2.639 4.531 3.520 1.006 5 3 2010 383.083 6.762 2.174 2.908 193 155 1.332 3.452 854 290 510 622 1.176 61.018 4.562 50.345 6.111 155.978 88.525 4.740 15.718 7.408 2.025 966 10.695 7.280 55 195 13.806 4.565 15.924 3.069 1.189 2.372 4.620 2.459 2.215 136.357 23.492 2.353 3.375 1.767 16.038 1.025 16.120 904 6.404 348 14.296 1.545 17.819 2.232 1.186 13.772 545 1.185 3.057 6.131 2.763 3.589 2.860 695 34 3 Novembro 2009 388.852 6.969 1.751 3.265 461 226 1.266 2.941 779 283 438 506 935 63.842 5.418 51.656 6.768 128.374 63.706 4.427 13.345 7.334 2.020 1.317 11.709 6.369 358 325 12.932 4.532 19.485 2.485 976 2.324 6.174 2.210 5.316 163.497 24.036 3.842 3.718 2.500 20.318 1.279 22.186 551 7.465 611 17.047 1.489 21.812 2.919 1.632 15.339 554 812 3.394 7.520 4.473 3.732 2.912 813 7 12 2010 418.421 7.595 2.029 3.322 267 219 1.758 3.967 946 378 584 662 1.397 65.703 4.936 53.796 6.971 141.471 72.427 5.880 14.885 8.414 1.932 726 11.629 7.497 64 349 12.294 5.374 18.728 3.560 1.924 3.046 4.613 2.868 2.717 177.250 28.349 3.614 3.461 2.080 21.673 1.376 18.758 618 8.271 602 19.216 1.580 25.355 2.866 1.833 18.379 668 1.547 4.113 7.653 5.238 3.691 2.966 715 10 16 Dezembro 2009 386.277 6.993 2.151 2.973 450 170 1.249 2.314 533 321 383 370 707 60.302 6.578 47.752 5.972 149.340 78.864 4.818 15.093 7.534 2.776 1.519 19.087 5.124 362 258 9.877 4.028 20.359 3.025 969 3.150 4.876 2.474 5.865 142.832 19.632 2.273 2.815 1.894 16.351 1.909 18.498 501 6.888 308 14.263 1.279 20.491 2.575 1.157 16.360 367 872 3.113 7.527 3.759 4.127 3.431 686 10 10 2010 516.103 8.626 3.242 3.114 250 269 1.751 3.111 756 393 374 615 973 100.402 11.427 83.091 5.884 185.770 94.339 8.404 20.402 9.764 1.398 1.399 24.054 6.304 86 168 14.459 4.993 22.413 3.015 2.385 3.327 7.714 2.688 3.284 191.325 26.346 2.973 3.621 2.128 18.797 1.566 25.090 844 8.183 439 15.119 1.646 30.917 3.354 1.462 24.544 411 2.522 5.305 11.486 4.572 4.441 3.576 842 23 15(Concluso)

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.3 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010Chegadas de turistas por via area Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 3.348.906 75.500 21.389 35.938 4.224 1.870 12.079 28.303 7.235 3.414 3.288 4.830 9.536 690.663 55.680 571.365 63.618 959.691 502.487 34.715 137.521 61.257 22.359 1.574 36.343 52.756 348 3.596 61.500 45.235 156.047 24.604 9.602 21.538 54.646 20.026 25.631 1.403.848 186.173 19.929 27.387 21.924 138.730 14.873 180.546 5.417 67.151 4.876 142.799 12.776 233.267 27.747 12.381 178.799 4.348 7.647 33.216 64.038 19.824 34.756 27.892 6.772 92 98 Total 2010 3.609.979 80.802 19.489 38.033 2.649 2.701 17.930 36.228 8.794 3.878 4.725 6.145 12.686 732.940 57.120 611.386 64.434 1.113.147 567.868 40.061 181.947 70.806 19.114 536 40.119 64.705 464 2.866 76.303 48.358 184.489 36.444 16.176 29.128 49.126 25.485 28.130 1.428.648 190.987 21.988 29.755 18.302 149.006 12.376 176.975 6.087 68.235 4.076 144.190 13.116 225.641 25.840 11.698 185.277 5.061 13.393 31.618 60.395 34.632 33.604 26.675 6.696 233 121 Janeiro 2009 372.525 6.913 2.397 3.252 256 94 914 2.124 557 289 199 358 721 64.035 6.352 53.132 4.551 114.306 73.211 5.183 10.823 5.958 1.365 253 4.966 4.327 20 182 4.117 3.901 9.980 1.270 512 982 4.034 1.429 1.753 171.605 20.048 2.347 2.482 2.739 12.673 2.592 18.262 714 7.492 768 13.497 1.268 36.895 3.780 1.828 24.203 467 1.435 6.327 9.233 2.555 3.554 3.007 542 5 8 2010 333.571 6.881 1.037 4.426 90 101 1.227 2.112 691 315 228 333 545 49.046 4.752 40.802 3.492 131.338 80.856 3.887 24.775 4.494 1.051 51 4.384 3.641 23 175 5.116 2.885 12.447 1.998 853 3.312 2.703 1.983 1.598 129.291 15.503 1.878 1.978 1.868 11.447 1.643 15.477 529 5.651 468 11.664 935 26.781 2.467 1.168 16.500 418 1.305 2.972 5.265 3.374 2.447 2.113 315 19 9 Fevereiro 2009 323.736 6.516 1.617 3.343 213 190 1.153 1.977 445 263 203 345 721 52.164 5.528 42.621 4.015 119.349 76.550 2.786 19.867 3.984 1.162 128 3.121 4.475 24 182 4.145 2.925 11.277 1.186 652 1.622 4.458 1.659 1.700 128.690 14.515 1.707 2.052 2.459 10.923 2.158 16.369 525 5.269 688 11.470 1.136 26.389 2.858 1.614 15.111 562 782 3.641 6.108 2.354 3.756 3.262 488 6 7 2010 344.022 5.819 1.233 3.034 125 157 1.270 2.039 503 313 222 379 622 62.020 5.705 52.306 4.009 117.844 63.466 2.390 30.531 4.344 1.227 48 3.003 3.913 42 196 5.325 3.359 15.600 1.696 1.084 3.900 4.553 2.075 2.292 135.635 18.950 1.880 2.394 2.025 11.928 1.687 17.433 539 5.848 513 14.213 1.222 23.140 3.102 1.464 15.110 683 1.470 3.260 5.311 3.463 5.061 4.455 600 6 4 Maro 2009 362.756 6.766 1.736 3.359 324 101 1.246 2.365 561 227 319 427 831 71.806 7.058 59.395 5.353 106.331 67.108 3.001 12.404 4.690 2.372 72 3.115 5.275 48 210 4.572 3.464 17.022 2.299 883 2.667 6.251 1.881 3.041 154.816 21.331 2.098 2.517 2.752 13.473 2.375 19.729 660 6.454 981 17.150 1.345 25.959 3.479 1.632 18.231 709 1.008 4.128 6.210 2.595 3.642 3.075 557 10 8 2010 358.038 9.202 2.118 3.789 245 554 2.496 3.650 810 322 371 585 1.562 59.001 4.923 47.951 6.127 117.479 69.736 2.989 10.184 6.840 1.830 40 3.592 5.532 43 197 12.213 4.283 16.012 2.250 1.399 3.265 2.878 2.198 4.022 149.718 23.144 2.658 2.598 2.080 15.489 1.340 14.108 642 6.213 422 16.477 1.312 19.295 3.546 1.278 23.466 625 1.069 3.456 6.733 3.767 2.958 2.305 627 26 18 2009 271.836 5.751 1.588 2.919 431 83 730 2.084 521 223 210 347 783 51.503 4.331 42.138 5.034 73.392 37.304 2.169 8.379 4.540 1.620 35 2.710 4.580 21 333 8.090 3.611 11.560 2.174 767 1.417 3.781 1.389 2.032 124.943 18.671 1.632 2.277 1.688 11.533 852 15.575 488 4.779 288 12.327 1.084 15.827 3.690 691 22.098 296 643 3.229 5.844 1.431 2.599 2.008 570 21 4 Abril 2010 252.540 6.536 1.747 2.794 211 195 1.589 2.923 777 289 357 470 1.030 54.222 3.614 45.200 5.408 81.549 42.415 3.175 9.945 5.668 1.825 41 3.338 5.537 36 238 5.433 3.898 14.217 3.504 1.431 1.908 3.335 1.808 2.231 90.200 10.132 1.654 2.177 997 10.118 594 12.849 392 4.961 306 5.497 879 13.312 1.439 613 14.746 356 1.160 1.729 4.170 2.119 2.887 2.132 728 27 6 2009 222.408 6.561 2.152 2.972 312 127 998 2.235 688 246 223 346 732 48.909 3.737 42.012 3.160 63.989 30.462 2.346 9.634 4.596 2.375 53 2.311 4.434 6 247 4.002 3.523 10.562 1.636 711 1.741 3.144 1.257 2.073 87.785 11.392 1.136 1.643 1.225 8.754 633 12.962 339 4.804 205 9.351 857 12.979 1.224 667 12.055 265 495 1.779 3.674 1.346 2.360 1.837 513 10 7 Maio 2010 233.670 7.024 1.412 3.416 227 290 1.679 3.340 890 349 416 523 1.162 47.292 3.034 38.410 5.848 79.164 39.019 3.075 11.012 5.638 1.590 32 3.776 5.829 31 156 5.271 3.735 14.142 3.754 1.371 1.813 2.729 1.970 2.505 80.062 10.535 1.509 2.298 1.038 9.351 840 10.152 411 4.477 272 6.857 849 9.352 1.096 609 11.277 261 812 1.803 3.318 2.945 2.632 2.001 608 23 14 Junho 2009 208.863 5.131 1.250 2.536 307 133 905 2.834 795 393 291 455 900 59.933 3.499 50.333 6.101 53.789 21.524 2.034 8.631 5.036 2.167 55 2.645 4.566 32 152 3.534 3.413 11.463 2.503 775 1.357 3.169 1.534 2.125 73.464 10.453 1.028 1.447 1.122 7.938 609 8.990 311 3.846 181 8.895 886 10.441 1.202 644 9.682 239 411 1.410 2.662 1.067 2.243 1.784 454 5 6 2010 245.773 4.055 744 2.053 185 124 949 3.026 662 290 490 541 1.043 72.789 4.107 63.786 4.896 65.979 26.886 3.101 10.379 6.159 1.499 42 3.589 4.956 54 201 5.774 3.339 13.476 3.182 1.142 1.486 3.615 2.024 2.027 83.662 9.728 1.186 1.992 1.189 9.223 644 11.336 355 4.385 231 9.216 851 12.869 1.571 550 10.912 274 647 1.840 3.060 1.603 2.777 2.095 674 8 9(Continua)

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.3 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010Chegadas de turistas por via area Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 232.941 5.557 1.644 2.645 249 179 840 2.249 615 300 213 373 748 60.044 3.706 50.650 5.688 64.334 30.483 2.700 9.377 5.351 1.679 150 2.637 3.756 42 357 4.857 2.945 11.134 1.526 726 1.377 3.780 1.703 2.022 87.162 10.814 1.223 2.409 1.702 10.589 603 11.543 449 4.799 302 9.132 1.045 12.236 1.896 639 10.418 258 335 1.660 4.103 1.007 2.440 1.826 613 1 21 Julho 2010 257.438 5.800 988 2.935 278 242 1.357 2.805 682 340 358 391 1.034 46.405 3.216 38.260 4.929 77.087 37.816 2.938 12.591 5.464 1.697 40 2.536 5.265 34 186 4.996 3.524 13.837 2.675 999 1.878 3.889 2.135 2.261 109.497 12.351 1.831 3.123 1.559 11.757 593 16.795 409 6.735 227 10.580 1.055 18.009 1.747 654 11.971 266 871 1.359 5.365 2.240 1.987 1.488 464 35 20 Agosto 2009 282.011 5.892 1.403 2.761 450 233 1.045 2.430 539 332 235 526 798 64.115 3.981 53.595 6.539 64.022 29.126 2.435 9.149 4.938 1.996 177 2.432 4.370 37 239 5.076 4.047 14.505 2.482 1.020 2.028 5.271 1.833 1.871 128.525 13.852 1.574 3.045 1.596 14.054 561 20.284 513 7.046 247 12.614 1.226 26.228 1.380 745 14.606 230 411 1.715 5.296 1.302 2.507 1.956 547 4 15 2010 310.887 7.346 1.668 3.621 315 220 1.522 3.727 788 318 581 682 1.358 76.720 5.621 64.316 6.783 82.079 37.022 2.993 11.469 6.316 2.279 51 3.009 6.742 35 273 6.322 5.568 20.764 4.735 1.798 2.351 6.900 2.652 2.328 118.077 14.405 1.549 2.165 1.073 12.927 685 17.476 582 4.855 292 12.884 1.100 22.292 1.303 892 15.264 395 860 1.503 3.122 2.453 2.164 1.606 548 10 10 Setembro 2009 245.308 6.457 1.847 3.044 464 188 914 2.347 552 303 301 394 797 49.509 3.431 40.865 5.213 74.950 31.469 3.013 14.448 4.640 1.679 104 3.012 3.769 28 832 7.267 4.689 15.222 2.284 910 1.984 6.424 1.855 1.765 93.760 14.195 1.340 2.083 1.196 11.207 552 11.101 352 4.448 187 10.153 974 16.361 1.182 631 11.088 313 458 1.595 3.139 1.205 3.053 2.307 737 9 10 2010 259.439 5.979 1.680 2.625 269 177 1.228 2.713 676 312 375 416 934 49.266 3.154 41.155 4.957 82.354 38.816 2.932 14.434 5.409 1.588 31 2.783 4.836 39 548 7.043 3.895 14.728 3.324 1.240 1.972 3.948 1.974 2.270 102.027 16.555 1.354 2.275 1.406 11.799 780 9.843 368 5.174 182 14.520 1.047 13.719 1.955 844 11.369 383 752 2.097 3.550 2.055 2.369 1.830 522 17 3 Outubro 2009 271.921 6.459 2.211 2.880 308 146 914 2.858 802 245 380 459 972 54.308 3.817 44.078 6.413 80.513 37.720 2.878 12.202 6.686 1.823 152 3.171 4.726 21 284 6.110 4.740 14.552 2.523 1.013 2.260 4.936 1.720 2.100 110.058 16.909 1.660 2.182 2.012 12.568 1.053 12.925 268 6.287 319 14.022 1.028 13.882 2.004 1.061 11.746 304 455 2.057 6.124 1.192 3.171 2.452 714 5 2 2010 296.025 6.499 2.023 2.908 193 155 1.220 3.254 772 284 458 604 1.136 59.085 4.275 48.941 5.869 90.716 44.668 2.694 14.795 5.996 1.675 44 3.063 6.176 47 191 7.110 4.257 14.118 3.008 1.167 2.128 3.719 2.057 2.039 119.729 18.695 1.980 3.018 1.559 12.635 981 14.579 628 5.833 308 12.562 1.264 16.451 2.071 1.003 13.556 471 1.058 2.885 5.557 2.635 2.621 2.074 515 32 3 Novembro 2009 292.835 6.832 1.664 3.256 460 226 1.226 2.708 708 282 379 460 879 60.306 4.862 49.123 6.321 77.245 37.111 3.051 11.412 5.894 1.654 145 3.054 4.471 41 321 5.797 4.294 14.519 2.077 897 1.693 5.293 1.864 2.695 128.575 18.741 2.440 2.990 1.944 13.198 1.087 18.422 441 6.297 468 12.819 1.024 18.606 2.622 1.332 14.247 444 621 2.999 5.899 1.934 2.644 2.074 564 6 6 2010 329.763 7.470 1.948 3.319 263 219 1.721 3.762 876 366 539 638 1.343 62.904 4.454 51.778 6.672 88.702 40.198 3.745 13.604 7.057 1.662 50 3.561 6.670 31 339 6.771 5.014 16.097 3.470 1.717 2.527 3.851 2.421 2.111 148.352 21.168 2.202 2.790 1.701 16.955 1.294 15.833 483 7.061 511 16.646 1.221 23.347 2.361 1.523 17.633 608 1.187 3.734 5.824 4.270 2.465 1.951 504 10 11 Dezembro 2009 261.766 6.665 1.880 2.971 450 170 1.194 2.092 452 311 335 340 654 54.031 5.378 43.423 5.230 67.471 30.419 3.119 11.195 4.944 2.467 250 3.169 4.007 28 257 3.933 3.683 14.251 2.644 736 2.410 4.105 1.902 2.454 114.465 15.252 1.744 2.260 1.489 11.820 1.798 14.384 357 5.630 242 11.369 903 17.464 2.430 897 15.314 261 593 2.676 5.746 1.836 2.787 2.304 473 10 4 2010 388.813 8.191 2.891 3.113 248 267 1.672 2.877 667 380 330 583 917 94.190 10.265 78.481 5.444 98.856 46.970 6.142 18.228 7.421 1.191 66 3.485 5.608 49 166 4.929 4.601 19.051 2.848 1.975 2.588 7.006 2.188 2.446 162.398 19.821 2.307 2.947 1.807 15.377 1.295 21.094 749 7.042 344 13.074 1.381 27.074 3.182 1.100 23.473 321 2.202 4.980 9.120 3.708 3.236 2.625 591 20 14(Concluso)

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.4 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010Chegadas de turistas por via martima Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 77 743 22 5 7 709 13.550 2.465 10.360 725 37.406 34.529 73 898 492 39 1 27 247 949 151 14.545 34 1.028 371 293 16 12.803 47.803 6.689 1.710 733 366 2.477 29 4.958 1.374 829 55 6.154 190 3.997 236 697 3.088 14 1.428 129 2.039 10.611 947 825 121 1 26 115.705 685 473 134 1 Total 2010 114.894 1.037 621 6 2 408 354 30 19 31 16 258 11.239 2.265 8.735 239 48.359 45.675 57 678 175 29 50 342 6 1 1.288 58 7.988 104 2.158 257 1.184 133 4.152 44.467 15.499 1.918 664 152 1.281 220 4.608 860 1.143 70 4.792 182 4.461 528 523 1.515 26 439 260 3.217 2.109 1.442 1.027 353 62 8 14 62 354 112 1.642 9 384 223 18 1.008 5.252 446 34 77 47 139 3 156 528 68 1 1.312 66 424 3 315 647 343 7 82 554 273 263 9 1 1 Janeiro 2009 27.687 301 170 130 1 604 604 3.103 455 2.073 575 16.511 15.242 69 204 453 1 2010 20.661 212 23 189 77 1 6 5 3 62 2.483 548 1.835 100 10.855 10.284 5 75 27 14 103 327 20 1.302 26 122 55 83 6 1.010 5.587 1.682 112 86 21 156 541 19 268 14 868 48 452 152 148 232 78 51 207 452 143 92 28 23 2 6 51 5.680 1.024 4.632 24 8.845 7.755 2 471 6 8 1 2 171 424 5 1.663 4 321 110 241 3 984 4.539 536 91 155 6 65 5 369 500 106 3 410 9 701 2 203 358 4 440 10 43 523 251 232 19 9 118 12 64 256 150 110 18 22 8 131 1 270 4 2.027 3 231 16 568 5 1.204 2.379 747 9 66 8 39 3 201 54 29 9 392 9 347 6 5 5 110 14 642 1 116 7 28 490 3.111 340 109 32 50 253 1 503 137 28 317 13 352 21 10 74 60 9 105 697 97 71 26 2 770 2.207 297 49 25 13 129 7 218 2 48 4 389 8 465 4 16 27 4 127 15 182 178 191 152 22 17 6 93 1 30 3 313 104 11 821 2 81 1.923 316 1.600 7 11.689 11.122 2 127 20 4 1 65 8 Fevereiro 2009 21.117 65 63 1 2010 18.419 138 12 126 113 16 8 8 2 49 13 36 1.721 269 1.393 59 5.661 5.421 1 89 22 2 2 3 61 118 3 979 46 149 13 1 1.144 37 1.107 2.038 517 10 5 39 80 2 9 5 2 25 2.193 467 44 11 14 31 3 63 2 75 1.224 41 96 6 6 7 4 1 10 74 14 231 212 19 32 71 57 25 5 54 78 935 30 20 10 4 3 235 746 5 6 Maro 2009 11.333 50 46 2 2010 15.397 86 35 51 104 6 3 12 3 80 2.813 756 2.036 21 9.011 8.692 1 103 26 4 41 40 1 40 2 52 14 6 622 1 10 611 1.334 76 1 6 2 2009 3.237 10 10 2 2 7 1.498 110 1.386 2 1.147 1.081 3 1 5 9 Abril 2010 5.470 340 333 7 9 2009 2.258 63 63 119 80 34 5 90 85 5 384 18 360 5 1 187 10 104 51 4 52 100 3 2 9 1 158 3 155 (Continua)

Maio 2010 610 2 2 1 1 14 5 9 22 14 4 2 2 -

Junho 2009 2.855 7 7 2010 1.203 68 68 82 82 15 7 6 2 442 9 692 1.303 29 27 79 19 2 2 6 411 1 55 120 57 210 438 11 2 4

844 844 701 -

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.4 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via martima - 2009-2010Chegadas de turistas por via martima Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 140 32 76 44 107 1 38 2 7 3 1 41 41 7 3 824 7 3 438 39 399 492 42 3 7 3 24 6 20 11 5 44 95 101 12 4 2 20 105 54 201 55 6 5 1 4 12 2 3 2 5 984 2 4 4 29 14 2 1 718 577 2 6 4 1.014 52 52 20 20 12 1 Julho 2010 1.264 46 46 47 1 46 311 305 6 10 10 41 41 933 11 922 1.311 35 3 2 18 150 194 38 3 4 4 2 1 4 105 1 2 44 388 3 238 159 79 83 4 571 1.490 88 5 5 581 20 5 3 8 8 573 2 5 120 120 325 323 2 692 3.475 429 110 52 85 42 1 534 24 77 2 481 36 196 10 46 10 2 12 276 1.050 42 24 18 1 4.255 2.905 178 24 2 35 4 159 251 24 6 282 8 213 8 17 10 15 87 27 86 65 21 700 1 5 2 2 2.364 13.902 2.402 1.057 274 100 1.228 19 1.154 60 248 33 2.070 48 1.221 182 49 846 10 43 58 845 1.955 76 57 19 5 5 5 Agosto 2009 2.319 17 12 2 2 2010 337 8 6 Setembro 2009 2.068 5 2 2010 1.052 22 22 2 45 209 6 203 145 128 2 5 26 6 20 213 150 41 18 4 10 8 4 4 2.392 2 8 16 2 67 2 445 4 161 39 2 4 235 11.132 4.740 1.087 181 12 231 763 76 271 6 803 13 515 291 101 464 23 73 943 539 351 332 19 2 5 357 48 290 19 364 327 25 4 5 45 16 3.095 14 88 13 4 13 2.963 9.556 1.749 293 132 73 582 1.681 6 291 16 860 16 817 13 51 769 123 33 669 1.382 171 158 13 6 440 23 1.066 11 349 132 43 8 523 15.324 4.604 435 269 78 540 196 2.104 47 399 31 706 54 2.348 62 232 757 18 82 84 1.648 630 89 61 28 4 6 Outubro 2009 4.624 52 7 2 2 2 2010 4.600 8 6 Novembro 2009 17.115 12 10 2 7 6 12 2 4 6 211 72 118 21 3.406 3.273 2 54 3 3 1 13 2.324 583 1.698 43 4.852 4.645 1 103 24 8 4 2010 15.576 19 9 Dezembro 2009 20.078 56 33 23 18 1 2010 30.305 88 59 2 2 25 36 7 2 2 4 21 2.140 456 1.605 79 11.562 10.619 44 267 92 12 19 40 6(Concluso)

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.5 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010Chegadas de turistas por via terrestre Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 1.298.972 1.892 1.246 51 8 5 582 2.747 1.282 132 432 316 585 30.400 5.061 21.654 3.685 1.065.944 665.986 48.658 32.063 16.173 3.802 63 140.266 24.450 14 125.973 8.496 29.971 3.592 531 7.496 11.704 4.094 2.554 155.444 22.533 2.542 3.382 3.351 33.305 971 18.992 707 7.530 594 21.256 4.642 16.261 1.344 2.014 1.806 872 963 3.053 6.632 2.694 12.572 10.027 2.537 8 2 Total 2010 1.400.483 1.812 1.184 18 9 24 577 2.301 964 103 374 255 605 24.736 3.943 17.873 2.920 1.194.985 778.934 59.200 18.080 14.537 3.931 18 150.842 15.700 55 150.934 2.754 27.434 1.282 468 7.587 9.421 5.201 3.475 138.084 19.535 2.671 3.511 2.993 28.980 653 17.456 578 6.561 695 17.217 3.146 15.322 1.416 1.528 2.220 630 2.001 2.253 6.188 2.530 11.126 9.041 2.060 25 5 139 432 274 22 25 36 75 2.970 521 2.161 288 335.255 251.381 14.707 6.985 2.389 118 17 39.378 2.823 2 15.128 2.327 1.904 226 32 482 541 454 169 13.292 2.021 210 199 412 2.020 99 1.720 36 677 109 1.710 441 1.533 200 173 164 51 108 505 642 262 1.176 948 224 4 Janeiro 2009 355.265 236 92 4 1 2010 321.045 198 111 3 1 3 80 358 198 19 32 30 79 2.723 453 1.921 349 298.668 204.914 14.839 3.638 2.439 196 3 43.577 1.365 12 27.442 243 3.266 134 49 1.277 667 847 292 14.520 2.094 315 244 448 2.319 128 1.601 47 742 64 1.636 295 2.359 164 161 187 74 260 318 770 294 1.310 1.114 186 10 2 105 214 67 27 29 32 59 2.982 534 2.248 200 182.043 118.811 6.842 9.481 1.481 201 18 26.316 3.582 2 13.667 1.642 3.332 456 34 947 1.269 335 291 13.100 1.936 211 231 493 1.948 118 1.697 103 635 50 2.089 450 1.130 191 197 127 105 78 453 613 245 1.287 1.157 128 2 1 Fevereiro 2009 203.117 158 47 6 3 94 123 43 17 19 17 27 2.521 573 1.773 175 237.981 177.873 7.506 4.399 916 298 5 19.625 1.942 12 25.297 108 4.197 95 45 2.256 978 459 364 14.764 2.218 324 326 586 2.100 62 2.045 40 609 83 2.088 372 1.652 216 198 139 72 231 358 635 410 1.843 1.709 134 2010 261.665 236 135 4 Maro 2009 107.657 179 74 1 1 5 98 191 62 10 32 39 48 3.418 804 2.314 300 81.681 43.063 8.823 2.947 1.311 449 22 10.270 3.470 5 9.919 1.402 4.109 486 44 1.505 1.442 312 320 16.245 2.591 299 311 409 2.518 114 1.872 65 648 77 2.971 513 1.604 198 262 173 103 115 479 609 314 1.834 1.559 275 33.280 140 2.138 75 42 970 575 320 156 14.341 2.226 228 292 359 2.744 96 1.722 90 569 190 1.754 225 1.600 136 186 228 66 176 423 728 303 1.012 805 205 2 4 22 172 65 6 25 20 56 2.792 535 2.031 226 133.932 71.328 10.186 1.933 1.131 357 4 13.360 2.210 3 2010 154.518 131 103 2 32 266 164 11 35 12 44 2.336 285 1.706 345 87.722 32.265 2.586 798 1.217 338 4 11.940 2.224 35.198 1.152 2.746 333 28 714 1.138 288 245 12.586 1.896 198 271 169 3.083 66 1.604 68 416 27 1.689 452 1.084 103 75 145 52 61 246 545 336 1.016 736 280 11.909 133 1.702 127 26 510 455 358 226 9.301 1.348 171 306 144 1.797 37 1.318 96 356 29 1.307 182 795 148 69 172 69 123 135 553 146 843 697 146 2009 106.821 149 113 4 Abril 2010 77.434 113 82 31 139 72 3 23 17 24 1.612 260 1.098 254 63.724 37.728 3.371 512 747 319 6 7.200 1.790 9 41 198 87 11 45 16 39 1.429 209 1.116 104 33.335 17.812 1.943 558 720 296 4.841 1.829 5.104 232 2.193 232 57 343 1.014 315 232 7.627 954 99 150 110 1.642 46 1.058 18 457 21 1.200 257 707 53 104 115 38 71 76 323 128 750 573 177 7.224 135 1.910 144 48 225 715 419 359 6.936 1.192 125 118 85 1.162 46 860 22 376 16 1.087 241 689 61 64 90 56 154 65 334 93 706 518 188 2009 45.651 119 71 7 33 156 64 4 43 19 26 1.663 297 1.190 176 51.819 31.786 3.631 461 764 572 6.030 1.210 6 Maio 2010 63.283 93 57 3 18 176 71 8 64 15 18 1.599 162 1.280 157 25.312 12.360 1.605 538 1.057 357 3.534 1.587 4.109 165 1.570 153 50 227 776 270 94 5.680 836 80 102 92 1.073 58 592 29 335 11 1.031 258 549 56 79 65 30 31 77 221 75 597 445 152 (Continua)

Junho 2009 35.037 103 79 6 2010 47.472 91 47 4 12 28 152 48 7 24 8 65 1.507 148 1.205 154 37.953 20.867 3.587 361 864 291 5.075 1.485 2 5.311 110 1.562 146 27 177 677 244 291 5.527 612 97 147 100 1.004 21 640 21 300 40 1.058 173 627 59 56 90 12 73 75 199 123 680 474 205 1

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.5 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via terrestre - 2009-2010Chegadas de turistas por via terrestre Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 26 194 83 7 39 11 54 2.663 645 1.627 391 48.784 30.409 3.077 1.066 929 278 1 5.083 1.807 5.982 152 1.526 166 30 305 525 386 114 10.164 1.438 179 430 322 1.662 51 1.451 48 875 33 1.536 450 692 68 114 92 69 23 95 427 109 676 533 143 4.899 127 1.693 74 36 187 593 429 374 8.694 1.131 306 396 249 1.650 33 1.244 20 624 31 1.141 326 687 79 53 85 27 79 58 386 89 590 424 164 2 45 184 106 5 24 17 32 1.567 169 1.140 258 75.203 55.208 4.463 1.163 1.097 331 6.549 1.364 2 64.093 86 55 5 Julho 2010 88.013 82 34 3 1 153 51 12 21 26 43 1.717 199 1.305 213 36.407 21.542 2.553 655 680 330 4.156 1.500 4.696 295 1.700 190 29 351 700 328 102 12.033 1.511 200 195 113 2.620 34 1.755 79 453 24 1.727 380 2.123 32 131 112 39 28 49 332 96 624 465 159 5.831 361 2.159 106 34 275 1.025 482 237 12.336 1.394 197 252 117 3.149 12 1.965 87 435 31 1.495 296 1.911 23 83 297 26 140 36 285 105 511 399 110 2 Agosto 2009 52.707 73 67 1 4 2010 70.968 89 57 1 1 2 28 145 51 7 17 30 40 1.976 263 1.471 242 53.752 35.096 2.955 591 706 468 6.554 1.188 2 26 205 130 8 12 33 22 1.672 184 1.223 265 53.343 29.536 1.994 2.240 766 328 4.850 1.444 11.866 319 2.905 197 32 691 1.606 250 129 10.140 1.550 223 251 162 2.478 40 900 42 385 23 1.468 277 1.103 71 219 144 52 62 141 388 161 1.113 817 295 1 8.517 366 2.580 83 49 381 1.414 327 326 8.400 1.129 161 226 91 2.338 21 803 26 367 33 1.110 207 871 49 151 156 25 85 83 249 219 796 627 166 3 2 Setembro 2009 69.488 110 78 5 1 24 289 84 6 33 31 135 1.308 127 966 215 55.486 34.780 2.275 1.009 870 288 6.742 633 6 2010 68.938 77 52 1 26 288 142 5 28 21 92 2.494 393 1.806 295 58.754 39.212 1.454 1.092 1.637 460 5.849 1.455 7.348 247 2.487 380 67 589 1.047 251 153 15.689 2.302 262 365 281 4.420 61 1.582 31 762 59 1.897 387 1.541 125 200 146 131 82 195 644 216 1.318 1.044 274 6.678 304 1.792 61 12 244 900 399 176 12.280 1.889 195 326 204 3.367 40 1.329 23 540 34 1.450 273 1.151 161 173 194 73 117 156 486 99 879 720 157 2 Outubro 2009 81.312 282 255 1 2010 81.293 253 145 108 195 82 6 50 18 39 1.901 278 1.381 242 63.993 43.702 2.041 882 1.407 349 7.541 1.088 1 38 226 71 1 57 46 51 3.177 508 2.241 428 48.654 26.057 1.376 1.908 1.420 366 8.446 1.752 4 7.091 234 2.561 406 58 615 879 346 257 20.580 2.891 345 454 456 5.892 173 2.472 50 920 110 2.038 417 1.985 115 251 246 96 148 337 776 408 1.012 781 230 1 1 Novembro 2009 76.336 125 77 9 1 31 192 70 12 43 20 47 2.492 410 1.804 278 48.538 28.904 2.131 1.227 1.351 270 8.040 801 5.456 358 2.176 86 44 480 760 443 363 17.643 2.420 325 480 367 4.485 82 2.116 59 934 85 1.759 346 1.490 210 209 273 60 337 306 872 428 853 673 180 1 2010 72.001 106 72 3 32 204 80 10 45 29 40 3.943 617 2.627 699 74.654 43.538 1.698 3.795 2.566 281 1 15.603 977 1 5.865 329 2.938 367 70 727 767 559 448 18.308 2.607 236 423 332 3.949 111 2.289 138 967 50 1.900 360 2.210 132 209 277 106 156 400 1.112 344 1.169 969 200 Dezembro 2009 101.488 272 238 2 53 196 81 11 41 28 35 2.674 430 1.893 351 73.936 36.748 2.215 1.904 2.245 192 20.549 624 9.090 369 2.259 151 56 605 662 474 311 13.342 1.882 227 398 243 2.865 75 1.813 47 709 59 1.332 210 1.490 110 125 309 70 226 240 691 221 1.103 881 219 3 2010 93.853 343 289 1(Concluso)

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.6 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via fluvial - 2009-2010Chegadas de turistas por via fluvial Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 2.434 12 20 12 4 24 16 27 1.351 20 12 8 24 385 90 295 32.311 8.157 8 9 88 20 13.514 3.737 1.522 4.246 16 990 4 287 200 12 4 71 5.570 200 4 24 4 14 1.364 52 8 38.634 33 24 9 28 4 Total 2010 36.023 37 17 20 50 4 4 6 8 28 4.266 860 3.383 23 27.695 7.115 41 19 49 21 12.038 3.329 273 4.711 63 20 16 174 19 27 4 11 40 73 3.665 609 26 100 13 73 2 680 12 472 13 1.156 31 67 9 26 53 15 30 15 195 68 130 103 27 6 15 18 1 166 52 853 4 6 6 2 15 1 30 16 16 11 5 8 38 14 6 16 6 4 4 12 62 61 1 2 21 82 1 51 6 401 1 6 209 6 8 8 222 4 74 1 328 1 512 28 11 4 4 8 2 6 12 55 6 6 3 12 7 9 8 1 427 6 1.657 1.131 81 329 4 232 108 25 12 4 67 1.160 46 4 49 6 6 2 4 21 10 739 81 4 9 4 211 53 158 7.495 4.057 4 1 1.672 331 1.330 11 10.204 4.724 4 1 12 4 1.579 1.795 36 2.039 2 8 1 12 124 34 90 4.997 1.541 8 9 20 2.378 350 89 442 160 31 29 2 594 55 18 4 39 1.078 60 10 8 7 127 4 53 1 11 1 223 10 5 4 2 1 51 4 8 2 656 13 6 1 381 35 5 3 6 1 1.219 588 24 2.088 5 5 590 133 456 1 5.747 1.802 12 7 5 4 Janeiro 2009 8.991 13 8 3 3 1 2010 12.691 7 4 4 16 4 2 Fevereiro 2009 5.788 12 8 5 7 8 39 2 37 3.115 442 16 1.628 310 61 469 12 177 2 1 997 491 21 484 4 5 1 8 3 4 375 120 177 78 103 4 2 1 1 4 1 3 4 49 11 1 3 6 5 491 111 379 1 2.498 489 5 2010 7.549 14 9 Maro 2009 3.826 8 2 4 7 2010 3.399 5 1 2009 2.788 2.407 362 1.109 225 195 452 60 4 6 1 562 354 16 9 93 45 87 3 2 2 1 1 93 (Continua)

Abril 2010 1.460 2 2 3 1 2 1 1 889 7 1 4 812 41 15 8 1 1 2009

Maio 2010 896 1 1 4 4 4 7 4 4 808 7 2 755 21 14 2 7 2 5 1 2 229 4 4 69 1 11 1 42 2 3 4 3

Junho 2009 1.701 1.458 120 16 705 225 138 209 45 243 4 1 60 6 2 1 32 4 2 1 1 4 4 2 3 2 1 1 2 618 20 26 12 3 1 690 9 4 3 2010 757 3

2.869 -

2.634 163 1.650 270 65 433 53 -

12 73 57 -

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo1- Chegadas de turistas ao Brasil1.6 - Chegadas de turistas ao Brasil, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via fluvial - 2009-2010Chegadas de turistas por via fluvial Continentes e pases de residncia permanente 2009 Brasil frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 154 286 49 69 12 2 3 1 3 14 11 81 12 6 135 4 2 1.220 151 16 349 202 183 288 31 2 1 1.619 6 2 4 9 9 1.411 106 38 2 20 12 1 8 1 2 1 1 1.516 8 8 Julho 2010 1.770 13 4 Agosto 2009 1.625 1.267 190 424 208 93 315 37 358 17 130 83 128 4 1 2 4 5 146 8 2 1 65 4 8 4 112 8 45 114 2 4 1 1 2 2 1 1 24 5 2 311 4 4 4 1 5 2 1.247 62 22 2 6 1.349 2 2 2 2 2010 1.469 2 Setembro 2009 2.025 1.710 456 473 155 207 357 62 4 1 52 4 1 4 469 85 8 3 2 7 2 1 594 10 3 3 2 3 3 1 2 1.534 202 701 141 130 301 59 44 44 415 31 57 146 181 1 1 2 3 1 2 2 5 1 176 4 2 53 2 7 7 2 1 93 3 138 120 4 14 1 22 10 12 4 197 1 9 3 4 8 46 5 1 1 2 4 5 1 922 91 16 7 4 1.056 5 5 2010 654 4 1 Outubro 2009 1.994 1 1 1 6 3 3 2.111 211 16 1.172 209 146 317 40 13 13 440 2 8 123 21 10 2 676 28 21 33 10 10 2 3 2 2 1 2010 1.165 2 Novembro 2009 2.566 2 1 96 96 825 52 2 2.363 262 20 1.268 311 134 334 34 75 75 503 24 144 134 4 5 5 2 12 1 27 13 13 9 4 15 79 1 33 5 7 1 5 37 5 5 2 3 18 4 261 39 4 7 4 2010 1.081 1 Dezembro 2009 2.945 4 1.398 276 1.112 10 1.416 2 3 3 6 3 1.333 1 32 31 2 1 1 2 1 2010 3.132 4 3(Concluso)

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo

Principais mercados emissores de turistas para o Brasil - 2010

Holanda Peru Colmbia Bolvia Inglaterra Espanha Portugal Paraguai Frana Chile Alemanha Uruguai Itlia Estados Unidos Argentina -

76.411 81.020 85.567 99.359 167.355 179.340 189.065 194.340 199.719 200.724 226.630 228.545 245.491 641.377 1.399.592 400.000 800.000 1.200.000 1.600.000

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Instituto Brasileiro de Turismo

2. Chegadas de turistas ao Brasil, por Unidades da Federao e vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010

Turismo receptivo2.1 - Chegadas de turistas pelo Amazonas2.1.1 - Chegadas de turistas pelo Amazonas, por vias de acesso, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010Chegadas de turistas Continentes e pases de residncia permanente 2009 Total frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 37.135 56 23 4 2 3 24 461 69 113 34 121 124 18.945 878 17.833 234 9.451 144 3.476 56 2.424 238 19 134 1.510 7 3 50 1.390 1.363 193 56 97 627 283 107 6.504 661 64 53 34 169 77 311 20 107 10 844 84 1.914 18 34 1.799 10 34 82 128 51 355 330 25 2 15 765 126 156 75 152 256 13.912 720 12.733 459 4.807 1.402 13 35 1.337 203 18 100 1.124 6 99 48 422 2.691 203 83 74 934 1.128 269 4.058 1.983 64 65 57 201 91 197 13 106 16 473 46 210 13 17 104 15 30 85 194 78 146 125 21 Vias de acesso Total Area 2010 26.423 44 21 6 2009 32.807 54 21 4 2 3 24 459 69 111 34 121 124 18.802 837 17.731 234 6.006 106 3.465 47 484 199 45 237 7 3 44 1.369 1.313 193 56 61 619 279 105 5.867 509 47 40 28 136 40 247 20 90 10 711 53 1.873 18 30 1.790 6 32 54 92 41 306 283 23 2 13 765 126 156 75 152 256 13.859 706 12.694 459 3.432 1.386 8 35 565 187 65 620 6 99 48 413 2.659 203 83 59 929 1.128 257 3.700 1.876 64 65 52 187 81 168 13 98 16 422 46 194 13 17 97 15 30 70 109 67 127 106 21 2010 24.584 42 21 6 Martima 2009 2010 143 41 102 3.445 38 11 9 1.940 39 19 89 1.273 6 21 50 36 8 4 2 637 152 17 13 6 33 37 64 17 133 31 41 4 9 4 2 28 36 10 49 47 2 15 85 11 19 19 51 16 7 12 358 107 5 14 10 29 8 772 16 18 35 504 9 32 15 5 2 2 53 14 39 1.375 16 5 Terrestre 2009 4.328 2 2 2 2010 1.839 2 2009 Fluvial 2010 -

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo2.1 - Chegadas de turistas pelo Amazonas2.1.2 - Chegadas de turistas pelo Amazonas, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010Chegadas de turistas Continentes e pases de residncia permanente 2009 Total frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros paises da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 37.135 56 23 4 2 3 24 461 69 113 34 121 124 18.945 878 17.833 234 9.451 144 3.476 56 2.424 238 19 134 1.510 7 3 50 1.390 1.363 193 56 97 627 283 107 6.504 661 64 53 34 169 77 311 20 107 10 844 84 1.914 18 34 1.799 10 34 82 128 51 355 330 25 2 15 765 126 156 75 152 256 13.912 720 12.733 459 4.807 1.402 13 35 1.337 203 18 100 1.124 6 99 48 422 2.691 203 83 74 934 1.128 269 4.058 1.983 64 65 57 201 91 197 13 106 16 473 46 210 13 17 104 15 30 85 194 78 146 125 21 Total 2010 26.423 44 21 6 1 2 41 9 6 4 9 13 1.921 119 1.791 11 1.548 30 586 7 342 1 2 26 295 2 21 236 81 8 3 9 43 9 9 904 67 11 2 6 16 3 44 2 8 1 109 10 221 1 9 323 3 3 30 21 14 18 15 3 21 161 3 1 8 85 29 35 215 31 1 7 30 11 16 1 8 1 39 3 21 1 15 4 1 7 10 8 18 15 3 237 4 6 11 13 6 7 5 2 12 13 30 17 14 3 42 7 10 1 16 8 1.401 111 1.267 23 356 10 3 1 155 4 3 18 140 1 Janeiro 2009 4.524 11 8 2010 2.197 4 3 1 Fevereiro 2009 5.037 13 13 66 11 20 7 9 19 1.795 139 1.634 22 1.884 21 428 11 928 14 13 336 6 127 93 42 1 5 28 11 6 1.179 331 16 5 4 28 41 43 2 13 1 150 17 249 2 1 42 10 4 4 8 16 1.613 113 1.486 14 628 23 1 379 3 5 7 170 1 1 38 274 12 7 7 94 60 94 954 641 22 4 8 16 15 24 1 9 3 126 3 22 1 1 3 374 1 71 141 4 12 31 64 20 10 922 101 18 11 6 17 3 41 1 26 1 265 15 232 1 4 134 3 13 24 6 53 52 1 21 14 10 22 4 18 17 1 2 25 3 6 1 8 7 2.377 106 2.252 19 1.363 7 283 8 591 26 2 2010 3.532 4 3 Maro 2009 4.885 4 1 1 1 49 5 8 1 12 23 1.355 78 1.220 57 521 28 3 4 252 17 4 8 182 1 4 18 168 18 8 15 46 56 25 575 299 7 29 2 12 11 30 3 8 3 69 7 23 1 79 1 2 10 6 7 7 1 13 75 3 15 14 1 5 3 2 62 12 122 1 2 115 113 3 1 5 47 48 9 369 24 1 1 4 7 2 27 3 5 16 3 10 1 4 8 3 8 4 11 6 8 1 5 2010 2.691 5 3 1 27 6 2 1 7 11 1.184 84 1.090 10 582 6 118 5 129 6 2 8 189 2 53 20 12 1 8 12 764 35 698 31 324 49 4 71 16 6 3 127 10 38 135 35 1 4 45 45 5 224 62 1 2 117 105 11 6 5 47 23 13 192 15 1 3 1 9 2 14 1 5 1 15 3 98 4 1 5 4 26 4 11 3 14 1 4 3 8 4 6 6 5 1 897 31 857 9 346 5 105 3 43 13 57 1 2009 2.284 2 1 1 1 16 3 7 1 57 10 10 5 18 14 740 43 645 52 260 37 3 63 23 15 49 1 69 169 63 18 42 34 12 122 8 1 3 4 14 1 4 Abril 2010 1.516 1 2009 1.564 3 2 1 28 2 5 1 13 7 1.799 44 1.733 22 320 4 90 3 59 20 40 1 103 90 1 1 8 49 27 4 329 23 1 3 2 12 5 12 2 8 1 47 6 86 3 105 1 2 5 4 1 195 184 11 (Continua)

Maio 2010 1.356 2 1

Junho 2009 2.763 2 1 1 5 45 10 5 5 11 14 1.476 37 1.405 34 272 41 1 5 53 12 3 101 1 3 52 201 4 8 6 78 94 11 145 30 3 4 3 11 1 10 3 4 28 8 12 3 1 5 1 3 11 4 17 16 1 2010 2.161 5

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo2.1 - Chegadas de turistas pelo Amazonas2.1.2 - Chegadas de turistas pelo Amazonas, segundo Continentes e pases de residncia permanente - 2009-2010Chegadas de turistas Continentes e pases de residncia permanente 2009 Total frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 168 125 4 13 5 48 45 10 374 22 5 1 2 14 3 22 3 5 1 46 4 122 1 105 3 14 1 5 5 35 15 4 8 1 3 4 10 12 7 5 132 2 2 8 2 10 10 1 15 5 10 9 1 10 15 1 10 3 6 39 5 9 3 14 8 1.780 36 1.718 26 680 18 333 6 95 21 2 35 2 1 3.005 2 1 1 92 5 30 4 15 38 1.475 64 1.369 42 172 18 3 3 53 18 4 44 4 25 232 11 11 5 68 123 14 150 24 1 10 171 163 16 7 6 95 29 10 493 13 2 8 1 23 5 25 4 4 34 5 220 3 5 3 43 7 12 1 17 6 1.307 12 1.261 34 526 14 201 2 93 12 22 1 Julho 2010 2.139 6 5 1 Agosto 2009 2.546 4 3 117 19 19 33 20 26 1.190 30 1.114 46 390 203 5 82 27 43 4 26 306 12 7 5 140 135 7 220 24 3 8 5 22 10 29 15 37 5 35 1 132 3 2 5 2 11 10 1 136 130 1 3 4 82 23 17 433 21 9 3 9 2 9 5 19 22 4 184 2 5 8 3 4 3 11 16 12 4 16 16 2 32 4 11 2 8 7 959 21 914 24 519 14 235 1 73 25 34 1 4 68 3 97 14 12 298 12 11 10 118 131 16 192 26 4 5 1 12 7 16 18 3 31 7 25 3 18 2 86 210 2 6 7 2010 2.236 3 Setembro 2009 2.091 7 5 2010 2.393 70 11 10 5 10 34 956 31 890 35 861 587 1 67 8 1 1 1 46 4 10 2 11 19 1.326 48 1.262 16 565 9 383 4 19 79 2 33 1 3 32 85 20 1 4 38 18 4 374 12 1 3 1 18 4 4 48 33 74 4 50 303 3 4 7 78 199 12 470 275 18 4 3 30 10 14 1 10 1 26 14 1 5 15 1 20 19 3 7 6 1 51 3 184 1 5 158 2 6 12 8 19 16 3 3 3 7 5 1 1 Outubro 2009 2.417 5 2 1 59 11 11 14 8 15 1.202 76 1.078 48 401 189 3 54 5 16 8 12 13 1.548 63 1.463 22 561 9 274 4 22 17 92 54 4 85 142 67 5 3 43 13 11 537 15 4 6 2 8 5 62 5 3 54 256 26 4 7 76 127 16 689 544 3 3 10 8 14 21 8 1 29 3 15 3 1 8 25 3 110 3 11 184 2 4 3 3 5 9 7 2 5 1 1 9 8 1 1 2010 2.443 1 Novembro 2009 2.863 2 2 68 7 14 1 12 34 966 64 864 38 350 94 4 71 32 38 53 1 4 41 29 95 16 3 12 43 17 4 398 17 4 1 2 8 2 8 1 2 20 4 15 10 11 3 7 64 95 22 102 19 1 4 2010 2.331 1 1 1 44 10 9 4 8 13 2.052 175 1.858 19 557 7 440 2 30 4 3 71 11 23 1 14 22 774 38 697 39 272 123 4 43 10 73 19 188 4 3 Dezembro 2009 3.156 1 2010 1.428 12 5 4(Concluso)

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo2.1 - Chegadas de turistas pelo Amazonas2.1.3 - Chegadas de turistas pelo Amazonas, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010Chegadas de turistas por via area Continentes e pases de residncia permanente 2009 Total frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros paises da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificados 32.807 54 21 4 2 3 24 459 69 111 34 121 124 18.802 837 17.731 234 6.006 106 3.465 47 484 199 45 237 7 3 44 1.369 1.313 193 56 61 619 279 105 5.867 509 47 40 28 136 40 247 20 90 10 711 53 1.873 18 30 1.790 6 32 54 92 41 306 283 23 2 13 765 126 156 75 152 256 13.859 706 12.694 459 3.432 1.386 8 35 565 187 65 620 6 99 48 413 2.659 203 83 59 929 1.128 257 3.700 1.876 64 65 52 187 81 168 13 98 16 422 46 194 13 17 97 15 30 70 109 67 127 106 21 4 9 3 29 2 6 1 87 3 208 1 7 316 3 1 13 6 12 5 2 3 26 14 2 19 229 73 8 3 5 39 9 9 746 28 7 18 154 3 1 5 83 29 33 147 16 1 5 26 5 10 1 7 1 31 3 16 1 9 4 1 3 4 3 13 10 3 237 6 11 11 4 5 5 10 12 27 17 14 3 Total 2010 24.584 42 21 6 1 2 41 9 6 4 9 13 1.873 108 1.754 11 915 15 575 7 27 1 18 29 1 2 120 89 42 1 5 28 7 6 1.028 314 14 3 2 13 4 23 2 11 1 119 6 245 2 7 1 31 4 42 7 10 1 16 8 1.381 105 1.253 23 109 7 Janeiro 2009 3.662 9 6 2010 1.850 4 3 1 Fevereiro 2009 3.569 13 13 66 11 20 7 9 19 1.745 124 1.599 22 623 8 428 2 42 14 7 41 1 1 35 267 12 7 7 94 60 87 908 634 22 4 7 10 12 16 1 8 3 114 3 20 1 1 3 14 1 71 111 4 12 7 60 20 8 669 16 7 4 4 6 3 24 1 17 1 215 6 208 1 2 132 3 4 9 6 29 28 1 20 14 7 15 4 9 8 1 1 42 10 4 4 8 16 1.602 110 1.478 14 142 20 1 33 3 2 25 3 6 1 8 7 2.340 91 2.230 19 431 5 283 8 25 24 2010 2.982 4 3 Maro 2009 3.609 4 1 1 49 5 8 1 12 23 1.340 74 1.209 57 151 26 1 4 31 16 8 42 1 4 18 155 18 8 7 44 56 22 486 266 7 29 1 8 11 22 3 5 3 49 7 14 1 79 1 2 8 2 7 7 1 8 5 1 15 14 1 3 1 2 50 8 122 1 2 108 109 3 1 1 47 48 9 332 17 1 1 4 7 2 19 3 5 12 3 10 1 4 8 3 6 3 11 5 5 1 4 8 11 2 2010 2.194 4 3 1 27 6 2 1 7 11 1.180 84 1.086 10 282 4 118 5 18 6 53 20 12 1 8 12 762 35 696 31 198 46 4 27 16 3 57 10 35 134 35 1 4 44 45 5 87 12 1 2 117 103 11 6 3 47 23 13 188 15 1 3 1 9 2 14 1 5 1 13 3 98 4 1 5 4 25 4 11 3 14 1 4 3 7 4 5 5 13 1 5 1 897 31 857 9 285 5 105 3 26 13 2009 1.939 2 1 1 1 16 3 7 1 57 10 10 5 18 14 739 42 645 52 234 37 3 56 23 15 30 1 69 169 63 18 42 34 12 120 8 1 3 4 14 1 4 14 1 103 90 1 1 8 49 27 4 311 23 1 3 2 12 5 12 2 6 1 33 6 86 3 105 1 2 3 4 1 191 180 11 (Continua)

Abril 2010 1.250 1 2009

Maio 2010 1.326 2 1 1 -

Junho 2009 2.704 2 1 1 4 45 10 5 5 11 14 1.476 37 1.405 34 258 41 1 5 49 12 3 91 1 3 52 199 4 8 4 78 94 11 139 30 3 4 3 11 1 10 3 3 23 8 12 3 1 5 1 3 11 4 15 14 1 2010 2.136 4

1.495 3 2

28 2 5 1 13 7 1.799 44 1.733 22 283 4 90 3 48 20

Fonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo

Turismo receptivo2.1 - Chegadas de turistas pelo Amazonas2.1.3 - Chegadas de turistas pelo Amazonas, segundo Continentes e pases de residncia permanente - Via area - 2009-2010Chegadas de turistas por via area Continentes e pases de residncia permanente 2009 Total frica frica do Sul Angola Cabo Verde Nigria Outros pases da frica Amrica Central e Caribe Costa Rica Cuba Guatemala Panam Outros pases da Amrica Central e Caribe Amrica do Norte Canad Estados Unidos Mxico Amrica do Sul Argentina Bolvia Chile Colmbia Equador Guiana Francesa Paraguai Peru Repblica da Guiana Suriname Uruguai Venezuela sia China ndia Israel Japo Repblica da Coria Outros pases da sia Europa Alemanha ustria Blgica Dinamarca Espanha Finlndia Frana Grcia Holanda Hungria Inglaterra Irlanda Itlia Noruega Polnia Portugal Repblica Tcheca Rssia Sucia Sua Outros pases da Europa Oceania Austrlia Nova Zelndia Outros pases da Oceania Pases no especificadosFonte: Departamento de Polcia Federal e Ministrio do Turismo (Concluso)

Julho 2010 2.116 6 5 1 37 5 7 3 14 8 1.780 36 1.718 26 651 18 333 6 86 21 1 92 5 30 4 15 38 1.475 64 1.369 42 154 18 3 3 44 18 2 15 2 168 125 4 13 5 48 45 10 366 20 5 1 2 14 3 18 3 3 1 46 4 122 1 105 3 14 1 5 5 35 15 4 8 1 3 4 10 12 7 5 10 15 1 7 3 5 4 35 4 25 232 11 11 5 68 123 14 145 23 1 -

Agosto 2009 2.532 4 1 3 43 7 12 1 17 6 1.307 12 1.261 34 518 14 201 2 89 12 3 117 19 19 33 20 26 1.188 30 1.112 46 385 203 5 79 27 41 4 26 304 12 7 3 140 135 7 219 23 3 8 5 22 10 29 4 4 34 5 220 3 5 2 2 8 2 8 8 1 15 5 9 8 1 15 37 5 35 1 2010 2.225 3

Setembro 2009 2.076 7 5 2 32 4 11 2 8 7 957 21 912 24 506 14 235 1 69 25 25 1 136 130 1 3 4 82 23 17 433 21 9 3 9 2 9 5 19 22 4 184 2 132 3 2 5 2 11 10 1 5 8 3 4 3 11 16 12 4 4 63 3 97 14 12 298 12 11 10 118 131 16 192 26 4 5 1 12 7 16 18 3 31 7 25 3 2010 2.383 70 11 10 5 10 34 955 31 889 35 852 587 1 63 8

Outubro 2009 2.361 5 2 1 1 1 46 4 10 2 11 19 1.326 48 1.262 16 515 7 383 4 19 42 46 20 2 22 1 3 32 85 20 1 4 38 18 4 370 12 1 1 1 18 4 4 7 16 2 86 210 2 6 14 14 69 4 50 303 3 4 7 78 199 12 469 275 18 4 3 30 10 14 1 10 1 25 14 1 5 15 1 20 19 3 6 5 1 1 59 11 11 14 8 15 1.202 76 1.078 48 380 188 3 2010 2.420 1

Novembro 2009 2.755 2 2 54 5 16 8 12 13 1.548 63 1.463 22 455 5 274 4 18 17 68 7 14 1 12 34 966 64 864 38 303 90 4 68 30 3 45 4 85 142 67 5 3 43 13 11 535 15 4 6 2 8 5 62 5 51 3 184 1 5 158 2 6 12 6 19 16 3 3 3 7 4 1 1 3 54 256 26 4 7 76 127 16 687 544 3 3 10 8 14 20 8 1 29 3 15 3 1 8 3 50 1 2010 2.282 1 1

Dezembro 2009 3.139 1 1 44 10 9 4 8 13 2.050 175 1.856 19 542 7 440 2 17 4 3 71 11 23 1 14 22 773 38 696 39 266 123 4 38 10 4 39 29 95 16 3 12 43 17 4 398 17 4 1 2 8 2 8 1 2 25 3 110 3 11 184 2 4 3 3 5 9 7 2 4 1 1 9 8 1 1 20 4 15 10 11 3 7 64 95 22 101 19 1 4 72 19 188 4 3 2010 1.420 12 5 4

2.966 2 1 -

18 1

10 17