anuario universidade ambev_2010

64
anuário 20 10

Upload: ambev

Post on 18-Nov-2014

5.732 views

Category:

Education


4 download

DESCRIPTION

Em 2010, a Ambev investiu R$ 22,5 milhões no treinamento de mais de 40 mil pessoas. Foram 74 programas, 712 cursos e mais de 38 mil horas de treinamento, em módulos presenciais e on line.Os números refletem o crescimento se comparados com os de 2009, quando houve um aporte de R$ 16,3 milhões nos 54 programas e 654 cursos, envolvendo 39 mil horas e a presença de aproximadamente 32 mil pessoas.A Universidade Ambev tem cinco eixos temáticos: : "Prática de Liderar", "Excelência Operacional", "Sistema de Gestão", "Cultura Ambev" e "Relação com a Sociedade". Cada um deles é apadrinhado por alguns líderes da companhia.Seguindo um dos 10 princípios da Cultura Ambev, o de liderar pelo exemplo, os sponsors (padrinhos) de cada eixo são membros da Diretoria Executiva da Ambev.

TRANSCRIPT

Page 1: Anuario universidade ambev_2010

anuário

2010

Page 2: Anuario universidade ambev_2010

4 Missão da Universidade Ambev

6 Carta da Universidade Ambev

7 Destaques em 2010

8 Modelo de Gestão

9 Grupo de Coordenação

10 Eixos Temáticos

12 Sponsors (padrinhos) da Universidade Ambev

16 Eixo – Prática de Liderar

26 Eixo – Excelência Operacional

42 Eixo – Sistema de Gestão

48 Eixo – Cultura

58 Eixo – Relação com a Sociedade

anuário

2010

Page 3: Anuario universidade ambev_2010

4 Missão da Universidade Ambev

6 Carta da Universidade Ambev

7 Destaques em 2010

8 Modelo de Gestão

9 Grupo de Coordenação

10 Eixos Temáticos

12 Sponsors (padrinhos) da Universidade Ambev

16 Eixo – Prática de Liderar

26 Eixo – Excelência Operacional

42 Eixo – Sistema de Gestão

48 Eixo – Cultura

58 Eixo – Relação com a SociedadeRelação

com a

Sociedade

SiStema

de GeStão

cultuRa

excelência

opeRacional

pRática

de lideRaR

Page 4: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 2

Missão UA

Desenvolver as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de nossa Gente (interna e externamente) e a gestão do conhecimento da Ambev para:

• manter vivos o sonho e a cultura da Companhia;

• atingir metas desafiadoras por meio das pessoas;

• garantir pessoas preparadas para novos desafios.

alcançaremos com isso:• engajamento e orgulho por parte

dos funcionários (pesquisas de satisfação);

• alta performance sustentável (alcance das metas coletivas e individuais);

• alto reconhecimento pelo mercado como empresa desenvolvedora de sua Gente.

Page 5: Anuario universidade ambev_2010

1995 Criação da Universidade Brahma (uma das primeiras universidades corporativas do Brasil)

1996 Criação do Programa Titulares de Revendas

1998 Lançamento do Banco de Ideias e Soluções (BIS)

1999 Surgimento da TV e início do Green Belt, primeiro programa do Seis Sigma

2000 Surge a Ambev, após fusão da Brahma e Antarctica. Relançamento da universidade corporativa, agora como Universidade Ambev

2002 Lançamento da primeira parceria com o Ibmec para o MBA Corporativo

2003 Início da utilização de plataforma e-learning para aprendizado

2005 Programa Melhores Práticas no formato Feira de Ciências

2006 Programa de bolsas em parceria com a Fundação Estudar para cursos de curta duração no exterior

Desenvolvimento da UA

2007 Reestruturação da Universidade Ambev (aprimoramento das práticas de sucesso e realinhamento daquelas que mereciam mudanças; criação dos Eixos Temáticos). Formalizado o papel dos Sponsors ou Padrinhos da UA

2008 70 programas oferecidos. Implantação do Managing@ABInBev, White Belt e Yellow Belt

2009 Maior alinhamento das iniciativas com as necessidades do negócio em todas as áreas. Novos programas: Competência Eficaz, Perfil Comportamental, Capacitação Analítica Avançada, Programa Comportamental Segurança, Academia de Suprimentos, Cervejeiro Gerencial e Academia de Marketing. Implantação do Sistema de Gestão de Treinamentos na Web para apuração dos números da UA.

2010 Iniciativas 100% alinhadas em todas as áreas. Destaque: melhorias na parceria com a Fundação Zerrenner para ampliar a utilização das bolsas de estudos. Novos programas: Gestão de Projetos (PMO), Capacitação Analítica Avançada para Supply, Certificação Financeira e Contábil Ambev (Cefica), Academia de Vendas Auto-Serviço, Academia de Refri, Treinamento Técnico de Pilotagem Moto, Legal Learning & Development, MAPA, Programa Mundo Melhor, Mentoring, Trainee Industrial.

3anuário 2010 universidade ambev

Page 6: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 4

O ano de 2010 foi um ano de grandes conquistas para a Universidade Ambev. Em sintonia com as mais importantes iniciativas na área de educação corporativa, a UA melhorou processos internos e apresentou novos programas, mostrando assim que o desenvolvimento contínuo da Gente Ambev está entre seus principais objetivos.

Se, em 2009, foram consolidadas mudanças importantíssimas, a UA continuou em ritmo acelerado no ano de 2010 para melhorar seus processos. Podemos dizer que 2010 foi um ano de aprimoramento. Nossas iniciativas impactaram no excelente clima organizacional da Companhia, por meio de treinamentos que contribuíram para as mais variadas frentes, sem nunca perder a visão sistêmica do negócio. Crescimento de mercado, melhoria na qualidade de produtos e serviços, construção de marcas fortes e reconhecidas, tudo isso graças às competências humanas por trás de nosso negócio.

Carta da Universidade Ambev

Diversas melhorias marcaram o ano de 2010. Fortalecimento do time de suporte do CSC, realização de reuniões mensais de resultados que impactaram na organização e planejamento, melhoria e aumento da utilização da web site foram algumas ações que marcaram o ano. Vale também lembrar importantes mudanças, como a reestruturação dos programas técnicos de Supply (Engenharia, Packaging e Refrigenanc) e a criação do passaporte de treinamentos da UA para registro de todos os programas realizados por cada funcionário.

A organização do sistema de gestão e ao comprometimento eficaz de todos os seus participantes contribuíram para que a UA atingisse 100% de alinhamento com as necessidades do negócio da Companhia em todas as áreas. A excelência na Gestão do orçamento, sempre em sintonia com os princípios da Ambev, permitiu à UA seguir rigoroso controle de gastos, reinvestindo tudo o que foi economizado em novos programas.

As conquistas foram significativas: 16 novos programas. Alguns eixos cresceram de forma expressiva. Foi o caso do Eixo Excelência Operacional, que contou com seis novos importantes programas. Entre os quais, a Certificação Financeira e Contábil Ambev (Cefica), que forneceu a chancela de uma importante escola externa a 30 profissionais da área financeira da Companhia. O eixo também contou com novidades que se estenderam à nossa atuação internacional, como a Academia de Refri, que integrou as equipes de marketing de Refri do Brasil, Hila e Pepsi. Além disso, o Programa Academia de Supply capacitou fortemente as equipes de logística, dentro do projeto Tec Malha.

Muitos programas também foram apontados como altamente positivos para o crescimento profissional e pessoal da nossa Gente. Dentro do Eixo Sistema de Gestão, destacou-se como novidade o programa Gestão de Projetos (PMO), que levou dezenas de participantes a refletir estrategicamente

2010 – Ano do aprimoramento

Page 7: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 5

sobre sua linha de atuação nos projetos da Companhia. No mesmo eixo, o programa Capacitação Analítica Avançada para Supply promoveu habilidades técnicas e científicas para que seus participantes aprofundassem as análises de suas metas e seus projetos.

No Eixo Relação com a Sociedade, o Programa Mundo Melhor buscou maior aproximação com as comunidades nas quais atuamos para levar mensagens de consumo responsável. Mais de 50 profissionais participaram do programa, e os depoimentos de alguns deles são comoventes.

No Eixo Liderança, os novos programas tiveram como foco a ampliação de nossa visão sistêmica, a fim de incentivar os processos de liderança. Um dos grandes destaques foi o Mentoring, que aprofundou temas como as habilidades na gestão de pessoas, por meio do compartilhamento de experiências entre profissionais experientes e jovens talentos da Companhia. O programa Trainees Industrial, no Eixo Cultura, formou o pipe line da liderança para a área industrial, das bandas IV e V para os próximos cinco a oito anos.

De olho no futuro, a UA já detectou algumas oportunidades de aprimoramento para o ano de 2011. Entre os quais, o mapeamento dos quatro níveis de avaliação de treinamento para cada um dos programas (reação, aprendizagem, aplicação na rotina e retorno sobre o investimento); realização de benchmark externo estruturado com outras universidades corporativas; melhoria na gestão da política de idiomas; maior proximidade com o campo (visitas estruturadas nas fábricas e CDDs) e o fortalecimento da marca UA para tornar suas iniciativas ainda mais almejadas por todos.

O fundamental é lembrar a missão da UA que é preparar a Gente Ambev para os novos desafios em suas carreiras. Em 2010, passaram pela nossa universidade 40 mil alunos, 10 mil a mais que em 2009.

O reconhecimento de nossa Gente pela Companhia é a forma mais justa de retribuir a todos pelo empenho nas atividades da UA. Assim, fechamos 2010 com um total de 33% promoções verticais (mudança de função para uma posição de maior responsabilidade) e 35% movimentações horizontais (movimentos laterais sem mudança de função).

Todos merecem ser parabenizados. Sejam os alunos que dedicam seu precioso tempo para ajudar no crescimento da Companhia, sejam os educadores e instrutores, engajados em dividir seu conhecimento e disseminar nossos princípios, ou ainda toda a equipe de Gente & Gestão que coordena os treinamentos nas Unidades no Brasil e na HILA.

Por fim, é fundamental destacar a importância do papel dos Sponsors, com seu exemplo de liderança e responsabilidade. Afinal, abrir caminhos para novos líderes e multiplicar os princípios, crenças e práticas da Cultura da Companhia são o principal lema da Universidade Ambev.

Com a publicação do anuário 2010, a UA mostra mais uma vez que o comprometimento da Gente Ambev é o principal elemento motivador de nosso sucesso. Cada depoimento de nossa Gente revela o orgulho e a emoção de participar dos avançados programas da UA. Parabéns a todos!

márcio Froes diretor de Gente & Gestão

Page 8: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 6

Mais de 40 mil pessoas treinadas. 74 programas. 712

cursos. Mais de 38 mil horas de treinamento, em

módulos presenciais e on-line.

5 eixos temáticos

• Prática de Liderar – 12 programas, 2.498 pessoas

• Excelência Operacional – 42 programas, 34.635 pessoas

• Sistema de Gestão – 4 programas, 1.185 pessoas

• Cultura Ambev – 9 programas, 1.564 pessoas

• Relação com a Sociedade – 7 programas, 55 pessoas

• Investimento UA - R$ 22,5 milhões

Destaques em 2010

Page 9: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 7

atividade e dinamismoA UA desenvolve atividades em todos os níveis organizacionais da Companhia. Abrange o que chamamos de LAN – Latin America North, área geográfica formada pelas operações no Brasil, Equador, Peru, República Dominicana e Guatemala. Para isso, conta com cursos e treinamentos oferecidos em todas suas Unidades e também em ambientes virtuais.

Entre as ferramentas educacionais, estão o e-learning (treinamento via Internet), a TV Ambev, os workshops e os treinamentos presenciais. A UA desenvolve ainda parcerias com algumas das principais universidades do mundo, para atendimento de todas as áreas da Companhia: Vendas, Supply e Centros de Excelência.

Modelo de Gestão

Gestão colaborativaO Grupo de Coordenação que compõe a equipe da UA é formado pelo Gerente Corporativo de Desenvolvimento de Gente, o Especialista Corporativo de Treinamento, o Coordenador de Macro Processo do CSC, além de três Analistas de Gente & Gestão, também do CSC.

As principais decisões da UA são compartilhadas entre um grupo de Diretores Corporativos. São os Sponsors ou padrinhos. Cada um deles é o responsável por um dos 5 eixos temáticos em que os programas da Universidade estão inseridos. Eles dedicam parte de sua rotina para avaliar a eficiência dos programas, as demandas por novos treinamentos e os resultados efetivos dos programas no negócio da Companhia.

Juntos, o Grupo de Coordenação e os Sponsors realizam reuniões periódicas (SDG) para consolidar resultados, direcionar estratégias, validar programas e definir novos projetos.

.

Multiplicar os princípios que fazem da Ambev referência mundial em gestão, crescimento e rentabilidade está entre os objetivos da Universidade Ambev. Por isso, a UA criou um Modelo de Gestão eficiente, dinâmico e colaborativo, alinhando suas atividades com os negócios da Companhia e com o desenvolvimento da Gente Ambev.

Competência didática e cooperação nas decisões são a marca do Modelo de Gestão da UA. Até mesmo a administração de recursos financeiros e humanos da Universidade Ambev segue os princípios da Companhia, com rigoroso controle de custos, disciplina financeira e eficiência na execução.

Seguindo o exemplo Ambev

Page 10: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 8

Grupo de Coordenação

Trabalho em equipe e excelência nos resultados

“a consolidação do trabalho realizado pela universidade ambev, em 2010, trouxe maturidade ao processo e foi garantida pela senioridade do time. uma equipe unida que trabalhou duro para alinhar as expectativas do negócio, a qualidade dos treinamentos e os anseios dos participantes. os destaques de 2010 foram os programas focados no eixo excelência operacional: cefica, mapa, Supply chain, legal learning and development, academia de marketing, entre outros. toda a gestão da ua continuou sendo aprimorada com a participação dos líderes e o feedback do participantes. Fiquei extremamente satisfeito com os resultados e tenho certeza de que a contribuição para a companhia foi muito importante para a sustentabilidade do nosso negócio!“

“preparar pessoas para conquistar melhores resultados e capacitá-las para atingir cada vez mais metas desafiadoras são privilégios que trouxeram grande realização em mais um ano de companhia. É muito bom saber que somos parte do mundo ambev, e que contribuímos para o crescimento e sucesso da companhia. “

“2010, ano de consolidação! assim, podemos resumir o que foi desenvolvido na ua este ano. Seguimos com a mesma estratégia e entregamos 16 novos treinamentos nas mais diversas áreas. É motivo de muito orgulho fazer parte desta história! “

eliana Voldman Especialista corporativo

de Treinamentos, AC

Rodolfo marcelino de abreuCoordenador de Gente&Gestão, CSC

thiago lopes porto Coordenador de Gente&Gestão, AC

Page 11: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 9

“o ano de 2010 foi fundamental para a ua. além de manter a

qualidade, a universidade melhorou os treinamentos com

velocidade, alinhando suas iniciativas com as necessidades da companhia em 100%. tenho muito orgulho de fazer parte deste time,

pois conheço de perto o esforço da ua em buscar o desenvolvimento

contínuo e sustentável da nossa Gente ambev.“

andré paivaCoordenador de Gente&Gestão, CSC

“continuar fazendo parte do time ua em 2010 foi motivo de orgulho. aperfeiçoamos o que havíamos consolidado em 2009 e assumimos novos treinamentos, o que significa que nossa Gente está mais capacitada e preparada para assumir desafios em busca de seu sonho. “

chiara GehringCoordenador de Gente&Gestão, CSC

“o ano de 2010 foi excepcional, com novos desafios para a ua, sua consolidação e a busca constante do melhor resultado. conseguimos atender à demanda das unidades, a partir de uma aproximação maior com as áreas, mantendo a excelência dos nossos produtos. afirmo, com orgulho, que a universidade ambev possibilitou meu crescimento profissional e realização pessoal. afinal, participar do desenvolvimento da nossa Gente, capacitar e influenciar na retenção dos melhores talentos, e contribuir para a realização dos sonhos é extremamente gratificante.“

marcela martins Coordenador de Gente&Gestão, CSC

Page 12: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 10

A Gente Ambev é o principal diferencial competitivo da Companhia. Por isso, incentivar a evolução constante da Gente Ambev é o principal objetivo da Universidade.

Para abranger os principais pilares de desenvolvimento de nossa Gente, os programas da UA se dividem em cinco Eixos Temáticos: Prática de Liderar, Excelência Operacional, Sistema de Gestão, Cultura Ambev e Relação com a Sociedade. Em cada um destes Eixos, são oferecidos programas que estimulam o crescimento da Gente Ambev em duas direções: a transição de funções e cargos (o chamado crescimento vertical) e a evolução dentro da própria função (crescimento horizontal).

O Eixo Prática de Liderar promove o perfil do líder Ambev em diversos sentidos. Os programas oferecidos neste eixo em 2010 foram: Educação Executiva, Mentoring, Perfil

Os eixos temáticosCrescimento em todas as direções

Comportamental, Leading@ABInBev, Managing@ABInBev, MBA Corporativo, Sucessores 2ª Linha (Vendas, Supply, G&G, Logística e GPP - Gerente de Planejamento e Performance) e Liderança Eficaz. Eles têm como premissa utilizar os exemplos (internos e externos) de liderança, além de oferecer dicas práticas, ferramentas e conceitos a respeito do tema. Utilizam também ferramentas que ajudam o líder a conhecer e entender seu próprio perfil e, a partir daí, buscar a evolução constante.

O Eixo Excelência Operacional procura desenvolver e aprimorar o conhecimento técnico em todas as funções da Companhia, tendo como base melhorias no desempenho operacional, comercial, produtivo e em áreas de suporte. É o Eixo com maior número de programas em formatos diferenciados: Academia de Refri, Supply Chain Academy, Zone Advanced Marketing Program, Academia

Page 13: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 11

Relação

com a

SociedadeSiStema

de GeStãocultuRa

de Vendas AS (Key Account Managers), Academia de Gente & Gestão, Academia de Segurança Supply, Bootcamp, Programa de Certificação Fiscal e Contábil Ambev – CEFICA, Legal Learning & Development, Mapa (Treinamento em Aspectos Regulatórios e a Industrialização de Alimentos – Foco Anvisa), Treinamento Prático de Pilotagem Defensiva (Vendas), Treinamento Pilotos, Melhores Práticas, Idiomas Presencial, Idiomas E-learning, Bolsas de Pós-Graduação, Bolsas de Graduação, Mestre Cervejeiro, Packaging / Engenharia no Exterior, UA Refri, UA Packaging, UA Engenharia, Senai Básico e Avançado, Elite em Equipamentos, Workshop de Qualidade, Processo Cerveja e Refri, Workshop Engenharia, Workshop Packaging e Workshop Meio Ambiente.

O Eixo Sistema de Gestão está focado em disseminar as práticas e ferramentas de Gestão por meio da visão sistêmica do

negócio. Três programas fazem parte deste eixo: Yellow Belt, White Belt e PMO - Gestão de Projetos.

O Eixo Cultura Ambev multiplica a missão, a visão, os princípios e as competências que regem a Cultura da Companhia. Faz parte das diretrizes deste eixo o foco nos pilares Sonho, Gente e Cultura. Seus programas são: SLC (Senior Leadership Convention), LPC (Leadership, Performance and Change), Trainees, Trainees Industrial, Talentos e Programa Comportamental de Segurança.

O Eixo Relação com a Sociedade promove o relacionamento e a sintonia da Companhia com o mercado, os distribuidores, as revendas, as comunidades e os clientes. Seus programas oferecem oportunidades para compartilhar as melhores práticas com toda a cadeia produtiva. Em 2010, o destaque foi o programa Mundo Melhor.

excelência

opeRacionalpRática

de lideRaR

Banda I

Banda III

Banda V

Banda II

Banda IV

Banda VI

Banda VII

Banda VIIIHORIzONTAL

VERT

ICAL

Page 14: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 12

“este ano foi especial para o eixo excelência operacional. mais do que nunca, treinamos nossa Gente para operar bem em suas funções. devido ao nosso investimento recorde em capacidade (novas fábricas, linhas e cdds), tivemos muitas contratações e também investimos nos programas desenvolvidos em cada unidade. nosso treinamento na função foi fundamental para garantir o aprendizado destes novos colaboradores. isto pode ser evidenciado no número de pessoas treinadas neste eixo, mais de 29 mil pessoas em 41 programas totalizando mais de 39 mil horas de muita dedicação e aprendizado. além disso, criamos novos programas para aqueles que continuam se aprimorando em suas funções. ‘cefica´ para o Financeiro, ‘legal, learning & development’ para o Jurídico, ‘academia de Vendas aS’ para a equipe de Vendas, ‘tecplanning’ para logística e cSc, entre outros. estou muito satisfeito com os resultados alcançados no eixo e em poder contribuir de forma efetiva para a melhoria contínua da nossa Gente. e aguardem, que 2011 será ainda melhor.“ Rodrigo Figueiredo de SouzaDiretor de Logística e Suprimentos, Ambev LAN

Líderes formando líderes

Sponsors (padrinhos) da UA

“como Sponsor fiquei muito motivado e orgulhoso de participar do eixo liderança. este ano, atendemos 4.550 pessoas nos programas do eixo, entregamos dois novos sucessores (logística e planejamento & performance) e desenvolvemos o programa mentoring, uma importante iniciativa no acompanhamento de nossos talentos. mantivemos as iniciativas vencedoras de 2009, como os programas liderança eficaz, managing e leading. num ano de crescimento e muitos desafios de volume, nossa liderança foi fundamental para a garantia dos resultados. parabenizo a todos os líderes ambev que ajudaram a formar nossa Gente e que, de forma efetiva, contribuíram para o desenvolvimento de nossos times, uma das grandes fortalezas da ambev.“ márcio Froes Diretor de Gente & Gestão, Ambev LAN

pRática

de lideRaR

excelência

opeRacional

Page 15: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 13

“continuamos com foco total no método em 2010! implementamos um novo programa: pmo Gestão de projetos focado em ferramentas específicas para um boa gestão de projetos estratégicos. ampliamos o programa White Belt e fomos nas Regionais de Vendas treinar nosso time. mantivemos o foco no Yellow Belt com projetos nas regionais de supply, fizemos três turmas de capacitação analítica avançada e finalizamos a turma de Green iniciada em agosto de 2009. Foi um ano de consolidação da metodologia pdca em toda a companhia e o que mais motiva são os resultados entregues. afinal, para isso é que utilizamos o método! a universidade ambev e todo o seu público continuam contando com meu apoio nesta importante missão.“Ricardo tadeu Soares Diretor de Vendas e Distribuição, Ambev Brasil

“o sonho da ambev e de sua Gente é ser a melhor empresa de bebidas do mundo, em um mundo

melhor. para isto, precisamos fortalecer e tornar duradouros os

vínculos com a sociedade onde atuamos e com todos os públicos

que se relacionam diretamente com a nossa companhia. as

pessoas que trabalham na ambev também acreditam em sonhar

grande e se esforçam para chegar lá e a ambev contribui para a

realização desses sonhos, oferecendo cursos e programas

que ajudam no desenvolvimento da sua Gente. nossa atuação se

baseia no contato com a nossa rede de relacionamento, em todos

os níveis, e no esforço para comunicarmos nossa identidade a

diferentes grupos de interesse, contribuindo diretamente para o

fortalecimento de nossa reputação.“

milton Seligman Diretor de Relações Corporativas,

Ambev LAN

SiStema

de GeStão

cultuRa

Relação

com a

Sociedade

“acredito que ser um exemplo de liderança é a melhor forma de repassar os valores da companhia a toda Gente ambev. por isso, faço questão de ser sponsor no eixo cultura, da ua. os treinamentos oferecidos por este eixo são fundamentais para que a nova geração multiplique a visão e os princípios que regem a cultura da companhia. desta forma, podemos multiplicar a crença de que somos uma empresa única, feita de donos. e que Sonho, cultura e Gente são os pilares para alcançarmos os melhores resultados.“ João castro nevesDiretor Geral, Ambev LAN

Page 16: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 14

Page 17: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 15

Compromisso com o DesenvolvimentoLiderar pelo exemplo pessoal. Esta é a marca do Eixo Prática de

Liderar. Seus programas oferecem conhecimento técnico, ferramentas

de diagnóstico e troca de experiências entre os alunos e os líderes

Ambev. Abordam temas comportamentais, autoconhecimento, estilos

de liderança e o trabalho em time. Liderar requer mais que dedicação

e vontade. Disciplina, método, sensibilidade e visão sistêmica também

são elementos importantes para todo líder e para aqueles que

aspiram crescer e evoluir na Companhia.

Page 18: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 16

Eixo Prática de Liderar

Objetivo• Promover o perfil do

líder Ambev, ressaltando

o comprometimento

com a missão e a

cultura da Companhia é

o objetivo do Eixo Prática

de Liderar.

Baseado em ética e

responsabilidade, entre

os objetivos, destaque

para desenvolvimento,

motivação e retenção

das melhores pessoas,

por meio de exemplos

de liderança, dicas

práticas, ferramentas e

conceitos.

Resultados• 12 programas

• 122 cursos

• 2.890 horas

• 2.498 pessoas

Público envolvidoTodos os gestores que

assumem ou estão

se preparando para

assumir a liderança

de times.

Banda I

Banda III

Banda V

Banda II

Banda IV

Banda VI

Banda VII

Banda VIIIHORIzONTAL

VERT

ICAL

pRática

de lideRaR

Page 19: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 17

mBa corporativo

objetivoVisão sistêmica do negócio Ambev. Este é o principal objetivo do MBA Corporativo, que fornece aos nossos executivos acesso às melhores ferramentas de gerenciamento, práticas de mercado e competências de liderança.

Formato do programaO programa é composto de nove módulos de quatro dias cada, em parceria com uma escola de negócios (BSP – Business School São Paulo).

público envolvido Funcionários da banda IV (sócios) e alguns da banda V que estão em posição de liderança e senioridade em suas funções.

pessoas em 201025 participantes

“Fazer o mBa da companhia foi uma experiência fantástica! além da oportunidade de conhecer detalhes da ambev, conheci pessoas de áreas distintas com quem, dificilmente, teria outra chance de encontrar. além de muito trabalho e conhecimento, ouvimos palestrantes de altíssimo nível nos encontros executivos. Valeu muito a pena”.

daniel moretto Bucheb – Gerente Corporativo de Suprimentos, AC

“Sempre esperei com muita expectativa o momento de ser indicado para participar do mBa. tenho certeza que todos aqueles que ainda não fizeram o curso têm o mesmo sentimento. Vejo o curso como oportunidade de preparação para futuros desafios. além disso, é uma conquista profissional. É excelente! conheci a liderança de toda a companhia, tive aulas com profissionais de primeira, aqui e no exterior, conheci pessoas excepcionais e ainda tive a oportunidade de conversar durante os jantares executivos com os donos da companhia. É um programa completo!”.

Felipe Ferrari ambra – Gerente de Produto, AC

educação executiva

objetivoDar aos nossos principais executivos acesso ao que há de mais novo em relação a General Management ou temas específicos para desempenho de suas funções.

Formato do programaSão oferecidos cursos de curta duração nas melhores Universidades do mundo.

público envolvidoFuncionários das Bandas I a III. De 3 a 5 pessoas por ano. Diretores Corporativos ou Diretores Regionais na linha de sucessão dos Diretores Corporativos.

pessoas em 200943 participantes

“o curso de marketing realizado em Kellog foi uma experiência fantástica. em primeiro lugar, estar num centro de excelência que respira conhecimento, com professores e autores renomados, é extremamente inspirador. além de promover a integração com outras pessoas de marketing da aBinbev, o curso tem um nível de qualidade altíssimo, especialmente, nas discussões e trabalhos em grupo. me convenci que temos recursos, pessoas e métodos para manter nossas marcas as mais desejadas no mundo pelos consumidores. e isto é motivo de orgulho para quem trabalha e vivencia a nossa companhia”.

Bruno carreira cosentino – Gerente Corporativo de Refri, AC

perfil comportamental

objetivoIncentivar o autoconhecimento sobre características pessoais e como elas influenciam no comportamento do líder e de seu trabalho em equipe. Auxilia os gestores na compreensão das características dos seus subordinados, extraindo o melhor de cada um.

Formato do programaRealização de teste online e treinamento de quatro ou oito horas com consultoria externa.

público envolvidoGerentes de 1ª e 2ª linha.

pessoas em 200975 participantes “o programa perfil comportamental nos apresenta a ferramenta disc, que é realmente uma metodologia impressionante. difícil crer que algumas poucas perguntas poderiam levar à descrição tão exata do comportamento de cada indivíduo. uma vez identificados os valores, as características e os motivadores de cada um, fica mais fácil trabalhar em grupo e otimizar as qualidades, tirando o que cada funcionário tem de melhor”. marco aurélio macedo – Gerente Regional G&G, Diretoria Regional RJ

“durante os meus seis anos de companhia, tive a oportunidade de participar de inúmeros treinamentos que me possibilitaram trabalhar em diferentes áreas da companhia, como Vendas, trade, Refri e Gente & Gestão. mas com certeza o treinamento do disc teve um significado diferente. o autoconhecimento que se adquire nos ajuda a descobrir quem realmente somos e quais as características devemos utilizar a nosso favor para atingir maiores resultados. com certeza, esse treinamento tem me ajudado a evoluir não só como um líder, mas também como um profissional mais completo “

Juvenal Gomes taques Fonseca – Gerente Regional G&G, Diretoria PR/SP

Page 20: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 18

liderança eficaz

objetivoEntendimento do perfil de competências, a partir da análise das demandas gerenciais; geração de mudança de comportamento e dos estilos de liderança; melhoria no clima das equipes para alavancar resultados.

Formato do programaRealização de teste online (autoavaliação e avaliação dos subordinados) e treinamento de 20 horas com consultoria externa. Após três meses, cada participante passa por sessão de coaching individual com a consultoria para verificar o andamento do plano de ação escrito durante o treinamento.

público envolvidoDiretores Regionais e Gerentes de 1ª linha, donos de Operação (Gerentes de Fábrica e Gerentes Comerciais).

pessoas em 201058 participantes

mentoring

objetivoEste novo treinamento da Companhia é destinado a dois públicos: mentorados e mentores. Aos primeiros, o programa fornece uma segunda fonte de desenvolvimento para ajudar no engajamento e ampliar a visão sistêmica sobre a Companhia. Já aos mentores, o programa procura mostrar habilidades de gestão de pessoas, além de promover o compartilhamento de experiências e o conhecimento mais profundo a respeito dos jovens talentos da Companhia.

Formato do programaTreinamento de dois dias para os mentores e quatro encontros anuais entre mentores e mentorados com pauta pré-definida.

“o nosso ciclo de desenvolvimento de Gente e liderança acaba de mudar de patamar novamente. o processo, muito estruturado, tinha quatro grandes pilares: o treinamento formal, dado por líderes referência e mais experientes; as avaliações de desempenho; o mapeamento de competências e a liderança na prática. com o novo programa, incluímos novas ferramentas. ampliamos nosso conhecimento sobre motivações pessoais e perfis de liderança. passamos, principalmente, a avaliar o efeito disso tudo no desempenho e no clima de nosso time. agora é colocar tudo em prática, preparar nossos times e entregar resultados melhores e mais consistentes”.

Felipe Szpigel – Diretor Regional Vendas, Diretoria Regional RS/SC

“o treinamento liderança eficaz me forneceu ferramentas para conhecer meu estilo de liderar e ser mais efetivo nos resultados, por meio de equipe, fundamental para qualquer líder ambev. a avaliação prévia, a utilização de exemplos práticos, a troca de experiências com os demais diretores e o acompanhamento posterior do plano de desenvolvimento tornaram o treinamento excelente”.

Fabio Vieira Kapitanovas – Diretor Regional Fabril, Diretoria Regional Sul/SPI

“É sempre muito bom ter a oportunidade de participar de treinamentos de liderança. apesar de acumular dez anos desempenhando funções de líder, sempre é tempo de aprender e melhorar. durante o período do curso, conseguimos sair da rotina, para refletir sobre nosso papel, nossa função e nosso desempenho como líder. conseguimos avaliar o quanto estamos distantes do ótimo e o quanto precisamos nos empenhar para ajudar, cuidar e motivar as pessoas. afinal, temos que nos tornar uma máquina de Gente, pois serão elas que nos ajudarão a levar nossa companhia adiante”.

alexandre Rodrigues – Gerente Fabril, Filial JuatubaI

público envolvidoMentores: Banda II a IV Mentorados: Banda V e VI, e trainees 2010

pessoas em 201026 participantes

“uma das coisas que mais me realiza profissionalmente é ter a oportunidade de contribuir na formação da nossa Gente. o programa mentoring é um excelente instrumento para nos guiar, seja o mentor ou o mentorado, tornando o trabalho mais visível e profissional. Fiquei muito feliz em fazer parte da primeira turma de retomada desse trabalho, tão importante para o desenvolvimento dos nossos futuros líderes!”.

Rafael Souza de oliveira Filho – Diretor Nacional de Vendas AS, AC

“o programa mentoring tem um objetivo claro: acelerar o desenvolvimento do mentorado. mas acredito que o benefício deste programa é muito maior. com a troca de experiências, podemos nos orientar por meio de situações pelas quais nunca passamos. todos os dias aplico em minha rotina os aprendizados que obtive com meu mentor, em apenas duas horas do nosso primeiro encontro. os mentores são líderes da companhia que sabem o que dizer e a hora de dizer, basta o mentorado ter vontade e inteligência para escutar e aplicar os conhecimentos adquiridos. o programa é piloto na companhia e vou me empenhar para que ele se repita nos próximos anos, pois realmente gera resultados! me orgulho desta companhia, que realmente pratica sua cultura.”

danilo Vian – Trainee 2010, Filial Sapucaia do Sul

Page 21: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 19

leading@aBinBev

objetivoDesenvolver competências de liderança e gerenciamento de equipes.

Formato do programaMódulo de quatro dias dentro do programa MBA Corporativo com dinâmicas, depoimentos dos líderes e cases. Faz parte da plataforma global de treinamentos da ABInbev.

público envolvidoTurma do MBA Corporativo

pessoas em 201025 participantes

“ter participado do programa foi uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional no sentido de aperfeiçoamento de conhecimentos e práticas de gestão de pessoas. Sempre achei que os melhores treinamentos de liderança eram os feitos internamente. mas a oportunidade de ter pessoas que conhecem bem a nossa cultura e rotina, em contato com a vasta experiência externa, possibilitou importantes reflexões e mudanças de postura para novas situações”.

thiago correa ely – Gerente Corporativo de Trade Marketing e Eventos, AC

“participar do programa leading@aBinBev foi uma excelente oportunidade para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades do elemento mais importante da companhia: Gente. no programa, desenvolvemos conhecimento técnico, ferramentas de diagnósticos e, o mais importante, troca de experiências entre os alunos e os líderes da ambev. abordamos temas comportamentais, como autoconhecimento, estilos de liderança e importância do trabalho em time. o resultado foi excelente. tenho certeza que vamos aplicar esta experiência em nossas carreiras ou vidas”.

martin oyanguren – Gerente Regional de Operações AS, AC

“Quando soube que participaria do leading@aBinBev não imaginei que o conteúdo e a dinâmica do programa fossem tão diferentes dos demais treinamentos de liderança dos quais já havia participado na ambev. desde o primeiro dia do curso, quando revisamos os princípios da cultura de uma forma totalmente nova, percebi que tinha muito a aprender naquela semana. Sem dúvida, o programa me ajudou a compreender melhor o papel do líder e do liderado, além de mostrar a importância dos conceitos de liderança para a evolução e o fortalecimento da nossa cultura!”.

erik novaes de almeida Silva – Especialista de Logística, AC

Page 22: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 20

Sucessores 2ª linha (Vendas, logística, Gente & Gestão e Gpp)

objetivo Identificar, aprovar, treinar e preparar pessoas para assumir os desafios de uma gerência de 2ª linha na área correspondente.

Formato do programaTreinamento presencial em três dias, com foco em liderança, método e aspectos técnicos da função. Complemento com leitura de padrões e prática na Unidade após a etapa corporativa.

público envolvidoSupervisores, coordenadores e analistas de cada uma das áreas. Conforme necessidade do pipeline para as funções de Gerente.

pessoas em 2010Vendas: 110 participantes Gente & Gestão: 33 participantes Logística: 41 participantes GPP: 15 participantes

“desde meu primeiro dia na ambev passei a alimentar o sonho de participar dos treinamentos da ua. tinha certeza de que agregaria muito à minha carreira e rotina dentro da companhia. Hoje posso garantir que, realmente, a qualidade e os diferenciais do programa foram muito relevantes. o conteúdo do treinamento, a troca de experiências e a oportunidade de ser treinada pelo seleto time de líderes da companhia me surpreenderam muito. Sinto-me privilegiada em ter feito parte do treinamento e recomendo a todos que participem”.

natalia Hespanholeto – Supervisora VIP, CDD Mooca

“o treinamento Sucessores é uma excelente oportunidade para entendermos tudo o que precisamos conhecer, gerenciar e defender no campo. também temos contato com as pessoas estratégicas, que nos ajudam em cada assunto. Saí do treinamento muito mais preparada e ciente do meu papel como gestora, e com a dimensão de todo o aprendizado que ainda preciso buscar.”

aline Wonrath Roveri – Especialista G&G, Diretoria Regional Sudeste

“esperei ansiosamente pela oportunidade de participar de um treinamento que pudesse me proporcionar conhecimento amplo e estratégico como Gerente de Gente & Gestão, e o programa Sucessores superou minhas expectativas. Foram quatro dias de aprendizado constante, compartilhando e vivenciando experiências, conhecimentos e lições de vida com profissionais excepcionais”.

priscilla carvalho Fonseca – Analista G&G - Filial Equatorial

“Fazer parte do grupo seleto de sucessores em logística no ano de 2010 foi uma oportunidade ímpar para meu crescimento, tanto profissional quanto pessoal. excelentes treinamentos em diversas áreas, ministrados por pessoas altamente capacitadas e com excelentes currículos dentro da companhia. agradeço muito por essa oportunidade. e que venham novos desafios”.

José davi araújo de matos – Coordenador de Logística, CDD Fortaleza

“os treinamentos que são fornecidos pela companhia sempre são muito bem estruturados. podemos perceber a importância que é dada para o treinamento quando vemos a disponibilidade de especialistas, gerentes e até diretores nesses eventos. em relação ao treinamento Sucessores de logística, não faltaram discussões, exemplos e depoimentos para ilustrar cada conceito passado pelos instrutores. também foi muito positiva a preocupação da ac em promover alguns candidatos durante o treinamento, o que fortaleceu a importância do programa”.

Rafael alvarez Ramos – Gerente de Logística, Filial Curitiba

“participar do programa Sucessores é uma importante oportunidade de encarreiramento na companhia. mostrou o quanto estou preparada para assumir os próximos desafios, e me deixou orgulhosa de ver a solidez de todos os processos logísticos”.

Karine mendes Silva – Coordenadora de Logística, Diretoria Regional SPC

“o programa Sucessores é uma excelente oportunidade de encarreiramento na companhia. Ser treinado diretamente pelo corporativo amplia a visão do negócio e alinha o foco de atuação dos futuros gestores no campo. o programa aproveita o conhecimento prévio que os participantes trazem e reforça as boas práticas de gestão, com um conteúdo rico, ensinado de forma prática e objetiva”.

Rafael albert Saliba – Analista, CSC

“participar do programa Sucessores foi uma forma de reconhecimento dos meus resultados e uma demonstração de que a ambev investe na capacitação de seus funcionários, preparando-os para novos desafios por meio da análise do perfil de cada um. o programa proporcionou um conhecimento do mundo supply de forma simples e focada, com materiais de ótima qualidade e profissionais capacitados”.

Vanessa neiva de toledo – Supervisora, CDD Londrina

Page 23: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 21

managing@aBinBev

objetivoEste programa, dedicado aos que assumem sua 1ª gerência ou coordenação, promove desenvolvimento de competências de liderança, gerenciamento de equipes e ferramentas de gestão.

Formato do programaComposto por seis dias de treinamento divididos em dois módulos de três dias cada.

público envolvidoGestores que estão em seus primeiros desafios de liderança: supervisores, coordenadores e gerentes. Turmas de 30 pessoas por Regional, mesclando os Mundos Vendas, Supply e CEX.

pessoas em 20101.605 participantes

“o programa managing@aBinBev é uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento e o alinhamento de liderança. por meio de módulos diversos e complementares, os participantes deste treinamento podem entender melhor nossa cultura e também algumas das nossas ferramentas de Gente & Gestão. o fato de ser um processo voltado a todas as zonas, também é um diferencial do programa. além disso, as dinâmicas e os cases tornam o aprendizado intenso e vivencial”.

Fernanda araujo Silva – Gerente Serviços Compartilhados, CSC

“participar do programa leading@aBinBev foi uma excelente oportunidade para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades do elemento mais importante da companhia: Gente. no programa, desenvolvemos conhecimento técnico, ferramentas de diagnósticos e, o mais importante, troca de experiências entre os alunos e os líderes da ambev. abordamos temas comportamentais, como autoconhecimento, estilos de liderança e importância do trabalho em time. o resultado foi excelente. tenho certeza que vamos aplicar esta experiência em nossas carreiras ou vidas”.

ana paula Guimarães – Mestre Cervejeiro, Filial Brasília

Page 24: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 22

Page 25: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 23

Compromisso com a FormaçãoO aperfeiçoamento técnico é a base do desenvolvimento profissional.

Capacitação técnica, conhecimentos específicos, alinhamento no

planejamento e na execução são as bases dos programas que, em

2010, abrangeram diversas áreas e funções dentro da Companhia.

Todos os programas mesclaram o conceito e a abordagem prática.

O evento “Melhores Práticas” foi o coroamento destes objetivos,

mostrando que as boas ideias, quando aplicadas ao negócio, merecem

ser divulgadas e multiplicadas em toda a Companhia.

Page 26: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 24

ObjetivoDesenvolver e aprimorar o conhecimento técnico necessário a todas as funções, buscando permanentemente melhorias nos desempenhos operacional, comercial, produtivo e em áreas de suporte. As diretrizes do eixo são o mapeamento das competências críticas, o aperfeiçoamento do treinamento na função e o aprimoramento da capacitação técnico-operacional. O desenvolvimento de academias de excelência em cada departamento suporta o desenvolvimento dos programas, visando o alcance das metas coletivas e individuais.

Resultados• 42 programas

• 529 cursos

• 29.537 horas

• 34.635 pessoas

Público envolvidoTodos os funcionários

são elegíveis, visto que

todas as funções da

Ambev exigem

conhecimento técnico

específico para a

execução dos processos.

Eixo Excelência Operacional

Banda I

Banda III

Banda V

Banda II

Banda IV

Banda VI

Banda VII

Banda VIIIHORIzONTAL

VERT

ICAL

excelência

opeRacional

Page 27: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 25

melhores práticas

objetivoIdentificar as Melhores Práticas da Companhia nas seguintes categorias: Gente & Gestão, Financeiro, Comercial, Industrial, Logística e Mundo Melhor. Reconhecer a criatividade e a simplicidade de iniciativas inovadoras das Unidades.

Formato do programa Inscrição das práticas, seleção das três melhores em cada categoria para apresentação aos 300 principais líderes da Companhia no evento dentro do LPC (Formato de Feira de Ciências). Votação em cada categoria. Premiação aos campeões.

público envolvido 300 principais líderes da Companhia

pessoas em 2009 40 participantes apresentadores das práticas

contribuir para uma melhor prática na companhia, num evento corporativo como o ‘melhores práticas’, é um reconhecimento espetacular”.

olinto Vertuoso – PPM, CENG

“competir com pessoas espetaculares faz parte de nosso dna. mas quando você tem a oportunidade de apresentar uma ideia a todos os Sócios da companhia, realmente, é maravilhoso”.

adriano Greany dos Santos – Gerente Comercial AS, Diretoria Regional MG/ES

“o programa ‘melhores práticas’ é um dos melhores eventos da companhia. estou muito feliz que o trabalho realizado na filial aquiraz tenha sido reconhecido como um dos três melhores da ambev. Repassar esta prática para outras filiais só fez aumentar minha vontade de trabalhar nesta empresa, que reconhece o trabalho de cada um de seus colaboradores”.

leilson Souza dos Santos – Técnico de Engenharia, Filial Aquiraz

“participar do evento “melhores práticas” é uma das situações mais gratificantes em que a companhia pode nos colocar. durante o evento, você expõe suas percepções para um grupo de pessoas especiais, não só porque representam a liderança, mas porque são de diversas áreas. ou seja, a prática apresentada é enriquecida com novas ideias, de um público com vivência diferenciada. mas fantástico mesmo é ganhar o primeiro lugar e ser reconhecido publicamente perante toda a liderança da companhia”.

marcos antonio da Silva – Especialista Financeiro, CSC

“a ambev é formada por pessoas. ao juntarmos pessoas com o ‘sentimento de insatisfação constante’, marca característica da nossa Gente, obtemos sempre as melhores práticas que nos levam a resultados excepcionais. ter a oportunidade de

Page 28: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 26

Zone advanced marketing program

objetivoDesenvolver e aprimorar as habilidades funcionais e técnicas da área de marketing, complementando as demais competências da área de vendas.

Formato do programaTreinamento presencial de três dias com professor de Kellog, consultor externo e instrutores da ABInbev.

público envolvido Diretores Regionais de Vendas, Gerentes Corporativos de Marketing.

pessoas em 2009 45 participantes

“o treinamento permitiu uma abordagem ampla sobre posicionamento das marcas, seu desdobramento nas áreas e junto aos consumidores. tivemos ainda uma discussão sobre impactos do nosso nível de serviço no mercado, com presença de nosso time de marketing global, além de instrutores externos de importantes universidades que, juntamente com o grupo participante, enriqueceram o tema. mais uma vez, a ua coloca-se como uma alavanca poderosa no suporte dos desafios da companhia”.

Sérgio alexandre ustulin – TDiretor Regional, Diretoria Regional PR/SPI

academia de Vendas aS (Key account managers)

objetivoEste programa tem como objetivos: Treinar os Gerentes de Contas Nacionais e Regionais no modelo de gestão baseado no WCCP Global; habilitar os Gerentes na ferramenta de Eficiência Promocional; entender as tendências do mercado de Auto-Serviço e o Planejamento Ambev para o ano seguinte; aprimorar as competências e as habilidades prioritárias da função.

Formato do programa Treinamento presencial de três dias com instrutores internos e consultoria externa para treinamento e negociação avançada.

público envolvido Gerentes de Contas Nacionais e Regionais e Gerentes Comerciais AS.

pessoas em 2009 38 participantes

“mais uma vez, tive o orgulho de participar de um treinamento de alto nível organizado pela ua. a academia de Vendas aS trouxe informações relevantes do mercado de autosserviço no Brasil. além disso, tivemos um reforço no treinamento de negociação, o que é de extrema importância para nosso negócio. É mais uma motivação para continuar crescendo dentro da companhia”.

adú anastacio Rando – Gerente de Contas Nacional AS, ACI

academia de Gente & Gestão

objetivo Alinhar estratégias e planos para a área de Gente. Treinar e capacitar o time em produtos de Gente & Gestão.

Formato do programa Workshop presencial de três dias, com palestras dos Gerentes da DGG.

público envolvido Liderança da área de Gente & Gestão: Gerentes Regionais, Especialistas, Gerentes e Coordenadores.

pessoas em 2010 183 participantes

“o curso é um momento importante para nossa Gente. além de alinhar aprendizado e conceitos, proporciona um grande entrosamento entre as equipes. este ano, o encontro nos proporcionou algumas inovações, estava mais dinâmico. destaque especial para o trabalho apresentado sobre os pcds, tema polêmico, que conseguiu mobilizar toda nossa Gente mais uma vez, para alcançarmos os melhores resultados. parabéns a toda equipe pelo carinho e dedicação empenhados. Juntos, somos mais que somados”.

airlene Silva Souza – Especialista G&G, Filial Aquiraz

Page 29: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 27

Bootcamp

objetivoConhecer o funcionamento das agências de publicidade para garantir campanhas e comunicação alinhadas com as marcas. O curso contribui para mostrar aos alunos a importância que o trabalho dos planejadores tem no processo criativo das agências.

Formato do programa Curso ministrado pela ESPM de São Paulo, em três meses com aulas duas vezes por semana, totalizando 144 horas de aula.

público envolvido Especialistas da AC das áreas de Marketing e Refri.

pessoas em 2009 13 participantes

“Recomendo o Bootcamp para quem está iniciando no marketing da companhia. o curso é dinâmico e nos proporciona vivenciar situações reais da rotina de planejamento de marketing, desde a confecção do briefing até a apresentação da campanha ao cliente. o contato com alunos de outras empresas e agências também enriquece as discussões e nos faz pensar sob outras perspectivas. Hoje, na minha rotina, posso aplicar os conceitos aprendidos para garantir um planejamento mais eficiente”.

mariana Senna – Especialista de Refri, AC

programa de certificação Fiscal e contábil ambev cefica

objetivoCapacitar tecnicamente os profissionais da área financeira de acordo com a legislação e melhores práticas do mercado; garantir excelência no preparo e divulgação de relatórios financeiros (internos e externos); e certificar os profissionais do financeiro com a validação de uma escola externa.

Formato do programa O programa conta com a parceria do St Paul Educacional e possui seis meses de duração, divididos em: estudo dirigido (40h), aulas presenciais (100h, em seis módulos, de quinta a sábado), avaliações (12h, para garantir a certificação).

público envolvido Gerentes, Coordenadores, Especialistas e Analistas da área financeira CSC e AC.

pessoas em 2009 27 participantes

“estamos passando por um momento de grande transformação nas normas contábeis brasileiras, cujo objetivo é elevar a contabilidade nacional a um patamar internacional, melhorando o entendimento das demonstrações contábeis e o crescimento das empresas no Brasil e no mundo. o cefica mostrou a importância e o significado dos principais desafios que

iremos enfrentar nesta nova era da contabilidade”.

marcel perez – Especialista Legal Reporting, CSC

“Foi a oportunidade de fazer parte do movimento do cSc e da diretoria Financeira, para organizar um treinamento estruturado para nossa equipe, por meio da ua. o cefica conseguiu atingir uma especialização financeira e contábil com a combinação entre palestrantes da ambev e professores qualificados nos temas, o que nos deu excelente visão de nosso negócio”.

eder Vasconcelos coelho – Especialista O&D, AC

Page 30: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 28

treinamento prático de pilotagem defensiva (Vendas)

objetivoReduzir o número de acidentes com motos, e desenvolver habilidade de frenagem, postura correta na condução e pilotagem defensiva.

Formato do programaTreinamento teórico e prático com a consultoria externa Força & Ação, sobre técnicas de pilotagem de motos.

legal learning & development

objetivoTreinamento técnico da equipe Jurídica, alinhamento dos desafios do P3A e a integração da área. Seu conteúdo aborda Direito Concorrencial, Direito Tributário, Compliance & Contratos e Direito Trabalhista.

Formato do programaEncontros presenciais em quatro módulos de dois dias cada um. Palestrantes externos (escritórios) e internos (Diretor e Gerentes Corporativos Jurídico).

público envolvidoDe 30 a 35 pessoas: Gerentes Jurídicos da AC, Especialistas Jurídico AC e Gerentes Regionais Jurídicos.

pessoas em 2010 35 participantes

“o lld superou minhas expectativas. a cada módulo fui surpreendida por discussões mais sofisticadas a respeito de temas estratégicos e fundamentais para nosso negócio. além de ser um momento para a troca de experiências com os colegas, sempre enriquecedora, as aulas foram ministradas por professores que são verdadeiras referências no país. a organização perfeita, a escolha dos temas, os convidados externos, e, claro, a Gente ambev, fizeram do programa um sucesso. Já estou esperando o próximo!”.

ana carolina Bueno Junqueira Reis - Gerente Regional Jurídico, AC

“o programa representa um importante marco no aperfeiçoamento intelectual dos profissionais da companhia. participar de seus módulos não só proporciona uma ampliação dos conhecimentos técnicos

(por intermédio de apresentações de profissionais de grande renome nos cenários jurídico e acadêmico), como garante a perspectiva de novas oportunidades dentro da companhia. Foi uma satisfação muito grande participar do legal learning com os colegas do Jurídico e demais áreas correlacionadas”.

Breno do carmo moreira Vieira - Gerente Regional Jurídico, AC

“o treinamento foi uma excelente oportunidade para o aprimoramento do conhecimento técnico, uma vez que tivemos palestras muito interessantes, com profissionais altamente capacitados. e, além do conhecimento teórico adquirido, discutimos a aplicação destes conceitos na realidade ambev”.

alexandre Ferreira castellani - Gerente Fiscal, CSC

público envolvidoTodos os vendedores ou auxiliares que utilizam moto.

pessoas em 20103.651 participantes

“em 2010, fiz dois cursos de pilotagem defensiva. os instrutores nos mostraram diversas técnicas e muitas informações essenciais para nossa segurança diária. tenho plena consciência que ainda tenho muito que aprender. Gostaria de destacar que esses treinamentos são importantes

para nós, vendedores. eles nos ajudam a ter mais agilidade com os carros e pedestres na rua”.

Samir Kamel Saleh - Vendedor, CDD Mooca

“além de sermos excelentes em vendas, somos diferenciados no trânsito. o treinamento de pilotagem mostra mais uma vez como a ambev se importa com a segurança de sua Gente. mesmo diante de tantas metas, a companhia reserva tempo para ministrar um curso com pessoas qualificadas. o treinamento de 2010 agregou muito à minha vida profissional e pessoal”.

emanuel pereira da cruz - Vendedor, CDD Contagem

“muito me alegra perceber que, a partir do pessoal do Força e ação, nós conseguimos aliar toda a parte teórica à prática de pilotagem, desenvolvendo assim melhores condutores. a parte prática teve a supervisão de profissionais, que nos corrigiram e orientaram”.

leandro Ramos de melo - Vendedor, CDD Campo Grande

Page 31: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 29

treinamento pilotos

objetivoSimulação de todas as panes consideradas graves, em condições muito próximas da realidade na pilotagem de aeronaves.

Formato do programaO treinamento teórico e prático é realizado com empresa parceira, nos Estados Unidos, em simulador de vôo compatível com as aeronaves da Companhia

público envolvidoPilotos de aviões da Companhia

pessoas em 2010 3 participantes

“Gostaria de agradecer à universidade ambev, em nome de todo o departamento de aviação da companhia, pela oportunidade de nos proporcionar um curso com a FlightSafety. o simulador de voo é a ferramenta mais moderna e eficaz para o treinamento técnico de tripulantes. nele, podemos vivenciar panes com todo realismo de imagens, sons e movimentos, dentro de um cockpit idêntico ao da nossa aeronave. esse treinamento propicia segurança para nós, passageiro e tripulante, de uma forma incomensurável. como diz o próprio slogan da FlightSafety: nada melhor que uma tripulação bem treinada para se ter um voo seguro”.

caio Fernando piantieri - Piloto de Aeronave, AC

idiomas presencial

objetivoCapacitar funcionários na utilização de outros idiomas (primordialmente inglês e espanhol) para suportar necessidades diárias: contato com fornecedores, informações ao Global, apresentações, conference call.

Formato do programaParceria com as escolas Meta Linguagem e Berlitz, em São Paulo. Contribuição partilhada entre o funcionário e a UA, de acordo com a banda do cargo.

público envolvidoTodos os funcionários das bandas I a IV e os funcionários das bandas V e VI que necessitam de idiomas no cotidiano.

pessoas em 2010 59 participantes

“ter a oportunidade de continuar aperfeiçoando meu inglês com a contribuição da ambev me estimula extrair o máximo valor do curso. além de ter aulas de altíssimo nível e com metodologia bastante atual, entro em contato com colegas da ambev de outras áreas durante as aulas, o que proporciona uma troca de conhecimento bastante rica”.

Gabriel Borges de albuquerque mello, Gerente Corporativo de Preços, AC

Bolsas de Graduação

objetivoSuporte a programas de graduação para funcionários da Ambev, em áreas relacionadas à sua função.

Formato do programaReembolso de até 50% dos custos de inscrição e mensalidades dos cursos, em universidades pré-validadas. Verba patrocinada pela Fundação zerrenner.

público envolvidoTodos os funcionários com mais de um ano de Companhia e que estejam cursando a sua primeira graduação.

pessoas em 2010 279 participantes

“participar do programa de bolsa de graduação foi fundamental para meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. com a bolsa, conquistei novos conhecimentos, aplicados depois no meu campo de trabalho aqui na ambev. isso mostra que a companhia é feita para a Gente”.

ediberto lavra da costa - Analista, Filial Maranhão

“eu já havia começado vários cursos universitários e sempre acabava trancando a matrícula por não considerar apropriado para mim. após minha contratação na ambev, me senti mais comprometido comigo e com a companhia. a faculdade realmente seria um diferencial aqui. a bolsa, com certeza, foi um impulso a mais para concluir minha graduação. Hoje, já formado, tenho muito a agradecer à companhia pela oportunidade”.

paulo Roberto da costa Vieira Jr. – Técnico Administrativo, CSC

Page 32: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 30

mestre cervejeiro

objetivoDesenvolvimento de competências técnicas para supervisores de planta e staffs de processo, como pré-requisito para assumir posições de Gerente de 2ª linha.

Formato do programaPrograma de 4 a 6 meses em parceria com escolas nos EUA e na Alemanha: Davis e Siebel (EUA) e Doemmens (Alemanha).

público envolvidoSupervisores e staffs da área de cerveja e qualidade.

pessoas em 2010 9 participantes

“posso me considerar um bom exemplo de como a ambev acredita e investe em seus profissionais. Quando entrei na empresa, como técnico químico do laboratório central, o curso de mestre cervejeiro era um grande sonho. com o passar dos anos, surgiu a oportunidade. o curso na alemanha tem nível de excelência. apresenta novas experiências, tecnologias e conteúdo de extrema importância para a formação dentro do universo cervejeiro. mais do que um marco na minha jornada na ambev, foi também uma experiência de vida, motivo de muito orgulho e satisfação”.

Hildon lacerda Bitú – Cervejeiro, Filial Rio de Janeiro

idiomas e-learning

objetivoCapacitar os funcionários na língua inglesa para alavancar futuros desenvolvimentos de carreira.

Formato do programaParceria com a empresa Global English. Contribuição partilhada entre o funcionário e a UA.

público envolvidoTodos os funcionários das bandas V a VII

pessoas em 2010 260 participantes

“para pessoas cuja necessidade de viajar a trabalho é constante, muitas vezes, fica difícil estudar de forma convencional. o e-learning Global english me deu a oportunidade de continuar desenvolvendo meu inglês, mesmo estando a maior parte do tempo longe de casa. o programa disponibiliza ótimas ferramentas, que me permitem manter contato com a língua semanalmente, o que seria inviável em qualquer outra condição. para aqueles que tiverem a oportunidade de usufruir deste programa, eu certamente recomendo”.

marcos Vinícius Galatto - Especialista de Packaging, Ceng

“minha história com os benefícios oferecidos pela ambev não é de agora. começou quando, por meio da Fundação, consegui a bolsa de estudos universitária. Hoje, estou formado. agora, tenho a oportunidade de aproveitar o fabuloso sistema de ensino Global english, com metodologia altamente atrativa e envolvente. Sempre quis estudar outra língua, mas não conseguia conciliar o tempo. com o curso, posso programar uma agenda de acordo com minha disponibilidade de acessos diários”.

marcelo Guimarães castro - Supervisor de Vendas, CDD Belém

“desde o momento em que comecei minhas atividades na companhia, como estagiário da área de processo, em Jacareí, passei a alimentar o sonho de ser mestre cervejeiro. após cinco anos de dedicação e muitos resultados, o sonho se tornou realidade. tenho certeza de que o curso de mestre cervejeiro, na VlB, em Berlim, capacitou-me para alcançar resultados excelentes, com maior eficiência”.

edmundo m. c. Rodrigues - Gerente de Processo de Cerveja, Filial Sete Lagoas

“participar do curso de formação de mestres cervejeiros no exterior era um desejo e um objetivo que iriam alavancar o desenvolvimento da minha carreira profissional. Fiquei realmente encantado com a experiência e com o aprendizado. Saí do curso com uma visão fantástica do mundo cervejeiro e de que a ambev está no caminho certo”.

claudio Roberto Silva de paiva – Especialista, CENG

Page 33: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 31

Bolsas de pós Graduação

objetivoSuporte a programas de pós-graduação para funcionários da Ambev, em áreas relacionadas à função.

Formato do programaReembolso de 70% do curso em universidades pré-validadas, incluindo inscrição e mensalidades. Verba patrocinada pela Fundação zerrenner.

público envolvidoFuncionários das grades 11 a 15, com mais de três anos de Companhia.

pessoas em 2010 51 participantes

“com a bolsa de pós-graduação, tive a oportunidade de continuar investindo em minha capacitação. o mBa me deu visão ampla e estruturada para analisar o mercado e tomar decisões apropriadas. É legal ver que o investimento compartido (meu e da companhia) retorna ao negócio, e que isso também me faz um profissional mais completo”.

Felipe moreira Haddad Baruque - Especialista de Supply, AC

“o programa de bolsa de pós-graduação é excelente, uma vez que nos proporciona a oportunidade de aprimorar conhecimentos práticos e teóricos nas melhores instituições de ensino no Brasil. no meu caso, tive a oportunidade de cursar a especialização em Gestão de pessoas, na Fundação dom cabral (Fdc), que foi classificada pelo jornal Financial times como a 6ª

packaging & engenharia no exterior

objetivoDesenvolvimento de competências técnicas para supervisores de planta e staffs de processo, como pré-requisito para assumir posições de Gerente de 2ª linha.

Formato do programaPrograma de 2 semanas com a Universidade Wiscosin (EUA).

público envolvidoSupervisores e staffs das áreas de Packaging e Engenharia que tenham fluência no idioma inglês.

pessoas em 2010 12 participantes

“o treinamento de packaging e engenharia no exterior foi além das minhas expectativas. mais do que conhecer as particularidades e a cultura da ambev em outro país, a visão de negócio adquirida realmente modificou minha forma de pensar e, consequentemente, encarar os desafios. tenho certeza de que todos que participam de um programa como este terão um grande diferencial dentro da companhia”.

matheus Barreto Fernandes Silva – Supervisor de Engenharia, Filial Jaguariúna

“o treinamento de packaging e engenharia no exterior auxiliou muito no desenvolvimento de minha carreira. Foram 30 dias de treinamento no exterior e Brasil, com troca de experiências e vivências distintas. uma oportunidade ímpar de desenvolvimento”.

Gilberto Gardini Weber – Gerente de Engenharia, Maltaria Navegantes

melhor escola de negócios do mundo. o que mais me satisfez em relação à bolsa foi meu reconhecimento, pois fui escolhida entre vários candidatos. este programa reforça um dos valores da cultura da companhia: o incentivo ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus líderes”.

Betania dantas Jacob – Gerente G&G, Filial Contagem

“o programa de bolsas de estudo da ambev é de grande importância para o desenvolvimento e aprimoramento profissional de seus funcionários. podemos contar com este apoio, que cresce e melhora a cada ano. os conhecimentos que adquiri foram aplicados diretamente na minha área de atuação, refletindo-se em minha rotina diária”.

Silmara Benatti – Especialista, CSC

Page 34: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 32

ua Refri

objetivoDesenvolvimento técnico na área de Refrigenanc.

Formato do programa.Programa presencial com duração de 3 semanas, com instrutores internos do Ceng.

público envolvidoSupervisores de planta e Staffs da área de Refrigenanc.

pessoas em 2010 30 participantes

“no treinamento ua Refri, o conhecimento adquirido quanto à tecnologia em Refrigenanc foi excelente. está aprovado o novo modelo da 1ª

ua packaging

objetivoDesenvolvimento técnico na área de Packaging.

Formato do programaPrograma presencial com duração de 4 semanas, com instrutores internos do Ceng.

público envolvidoSupervisores e Staffs da área de packaging.

pessoas em 2010 63 participantes

“o curso de packaging contribuiu muito para minha formação. mesmo que eu faça parte das Verticalizadas, e não esteja diretamente envolvido no envase de bebidas, foi muito interessante conhecer mais sobre os equipamentos e processos do principal negócio da companhia. entre os participantes, havia profissionais de alta qualidade, oferecendo a troca de experiências bastante rica e produtiva. a proximidade do local do curso com o ceng proporcionou melhor logística para os palestrantes, fator que também contribuiu para que fosse um grande sucesso!”.

Guilherme dornelas machado – Coordenador, Filial Arosuco Rolhas

“o treinamento de packaging foi extremamente frutífero. compartilhamos e aprendemos muito. alcançamos um excelente aprimoramento profissional e pessoal”.

manuel Fontan araujo - Supervisor de Packaging, Filial San Martin – DO

“participar do ua packaging foi muito bom. São mais de 30 dias dedicados à aprendizagem de conhecimentos gerais sobre ambev. Visitamos outras filiais e, claro, conhecemos pessoas de outros países. além disso, é uma forma de reconhecimento do nosso trabalho, algo para o qual seremos indicados por meritocracia”.

lauana carvalho Brandão - Supervisora de Packaging, Filial Rio de Janeiro

turma ministrada 100% pelo ceng. o foco foi total. parabéns ua e obrigado pela formação de nossa Gente!”.

Gustavo de araújo xavier – Coordenador de Qualidade Assegurada, Filial Paraíba

“tenho orgulho de fazer parte do treinamento ua Refri 2010. Seu sucesso foi resultado do trabalho de pessoas que formaram uma equipe (alunos, instrutores e centro de engenharia) altamente responsável e comprometida. minhas expectativas foram superadas, tanto pela estrutura, quanto pelo engajamento de todos os participantes na busca pela excelência de nossos processos. tudo que construímos, sem dúvida, está nos ajudando a crescer de forma consistente e sustentável”.

Joilson nascimento paim - Supervisor, Filial Camaçari

Page 35: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 33

ua engenharia

objetivoDesenvolvimento técnico na área de Engenharia.

Formato do programaPrograma presencial com duração de 5 semanas, com instrutores internos do Ceng.

público envolvidoSupervisores e Staffs da área de Engenharia e Utilidades.

pessoas em 2010 45 participantes

“participar do treinamento da ua engenharia durante cinco semanas foi uma oportunidade para compartilhar muitas experiências profissionais com a turma. o curso também aprimorou meus conhecimentos técnicos e de gestão na área. um ponto forte da nossa turma foi a integração das pessoas novas na companhia e dos jovens recém-formados com os profissionais mais experientes e com amplo conhecimento prático na área”.

luis Fernando chavez – Supervisor, Filial Cerveceria Rio - Guatemala

“participar do curso ua engenharia foi fantástico e essencial para minha carreira. a organização, a capacidade técnica dos instrutores e a estrutura dos treinamentos foram elementos fundamentais no desenvolvimento dos líderes que compõem o time de engenharia. Foi uma experiência única e motivadora, um passo fundamental para todos que desejam crescer dentro da companhia”.

Francisca marcilia matos da costa – Engenheira, Filial Teresina

“participar do programa ua engenharia foi um momento muito importante para minha carreira. pude trocar experiências com 35 pessoas de diferentes fábricas. desenvolvi meus conhecimentos técnicos, de liderança e, principalmente, conheci os métodos para alcançar os resultados. estou orgulhoso e, com certeza, vou aplicar no dia a dia tudo o que aprendi no treinamento”.

marcos Vinicius Scheffer cattaneo – Supervisor, Filial A Claras Sul

Senai Básico e avançado

objetivoDesenvolvimento de competências técnicas básicas e avançadas para operadores de planta, suportando o treinamento na função e obrigações legais (mecânica básica, elétrica básica, lubrificação, NR13).

Formato do programaEm parceria com o Senai, os treinamentos são realizados nas próprias instalações da Companhia para grupos de 20 pessoas, com carga horária média de 30 horas.

público envolvidoOperadores e técnicos das diversas Unidades Fabris.

pessoas em 2010432 participantes

“Gostei muito do curso, pois me ajudou nas tarefas que tenho que desempenhar em minha rotina. É muito bom saber que a ambev investe tanto em seus funcionários. tenho orgulho de trabalhar aqui, pois sinto que sou valorizado cada vez mais. Se a

empresa busca a excelência, deve ter pessoas excelentes”.

alessandro donizete de abreu – Operador, Filial Agudos

“participar do treinamento foi uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do meu trabalho. o curso proporcionou mais conhecimento sobre normas: os riscos e as formas seguras de trabalhar com eletricidade; a importância do uso de epi’s e epc’s; o uso de ferramentas corretas; prevenção de acidentes e formas de agir caso os acidentes ocorram”.

José antonio da Silva Filho – Técnico de Elétrica e Eletrônica, Filial Cebrasa

“Foi um curso muito interessante, pois estou começando na área de elétrica do processo. no Senai, os professores foram muito atenciosos, responderam a todas as dúvidas que eu tinha. Futuramente, se houver mais cursos como este, eu gostaria de participar e inclusive indicar a outras pessoas”.

Gilmar antonio Hepfener – Operador, Filial Jaguariúna

Page 36: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 34

elite em equipamentos

objetivoTreinamento técnico avançado para os melhores operadores das máquinas críticas das fábricas. Este ano foi oferecido nos seguintes equipamentos: Transporte, CO2, Caldeiras, Rotuladora, Xarope Simples, Reator Anaeróbico e Poços.

Formato do programaTreinamento ministrado nas fábricas da Companhia pelos especialistas do Ceng, com parte teórica e prática. Prova ao final do treinamento.

público envolvidoOperadores e técnicos que se destacam nos equipamentos específicos de suas Unidades. Mínimo três anos de Companhia e cinco anos de experiência na máquina. 20 pessoas por turma, 5 a 8 turmas por ano.

pessoas em 2010 168 participantes

depoimentos transportes

“participar do treinamento de elite em transportes foi uma satisfação imensa. pude trocar informações com outros colegas de trabalho a respeito da rotina de nosso negócio. consegui agregar mais conhecimento à minha carreira. Sinto-me orgulhoso de trabalhar na ambev e ser um elite”.

Gilson aparecido Ferreira da Silva – Operador, Filial Jaguariúna

“Foi muito gratificante ser escolhido para participar do treinamento elite em transportes. a começar pela qualidade das palestras, dos slides e das apostilas. temos alguns pequenos

problemas de quebra de transportes. mas, agora, com a ajuda de todos - engenharia, supervisão e gerência - vamos minimizar as quebras e tornar a unidade de Jaguariúna, um exemplo a ser seguido em qualidade de transporte”.

Sidnei lopes Wanderley - Operador, Filial Jaguariúna

depoimentos co2

“É muito bom ser elite de co2! melhor ainda é ser elite ambev. este treinamento me trouxe conhecimento para desenvolver ainda mais meu potencial na companhia. tenho muito orgulho e satisfação de fazer parte deste time”.

neimar Rosa – Operador, Filial Santa Catarina

“participar do elite co2 foi uma inestimável oportunidade em minha vida profissional, em especial, pela convivência com pessoas tão especiais, que buscam meios de ser cada vez mais eficientes no que fazem. passei a ter uma visão maior do meu negócio e consigo mostrar que posso colaborar na utilização do co2, produto que se tornou tão ‘raro’ no país”.

Roberto da Silva prado – Operador, Filial Cuiabá

“o programa de co2 foi, sem dúvida, uma grande oportunidade para o meu processo de crescimento na companhia, além proporcionar à ampliação do conhecimento.

estou imensamente satisfeito com o resultado do programa e a aplicabilidade da teoria no dia a dia”.

Ricardo José dos Santos – Operador, Filial Sergipe

depoimentos caldeiras

“Foi uma satisfação participar do treinamento de elite de caldeiras na área do ceng, pois tive contato direto com gente de várias unidades do Brasil e até de outros países. Satisfação maior ainda foi ter sido o único que tirou nota 10, mas tenho certeza de que todos agregaram conhecimentos que contribuíram para melhores resultados em nossas unidades”.

Sergio lopes da Silva – Operador, Filial Jacareí

“participar do treinamento elite foi importante para minha carreira dentro da ambev, pois o programa me proporcionou um aprendizado diferenciado, que poderá agregar muito à minha unidade. É gratificante ser reconhecido por um trabalho bem feito. Quem tiver a oportunidade de participar de algum treinamento elite, dedique-se ao máximo, pois o treinamento é excelente e os professores muito bem preparados.”

Rodrigo lickoski tavares – Operador, Filial Viamão

Page 37: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 35

depoimentos Rotuladora de cerveja

“Foi um ótimo curso de especialização na área de rotuladora. nas partes técnicas, teóricas e práticas, foram destacados pontos importantes. tenho algumas sugestões para o próximo curso, como criar um laboratório específico de máquina e suas peças”.

Jean carlos de oliveira – Operador, Filial Guarulhos

“o treinamento de rotuladora ajudou em meu crescimento profissional e pessoal. interagi com operadores de outras filiais e troquei diversas experiências. Sinto, agora, motivação forte para ser agente multiplicador na minha área e, desta forma, contribuir para melhorar nossos resultados e ser exemplo de meritocracia para meus colegas”.

Julio Ruiz – operador, Filial Huachipa

depoimentos Reator anaeróbio

“este treinamento foi enriquecedor e muito proveitoso, pois trouxe conhecimento para melhorar a performance do nosso reator anaeróbio. aliás, foi apropriada à decisão da companhia de escolher o reator anaeróbio para ter o grupo de elite, que é a etapa mais crítica das etei’s”.

luciano Vidal – Operador, Filial Águas Claras do Sul

“o conhecimento é um diferencial na vida de quem busca as conquistas. e a ambev prova, com estes treinamentos de elite de equipamentos, que o conhecimento faz a diferença. as experiências adquiridas com os outros participantes me ajudaram a evoluir e a manter minha equipe em crescimento, pois neste treinamento aprendemos a arte de compartilhar informações”.

marivaldo Barros da Silva – Operador, Filial Jundiaí

depoimentos poços

“o treinamento foi excelente e o conteúdo totalmente aplicado à minha rotina, trazendo benefícios para minha área. a troca de experiências entre as unidades proporcionou meu crescimento pessoal e profissional”.

tiago machado de oliveira – operador, Filial Viamão

depoimentos Filtração de xarope Simples

“participar do programa de elite de Filtração de xarope Simples foi a maior honra que um funcionário poderia ter dentro da sua unidade. Foi uma excelente forma de capacitação. com esta oportunidade, pude ver meu reconhecimento dentro da empresa. Foi um grande aprendizado, abriu minha visão para um conhecimento maior do que aquele que eu já tinha. Hoje, consigo ver meu ambiente de trabalho com outros olhos e identifico com mais rapidez as deficiências existentes”.

alvimar da Silva Fidelis – operador, Filial Contagem

“o programa elite foi o melhor treinamento do qual já participei. tive a oportunidade de repassar todo meu aprendizado aos operadores da xaroparia de aquiraz. Foi muito proveitoso, obtivemos bons resultados, principalmente em disponibilidade. eu me senti privilegiado em ter sido escolhido para participar do treinamento”.

antonio odair de Sousa abreu – Operador, Filial Aquiraz

Page 38: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 36

Workshop de Qualidade, processo cerveja e Refri

objetivoDesenvolvimento técnico e comportamental de gerentes de 2ª linha, staffs e sucessores.

Formato do programaWorkshop presencial de 3 dias, com palestras de Gerentes do Ceng.

público envolvidoGerentes, Staffs e Sucessores da área de qualidade, cerveja e refri das Unidades fabris.

pessoas em 2010131 participantes

“o Workshop de Qualidade, processo de cervejas e Refri é um momento único no ano para garantir um alinhamento dos nossos principais desafios. o evento é tão importante

Workshop engenharia

objetivoDesenvolvimento técnico e comportamental de gerentes de 2ª linha, staffs e sucessores.

Formato do programaWorkshop presencial de 3 dias, com palestras de Gerentes do Ceng.

público envolvidoGerentes, Staffs e Sucessores da área de engenharia das Unidades fabris.

pessoas em 201060 participantes

“algumas coisas marcaram este workshop, e uma delas foi a palestra ministrada pelo marcio Froes, na qual citou várias frases como: ‘mundo melhor é a chave para o nosso negócio’; ‘temos que ter tempo para as pessoas’ e ‘não reinventamos o que já está disponível. copiamos, adequamos e aperfeiçoamos sempre que possível’. Foi muito bom, pois eu estava há apenas oito meses na função, quando participei do workshop. São nesses momentos que trocamos experiências ocorridas em outras unidades, agregando assim conhecimento ao nosso negócio”.

luiz antonio Schiavo Ferreira - Gerente de Engenharia, Filial Manaus

que deve ser contemplado para o nível de supervisão das áreas do processo, que também precisam deste momento para aprimorar conhecimento técnico e do networking com profissionais de sua atuação dentro de outras plantas da companhia”.

Helder Saraiva – Gerente de Produção Cerveja, Filial Cebrasa

“É muito motivador participar do Workshop de Qualidade, processo cerveja e Refri. Refletimos e dividimos todos os aprendizados e traçamos novas estratégias na busca do sonho de ser uma referência em qualidade para toda a companhia no mundo. o acréscimo de experiência e conhecimento, durante as apresentações, além da troca de informações entre os participantes, é fundamental”.

adriano alves pereira – Gerente de Produção Refrigerante, Filial Jundiaí

Page 39: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 37

Workshop packaging

objetivoDesenvolvimento técnico e comportamental de gerentes de 2ª linha, staffs e sucessores.

Formato do programaWorkshop presencial de três dias, com palestras de Gerentes do Ceng.

público envolvidoGerentes, Staffs e Sucessores da área de packaging das Unidades fabris.

pessoas em 201064 participantes

“o Workshop de packaging é sempre um momento especial, quando podemos definir e equalizar conceitos em torno das estratégias da área de packaging. em 2010, tivemos um excelente encontro, que proporcionou a todos os envolvidos, o alinhamento e discussões que agregarão resultados significativos para a companhia”.

Gabriel aver de Souza – Gerente Packaging, Filial Agudos

Workshop meio ambiente

objetivoDesenvolvimento técnico e comportamental de gerentes de 2ª linha, staffs e sucessores.

Formato do programaWorkshop de 3 dias.

público envolvidoGerentes, supervisores e sucessores da área de meio ambiente das Unidades fabris

pessoas em 201042 participantes

“a oportunidade de dividir experiências e boas práticas que o Workshop de meio ambiente proporciona é muito importante para nos aproximarmos cada vez mais da excelência. a interação entre pessoas com grande conhecimento técnico também é fundamental. neste ano, ainda tivemos o pontapé inicial do movimento cyan, mostrando o nosso compromisso com um mundo melhor”.

Rafael campolina melo – Gerente de Meio Ambiente, Filial Sergipe

“acho de grande importância o Workshop de meio ambiente, pois temos a oportunidade de trocar experiências e melhores práticas. Fazemos o alinhamento entre o campo e o corporativo a respeito das novas diretrizes para o ano. e reconhecemos os bons resultados. Realizamos treinamentos com os especialistas e também com convidados externos, além de tirarmos dúvidas. É sempre uma forma de reciclar o conhecimento, além de ser uma ótima oportunidade de rever os colegas”.

tatiana lupion torres – Gerente de Meio Ambiente, Filial Brasília

“este foi meu quinto workshop de packaging e o que mais me chamou atenção neste evento foi a frase inicial do cassiano Brandt (Gerente corporativo de packaging). ele falou que o objetivo daquele workshop era encontrar uma forma de sermos felizes no packaging. isso foi traçado com base nas apresentações de cada dono de pilar do Vpo, quando ficou claro que esse é o caminho em busca da sustentabilidade. os treinamentos mostraram que o resultado bom é aquele sustentado por um sistema de gestão por trás (Vpo). mas o que não tem preço nesses encontros é a oportunidade de ver velhos amigos e fazer outros, trocar melhores práticas entre as unidades e alinhar objetivos para um novo packaging em 2011, ou seja um packaging mais feliz”.

eduardo Salsa primo – Gerente de Packaging, Filial Equatorial

Page 40: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 38

Supply chain academy

objetivoEste treinamento faz parte do projeto Tec Malha/Frente Capacitação e Desenvolvimento e tem os seguintes objetivos: Treinamento conceitual e técnico da equipe; Atualização dos processos Supply Chain Ambev; Planejamento de Demanda; Análise e Ajuste da Malha e Execução Logística; Apresentação e divulgação dos Padrões Operacionais; Alinhamento em relação aos principais desafios da área; Confraternização e integração da área de Logística (AC, CSC, Fábricas e Regionais).

Formato do programaTeste destinado ao público-alvo para identificar o GAP; Preparação do material de treinamento focado na lacuna (resultado das provas); três dias de treinamento teórico-prático; Estudo dirigido (Apostila de Supply Chain); Estudo de caso/dinâmica (Beer Game); Avaliação final (fechamento do GAP).

público envolvidoAC Logística/Planejamento (Gerentes, Especialistas), CSC ADL, GRLs, GLs Fábricas, PCPs Fábricas, PCIs CSC, Analistas de Malha Regionais Vendas, Analistas de Malha CSC, PCDs CSC, Analistas Puxada CSC.

pessoas em 2010150 participantes

“o treinamento de Supply chain foi uma iniciativa que agregou grande valor para a companhia. Foi uma oportunidade de reunir os pcps e Gls de todas as fábricas, a equipe de pcis e pcds da cSc, os GRls e representantes da logística da ac. Foram realizados treinamentos sobre os principais conhecimentos necessários para o campo na área de planejamento, com base na revisão dos padrões operacionais que haviam sido feitas. acredito que a capacitação da equipe de planejamento do campo e da cSc, o contato e a troca de experiências entre todos foram os grandes ganhos do treinamento, que devia ser realizado novamente de tempos em tempos”.

Filipe trivellato Fonseca – Analista PCP, Filial Rio de Janeiro

“o treinamento do Supply chain foi de fundamental importância para resgatarmos os verdadeiros princípios do planejamento na companhia. participar do evento foi uma excelente oportunidade, a qual me deu uma nova visão da minha função. na verdade, o bom mesmo foi ver na prática que todo o treinamento valeu a pena para toda a ambev Brasil”.

daniel Subowsky Valadares – Analista PCP, Filial Camaçari

mapa - treinamento em aspectos Regulatórios e a industrialização de alimentos (Foco anvisa)

objetivoFornecer orientação sobre aspectos regulatórios e a industrialização de alimentos com ênfase na relação órgão fiscalizador x fiscalizado.

Formato do programaUm dia de treinamento presencial com palestrante externo (Food Design).

público envolvidoResponsáveis técnicos das Unidades, Gerentes de fábrica e Gerentes de Qualidade Assegurada. Turmas realizadas por Regional

pessoas em 2010150 participantes

“o treinamento foi excelente para a compreensão dos aspectos regulatórios para industrialização de alimentos, propiciando o conhecimento de como comportar-se diante de fiscalizações da anvisa e do mapa. Foi ministrado pela Food design, empresa de consultoria especializada em alimentos e bebidas. o instrutor foi diretor da divisão de produtos relacionados à saúde, do centro de Vigilância Sanitária de São paulo. a transmissão de conhecimento da legislação de alimentos para os Gerentes Fabris, Responsáveis técnicos, Gerentes de Qualidade e especialistas do ceng, foi uma ótima iniciativa da companhia, deixando o nosso time ainda mais preparado no campo”.

cecília Beatriz cavallari de tear - Especialista, Ceng

“o treinamento do mapa foi essencial para um maior conhecimento das leis e da abrangência a que estamos submetidos na indústria de alimentos. mostra o rigor que devemos ter nas Boas práticas de Fabricação, que devem ser bem implementadas, pois estamos suscetíveis a qualquer fiscalização. Saí do treinamento com maior consciência dos impactos a que estamos submetidos”.

Fabiana medeiros de Vasconcelos - Gerente Regional de Qualidade Assegurada, Diretoria Regional Fabril Nordeste

Page 41: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 39

academia de Refri

objetivoDesenvolver o conhecimento técnico de marketing; integrar a equipe de marketing de Refri do Brasil, Hila e Pepsi; trocar experiências entre equipe Ambev e Pepsi.

Formato do programaTreinamento presencial de 2 dias com instrutores internos.

público envolvidoEspecialistas e gerentes de produto da área de Refri (banda IV e V).

pessoas em 201025 participantes

tV ambev

objetivosTreinamento na função sobre programas e ações de mercado.

Formato do programaSessões semanais de 15 minutos durante reunião matinal de Vendas.

público envolvidoToda a equipe de vendedores, supervisores e gerentes de Vendas dos CDDs e Revendas.

pessoas em 20108.600 participantes

integração na companhia

objetivoUm programa com foco em Cultura Ambev, Regras básicas e Processo Produtivo.

Formato do programaDois dias de treinamento para novos funcionários da Companhia em sala de aula com a equipe de Gente & Gestão e as lideranças da Unidade. Utilização de vídeos e material padronizado. É a primeira ambientação do funcionário na nova empresa

público envolvidoTodos os novos funcionários contratados

treinamento na Função (ac, cSc, ceng/cdt, central de Suprimentos cSu Supply e Vendas)

objetivoTreinamento para operar nas diferentes funções. Atualização técnica e de práticas de mercado.

Formato do programaTreinamento em padrões, acompanhamento da rotina da área e cursos específicos para cada uma das funções. O levantamento da necessidade é feito pela análise do Plano de Desenvolvimento Individual e pelo levantamento das necessidades técnicas da área e da função.

público envolvidoTodos os funcionários de cada uma das Unidades.

pessoas em 2010AC: 11 participantesCSC: 1.946 participantesCeng/CDT: 424 participantesCSU: 15 participantesSupply: 8.530 participantesVendas: 1.172 participantes

treinamento Segurança Supply e Vendas

objetivoReforçar e disseminar os procedimentos de segurança nas fábricas e CDDs da Companhia para alcançar nível de acidente zero em nossas operações.

FormatoTreinamentos nas Unidades ministrados pela equipe de segurança e gestores.

público envolvidoTodos os funcionários da Unidade.

pessoas em 2010Supply = 2.704Vendas = 393

e-learning

objetivoTreinamento na função para equipes de Vendas, Logística, Administrativo e Gente das operações de Vendas, CSC e fábricas.

FormatoE-learning via Internet, com avaliações formais na própria ferramenta.

público envolvidoTodos os funcionários da Companhia

pessoas em 20101.187 participantes

Page 42: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 40

Page 43: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 41

Compromisso com o ResultadoAs atividades da UA estão sempre alinhadas com os princípios da

Ambev. O Eixo Sistema de Gestão reproduz e dissemina a diretriz

básica da gestão do negócio na Companhia: solução de problemas

através do método PDCA. Decisão baseada em fatos e dados, análise

estatística, visão crítica e pensamento estruturado são as bases para

a avaliação das lacunas e definição dos projetos que nos levarão a

resultados sempre mais significativos e sustentáveis a longo prazo.

Page 44: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 42

ObjetivoDisseminar e tornar perenes em todos os níveis da Companhia as práticas e ferramentas de Gestão por meio da utilização de uma abordagem sistêmica, característica marcante do “modus operandi” disciplinado e pragmático da Ambev. A metodologia Seis Sigma é base para o desenvolvimento dos programas deste eixo.

Resultados• 4 programas

• 1.185 pessoas

• 42 cursos

• 695 horas

Público envolvidoDestinado a todos os

Diretores, Gerentes,

Coordenadores,

Especialistas,

Supervisores e

Analistas, criando a

“cultura do método”

durante a formação das

pessoas na Companhia.

Eixo Sistema de Gestão

Banda I

Banda III

Banda V

Banda II

Banda IV

Banda VI

Banda VII

Banda VIIIHORIzONTAL

VERT

ICAL

SiStema

de GeStão

Page 45: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 43

programa Yellow Belt

objetivoEste programa procura alcançar metas no nível da Regional utilizando a metodologia PDCA, que visa à sustentabilidade do negócio.

Formato do programaTreinamento formal na metodologia (dois dias com InDG), definição de projeto por aluno para certificação, alinhados com metas das Regionais. Duas visitas de consultoria com apoio do GRGG e Especialista de Gestão da AC.

público envolvidoCoordenadores, Supervisores e staffs das Unidades e que sejam os responsáveis por projetos regionais ou locais que estão entre as metas da Regional/Unidade

pessoas em 2010262 participantes

“o treinamento Yellow Belt foi de extrema importância para alavancar os resultados da minha equipe. utilizando o método aprendido, pude identificar, de forma mais clara, o meu problema e as oportunidades que trariam os resultados desejados da melhor forma possível. capacitei meu time e hoje estamos alcançando resultados excelentes, sendo referência na unidade”.

caio marcelo araujo – Supervisor de Packaging, Filial Aquiraz

Page 46: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 44

programa White Belt

objetivoDesenvolver capacidade analítica e apresentar noções básicas de metodologia PDCA, a ser aplicada nas metas individuais.

Formato do programaTreinamento de 2 dias, ministrado por um Green Belt certificado e preparado no Train the Trainer. Material padronizado globalmente com teoria e exercício prático. Turmas dentro do Programa Sucessores ou nas regionais

público envolvidoTodos os aprovados nos programas Sucessores e Coordenadores e Supervisores das Unidades (Vendas e Supply). De 20 a 40 pessoas por turma, 5 a 9 turmas por ano.

pessoas em 2010696 participantes

pmo - Gestão de projetos

objetivoLevar os participantes a refletir estrategicamente sobre sua linha de atuação nos projetos da Companhia. Buscar nas melhores práticas de gestão a abordagem ideal para seu projeto. Entender como suprir suas lacunas de conhecimento identificadas ao longo da dinâmica.

Formato do programaComposto por 3 fases: Curso presencial de 16 horas; seções de Coaching individuais; treinamento programa MS Project de 8 horas.

público envolvidoFuncionários das bandas IV, V e VI (AC, CSC, Supply e Vendas) em turmas de 30 pessoas.

pessoas em 201087 participantes

“as grandes mudanças na companhia são realizadas por meio de projetos. o treinamento de Gestão de projetos nos dá o suporte necessário para gerenciar projetos alinhados à nossa cultura e em acordo com as boas práticas mundiais. o treinamento é realizado com uma dinâmica que promove grande competição, traz ganhos imensuráveis, tanto para a companhia quanto para o crescimento pessoal e individual do maior patrimônio da companhia, nós, os funcionários!”.

Gustavo lopes Furtado – Especialista CIS, CSC

“Sempre desejei o aperfeiçoamento dos meus controles, porém não conhecia muito bem o excel, era meramente usuária da ferramenta. Quando fui presenteada com minha indicação para participar do White Belt 2010, fiquei maravilhada. tinha a certeza de que o curso abriria novos horizontes da ferramenta, e realmente foi o que aconteceu. obrigada ambev pela indicação e que venham os novos módulos!”.

ana aparecida moura caldeira – Analista G&G, CDD Diadema

“Foi uma ótima experiência fazer o treinamento de White Belt com pessoas das fábricas, cdds e central de Suprimentos. em todos os exercícios, obtivemos a visão de diferentes partes da companhia. além disso, conseguimos entender a aplicação da ferramenta em todas as áreas”.

ana carolina Villela corte – Coordenador de Serviços Compartilhados, CSC

Page 47: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 45

capacitação analítica avançada

objetivoAprofundar a capacidade analítica e o conhecimento em ferramenta estatística para aprimorar as análises das metas e projetos da Regional.

Formato do programaTreinamento de dois dias e meio com consultor externo (Insper). Aspectos teóricos, prática estatística em excel e estudo de caso.

público envolvidoDiretores e Gerentes de 1ª linha. Turmas de até 35 pessoas.

pessoas em 2010140 participantes

“Voltar à sala de aula e estudar conteúdos com aplicação prática em nosso trabalho é fantástico. assim foi o curso de capacitação analítica avançada. uma estrutura excelente no insper, professores bem preparados e recursos de alta qualidade geraram o comprometimento de toda a turma. Já consegui utilizar algumas das ferramentas que aprendi e sem dúvida pude perceber que fui capacitada para realizar melhor a minha função”.

carla diniz Santos, Gerente Regional de G&G - Ceng

Page 48: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 46

Page 49: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 47

Compromisso com o CrescimentoSer a maior empresa de bebidas num mundo melhor é um objetivo

de quem sabe pensar grande. A importância da Cultura Ambev nesta

empreitada é fundamental. O feedback dos participantes dos programas

do eixo comprova o quanto é motivador participar destes treinamentos,

nos quais se transmite a Cultura Ambev. Revela também o orgulho da

Gente Ambev e a autorrealização por meio do crescimento pessoal

e profissional. A UA reafirma seu compromisso com a Gente Ambev

convidando a todos a fazerem parte da mesma família.

Page 50: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 48

ObjetivoAmpliar as referências do “jeito de ser e agir” da Companhia, incorporando a expressão completa das crenças, fortalecendo as atitudes e comportamentos que ajudam a construir a história de sucesso da Ambev. São diretrizes do eixo, o foco nos pilares: Sonho, Gente e Cultura. Os temas abordam o alcance do sonho impossível, a retenção e desenvolvimento das melhores pessoas, a meritocracia, o espírito de dono, o foco em resultados, a qualidade de nossos produtos e marcas e a eficiência de custos.

Resultados• 9 programas• 12 cursos• 5.028 horas• 1.564 pessoas

Público envolvidoTodos os funcionários da Companhia.

Eixo Cultura

Banda I

Banda III

Banda V

Banda II

Banda IV

Banda VI

Banda VII

Banda VIIIHORIzONTAL

VERT

ICAL

cultuRa

Page 51: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 49

lpc (leadership, performance & change)

objetivoDisseminação da Cultura Ambev, discussões da estratégia Corporativa com sócios da Companhia. Reconhecimento dos novos sócios no Ritual do Sócio.

Formato do programaWorkshop de 2 a 3 dias com palestras, atividades interativas e discussões em grupo.

público envolvidoTodos os funcionários das bandas I a IV

pessoas em 2010200 participantes

“além de ser uma pausa para refletir sobre nosso papel como líderes e discutir a estratégia do nosso negócio, o lpc é um momento de integração e troca, quando sentimos como é forte nossa cultura. o lpc 2010 foi o primeiro do qual participei, e por isso teve um significado especial. o Ritual do Sócio celebra mais do que uma conquista, é um momento de reconhecimento”.

Samantha lopes martins - Gerente Corporativo de Sistemas Inside, AC

“Se eu pudesse traduzir em uma palavra o que o evento do lpc representou para a minha carreira, a palavra seria: emoção. É gratificante você se sentir parte de um grupo seleto de líderes da companhia e estar presente nas discussões sobre as estratégias e os rumos que ela pretende trilhar. acho que o

programa também é uma forma de reconhecimento da empresa pelo seu histórico e uma aposta no que você pode fazer no futuro. além disso, o ritual do sócio é marcante e traduz toda a paixão que sentimos pela ambev”.

mateus Schroeder - Gerente Marketing Pepsi, AC

“Vou me lembrar por muito tempo do lpc. Foi minha primeira participação como Sócio da companhia. e foi uma excelente oportunidade de trocar experiências com pessoas admiráveis. o nível das apresentações, o valioso poder de escutar e avaliar as melhores práticas, e o privilégio de participar do Ritual dos Sócios são aspectos que aumentaram meu orgulho de fazer parte da ambev”.

Javier Guevara - Gerente de Distribuição Direta, CDD San Martin

Page 52: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 50

trainees

objetivoFormar o pipeline da liderança das bandas IV e V da Companhia para os próximos 5 a 8 anos.

Formato do programaIntegração de uma semana (Sistema de Gestão, Comportamental, Cultura Ambev e Visita a Fábrica, CDD e CSC); treinamento em Supply (2 meses); treinamento em Vendas (2 meses); treinamento na AC (1 mês) com visita a CSC e CDT/Ceng; treinamento dirigido na área definida para o trainee (cinco meses).

público envolvidoRecém-formados nos cursos definidos como foco da Companhia. Necessidade de fluência em inglês e mobilidade para residir em qualquer lugar do país durante o treinamento e também depois na alocação.

pessoas em 201022 participantes

“a visão sistêmica da companhia proporcionada pelo programa trainees é fundamental para as importantes tomadas de decisões que teremos ao longo de nossas carreiras na ambev. além disso, o networking que formamos ao longo de tantas visitas, treinamentos e apresentações só vem a somar a este programa tão completo. ao final do treinamento,

após termos passado por fábrica, cSc, corporativo, centros de excelência e cdd, podemos escolher com o que queremos trabalhar. a partir daí, é mão na massa e muito suor e dedicação”.

carol oksman - Supervisora de Logística Vendas, AC

“passar no programa trainees foi motivo de muito orgulho para mim. após quase um ano na companhia, tenho certeza de que participei do melhor programa já oferecido no Brasil. Fomos preparados com um treinamento abrangente, detalhado, que envolveu pessoas de diversos níveis e áreas da organização, sempre dispostas a nos passar conhecimento e os princípios da nossa cultura. o programa forneceu instrumentos preciosos para nosso dia a dia. agora temos que retribuir com grandes resultados!”.

abilio Secarechio Jr - Supervisor de Vendas, CDD Fortaleza

“Ser escolhido entre mais de 60 mil inscritos para ser trainee ambev foi, logo de cara, uma mistura de sensações. muita felicidade pela realização de um sonho, e frio na barriga, pois sabia que a expectativa sobre nossa performance seria muito alta. poder conhecer e interagir com todas as áreas dos mundos

industrial e comercial é muito bom. tenho certeza que qualquer decisão minha leva em consideração impactos e consequências em todas as áreas da companhia. um mês na ac, interagindo com a diretoria corporativa e conhecendo as estratégias da ambev, nos deu maturidade e segurança. a convivência despertou em nós o sentimento de que realmente somos donos desse negócio!”.

Guilherme pereira pinto - Analista de Logística, CSC

Page 53: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 51

programa trainees industrial

objetivoFormar o pipeline da liderança para a área industrial, das bandas IV e V da Companhia, para os próximos 5-8 anos.

Formato do programaIntegração (2 semanas); Etapa Pleno Campo Vendas (4 semanas); Etapa Pleno Campo Fábrica (10 semanas); Etapa Corporativo AC e CSC (1 semana); Etapa Corporativo Industrial Ceng/CDT (3 semanas); Etapa Dirigido: Packaging, Engenharia ou Processo (14 semanas); Etapa Corporativo Industrial Ceng/CDT (2 semanas); Etapa Dirigido: Packaging, Engenharia ou Processo (14 semanas); Etapa Corporativo Benchmark (2 semanas); Etapa Dirigido: Projeto Específico e/ou Curso no Exterior (20 semanas).

público envolvidoRecém-formados nos cursos definidos como foco da Ambev. Necessidade de fluência em inglês e mobilidade para residir em qualquer lugar do país durante o treinamento e também depois na alocação.

pessoas em 201020 participantes

“o programa trainees industrial é uma oportunidade única para quem sonha iniciar a carreira no Supply. temos uma formação completa, com cronograma intenso de treinamentos, com as pessoas mais experientes da companhia. aprendemos com os melhores exemplos. Somos constantemente motivados e impulsionados a fazer parte da história da construção de um mundo melhor, junto à melhor empresa de bebidas no mundo. escutamos de alguns gerentes que, ao entrar no programa, ganhamos o “golden ticket”, e é realmente assim que eu me sinto”.

luisa muniz Felix - Trainee, AC

“o retorno do programa trainees industrial é mais uma das preparações da companhia para um período de crescimento sem precedentes no mundo Supply. Fazer parte desse programa é fazer parte do futuro da ambev. o programa nos dá uma visão completa da companhia: desde o conhecimento da rotina de operação de uma linha até as discussões de estratégias com um diretor. É uma oportunidade sem igual para aprender a enfrentar os desafios que teremos pela frente como membros da melhor cervejaria do mundo”.

marcelo capanema mansur - Trainee, AC

“além de oportunidade profissional única, o programa trainees industrial proporciona grande crescimento pessoal. tive a chance de treinar com as melhores pessoas, da operação à diretoria, e conhecer todas as áreas da companhia, do Jurídico até Vendas. essa formação foi fundamental para entender melhor nosso papel e responsabilidade no atual cenário desafiador do Supply. o convívio com toda a turma de trainees 2010 também tornou a experiência mais válida e enriquecedora”.

Jocelino Rodrigues da Silva Junior - Trainee, AC

SealS

objetivoApresentação dos resultados do ano anterior e alinhamento e planejamento do ano atual. Premiação dos Programas de Excelência.

Formato do programaPlenária com apresentação dos Diretores Corporativos e Presidente da Companhia.

público envolvidoDiretores Regionais e Gerentes de 1ª e 2ª linhas da Companhia de todas as áreas.

pessoas em 20101.200 participantes

Page 54: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 52

talentos

objetivoFormar o pipeline da liderança das bandas V e VI da Companhia para os próximos 5 a 8 anos.

Formato do programaIntegração de uma semana (Sistema de Gestão, Comportamental, Cultura Ambev e Visita à fábrica, CSC, CDT e Ceng). Treinamento na área específica (três meses).

público envolvidoRecém-formados nos cursos definidos como foco da Companhia. Necessidade de fluência em inglês e mobilidade para residir em qualquer lugar do país durante o treinamento e também depois na alocação.

pessoas em 201039 participantes

“o programa talentos é uma excelente porta de entrada para a ambev. desde o início, vivenciamos e praticamos a cultura ambev que está enraizada em todos os funcionários. aprendemos a liderar pessoas, ajudamos a garantir a produtividade de nossas áreas e focamos em nossos resultados individuais e coletivos. Somos envolvidos em decisões e sabemos da importância que nosso negócio representa para o todo. Sem dúvida alguma, é uma excelente oportunidade para as pessoas que querem ser excelentes naquilo que fazem. tenho o orgulho de trabalhar com marcas tão queridas pelos nossos consumidores!”.

Gabriel nora Kairalla - Coordenador - CDD Jacarepaguá

“o programa talentos fornece a incrível oportunidade de mesclar treinamentos teóricos e práticos, visando enriquecer o conhecimento da área específica apontada como perfil. a experiência de ser uma vendedora de rota foi muitíssimo relevante para entender melhor o mundo Vendas. além disso, o dinamismo e a excelente estrutura do programa foram essenciais para meu desenvolvimento”.

mariana Frias Sanábio - Gerente de Vendas e MKT - CDD Jacarepaguá

Page 55: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 53

programa comportamental de Segurança

objetivoReforçar e disseminar a cultura de segurança para alcançar nível de acidente zero em nossas operações.

Formato do programaTreinamento de 5 horas com consultoria externa e utilização de vídeos e outras dinâmicas.

público envolvidoDiretores Regionais e Gerentes de 1ª linha das Unidades de Vendas e Supply.

pessoas em 201073 participantes

“o programa comportamental de Segurança foi um treinamento excepcional, que mudou a forma de pensar e agir de toda a liderança.

Slc (Senior leadership convention)

objetivoDisseminação da Cultura ABInbev, discussões da estratégia Corporativa Global com alta liderança da Companhia.

Formato do programaWorkshop de dois a três dias com palestras, atividades interativas e discussões. Liderado pela área Global de Treinamento.

público envolvidoTodas as pessoas das bandas I e II (Diretores Corporativos) de cada zona.

pessoas em 201010 participantes

além disso, ofereceu material de apoio muito bem elaborado, que auxiliou os líderes nos recados de segurança de rotina com ótimos exemplos práticos”.

Keith panzarini pockel - Engenheira de Segurança do Trabalho - Diretoria Regional SPC

“o treinamento comportamental de segurança foi realmente um momento de reflexão único. João cordeiro prendeu a atenção de todos e tornou o treinamento muito interessante, dinâmico e participativo. Sem dúvida, foi um dos meus melhores treinamentos na companhia. não posso deixar de falar também da oportunidade de treinar a liderança dos operadores logísticos. Foi a melhor forma de alinhar nossa visão de segurança”.

Ricardo Soares do nascimento - Especialista Logística, AC

Page 56: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 54

Page 57: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 55

Compromisso com a SustentabilidadeTodas as ações que fazem parte do cotidiano da Ambev devem

estar ancoradas em uma conduta empresarial ética e responsável.

Os programas deste Eixo visam o bom relacionamento da Gente

Ambev com consumidores, clientes, revendedores, fornecedores e as

comunidades em que a Companhia está inserida. Os treinamentos

também estão alinhados com a preocupação da Companhia em reduzir

os impactos ambientais e garantir a sustentabilidade do negócio.

Page 58: Anuario universidade ambev_2010

ObjetivoPromover o relacionamento e a sintonia com o mercado, distribuidores, revendas, comunidades e clientes, estreitando os vínculos da Companhia com todos os seus públicos. Criar oportunidades para compartilhar as melhores práticas com toda a cadeia produtiva. Validar o compromisso da empresa com todos os processos, desde a plantação de insumos como a cevada e o guaraná, passando pela orientação para o consumo responsável dos nossos produtos, até a preservação do meio ambiente e a preocupação com a preparação dos porta-vozes da Ambev.

Resultados• 7 programas• 7 cursos• 22 horas• 55 pessoas

Público envolvidoTodos os funcionários da Companhia.

Eixo Relação com a Sociedade

Banda I

Banda III

Banda V

Banda II

Banda IV

Banda VI

Banda VII

Banda VIIIHORIzONTAL

VERT

ICAL

Relação

com a

Sociedade

Page 59: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 57

programa mundo melhor

objetivoAproximação com as comunidades para levar mensagem de consumo responsável.

Formato do programaVisita a comunidades nas quais a Companhia atua, a fim de verificar o trabalho de consumo responsável. Elaborar plano de ação em grupo para melhorar a atuação da Companhia.

público envolvidoTurma do MBA Corporativo e Turma do Programa Trainees.

pessoas em 201055 participantes

“um dos momentos mais recompensadores do mBa 2010 foi nossa visita às onGs durante o módulo de Relações corporativas. neste momento, constatei que, além de todas as iniciativas relacionadas a meio ambiente que já conhecia e acompanhava em minha rotina na ambev, uma outra ação forte era a frente de consumo Responsável. nosso trabalho, por meio destas instituições, propaga a ideia de que o consumo de nosso produto deve ser responsável e feito a partir da idade certa, com exemplos claros e foco no público adequado. o dia de visita foi bastante representativo e deu a dimensão de como uma companhia como a nossa pode fazer a diferença em nossa sociedade”.

mauricio Gabriel G.S de V. Galvão - Especialista, AC

“as iniciativas de uso consciente e sustentável da água, assim como as de consumo responsável das bebidas alcoólicas, demonstram o compromisso entre o que a aBinbev propõe como visão e o que vem acontecendo na vida real. iniciativas como o movimento cyan, que promove o cuidado com a água, ou nossa participação em organizações de ajuda a crianças e jovens, como a casa de Zezinho (uma experiência inesquecível em minha vida), são ações concretas do caminho da responsabilidade social que devemos seguir. É realmente inspirador!”.

max coloma - Gerente Financeiro, Peru

Page 60: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 58

dia de campo

objetivoO grande objetivo deste evento é a difusão de conhecimentos técnicos sobre o cultivo de cevada cervejeira, apresentação dos avanços tecnológicos e a troca de melhores práticas com os produtores. O evento acontece em Victor Graeff, a 70 km de Passo Fundo (RS).

Formato do programaVisita a cinco estações-laboratório sob a supervisão de agrônomos e gerentes de agronegócio da Ambev e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

público envolvidoProdutores cadastrados que trabalham em sistema de parceria com a Companhia.

consumo responsável

objetivoConscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir, sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e estimular o cumprimento das leis que regulamentam os dois assuntos.

Formato do programaDiversas atividades a partir de peças publicitárias, engajamento em projetos governamentais e orientação aos consumidores em eventos das marcas da Companhia, como o Skol Beats, o Camarote Brahma e o Boteco Bohemia. O símbolo do programa é o bumerangue e o slogan “É mais divertido ir e voltar”.

público envolvidoTodos os funcionários e o público de cada um dos eventos.

media training

objetivoCapacitar nossa liderança para o contato com a imprensa.

Formato do programaTreinamento de 2 horas ministrado pela equipe de Relações Corporativas.

público envolvidoTodos os líderes da Ambev que tem contato com a imprensa e com órgãos do Governo.

Gente do Bem

objetivoDisseminação dos conceitos do Consumo Responsável na Companhia e sua cadeia de valor.

Formato do programaAção junto às comunidades, com o apoio das Unidades do campo, centralizada pelo Corporativo

público envolvidoTodos os funcionários da Companhia e públicos externos.

Semana do meio ambiente

objetivoIncentivar a consciência ecológica para funcionários do mundo fabril e Vendas, e comunidades relacionadas.

Formato do programaO programa está focado na redução do consumo de água, energia, papel ou materiais relacionados a consumo de recursos naturais; redução das emissões atmosféricas da frota de distribuição (monitoramento das emissões da frota, melhorias na frota, etc); incentivo à reciclagem no CDD, ponto de venda ou em eventos do marketing patrocinados pela Companhia.

público envolvidoTodos os funcionários da Companhia e comunidade relacionadas às Unidades.

dia do Guaraná

objetivoIncentivar a profissionalização dos agricultores e o desenvolvimento sustentável da região produtora do guaraná, além de fortalecer os vínculos de parceria entre a Ambev, técnicos e produtores

Formato do programaUm dia de capacitação e treinamentos sobre as melhores práticas de cultivo do guaraná na Fazenda Santa Helena, de propriedade da Companhia. Ciclo de palestras sobre as técnicas elaboradas pela Ambev para aperfeiçoar o cultivo do fruto, manejo do solo, plantio, tratos culturais, colheita, entre outros temas. Também são apresentados vídeos educativos, com o intuito de incentivar os participantes a adotarem métodos ecoeficientes.

público envolvidoFuncionários da fazenda, produtores rurais, representantes da Ambev e do governo municipal, estadual e federal (Ministério da Agricultura-MAPA, Embrapa, Conab).

Page 61: Anuario universidade ambev_2010

anuário 2010 universidade ambev 59

Page 62: Anuario universidade ambev_2010
Page 63: Anuario universidade ambev_2010

Expediente

cooRdenaçãoeliana Voldman apoiochiara Gehring textoalessandra Simões pRoJeto GRáFicofmcom FotoSarquivo ambev [email protected]

Page 64: Anuario universidade ambev_2010