ano - i - 8 de julho de 2015 ufma virtual - nº 44 núcleo ... · ano - i - 8 de julho de 2015...

1
Ano - I - 8 de julho de 2015 Núcleo de Acessibilidade promove a inclusão de alunos com deficiência UFMA VIRTUAL - Nº 44 Para garantir educação inclusiva no ensino superior, a Universidade Federal do Maranhão criou, em 2010, o Núcleo de Acessibilidade. A instituição, que contabiliza a entrada de mais de 300 alunos com deficiência desde que aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), presta, hoje, assistência a todos os 66 graduandos com deficiência da universidade. O serviço é feito desde o ingresso na Instituição, logo no ato da matrícula, quando os discentes com deficiência têm o primeiro contato com técnicos do setor destacados exclusivamente para oferecer os serviços do núcleo durante a graduação. O Núcleo de Acessibilidade desenvolve ações de apoio pedagógico, disponibilizando intérpretes de libras, tecnologias assistivas como as lupas eletrônicas e lupas eletrônicas manuais, softwares que transformam texto em voz e vice-versa e outros que permitem melhor leitura de tela - como o JAWS, acervo acadêmico aumentado ou em braile, por meio da Impressora Braille Index V3, gravadores de voz e também notebooks, adquiridos com recursos do Programa de Acessibilidade no Ensino Superior (Incluir), do Governo Federal. Desta forma, o setor atende estudantes com autismo, baixa visão, cegos, com deficiência física ou intelectual, com dislexia, epilepsia, deficiência monocular ou paralisia cerebral, surdos, pessoas com ceratocone ou com dupla deficiência visual. O trabalho dos profissionais também é estendido ao atendimento de pedidos para tradução em bancas de monografia, concursos, eventos acadêmicos e assistência a pós-graduandos com deficiência. “Nossa função é tornar acessíveis as condições do aluno enquanto acadêmico desta universidade”, afirma o transcritor do Núcleo de Acessiblidade, Flávio Góes. www.ufma.br 98408-8434

Upload: nguyennga

Post on 03-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano - I - 8 de julho de 2015

Núcleo de Acessibilidade promove a inclusão de alunos com deficiência

UFMA VIRTUAL - Nº 44

Para garantir educação inclusiva no ensino superior, a Universidade Federal do Maranhão criou, em 2010, o Núcleo de Acessibilidade. A instituição, que contabiliza a entrada de mais de 300 alunos com deficiência desde que aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), presta, hoje, assistência a todos os 66 graduandos com deficiência da universidade. O serviço é feito desde o ingresso na Instituição, logo no ato da matrícula, quando os discentes com deficiência têm o primeiro contato com técnicos do setor destacados exclusivamente para oferecer os serviços do núcleo durante a graduação.

O Núcleo de Acessibilidade desenvolve ações de apoio pedagógico, disponibilizando intérpretes de libras, tecnologias assistivas como as lupas eletrônicas e lupas eletrônicas manuais, softwares que transformam texto em voz e vice-versa e outros que permitem melhor leitura de tela - como o JAWS, acervo acadêmico aumentado ou em braile, por meio da Impressora Braille Index V3, gravadores de voz e também notebooks, adquiridos com recursos do Programa de Acessibilidade no Ensino Superior (Incluir), do Governo Federal.

Desta forma, o setor atende estudantes com autismo, baixa visão, cegos, com deficiência física ou intelectual, com dislexia, epilepsia, deficiência monocular ou paralisia cerebral, surdos, pessoas com ceratocone ou com dupla deficiência visual. O trabalho dos profissionais também é estendido ao atendimento de pedidos para tradução em bancas de monografia, concursos, eventos acadêmicos e assistência a pós-graduandos com deficiência. “Nossa função é tornar acessíveis as condições do aluno enquanto acadêmico desta universidade”, afirma o transcritor do Núcleo de Acessiblidade, Flávio Góes.

www.ufma.br 98408-8434