ano 8 - seu portal de noticias em santa isabel e região! · res de laranja, limão, tangeri-na,...

24
SÁBADO, 11 DE JULHO DE 2015 - ANO 8 - EDIÇÃO 465- http: www.jbomdia.com.br MULTIDÃO LOTA ABERTURA DO RODEIO Um público recorde prestigiou na noite da última quinta-feira, 9, o 1º Dia da Festa dos 183 anos de Santa Isabel. Leia na página 17. A Administração do Prefeito Padre Gabriel (PV) dá um péssi- mo exemplo de conservação da área de lazer ao lado da Câma- ra. O forte cheiro de fezes e urina que exala é o indicador do total descaso e indiferença do Município. Leia na página 05. ÁREA DE LAZER VIRA “ALBERQUE” PM MATA ASSALTANTE E PRENDE BANDIDOS DUAS MORTES NA UPA Um policial militar de folga reagiu a um assalto, baleou e matou um assaltante dentro de um ônibus. Leia na página 23. Leia na página 13.

Upload: hathuy

Post on 30-Jul-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

SÁBADO, 11 DE JULHO DE 2015 - ANO 8 - EDIÇÃO 465- http: www.jbomdia.com.br

MULTIDÃO LOTAABERTURA DO RODEIO

Um público recorde prestigiou na noite da última quinta-feira,9, o 1º Dia da Festa dos 183 anos de Santa Isabel.

Leia na página 17.

A Administração do Prefeito Padre Gabriel (PV) dá um péssi-mo exemplo de conservação da área de lazer ao lado da Câma-ra. O forte cheiro de fezes e urina que exala é o indicador dototal descaso e indiferença do Município. Leia na página 05.

ÁREA DE LAZERVIRA “ALBERQUE”

PM MATA ASSALTANTEE PRENDE BANDIDOS

DUAS MORTES NA UPA

Um policial militar de folga reagiu a um assalto, baleou ematou um assaltante dentro de um ônibus. Leia na página 23.

Leia na página 13.

Page 2: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 2 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

Page 3: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 3JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

OLHAR DE SANTA ISABELCREDIBILIDADE E VERDADE

EDITORIALCONTAGEM – Faltam ape-

nas 538 dias para terminar ogoverno do Padre GabrielBina.O tempo é implacável epassa rápido demais.

JOGOS REGIONAIS - Osjogos regionais não estão dan-do o resultado satisfatório.Nossos atletas estão disputan-do por outros municípios.Osecretário continua ganhandoum alto salário, mas sua se-cretaria não apresenta resul-tados.

PALAVRAS 1 – “O novodeus grego: Caloteus! E a so-lução para a Grécia sair da cri-se é jogar contra o Flamengo.Se o Vasco saiu, a Grécia sai!”(José Simão, jornalista).

FESTA – O povo estavaesperando uma festa deste ní-vel. Hoje teremos Marcos eBelutti. É só diversão. Boa festapara todos. Aproveitem se-gunda feira está a caminho.

BRIGA BOA - Este projetodo deputado federal MiguelLombardi, de obrigar as em-presas a colocarem 20% - enão mais apenas 10% como éatualmente – de suco naturalnos refrigerantes vai certa-mente enfrentar resistênciados empresários do setor.

INTERESSES ANTAGÔ-NICOS - Se para os produto-res de laranja, limão, tangeri-na, uva, tal projeto aprovadoseria um ganho considerável,o mesmo pode-se dizer doconsumidor. Já os grandes em-presários do setor de refrige-rantes certamente farão lobbypara tal medida não ser apro-vada.

UMA MARCA - Se, entre-tanto, conseguir seu intento,Lombardi marcará sua gestãocomo deputado em nível naci-onal.

ATOLADA - A presidenteDilma está parecendo a pes-soa que caiu no pântano, pen-sando que era raso, e foi afun-dando sem perceber. Agora,busca galhos para se susten-tar, grita por ajuda. E o lodocontinua a puxar para baixo.

ÔNIBUS – Virou praxe ebandeira política para algunscriticar o transporte coletivoem Santa Isabel . Mas tudo na

vida tem várias facetas e al-gumas delas nunca são ditasporque não interessa a quemvive da crítica e não da buscada verdade. Analisemos.

MAIS GENTE DE GRAÇA -Duas coisas visivelmente difi-cultaram a atuação do trans-porte coletivo em Santa Isa-bel. Na quase totalidade dosmunicípios, a gratuidade é parapessoas acima de 65 anos. Oresultado disso é que, de cadatrês pessoas que atualmentese utilizam do transporte cole-tivo, uma não paga. O queencarece o serviço.Soluçãoseria o subsídio ou talvez opagamento dos idosos pelaprefeitura.

TODO MUNDO MOTORI-ZADO - Outra questão foi aduplicação da frota de veícu-los – carros e motos – emmenos de dez anos no Brasil.Na ânsia consumista, muitostrocaram o transporte coleti-vo por carros e motos compra-dos em prestações a perder devista e deixaram de utilizar otransporte coletivo. Resultado:menos passageiros, mesmocusto operacional.

A REALIDADE - Dentrodestes dois quadros bastantedesfavoráveis e da dificulda-de em se circular pelo horríveltrânsito de Santa Isabel, atéque o transporte coletivo denossa cidade é bemsatisfatório. E claro que podee deve – ainda melhorar, con-versando é que se entende.

TÔ FORA – Reportagemdiz que morcego tem gosto defrango. Arrisca experimentar?

HORA DO PIJAMA - Falamem renovação do futebol bra-sileiro e trazem Zagallo, Par-reira e Luxemburgo para darsugestões. Não dá...

NOVA ELEIÇÃO- Umanova eleição deve ser realiza-da caso a Justiça Eleitoral de-termine a perda de mandatode prefeito, governador oupresidente. Hoje, o segundocolocado na disputa pode as-sumir o cargo caso o vence-dor não tenha atingido 50%dos votos válidos em determi-nado pleito. A medida foi apro-vada na terça-feira (7) em co-missão do Senado Federal so-bre a reforma política num

momento em que o fim ante-cipado do mandato da presi-dente Dilma é cada vez maisdefendido pela oposição.

SÓ 2.016 - Segundo o tex-to aprovado, a regra vale apartir do momento em que adecisão da Justiça tiver transi-tado em julgado (em caráterdefinitivo, sem possibilidade demais recursos). A mudançavale a partir das eleições de2016. A proposta precisa servotada em plenário do Sena-do, para então seguir para aCâmara dos Deputados. O se-nador Romero Jucá (PMDB),autor da proposta disse: “Sealguém eleito for cassado, efe-tivamente nessa nova regrahaverá nova eleição e portan-to a população vai decidir”.

RECESSÃO - Com a eco-nomia em recessão neste ano,a maior parte da indústria re-duziu sua força de trabalho eparcela significativa deve cor-tar ainda mais postos nos pró-ximos meses, segundo levan-tamento inédito feito pela CNI(Confederação Nacional daIndústria).De 2.307 companhi-as entrevistadas, 50% disse-ram à entidade ter demitidofuncionários de outubro de2014 a abril deste ano. E 60%delas afirmaram que cortaramvagas ou adotaram medidasde redução do custo - como di-minuição de turnos das fábri-cas e uso de férias coletivas.

PEDALADAS- A investiga-ção do TCU (Tribunal de Con-tas da União) sobre as chama-das pedaladas fiscais concluiuque bancos públicos empres-taram dinheiro a seucontrolador para bancar o au-mento de gastos no ano elei-toral. A prática é proibida há15 anos, quando foi sanciona-da a Lei de ResponsabilidadeFiscal.O TCU deu 30 dias paraque Dilma explique essa e ou-tras irregularidades.

PALAVRAS 2 – “A inclusãosocial dos governos do PT nãotinham lastro econômico ecriou uma sociedade consu-mista. As pessoas estão cha-teadas porque não podem maisviajar de avião, ir ao restauran-te, fazer a mesma compra nafeira. A raiva vem daí. Tiraramo sorvete da boca da criança”(Frei Betto, ex-assessor de Lulano Palácio do Planalto).

Na contramão do que diz o governo, o dragão da in-flação vai crescendo, ganhando corpo e batendo recor-des. Isso coloca a população numa situação de penúria,porque com os preços subindo e o poder de compra bai-xando, a carestia também aumenta. O pior de tudo éque a velha meta de 4,5% de inflação no ano já foi parao espaço. O governo esperava até que, se aumentasse,chegasse no máximo a 6,5%. Os estudos feitos pelo IBGEjá mostram que a situação vai de mal a pior. Pressiona-da pelo aumento dos alimentos, passagens aéreas e atéjogos de azar, a inflação oficial brasileira, medida peloIPCA, acelerou e atingiu 8,89% no acumulado dos últi-mos 12 meses.É taxa acumulada mais alta desde de-zembro de 2003 (9,30%). Na comparação entre junho emaio, a alta foi de 0,79% em junho. Trata-se da maiortaxa para meses de junho desde 1996 (1,19%), épocaem que o país fazia a transição da hiperinflação parataxas mais moderadas.A inflação pelo IPCA foi assimmaior do que em junho do ano passado (0,40%) e emmaio deste ano (0,74%). Os economistas do mercadofinanceiro consultados pela agência Bloomberg espera-vam uma aceleração da taxa para 0,82% no mês e de8,94% para o período de 12 meses. Mas a situação daeconomia já vinha bastante ruim no primeiro semestre ea alta acumulada foi de 6,17%. É a mais alta para o pe-ríodo desde 2003 (6,64%), quando o mercado lidava comas incertezas do primeiro governo Lula. Parece que oarrocho do ajuste fiscal do governo Dilma não está dan-do resultado, mesmo porque o governo não corta gas-tos, não enxuga a máquina administrativa e ainda liberabilhões de reais dos cofres públicos para parlamentaresfazerem política. Essa dinheirama jogada fora tambémfaz aumentar a fome do dragão da inflação, enquanto apopulação come o pão que o diabo amassou. Dos gru-pos acompanhados pelo IBGE, o de despesas pessoaisavançou 1,63% no mês e teve o maior impacto sobre oíndice como um todo, de 0,18 ponto.Dentro do grupoestão os jogos de azar, que teve um aumento de 30,80%no mês. Foi também o maior impacto individual do IPCAno mês.O motivo é o reajuste de 40% a 100% dos pre-ços dos jogos loteria da Caixa Econômica Federal (CEF).A aposta mínima da Mega-Sena passou de R$ 2,50 paraR$ 3,50. Bem, diante da carestia e das dificuldades queo povo vem enfrentando, as pessoas estão apelandocada vez mais para os jogos de azar, na tentativa deconseguir os prêmios das loterias, como forma de “fazero pé de meia”. Ainda mais que o desemprego tambémbate recorde no governo de Dilma Rousseff,a ponto dapresidente ter feito Medida Provisória para reduzir a jor-nada de trabalho e os salários, como tentativa de barraras demissões nas empresas. Por enquanto, não há luzno fim do túnel e o dragão vai crescendo cada vez mais,corroendo os salários dos trabalhadores que ainda es-tão empregados. O governo Dilma é um trem na contra-mão!

O DRAGÃO ESTÁ VOLTANDO!

Page 4: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 4 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

Decisão da 4ª Câma-ra de Direito Público doTribunal de Justiça de SãoPaulo condenou autarquiaa pagar R$ 15 mil de in-denização por danos mo-rais a servidor constante-mente assediado pelo su-perior hierárquico no am-biente de trabalho.

O autor, engenheiro doSaneamento Básico deMauá (SAMA), contou que,durante o exercício desuas atividades, era cons-tantemente ofendido pelogerente de departamento,seu superior hierárquico.De acordo com ele, o che-fe o chamava de incom-petente na frente dos co-legas, ameaçando-o dedemissão.

Em seu voto, o relatordo recurso, desembar-gador Paulo BarcellosGatti, explicou que o Es-tado responde, de formadireta, pelos danos que

SERVIDOR VÍTIMA DE ASSÉDIOMORAL SERÁ INDENIZADO

seus agentes, no exercí-cio do trabalho, provoca-rem em detrimento deoutro indivíduo, servidorou não. “É inegável que apostura do agente daautarquia municipal, paracom seus subordinados eoutros pares, não refletea cooperação ou colabo-ração indispensável aoserviço público. Ao revés,principalmente com rela-

ção ao ora autor, apenasexternaliza prepotência,descaso e sentimento desuperioridade humana, emprejuízo ao bom desempe-nho dos trabalhos e ativi-dades indispensáveis aoscidadãos, o que, de fato,evidencia verdadeiro atodoloso potencialmente cau-sador de abalo psicológicoindenizável”, disse. Fonte:Comunicação Social TJSP

ArujáAs animações nacio-

nais Brichos 1 e 2 esta-rão em exibição duranteas férias de julho no Ca-sarão das Artes, emArujá. A atividade fazparte do programa 47 doPontos MIS, iniciativa doMuseu da Imagem e doSom (MIS), em parceriacom a Secretaria de Cul-tura e Turismo de Arujá.

Em “Brichos - A flo-resta é nossa”, os perso-nagens Tales, Jairzinho eBandeira, filhotes de ja-guar, quati e tamanduá,fazem parte da popula-ção da Vila dos Bichos,um universo semelhanteao humano, no qual afauna brasileira existe.Os três vivem a rotina decrianças e adolescentescomuns: gostam de jo-gos, aprontam na escolae pensam que sabem detudo. Mas, o que aconte-ce quando eles resolvemcriar o lutador perfeitopara vencerem um cam-peonato internacional de

CASARÃO DAS ARTES EXIBE “BRICHOS”

videogame? A primeiraparte da série Brichosresgata valores e brincacom a imaginação do es-pectador.

Para não ficar com ogosto de quero mais, o pú-blico poderá assistir, logoem seguida, a sequência“Brichos 2”, na qual os ha-bitantes da vila precisamdecidir o futuro da cidade,que está ameaçada a per-der a floresta para terro-ristas internacionais.

Os vilões tentam con-vencer a turma das van-tagens que teriam casoaceitassem transformar aVila dos Bichos numaMegalópole. Munidos de

muita coragem, inteligên-cia e bom humor, os he-róis encaram o desafioque será decidido nasareias de Noforest, nagelada Iceforest e naexuberante Brainforest.

As sessões são gra-tuitas e podem seragendadas por gruposcom no mínimo dez pes-soas, escolas e demaisinstituições, pelo telefone4651 1261, ou indo aopróprio Casarão das Ar-tes, que f ica na RuaRodrigues Alves, nº 90,no Centro. O atendimen-to é feito de segunda asexta-feira, das 8 às 12e das 13 às 17 horas.

Laudato si (louvadosejas) é o título daencíclica do Papa Francis-co, cujo subtítulo “sobreo cuidado da casa co-mum” indica que o assun-to é ecologia e preserva-ção do Planeta Terra. Lau-

dato Si’ é título tambémpara a longa introduçãoque precede os cinco ca-pítulos.

O Papa expõe sobre oque está acontecendocom a Terra, maltratadae depauperada. Refletecom base no evangelho,afirma que a raiz da criseé antropológica, aponta aurgência de uma ecologiaintegral, delineia orienta-ções de como agir e vis-lumbra como saída a edu-cação e a espiritualidade.

Da citação poética docântico de Francisco deAssis, “louvado sejas,meu Senhor pela mãe eirmã terra, que produz

ENCÍCLICA “Laudato si”frutos e flores coloridas”,passa logo para a vee-mente denúncia “do usoirresponsável e do abusodos bens” da Terra e dos“sintomas de doença quenotamos no solo, na água,no ar e nos seres vivos”.

Dirigindo-se “a cadapessoa que habita nesteplaneta”, o Papa quer “en-trar em diálogo com todosacerca da nossa casa co-mum”. Põe a pergunta so-bre o tipo de mundo quequeremos deixar para asgerações futuras. Repor-ta-se aos seus predeces-sores, os quais já falam“da necessidade urgentede uma mudança radicalno comportamento da hu-manidade” (Paulo VI,1970), isto é, de mudan-ças profundas “nos estilosde vida, nos modelos deprodução e de consumo,nas estruturas consolida-das de poder, que hojeregem as sociedades(João Paulo II, 1991)”.

É necessário ir às cau-sas, chamando a atençãopara “as raízes éticas eespirituais dos problemasambientais”. Francisco deAssis, modelo de alegriae amor aos pobres, “ummístico e um peregrinoque vivia com simplicida-de e harmonia com Deus,com os outros, com a na-tureza e consigo mesmo”,inspira a aproximar-se danatureza com admiraçãoe encanto, com a lingua-

gem da fraternidade, dabeleza e do louvor ao cri-ador.

O Papa deseja “unirtoda a família humana nabusca de um desenvolvi-mento sustentável e in-tegral”. Conclama a uma“nova solidariedade uni-versal”. Elenca os “eixos”que percorrem aencíclica: a relação ínti-ma entre os pobres e afragilidade do planeta, aconvicção de que tudoestá interligado no mun-do, a crítica ao princípiotecnocrata de poder, anecessidade de novacompreensão da econo-mia e do progresso, osentido humano da eco-logia, a responsabilidadepolítica e a proposta deum novo estilo de vida.

Vale à pena aprofun-dar o sentido e o alcancedessa mensagem, emvista de um futuro pau-tado pela harmonia entrenatureza humana eambiental. Harmoniatambém entre estratégi-as organizacionais e prin-cípios morais que devemreger a convivência en-tre os seres humanos.Assim começa a encícli-ca; pode começar tam-bém um novo compro-misso envolvendo as pes-soas de boa vontade.

Dom Pedro LuizStringhini

Mogi das Cruzes,03 de julho de 2015

IgaratáEncerrou na última

quarta-feira (dia 8), comuma comemoração festi-va, a Oficina de Pintura emTecido (Módulo Básico), doGrupo de Convivência eFortalecimento de Víncu-los e Geração de Renda.

Realizada pelo Centrode Referência de Assistên-cia Social (CRAS) deIgaratá, a iniciativa tem oobjetivo de capacitar a po-pulação dos Programas deTransferência de Renda eda Comunidade para a ge-

CAPACITAÇÃO PARA GERAR RENDAração de receitasque ajudem aincrementar o or-çamento domésti-co. As atividadestambém envolvema abordagem dediversos temaspertinentes ao diaa dia da família.

A Secretaria deAssistência Social eCidadania parabeniza aEquipe Técnica Responsá-vel pelos trabalhos doCRAS: Elouise (AssistenteSocial) Carla (Psicóloga)

Débora (Pedagoga) Juliana(Auxiliar Social )Reniele(Auxiliar Social) e a todosque se empenharam paraa concretização do projeto.

Page 5: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 5JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

ÁREA DE LAZER VIRA “ALBERQUE”PARA MORADORES DE RUA

Santa IsabelA Administração do Pre-

feito Padre Gabriel (PV) dáum péssimo exemplo de con-servação da área de lazer aolado da Câmara e afugentaos frequentado-res.

O forte cheiro de fezes e uri-na que exalava na manhã deontem (sexta-feira, dia 10) era oindicador que denunciava o totaldescaso e indiferença pela Ad-ministração Pública à única áreade lazer na região, construída einaugurada na gestão do Prefei-to Hélio Buscariolli, com brinque-dos para crianças e aparelhos deginástica, ao lado da CâmaraMunicipal e do Ginásio de Espor-tes, em Santa Isabel.

O local se transformou emum “abrigo” para moradores derua e uma área perigosa parafrequentar.

A reportagem constatou oabandono no local: balanço in-fantil sem os balanços , apare-lhos de ginástica em má con-servação, o mato tomando con-ta da área e a quadra de malhaservindo de abrigo para mora-dores de rua.

ODOR INSUPORTÁVELA quadra de malha – única

área de esportes para os apai-xonados em lançar discos emdireção a um pino com a inten-ção de derrubá-lo ou deixar amalha o mais próximo possíveldo pino – serve de abrigo paraos moradores de rua, que alimesmo fazem as suas necessi-dades fisiológicas.

“Dá nojo daqui. E imagemque um dia podíamos freqüen-tar aqui com os nossos filhos enetos. Estão acabando aos pou-cos com nossa cidade. É umatristeza”- comenta a moradora

próxima ao local que solicitou apresença do JORNAL BOM DIA.

LOCAL FANTASMA“Aqui tá virando um local fan-

tasma. Ninguém agüenta maistrazer o filho para brincar ouexercitar nos aparelhos devido atudo isso que vocês estão ven-do: cheiro de fezes, urina, cacosde vidro, mato, aparelhos que-brados. Estão esperando acabarcom tudo. Depois vão gastar di-nheiro para arrumar” – concluiindignada a moradora, que pre-feriu ter o nome preservado.

Santa IsabelA Prefeitura de Santa Isabel

promoveu na manhã de ontem,10, um ato cívico em comemora-ção aos 183 anos de emancipa-ção política da cidade. A ação li-mitou-se ao hasteamento da ban-deira do município, que contou coma presença do prefeito PadreGabriel Bina, o Tenente da PolíciaMilitar Ronildo Lopes e o vereadordo Partido Verde Edson Glória.

ATO CÍVICO

Durante o hasteamento daBandeira, o prefeito destacou aimportância da cidade: “Queronesse momento, externar mi-nha alegria, minha gratidão aDeus e minha satisfação pormais um ano em que completaa minha querida cidade de San-ta Isabel. Como representantedo povo, sinto-me honrado emfazer parte dessa história delutas, conquistas e vitórias”.

Page 6: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 6 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

Comunique seu evento no e-mail: [email protected]

Foi no Bar Charles Edward que a aniversariante desta quinta-feira, 9, Ra-quel Rocha festejou mais uma primavera. Para brindar em grande estilo,Raquel reuniu uma turma bem animada que cantou ao som da Banda SerialFunkers – finalista do programa SuperStar, da Rede Globo. A presença marcantede Patrícia Torres, Katia Almeida e Helena completaram o cenário.

Ontem, 10, fo i especia l paraElisangela Machado que brindoumais uma passagem de ano. Ao ladodo esposo, Carlos Eduardo Cunha,a aniversariante comemorou a data.Parabéns!

A quinta-feira, 9, foi animada e demuitas comemorações. Lucivan Sil-va Souza, o Vandinho, completoumais um ciclo de vida e brindou a datajunto da esposa Vanda Almeida San-tos, aDinda, o filho Rafael, familia-res e amigos.

Muita gente bonita e animada curtiu a 183ª festa de aniversário de Santa Isabel.Foi na abertura do 23º Rodeio na cidade e o camarote ficou ainda mais bonito noShow de Gustavo Lima, que conseguiu reunir uma turma pra lá de animada. Flashes:

Page 7: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 7JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

Page 8: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 8 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

Santa IsabelPioneira em Santa Isabel, o Espaço Cín-

tia Nakagawa realizou no dia 28 de junho o1º Workshop de Dia das Noivas. O eventoreuniu centenas de pessoas, entre profis-sionais renomados do ramo, noivos eprestadores de serviços para casamentos.

O workshop trouxe informações paraauxiliar com o planejamento da dataespecial. Além disso, os convidados des-frutaram de momentos únicos, com di-reito a exposição de carruagens, carros,bandas, entre outras atrações.

ESPAÇO CÍNTIA NAKAGAWA REALIZA 1º WOKSHOP DE NOIVASA organização ficou por conta da em-

presária Cíntia Nakagawa, que usou seuEspaço em Santa Isabel para realizar oevento. Dentre os atrativos, Cíntia apre-sentou detalhes que fazem toda a dife-rença no grande dia, como doces finos,vestidos de noivas deslumbrantes,buffets, bem casados, convites, drinks,lembrancinhas, semi-jóias e até os pa-cotes de Dia da Noiva do Espaço CíntiaNakagawa foram apreciados.

O workshop contou ainda com a pre-sença de expositores, dos mais varia-dos segmentos: decoração, som e luz,fotografia, lembranças, salão de cabe-leireiro, salgados e doces, entre outros.

Centenas de pessoas prestigiaram oevento. Além dos organizadores e daequipe do Espaço Cíntia Nakagawa, di-versas noivas também fizeram questãode se atualizar no 1º Workshop em San-ta Isabel. As noivas também levaramamigas, familiares e até os próprios noi-vos para conhecerem os produtos.

Na ocasião os participantes assistiram aoassistir desfile da nova coleção, além de co-nhecer alguns fornecedores de buffet, deco-ração e outros fornecedores de eventos.

O ESPAÇOO Espaço Cíntia Nakagawa está lo-

calizado na Rua Mario Mendes deCamargo, no Parque São Benedito, emSanta Isabel.

Page 9: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 9JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

EXPEDIENTE:

Esta é uma publicação da M.O.D.A SILVA EDITORA JORNALÍSTICA. CNPJ 10.763.052/0001-73 Endereço para correspondência Praça da Bandeira 11. CEP 07500.000 SantaIsabel – Tiragem 20 mil exemplares – Impresso na Gráfica Pana LTDA, Cambuci SãoPaulo. JORNALISTA RESPONSÁVEL: Joab Lira da Silva - Circulação: Arujá, Igaratá,Santa Isabel, Jacareí, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vas-concelos, Nazaré Paulista, Guararema,Bom Jesus dos Perdoes. Os anúncios são deresponsabilidade dos anunciantes.Os textos assinados não refletem a opinião dojornal.COLABORADORES - Dr. Claudio Gomes, Dr. Luis Antonio B. Murta, MarcioFernandes, Marcelo Fernandes, Heyde Silva, Padre Celso Laurindo, Dr. Antonio Barreto.

Este jornal é filiado a “Associaçãodos Jornais do Estado de São Paulo”.“Credibilidade da Notícia Sempre “.

ALUGA-SE RANCHO CHICARINOLocal Paradisíaco com piscina, play ground, amploestacionamento Salão de festa para Aniversários,Casamentos etc. Telefone: 4656.1957 – 9862.8950.

PROMOÇÃO ESPECIAL:Alugando o Rancho, você ganha um final semana emCaraguatatuba!

Fui procurado por inúmeros Munícipes questionando a veracidade de umsuposto Padre que se diz ser ortodoxo, e, pelas vestes e práticas, acabapor confundir fiéis devido a semelhança com a Igreja Católica ApostólicaRomana. Tal preocupação popular justifica-se pelo fato de que, tivemos emum passado não muito distante, a infelicidade de em nosso Município apare-cer uma pessoa foragida da Justiça que se passou por um Falso Pastor, e,posteriormente, praticou o sequestro de uma criança mediante extorsão.Pois bem, neste caso, participei de forma contundente nas investigações ehouve êxito na prisão dos meliantes e na liberação do refém. Neste sentido,preocupado com a situação que poderia ser semelhante, me dediquei inten-samente em esclarecer a veracidade dos fatos, passei noites em claro a fimde elucidar tudo, contando inclusive com Instituições nas quais desde jáagradeço. A partir daí, achei que a Câmara Municipal seria a Casa do Povo,mas, me enganei.Como pratico a Cidadania, e, por si, não concordo com osSenhores Vereadores pelo auto reajuste de seus subsídios em 77% e tam-bém iria efetivar “denúncias de irregularidades” que por força de Lei é decompetência dos Vereadores a fiscalização, me inscrevi a fim de realizartodos os esclarecimentos em uma única Sessão de Câmara.Assim, efetiveiuma publicação no Jornal Ouvidor, convidando a população. Contudo, paraminha surpresa, e, ao meu ver, a fim de atender a possíveis pedidos epraticar a omissão em não receber as denúncias, a Vereança Igarataensepreferiu fechar a Casa de Leis à população indeferindo a palavra não sódeste inscrito como dos demais inscritos sem qualquer aviso prévio ou do-cumento emitido. Contrariando a moralidade, os Vereadores fecharam aCasa de Leis à população e faltaram com respeito aos fiéis e representan-tes das Igrejas Católica e Evangélicas dentre outras, pois, foi amplamentedivulgado em todas as missas e cultos que seriam elucidados os fatos amim questionados. Enfim: Como o legislativo entrou em recesso e não dei-xou o cidadão se manifestar, tal atitude me leva a acreditar que estamosdiante de uma manobra política de uma Casa de Leis Fraca, a fim de fugirda responsabilidade legal e moral com a população. Infelizmente querocrer que, confundida pelo desequilíbrio do Presidente Nilton Cesar, os Jor-nais locais foram induzidos a alterar a real motivação do indeferimento daspessoas inscritas. Por fim, em relação aos questionamentos efetivados pelapopulação a respeito do suposto padre da Igreja Católica (que já sabemosdocumentalmente que não o é de nenhuma forma, tanto legal quanto deintuição popular, ou seja, o povo e os fiéis já sabem há tempos que não setrata disso) ainda gostaria de dizer que: Primeiramente, agradeço a Popu-lação Igarataense que me procurou e me confiou a responsabilidade deajudar a elucidar os fatos, agradeço a divulgação nas missas da IgrejaCatólica Apostólica Romana. Agradeço a Dom José Valmor Cesar Teixeira,Bispo Diocesano de São José dos Campos. Da mesma forma agradeço atodos os Pastores Evangélicos em nome do Pastor Ricardo Marques. Agra-deço de forma especial o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio,Padre Fábio Ferreira Costa que, em uma atitude nobre, imediatamente quan-do soube que a Casa de Leis foi fechada à população, convidou a mim, atodos populares e os representantes das Igrejas de todos os credos a sedirigirem a Igreja Católica Apostólica Romana a fim de ouvir os esclarecer-mos da real situação religiosa do senhor que se identificava como Padre.Nesta oportunidade, ministrei a palavra a mais de 400 pessoas de formaclara e objetiva apesar de meu esgotamento físico na qual peço desculpas.O Padre Alan Murad, como assim ele se identifica pessoalmente ou atravésde panfletos de festas, chama-se na verdade Alan da Silva Mendes e possuiaproximadamente 23 anos, passou e passa por inúmeras Igrejas numcurtíssimo espaço de tempo, sendo nenhuma ligada à Igreja Católica Apos-tólica Romana ou Igreja Evangélica. Sua última passagem foi pela Igreja daRedenção do Sul de Minas, aonde foi “excardinado ou excomungado” nesteano 2015, por cometer um grave delito conforme vasta documentação. Nestesentido o Senhor Alan foi proibido de utilizar o nome daquela Igreja ou deoutra por onde passou. Seu antecessor líder religioso Dom Genival Martinsde Oliveira afirma através de registros que: “Padre Alan tem muita tendên-cia à mentira”.Portanto, fica claro que o padre não é ligado e não tem qual-quer vínculo com a Igreja Católica Apostólica Romana além de não serligado à Igreja Ortodoxa que está em comunhão com à Igreja CatólicaApostólica Romana ou qualquer outra Igreja Evangélica. Ressalto ainda,que, demais práticas públicas obscuras e estranhas por parte do SenhorAlan Murad estão sendo investigadas pelos órgãos competentes e terão osseus devidos encaminhamentos legais. Hoje, o Padre Alan novamente mu-dou de denominação religiosa e encontra-se em outra Igreja que a princípiopor documentos aparenta ter problemas de registros fiscais, e, obviamen-te, como frisei exaustivamente neste texto, também tal Igreja não possuinenhuma ligação com a Igreja Católica Apostólica Romana. Por conseguin-te, espero ter colaborado com as pessoas de bem deste Município e escla-recido aos fiéis de todos os credos a solicitação que me foi efetivada. PauloRogério Tucoser. Cidadão Honorário - MTB 0059441SP.

ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO

Page 10: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 10 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

Sede Regional de Santa Isabel informa

CPP Informa: Curso para Prova Mérito começa em 2 de julho. O Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci promoverá umcurso preparatório para a prova de Promoção por Mérito. Baseadona Resolução SE 30 de 30/05/2014, o curso abordará a bibliografia ea legislação que fundamentam o processo de avaliação dos integran-tes do quadro do magistério. As aulas serão ministradas em partecomum, dirigida a todos os profissionais da educação (supervisoresde ensino, diretor de escola e PEB I e PEB II), e parte específica,voltada a professores de educação básica I.• Parte comum a todos os profissionais da educação - 50 horas - de02 a 08 de julho incluindo sábado.• Específico PEB I – 20 horas – de 13 a 15 de julho.O curso será oferecido no Instituto de Estudos Educacionais SudMennucci, à Rua Joaquim Távora, 756 - Vila Mariana - próximo aometrô Ana Rosa. Mais informações pelos telefones (11) 5539-5348 e5574-0804. O e-mail da unidade é [email protected]ções abertas até preenchimentos das vagas disponíveis.

Diretor Regional: Pedro Martins da SilvaVice Diretor: Guilherme José Gonçalves

Santa IsabelEnquanto a festa da cidade encheu

os olhos de alguns, muitos morado-res de Santa Isabel sequer consegui-ram sair de casa. Esse é o caso damoradora do bairro Cachoeira, RaquelPeniche. Nem que ela quisesse curtiras festividades da cidade, seria pos-sível, já que a rua onde mora estáintransitável depois que a prefeiturade Santa Isabel passou a máquinaretroescavadeira e não concluiu o ser-viço. Com a Chuva, a estrada vicinaltransformou-se em um monte de bar-ro.

A estrada onde Raquel mora, de-nominada Rua Caminho do Sítio, ficalocalizada próxima à Escola CarlosCintra de Paula. Lá, enquanto funcio-nários removiam a terra da estrada

MORADORES FICAM ILHADOS E PREFEITURA PEDE “PACIÊNCIA”vicinal, Raquel tentou alertar sobre achuva que certamente prejudicaria avia e, consequentemente, o acessodos moradores. A reposta que obte-ve foi absurda: “Paciência Dona”.

Há duas semanas, Raquel lembraque pelo mesmo motivo, ou seja, amanutenção inadequada da estrada,moradores também foram prejudica-dos pela falta de ônibus. “Não tinhacomo passar ônibus com a estradadesse jeito. Esta semana, uma Kombificou atolada no local”, completou amoradora.

O serviço feito pela prefeituraisabelense vem sendo criticado vee-mente por moradores da zona ruraldo município. É que durante a “manu-tenção” dessas vicinais, a prefeituraremove toda a terra, mas não conclui

Santa IsabelÉ só chegar a chuva que o proble-

ma torna a aparecer. Desta vez osmoradores da Rua Roque AméricoCaraça, no Jardim Eldorado estão vi-vendo dias de angustia. É que a es-trada vicinal está completamente in-transitável. O problema é sempre omesmo: a prefeitura de Santa Isabelpassou a máquina, mas não jogoupedra, com a chuva, a terra ficou fofa,dificultando o tráfego no local.

Segundo a dona de casa Maria daconceição Barbosa, 45, o problema éantigo e a manutenção inadequadafeita pela prefeitura agrava a situa-ção. “É praticamente impossível sairde casa. Outro dia, dois carros fica-ram atolados e precisaram de ajudade um trator para conseguir sair domeio desse barro todo”, relatou.

O aposentado Juarez Vasconcelostambém criticou o serviço feito pelaprefeitura. Segundo ele, a falta depedras na estrada provoca a situaçãoem que a rua se encontra. “Eles (pre-feitura) removem toda a terra da es-trada com a máquina retroesca-vadeira, mas não jogam pedra e nemfazem a compactação do solo. Quan-do chove, vira essa lama toda. Issoacontece direto”, reclamou.

A reportagem do JORNAL BOM DIA

LAMA NA RUA

entrou em contato com a prefeiturade Santa Isabel, mas até o fechamen-to desta edição, ninguém retornou.

o serviço com pedras.Além disso, com o tem-po chuvoso, o serviçofeito pela prefeitura ficaainda pior e quem sofresão os moradores.

No caso do bairroCachoeira, são cerca de30 famílias afetadas di-retamente pelos trans-tornos desde o iníciodesta semana. “Quemvive deste lado estásentindo uma situaçãode muita dificuldade”,disse Raquel em entre-vista à reportagem noJornal Bom Dia na ma-nhã de ontem, 10.

“A gente está ilhado, sem nenhu-ma condição. Não tem jeito de passaro carro aqui, só se for arrastado mes-mo, com o trator ou alguma máqui-na. Estamos todos parados, sem con-dição de dar sequência”, reclama. Elaressaltou que, mesmo em caso de do-ença ou emergência, a saída do bair-ro está dificultada.

Os moradores contam que o pro-blema foi provocado pelas máquinasda Prefeitura que trabalham no local.Quem se arrisca e tenta passar decarro pela estrada fica pelo meio docaminho devido à lama. Para sair, épreciso contar com a ajuda de um tra-tor, utilizado para rebocar o veículoatolado, como aconteceu com umaKombi na semana passada.

Desde que o problema começou,a estudante Maria Cristina, que cursa

o primeiro ano do ensino médio, nãoconsegue frequentar as aulas na es-cola. “O perueiro não consegue che-gar até a minha casa e eu não consi-go chegar até a casa dele. Eu acaboperdendo aula e eles não tomam pro-vidência”, contou a adolescente, queagora está de férias e disse que essasituação é comum no bairro.

“Eu também tenho o meu pai queestá acamado há nove anos, depen-de de mim e eu não tenho como ircuidar dele. Está muito difícil”, dissea dona de casa Cleuza Caraça.

Os moradores já procuraram aPrefeitura para tentar resolver o pro-blema, pelo menos retirando parte dalama que dificulta a locomoção dosveículos pela estrada, mas foram in-formados de que os serviços não po-deriam ser feitos no local devido àschuvas dos últimos dias.

A professora de pintura em tela edesenhos, Miriam Cristina expôs al-guns de seus quadros na praçaFernando Lopes, em Santa Isabel.Além da assinatura da artista, dese-nhos e pinturas confeccionadas poralunos também tornaram-se atraçãono centro da cidade.

De acordo com a professora, a ideiaa atrair interessados para o mundo da

ARTE VIRA ATRAÇÃO NA PRAÇA

arte. Ela é proprietária de um ateliêlocalizado no centro de Santa Isabel,onde ministra aulas particulares. Entre-tanto, Miriam vem atraindo a atençãoda população para quadrosmagnificamente pintados à mão.

Quem tiver interesse em visitar aexposição ao ar livre, basta dar umapassada em na Praça Fernando Lopes,em frente ao Paço Municipal.

Page 11: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 11JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

Page 12: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 12 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

Santa IsabelQuem disse que a insistente chu-

va que cai sob a cidade nos últimostem melhorado o nível da represa, éporque de fato não visitou os reser-vatórios que ainda preocupam osmoradores de Santa Isabel. O queresta do reservatório tem as lateraistomadas pela vegetação aquática,que se alastra por conta do baixo ní-vel da água.

O Rio Jaguari, além de abasteceros mais de 50 mil moradores de San-ta Isabel, faz parte da bacia do RioParaíba do Sul. Por isso, abastece oSul de Minas Gerais, Rio de Janeiro ea região do Vale do Paraíba em SãoPaulo. Atualmente, a Represa do RioJaguari em Santa Isabel está operan-do com um volume de 28,1% da suacapacidade. No mesmo período do anopassado, estava operando com 45%.

Apesar de estar com menos água,o governo quer usar a represa paraajudar no abastecimento de outras

APESAR DA CHUVA, NÍVEL DA REPRESA JAGUARI AINDA PREOCUPAregiões. A população é contra. Porisso, a Associação dos PescadoresAmadores do município fez um estu-do para sugerir uma barragem, bemna parte mais estreita do rio. Isso paragarantir que não falte água na cida-de. “Essa barragem ia possibilitar queágua ficasse retida e que Santa Isa-bel não tivesse falta de água com atransposição que o governo vai fazer”,explica Jair Simão Ferreira que é pre-sidente da associação.

Em janeiro desse ano, o SPAT (Sis-tema Produtor Alto Tietê) tinha umvolume armazenado de 10,8% de suacapacidade. Em janeiro do ano pas-sado era de 44,7%. Atualmente, essevolume está em 20,6%. Em julho doano passado estava em 26%.

O Sistema Alto Tietê abastece emmédia 5 milhões de pessoas. E porcausa desse problema da falta de chu-va, muitas regiões ficam sem abaste-cimento e a população sofre com afalta d’água.

PROBLEMAS ANTIGOSMoradores de Santa Isabel convivem

com interrupções no abastecimento deágua. A tubulação antiga da cidadeapresenta vazamentos e rompimentosconstantes. Em 2014, a cidade foi a maisafetada pela crise hídrica no Alto Tietê.

A construção de uma barragem den-tro da represa em agosto de 2014 me-lhorou a situação. A obra teve o avaldo Departamento de Águas e EnergiaElétrica (Daee) e da Sabesp.

Outra medida emergencial realiza-

da pela Prefeitura foi a perfuração dedois poços artesianos. O poço perfura-do na área central não captou tantaágua quanto o poço perfurado na zonarural. A Prefeitura estima que são cap-tados 10 mil metros por segundo deágua na zona rural.

Dentre as demandas do municípiopara solucionar o problema, está o pe-dido para que a Sabesp assuma o abas-tecimento na cidade. A medida, segun-do o prefeito, facilitaria os investimen-tos na rede do município.

Page 13: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 13JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

IgaratáO consórcio constituído pelas em-

presas ServengCivilsan, Engeform e PBConstruções foi o vencedor da licita-ção para a elaboração de projeto e exe-cução das obras da interligação entreas represas Jaguari, na Bacia doParaíba do Sul, e Atibainha, no Siste-ma Cantareira. O consórcio venceucom uma oferta de R$ 550 milhões,cerca de 33% abaixo do investimentoinicial previsto de R$ 830 milhões.

Nove consórcios participaram da li-citação, realizada No último dia 1º dejulho, incluindo os grupos QueirozGalvão, Odebrecht e Andrade Gutierrez.

A proposta vencedora foi contesta-da pelos outros participantes duranteo pregão eletrônico, disponibilizado nosite da Sabesp, por estar muito abaixo

CONSÓRCIO VENCE LICITAÇÃO PARA OBRAS DA REPRESAdo valor inicial previsto. A média dasofertas feitas pelas construtoras foi deR$ 863 milhões, sendo que uma daspropostas - da Cetenco Engenharia -considerou um investimento de R$ 1,3bilhão.

Uma fonte disse ao Broadcast, ser-viço em tempo real da Agência Estado,que os projetos e a obra da interligaçãosão “inexequíveis” no valor considera-do pelo consórcio vencedor. As concor-rentes tiveram cinco dias úteis paraentrar com recursos. Durante o pre-gão, três consórcios manifestaram quevão recorrer.

No fim do mês passado, a presiden-te Dilma Rousseff e o governador deSão Paulo, Geraldo Alckmin, celebra-ram a assinatura do contrato de finan-ciamento de R$ 747,4 milhões do Ban-

co Nacional de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (BNDES) à obra, quedeve ser concluída em 2017. O 10%restante para chegar no investimentoinicial de R$ 830 milhões seria financi-ado pela Sabesp. O lance vencedor nalicitação desta quarta, portanto, consi-dera um investimento menor do que ofinanciamento do BNDES.

A obra vai interligar a RepresaJaguari, localizada na Bacia do Paraíbado Sul, que corta os Estados de São

Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, àRepresa Atibainha, que já faz parte doSistema Cantareira. A transferência deágua no sentido da Jaguari para aAtibainha deve começar a funcionar 18meses após a assinatura do contrato.

A interligação está na lista das obrasprioritárias para garantir, nas próximasdécadas, o abastecimento não apenasda Grande São Paulo, mas também daRegião Metropolitana de Campinas, daBaixada Santista e do Vale do Paraíba.

Santa IsabelA Polícia Civil de Santa Isabel está

investigando a morte de duas pesso-as na Unidade de Pronto Atendimento– UPA, em Santa Isabel. A suspeita éde que um das vítimas teria entradoem óbito em decorrência de violênciadoméstica.

Um das vítimas – uma mulher deaproximadamente 40 anos de idadeteria dado entrada na Unidade comhematomas por todo o corpo – o es-tado de saúde da mulher chamou aatenção dos médicos, que acionaram

POLÍCIA INVESTIGA MORTEDE DUAS PESSOAS NA UPA

a polícia.O Outro caso, foi de um homem

de idade aproximada a 45 anos. Eledeu entrada no hospital com sinais deespancamento, inclusive vomitavasangue quando foi atendido. A vítimaprecisou ser entubada às pressas, eassim como a mulher, faleceu enquan-to aguardava transferência para aSanta Casa de Misericórdia da cida-de. Ambos os casos aconteceram nofinal da tarde desta quinta-feira, 9, eforam registrados na Delegacia deSanta Isabel.

Page 14: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 14 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

Page 15: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 15JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

OLHAR IGARATÁBAZAR. O Fundo Social de

Solidariedade de Igaratá rea-lizará na Praça 30 de Dezem-bro “Ramiro Gomes deMoraes”, neste sábado (dia 11/07), das 09h00 às 12h00, umBazar Beneficente à “Associa-ção Casa Mãe”, que atua hávários anos no município vizi-nho de Jacareí e região, ofe-recendo atendimento e apoiopara mulheres que possuemdificuldades emocionais, físi-cas e financeiras durante agestação, de forma que asmesmas tenham uma gravidezmais equilibrada, saudável efeliz. Participe!

FESTA. Hoje (11) tambémacontece na Praça 30 deDezembro,no centro da cidade,a Festa Julina da AssociaçãoPromocional Igarataense (API).O evento terá início às 18h00,com barracas de comidas típi-cas, bingo e quadrilha.

VIOLA. No Bairro Boa Vis-ta, será realizado neste sába-do, a partir das 19h00 a tradi-cional “Noite da Viola”, que reu-nirá diversos artistas da cida-de e da região para tocar omelhor da música sertaneja. Oevento, que é beneficente, serárealizado no Largo da Capelade São Roque. Os músicos quetiverem interesse em se apre-sentar podem comparecer nolocal durante o evento, ou en-tão entrar em contato com aorganizadora Rosângela, atra-vés do telefone (11) 99583-5663. Também haverá barra-cas de comes e bebes.

EJA. A EMEF “Profª LeoninaVieira de Barros” comunica quecontinuam abertas as matrícu-las para o “Ensino de Jovens eAdultos” (EJA)para 5ª até 8ª sé-ries do Ensino Fundamental. Osinteressados devem procurar asecretaria da escola portandoos seguintes documentos: RGou Certidão de Nascimento;Histórico Escolar ou Declaraçãode Transferência; Comprovan-te de Endereço (conta de luz,água, telefone ou outro docu-mento que contenha o endere-ço de sua residência); e duasfotos 3X4. Em caso de dúvidas,entrar em contato com a esco-la através dos telefones: (11)4658-1352/4658-1261.

IDOSO. A Secretaria deAção Social e Cidadania estáfazendo a Carteira do Idoso,para os maiores de 60 anos queresidem no município. O docu-mento possibilita acesso gratui-to ou desconto de no mínimo,50% no valor das passagensinterestaduais, entre outros be-nefícios, como estacionamen-to reservado, descontos emdrogarias, universidades e emeventos culturais, como showsmusicais, cinema e teatro. ASecretaria fica na Av. Benedito

Rodrigues de Freitas, 365 (emfrente à Prefeitura), e funcionade segunda a sexta-feira, das08h00 às 17h00.

ZUMBA. Na próxima sexta-feira, dia 17, a Secretaria deEsportes realiza a 1ª ZumbaSolidária, que acontecerá noGinásio Municipal, a partir das19h00. A entrada é um quilo dealimento não perecível ou umagasalho, que serão doadospara instituições do município.Participe!

EVANGELHO. No último sá-bado (04), a “Igreja Evangéli-ca Pentecostal Deus é Amor”reuniu centenas de cristãos dediversas cidades no GinásioMunicipal de Esportes para lou-var e adorar a Deus. O encon-tro foi um sucesso, mesmo como forte frio que estava aquelanoite. Parabéns aosorganizadores!

MISSIONÁRIOS. Igaratárecebeu esta semana mais de200 jovens missionários, quepromoveram atividades de en-tretenimento e visitas domicili-ares em praticamente todo omunicípio. Amanhã (12), o Bis-po da Diocese de São José dosCampos celebra às 10h00 naIgreja Matriz uma missa de “en-cerramento” dos trabalhos.

ORAÇÃO. Continua duran-te as próximas cinco quartas-feiras, mais uma edição doCerco de Jericó, promovidopelo Grupo de Oração da Re-novação Carismática deIgaratá. Os encontros aconte-cem todas as quartas, a partirdas 19h00, na Igreja Matriz, esão abertos ao público. Tam-bém há um grupo de jovenspara entreter as crianças du-rante as pregações, no SalãoParoquial.

JOVENS. A Assembleia deDeus “Ministério Missão”, quefica na Avenida Francisco Lou-renço, próxima ao Portal daentrada da cidade, promove nasua sede, a partir das 19h00dos próximos dias 18 e 19, umencontro para os jovens da co-munidade. Participe!

COLETA. A Prefeitura co-municou esta semana que nãodeverá mais realizar a coletade lixo aos domingos. Tambémfoi solicitado a cada munícipeque acondicione corretamenteos detritos e que observem osdias de coleta em sua localida-de.

CRECHE. Já está pratica-mente finalizada a cobertura daCreche Municipal que está sen-do construída com recursospróprios no bairro Jardim RosaHelena. O telhado está a cargoda Construtora Zanini. A obradeverá beneficiar centenas de

famílias do município, garantin-do um local adequado para aeducação das crianças.

MAUS TRATOS. O verea-dor Moacir da Oficina (PDT)apresentou na Câmara um pro-jeto para coibir o abandono emaus tratos de animais nomunicípio. A propositura deve-rá ser votada em breve pelaCasa de Leis.

CAPACITAÇÃO. A Secreta-ria de Ação Social e Cidadaniapromoveu nos últimos diasmais um curso de capacitaçãopara a geração de renda. Des-sa vez foi oferecida a oficinade pintura em tecido, que con-tou com a participação de di-versas pessoas da comunida-de. Parabéns!

OBRAS. No último dia 1ºaconteceu o processo licitatóriopara a escolha da empresa quevai realizar as obras de trans-posição das águas do Reserva-tório Jaguari para o SistemaCantareira. O procedimento foivencido pelo consórcio forma-do pelas empresas ServengCivilsan, Engeform e PB Cons-truções, ao custo de R$ 550milhões. As obras estão previs-tas para serem iniciadas emagosto.

ORÇAMENTO. Como já foianunciado pela imprensa da re-gião em diversas ocasiões, aqueda do nível da represa, queafugentou visitantes e investi-dores da cidade, aliada à crisepela qual passa todo o país,com inflação, demissões e fé-rias coletivas em inúmeras em-presas, não é difícil deduzir queo momento é de apertar os cin-tos.

ORÇAMENTO 2. As cidadesde pequeno porte têm sofridoainda mais os efeitos desta cri-se, e com Igaratá não é dife-rente. Com a queda de arre-cadação e de repasses gover-namentais, a administraçãomunicipal teve que tomar ati-tudes que certamente jamaisgostaria, como cortes de ho-ras extras e inclusive o desli-gamento de ocupantes de al-guns cargos comissionados.Não que esta ou aquela fun-ção seja mais importante oumenos importante que outra,mas certamente que por umanecessidade teve-se que tomaresta atitude, a fim de mantero equilíbrio das contas e nãoprejudicar ainda mais a coleti-vidade.

ORÇAMENTO 3. O que to-dos esperamos é que esta cri-se seja realmente passageira,e que não prejudique tanto asociedade brasileira, que jápaga um alto preço pelacorrupção desenfreada nas es-feras superiores.

IgaratáA Secretaria de Esportes e

Lazer de Igaratá promove, apartir desta segunda-feira(dia 13) o Campeonato Muni-cipal de Futsal, que aconte-cerá no Ginásio de Esportes.

O torneio contará com dezequipes, sendo: Chave A:RDK, Prainha, Dober, Rosárioe Real IGT; e Chave B: RealCity, Torino Futsal, Styllus,Big Brother e CRP.

Durante a 1ª fase, enfren-

CAMPEONATO DE FUTSALCOMEÇA NA SEGUNDA

tam-se todos da Chave A con-tra todos da Chave B, classi-ficando-se para a próximaetapa os dois melhores decada grupo.

Confira os jogos da 1ª e2ª rodadas: Dia 13/07 (se-gunda-feira) enfrentam-se:Prainha X Torino Futsal (às20h00) e Dober X Styllus (às21h00), e no dia 15/07 (quar-ta-feira), jogam Real IGT XCRP (às 20h00) e Rosário XBig Brother (às 21h00

IgaratáNa última semana, a Pre-

feitura de Igaratá, atravésdas Secretarias de Obras eServiços e de Esportes eLazer, promoveu a manuten-ção e recuperação da pista deatletismo, que fica ao lado docampo B do Estádio Municipal.

O local é utilizado por cen-tenas de pessoas ao longo dasemana, para a prática deesportes, como corr idas,alongamento e caminhadas.

A recuperação envolveu apassagem de máquina no local,a colocação de material fresadoe a compactação do solo, de-vendo oferecer mais comodida-de e segurança aos usuários do

PREFEITURA RECUPERAPISTA DE ATLETISMO

local. No ano passado, a Prefei-tura também colocou ilumina-ção na pista de caminhada, afim de que o local também pu-desse ser utilizado no períodonoturno, o que veio a aconte-cer, beneficiando inúmeros mo-radores da região central da ci-dade.

Page 16: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 16 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

Abre e Fecha Prefeitura Municipal de Santa Isabel – RevoluçãoConstitucionalista de 1.932 e Aniversário da cidade 2014. A Prefeitura Fechaquarta-feira 8 de Julho ás 17h e abre na segunda-feira 13 de Julho ás 08h.Lembrando que dia 9 de julho é feriado da revolução constitucionalista de1.932, e dia 10 de julho aniversário da cidade de Santa Isabel sendo pontofacultativo.Os setores municipais responsáveis pelos serviços consideradosessenciais e que, por sua natureza, não podem sofrer interrupções, quaissejam:Coleta de lixo. Serviços de fiscalização (Agentes de Fiscalização deTrânsito e Agentes de Fiscalização Urbana e de Meio Ambiente).Secretaria deSaúde- (Setor de Ambulância, UPA e Santa Casa).

A Secretaria Municipal de Educação informa:O período para cadastros novos e recadastramento para utilização do trans-

porte escolar será de 01 a 30 de julho e para a realização do mesmo é neces-sário que o aluno compareça ao local de cadastro como segue:

Ø Para os alunos matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adul-tos);

Ø Local: Setor de Passe Escolar situado à Rua Rozendo Mathias Nazareth,46 – Centro, (Antigo Velório) de segunda a sexta-feira das 08h30min às16h30min;

v Documentos para Recadastramentoü Cópia do comprovante de endereço atual;ü Declaração Escolar;ü Cartão do ônibus.v Documentos para cadastros novosü Declaração Escolar;ü Cópia do CPF do aluno;ü Cópia do RG do aluno;ü Cópia do Comprovante de Endereço.O período para cadastros novos e recadastramento para obten-

ção do subsídio para o transporte fretado para os Alunos de CursosTécnicos e Universitários se inicia a partir de 13 de julho e para arealização do mesmo é necessário que o aluno compareça ao localde cadastro como segue:

Ø Local: Rua Nove de Julho, nº. 17/2, Centro – Santa Isabel (para efetuaro cadastro na Associação dos Estudantes) após associar-se o estudante deve-rá realizar o cadastro junto a Prefeitura no Setor de Passe Escolar situado àRua Rozendo Mathias Nazareth, 46 – Centro, (Antigo Velório) de segunda asexta-feira das 08h30min às 16h30min;

v Documentos para cadastros novos e recadastramentoü Comprovante de matrícula ou rematrícula referente ao 2º semestre de

2015;ü Comprovante de residência atualizado;ü RG;ü CPF.Caso falte a cópia de algum documento em mãos, não será possível a

realização do Cadastro.

A Prefeitura Municipal de SantaIsabel comunica aos proprietáriose possuidores rurais, com áreaigual ou menor que 28 hectares,(4 módulos fiscais), localizados nomunicípio, que, através do Convê-nio firmado com a Secretaria deMeio Ambiente do Estado de SãoPaulo apoiará a efetivação das ins-crições no Sistema de CadastroAmbiental Rural do Estado de São

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABELAVISO DE LICITAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Santa Isabel, Estado de São Paulo, torna públicoque se acham aberta licitação que será realizada na Sala de Reunião deLicitações, situada na Av. da República, 530 - 3º andar - Centro, neste Muni-cípio, conforme segue:

PREGÃO PRESENCIAL nº 48/2015, cujo objeto é o registro de preços parafutura e eventual aquisição de marmitex. Encerramento: 24/07/2015 às 08h30– Entrega dos Envelopes. Abertura: 24/07/2015 às 09h00.

Maiores informações poderão ser obtidas no Setor de Licitação, das 8 às17 horas, ou através do telefone (11) 4656-8772, sendo R$ 5,00 o custo decada edital, disponível no Setor de Protocolo, situado no mesmo endereço,térreo, ou gratuitamente no site oficial da Prefeitura no endereço eletrônico:www.santaisabel.sp.gov.br.

AVISO DE LICITAÇÃOA Prefeitura Municipal de Santa Isabel, Estado de São Paulo, torna público

que se acham aberta licitação que será realizada no endereço eletrônico:www.bll.org.br, conforme segue:

PREGÃO ELETRÔNICO nº 31/2015, cujo objeto é o registro de preços parafutura e eventual aquisição de dietas infantil. Data de abertura da sessão:dia 24/07/15 às 09h00.

Maiores informações poderão ser obtidas no Setor de Licitação, das 8 às17 horas, ou através do telefone (11) 4656-8772, sendo R$ 5,00 o custo doedital, disponível no Setor de Protocolo, situado no mesmo endereço, térreo,ou gratuitamente no site oficial da Prefeitura no endereço eletrônico:www.santaisabel.sp.gov.br ou no site: www.bll.org.br.

COMUNICADO

Santa Isabel Disponibiliza Cadastro Ambiental Rural Gratuitamente!

Paulo – SICAR – SP. Para esteatendimento gratuito,disponibilizou espaço físico à RuaVer. Roberto de Almeida Machado,nº 93 – Vl. Nova, junto à Secreta-ria de Meio Ambiente e Desenvol-vimento Agropecuário, no horáriocomercial. O CAR é uma importan-te ferramenta criada pelo NovoCódigo Florestal, Lei 12.651/2012,e é obrigatório para todos os imó-

veis rurais, produtivos ou não, etem a finalidade de integrar as in-formações ambientais das propri-edades e posses rurais, compon-do base de dados para controle,monitoramento, planejamentoambiental e econômico, contra odesmatamento e será obrigatóriopara concessão de crédito agríco-la. É importante ressaltar que aresponsabil idade pela inserção

dos dados no SICAR-SP será dosproprietários e possuidores rurais.O novo prazo para inscrição é até05 de maio de 2016, já contem-plando a prorrogação de (01) umano que foi concedida, sendo quenova prorrogação não será possí-vel conforme previsto na legisla-ção. Mais informações, ligue: (11)4656-8151, com Gabriel, Vitor ouEdna.

Vendo um imóvel com 6

casas. (Ótimo investimento

para renda ). Localizado na

Vila Gumercindo em Santa

Isabel - valor R$ 350 mil

direto com o proprietário.

Fone 97403.9860

Vendo

Alugo imóvel no

Condomínio Country

Clube com três SUÍTES,

Sala, cozinha valor R$

1.300,00 . Falar com o

proprietário no

TELEFONE - 97200.8742

Alugo

Alugo imóvel no

Condomínio Country

Clube com quatro

suítes , Sala, cozinha e

garagem. valor R$

2.200,00 . Falar com o

proprietário no

TELEFONE - 97200.8742

Alugo Alugo

Alugo imóvel no

Condomínio Estância

Kennedy com 4 suítes ,

sala, cozinha, lavandeira e

garagem para 3 carros.

Valor R$1.500,00.

TELEFONE - 97200.8742

Page 17: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 17JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

Santa IsabelFoi em clima de paz e confraterni-

zação que uma verdadeira multidãose reuniu, na noite desta quinta-fei-ra, 9, para comemorar o primeiro diade festa em razão do aniversário de183 anos de Santa Isabel. Ao lado deamigos e familiares, os presentes pu-deram vivenciar os primeiros momen-tos das festividades sob as luzes ecores irradiadas pelo show do serta-nejo Gustavo Lima. A festa, organi-zada pela Prefeitura Municipal de San-ta Isabel, contou ainda com apresen-tações de peões de boiadeiros e até afamosa rainha do rodeio.

De acordo com estimativa da Polí-

MULTIDÃO LOTA 1º DIA DE FESTA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

cia Militar, cerca de 8 mil pessoas com-pareceram no evento realizado aolado do Ginásio Municipal de Espor-tes. Para o Prefeito de Santa Isabel,a abertura da festa da cidade, queresgatou a tradição com a realizaçãodo 23º rodeio no município, foi umaforma de alegrar a população.

“Sem dúvida alguma fizemos omaior espetáculo em comemoraçãoao aniversário da cidade e fizemostudo juntos à população. Foi a Prefei-tura de Santa Isabel que planejou eorganizou todo o evento, mas quemfez essa grande festa, de fato, foi opovo. Estamos felizes por ter prepa-rado tudo isso para a cidade”, disse.

A primeira atração da festa, inici-ada por volta das 23h30, foi o serta-nejo Gustavo Lima, que foi destaquena noite isabelense. Hoje, 11, a can-tora Paula Fernandes deverá se apre-sentar no segundo dia de festa, quesegue com a dupla Marcos e Belutti(dia 11 ) e finaliza com show da duplaEdson e Hudson no dia 12.

A empresária Maria Jeane, de 40anos, mora em Santa Isabel há maisde 30 anos, e preferiu curtir a festalocal ao invés de viajar. “Pensei emconhecer alguma outra cidade, masgostei muito das atrações e assimaproveito para ficar com toda a famí-lia. A festa está bonita, organizada efoi a melhor forma de festejar estadata que sempre nos envolve tanto”,

disse.BARRACAS

Em torno do recinto do rodeio, mi-lhares de pessoas se organizaramcom familiares e amigos, e puderamcurtir o momento especial com muitasegurança e toda a estrutura neces-sária. Famílias inteiras aproveitaramos sabores de comidas típicas nasbarracas instaladas no entorno do re-cinto.

A segurança foi garantida pela pre-sença de viaturas da Polícia Militar deSanta Isabel. Além deles, o Serviçode Atendimento Móvel de Urgência(Samu- 192), esteve presente comambulâncias, e um posto médicoavançado com profissionais, entre en-fermeiros e técnicos em enfermagem.

Page 18: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 18 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

RegiãoNa madrugada do dia 4, a 12ª Ro-

maria de Nazaré Paulista se dirigiu acidade de Aparecida do Norte, perfa-zendo uma distância de aproximada-mente 190 km em cinco dias, entrerodovias e estrada de terras. Quarentae cinco romeiros foram rezar, agra-decer e pedir proteção a Nossa Se-nhora Aparecida. Romeiros de

ROMARIA DE NAZARÉ À APARECIDADO NORTE: FÉ E TRADIÇÃO

Bragança Paulista, Bom Jesus dosPerdões, Piracaia, Santa Isabel e Fozdo Iguaçu – PR, se uniram nesta Ro-maria em nome da Fé. No Bairro daBoa Vista em Igaratá, um caozinho euniu ao grupo e fez todo percurso comos romeiros. Todas as madrugadasquando os romeiros estavam rezan-do de mãos dadas em círculo, ocaozinho passava no pé de cada um.

ArujáArujá conquistou ouro nos Jogos

Regionais de Taubaté, nesta terça-fei-ra (07/07), com o taekwondo. A me-dalha foi alcançada por Paulo Sérgio,que superou rival de Ilhabela, pela ca-tegoria até 80 quilos. A modalidaderepete o feito de 2014, quando tam-bém chegou ao lugar mais alto dopódio.

A conquista do ouro veio após umdia de despedidas. A equipe de bochaperdeu para Taubaté por 2 a 1 e foieliminada na semifinal. Já o time defutsal, que vinha invicto na competição,perdeu para Poá, nos pênaltis, apósempatar em 2 a 2 no tempo normal.

“Montamos a melhor equipe queArujá já teve, mas parecia que não

TAEKWONDO GARANTEOURO NOS REGIONAIS

era para ser. O jogo contra Poá, pe-las quartas de final, foi de ataque con-tra defesa. Durante toda a partida,90% da posse de bola foi nossa”, ex-plicou o técnico Aleirton Cavalcante.

“Eles acertaram dois contra-ata-ques e fizeram dois gols. Foi um da-queles dias que parecem que a bolanão entra a nosso favor, além de tersido uma tarde épica para o goleiroadversário. Mas o futsal é assim, nemsempre o melhor vence, e é isso quetorna o esporte apaixonante”, comple-tou.

Quem também encerrou a partici-pação na competição foi a equipe dexadrez, que terminou em 4º lugar noranking, com 33 pontos, após vencerPoá por 6,5 a 0,5.

Page 19: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 19JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

ItaquáA Prefeitura Munic ipal de

Itaquaquecetuba, por meio da Secre-taria de Desenvolvimento Social abri-rá no dia 16 de julho, as inscriçõespara as oficinas profissionalizantes demaquiagem e depilação oferecidaspelo projeto “Casa Aberta para Juven-tude e Adultos”. Para preencher umadas 105 vagas disponíveis, basta sermorador ou moradora do município eter idade mínima de 18 anos. Acapacitação é totalmente gratuita.

As inscrições devem ser feitas naCasa Aberta, que fica na AvenidaÍtalo Adami, 2480 – Rancho Grande.

VAGAS PARA OFICINAS DEMAQUIAGEM E DEPILAÇÃO

Os interessados deverão compare-cer ao local indicado (a partir das 8horas) munidos de cópias do RG,CPF e de um comprovante de resi-dência.

A metodologia de todos os cur-sos da Casa Aberta conta 80% deaulas práticas. Haverá turmas paraos três períodos: manhã, tarde enoite. Na última semanas 360 vagasforam preenchidas para as oficinasde pintura em tecido, panificação,cabeleireiro e pintura em tela e demanicure.

Mais informações podem ser ob-tidas pelo telefone 4647-5165.

ItaquáAs modalidades de atletismo e

taekwondo brilharam na última quarta-feira (7 de julho) nos Jogos Regionais,que estão sendo disputados em Taubaté,no Vale do Paraíba, ao faturarem me-dalhas para a cidade de Itaquaquece-

TAEKWONDO E ATLETISMODE ITAQUÁ BRILHAM

tuba.O destaque no lançamento de dar-

do ficou por conta do atleta AntonioCarlos, que ganhou a medalha de pra-ta ao atingir a marca de 53,35 metros.Na mesma prova Everton Jonatan ba-teu a marca de 40,60 metros e levouo bronze. Já na disputa dos 800 metrosrasos, Gilson Nascimento conquistoua prata.

Outra modalidade que apresentoubons resultados e garantiu pódio foi otaekwondo. Ingridi Assis na categoriaaté 67 quilos, e Camila Lessa, na ca-tegoria até 57 quilos, faturaram ouroe bronze, respectivamente.

Page 20: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 20 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

IgaratáO vice-Prefeito de Igaratá, Ary

Fernandes Prianti, vistoriou esta sema-na as obras de cobertura da Creche Mu-nicipal que está sendo construída com

COBERTURA CRECHE ESTÁ FINALIZADA

recursos próprios da municipalidade noBairro Jardim Rosa Helena, próximo àRodovia SP-56 “Prefeito Joaquim Simão”.

A cobertura do prédio está sendorealizada pela empresa Zanini, de São

José dos Campos, vencedora do pro-cesso licitatório pelo critério menor pre-ço global, sendo que, de acordo com oprojeto, o telhado deverá ser reforça-do com estruturas de aço galvanizado,devido aos fortes ventos que atingemconstantemente o local.

A Unidade está sendo implantadanuma área de 300 mil m² adquirida pelaadministração em meados de 2009, edeverá atender crianças dos anos inici-ais da Educação Básica, contando com20 salas, tanto de aulas quanto paraatividades pedagógicas diferenciadas,como biblioteca, brinquedoteca e salade jogos, entre outros, devendo funcio-nar no prédio anexo as instalações ad-ministrativas, além de cozinha, refeitó-rio, almoxarifado e sala de reuniões.

Na mesma área, está sendoconstruída uma Creche-Escola, comrecursos do Governo do Estado. A uni-

dade terá 813 metros quadrados deárea construída, e deverá atender 150crianças em idade pré-escolar.

Para o vice-Prefeito Aryzinho, asunidades de educação infantil têm umaimportância estratégica para a comu-nidade, pois, além de educar as crian-ças, proporciona melhorias em sua ali-mentação e permite que as mães pos-sam trabalhar, enquanto seu filho re-cebe os cuidados básicos, ajudando aelevar a renda e a qualidade de vidada família.

Além das unidades escolares, tam-bém estão sendo realizadas diversasobras de infra-estrutura no local, como a pavimentação da Rua da Liberdade,que dá acesso aos prédios públicos, edo gradil, que envolverá a obra, ga-rantindo mais segurança aos estudan-tes e servidores que atuarão nos lo-cais.

Page 21: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 21JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁCOMUNICADO

A Prefeitura de Igaratá comunica a todos os interessados que NÃOrealizará mais a COLETA DE LIXO aos domingos.

Solicitamos que cada comerciante acondicione corretamente olixo e observe os dias de coleta em sua localidade.

Agradecemos pela compreensão

LEI Nº 1.825 DE 08 DE JULHO DE 2.015. Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2.016 e dá

outras providências.” ELZO ELIAS DE O0LIVEIRA SOUZA, Prefeito Municipal de Igaratá, usando

das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Muni-cipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

CAPÍTULO IDAS DIRETRIZES GERAIS

Art. 1º - Ficam estabelecidas, para a elaboração do orçamento do Municí-pio de Igaratá, relativo ao Exercício 2.016, as Diretrizes Gerais de que trataeste Capítulo, os princípios estabelecidos na Constituição Federal, na Consti-tuição do Estado no que couber, na Lei Federal nº. 4.320 de 17 de Março de1.964, na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei Orgânica do Município.

Art. 2º - A estrutura que servirá de base para a elaboração do orçamento–programa para Exercício de 2016, deverá obedecer a disposição constantedos ANEXOS V, VI, STN e demonstrativos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII quefazem parte integrante desta Lei.Art. 3º - As unidades orçamentárias, quandoda elaboração de suas propostas iniciais, deverão atender a estrutura orça-mentária e as determinações emanadas pelos setores competentes da área.

Art. 4º - A proposta orçamentária não conterá dispositivo estranho à pre-visão da receita e da fixação da despesa, face à Constituição Federal e à Leide Responsabilidade Fiscal, atenderá a um processo de planejamento perma-nente, à descentralização, à participação comunitária, conterá “reserva decontingência”, identificada pelo código 99999999 em montante equivalente ecompreenderá a 1% (um por cento) da Receita Corrente Líquida.

§ 1º - O orçamento fiscal abrangerá os Poderes Executivo e LegislativoMunicipais, seus fundos e entidades das Administrações direta e indireta.

§ 2º - O orçamento da seguridade social abrangerá todas as entidades desaúde, previdência e assistência social, quando couber.

Art. 5º - O Poder Legislativo encaminhará ao Poder Executivo, sua propos-ta orçamentária até 30 de agosto, de conformidade com a Emenda Constituci-onal nº. 25/2000.

Parágrafo Único - Para cumprimento do disposto no caput deste artigo, oPoder Executivo fica obrigado a encaminhar à Câmara, até o dia 10 de agostocorrente, o Somatório das Receitas Tributárias e Transferências Constitucio-nais em 2014, discriminados os valores em cada um de seus itens.

Art. 6º - A Lei Orçamentária dispensará, na fixação da despesa e na esti-mativa da receita, atenção aos princípios de:

I- Prioridade de investimentos nas áreas sociais;II- Austeridade na gestão dos recursos públicos;III- Modernização na ação governamental;IV- Princípio do equilíbrio orçamentário, tanto na previsão como na

execução orçamentária.CAPÍTULO II

DAS METAS FISCAIS Art. 7º - A proposta orçamentária anual atenderá às diretrizes gerais e

aos princípios de unidade, universalidade e anuidade, não podendo o montan-te das despesas fixadas exceder a previsão da receita para o exercício.

Art. 8º - As receitas e as despesas serão estimadas, tomando-se por baseo índice de inflação apurado nos últimos doze meses, a tendência e o compor-tamento da arrecadação municipal mês a mês, tendo em vista principalmente

os reflexos dos planos de estabilização econômica editados pelo Governo Fe-deral, na conformidade dos ANEXOS STN, V e VI que dispõe sobre as metasfiscais e prioridades para o exercício de 2.016.

§ 1º - Na estimativa das receitas deverão ser consideradas ainda, as mo-dificações da legislação tributária, incumbindo à Administração o seguinte:

I- A atualização dos elementos físicos das unidades imobiliárias;II- A edição de uma planta genérica de valores de forma a minimizar a

diferença entre as alíquotas nominais e efetivas;III- A expansão do número de contribuintes;IV- A atualização do cadastro imobiliário fiscal.§ 2º - As taxas de polícia administrativa e de serviços públicos deverão

remunerar a atividade municipal de maneira a equilibrar as respectivas des-pesas.

§ 3º - Os tributos, cujo recolhimento poderá ser efetuado em parcelas,serão corrigidos monetariamente segundo a variação estabelecida pela Uni-dade Fiscal do Município.

§ 4º - Nenhum compromisso será assumido sem que exista dotação orça-mentária e recursos financeiros previstos na programação de desembolso e ainscrição de Restos a Pagar estará limitada ao montante das disponibilidadesde caixa, conforme preceito da L.R.F.

§ 5º - A contabilidade registrará os atos e fatos relativos à gestão orça-mentária financeira ocorridos, sem prejuízo das responsabilidades e provi-dências derivadas da inobservância do parágrafo anterior.

Art. 9º - O Poder Executivo é autorizado, nos termos da Constituição Fede-ral, a:

I- Realizar operações de créditos por antecipação da receita, nos termosda legislação em vigor;

II- Realizar operações de créditos até o limite estabelecido pela legislaçãoem vigor;

III- Abrir créditos adicionais suplementares até o limite de 10% (dezpor cento) do orçamento das despesas nos termos da legislação em vigor;

IV- Abrir créditos suplementares através de decreto, entre as atividadesou projetos de um mesmo programa, no âmbito de cada Secretaria e obede-cida a distribuição por grupo de natureza de despesa, sem prejuízo da altera-ção prevista no item III;

V- Contingenciar parte das dotações, quando a evolução da receita com-prometer os resultados previstos.

Art. 10 - Não sendo devolvido o autógrafo da Lei Orçamentária até o dia 31de Dezembro de 2.015 ao Poder Executivo, fica este autorizado a realizar aproposta orçamentária até a sua aprovação e remessa pelo Poder Legislativo,na base de 1/12 (um doze avos) em cada mês.

Parágrafo Único – Para atender o disposto na Lei de Responsabilidade Fis-cal, o Poder Executivo se incumbirá do seguinte:

I- Publicar até 30 dias após o encerramento do bimestre o Relatório Resu-mido da Execução Orçamentária, verificando o equilíbrio das receitas e des-pesas, se não atingidas, deverão se realizar cortes de dotações;

II- O Poder Executivo e Legislativo emitirão ao final de cada quadrimestreo relatório de Gestão Fiscal, avaliando o cumprimento da proposta orçamen-tária, cabendo ao Poder Executivo apresentá-los em Audiência Pública peran-te à Câmara Municipal;

III- Os Planos LDO, Orçamento, Prestação de Contas, Parecer do TCE

Page 22: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 22 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015

serão amplamente divulgados e ficarão à disposição da comunidade;IV- O desembolso dos recursos financeiros consignados à Câmara

Municipal será feito até o dia 20 de cada mês, sob a forma de duodécimo;V- Estabelecer Programação Financeira e o Cronograma de Execução Mensal

de Desembolso.CAPÍTULO III

DO ORÇAMENTO FISCALArt. 11 – O orçamento fiscal abrangerá os Poderes Executivo e Legislativo,

e as entidades das Administrações direta e indireta, e será elaborado de con-formidade com a Portaria nº. 42 do Ministério do Orçamento e Gestão e de-mais portarias editadas pelo Governo Federal.

Art. 12 – As despesas com pessoal e encargos dos Poderes Executivo eLegislativo não poderão ter acréscimo real em relação aos créditos corres-pondentes, e os aumentos para o próximo exercício ficarão condicionados àexistência de recursos, mediante expressa autorização legislativa, observa-das as disposições emitidas no art.169 da Constituição Federal, no art. 38 doAto das Disposições Constitucionais Transitórias e conforme disposto no incisoIII, letras “a” e “b”, do art. 20, da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podendoexceder o limite de 54% (cinqüenta e quatro por cento) ao Executivo e 6%(seis por cento) ao Legislativo da Receita Corrente Líquida.

Art. 13 – Na elaboração da proposta orçamentária serão atendidos prefe-rencialmente projetos e atividades constantes dos Anexos STN, V e VI queintegram esta Lei, podendo na medida das necessidades, serem elencadosnovos programas, desde que financiados com recursos próprios ou de outrasesferas de governo.

Art. 14 – O município aplicará no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) dasreceitas resultantes de impostos na manutenção do ensino, nos termos doart. 212 da Constituição Federal e os limites estabelecidos pela E. C. nº. 29/2000, nas ações e serviços de saúde.

Art. 15 – A proposta orçamentária, que o Poder Executivo encaminhar aoPoder Legislativo até o dia 30 de setembro, compor-se-á de:

I – Mensagem;II – Projeto de Lei Orçamentária;III – Tabelas explicativas da receita e despesas dos três últimos exercíci-

os.Parágrafo Único – A Câmara não entrará em recesso enquanto não devol-

ver o Projeto de Lei para sanção do Executivo.Art. 16 – Integrarão a Lei Orçamentária Anual:I – Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções de go-

verno;II – Sumário geral da receita e despesa, por categorias econômicas;III – Sumário da receita por fontes e respectiva legislação;IV – Quadro das dotações por órgãos do governo e administração.

Art. 17 – O Poder Executivo enviará até 30 de setembro do ano corrente oProjeto de Lei Orçamentária à Câmara Municipal, que o apreciará até o finalda Sessão Legislativa, devolvendo-o a seguir para sanção.

Art. 18 – Os programas aprovados por esta Lei constarão obrigatoriamen-te no Plano Plurianual do município, para o período de 2014 a 2017 e altera-ções legais, podendo essas serem feitas durante o período de execução, in-clusive inclusão e exclusão de programas, mediante lei específica de iniciativado Poder Executivo.

Art. 19 – Esta Lei estabelece critérios para repasse financeiro a entidadesdo terceiro setor, conforme segue abaixo:

a) Certificação da entidade junto ao respectivo conselho municipal;b) O beneficiário deve aplicar, nas atividades-fim, ao menos 90% de sua

receita total, nas condições estabelecidas no plano de trabalho ou instrumen-to equivalente;

c) Manifestação prévia e expressa do setor técnico e da assessoria jurídi-ca do governo concedente;

d) Declaração de funcionamento regular, emitida por duas autoridades deoutro nível de governo;

e) Vedação para entidades cujos dirigentes sejam também agentes políti-cos do governo concedente.

Parágrafo Único – A concessão de auxílios e subvenções dependerá deautorização legislativa através de Lei específica.

Art. 20 – Caso o valor previsto nos ANEXOS STN, V e VI apresentar defa-sagem na ocasião da elaboração da proposta orçamentária, seus valores se-rão reajustados aos valores reais, compatibilizando a receita orçada com adespesa autorizada.

Art. 21 – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos apartir de 1º de janeiro de 2.016, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Igaratá, 08 de julho de 2015.ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrada nesta Secretária Supra

JUCIMARA RIBEIRO DE BRITOSecretária

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁ continuação pagina 22

Pe. CelsoLaurindo

SER MISSIONÁRIO, ENCONTRAR O PRÓXIMO

Certa vez, um amigo estava partilhando as viagens que fezdurante suas férias. Essa pessoa pôde viajar bastante e conhe-cer muitos lugares bonitos. Pelas fotos que tirou durante o pas-seio, ele narrou as experiências que fez ao estar em tantos luga-res incríveis, como vilarejos, hotéis, praias, mar... Outra vez,durante um encontro de família, um parente partilhou uma gran-

de e bela viagem realizada a outro país. Também por fotos, essa pessoamostrou tantos lugares famosos em que esteve, diversos momentos de lazerque aproveitou e tantas experiências privilegiadas.

Uma coisa que chama a atenção quando pessoas, como esse amigo eesse parente, narram e partilham as viagens que fizeram são as fotos delugares, sempre mais bonitos. Esses viajantes exibem fotos de pontos turísti-cos famosos. Em uma viagem turística, há sempre muitas fotos e muitos vídeosfeitos com as próprias câmeras, cartões postais e muitas lembrancinhas paradar de presente aos conhecidos. Essas pessoas partilham o fato de conhecercidades, construções, pontos turísticos, belezas naturais...

No entanto, algo a ser questionado é a experiência que um turista podeter com as pessoas que vivem em determinado lugar. Quando se faz umaviagem, busca-se conhecer os lugares ou as pessoas? Daí é possível fazeruma grande distinção entre o turista e o missionário. Um turista faz uma longaviagem para conhecer uma cidade, a história de um lugar, apreciar a cultura,o artesanato e a culinária de uma região. Já o missionário tem necessidade dealcançar um conhecimento mais profundo. Ele sai de sua casa e vai a outroslugares para encontrar as pessoas, para fazer uma experiência do Cristo nocontato com o próximo.

Essa é uma imensa diferença! Não se quer dizer que é errado ou ruimpassear, fazer turismo, conhecer lugares diferentes. O que se quer ressaltar éa diferença entre o turista e o missionário. Os dois saem de suas casas e secolocam em viagem. No entanto, eles têm objetivos muito diferentes um dooutro. O turista viaja para conhecer um novo lugar ou para descansar. Já omissionário se coloca em viagem para fazer, sobretudo, uma experiência deDeus.

Um missionário do Senhor, seja na própria terra ou em qualquer outrolugar, não se contenta em conhecer somente os prédios, os monumentos ouas belezas naturais. O missionário, porém, tem a necessidade de encontrarpessoas. Por meio da convivência fraterna em uma nova comunidade, pode-mos descobrir novas culturas e aprender sua maneira de viver. Uma pessoaque tem no coração a inquietação de levar a Boa-Nova somente realiza suamissão mediante uma profunda experiência de amor e de serviço ao próximo.

Essa experiência tão intensa de encontro com o outro produz frutos quevão muito além de fotografias e filmagens. São experiências intensas quemarcam fortemente o coração do missionário. Trata-se da experiência do en-contro com Cristo na pessoa do outro, da descoberta de uma nova culturapelo amor ao próximo. Esses frutos permanecem na memória e especialmen-te no coração.

Page 23: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 23JORNAL BOM DIA11 DE JULHO DE 2015

Santa IsabelPoliciais de Santa Isabel

(1º Pel do 31º BPM/M) pren-deram quatro criminosos quetorturaram uma família duran-te um assalto na zona rural domunicípio. O crime que cho-cou a cidade aconteceu no fi-nal da noite de sexta-feirapassada, dia 3.

Na ocasião, uma viatura daRonda Rural passava pela Es-trada George Barranjard, nobairro do Jaguari, quando osPMs realizaram a abordagemde um veículo, durante a açãoo celular da condutora tocou, ela aten-deu e era sua mãe pedindo socorropois bandidos haviam invadido a re-sidência, amarraram toda família, in-clusive um bebê estava na casa.

Os policiais imediatamente passa-ram a conversar com a vítima tentandoacalmá-la. Ela informou que os crimi-nosos tinham torturado a família comlanterna de choque, fizeram roletarussa com um revólver calibre 38 ejá haviam fugido com dinheiro e di-versos pertences no carro da família.

Os PMs disseram a mulher que seafastasse da estrada, preservando aintegridade da cidadã caso houvesseconfronto.

Logo fizeram um cerco, bloquean-

PM PRENDE BANDIDOSQUE TORTURARAM FAMÍLIA

do a estrada com a viatura e se abri-gando. Poucos minutos depois os cri-minosos tentaram passar pelo local,mas foram rapidamente abordadospelos policias.

O condutor do veículo ao sair docarro jogou o revólver e se rendeujuntamente com os outros três ocu-pantes, dois deles adolescentes.

Todos os pertences e dinheiro dafamília foram recuperados. Os meno-res de idade foram apreendidos e osoutros dois presos em flagrante.

O empresário que teve sua casainvadida pelos criminosos e foi tortu-rado junto com sua família reconhe-ceu um deles como sendo um ex-fun-cionário de sua empresa.

ArujáTrês homens

faziam arrastãoem coletivo quepassava pelaDutra. Um delesfoi preso e outrofugiu pulando ajanela

Por volta de22h30, três homensanunciaram um as-salto quando o ôni-bus que faz o trajetoArujá-Mirante passa-va pelo km 218 da Rodovia. Dois de-les estavam armados. Eles pegaramos celulares de seis passageiros. Asétima pessoa a ser abordada, que erao policial militar, sacou a arma e dis-parou. Um suspeito morreu, um foi de-tido e o outro fugiu pulando a janela.

O suspeito que morreu tinha 23anos e cumpria pena por roubo decarga e por roubar as pessoas queacabaram de sacar dinheiro no ban-co. Ele era foragido da Justiça e ha-via deixado a prisão no indulto do Diadas Mães. O detido de 18 anos nãotem passagem pela polícia.

Na mochila dos suspeitos, a polí-cia encontrou 16 celulares e váriostablets. O detido confessou ter assal-tado um grupo que estava em ponto

PM REAGE A ASSALTO E MATASUSPEITO DENTRO DE ÔNIBUS

de ônibus no Centro de Guarulhoshoras antes.

O motorista, o cobrador e os pas-sageiros não se feriram. Uma passa-geira chegou a relatar os momentosde pânico. “A gente ouviu o tiro e eufiquei com medo, porque a gente nãosabia que tinha um policial no ônibus.Então, eu pensei que eles tinham ati-rado porque alguém não queria daralguma coisa”, afirmou.

Após o tiro, um dos suspeitos man-dou o motorista parar o ônibus. “De-pois a gente só ouviu ele gritando,falando que ia matar todo mundo deo motorista não parasse para ele des-cer. Depois o policial gritou e pediupara todo mundo ficar no chão, parouo ônibus e chamou a viatura”, contou.

Page 24: ANO 8 - Seu portal de noticias em Santa Isabel e Região! · res de laranja, limão, tangeri-na, uva, ... vida tem várias facetas e al- ... nomia em recessão neste ano,

PÁGINA 24 JORNAL BOM DIA 11 DE JULHO 2015