andares múltiplos

2
PRANCHA RESUMO PROJETO - EDIFÍCIO DE ANDARES MÚLTIPLOS PUC MINAS - 02/2012 AUGUSTO CALDEIRA BRANT ORIENTADOR: ANTÔNIO CARLOS GRILLO O edifício se localiza na interseção entre a Avenida do Contorno e a Avenida Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte. O volume em forma de “L”, possibilitou que tornássemos mais dis- creta a volume da base e recuássemos a edificação no terreno, cri- ando um espaço público aberto em frente. Em função das condicionantes climáticas, optamos por envidraçar as fachadas Norte e Sul, e deixar opacas as laterais Leste e Oeste. Inclinamos a fachada Norte para que os pavimentos se desvias- sem levemente dos raios solares incidentes com sol à pino. Para complementar, a fachada Norte também recebeu brises em todos os pavimentos, criados pelo prolongamento de um metro das lajes a partir do vidro. Na fachada Sul, recuamos o vidro no nível do térreo, para criar uma marquise na entrada e um melhor tratamento da es- cala humana do edifício. Nos escritórios, a planta livre foi garantida pelo vão de quatorze metros vencido pela laje de concreto nervurado protendido. Além do espaço livre na planta, criamos um núcleo na lateral Leste, re- sponsável por abrigar os banheiros, uma pequena copa, os shafts (Ar Condicionado e Elétrica) e as circulações verticais. No escritório de nível mais baixo, uma área privativa externa foi posicionada sobre a base que abriga as as garagens. Nela, criamos jardineiras que captam a água e aumentam a taxa de permeabili- dade. Bancos foram inseridos ao redor delas, conferindo um espaço externo de convivência para os usuários desse pavimento. 01 PERSPECTIVA FRONTAL PERSPECTIVA NORDESTE PERSPECTIVA ENTRADA CROQUIS INICIAIS CROQUIS INICIAIS

Upload: augustobrant

Post on 20-Jul-2015

164 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Andares múltiplos

PRANCHA RESUMOPROJETO - EDIFÍCIO DE ANDARES MÚLTIPLOS

PUC MINAS - 02/2012

AUGUSTO CALDEIRA BRANTORIENTADOR: ANTÔNIO CARLOS GRILLO

O edifício se localiza na interseção entre a Avenida do Contorno e a Avenida Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte. O volume em forma de “L”, possibilitou que tornássemos mais dis-creta a volume da base e recuássemos a edificação no terreno, cri-ando um espaço público aberto em frente.

Em função das condicionantes climáticas, optamos por envidraçar as fachadas Norte e Sul, e deixar opacas as laterais Leste e Oeste. Inclinamos a fachada Norte para que os pavimentos se desvias-sem levemente dos raios solares incidentes com sol à pino. Para complementar, a fachada Norte também recebeu brises em todos os pavimentos, criados pelo prolongamento de um metro das lajes a partir do vidro. Na fachada Sul, recuamos o vidro no nível do térreo, para criar uma marquise na entrada e um melhor tratamento da es-cala humana do edifício.

Nos escritórios, a planta livre foi garantida pelo vão de quatorze metros vencido pela laje de concreto nervurado protendido. Além do espaço livre na planta, criamos um núcleo na lateral Leste, re-sponsável por abrigar os banheiros, uma pequena copa, os shafts (Ar Condicionado e Elétrica) e as circulações verticais.

No escritório de nível mais baixo, uma área privativa externa foi posicionada sobre a base que abriga as as garagens. Nela, criamos jardineiras que captam a água e aumentam a taxa de permeabili-dade. Bancos foram inseridos ao redor delas, conferindo um espaço externo de convivência para os usuários desse pavimento.

01

PERSPECTIVA FRONTAL

PERSPECTIVANORDESTE

PERSPECTIVAENTRADA

CROQUIS INICIAIS

CROQUIS INICIAIS

Page 2: Andares múltiplos

PRANCHA RESUMOPROJETO - EDIFÍCIO DE ANDARES MÚLTIPLOS

AUGUSTO CALDEIRA BRANTORIENTADOR: ANTÔNIO CARLOS GRILLO

PUC MINAS - 02/2012 02

PLANTA DE IMPLANTACÃO CORTE AA PLANTA - SUBSOLO PLANTA - TÉRREO

PLANTA - PRIMEIRO PAVIMENTO PLANTA - SEGUNDO PAVIMENTO PLANTA - DÉCIMO QUARTO PAVIMENTO PLANTA - DÉCIMO QUINTO PAVIMENTO

(M) 5 10

ESCALA

(M) 5 10

ESCALA

(M) 5 10

ESCALA

(M) 3

ESCALA

(M) 3 6

ESCALA

(M) 3 6

ESCALA