análise transacional

21
ANÁLISE TRANSACIONAL Prof. Ms. Valdec Romero Castelo Branco

Upload: professor-valdec

Post on 20-Jan-2017

147 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Análise transacional

ANÁLISE TRANSACIONALProf. Ms. Valdec Romero Castelo Branco

Page 2: Análise transacional

ANÁLISE TRANSACIONALAutor: Eric Berne - Desenvolveu a teoria no final da década de 50.“Todos nós nascemos príncipes eprincesas, mas às vezes nossa infância nostransforma em sapos”.Análise transacional é uma teoria dapersonalidade e uma psicoterapia sistemáticapara o crescimento e a mudança pessoal.

Page 3: Análise transacional

ANÁLISE TRANSACIONALAnálise transacional serve como modelo deestudos do interior das pessoas e modelo deaprendizagem em substituição do modelo da“enfermidade mental”, pois possui umavisão mais positiva do ser humano, queacredita que todos nós nascemos OK.

Page 4: Análise transacional

ANÁLISE TRANSACIONALESTADOS DE EGO

Conjunto de pensamentos,sentimentos e condutasregistrados ao longo daexperiência de vida dapessoa e que determinam seumodo de agir, pensar e sentiratualmente. V 14

Page 5: Análise transacional

OS ESTADOS DO EGO Os Estados do Ego são agrupados em trêscategorias: Pai, Adulto e Criança e cadaqual possuem suas subcategorias. Elespossuem relacionamento entre si, como porexemplo, quando as relíquias do Estado doEgo Criança permanecem no Adulto.

Page 6: Análise transacional

ANÁLISE ESTRUTURAL EXTEROPSIQUE - Estado de Ego PAI. NEOPSIQUE - Estado de Ego ADULTO. ARQUEOPSIQUE - Estado de Ego CRIANÇA.

Page 7: Análise transacional

ESTUTURA DA PERSONALIDADE• PAI – O QUE DEVO FAZER.• ADULTO – O QUE CONVÉM FAZER.• CRIANÇA – O QUE QUERO FAZER.

Page 8: Análise transacional

Estado de Ego PAIAssemelham-se à figura parental

PAI CRÍTICO: julgamentos, críticas, preconceitos,acusações, controles, ordens, imposições, censuras,exigências, limites e punições. PAI PROTETOR: manifestações de apoio, estímulo,proteção, orientação, ajuda, o dar segurança,permissão, conforto, a preocupação com o bem estardo outro. PAI PRECONCEITUOSO: é o dono da verdade, o sabetudo, não aceita divergência ou questionamento.Possui idéias preconcebidas e caráter inflexível.

V 15

Page 9: Análise transacional

Estado de Ego ADULTO

ORGANIZADO – ADAPTÁVEL – INTELIGENTE. PENSAMENTO LÓGICO E ANALÍTICO. FOCADO NO AQUI E AGORA.

CONJUNTO AUTÔNOMO DE SENTIMENTOS,ATITUDES E PADRÕES DE COMPORTAMENTOQUE SÃO ADEQUADOS À REALIDADE.

V 16

Page 10: Análise transacional

Estado de Ego CRIANÇA

CRIANÇA NATURAL: é livre, impulsiva, emoçõesautênticas da criatividade, da curiosidade,espontaneidade e autenticidade. CRIANÇA ADAPTADA:

SUBMISSA: obedecendo a regras.REBELDE: se opondo a regras ou procrastinando(adiar).

Mundo íntimo de sensações, experiênciase adaptações da infância.

V 17

Page 11: Análise transacional

TRANSAÇÕESOcorrem quando alguém se relaciona comuma outra pessoa. Cada Transação é formadade um estímulo e de uma resposta e asTransações podem proceder do Pai, Adultoou Criança de uma outra pessoa.Precisa ocorrer uma resposta ao estímulo,para existir uma Transação.

V 18

Page 12: Análise transacional

ESTRUTURA DO TEMPOSurge a necessidade deestruturação do nosso tempo, deprogramarmos o tempo disponível,necessidade essa em boa partevinculada com a fome de estímulosuma vez que a tendência serápreenchê-lo de maneira que nosforneça estímulos, físicos ehumanos.

V 19

Page 13: Análise transacional

CARÍCIASCarícia é o reconhecimento que umapessoa dá a outra. As Carícias sãoessenciais à vida de uma pessoa. Osadultos aprendem a trocar caríciasverbais: carícias positivas, comoelogios ou expressões de apreciaçãoou carícias negativas, comojulgamentos negativos oudepreciativos.

V 20

Page 14: Análise transacional

SÓ CARÍCIAS QUE LINDO! EI VOCÊ NÃO QUER PARTICIPAR?

Page 15: Análise transacional

EMOÇÕESEmoções Autênticas X Falsas Emoções

As Falsas Emoções são os sentimentos favoritosaprendidos na infância, segundo Eric Berne. Essessentimentos são aprendidos através dos pais e setransforma num reflexo condicionado que poderápersistir na vida.Na infância ao mostrar as Emoções Autênticas,estas são às vezes desqualificadas ou censuradasassim as crianças aprendem a mascará-las. Acriança então passa a utilizar esses sentimentos namaioria das situações, seja apropriado ou não. V 21

Page 16: Análise transacional

POSIÇÃO EXISTENCIALNo processo de desenvolver uma identidade,as pessoas definem para si mesmas, cedo navida, qual o significado de sua existência.Algumas pessoas decidem que são OK e queterão uma boa vida, mas muitas pessoasdecidem que não são OK e que fracassarãode alguma forma.

Page 17: Análise transacional

São quatro Posições Existenciais oumodos de ver o mundo:

1) Eu estou OK, você está OK;

2) Eu estou OK, mas você não está OK;

3) Eu não estou OK, você está OK;

4) Eu não estou OK, você não está OK.

Page 18: Análise transacional

A primeira posição é a única saudável: o indivíduo tem atitudespositivas em relação a si mesmo e também aos outros. Logo,tende a ter relacionamentos e comunicações maduras,assertivas e espontâneas. Quando ele se desqualifica, passa agostar de levar pancada - ou pelo menos passa a aceitar issocomo se fosse natural, quer menos para si, obtém menos. Sedesqualifica os outros, adota posturas arrogantes, agressivas,céticas, o que leva a afastamento e relações improdutivas. Seacha que ele próprio não tem valor, nem outros, adota ocinismo e a descrença como regras orientadoras e não produznada que preste.

Page 19: Análise transacional

JOGOS PSICOLÓGICOSSão séries de transações ulteriores,aparentemente racionais, que progridem emdireção a um resultado previsível e bemdefinido. Neles os envolvidos inter-atuam emdois níveis:Social (consciente, moralmente aceitável).Psicológico (inconsciente, passível dedesaprovação).

Page 20: Análise transacional

SCRIPT DE VIDAPode também ser chamado de Argumento deVida. Script é um plano inconsciente de vidaou ainda um programa em marcha, que oindivíduo desenvolve na primeira infância sobinfluência parental e que irá dirigir a suaconduta nos aspectos mais importantes desua vida.

Page 21: Análise transacional

DINÂMICA DE GRUPOÉ qualquer agregação social com um limiteexterno e pelo menos um limite interno. ImagoGrupal é a captação do grupo segundo cadaindivíduo. É baseado no princípio dadiferenciação com o objetivo de classificar asrelações mais importantes que se ocultam portrás das relações formais do grupo.

V 22