analise - aula 1

26
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Analise Estruturada de Sistemas 1º Módulo

Upload: kelvin-wesley

Post on 26-May-2015

286 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Analise - Aula 1

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Analise Estruturada de Sistemas1º Módulo

Page 2: Analise - Aula 1

É o estudo de um problema, que antecede à tomada de uma ação.No mundo dos sistemas computacionais, análise refere-se ao estudo de alguma área de trabalho ou de uma aplicação, gerando, quase sempre, a especificação de um novo sistema.

O QUE É ANÁLISE

Page 3: Analise - Aula 1

Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos relacionados que interagem no desempenho de uma função.Existem muitos tipos de sistemas.Quase tudo aquilo que temos contato em nossa vida é um sistema, ou um componente de um sistema, ou ambas as coisas.É conveniente que dividamos os sistemas em categorias para facilitar o estudo. Assim podemos proceder a seguinte divisão

SISTEMAS

Page 4: Analise - Aula 1

SISTEMAS

Page 5: Analise - Aula 1

A maioria dos sistemas são encontrados na natureza, e de um modo geral, servem aos seus propósitos. Podemos dividi-los em dois subsistemas: sistemas físicos e sistemas vivos.

SISTEMAS NATURAIS

Page 6: Analise - Aula 1

Existem muitos exemplos de sistemas físicos, tais como: Sistemas estrelares: galáxias, sistemas solares, etc. Sistemas geológicos: rios, cadeias de montanhas, etc.

SISTEMAS FÍSICOS

Page 7: Analise - Aula 1

Os sistemas vivos abrangem as múltiplas espécies de animais e plantas a nossa volta e nós, a espécie humana. Essa categoria também inclui hierarquias de organismos vivos individuais, como ervas, tribos, grupos sociais, empresas e nações.

SISTEMAS VIVOS

Page 8: Analise - Aula 1

•Sistemas sociais: organizações de leis, doutrinas, costumes, etc.

SISTEMAS FEITOS PELO HOMEM

Page 9: Analise - Aula 1

•Os sistemas de transporte: redes rodoviárias, canais, linhas aéreas e semelhantes.

SISTEMAS FEITOS PELO HOMEM

Page 10: Analise - Aula 1

•Sistemas de comunicações: telefones, sedex, etc.

SISTEMAS FEITOS PELO HOMEM

Page 11: Analise - Aula 1

•Sistemas de manufatura: fábricas, linhas de montagem, etc.

SISTEMAS FEITOS PELO HOMEM

Page 12: Analise - Aula 1

•Sistemas financeiros: contabilidade, controle de estoque, entre outros.

SISTEMAS FEITOS PELO HOMEM

Page 13: Analise - Aula 1

Hoje, a maioria desses sistemas usa computadores; na verdade, muitos deles não poderiam sobreviver sem os computadores. Contudo, também é importante ressaltar que esses sistemas já existiam antes que surgissem os computadores; alguns deles na realidade não estão ainda totalmente computadorizados esses não conseguirão permanecer assim por muito tempo. Outros são apenas parcialmente computadorizados possuindo componentes manuais.

SISTEMA X COMPUTADOR

Page 14: Analise - Aula 1

SISTEMA DE INFORMAÇÃOConjunto de funções de uma organização destinado a coletar, armazenar, transformar dados e distribuir informações.

Page 15: Analise - Aula 1

Podemos dizer que o sistema de informação tem um caráter mais abrangente em relação ao sistema computadorizado e ao próprio software, já que nem todo sistema de informação é totalmente computadorizado. Da mesma forma podemos analisar o software como sendo um sub-sistema do sistema computadorizado, ou seja um de seus elementos que possui atribuições específicas.

SISTEMA DA INFORMAÇÃO , COMPUTADORIZADO E

SOFTWARE

Page 16: Analise - Aula 1

Parte automatizada do sistema de informação composto dos seguintes elementos:• Hardware• Software (de aplicação e de suporte)• Peopleware• Usuários• Procedimentos/documentação• Base de dados

Software: conjunto de instruções executáveis em um hardware específico, organizados segundo um algorítmo que manipula determinada estrutura de dados, a fim de atender uma função pré-estabelecida.

SISTEMA COMPUTADORIZADO

Page 17: Analise - Aula 1

Software de Sistema Software de Aplicativo Software de Programação Software de Jogos Softwares Abertos

TIPOS DE SOFTWARES

Page 18: Analise - Aula 1

O Software de sistema é constituído pelos sistemas operacionais (S.O). Estes S.O que auxiliam o usuário, para passar os comandos para o computador. Ele interpreta nossas ações e transforma os dados em códigos binários, que podem ser processados

SOFTWARES DE SISTEMA

Page 19: Analise - Aula 1

Este tipo de software é, basicamente, os programas utilizados para aplicações dentro do S.O, que não estejam ligados com o funcionamento do mesmo. Exemplos: Word, Exel, Paint, Bloco de notas, calculadora, navegadores de internet(Browser),aplicativos de celular.

SOFTWARES DE APLICATIVO

Page 20: Analise - Aula 1

São softwares usados para criar outros programas, a parir de uma linguagem de programação, como Java, PHP, Visual Basic,  C#, C++, entre outras.

SOFTWARES DE PROGAMAÇÃO

Page 21: Analise - Aula 1

Geralmente são softwares relacionados a entretenimento para proporcionar lazer e diversão. Dispõem de muitos recursos interativos e existem de todos os tipos, desde estratégias até simulações reais .

SOFTWARES DE JOGOS

Page 22: Analise - Aula 1

É qualquer dos softwares, que tenha o código fonte disponível para qualquer pessoa.

SOFTWARES DE ABERTOS

Page 23: Analise - Aula 1

Até o início da década dos 60, o desenvolvimento de software exigia, dos profissionais da área, a capacidade de produzir bons programas, explorando os restritos recursos de armazenamento e de processamento dos computadores da época. Com o aparecimento de máquinas com maiores recursos, surgiu a necessidade de se elaborar bons sistemas de software, o que implicou no estabelecimento da área de engenharia de software.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Page 24: Analise - Aula 1

A engenharia de software é um conjunto de técnicas estabelecidas a fim de se obter software confiável e eficaz.O software sendo tratado como um produto

de engenharia (industrializado), ou seja, a visão de que um projeto requer: planejamento; análise; design; teste; implementação e manutenção.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Page 25: Analise - Aula 1

Ela abrange um conjunto de três elementos: métodos, ferramentas e procedimentos que possibilita ao profissional o controle do processo de desenvolvimento do software de alta qualidade.Métodos -> Como fazer;Ferramentas -> Apoio automatizado aos métodos;Procedimentos -> Elo entre MÉTODOS E FERRAMENTAS = definem a seqüência em que os métodos serão aplicados.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Page 26: Analise - Aula 1

As atividades de desenvolvimento de software passaram por uma transformação profunda: no início da década dos 60, o objetivo fundamental era a programação, sem considerar os aspectos de análise, projeto e testes. Por outro lado, a engenharia de software de hoje focaliza não um programador, mas uma equipe de profissionais, com papéis bem definidos, almejando a obtenção de um sistema integrado de software.

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM

SOFTWARE