polo de poÇos de caldas - cead - ufopsexta-feira sugestoes de... · encontro dos(as)...

Post on 05-Jun-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

POLO DE POPOLO DE POÇÇOS DE CALDASOS DE CALDASEquipe do PNAICEquipe do PNAIC --CEADCEAD--UFOPUFOPCoordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia JorgeCoordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa

Supervisão de avaliaSupervisão de avalia ççãoão::Profa. Dra. Carla Jatobá e Prof. Ms. Fernando Ramos

Professores Formadores:Professores Formadores:Edemar Amaral Cavalcante, Jesiel Soares Silva,Luana de Araújo Carvalho, Maria Aparecida Silva Fur tado, Maria Célia Elias Mattos, Silvane Aparecida Gomes, Viviane de Cássia Maia Trindade, Wellington Pedro d a Silva

DEZEMBRO DE 2012

PNAICPNAICPNAICPNAIC

PNAICPNAICPNAICPNAIC

Sugestões de atividades para o PRIMEIRO ENCONTRO dos(as) orientadores(as) de estudos com

professores(as) cursistas

Data: dia 23 de fevereiro de 2013 – sábado

Carga horária: 8 horas (8 às 12 e 13 às 17 horas)

Orientações do MEC/PNAIC

Observações importantes:

- A proposta do PNAIC é, mais do que um programa de formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as), um conjunto de ações do MEC para se conhecer/ trabalhar com o material distribuído por meio de políticas públicas tais como o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático; livros complementares do PNLD (paradidáticos); o PNBE – Programa Nacional Biblioteca da Escola (livros de literatura); o PNBE do Professor (livros para formação continuada dos professores); o PNBE Especial (livros para pessoas com necessidades especiais). Além desse material, também é intenção do MEC promover o trabalho com outros materiais distribuídos às escolas (como jogos de alfabetização, livros sobre Ensino Fundamental de 9 anos; livros da coleção Explorando o Ensino – todos distribuídos às escolas públicas brasileiras nas duas últimas décadas e, mais especificamente, nos últimos anos, e também acessíveis pelo Portal do MEC.

- Recomenda-se a adoção de estratégias diferenciadas para a

abordagem dos textos teóricos, tais como a leitura

inspecional (observação das saliências textuais, antes da

leitura; levantamento de hipóteses de leitura); a leitura

colaborativa ou comentada (leitura intercalada com

explicações, discussões, comparações); a divisão do texto em

partes para discussões em grupos, com relatos e sínteses,

além de outras estratégicas e dinâmicas que o grupo

identificar como produtivas e apropriadas aos textos e suas

especificidades.

- Este material constitui uma sugestão, que pode ser

adaptada às expectativas, necessidades e demandas do grupo

e do momento de sua realização.

UNIDADE 1, ANO 1 Sugestões de atividades para os en contros dos orientadores com professores cursistas

1º momento (4 horas) 1 – Fazer dinâmica de apresentação do grupo; discutir sobre as

expectativas e os conhecimentos e opiniões acerca do Pacto para Alfabetização.

2 – Discutir as informações gerais do Programa e explorar o material impresso.

3 – Fazer contrato didático entre orientadores de estudos e professores cursistas.

4 – Ler texto para deleite: João das letras, de Regina Rennó. (Projeto gráfico - acervo do PNLD Obras 2010)

5 – Ler a seção “Iniciando a conversa”, para observar os objetivos. 6 – Ler o texto 1 (Currículo no ciclo de alfabetização: princípios gerais);

discutir quais são as implicações da adoção de um currículo inclusivo.

7 - Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, identificando se foram vivenciadas experiências na perspectiva do currículo inclusivo.

2º momento (4 horas) 1 – Ler texto para deleite: Abracadabra, de Simone Goh. (Projeto gráfico - acervo do PNLD Obras 2013) 2 – Ler o texto 2 (Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização?); resgatar as experiências vivenciadas como estudantes e professores, identificando as concepções de ensino subjacentes às vivências. 3 – Ler em grupo os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa; analisar o instrumento de avaliação, para identificar quais direitos de aprendizagem estão contemplados.4 – Discutir o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma 5 - Assistir ao Programa "Leitura e produção de textos na alfabetização (disponível em www.ufpe.br/ceel); discutir sobre a concepção de alfabetização subjacente ao Programa.

Tarefas (para casa/escola):

- Comparar os quadros de direitos de aprendizagem -Língua Portuguesa e o documento curricular do município . - Aplicar o instrumento de avaliação sugerido; preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma. - Analisar o livro didático utilizado; selecionar algumas atividades e relacionar aos quadros de direitos de aprendizagem. -Ler um dos textos sugeridos na seção “Sugestões de leitura” e elaborar uma questão a ser discutida com o grupo (discutir coletivamente qual texto será discut ido).Observação: muitos desses textos também estão disponíveis no Portal do MEC.

(ESTE TERCEIRO MOMENTO JÁ É PARA O SEGUNDO ENCONTRO – 23 DE MARÇO DE 2013)

3º Momento (4 horas) 1 – Ler texto para deleite: Pato! Coelho!, de Amy Krouse Rosenthal. (Projeto gráfico - acervo do PNBE 2013) 2 – Discutir sobre as semelhanças e diferenças entre o documento curricular da Secretaria de Educação e a proposta de direitos de aprendizagem inserida na seção Compartilhando. 3 – Socializar a análise do livro didático realizada pelos professores. (Projeto gráfico - Livro didático) 4 – Ler o texto 3 (Avaliação no ciclo de alfabetização); fazer coletivamente uma síntese do texto com base nas seguintes questões: O que avaliar? Como avaliar? Para que avaliar? 5 – Socializar os resultados obtidos no instrumento de avaliação em pequenos grupos; planejar uma aula que contemple a principal dificuldade identificada na avaliação; usar um livro do PNLD - Obras Complementares. (Projeto gráfico - Obras)

UNIDADE 1, ANO 2 Sugestões de atividades para os en contros em grupo

1º momento (4 horas) 1 – Fazer dinâmica de apresentação do grupo; discutir sobre as expectativas e os conhecimentos e opiniões sobre o Pacto para Alfabetização. 2 – Discutir sobre as informações gerais do Programa / explorar o material. 3 – Fazer contrato didático. 4 – Ler texto para deleite: Clact... clact... clact... de Liliana & Michele Lacocca. (acervo PNLD Obras Complementares 2010) 5 – Ler a seção “Iniciando a conversa”. 6 – Ler o texto 1 (Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças); discutir com base na seguinte questão: que ações/atitudes são necessárias para que o ciclo de alfabetização se organize pautado pelos princípios da inclusão, continuidade e progressão? Tais ações/atitudes foram comuns nas experiências vivenciadas pelo grupo em seus tempos de estudante? Têm sido comuns em suas experiências como professoras? 7 – Analisar atividades do livro didático de alfabetização relacionando-as aos quadros de direitos de aprendizagem da seção Compartilhando. Projeto gráfico - Livro didático

2º momento (4 horas) 1 – Ler texto para deleite: Você sabia? de Zuleika Murrie. (acervo PNLD Obras Complementares 2010) 2 – Ler o texto 2 (A complexidade da aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética: ampliação do tempo para a consolidação da leitura e da escrita pela criança); discutir com base nas seguintes questões: O estabelecimento do ciclo de alfabetização em três anos é uma boa decisão curricular? 3 – Analisar as questões do caderno da Provinha Brasil e identificar quais direitos de aprendizagem são contemplados em cada uma delas. 4 – Analisar o instrumento de avaliação disponível no Portal e identificar quais direitos de aprendizagem listados nos quadros estão contemplados. 5 - Assistir ao Programa "Leitura e produção de textos na alfabetização (disponível em www.ufpe.br/ceel); discutir sobre a concepção de alfabetização subjacente ao Programa.

Tarefa (para casa e escola): - Comparar os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa e o documento curricular da Rede de Ensino - Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal, preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil daturma. - Ler um dos textos sugeridos na seção Sugestões de leitura; elaborar uma questão a ser discutida pelo grupo (escolher coletivamente o texto que será discutido).

(ESTE TERCEIRO MOMENTO JÁ É PARA O SEGUNDO ENCONTRO – 23 DE MARÇO DE 2013)

3º Momento (4 horas) 1 – Ler texto para deleite: Adedonha, o jogo das palavras, de Arlene Holanda. (acervo PNLD Obras Complementares 2010) 2 – Discutir sobre as conclusões acerca das relações entre os quadros de direitos de aprendizagem e o documento curricular da Rede de Ensino. 3 – Ler o texto “Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças” para responder às seguintes questões: Quais são as dificuldades para articular a avaliação ao planejamento do ensino?; Que outras atividades poderiam ser desenvolvidas tendo por base o quadro de direitos de aprendizagem na seção Compartilhando. 4 – Discutir sobre os resultados de aprendizagem das crianças registrados no quadro de acompanhamento; planejar uma atividade, com base nas principais dificuldades identificadas na avaliação, usando um livro do acervo PNLD Obras Complementares. (Projeto gráfico - Obras) 5 - Discutir as questões elaboradas com base na leitura do texto sugerido na seção Sugestões de leitura.

Sugestões de atividades para os encontros em grupo

1º momento (4 horas) 1 – Fazer dinâmica de apresentação do grupo; discutir sobre as expectativas e os conhecimentos e opiniões sobre o Pacto para Alfabetização na Idade Certa. 2 – Discutir sobre as informações gerais do Programa / explorar o material. 3 – Fazer contrato didático. 4 – Ler texto para deleite: Abrindo caminho, de Ana Maria Machado. São Paulo: Ática, 2006. 5 – Ler a seção “Iniciando a conversa”. 6 – Ler o texto 1 (Ponto de partida: currículo no ciclo de alfabetização); discutir sobre a questão: que ações/atitudes são necessárias para que o ciclo de alfabetização se organize pautado pelos princípios da inclusão? Tais ações/atitudes foram comuns nas experiências vivenciadas pelo grupo em seus tempos de estudante? Têm sido comuns em suas experiências como professoras? 7 - Analisar livros didáticos; selecionar algumas atividades e relacionar aos direitos de aprendizagem descritos nos quadros da seção Compartilhando. (Projeto gráfico - Livro didático)

2º momento (4 horas) 1 – Ler texto para deleite: Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. (acervo do PNBE 2010) 2 – Ler o texto 2 (Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental); fazer um esquema com as ideias principais. 3 – Ler em grupo os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa; analisar o instrumento de avaliação disponível no Portal, para identificar quais direitos de aprendizagem estão contemplados no instrumento. 4 – Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma. 5 - Assistir ao Programa "Leitura e produção de textos na alfabetização (disponível em www.ufpe.br/ceel); discutir sobre a concepção de alfabetização subjacente ao Programa.

Tarefas (para casa e escola):

- Comparar os quadros de direitos de aprendizagem - Língua Portuguesa e o documento curricular da sua Rede de Ensino - Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal, preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil daturma. - Escolher um dos textos sugeridos na seção “Sugestões de leitura” e elaborar uma questão a ser discutida pelo grupo (escolher coletivamente o texto a ser discutido).

(ESTE TERCEIRO MOMENTO JÁ É PARA O SEGUNDO ENCONTRO – 23 DE MARÇO DE 2013)

3º Momento (4 horas)

1 – Ler texto para deleite: Rápido como gafanhoto, de Audrey Wood. São Paulo: Brinque-Book, 1999. (Projeto gráfico - Obras Complementares 2010) 2 – Discutir sobre as semelhanças e diferenças entre o documento curricular da secretaria e a proposta de direitos de aprendizagem inserida na seção Compartilhando. 3 – Ler o texto 3 (Avaliação para inclusão: alfabetização para todos), elaborar uma questão sobre o texto para debater com a turma. 4 – Socializar os resultados obtidos no instrumento de avaliação em pequenos grupos; planejar uma aula que contemple a principal dificuldade identificada na avaliação; usar um livro do PNLD - Obras Complementares. (Obras complementares) 5 - Discutir sobre as questões elaboradas com base nas sugestões de leitura.

Caro(a)orientador(a) de estudos:

O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é uma

ação conjunta e colaborativa entre diferentes

agentes.

Sempre que tiver dúvida ou quiser compartilhar algo,

comunique-se com seu(sua) formador(a) por e-mail.

Juntos, vamos fazer um Brasil alfabetizado para

todas as crianças até os 8 anos de idade.

A coordenação do PNAIC-CEAD-UFOP

top related