assemblÊageral. - images.library.yale.eduimages.library.yale.edu/divinitycontent/dayrep/egreja...

Post on 29-Jun-2018

220 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ASSEMBLÊAGERAL. =,DA-

EGREJA PRESBYTERIANA NO BRASIL

. SESl3ÜES l<~FFEOTUADAS NO TEMPLO DA EGREJA PRESBYTE-

RIANA DO RIO DE JANEIRO, Á. RUA JARDIM

DE -tO A 18 DE JANEIRO DE

1912

C1\HYIHllS Typ. LIVRO AZUL

1914

ASSEMBLÉA GERAL - DA-

EGREJA PRESBYTERIANA NO BRASil .~ ,

DAS

SESSÕES EFFECTUADAS NO TEMPLO DA EGREJA PRESBYTE­

RIANA DO RIO DE JANEIRO, Á RUA SILVA JARDIM

23, DE 10 A 18 DE JANEIRO DE

1912

1914-Typ. LIVRO AZUL

CAltIPIIAB

ASSEMBLÉA GERAL

=DA=

Egreja Presbyteriana no Brasil Aetas das sessões

ttealisadas nos dias 10 a 18 de Janeitto de 1912 no templo da Egtteja Pttesbytettiana do aio de Janeitto

ACTA I

Aos 10 dias do mez de Janeiro do anno de mil novecentos e doze, às sete e Ineia horas da noite, no Templo da Egreja Presbyteriana da Cidade do Rio de Janeiro, á rua Silva Jardim, n. 25, presentes os deputados eleitos pelos Presbyterios, o sr. Mode­rador, rev. Alvaro Reis, chamou á ordem a Assem­bléa e, estando ausente o secretario permanente, foi convidado o rev. Alva Hardie para servir de secre­tario ad-hoc, o qual fez a chamada, achando-se pre­sentes os seguintes deputados, cujas credenciaes foram verificadas: Do Presbyterio do Rio: os revs. A. Reis, C. H. Omegna e Thomas Porter e os presbyteros regentes Theodoro Volln1er, João Bernardino Manhães e Luiz Augusto Eugenio Stutz;

Do Presbyterio de S. Paulo: os re VS. Modesto P. B. de Carvalhos a e Gaston Boyle e os presbyteros João A. de Moura e Alfredo Gabriel de Freitas;

Do P.resbyterio do Sul: o rev. Roberto F. Le­nington e o sr. José Francisco de Carvalho, presbytero;

Do Presbyterio Oeste de S. Paulo.. os revs. Octavio Jensen e Coriolano da A~sumpção e o pres­bytero Francisco Uamargo;

-4-

Do Presbyterio de Minas.' os revs. Alva Bardie e Basilio Braga e o presbytero Lourenço !VIoreira de Almeida;

. Do Presbyterio Bahia e Sergipe: os revs. Salo­mão Ferraz e Mattathias Gomes dos Santos e o presbyt.ero José :Martinho Alves;

Do Presbyterio Sul de Minas.' o rev. dr. B. S. Al1yn e o presbytero Oswaldo Sickert;

Do Presbyterio de Pernambuco: os revs. J ero­nymo Gueiros, dr. G. E. Benderlite e A. Almeida.

Em seguida o sr. Moderador, ladeado pelos revs. G. E. Henderlite, J. B. Howell e :M. P. B. de Car­valhosa, procedeu ao culto divino, prégando signifi­cativo sermão sobre I Reis, cap. 7 verso 12: "Até aqui nos soccorreu o Senhor"

Terminado o culto, e cinco minutos depois da bençam apostolica, o sr. Moderador declarou que ia se proceder á eleição da mesa e, feita esta por escru­tinio secreto, deu os seguintes resultados: Modera­dor - o rev. R. F Lenington, Vice-moderador - o rev. Mattathias G. dos Santos, 1.° secretario - o rev. A. Almeida, 2. o secretario - o presbytero Alfredo Gabriel de Freitas.

Devidamente empossada a mesa eleita, levan­tou-se a sessão ás -:1 O horas da noite, até ao dia seguinte ás 7 i/2 da manhã, fazendo oração o sr. Mo­derador.

E para constar, eu, 1.0 secretario lavrei a pre­sente acta e assigno. - Rio de Janeiro: 10 de Janeiro de 19 i '1. - A. Almeida.

ACTA II

Aos onze dias de Janeiro, ás 8 horas da rIJa· nhã, no templo da Egreja Presbyteriana do Rio de Janeiro, depois do culto divino dirigido pelú sr. Moderador, abriu-se a sessão para continuação dos trabalhos.

-5-

Responderam á chamada os revs. A .. Reis, 'Dho:­mas Porter, Modesto Carvalhosa, Gaston' Boyle, Ro­berto F. Lenington. Octavio Jensen, Coriolanode Assumpção, Alva Hardie, Basilio Braga, Mattathias G. dos Santos, Salomão Ferraz, H. S. Allyn, J erony­mo Gueiros, G. E. Henderlite e A. Almeida e os presbyteros João B. Manhães, João A. de Moura, Al­fredo G. de Freitas, José F .. de Carvalho, Francisco Camargo, Lourenço de Almeida e José Martinho Alves.

Foi lida, emendada e approvada a acta da sessão anterior.

Foi lido o relatorio da conlmissão redactora do Regimento Interno, sendo adoptado o regimento provisoriamente e approyado o relatorio da commis­são, nOS seguintes termos:

«A commissão nomeada eIn 1910 para redigir o Regimento Interno desse veneravel concilio, deu cuniprimento á honrosa incumbencia, e encaminhou á Commissão de Publicações os originaes, afim de que pudessem ser distribuidos em ~rovas os primeiros exemplares á Assembléa de 19 f 2.

Deixou, porem, de promover a publicação de­finitiva do Regimento, em virtude de ter verificado que deliberações adoptadas em 1910, ulteriormente á approvação da intregra do Regimento, tornavam desejaveis nova redacção e outra ordem enl muitos artigos do referido documento. E assim, preferiu a com missão submetter seu trabalho á apreciação da Assembléa, por ter ultrapassado, por forçá das cir­cumstancias já expostas, os limites da disposição que lhe entregou os originaes do Regimento.

Que Deus ilIumine e abençoe o Concilio Supre­lUO da Egreja Presbyteriana no Brasil. - Ao sr. Mo­derador .da Segunda Assembléa Geral da Egreja Presbyteriana no Brasil. - Oampinas, 8 de Janeiro de 1912. - Pela Commissão: Erasmo Braga, presidente.

Foram nomeadas as seguintes commissões de expediente:

-6-

Exercicios devocionaes - A. Reis, C. H. Ome­gna, Vollmer;

Papeis e Oonsultas - Anyn, Salomão Ferraz, J. A. Moura;

Judiciaria - CarvaIhosa, Henderlite, Moura; Exame das actas dos Synodo8: a) do l-lorte - CorioIano, Basilio, Stutz; b) do S-ul- Salomão Ferraz, Gueiros, José

Martinho; Missões Nacionaes-Mattathias, Hardie, Manhães;. Educação Religiosa - Renderlite, Alvaro, Car­

valho; Publicações - J. Gueiros, H. S. AlIyn, Lourenço

de Almeida; Seminario - Omegna, Boyle, Alfredo Freitas; Verificação de Poderes - Rardie, S. Ferraz, F.

Camargo; Estado Religioso - Gueiros, CorioIano, Stutz; Relatorios Financeiros - Alvaro, Rardie, Sickert; Estatistica - O. Jensen, Boyle, Carvalho; Missões no Estrangeiro - Carvalhosa, Gueiros,

Carvalho; Verificadas as credenciaes do rev. John Beatty

Rowell, delegado da Assembléa Geral da E-. Pres­byteriana dos E. U. da America, tomou eUe assento como membro correspondente.

Passa-se á leitura do expediente. Foi lida uma carta de saudação do dr. George

Alexander, presidente do "Board of Foreign Missions de Nova York"

Leu-se um telegramma do rev. bispo Kinsol­ning, nos seguintes termos: "Sinto immensamente impossibilidade assistir jubileu. Hebreus treze vinte vinte um. Kinsolving".

Leu-se ainda uma carta do dr. Robert Speer, saudando a Assembléa.

-7-

Foralll entregues esses documentos á commis­são de Papeis e Consultas.

Foi apresentado uni discurso do dr. Speer sobre a influencia do presbyterianismona America e no mundo, o qual foi entregue á cómmissão de pro­gramma afim de o traduzir e puplicar com outros discursos, depois de lido opportunaJúente nesta As.­sembléa pelo sr. Moderador.

Foram lidtls ainda e entregues á commissão de papeis e consultas os seguintes documentos : Uma carta da Conferencia Districtal da Egreja Methodista lndeperldente de Itaocara, saudando a Assembléa ~ uma representação e consulta do Synodo do Sul (Appendice n. 1); uma representação e consulta do Presbyterio de S. Paulo (Appendice n. 2).

A'S 9 1/2 hora~ suspendeu-se a sessão até ás 11 horas. "

A's 11 horas reabriu-se a sessão. A Commis~ão respectiva apresentou o program­

ma para o jubileu presbyteriano em folheto nitida­mente impresso, o qual foi approvado, ficando a n1esma com missão autorizada a fazer as modificações que julgar necessarias.

Tendo sido convidados a tomar assento como membros correspondentes os revs. Annioal Nora, James Smith e,Manoel Alves de Brito e tendo os revs. Th. Portel' e Allyn pedido ao sr. ~foderador apontar a lei ou a praxe presbyteriana que justifique receberen1-se como n1embros correspondentes da As­sembléa os ministros que por ventura estejan1 pre­sentes 'ás reuniões quando estes não são membros ou delegados de qualquer concilio presbyteriano da mesn1a categoria desta Assembléa,- o sr. Moderado.r appresentou a seguinte resposta, que foi adoptada como deliberação da Assembléa: "Em resposta a esta pergunta, o lvloderador declara que, base"ando-se no Presbyterian Digest(ed. de 1886 pago 212, § 4), julga que os ministros da Egreja Presbyteriana e de ·o~­tros egrejas evangelicas, só poderão ser convidados a

-8-

tomar assento como membros visitantes, isto é, sem o direito de discutir na Assem bléa, e que esta deverá ser a opinião da AssembJéa para praxe futura. O J*lragrapho cidado resa assim: 1.. Nenhum corpo constituído por deputados tem o direito de transferir seus poderes ou qualquer parte delles, salvo si seme­lhante direito é especificado DOS seus estatutos. '2. Esta Assembléa é unI corpo de deputado e não ha semelhante especificação DOS seus estatutos. 3. Ainda que até aqui não tenha havido resultado prejudicial de receber taes ministros como membros correspon­dentes, é certo que no futuro poderia tal recepção ser usada para fíns partidarios e causar embaraço e demora"

Foi apresentado e entregue á commissão de pro­gramma um discurso enviado pelo rev. W M. Thonl­pOD, que não poude comparecer.

Foi lida e entregue á commissão de papeis e consultas uma proposta do Presbyterio de Minas (Appendice n.O 3).

Tambem foi á Commissão do Seminario uma proposta do Engenheiro Civil dr. Claudio da Silva para a venda do edifício á rua Maranhão D. o 19, S. Paulo, ou parte do terreno.

Foi lida uma carta de Miss Helen Simonton, saudando a Assembléa e enviando juntamente traços biographicos de seu fallecido pae rev. Simonton, fun­da.dor do presbyterianismo brasileiro. - A' commis­são de programma.

Foram lidos ainda: um convite do Esforço Christão da Egreja do Rio para o lançamento da pedra fundamental do templo presbyteriano do Rio das Pedras, no dia 20. - A' com missão de programma.

O relatorio da Commissão de Educação Reli­giosa. - A' commissão de expediente respectiva.

Uma carta da Sociedade de tratados de Lisboa referente a remodelação do Hymnario. - A' Commis­são do Hymnario.

-9-

A's 11. horas e 50 minutos o sr. Moderador con­vida o sr. Vice~:Moderador a occupar a cadeira e faz a seguinte declaração: "A Alliança Pan-Presbyte­riana nomeou. como seu delegado a esta Assembléa Geral o rev. J. B. Kolb, pedindo-lhe que transmit­tisse a esta Assenlbléa as suas saudações sinceras e os seus votos fervorosos pela prosperidade do seu trabalho. Não podendo o rev. Kolb assistir á reunião, pediu-me que fosse seu representante e fizesse che­gar á Assembléa esta saudação da Alliança"

Sobre o assumpto foi feita e approvada a se-.guinte proposta: "Proponho que seja nomeada uma commissão composta do sr. Moderador e outro mem­bro da Assembléa para eatudar as bases e os meios de entrar a Assembléa em relações officiaes com a Alliança Pan-Presbyteriana" Foram nomeados o sr. Moderador e o rev. dr. AUyn.

Foi apresentado e approvado o seguinte relato­rio: "A commissão nomeada para representar esta. Assembléa na Alliança Evangelica Internacional tem a relatar que durante o interregno deste concilio não teve lugar nenhuma reunião da Alliança Evang~lica no Brasil. Pela commissão: (Assignado) Alvaro Reis"

O rev. Coriolano apresentou uma consulta em seu proprio nome em relação aos casamentos mi x­tos, a qual foi entregue á commissão de papeis e consultas.

Tomou assento como membro visitante o rev. ManoeI de Menezes.

A' 1 hora e 30 minutos suspendeu-se a sessão até ás 2 horas.

A's 2 horas o sr. Moderador chamou á orden1 a Assembléa, que passou a funccionar em sessão in­terlocutoria presidida pelo vice· moderador.

A's 3 1/2 horas volta a Assembléa a funccionar em sessão deliberativa, e o rev. :Mattathias apresenta o seguinte relatorio, que é approyado: "De duas horas até trez e meia da tarde funccionou esta As-

-10 ~

sembléa em sessão interlocutoria, teudo o rev. Annibal Nora apresentado e lido uma these sobre - a unifi­cação da obra educacional do ministerio; vantagens, localidade central, mais accessive]. - Em seguida foi a these discutida por varios oradores, sendo o as· sumpto sufficientemente considerado".

Estando presentes os revs. H. C. Tucker e \V G. Borchers da Egreja Methodista,Miguel Barcellos da Egreja Episcopal, Laudelino de Oliveira, H. Louro de Carvalho e Alberto Zanon, foram convidados a tomar assento como membros visitantes.

Em seguida o rev. H. C. Tucker offereceu para distribuição alguns pamphletos do tricentenario da Biblia Ingleza. O rev. Moderador agradeceu em norne da Assem bléa as honrosas yisitas e os folhetos offe· recidos.

A's 3 horas e 40 minutos suspendeu· se a sessão até ás 7 ii., da noite.

AJs 9' horas da noite reabriu· se a sessão e o rev. Alvaro deu o seguinte relatorio, que foi appro­vado: "A's 7 ii;;. horas da noite teve lugar o culto publico de conformidade com o programma, disser­tando o rev. H. Louro de Carvalho sobre a these -­Quaes os melhores meios para a Egreja solver a questão da beneficencia: Hospital Evangelico, etc"

fi~oram apresentados pela commissão ~e verifi· cação de poderes as credenciaes do presbytero Sa­muel Cesar, que tomou assento como deputado pelo Presbyterio de Pernambuco.

Foi lido unl telegramnla do rev. I-Ierculano de Gouvêa, nos seguintes termos: "Menor :Ministro pres­byteriano sauda inclita assembIéa reunida capital. PsaImo cento trinta dous. - Herculano" - A' com­missão de papeis e consultas.

O sr. Samuel Cesar pediu e lhe foi concedida licença para retirar-se no dia seguinte em vista de nego cios inadiaveis.

A's 9 horas e 2.0 minutos, fazendo oração o 1.° secretario, levantou-se a sessão até chamada do sr. Moderador.

-11 -

E para constar lavrei eu, 1.0 secretario a pre­sente acta e a assigno. - Rio de Janeiro, 1 f de Ja­neiro de 1912. - A. Almeida",

ACTA III

A's 8 horas e vinte minutos da manhã de 13 de Janeiro, no Templo Presbyteriano, reuniu-se a Assembléa pfira continuação dos trabalhos.

Dirigiu o culto divino o sr. vice-moderador, ha­vendo concerto de oração em que tomaram parte os diversos membros da Assembléa e visitantes.

Em seguido o sr. moderador occupou a cadeira e foi feita a chamada a que responderam os revs. Alvaro Reis, dr. Portel', C. H. Omegna, M. P. B. Carvalhosa, Gaston Boyle, R. F. Lenington, O. Jensen, Ooriolano, Alva Hardie, Basilio Braga, Mathathias, Salomão Ferraz, Dr. H. S. AUyn, J. Gueiros, dr. G. E. Henderlite e A. Almeida, e os presbyteros 11a­nhães, Stutz, Moura, Freitas, Carvalho, Camargo, Lourenço de Almeida, José Alves e Sickert.

Lida e emendada, foi approvada a acta da sessão &.nterior.

O presbytero Stutz pediu e lhe foi concedida licença para retirar-se por se achar doente.

A's 9 horas e 40 minutos suspendeu-se a sessão até ás 11 horas.

A's 1 { horas e 10 nlinutos reabriu -se a sessão. Foram apresentadas e lidas duas consultas do

Presbyterio do Rio (Appendices TI.O S 4 e 5), que fo­ram entregues á commissão de papeis e consultas.

Foi lido o relatorio do Delegado da Assembléa em sua missão a Portugal (A ppendice TI. 6) o qual foi entregue á commissão especial de :M.issões Extran­geiras. Falaram ainda sobre o trabalho em Portugal attestando os mais lisongeiros factos em referencia á pessoa de nosso missionario rev. Moita Sobrinho e a sua obra os revs. John Howell e Menezes.

A' -1 hora da tarde foi suspensa a sessão.

-.f.2 -

A f hora e 25 minutos reabriu-se a sessão, e a "~mmissào de verificação de poderes relatou que ve­"rificou as credenciaesdo r~v. dr. Samuel GammoD, "6 qual tomou assento conlO deputado pelo Presby-terio Sul de Minas e supplente do rev . José Ozias.

Foi approvada a seguinte proposta: "Proporr.os para ser incluido no Regimento Interno, onde con­vier:

Tomarão assento como correspondentes: 1.° Os membros e delegados de corporações

equivalentes á Assembléa; 2.° O moderador da Assembléa anterior; 3.° Os relatores das Commissões Permanentes

ou quem suas vezes fizer; 4. 0 O Pastor da 19reja onde a Assembléa se

reunir; 5.° O Thesoureiro e o Secretario Permanente

da Assembléa. Todos O~ outros ministros da nossa e de outras

igrejas reconhecidas pela Alliança Evangelica pode­rão ser convidados a tomar parte como visitantes.

Foi convidado a tomar assento conlO visitante o rev. Lino da Costa.

A's 2 horas e 5 minutos passou a Assembléa a funccionar em sessão interlocutoria

A's :3 horas e 10 minutos voltou a funccionar em sessão deliberativa, dando o rev Coriolano que presidiu, o seguinte relatorio, que foi approvado: "Durante a sessào interculotoria o rev. Salomão Fer­raz dissertou sobre a these referente aos meios de attrahir alumnos ás Escolas Dominicaes e em seguida foram proferidos diversos discursos referentes ao as­sumpto, de sorte que o relator espera que sejam colhidos ricos fructos pelas pessoas presentes á esta Assembléa"

À -commissão de Culto Divino apresenta rela­torio parcial, que é approvado, 1) designando para prégarem amanhã os seguintes ministros: o rev. Co­riolano de Assumpção na Egreja Presbyteriana de

-,... J3 -

Niteroy, o rev. A. Almeida na Egreja do Encantado, o rev. Lenington na Egreja Methodista do Catette, o rev. O. Jensen na Egreja de Villa Isabel, o rev. dr. Porter na Egreja Fluminense, o rev. dr. Hender­lite na Egreja Presbyteriana do Riachuelo, o rev. Alva Rardie no Instituto Central do Povo e o rev. Annibal Nora na Egreja de Botafogo; 2) designando o rev. 1vlattathias para dissertar amanhã, em substi­tuição ao rev. Erasmo, sobre a these constante do progranlma; o rev. dr. Gammon, para segunda feira em vez do rev. CorioIano; o rev. Coriolano terça feira, em vez do dr. Gammon; e o rev. Lenington para ler o discurso do dr. Speer tel'ça feira, ficando nestes pontos alterado o programma.

A pedido dos srs. Alfredo Freitas e Oswaldo Sickert, foi-lhes concedida licença para se retirarern da Assembléa Geral.

A co.mmissão encarregada de examinar as actas do Synodo do Norte apresentou o seguinte parecer, que foi approvado: "A commissão encarregada do exame das actas do Synodo do Norte recommenda a approvação das mesmas com a observação das se­guintes irregularidádes: l. - As actas da primeira reunião do Synodo do Norte, que funccionou sem existencia de quorum, foram approyadas pelo mesmo Synodo; 2. - Nas actas da primeira reunião, ainda existem diversas irregularidades, que a c9mmissão deixa de apontar, por já terem sido censuradas pelo Synodo no exame a que se refere acima na primeira observação; 3' - Na acta da sessão de 16 de Ja­neiro de 191 I, á pagina 10, lê-se, na parte que trata de dados estatisticos: "Membros 2.047 e não 204, e logo mais abaixo: Professores da Escola Dominical 38 e não 40"; 4" - Em algumas actas não ha assi­gnatura do respectivo secretario, existindo somente a seguinte linguagem: "Para constar, assignado etc •.• " e tambem "Para constar, Bahia etc ... " 5° -Na acta da sessão de 13 de Janeiro de 1911, á fIs. 3 verso regista-se uma proposta que cahiu; 6 .. - A' pagina 4 do livro lê·se por 2 vezes: Foi proposto e

-14 -

passou etc ..• " expressão que devia ser substituida por esta ou semelhante: "resolveu-se, sob proposta etc ... " 7· - Não existe assignatura do secretario per­manente, devendo o meSDlO preencher essa lacuna. Sala das Sessões, 11-1-19t2. (Assignados) Coriolano de Assumpção, relator. Basilio Braga. Luiz Augusto Eugenio Stutz"

Foram apresentados, lidos e entregues a diversas commissões os seguintes documentos:

Uma carta de d. Iria Granja, pedindo á Assem­bléa um auxilio pecuniario e pensão. - A' commis­são de finanças.

Uma representação do Presbyterio de Minas pedindo á Assembléa modifique o systema de con­tribuição dos Presbyterios para os fundos geraes, lembrando o alvitre de ser feita dita contribuição na proporção do numero de membros que constituem as Egrejas do Presbyterio. - A' commissão de papeis e consultas.

Uma representação do Presbyterio de Minas propondo que se façam imprimir formulas para fa­cilitar e uniformizar a est'á.tistica da Egreja. - A' commissão de Estatística.

A's 4 horas foi levantada a sessão com oração até ao dia t 5 ás 8 horas da manhã.

E para constar, eu L° secretario lavrei a pre­sente e assigno. - Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 1912. - A. Almeida.

ACTA IV

A's 8 horas e 10 minutos da manhã de 15 de Janeiro, no Templo Presbyteriano á Rua Silva J ar­dim, 23 reuniu-se a Assembléa em continuação de seus trabalhos.

Após os exercicios devocionaes que foram diri­gidos pelo rev. Gaston Boyle, tomou a cadeira o sr. Moderador, fazendo-se a chamada, a que responde ..

- 15-

ram os revs. Alvaro Reis, dr. Thonlas Porter, :Mo­desto Carvalhosa, Gaston Boyle, R. F - Lenington, Octavio Jensen, Coriolano de Assumpção, Alva Har­die, Basilio Braga, Mattathias dos Santos, Salomão Ferraz, dr. H. S. Allyn, J. Gueiros, dr. HenderJite, e A. Almeida e os srs. Luiz Stutz, J. A. Moura, José Carvalho, Francisco Camargo e José :Martinho Alves.

Declarada aberta a sessão, foi lida, emendada e approvada a acta da sessão anterior.

Foi lida e entregue á commissão de Papeis e Consultas uma carta da Sociedade de Esforço Chris­tão de Natal, Rio Grande do Norte, saudando a Assembléa.

Tendo-se ausentado com licença da Assembléa o 2.° secretario sr. Alfredo Gabriel de Freitas, foi, por voto unaninle, acclamado 2.° secretario em seu lugar o rev. Coriolano de AS$umpção.

A Commissão de Papeis e Consultas apresentou relatorio parcial, ficando resolvido pôl-o sobre a mesa para constituir a primeira ordem do dia após a sessão interlocutoria hoje á tardõ.

A's 9 horas e 40 minutos suspendeu-se a sessão até ás 11 horas.

A's 11 horas e 20 minutos foi reaberta a sessão. Foi lido o relatorio da Comlnissão Permanente

de Missões Nacionaes, o qual foi entregue á com­missão especial respectiva.

Foi approvada a seguinte proposta: "Proponho-a) que o anno financeiro ecclesiastico da Egreja

Presbyteriana no Brasil seja de -1 de Janeiro a 31 de Dezembro.

b) que se suggira a conveniencia de se reunirem os Presbyterios e Synodos depois da primeira quin­zena de Janeiro e, no mais tardar até á segunda quinzena de Fevereiro;

c) que todos os relatorios das Commissões Per­manentes da Assembléa sejam feitos e quando pos­sivel, impressos, antes de se iniciarem os trabalhos da Assembléa.

- 16

Foi resolvido, sob proposta, o seguinte: "Pro_ ponho que seja nomeada uma commissão interina para organizar e publicar um codigo de todas as decisões e interpretações das deliberações dos conci­lios suprenl0s, incluindo a presente reunião da As­sembléa.

Foram nomeados para esta com missão os revs. Erasmo Braga e Dr. Porter.

Foi proposto e approvado que a Commissão Permanente de Publicações seja autorisada a estudar o plano de uma sociedade de tratados evangelicos ou mesmo organizaI-a.

Foi resolvido que o dia 15 de Novembro seja o nosso dia nacional de oração e acção de graças.

A Assembléa approvou o seguinte: Proponho que seja nomeada uma commissào para redigir o regimento interno da Assembléa, inserindo em luga­res convenientes as diversas addições votadas por esta Assembléa, e apresentando o Regimento Interno para sua adopção definitiva antes do encerramento.

Para esta commissão foram nomeados os revs. Dr. Porter e Carvalhosa.

Foi resolvido que o segundo domingo dos me­zes de Março e Agosto sejam consagrados á causa da beneficencia - Orphanato Presbyteriano e Mon­te-Pio Ministerial, - e que as collectas e offertas sejam immediatamente enviadas ás respectivas the­sourarias.

Ficou resolvido autorizar a Commissão de Re­lações Ecclesiasticas a preparar um plano de cordia­lidade mais intima com as 'varias denominações evan­gelicas que operam no. Brasil.

A' -I hora e 40 minutos suspendeu-se a sessão. A's 2 horas e -10 minutos foi reaberta a sessão,

que passou a funccionar interlocutoriamente presidida pelo Dr. Henderlite.

A's 4 horas e 25 minutos, voltando a Assem­bléa a fuqccionar em sessão deliberativa, apresentou o Dr. Henderlite o seguinte retatorio, que foi appro-

-17 -

vado: "Relato que, na sessão interlocutoria, falou o rev. J. Gueiros sobre o thema-a influencia do jor­nalismo evangelico na propaganda,-e usaram da pa­lavra tambem varios oradores que igualmente trata~ ram do assumpto com elevação de vistas e de modo pratico. Tambenl foram offerecidos pelo rev. H. C. Tucker, agente da Sociedade Biblica Americana, va­rios exemplares da nova versão do livro de Genesis e distribuidos alguns tratados"

Recommendado pela Assembléa, o sr. modera­dor agradeceu ao rev. Tucker os livros offerecidos.

Foram feitas nas commissões interinas as se­guintes modificações: Dispensando o rev. Salomão Ferraz da commissão de exame das actas do Synodo do Sul e da de papeis e consultas, sendo substitui do nesta pelo Dr. Henderlite e naquella o Dr. Allyn, e accrescentando á commissão do Seminario os revs. Basilio Braga e Dr. Henderlite e o presbytero José Martinho.

Foi levantado da mesa o relatorio da Commis­são de Papeis e Consult.as, que reza assim:

"A Commissão de Papeis e Consultas em rela­torio parcial, recommenda:

LO Que os telegrammas, e cartas de saudações sej~m respondidos sem outras formalidades pela mesa, aquelles por telegrammas e estas por cartas.

2. 0 A' consulta do Presbyterio Oeste de São Paulo, enviada pelo Synodo do Sul, concernente a observancia do dia do Senhor-a commissão emitte o seguinte parecer:

a) Deve ser louvado o zelo do Synodo do Sul, em promover a observancia do dia do Senhor, por meio de pastoraes.

b) E' da competencia, porém, das Sessões das igrejas, julgar das qualificações dos ca.ndjdatos á communhão.

c) Reforçando a recommendação do Concilio Su­premo desta egreja, ha annos, a assembléa recom­menda ás Sessões das egrejas, que tenham em con-

-18 -

sideração o que dizem os nossos Symbolos de Fé, no catechismo maior, nas respostas ás perguntas 116 á !21.

d) Sobre as eleições, no dia do Senhor, a com­missão deixa de responder, em virtude de haver uma com missão encarregada de tratar do assumpto junto ás auctoridades competentes.

3.0~A' representação do mesmo Synodo com referencia á creação do Presbyterio Sul de Minas, pela Assembléa de 1. 910, a commissão responde que reconhece o valor da objecção do Synodo, mas le­vadas em conta as condições excepcionaes do caso, eln que o novo Presbyterio se formára nos limites de ambos os Synodos, foi o acto de então perfeita­mente justificavel, embora irregular.

4. o Sobre a proposta do Presbyterio de Minas para que a Assembléa envie um evangelista para promover o dizimo em todos os limites da egreja Presbyteriana no Brasil, a com missão é de parecer que, embora Iouvave] a idéa, é todavia inexequivel devido as condições financeiras da Assembléa.

:).0 Concernente a resposta do Synodo do Sul a uma consulta do Presbyterio de Minas, sobre a exploração de empreza cinematographica, a commis­são é de parecer que o Synodo deu a devida res­posta, e que a assembléa não póde fazer mais que approval·a.

6.0 A' consulta do Presbyterio do Rio de Ja­neiro sobre o quorum das sessões da Egreja - a commissão responde que uma sessão composta de dois presbyteros só, não podia funccionar sem a presença de ambos. Si consistir de dois Presbyteros e pastor, a sessão pode funccionar com a presença de um presbytero e o pastor. Vide acta do Synodo de 1906.

7. o A' consulta do mesmo Presbyterio do Rio, sobre a immersão; praticada por um ministro pres­byteriano a commissão responde que não deve pra­ticar a immersão. H. S. AlIyn, S. Ferraz J. Moura. Rio 1.0-1.-1.2.

--19 -

Posto em discussão ponto por ponto foram ap­provados os pareceres 1.0, 3.°, 4.°, 5.° e 5.° e as sec­ções a b e c do 2.0

• A secção d deste parecer foi substituida pelo seguinte, que foi approvado: "Pro­ponho que a Assembléa reoommende aos ministros que, pelo pulpito e pela imprensa, combatam ener­gicamente as .eleições aos domingos"

Ficou adiada a votaçãu do parecer 7.°. A mesa relatou haver respondido o telegramma

do bispo Kinsolving nos termos seguintes: "Assem­bléa retribue saudações. Rom. 12: 5"; e o do rev. Herculano com este outro: "Assembléa agradece saudações consagrado evangelista. Isaias, 52: 7."

Foi resolvido autorizar o thesoureiro da Assem­bléa a pagar as despezas dos telegrammas referidos.

A's 4 horas e 50 minutos levantou-se a sessão. até chamado do sr. Mod~rador.

E para constar eu, 1.0 secretario escrevi a pre­sente e assigno. - Rio, 15 de Janeiro de 19t2. - A. Almeida.

ACTA V

A's 8 J/2 horas da manhã de 16 de Janeiro, no Templo Presbyteriano, reuniu-se a Assembléa para continuação de seus trabalhos.

Dirigiu os exerci cios devocionaes o rev.· Cons­tancio H. Omegna.

Foi feita a chamada, a que responderam os revs. Alvaro Reis, dr. Thomas Porter, C. H. Omegna, M. P. B. Carvalhosa, Gaston Boyle, R. F. Lenington, Octavio Jensen, Coriolano de Assumpção, Alva Har­die, Basilio Braga, Mattathias G. dos Santos, dr. H. S. Allyn, J eronymo Gueiros, dr. G. E. Henderlite e A. Almeida e os presbyteros regentes Manhães, J. A. Moura, Carvalho, Camargo e Lourenço de Almeida. Deixou de comparecer o rev. Salomão Ferraz, por se achar enfermo.

- 20-

o sr. Moderador declarou aberta a sessão e, em seguida, foi lida e approvada a act.a da sessão anterior.

Foi lida e referida á Commissão de Papeis e Consultas uma carta de saudação á Assembléa pro­cedente da Allt'ance of the Reformed Churches.

Entrando em discussão o parecer 7 0 do relato­rio da Commissão de Papeis e Consultas referente á immersão, foi approvado o seguinte substitutivo:

Propomos que á consulta do Presbyterio do Rio, se responda:

a) A doutrina presbyteriana quanto ao modo do baptismo está expressa pela confissão de Fé, cap. 28, secção 3.

b) Esta Assembléa é de parecer que os nossos ministros não devem baptisar por immersão l)

Com as alterações feitas, foi approvado o rela­torio da Commissão.

O Delegado da Assembléa ás Igrejas mães e a Convenção :Mundial das Escolas Dominicaes apresen­tou seu relatorio, que foi approvado, ficando resol­vido que seja appenso ás actas. (Appendice n. o 7).

A's 9 horas e 40 minutos suspendeu-se a sessão até ás 12 horas.

A's 12 horas e 15 minutos reabriu-se a sessão. Foi resolvido que a Assembléa inicie sempre as

suas reuniões na 2.a quarta~feira do mez de fevereiro, e que o lugar da reunião seja determinado na reu­nião anterior.

Foi approvado o seguinte: "Proponho que, para esclarecimento dos nossos irmãos poucos apercebidos contra o perigo do Sabbastismo, esta Assembléa faça publico que não são considerados nossos irmãos na fé os adeptos dessa perniciosa heresia que subverte os principios fundamentaes do Evangelho"

Sob proposta, foi approvada a seguinte resolução: «Propomos que seja nomeada uma commissão

para entrar em relações com todas as egrejas evan­gelicas, pedindo sua coadjuvação numa representação

- 2i -

!,espeitosa ao Governo da Republica para conseguir que as eleições federaes sejam realizadas em qualquer outro dia da semana e não no Domingo».

Ficou autorisadaa fazeI-o a commissão já existente. A commissão de expediente de Missões Nacionaes,

appresentou parecer que foi adoptado nos seguintes termos com o additivo annexo:

1-o que seja publicado na Revista das 1\1issões Nacionaes o relatorio da Commissão Permanente; (Ap­pendice n. o 8.)

2. 0 que a Asseulbléa approve a proposta para que os Presbyterios façam a arrecadação annual de 200 rs. por nlembro da Egreja, em todo o Brasil, para os fundos de 1\1issões Nacionaes, devendo a remessa ser feita mensalmente.

3. o que seja approvada a proposta da Commissão Permanente de Missões Kacionaes, para que seja pu­blicada a Revista de Missões Nacionaes pela mesa da Commissão, ccrn a collaboração de todos os seus membros.

4. o Additivo - A ccmmissão propõe o seguinte additivo a seu parecer já adoptado. «A Assembléa Geral resolve que a Oommissão de M.issões Nacionaes se componha de um representante de cada Presbyterio».

A i .25 da tarde, suspendeu-se a sessão que se reabriu ás 2 1/2.

A Commissão de :rvIissões no Estrangeiro appre­sentou o seu relatorio (Appendice n.O 9) que foi á res­pectiva con1missão de expediente.

A Commissão Permanente do Orphanato Evan­gelico appresentou relato rio que foi a UIna commissão de expediente composta dos revs. Octavio Jensen, Ba­silio Braga e sr. presbytero Carvalho.

A pedido concedeu-se licença ao rev. S. R. Gam­Inon e ao presbytero José 1\1artinho Alves para se retirarem da Assembléa.

A comlnissão de expediente sobre o Seminario e a Commissão do Hymnario apresentaram relatorios que entraram en1 discussão e ficaram sobre a mesa para deliberação opportuna.

- 22-

A's 4.45 da tarde, levantou-se a sessão até a chamada do sr. moderador, fazendo oração o pres­bytero João A. Moura. - Rio de Janeiro, 16-1.-1912. A. Almeida.

ACTA VI

A's 8 horas da manhã de 17 de Janeiro, no Templo Presbyteriano, reuniu-se a Assembléa para contin uar os seus trabalhos.

Os exercicios devocionaes foram dirigidos pelo rev. Octavio Jeusen.

Foi feita a chamada e acharam-se presentes os revs. Alvaro Reis, Dr. Thomas Porter, C. H. Omegna, Modesto P B. de Carvalhosa, Gaston Boyle, R. F. Lenington, Octavio Jensen, Coriolano de Assurr.pção, Alva Hardie, Basilio Braga, Mattathias G. dos' Santos, dr. H. S. Anyn, J. Gueiros, dr. G. E. Henderlite ·e A./Almeida e os presbyteros regentes Theodoro 'Vollmer, João Bernardino Manhães, João A. de Moura, José Carvalho, Francisco Camargo, Lourenço de Almeida e José Martinho Alves.

Foi lida emendada e approvada a acta da sessão anterior.

Foram recebidos e distribuidos diversos exem­plares de um folheto publicado pela Superintendencia da Escola Dominical da Igreja Fluminense, e foi re­solvido agradecer a offerta daquella Igreja e louvar sua iniciativa nesta publicação.

Voltou á discussão o relatorio da Commissão de Expediente sobre o Seminario.

A's 9 hora.s e 40 minutos foi· suspensa a sessão até ás 11 horas.

A's 11 horas e 55 minutos foi reaberta a sessão e continuou a discussão do relotorio da Commissão do Seminario, que foi approvado, COlll excepção do, ponto b) no qual votaram «sim» os revs. dr. Por ter Omegna, Carvalhosa, GastonBoyle, Coriolano, A. Hardie, dr. Allyn, dr. Henderlite e A. Almeida; e votaram «não» revs. A. Reis, Octavio Jensen, Basilio Braga, Mattathias e os presbyteros Wollmer, Manhães, Moura,

- 23-

Carvalho, Camargo, Lourenço de Almeida e José Mar­tinho Alves.

O relato rio é do theor seguinte: A Commissão de Expediente nomeada para dar

parecer acerca das actas; da Directoria do Seminario propõe sua approvação e suggere que:

a) quanto ao pedido para que 8eja eleito mais um professor nacional para occupar uma nova cadeira designada - Simonton - devendo ser o novo pro­fessor sustentado por um patrimonio não inferior a oitenta contos, a cOlnmissão julga que, embora dese­javel, tal eleição· é inopportuna. Votou vencido nesta parte o membro da commissão rev. Basilio Braga:

b) Quanto á parte referente á eleição de 4 pro­fessores substitutos, a C0111nlissão julga desnecessaria. Vencido nesta parte o rev. Basilio Braga e o sr. J. ~Martinho.

c) Quanto ao plano de trabalho dos estudantes em ferias e á permanencia do rev. dr. Porter no Seminario, a commissão é de parecer que a Assembléa acceite os items 3 e 4 da Directoria.

d) Que seja concedida autorização á Directoria do SeminariQ para vender a propriedade em S. Paulo no minimo por 80:000$000 (oitenta contos de reis) e, caso seja conveniente, tenha a faculdade de vender uma faixa do terreno ao lado por preço nunca inferior a 2:000$000 (dois contos) por metro.

e) Quanto ao Regimento Interno a Conlmissão propõe sua approvação

f) A Commissão lelnbra á Assembléa que fin­dando o seu mandato o Rev. dr. Gammon, director do Seminario, importa proceder á eleição de outro director. tAssjgnados) C. H. Omegna, G. Boyle, G. E. Henderlite, José Martinho Alves.

Foi proposto e approvado que o thesoureiro da Assembléa seja autorizado a empregar parte do di­nheiro da thesouraria para pagar os serviços de um auxiliar.

- 24-

Foi concedida licença aos revs. Mattathias e dr. Henderlite para se retirarem, aquelle hoje e este amanhã.

O Rev. J. B. HoweU delegado da Assembléa Geral da Igreja Presbyteriana dos Estados Unidos da America declarou que tinha de retirar-se e manHestou seu contentamento por haver assistido aos trabalhos desta Assembléa e sua esperança de tornar reunir-se com os obreiros presbyterianos brasileiros.

Foi resolvido que o rev. dr. Henderlite seja con­vidado a auxiliar como professor no Seminario da Assembléa durante este primeiro semestre lectivo, de­clarando eUe acceitar o convite.

Entrou em discussão e foi approvado o relatorio da Commissão do hymnario, que é do theor seguinte:

A Commissão encarregada de organisar o Hymna­rio Presbyteriano relata que: pela falta de mutua coo­peração de seus membros separados por grandes dis­tancias e sobrecarregados de espinhosas tarefas, pouco tem feito para o bom desempenho do seu arduo en­cargo. Entretanto, declara que alguma coisa já tem feito no sentido de seleccionar poesias dignas do nosso futuro hymnario acompanhadas das respectivas mu­sicas; e, neste caso, lembra a conveniencia de se apro­veitar o que já tem sido feito mas de tal modo que possamos entrar no accordo proposto pela agencia da Sociedade de Tratados de Londres em Lisboa para a publicação dos «Psalmos e Hymnos» remodelados nos termos de sua proposta que assim resa:

A Sociedade de Tratados de Londres por inter­medio da sua agencia em Lisboa, a Livraria Evan­gelica, rua das Janellas Verdes) 32 ; teem por muitos annos publicado um hymnario, denominado Psalmos e Hymnos.

E' com muito gosto que a Socieàade teem pres­tado este serviço ás Egrejas Evangelicas do Brazil e de Portugal, fornecendo por um preço muito diminuto, estes livros tão necessarios -para o culto publico.

- 25-

Em vista de varios alvitres apresentados, julga­mos occasião opportuna para tratar da remodelação do nosso Hymnario.

Da parte da sociedade, não ha obstaculos e o snr. dr. João Rocha que tratou da publicação do livro, Musica Sacra, tambem não poem impedimento, elle tendo recebido da familia do dr. Kalley, todos os di­reitos para fazer qualquer modificação nos hymnos deste senhor, desta forma temos o campo livre.

Propoem-se uma remodelação do livro de Hymnos, eliminando esses hymnos que nãcl é con­veniente conservar e emendando outros defeituosos, ajuntando mais alguns no\'os debaixo de certos limites.

Rogamos aos nossos dignos representantes das diversas corporações evangelicas de estudarem este assumpto e remetter um exemplar do hymnario, com os hymnos que julgarenl que deviam sahir, riscados e os que deviam ,ser emendados com as respectivas alterações, e alem d'isto uma lista de hymnos noyos que julgarem conveniente ajuntar e qualquer alvitre com respeito á remodelação.»

Em seguida foi approvado o seguinte additivo : «Proponho que sejam os re\'s. C. H. Onlegna, Era8mo Braga e Mattathias G. dos Santos nomeados para re­digir o hymnario, conl toda a autoridade para en­tender-se com a Sociedade de Tratados de Londres a respeito da proposta que a dita corporação fez a esta Assembléa por intermedio do rev. J. B. Howell. Esta Commissão agirá de accordo com a Com missão de Publicações da Assembléa.»

Foi resolvido sob proposta que esta Assembléa recommende aos presbyterios tomarem em especial consideração as igrejas e seus respectivos ministro3 ou pastores que descurarem do levantamento regular de collectas para os fins determinados pelos concilios da Igreja.

Foi approvado o.seguinte : (Proponho que a Re­vista lnantenha um quadro permanente das collectas que se devem levantar, attendendo ás determinações dos Concilios, e que as Commissões Permanentes façam

- 26-

mais energicos appellos em propaganda de suas missões perante a Igreja».

A -{ 1/2 hora da tarde suspendeu-se a sessão. A's 2 horas e 10 minutos reabriu-se a sessão. Apresentou relatorio a Commissão de Relações

Eeclesiasticas tAppendice n.O 10) o qual foi entregue á Commissão Expediente respectivo.

Foi approvada a seguinte proposta «Proponho (a) que autorizemos a commissão de publicações a pu­blicar o importante discurso do dr. R. Speer que tão criteriosamente salienta a boa influencia do Presby­terianismo; (b) que façamos nossos os sentimentos externados nesse discuIso no que diz respeito á uni­dade almejada por Christo; (e) que o Secretario Per­manente da Assembléa seja incumbido de traduzir o discurso e transmittir ás igrejas irmãs uma breve men­sagem de amor fraternal».

Foi apresentado o relatorio da- Commissão de Finanças, o qual foi approvado, assim resa : «A com­missão de Finanças recommenda a approvação do Re­latorio do thesoureiro da Assembléa (Appendice n.O 13) e propõe que do monte pio ministerial se dê á viuva d. Iria Grauja, alem da verba de viagem, a quantia de vinte mil reis mensaes.»

Foi resolvido reconsiderar a resolução que re­commenda a arrecadação de 200 reis por membro de todas as igrejas para os fundos geraes de :Missões Nacionaes e que esta conttibuição seja de 300 reis por membro e na sua applicação seja consagrado um terço despezas do expediente e publicação de docu­mentos da Assembléa.

Foi approvado o seguinte: «Proponho que, visto que a nossa Igreja de Maceió é a unica igreja pres­byteriana no Estado de Alagoas e que elIa tem lidado com grandes difficuldades nos seus esforços para a construção de um templo, a Assembléa recomulende esta igreja aos Presbyterianos do Brasil como digna de receber as offertas dos crentes para a construcção de uma casa de oração naqueIla capital».

- 27 -

Foi resolvido o seguinte: «Propomos que se re­comnlende a todas as Igrejas procederem o levan­tamento de uma collecta em culto memorial após o fallecimento de qualquer ministro do Evangelho da Igreja Nacional sob a jurisdicção desta Assembléa, e que a collecta levantada seja enviada immediata­mente á thesouraria para ser entregue à viuva do ministro fallecido ou aos seus orphams, quando os houver».

Foi resolvido que se elejam por escrutinio se­creto os tres professores substitutos para o seminario.

A Commissão nomeada para tratar da incorpo­ração da Assembléa relatou que não poude cumprir o seu mandato por falta de meios.

Foi acceito o relatorio e dissolvida a commissão. A respectiva commissão de expediente apresentou

parecer, que foi approvado, recommendando a appro­vação do Relatorio da Commissão Permanente de Re­lações Ecclesiasticas.

Foi proposto e approvado que a Assembléa peça á Missão Central do Brasil que, sendo possivel, mande um de seus missionarios trabalhar no estado de Matto Grosso, visto que naquelle estado não temos nenhum trabalhador e nenhuma das outras missões presbyte­rianas que trabalhanl no Brasil dispõe de meios para esse fim.

Foi approvada a seguinte proposta: «Proponho que se dê a Commissão Permanente de Missões Na­cionaes autorização para fazer propaganda e levantar fundos afim de sustentar um missionario brasileiro que operará enl territorio nacional onde não exista trabalho regular sob a jurisdicção de qualquer um dos actuaes presbytelios.»

Foi ainda resolvido que esta Assembléa lembre aos presbyterios a conveniencia de só aceitarem re­latorios de cada Pastor quando elle fizer acompanhaI-o da estatistica completa de cada igreja sob seu cui­dado, segundo o mappa estatístico desta Assembléa.

Foram eleitas as seguintes COMMISSÜES PERMA­NENTES :

- 28-

Missões Naeionaes

Herculano de Gouvêa, Franklin do Nascimento, T. Porter (thesoureiro), Lenington, Moura, B. Braga, Henderlite, Ozias, Mattathias.

Missão no Estrangeiro

Gammon (presidente) Omegna (vice-presidente) Alvaro (Secretario) Hardie, Mattathias, Octavio Jensen, Vollmer (thesoureiro).

Publicações

Lino, Alvaro, Franklin, Omegna, Lysanias, Ohris­tiano Faria, J. Gueiros.

Instrucção Religiosa

Erasmo, Hardie, Menezes, Baldomero Garcia, Joaquim dos Santos, Mattathias, Daffin.

Relações Ecclesiasticas

Carvalhosa,Lino, Bickerstaph, A. Jensen, G Boyle, Alexandre Sim.

Director do Seminario

J. Gueiros, 9 annos.

Thesoureiro da Assembléa

Thomaz Porter.

Orphanato

Gammon (presidente), Shaw (secretario), Ozias, J. Veiga, o Pastor da Igreja de Lavras, Alvaro (the­soureiro) Lino da Costa e que cada Presbyterio eleja um representante, que seja o propugnador dos inte­resses do orphanato em sua jurisdição.

Montepio Ministerial

Carvalhosa, Bizarro, Menezes, Zacharias, João Carlos de Campos.

- 29-

Foram convidados a tomar assento como VISI­

tantes os revs. Leonidas Silva e João E. Tavares. Foram eleitos os seguintes professores supplentes

para o Seminario. Supplente do dr. Smith o dr. G. E. Henderlite

1 »» Porter o rev. Mattathias » » Rev. Era~mo o rev. A. Jensen.

Foi approvada a seguinte proposta: 4:Proponho que a Commissão Permanente do Orphanato seja au­torizada a adquirir em Lavras, sem demora, por doação ou compra, o terreno necessario ao Orphanato Pres­byteriano e desde já promova esforços para a cons­trucção de um predio, pelo menos.»

A's 4 horas e 25 minutos suspendeu-se a sessão até ás 6 horas.

A's 6 horas e um quarto reabre-se a sessão. São approvadas as actas do Synodo do Sul por

parecer da respectiva Commissão de exames. Sob proposta resolveu-se approvar o seguinte

parecer: «A Commissão nomeada para exanlinar o relatorio e actas da Comnljssão Permanente de Pu­blicações (Appendice n.O i 1), vem relatar que cumpriu o seu dever e recommenda a sua approvação; e pede seja nomeada uma commissão para corrigir e rever o Livro de Ordem, a qual deverá apresentar relatorio na proxima reunião (Assignados) H. S. AUyn, Basilio Braga, João B. :Manhães.)

Foi approvada a seguinte proposta: «Proponho que a Assembléa manifeste seu franco apoio moral para com o «Puritano», pedindo aos seus lllinistros que coop8rem com a redação do mesmo para o seu progresso e desenvolvimento, recommendando a sua leitura e enviando noticias e artigos.»

Foram eleitos delegados desta Assembléa ás Assernbléas a reunirem-se nos Estados Unidos os revs. dr. H. S. AlIyn e John B. Kolb, devendo dar-lhes credenciaes o Secretario Pernlanente da Assembléa.

A's 7 horas da noite levantou-se a sessão até amanhã, fazendo oração o l'ev. J. Gueiros.

- 50-

E, para constar eu, 1. o secretario lavrei a pre­sente e a assigno. Rio, 17 de Janeiro de 1912. A. Almeida.

ACTA VII

A's 8 horas da manhã de 18 de Janeiro, no Templo Presbyteriano reuniu-se a Assembléa em con­tinuação de seus trabalhos.

Os exerci cios devocionaes foram dirigidos pelo rev. Alva Rardie.

Feita a chamada, acharan'l-se presentes os revs. A. Reis, T. Porter, C. R. Omegna, M. P B. Car­yalhosa, G. Boyle, R. F. Lenington, O Jensen, Corio­lano, A. Rardie, Basilio Braga, R. S. Allyn, J. Gueiros e A. Almeida, e os presbyteros Manhães, Moura, Car­valho, Camargo e Lourenço de Almeida.

Foi lida, emendada e approvada a acta da sessão anterior.

Foi approvada a seguinte proposta: «Proponho que se lance na acta um voto de reconhecimento e gratidão ao exmo. sr. dr. Paulo de Frontin por ter concedido a reducção de 50-0/0 nas passagens dos de­putados a esta Assembléa, e que o Secretario Per­manente leve esta resolução ao conhecimento do mesmo senhor.»

Ficou resolvido que a mesa antes de se retirar desta capital visite as redacções das folhasdiarias e agradeça as noticias desenvolvidas publicadas sobre o jubileu Presbyteriano.

Foi approvado o seguinte: «Proponho que todos os membros debta Assembléa perante os seus res­pectivos presbyterios e campos promovam especiaes esforços para uma geral revivificação religiosa, col­lectiva e individual, todos appellando para que cada crente exore ao Altissimo Deus tornar-se o instru­mento para trazer, pelo menos, dez almas para Christo, annualmente. »

- 51.-

Foi acceito e approvado e seguinte relatorio da commissão de expediente sobre missões no estrangeiro:

A Commissão de expediente de :Missões Estran­geiras recebeu da casa:

1.° O Relatorio do rev. Alvaro dos Reis, com­missionado pela Assembléa Geral de 1910, para esta­belecer uma missão de nossa Egreja em Portugal, acompanhado. de uma mensagem que lhe foi ende­reçada pelos menbros da Egreja Presbyteriana Por· tugueza por elle organizada.

2.0 O Relatorio da Commissão Permanente de Missões Estrangeiras.

3. o O Livro Caixa da dita Commissão e diversos documentos.

Esta com missão recommenda que sejam appro­vados os ditos relatorios e contas, e que esta As­sembléa agradeça cordialmente ao rev. Alvaro Reis a sua diligencia e fidelidade no cumprimento deste encargo. Rio, 17-i-1912. Modesto P. B. de Car­valhosa, J. Gueiros, José Francisco de Carvalho.

Foi resolvido lançar na acta um voto de pesar pelo fallecimento do rev. Francisco José Christopher Schneider, e que o rev. Carvalhosa escreva um suc­cinto memorial para ser publicado appenso ás actas.

Resolveu-se que a Assembléa se reuna em 1915 na cidade de Campinas, S. Paulo.

A's Ç)' horas e 35 minutos suspendeu-se a sessão até ás 1 t horas.

A's i t horas reabriu-se a sessão.

A Commissão de Estatistica apresentou seu re· lato.rio, que foi approvado e que é do theor seguinte:

«A commissão nomeada para dar parecer sobre estatisticas e para responder á consulta do Presby­terio de Minas a respeito da publicação de uma norma para as estatisticas, vem relatar que recebeu e exa-

- 32-

minou as estatisticas dos Presbyterios de Bahia e Ser­gipe, Pernambuco, Rio, Minas, São Paulo, Oeste de São Paulo e Sul, faltando as do Presbyterio Sul de Minas. As estatisticas são muito divergentes entre si, e todas ellas parecem-nos incompletas, mas a conl­nlissão não se sente habilitada para criticaI-as, visto a Assembléa não ter indicado o que devem conter estas esta tisticas.

A commissão appresenta a norma que accom­panha este relatorio (Appendice n.O 12) e recomnlenda ;

Que os Synodos e Presbyterios sejam arrolados em ordem alphabetica;

Que os ministros sejam arrolados na ordem em que entraram nos respectivos Presbyterios, seus nomes sendo accompanhados pelas datas (anno) da sua or­denação;

Que os nomes das Egrejas sejam accompanhados pelas datas (anno) da sua organização;

Que esta formula seja impressa e enviada o mais breve possivel aos secretarios permanentes dos diversos Presbyterios, para ser utilizada nos seus re­latorios.

Respeitosalnente submettido, - Octavio Jensen, Gaston Boyle».

Foi approvado o seguinte parecer: «A commissão nomeada para examinar as contas do Orphanato Pres­byteriano declara que cumpriu o seu dever. Encontrou tudo em ordem e recommenda a approvação das mesmas. A Commissão (Assignados) Octavio Jensen, Basilio Braga, J. F Carvalho~.

A Commissão do Estado Religioso apresentou seu relato rio nos seguintes termos, o qual foi ap­provado: roA Commissão de estado religioso declara que, sendo insufficientes e poucas as fontes de infor­mação do estado religioso das igrejas sob a juris­dição des ta Assem bléa, não pode traçar neste rela­torio, nem mesmo em linhas geraes, a caracteristica do nosso meio religioso. Declara, entretanto, que, tanto quanto lhe é possivel observar as manifestações da vida espiritual de nossas igrejas, nota, de um

- 33-

lado um grande e promissor despertamento no sentido de se conquistarem almas para Christo, um crescente desenvolvimento das forças vitaes da Igreja revelado no espirito de fraternidade dos membros de nossa igreja, um anceio geral de realizar o ideal de Christo quanto á unidade do seu corpo mystico, um augmento annualmente progressivo das contribuições dos crentes para a manutenção do trabalho, de modo a augurar para breve a completa emancipação financeira das igrejas. Nota, porem, que graves perigos ameaçam cercear as nossas energias espirituaes e taes dentre outros: (1) uma tendencia criminosa para schismas; (2) pouca compenetração das responsabilidades que devem assumir nos Concilios ecclesiasticos os repre­sentantes do povo de Deus; (3) invasão de seitas pe­rigosas como o Sabbatismo nos nossos Campos de trabalho; (4) arrefecimento do zelo em guardar o dia do Senhor (Assignados) J. Gueiros, Coriolano de As­sumpção».

Foi proposto e approvado que se lance na acta um voto de agradecimento ao Pastor e â Igreja Pres­byteriana do Rio de Janeiro pela fidalga hospedagem concedida a esta Assembléa.

Foi resolvido que nenhuma consulta seja rece­bida pela Assembléa senão quando vier regularmente pelos Presbyterios ou Synodos.

A Com missão de Papeis e Consultas apresentou relatorio parcial declarando que as consultas e pe­didos dos Presbyterios de S. Paulo e Minas sobre a taxa de 10 0/0 das rendas presbyteriaes já foram re­sol vidas por acto da Assembléa nesta reunião. Foi approvado.

Approvou-se a seguinte proposta: «Proponho qu~, logo que estejam promptos os mappas estatis­ticos sejam os mesmos enviados aos secretarios per­manentes dos presbyterios e, depois de cheios com os dados necessarios sejam os mesmos reenviados ao secretario permanente desta Assembléa e publicada a estatistica como appendice ás Actas.»

34 -

Foi resolvido que a respeito de casamentos mixtos esta Assembléa reafirme o que já resolveu o Synodo de 1897 (á pagina 63 das actas) e declare mais que as Sagradas Escripturas e os padrões da Igreja Presbyteriana são bastante precisos em salientar a inconveniencia de taes casamentos. ll

Foi approvado o seguinte relatorio: «A Com­missão de Papeis e Consultas relata que, em vista da decisão desta Assembléa, o seu parecer é que a consulta do rev. Coriolano seja devolvida ao seu autor. (Assignados) H. S. Allyn, J. Moura.»

Foi resolvido que se registe na acta o valor das suggestões feitas no discurso do rev. H. Louro em favor da beneficencia hospitalar.

A mesa ficou autorizada a realizar o encerra­mento das festas do jubileu consoante o programma independentemente do encerramento dos trabalhos da Assembléa.

Foi resolvido que o secretario permanente seja autorizado a lavrar um memorial lembrando os nomes dos martyres e dos evangelizadores presbyterianos que operaram no Brasil, já fallecidos,desde 1560 até hoje, em nome da Igreja Presbyteriana, por occor­rencia do seu jubileu.

As diversas commissões permanente deixaram de se constituir por não haver quoru.m.

Foi resolvido lançar na acta um voto de agra­decimento e louvor á mesa desta Assembléa pelo bom cumprimento de seus deveres.

Foi resolvido que o ~. o secsetario seja autorizado a preparar um transumpto das actas desta Asembléa para ser publicado na «Revista» e no «Puritano».

Tomou assento como membro visitante o rvmo. J. M. G. dos Santos, da Igreja Fluminense.

Foram nomeados como commissão revisora do Livro de OJdem os revmos. Carvalhosa, Th. Porter e Lenington.

Foram lidas as actas desta reunião, inclusive esta, que foi approvada.

- 35 -

A's 2 horas e 30 minutos da tarde, depois de serem feitas varias orações por membros e visitantes da Assembléa, o sr. Moderador declarou encerrada a reunião e dissolvida a Assembléa e convocada outra para reunir-se na cidade de Campinas na 2.a quarta­feira de Fevereiro de 19f5. - cantando-se ainda o hymno 23 e sendo invoca"da a bençam apostolica pelo sr. Moderador.

E para constar eu, 1.0 secretario, lavrei a pre­bente e a assigno.

Â. Almeida - 1 . o secretario.

APPEnDlaES

N. I - "Levo ao conhecimento desse veneravel concilio que, em reunião de 1911, realisada na cidade de S. Paulo, o Synodo do Sul resolveu dar conhe­cimento ao concilio superior da Egreja Presbyteriana no Brasil, dos seguintes factos:

I

Em sessão de 13 de Janeiro resolveu enviar uma pastoral ás egrejas recommendando a mais ri­gorosa observancia do domingo e fazer subir á As­sembléa Geral a seguinte consulta do Presbyterio Oeste de S. Paulo, que produziu a referida resolução:

"1.0 - Pode um crente occupar um emprego

em que ostensivamente quebranta o domingo, corno empregos publicos, estradas de ferro, etc? Pedimos ...

- 36-

que o Synodo nos dê uma medida geral do modo pelo qual uma sessão deva receber de outra um mem­bro que occupe taes empregos?

2.° - Ha casos em que se devam tolerar elei­ções no domingo ou todas ellas devem ser condem­nadas ?"

II

Em sessão de 14 de Janeiro, adoptou-se a se­guinte resolução :

" Resolve-se: 1.0 - Representar á Assembléa

Geral, com referencia á creação do Presbyterio Sul de Minas que, sendo a creação de Presbyterios attri­buição dos Synodos, cf. o Livro de Ordem, Pt. I, arte 84, fique expresso não constituir o acto referido um precedente em contrario ao arte citado, ficando salvaguardados os direitos dos Synodos, consagrados em nossa Constituição. 2.° - Que o deputado mais antigo do Presbyterio de S. Paulo seja encarregado de expor na Assembléa as razõ"es que sustentaram no Synodo do Sul esta representação."

III

Em sessão de 16 de Janeiro, foi recebida a se­guinte consulta do Presbyterio df! Minas:

"E' ou não compativel com o officio de pres­bytero a exploração de uma empreza cinematogra­phica?

Conl referencia a esta consulta o Synodo votou a seguinte resolução:

"Não condemnando em absoluto a exploração de uma empreza cillematographica, desde que se respeite o dia do Senhor e se tenha absoluta cautela na escolha das fitas que devam ser exhibidas, o Sy­nodo é, entretanto, de parecer que o crente que se dedica á exhibição, digo, e-xploração de uma empre­za cinematographica expõe-se, maximé na nossa 80-

- 37-

ciedade em que vivemos, a uma tentação que todo o crente deve evitar. A consulta subirá á ASf:tembléa Geral para dar a sua setença a respeito."

Dando cumprimento ás resoluções do Synodo do Sul, rogo que a Sabedoria de Deus vos illumine em todas as vossas deliberações. - Sorocaba, 24 de Janeiro de 1911 - O secretario permanente do Sy-" nodo do Sul- J. R. Oarvalho Braga.

N. 2 - Revnlo. Snr. : - O Presbyterio de S. Paulo, em reunião ordinaria de 1911, ordenou que vos enviasse copia do seguinte documento:

110S deputados do Presbyterio de S. Paulo á Assembléa Geral da Egreja Presbyteriana no Brasil, em 1910 relatam que

a Assembléa reuniu no Rio de Janeiro enl J a­neiro de 1910, havendo re: _oesentantes de todos os presbyterios jurisdiccionados. Entre as medidas im­portantes tomadas destacam-se:

1.° - A creação de unl orphanato em Lavras do Funil, E. de Minas.

2.° - Resolveu mandar um delegado para os E. U. A. para saudar as egrejas-mães e fazer pro­paganda da causa da Evangelisação no Brasil e para esse serviço foi escolhido o moderador rev. Alvaro Reis, que como todos sabam desempenhou brilhan­temente essa tarefa.

3.° - Resolveu crear uma missão presbyteriana brasileira em Portugal. O rev. Alvaro foi nonleado para dar inicio a este serviço, durante a sua viagem no estrangeiro.

Levamos ao vosso conhecimento o facto que a Assembléa recebeu como membros alguns ministros que não foram eleitos pelos respectivos presbyterios. Contra esta quebra das leis da Egreja nós protestá­mos. Mais um facto produziu de nossa parte unl protesto, a saber a divisão do territorio do Presbyterio de S. Paulo: o campo do rev. J olié Osias sendo cor-

- 58-

tado do nosso territorio para entrar na formação de um novo Presbyterio, por concilio ecclesiastico que não tem, segundo o Livro de Ordem da E. P. no Brasil as attribuições nem de dividir Presbyterios existentes nem de formar novos Presbyterios no ter­ritorio nacional. Com todo respeito (Assign.) R. D. Daffin.' : Outrosim: Em sessão de 14 de Janeiro de 1.911., o Presbyterio de S. Paulo resolveu representar á Assembléa Geral, no sentido de ser reconsiderado o acto de 1.910 que taxa os Presbyterios em {D% de SUáS rendas em beneficio da thesouraria geral das Missões Nacionaes. Deus guarde a V. Rev. Ao Rev. Secretario Permanente da Assembléa Geral da Egrej a Presbyteriana no Brasil. - Sorocaba, 25 de J alleiro de 19{ f. - O secretario permanente do P de S. Paulo -- J. R. Carvalho Braga.

II. 3 - Considerando que o Presbyterio de Minas recebeu uma grande bençanl de Deus por haverem as suas egrejas, em maioria, adoptado o dizimo como base minima de contribuição para a causa de. Christo ;

Considerando que se operou neste Presbyterio uma verdadeira reforma financeira o que se pode verificar pelos resultados colhidos;

Considerando que todo o bom exito que obteve este Presbyterio sobre os outros em estabelecer o systema do dizimo foi, na providencia de Deus, de­vido ao trabalho individual, indo o encarregado do Presbyterio de casa em casa, e falando a cada pres­byteriano pedindo-lhe que consagrasse os seus dizi­mos ao Senhor, e tomando os nomes de todos os que se comprometteram a assim fazer;

Considerando que talvez nem 5 por cento se neguem a attender a este pedido quando feito não só do pulpito, mas individualmente;

Considerando que, em convidar individualmente, os crentes a consagrar os seus dizimos ao Senhor, não ha o minimo constrangimento e nem imposição de especie alguma;

- 39-

Considerando que em ambos os Synodos, embora estes tenham recommendado o systema do dizimo, não- houve o desejado resultado por não ter sido realizado o trabalho individualmente;

Considerando que o problema da manutenção é questão de vida ou morte para a Egreja Presby­teriana no Brasil;

Considerando que a Egreja Presbyteriana no Brasil muito necessita de uma reorganisação finan­ceira, pois parece haver até ministros que não dão os seus dizimos á causa de Deus;

Considerando que, sem que a systematização das offertas seja feita individualmente, nunca se fará, ainda que se façam ouvir os mais eloquentes sermões;

Considerando que o methodo individual, indo o encarregado em busca de cada contribuinte, é o que dá o maior, o lnais prompto e o mais esplendoroso resultado no levantamento de fundos;

Considerando que esta é a experiencia não só deste Presbyterio mas tamhem, tanto quanto sabemos, a experiencia universal;

Considerando que acontece frequentemente que muitos encarregados não fazem o trabalho tão bem com um só;

Considerando que a systematização das offertas pode ser feita, em toda a Egreja Presbyteriana no Brasil, por um só homem e no prazo de um a dois annos; - Propomos que este Presbyterio, por inter­medio de seus representantes, dirija á Assembléa Geral a reunir-se no Rio de Janeiro, a seguinte pro­posta juntamente com os considerandos acima:

"O Presbyterio de :Minas, reunido na cidade de Campinas, propõe que seja nomeado, pela Assembléa Geral, um evangelista, para viajar em todo o terri­torio da Egreja Presbyteriana no Brasil, afim de fazer, individualmente, a systematização das offertas, pelo dizimo, conlO base minima de contribuição para a causa do Senhor", O presbyterio approvou a pro­posta acima e envia-a á Assembléa Geral. - O Mo­derador do Presbyterio - Alfredo Guimarães.

- 40-

N. 4 - Exmo. Snr. Moderador da Assembléa Geral da Egreja Presbyteriana no Brasil. - Respei­tosamente submetto á vossa consideração o que em baixo transcrevo ipsis litteris: "E' proposto e appro­vado que o secretario permanente ficasse autorizado a consultar a Assembléa Geral, inquirindo si uma Sessão, composta de dois presbyteros, põde funccionar legalmente, comparecendo apenas um delles" (pagina 261 do Livro do registro das actas do Presbyterio do Hio de Janeiro). - Capital Federal, 11 de Janeiro de 1912. - Franklin do Nascim6nto, secretario per­manente do Presbyterio do Hio.

N. 5 - Snrs. Moderador e mais membros da Assembléa Geral da Egreja Presbyteriaua no Brasil: - O Presbyterio do Rio de Janeiro, na sua ultima, digo, na sua reunião ordinaria de 1911 , resolveu submetter á vossa esclarecida appreciação a seguinte consulta: "Consulto a este Presbyterio, si, no caso de envidar todos os esforços para convencer do con­trario, poderei baptizar por inlmersão um candidato á profissão de fé. (Assignado) Samuel Barbosa".­Capital Federal, 1. { de Janeiro de 19:12. - Franklin do Nascimento, secretario permanente do Presbyterio do Rio de Janeiro .

... 6 - Relatorio do Com missionado da As­sembléa Geral em sua missão a Portugal.

Rev. Moderador, e mais membros da Assembléa Geral da Egreja Presbyteriana do Brasil.

Confiando no Senhor Deus que se serve das cou­sas fracas para confundir os fortes, cheguei a Lisboa, Portugal, no dia 26 de Julho de 1910, afim de cum­prir a commissão que me foi confiada pela Assem­bléa de nossa Egreja: - estudar as condições da obra evangelica em Portugal, e inaugurar, sendo possi vel, a nossa primeira estação missionaria, na cidade de Lisboa. Alli chegando, fui muito bem recebido dos irmãos, tive a opportunidade de prégar

- 41 -

o Evangelho em qJlasi todas as egrejas e observar as condições da obra em geral. Como já era sabido, alli existia uma egreja presbyteriana portugueza, cuja obra foi iniciada ha cerca de quarenta annos pela missão presbyteriana escoceza, que ainda existe e auxilia a obra em Portugal. Da Egreja Presbyte­riana Portugueza foi seu primeiro ministro o rev. 1fanoel Antonio de Menezes, que a dirigiu durante sete annos mais ou menos. Retirando-se de Portu­gal o rev. Menezes, aquella egreja foi confIada aos cuidados do rev. Charles, ex-sacerdote romano e mi­nistro da Egreja Episcopal. Tendo este servo do Senhor, fallecido, substituiu-o o rev. Santos Figuei­redo, tambem ex-sacerdote romano, e tambem mem­bro da Egreja Methodista Episcopal. Estes dois ulti­nl0S pastores procuraram episcopalizar a Egreja Presbyteriana-por isso que não baptisav~nll as pes­soas maiores que professavam e nem consta que tivessem constituido e feito funccionar regularmente a sessão da Egreja.

Após esses trabalhadores, ocC'upou a direcção da Egreja o ministro José Augusto dos Santos Silva, evangelista congracionalista do Cascão. Este piedoso irmão era o pastor quando cheguei em Lisboa. Como porém é congregacionalista, S. S. procurou congrega­cionalizar a nossa cummunidade presbyteriana. E assim S. S. não baptisava os menores, não procedia a ordenação de officiaes, não reunia a sessão offici­almente, como conselho deliberativo e director, não lavrava actas das reuniões dos officiaes, sómente convocava. a assembléa da Egreja para annual pres­tação de contas, e expor o seu relatorio pastoral.

Como percebem os irmãos, a Egreja Presbyteriana Portugueza estava num verdadeiro estado amorpho -nem era presbyteriana, nem episcopal, nem me­thodista, nem congregacionalista. O pastor porem indirectamente e sem espirito francameR.te sectario, não obstante, ia congregacionalizando a nossa egreja,

- 42-

porque não só não fazia funccionar, como de direito, a sessao como concilio superintendente, não orde­nava os officiaes eleitos, como talnbem não baptisava os menores, chegando a appellar para o seu exem­plo (pois não baptisava seus filhos), mas chegou a dizer, segundo nos referiu o presbytero Julio de Oli­veira, que tal pratica era innovação anti-biblica etc. Alem de encontrar a nossa egreja nessas condições, tambem encontrou-a sem presbyteros, porque o sr. Julio F. da Silva Oliveira por motivo de grave en­fermidade estava ausente, e o senhor Mange tinha ha muito pedido a sua exoneração do cargo e dei­xado de assistir aos cultos em a nOSRa Egrej a, ainda que occupasse com exemplar proficiencia o cargo de thesoureiro. Havia dous diaconos, que nem tinham sido baptisados quando professaram, nem tinham sido ordenados para desempenhar o diaconato. Quanto ao pastor, embarcára para o Brasil justa­mente no dia da minha chegada a Lisboa. Como estava-se no verão muitos crentes tinham-se ausen­tado da cidade. Além destas difficuldades, encontrei em Lisboa a triste revelação de que pessoas do Bra­sil; haviam enviado para alli o Independente, publi­cado nesta capital, e que trazia artigo diffamatorio contra mim, e cartas que me denunciavam como maçonico e não sei o que mais /... Antes disso, O Christão outra folha evangelica desta capital, tam­bem havia dado noticias que não me eram favora­veis no desempenho da missão que me fora confiada.

Logo depois de chegar em Portugal recebi cartas do Brasil participando o intuito de certas pessoas prejudicarem o meu trabalho em Lisboa de modo a tornai-o "um completo fracasso / ...

Como era natural, a congregação presbyteriana muito considerava e amava o seu pastor, que alli exercia o ministerio ha mais de quinze annos, de modo que conseguira a sua substituição, e reor­ganisação da obra, tendo o espirito do povo preve­nido de algum modo contra o delegado brasileiro -parecia-me uma tarefa muitissimo melindrosa.

- 43-

Alem disso, para a consecução desse desideratam estava praticamente só-porque o presbytero Julio de Oliveira estava aus6nte e muitissimo doente.

Nestas circumstancias bem podeis imaginar as nlinhas apprehensões. Resolvi lançar-me nas mãos do Senhor Jesus inteiramente, e agir como se estivesse em um méio completamente extranho ao Evangelho. Comecei a prégar o Evangelho em sua empolgante simplicidade, dando a Jesus toda a proeminencia. Os assumptos das minhas conferencias foram: - O dever de examinar as Sagradas Escripturas; a Fé; o Arrependimento; a Oração; a Divindade de Jesus; as sete palavras da Cruz e os Sacramentos. Occupei o pulpito da Egreja. ás terças, as sextas-feiras e aos domingos duas vezes. Tambem superintendi a Es­cola Dominical e dirigi a classe dos adultos. O re­sultado deste esforço evangelistico, em que Jesus Christo, só e unicamente tem toda a devida proe­minencia-foi que todas as difficuldades que imagi­nava terriveis á minha obra-como por encanto de­sappareceram! De facto, não tive difficuldade real a vencer! Graças a Deus!

Logo que cheguei a Lisboa, procurei conhecer a relação daquella communidade presbyteriana com a :Missão Escoceza, e procurei logo que o presbytero Julio de Oliveira chegou, ter uma conferencia com o rev. Robert. M. Lithgow, actual superintendente daquella missão.

Em companhia do sr. presbytero Julio e do sr. l\1:oreton, um dos membros (managers) da commissão directora da Missão Escoceza, dirigi-me á casa do rev. Lithgow, em Cintra, e ahi tivemos o accordo que consta do documento junto.

Antes dessa reunião, já o rev. Litbgow me havia communicado a resolução dos managers J cedendo-me o templo na sua parte superior, para a realização das conferencias publicas nas terças-feiras e'domingos a noite. Nas outras occasiões os cultos seriam feitos no salão dos baixos do mesmo templo. Esses dous documentos estão juntos sob o numero i e 2.

44 -

COlUO yedes desse documento, ficou resolvida harmonicamente a manutenção da nossa primeira estação missionaria com a obra escoceza e a egreja portugueza, de· modo muitissimo fraternal e econo­mico.

No documento numero 2, está mencionado o nome do rev. Motta Sobrinho e é justo que vos passe a expor o que houve a este respeito. .

Como sabeis a Assembléa fez um appello para que se apresentassem voluntarios para a missão em Portugal. A primeira pessoa que se offereceu - foi o rev. Mattathias G. dos Santos. E CúnlO sabeis, não poderia a obra a iniciar-se ter melhor missionario. Approximando-se, porem, o tempo da partida para os Estados Unidos da America do Norte, escrevi ao rev. Mattathias, inquirindo-o si permanecia firme no seu proposito de ~e dedicar á obra missionaria, de modo a poder dizer aos irmãos portuguezes que o missionario estava prompto a seguir quando fosse preciso. O irmão respondeu-me, que não mais lhe era possivel realisar aquelle intento, visto estar grave­mente enferma sua irmã :Margarida.

O mesmo correio que trouxe esta noticia triste, tambem trouxe uma carta do illustrado prégador e excellente pastor, em cujo post-escriptum - se offe­recia para a missão em Portugal, o re\T. Motta So­brinho! Documento da correspondencia n. 1.

Considerando verdadeiramente providencial, esse offerecimento, respondi explicando o que havia, e pedindo-lhe, que por telegramma, respondesse se a sua deliberação era definitiva para poder tornal-a conhecida em Portugal.

Antes de partir para o estrangeiro, recebi o anima.dor telegramma - documento da correspon­dencia n. 2.

De Portugal, por intermedio do rev. Menezes, o presbytero J uHo escreve animadoramente, a respeito da nossa obra. N. 3.

- 45-

De modo que ao chegar a Lisboa e sabendo das criticissimas circumstancias da nossa mlssao, es­crevi ao rev. Motta Sobrinho, sob minha responsabi­lidade, para se preparar e seguir o mais breve que lhe fosse possivel, visto como seria um verdadeiro desastre si a Egreja Presbyteriana Portugueza, por qualquer prolongado tempo ficasse sem pastor. Em resposta ás minhas, instantes cartas, recebi sua res­posta - documento n. 6. - que me não dava firme esperança de S. S. seguir com a urgencia que eu desejava.

Compenetrado da necessidade da ida immediata daquel1e irmão, continuei a insistir com a maior energia possivel em minhas cartas, para que o rev. Motta seguisse.

Veio ensinar-me, ou por outra, animar·me um telegramma do rev, Belmiro de Araujo - documento n. 7 -- e a carta do rev. Motta datada de 4 de Ou­tubro, recebida aqui no Rio de Janeiro. - Doe. n. 8.

Continuei a insistir, fazendo ver que as circums­tancias, da Egreja, tinha a accrescentar ás excepcio­naes circull1stancias da nação portugueza, que, con­forme eu previra em cartão e correspondencia - pas­sára para o regimen republicano, assim offerecendo á Causa opportunidades maravilhosamente excepcionaes.

As minhas anciedades, mesmo afflições, pelas tremendas responsabilidades assumidas e pelas con­dições ecclesiasticas e sociaes de Portugal - foram suavisadas com o telegramma do rev. Motta, de 20 de Outubro, pela qual eu ficava sciente que s. s. es­tava prestes a partir.

Para animar a Egreja, os crentes portuguezes -alem de uma Epistola dirigida a Egreja Presbyteria­na de Lisboa, escrevi mais de cincoenta cartões postaes, e cartas, participando-lhes, que o rev. Motta seguiria conforme lhes dera esperança - por todo o mez de Novembro.

De facto, no dia 30 de Novembro recebi o tele­gramma - Doe. 10 - dizendo: - SIGO ANTONY!

Graças a Deus!

- 46-

Durante a minha estadia em Portugal, reuni a sessão da Egreja, como consta da copia das actas, (doc.4 e 7) da Egreja duas vezes, e recebi por appli­cação do baptismo e profissões de fé - 33 pessoas entre maiores e menores.

Tambem presidi á Assembléa da Egreja, (Doc. 6), para a eleição de um presbytero e dous diaconos, officiaes que foram devidamente eleitos, ordenados e investidos nos seus respectivos cargos, presidindo ao acto de ordenação o rev. Roberts M. Lithgow.

Na ultima Assembléa - (Doe. ll. 10) - firmou­se com a Egreja Portugueza o accordo já feito com a Missão Escoceza, de modo que a Egreja Presbyte­riana de Lisboa acceitou para seu pastor - missio­nario o rev. Motta Sobrinho, e compromettia-se a auxiliai-o com 10$000 fortes mensaes. Esclarecida so­bre a combinação feita com a Missão Escoceza e o Delegado da Assembléa Geral da Egreja Presbyteriana no Brasil, ficou inteirada a Egreja de Lisboa que, a Missão Escoceza, daria mensalmente 32$000 fortes e o Brasil enviariSi 38$000 fortes, perfazendo o total de 80$000 fortes para salario do missionario brasileiro.

Como consta das actas e mais documentos, já mencionados, emprehendi o levantamento do dinheiro para auxiliar as despezas de viagem do rev. Motta Sobrinho, e, graças a Deus consegui a quantia de 211$900 fortes que supponho ser sufficiente. Este facto causou impresRão, visto como ha egrejas grandes, cujo movimento annual nào excede a essa quantia !. .. Esta contribuição não só veio evidenciar o que a nossa egreja aUi pode fazer - mas como a egreja tem prazer nestas resoluções todas - que dá uma nova phase de vida e actividaàe á Egreja alli esta­belecida. A Egreja conta actualmente numero superior a iOO membros maiores.

* * * Cumpre-me registrar a grande satisfação do rev.

Lithgow e da Egreja Escoceza. Na ultima conferencia

- 47-

que alli fiz, o rev. Lithgow ma.nifestou-se publica­mente e nos termos mais elevados, a respeito do trabalho que alli fez, dando em seu nome, e no da Egreja F~scoceza o testemunho de sua gratidão.

Os managers, apos o culto, tambem vieram pessoalmente manifestar-se solidarios com as palavras do rev. Lithgow, e com actos combinados anterior­mente, declarando que tudo fariam para que em logar conveniente, fosse levantado futuramente um templo para a Egreja Presbyteriana Portugueza.

Como me cumpria agradeci em meu nome, e no da Egreja Presbyteriana, todas essas manifestações de sympathia e fraternidade christã.

Nos cultos publicos, a Egreja Portugueza tambem se manifestou muito grata à nossa Egreja no Brasil e ao seu delegado, entregando-lhe a mensagem que vos passo a ler.

Como vedes, o Senhor foi de muita misericordia com o nosso trabalho.

* * * Outro facto vem animar a nossa esperança no

desenvolvimento da nossa missão; - é o rev. John Beatty Howell, que foi missionario no Brasil, e actual­mente é o pastor da Old Pine Presbyterian Ohurch, Philadelphia, E. U., está resolvido a ir para Portugal no proximo mez de agosto, afim de publicar, um Commentario sobre o Evangelho de S. ~1atheus, e al­guns volumes de sermões ou homilias. Este caro irmão está prompto a auxiliar a nossa n1issão durante os annos que alli permanecer; de modo a habilitar no proximo anno, a organisação do Presbyterio. O rev. Lithgow tambem está prompto, a entrar para este concilio, bem como a sua Egreja.

Como se vê, e devemos orar para que assim se realise, a nossa expectativa na obra inicial missionaria, e a mais bella e promissora possivel !

* * * Terminando, tenho ainda a dizer-vos, que Ja pelas correspondencias, e já por conferencias, tudo

- 48-

tenho feito para conseguir fundos para a lnanutenção da obra. Por occasião das conferencias feitas, levantei collectas, que produziram 480$000. OUertas levanta­das no Rio 92$000, e fóra do Rio 56$000. Total le­vantado e publicado 6'28$060. Deste total, deduzindo a importancia de 100$000 fortes - que deixei em Portugal, no valor de 330$000 fracos, mais 25$000 fortes que trouxe commigo, que não troquei, para remetter logo que tivesse mais, no valor de 75$000 fracos; e o dispendio que fiz com telegrammas e correspondencias no valor de 21$600 dá o total de 426$600, conseguintemente, em minha mão) se acha o saldo de 201 $460.

Sei que ha em varios logares donativos para este fim, mas ainda não me foram enviados.

Jà fiz sentir a conveniencia da remessa não se demorar afim de remetter sem demora para Portugal pelo menos mais J 00$000 fortes ainda este rnez.

* * * Concluindo submetto este relatorio, os meus

actos, á vossa consideração, visto como não me foi possivel agir do outro modo, visto o imperio das cir­cumstancias, para ter vossa orientação collectiva antes de poI-as em pratica.

Deus sabe que agi só com o unico fim de de­sempenhar de melhor modo possivel a commissão que me foi confiada e adiantar o reino de Nosso Senhor Jesus Christo.

Ao Deus Pae, Filho, e Espirito Santo seja dada, toda a honra e gloria, agora e pelos seculos dos se­culos. Amen. - Alvaro Emygdio Gonçalves dos Reis. -Secretario.

ESCHOLA EVANGELICA

Com o nome de cúllegio Presbyteriano, existe na cidade de Lisboa uma eschola habilmente dirigida pela no~sa mui prezada irmã Exma. Snr. D. Maria de Lemos.

- 49-

Este estabelecimento primario tem a matricula de 30 alumnos os quaes pagam - 3.a classe, 30$000; 4.a classe, 100$000 fortes por mez. Alem desse tra­balho, a snra. d. Maria de Lemos ahi exercita. o seu magisterio entre varinas (vendedeiras de peixe), ás quaes tambem lhes ministra o conhecimento do Evan­gelho.

Esta eximia professora ganha apenas 15$000 mensaes recebidos de uma Sociedade de Senhoras.

Não seria possivel obtermos mais um auxilio de 5$000 fortes por mez?

Esta professora é um excellente auxilio do Porto, já pela obra evangelistica entre as varinas, já pela obra da educação, e já pelo trabalho docente da Eschola Dominical.

Caso esta commissão pudesse fazer alguma cousa seria de alta importancia.

TEMPLO

Os cultos da Egreja Presbyteriana Portugueza são actualmente feitos num vasto salão, nos baixos do Templo Escocez.

A inconveniencia do logar é manifesta, e por isso se tem feito algum esforço para conseguir fundos para a construcção de uma Casa de Oração para a Egreja Portugueza.

Infelizmente, e não posso explicar porque, esse esforço não foi accentuadamente entre os portugue­zes, mas entre os escocez~s, que já tem para esse fim cerca de 500 libras.

Creio que o motivo de retrahimento dos portu· gUQzes se prende á transferencia, e mesmo acquisição do antigo Convento dos Marianos de cuja escriptu­ração e titulos não consta registro algum dos dona­tivos feitos pelos lusitanos - quando houve-os e não pequenos.

Creio que foi nessa occasião que o rf\v. Sanctos Figueiredo desgostoso deixou o ministerio da egreja presbyteriana e passou-se para a Egreja Episcopal.

- 50-

Quando em Portugal, exhortei aos crentes para concorrerem para o fundo da edificação do templo e, consta-nos, já se está levando a effeito.

SOCIEDADE DE CONVITES

A Egreja tambem possue uma corporação que zela pela propaganda, e que muito espera. fazer pelo adiantamento da causa.

A pobreza que se nota em Portugal difficuIta o rapido desenvolvimento da causa.

N. 7 - Relatorio do Delegado da Egreja Pres­byteriana no Brasil ás Egrej as Mães, nos Estados Unidos, e á Convenção Mundial de Escholas Domi­nicaes reunida na cidade de Washington. - Rev. Moderador e prezados irmãos representantes da Egre­ja Presbyteriana no Brasil: - Confiando no grande poder do Pae das Luzes, de quem procedem todas as dadivas por extremo excellentes e todos os dons perfeitos, a 18 de Março de i9iO, parti, á bordo do Verdi, em demanda dos Estados Unidos da America do Norte, a fim de desempenhar a honrosa commissão com que me distinguistes: - Saudar, em vosso nOlne, ás Egrejas Mães; solicitar-lhes mais missionarios para a evangelisação de nossa querida Patria e represen­tar a nossa mui amada Egreja perante á Convenção Mundial das Escholas Dominicaes em Washington. Graças a Deus, cumpri o vosso mandato e, ainda que mui imperfeitamente o pudesse desempenhar, não obstante, fui muito feliz e abençoado.

A 4 de abril, cheguei a New York. onde me aguardavam o sr. Secretario Robert Speer e o sr. George Lenington. Ambos foram de inexcedivel cor­tezia e gentileza para com o vosso representante. Nesse dia, o sr. Speer só se separou do vosso delega­do das 9 para dez horas da noite, após o jantar, no Hotel 8t. Denis, onde fora hospedado, a expensas do Board.

- 51-

Chegando a New York, o vosso deputado foi surprehendido por um extenso programma, segundo o qual teria de falIar quasi diariamente, e mais de uma vez, em determinados dias!

Coube ao dia 6 apresentar-me ao Board de Missões Extrangeiras das Senhoras, ás 10 e 30 da manhã, e ao qual fanei com muita felicidade, sendo interpretado pelo amigo sr. dr. J. M. Kyle.

A's 2 e 30 da tarde desse mesmo dia, falIei perante o American Committee and the Executive CouDcil of the Presb. Churche'in the United States. Ainda ahi fui interpretado pelo sr. dr. Kyle. Em meio do meu discurso I expondo as condições da Egre­ja no Brasil e ao transmittir o seu appeIlo á Egreja Mãe, fui interrompido pelo sr. dr. Alexander que, ao entrar no recinto, quiz, primeiro, dar-me Uln "abraço á brasileira" O Committee ouviu-me com maxima attenção e interesse" e ficou satisfeitissimo com a vi­sita do vosso representante.

No dia 7, conforme o mencionado programma, deveria fal1ar ao Board de Directores da Sociedade Biblica Americana, ao qual compareci e dirigi o ser­viço religioso, lendo a Palavra de Deus. Foi, tal, po­rém, o accumulo de affazeres que os srs. directores tiveram, nesse dia, que nem eu, nem c sr. H. C. Tucker tivemos opportunidade de faIlar.

No dia 8, depois de percorrer, em companhia do sr. George Lenington, grande parte da enorme e muito movimentada cidade de Nova York, á tarde, teve o vosso delegado a ventura de jantar e pernoi­tar na residencia do sr. Robert Speer, com quem teve o previlegio de longamente conversar sobre os pal­pitantes e magnos interesses da Causa, em geral, e de nossa Egreja, em particular.

O dia 9 foi consagrado a descanço e a passeios aos parques e museus de Nova York.

No domingo 10, falIei, creio, cinco vezes, já em varios departamentos da Eschola Dominical da Egre­ja Presbyteriana de University Place, como, tambem,

- 52-

no culto publico; já na Bethlehem ChapeI e já Greenwich Presbyterian Church, cujo pastor é o sr. José Hoadley D. D.

Tive o grande previlegio de assistir, no dia 11, a abertura dos trabalhos do Presbyterio de New York o qual conta mais de duzentos membros, se­gundo me disseram. Apresentado a esse concilio como Moderador e Delegado da Assembléa da Egreja Pres­byteriana no Brasil, tomei assento por entre prolon­gados applausos, saudando a nossa Egreja, na pessoa do seu delegado. o rev. Moderador, dr. Alexandel' que me conduziu á plataforma. Em poucas palavras agradeci á gentileza de que era alvo e saudei a Egreja Presbyteriana dos Estados Unidos, represen­tada naquelle imponente concilio. Para maior dis­tincção, o rev. Moderador constrangeu ao vosso dele­gado a permanecer assentado ao seu lado durante aquella sessão.

Nesse mesmo dia, o vosso delegado compareceu perante a Sociedade de Ministros de N ew Y ork, onde leu um dos seus historicos discursos, cujos detalhes surprehenderam os consocios daquella corporação, ma­nifestando, então, particular interesse - o rev. Connor, redactor da importante revista The Oonver­ted Oatholic.

Por toda apartei naquelles dias, a Egreja Evan­gelica nos Estados Unidos da America do Norte pensava no Brasil e nas Republicas Sul-Americanas, pois, a este continente estava consagrada a piedosa attenção de todos os crentes e de todas as Egrejas.

A respeito da America do Sul, constou-me, fo­ram, então, publicados, uns trinta volumes, entre os quaes está a excellente obra do nosso prezadissimo collega rev. dr. S. R. Gammon - The Evangelical Invasion of Brazil.

De N ew Y ork fui á Nova Inglaterra, onde pas­sei dezoito dias, prégando o Santo Evangelho aos portuguezes, e sendo dirigido, nessa excursão e nesse trabalho, pelo rev. dr. J. M. Kyle, e visitei as cidades

- 53-

e egrejas evangelicas portuguezas em Lowell, Han­do ver, Boston, New Bedford, :Fall River, Warchan, Providence - onde compareci perante o Presbyterio de Boston, alli reunido, e perante uma Convenção Regional de Escholas Dominicaes, alnbas reunidas na Primeira Egreja Presbyteriana. Tendo, então, de falIar de improviso, serviu-me de interprete o rev. dr. Kyle.

Creio, irmãos, que não podia ser mais feliz o vosso delegado, do que o foi nesse nlemoravel dia, pois, foram taes as impressões que o seu discurso, então, produziu que, por trez vezes, aquelle selecto auditorio o interrompeu com prolongadas salvas de palmas e, antes de descer da plataforma, foi elle abraçado pelo rev. dr. Kamy, presidente da Convenção.

Regressando á Nova York, a 30 de abril, no dia primeiro de maio, tive o privilegio de fanar na Egreja Presbyteriana pastoreada pelo erudito rev. dr. Duncan J. Macellillan, no culto da manhã e, á noite, na Old Presbyterian Church, do qual é pastor o grande prégador revI dr. Howard Duffield. Nesta Egreja, entre os ouvintes, achava-se o revI bispo Neely, que por muito tempo superintendeu a Egreja Methodista, na Republica Argentina, o qual se ma­nifestou vivamente impressionado com o discurso do vosso delegado.

Perante uma solenne reunião do Board, em New York, ainda teve o vosso delegado de fallar, antes de seguir para Atlantic City, Lensburg, \Vashin­gton e Nashville, sendo as palavras do vosso repre­sentante ouvidas com a maxima consideração e at­tenção e elle mesmo tractado com inexcedivel dis­tincção.

Na noite desse mesmo dia, no Savoia Hotel, o vosso delegado assistiu ao luxuoso sarau litterario­musical da Sociedade União Presbyteriana de Nova York, perante a qual teve opportunidade de fallar sobre o Brasil, servindo-lhe de interprete o rev. Mac Laren, ex-missionario em nosso Paiz.

- 54-

De passagem para as Assembléas e Convenção Mundial de VítT ashington, o vosso delegado esteve em Philadelphia, onde se encontrou com o seu protector de infancia e ex -director da Eschola Americana de S. Paulo, rev. J. Beatty Howell.

Nessa historica e importante cidade, encontrou­se com as viuvas dos revs. Chamberlain e Eduardo Lane. O quanto de emocionante foram esses encon­tros, eu não os posso descrever. Essas distinctissimas servas de Christo, porém, me disseram que ainda têm os seus corações no Brasil e em sua evangeli­sadora obra.

Em Fredericksburg, o vosso de1egado encontrou­se tambem com as exmas. viuvas dos revs. dr Baird e Flaminio A. Rodrigues, bem como com a exma. familia do prezado irmão missionario rev. Thompson. Nessa pequena quão celebre cidade do Sul, é notavel o grande numero de amigos da Egreja Presbyteriana no Brasil.

Chegando á Nashville, fui principescamente tra­ctado pelo rev. dr. Chester, m. d. Secretario do Com­mittee, perante o qual compareci, fazendo o appello que me recommendaste e apresentando as vossas cordiaes e fraternaes saudações. O Committee ficou tão bem impressionado com as palavras do vosso re­presentante que immediatamente solicitou permissão de publicar aquelle pequeno discurso no Missionario, e, alem de muitas outras provas de consideração e apreço, offereceu ao, vosso delegado um jantai' no Maxwell Hotel, estando presente quasi todos os mem­bros daqnelle Committee. Por essa occasião, foram levantados varios brindes ao vosso delegado aos quaes, como lhe competia, agradeceu em seu e em vosso honrado nome. Durante os oito dias que pas­sou em Nashville, foi sempre o vosso representante distinguido por gentilezas verdadeiramente captivan­te8 concedidas pelos varios representantes do Com­mittee.

- 55-

Em Lewsburg, onde se reuniu a Assembléa da Egreja Presbyteriana do Sul, fui hospede do Collegio Presbyteriano de Moças, muito bem dirigido pelo rev. dr. Telford, que, de modo muito cortez e magnani­mo, tratou ao vosso representante.

No dia 20 de maio, o vosso delegado foi apre­sentado á veneranda Assembléa pelo rev. dr. Chester que o fez de modo muitissimo honroso para a nossa querida Egreja no Brasil. Dada a palavra ao vosso representante, que aUi tomou assento como membro correspondente, pronunciou o seu pequeno discurso de saudação e de solicitação conforme a vossa deli­beração. Não houve applausos de estrepitosas palmas. Mas a emoção da Assembléa pela saudação do Bra­sil foi fiel e eloquentemente attestada pelas palavras do rev. Moderador, de modo a vos poder dizer o vosso representante - que foi esse o logar 13m que o vosso representante mais sensação e funda impressão produziu. Sinto-me acanhado em referir a este res­peito o que noticiou o grande orgam de nossa Egre­ja - Christian Observer.

Essa augusta Assembléa nos enviou calorosas e mui cordiaes saudações, tomou em consideração o vosso appeIlo e rogou ao Deus Altissimo copiosas bençams sobre a sua querida Egreja Filha, no Brasil.

O mesmo fizeram collectiva e individualmente o Committee e seus nlem bros.

Da pittoresca, pequenina e historica Lewsburg, seguiu o vosso delegado para a Convenção de ,\I as­hington, onde poude, apenas, representar o Brasil e, em nome da nossa Egreja e das Egrejas irmãs, sau­dar aqueIla Mundial representação de Escholas Do­minicaes, por um pequeno e historico discurso es­cripto na vespera.

Esse pequeno discurso foi, porém, muito apre­ciado e entrecortado de applausos pelo enorme au­ditorio que litteralmente enchia o vasto templo da First Oongregational Ohurch, nessa importante ses-

- 56-

são presidida pelo rev. dr. Meyer. Parte do discurso, então proferido, se acha no - World- Wide Sunday­School JVork, pagina 239.

Nessa mui celebre Convenção, eu e o rev. H. C. Tucker assumimos o compromisso de concorrer com 120 doIlars annualmente, afim de auxiliar em garantir o logar perpetuo do sr. Jennings Bryan, na Directoria Mundial das Convenções de Escholas Do­minicaes.

Finalmente, chegou o vosso delegado á Atlan­tic City para assistir a reunião do supremo concilio da Egreja Presbyteriana nos Estados Unidos. Perante essa enorme e importantissima Assembléa, somente foi concedido ao vosso representante, bem como aos demais quarenta representantes de outras Egrejas Evangelicas, apenas 10 minutos para faIlar. Apresen­tado pelo rev. J. B. Howell, fui recebido, pelo audi­torio ao assumir a tribuna, por calorosa salva de palmas e o pequeno discurso foi, varias vezes, entre­cortado por estrepitantes applausos ...

Concluindo, sr. Moderador, o vosso delegado póde garantir que foi mui proveitosa a sua missão perante os Boards e Assembléas das Egrejas Mães e para a causa da Egreja Presbyteriana no Brasil. 1. o - Porque se estreitaram muito mais as relações das Egrejas Mães com a sua Egreja Filha. 2.° - A nossa Egreja e a nossa Patria ficaram bem mais co­nhecidas, e milhares de pessoas individualmente prometteram ao vosso representante - orar pelo Brasil e pela nossa Egreja.

3.0 - Creio que a presença de um brasileiro

branco, e um tanto ruivo, fez crer a muitos ameri­canos do Norte que os naturaes do Brasil não são somente negros, bugres e mestiços ...

4.° - Depois do desempenho da missão do vos­so delegado - cinco novos missionarios prégadores já foram estabelecidos nos campos jurisdiccionados a esta Assem bléa, attestan do esse glorioso facto que o nosso esforço em· solicitar mais obreiros para a grande Seara - não foi em vão, graças a Deus.

- 57-

Agràdecendo a honrosissima distincção que me foi conferida, nonleando-me para desempenhar a commissão perante ás Egrejas Mães e á Convenção Mundial de Escholas Dominicaes; agradecenao aos Boards e Assembléas Geraes, nos Estaàos Unidos da America do Norte, as attenções e honras que, me foram prodigamente dispensados como vosso repre­sentante; agradecendo a Deus ás innumeras bençams que me foram concedidas, e sem as quaes me seria impossivel cumprir vantajosamente a vossa delega­ção ; - deponho em vossas mãos o mandato de de­legado, rogando perdão por não o ter desempenhado melhor. - Sala das Sessões da Assembléa Geral, 16 de Janeiro de 191. 2. - Alvaro Emygdio Gonçalves dos Reis.

N. 8 - Relatorio da Commissão das Missões Nacionaes. - Exmos. Senhores Membros da Assem­bléa Geral da Egreja Presbyteriana no Brasil. - (Psal­mo, 114: 1 - 3). - A Commissão de Missões Na­cionaes vem, respeitosamente, pelo seu Presidente, .apresentar-vos relatorio do bi-ennio decorrente de 1910 -1912.

Como vereis, a Commissão operou dentro dos limites que lhe foram impostos, dando impulso á causa e alargando c circulo de operações.

O vosso orgam - "A Hevista de :Missões Na­cionaes", por motivos imprevistos, foi transferida da Capital Federal para Campinas, sendo confiada tran­sitoriamente a sua redacção aos revs. dr. Thomas Porte r e Basilio Braga de Oliveira.

Em os dois annos decorridos, e]]a abordou as seguintes e momentosas questões: finanças da Egre­ja, Escola Dominical, Sabbatismo, Independencia e Imnlersionisnlo.

Em a reunião de julho de 1910, a Commissão suggeriu a idéa de reunir-se o povo de Deus para o fien sancto e justo de supplicas e offertas em a data memoravel de 15 de novembro, dia em que teve ini­cio a Republica em nossa ámada Patria.

- 58-

A idéa, propagada pela "Revista", tomou vulto, alastrou-se pelo Brasil, e hoje, de Norte a Sul, é uma idéa generosa e de abundantissimos fructos.

Em 15 de dezembro ultimo, em Campinas, a Commissão resolveu pedir a essa augusta Assembléa que a redacção da "Revista" fique, doravante, con­fiada á Mesa, collaborando nella todos os seus membros.

Entre outras deliberações, a Commissão resol­veu o seguinte:

a) Nomear uma commissão para confeccionar o plano da porcentagem dos Presbyterios;

b) Convidar o rev. Jeronymo Gueiros para vi­sitar as egrejas do Estado de S. Paulo, logo encer­rada a reunião da inclyta Assembléa, e o rev. Alvaro Reis para visitar o norte do Brasil, por occasião da reunião proxima do respectivo Synodo ;

c) Pedir que a augusta Assembléa amplie a representação desta Commissão, dando-lhe um repre­sentante de cada Presbyterio.

Corno vêdes, exmos. e augustos representantes da gloriosa Egreja Brasileira, a Com missão de Mis­sões Nacionaes tem envidado esforços para unir, orien­tar e dilatar os arraiaes presbyterianos, imprimindo­lhes um cunho verdadeiramente nacional e legitima­mente christão.

A Egreja Brasileira precisa unir-se em esforço conjuncto: o Norte dando a dextra, em signal de companhia amistosa, ao Sul; para que - Norte e Sul, - embora distanciados, possam realisar o grande escopo da evangelisação patria.

A vós, exmos. e augustos representantes da querida e gloriosa Egreja Nacional, vos compete lan­çar os largos planos de um trabalho amplo, unifica­dor e verdadeiramente abençoado em nossa estreme­cida Patria.

Para vós, exmos. Senhores, se levantam os olha­res de doze mil almas esperançosas e avidas de sal­var peccadores que se desempenham no abysmo da perdição eda morte irremediavel e eterna! '

- 59-

o balancete appenso vos dará idéa do movi­mento de nossa Commissão.

Queira o Senhor derramar sobre vós as ben­çams do céu, abençoando grandemente os vossos trabalhos e dando ao Brasil nova phase de vida, de dedicação e progresso, para honra de seu Nome e gloria de seu bemdicto Reino.

O Senhor seja comvosco. Amen. - (Psa]mo, 132: 1 - 3). - Jahú, 8 de janeiro de 1912. - Her­culano de Gouvêa, - Presidente da Commissão de Missões N acioriaes. (Seguem annexos o relatorio do thesoureiro e proposições da Commissão Permanente).

MISSÕES NACIONAES, 1910, 1911 Impostos e Offertas á Thesouraria da Assembléa

Presbyterio do Rio 1) Bahia e Serge•

» Pernambuco. » Minas. » Sul » Sul de Minas » São Paulo » Ote. S. Paulo

100/0 ou Parte

324$557 74$220

704$360 289$240 13$400

554$780 133$000

II ~ffe:t~s de II mdmduos

-108$600 433$157 18$000 9'2$220 62$000 62$000 82$700 787$060 67$000 356$240 96$470 109$870

106$800 661$580 5$000 138$000

112.093$557/1546$570//2.640$127

Offertas de individuos cujo presbyterio não é certo. .. 179$920

Offertas de pessoas fóra de nossa Egreja. 280$000 Venda de livrinhos da Revista. . 4$700 Offertas para publicação de artigos espeCI-

ficados 171$000

Rendimento dos dois annos. 3.275$747

NOTAS: 1.& - Com o augmento da tiragem de 1.600 a 3.7UO exemplares, a Revista precisa de 2:300$ a 2:400$ por anno para as despezas.

- 60-

2.& - Si os presbyterios pagassem 200 réis por cada comlnungante por anno, a Revista estaria segura e a distribuição das despezas muito lnais justa a todos. - O Thesoureiro - Thomas Porter.

A Commissão das Missões N acionaes recom­mende á Assembléa Geral que revogue o preceito aos presbyterios de pagarem dez por cento das ofier­tas para a Causa á Commissão da Assembléa para o sustento da Revista, e a Commissão pede que a As­sembléa preceitue aos presbyterios qu~ estes paguem á Commissão da Assembléa duzentos réis por anno por cada membro commungante das suas egrejas, em prestações regulares ou mensaes ou trimestraes ; e que a Assembléa preceitue ás sessões e thesourei­ros das egrejas que arrecadem esta taxa fielmente e transmittam as importancias regularmente aos the­souros dos presbyterios.

A Commissão propõe esta modificação do plano por causa das desegualdades e faltas de proporção nas importancias pagas á Commissão pelos diversos presbyterios como ficam expostos no quadro finan­ceiro do thesoureiro que precede esta recommenda­ção. - Rio-11-f-19f2. - O Secretario da Com­missão - Basilio Braga.

•• 9 - A Uommissão Permanente de Mis­sões Extrageiras vem respeitosamente apresentar á Assembléa Geral o seguinte relatorio.

Durante os dois annos decorridos, os interesses da causa se teem desenvolvido de maneira mui sa­tisfactoria.

Enviado por ordem desta Assembléa, o Rev. Alvaro Reis desempenhou de modo o mais criterioso sua missão em Portugal, conseguindo ver organizado o trabalho na capital lusitana, e o nosso primeiro missionario definitivamente entregue aos trabalhos evangelisticos.

Dos factos interessantes e providencias que se deram em connexão com o principio deste trabalho, a Egreja foi plenamente informada pela imprensa.

- 61 -

As informações recebidas directa e indirecta­lnente a respeito do trabalho de nosso representante na patria mãe são de toda maneira animadoras e lisongeiras.

A Commissão entregando á Assembléa este rela­torio, acompanhado pelo competente livro de actas, pelo livro e documentos da thesouraria, recommenda : que seja marcada uma hora para serenl ouvidas o Rev. Alvaro sobre as impressões por elle recebidas em Portugal e o Rev. Howell que ha pouco veio de Lisboa;

Que a Assembléa resolva sobre o futuro desen­volvimento do trabalho de conformidade com suas necessidades notadas por estes irmãos; e

Que as egrejas da Assembléa sejam novamente exhortadas a fazerem collectas regulares e generosas a favor de tão importante quão sancta missão. - Sala das sessões da Assembléa, 16 de Janeiro de 1912 -Samuel R. Gammon, Relator .

•• 10 - A Commissão de Relações Ecclesias­ticas relata já existirem no Rio de Janeiro a União de Obreiros que se reune nlensalmente e as Reuniões trimensaes de fraternidade que se hão realizado com tc,da a regularidade. E que existe enl S. Paulo a Reunião mensal dos pastores de todos as communi­dades evangelicas e a Reunião de todas as Egrejas em um só dos edificios, celebrada mensalmente afim de promover a fraternidade possivel entre os membros das diversas denominações.

A Commissão reconlmenda: 1.° que €ln todas as cidades onde existir mais de uma denominação os ministros de nossas Egrejas promovam reuniões simi­milhantes e que nas suas congregações façam oração por toda a christandade, no sentido de serem estreita­dos os laços de amor que devem unir indistinctamente todos os membros da grande familia de Christo; 2.° que a nova Commis8ão permanente receba poderes desta Assembléa para tratar com outras commissões conge-

- 62-

sobre a fusão das Egrejas e, quando isso não seja possivel sobre a confederação das mesmas. - f 7 de Janeiro de 1912. - Lino da Oosta, Annibal Nóra, Modesto de Oarvalhosa.

N. II - Srs. rev. Moderador e mais membros desta augusta Assembléa Geral: Vamos relatar, em poucas palavras, o que a Commissão de Publicações, poude fazer desde a reunião passada desde venera­vel Concilio até o presente.

Acertámos em dar publicidade ás actas da reu­nião anterior da Assembléa Geral, de que sahiram 500 exemplares, impressos na typographia do Puri­tano que fez a credito esse trabalho pelo preço de 241.$000. Após muitos e instantes pedidos pela im­prensa que dirigimos ás Egrejas, para o pagamento dessa importancia, apenas vieram 139$000,. que en­tregámos á menciona redacção, ficando ainda esta Assembléa a dever-lhe i02$OOO.

Não foi possivel publicar-se o Regimento In­terno desta Casa, cujo autographo nos chegou ás mãos, justamente no momento de dar começo aos presentes trabalhos.

Foram-nos remettidos, o anno passado, os ori­ginaes das actas dos Synodos reunidos em 1906 e 1907, qué ainda não sahiram em lettra de forma, em consequencia da inopia de dinheiro. A Commis­são acha que devem ser publicadas e para isso pede a verba indispensevel.

Esta commissão recebeu um traslado, que a "União dos Obreiros Evangelicos" desta Capital se dignou de lhe enviar, do plano para a publicação das Licções Internacionaes da Eschola Dominical. Accei­tando-o, deu ,as providencias que lhe cabiam para que o dito plano se tornasse uma realidade pratica, pois achámos que não deviamos negar concurso a um trabalho almejado pelas Egrejas que estão em francas relações comnosco. As Ucções, porém, não começaram a ser publicadas em commum, porque soubemos que o representante da Egreja Methodista,

- 63-

allegou não se achar bastante autorisado para entrar no accordo que seria de immensa vantagem para o Evangelho no Brasil. A' vista disto, a vossa Com­missão de Publicações recommenda que as Licções Internacionaes continuem a ser publicados em Lavras.

A Commissão de Publicações tambem se aven­tura em solicitar da illustrada Assembléa segunda edição revista e correcta do Livro de Ordem, de que muita falta sentem as Egrejas da vossa respei­ta billissima j urisdicção.

A mesma pede que a Assembléa recommende ás Egrejas a contribuição annual de cem reis por membro, para occorrer ás despezas de publicação, sendo o dinheiro enviado aos thesoureiros dos Pres­byterios respectivos, e destes, á thesouraria geral em Campinas.

Com este, submettemos tambem ao vosso jul­gamento o livro das actas desta Commissão que sente muito não ter podido fazer mais para corresponder em absoluto á confiança que nella depositastes. -Sala das Sessões, janeiro de 1912 - Alvaro Reis, relator; Franklin do Nascimento, secretario; Lino da Costa, J. Gueiros, Constancio H. Omegna, Christiano Faria.

N. 12 - Norma para as estatisticas :

Ministros Egrejas Presbyteros Diaconos

Membros:

Recebidos por profissão » »carta » » jurisdicção

Restaurados Demittidos por carta Fallecidos

Suspensos Eliminados ou Excluidos Numero actual

Crianças

Baptizados durante o anno Numero actual

Escolas Dominicaes

Numero de Escolas » »professores » »alumnos

Sociedades :

De senhoras Outras Numero de Telll pIos Valor )) » Residencias Pastoraes Valor del1as

Contribuições:

64 -

Para compromisso pastoral » Edificação » Missões nacionaes » .» estrangeiras .» Seminario .» Orphanato .» Monte Pio » Assembléa Geral .» Publicações » Outros fins

Para culto e pobres Total

N. 13 - Relatorio do Thesoureiro. - O The· soureiro respeitosamente relata á Assembléa que recebeu do antigo Thesoureiro os livros e dinheiros do Seminario e os livros da Commissão das missões nocionaes; e que tem recebido e despendido os dinheiros, conforme disposições competentes e que as suas contas tem sido examinadadas e approvadas pela Commissão e pela Directoria do Seminario, os algarismos vindo ao conhecimento da Assembléa pelos respectivos relatorios.

O Thesoureiro recebeu do antigo Thesoureiro; conforme a resolução da Assembléa, o dinheiro na caixa no Monte Pio e mais algumas pequenas offertas. O fundo agora tem f: 792$000 na Caixa Economica de São Paulo.

Para a viagem do moderador aus Estados Unidos o Thesoureiro recebeu 762$000, além dos dinheiros contribuidos directos, e pagou a importancia ao mo­derador, conforme o voto da Assembléa passada, o sr. Secretario da Assembléa, pediu ao Thesoureiro o dinheiro para o pagamento de suas despezas para assistir a esta reunião da Assembléa como é seu dever, mas a Assembléa não creou um fundo geral, da qual se podem pagar estas despezas.

E' motivo de regosijo por parte da Assem­bléa ao crescente desenvolvimento da liberalidade da Egreja.

- 65-

o Thesoureiro está prompto a continuar a pro­paganda da beneficencia como tem feito, mas arden­temente deseja mais auxilios nesta propaganda pelos directores do Seminario e pelos membros das com­missões de Assembléa; e o Thesoureiro respeitosamente pede á Assembléa:

LO - A creação de um fundo da Assembléa do qual se poderá pagar as de~pezas do expediente da Assembléa como as despezas da secretaria perma­nente.

2.° - Pede um auxilio financeiro para o bom desempenho dos cargos de propagandista, guarda­livros e pagador do Thesouro da Assembléa. Identico pedido foi feito á directoria do Seminario, mas o thesoureiro ainda não sabe a resposta definitiva.

3.° - Pede, afim de facilitar o serviço da Assem­bléa, o direito á palavra nas reuniões.

Finalmente registra-se o juizo do Thesoureiro que a criação de uma thesouraria central da Assembléa justifica-se abundantemente pela maior conveniencia na remessa de offertas e no registro e despendio das contribuições e pelo augmento em todos os fundos. nota-se que ha os que julgam conveniente entregar todos os os fundos da Assembléa incluindo o para missão em Portugal á Thesouraria central.

Visto que o Thesoureiro, sendo professor no Seminario, não põde viajar muito para evangelizar, tem annunciado a venda de livros christãos pelas columnas da Revista e com bons resultados; e sen1 responsabilidade financeira por parte da Revista. Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 19'12. - Thomas Porter.

N. 14 - Relatorio da Directoria do Seminario Theologico da Egreja Presbyteriana no Brasil. -Rev. Moderador e irmãos em Christo: - Confiados no Auctor e Uonsummador da Fé e procurando desem­penhar o grande encargo com que nos honrastes, constituindo-nos directores do Seminario Theologico - nos reunimos em directoria trez vezes. A primeira

- 66-

reunlao que tivemos foi a 10 de junho de 1910, a segunda vez foi a 19 de dezembro de 1910 e a terceira e ultima a 12 de dezembro de 1911.

De nossa administração destacamos os seguintes factos principaes :

1. o - Pudemos liquidar a divida que o Seminario tinha para conl o Committee of Nashville. Está, pois, a nossa excellente propriedade em Campinas, exone­rada de qualquer compromisso.

2. o - Durante a nossa direcção matricularam-se os seguintes candidatos ao ministerio: 1- Francisco de Souza, da Egreja Fluminense, o qual concluiu os seus estudos a 21 de dezembro de 1910, recebendo em sessão solemne o Diploma de Bacharel em Theologia; 2 - Americo de Menezes - candidato do Presbyterio do Rio, actual terceiro annista; 3 - Thedomiro Em­rich, candidato do Presbyterio do Rio, terceiro annista; 4 - Bernardino de Souza, candidato do Presbyterio do Rio, terceiro annista ; 5 - Tancredo Costa, candi­dato do Presbyterio de São Paulo, terceiro annista ; 6 - Herculano Gouvêa Junior, candidato do Presby­terio de Minas, terceiro annista; 7 - Miguel Rizzo J unior, candidato do Presbyterio de Minas, terceiro annista ; 8 - Octavio de Souza, candidato do Pres­byterio do Rio, segundo annista; 9 - Paschoal Pitta, candidato do Presbyterio do Sul de Minas, segundo annista; 10 - ManoeI Marques, c-andidato da Egreja Fluminense que fez um curso especial e recebendo por elle um certificado. Este moço deixou a nossa Faculdade em dezembro de -1910; 11 ~ Benedicto da Silva, candidato do Presbyterio do Oeste de S. Paulo, que tem assistido com regularidade as aulas e está fazendo um curso tlspecial; 12 - Basilio Braga de Oliveira, licenciado do Presbyterio de Minas, que igualmente assistiu as aulas do curso theologico e acaba de ser ordenado Ministro do Sancto Evangelho pelo seu Presbyterio. Além destes acabam de ser ma­triculados mais os seguintes estudantes: 13 - Julio Nogueira, candidato pelo Presbyterio do Sul de Minas

- 67-

primeiro annista ; 14 - 14 Galdino Moreira, candidato do Presbyterio de Minas; 15 - Samuel Ces ar, aspi­rante ao ministerio do presbyterio de Pernambuco fez o seu primeiro anno de theologia em o nosso Seminario como assistente.

Como vedes, irmãos, a matricula deste biennio foi uma das melhores que temos registrado nos annaes de nossa historia e vos podemos dizer que essa turma de estudantes é egualmente uma das mais futurosas, já pelo seu talento e applicação, já pelos seus dotes oratorios e espirituaes.

* * * Por enfermidade e para descansar de suas

afanosas lides de professor e reitor do Seminario, retirou-se para os Estados unidos da America do Norte o preclaro professor rev. dr. J. R. Smith, o glorioso paladido de nossa educação ministerial. Sua falta tem sido muito sentida e esperamos que Deus em sua misericordia ainda n01-0 devolverá durante este anno, visto achar-se restabelecido esse querido irmão.

Com a retirada do dr. Smith ficaram os revs. drs. Thomas Porter e Erasmo Braga - tambem Reitor - Deão do Estabelecimento muito sobrecarregados de trabalho docente.

Com immensa satisfação registramos que esses illustres professores tem desempenhado seus encargos de modo o mais competente possivel, consideradas as presentes circumstancias, sem tambem descurarem de outras preocupações de suprema importancia na direcção de nossa Esch01a de Prophetas.

Como vós sabeis, o rev. dr. Porter, além de professor e reitor, é o thesoureiro desta Assembléa e redactor da Revista das Missões Nacionaes. O rev. Erasmo além de professor e Deão, obteve em concurso com brilhantismo uma cadeira no Gymnasio de Campinas, onde lecciona a lingua ingleza. Depois que este illustre professor occupa essa cadeira dispensou generosamente 08 honorari08 que recebia, em favor

- 68-

de nossa Faculdade. Certamente, taes actos de nossos professores 1llerecem os mais calorosos agradecinlentos e louvores de nossa Egreja.

* * * Tambem auxiliaram proficientemente á nossa

Faculdade os revs. Henrique Vogel e Zacharias de Miranda, aos quaes mais uma vez protestamos nosso reconhecimento e gratidão.

* * * Dos relatorios dos revs. dr. Reitor e Deão,

com satisfação vos podemos relatar que a athmos­phera espiritual tem sido boa e progressiva como progressiva é a sanctidade do caracter christãc.

* * * Procurando prevenir, até onde foi possivel, a

matricula de estudantes que não possuam, talvez, uma mui pronunciada e decidida vocação ministerial, a Directoria adoptou um compromisso de matricula que o estudante deverá assignar antes de se matri­cular. Esse compromisso é, tambem, um preservativo contra qualquer falta de disciplina em o nosso estabelecimento.

* * * A bem do regular funccionamento das suas

sessões, a Directoria adoptou um - Regimento Inter­no - para o qual chamamos a vossa attenção e se acha registrado no Livro de suas actas.

* * * Egualmente acaba de adoptar e Regimento

Interno da Congregação do Seminario que, por sua natureza é de suprema importancia para a nossa Faculdade Theologica.

Esperamos que a ella dareis a vossa sabia e criteriosa attenção.

- 69-

Cumpre-nos vos declarar que, graças aos espe­·ciaes cuidados e carinhos do rev. Deão, a nossa propriedade em Campinas tenl sido altamente melho­rada e aformoseada, assinl offerecendo belIo aspecto e dando a ellas magnificas vantagens de ordem economica.

Devido a esses melhoramentos gosa o estale­cimento excellente installação electrica, vastos jardins e hortas. O terreno está quasi todo feixado segundo as exigencias municipaes. E varios concertos têm sido feitos nos predios pertencentes á Faculdade.

* * * Cumpre egualmente registrar o irreprehen51ivel

cuidado e diligencia do rev. dr. Porter em zelar pela prosperidade financeira de nossa Faculdade; pela conservação e arrendamento de nossa propriedade em S. Paulo, de modo a merecer os nossos mais calorosos applausos. Esse irmão como todos vós o sabeis, tem sido um heróe no departamento finan­ceiro de nossa Egreja.

* * * Varias proposta têm sido apresentas para compra

de nossa propriedade em S. Paulo e sobre ellas esperamos vós vos pronunciareis. Dadas as circum­stancias do momento, julgamos prudente nada resolver a respeito sem vos ouvir primeiro. Tendo dado conselho aos compradores para que dirigissenl suas propostas a esta Assembléa, sobre ellas nada preci­samos vos dizer.

* * * Conforme vossa decisão a directoria vendeu uma

faixa de terreno nos fundos da propriedade que possue

- 70-

esta Assembléa em S. Paulo e com e8se dinheiro - ~ 5:000$000, pudemos saldar a nossa divida como já vos mencionámos.

Como vereis dos balancetes e relatorios do thesoureiro, o nosso movimento financeiro não tenl sido de forma alguma desanimador. Lamentamos, entretanto, que ainda existam egrejas relapsas no cumprimento do sancto dever de levantar regular e mensalmente collectas para missões e Seminario essas instituições que se podem considerar verdadeiramente basicas para a completa solidariedade de nossa obra ecclesiastica.

Cremos que é chegado o tempo de se tratar deste assumpto de modo mais energico e desciplinar.

* * * Eis a summula de nosso movimento financeiro:

Titulos em Lettras Saldo em caixa Entradas em 19 i O offertas 10:248$532

» » 1911 $

* * *

10:000$000 2:695$376

E' com immenso prazer que registramos o nome do presbytero dr. Feliciano Ferreira de Moraes que fez doação dos titulos acima mencionados, no valor de tO:OOO$OOO, para patrimonio do Seminario. Actos de tal benemerencia não necessitamos enaltecer. Elles por si sós proclamam a magnanimidade dos corações que os praticam. Rogando as orações dos crentes sobre esse presadissimo irmão, aqui registramos mais uma vez nossa gratidão ao grande amigo do nosso Seminario.

* * * A Directoria em sua ultima reunlao vos faz as

seguintes recommendações: 1.0 Que elejaes um professor nacional para

occupar uma nova cadeira ~ designada - Simonton

- 71-

devendo ser o novo professor sustentado pelos rendi­mentos de um patrimomio que no minimo deverá ser de OITENTA CONTOS.

* * * 2. o A Directoria tambem lembra a este vene­

rando concilio a grande con veniencia de serem eleitos quatro professores substitutos das cadeiras do curso theologico, os quaes sómente perceberão honorarios quando occuparem as ditas cadeiras.

3.° Solicita esta Directoria para que a Assembléa faça ver aos presbyterios a absoluta necessidade de modificar o presente plano de chamar os estudantes do Seminario para trabalhar nos seus campos durante as ferias; que cada Presbyterio antecipadamente prometta aos estudantes, as suas despezas de viagem etc.; que os Presbyterios façam sentir ás Egreias, que gozarem do trabalho evangelistico dos estudantes, que todas as suas offertas deverão ser feitas ao the­soureiro do Presbyterio; que os Presbyterios tenham um solenne compromisso com os estudantes para que estes lembrem ás Egreja o seu dever para conl o Presbyterio e emcaminhem ao thesoureiro do Pres­byterio todas as quantias dellas recebidas; que os pedidos para o trabalho dos estudantes, durante as ferias, sejam enviados ao Reitor do Seminario, sem precisarem a quantia com que os Presbyterios darão de gratificação.

4. o Finalmente vos recommendamos para que mais uma vez soliciteis do Board de ~ ew Y ork os permanentes serviços docentes do rev. dr. Thomas Porter ao qual esta diriectoria se confessa reconhe­cidissima e grata.

* * * Na conformidade do plano estabelecido, respeito­

samente vos recordamos a eleição de um Director por parte da Assembléa por nove annos para substituir O que foi eleito pelo Synodo de 1903 por 9 annos.

- 72-

Nada mais tendo de importante a referir· vos; rogando nos releveis pelo deficiente cumprimento do nosso mandato, e supplicando a Divina Direcção do Espirito do Sancto em vossas deliberações­respeitosamente nos subscrevemos, vossos coopera­dores na Causa de Christo.

A Directoria.

Dados Estatisticos enviados pelos Presbyferios 1911

EGREJA PRESBYTERIANA NO BRAZIL €statistica geral de 1911, dos relatorios apresentados pelos varios yresbyierios com as credendaes dos seus deputados

Synodos

Totaes :

(Nota do secretario permanente-Tendo ordenado o concilio supremo que se distribuissem pelas egrejas as formulas de estatistica para ser o quadro geral impresso com as Actas, foram tão poucas as formulas devolvidas até en­trarem as Actas para o prelo, que o secretario revolveu publicar apenas os dados que tinha em mão.

Releva notar que o Presbyterio de Pernambuco tem a sua estatistica quasi completa, por ter o rev. A. Almeida attendido com promptidão á circular desta secretaria. - Erasmo Braga).

Asseu"l.bléa. Gera.l da Egreja Presbyteriana. no Hrazil

Prosbytarios: Egrajas Ministros Commungantos Prof. 1911 18 3 1.484 203 li -Bahia e Sergipe

1 d 2 - Pernambuco 14 13 1.671 99 . o Norte 3 _ Rio de Janeiro 20 9 3. ,116 +

4 - Sul de Minas 8 4 + +

I~ Minas 13 8 898 154

2. do Sul Oeste de S. Paulo ,15 6 1.010 40" S. Paulo 15 n 1.071 39 Sul 11 ;) 973 64

2 8 l1 IJ: 57 (,,) 19.223" 599"

Assetnbléa Geral da Egreja. Presbyteriana no Brazil (Continuação)

Presbyterios Rap. 1911 Alum. E. Dom.

+ +

1

1 - Bahia e Sergipe

)

1. do Norte 2 - P~rnambuco. 3 - RIO de JaneIro 4 - Sul de Minas

Synodos I 84 339

+ + + +

Prof.

+ 28

+ +

Presb.

+ 25 46

+

Diac.

+ 24 43

+ 1 - Minas

:2 do Sul 2 - Oeste de S. Paulo . 3 - S. Paulo

4 - Sul

2 8

162 264 + 462 96 + 89 +

431" 1.065"

25 20

+ + 7""" ,J

+ 26 + + 97

+ 22 + + 89

N. B.- + Não houve relalorio. " Resultado incompleto (,,) 20 são missionarios

Synodos

1·~INANÇAS E PATRIlVI0NIO - 1911

Presbyterios : Cont. para Sust. de Min. Seminario Varios fins Valor de Prop.

1 do Norte 2 - Pernambuco 9:512$920 148$680 12:147$890 180:100$000

1

1 - Bahia e Sergipe + -I- 12:077$000 + . 3 - Rio de Janeiro 19:040$175 1 :243$335 60:679$625 559:000$000

,8. do Sul

4 - Sul de Minas + + + +

II - Minas 2 - Oeste de S. Paulo 3 - S. Paulo 4 - Sul

8:067$800

+ 4:671$730

-}-

410$500 8:726$960 100:750$000 + + 81 :300$000

+ + + + 7·304$000 +

Estatistica 00 Presoyterio ue Uallia e ~er~i~e 1911

Egrejas Membros reoebi- Numero Contribuições dosem 1811 de membroB

Villa Nova 17 98 80$000

8ta. Maria da Victoria 23 65 + Aracajú

1 Laranjeiras

f 4 97) Lavandeiras 1:153$000

Estancia } 13 127 Urubutinga Ponte Nova Palmeiras. Catulés 43 261 2:000$000 Mucugê Macahubas Cachoeira. 4 112 1:244$000 Çannavieiras 36 224 3:000$000 Bahia 28 200 4:000$000

I Canal 1 I Cannabrava 35 300 600$000

Orobó f 203 1484 12:077$000

PRESBYTERIO DE FERNAJV\BUCO -1911 Egrejas e Offtciaes

Egrejas: organisada a Ministro : Rev. Presb. Diac.

1 Areias 15-10-93 1 Antonio Almeida (29-11-1905) 2 2 2 Canhotinho 21-1-900 2 G. E. Henderlite D. D. 3 Ceará 8-7-1883 3 R. Bezerra Lima (12-10-09) 2 2 4 Garanhuns 22-1-9UO G. E. Henderlite D. D. 5 2 5 Gameleira 7 -3-907 4 Benjamin Marinho (29-11-905) 2 1. 6 J eni pa peiro 1903 G. E. Henderlite D. D. 1 1 7 Maceió 10-4-908 5 J uventino Marinho (26-9-89) 1. '2 8 Manaus 1~-11-04 6 Cicero Barbosa (16-12~902) 3 3 9 Maranhão 5-4-92 7W M. Thompson 2 '2

10 Natal 3-2-96 8 J eronymo Gueiros (13 -9-1901 ) 11 Palmares 12-7 -03 Benjamin :Marinho 1 2 12 Pará 9--j 1-04 9 Antonio Gueiros \ 19-10-90S 13 Parahyba 21-12-884 10 Belmiro A. Cesar (22-5-] 887) 4 5 14 Recife 11·8-1878 11 Antonio Almeida 2 2

Lisboa (Portugal) 12 J. M. Motta Sobrinho (missionario) 29-1 {-1905 13 Prof. J. R. Smith D. D. Lente no Se-

minaria de Campin as

FRESBVTERIO DE FERNAJV\BUCO - 1911 Evangelisação e movimento de pessoal

Egrejas: Pontos P li de prág. ro I. Gart. Jur. Belt. Demt. raU. Busp. BUm. If.O aoi. Grlano·

bapt. li.' aot.

1 Areias 2 3 11 2 1 56 7 23 2 Canhotinho ? 3 Ceará 6 1 ? 4 Garanhuns 1 4 92 6 '? 5 Gameleira 5 16 5 2 219 15 79 6 Genipapeiro 7 2 1 186 7 Maceió 1 7 ? 8 ~1:anaus 2 6 6 2 1 86 :2 25 ~ Maranhão 2 5 6 2 8 5~ 1 43

10 Natal ? 11 Palmares 6 34 11 5 -+ 7 ] 03 37 '? -12 Pará ? 13 Parahyba 9 5 5 5 3 5 2 158 5 152 14 Recife 4 13 3 2 11 6 2 38 213 11

Areias Canhotinho Ceará Garanhuns Gameleira Jenipapeiro Maceió Manaus Maranhão Natal Palmares Pará Parahyba Recife

Presbyterio de Pernambuco -- 1911 FINANÇAS li PATRIMONIOS

Templ. Valor Cult. e pob. Comp. pasto M. Nac. Sominario Edific. Publ. Outros fins 200$ 207$360 180$000 6$400 8$040 + + + + + + + +

38:000$ 290$900 803$960 1:419$221 20$R60 + + 1:091$800 5:000$ 625$880 449$980 5$400 + + 64$420

232$270 370$380 + + + 29$800 198$760 4$500 5$720

855$210 202$040 32$74:0 613$400 81$350 1 33:000$ 589$000 1:255$100 100$000 1 12:000$ 258$800 1:297$240 29$600 1: 130$000 2$500 280$000

+ + + + + + + + + 1 1:900$ 3f$000 258$520 + +

+ + + + + + + + + 1 30:000$ 741$000 1:033$000 22$000 + + 2:145$140 1 60:000$ 663$770 2:044$720 57$280 636$830 91$940 1:289$980

--9 180:100$ 4:52H$990 2:848$680 6:664$241 178$280 2:380$230 93$940 4:966$450

Somma dos totaes das contribuições: 21 :660$811.

NOTA. - A somma no presente quadro não contem dados de 4 egrejas de modo que se pode calcular o rendimento total do Presbyterio em 27:000$.

Ha dentro dos limites deste Presbyterio duas escolas evangelicas - o collegio Americano, no Recife, e o collegio "15 de Novembro" em Garanhuns. O primeiro é para meninos e o segundo é mixto, e são externatos. Ha uma escola theologica, em Garanhuns, denominada Seminario Theologico do Presbyterio de Pernambuco, onde se tem preparado quasi todos os ministros deste Presbyterio, inclusive o nosso missionaria em Portugal. Em beneficio desta escola, as egrejas consagram a collecta do ultimo domingo dos mezes que tem cinco domingos, alem das contribuições que se têm levantado para o sustento de estudantes. Constituem a directoria deste Seminario os revs. A. Almeida, J. Marinho, B. A. Cesar e os presbyteros Sariano Furtado e Benigno de Barros. - O secretario permanente: - Rev. Antonio Almeida. - Recife, Pernambuco.

Presbyterio do Rio de Janeiro - 1911 Total Total de Total de PresbJ' Dlaoo· Valor Egrejas: di membros meDores adultos Ministros

aotlvos baptlsados e menores tiros nos dos templos

1 Rio de Janeiro 819 838 1.657 8 5 350:000$000 1 Rev. Alvaro Reis 2 Botafogo 30 5 35 2 1 2 ~ A. A. Lino da Costa 3 Cajú 29 23 52 1 • ~ ~

4 Riachuelo 77 81 158 2 2 22:000$000 3 :. Franklin do Nascimento 5 Jequitibá 548 1.250 1.798 6 1 4 • Annibal Nóra 6 Manhuassú 136 225 361 2 2 :. 7 S. Margarida 35 65 110 2 2 :. 8 S. Sebastião 34: 58 92 1 2 9 Barra Alegre 95 98 193 1 1 5 ~ M. Alves de Brito

10 Retiro 24:6 287 533 1 1 :. 11 Sumidouro 30 40 70 1 1 ~ ~

12 S. José do Ribeirão 181 123 304: 3 4 6:000$000 6 ~ Henrique Louro de Carvalho 13 S. José do Calçado 159 168 327 4 2 10;000$000 7 ~ Samuel Barbosa 14 Campos 10 11 21 1 1 :. 15 Rio Novo 91 72 163 2 2 500$000 16 Rio Norte 131 155 286 2 1 17 Niteroi 9H 154 253 2 2 32:800$000 8 :. Contancio Homero Omegna 18 Sanna 250 230 480 4 2 1:700$000 Samuel Barbosa 19 Valença 36 13 49 ] 1 30:000$000 Constando Homero Omegna 20 Nova Friburgo 69 40 109 1 3 8:0()()$OOO Henrique Louro de Carvalho --- ---

3.116 3.035 7.051 46 4:3 559: 000$000 Riachuelo, C. Federal, 10 de Janeiro de 1912

Franklin do Nascimento, Secretario permanente Samuel Barbosa, temporario

Presbyterio de lVIinas - 1911 ........ ........ ........ ......

~ .., ~ "" :::: ..,

........ 13 -= CI:> .., ~

.., .., ~ ~ "" c:> ........

:ê c:> c::> ~ e 'í:l "" P.. = = 1:1 :t:: 13 = ::: E3 c:> e "" "" "" "'"' CI:> '8 c:> "" = -= c:>

"'" "" 1:1 ~ .e 1:1 CI:> c:> ~ ~ 1:1 ..C> = c:> 13 .~ .;:: = CI:> ~ CI:> -;: = :t:: 'í:l 13 "" .~ = .e -.:::I

"" <::> ~

"" :;: "" "" :ii 13 "" - "" ~ ""' li!!!=< 1:1 ..C> <:> C> <.::: ~

l=l-< <:> "'-> '8 ~ 1:1 "'-> = ~ ~ -;;:; a:> "" ~ ::- a:> a:> l=l-< .... l=l-< ~ .~ CZ2 1:1 = ~ :s = --

68.60011'°38$42°1 7

1 Campinas, " 4:2 70 8 1! 63 7 -- 1:156$780; 2

1

Rev. J. Zacharias de Miranda e Dr. Henrique Vogel

Mogy-Mirim, 57 40 1 - -- - -

~:~~~~Ol - 1 120$0001- - Rev. J, Zacharias de Miranda

Itapira 93 e Dr. Henrique Vogel

100 17 1 30 4 20:000$ b.JH$;lbO I 46.000 9,037$210 12

1

1 Rev, André Jensen S. João da Boa Vista , 87 25 - -- - -112:000$ 442$7(1[1: 30.000 314$900 25 1 ~ Basilio Braga Cajurú, 31 20 -- I 15 2 5:000$ lo3~()OOI - - 2 1 ~ Alfredo Guimarães S. Bartholomeu . 33 . 45 2 - . - ~I 6,000$ 325$HOO -

_ . 9 - ~ ~ II Cabo-Verde 33 30 5 1 30 3 10:000$ 73G$500 - - 2' - II ~ ~

Araguary 174 100 22 1 50 2 12:000$ 1:243$950 35.00012:887$150 23 1 II Pai miro Ruggeri Estrella do Sul - - -- - - - 2:000$ 25$000 - - - 1 I> Alberto Zanon Paracatú - - - - - - - --- - - - - :. ~ ~

Santa Barbara 30 10 - 1 - 25:000$ 60$000 - - - -Descalvado . 51 (iü 8 2 66 5' l:OOO$ 429$400 212.900 1:207$000 6 1 Rcv. Alva Hardie S, José do Rio Pardo. 10 15 - 1 10 2 4:OCiO!i H2$OOn lO.OOO - 4 -Diversas :CongragaQõas . 60 - 58 3:750$ 1:825$220 - - 46 -Campo do Rev. Zanon . 197 258 38 G7!1$190 35.000 172$780 2G --~-.- --- - - - 1- -- ---- --. __ .- . - - -~~- -

Total 898:779 154 Di2G41 2G 80:750$ 8:0G7$800 410.500 8:72(j$9GO 162 S

Presbyterio Oeste de São Paulo - 1911 -

Egrejas I 'em Valor \ Prosb. Diao. templo'

1 Bôa Vista do Jacaré Sim 2:000$000 3 4 2 Dous Carregas Sim 1:500$000 1 1 B Tres Saltos . Sim 3:000$000 2 1 4 Botucatú. Sim 16:000$000 2 1 5 S. Carlos Sim 20:000$000 2, I 1 : 6 Mandaguahy. Não - 2 .1 7 Araraquara Sim 4:000$000 - 1 8 Rio Claro Sim 9:000$000 8 2 9 Jahú Sim 20:000$000 4 8

10 Brotas - - 1 2 11 Palmares. Sim 2:500$000 2 8 12 Palmeiras -, - 3 1 lB Bica de Pedra . - 8:BOO$000 1 1 14 Taquaritinga. - - - -15 Ribeir!o Claro . - - - ---

Resultado: 9 81:300$000 26 22

Profissões em 1911 - 40

Egrejas prlnclpaes· em

1 Meios: Botucatú : 57:000$(i)GO 2 Membros: Jahú: 2B6 3 Diaconos : Bôa Vista do Jacárê : 4 4- Presbyteros: Jahú : 4 5 Edade: Brotas: 1865

Outras proprle.

---Sim --Sim Sim Sim ------,4

6 Classe de Escola Dominical: Botucatú: 4. Professores: 4 'l Alumnos da Escola Dominical: Bôa Vista do Jacaré: 150

ER:.ê:"m.lll:'~~t.1 o~!~~RI pror·IAlum. Sous valores ti: de Organisaçâo membros

- 135 18-X-1891 Sim Sim 2 2 150 - 35 21-111-1875 Sim Sim 2 2 55 - B6 1O-XIl-1907 Sim Sim 3 B 51

41:000$000 98 - Sim Sim 4 4 45 - 40 2o-IX-1875 Sim Não B 3 52 - '25 18-!X-1904 Não - - - -

3:000$000 30 1892 - - - - -5:000$000 75 - Sim Sim 3 3 60

30:000$000 236 14·IX-1889 Sim Sim 2 2 82 - 31 13-Xr-1865 Sim Sim 1 1 17 - 116 1905 Não Não - - -- 91 1905 - - - - -- 62 25-VIll-907 - - - - -- - -- - - - - -- - - - - - - ~

--------79:000$000 1.010 - 8 7 20 20 462

Pastores: Campos:

Herculano de Gouvêa Jahú e Ribeirão Claro Coriolano de Assumpção Botucatú e Mandaguahy Odavio Jensen {DOiS Corregos. Bôa Vista do

Jacaré e Tres Saltos João Vieira Bizarro S. Carlos, Palmeiras e Palmares João Pereira Garcia Taquaritinga e Bica de Pedra Laudelino Oliveira Lima Rio Claro, Araraquara e Brotas

Secretario Permanente: Cario/ano de Assumpçilo Botucatú - Estado de S. Paulo

Presbyterio de São Paulo - 1.91.1.

Juquiá. Sorocaba . Torre de Pedra Tatuhy Unida Ubatuba Baguary Tieté Atibaia Faxina Cruz das Almas Itapetininga Itú. Monte Mór Pinheiros. Jundiahy Santiago

Total .

O 200 O 2 131 15 1 95 10 2 95 4

- 94 ~ 11 90 21 2 75 8 81 O 60 2 '47 3 59 6 65 O 58 8 4 32 7 80 1 21 8 O 21 O 5 6 17 2 5 1 15 5

I 2 8 2 8

I 4 - 13

89 1.071 96 1--

Secretario Permanente: - Rev. J. R. Carvalho Braga. - Sorocaba, E. de S. Paulo.

156 107 124

62

26 22

16

59$000 1:299$900

318$800 101$000 517$000

O 160$000 290$000 300$000 450$000 198$000 107$200 263$880

49$500 285$000

O 273$000

4:671$780

ESTATISTICA DO PRESBYTERIO DO SUL - 1911 Ministros Egrejas Membros Profissões Baptismos Contribuições

G. A. Lal1des Florianopolis 106 2 4 1:200$000 A. C. Salley Jordão 76 l' 6 33$500

Camboriú 60 4 14$000 G. L. Bickerstaph Castro 113 2 13 551$000

Espigão Alto 30 1 101$000 Chapecó 114 10 10 75$000

R •. F. Lenington Curytiba 80 8 11 4:174$500 São Francisco 41 3 fi 412$000

J. B. Kolb " Itaquy Guarapuava 292 31 34 708$000 Imbituva 6,1 4 1. 35$000

973 64 89 7:304$000

Presbyterio do Rio de Janeiro - 1911

EgreJas: Gompromlllo IIlIIGel Semlnarlo Varlos fins

Movimento Mlnlstrol Paltoral Raolonael Geral

1 Rio de Janeiro 7.200$000 600$000 30:000$000 1 Rev. Alvaro Reis 2 Botafogo 1:20U$OOO 69$440 1:870$COO 8:14(1$000 2 ) A. A. Lino 3 Cajú 86'$000 19$040 4:66$600 610$640 ) ) )

4 Riachuelo 2:400$000 261$380 126$130 1:fl61$120 4:326$580 3 , Franklin do Nascimento 5 Jequitibã 1:880$000 270$000 9 :851 I$UOO 11: 000$000 4 ) Annibal N6ra 6 Manhuassú 370$000 62$000 768$0.U 1: 200$( 100 7 S. Margarida 13U$()()l) 24$000 146$000 300$000 • 8 S. Sebastião 260$000 250$000 )

9 Barra Alegre 630$000 46$880 36$610 68$610 682$100 5 , M. Alves de Brito 10 Retiro 1:073$000 129$000 ~8$880 8-12$320 2:134$130 11 Sumidouro 411$990 23$21!0 121$610 185$800 )

12 S. José do Ribeirão 541$400 120$000 611$000 800$000 1:011$400 6 , Henrique Lauro de Carvalho

13 S. José do Calçado 600$000 75$240 17$200 108$470 800$910 7 , Samuel Barbosa 14 Campos 300$000 160$756 130$000 5:l$465 640$or,O 15 Rio Novo 240$000 47$;150 46$(100 218$000 551$3flO 16 Rio Norte 300$(lOO 18$420 18$000 2óO$000 586$420 ) )

17 Niteroi 1:200$000 49$200 49$'3('0 2:761$000 4:1flO$300 8 :t Constando Homero Omegna

18 Sanna 480$000 66$215 50$000 200$ono 1:08ó$215 Samuel Barbosa

18 Valença 9:400$000 100$000 2:0ôOSg30 4:66' $9;10 Constando Homero Omegna

20 Nova Friburgo 1:4Hfl$OOO 2 L 5$01 10 90$075 ófl3$!'-PO 2:304$120 Henrique Louro de Carvalho

17:279$400 1:760$835 1 :243$33522:378$095 79:719$7UO Riachuelo, C. Federal, 10 de Janeiro de 1912

Franklin do Nascimento, Secretario permanente Samuel Barbosa, temporario

Y ALE UNIVERSITY LlBRARY

~1111I1111I1I111I111I1111111I1I111I11I11I111I11111I11111I111111 3 9002 09360 9932

top related