administrando com qualidade, superando...

Post on 17-Jun-2020

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ADMINISTRANDO COM QUALIDADE,

SUPERANDO DESAFIOS

Eng. Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz,Dr.

Os clientes : jogam suas moedas e aspiram, muitas vezes, por sonhos e desejos não realizados.

1ª. EMPRESA : Sua performance é tão espetacular que desperta o interesse da menina e a faz pensar em destinar-lhe a tão valiosa moeda. INSTRUMENTOS DE SOPRO

2ª. EMPRESA, CONCORRÊNCIA : representada por um artista múltiplo, igualmente versado nas letras e instrumentos musicais que, como o primeiro, realiza em si mesmo uma banda completa. VIOLINOS, VIOLAS, VIOLÕES

Travam duelo mortal para que somente um deles vença o desafio musical que se inicia.

Prestador de serviço : um músico que quer convencê-lo a dar-lhe a moeda pelo show que irá realizar

Mas será que todo este ímpeto e fúria que se desenrola atende as expectativas do público almejado? Quem é o vencedor? A propósito, há vencedores quando se pratica verdadeiro canibalismo na luta entre competidores por um mesmo mercado?

É preciso prospectar o mercado e verificar se há público para o empreendimento e sendo assim, se os investimentos a serem feitos serão pagos e reverterão em lucro.

A menina simboliza o cliente, o consumidor, aquele que tem a moeda nas mãos e irá escolher qual produto ou serviço quer comprar.

A disputa pelo mercado obriga as empresas a se esforçarem mais, a oferecerem uma melhor relação custo e benefício quanto aos serviços e produtos disponibilizados por elas.

O que não pode acontecer, é as empresas entrarem em uma disputa tão feroz que chegue a ser desleal a ponto de levá-las a falência, ao fim das atividades

Não basta apenas ter talento, é preciso que o artista ou o empreendedor saibam muito bem onde e como seu serviço ou produto estão sendo disponibilizados e que planejemsuas ações, caso contrário, irão desafinar e ter que bater em retirada sem que suas qualificações sejam reconhecidas ou mesmo, tendo que botar a mão no bolso para pagar os prejuízos…

GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

• A história da qualidade começou antes de o homem inventar o dinheiro. Com a necessidade de se alimentar, o próprio processo seletivo de escolha dos alimentos já demonstrava a utilização de diferentes formas de controlar a qualidade do alimento.

• Por volta do século XIII a.C., já existiam artesãos que marcavam suas peças, para que pudessem rastreá-las.

• Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria bélica realizava um controle de qualidade rigoroso nas peças fabricadas , incluindo as bombas.

• O primeiro Manual da Qualidade de que se tem registro foi desenvolvido há milhares de anos, no Egito Antigo. O Livro dos Mortos detalhava o processo de embalsamamento de cadáveres.

• No século XVII foi possível mecanizar o trabalho e produzir em série. Com a máquina a vapor, finalmente o trabalho humano e a tração animal puderam ser substituídos por outra forma de energia, dando início à Revolução Industrial.

COMO SURGIU ?

• Na segunda guerra mundial ocorre uma grande difusão do controle estatístico do processo, utilizando as técnicas de amostragem.Assim tem inicio a preocupação em detectar defeitos e suas causas e trabalhar pela prevenção.

• Passada a guerra, reconstrução das cidades ,o grande déficit de produtos fez com que a ênfase fosse dada aos prazos.

• 1946 _ ISO

• 1950_ Juran divulga os conhecimentos da ENGENHARIA DA QUALIDADE, surge também aENGENHARIA DA CONFIABILIDADE e especialistas americanos ( Juran, Deming,Feiguenbaum),

levam para o JAPÃO, o controle estatístico da qualidade.

• 1960_ Estados Unidos surge o programa zero defeitos grande sucesso na fabricação de misseis. Agora com forte conotação preventiva surge o TQC.

• 1980_ A implantação de Sistemas da Qualidade tem impulso nesta década

• 1990_ Gestão da Qualidade Total

• Um importante instrumento são AS NORMAS, em especial a série ISO 9000, que nos oferecemum roteiro de “O QUE FAZER”, em termos de qualidade.

• Já o “COMO FAZER” será encontrado nas propostas dos autores especializados como : Juran, Deming, Ishikawa e outros.

Juran

“Qualidade é aadequação ao uso.”

Para Juran, chega-se à Qualidade através das seguintes atividades:

Planejamento: estabelecimento de objetivos e dos meiospara alcançá-los – desde as metas de Qualidade até odesenvolvimento de controle de processos;

Controle: definição do que deve ser controlado, meiospara avaliar o desempenho, comparação do desempenhocom as metas e ações corretivas;

Aperfeiçoamento: busca de alto nível de desempenho

AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DA QUALIDADE

AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DA QUALIDADE

Como já vimos, pela teoria de Deming, o aprimoramento dos processos se dá através da melhoria contínua, cujo principal instrumento é o ciclo PDCA.Para a implantação da Gestão de Qualidade, ele estabeleceum programa de 14 pontos:1 - criar um propósito constante = melhoria de produtose serviços;2 - adotar uma nova filosofia – não aceitar erros materiaise humanos;3 - deixar de depender da inspeção em massa;4 - não comprar apenas pelo preço;5 - melhorar constantemente os sistemas de produção ede serviço;6 - instituir o treinamento e o retreinamento;

“Qualidade éa capacidadede satisfazerdesejos.”

Deming

7 - instituir a liderança – liderar é tarefa do gerente;8 - eliminar o temor dos empregados;9 - derrubar as barreiras entre as diversas áreas e níveishierárquicos;10 - eliminar slogans, exortações e metas – só servem seacompanhadas de roteiro e método de execução;11 - eliminar cotas numéricas – quem pensa em númerosesquece a Qualidade;12 - remover as barreiras ao orgulho pelo trabalho executado;13 - instituir um programa de forte educação;14 - criar uma estrutura na alta administração para implantaros 13 primeiros pontos.

AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DA QUALIDADE

Deming “Qualidade éa capacidadede satisfazerdesejos.”

AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DA QUALIDADE

Feigenbaun “Qualidade é umconjunto de característicasdo produto – tantode engenharia, como defabricação – quedeterminam o grau desatisfação que proporcionamao consumidordurante o seu uso.”

• políticas de Qualidade;• padrões;• avaliação e conformidade dos padrões;• ação corretiva; e• planejamento de melhorias baseadas em

ações e decisões dos diversos setores.

Em 1990, o Governo Federal lançou o PBQP, cujo principal objetivo era modernizar a cadeia produtiva nacional, dar orientação e auxiliar as empresas no enfrentamento da abertura comercial brasileira.

Em uma de suas ações, foi feito um levantamento da situação habitacional brasileira, que, como sabemos, deixava muito a desejar. A partir dos dados coletados, estruturou-se o PBQP-H.

Instituído pela Portaria MPO nº 1341, de 18 de dezembro de 1998, como Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional (PBQP-H), teve o seu escopoampliado para Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, em 21 de julho de 2000.

PROGRAMAS DA QUALIDADE

O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), instrumento do Governo Federal, tem como meta organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva, através da qualificação de construtoras, mão de obra, fornecedores de materiais e serviços, entre outros.

Sistema Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras – SiAC- Harmonia com a série das normas NBR ISO 9000:

RELAÇÃO CLIENTES E FORNECEDORES

A 9001:2015 PODE SER IMPLANTADA SEM SER CERTIFICADA

A estrutura é:1º.Introdução2º.Escopo3º.Referência normativa4º.Termos e definições5º.Contexto da organização6º.Liderança7º.Planejamento8º.Apoio9º.Operação10º.Avaliação de desempenho11º.Melhoria

ABC – Associação Brasileira de COHABs

AFEAL– Associação Nacional de Fabricantesde Esquadrias de Alumínio

ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção

ANTAC – Associação Nacional de Tecnologiado Ambiente Construído

Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP

Associação Brasileira dos Escritóriosde Arquitetura

ABPC – Associação Brasileira dos Produtores de Cal

FINEP/Habitare

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à PequenaEmpresa

Câmara Brasileira da Indústria da Construção

ASFAMAS – Associação Brasileira dos

Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento

SINAENCO – Sindicato Nacional das

Empresas de Arquitetura e EngenhariaConsultiva

???? ? ?

O Brasil, país essencialmente agrícola, não viveu todas as etapas de evolução da qualidade pela qual passou a Europa e os Estados Unidos.

1986 – Lançado em 1986, o ProQP foi um programa criado pelo Governo com o objetivo de promover a qualidade, aumentar a produtividade, reduzir custos e incrementar a competitividade de produtos e serviços brasileiros.

Convocando todos os segmentos da sociedade para um esforço conjunto em prol da melhoria da qualidade, o ProQP visava aumentar o mercado da indústria nacional e, com isso, gerar crescimento econômico e abrir novos postos de trabalho. O ProQP tinha uma estrutura matricial constituída de quatro Subprogramas Gerais: Comunicação Social e Promocional, Articulação com o Setor Produtivo, Articulação com o Setor Governamental e Adequação da Infra-Estrutura em Qualidade.

1990 - foi criado o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP)

1995 – Foi realizado um estudo sobre o PBQP quando ficou definido como prioridade osseguintes Subprogramas: Qualidade de Vida; Qualificação e Emprego; Qualidade e Produtividade no Setor Produtivo; Qualidade e Participação na Administração Pública.

1996 – É criado o Programa de Qualidade e Participação na Administração Pública

(QPAP), sistema de gestão. O QPAP foi criado no escopo do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado O art. 5º do Decreto denomina o Programa como de Qualidade e Produtividade, mas o nome, efetivamente, utilizado foi Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública (QPAP), conforme consta do Plano Diretor da Reforma do Estado.O QPAP foi elaborado pelo Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, e, depois de ampla discussão, aprovado pela Câmara da Reforma do Estado em sua reunião de 21 de setembro de 1995.

1997 – O QPAP lançou o primeiro instrumento de avaliação da gestão pública, elaborado a partir dos critérios do PNQ, que serviu de base para o Prêmio de Qualidade do Governo Federal (PQGF), lançado em 1998 e hoje denominado Prêmio Nacional da Gestão Pública.

2000 – Programa da Qualidade no Serviço Público (PQSP), Gestão do Atendimento ao Cidadão.

2005 – O QPAP foi reestruturado com o objetivo de ampliar sua abrangência de atuação; fortalecer o seu potencial de mobilização intra e extra-governo e refinar suas metodologias e ferramentas.

Premiados os melhores de 2005 em gestão pública

Brasília, 14/3/2006 - O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, entregaram nesta terça-feira, em solenidade no Palácio do Planalto, os prêmios de melhores de 2005 em gestão pública

• O Tribunal de Contas da União além priorizar o cumprimento da legalidade através da fiscalização das contas públicas interliga ações de comprometimento com os servidores e a comunidade

CATEGORIA EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA• PETROBRÁS - Área de Negócios do Abastecimento

FURNAS - Departamento de Apoio e Controle TécnicoELETRONORTE - Unidade Regional de Transmissão do MaranhãoELETRONORTE - Unidade Regional de Produção e Comercialização de RondôniaELETRONORTE - Unidade Regional de Transmissão do Mato Grosso

• Ourtas categorias............................................................................

2014 – Modelo de Excelência da Gestão Pública, com intuito de contribuir com a evolução do modelo de gestão pública em direção à superação desses desafios, a Secretaria de Gestão Pública (SEGEP) do Ministério do Planejamento

DEZEMBRO DE 1993

OAS

Os corruptores são os mesmos

Em dezembro de 1993, a CPI do Orçamento, realizada noCongresso Nacional, desvendou um esquema de corrupçãoenvolvendo empreiteiras e políticos, com base emdocumentos recolhidos pela Polícia Federal na residência deum diretor da Odebrecht. Até hoje, a empresa age damesma forma.Na época, descobriu-se que uma holding formada por 12construtoras, comandada pela Odebrecht, garantia a divisãoequitativa das obras realizadas com recursos do Orçamentoentre as empreiteiras. As licitações eram fraudadas oupreviamente acertadas, e a vencedora repassava 36% dovalor da obra à holding.Entre as empresas participantes do esquema estavamalgumas das mesmas empreiteiras cujo envolvimento naOperação Lava Jato é de conhecimento de todos: OAS,Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e aprópria Odebrecht.

SUPERANDO DESAFIOS

Utilize as ferramentas e conceitos da qualidade

1ª. Regra Antecipe o desafio :

• Procure sempre antecipar os acontecimentos ;

• Espere o melhor de sua solução, seja positivo;

• Mas prepare-se para o pior.

O planejamento enseja responder a três questões principais:1ª.Onde estamos?2ª.Para onde queremos ir?3ª.Como chegar lá?

(O brainstorming traduzido como ? tempestade de ideias?, tem com objetivo gerar o máximo de ideias possível sobre um assunto durante um período de tempo, procurando evitar qualquer tipo de decisão precipitada).

2ª. Regra Acredite que o desafio será superado

• Os desafios são passageiros, nada é permanente;

• Comprometa-se e encontre uma solução, se temos um desafio existe uma solução.

É necessário seguir uma linha de orientação :

• Análise do cenário• Definição de objetivos• Definição de estratégias.• Elaboração de um programa de ações.

(Análise o mercado. Decida o que você realmente deseja alcançar.Seja específico e realista sobre o que você deseja alcançar.Defina um prazo para seus objetivos . Trace o seu plano de ação.)

“QUANDO VOCÊ TEM UMA META, O QUE ERA UM OBSTÁCULO PASSA A SER UMA ETAPA DE UM DOS PLANOS.”

GERHARD E BOEHME

3º. Obtenha Recursos

• Leia biografias, sempre podemos encontrar umcaminho através das dificuldades e sucessos dos que já viveram desafios;

• Aprender como fazer com outras experiências;

• Mude seu estado emocional, muitas vezesmudar o foco, deixar para trás o desanimo a depressão.

As estratégias podem ser definidas como sendo as formas através das quais os objetivos serão atingidos.

(O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização).

4º. Pense a médio ou longo prazo

• Estabeleça objetivos a médio ou longo prazo é uma ótimaforma de focar no futuro;

• O desafio presente pode se tornar um grande aprendizadono futuro;

• Acredite você é maior que qualquer desafio.

Execute seu plano. Recapitule diariamente suas metas. Mantenha sempre o foco e nunca desista.

Trabalhe todos os dias para que seus objetivos sejam atingidos e se mantenha firme e persistente na busca pelo sucesso.

5º. Decisões que controlam nossa vida (cuidado !)

A) Onde estou colocando o meu foco :PRESENTE (coisas boas ou ruins ), PASSADO (coisas boas ou ruins ) OU FUTURO (coisas boas ou ruins ).

Em mim mesmo ou nos outros ? Uma pessoa depressiva coloca o foco nela mesma

B) O que isto significa ? Tudo que acontece conosco colocamos um significado, caso seja ruim então é o fim da minha vida, estamos sendo punidos ourecompensados pelo acontecimento

C ) O que faremos a respeito ?

Eu decido desistir ou fazer algo !

5º. Decisões que controlam nossa vida (cuidado !)

Crenças Limitantes

• Quais crenças limitantes te impedem de agir( crença limitante é o dinheiro)

• Qual o objetivo que desejamos alcançar

SUCESSO

top related