acontece em hortolandia abril 2009

12
Ano III - Nº 35 - Hortolândia, Abril de 2009 No Destaque Ele está num bairro de periferia e sem estrutura para desenvolver o esporte que mais gosta: o Taekwon-do. Assim mesmo, não desistiu e está fazendo da adversidade um trabalho incrível. Está trabalhando crianças e promovendo a integração de meninos e meninas, que estão na linha da exclusão social. Está repartindo o pão de cada dia da sua família com as 30 crianças, bem como o quintal da sua casa. Assim é a rotina do Professor Anderson, que está trazendo esse entusiasmo para as escolinhas da nossa cidade. Chega mais, professor! PÁSCOA UMA HISTÓRIA DE AMOR

Upload: prefeitura-da-cidade-de-hortolandia

Post on 31-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Acontece em Hortolandia, ano 3 n40. Agenda Cultural da cidade de Hortolandia, no interior de Sao Paulo.

TRANSCRIPT

Ano III - Nº 35 - Hortolândia, Abril de 2009

No DestaqueEle está num bairro de periferia e sem estrutura paradesenvolver o esporte que mais gosta: o Taekwon-do. Assimmesmo, não desistiu e está fazendo da adversidade umtrabalho incrível. Está trabalhando crianças e promovendo aintegração de meninos e meninas, que estão na linha daexclusão social. Está repartindo o pão de cada dia da suafamília com as 30 crianças, bem como o quintal da sua casa.Assim é a rotina do Professor Anderson, que está trazendoesse entusiasmo para as escolinhas da nossa cidade. Chegamais,professor!

PÁSCOAUMA HISTÓRIA DE AMOR

EDITORIAL

A Acontece... em Nossa Cidade é uma publicação da Prefeitura da Cidade de Hortolândia (Secretaria de Cultura, Esporte eLazer) - Av. São Francisco de Assis, 661 – Vila Real

Telefone: (19) 3865-9000Produção: Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Hortolândia

Coordenador de Comunicação e Jornalista Responsável: Josemil Rodrigues – MTB 29271Concepção Editorial: Ary Goiano

Desenvolvimento Editorial: Patrícia BanharaFotos: André Januzzi

Diagramação e Arte: E3 Comunicação Integrada

1

007 - Quantum of SolaceA DuquesaAmigos, amigos, mulheres à parteHight School Musical 3Residente Evil - DegeneraçãoA Liga da InjustiçaCorrida MortalO TraidorSob a Luz da Fama. O Poder da Paixão

GOOD VÍDEO • OS FILMES MAIS PROCURADOS

Max PayneAdaptação do popular game que conta a história dopolicial de Nova York Max Payne, que teve a mulher e ofilho assassinados por membros de um cartel de drogaschamado Valkyr e tornou-se obcecado por vingança.Ele entra para o departamento antidrogas, mas aomesmo tempo infiltra-se na máfia. No entanto, Payne éinjustamente acusado de um homicídio e passa a serperseguido pela polícia e pela máfia. É quando ele deveenfrentar sozinho a guerra contra o crime.

Já estávamos com saudade desse projeto que,claro, tocou os corações, porque tem trazidomuita variedade cultural daqui e de fora desten o s s o c h ã o . A n t e c i p a m o s n o s s o sagradecimentos ao pessoal dos bastidores, quejá vem com carga pesada, ou melhor, com muitotempero e com o que há de melhor emRedescobrindo o Brasil através da MúsicaInstrumental. Acompanhe o desenvolvimentode toda programação nas EMEFs, sempre àssegundas e quartas, às 20h. Afinem seusouvidos, porque agora é silêncio total para ouvirnossos instrumentistas.

Alô Acontece...Redação:Jogos e Campeonatos:Escolinhas de Formação Esportiva:Recreação e Eventos:Caixa de Luzes:Nós na Pauta:Arte Por toda Parte:

[email protected]@hotmail.com

[email protected]@ig.com.br

[email protected]@hortolandia.sp.gov.br

[email protected]

2

HORTOLÂNDIA É CULTURA

06/04 -

08/04 -

13/04 -

15/04 -

27/04 -

EF CAIC

EMEF Sumarezinho

EMEF Remanso Campineiro

EMEF Boa Esperança

EMEF Nova Hortolândia

4

LIVRO DE CABECEIRAO QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?

5

6

PROGRAMAÇÃO DE ABRIL

7

EM LINHA COM O LEITOR • OPINIÃOA radiografia do Acontece..., na opinião do leitor. Entre nessa. Fale e registre sua crítica.Queremos mais é crescer.Estamos esperando você.

“Interessante, muito legal. Tem algumas coisas que parecem que são pra mim. Curto asdicas apresentadas pela sessão Livro de Cabeceira – o que você está lendo.”

“Super 10. Encontro nela uma programação gostosa e variada. O Acontece... é aberto,trazendo material variado para todas as culturas.”

“Um canal importante de informação, de esporte e lazer para a Comunidade. Um veículode mídia necessário nesses dias.OAcontece... veio no tempo certo.”

Marinalva Oliveira – Holly HomeVídeo

Tala Bueno – Comunidade Inzo Muzambo Hangolo Menha

DeleyAparecido dos Santos – Liga Hortolandense de Futebol

8

ACONTECE RETRÔ? “Projeto Caminhos” volta suas atividades para 2009, com destaque na participação doFórum Social Mundial na capital paraense, com sua grife “Criolê”. Suas peças foramcomercializadas para vários países.Hortolândia vai longe.

? Secretaria da Saúde fez capacitação direcionada aos enfermeiros da Rede de Saúde paraatendimentos de urgências e emergências. O curso foi elaborado pelo Departamento eAssistência e Núcleo de Educação em conjunto com o SAMU, com aulas práticas e teóricase simulação de acidentes.

? O Departamento de Vigilância em Saúde fez arrastões para levar conscientização àpopulação,com vistas aos cuidados sobre o mosquito da dengue.

? O Programa de vigilância de doenças sexualmente transmissíveis mostrou a cara nocarnaval e distribuiu preservativos e leques com o tema da festa.

? 1°Torneio de Futevôlei, em 22 de março,na praça de esportes ao lado do CIF Santa Clara,organizado e realizado pela Liga Desportiva de Hortolândia.

? Repeteco - ColégioAdventista de Hortolândia realizou a 2ª edição da Gincana das Cores,em Março.Foi uma competição entre classes, visando interação entre os alunos e recheadacom muita diversão. Entre as provas, uma tarefa comum a todas as equipe foi sobreastronomia.Um dos pontos culminantes foi a arrecadação de alimentos pelas equipes,queserão entregues a uma instituição de assistência social.

? Cia. de Reis “Rosa dos Anjos” agora entrou no calendário da cidade. Foi aprovada naCâmara a Festa de Santos Reis,que será realizada de 24 de dezembro a 6 de janeiro.

? Nota de pesar – Hortolândia perdeu no dia 12 de março, João Calixto. Ele, em vida, nãofoi apenas um João. Foi sim um líder, que viveu intensamente as causas sociais, seja naslutas pelos movimentos minoritários, seja nas lutas pela terra, em favor dos menosfavorecidos. João possuía muitas habilidades, mas a maior delas era com a voz insistenteno palco, nos ouvidos, nas reuniões, nas grandes concentrações e nas eternas e árduaslutas do eterno sonho. Simplesmente o sonho da luta. Ele lutava porque queria maisigualdade e justiça social. Sua bandeira não era apenas aquela que costumava usar nascostas. A sua bandeira era pelo homem comum, que vivia no esquecimento do poder.Calixto foi liderança, gente comum, amigo, irmão e pai de seis. Irmão dos mais fracos. Foiassim que granjeou simpatia, respeito, e, além de tudo, foi amado por todos. De onde eleveio, isso não é tão importante. O mais relevante foi o que fez. Sua luta, sua bandeira ficamaqui conosco e, certamente, um outro João tomará o bastão para prosseguir na luta atéque haja mais fraternidade e igualdade entre os povos.João era assim,assim morreu Calixto.

9

? A Coordenação dos Professores inova com HTPC em Campinas. Os professores dasEscolinhas de Esporte da Prefeitura foram ver de perto o Projeto Raça, coordenado peloprofessor Anderson do Taekwon-do. Um questionário foi produzido pela coordenação dosprofessores para interagir com o mestre da luta,que explica aos colegas,na sala de troféus,o começo difícil, mas de muita dedicação. Ele fala que o Projeto foi a salvação para tantosgarotos e garotas que viviam próximos à marginalidade e excluídos da sociedade. Osespaços para a prática foram improvisados e estão até hoje. Lá estão as peças de E.V.A,como tatame ao relento e expostos ao chão vermelho batido e também, no asfalto, àsombra de algumas árvores. É de lá que estão surgindo verdadeiros “guerreiros” doTaekwon-do. Eles estão fazendo a vez de ser notícia na EPTV, numa chamada justa pelosdesafios a que são submetidos. Segundo o professor Anderson, os critérios básicos parafazer parte do grupo são a matrícula e assiduidade na escola, bem como as notasescolares, sobretudo a disciplina. Interessante ressaltar que a esposa e filha, que já brilhano tatame, são as mãos ajudadoras das crianças. Eles compõem uma comunidadeesportiva e são referência num bairro humilde, onde vivem quase na escuridão social. Mas,assim mesmo,encontram no projeto o aconchego social e familiar com a família do mestre.As dificuldades são múltiplas.Falta lugar adequado para as aulas, roupa,alimento, calçadoe materiais de todo tipo. Mas dessas condições, quase subumanas, é que estão saindovalores incríveis. Não é impossível tirar água da rocha. Do Projeto Raça pode sair grandeslutadores de destaque no Estado de São Paulo, Brasil e, por que não, para o mundo? Édesse tipo de iniciativa que vamos tirando crianças que podem compor o futuro do nossopaís. O Projeto é em Campinas, mas Hortolândia tem o privilégio de ter esse professorsomado ao quadro dos nossos bravos professores que estão construindo e criando umceleiro de esportistas nas suas escolinhas. Professor Anderson, receba carinhosamente onosso abraço pela iniciativa e raça, por estar moldando essas brilhantes crianças nocaminho do bem.

Está no forno a segunda edição do livro Autores Mirins, resultado do II Concurso deLiteratura Infanto-Juvenil realizado pela Secretaria de Cultura e Esporte em parceriacom a Secretaria de Educação. São textos diversos que retratam o mundo daimaginação criativa das crianças, através de palavras e ilustrações do cotidiano dospequenos autores.Aguardem!

Uma nova formação está chegando para os professores da educação infantil. É aOficina Teatro de Fantoches, que tem como objetivo a criação, desenvolvimento,capacitação, montagem e a apresentação de espetáculos teatrais através de técnicasde fantoches. A oficina será ministrada pelo Grupo Primavera e terá a duração dequatro horas. Ao término do curso os professores serão avaliados através deespetáculos a serem realizados nas escolas, bibliotecas e centros comunitários, entreoutros locais. Vale ressaltar que cada unidade escolar receberá um kit com 18personagens de fantoches, cenário e um manual com explicações do manuseio dosfantoches e sugestão de histórias.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

OFICINA DE FANTOCHES PARAPROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

10

ESPORTE

11

SECRETARIA DA SAÚDE

SECRETARIA DE INCLUSÃO EDESENVOLVIMENTO SOCIALPROJOVEM URBANO

Apoio cultural:

Espaços Culturais e Esportivos

Quem já passou por uma escola de inglês, vai lembrar de uma frase muito comum.“Ser ounão ser”, ou então “To be or not to be”. Gostou? Pois é, agora, para embolar mais ainda alíngua tupiniquim, vamos colocar mais lenha na fogueira. Segura aí que agora é “Tupi ornot Tupi:That's is the question”. Calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o territóriobrasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas pelo governo. São cerca de200 etnias indígenas e 170 línguas. Somos um povo mestiço, daí a riqueza de nossadiversidade. Da cultura indígena, herdamos o hábito de tomar banho todo dia, enquantoque o europeu toma uma vez por semana.E o cheiro,hein? O milho que comemos todo dia,a farinha de mandioca, alimento da mesa brasileira, ainda mais no nordeste, sãotipicamente indígenas.O churrasco,que é a carne muqueada,que está presente em nossasfestas, e mais o chimarrão são de origem guarani. A festa junina é muito parecida com afesta do milho das culturas tupi. Em festa junina das boas não pode faltar bolo de fubá,milho verde cozido, pamonha. O quentão, provavelmente, é uma adaptação da cauim.Brincadeiras e jogos também mostram a forte influência indígena em nossa cultura.Além,é claro, das inúmeras palavras inseridas em nosso vocabulário. Ipanema, abacaxi,maracanã, carioca, tijuca... Estas são apenas algumas das muitas palavras de origemindígena que se incorporaram à língua portuguesa e fazem parte do nosso vocabuláriocotidiano. Nomes de lugares, animais, vegetais, ervas, flores, plantas e pessoas... Estudosdo linguistaAryon Rodrigues,da Universidade de Brasília, constataram que 46% de nomesde peixes e 35% dos nomes de aves são de origem Tupinambá, uma das línguas indígenasmais faladas em todo o território brasileiro.

CULTURA, EDUCAÇÃOE CIDADANIA