acontece em hortolandia fevereiro 2009

12
Ano III - Nº 33 - Hortolândia, Fevereiro de 2009 Este programa está diretamente ligado ao Ministério dos Esportes e tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens matriculados na educação básica, tecnológica e superior, e que estejam expostos aos riscos sociais. No Destaque Programa Segundo Tempo Leia mais página 7

Upload: prefeitura-da-cidade-de-hortolandia

Post on 11-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Acontece em Hortolandia, ano 3 n40. Agenda Cultural da cidade de Hortolandia, no interior de Sao Paulo.

TRANSCRIPT

Page 1: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

Ano III - Nº 33 - Hortolândia, Fevereiro de 2009

Este programa está diretamente ligado ao Ministériodos Esportes e tem como público-alvo crianças,adolescentes e jovens matriculados na educaçãobásica, tecnológica e superior, e que estejamexpostos aos riscos sociais.

No Destaque

Programa Segundo Tempo

Leia mais página 7

Page 2: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

2

EDITORIALA folia é geral e os foliões já estão garantindo a festa do Carnaval da família. É assimque acontece anualmente em Hortolândia; sempre com o foco na família. Naavenida, pura adrenalina com os blocos carnavalescos e os eternos apreciadores dopaticumbum prucurundum. A nossa Marquês de Sapucaí está no Rosolen. É pra láque eu vou.

Férias e folga não se confundem, mas uma coisa é certa, o trabalho continua emfevereiro. Com esse clima de férias e trabalho, você vai se deliciando com oAcontece...Retrô 2008 Especial.Vai conferir o nosso batente.Está super!

Um esforço adicional será empreendido pelo seu Acontece... em 2009, quandoestaremos fazendo a maior campanha da Cidade de Hortolândia, voltada ao hábitoda leitura. Estaremos trazendo informações, dicas e depoimentos de gente que estáaumentando seu conhecimento. Em Cultura Viva, você vai enriquecer seuvocabulário com as palavras de origem dos dialetos banto, jege e nagô, e vai conferirquem e o que estão lendo em“Livro de Cabeceira”.

Novamente, a sessão sobre os Filmes mais Procurados nas locadoras da cidade estána mira dos amantes da pipoca com guaraná. As locadoras e os leitores gostaramdesse canal de informação e entretenimento. Neste mês, está com a Mondial Vídeo,que está trazendo seus 10 mais.Também os 10 livros mais vendidos da 100%Vídeo.

A Secretaria de Educação tem projeto novo pra entrar em cena. É o Projeto“Conhecer Para Aprender”. Vai mexer com a espinha dorsal da escola – pais,professores e alunos. É tempo de mudar, e esse pessoal entendeu e está levando asério a questão escolar.

Um mega projeto esportivo está chegando em nossa Cidade. É o Programa SegundoTempo. Vem da cidade de JK, através do Ministério dos Esportes e contrapartidanossa.A proposta é trazer a criança da escola para as atividades de esporte e cultura,mantendo o aluno mais tempo no ambiente escolar, como o próprio programasugere no seu nome fantasia. E, por falar em esporte, vamos convidá-lo a dar umapassadinha no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang” para ver a imponênciado Ginásio “Victor Savala”. Está com cobertura e passando por acabamentos finais.E para ficar mais bonito, foi construído próximo a um espelho d’água pra realçar abeleza.

“A cidade dorme, e tudo é silêncio...” são fragmentos de uma canção. A Cidade deHortolândia não dorme porque cresce. O seuAcontece... nasceu numa folha de papelA4 e cresceu para uma revista mensal.Agora continua crescendo e inovando a cadadia. Estamos estreando mais uma sessão que vai trazer a opinião e críticas do leitor,“Em Linha com o Leitor”. Use o Alô Acontece e discuta nossa programação que éfeita com muito carinho para você, leitor. Um abraço legal para você e curtafestivamente fevereiro.

A Acontece... Cultura & Esporte

Telefone:

Produção:

é uma publicação daPrefeitura da Cidade de Hortolândia (Secretaria de Cultura,Esporte e Lazer)Av. São Francisco de Assis, 661 – Vila Real

(19) 3865-9000

Coordenadoria de Comunicação Social daPrefeitura de Hortolândia

Coordenador de Comunicação e JornalistaResponsável:

Concepção Editorial:

Desenvolvimento Editorial:

Fotos:

Diagramação e Arte:

Josemil Rodrigues – MTB 29271

Ary Goiano

Patrícia Banhara

André Januzzi

E3 Comunicação

Page 3: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

3

Dias: 21 e 22/2Local: RosolenHorário: 21 às 2h

Mondial Vídeo – Os filmes mais Procurados

Hellboy 2 – O Exército Dourado

Alô Acontece...Redação:Jogos e Campeonatos:Escolinhas de Formação Esportiva:

Pontos de CulturaCaixa de Luzes:Nós na Pauta:Arte Por Toda Parte:

[email protected]@ig.com.br e [email protected]

[email protected]

[email protected]@hortolandia.sp.gov.br

[email protected]

Carnaval 2009 – Programação• Escola Galo de Ouro com o tema sobre o circo• Bloco de Afoxé, com o Grupo Oya Obirin Odé

• Bloco da Pegada

Page 4: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

4

100% Vídeo e os 10 Livros campeões de venda

1º2º3º4º5º6º7º8º9º10º

Quem ama,educa!Casais inteligentes enriquecem juntosPor que os homens mentem e as mulheres choramOs segredos da mente milionáriaAlô - chics! etiqueta contemporâneaPais brilhantes,Professores fascinantesOs Segredos do Pai-NossoDiário de um BananaLiderar Pocket ManagementO que toda mulher inteligente deve saber

Livro de Cabeceira

O que você está lendo?

Page 5: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

5

Pensando bem...

Naysa Rabelo Sousa

O seu Acontece... estará em 2009 participando da maior campanha de incentivo aohábito da leitura. Já temos colecionado depoimentos de muita gente que começou lera partir das sugestões apresentadas pelos figurantes dessa sessão. Interessante é queaté livros sugeridos já foram comprados. Ficamos orgulhosos disso. Habitue-se em tersempre um livro no criado mudo.Lembre-se que“O livro é um tesouro.Tesouro maior,olivro lido”. E fique sabendo que você fará a diferença. Seu raciocínio, sua linguagem,seu vocabulário não será mais o mesmo. Isso é riqueza. Venha para o outro mundo, omundo de quem sabe mais.

Que as resoluções de ano novo já foram feitas,nós sabemos.Mas acrescentar itenspara 2009 nunca é demais, e o seu Acontece... ajuda a incluir mais cultura em sualista. Seja com música, dança, esporte ou livros. O destaque principal é informarvocê sobre tudo o que realmente Acontece em Hortolândia. Eleja 2009 como o anoda informação. Decida viajar, nem que seja através dos livros. Decida absorver aessência de todo noticiário que assistir. Enfrente o conhecimento dodesconhecido,se informe,porque informação é cultura!

Page 6: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

6

Essa sessão caiu no comentário geral. É sempreesperada. Já estamos quase no fim das palavrasimportadas dos dialetos bantos, jeje e nagô e queforam incorporadas ao nosso vocabulário. É umapitada de cultura, para você saber o que estáfalando e conhecendo sua origem. Ainda vamoster, num próximo número, para entãocontinuarmos com essas coisas deliciosas dalíngua de Camões. Neste mês, vamos com aspalavras que iniciam com as letras P,Q,S,T e U.

Cultura Viva – Nossa raiz está aqui

Page 7: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

7

No Destaque

Page 8: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

8

Acontece...

Retrô 2008 – Especial

Page 9: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

9

Page 10: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

10

Secretaria de Educação

Projeto “Conhecer para Aprender”

Page 11: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

11

II Panorama Musical Brasileiro – Edição 2009

40ª Copa São Paulo de Futebol Júnior 2009

Muita música, oficinas e palestras deram o tom do Panorama Musical. É Hortolândia na rota dacultura. Está na hora de todos ficarem antenados em toda produção cultural da nossa cidade.Está acontecendo muita coisa, e nos auditórios o seu lugar está vazio. Estamos fazendo culturade qualidade sem esquecer as nossas raízes.

Agora não será mais lona. É construção imponente, para abrigar os ensaios dos nossos alunos.Já começaram as obras do novo espaço. Um aporte de R$ 251.045,49 de verba federal, vinda doMinistério da Cultura,vai garantir mais esse empreendimento em nossa cidade.

Nesse Ponto, eles não dormem em serviço. Tudo ficou em stand by, mas eles trabalharam emjaneiro e estão acontecendo outra vez em fevereiro. Eles não sabem ficar parados. É a Cia. RosadosAnjos, com o Mestre Chiquinho,com mais duas apresentações para este mês.Confira:

Dia: 06/02 - CatireirosLocal: Av.Amoreiras,906 - Pq. Itália – Patrulheiros – CampinasHorário: 14h30

Dia: 22/02 - Grupos de Catira,Folia e Orquestra deVioleirosLocal: R. Joaquim Jerônimo da Silva,180 - Jd.Carmem Cristina – HortolândiaHorário: 8h às 16h

Centro de Educação Musical

Ponto de Cultura“Arte PorToda Parte”

Page 12: Acontece em Hortolandia fevereiro 2009

Apoio cultural:

Estamos, a partir deste mês, inaugurando mais uma sessão. Ela vai trazer uma radiografia pra nós daSecretaria de Cultura, Esporte e Lazer sobre como estamos trabalhando através da sua opinião ecrítica. Um espaço de relacionamento com o seu Acontece..., que traz, a cada mês, o que fazemos.Nesse número,veja quem são os estreantes:

Maria Magdalena dos Santos – Pedagoga do Núcleo de Educação Continuada.

Zé Mão Branca – Manutenção de áreas esportivas.

PaulaVialtoAmstalden –Assessoria de Comunicação da Câmara de Hortolândia.

Mercadão – Coordenador de Esportes

“Coleciono essa revistinha. Curto muito, pois minhas filhas fazem judô e tem atéindicação de livros para leitura

“É um produto indispensável para a cabeceira. Tem coisas legais na cidade e estoutendo a oportunidade de acompanhar e curtir tantas ações.”

“A revista tem um papel importante para a cultura de Hortolândia, pois apresentaum conteúdo diferenciado. A parte que mais me interessa são as dicas de livros efilmes. As dicas culturais mostram que a cidade tem muito a oferecer para osmoradores que gostam de música e lazer em geral

“É um meio de comunicação entre as áreas de Cultura e Esportes com a populaçãoe setor privado, para deixar a comunidade envolvida e informada sobre as açõesque se faz através do setor público. Também a busca da intersetorialidade entre osparceiros. Melhor ainda é que o leitor tem as informações que precisa sobreEsporte e Cultura, em qualquer ponto de distribuição. Seja nos espaços públicos eprivados

.”

.”

.”

Em linha com o leitor

Biblioteca Central Fone 3887-11684Biblioteca CAIC Fone 3909-4638Associação Biblioteca dos Amigos Fone 3887-5357Biblioteca UNASP/IASP Fone 2118-8000Biblioteca Uniesp/Hoyler Fone 3897-6099Biblioteca Samest (braile) Fone 3809-3729Biblioteca do Singular Fone 3809-2476Recanto Mamãe Cecília Fone 3909-0715Infocentro - Amanda Fone 3909-2377Samest/Casa Brasil Fone 3909-3729Academia Jaime Pereira Fone 3897-1835Centro Comunitário Vl São Pedro Fone 3865-3220Oficina da Alimentação Fone 3965-5968Centro de Educação Musical Fone 3909-1843Salão Kukina - Sumarezinho Fone 3887-2847

Poliesportivo - Nova Hortolândia Fone 3865-5577Complexo Esportivo Singular Fone 3809-2476Parque Escola - Santa Clara Fone 3809-3594Projeto Caminhos – Adelaide Fone 3845-4767Espaço Cultural Jacuba - RosolenPraça de Esporte CIF Sta. ClaraCentro Comunitário Santo AndréComunidade São Marcos – Vl. RealPraça “Gino Bernardini”- RosolenCampo do AdelaidePista de Skate – Jd. do BosqueCampo do Amanda – CAICCampo Chácaras AssayCampo do RemansoCentro Comunitário Boa VistaSalão da Igreja QuadrangularEstádio “Tico Breda”Salão Paroquial São Benedito - Amanda