acontece em hortolandia setembro 2010

16
SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO Ano IV • Nº 49 • Hortolândia, Setembro de 2010 Confira em Lance de Craque um pouco sobre a trajetória de nosso ídolo Ademir da Guia. Mais conhecido como Divino Mestre, foi considerado um dos melhores jogadores de futebol do Brasil. Ademar fez história no Palmeiras, marcou forte presença no Palestra Itália e até chegou a jogar pela seleção brasileira. Página 9 Lance de Craque | Ademir da Guia SETE DE SETEMBRO 188 ANOS DA NOSSA INDEPENDêNCIA

Upload: prefeitura-da-cidade-de-hortolandia

Post on 24-Mar-2016

267 views

Category:

Documents


31 download

DESCRIPTION

Acontece em Hortolandia, ano 4 n49. Agenda Cultural da cidade de Hortolandia, no interior de Sao Paulo.

TRANSCRIPT

Page 1: Acontece em Hortolandia setembro 2010

SECRETARIA DE CULTURA,ESPORTE E RECREAÇÃO

Ano IV • Nº 49 • Hortolândia, Setembro de 2010

Confira em Lance de Craque um pouco sobre a trajetória de nosso ídolo Ademir da Guia. Mais conhecido como Divino Mestre, foi considerado um dos melhores jogadores de futebol do Brasil. Ademar fez história no Palmeiras, marcou forte presença no Palestra Itália e até chegou a jogar pela seleção brasileira.

Página 9

Lance de Craque | Ademir da Guia

sete de setembro

188 anosda nossa IndependêncIa

Page 2: Acontece em Hortolandia setembro 2010

EditoEditorial

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense, em seu samba enredo do carnaval de 1989, comemorativo ao centenário da República, resgatou um dos ícones símbolos da nossa liberdade, composto por José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque e música de Leopoldo Miguez. No Sambódromo, o refrão: “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”. O anseio no peito dos protagonistas da República era de tornar o feudo de Portugal uma nação livre. A frase que queriam era “Liberdade, ainda que tardia” e foi mesmo, para a bandeira de Minas Gerais. O dístico está em latim: Libertas Quae Sera Tamen. Hoje, precisamos voltar no tempo e conferir junto aos inconfidentes a luta a que se impuseram e ao final, compreender o significado maior da música de Zé Di, cantada por Elis Regina, “Independência ou Morte”, que começa assim: “Valeu o sacrifício dos Andradas, e as preces da Princesa Leopoldina; a morte de Tiradentes não foi em vão”. A ditadura militar tentou cercear a liberdade, mas não pôde calar o povo que nasceu para ser livre. Impôs a censura, mas a vontade do povo prevaleceu. Geraldo Vandré compõe e canta, Caminhando e cantando, num grito eloquente de fazer cessar a tirania e restabelecer a liberdade, nosso maior legado desde 1889. Tudo isso é o que você vai ler na matéria especial do mês.

Em setembro, o Ponto de Cultura “Nós na Pauta” está de volta com os tradicionais concertos. Melhor para todos, pois estamos na primavera e você ainda vai ganhar de brinde o melhor, em Conhecendo nossos espaços, que é justamente o nosso Centro de Educação Musical. Os melhores sons saem de lá e ganham outros ambientes da Cidade Horto e ainda as salas e palcos especiais da Região Metropolitana de Campinas.

Nesse espaço está acontecendo muita coisa boa. A programação cultural, sempre com novidades, bem como a sessão de esportes. Acompanhe nossa posição no tae-kwon-do, a aula que assistimos em Hortolândia RX do esporte, e como anda nossas ligas de Futebol e Futsal.

O seu Acontece é um point de novidades e variedades. A população ficou bem acostumada com o que está acontecendo. Veja um exemplo disso nas palavras do empresário Dimas em Aqui é meu lugar. Veja se você está com alguma fobia ou sorria com os suplementos que adicionamos nessa sessão.

No Lance de Craque, é a hora do divino mestre Ademir da Guia, que foi convocado para a Seleção Brasileira, mas jogou apenas em uma partida sem importância. Certamente uma injustiça, mas não esqueça que ele jogou barbaridade. O Palmeiras que o diga. Confira na matéria que fizemos; está ao ponto. O Hortolândia Moto Fest está no Acontece Retrô, para você perceber o que somos capaz de fazer.

Em setembro, o sol volta a cruzar o equador celeste de norte para o sul, e no dia 22, às 18h18min no Brasil, receberemos a chegada da Primavera com fortes raios de sol. A natureza se agita, patrocinando um espetáculo com as flores, pássaros e borboletas, que se multiplicam ainda mais. Não cobice o verão sem antes curtir essa estação.

Expediente

Acontece em Hortolândia é uma publicação da Cidade de Hortolândia, Secretaria de Cultura, Esporte e Recreação.Avenida Olívio Franceschini, 2500 – Remanso Campineiro3965-1400

Informativo da Prefeitura da Cidade de HortolândiaDepartamento de Comunicação Social

diretor de comunicação e Jornalista responsável | Josemil Rodrigues – Mtb 29271Jornalismo | Isabela Santos, Sandra Alyne, Valéria Oliveira, Juliana Vieirapublicidade | Patrícia Banharaequipe | Miro Baghin, Yuri de MeloFotos | Ary Goianocolaboração | Adriane Tognolo, Cleuzer Marques de Lima, Izael Sicomandiconcepção editorial e textos | Ary Goianodiagramação e arte | E3 Comunicação Integrada

Page 3: Acontece em Hortolandia setembro 2010

ÍndicÍndice

Pág

04

04

05

06

07

07

08

08

09

10

10

10

11

11

11

12

13

13

14

14

15

15

16

16

16

Literatura e Filmes

Os 10 vídeos mais procurados

Biblioteca UNASP/IASP | Os 10 livros mais procurados

Livro de Cabeceira | O que você está lendo?

Cultura

Giro Cultural | Quem está na tela?

Programação Cultural

Ponto de Cultura “Nós na Pauta” | Concertos para a comunidade

Cultura | Nossa raiz está aqui

Hortolândia | Escola Viva

Esporte

Lance de Craque | Irmãos Hipólito

Esporte | Hortolândia entra em campo

Programação Esportiva

Liga Hortolandense de Futebol

Melhor Idade | Comemoração de aniversário

Hortolândia | RX do Esporte

Liga Hortolandense de Futsal

Especial do mês

Sete de Setembro | 188 anos

Saúde

Atividade Física | Sua saúde em primeiro lugar

Projeto Hortolândia Viva Mais

Social

Conhecendo Nossos Espaços | Centro de Educação Musical

Flash

Acontece Retrô

Acontece Serviço

Em Linha com o Leitor | Opinião

Aqui é meu lugar

@lô Acontece

Page 4: Acontece em Hortolandia setembro 2010

LiteratuLiteratura e Filmes

Good Vídeo | os 10 vídeos mais procurados

Biblioteca UNASP/IASP | Os 10 livros mais procurados

Invictus

Nelson Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e dividido pelo apartheid. A Copa do Mundo de Rúgbi fez com que Mandela usasse o esporte para unir a população. Para tanto, chama para uma reunião Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

Aproveite as indicações que a Good Vídeo Amanda e Rosolen, tem para este mês. Aproveite que é o mês da liberdade!

Dê-me uma meada de lã e eu teço um agasalhoDê-me uma palavra e eu formulo uma frase

Dê-me uma frase e eu escrevo um textoDê-me um texto e eu escrevo um livro

Essa quadrinha é de Irajá Martins de Almeida e retrata bem a necessidade de se ter sempre um livro por perto. Passe em uma das bibliotecas da cidade e escolha um dos títulos sugeridos. Leia diariamente. Além de acrescentar conhecimentos, você ainda fica diferente. Vamos então aos livros?

1 - Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay 2 - Sussurro – Hush, Hush Becca Fitzpatrick 3 - Tamanho 42 não é gorda Meg Cabot 4 - Mãe de UTI – Amor incondicional Maria Júlia Miele 5 - A Dama Azul Javier Sierra 6 - A Rosa do inverno Patrícia Cabot 7 - A vida é Feita de Escolhas Elisa Masselli 8 - Jogue sujo Sandra Brown 9 - Garotas da Rua Beacon Anie Bryant10 - O Castelo de Vidro Jeanette Walls

12 3 4 5

6 7 8 9 10

Casa comigo? O Lobisomem Sherlock Holmes

Lembranças

Simplesmente complicado

Idas e vindas do amor

O livro de Eli Um olhar do paraíso

Ilha do medo

Pág 4 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 5: Acontece em Hortolandia setembro 2010

Livro de Cabeceira | O que você está lendo?

Essa sessão está desde os primeiros números, quando ainda éramos apenas uma Agenda Cultural. Hoje, somos uma revista e o Livro de Cabeceira permanece com o mesmo sucesso, afinal, são tantas pessoas que estão interagindo conosco a partir da indicação dos nossos leitores. Veja os livros que estão sendo lidos e quem está lendo.

Marlene Aparecida Voltani: AposentadaObra: Os catadores de conchasAutor: Pilcher, RosamundeEditora: Bertrand BrasilSinopse: A vida de Penélope é parecida com a de milhares de outras mulheres. É exatamente isso que torna este romance tão atraente. Com altos e baixos, Penélope foi feliz por ter sido uma filha amada e infeliz por ter se casado com o homem errado. Encontra mais tarde o verdadeiro amor, mas as tragédias e problemas ocasionados por esse encontro deixaram marcas profundas. Teve três filhos cada um com seu próprio mundo. É nesse universo que o leitor vai penetrar ao longo de 600 páginas, envolvendo-se com uma mulher vigorosa, firme e bela. Será impossível não se envolver com o destino da família Keeling.

Eunice de Fátima Alves Arantes: PizzaiolaObra: O matutoAutor: Zíbia GasparetoEditora: Vida e ConsciênciaSinopse: Um matuto que não sabia ler nem escrever, herdeiro de enorme fortuna, parecia presa fácil para o advogado que pensava em ludibriá-lo e para o tio que pretendia ficar com a herança. Os fatos, porém, surpreenderam a ambos. Este romance de agradável e proveitosa leitura também nos faz meditar e compreender mais sobre as lutas e desafios da vida.

Suely Jovelina de Brito: Auxiliar de enfermagemObra: A morte escreve certoAutor: Philip MargolinEditora: RoccoSinopse: Ashley Spencer era uma adolescente comum, estrela do time de futebol da escola, até sua vida se transformar em um pesadelo: no dia em que a jovem consegue uma vitória espetacular em campo, uma grande tragédia acontece em sua família. Ela tenta superar os novos desafios até o assassino atacar novamente. Todas as evidências apontam o escritor Joshua Maxfield como o responsável pelos crimes. Julgado e condenado, ele é mandado para o corredor da morte. Mas ver Maxfield atrás das grades não deixa Ashley tão tranquila quanto ela esperava. Ao descobrir um segredo sobre sua família, a jovem encontra uma importante peça do quebra-cabeças que revela as razões do assassino para persegui-la, com um final surpreendente.

Pág 5ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 6: Acontece em Hortolandia setembro 2010

CulturaCultura

Giro Cultural | Quem está na tela?

Ele nasceu há 43 anos atrás, no interior de São Paulo, e chegou adolescente no Distrito de Sumaré, chamado Hortolândia. Viu e votou no plebiscito que emancipou a Cidade e, com orgulho, foi conferindo as transformações que foram acontecendo por aqui. Devanil Alves, um nome pequeno para quem sonhou grande. Foi assim que, passo a passo, suas conquistas foram acontecendo, pois já sabia o que queria. Ele foi trabalhar na Guarda Noturna em Campinas, uma autarquia estadual, posteriormente extinta por ato governamental. Lá, aprendeu e treinou tiro, mas o que lhe valeu muito mesmo na escolha da profissão foram os anos que puxou no serviço militar. Lá, ralou muito em outras funções, mas foi-lhe dado oportunidade em outra área. O comando da tropa mandou-o cuidar de armas, o que despertou-lhe o gosto pelo manuseio dos apetrechos bélicos. Pronto, virou armeiro, designação de quem cuida ou conserta, dá manutenção em armas.

Seu mestre e instrutor nesse ofício foi o 1º Tem. Waldemar Trott e ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), na campanha da Itália em 1945. Todos esses conhecimentos vieram depois de um curso de seis meses com essa fera, aprendendo a mexer com armamentos leves. Devanil gosta é do manuseio desses materiais e também dos desafios que impõe o alvo e ele é bom nisso. Tanto é que ensina essa arte que virou esporte.

Nos treinamentos, é necessária muita concentração, roupas especiais, e não pode deixar de usar um abafador de ruídos e também óculos protetores.

Hoje, Devanil é armeiro e instrutor de tiro credenciado pela Confederação Brasileira de Tiro e pela Academia de Formação de Instrutores de Tiro. Profissionalizou-se ao longo desses anos e hoje pratica e é instrutor no Clube Americanense de Tiro. Também usa como hobby preferido.

Nosso armeiro nasceu em Pirajuí-SP. Foi para o Exército em 1985, mudou-se para Hortolândia em 1987 e entrou para a nossa Guarda Municipal já no começo da formação da corporação, em 1993, tendo sido aproveitado como armeiro da corporação e até hoje, quando precisa, ele está lá para conferir. Hoje, atua no patrulhamento com revezamento de turnos.

Pág 6 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 7: Acontece em Hortolandia setembro 2010

Programação Cultural

Ponto de Cultura “Nós na Pauta” | Concertos internos da Primavera

revirada cultural

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) despertou-se para a cultura. Ações de fomento estão surgindo e embalando ainda mais. Um dos projetos que tem falado alto é a Revirada Cultural. Em setembro é a vez de Hortolândia receber a caravana de cidades com suas diversidades culturais.Hortolândia, a anfitriã, receberá suas parceiras no melhor desejo de boas vindas.O evento ocorrerá no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, e conta com as mais variadas atrações musicais.

O Ponto de Cultura “Nós na Pauta” apresenta Concertos internos da Primavera, no Centro de Educação Musical, na Sala Maestro Eleazar de Carvalho.

8/9 19h30 Da Campana para fora13/9 16h Madeira Brasil14/9 16h Vibrasax21/9 14h Turuntuntum28/9 19h30 Sopro de Prata30/9 19h30 Orquestra de Sopro Jovem

Projeto Música na Escola

3/9 16h Banda Musical E.E. Guido Rosolen16/9 10h30 Banda Municipal E.E. Pastor Osvaldo Azevedo

Ginásio Poliesportivo Victor Savala

dia: 19/9

Rua Agnaldo Gomes Cardoso, 500Jardim N. S. de Fátima

Pág 7ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 8: Acontece em Hortolandia setembro 2010

CulturaCultura

Cultura | Nossa raiz está aqui

Hortolândia | Escola Viva

Estamos nesse segundo momento com as fobias, aquele medo irracional ou incontrolável de situações ou objetos que é caracterizada por um estado de angústia ou ansiedade quase impossível de ser dominado. Nesse mês, você vai curtir mais quinze fobias, com o nosso acréscimo de humor.

Curta!

Ictiofobia Medo irracional de peixes

Herpetofobia Medo de répteis e anfíbios

melanofobia Medo da cor preta

misofobia Medo de germes ou sujeira

nictofobia Medo do escuro ou da noite

ofidiofobia Medo de cobras

ornitofobia Medo de pássaros

espectrofobia Medo de fantasmas, monstros e demônios

Filofobia Medo do amor

Fotofobia Medo da luz

parakavedekatriafobia Medo da sexta feira 13

pupafobia Medo descontrolado de marionetes e outros bonecos

pirafobia Medo de fogo

pluviofobia Medo de chuva

tanatofobia Medo da morte ou de morrer

Agora você tem mais uma opção. Agora você tem Hortolândia na internet. É notícia e é música ao seu gosto. É só clicar:www.hortolandia.sp.gov.br/webradio

Pág 8 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 9: Acontece em Hortolandia setembro 2010

EsporteEsporte

Lance de Craque

É muito difícil não relacionar um clube de futebol a um nome de jogador que se destacou na história do clube e vice-versa. Foi assim com Dirran do Atlético Potengi – RGN, um atacante, meio agalegado, sarará e atarrancado e foi assim com outros jogadores especiais em seus clubes. Alguns tinham pedigree. Veja o caso de Ademir da Guia, quando seu pai, Domingos da Guia, apelidado de divino mestre, quando não havia ainda a televisão, brilhou muito no Bangu, Flamengo, Vasco, Corinthians e no Nacional de Montevidéu. E também o seu tio Ladislau da Guia, um goleador que marcou a história do Bangu, em seus tempos de glória.

No Palmeiras, o nome foi Ademir da Guia, uma história que se funde perfeitamente. O sucesso estava em seu sangue, assim como o pai e do tio. O cientista brasileiro Miguel Angelo Nicolelis, co-diretor e professor

do Centro de Neuroengenharia Biomédica da Duke University, Carolina do Norte – USA, com estudos avançados na área dos comandos cerebrais e palmeirense roxo, cita o caso de Ademir da Guia, por quem tem profunda admiração, ao referir-se ao cérebro humano, diz que este tem na soberana bola uma extensão da representação dos pés.

Ademir da Guia foi o maior ídolo da história do time no Palestra Itália e também titular absoluto por dezesseis anos. É considerado pela crítica como um dos melhores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos. Na herança de seu pai, o apelido de divino.

Mas o sol não brilha tanto para uns e no seu caso, a injustiça aconteceu. Foi convocado 14 vezes para a Seleção Brasileira e só jogou uma vez, quando já estávamos desclassificados e disputando apenas o terceiro lugar contra a Polônia.

Ademir não foi o goleador maior, mas a importância do seu futebol para o clube foi muito grande. Jamais um palmeirense jogou tantas partidas como ele. Anote: 901 partidas. Ademir veio das categorias de base, do Ceres. Foi para o Bangu (cinco anos) e aposentou no time alvo e verde, com desesseis anos chutando a bola.

Em 2001, foi lançado um documentário sobre sua carreira, intitulado: Um craque chamado divino.

ademir da Guia, o divino mestre

Ademir da Guia, do Palmeiras, o adversário mais difícil para Pedro Rocha

Pág 9ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 10: Acontece em Hortolandia setembro 2010

EsporteEsporte

Esporte | Hortolândia entra em campo

Programação Esportiva

Liga Hortolandense de Futebol

Data Modalidade Equipes Local

2 a 5/9 Ginástica Artística Torneio Boituva

4/set Voleibol Masc. Adulto Hortolândia x Piracicaba Hortolândia

11/set Judô Copa da Amizade Pirassununga

11/set Handebol Fem. Livre Hortolândia x Guarujá Valinhos

11/set Handebol Masc. Infantil Hortolãndia x Guarujá Valinhos

18/set Tênis de Mesa Torneio Piracicaba

18/set Futebol Masc. Junior Hortolândia x EC Santa Rita SBO

19/set Handebol Masc. Livre Hortolândia x Peruíbe Peruíbe

25/set Handebol Masc. Infantil Hortolândia x Itapetininga Hortolândia

25/set Handebol Masculino Hortolândia x Itapetininga Hortolândia

25/set Ginástica Artística Torneio Hortolândia

25/set Futebol Masc. Junior Hortolândia x Itatiba Itatiba

26/set Ginástica Artística Torneio Hortolândia

26/set Handebol Junior Hortolândia x Santos Sorocaba

26/set Handebol Fem. Infantil Hortolândia x Santos Sorocaba

Campeonato Brasileiro de TaekwondoOito atletas de Hortolândia estão classificados para o torneio. Dias: 4 e 5/9, em João Pessoa - Paraíba

VII Festival de Ginástica do IASP – Presença confirmada: • Grupo Ginástico da UNICAMP • Grupo de Ginástica Artística da Prefeitura de Hortolândia • Grupo Feliz Idade

Dia: 19/9Horário: 20hLocal: Ginásio do Instituto Adventista São Paulo | IASP Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265 | Parque Hortolândia

A Liga não para. Um descanso entre o natal e ano novo e tudo começa novamente. Os campeonatos, com suas categorias, entram em campo para atender a todos. Em setembro, o Amador da primeira e segunda divisão está em andamento, mas o início do pré-mirim e o infantil entram em campo para a bola rolar. O Máster tem a sua vez jogando aos sábados. Vá ao campo, leve seu grito ou a vuvuzela e sopre toda sua alegria.

Acompanhem na tabela os nossos jogos. Hortolândia participa em diversas ligas esportivas e entra em setembro em campo com as equipes:

Pág 10 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 11: Acontece em Hortolandia setembro 2010

Melhor Idade | Comemoração de aniversário

Liga Hortolandense de Futsal

Hortolândia | RX do Esporte

O Xadrez tem suas peculiaridades. Tem Rei, mas sem trono. Tem Dama e é super poderosa. Pião, mas não roda. Torre, com seu castelo e seu reinado. O Cavalo com seu lance fatal e o Bispo, que tem poderes e que também é o conselheiro do casal imperial. Ficamos apavorados com essa representação que o tabuleiro traz. Nele, temos 64 casas com 32 peças. O professor foi muito paciente e continuou a aula falando dos lances fatais com ganhos de posição e de materiais. Legal é a tropa de frente com os oito piões, que abrem caminhos e fronteiras para as peças mais graduadas.

Questionamos ao professor sobre o tempo de jogo, pois o nosso grande mestre e gênio internacional Mequinho participava de jogos que duravam semanas e até meses. Disse que a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) foi fazendo mudanças e fatalmente mexeu no tempo de jogo, uma vez que era um fator estressante. Hoje, foi introduzido um medidor de tempo para cada um dos jogadores, nas versões mecânica ou digital.

O Xadrez não trabalha diretamente a rede muscular, mas tem correlações, uma vez que trabalha as partes cognitivas, raciocínio lógico/matemático, espaço e lateralidade. O esporte tem tudo isso, daí a fusão. O enxadrista desenvolve, além de outras habilidades, o domínio e o equilíbrio, e também a opinião própria. O

Xadrez é recomendado para a turma da Melhor Idade, pois é um coadjuvante contra o mal de Alzeimer, e

para crianças com déficit de aprendizado.

Está em andamento o Campeonato Feminino de Futsal 2010, com participação de dez equipes de Hortolândia e região. Em setembro, estaremos participando do Campeonato Paulista, Série Bronze de Futsal nas categorias sub 13 e sub 15.

Confira no site www.hortofutsal.com.br as novidades e as informações das competições organizadas pela Liga, que tem parceria com a Secretaria de Esporte e Recreação da Prefeitura de Hortolândia.

Fique ligado na Copa Municipal com estimativa de 40 equipes para o torneio. Não fique fora dessa. É o esporte rolando em todos os cantos da Cidade. Participe. Inscreva sua equipe.

Programação: • Baile especial • Semana de palestras com profissionais da área do Esporte e da Saúde • Passeio à Expoflora – Holambra • Gincana esportiva

Pág 11ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 12: Acontece em Hortolandia setembro 2010

EspecialEspecial do mês

Libertas Quae Sera Tamen

Essas palavras atribuídas ao dístico em latim foram as propostas dos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram. Hoje está estampada no pavilhão de Minas Gerais com o mesmo significado: “Liberdade ainda que tardia”.

Em 1808, o Brasil, ainda colônia de Portugal, se abre às nações amigas. D. João VI era o Imperador, mas perdia a supremacia e voltava a submeter-se inteiramente à metrópole e ainda assim, tinha participação no governo de Lisboa. Éramos minoria e das 181 cadeiras das Cortes, apenas 72 eram para os brasileiros e ainda havia enrustidos defensores da Corte.

Em janeiro de 1822, o príncipe recebeu uma petição escrita por José Bonifácio e assinada por toda a Província de São Paulo, clamando que o príncipe desafiasse as Cortes e permanecesse no Brasil. O texto emocionou D. Pedro e a

história do Brasil tomou outro rumo. E, entre a ordem da Coroa e o pedido de Bonifácio, juntamente com o apelo dos cariocas com oito mil nomes num abaixo assinado, ele tomou uma decisão que ficou conhecida como o ‘Dia do Fico’.

D. Leopoldina, que estava no Rio, indignada com as cartas e as decisões chegadas de Lisboa, reuniu os ministros e enviou mensageiros a D. Pedro. No dia 7 de setembro, o príncipe estava às margens do rio Ipiranga quando recebeu a carta da sua mulher e concluiu que já era chegada a hora de romper com a Metrópole. Depois de ler, amassar e pisotear as cartas, cavalgou até o topo da colina e gritou à guarda de honra: “Amigos, as cortes de Lisboa nos oprimem e querem nos escravizar... deste dia em diante, nossas relações estão rompidas”. Após arrancar a insígnia portuguesa de seu uniforme, o príncipe sacou a espada e gritou: “Por meu sangue, por minha honra e por Deus, farei do Brasil um país livre”. Em seguida, erguendo-se nos estribos e alcançando a espada, afirmou: “Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será: Independência ou Morte”.

D. Pedro, o Príncipe Regente, ficou como o queridinho do Brasil e posteriormente, foi coroado não rei, mas Imperador, eleito pelo povo.

Hoje, temos a liberdade conquistada. Hortolândia teve seu passado glorioso, pois foi marcado pela liberdade de um povo que passou nessas terras, deixando um rastro de trabalho e seriedade. Agora somos uma cidade com um povo vibrante que não perdeu suas origens, e que sabe bem o seu papel que é o de estar sintonizado com os grandes momentos da prosperidade que chega.

Hortolândia está em estado de graça, enquanto percebe as grandes transformações, trazidas pelo progresso que se vê. O índice de desemprego baixou, a renda per capita melhorou, a beleza está chegando, a infraestrutura chegou aos bairros mais distantes e o saneamento básico já é uma realidade. Ah, o prazer de viver aqui está estampado nas pessoas, com a Cidade cada vez mais viva. Somos um povo livre, que opina sobre os rumos que queremos seguir.

Pág 12 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 13: Acontece em Hortolandia setembro 2010

SaúdeSaúde

Atividade Física | Sua saúde em primeiro lugar

Projeto Hortolândia Viva Mais

Você já sabe, mas não custa lembrar sobre a necessidade dos hábitos saudáveis que precisamos praticar, como exercícios físicos e alimentação saudável. Essa é a dupla que faz mais sucesso. O mundo está percebendo isso. E você? Veja as dicas desse mês:

1 Fumar não prejudica só você, mas também as pessoas ao seu redor. Eles podem ser seus amigos, mas vão inalar a sua fumaça, que tem não apenas tabaco, mas também 4.720 venenos e mais tantos outros agentes cancerígenos. A pergunta é: Então, para que fumar? Ponha na consciência que cerca de 200 mil óbitos, só no Brasil, são decorrentes desse vício. A morte pelo uso do tabaco é maior que a somatória da morte por AIDS, cocaína, heroína, álcool e acidentes de trânsito. Você acha que vale a pena esse vício?

2 Falamos na edição passada sobre os benefícios dos chás. Citamos quatro muitos saudáveis, mas cuidado que alguns são estimulantes. Podem causar aborto e outros, taquicardia. Enquanto o mundo está migrando para os produtos naturais, procure saber a procedência desses produtos. Conheça as plantas. Fique de olho em tudo!

3 As alergias têm muita relação com a presença de aditivos químicos nos alimentos, resíduos de pesticidas ou poluição atmosférica. Os médicos alergistas sempre fazem a mesma pergunta: “Você toma leite ou derivados?”. É a relação que existe entre o consumo e o quadro apresentado.

5 Faça atividade física. Faça academia. Lá, existe um leque de atividades que promoverão a sua saúde. Frequente um clube recreativo. Nade, pois nadar é o melhor e mais completo exercício.

6 Caminhe ou corra. Convença um amigo ou amiga a sair para a rua, praça ou autopista. Faça no contrafluxo do trânsito. Rompa o frio, o marasmo e a preguiça. Seja corajoso, pois sua saúde está em primeiro lugar.

7 Evite alimentos refinados que a tecnologia colocou em nossas mesas. Nos processos de fabricação, recebe uma quantidade enorme de branqueadores que liberam dioxina, um produto de alta periculosidade que ultrapassa o urânio e o plutônio. A intoxicação pela dioxina provoca um grande número de doenças fatais, sem marcas e sem qualquer identificação da origem.

O Projeto Viva Mais não para de oferecer oportunidades de informar e convidar as pessoas a mudarem seu estilo de vida. São mudanças simples que vão garantir mais saúde física, familiar e espiritual. São mudanças necessárias para que desfrutemos de uma vida cada vez mais prazerosa. Nas dicas que damos na coluna “Atividade Física – Sua saúde em primeiro lugar”, estamos sempre atentos para essas necessidades. Cuide de você. Alimente-se bem, faça atividade física, desenvolva bons relacionamentos comunitários e familiares. A equipe Viva Mais está em toda cidade com várias atividades e você não pode ficar fora. Veja as atividades realizadas em agosto em Acontece Retrô.

Pág 13ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 14: Acontece em Hortolandia setembro 2010

SociSocial

Conhecendo Nossos Espaços | O Centro de Educação Musical

Flash

Situado na Rua Vicente Palhão, no bairro Santa Cândida, entre os bairros Adelaide, Fátima e Rosolen, ele desponta como a estrela de grandeza maior, pois está levando mais luz do conhecimento musical e refinando as pessoas com a arte da música. Está situado num eixo de grande relevância para a Cidade, com presença de escolas estaduais, municipais e a presença de indústrias, servido por boa malha de transportes coletivos.

Com esforços redobrados, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, foi à luta, tirando água da rocha para atender a grande demanda que existia.

Em 2009, a Prefeitura inaugurou uma sala moderna, ampla e climatizada para os ensaios oficiais dos vários grupos musicais, sendo e batizada à altura: Sala “Maestro Eleazar de Carvalho”. Essa sala é o nosso ambiente vip, para ensaios e concertos especiais, que incorpora com as oito salas existentes e mais um espaço de ensaios livres e abertos.

O Centro de Educação Musical conta com aproximadamente 300 alunos nos vários níveis e orientadores, os quais quase na totalidade, têm formação superior, pós-graduação ou estudos avançados na área musical. É relevante dizer que a excelência dos estudos já levou muitos dos nossos alunos ao profissionalismo.

Vários grupos foram formados, como Da campana para fora, Madeira Brasil, Vibrasax, Turuntuntum, Sopro de Prata, Orquestra de Sopro Jovem, Banda Municipal e o último, a Fanfarra da Cidade de Hortolândia, em parceria com a EETI – Parque Odimar, em virtude do espaço disponível para os ensaios. Orgulho à parte, mas alguns desses grupos já estiveram se apresentando em emissoras de televisão regionais e com muito brilhantismo.

No mês da liberdade, o desfile é a demonstração maior. Quando passam os blocos, é que se vê e sente no coração o país livre que somos e temos. A representação e temas que as escolas trazem desperta o orgulho maior de que somos uma nação forte. Na ocasião, as empresas desfilam com seus produtos e as comunidades, democraticamente, manifestam-se com suas reivindações.

Pág 14 ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 15: Acontece em Hortolandia setembro 2010

AconteAcontece Retrô

Palestras sobre Alimentação Saudável

Hortolândia Moto Fest

• Grupos de Relação Familiar

• Grupos de Saúde Financeira

• Festa Comunitária – Lazer e Relações Familiares

• Teatro Infantil – Higiene e Saúde Bucal

• Tarde de Cinema – Reafirmando Laços

• Oficinas de Culinária – Cozinha Experimental

Nossa Cidade recebeu motociclistas de várias cidades de São Paulo, e o desfile, verdadeiras relíquias, com destaque para as motos da marca Harley Davidson. Para animar a festa, apresentaram-se nos palcos do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang as bandas: Rock Seixas, The Noite, Sobrinhos do Maverick, Tio Véio e Billy Mutreta. Hortolândia vibra com o evento e com a solidariedade da sua gente que contribuiu com um quilo de alimento como ingresso.

Confira as atividades do Projeto Hortolândia Viva Mais que mexeram com a cidade em agosto

Acontece Serviço | defesa civil e Gase | Bombeiros Voluntários

• Com a poluição e a baixa umidade do ar, própria do inverno, recomenda-se o uso de pano úmido nos cômodos da casa, principalmente à noite.

• Economize água. Feche o chuveiro enquanto ensaboa. Suas contas de água e luz ficam mais baixas e melhor para o seu bolso.

• Atenção se eventualmente houver semáforos desligados. Cuide mais de sua segurança.

• Evite roupas escuras quando estiver pedalando, de patins, andando de skate ou praticando sua caminhada.

• No inverno, a maior incidência de queimadas e incêndios tem causado prejuízos à flora, fauna e solo. Provocar incêndio é crime, conforme lei estadual 9.605/98. Tome cuidado com pequenas fogueiras, fósforos acesos ou pontas de cigarros em passeios ecológicos.

• Cuidados especiais com o uso de pipas. O cerol pode causar morte de inocentes. Sua brincadeira pode trazer tristeza para outros.

Informações ou denúncia, ligue 19 3845-4035 ou acesse www.gase.com.br

Pág 15ACONTECE EM HORTOLÂNDIA - SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E RECREAÇÃO • SETEMBRO DE 2010

Page 16: Acontece em Hortolandia setembro 2010

@lô AconteceRedação: [email protected] Jogos e Campeonatos: [email protected]ção e Eventos: [email protected] e [email protected] Escolinhas de Formação Esportiva: [email protected] de Luzes: [email protected]ós na Pauta: [email protected] Arte Por Toda Parte: [email protected]

Em Linha com o Leitor | Opinião

Aqui é meu Lugar

Estou aqui para dizer que gostei da revista Acontece, principalmente a parte onde fala sobre teatro e cinema. Achei bem cultural. São os pontos que mais aprecio e bate bem com o meu prazer.

Gisele Aparecida dos Santos GalloUniversitária e ex miss Hortolândia

Os desafios impostos pela profissão me obrigaram a procurar uma nova cidade para morar, que tivesse oportunidades para o ramo de negócio que eu queria tocar. Eu estava sendo convidado a investir numa indústria de pão de queijo. O lugar, não poderia ser outro, afinal, a própria mídia estava indicando Hortolândia como o maior produtor de Pão de Queijo do país. O famoso pão de queijo mineiro, agora migrou para essa cidade próspera. Pronto, o desafio foi aceito. A escolha aconteceu em virtude das estratégias e da logística ideal para a matéria-prima e um comércio muito atraente.

A família, provisoriamente, ficou em São Paulo, enquanto buscava as condições ideais para instalarmos aqui. Encontrei um bom lugar; boa escola para os netos, um povo muito receptivo e muito sossego no bairro onde moro.

Hoje usufruo dos benefícios de morar em um município que abriga um importante polo tecnológico, bem diversificado e que oferece segurança e tranquilidade para todos. Aqui, o futuro já começou. Hoje sou feliz e salta no peito a vaidade de defender essa Cidade que cresce bem estruturada. É com muito carinho que posso afirmar que Aqui é o meu lugar!

Dimas Martins de Moura • Empresário – Pérola Mineira