competências enem -...

20
Competências ENEM

Upload: vankhuong

Post on 08-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Competências ENEM

Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM,esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total(dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tempeso de 200 pontos). No resultado final da prova, a redação tempeso de 20%. Para você entender melhor cada nível dentro dascompetências, visualize a seguinte pontuação:

• Não considerada: 0 pontos

• Precário: 40 pontos

• Insuficiente: 80 pontos

• Mediano: 120 pontos

• Bom: 160 pontos

• Ótimo: 200 pontos

Competência I —Demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesaEm linhas gerais, esse item avalia se o candidato temnoções claras sobre a distinção da modalidade escrita e aoral. Com a internet, os estudantes têm trocadomensagens de texto com frequência, é verdade. O desafioé que nestas plataformas o uso da língua portuguesa éempregado de maneira mais coloquial do que o modoformal, que é o exigido em avaliações como a do ENEM.Fazer os alunos compreenderem essa diferença e,principalmente, do peso que isso tem na prova deredação vai ajudá-los bastante a ter uma pontuaçãomelhor neste item específico.

O candidato tem essa competênciadesconsiderada (ou seja, tira nota zero nesteitem), quando mostra total falta deconhecimento da modalidade escrita formal daLíngua Portuguesa. O desempenho éconsiderado precário quando são notadosdesvios gramaticais graves e recorrentes, quepassam pela ortografia, pontuação,concordância, acentuação e assim por diante.Além disso, o candidato que recebe essaqualificação apresenta no texto muitas gírias emarcas de oralidade.

É insuficiente o desempenho do candidato nestacompetência quando são notados muitos desviosgramaticais, como escolha de registro e deconvenções de escrita e ainda muito traço deoralidade e algumas gírias ao longo da construçãotextual. A avaliação mediana considera que oaluno teve alguns desvios da Língua Portuguesa —mesmo que sejam poucos erros consideradosgraves ou gravíssimos, ou, ainda, vários deslizesleves. O fato de não haver uso adequado daconcordância verbal ou nominal não impede ocandidato de enquadrar-se nesse nível na referidacompetência, desde que não sejam configuradasfaltas de domínio da norma culta.

O candidato que possui um bom nível nessacompetência traz no texto poucos desviosgramaticais leves. Até por isso se há uma falhaou outra de concordância verbal ou nominal naprova de redação, é dado um peso menor, porentender que o aluno compreendeu oconteúdo e trata-se de uma falha eventual. Nocaso de um desempenho ótimo, o estudantedemonstra um excelente domínio da LínguaPortuguesa, com pouco ou nenhum desviogramatical (são aceitos em caso deexcepcionalidade, ou seja, quando não háreincidência do erro no mesmo texto).

Competência II —Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Falha bastante frequente nas redações do ENEM, essacompetência é outro desafio que tem tomado bastanteatenção do professor em sala de aula. Esse critério avaliabem a capacidade de interpretação do texto que ocandidato possui, pois ao fugir do tema ele demonstra umindício de não ter conseguido compreender a proposta daprova. Pelo fato de terem textos de apoio na exposição dotema, mesmo que não tenha domínio sobre o assunto, oaluno em tese tem condições de atender a esse pré-requisito.

O desempenho é desconsiderado completamente(nota zero) quando o autor do texto fogecompletamente ao tema e não apresenta a estruturacompleta da dissertação argumentativa, tipo de textoexigido para a prova do ENEM.

O desempenho precário é percebido pelos avaliadoresquando o inscrito apresenta o tema, mas tangencia oassunto. Trocando em miúdos: fica numasuperficialidade que beira o desconhecimento dotema (um forte indício de que faltaram condições deinterpretação). Outra característica da redaçãoenquadrada nesse nível é apresentar traçosconstantes de outros tipos textuais (tais comonarração ou descrição, por exemplo).

A avaliação é considerada insuficiente nestacompetência quando o candidato reproduz cópiade trechos do material de apoio (tambémconhecidos como textos motivadores). Outrapercepção dos examinadores é a ausência daestrutura textual dissertativa-argumentativa, semter claros os aspectos de introdução,argumentação e conclusão. Mediana é aqualificação atribuída aos candidatos comargumentação óbvia ou previsível e com maisclareza sobre a estrutura de redação exigida naprova do ENEM, embora ainda não apresente compropriedade os componentes desse tipo textual.

O desempenho é considerado bom quandoo inscrito possui uma argumentaçãoconsistente, com linha de raciocínio queatende ao formato do texto dissertativo-argumentativo, passando pela proposição,argumentação e conclusão. O desempenhomáximo, ou ótimo, é atribuído pelosavaliadores quando há argumentaçãoconsistente, notada a partir de umrepertório sociocultural e com zelo edomínio das etapas que compõem o tipo detexto da prova do ENEM.

Competência III –Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.Essa competência está intimamente ligada à capacidadede compreensão do tema e a relação dele com orepertório sociocultural do inscrito. A preparação do alunopara esse item passa, acima de tudo, pela vivência eexperiências adquiridas ao longo de sua vida escolar. Massempre pode ser potencializada essa qualidade a partir deexercícios de leitura, debates e outras estratégias (como ado cinema na escola, que tratamos por aqui). Nessacompetência é esperado do aluno que ele organize oconhecimento que possui em defesa de um ponto de vistapessoal dentro do tema estipulado.

A nota zero é atribuída à prova de redação docandidato que apresenta informações, fatos eopiniões não relacionados ao tema, sem que hajadefesa de ponto de vista. O desempenho precário doinscrito é percebido quando há pouca relação dosdados apresentados com o tema e, ainda, opiniõesincoerentes, que levam o autor a não defender umponto de vista. O nível insuficiente é entendido pelosexaminadores quando há exposição de informações efatos sobre o tema, mas de maneira desorganizada econtraditória. Outro elemento percebido é que oconhecimento apresentado restringem-se aos dadostrazidos nos textos motivadores.

É considerado mediano o texto que trazinformações, fatos e opiniões relacionamentos aotema, mas ainda centrados apenas nosargumentos propiciados pelos textos de apoio. Oque difere da redação que recebe umaavaliação boa nesta competência. Nela, o inscritotraz o conteúdo dentro do tema, de maneiraorganizada, e com indícios de autoria e defesa deponto de vista. O ótimo desempenho é notadoquando o candidato traz os dados todostotalmente relacionados ao assunto proposto, demodo organizado e consistente.

Competência IV –Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentaçãoUm dos pontos fortes do texto dissertativo, aargumentação recebe uma atenção especial nessacompetência. Os 200 pontos desse item sãodestinados aos candidatos que apresentam umaexcelente capacidade de estruturar o texto eapresentar, de maneira coesa e fundamentada, osargumentos. Esses requisitos facilitarão noprocesso de defesa de ponto de vista.

A nota zero é atribuída ao texto que não dispõe demarcas de articulação e com ideias totalmentefragmentadas, sem apresentar uma ordem lógicae clara. O desempenho precário é percebido nasredações cujos autores apresentam asinformações um pouco mais coesas, mas aindabem fragmentadas. Já o nível insuficiente destacompetência é notado em textos que apresentaminadequações na formatação e poucoconhecimento de recursos de coesivos (conjuntode mecanismos linguísticos que ajudam aestabelecer relações de sentido no texto).

Os examinadores qualificam como mediana, nestacompetência, a redação que apresenta articulaçãodas partes do texto abaixo do adequado, cujorepertório do autor é pouco diversificado dosrecursos que dão lógica e clareza. Diferentementedo candidato que tem um desempenho bom nesteitem. Eles reproduzem no texto poucasinadequações de argumentação e trazem, comclareza, as informações e repertório diversificado.No quesito, é enquadrado como ótimo o inscritoque consegue articular muito bem o texto,utilizando-se de conhecimento diversificado sobreo assunto e com vários recursos que garantem alógica e clareza.

Competência V –Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Essa proposta é a que tem, nas últimas edições do ENEM, apresentado o pior desempenho na média dos inscritos. A expectativa é a de que o candidato proponha alguma ideia para solucionar um problema relacionado do tema. Nesse quesito, os examinadores redobram as exigências para fazer com que as propostas estejam em concordância com os direitos humanos, considerando valores universais de cidadania, liberdade e diversidade sociocultural.

Os textos que têm nota zero nessacompetência não apresentam proposta deintervenção ou a que é trazida pelo autornão faz relação nenhuma ao tema tratado. Éencaixada no nível precário a redação queapresenta uma proposta deintervenção vaga ou muito abrangente,relacionada apenas ao assunto central. Jáno item insuficiente, o candidato traz umaproposta que não está articulada com adiscussão desenvolvida no texto.

O desempenho mediano é atribuído ao aluno que traz ao texto uma proposta de intervenção mais conectada ao tema e à argumentação trazida. O que difere dos que se enquadram na avaliação boa, cuja redação dispõe de uma proposta ligada ao tema e é mais sintonizada ao que foi relacionado nas linhas anteriores. E, por fim, o desempenho ótimo é atribuído aos estudantes que apresentam uma proposta de intervenção detalhada e com total relação ao assunto central, alinhavando aquilo que foi trazido pelo autor ao longo de seu texto.