açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

33
Novembro/2011 Açafrão: O ouro do cerrado goiano

Upload: cicera-arruda

Post on 24-Jul-2015

402 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Novembro/2011

Açafrão: O ouro do cerrado goiano

Page 2: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Muitas vezes vamos ao supermercado e nos deparamos com várias prateleiras repletas dos mais diversos tipos de especiarias, muitas delas bastante aromáticas, cheia de cores que enchem os nossos olhos

Page 3: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Mais eis que surge a pergunta:

Pra que serve? Como e em que utilizá - la, são por essas pequenas dúvidas que acabamos não levando para casa e perdemos a oportunidade de mudar o sabor e a aparência dos nossos pratos.

Page 4: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

O que é o Açafrão?

É erva da família do gengibre, é conhecido também como cúrcuma. De sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado, extraída da raiz seca e moída da planta.

Page 5: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Para quê Serve?

Além do sabor, serve para dar cor aos alimentos. Utilizado em pratos com ovos, pickles, molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, arroz e pães.

Page 6: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

É também muito utilizado em pratos da culinária francesa e espanhola . Indicado no preparo de arroz, ella, risotos, peixes, frutos do mar e pães.

Page 7: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

segundo o Dicionário Aurélio: açafrão é uma planta herbácea e florífera originária da Europa meridional e da Ásia, sendo cultivada em muitas outras regiões do mundo. O açafrão se desenvolve a partir de uma haste grossa e bulbosa chamada cormo. As folhas largas lembram as de uma gramínea.

Page 8: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Planta Açafrão

Page 9: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Flor do açafrão

Page 10: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

O açafrão é a mais cara de todas as especiarias: São necessários 80 kg de flores (200 a 250.000 flores) para produzir 1 kg de açafrão. O rendimento é da ordem de 8 kg de açafrão por hectare.

Page 11: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

O açafrão é um tempero utilizado na preparação de uma variedade de pratos em todo o mundo, valorizado não somente pela sua culinária, mas também pelo seu valor medicinal. O pó de açafrão é derivado do rizoma da planta que é semelhante ao gengibre.

Page 12: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Rizomas

Page 13: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Origem:Em 1972 , desbravadores garimpeiros e seus escravos deram com as terras de Amaro Leite, eles trouxeram para a região uma nova planta: a cúrcuma utilizada para demarcar garimpos e para temperar pratos.. É uma planta que cresce até 1m de altura e possui rizomas horizontais

Page 14: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Cresce bem em clima quente e úmido, exige solo bem drenado, não é tolerante a geadas, precisa de 1000 a 2000 milímetros de chuva anualmente ou irrigação. A elevada umidade do ar pode causar deterioração durante o processo de secagem do rizoma. Muita sombra pode reduzir o rendimento, mas sombra leve é benéfica.

Page 15: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

As flores, que começam a aparecer em outubro, são hermafroditas (têm órgãos masculinos e femininos) e são polinizadas por abelhas e borboletas. Prefere solos bem drenados de textura arenosa ou que seja livre de argila. Cresce a pleno sol e cresce bem em solos calcários. As plantas produzem menos rizomas quando cultivada em solos ricos em nutrientes.

Page 16: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Época de plantio: Preferencialmente no início das chuvas entre meados de outubro e novembro, quando iniciam as brotações do rizoma. O ciclo de cultivo se estende de novembro a julho, perfazendo cerca de 240 dias.

Page 17: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Plantio: Os rizomas devem ser plantados com 5-7 centímetros de profundidade, deve-se manter o solo úmido, mas não encharcado. Normalmente é plantado em canteiros ou em leiras, espaçamento com cerca de 40-80 cm entre linhas e 20-30 cm entre plantas

Page 18: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

A relação mais importante para a produção esta no espaçamento entre plantas, sendo que entre linhas não existe diferença significativa na produtividade de rizomas. A cultura é plantada por pequenos rizomas centrais, que são mais produtivos, com uma ou duas gemas preferencialmente, recém brotado.

Page 19: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Cerca de 1.700 kg de rizomas são plantados em um hectare. O rendimento esperado é de 13 a 35 toneladas de açafrão fresco.

Page 20: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Colheita e beneficiamento

Os rizomas são colhidos entre 8 a 10 meses após o plantio, quando as folhas inferiores ficarem com coloração amarela ou o caule começar a secar e cair são indicações de maturidade. É possível cavar ao lado da planta e remover os rizomas, conforme necessário em vez de colher tudo de uma vez.

Page 21: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

As raízes deverão ser armazenadas em um local fresco, sem excesso de umidade. Para o beneficiamento os rizomas são lavados, fatiados e a secagem pode ser feita ao sol em áreas de terra batida ou cimentada.

Page 22: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

A Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa ( Cooperaçafrão ) conta hoje com 103 cooperados, e atua em vários municípios do norte goiano e sul do Tocantins.Desde 2007 parte da safra é processada em uma pequena base industrial.

Page 23: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Em cada safra gera de 1000 a 1500 empregos diretos e indiretos.O produtor de açafrão está sendo melhor remunerado e com melhor qualidade de vida.

Page 24: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Em anos de safra cheia, a cooperaçafrão chega a ofertar 400 toneladas, mas a média é de 200. O preço está na faixa de 4 a 5 R$ o quilo. A produtividade varia de 30 a 50 toneladas por hectare.

Page 25: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Vídeo: A colheita do açafrão

Page 26: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Fotos do Açafrão

Page 27: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Rizomas sendo preparados

Page 28: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Presidente da Cooperaçafrão: Dalmo Modesto

Page 29: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Açafrão em pó e no prato goiano frango com quiabo

Page 30: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Vocabulário:Rizoma: haste (caule)subterrânea , quase sempre horizontal ( deitada)Curcuma: planta nativa da Índia, usada na culinária e na medicinaHectare: medida agrária = 100 metrosTonelada: unidade de medida =1000 KgSafra: colheitaHerbácia: planta de caule mole que não produz madeira

Page 31: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Leira: Rego feito com arado na terra para colocar a sementeRemunerado: recompensar com dinheiro;Geadas: orvalho congelado, frio excessivo;Bandeirante: indivíduo que no Brasil fazia parte das bandeiras, expedições destinadas a explorar o território brasileiro na época colonial.

Page 32: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Bulbosa: o mesmo que bolbo=  Órgão de certas plantas que contém gema ou botão  . que pode originar nova planta.Especiarias: ingrediente da culinária que aromatiza ( cheiro) ou dá realce à comidaDemarcar: Indicar; apontar; marcar

Page 33: Açafrão, o ouro do cerrado goiano.cicera

Créditos:Imagens: Cooperaçafrão

Vídeo: YoutubeFonte: Internet,

cooperaçafrão, dicionário Priberam online

Criação e Formatação : [email protected]