abs premia programas de gestão prevencionista cipa 363.pdf · busca pela segurança e saúde no...

24
cipa 48 cipa caderno informativo de prevenção de acidentes www.cipanet.com.br evento Dedicação, comprometimento, investimento, superação, valor e respeito foram os diferenciais das empresas agraciadas com o Prêmio ABS, em 2009. O Golden Tulip Park Plaza, na região dos Jardins, em São Paulo, foi o palco da 11ª cerimô- nia de entrega, realizada no dia 3 de dezembro. O evento reuniu não só os repre- sentantes das empresas premiadas, mas também autoridades e profis- sionais do setor prevencionista bra- sileiro, em uma clara demonstração da importância, hoje, alcançada pela prevenção no universo empresarial brasileiro. Portanto, nada mais justo que a busca pela segurança e saúde no tra- balho, pela preservação do meio am- biente industrial e pela prevenção e combate a incêndios e emergências, fundamentada em programas de ges- tão eficientes que promovam ambien- tes seguros e saudáveis para os traba- lhadores, obtenha o reconhecimento e a divulgação merecidos. Como uma das entidades repre- sentativas do setor, a Agência Brasil de Segurança (ABS) tem esta propos- ta e, assim, homenageia todos os anos as empresas que alcançam esse nível de excelência com a premiação. Nascido com o objetivo de reco- nhecer as ações prevencionistas cal- cadas em práticas de gestão, o Prêmio ABS se aperfeiçoou e, atualmente, também condecora com o Prêmio Top de Gestão, os sistemas que vão além dos bons resultados e visam à melho- ria contínua, seja em segurança e saú- de do trabalho, seja em meio ambiente ou prevenção e combate a incêndios e emergências, em três categorias: ouro, a mais almejada, prata e bronze. ABS premia programas de gestão prevencionista DESDE SUA CRIAÇÃO, PRêMIO RECONHECE E DIVULGA AS ORGANIZAÇÕES COM BOAS PRáTICAS DE PREVENÇÃO POR ADRIANE DO VALE | [email protected], MARCELO SILVEIRA | [email protected] e SIMONE ALVES | [email protected] FOTOS IVAN SILVA, FERNANDO LUCAINA E OSIRIS BERNARDINO

Upload: dangdung

Post on 29-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

cipa

48 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

evento

Dedicação, comprometimento, investimento, superação, valor e respeito foram os diferenciais das empresas agraciadas com o Prêmio ABS, em 2009. O Golden Tulip Park Plaza, na região dos Jardins, em São Paulo, foi o palco da 11ª cerimô-nia de entrega, realizada no dia 3 de dezembro.

O evento reuniu não só os repre-sentantes das empresas premiadas, mas também autoridades e profis-sionais do setor prevencionista bra-sileiro, em uma clara demonstração da importância, hoje, alcançada pela

prevenção no universo empresarial brasileiro.

Portanto, nada mais justo que a busca pela segurança e saúde no tra-balho, pela preservação do meio am-biente industrial e pela prevenção e combate a incêndios e emergências, fundamentada em programas de ges-tão eficientes que promovam ambien-tes seguros e saudáveis para os traba-lhadores, obtenha o reconhecimento e a divulgação merecidos.

Como uma das entidades repre-sentativas do setor, a Agência Brasil de Segurança (ABS) tem esta propos-

ta e, assim, homenageia todos os anos as empresas que alcançam esse nível de excelência com a premiação.

Nascido com o objetivo de reco-nhecer as ações prevencionistas cal-cadas em práticas de gestão, o Prêmio ABS se aperfeiçoou e, atualmente, também condecora com o Prêmio Top de Gestão, os sistemas que vão além dos bons resultados e visam à melho-ria contínua, seja em segurança e saú-de do trabalho, seja em meio ambiente ou prevenção e combate a incêndios e emergências, em três categorias: ouro, a mais almejada, prata e bronze.

ABS premia programas de gestão prevencionistaDESDE SUA CRIAÇÃO, pRêmIO RECONHECE E DIVULGA AS ORGANIZAÇÕES COm bOAS pRátICAS DE pREVENÇÃO

pOR AdriAne do VAle | [email protected], MArcelo SilVeirA | [email protected] e SiMone AlVeS | [email protected] iVAn SilVA, FernAndo lucAinA E oSiriS BernArdino

50 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa evento

Já as empresas que comprovam a redução, nos últimos três anos consecutivos, da taxa de frequência na ocorrência de acidentes do tra-balho, recebem o Título Mérito em Segurança e Saúde Ocupacional. E, por sua vez, os profissionais que de forma anônima se dedicam à preven-ção são indicados pelas empresas premiadas à Medalha Pioneiros da Segurança, concedida pelo Comitê Honorífico da ABS, que avalia seus desempenhos.

Também não poderiam ficar de fora as empresas prestadoras de ser-viço, que têm um papel importante para que as metas prevencionistas de suas contratantes sejam alcançadas. Sendo assim, a ABS lhes confere o Título Parceiro da Prevenção, por indicação das empresas concorrentes ao Prêmio.

Em 2005, a premiação ampliou ainda mais seu foco e passou a ho-menagear também jornalistas e meios de comunicação de âmbito nacional que colaboram para a di-vulgação das boas práticas preven-

cionistas em saúde, segurança, meio ambiente do trabalho, prevenção e combate a incêndios e emergências, além de segurança no trânsito com o Prêmio ABS de Jornalismo, nos segmentos de rádio, TV, impresso e mídia on-line.

Na cerimônia de entrega dos prê-mios, edição 2009, o presidente da ABS, Douglas Venditti, ao abrir a so-lenidade ressaltou que mais um ano a entidade promovia a cerimônia para comemorar o sucesso. “As empresas aqui presentes atingiram o sucesso e espero que, em 2010, estejam dis-postas a enfrentar novamente a bata-lha contra os acidentes de trabalho. Nós somos defensores da prevenção e brigamos pela diminuição dos índi-ces de acidentes. Parabéns a todos.”

A evolução crescente dos sis-temas de gestão implantados pelas empresas que concorrem ao Prêmio ABS, nas três áreas de sua abrangên-cia, foi salientada pelo coordenador da premiação, Fábio Piza, pois em sua opinião, demonstra o amadure-cimento pela causa prevencionista.

Piza também chamou atenção para o fato dos sistemas estarem se preocu-pando com os terceirizados. “A cada dia que passa as empresas entendem os terceiros como seus próprios fun-cionários e isso faz uma grande di-ferença. Portanto, temos aqui repre-sentadas empresas que no transcor-rer dos anos avançam e demonstram maturidade.”

O coordenador, na ocasião, tam-bém agradeceu as empresas patroci-nadoras de gestão da Agência Brasil de Segurança que acreditam e com-pactuam com a iniciativa de promo-ver a prevenção no País. São elas: Alunorte, Yale, Feira Internacional de Segurança e Proteção (Fisp), Hys-ter, Imerys, Arcelor Mital e Nexo CS Informática.

Apresentações de dança animaram a festa

Douglas Venditti, presidente da ABS

Fábio Piza, coordenador do Prêmio ABS

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 51

cipa

Personalidades do setor prestigiam evento

Entre os presentes, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo (Sintesp), Armando Henrique, se disse um entusiasta da iniciativa da ABS, pois o reconhecimento é um estímulo às boas práticas em segurança e saúde no trabalho e com a premiação é possível mapear no Brasil quais a empresas que realmente investem em prevenção de acidentes.

Já o técnico em segurança do trabalho, Cosmo Palasio, comentou que eventos como o Prêmio ABS são de extrema importância para a valorização da prevenção, pois além de motivarem as boas práticas, permitem o reconhecimento público e muito especialmente da área especializada nas ações. “Em um país onde se tenta fazer prevenção com soluções mágicas e algumas vezes por meio da legislação, conhecer e mostrar boas práticas de gestão é importante para que possamos encontrar um futuro melhor para a prevenção como um todo.”

Para um dos idealizadores do Prêmio ABS, o engenheiro de segurança do trabalho Reginaldo Pedreira Lapa, prêmios são sempre bem-vindos, pois massageiam o ego e refletem o reconhecimento por algo benfeito. Mesmo quando direcionados às empresas, essas são formadas por pessoas, o que é muito relevante em termos de gestão, pois reconhece a funcionalidade, a objetividade e a capacidade das pessoas interagirem e produzirem resultados coletivos.

Lapa explica que o Prêmio ABS adota em sua estrutura de avaliação o mesmo modelo do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), ou seja, analisa a gestão das empresas por meio de seus processos e resultados produzidos. “Gestão é apenas um meio de obter resultados. O que importa é diminuir as perdas de vida, de incapacidade para o trabalho, traduzidas em resultados negativos para as empresas e para o País.”

Por sua vez, Marilena Lino de Almeida Lavorato, diretora-executiva da Mais Projetos e presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS, considera o Prêmio ABS um reconhecimento de grande prestígio, concedido aos detentores das melhores práticas prevencionistas do País. “É, sem dúvida, uma grande conquista pela credibilidade que representa. Outro fator relevante é o incentivo que ele exerce sobre gestores e empresas para o aprimoramento contínuo de suas práticas prevencionistas. É, portanto, uma grande contribuição às empresas, trabalhadores e sociedade.”

evento

Armando Henrique

Cosmo Palasio

Reginaldo Pedreira Lapa

Marilena Lino de Almeida Lavorato

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 53

cipa evento

Nascida originalmente com o nome de Sousa, Barretto & Com-panhia, em 1903, a Companhia Luz e Força de Mococa foi uma das úl-timas companhias adquiridas pelo

Grupo CPFL de Energia. A empresa atua em quatro cidades: Mococa, na região Leste do Estado de São Pau-lo, Monte Santo de Minas, Arcebur-go e Itamogi, em Minas Gerais. Sua

área de concessão é de aproximada-mente 1900 km2, onde vivem em torno de 105 mil habitantes, desses 38 mil são seus clientes.

Pelos esforços dedicados à pre-venção a CPFL Mococa foi agracia-da, em 2009, com o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, o Prêmio ABS de Segurança e Saú-de do Trabalho e o Prêmio ABS Top, categoria Bronze, em Gestão de Se-gurança e Saúde do Trabalhador.

Seu gerente de operações, João Marques Rodrigues, comentou que a segurança é prioridade para o Gru-po, portanto, está presente em todos os seus processos e a participação no Prêmio ABS ratifica suas práti-cas, além de apontar o caminho do acidente zero. “Nosso ponto forte é o sistema de gestão integrado e a certificação OHSAS 18000, o que permite que tenhamos todos os pro-cessos muito bem regulamentados e descritos, prevalecendo a padroni-zação das nossas atividades.”

A seguir as grandes empresas premiadas

Luiz Carlos de Miranda Júnior (à esquerda), gerente do Departamento Corporativo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, e o técnico em segurança do trabalho,

Ézio Onofre Garcia, recebem as premiações

Companhia Luz e Força de Mococa

54 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa evento

Localizada a cerca de 375 km da capital mineira, a Unidade Fortaleza de Minas iniciou sua produção em 1998. Em 2004, foi adquirida pela Votorantim. Hoje, é reconhecia pela excelência de seus processos e tecno-logias. A Unidade possui cerca de 400 colaboradores próprios e 350 terceiros. Ocupa uma área de 880 hectares, onde ficam as minas a céu aberto e subter-rânea, instalações de beneficiamento mineral, fundição, planta de ácido, laboratório, oficinas de manutenção, almoxarifado, escritórios e posto mé-dico.

Com um forte trabalho direciona-do à segurança e saúde do trabalho, a empresa recebeu o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, o Prêmio ABS de Segurança e Saú-

de do Trabalho e o Prêmio ABS Top, categoria Prata, em Gestão de Segu-rança e Saúde do Trabalho.

Para Maurílio Camargos Botelho, gerente geral da Unidade, receber os prêmios tem uma importância mui-to grande, pois é o reconhecimento da empresa como uma referência em segurança, algo que é prezado por todos que dela fazem parte. “Te-mos um sistema de gestão bastante eficiente, há comprometimento da equipe e acima de tudo um traba-lho focado no comportamento das pessoas.” Já Euvaldo Alves, gerente de segurança e meio ambiente, frisa que a Unidade nasceu com espírito prevencionista e desde o início pro-curou aliar produção às questões de segurança e ambientais.

Votorantim Metais Níquel - Unidade Fortaleza de Minas

José Roberto Sevieri, diretor-tesoureiro da ABS, entrega prêmios a Celso Lima, gerente de Lavra, Francisco Martins, gerente geral comercial, Euvaldo Alves, gerente de SMA, e Maurílio

Botelho, gerente geral

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Pela participação ativa nos programas de segurança, saúde e meio ambiente da Unidade Fortaleza de Minas, Jerry Donizete da Silva, que trabalha desde 1997 na área de Beneficiamento como operador de produção, recebeu a Medalha Pioneiros da Segurança. Silva, não vê a segurança como uma obrigação, mas como um valor.

Jerry donizete da Silva

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 55

cipa

A Runeque e a Votorantim - For-taleza de Minas iniciaram pratica-mente juntas no município mineiro. A primeira em 1997 e a segunda em 1998, ano que iniciou a parceria en-tre ambas.

A transportadora faz toda a mo-vimentação interna da Unidade da Votorantim, além de alteamentos no dique de rejeito, limpezas dos tanques de lama e decantação, acer-tos nos pátios de escoria, minério e de estéril, entre outros. No mês de outubro de 2009, também iniciou o transporte de passageiros em nível intermunicipal, interestadual e inter-nacional.

As questões de segurança, saú-

de e meio ambiente são cumpridas, inclusive as normas e boas práticas não são entendidas como impedi-mento para a realização dos servi-ços. Educação e reeducação na pre-venção é diária.

Pela fundamental contribuição para que a Votorantim - Fortaleza de Minas alcançasse suas premiações, a Runeque foi indicada e recebeu o Título Parceiros da Prevenção. Seu sócio-administrador, Rubens Neto Queiroz, destacou que toda a empre-sa ficou muito orgulhosa em receber o Prêmio e, hoje, a prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais foi incorporada e faz parte da filosofia da empresa.

Rubens Neto Queiroz, sócio diretor, e Edson Neto Queiroz, coordenador de serviços, recebem o Título Parceiros da Prevenção pelas mãos de Maurílio Botelho, da Votorantim,

e de José Roberto Sevieri

Título Parceiros da Prevenção Transportes Runeque

evento

56 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa evento

Agraciada com o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e Prêmio ABS Top, ca-tegoria Prata, em Gestão de Seguran-ça e Saúde do Trabalho, a companhia foi criada em 1909 para atender 34 consumidores (a maioria coronéis e produtores rurais) do município de Santa Cruz do Rio Pardo, a 340 km de São Paulo.

Em 2006, os ativos de distribui-ção da Santa Cruz foram adquiridos pelo Grupo CPFL. Atualmente aten-

de a mais de 178 mil clientes, de 24 municípios do interior de São Paulo e três no Estado do Paraná.

O gerente de Operações da CPFL Santa Cruz, Amaury Haga, falou que era com muita satisfação que a empresa, pela segunda vez, recebia as premiações, com o diferencial de, em 2009, receber o Prêmio ABS Top, na categoria Prata, galgando uma posição, uma vez que em 2008 alcançou o Top Bronze. “O ano que vem queremos estar aqui para rece-ber o Top Ouro.”

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

A CPFL Santa Cruz indicou para receber a Medalha Pioneiros da Segurança o técnico em manutenção de subestação pleno, Daniel Marcelo Burini. Desde 1998 na Companhia, tem o reconhecimento do corpo gerencial e demais lideranças pela sua efetiva participação nos assuntos de segurança no trabalho, qualidade de vida e saúde. Já foi membro da CIPA em quatros gestões.

Daniel Marcelo Burini

Companhia Luz e Força Santa Cruz

Amaury Haga (à esquerda), gerente de Operações, e Dirceu Simões de Oliveira, técnico em seguran-ça do trabalho, receberam as premiações em nome da empresa

58 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa evento

A CPFL Jaguari atua na distribui-ção de energia elétrica. Sua área de concessão abrange dois municípios:

Jaguariúna e Pedreira, localizados no Estado de São Paulo. Sua área de concessão é de cerca de 250 km2, na

qual estão distribuídos aproximada-mente 75 mil habitantes, sendo que 30 mil são seus clientes.

Seguindo os padrões estabele-cidos pelo Grupo CPFL Energia, a Jaguari foi premiada com o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e Prêmio ABS Top, categoria Bronze, em gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.

“É uma satisfação para a CPFL Jaguari receber essa premiação. In-dependente do recebimento de um prêmio, como este, a prevenção é uma obrigação nossa, dentro do Gru-po CPFL, manter os princípios e va-lores estabelecidos na conquista do acidente zero. Esse prêmio é de toda a equipe da CPFL Jaguari”, destacou Pedro Curt Kaesemodel, gerente co-mercial da empresa.

Pedro Curt, gerente comercial, e Luiz Henrique Alteia, técnico em manutenção líder, recebem premiação

O engenheiro de segurança do trabalho, Reginaldo Pedreira Lapa (à direita), entrega prêmios a Carlos Zamboni Neto e Paulo César Aiello, representantes da empresa

Companhia Jaguari de Energia

Companhia Piratininga de Força e Luz Premiada com o Título Mérito

em Segurança e Saúde no Trabalho, Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e Prêmio ABS Top, ca-tegoria Prata, em Gestão de Segu-rança e Saúde do Trabalho, a Com-panhia Piratininga de Força e Luz é mais uma empresa do Grupo CPFL Energia.

Foi criada em 2001, após a cisão da Bandeirante Energia S.A. A em-presa distribui energia elétrica em 27 municípios localizados nas áre-as mais industrializadas da Baixa-da Santista e nos polos econômicos representados pelas regiões de So-rocaba e Jundiaí, no interior de São Paulo. A população atendida supera os três milhões de habitantes, repre-

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 59

cipa evento

sentados por cerca 1,2 milhões de clientes.

Para Carlos Zamboni Neto, ge-rente do departamento Oeste, é uma satisfação muito grande receber o

Prêmio ABS pela segunda vez. Em sua visão, a segurança é como um vírus que depois de adquirido não existe vacina. “Hoje, posso dizer que faz parte do nosso DNA praticar

segurança todo dia e quero esten-der este prêmio a todos os nossos colaboradores, pois em razão desse compromisso que assumiram que es-tamos aqui.”

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Desde 1986 na empresa, o técnico de telecomunicações sênior, Artur Ricardo Santana da Silva, foi indicado para receber a Medalha Pioneiros da Segurança pela sua efetiva participação nos assuntos de segurança do trabalho, qualidade de vida e saúde. Foi membro da CIPA em dez gestões. Trata-se de um profissional comprometido e muito dedicado às ações prevencionistas.

Artur Ricardo Santana da Silva

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

O bom entrosamento nas questões ligadas à prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais, estabelecido pela CPFL Piratininga com suas contratadas, levou-a a indicar – fato inédito na história do Prêmio – um funcionário de uma prestadora de serviços, mais precisamente Honesmo de Castro Pereira, encarregado de linha morta da Construtora Remo.

Após ter trabalhado em outras empresas que também prestavam serviço à CPFL Piratininga, o encarregado está desde junho de 2009, na Construtora. Comprometido, dedicado e líder nato. Sempre está preocupado com a segurança na execução das atividades diárias.

Honesmo de Castro Pereira

60 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa cipa evento

A Votorantim Metais é uma em-presa do Grupo Votorantim. É a maior produtora de níquel eletrolíti-co da América Latina e uma das três maiores produtoras de zinco do mun-do. Surgiu em 1996, a partir de uma reorganização do modelo de gestão do Grupo, que agrupou as empresas de acordo com o foco de mercado.

Em função de suas ações preven-cionistas foi agraciada com o Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Tra-balho e o Prêmio ABS Top, categoria Prata, em Gestão de Segurança e Saú-de do Trabalho.

Eduardo Semião Ferreira, geren-te de Segurança e Meio Ambiente da empresa, mencionou ser o prêmio o reconhecimento do trabalho realiza-do ao longo de todo o ano. “A em-presa investe muito em prevenção, pois acredita ser a segurança um valor. Sendo assim, para nós, a pre-miação é a coroação do trabalho.” E prosseguiu: “hoje a cultura de segu-rança está bastante disseminada den-

tro da empresa, nossos trabalhadores compreendem a sua importância.”

Marcos Monteiro Graciano, gerente geral, Gilmar Queiroz, técnico em segurança do trabalho, e Eduardo Semião, gerente de SMA, subiram ao palco para receber as premiações

Votorantim Metais Zinco Unidade Vazante

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Pela participação ativa na implementação e auditoria do sistema de certificação NOSA, na unidade, aplicação das ferramentas Cresce 7S, manutenção autônoma, entre outras, o mantenedor B, Sidimar dos Reis da Cunha, recebeu a Medalha. Cunha é um incentivador assíduo das ferramentas de segurança.

Sidimar dos Reis da Cunha

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 61

cipa evento

Outra unidade da Votorantim Metais premiada foi a Unidade Morro Agudo com o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e Prêmio ABS Top, ca-tegoria Prata, em Gestão de Segu-rança e Saúde do Trabalho.

Localizada na cidade de Para-catu, no Noroeste de Minas Ge-rais. A Unidade explora o minério de galena e esfalerita existente no subsolo e os beneficia nas insta-lações da usina de concentração, transformando-os em concentrado de chumbo, zinco e pó calcário. A empresa conta com um efetivo de 436 colaboradores.

Alinhada com a Política da Qualidade Integrada da Votorantim Metais, Morro Agudo implementa sua rotina industrial à preservação

da vida de seus funcionários e do meio ambiente. É certificada com as Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

Com um sistema de gestão que prima pela sustentabilidade, a em-presa tem conseguido excelentes resultados e, atualmente, comemora 357 dias sem acidentes com afasta-mento.

Segundo Lucimar Cardoso, co-ordenador de Segurança e Meio ambiente da Unidade Morro Agu-do, o prêmio vem ao encontro dos resultados alcançados e do objeti-vo maior da Votorantim, o acidente zero. “É muito importante, muito gratificante para nós recebermos a premiação. O comportamento dos funcionários, somada à infraestru-tura da empresa nos levou à con-quista do Prêmio.”

Douglas Venditti (segundo à direita), presidente da ABS, premia Cloves Carvalho, diretor de SMA, Demetrius Silva, consultor de segurança, Andréia de Lourdes Nunes, gerente geral de

mineração, e Lucimar Cardoso, coordenador de SMA

Votorantim Metais Zinco Unidade Morro Agudo

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

O técnico administrativo da área de Beneficiamento, Arison Gomes Mendes, recebeu a Medalha Pioneiros da Segurança por sua gestão nas questões relativas à segurança e meio ambiente de sua área de atuação. É auditor interno das normas ISO 9001/14001 e 18001. Também é responsável por divulgar os relatórios com o balanço dos resultados em sua área e facilitador do Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.

Arison Gomes Mendes

62 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa evento

Adquirida em 2007, pela CPFL Energia, a empresa atua em sete ci-dades localizadas na região Leste do interior do Estado de São Paulo, são elas: São José do Rio Pardo, Casa Branca, Caconde, Tapiratiba, Divi-nolândia e São Sebastião da Grama. Com uma área de concessão cerca de 2.600 km2, onde moram 140 mil habitantes, destes 48 mil são seus clientes. A sede fica em São José do Rio Pardo.

Em função do trabalho que exe-cuta na área prevencionista recebeu o Título Mérito em Segurança e Saú-

de no Trabalho, o Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e o Prêmio ABS Top, categoria Bronze, em Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.

Ao receber a premiação, João Marques Rodrigues, gerente de ope-rações, declarou que a vida humana é o maior valor da empresa e é sempre um prazer participar de eventos da natureza do Prêmio ABS. “Receber o prêmio é um incentivo e sempre estaremos procurando trabalhar da forma mais segura possível dentro de procedimentos bem direcionados,

para que não tenhamos nenhum aci-dente”, afirmou.

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Pela sua efetiva participação nos assuntos de segurança do trabalho, a CPFL – Leste Paulista indicou à Medalha, o técnico de manutenção, Mário Sebastião de Souza. Membro da CIPA em várias gestões, Souza é um profissional comprometido e muito dedicado, participa ativamente dos DDSs e é reconhecido pelos seus colegas de profissão como exemplo de comprometimento com o trabalho seguro.

Mário Sebastião de Souza

Ézio Onofre, técnico em segurança do trabalho, e João Marques Rodrigues, gerente de operações, comemoram tripla premiação

Companhia Leste Paulista de Energia Elétrica

Firmenich & Cia.

Premiada com o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e Prêmio ABS Top, ca-tegoria Prata, em Gestão de Seguran-ça e Saúde do Trabalho, a Firmenich é uma empresa suíça, fundada em

1895, em Genebra.Com mais de um século dedicado

à excelência na criação de aromas e fragrâncias, a empresa se encontra as maiores companhias de aromas do mundo. Presente no Brasil desde 1953, a planta está localizada na ci-

dade de Cotia, SP, e possui uma es-trutura completa para atender não só o mercado nacional, mas também a América Latina.

O recebimento dos prêmios, para Max Araújo, gerente de Saúde, Se-gurança e Meio Ambiente para a

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 63

cipa evento

América Latina, é o reconhecimento do trabalho coordenado pela área de segurança e compartilhado com as áreas de produção. “Para nós a pre-miação é um reforço para continuar-

mos nesse caminho, para buscarmos a melhoria sempre em nossos resul-tados e sem dúvida foi muito bem recebida pelos nossos funcionários”, ressaltou.

Wesley Xavier, coordenador de produção, Max Araújo, gerente regional de SMA, e Miguel de Figueiredo, supervisor de segurança do trabalho, agradecem os prêmios a Ricardo Donner,

diretor da Nexo CS Informática

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Para receber a Medalha Pioneiros da Segurança, a Firmenich indicou o coordenador de produção, Wesley Márcio Xavier, que ingressou na empresa em 1994. É um grande e importante parceiro da prevenção por meio de boas práticas de prevenção e comprometimento com os procedimentos operacionais e, principalmente, os de segurança e ergonomia, levando toda a sua equipe de trabalho em busca de um ambiente seguro e saudável.

Wesley Márcio Xavier

64 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa cipa evento

O desempenho da Companhia Sul Paulista de Energia na área de segurança e saúde do trabalho le-vou-a a conquistar o Título Mérito em Segurança e Saúde no Traba-lho, o Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e o Prêmio ABS Top, categoria Bronze, em Gestão de Segurança e Saúde.

A empresa atua em cinco cida-des localizadas na região Sul do interior do Estado de São Paulo,

como Itapetininga, São Miguel Ar-canjo, Sarapui, Guarei e Alambari. Sua área de concessão é de cerca de 3.800 km2, distribuídos para aproximadamente 190 mil habitan-tes, sendo 66 mil clientes.

O engenheiro líder da empresa, Murilo Galvão Marigo, festejou a premiação, mencionando ser um momento muito feliz, de alegria e agradecimentos a todos que contri-buíram para a conquista.

Reginaldo Bueno Delfino e Murilo Galvão representaram a Sul Paulista

Companhia Sul Paulista de Energia

Imerys Rio Capim CaulimCom planta e porto em Barca-

rena e mina em Ipixuna, ambos municípios do Pará, a Imerys Rio Capim Caulim S/A é a maior em-presa em beneficiamento de cau-lim do mundo. Possui cerca de 400 colaboradores diretos e tem entre seus valores o compromisso com a região onde atua, desempenhando suas atividades de maneira respon-sável e com grande preocupação com o meio ambiente e com as co-

munidades vizinhas. Atualmente, conta com oito projetos e progra-mas sociais que atendem mais de duas mil pessoas.

A segurança e saúde ocupacio-nal também são prioridades. Sendo assim, foi premiada com o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e Prêmio ABS Top em Gestão de Segurança e Saú-de do Trabalho, categoria Bronze.

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 65

cipa evento

Glaydson Sousa, gerente de meio ambiente, Jéferson Silva, técnico em segurança do trabalho, recebem premiação das mãos do engenheiro de segurança do trabalho, Celso Luiz (terceiro à

esquerda) e Ricardo Donner

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Desde 1999, Fábio Júnio, coordenador de Sistema de Gestão, foi indicado à Medalha pela sua contribuição fundamental para a melhoria contínua do trabalho realizado pela equipe de segurança do trabalho da empresa. Como coordenador do Sistema de Gestão, gerencia o sistema da Imerys dentro das normas ISO 9001 e 14001.

Fábio Junior

Participar do Prêmio ABS, para Glaydson Sousa, gerente de Meio Ambiente, é muito importante pela troca de experiências. “Podemos

melhorar nosso sistema de gestão, nossas ferramentas e caminhar para uma maior sustentabilidade dentro da área da segurança.”

cipa

66 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

evento

Para Fernando Rezende Duar-te, gerente geral da Unidade Três Marias, o prêmio é uma forma de externarem o trabalho que realizam ao colocarem a segurança em pri-meiro lugar e, de acordo com ele, é muito bom dividir isso com todo mundo, além de receber algumas sugestões para a melhoria do tra-balho.

Já o gerente de Segurança e Meio Ambiente, Eder Mesquita, receber a premiação pela primei-ra vez é motivo de muito orgulho. “Temos um sistema de gestão mui-to forte, o que, em minha opinião, é fundamental para os que desejam um padrão de segurança e de meio ambiente como a Votorantim e den-tro desse sistema, nós trabalhamos com o comportamento seguro, em-basado em treinamentos, isso faz com que as pessoas repensem as questões de segurança e melhorem a performance.”

A Unidade está a cerca de 280 km de Belo Horizonte e iniciou sua produção em 1969. É reconhecida pela excelência de seus processos, tecnologias e equipe. Conta com 550 colaboradores e possui em seu porti-fólio de produtos os lingotes de zin-co (SHG), ligas especiais e óxido de zinco. Três Marias é certificada pe-las normas ISO 9001 e 14001, além da OHSAS 18001.

Alinhada aos princípios de sus-tentabilidade que regem a atuação do Grupo Votorantim, a Unidade Três Marias alia sua rotina industrial a in-vestimentos na preservação do meio ambiente e no fomento do desenvol-vimento das comunidades onde atua.

Graças à sua performance rece-beu o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho, Prêmio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho e o Prêmio ABS Top, categoria Prata, em Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.

Ladeados por Celso Luiz e Ricardo Donner, Eder Mesquita, gerente de SMA, Demetrius Silva, consultor de segurança, e Fernando Rezende Duarte, gerente geral,

comemoram as premiações

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

O operador II da fábrica de óxido de zinco, José Wilson da Costa, foi o indicado para receber a Medalha pelo comprometimento e envolvimento com as questões relacionadas à segurança e saúde do trabalho. Há 26 anos na Unidade, nunca sofreu acidente de trabalho e recebeu da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Três Marias (Aciatma) o Prêmio Operário Padrão 2009.

José Wilson da Costa

Votorantim Metais Zinco - Unidade Três Marias

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 67

cipa evento

Jabes Carvalho Junqueira (segundo à esquerda), gerente corporativo do Departamento de Produção, e Joel de Souza Pinto, técnico em segurança do trabalho representaram

a empresa no recebimento dos prêmios

CPFL Geração de Energia

Empresa do Grupo CPFL Ener-gia foi criada em 2001, com a cisão das atividades de geração e distri-buição da Companhia Paulista de Força e Luz.

A história de seu parque gera-dor é o resultado de aquisições e fusões de várias empresas de ener-gia elétrica do interior do Estado de São Paulo, onde atualmente estão distribuídas uma usina ter-melétrica e 26 pequenas centrais hidrelétricas. Em Minas Gerais, conta com mais três, além de qua-tro no Estado do Rio Grande do Sul, totalizando 33 centrais hidre-létricas.

Em 2009, a empresa foi agracia-da com o Título Mérito em Segu-rança e Saúde no Trabalho, Prêmio

ABS de Segurança e Saúde do Tra-balho e Prêmio ABS Top, categoria Prata, em Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.

Jabes Carvalho Junqueira, ge-rente corporativo do Departamen-to de Produção, afirmou que era uma honra muito grande receber mais uma vez o Prêmio ABS, pois é o reconhecimento público que faz a empresa se sentir mais res-ponsável por continuar a defender os princípios que primam pela segurança. “Todos os dias temos muitas pessoas trabalhando em áreas de risco, mas sabemos que contamos com uma área de segu-rança que seguramente tem nos dado o caminho para alcançarmos metas extraordinárias.”

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Para receber a Medalha, a CPFL Energia indicou o técnico de geração da Usina Eloy Chaves, Pedro Ribeiro Zampieri, que tem o reconhecimento do corpo gerencial, supervisores e colegas pela sua efetiva participação nas questões ligadas à segurança no trabalho. Trata-se de um profissional comprometido em cumprir e fazer cumprir as normas estabelecidas e também pelo trabalho desenvolvido com alunos de escolas que realizam visitas à usina.

Pedro Ribeiro Zampieri

68 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa evento

Pela constância na busca de me-lhorias em segurança e saúde no tra-balho e pela ampliação, a cada ano,

à avaliação de seu sistema de gestão em todas as unidades de negócio, le-vando-a ao resultado Top de Gestão

de SST em sete unidades, o Grupo CPFL Energia recebeu o Título Em-presa Prevencionista do Ano.

Na opinião de Luiz Carlos de Miranda Júnior, gerente do Departa-mento Corporativo de Saúde, Segu-rança e Qualidade de Vida, qualquer prêmio é um atestado de que os tra-balhos e esforços estão no caminho adequado. Mas quando o prêmio tem um critério de análise e de auditoria dos locais onde os trabalhos ocor-rem, a importância é ainda maior, porque é uma oportunidade não só da empresa relatar aquilo que está fazendo, mas também de buscar se aperfeiçoar ainda mais.

“Como estamos no processo de aquisição de várias empresas, essa premiação tem uma importância ain-da maior, porque o objetivo é nive-larmos os conceitos e os trabalhos de segurança e saúde dessas empresas. Estamos muito satisfeitos com os re-sultados alcançados hoje”, ressaltou Miranda.

Arlindo Casagrande Filho (primeiro à esquerda), diretor corporativo de Recursos Humanos, e Luiz Carlos de Miranda Júnior, gerente do Departamento Corporativo de Saúde e Qualidade

de Vida, receberam o Título de Empresa Prevencionista do Ano

Empresa Prevencionista do Ano CPFL Energia

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 69

cipa evento

PreMiAdAS eM SST de 2005 A 2009

AFL DO BRASIL 2005 *** *** *** ***ALBRAS ALUMÍNIO BRASILEIRO 2005 2006 2007 2008 ***ALUNORTE 2005 2006 2007 2008 2009ARCELOR MITAL TUBARÃO *** *** *** 2008 ***BASF 2005 *** *** *** ***BRASKEM *** *** 2007 *** ***CEBRACE 2005 *** *** *** ***CIA PAULISTA DE FORÇA E LUZ 2005 2006 *** *** 2009CIA PIRATININGA DE FORÇA E LUZ 2005 2006 *** *** 2009CIA BRASILEIRA DE EQUIPAMENTOS - CBE *** *** *** 2008 2009CIA JAGUARI DE ENERGIA *** *** *** 2008 2009CIA LUZ E FORÇA MOCOCA *** *** *** 2008 2009CIA LUZ E FORÇA SANTA CRUZ *** *** *** 2008 2009CIA PAULISTA DE ENERGIA ELÉTRICA *** *** *** 2008 2009CIA SUL PAULISTA DE ENERGIA *** *** *** 2008 2009CP KELCO DO BRASIL S.A *** *** *** 2008 2009CPFL - CENTRAIS ELÉTRICAS *** 2006 *** *** ***CPFL GERAÇÃO DE ENERGIA 2005 *** *** 2008 2009CST - CIA SIDERÚRGICA DE TUBARÃO 2005 2006 *** *** ***D-SERVICE LTDA 2005 *** *** *** ***ELECTROM LTDA. 2005 *** *** *** ***ELKEM - CARBODERIVADOS 2005 2006 2007 *** ***ELKEM - CARBOINDUSTRIAL 2005 2006 2007 *** ***ESTEL MAQ E SERV INDUSTRIAIS LTDA *** *** 2007 2008 ***FIDENS ENGENHARIA S.A. 2005 *** 2007 *** ***GENERAL ELETRIC - MG *** *** 2007 *** ***GR S/A 2005 *** *** *** ***HEWLETT-PACKARD BRASIL LTDA (HP) 2005 2006 *** 2008 ***IESA ÓLEO & GÁS S/A *** *** *** 2008 2009IMERYS RIO CAPIM CAULIM 2005 *** *** *** 2009INST. DE CLÍNICAS E CIRURG. DE JUIZ DE FORA 2005 *** *** *** ***ITAPESSOCA  GOIANA 2005 2006 2007 2008 ***ITAPESSOCA NASSAU MIX *** *** 2007 2008 2009ITAPETINGA AGRO INDUSTRIAL *** *** *** *** 2009JARI CELULOSE 2005 2006 2007 *** ***LINDE GASES CONTAGEM *** *** 2007 *** ***LINDE GASES RIO DE JANEIRO *** *** 2007 *** ***MEDLEY – SUMARÉ 2005 *** *** *** ***MERCK SHARP *** 2006 *** 2008 ***MONSANTO DO BRASIL - SJC *** *** 2007 *** ***MONSANTO DO BRASIL LTDA- Paracatu 2005 *** *** *** ***MONSANTO DO BRASIL - Sta Helena 2005 *** *** *** ***MONTCALM 2005 *** *** *** ***NAVEGAÇÃO ALIANÇA LTDA *** *** *** 2008 ***NOVELIS (ALCAN) - OURO PRETO 2005 *** *** *** ***NOVELIS (ALCAN) - PINDAMONHAGABA 2005 2006 *** *** ***PEDREIRAS VALÉRIA *** *** *** 2008 ***PHILIPS DO BRASIL LTDA *** 2006 *** 2008 ***POLETILENOS UNIÃO S/A *** *** 2007 *** ***RIO PARACATU MINERAÇÃO *** 2006 2007 *** ***SATIPEL *** 2006 *** *** ***SICAFE *** *** *** *** ***SITCAR *** *** *** *** ***TECVIX *** *** *** 2008 ***UNIÃO TERMINAIS E ARMAZÉNS GERAIS LTDA - RJ *** *** 2007 *** ***UNIÃO TERMINAIS E ARMAZÉNS GERAIS LTDA - SANTOS *** *** 2007 *** ***UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS *** *** 2007 2008 ***UNIPAR -  MAUÁ *** *** 2007 *** ***UNIPAR - COMERCIAL *** *** 2007 *** ***USIMINAS *** *** *** *** ***VILARES METALS *** *** 2007 *** ***VOLKSWAGEN - SBCAMPO *** 2006 *** *** ***VOLKSWAGEN - RESENDE 2005 *** *** *** ***VOTORANTIM METAIS ZINCO S/A - UNIDADE MORRO AGUDO *** *** *** *** 2009VOTORANTIM METAIS ZINCO S/A - UNIDADE TRÊS MARIAS *** *** *** *** 2009VOTORANTIM METAIS NÍQUEL S/A UNIDADE FORTALEZA DE MINAS – VMN-FM

*** *** *** *** 2009

VOTORANTIM METAIS ZINCO S/A - UNIDADE VAZANTE *** *** *** *** 2009

70 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa evento

Em 2009, os esforços despendi-dos pela melhoria contínua dos siste-mas de gestão em SST levaram duas

empresas a conquistar o Prêmio ABS Top em Gestão de Segurança e Saú-de do Trabalho, na categoria Ouro, e

uma o Top Ouro em Gestão de Pre-venção e Combate a Incêndio. São elas:

Empresas Top Ouro

Paulo Esteves dos Reis, Ana Paula da Silva e Gilson da Silva Mendes vibram ao receber o Top Ouro em Segurança e Saúde do Trabalho

Iesa Óleo & Gás

Inserida no mercado de cons-trução e montagem, a empresa tem forte e sólida atuação no mercado de petróleo e gás. É especialista em ser-viços de Engineering, Procurement and Construction (EPC) para áreas de óleo, gás, química e petroquími-ca. Desenvolve empreendimentos de alto padrão de qualidade em todos os seus produtos, seja na engenha-ria, seja na fabricação de estruturas metálicas e de equipamentos de pro-cesso, construção e montagem e co-missionamento de plantas.

Além do Top Ouro, de Gestão em SST, a Iesa também foi premia-

da com o Título Mérito em Segu-rança e Saúde no Trabalho e o Prê-mio ABS de Segurança e Saúde do Trabalho.

Gilson da Silva Mendes, gerente de Qualidade, Segurança, Meio Am-biente, Saúde e Responsabilidade Social, declarou que o significado do Prêmio para a empresa é muito grande, principalmente por ser de uma entidade tão reconhecida como a ABS. “Não é fácil recebê-lo, é uma conquista realmente, é necessário demonstrar muita capacitação, então é um orgulho muito grande para nós conquistá-lo.”

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Responsável pela coordenação de Gestão dos Sistemas Integrados de SMS da empresa, desde 2005. O engenheiro civil e de segurança do trabalho, Paulo Esteve dos Reis, também responde pela implantação de vários programas voltados para a mudança de cultura gerencial e de prevenção de acidentes. Por ser um multiplicador da prevenção foi indicado à Medalha Pioneiros da Segurança.

Paulo Esteves dos Reis

72 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

cipa

A Embraer (Empresa Brasi-leira de Aeronáutica) é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo.

Com 40 anos de experiência em projeto, fabricação, comercializa-ção e pró-venda, já produziu cerca de cinco mil aviões, que atualmente operam em 88 países, nos cinco con-tinentes.

A empresa tem uma base global de clientes e importantes parceiros de renome mundial, o que resulta em uma significativa participação no mercado.

Foi a maior exportadora brasilei-ra entre os anos de 1999 e 2001 e a segunda nos anos de 2002 a 2004. Sua força de trabalho totaliza mais 16 mil colaboradores, sendo que 94,7% no Brasil.

Em função dos riscos de seu negócio, a prevenção e combate a incêndio é uma de suas prio-ridades, portanto, é um dos des-taques nacionais nesse campo e assim foi a primeira empresa bra-sileira a receber o Prêmio ABS de Prevenção e Combate a Incêndio e Emergência e o Top em Gestão de Prevenção e Combate a Incêndio e Emergência, na categoria Ouro.

O supervisor de emergências corporativas, Gilmar Rocha, falou que a premiação é de suma impor-tância, pois a empresa trabalhou para essa conquista e ela os ajuda a aperfeiçoar as ações de preven-ção, pois todos os pontos levanta-dos durante a análise são revistos. “Buscamos a melhoria contínua”, finalizou.

evento

Pela Embraer receberam o Top Ouro em Gestão de Prevenção e Combate a Incêndio e Emergências Gilmar Rocha, supervisor de emergências corporativas, e os bombeiros Marcos

Silva e Marcos Delmiro de Lima

Embraer Empresa Brasileira de Aeronáutica

MedAlhA PioneiroS dA SegurAnçA

Bombeiro há mais de 27 anos na Embraer, Valter Venesiano de Andrade é um profissional dedicado e comprometido, tendo como característica fundamental o espírito de equipe. Atualmente atua como coordenador da equipe de bombeiros da unidade de Gavião Peixoto, desafio que foi traçado há oito anos, com o propósito de montar toda a estrutura da unidade. Sua experiência o levou a montar várias atividades voltadas à prevenção e ao atendimento

emergencial.

Valter Venesiano de Andrade

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 73

cipa

Criada em 1978, a empresa foi idealizada para integrar a cadeia pro-dutiva de alumínio no Pará. Constru-ída estrategicamente em Barcarena, iniciou suas operações em julho de 1995. O primeiro projeto de expan-são da refinaria foi concluído em 2003. A capacidade produtiva pas-

sou de 1,6 para 2,5 milhões de to-neladas de alumina por ano. Já em 2008, concluiu as obras de expansão 3, um investimento de R$ 2,2 bilhões que capacitou a empresa para pro-duzir 6,26 milhões de toneladas de alumina por ano. Com esse patamar, a Alunorte passou a ser responsável

por 7% da produção mundial de alu-mina.

Se não bastasse o destaque em segurança e saúde do trabalho com o Top Ouro, o Título Mérito em Segurança e Saúde no Trabalho e o Prêmio ABS de Segurança e Saú-de do Trabalho, a Alunorte também foi premiada com o Prêmio ABS de Meio Ambiente do Trabalho e o Prêmio ABS Top, categoria Prata, em Gestação de Meio Ambiente do Trabalho.

Segundo Franklin Leite Siqueira Campo, gerente de área de Saúde e Segurança do Trabalho, foi uma sur-presa receber o Top Ouro, mas foi uma grande satisfação recebê-lo e denota o reconhecimento da Agên-cia Brasil de Segurança a tudo o que Alunorte está fazendo em sua histó-ria e investir em segurança tem sido uma regularidade em sua história. “Não temos poupado esforços para melhorar nossos indicadores de se-gurança e proteger nossos colabora-dores.”

evento

Franklin Leite Campos, Glauco Godinho e Rosângela Ferreira comemoram o Top Ouro em Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho

Alunorte - Alumina do Norte do Brasil

cipa

74 • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • www.cipanet.com.br

evento

Prêmio ABS de JornalismoCONFIRA OS jORNALIStAS pREmIADOS pELAS mAtéRIAS qUE CONtRIbUíRAm pARA DIVULGAR AÇÕES pREVENCIONIStAS Em tODO O bRASIL

Tacyana Karinna Arce Rodri-gues, representada pela jornalista Vanessa de Sousa Silva, rece-beu o Prêmio ABS de Jornalismo (Radiojornalismo), na categoria Segurança e Saúde no Trabalho, pela matéria “Lei antitabagismo - legislar para prevenir”, veiculada na Rádio UFMG Educativa, que recebeu o Prêmio ABS de Impren-sa, por intermédio de Alessandra Ribeiro Kazimoto.

José Renato da Silva Freitas Andrade Ribeiro, representado por Celso Luiz de Oliveira, um dos co-ordenadores do prêmio, recebeu o Prêmio ABS de jornalismo (Ra-diojornalismo), na categoria Meio Ambiente Industrial, pela matéria “Esquema promete licença para construção de edifícios por mil e quatrocentos reais”, veiculada na Rádio Gazeta, que recebeu o Prê-mio ABS de Imprensa.

Nazaré Melo, organizadora do prêmio, representou Sílvio José da Silva Júnior (que não pôde comparecer ao evento), agraciado com o Prêmio ABS de Jornalismo (Radiojornalismo), na categoria Prevenção e Combate a Incêndios e Emergências, pela matéria “Sé-rie - cuidados com a eletricidade”, veiculada na Rádio Brasil Central AM, que recebeu o Prêmio ABS de Imprensa.

Celso Luíz de Oliveira recebe a placa de José Roberto Sevieri

Vanessa de Souza Silva e Alessandra RIbeiro da Rádio UFMG Educativa

Nazaré Melo recebeu pelo jornalista a premiação

Radiojornalismo

www.cipanet.com.br • cipa caderno informativo de prevenção de acidentes • 75

cipa evento

Flávio Bosco Florêncio recebeu o Prêmio ABS de Jornalismo (Impresso), nas categorias Segu-rança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente In-dustrial, pelas matérias “Por que acidentes ainda acontecem?” e “Impacto zero”, publicadas na Re-vista Petro & Química, agraciada com o Prêmio ABS de Imprensa e entregue a Valentina Freire.

Mariane Maio Braga recebeu o Prêmio ABS de Jornalismo (Impresso), na categoria Segu-rança no Trânsito, pela matéria “Direção se-gura”, publicada na Revista ZAZ, de Maringá (PR), que recebeu o Prêmio ABS de Impren-sa, por meio da diretora Marceline Almeida de Oliveira.

O jornalista Flávio Bosco Florêncio e Valentina Freire recebem os prêmios

Mariane Braga (à direita) e Marceline de Oliveira receberam as premiações

Impresso