a visÃo de chiavenato sobre a Ética profissional introduÇÃo

40
A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A ética está relacionada com os A ética está relacionada com os aspectos morais da atividade e aspectos morais da atividade e do comportamento das pessoas. A do comportamento das pessoas. A ética profissional é o ética profissional é o comportamento moral na atividade comportamento moral na atividade administrativa e na condução dos administrativa e na condução dos negócios da organização. negócios da organização.

Upload: diamond

Post on 06-Jan-2016

80 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL INTRODUÇÃO. A ética está relacionada com os aspectos morais da atividade e do comportamento das pessoas. A ética profissional é o comportamento moral na atividade administrativa e na condução dos negócios da organização. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

A VISÃO DE CHIAVENATO A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL PROFISSIONAL INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

A ética está relacionada com os A ética está relacionada com os aspectos morais da atividade e do aspectos morais da atividade e do comportamento das pessoas. A ética comportamento das pessoas. A ética profissional é o comportamento moral profissional é o comportamento moral na atividade administrativa e na na atividade administrativa e na condução dos negócios da condução dos negócios da organização. organização.

Page 2: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Ética é o código de moral de uma Ética é o código de moral de uma pessoa ou organização que pessoa ou organização que estabelece os padrões de conduta estabelece os padrões de conduta considerados corretos ou adequados considerados corretos ou adequados pela sociedade. O propósito da ética pela sociedade. O propósito da ética é estabelecer princípios de é estabelecer princípios de comportamento capazes de ajudar as comportamento capazes de ajudar as pessoas a fazer escolhas entre pessoas a fazer escolhas entre cursos alternativos de ação. cursos alternativos de ação.

Page 3: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

O comportamento ético é aquele que é O comportamento ético é aquele que é aceito como bom e certo, em oposição aceito como bom e certo, em oposição ao mau e errado. Albert Schweitzer, o ao mau e errado. Albert Schweitzer, o famoso médico humanitarista, definia famoso médico humanitarista, definia ética como "a nossa preocupação com o ética como "a nossa preocupação com o bom comportamento. É sentir a bom comportamento. É sentir a obrigação de considerar não apenas o obrigação de considerar não apenas o nosso bem-estar. mas sobretudo o dos nosso bem-estar. mas sobretudo o dos outros seres humanos". Isso lembra o outros seres humanos". Isso lembra o preceito popular: "Não faça aos outros preceito popular: "Não faça aos outros aquilo que você não deseja que lhe aquilo que você não deseja que lhe façam".façam".

Page 4: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Na área de negócios, a ética pode ser Na área de negócios, a ética pode ser definida como a capacidade de refletir definida como a capacidade de refletir os valores do processo organizacional os valores do processo organizacional de tomar decisões, para determinar de tomar decisões, para determinar como esses valores e decisões afetam como esses valores e decisões afetam os vários grupos de parceiros e os vários grupos de parceiros e estabelecer como os administradores estabelecer como os administradores podem usar essas observações na podem usar essas observações na administração cotidiana da administração cotidiana da organização. Administradores éticos organização. Administradores éticos buscam o sucesso dentro de práticas buscam o sucesso dentro de práticas administrativas consideradas claras e administrativas consideradas claras e justas.justas.

Page 5: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

O código de ética da Johnson O código de ética da Johnson & Johnson& Johnson

Acreditamos que nossa Acreditamos que nossa principal responsabilidade principal responsabilidade está relacionada com está relacionada com médicos, enfermeiras e médicos, enfermeiras e pacientes, com mães e pais e pacientes, com mães e pais e todas as pessoas que utilizam todas as pessoas que utilizam nossos produtos e serviços.nossos produtos e serviços.

Page 6: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Para atender a Para atender a essas necessidades, essas necessidades, devemos todos devemos todos trabalhar com a trabalhar com a máxima qualidade.máxima qualidade.

Page 7: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Devemos Devemos constantemente constantemente procurar reduzir procurar reduzir nossos custos nossos custos para manter para manter preços razoáveis.preços razoáveis.

Page 8: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Os pedidos dos Os pedidos dos clientes devem clientes devem ser servidos ser servidos pronta e pronta e acuradamente.acuradamente.

Page 9: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Nossos fornecedores Nossos fornecedores e distribuidores e distribuidores devem ter devem ter oportunidade de oportunidade de obter um lucro obter um lucro adequado.adequado.

Page 10: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Somos responsáveis Somos responsáveis por nossos por nossos empregados, homens empregados, homens e mulheres que e mulheres que trabalham conosco trabalham conosco através do mundo.através do mundo.

Page 11: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Cada pessoa Cada pessoa deve ser deve ser considerada um considerada um indivíduo.indivíduo.

Page 12: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Devemos Devemos respeitar a sua respeitar a sua dignidade e dignidade e reconhecer o seu reconhecer o seu mérito.mérito.

Page 13: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Deve haver um Deve haver um sentimento de sentimento de segurança em segurança em seus cargos.seus cargos.

Page 14: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

A compensação deve ser justa A compensação deve ser justa e adequada.e adequada.

As condições de trabalho As condições de trabalho devem ser limpas, ordenadas e devem ser limpas, ordenadas e seguras.seguras.

Os empregados devem sentir-Os empregados devem sentir-se livres para dar sugestões e se livres para dar sugestões e fazer queixas.fazer queixas.

Deve haver igual oportunidade Deve haver igual oportunidade para todos no emprego, bem para todos no emprego, bem como desenvolvimento e como desenvolvimento e crescimento para o pessoal crescimento para o pessoal qualificado.qualificado.

Page 15: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Devemos proporcionar Devemos proporcionar uma administração uma administração competente e cujas ações competente e cujas ações sejam justas e éticas.sejam justas e éticas.

Somos responsáveis Somos responsáveis perante as comunidades perante as comunidades em que vivemos e em que vivemos e trabalhamos no mundo.trabalhamos no mundo.

Devemos ser bons cidadãos Devemos ser bons cidadãos - apoiar bons trabalhos e - apoiar bons trabalhos e proporcionar caridade.proporcionar caridade.

Page 16: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Devemos encorajar melhorias Devemos encorajar melhorias cívicas e melhor saúde e cívicas e melhor saúde e educação.educação.

Devemos manter em boa ordem a Devemos manter em boa ordem a propriedade que temos o privilégio propriedade que temos o privilégio de utilizar, protegendo o meio de utilizar, protegendo o meio ambiente e os recursos naturais.ambiente e os recursos naturais.

Nossa responsabilidade final é Nossa responsabilidade final é com os nossos investidores.com os nossos investidores.

Os negócios devem ser feitos com Os negócios devem ser feitos com um lucro razoável. Devemos um lucro razoável. Devemos sempre experimentar novas idéias.sempre experimentar novas idéias.

Page 17: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

A pesquisa deve ser A pesquisa deve ser desenvolvida com programas desenvolvida com programas inovadores e sujeitos a erros.inovadores e sujeitos a erros.

Novos equipamentos devem ser Novos equipamentos devem ser adquiridos, novas facilidades adquiridos, novas facilidades proporcionadas e novos proporcionadas e novos produtos lançadosprodutos lançados

Reservas devem ser criadas Reservas devem ser criadas para enfrentar tempos adversos.para enfrentar tempos adversos.

Quando operados de acordo com Quando operados de acordo com estes princípios, os estes princípios, os investimentos devem realizar investimentos devem realizar um retorno adequado aos seus um retorno adequado aos seus investidores.investidores.

Page 18: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Os Preceitos de Ética Os Preceitos de Ética ProfissionalProfissional

O administrador pode sentir-se O administrador pode sentir-se confiante de que sua ação confiante de que sua ação potencial poderá ser potencial poderá ser considerada ética se ela for considerada ética se ela for consistente com um ou mais consistente com um ou mais dos seguintes padrões:dos seguintes padrões:

A regra dourada. Aja da A regra dourada. Aja da mesma maneira que espera mesma maneira que espera que os outros ajam com você. que os outros ajam com você. Faça aos outros aquilo que Faça aos outros aquilo que você desejaria que eles você desejaria que eles fizessem para você.fizessem para você.

Page 19: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

O princípio utilitarista. Aja de O princípio utilitarista. Aja de maneira que resulte no maior maneira que resulte no maior número de pessoas beneficiadas pela número de pessoas beneficiadas pela sua ação.sua ação.

O imperativo categórico de Kant. Aja O imperativo categórico de Kant. Aja de maneira que o seu de maneira que o seu comportamento dentro das comportamento dentro das circunstâncias possa ser tomado circunstâncias possa ser tomado como uma lei ou regra ou como uma lei ou regra ou comportamento universal e válido comportamento universal e válido para todas as circunstâncias.para todas as circunstâncias.

A ética profissional. Pratique ações A ética profissional. Pratique ações que possam ser vistas e avaliadas que possam ser vistas e avaliadas como próprias e adequadas por um como próprias e adequadas por um grupo desinteressado de colegas grupo desinteressado de colegas profissionais.profissionais.

Page 20: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

O teste de TV. O O teste de TV. O administrador sempre administrador sempre pergunta: "Posso sentir-me pergunta: "Posso sentir-me confortável explicando a uma confortável explicando a uma audiência nacional de TV por audiência nacional de TV por que eu pratiquei essas ações?que eu pratiquei essas ações?

O teste legal. A ação ou O teste legal. A ação ou decisão proposta é legal? decisão proposta é legal? Não se esqueça de que as Não se esqueça de que as leis são geralmente leis são geralmente consideradas como os consideradas como os padrões mínimos de ética.padrões mínimos de ética.

Page 21: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

O teste das quatro maneiras.O teste das quatro maneiras.

O administrador pode sentir-se O administrador pode sentir-se confiante de que uma decisão é ética confiante de que uma decisão é ética se ele consegue responder se ele consegue responder afirmativamente às seguintes afirmativamente às seguintes perguntas relacionadas com sua perguntas relacionadas com sua decisão:decisão:

- A decisão é confiável?- A decisão é confiável? - É justa para todos os envolvidos?- É justa para todos os envolvidos? - Ela constrói boa vontade e - Ela constrói boa vontade e

melhores amizades?melhores amizades? - Ela é benéfica para todos os - Ela é benéfica para todos os

envolvidos?envolvidos?

Page 22: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

OS VALORES E A LEI:OS VALORES E A LEI: Existe um componente legal em todo Existe um componente legal em todo

comportamento ético. Na verdade, comportamento ético. Na verdade, todo comportamento ético é também todo comportamento ético é também considerado legal em uma sociedade considerado legal em uma sociedade justa e eqüitativa. Isso não significa justa e eqüitativa. Isso não significa que uma ação não ilegal seja que uma ação não ilegal seja necessariamente ética. A letra da lei necessariamente ética. A letra da lei não é suficiente para garantir que não é suficiente para garantir que todas as ações sejam éticas. todas as ações sejam éticas.

Page 23: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Valores são as crenças e Valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a atitudes básicas que ajudam a determinar o comportamento determinar o comportamento individual. Eles variam entre individual. Eles variam entre as pessoas e podem assumir as pessoas e podem assumir diferentes interpretações para diferentes interpretações para avaliar se um comportamento avaliar se um comportamento é ou não ético em é ou não ético em determinadas situações. determinadas situações.

Page 24: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Muitas vezes, as pessoas tentam Muitas vezes, as pessoas tentam racionalizar o comportamento racionalizar o comportamento não-ético, procurando convencer não-ético, procurando convencer a si mesmas ou às demais de que a si mesmas ou às demais de que o seu comportamento não é o seu comportamento não é realmente ilegal ou de que ele realmente ilegal ou de que ele atende aos melhores interesses da atende aos melhores interesses da companhia ou ainda de que companhia ou ainda de que ninguém sairá prejudicado. Isso ninguém sairá prejudicado. Isso ocorre geralmente em situações ocorre geralmente em situações ambíguas ou quando o ambíguas ou quando o comportamento está na fronteira comportamento está na fronteira daquilo que é certo ou errado.daquilo que é certo ou errado.

Page 25: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Muitas organizações procuram Muitas organizações procuram manter elevados padrões éticos manter elevados padrões éticos em suas atividades cotidianas, em suas atividades cotidianas, através da introdução de através da introdução de códigos formais de ética, cursos códigos formais de ética, cursos internos sobre ética internos sobre ética profissional, desenvolvimento profissional, desenvolvimento de uma cultura ética e apoio de uma cultura ética e apoio total da alta direção. total da alta direção.

Page 26: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

O código de ética é um O código de ética é um documento escrito que documento escrito que estabelece os valores e estabelece os valores e padrões éticos para servirem padrões éticos para servirem como guias ao como guias ao comportamento dos comportamento dos funcionários.funcionários.

Page 27: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Muitos códigos de conduta Muitos códigos de conduta ética identificam os ética identificam os comportamentos esperados comportamentos esperados em termos de cidadania, boas em termos de cidadania, boas relações com os clientes, relações com os clientes, atendimento estrito à atendimento estrito à legislação vigente, prevenção legislação vigente, prevenção de atos ilegais e clareza de atos ilegais e clareza absoluta nos negócios.absoluta nos negócios.

Page 28: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

CONCEITOS:CONCEITOS:

Ética:Ética: é o código de moral de é o código de moral de uma pessoa ou organização que uma pessoa ou organização que estabelece os padrões de conduta estabelece os padrões de conduta considerados corretos ou considerados corretos ou adequados pela sociedade.adequados pela sociedade.

Comportamento éticoComportamento ético é a é a conduta e atitude moral adotada conduta e atitude moral adotada pelo administrador.pelo administrador.

Page 29: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Código de éticaCódigo de ética é uma é uma declaração formal e escrita declaração formal e escrita que estabelece os valores e que estabelece os valores e padrões éticos da padrões éticos da organização para guiar o organização para guiar o comportamento de seus comportamento de seus membros.membros.

Page 30: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

AVALIAÇÃO CRÍTICAAVALIAÇÃO CRÍTICA

O que você faria nestas O que você faria nestas circunstâncias?circunstâncias?

Page 31: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

José Medeiros é o presidente de uma José Medeiros é o presidente de uma grande construtora que pretende grande construtora que pretende participar de uma concorrência pública participar de uma concorrência pública para a construção de uma importante para a construção de uma importante estrada municipal. Um certo dia, seu estrada municipal. Um certo dia, seu engenheiro-chefe entra em sua sala com engenheiro-chefe entra em sua sala com um envelope lacra do com o timbre um envelope lacra do com o timbre "confidencial", em que estão todos os "confidencial", em que estão todos os dados sigilosos do orçamento de seu dados sigilosos do orçamento de seu concorrente mais forte. concorrente mais forte.

Page 32: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Esses dados obtidos Esses dados obtidos inescrupulosamente poderão inescrupulosamente poderão modificar o delicado jogo da modificar o delicado jogo da concorrência e proporcionar enorme concorrência e proporcionar enorme vantagem à sua empresa no vantagem à sua empresa no preparação do orçamento. Medeiros preparação do orçamento. Medeiros hesita em abrir ou não o envelope e hesita em abrir ou não o envelope e conhecer o seu conteúdo. O que conhecer o seu conteúdo. O que você faria no lugar de Medeiros?você faria no lugar de Medeiros?

Page 33: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Adriana Soares é uma funcionária Adriana Soares é uma funcionária administrativa bem-conceituada e administrativa bem-conceituada e pretende disputar uma vaga de gerente pretende disputar uma vaga de gerente de produtos a ser aberta em sua de produtos a ser aberta em sua empresa. Sabe que quando um empresa. Sabe que quando um funcionário deixa a companhia, a sua funcionário deixa a companhia, a sua vaga somente é preenchida depois de vaga somente é preenchida depois de algum tempo, como forma de reduzir algum tempo, como forma de reduzir custos. Sabe também que deve pedir custos. Sabe também que deve pedir permissão ao seu chefe para permissão ao seu chefe para candidatar-se à promoção. candidatar-se à promoção.

Page 34: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Contudo, Adriana soube que um Contudo, Adriana soube que um grande amigo do seu chefe está grande amigo do seu chefe está participando do processo de participando do processo de seleção. Embora suas credenciais seleção. Embora suas credenciais sejam menos expressivas do que sejam menos expressivas do que as de Adriana, a impressão que se as de Adriana, a impressão que se tem é de que ele ocupará a vaga, tem é de que ele ocupará a vaga, independentemente do resultado independentemente do resultado do processo seletivo. O que você do processo seletivo. O que você faria se estivesse no lugar de faria se estivesse no lugar de Adriana?Adriana?

Page 35: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

António Meireles é um jovem de 25 anos António Meireles é um jovem de 25 anos que trabalha há mais de seis anos em um que trabalha há mais de seis anos em um escritório regional da Ômega Ltda., cuja escritório regional da Ômega Ltda., cuja matriz está localizada em outra cidade. matriz está localizada em outra cidade. Ultimamente, António está preocupado. Ultimamente, António está preocupado. Inadvertidamente, descobriu que seu Inadvertidamente, descobriu que seu gerente recebe indevidamente comissões gerente recebe indevidamente comissões extras de alguns fornecedores nas extras de alguns fornecedores nas compras de serviços, que são compras de serviços, que são superiaturados. Apesar de ter provas superiaturados. Apesar de ter provas substanciais, António sente-se vexado em substanciais, António sente-se vexado em levar os fatos à diretoria da empresa. levar os fatos à diretoria da empresa.

Page 36: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

O gerente está há mais de oito anos O gerente está há mais de oito anos na empresa, é de plena confiança na empresa, é de plena confiança da diretoria e o trata muito bem. da diretoria e o trata muito bem. Mas António sabe que a Ômega Mas António sabe que a Ômega está perdendo mercado, pois os está perdendo mercado, pois os seus custos operacionais são mais seus custos operacionais são mais elevados do que os das empresas elevados do que os das empresas concorrentes devido aos concorrentes devido aos acréscimos das propinas dos acréscimos das propinas dos fornecedores. A quem António deve fornecedores. A quem António deve ser leal: à empresa ou ao gerente?ser leal: à empresa ou ao gerente?

Page 37: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Mariana Almeida está cursando o 3º ano de Mariana Almeida está cursando o 3º ano de Administração de Empresas em uma Administração de Empresas em uma universidade renomada. Seu ideal é preparar-se universidade renomada. Seu ideal é preparar-se como uma profissional competente para como uma profissional competente para concorrer no mercado de trabalho e conquistar concorrer no mercado de trabalho e conquistar excelente posição na área de marketing. Para excelente posição na área de marketing. Para ela, a escola é um meio de preparação ela, a escola é um meio de preparação profissional e de enriquecimento pessoal e não profissional e de enriquecimento pessoal e não de obtenção de um simples diploma. Mariana de obtenção de um simples diploma. Mariana leva a sério os seus estudos, como um longo e leva a sério os seus estudos, como um longo e pesado investimento pessoal que deverá lhe pesado investimento pessoal que deverá lhe proporcionar retornos a médio prazo e pelo proporcionar retornos a médio prazo e pelo resto de sua vida profissional. resto de sua vida profissional.

Page 38: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

Contudo, Mariana está diante de uma Contudo, Mariana está diante de uma prova bimestral para a qual não se sente prova bimestral para a qual não se sente preparada. Acontecimentos familiares preparada. Acontecimentos familiares impediram-na de estudar a matéria. Duas impediram-na de estudar a matéria. Duas alternativas lhe passam pela cabeça: colar alternativas lhe passam pela cabeça: colar do colega que está ao seu lado ou requerer do colega que está ao seu lado ou requerer uma segunda chamada para a prova a fim uma segunda chamada para a prova a fim de preparar-se devidamente para ela. A de preparar-se devidamente para ela. A primeira alternativa é a mais confortável, primeira alternativa é a mais confortável, pelo menos a curto prazo. A segunda pelo menos a curto prazo. A segunda exigirá muito esforço e dedicação. E exigirá muito esforço e dedicação. E agora?agora?

Page 39: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

QUESTÕES:QUESTÕES: Como você poderia descrever a Como você poderia descrever a

cultura na Levi's?cultura na Levi's? Como a Levi's acentua o espírito Como a Levi's acentua o espírito

ético?ético? Explique a reorganização da Levi's.Explique a reorganização da Levi's. Como a Levi's garante a fidelidade Como a Levi's garante a fidelidade

aos seus princípios?aos seus princípios? EXERCÍCIOS:EXERCÍCIOS: Discuta a ética.Discuta a ética. Explique como se pode desenvolver o Explique como se pode desenvolver o

espírito ético.espírito ético.

Page 40: A VISÃO DE CHIAVENATO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL  INTRODUÇÃO

BOM FIM DE BOM FIM DE SEMANA!!SEMANA!!