a tua história é poderosa. conta-a

3
A tua história é poderosa. Conta-a. Já me ouviste dizer em artigos anteriores que todos temos uma história e que a podemos usar para ganhar dinheiro. Mas então como? Escrevo um livro com a minha história e tento vendê-lo? Será que alguém o iria ler? Não me parece, a minha história não dava um filme. Algumas pessoas têm histórias que davam filmes, mas tenho de concordar que a maioria não tem. A minha não dava. Mas vamos ver como podemos transformar uma história “normal”… Num filme. Mas, se trabalhas em multinível, ou com sistemas de afiliados e queres atrair pessoas para a tua equipa, podes usar a tua história. Eu não sei qual é a tua história, mas sei que ela é poderosa. Conta-a. Mas conta-a de modo a conseguires envolver as pessoas com ela, emocionalmente. Há muitas pessoas que se vão identificar com a tua história, porque tiveram os mesmos problemas que tu tens e vão ouvir como tu fizeste para os resolver. Isto não quer dizer que estejam dispostas a fazer o mesmo que tu fizeste. Muitas vezes nós pensamos que explicando às pessoas, com números claros, o que podemos ganhar com determinado negócio é que fará as pessoas tomarem acção. E então passamos uma ou duas horas a explicar o plano de compensação da nossa empresa. Nada mais errado. Se queremos que as pessoas passem à acção temos de

Upload: lcccosta

Post on 20-Nov-2015

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

A tua história é poderosa. Conta-a. Já me ouviste dizer em artigos anteriores que todos temos uma história e que a podemos usar para ganhar dinheiro. Mas então como? Escrevo um livro com a minha história e tento vendê-lo? Será que alguém o iria ler? Não me parece, a minha história não dava um filme. Algumas pessoas têm histórias que davam filmes, mas tenho de concordar que a maioria não tem. A minha não dava. Mas vamos ver como podemos transformar uma história “normal”… Num filme.

TRANSCRIPT

  • A tua histria poderosa. Conta-a. J me ouviste dizer em artigos anteriores que todos temos uma histria e que a podemos usar para ganhar dinheiro. Mas ento como? Escrevo um livro com a minha histria e tento vend-lo? Ser que algum o iria ler? No me parece, a minha histria no dava um filme. Algumas pessoas tm histrias que davam filmes, mas tenho de concordar que a maioria no tem. A minha no dava. Mas vamos ver como podemos transformar uma histria normal Num filme.

    Mas, se trabalhas em multinvel, ou com sistemas de afiliados e queres atrair pessoas para a tua equipa, podes usar a tua histria. Eu no sei qual a tua histria, mas sei que ela poderosa. Conta-a. Mas conta-a de modo a conseguires envolver as pessoas com ela, emocionalmente.

    H muitas pessoas que se vo identificar com a tua histria, porque tiveram os mesmos problemas que tu tens e vo ouvir como tu fizeste para os resolver. Isto no quer dizer que estejam dispostas a fazer o mesmo que tu fizeste.

    Muitas vezes ns pensamos que explicando s pessoas, com nmeros claros, o que podemos ganhar com determinado negcio que far as pessoas tomarem aco. E ento passamos uma ou duas horas a explicar o plano de compensao da nossa empresa.

    Nada mais errado. Se queremos que as pessoas passem aco temos de

  • apelar s suas emoes.Mas no somos ns afinal seres adultos e racionais? No entanto, as histrias bem contadas e com a dose certa de emoo tm mais impacto em ns que os dados racionais mais fundamentados.

    que ns temos dois crebros. O racional e o primitivo. Quando assistimos a um filme, por exemplo, o crebro racional tem conscincia que aquilo tudo fico, o heri no morreu realmente, o bb no perdeu os pais. No entanto, o maestro, o crebro primitivo no distingue entre a realidade e uma histria bem contada. Ele liberta ento uma srie de hormonas que fazem as lgrimas escorrerem-nos pela cara abaixo, mos hmidas, aumento do ritmo cardaco E este crebro primitivo que se preocupa com a nossa sobrevivncia e o nosso bem estar. Em ltima instncia, ele que toma as decises.

    E as boas histrias tm mais impacto no crebro primitivo do que os dados puramente racionais.Por isso, para criar uma boa histria, necessrio:

    1. Criar impresses sensoriais, que utilizem os canais visual, auditivo e cinestsico (comunicao atravs da aco corporal), para que o crebro primitivo acredite que o que est a ver e a ouvir acontceu mesmo. Se estiveres a contar a tua histria, os facto so verdadeiros, aconteceu mesmo.

    2. Relacionar a histria contada com o universo do teu pblico. Para o pblico que se identifica com a tua histria, esta relao est feita.

    3. Fazer com que a histria tenha um corpo, um fio condutor e um fim. O crebro primitivo sente-se mais confortvel com conceitos concretos, sem dvidas, como: ganhar mais dinheiro, em vez de situao econmica evolutiva. feito em 24 horas, em vez de assim que for possvel

  • No prximo artigo vamos dar exemplos de como podes usar estes 3 tpicos.

    At la, pensa em episdios da tua histria onde possas adicionar emoo, ou humor e no te esqueas que no podes deixar pontas no ar, o esqueleto, tem de ser, por exemplo: eu estava mal porque ganhava pouco dinheiro e trabalhava muito, cheguei a um ponto em que disse basta, abracei este projecto e foi o melhor que me aconteceu na vida. Agora ganho mais dinheiro e tenho tempo para a minha famlia e para os meus amigos. Este apenas um exemplo de uma situao, h muitos outros.

    Mas nunca te esqueas, a tua histria poderosa. Conta-a.

    Fica bem

    Luis Costa

    http://kalatu.tempodeviveravida.com/a-tua-historia-e-poderosa-conta-a/