a indústria no brasil

28
A industria no Brasil

Upload: simorais

Post on 29-May-2015

478 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Trabalho montado e apresentado pelos alunos do 2º médio "B"

TRANSCRIPT

Page 1: A Indústria no Brasil

A industria no Brasil

Page 2: A Indústria no Brasil

A era Vargas e a era Kubitschek

• A 2º etapa do desenvolvimento industrial teve participação desses dois governantes.

• Getulio Vargas foi responsável pela infra-estrutura necessária para a implantação de industrias no pais no seu 1º mandato. Entre suas realizações estão a Companhia Siderúrgica Nacional e a mineradora Companhia Vale do Rio Doce. Criou também a fabrica nacional de motores e a companhia hidrelétrica de São Francisco.Durante o 2º mandato de desenvolvimento econômico (1952), e em (1953) foi instituída a Petrobras.

Page 3: A Indústria no Brasil

• Juscelino Kubitschek, privilegiou a geração de energia, os transportes e a construção de rodovias, que facilitou a instalação de montadoras estrangeiras de veículos em nosso pais. Ao contrario de Vargas , marcou o inicio da internacionalização do parque industrial brasileiro. Vieram industrias de aparelhos eletrônicos e de alimentos, que passaram a controlar o mercado interno.

Page 4: A Indústria no Brasil

A internacionalização da industria

• Em 1960, o pais passou por um conturbado periodo que culminou com o golpe militar de 1964, nesse ano o processo de internacionalização da economia consolidou-se definitivamente. O governo militar ficou conhecido como o “milagre econômico brasileiro” quando atingimos a 8º posição mundial em relação ao PIB e o 1º lugar entre as nações subdesenvolvidas industrializadas ou periféricas. O Brasil recebeu vultoso empréstimos internacionais e sua produção industrial foi muito grande, como conseqüência a divida externa aumentou muito.

Page 5: A Indústria no Brasil

A industria brasileira na globalização

• Os anos de 1990 foram marcados pela globalização da economia mundial, pela política neoliberal e pelas crises econômicas, o setor industrial se caracterizou-se pela queda da participação da industria na composição do PIB e pela redução do numero de empregos nessa área. O Brasil participa e sofre os efeitos da globalização econômica, as inovações tecnológicas geram maior produtividade com menor numero de trabalhadores no mundo todo. Mas a década de 1990 por ter sido bem mais produtiva q a década de 1980 podemos dizer que ela foi positiva para a industria brasileira.

Page 6: A Indústria no Brasil

A industria brasileira no século XXI• Começou incerto não só para a economia brasileira,

como para a economia mundial, o Brasil tem uma economia dependentes de capitais externos que apresenta forte reflexos dessa crise mundial. O Brasil ocupou o 46º lugar no ranking do Relatório Global de Tecnologia da Informação no período de 2004-2005.

• Em 2001 a crise econômica na Argentina decidiu para o mau desempenho do setor industrial do setor industrial no Brasil.

• Em 2004 a industria brasileira voltou a atingir os níveis de crescimento de 1994, época da criação do Plano Real.

Page 7: A Indústria no Brasil

O plano Real

• Criado com objetivo de combater a inflação que assolava a economia brasileira. O Plano baseava-se na paridade real/dólar, ou seja, um real valia um dólar americano. O alto valor da nova moeda causou um déficit na balança comercial. Crises internacionais agravaram o quadro econômico brasileiro, isso fez com que o real acabou se desvalorizando.

Page 8: A Indústria no Brasil
Page 9: A Indústria no Brasil

Concentração industrial

• A industria brasileira começou a se concentrar no estado de São Paulo no Período que vai de 1907 a 1920, tendo sua origem nos capitais de economia cafeeira.

• Com a força econômica de São Paulo e o poder político do Distrito Federal ( no Rio de Janeiro ate 1960) a região sudeste firmou-se como a maior área de concentração industrial no pais.

Page 10: A Indústria no Brasil

Dispersão industrial Esse processo passou a ocorrer em duas escalas:• No território brasileiro ( escala nacional),

buscando se expandir para outras regiões;• Na região Sudeste ( escala regional), procurando

fugir de áreas já muito industrializadas. No primeiro caso, planos do governo federal

procuram instalar pólos industriais em outras regiões, como Norte e o Nordeste. No segundo caso, a dispersão das industrias foi marcada pelo congestionamento da área metropolitana de São Paulo.

Page 11: A Indústria no Brasil
Page 12: A Indústria no Brasil

Região Sudeste

• É a região mais industrializada do Brasil, tendo como destaque o triangulo formado pelas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Page 13: A Indústria no Brasil

São Paulo• Este estado possui todos os ramos industriais

como os bens de consumo não-duráveis e bens de consumo duraveis, que se encontram distribuídos pela cidades de São Paulo e sua área metropolitana é por quatro principais eixos industriais que seguem sua principais rodovias:

• Eixo Castelo Branco-Raposo Tavares.• Eixo Anhanguera-Bandeirantes-Washington Luís.• Eixo Anchieta-imigrantes.• Eixo formado pela Via Dutra.

Page 14: A Indústria no Brasil
Page 15: A Indústria no Brasil

Rio de Janeiro

• Esta entre os quatro estados mais industrializados do Brasil e o segundo em crescimento da produção industrial, concentrando suas atividades nos ramos da extração do petróleo, químico, farmacêutico e da construção naval.

Page 16: A Indústria no Brasil

Minas Gerais

• Ocupa o segundo lugar entre os mais industrializados do pais, seus principais ramos industriais são: o metalúrgico, o químico, o mecânico, extrativo mineral e o alimentício. Encontrado em varias regiões do estado.

Page 17: A Indústria no Brasil
Page 18: A Indústria no Brasil

Espírito Santo

• É o estado menos industrializados do Sudeste, o principal ramo de industrial é o metalúrgico, destaca suas industrias de alimentícias, possui um pólo de produção de celulose e abriga usinas de pelotização de minério de ferro pertencentes à companhia Vale do Rio Doce.

Page 19: A Indústria no Brasil

Região Sul

• É a segunda região brasileira mais industrializada após o Sudeste, a agroindústria representa uma das principais atividades econômicas da região Sul

Page 20: A Indústria no Brasil

Paraná

• O Paraná destaca-se pelas industrias de papel e celulose, de madeira e por aquelas ligadas à agroindústria, como as de alimentos e de fertilizantes.

Page 21: A Indústria no Brasil

Santa Catarina

• É a principal área industrial do estado com industrias têxteis e de cristais, e tem pólos industrias importantes.

Page 22: A Indústria no Brasil

Região Nordeste

• A participação industrial do nordeste tem apresentado um crescimento maior que as demais regiões brasileiras, a instalação de industrias no Nordeste é resultado dos esforços do governo para dinamizar a economia regional.

Page 23: A Indústria no Brasil

Bahia

A região metropolitana de Salvador é a maior e mais importante área industrial do nordeste.

• O centro industrial de Aratu destacou-se em industrias de bens de consumo duráveis.

• O pólo industrial integrado de Camaçari tem como principal empresa a Braskem. Que recebe petróleo da Petrobras e o transforma em subprodutos básicos.

Page 24: A Indústria no Brasil

Pernambuco

• A maior parte dos estabelecimentos industriais do estado esta na área metropolitana do Recife, onde são encontradas industrias alimentícias, de material elétrico, de comunicação, metalúrgicas e de bens de consumo duráveis.

Page 25: A Indústria no Brasil

Ceará

• Vem apresentando um forte crescimento nos setores de calçados e têxtil em virtudes das vantagens oferecidas às indústria para se instalarem em suas cidades.

Page 26: A Indústria no Brasil

Região Norte• Com a criação da Zona Franca de Manaus em

1967, as grandes distancias dos centros consumidores e a deficiência da rede de transportes da região acabaram por criar áreas industriais desarticuladas da economia regional.

• Na Amazônia destaca-se na produção industrial como: equipamentos de comunicação, material eletrônico, motocicletas, lentes para óculos e relógios de pulso.

• No Para destaca-se as industrias extrativas, na produção de alumínio, de madeira e de papel e celulose.

Page 27: A Indústria no Brasil

Região Centro-Oeste

• Tem o menor valor da transformação industrial do pais, apresentando em 4º lugar quanto ao numero de estabelecimentos industriais e pessoal, vem apresentando elevado crescimento nos setores industriais ligados à agroindústria. Goiás é o estado mais industrializado com destaque para a sua capital.

Page 28: A Indústria no Brasil