81104 servico de bar

21
  INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃ O PROFISSIONAL, I.P. REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid) Nível 2 FP-OF Junho 2007 REFERENCI L DE FORM ÇÃO  O O r r g g a a ni z z a ç ç ã ã o o  e e m  Un n i d da a d d e e s s  C C a a p p it t a al l i z z á á v v e e is s  Área de Formação 811. Hotelaria e Restauração Itinerário de Formação 81104. Serviço de Bar Saída Profissional Designação: Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid) Nível de Qualificação: 2 Modalidade de Formação Cursos de Educação e Formação As condições de acesso variam de acordo com o definido para cada tipologia de percurso. Observações O presente referencial de formação obteve o parecer favorável do Instituto do Turismo de Portugal, I.P.

Upload: marco-duarte

Post on 15-Jul-2015

189 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 1/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid)   Nível 2 FP-OF Junho 2007

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO 

OO r r gg aa nn ii zz aa çç ãã oo ee mm   UU nn ii dd aa dd ee ss CC aa pp ii tt aa ll ii zz áá vv ee ii ss  

Área de Formação

811. Hote lar ia e Restauração

I t i nerár io de Formação

81104. Serviço de Bar 

Saída Prof ission al

Designação: Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid) 

Níve l de Qual i f i cação: 2

Modal idade de Formaç ão

Cursos de Educaç ão e Formação

As cond ições de acesso var iam de acordo c om o def in ido para cada t ipo log ia de percurso.

Observações

O presente re ferencia l de formaç ão obteve o parec er favoráve l do Inst i tu t o do Tur ismo de Por tuga l , I.P.

2

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 2/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 2/20

Índ ice

1. Perfil de Saída 3 

2. Matriz Curricular  4 

3. Metodologias de Formação 5

 

4. Desenvolvimento da Formação 6 

4.1. Unidades de Formação Capitalizáveis

1 – Serviço de bar na restauração 7  2 – Cafetaria e serviços especiais na restauração e hotelaria 12  3 – Serviços de bebidas na restauração e hotelaria

16 

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 3/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 3/20

1. PERFIL DE SAÍDA

Descr ição Gera l

O/A Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid ) é o/a profissional que, no respeito pelas regras desegurança e higiene, organiza/prepara o serviço de bar, acolhe e atende os clientes, aconselha naescolha, prepara e serve bebidas, aperitivos e pequenas refeições à mesa e ao balcão, executa serviçosespeciais e procede à facturação do serviço prestado em estabelecimentos de restauração e bebidas,integrados ou não em unidades hoteleiras. 

Act iv idades Pr inc ipa is

•  Organizar/preparar o serviço de bar.

•  Proceder ao acolhimento e atendimento de clientes individuais ou grupos.

•  Executar os diferentes serviços de bar (directo, indirecto e misto), preparando e servindo bebidassimples e compostas e alimentos, à mesa ou balcão.

•  Executar os serviços de cafetaria e especiais – coffee-breaks , welcome drinks , wine and cheese party ,farewell parties , portos de honra, outros.

•  Efectuar o acompanhamento e a facturação do serviço prestado.

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 4/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 4/20

2. MATRIZ CURRICULAR

Organização em Unidad es de Formaç ão Capi ta l izáveis (UC)

Código SGFOR(válido para o IEFP)

UNIDADES CAPITALIZÁVEIS 

8110410 1. Serviço de bar na restauração 325 horas

 

8110420  2. Cafetaria e serviços especiais na restauração e hotelaria 225 horas

 

8110430  3. Serviço de bebidas na restauração e hotelaria 300 horas 

TOTAL 850 horas 

A esta carga horária total acrescem, em função da modalidade de desenvolvimento, as cargas horárias relativasàs componentes de formação sociocultural, científica e prática em contexto real de trabalho.

Percurso Format ivo

PRECEDÊNCIAS(A considerar no traçado depercursos formativos alternativos) 

ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO(Percurso formativo recomendado) 

1.Serviço de bar na restauração 

 

12.

Cafetaria e serviços especiais narestauração e hotelaria 

 

1 e 23.

Serviço de bebidas na restauração ehotelaria

 Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid) 

Nível de Qualificação: 2

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 5/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 5/20

3. M ETODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

A organização da formação com base num modelo flexível, como o dos percursos formativos assentesem unidades capitalizáveis visa facilitar o acesso dos indivíduos a diferentes percursos de aprendizagem,bem como a mobilidade entre níveis de qualificação. Esta organização favorece o reingresso, emdiferentes momentos, no ciclo de aprendizagem e a assunção por parte de cada cidadão de um papelmais activo e de relevo na edificação do seu percurso formativo, tornando-o mais compatível com asnecessidades que em cada momento são exigidas por um mercado de trabalho em permanente mutaçãoe, por esta via, mais favorável à elevação dos níveis de eficiência e de equidade dos sistemas deeducação e formação.

A nova responsabilidade que se exige a cada indivíduo na construção e gestão do seu próprio percursoimpõe, também, novas atitudes e competências para que este exercício se faça de forma maissustentada e autónoma.

As práticas formativas devem, neste contexto, conduzir ao desenvolvimento de competênciasprofissionais, mas também pessoais e sociais, designadamente, através de métodos participativos queposicionem os formandos no centro do processo de ensino-aprendizagem e fomentem a motivação paracontinuar a aprender ao longo da vida.

Devem, neste âmbito, ser privilegiados os métodos activos, que reforcem o envolvimento dos formandos,a auto-reflexão sobre o seu processo de aprendizagem, a partir da partilha de pontos de vista e deexperiências no grupo, e a co-responsabilização na avaliação do processo de aprendizagem. Adinamização de actividades didácticas baseadas em demonstrações directas ou indirectas, tarefas depesquisa, exploração e tratamento de informação, resolução de problemas concretos e dinâmica degrupos afiguram-se, neste quadro, especialmente, aconselháveis.

A selecção dos métodos, técnicas e recursos técnico-pedagógicos deve ser efectuada tendo em vista osobjectivos de formação e as características do grupo em formação e de cada formando em particular.Devem, por isso, diversificar-se os métodos e técnicas pedagógicos, assim como os contextos deformação, com vista a uma maior adaptação a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem individuais,bem como a uma melhor preparação para a complexidade dos contextos reais de trabalho. Estadiversificação de meios constitui um importante factor de sucesso nas aprendizagens.

Revela-se, ainda, de crucial importância o reforço da articulação entre as diferentes componentes deformação, designadamente, através do tratamento das diversas matérias de forma interdisciplinar e darealização de trabalhos de projecto com carácter integrador, em particular nas formações de maior duração, que contribuam para o desenvolvimento e a consolidação de competências que habilitem ofuturo profissional a agir consciente e eficazmente em situações concretas e com graus de complexidadediferenciados. Esta articulação exige que o trabalho da equipa formativa se faça de forma concertada,

garantindo que as aprendizagens se processam de forma integrada.

É também este contexto de trabalho em equipa que favorece a identificação de dificuldades deaprendizagem e das causas que as determinam e que permite que, em tempo, se adoptem estratégiasde recuperação adequadas, que potenciem as condições para a obtenção de resultados positivos por parte dos formandos que apresentam estas dificuldades.

A equipa formativa assume, assim, um papel fundamentalmente orientador e facilitador dasaprendizagens, através de abordagens menos directivas, traduzido numa intervenção pedagógicadiferenciada no apoio e no acompanhamento da progressão de cada formando e do grupo em que seintegra.

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 6/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 6/20

4. DESENVOLV IMENTO DA FORMAÇÃO

Unidades de Formaç ão Cap i ta l izáve is

Serviço de bar na restauração 325 horas1.1 Qualidade, higiene e segurança alimentar   751.2 Mise-en-place   751.3 Atendimento e protocolo 501.4 Preparação e execução do serviço de alimentos e bebidas 751.5 Serviço de bar na restauração em língua inglesa e em língua francesa**  50

1.

Cafetaria e serviços especiais na restauração e hotelaria 225 horas2.1 Preparação e execução do serviço de cafetaria, balcão e mesa 752.2 Preparação e execução do serviço de bar  502.3 Preparação e execução de serviços especiais 502.4 Cafetaria e serviços especiais na restauração e hotelaria em língua inglesa e em

língua francesa* 50

2.

Serviços de bebidas na restauração e hotelaria 300 horas 3.1 Preparação e execução do serviço de bebidas simples 503.2 Preparação e execução do serviço de bebidas compostas 200

50

3.

3.3 Serviço de bebidas na restauração e hotelaria em língua inglesa e em língua

francesa*

 

* A língua francesa pode, sempre que as necessidades regionais ou locais o justifiquem, ser substituída por uma outra língua estrangeira 

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 7/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 7/20

Unidade de Formação 1. Serviço de bar na restauração

I t inerár io  Serviço de Bar  

Saída Prof iss ion al  Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid )

Object ivos

Organizar o serviço de bar, preparando os espaços físicos e assegurando a gestão corrente de aprovisionamento earmazenagem do bar.

Proceder ao acolhimento e atendimento do cliente, prestando informações, resolvendo problemas e facturando osserviços prestados na língua materna, em língua inglesa e em língua francesa.

Preparar e executar o serviço de alimentos e bebidas ao balcão e à mesa.

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

1.1. 

75 horas

Qualidade, higiene esegurança alimentar

Desenvolver osprocedimentosadequados para as boaspráticas de higiene naprodução/confecção dosalimentos

Higiene e segurança alimentar  Noções de microbiologia  Noções de higiene  Conservação e armazenamento de géneros alimentícios  Noções de limpeza e desinfecção  Introdução à aplicação do APCPC (Análise de Perigos e Controlo dos

Pontos Críticos)

Desenvolver boaspráticas num sistemapreventivo de segurançaalimentar, através daanálise dos perigos e docontrolo dos pontoscríticos do processo

Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points )   Garantia da segurança alimentar (HACCP)−  Introdução−  Princípios e conceitos−  Terminologia−  Regulamentação

  Etapas de aplicação do sistema−  Estudos de caso

Desenvolver procedimentos para ocumprimento das normase sistemas de gestão daqualidade

Gestão da qualidade  Conceitos da qualidade  Modelos da qualidade  Garantia da qualidade  Qualidade total  Normas da qualidade  Etapas da certificação

−  Estudos de caso

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 8/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 8/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

1.2. 

75 horas

Mise-en-place  

Interpretar o serviço debar como área deinteresse económico e detrabalho

O serviço de bar como área de negócio e de trabalho  O serviço de bar como área de negócio

−  O serviço de bar como actividade económica−  Tipos de estabelecimentos - comum, hotel e restaurante−  Características do cocktail - bar , dancing - bar , pub , piano bar, outros−  Actividades económicas, turismo e enquadramento económico –

social da profissão−  Funções e normas gerais de funcionamento de um restaurante ou

um bar e respectiva estrutura hierárquica  O Serviço de bar como área de trabalho

−  Características socioprofissionais da profissão ao nível da legislação,da organização do trabalho e da estrutura hierárquica

−  Funções do profissional e respectiva hierarquia−  Exigências pessoais - físicas, intelectuais, culturais

Preparar as condiçõespara a realização doserviço de bar - mise-en- place  

Preparação do bar - mise-en-place    Tipos de bar 

−  Comum−  Hotel−  Restaurante

  Legislação da actividade profissional  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios

−  Tipo de mobiliário e equipamentos - armários, carros de bebidas,multi-bar, máquina de café, máquina de gelo, aparelho de bar (vidros,talheres, etc.), registadora, outros

  Utensílios - vidros, louças, talheres, shakers , outros−  Roupas

  Técnicas de preparação do bar −  Disposição dos equipamentos−  Regras básicas de decoração de espaços e mesas e balcões do bar −  Condições de bem-estar ao nível da luminosidade, temperatura e

sonoridade−  Exigências de higiene, dos meios, produtos e formas de higienização

dos diferentes materiais ou espaços−  Produtos e técnicas de limpeza

  Regras de higiene pessoal e de indumentária indispensáveis aomanuseamento de produtos alimentares e à prestação de serviço dealimentos e bebidas

  Modo de funcionamento da caixa registadora ou de outros meiosutilizados

Assegurar ou colaborar na gestão corrente doaprovisionamento earmazenagem do bar 

Aprovisionamento do bar  Gestão de produtos e equipamentos do serviço de bar 

−  Noções de inventariação−  Noções de gestão de stocks  −  Check-list −  Controlo e reposição de stocks  −  Requisições - organização e preenchimento de documentos−  Etiquetagem

  Regras de armazenamento e acondicionamento (produtos de alta, médiae baixa rotação)

  Conservação de produtos alimentares  Normas e técnicas de controlo de qualidade das diferentes matérias-

-primas a utilizar   Cálculos de custos  Importância de uma armazenagem correcta como meio de facilitar o

desenvolvimento do serviço

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 9/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 9/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

1.3. 

50 horas

Atendimento eprotocolo

Acolher, acomodar,assessorar e recolher ospedidos dos clientes

Atendimento de clientes no bar   Tecnologia dos equipamentos e utensílios

−  Mobiliário, utensílios, cartas de bar e equipamento de registo depedidos

  Normas técnicas e protocolares do atendimento de clientes−  Apresentação (farda)−  Regras de protocolo−  Relação empregado/cliente−  Assertividade

  O acolhimento, acomodação e entrega das cartas de bar   Noções e técnicas de marketing    Registo de pedidos/sugestões

−  Anotação de pedidos−  Regras a considerar na comunicação dos pedidos−  Ficheiro de mesas/livro de comprovantes

  Roda do bar 

Atender clientesrelativamente areclamações, prestar informações de carácter turístico e prestar cuidados básicos desaúde e bem-estar 

Atendimento diversos   Estratégias e regras de comportamento nas relações interpessoais  A postura correcta, disponível e afável perante uma reclamação  Gestão de conflitos  Estratégias de autocontrolo  Informação turística e hoteleira

−  Património e os aspectos culturais−  Factos históricos ou lendários da região−

  Locais de interesse cultural−  Locais de diversão−  Desportos−  Folclore−  Artesanato−  Outras

  Princípios gerais relativos à prestação dos cuidados de saúde e bem-estar −  Socorros básicos a pessoas e bens−  Cuidados de bem-estar e de higiene de vestuário−  Produtos aliviadores de mal-estar pessoais (dores de estômago, de

cabeça, resultantes de uma queda, etc.)−  Produtos destinados a acidentes higiénicos (salpicos de gordura ou

fruta na pele ou roupa, etc.)Boas práticas de higiene e segurança

1.4. 

75 horas

Preparação e execuçãodo serviço de alimentose bebidas

Preparar produtosdestinados à confecção edecoração e executar oserviço de alimentos ebebidas

Preparação de meios e produtos e execução do serviço de bar  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios

−  Características das bebidas e alimentos servidas no bar - tipos eorigens, composição dietética e valor alimentar 

−  Bebidas simples e compostas (alcoólicas e não alcoólicas)−  Bebidas quentes - cafés, infusões (chás, outros), chocolates, outras−  Noções sobre os efeitos do álcool−  Abordagem à venda e consumo do álcool numa perspectiva

preventiva, em particular aos novos públicos−  Elementos decorativos não comestíveis−  Produtos alimentares para decorações de bebidas e alimentos

(frutas, vegetais, frescos ou enlatados, condimentos, aromas, outros)

−  A qualidade dos produtos alimentares−  Tipo de serviço de bar - directo, indirecto e misto−  Interface entre serviços (mesa, bar)

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 10/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 10/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

1.4.  Preparação e execuçãodo serviço de alimentose bebidas

Preparar produtos paraconfecção e decoração eexecutar o serviço dealimentos e bebidas

Preparação de meios e produtos e execução do serviço de bar−  Tipos de máquinas, suas características, finalidades, modos de

funcionamento e utilização (espremedores de citrinos, de tiragem decerveja, de batidos, café, lavagem, outras)

−  Armazenamento e conservação  Princípios gerais da estética de cores, formas, materiais  Técnicas de preparação do serviço de bar 

−  Preparação das máquinas, aparelhos e utensílios a util izar −  Colocação em funcionamento−  A organização dos equipamentos e utensílios de modo correcto e

funcional−  A selecção de matérias-primas e produtos adequados ao serviço de

bar em função da sua qualidade e produto a obter   Técnicas de preparação de alimentos e bebidas  Métodos e técnicas e meios de acondicionamento e conservação dos

produtos e das preparações  Decoração de bebidas e alimentos

−  Princípios gerais da estética de cores, formas, materiais  Serviço de alimentos

−  Preparação e apresentação de sanduíches simples, mistas, canapés,tostas, outros

−  Preparação e apresentação de aperitivos (torrados, salgados,confeccionados, fumados, outros)

  Serviço de bebidas−  Preparação de bebidas−  Temperaturas aconselháveis a cada bebida− 

Capitação e apresentação das bebidas ao cliente  Execução de orçamentos  Facturação dos serviços prestados  Mise-en-place   Boas práticas de higiene e segurança

−  Normas técnicas, protocolares e de segurança

Efectuar requisições econtrolo de custos efacturar e cobrar serviçosprestados

Requisições, controlo de custos e facturação de serviços  As normas de requisição dos diversos produtos (utensílios e

consumíveis)  Funções, formas de preenchimento e utilização da diversa

documentação ou suportes informáticos específicos−  Registo−  Transmissão−  Controlo das requisições e fornecimentos internos e externos

(requisições à cozinha, cafetaria, economato bar, etc.)−  Folhas de transferência−  Folhas de quebras−  Outros

  Objectivos, documentos e procedimentos do controlo de custos  Conceitos de rentabilidade de produtos alimentares e de bebidas, rácios,

taxas de lucro, capitações  Normas básicas de contabilização e facturação  Meios e processos de cálculo, contabilização e facturação (manuais,

máquinas de calcular, suportes informáticos)  A cobrança através por diversos meios (cartões de débito e de crédito,

cheques e dinheiro)  Normas e comportamentos de despedida do cliente após o pagamento  Boas práticas de higiene e segurança

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 11/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 11/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

Língua inglesa – serviço de bar na restauração  Bases gramaticais para a leitura, interpretação de texto técnico e

estabelecimento de comunicação elementar   Vocabulário técnico específico à profissão  Expressões básicas de comunicação utilizadas no dia-a-dia, no contexto

social e profissional

1.5. 

50 horas

Serviço de bar narestauração em línguainglesa e em línguafrancesa

Interpretar textos técnicossimples e estabelecer comunicação oral emlíngua inglesa e em línguafrancesa Língua francesa - serviço de bar na restauração* 

  Bases gramaticais para a leitura, interpretação de texto técnico eestabelecimento de comunicação elementar 

  Vocabulário técnico específico à profissão  Expressões básicas de comunicação utilizadas no dia-a-dia, no contexto

social e profissional

* A língua francesa pode, sempre que as necessidades regionais ou locais o justifiquem, ser substituída por uma outra língua estrangeira. 

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 12/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 12/20

Unidade de Formação 2. Cafetaria e serviços especiais na restauração e hotelaria

I t inerár io  

Serviço de Bar  

Saída Prof iss ion al  

Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid )

Object ivos

Articular com a cozinha e com a copa, comunicando os pedidos dos clientes, recebendo e transportando osalimentos e bebidas a servir.

Executar os diversos serviços de bar e de cafetaria, balcão e mesa, preparando e servindo aperitivos, águas,vinhos, cafés, outras bebidas e alimentos à mesa e ao balcão.

Efectuar o atendimento de grupos em serviços especiais – farewell parties , portos de honra, outros.

Assegurar um bom clima relacional com o cliente, utilizando a língua materna, a língua inglesa e a língua francesa.

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

2.1. 

75 horas

Preparação e execuçãodo serviço de cafetaria,balcão e mesa

Identificar os vários tiposde alimentos, suascaracterísticasnutricionais, dietéticas eprocessos gerais de

confecção

Os alimentos, suas características e confecção   Tipos e características gerais e de qualidade dos produtos alimentares

usualmente utilizados−  Confecção de pratos principais (carnes, peixes, mariscos)−  Preparação de entradas, acompanhamentos e guarnições (massas,

arrozes, batatas, legumes, hortaliças, etc.)−  Preparação de sobremesas (frutas, queijos doces, etc.)−  Preparações diversas (ovos, lacticínios, gorduras, farinhas, plantas

aromáticas, especiarias etc.)

  Processos básicos de preparação culinária dos diferentes alimentos(cozer, assar grelhar, saltear, estufar, etc.)  Roda dos alimentos  Princípios gerais de dietética  Princípios gerais de uma alimentação racional e saudável

−  Constituintes, proporções e capitações−  Erros alimentares mais comuns

  Exigências de conservação e de higiene no manuseamento dosalimentos e importância da sua aplicação

  Boas práticas de higiene e segurança

Identificar os hábitosalimentares, as

gastronomias e ascaracterísticas dasmodernas tendênciasalimentares egastronómicas

Regimes alimentares e gastronomia   Condicionantes dos hábitos e regimes alimentares, nas vertentes

geográficas, religiosas e culturais  As refeições ligeiras - saladas, do tipo fast food  Principais refeições alimentares e gastronómicas relacionadas com as

religiões - judaica, maometana, hindu  Novos conceitos e orientações sobre alimentação e suas consequências

nas modernas tendências em gastronomia  Alimentação racional e dietética  Influência dos modos de vida nos modernos tipos de ofertas

gastronómicas  Gastronomia regional portuguesa

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 13/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 13/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

2.1.  Preparação e execuçãodo serviço de cafetaria,balcão e mesa

Preparar e servir aperitivos sólidos,refeições ligeiras ebebidas de cafetaria

Preparação e serviço de aperitivos sólidos, refeições ligeiras e bebidasde cafetaria   Tipos de aperitivos sólidos que podem ser servidos no bar 

−  Torrados (ex. amendoins, castanhas)−  Salgados (ex. favas, amendoins, caju)−  De conservas (ex. enchovas, salsichas)−  Confeccionados (ex. croquetes, rissóis)−  Fumados (ex. presuntos, enchidos)−  Canapés−  Outros

  Tipos de sanduíches−  Simples, queijo, fiambre, outras

−  Mistas, carne com alface e tomate, ovos e bacon, outras−  Tostas−  Outras

  Tipos de bebidas (ex. café, águas, sumos)  Tipos de doces servidos na cafetaria  Tipos de confecções usualmente servidas como refeições ligeiras -

saladas, do tipo fast food   Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios

−  Características dos ingredientes - carnes, peixes, mariscos, ovos−  Condimentos−  Outros−  Recheios−  Molhos para saladas, para cocktail de marisco, para doces, outros−  Guarnições− 

Equipamentos e utensílios - carro de serviço/guéridon, máquinas emoinho de café, torradeira, talheres, bonbonnières , taças, outros−  Armazenamento e conservação das matérias-primas, produtos

alimentares, equipamentos e utensílios  Registo dos pedidos e articulação com a copa

−  Regras de preparação e execução do serviço de copa  Processos confecção dos produtos alimentares

−  Preparação de canapés−  Preparações diversas (hambúrgueres, baguetes, bifanas no pão,

omeletas, outras)−  Saladas - frias, quentes, simples e compostas−  Refeições ligeiras−  Outros

  Técnicas do serviço de alimentos e bebidas de cafetaria ao balcão e àmesa−  Regras de preparação e execução do serviço de cafetaria (ex.

lanches e outros)−  Corte, empratamento e apresentação de alimentos−  Preparação, doseamentos e apresentação das bebidas−  O sentido estético−  O desembaraço da mesa e do local das preparações−  Limpeza e arrumação de utensílios

  Boas práticas de higiene e segurança

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 14/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 14/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

2.2. 

50 horas

Preparação e execuçãodo serviço de bar

Preparar e efectuar oserviço de bar nas suasvárias tipologias

Preparação e serviço de bar - directo, indirecto e misto  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios  Secções de apoio ao serviço de bar 

−  Funcionamento e serviços prestados pela cozinha e cave-dia−  Circuitos de serviço - recolha, entrega e transporte de utensílios,

alimentos e bebidas  Preparação das mesas  Métodos de serviço de mesa

−  Directo−  Indirecto−  Misto−  Normas técnicas, protocolares e de segurança e higiene

  Mise-en-place para o serviço (espaços, equipamentos e utensílios)  Interface entre serviços (cozinha-mesa-bar)  Normas técnicas e protocolares do serviço de mesa em bar 

−  Acolhimento, atendimento e informação−  Empratamento dos vários tipos de iguarias, guarnições e molhos−  Preparação e capitação de bebidas−  Regras do serviço de bebidas e alimentos à mesa−  Contabilização e facturação

  Desembaraçamento e reposição simultânea de mesas−  Locais onde devem ser colocados os utensílios retirados−  Importância da higiene no manuseamento dos produtos e seu

acondicionamento  Importância da gestão do trabalho  Boas práticas de higiene e segurança

− 

Normas técnicas, protocolares e de segurança e higiene

2.3. 

50 horas

Preparação e execuçãode serviços especiais

Preparar e efectuar serviços volantes dealimentos e bebidas(portos de honra , coffee- breaks , outros)

Prestação de serviços volantes  Tipos de serviço de beberetes

−  Aperitivo bar −  Cocktails  −  Coffee breaks  −  Farewell parties  −  Garden parties  −  Lanches−  Portos de honra−  Welcome drinks −  Wine and cheese party  −  Outros

  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios−  Tipos de entradas−  Pratos principais, acompanhamentos, sobremesas−  Doces e salgados, frios e quentes−  Vinhos e outras bebidas−  Tipo de mobiliário, equipamentos, utensílios suas funções e modos

de apresentação  Técnicas de serviço de bar aplicadas em situações especiais

−  Tipos e locais de realização−  Organização dos espaços−  Check-list  −  Preparação e decoração das mesas de serviço e de apoio (ex.

postos fixos para serviço de cafés, chás, refrescos, bebidas

alcoólicas)−  Técnicas de composição e organização de alimentos e bebidas em

bandeja (ex. aperitivos sólidos, acepipes vários, doces, sumos ebebidas alcoólicas)

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 15/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 15/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

2.3.  Preparação e execuçãode serviços especiais

Preparar e efectuar serviços volantes dealimentos e bebidas(portos de honra , coffee- breaks , outros)

Prestação de serviços volantes−  Serviço volante de alimentos e bebidas−  Serviço da recolha de utilizados−  Reposição de utensílios e alimentos ou bebidas nas mesas ou postos

de serviço−  Arrumação de mobiliário, equipamento e utensílios−  Serviço de bebidas diversas em posto fixo−  Organização e transporte de sólidos e líquidos em bandejas−  A organização e trabalho em equipa

  Contabilização dos serviços prestados  Boas práticas de higiene e segurança

Língua inglesa – cafetaria e serviços especiais na restauração ehotelaria• Técnicas de comunicação e atendimento aplicadas à actividade

profissional−  Vocabulário técnico específico à profissão−  Expressão oral no contexto social e profissional

2.4. 

50 horas

Cafetaria e serviçosespeciais narestauração e hotelariaem língua inglesa elíngua francesa

Utilizar a língua inglesa ea língua francesa nacomunicação aplicada àactividade profissional, anível elementar 

Língua francesa – cafetaria e serviços especiais na restauração ehotelaria * • Técnicas de comunicação e atendimento aplicadas à actividade

profissional−  Vocabulário técnico específico à profissão−  Expressão oral no contexto social e profissional

* A língua francesa pode, sempre que as necessidades regionais ou locais o justifiquem, ser substituída por uma outra língua estrangeira. 

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 16/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 16/20

Unidade de Formação 3. Serviços de bebidas na restauração e hotelaria

I t inerár io  Serviço de Bar  

Saída Prof iss ion al  Empregado/a de Bar (Barmen / Barmaid) 

Object ivos

Preparar, decorar e servir bebidas simples.

Preparar, decorar e servir bebidas compostas, misturando os ingredientes em tempos e quantidades adequados,por processos manuais ou mecânicos.

Atender e apoiar o cliente, assegurando um bom clima relacional, utilizando a língua materna, a língua inglesa e alíngua francesa.

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

3.1. 

50 horas

Preparação e execuçãodo serviço de bebidassimples

Preparar, apresentar eservir bebidas simples

Preparação e serviço de bebidas simples  Tipos de bebidas simples que podem ser servidas num bar 

−  Bebidas alcoólicas fermentadas (ex. vinhos comuns e especiais,cerveja, cidra, sake) 

−  Bebidas alcoólicas destiladas (ex. aguardentes vínicas, bagaceiras)−  Bebidas alcoólicas compostas [ex. licores ou pastis, amargos

(bitters )]−  Bebidas não alcoólicas (ex. águas naturais e gaseificadas, leite,

cacau, refrigerantes, xaropes, sumos, café)  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios

−  Tipologia das bebidas (fermentadas, destiladas e estimulantes− 

Processos gerais de fabrico−  Características gerais (ex. graduação alcoólica)−  Funções ou utilizações (ex. aperitivas, digestivas, refrescantes ou

dessecantes, alimentares, de sobremesa)−  Utensílios e recipientes a utilizar para cada bebida−  Armazenamento e conservação dos produtos / matérias-primas e dos

equipamentos e utensílios  Técnicas de serviço

−  Preparação−  Capitações−  Desenvolvimento de procedimentos visando aspectos económicos,

estéticos e inovadores−  Aproveitamento de bebidas e respectivos procedimentos−  Decorações apropriadas e temperaturas aconselháveis−  Princípios gerais da estética de cores, formas, materiais−  Apresentação da bebida ao cliente ao balcão ou na mesa

pré-preparadas−  Desembaraçamento das mesas e do local das preparações−  Limpeza e arrumação de utensílios

  Boas práticas de higiene e segurança−  Normas técnicas, comportamentais e de segurança e higiene

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 17/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 17/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

3.1.  Preparação e execuçãodo serviço de bebidassimples

Reconhecer, caracterizar e servir vinhos

Serviço de vinhos   Tipos de vinhos, sua classificação

−  Vinhos comuns - brancos, tintos, verdes−  Vinhos especiais - doces de mesa, licorosos, generosos,

espumantes, espumosos gaseificados, outros  Importância da valorização dos vinhos portugueses  Regiões demarcadas portuguesas e características dos respectivos

vinhos  Compatibilidade entre vinhos e alimentos  Modos de conservação dos vinhos  Utensílios e tipos de copos adequados a cada vinho  Armazenamento e conservação dos equipamentos e utensílios utilizados

  Normas técnicas e protocolares para servir os diversos tipos de vinho−  Procedimentos de transporte−  Temperaturas a que devem ser servidos−  A apresentação e o desarrolhar da garrafa−  Decantação−  O verter do vinho−  A degustação

  Boas práticas de higiene e segurança

3.2. 

200 horas

Preparação e execuçãodo serviço de bebidascompostas

Preparar/confeccionar,apresentar e servir bebidas compostas dotipo short drinks  

Preparação e serviço de bebidas compostas do tipo short  drinks    Tipos de bebidas compostas, com e sem álcool que podem ser servidas

num bar (short drinks )− 

Cocktail (before dinner , after dinner, fancy drink )−  Pousse-café −  Outros

  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios−  Tipo de bebidas−  Outros ingredientes (ex. bebidas, frutos, ovos, leite, condimentos,

gelo)−  Elementos comestíveis e não comestíveis para decorações−  Finalidades e formas de utilização do equipamento, máquinas e

utensílios (ex. triturador de gelo, cups , shaker, copos paracomposições, de misturas (mixing–glass), recipiente para escorrer líquidos, balde para gelo (frappe ), outros)

−  Armazenamento e conservação dos produtos / matérias-primas e dosequipamentos e utensílios

  Técnicas de preparação de bebidas compostas (short drinks )−  Leitura, interpretação e aplicação de receitas−  Descasque e corte dos frutos−  A maceração da fruta (cup )−  Graduação alcoólica das diversas bebidas−  Temperatura a que devem ser servidas as bebidas−  O gelar dos recipientes−  Tabela de pesos das diversas bebidas por litro −  Preparação das bebidas (ex. percentagens de ingredientes, formas e

momentos de mistura)−  Temperaturas aconselháveis para o serviço de cada bebida

  Técnicas de preparação de semi-produtos utilizados na decoração debebidas−  As bordaduras, com açúcar ou sal−  Outros enfeites (comestíveis e não comestíveis)

−  Processos de execução  Técnicas de serviço

−  Capitação aconselhada das diversas bebidas

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 18/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 18/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

3.2.  Preparação e execuçãodo serviço de bebidascompostas

Preparar/confeccionar,apresentar e servir bebidas compostas dotipo short drinks  

Preparação e serviço de bebidas compostas do tipo short  drinks  −  Desenvolvimento de procedimentos visando aspectos económicos,

estéticos e inovadores−  Aproveitamento de bebidas e respectivos procedimentos−  O polvilhar −  O incendiar da bebida −  O flutuar das natas−  Outras decorações tradicionais e temáticas−  Princípios gerais da estética de cores, formas, materiais−  Apresentação da bebida ao cliente ao balcão ou na mesa

pré-preparadas−  Desembaraçamento das mesas e do local das preparações

−  Limpeza e arrumação de utensílios  Boas práticas de higiene e segurança

−  Normas técnicas, protocolares e de segurança e higiene 

Preparar/confeccionar,apresentar e servir bebidas compostas dotipo hot drinks  

Preparação e serviço de bebidas compostas do tipo hot drinks    Tipos de bebidas compostas, com e sem álcool que podem ser servidas

num bar (hot drinks )−  Cobblers −  Crusts −  Cups −  Daisies −  Fixes −  Fizzes − 

Flips −  Ponches −  Sangarees −  Sangria −  Slings −  Smashes −  Sours −  Toddies −  Outros

  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios−  Ingredientes−  Decorações−  Finalidades e formas de utilização do equipamento, máquinas e

utensílios−  Armazenamento e conservação dos produtos / matérias-primas e dos

equipamentos e utensílios  Técnicas de preparação de bebidas compostas (hot drinks )

−  Leitura, interpretação e aplicação de receitas−  Preparação das bebidas (temperaturas aconselháveis para o serviço

de cada bebida  Técnicas de preparação de semi-produtos utilizados na decoração de

bebidas  Técnicas de serviço

−  Capitações−  Decorações tradicionais, temáticas, outras−  Apresentação das bebidas ao cliente, ao balcão ou na mesa

pré-preparadas−  Desembaraçamento das mesas e do local das preparações−  Limpeza e arrumação de utensílios

  Boas práticas de higiene e segurança

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 19/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 19/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

3.2.  Preparação e execuçãodo serviço de bebidascompostas

Preparar/confeccionar,apresentar e servir bebidas compostas dotipo long drinks  

Preparação e serviço de bebidas compostas do tipo long drinks    Tipos de bebidas compostas, com e sem álcool que podem ser servidas

num bar (long drinks )−  Collins −  Coolers −  Egg-noggs −  Highballs −  Juleps −  Ponches −  Slings −  Batidos −  Outros

  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios−  Finalidades e formas de utilização do equipamento, máquinas e

utensílios−  Armazenamento e conservação dos produtos / matérias-primas e dos

equipamentos e utensílios  Técnicas de preparação de semi-produtos utilizados na decoração de

bebidas  Técnicas de preparação de bebidas compostas (long drinks )

−  Leitura, interpretação e aplicação de receitas−  Preparação das bebidas - temperaturas aconselháveis para o serviço

de cada bebida  Técnicas de serviço

−  Capitações−  Decorações tradicionais, temáticas, outras− 

Apresentação das bebidas ao cliente, ao balcão ou na mesapré-preparadas−  Desembaraçamento das mesas e do local das preparações−  Limpeza e arrumação de utensílios

  Boas práticas de higiene e segurança

Preparar/confeccionar,apresentar e servir bebidas compostas dotipo médium drinks  

Preparação e serviço de bebidas compostas do tipo médium drinks    Tipos de bebidas compostas, com e sem álcool que podem ser servidas

num bar (médium drinks )  Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios

−  Ingredientes−  Decorações−  Finalidades e formas de utilização do equipamento, máquinas e

utensílios−  Armazenamento e conservação dos produtos / matérias-primas e dos

equipamentos e utensílios  Técnicas de preparação de bebidas compostas (médium drinks)

−  Leitura, interpretação e aplicação de receitas−  Preparação das bebidas−  Temperaturas aconselháveis para o serviço de cada bebida

  Técnicas de preparação de semi-produtos utilizados na decoração debebidas

  Técnicas de serviço−  Capitações−  Decorações tradicionais, temáticas, outras−  Apresentação das bebidas ao cliente, ao balcão ou na mesa

pré-preparadas−  Desembaraçamento das mesas e do local das preparações

−  Limpeza e arrumação de utensílios  Boas práticas de higiene e segurança

5/13/2018 81104 Servico de Bar - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/81104-servico-de-bar 20/20

 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

REFERENCIAL DE FORMAÇÃO Saída Profissional: Empregado/a de Bar Nível 2 FP-OF Junho 2007 20/20

Subunidades de Formaç ão

N.º /

Duração

Designação /

Object i vos Especí f i cos

Conteúdos programát icos

Língua inglesa – serviço de bebidas na restauração e hotelaria   Técnicas de comunicação e atendimento aplicadas em situação

profissional−  Vocabulário geral e técnico, específico ao sector e à profissão−  Expressão oral no contexto social e profissional

3.3. 

50 horas

Serviço de bebidas narestauração e hotelariaem língua inglesa e emlíngua francesa

Utilizar a língua inglesa ea língua francesa nacomunicação em situaçãoprofissional Língua francesa – serviço de bebidas na restauração e hotelaria * 

  Técnicas de comunicação e atendimento aplicadas em situaçãoprofissional−  Vocabulário geral e técnico, específico ao sector e à profissão

−  Expressão oral no contexto social e profissional

* A língua francesa pode, sempre que as necessidades regionais ou locais o justifiquem, ser substituída por uma outra língua estrangeira.