servico social 1

64
Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância Caderno de Atividades Serviço Social Coordenação do Curso Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre Autores Andrea Tochio de Antonio Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre Emanuela Patrícia de Oliveira Enilda Maria Lemos Silvia C. A. Marques Yaeko Ozaki

Upload: leia-mayer

Post on 05-Jun-2015

34.945 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Servico social 1

Universidade Anhanguera - UniderpCentro de Educação a Distância

Caderno de Atividades

Serviço Social

Coordenação do Curso

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre

Autores

Andrea Tochio de Antonio

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre

Emanuela Patrícia de Oliveira

Enilda Maria Lemos

Silvia C. A. Marques

Yaeko Ozaki

Page 2: Servico social 1

Universidade Anhanguera - UniderpCentro de Educação a Distância

ChancelerAna Maria Costa de Sousa

ReitorGuilherme Marback Neto

Vice-ReitoraHeloisa Helena Gianotti Pereira

Pró-ReitoresPró-Reitor Administrativo: Antonio Fonseca de CarvalhoPró-Reitor de Extensão, Cultura e Desporto: Ivo Arcângelo Vendrúsculo BusatoPró-Reitor de Graduação: Eduardo de Oliveira EliasPró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Elizabeth Tereza Brunini Sbardelini

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIADiretor-GeralJosé Manuel Moran

Diretor-AdjuntoLuciano Sathler

Coordenação de Qualidade do Material DidáticoLuciano Gamez: Coordenador e organizador da publicaçãoFernanda Bocchi BalthazarHelena OkadaWaurie Rolão

IlustraçõesEdnei Marx

ANHANGUERA PUBLICAÇÕESGerente EditorialAdauto Damásio

C129 Caderno de atividades: serviço social / Andrea Tochio de Antonio

…[et al.]; Organizador Luciano Gamez; Coordenação do cur-so Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre. - Valinhos : Anhan-guera Publicações, 2010. p. 248 - (EAD ; 2ª série).

ISBN: 978-85-7969-033-4

1. Serviço social - Metodologia. 2. Sociologia. 3. Serviço social - Filosofi a. I. Antonio, Andrea Tochio de. II. Nobre, Elisa Cléia Pi-nheiro Rodrigues. III. Série.

CDD – 20 ed. : 370.15

© 2010 Anhanguera Publicações - Proibida a reprodução fi nal ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modifi cada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma. Impresso no Brasil 2010

Page 3: Servico social 1

Nossa Missão, Nossos Valores

Desde sua fundação, em 1994, os fundamentos da “Anhanguera Educacional” têm sido o principal motivo do seu crescimento.

Buscando permanentemente a inovação e o aprimoramento acadêmico em todas as ações e programas, é uma Instituição de Educação Superior comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa de iniciação científi ca e extensão, que oferecemos.

Ela procura adequar suas iniciativas às necessidades do mercado de trabalho e às exigências do mundo em cons-tante transformação.

Esse compromisso com a qualidade é evidenciado pelos intensos e constantes investimentos no corpo docente e de funcionários, na infraestrutura, nas bibliotecas, nos laboratórios, nas metodologias e nos Programas Institu-cionais, tais como:

• Programa de Iniciação Científi ca (PIC), que concede bolsas de estudo aos alunos para o desenvolvimento de pesquisa supervisionada pelos nossos professores.

• Programa Institucional de Capacitação Docente (PICD), que concede bolsas de estudos para docentes cursa-rem especialização, mestrado e doutorado.

• Programa do Livro-Texto (PLT), que propicia aos alunos a aquisição de livros a preços acessíveis, dos melhores autores nacionais e internacionais, indicados pelos professores.

• Serviço de Assistência ao Estudante (SAE), que oferece orientação pessoal, psicopedagógica e fi nanceira aos alunos.

• Programas de Extensão Comunitária, que desenvolve ações de responsabilidade social, permitindo aos alunos o pleno exercício da cidadania, benefi ciando a comunidade no acesso aos bens educacionais e culturais.

A fi m de manter esse compromisso com a mais perfeita qualidade, a custos acessíveis, a Anhanguera privilegia o preparo dos alunos para que concretizem seus Projetos de Vida e obtenham sucesso no mercado de trabalho. Adota inovadores e modernos sistemas de gestão nas suas instituições. As unidades localizadas em diversos Es-tados do País preservam a missão e difundem os valores da Anhanguera.

Atuando também na Educação a Distância, orgulha-se em oferecer ensino superior de qualidade em todo o Terri-tório Nacional, por meio do trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Anhan-guera - UNIDERP -, nos diversos polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. Sua metodologia permite a integração dos professores, tutores e coordenadores habilitados na área pedagógica, com a mesma fi nalidade: aliar os melhores recursos tecnológicos e educacionais, devidamente revisados, atualizados e com conteúdo cada vez mais amplo para o desenvolvimento pessoal e profi ssional de nossos alunos.

A todos, bons estudos!

Prof. Antonio Carbonari NettoPresidente - Anhanguera Educacional

Page 4: Servico social 1
Page 5: Servico social 1

Sobre o Caderno de Atividades

Caro(a) Aluno(a),

Você está recebendo o Caderno de Atividades, preparado pelos professores do Curso de Graduação em que você está matriculado, com o objetivo de contribuir para a sua aprendizagem. Ele aprofunda os conteúdos disponíveis nas publicações que fazem parte do Programa do Livro-Texto (PLT), trazendo orientações de estudo, destaques, propostas de atividades individuais e em grupo e desafi os de aprendizagem a serem realizados.

As questões propostas foram elaboradas pelos docentes ou adaptadas de provas públicas já realizadas, inclusi-ve do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação a conhecimentos, habilidades e competências, necessários ao seu futuro desempenho profi ssional. Essa inclusão de perguntas, selecionadas a partir de avaliações ocorridas fora do âmbito universitário, colabora na sua preparação para o enfrentamento de situações mais contextualizadas.

Você também vai encontrar caminhos para vincular os textos e questões com as teleaulas do seu curso. Isso permite planejar com antecedência seu tempo e dedicação, estudar os temas previamente e se preparar para aproveitar ao máximo a interação com a equipe docente.

Desejamos que você tenha um ótimo semestre letivo.

José Manuel Moran e Luciano SathlerDiretoria do Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Page 6: Servico social 1

Autores

Andrea Tochio de AntonioGraduação: Ciências Sociais - Universidade Federal de São Carlos - UFscar, 2004.

Graduação: Psicologia - Universidade Paulista - UNIP Jundiaí, cursando 5º semestre.Mestrado: Antropologia Social - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2008.

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues NobreGraduação: Serviço Social - Universidade Católica Dom Bosco, 1992.

Especialização: Gestão de Políticas Sociais - Universidade do Estado e da Região do Pantanal/UNIDERP, 2003.Mestrado: Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, 2007.

Emanuela Patrícia de OliveiraGraduação: Ciências Sociais: Bacharel em Sociologia e Antropologia e Licenciatura em Ciências Sociais -

Universidade Estadual de Campinas, 2004.Especialização: Didática e Metodologia do Ensino Superior - Universidade Anhanguera-UNIDERP, 2008.

Mestrado: Antropologia Social - Universidade Estadual de Campinas, 2007.

Enilda Maria LemosGraduação: Estudos Sociais - Faculdade de Ciência, Letras e Educação de Presidente Prudente (FCLEPP), 1975.

Graduação: Serviço Social. Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), 1979.Especialização: Metodologia de Ação do Serviço Social. Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), 1982.

Mestrado: Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Campo Grande, Brasil, 2004.

Sílvia C. A. MarquesGraduação: Comunicação Social com habilitação em Cinema e vídeo - FAAP, 2000.

Mestrado: Comunicação e Semiótica - PUC de São Paulo, 2003.Doutorado: Comunicação e Semiótica - PUC de São Paulo, 2009.

Yaeko OzakiGraduação: Psicologia - Universidade São Francisco (USF), 1991.

Especialização: Administração de Recursos Humanos - Universidade São Judas Tadeu (USJT), 1993. Mestrado: Clínica Médica - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, 2008.

Luciano Gamez – Organizador da publicaçãoGraduação: Psicologia - Universidade de Lisboa, 1992.

Mestrado: Engenharia Humana - Universidade do Minho, 1998.Doutorado: Engenharia de Produção - Área de concentração: Ergonomia

Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

Page 7: Servico social 1

Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social I

Tema 1 - O Processo de Produção Capitalista ............................................................. 15

Tema 2 - O Serviço Social e o Trabalho do Assistente Social ........................................ 21

Tema 3 - As Origens do Serviço Social Brasileiro e Latino-Americano .......................... 26

Tema 4 - Manifestações sociais das décadas de 1920 e de 1930 ................................ 34

Tema 5 - As Primeiras Escolas Brasileiras de Serviço Social .......................................... 40

Tema 6 - A Prática e o Discurso dos Primeiros Assistentes Sociais ............................... 46

Tema 7 - Primeiras Instituições Públicas e Privadas que Implantaram o Serviço Social ........................................................................................... 52

Tema 8 - Primeiros Congressos Brasileiros de Serviço Social ........................................ 58

Formação Social, Econômica e Política do Brasil

Tema 1 - O Brasil Colônia ........................................................................................... 71

Tema 2 - A Economia Cafeeira ................................................................................... 77

Tema 3 - A Crise do Trabalho Escravo ......................................................................... 82

Tema 4 - A Imigração e o Esgotamento do Sistema Cafeeiro ...................................... 88

Tema 5 - O Brasil Republicano e a Industrialização ..................................................... 94

Tema 6 - As Diferenças Econômicas Regionais no Brasil ............................................ 100

Tema 7 - Revolução de 1930 e a Era Vargas ............................................................. 105

Tema 8 - O Processo de Substituição de Importações ............................................... 110

Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Tema 1 - O Ser Humano .......................................................................................... 129

Tema 2 - O conhecimento ........................................................................................ 185

Tema 3 - História da Filosofia ................................................................................... 141

Tema 4 - Filosofia Moderna ...................................................................................... 146

Tema 5 - Filosofia Contemporânea ........................................................................... 151

Tema 6 - Ciência e Filosofia ...................................................................................... 157

Tema 7 - Ética e Filosofia .......................................................................................... 162

Tema 8 - Filosofia Política e Estética ......................................................................... 167

Sumário

Page 8: Servico social 1

Sociologia

Tema 1 - Fundamentos básicos da Sociologia Geral: da pesquisa sociológica ao planejamento governamental ............................................................... 180

Tema 2 - Cultura e sociedade: as estruturas, as interações e os grupos sociais .......... 187

Tema 3 - O papel das instituições na regulamentação e controle social ..................... 194

Tema 4 - O papel da sociedade civil na dinâmica social e na luta pelo desenvolvimento sustentável ..................................................................... 202

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tema 1 - Ecossistemas e aquecimento global ........................................................... 215

Tema 2 - As metas do milênio e a sustentabilidade .................................................. 221

Tema 3 - Responsabilidade empresarial ................................................................... 228

Tema 4 - Marketing sustentável ............................................................................... 235

Page 9: Servico social 1

Autoras:Elisa Cléia Pinheiro Nobre e Enilda Maria Lemos

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Page 10: Servico social 1

12

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Orientações de estudo

Caro(a) aluno(a),

Este caderno de atividades foi elaborado com base no livro “Relações Sociais e Serviço Social no Bra-sil” dos autores Marilda Vilela Iamamoto e Raul de Carvalho da Editora Cortez, 2006.

Ele é composto por 8 temas:

Tema 1O Processo de Produção Capitalista

Aborda os conteúdos situados na Parte I, no capítulo I, páginas 29 – 70. Nesse capítulo você entenderá o funcionamento da sociedade capitalista. Dentre outros conceitos, você estudará: capital e trabalho, produção e reprodução, mercadoria, relação social e mais valia, comentados a seguir.

O conceito de capital se refere aos proprietários dos meios de produção (os empresários) e o conceito de tra-balho se refere aos trabalhadores. Ambos buscam interesses divergentes, porém eles são imprescindíveis um ao outro, embora se oponham e vivam em confl ito permanente.

O trabalhador vende a sua força de trabalho ao empregador, mas é o capital que se apropria da riqueza social produzida pelo conjunto dos trabalhadores.

O processo de produção é permanente e contínuo. Ele produz o lucro que é extraído daquela parte do traba-lho que o trabalhador não recebe. É o lucro que vai para o capitalista.

A mercadoria é fruto da relação entre o capital e o trabalho. A forma com que a mercadoria se apresenta ao comprador não deixa ver as condições de trabalho em que ela foi realizada. Nela está expressa a exploração social, porém de forma oculta. A relação social discutida pelos autores é a relação estabelecida entre o capital e o trabalho. É uma relação de oposição e de fortes vínculos pela necessidade de um ao outro. Por isso, ela é contraditória e confl ituosa. O capital é uma relação social. A mais valia é aquela parte que o trabalhador produz, por cujo trabalho não recebe, e que vai em forma de lucro para o capitalista.

Tema 2O Serviço Social e o Trabalho do Assistente Social

Aborda os conteúdos situados na Parte I, no capítulo II, páginas 71 – 124. Nele você observará os conceitos abordados pelos autores: questão social, presença política dos trabalhadores, controle social e papel do Servi-ço Social. Segue um breve comentário acerca desses conceitos.

A questão social (conceito já trabalhado no primeiro semestre) precisa sempre ser lembrada no curso de Ser-viço Social. Ela é o objeto de trabalho do assistente social, é decorrente da relação capital e trabalho no qual se manifesta nos diversos problemas sociais.

Page 11: Servico social 1

13

A presença política dos trabalhadores diz respeito à organização dos trabalhadores e seu posicionamento de classe social. Isso signifi ca que os trabalhadores passaram a atuar no coletivo e não individualmente. A luta coletiva, de fato, é uma luta política que tem força de exercer a pressão social.

O controle social deve ser compreendido sob dois pontos de vista: do capital ou do trabalho. No tema em estu-do, o controle social é visto como uma forma de a classe dominante exercer o controle social dos trabalhadores, quer dizer, impedir que eles organizem algum movimento que possa comprometer o domínio da burguesia na sociedade vigente. O controle social está ligado ao papel que o Serviço Social exerce na sociedade capitalista. A profi ssão nasceu de uma demanda da classe dominante para atender seus interesses, contudo é importante dizer que a força do movimento operário foi um fator essencial para o surgimento do Serviço Social.

Tema 3As Origens do Serviço Social Brasileiro e Latino-Americano

Aborda os conteúdos situados na Parte I, no capítulo II, páginas 71 – 124. Nesse tema, você entenderá os seguintes conceitos: pensamento social da igreja, origem confessional do Serviço Social, reprodução da força de trabalho, reprodução do controle e da ideologia dominante. Na sequência, observe um comentário sobre os conceitos mencionados.

O pensamento social da Igreja Católica mostra a preocupação desta com os problemas sociais. O pensamento social da igreja está inscrito nas duas primeiras encíclicas sociais (documentos do papa que indicam diretrizes): a encíclica Rerum Novarum e a encíclica Quadragésimo Anno.

O signifi cado da origem confessional do Serviço social está vinculado ao próprio signifi cado da palavra: con-fessional diz respeito a uma crença religiosa. O fato de os autores chamarem a atenção para a “origem con-fessional” do Serviço Social, quer dizer que a profi ssão está ligada a uma proposta da Igreja Católica. Logo, o Serviço Social em alguns países da América Latina, entre eles, o Brasil, nasceu ligado à Igreja Católica.

A reprodução da força de trabalho se refere às condições mínimas necessárias para que o trabalhador explo-rado possa realizar o seu trabalho, por exemplo os serviços sociais prestados pelo Estado, nos quais o Serviço Social atua. A reprodução do controle e da ideologia dominante quer dizer que o trabalho do Assistente Social ajuda na continuidade da organização social capitalista. Ele atua junto aos trabalhadores contribuindo para que eles se mantenham em condições de trabalhar (apesar da exploração social), ao mesmo tempo em que sua ação mostra que o trabalhador não está abandonado, que ele é socorrido nas suas necessidades emer-genciais e básicas.

Tema 4 Manifestações sociais das décadas de 1920 e de 1930

Aborda os conteúdos situados na Parte II, no capítulo I, páginas 125 – 164. Nele você observará os seguintes conceitos discutidos pelos autores: manifestações sociais, anarquismo, socialismo, república velha, república nova, movimento de 1930 e movimento católico laico. As manifestações sociais são organizadas pela socieda-de civil e podem ter o apoio de setores da classe dominante. O anarquismo é um conjunto de princípios que é contra a autoridade e a dominação. O socialismo defende a igualdade das classes sociais. Ambos estiveram na origem da organização do movimento operário.

A república velha compreende o período que se estendeu de 1889 (Proclamação da República) até o movi-mento de 1930. Nessa época o café exercia a hegemonia na economia brasileira. A república velha terminou sem que o Estado e a Igreja tivesse assumido a questão social.

O movimento de 1930 foi realizado pelos setores descontentes com a política agroexportadora do café e pôs fi m à república velha. Esse movimento acabou com o domínio dos fazendeiros do café na economia brasileira. O movimento laico da Igreja Católica está ligado à ação da igreja feita pelos leigos e não por pessoas religio-sas. A igreja mobilizou intelectuais e outros grupos da sociedade civil para realizarem um trabalho junto aos pobres, especialmente com as famílias operárias.

Page 12: Servico social 1

14

Tema 5As Primeiras Escolas Brasileiras de Serviço Social

Aborda os conteúdos situados na Parte II, no Capítulo II, páginas 165 – 186 do PLT. Nesse tema você terá oportu-nidade de refl etir sobre conceitos essenciais para a compreensão do assunto estudado nas aulas transmitidas. Para maior fi xação do conteúdo, lembre-se que ação social eram ações que tinham como objetivo “melhorar a situa-ção material das classes desprotegidas e principalmente das classes laboriosas por meio que não fosse a esmola” (FARO, 1936, pág. 90 apud LIMA, 1982, pág. 44). Essas ações propiciaram as refl exões sobre a questão social.

“Protoformas do Serviço Social” é outro importante conceito a ser observado no referido tema, pois se re-laciona às ações das primeiras instituições surgidas após a primeira Guerra Mundial, as quais favoreceram o surgimento das primeiras escolas de Serviço Social.

Tema 6A Prática e o Discurso dos Primeiros Assistentes Sociais

Aborda os conteúdos situados na Parte II, no Capítulo II, páginas 187 – 234 do PLT. Nele você irá perceber quantos fatores estão presentes na formação do Serviço Social e também que a prática e o discurso dos pri-meiros assistentes sociais foram determinantes na defi nição de conceitos e diretrizes da profi ssão.

O conteúdo aqui apresentado será de extrema importância para você aprofundar seu conhecimento, pois caridade, visão de mundo, tecnifi cação da assistência e vocação são termos constantemente debatidos neste tema e que me-recem atenção por fazerem parte do caminho percorrido na busca de legitimação do Serviço Social como profi ssão.

Tema 7 Primeiras Instituições Públicas e Privadas que Implantaram o Serviço Social

Aborda os conteúdos situados na Parte II, no Capítulo III, páginas 235 – 324. Nele você conhecerá as institui-ções pioneiras na implantação do Serviço Social. Como você poderá observar no Livro-Texto, a implantação dessas instituições contou com o impulso do contexto econômico vigente e, consequentemente, devido ao contraste existente entre a burguesia e o proletariado.

Aproveite então essa oportunidade para exercitar o seu conhecimento sobre a criação do Conselho Nacional de Assistência Social – CNSS –, A Legião Brasileira de Assistência – LBA –, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI –, o Serviço Social da Indústria – SESI –, entre outras, que são exemplos de instituições criadas nesse período.

Tema 8Primeiros Congressos Brasileiros de Serviço Social

Aborda os conteúdos situados no Capítulo IV e páginas 325 – 354. Nele você terá a oportunidade de ampliar sua visão sobre a realização dos primeiros congressos de Serviço Social no Brasil, por meio dos quais o Serviço Social buscava produzir uma autojustifi cativa em relação à defi nição de suas funções, a seus mantenedores institucionais e, secundariamente, à sua clientela. (IAMAMOTO e CARVALHO, 2006).

Participando ativamente desse processo, você entenderá por que os congressos e seminários são espaços privi-legiados para defesa de objeto, métodos e técnicas da profi ssão e também na busca de vinculação do Serviço Social com a política governamental.

ATENÇÃO! As respostas para as atividades deste caderno estão disponíveis no ambiente virtual do curso. Consulte seu professor-tutor para maiores informações.

Page 13: Servico social 1

15

Tema 1O processo de produção capitalista

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer as duas classes da sociedade capitalista;

• Assimilar alguns conceitos próprios da sociedade capitalista essenciais para compreender essa organiza-ção social;

• Compreender o processo de produção na sociedade capitalista.

Para início de conversa

Neste tema você vai estudar alguns aspectos do processo de produção capitalista. Por que este tema é importante? Por-que o capitalismo é o modo de produção que vigora em qua-se todos os países. Sendo assim, é preciso conhecer as leis da sociedade capitalista para reconhecer o seu funcionamento. Aí está a importância deste tema.

Por dentro do tema

A sociedade capitalista é formada por duas classes sociais: burguesia e tra-balhadores. A burguesia é a classe dominante, aquela que é proprietária dos meios de produção. Os trabalhadores vendem a sua força de trabalho ao ca-pitalista.

Qualquer tipo de análise que pretenda compreender a origem de um fato social, fatalmente terá de ir às suas raízes. Por outro lado, as suas raízes estão na relação capital e trabalho.

Além das classes sociais, é importante você estudar alguns conceitos que são próprios do modo de produção capitalista. Sem compreender capital e traba-lho, produção e reprodução, mercadoria, relação social e mais valia, fi ca difícil o entendimento dessa organi-zação social.

É preciso ainda compreender o processo de produção na sociedade capitalista, que é feito a partir da relação entre o capital e o trabalho. Nesse processo são produzidas as condições necessárias para manter o trabalha-dor preparado para exercer a sua função, apesar da sua exploração.

Portanto, conhecendo as classes sociais que compõem a sociedade capitalista, alguns conceitos próprios des-sa organização e o seu processo de produção, você terá alguns elementos para compreender o Serviço Social.

Page 14: Servico social 1

16

Tema 1 - Atividades Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Atividades

INSTRUÇÕES

Hoje, o desempenho profi ssional exige do tra-balhador a habilidade de trabalhar em equipe e a clareza nas colocações verbais. Para exercitar isso, as atividades de 1 a 5 deverão ser realiza-das em grupo de 4 ou 5 alunos. Determinação, interesse e persistência são essenciais nesse pro-cesso. Porém, momentos de estudo individuali-zado também devem fazer parte do processo de aprendizagem.

Importante: faça uma leitura cuidadosa do enun-ciado de cada atividade, em especial dos frag-mentos de textos aos quais ela se refere.

Ponto de partida

Se o capitalismo regula quase todos os países, como essa sociedade está organizada? O ponto de partida para você compreender o capitalismo é que essa sociedade está organizada em duas classes sociais. Logo, esta é a base de sua orga-nização.

Agora, é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!

Você deverá realizar as questões de 1 a 5 em gru-po.

Questão 1

O modo de produção capitalista difere do modo de produção feudal. Neste último, não havia tra-balhador assalariado, pois o trabalho era feito de forma artesanal. Sobre o capitalismo, os autores em referência dizem o seguinte: “Na sociedade de que se trata, o capital é a relação social deter-minante que dá a dinâmica e a inteligibilidade de todo o processo da vida social.” (IAMAMOTO; CARVALHO, 206, pág. 30).

Com base no texto, elabore um parágrafo sobre o capitalismo, diferenciando o capitalismo do feudalismo.

Questão 2

A atividade que se segue diz respeito ao traba-lho concreto e ao trabalho abstrato. O trabalho concreto é criativo e produz valor de uso, ou seja, coisas que servem para o consumo. O “[...] trabalho abstrato é a propriedade que adquire o trabalho humano quando destinado à produção de mercadorias. Por essa razão, existe somente na produção de mercadorias” (Ramon Peña Cas-tro).

Disponível em: <http://www.epsjv.fi ocruz.br/upload/d/Trabalho_Abstrato_e_Trabalho_Con-creto_ts_(com_pequeno_erro).pdf> Acesso em 15 abril 2010.

A produção de mercadorias é própria da socieda-de capitalista. O trabalho abstrato se insere nas relações de produção, por conseguinte é aquele trabalho que produz mercadorias.

Após a leitura do texto acima, explique com suas próprias palavras o que entende por trabalho abstrato e por trabalho concreto.

Page 15: Servico social 1

Tema 1 - Atividades

17

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Questão 5

Agora que você viu alguns aspectos do capital, elabore um texto que aborde a condição do tra-balhador (que ali colocou a sua força de traba-lho) depois de concluída a produção da merca-doria. Para isso, leia a página 47 do PLT.

A questões de 6 a 9, a seguir, são de múltipla escolha. Elas deverão ser resolvidas individual-mente. Em cada questão escolha apenas uma alternativa.

Questão 3

No modo de produção capitalista destaca-se a exploração do trabalhador. Sendo assim, o tra-balhador entrega ao capitalista “[...] diariamen-te, o valor de uso de sua força de trabalho – o trabalho de uma jornada. Tal fato não apenas reproduz o valor de todo o capital adiantado, como cria novo valor que se materializa em mercadorias. Essas mercadorias são proprieda-de do capitalista, por ele vendidas no mercado” (IAMAMOTO; CARVALHO, 206, pág. 47).

Com base nas considerações acima, faça um breve comentário sobre a exploração do tra-balhador na sociedade capitalista, destacando a venda da força de trabalho e o “conceito de mais valia”.

Questão 4

O processo de produção capitalista caracteri-za-se pela reprodução do capital. Iamamoto & Carvalho (206, pág. 46) defi nem a reprodução como a continuidade do processo de produção, que é social. O produto dessa produção é a mer-cadoria.

Pense num tênis. Escreva um parágrafo colo-cando os elementos necessários à produção do tênis. Mostre que o tênis, na vitrine, não deixa ver esses elementos.

Page 16: Servico social 1

18

Tema 1 - Atividades Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Questão 6

O texto que segue trata do capitalismo: “Crítica ao capitalismo: A mais rigorosa crítica ao capita-lismo foi feita por Karl Marx, ideólogo alemão que propôs a alternativa socialista para substi-tuir o Capitalismo. Segundo o marxismo, o capi-talismo encerra uma contradição fundamental entre o caráter social da produção e o caráter privado da apropriação. Isso conduz a um anta-gonismo irredutível entre as duas classes prin-cipais da sociedade capitalista: a burguesia e o proletariado (o empresariado e os assalaria-dos).” Capitalismo e sistema capitalista.

Acesse em: <http://www.renascebrasil.com.br/f_capitalismo2.htm> Acessado em: 24 mar. 2010.

Faça uma leitura das afi rmativas referentes ao texto acima.

I. O que distingue o capitalismo dos outros modos de produzir a vida material é a pro-dução individual e a apropriação coletiva da produção.

II. A relação entre a burguesia e os trabalha-dores é de confl ito, pois as duas classes se opõem e necessitam uma da outra. Daí há permanente tensão entre elas.

III. As inovações tecnológicas têm se constituí-do em um dos mecanismos de aproximação entre a burguesia e o proletariado, ou seja, de diminuição das desigualdades sociais.

IV. No capitalismo a divisão das classes sociais se extingue por completo, quando a bur-guesia se alia ao proletariado para lutar em favor dos interesses comuns.

V. Na sociedade capitalista, em determinadas circunstâncias as duas classes sociais, bur-guesia e proletariado, se unem para rea-lizar o projeto do capital, apesar dos seus interesses divergentes.

Somente é correto o que se afi rma em:

a) A alternativa I é a correta.

b) As alternativas II e V são corretas.

c) As alternativas I e IV são corretas.

d) As alternativas I e V são corretas.

e) A alternativa IV é a correta

Questão 7

O capitalismo passou por diversas fases. O modo de produção capitalista teve início na metade do século XIV com a fase manufatureira ou co-mercial. A Revolução Industrial inaugurou a fase industrial ou concorrencial do capital no século XVIII. No fi nal do século XIX iniciou a fase mono-polista ou fi nanceira do capital. “O liberalismo se assentava no princípio da livre iniciativa, basea-do no pressuposto de que a não regulamentação das atividades individuais no campo socioeconô-mico produziria os melhores resultados na busca do progresso.” Essa teoria que nasceu na Ingla-terra, no século XVIII, privilegia o mercado e não a intervenção do Estado. Disponível em: <http://www.renascebrasil.com.br/f_capitalismo2.htm>Analise as afi rmativas que tratam do texto men-cionado.

a) Na fase monopolista do capital predomina-ram na economia manifestações econômicas essencialmente manufatureiras, ou seja, o monopolismo caracterizou-se pelas manufa-turas.

b) O ressurgimento do comércio, as ocupações da América do Sul pelos portugueses e espa-nhóis tinham por trás o acúmulo de riqueza, próprios do modo de produção capitalista. Essa é a fase manufatureira do capital.

c) O liberalismo econômico surgiu na Inglaterra no fi nal do século XVIII e defendia a não in-tervenção do Estado na economia. Logo, essa teoria econômica nasceu com o capital indus-trial ou concorrencial.

d) O capitalismo monopolista data do fi nal do século XIX e o concorrencial do século XVIII, o primeiro orientado pelos princípios do libera-lismo econômico.

e) O liberalismo econômico surgiu no fi nal do século XVIII e defendia a não intervenção do Estado na economia. Logo, esta era a teoria que vigorou no capitalismo manufatureiro.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.

I. A alternativa “a” é a correta.

II. As alternativas “b” e “d” são corretas.

III. A alternativa “d” é a correta.

IV. As alternativas “a” e “d” são corretas.

V. As alternativas “b” e “e” são corretas.

Page 17: Servico social 1

Tema 1 - Atividades

19

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Questão 8

“A livre competição entre os capitalistas havia progressivamente destruído as pequenas e mé-dias empresas. Tornando-se cada vez mais gi-gantescas, aquelas que se sustentaram no mer-cado deram margem à formação de empresas monopolistas. Com isso, a livre competição foi superada. Tal mudança de qualidade apresenta outra especifi cidade, ainda, que se expressa na instauração do domínio do capital fi nanceiro. A fase monopolista do capital passa a ser a fase do domínio do capital fi nanceiro, uma nova forma assumida pelo capital, como resultado da fusão do capital industrial e do capital bancário.” (AL-VES, 2001, p. 189)1 .Refl ita sobre as afi rmativas acerca do texto aci-ma.

a) A mudança da fase concorrencial do capita-lismo para a fase monopolista se deu quan-do as pequenas e médias empresas se uni-ram, criaram força e conseguiram extinguir as empresas monopolistas.

b) A fusão do capital industrial com o capital bancário deu origem à fase monopolista do capital, sob o domínio do capital fi nanceiro.

c) Quando as grandes empresas abarcaram as pequenas e médias empresas, terminou o domínio do capital industrial. Isso deu início à fase monopolista do capital.

d) A livre concorrência e o monopolismo são duas fases que possuem as suas especifi ci-dades, ora tendendo ao capitalismo, ora às formas tradicionais de produzir.

e) A livre concorrência terminou quando as grandes empresas abarcaram as pequenas e as médias empresas, dando início à fase mo-nopolista do capital.

Marque a resposta que apresenta a sequência de letras corretas.

I. A alternativa “a” é a correta.

II. As alternativas “b” e “d” são corretas.

III. As alternativas “c” e “d” são corretas.

IV. As alternativas “b”, “c” e “e” são corretas.

V. As alternativas “a”, “b” e “e” são corretas.1ALVES, Gilberto Luiz. - A Produção da Escola Pública Contemporânea. Campo Grande, MS: ed. UFMS; Campinas, SP: autores associados, 2001. pág. 288.

Questão 9

“O trabalhador assalariado sai do processo de produção como ingressou: como mera força de trabalho, como fonte pessoal de riqueza que se realiza como riqueza para outros.” (IAMAMO-TO; CARVALHO, 206, pág. 47).

Com base no texto, analise as seguintes afi rma-tivas:

a) O trabalhador participa do processo de pro-dução capitalista na mesma condição dos proprietários dos meios de produção. Logo, capital e trabalho recebem os mesmos bene-fícios.

b) Participam do processo de produção capital e trabalho, no entanto o trabalhador sai desse processo na mesma condição que entrou.

c) Ao término da produção capitalista o empre-sário sai recebendo a parte do lucro corres-pondente à parte que o trabalhador recebe pelo seu trabalho.

d) No processo de produção capitalista o traba-lhador produz riqueza sem receber a parte da riqueza que produziu, pois ele recebe ape-nas o tanto necessário à sua sobrevivência.

e) Para ingressar no processo de produção capi-talista o trabalhador empresta a sua força de trabalho, pois essa força de trabalho não é comercializável, não é mercadoria.

Assinale a resposta correta:

I. A alternativa “a” é a correta.

II. As alternativas “b” e “c” são corretas.

III. As alternativas “c” e “d” são corretas.

IV. As alternativas “b”, “c” e “e” são corretas.

V. As alternativas “a”, “b” e “e” são corretas.

Page 18: Servico social 1

20

Tema 1 - Atividades Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

A seguir, a questão diz respeito ao seu municí-pio.

Questão 10

Como se viu no sistema de produção capitalista o trabalhador se submete às imposições do capi-tal. Às vezes ele tem de trabalhar em condições insuportáveis. Não bastasse isso, o trabalhador tem de contar também com o desemprego. Logo, exploração social e desemprego fazem parte do capitalismo. Discuta a exploração so-cial e apresente uma situação que ocorre no seu município é que expresse esse processo.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre o assunto? Então consulte:

• Duas teses sobre o trabalho no capitalismo. Marcelo Weishaupt Proni. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252006000400013&script=sci_arttext>. Acesso em: 21 abr. 2010.

• Economia Política: Uma Introdução Crítica, de José Paulo Netto.

• Marcelo Braz. Capítulo 4, O Modo de Explora-ção Capitalista: A Exploração do Trabalho. V.1 São Paulo: Cortez, 2006.

• Marcelo Braz. Capítulo 3, Produção de Merca-dorias e Modo de Exploração Capitalista”. V. 1 São Paulo: Cortez, 2006.

FINALIZANDO

Nesse tema, você viu que o assistente social é chamado a conhecer a organização da sociedade capitalista, isso porque ele vai lidar com a ques-tão social, que é decorrente da relação capital e trabalho. O Serviço Social, assim como outras profi ssões, foi uma demanda do capitalismo mo-nopolista. Daí a necessidade do estudo desse tema.

Page 19: Servico social 1

21

Tema 2O Serviço Social e o trabalho do assistente social

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer os determinantes da assistência social especializada;

• Compreender o surgimento do Serviço Social na sociedade monopolista;

• Refl etir sobre o trabalho do assistente social.

Para início de conversa

Você conheceu alguns aspectos da organização social capi-talista. É na fase monopolista do capital que surgiu o Serviço Social. Mais especifi camente, houve a passagem da assistên-cia social caritativa para a assistência social especializada. A partir daí, você vai se inteirar do trabalho do assistente social. Para refl etir sobre o processo de construção histórica do Ser-viço Social, você deverá realizar as atividades que seguem, com base no livro “Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de Uma Interpretação Teórico-Metodológica” de Ma-rilda Iamamoto e Raul de Carvalho (págs. 71 – 124), parte I - “Proposta de Interpretação Histórico-Metodológica”, capí-tulo II - “O Serviço Social no Processo de Reprodução das Re-lações Sociais” e texto complementar postado no ambiente.

Por dentro do tema

É importante que você saiba que a assistência social especializada é decorren-te de uma demanda do capital monopolista, fazendo surgir o Serviço Social. Portanto, o Serviço Social foi demandado pelo capital monopolista, bem como outras profi ssões. A partir disso, você vai conhecer o trabalho do assistente social.

É certo que a leitura dos textos indicados é essencial para você se inteirar da construção histórica do Serviço Social.

Page 20: Servico social 1

22

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 2 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

As questões de 1 a 5 deverão ser realizadas em grupo de 4 ou 5 alunos. Compartilhando o con-teúdo com os colegas, por meio da discussão, você vai ampliar o seu conhecimento e exercitar o trabalho em equipe e a comunicação. Essas habilidades são essenciais no ambiente profi s-sional de hoje. As atividades de 6 a 10 deverão ser feitas individualmente.

Ponto de partida

Você sabia que o Serviço Social é uma profi ssão que não veio da iniciativa de uma pessoa ilus-tre?

Pois bem! O Serviço Social nasceu de uma de-manda do capital na sua fase monopolista. É so-bre esta ótica que deverá resolver as atividades deste tema.

Agora, é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!

A seguir as questões de 1 a 5 deverão ser reali-zadas em grupo.

Questão 1

“É freqüente a afi rmativa que o Serviço Social se torna profi ssão quando impõe uma base técnico-científi ca às atividades de ajuda, à fi lantropia. Ou, em outros termos, quando se processa uma tecni-fi cação da fi lantropia. Essa é a tônica do discur-so dos pioneiros e de grande parte da literatura especializada abrangendo, inclusive, autores do movimento de reconceituação. Essa é uma visão de dentro e por dentro das fronteiras do Serviço Social, como se ele fosse fruto de uma evolução interna e autônoma dos sujeitos que a ele se de-dicam.” As Dimensões Ético-políticas e Teórico-metodológicas no Serviço Social Contemporâneo.

Por Marilda Villela Iamamoto. “2.2. Os funda-mentos do processo de institucionalização e desenvolvimento da profi ssão: trajetória e De-safi os” Iamamoto (págs. 12-16).

Disponível em: <http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-2.pdf>. Acesso em: 5 mai. 2010.

O texto de Iamamoto chama a atenção para a profi ssionalização do serviço social a partir da base técnico-científi ca imposta às atividades de ajuda fi lantrópica. Essa visão não explica o servi-ço social na sociedade capitalista.

A partir da leitura do texto explique a profi ssio-nalização do serviço social, focando os elemen-tos constitutivos deste processo.

Questão 2

A luta dos trabalhadores contribuiu para que a assistência social fosse racionalizada (MARTI-NELLI, 2006, p. 99).: “[...] só coibindo as práti-cas de classe dos trabalhadores, impedindo suas manifestações coletivas e mantendo um con-trole sobre a “questão social” é que se poderia assegurar o funcionamento social adequado” (idem).” Cabe lembrar que a assistência social, realizada informalmente por iniciativa de enti-dades fi lantrópicas e de pessoas benemerentes, não dava conta de atender ao aumento da de-manda social.

Redija um parágrafo sobre a criação da assistên-cia social especializada, enfatizando o aumento do desemprego (devido às inovações tecnológi-cas), o aumento da exploração dos trabalhado-res e a luta dos trabalhadores.

Page 21: Servico social 1

23

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 2 - Atividades

Questão 3

Você viu como é necessário o assistente social compreender a questão social na sociedade ca-pitalista. Pois, é com a questão social que o as-sistente social vai lidar no seu trabalho. Sobre a questão social o texto diz: A questão social é : ““[...] a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e repres-são” (IAMAMOTO; CARVALHO, 2006, pág. 77).

A partir do texto, explique a origem da questão social no capitalismo.

Questão 4

A frase que segue diz respeito ao trabalho do assistente social: “O assistente social, no exercí-cio de suas atividades, vinculado a organismos institucionais estatais, paraestatais ou privados, dedica-se ao planejamento, operacionalização e viabilização de serviços sociais por ele programa-dos para a população.” (IAMAMOTO; CARVAHO, 2006, pág. 112).

Elabore uma frase explicando o trabalho do as-sistente social conforme a visão dos autores.

Questão 5

Com relação ao Serviço Social, os autores afi r-mam: “Responde tanto a demandas do capi-tal como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação do seu oposto.” (IAMAMOTO; CARVALHO, 2006, pág. 75).

A partir do texto acima, escreva um parágrafo destacando o Serviço Social e as demandas do capital e do trabalho.

Page 22: Servico social 1

24

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 2 - Atividades

As questões seguintes são de múltipla escolha e deverão ser resolvidas individualmente.

Questão 6

“O Serviço Social institucionaliza-se na socieda-de capitalista como ação interventiva de cunho socioeducativo. As classes sociais são inscritas no campo políticoideológico, executando políticas sociais públicas e privadas e respondendo a in-teresses contraditórios das classes sociais, que estão em luta permanente. Nessa relação com as políticas sociais, os processos interventivos do Serviço Social confi guram-se como:

a) Serviços neutros, objetivando o bem co-mum.

b) Mecanismos auxiliares no repasse de bens e serviços direcionados à reprodução do tra-balhador.

c) Instrumentos a serviço da classe dominante.

d) Instrumentos a serviço das classes subalter-nas.

e) Instrumentos de uma profi ssão responsável pela transformação da sociedade.”

Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/2004/enade/provas/SERVICO%20SOCIAL.pdf> Acesso em: 13 abr. 2010.

Questão 7

“Do ponto de vista das instituições emprega-doras do assistente social, o conjunto de estra-tégias profi ssionais tem como objetivo último legitimar e reproduzir a instituição e a socieda-de de classes da qual elas fazem parte. Todavia, a relativa autonomia dos profi ssionais e seus compromissos ético políticos com os usuários dos serviços institucionais lhes permitem desen-volver uma prática profi ssional:

a) Crítica, em face das demandas e limites insti-tucionais, valorizando os interesses dos usu-

ários e sustentando a construção coletiva de respostas às suas demandas.

b) Neutra, objetivando evitar a presença e o acirramento das contradições sociais.

c) Legitimadora da política institucional, por meio da imposição de suas normas e da defe-sa de seus objetivos e interesses.

d) Conservadora, atuando de modo a enquadrar demandas dos usuários nos limites institucio-nais e defendendo os interesses dominantes na instituição.

e) Voluntarista, desconsiderando as contradi-ções sociais e institucionais.

Disponível em: <http://www.inep.gov.br/down-load/superior /2004/enade/provas / SERVICO%20SOCIAL.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2010.

Questão 8

“Considere e analise as afi rmações abaixo sobre a questão social como eixo estruturante do Ser-viço Social.

I. O Serviço Social se constitui uma profi ssão como mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social,via políticas sociais.

II. Os Assistentes Sociais intervêm nas mais va-riadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social.

III. A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais.

IV. O reconhecimento de um conjunto de pro-blemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social.

Somente é correto o que se afi rma em:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/2004/enade/provas/SERVICO%20SOCIAL.pdf> Acesso em: 13 abril 2010. Questão 12. Aces-so em: 13 abr. 2010.

Page 23: Servico social 1

25

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 2 - Atividades

Questão 9

“No marco do que se tem denominado de teo-ria social crítica, a questão social é:

a) Produzida pela inefi cácia de métodos de gestão social.

b) Constitutiva do desenvolvimento do capita-lismo, pois ela não se suprime se esse se con-serva.

c) Uma disfunção ou ameaça à ordem e à coe-são social.

d) Uma situação natural, resultante de confl i-tos individuais que expressam o desejo da igualdade social.

e) Uma expressão que nasce para designar o fenômeno do pauperismo, na primeira dé-cada do século XX.

Acesso em:<http://www.inep.gov.br/download/super ior /2004/enade/provas /SERVICO%20SOCIAL.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2010.

Questão 10

“O Serviço Social em sua trajetória não adquiriu o status de ciência [...]” (IAMAMOTO; CARVA-LHO, 2006, pág. 88).

a) O Serviço Social não precisa se preocupar em produzir conhecimentos científi cos e muito menos em fazer pesquisa nos seus campos de trabalho.

b) A prática do Serviço Social recebe subsídios dos conhecimentos acumulados e produzi-dos pelas Ciências Humanas.

c) Por se inscrever na divisão social do traba-lho, o Serviço Social não se preocupa em produzir conhecimentos.

d) Como o Serviço Social se inscreve na divisão social da sociedade capitalista, basta ao as-sistente social obter o conhecimento meto-dológico dessa profi ssão.

e) Por não se constituir uma ciência, o Serviço Social não possui argumentos teóricos para estabelecer o controle social dos trabalha-dores e difundir a ideologia dominante.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Para saber mais sobre esse assunto consulte:

• As demandas e as respostas profi ssionais do Serviço Social na sociedade capitalista, Andres-sa Gomes Carvalho de Amorim. Disponível em: <http://www.rededobem.org/arquivospdf/238.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2010.

• Capítulo I “Serviço Social: a Ilusão de Servir”, do livro de Maria Lúcia Martinelli, “Serviço So-cial: Identidade e Alienação”. São Paulo: Cortez, 2007.

• A leitura de textos sobre a questão social é es-sencial para a formação acadêmica. Como você viu, a questão social é o objeto de trabalho do assistente social. Indico dois textos:

• Ednéia Machado. Disponível em: <http://www.ssrevista.uel.br/c_v2n1_quest.htm>. Acesso em: 14 abr. 2010. Primeira parte “O Trabalho Profi s-sional na Contemporaneidade”, Capítulo , “O Serviço Social na Contemporaneidade”, do livro de Marilda Villela Iamamoto “O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Pro-fi ssional”. São Paulo: Cortez. (este livro é o PLT do 1º semestre).

FINALIZANDO

Nesse tema, você viu que estudar os fundamen-tos históricos do Serviço Social é essencial para a formação acadêmica. Por outro lado, não dá para compreender as origens do Serviço Social sem entender suas raízes. Elas estão na socieda-de capitalista onde as classes dominante e subal-terna estão em permanente tensão, embora uma necessite da outra. Esse confl ito gera a questão social, objeto de trabalho do assistente social. Portanto, este é o caminho.

Page 24: Servico social 1

26

Tema 3 As origens do Serviço Social brasileiro e latino-americano

Objetivos de aprendizagem

• Compreender a preocupação social da Igreja Católica;

• Reconhecer a infl uência católica no Serviço Social latino-americano, particularmente no brasileiro;

• Buscar outros fatores que estiveram na origem do Serviço Social nesse continente.

Para início de conversa

Agora que você já sabe da necessidade de estudar alguns aspectos da sociedade capitalista para compreender o sur-gimento do Serviço Social, é importante que conheça, tam-bém, o nascimento do Serviço Social na América Latina, par-ticularmente no Brasil.

A sociedade capitalista, embora seja a que rege a maior par-te dos países, em cada lugar se manifesta conforme as suas especifi cidades. Isso explica o motivo de o presente tema abordar também a criação do Serviço Social no Brasil e em outros países da América Latina.

Por dentro do tema

Compreender a preocupação social da Igreja Católica.

Nos países da América Latina, entre os quais o Brasil, o Serviço Social recebeu uma forte infl uência da Igreja Católica. Na realidade, a igreja deu uma respos-ta aos problemas sociais no fi nal do século XIX, por meio da encíclica social “Rerum Novarum”.

A encíclica norteou o trabalho social da Igreja Católica na América Latina e, a partir daí, se formou um movimento católico internacional. É nesse contexto que nasceu o Serviço Social latino-americano, particularmente o brasileiro. Esse é um dos motivos relevantes para o estudo do presente tema.

Reconhecer a infl uência católica no Serviço Social latino-americano, principalmente no brasileiro.

Você precisa saber do envolvimento da Igreja Católica nos problemas sociais. Os trabalhadores enfrentavam difi culdades no trabalho industrial e, com isso, organizavam lutas sociais em seu favor. A Igreja, temendo a infl uência de outros pensamentos, se empenhou num trabalho social.

A Igreja criou um aparato institucional para viabilizar um projeto social que ajudou na criação do Serviço Social latino-americano, nas décadas de 1920 e de 1930. O Serviço Social latino-americano nasceu com as primeiras escolas de Serviço Social, cujo processo foi infl uenciado pelo pensamento católico.

Page 25: Servico social 1

27

Buscar outros fatores que estiveram na origem do Serviço Social nesse continente

Como foi dito, a ação social da Igreja Católica foi norteada pela “Rerum Novarum”. Cabe lembrar que essa encíclica foi uma resposta que a Igreja deu aos problemas dos trabalhadores.

Portanto, havia aí as manifestações do movimento operário que se organizaram combativamente. Esse movi-mento não fi cou só na Inglaterra. Na medida em que os países iam se industrializando, os trabalhadores iam se organizando. Daí a emergência do movimento operário na América Latina.

É necessário que você conheça também algumas peculiaridades do movimento operário na América Latina.

Page 26: Servico social 1

28

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 3 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

O exercício de compartilhar ideias, aprendiza-dos, conceitos é imprescindível na atividade acadêmica. Para que você possa desenvolver a habilidade de comunicação e de trabalhar em equipe, as atividades de 1 a 5 serão feitas em grupo.

Você deverá resolver as questões de 6 a 10 indi-vidualmente.

Faça desse tema um caminho para a sua forma-ção acadêmica. Refl ita e busque compreender o texto e a resposta escolhida.

Importante: você deve fazer uma leitura cui-dadosa do enunciado de cada atividade, em especial dos fragmentos de textos que a ela se refere.

Ponto de partida

Se você já conheceu o processo de construção do Serviço Social na sociedade capitalista, por que estudar as origens do Serviço Social no Bra-sil e na América Latina, se a sociedade latino-americana é regida pelo modo de produção capitalista?

Por que a criação do Serviço Social latino-ameri-cano e brasileiro é uma manifestação do Serviço Social na sociedade capitalista?

Agora, é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!

A seguir as questões de 1 a 5 devem ser realiza-das em grupo.

Questão 1

O serviço social latinoamericano nasceu sob in-fl uência do pensamento católico. O Chile é o país onde foram criadas as duas primeiras escolas de serviço social. Ambas nasceram na década de 1920, num contexto de lutas operárias e de um trabalho social que tinha como impulsionador a União Católica Internacional de Serviço Social (UCISS).

O texto em referência é: “Primeiras escolas de Serviço Social da América Latina”, um texto com-plementar. Concentrem-se no item que trata da União Católica Internacional de Serviço Social (UCISS). Este texto será postado no ambiente vir-tual de aprendizagem.

Em 8 linhas, no máximo, produza um texto sobre a UCISS.

Questão 2

Como você viu, o Serviço Social latino-americano nasceu por determinação do capital e por pres-são do movimento operário. O mesmo processo se manifesta em cada lugar com as suas especi-fi cidades. Por isso, é importante conhecer a ori-gem do Serviço Social na América Latina.

O texto-base é o item “Primeiras escolas de Servi-ço Social da América Latina” do texto-base (com-plementar).

Elabore um texto de aproximadamente 8 linhas, apresentando o processo de criação da primeira escola de Serviço Social do Chile.

Page 27: Servico social 1

29

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 3 - Atividades

Questão 3

Na década de 1920, no Chile, foram criadas duas escolas de Serviço Social. Uma delas é con-siderada a primeira escola latino-americana. A segunda escola é o alvo dessa atividade. A par-tir do texto indicado na questão 2, apresente os principais fatos do processo de criação da escola católica “Elvira Matte de Cruchaga”.

Questão 4

A criação da escola católica de Serviço Social do Peru apresenta algumas peculiaridades próprias daquele país. Redija um parágrafo sobre o pro-cesso de criação da escola católica de Serviço So-cial do Peru.

Questão 5

Ainda sobre a escola Elvira, responda a seguinte pergunta: qual foi o papel que essa escola de-sempenhou em relação à União Católica Interna-cional de Serviço Social (UCISS)?

Page 28: Servico social 1

30

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 3 - Atividades

A seguir, as questões de 6 a 10 são de múltipla escolha. Elas deverão ser resolvidas individual-mente. Escolha uma alternativa.

Questão 6

“À Igreja Católica, através do apostolado de seu movimento laico, caberá a tarefa de reunifi ca-ção e recristianização da sociedade burguesa por intermédio da ação sobre as corporações e demais grupos básicos, [...]” (IAMAMOTO; CAR-VALHO, 2006, pág. 159). Esse trabalho da Igreja Católica teve início com a encíclica social “Re-rum Novarum” (1891) e a encíclica social “Qua-dragésimo Anno” (1931).

Assinale a alternativa que explica o texto men-cionado.

a) Por meio do apostolado laico, a igreja católi-ca recebeu a tarefa de reunifi car e recristia-nizar a sociedade capitalista para fortalecer a classe trabalhadora.

b) O apostolado laico a que se refere o texto diz respeito ao movimento que contempla, apenas, os religiosos.

c) O trabalho desempenhado pela Igreja Cató-lica de reunifi car e recristianizar a sociedade burguesa tinha como propósito fortalecer a classe dominante e não os trabalhadores, apesar de essa instituição realizar um traba-lho junto às famílias dos trabalhadores.

d) É certo que a Igreja desenvolveu um traba-lho junto às famílias operárias, pois ela pre-tendia contribuir na superação das classes sociais, por meio do seu trabalho de recris-tianizar e reunifi car a sociedade burguesa.

e) A Igreja realizou um trabalho de recristia-nizar e reunifi car a sociedade burguesa so-mente com o seu trabalho espiritual, sem pretender lançar mão de grupos da socieda-de.

Questão 7

Quanto à origem de classe das alunas da escola, vale dizer que elas vinham da classe dominante de formação católica. A escola “[...] surgia como uma alternativa de formação para um apostola-do que, na sua efetivação, ultrapassava os marcos da ação social da Igreja, enquanto tal, e que, ain-da, correspondia às suas novas orientações para os leigos. Os ‘cooperadores’ – na linguagem da “Quadragésimo Anno’ – podiam dispor de uma alternativa de ação que não confl itava com o seu código de classe e lhes fornecia, neste âmbito, um campo de intervenção que contribuía para resguardar o sistema de dominação. Tratava-se de uma perspectiva a partir da qual podiam pro-por seus modelos, educar o povo, aproximá-lo da religião, mostrar-lhe a importância de dirigir as suas demandas pelos condutos institucionais, agir politicamente sem a consciência popular oposta à hegemonia das classes dominantes. Em suma: contribuir para forjar uma consciência que aceitasse as diferenças de classes como resultan-tes de uma ordem natural dada, controlando a infl uência de idéias ameaçadoras para religião e o Estado” (CASTRO, 2006, pág. 126).

Analise as alternativas que seguem sobre o texto mencionado.

I. As alunas da escola peruana eram da classe dominante, por isso, na escola, elas recebiam uma formação apostolar que não contradi-zia à sua origem de classe e nem se contra-punha aos padrões burgueses.

II. O trabalho da escola peruana estava de acordo com a “Quadragésimo Anno”. Essa encíclica previa que a igreja realizasse um trabalho social, desde que não colocasse em xeque a ordem burguesa.

III. O trabalho da escola peruana estava de acordo com as diretrizes sociais da Igreja, um trabalho que pretendia criar uma consciên-cia de classe que aceitasse os confl itos entre capital e trabalho como uma consequência da insubordinação dos trabalhadores.

IV. Uma preocupação essencial da formação dada pela escola peruana era a sua fi dedig-nidade à origem social das suas alunas.

Page 29: Servico social 1

31

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 3 - Atividades

V. A Igreja pretendia realizar um trabalho edu-cativo com o povo com vistas a aproximá-lo da religião e a agir politicamente, porém sem fazer a sua opção de classe pelos traba-lhadores para não quebrar a hegemonia das classes dominantes.

É válido o contido em:

a) I e II, apenas.

b) I, II, IV e V, apenas.

c) II e III e IV, apenas.

d) I, II, III, IV e V.

e) I e V, apenas.

Questão 8

“Ao Estado correspondeu a promulgação da Lei nº 8. 530, de abril de 1937, pela qual se criava a ESSP, fi xavam-se os mecanismos de fi nancia-mento, as relações de dependência para com o Estado, os organismos encarregados da sua condução etc. A Igreja, por seu turno, assumiu a orientação ideológica e a estrutura acadêmica – tarefas que pôde desempenhar graças à sua inserção no poder e à infl uência que sempre conservou, apesar de alguns enfrentamentos que teve com o bloco dominante. “ (CASTRO, 2006, pág. 122).

É válido dizer que, no texto, o autor afi rma que:

a) O Estado e a Igreja exerciam papéis diferen-tes na criação da escola peruana, porém es-ses papéis se complementavam.

b) A estrutura da formação acadêmica fi cou por conta da Igreja, mas sem forçar a opção de classe das alunas da escola peruana.

c) O Estado e a Igreja tinham os mesmos obje-tivos na criação da escola peruana, contudo eles se divergiam na sua orientação de clas-se, pois um defendia a burguesia e a outra os trabalhadores.

d) O trabalho social que a Igreja desempenha-va era de tal forma ligado à classe dominan-te que mostrava que, em nenhum aspecto, ela teve um enfrentamento com a burgue-sia.

e) A orientação ideológica e de estruturação da escola peruana fi cava por conta do Esta-do e os mecanismos fi nanceiros vinham so-mente da Igreja.

Questão 9

O texto abaixo discorre sobre a formação das vi-sitadoras sociais da escola Elvira Matte de Cru-chaga: “‘[...] a formação de visitadoras sociais católicas, que desenvolvam as suas atividades à base de uma verdadeira caridade cristã; visitado-ras que não só cuidem do aspecto material dos seus assistidos, mas que se dediquem com amor a tratar também de suas almas (...). Baseando-se nestes princípios, a Escola concebe o Serviço So-cial mais que como uma simples profi ssão; con-cebe-o como vocação para a qual são tão neces-sários os conhecimentos técnicos como o amor.[...]’” (Escuela de Servicio Social Elvira Matte de Cruchaga, 1930 -1940, págs. 7-8 apud CASTRO, 2006, pág. 74).

Analise o texto acima e assinale a afi rmativa cor-reta.

a) As visitadoras sociais recebiam uma formação preocupada em oferecer uma ajuda material, sem, contudo, se preocupar com o trabalho espiritual, pois era consenso que a Igreja não havia perdido a sua hegemonia ideológica.

b) A formação que as visitadoras sociais rece-biam da escola mostrava que o trabalho des-sa escola era voltado para a ajuda material e para o trabalho espiritual.

c) No trabalho que a escola desempenhava jun-to às visitadoras sociais não havia qualquer preocupação em solidifi car os princípios cris-tãos.

d) A formação das visitadoras sociais aliava, tão-somente, o conhecimento teórico com o co-nhecimento prático, não direcionando para a orientação religiosa.

e) O trabalho da escola junto às visitadoras so-ciais mostra a forma como ela concebe o Ser-viço Social: um trabalho restrito ao conheci-mento técnico.

Page 30: Servico social 1

32

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 3 - Atividades

Questão 10

“Os confl itos trabalhistas e a aplicação da legisla-ção pertinente, bem como as expressões do pro-testo operário, eram tratados pelos advogados. E o problema da saúde era especialmente agudo no momento em que a acumulação capitalista condenava à enfermidade milhares de trabalha-dores: a prevenção e a terapia eram precárias, não havia a necessária infraestrutura e se care-cia de um amplo corpo de profi ssionais – e, ba-sicamente, o capital não estava interessado em responder a estas demandas de caráter social.” (CASTRO, 2006, pág. 38).

Refl ita sobre o seguinte comentário que é basea-do no texto acima:

Sobre os problemas sociais, o autor afi rma que, no fi nal do século XIX, a sociedade chilena apre-sentava sinais de industrialização. É claro que isso trazia os problemas próprios da mesma. Por ou-tro lado, as mazelas sociais advindas da explora-ção capitalista2 exigiam o trabalho do médico, do advogado, do assistente social e de outros profi s-sionais.

Assinale a(s) alternativa(s) que mostra(mostram) o trabalho do médico e do advogado no capita-lismo.

I. O capital tratava o trabalho do médico e do advogado com o mesmo interesse, pois in-teressava aos empresários chilenos propiciar condições além daquelas necessárias à pro-dução.

II. O capital respondia às mazelas sociais advin-das do processo de produção dando o apoio necessário aos advogados, pois eles atuavam na resolução do confl ito entre o capital e o trabalho, porém o mesmo interesse não se apresentava ao trabalho do médico.

III. Com relação aos problemas advindos da industrialização, a burguesia chilena dava maior importância ao trabalho do médico. A saúde estava em primeiro plano, em especial o trabalho preventivo, que dava condição de o trabalhador atuar no movimento operário.

IV. O capital tinha interesse no trabalho do ad-vogado por atuar na mediação entre capital e trabalho, evitando com ele maiores proba-bilidades de uma rebelião social.

V. O capital tinha interesse no trabalho do ad-vogado por atuar na mediação entre capital e trabalho, evitando com ele maiores proba-bilidades de uma rebelião social. Mas, o tra-balho do médico era necessário na medida em que preparava o trabalhador para estar em condições de produzir.

A forma de o capital tratar o trabalho do médico e do advogado está contida em

a) II, IV e V, apenas.

b) I, II e V, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) I, II, III, IV e V.

e) I e III, apenas.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você pode saber mais sobre esse assunto! Con-sulte:

É importante a leitura de outros textos para am-pliar o seu conhecimento sobre as origens do Serviço Social latino-americano, particularmente o brasileiro. Serão disponibilizadas algumas refe-rências para a sua leitura.

• Capítulo II “Igreja, Relações de Produção Capi-talista e o Período de Gênese da Profi ssão” do livro de CASTRO, Manrique Manuel. “História do Serviço Social na América Latina”. Tradução de José Paulo Netto e Balkys Villalobos. 7.a ed. São Paulo: Cortez, 2006. pág. 176.

• Capítulo III “A Igreja Católica e a Formação das Primeiras Escolas de Serviço Social na América Latina”; do livro de CASTRO, Manrique Manuel. História do Serviço Social na América Latina. Tra-dução de José Paulo Netto e Balkys Villalobos. 7.a

ed. São Paulo: Cortez, 2006. pág. 176.

2 A sociedade capitalista é formada pela classe burguesa e pela classe trabalhadora. Nessa sociedade, “[...] as relações de produção são relações entre classes sociais, proprietários e não-proprietários.” (WIKIPÉDIA). Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki /Rela%C3%A7%C3%B5es_de_produ%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 18 dez. 2006.

Da relação capital e trabalho emerge a questão social nas suas diversas expressões, desemprego, miséria etc.

Page 31: Servico social 1

33

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 3 - Atividades

FINALIZANDO

Nesse tema, você viu que é preciso conhecer a forma como o Serviço Social se originou na Amé-rica Latina. Em cada lugar o Serviço Social se ma-nifesta conforme as suas particularidades.

Page 32: Servico social 1

34

Tema 4Manifestações sociais da década de 1920 e de 1930

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer o papel das encíclicas sociais na sociedade;

• Compreender as posições do governo e da Igreja em relação ao contexto social das décadas de 1920 e de 1930;

• Compreender os fatores que impulsionaram a implantação das leis sociais na política de governo.

Para início de conversa

Como você viu, o Serviço Social nasceu por uma demanda do capital monopolista. Aí está a razão de o assistente social estudar a organização da sociedade capitalista. Contudo, esse conhecimento não basta, uma vez que os fatos que ocorrem na sociedade capitalista, em cada lugar apresen-tam as suas peculiaridades. Por conta disso, você estudou alguns aspectos políticos, econômicos e sociais do Chile e do Peru. Todo esse trabalho vai dar base para você se inteirar da implantação do Serviço Social no Brasil. Isso pressupõe o estudo das manifestações brasileiras das décadas de 1920 e de 1930.

Por dentro do tema

- Reconhecer o papel das encíclicas sociais na sociedade

No tema 3 você fi cou sabendo da divulgação da encíclica social “Rerum Nova-rum” pelo Papa Leão XIII, em 1891.

Na verdade, a “Rerum Novarum” foi uma resposta que a Igreja deu para os problemas sociais, que tiveram início na fase monopolista do capital. Cabe lembrar que os problemas sociais aumentavam com o aprimoramento das tecnologias.

Quarenta anos depois da “Rerum Novarum” (na década de 1930), veio a en-cíclica “Quadragesimo Anno”. A Igreja, então, dá continuidade ao seu projeto social.

Você vai perceber que a “Rerum Novarum” levou algumas fi guras da Igreja Católica brasileira a chamarem a atenção para a questão social. Por sua vez, a “Quadragesimo Anno” deu as bases para a implementação do movimento católico leigo iniciado com a “Rerum Novarum”. Logo, o papel social das encíclicas está ligado aos problemas sociais originados nas demandas do capital monopolista.

Page 33: Servico social 1

35

- Compreender as posições do governo e da Igreja em relação ao contexto social das décadas de 1920 e de 1930

Com relação à Igreja, é importante chamar atenção para o envolvimento dela com os problemas sociais. Guia-da pelas diretrizes das encíclicas sociais, a Igreja Católica desenvolveu um trabalho na sociedade que focou, dentre outros segmentos, as famílias operárias. Era temida a infl uência comunista no meio dos trabalhadores.

O Estado também tinha o propósito de evitar perturbações que pudessem vir das lideranças comunistas.

Não dá para compreender as manifestações ocorridas na sociedade brasileira nas décadas de 1920 e de 1930 sem estudar as formas de enfrentamento da questão social do Estado e da Igreja Católica.

- Compreender os fatores que impulsionaram a implantação das leis sociais na política de governo

Depois que você conheceu o papel das encíclicas sociais na sociedade e as posições do governo e da Igreja, você vai estudar as greves no meio operário realizadas pelo sindicalismo anarquista, a criação do Ministério do Trabalho para conciliar os confl itos estabelecidos entre capital e trabalho, o direito à greve e o atrelamento do sindicalismo ao governo, dentre outros fatores. Da parte da Igreja Católica foram criadas instituições que foram ampliadas na década de 1930, que implementaram o movimento intelectual católico.

Page 34: Servico social 1

36

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 4 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

As questões de 1 a 5 deverão ser realizadas em grupo de 4 ou 5 alunos. O trabalho em equi-pe possibilitará que você amplie o seu conheci-mento e exercite a comunicação.

Importante: faça uma leitura cuidadosa do enunciado de cada atividade, em especial dos fragmentos de textos que a ela se referem.

Ponto de partida

Por que você considera importante conhecer as manifestações sociais brasileiras das décadas de 1920 e de 1930 no âmbito do estudo do Serviço Social?

Agora, é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!

As questões de 1 a 5 você deverá realizar em grupo.

Questão 1

De acordo com Iamamoto e Carvalho (2006), no Brasil, a República Velha terminou sem que a Igreja e o Estado assumissem a questão social. Qual foi a postura adotada pela Igreja na Re-pública Nova em relação à questão social? Ex-plique.

Questão 2

Faça uma leitura cuidadosa do texto “História: Movimento Operário da República Velha”, de ROBERSON DE OLIVEIRA.

Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u12950.shtml>. Acesso em: 8 set. 2009.

Com base no texto produza um breve resumo, destacando os pontos referentes às lutas operá-rias no Brasil.

Page 35: Servico social 1

37

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 4 - Atividades

Questão 3

O processo de industrialização brasileiro trou-xe marcas para os trabalhadores, pois o Brasil, como você sabe, é regido pelo modo de produ-ção capitalista. Na medida em que aumentava a exploração social, os trabalhadores reagiam contra. Nesse contexto, a jornada de trabalho sofreu algumas alterações.

Com base na leitura da página 129 do PLT (lo-calizada no item “A Questão Social na Primeira República”), escreva uma frase sobre a jornada de trabalho (do início do século XX até o início da década de 1920).

Questão 4

Durante a República Velha predominou a bur-guesia cafeeira, que entrou em decadência a partir do Movimento de 30. Esse movimento iniciou uma fase em que foi implementada a industrialização e havia concessões sociais. Com base nessa frase, explique a forma como o Esta-do tratou a questão social na década de 1920 e na década de 1930.

Questão 5

Para que foi criada a Juventude Operária Cató-lica (JOC)?

Você deverá responder às questões 6 a 10 que são de múltipla escolha. Você deverá resolvê-las individualmente.

Questão 6

Analise as afi rmativas relativas ao trabalho social da Igreja Católica no Brasil nas décadas de 1920 e de 1930. Utilize V para as afi rmativas verdadeiras e F para as afi rmativas falsas:

a) A hierarquia iniciou e coordenou um traba-lho de reformulação política e religiosa na segunda metade da República Velha.

b) Na década de 1930 o trabalho social da Igreja foi menos intenso que o da década de 1920, pois não havia tanto empenho por parte da hierarquia como houve na década anterior.

Page 36: Servico social 1

38

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 4 - Atividades

c) A primeira Constituição da República (1891) separou o Estado da Igreja, laicizando o Es-tado.

d) No exercício da pastoral no Rio de Janei-ro (década de 1920), Dom Sebastião Leme colocou em prática o programa elaborado por ele, com base na “Rerum Novarum”, em 1916, em Olinda.

Em seguida, assinale a alternativa que apresen-ta a sequência CORRETA de letras.

a) F – F – F – V.

b) F – V – F – F.

c) V – F – V – V.

d) V – V – V – F.

e) V – V – F – F.

Questão 7

Analise as afi rmativas que se seguem, relativas ao desenvolvimento histórico da sociedade bra-sileira.

I. A relação Estado/sociedade civil expressou, no Brasil do século XX, a hegemonia políti-ca conquistada pela burguesia comercial.

II. O processo de transformação social de que é marco a Revolução de 1930 assinalou a completa liquidação do poder político dos grandes proprietários fundiários.

III. Com o fi m da República Velha (1930), o proletariado brasileiro conquistou direitos políticos.

IV. Durante a República Velha (1889-1930), a institucionalização de direitos sociais foi corporativa e seletiva.

V. Ao fi m do ciclo ditatorial de 1964/1984, a sociedade civil brasileira emergiu com as organizações das classes subalternas mais fortalecidas.

Estão corretas apenas as afi rmativas

a) I e IV.

b) I e V.

c) II e IV.

d) IV e V.

e) I, IV e V.

ENADE 2004. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/2004/enade/provas/SERVICO%20SOCIAL.pdf> Acesso em: 28 abr. 2010.

Questão 8

A partir da revista “A Ordem” (1921) o Cen-tro Dom Vital (1922) “[...] - se transformará no principal aparato de mobilização do laicato que procura recrutar uma “aristocracia intelectual” capaz de combater no plano político e ideoló-gico as manifestações que, naquele momento, a Igreja considera como mais perigosas para seu domínio: o anticlericalismo, o positivismo e o lai-cismo das instituições republicanas” (IAMAMO-TO; CARVALHO, 2006, pág. 144).

Em relação ao fragmento do texto dos autores é correto afi rmar:

a) A revista “A Ordem” (1921) e o Centro Dom Vital (1922) formaram um grupo de intelec-tuais para combater as manifestações contra a Igreja.

b) Como a Igreja era aliada da burguesia cafeei-ra, na República Velha, a revista “A Ordem” (1921) e o Centro Dom Vital (1922) consegui-ram formar intelectuais que não priorizaram subsidiar o trabalho social católico.

c) A revista “A Ordem” (1921) e, depois, o Cen-tro Dom Vital (1922), formaram um grupo de intelectuais sem a preocupação em defender o seu domínio na sociedade, defendendo apenas os trabalhadores.

d) O trabalho subsidiado pela revista “A Or-dem” (1921) e pelo Centro Dom Vital (1922) visava, tão-somente, a esclarecer os trabalha-dores do grau de exploração a que eles se submetiam.

Questão 9

Na década de 1920, Iamamoto e Carvalho (2006, pág. 146) observam que as poucas análises da Igreja sobre os problemas dos trabalhadores constatam a exploração, principalmente de mu-lheres e crianças, bem como a promiscuidade a que era exposta essa classe. Mas, a “[...] questão social não atraiu a atenção das lideranças cató-licas, que dela não se ocuparam concretamen-te” (BRANDÃO apud IAMAMOTO; CARVALHO, 2006, pág. 145).

Page 37: Servico social 1

39

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 4 - Atividades

Você deve agora ler, com atenção, as proposi-ções abaixo e marcar aquela que se refere ao texto de forma correta:

a) As poucas análises realizadas pela Igreja (na década de 1920), sobre os problemas sociais, indicam que a questão social era um dos fo-cos de sua ação na sociedade.

b) Em decorrência das poucas análises que a Igreja fez sobre os problemas sociais, con-clui-se que, na década de 1920, ela assumiu, de fato, a questão social.

c) Na década de 1920, ainda que fossem pou-cas, as análises sobre os problemas sociais realizadas pela Igreja mostram que o foco dessa instituição era a questão social.

d) Na década de 1920 foram poucas as análises que a Igreja fez sobre os problemas sociais. Logo, ela não assumiu a questão social na referida década.

Questão 10

De acordo com Iamamoto; Carvalho (2006, p. 147): Alceu Amoroso Lima (1932) presidiu o “Centro Dom Vital” substituindo Jackson de Fi-gueiredo, o primeiro presidente deste Centro. Alceu Amoroso Lima ali desenvolveu um traba-lho mais próximo das encíclicas sociais.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, consulte:

• Revolução de 1930. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u40.jhtm> Acesso em: 28 abr. 2010.

• São Paulo 1917: a primeira grande greve bra-sileira. Disponível em: <http://www.historia-net.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=55> Acesso em: 28 abr. 2010.

• O governo Vargas e a regulação do trabalho: ciência e tecnologia na formação do trabalhador ideal. Gabriela Carames Beskow* Maria Sarita Mota**. Disponível em: <http://www.eumed.net/libros/2010b/702/O%20Governo%20Vargas%20e%20a%20Regulacao%20do%20Trabalho%20Ciencia%20e%20Tecnologia%20na%20Forma-cao%20do%20Trabalhador%20Ideal.htm> Aces-so em: 29 abr. 2010.

FINALIZANDO

Nesse tema, você viu que autores esmiúçam os fatos relativos às manifestações da sociedade brasileira, nas décadas de 1920 e de 1930. Em ou-tras palavras, os autores discutem os elementos das manifestações sociais do período menciona-do, sem esconder as determinações sociais.

É preciso conhecer essas peculiaridades da socie-dade brasileira para compreender a criação do Serviço Social brasileiro. Sem esse conhecimento, a sua formação acerca dos fundamentos históri-cos, teóricos e metodológicos fi caria incompleta.

Page 38: Servico social 1

40

Tema 5As primeiras escolas brasileiras de Serviço Social

Objetivos de aprendizagem

• Compreender o papel das instituições católicas femininas criadas pelos setores dominantes, enquanto mecanismos que visavam atenuar os problemas sociais;

• Compreender os fatores históricos e sociais que impulsionaram o surgimento das primeiras escolas de Serviço Social no Brasil.

Para início de conversa

É comum, ao iniciar o estudo sobre um tema, você se per-guntar: qual a importância desse assunto para a minha vida? O que farei com essas informações? Digo a você, caro aluno, que o tema aqui referenciado tem muito a ver com a sua história, já que você escolheu como profi ssão o Serviço Social. Para reforçar o que afi rmo, trago para sua refl exão as palavras de Casadei (2008, pág. 14) “Nunca queira perder sua história: ela faz parte de você”. Assim, ao escolher ser um assistente social, a história da formação profi ssional dos seus antecessores passa a ser a sua história também. Deixo então para você um convite: mantenha-se aberto às refl exões propostas por meio dos exercícios e se empenhe para que o seu conhecimento pos-sa ser ampliado. Lembre-se de que “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende”. (Guimarães Rosa).

Por dentro do tema

Caro aluno, ao estudar este tema você conhecerá como as manifestações da Igreja, do Estado e dos movimentos operários fomentaram a criação das pri-meiras escolas de Serviço Social no Brasil.

Esses fatores contribuíram para a criação das bases materiais, organizacionais e humanas que possibilitaram a expansão das ações sociais no Brasil.

Destaca-se, nesse tema, o entendimento de que esta expansão trouxe à tona temas urgentes como a “questão social”, que apesar de até então ser analisa-da por meio do pensamento social da Igreja, desperta a necessidade de que as ações sociais passem a ser desenvolvidas de forma mais organizada e técnica. Criou, assim, um caminho fértil para a criação das primeiras escolas de Serviço Social no Brasil.

Page 39: Servico social 1

41

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 5 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

Caro aluno,

Para que você desenvolva as atividades propostas neste tema, com êxito, leia com atenção o enun-ciado de cada questão apresentada. Lembre-se de que uma leitura atenta, aliada ao conhecimento prévio do tema, é a chave para a compreensão e resolução dos exercícios.

Ponto de partida

Qual a importância da formação acadêmica para o Serviço Social? Para apresentarmos uma res-posta concreta a este questionamento, devemos ter bem claros os fatos históricos que embasaram a formação dos primeiros assistentes sociais, ou seja, conhecer os fatos que possibilitaram a cria-ção das primeiras escolas de Serviço Social. Este será o ponto de partida para você compreender a formação e o agir contemporâneo, podendo também participar da formulação de estratégias para o fortalecimento da profi ssão.

Agora, é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!

Questão 1

Faça esta primeira atividade individualmente e teste sua capacidade de solucionar problemas:

O patrão estava tentando descobrir o que seus funcionários estavam tramando. A mistura de le-tras que ele achou rabiscada nas paredes do ba-nheiro dos funcionários parecia uma enorme e estranha confusão.

S, SMJS RMYTSTR,PD R, HTRBR

Enquanto digitava um memorando, ele olhou para o teclado de seu computador e, de repente, a mensagem tornou-se clara. O que diz a men-sagem?

(extraído da versão condensada do livro “Trei-nando seu Cérebro”, produzido por Seleções do Reader’s Digest, 2000).

Questão 2

Leia atentamente o texto a seguir.

[...] Terá particular importância, na estruturação do perfi l da emergente profi ssão no país, a Igreja Católica, responsável pelo ideário, pelos conteú-dos e pelo processo de formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros. Em 1932, é criado o Centro de Estudos e Ação Social – CEAS –, en-tidade que seria fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do País. O Cen-tro surge após um curso intensivo de “Formação Social para Moças”, organizado pelas Cônegas de Santo Agostinho, de 1 de abril a 15 de maio de 1932.[...] Foi esse o início do Centro, ainda sob a orientação de Melle. De Loneux. As reuniões iniciais do grupo foram acompanhadas pela Ar-quidiocese de São Paulo, através do Monsenhor Gastão Liberal Pinto. (YASBEK, 2009, pág. 5)

Com relação à criação do CEAS analise as afi rma-ções a seguir:

I. A gestação do CEAS acontece em plena revo-lução paulista, momento em que se eviden-ciava, em São Paulo e no Brasil, o choque das doutrinas e dos problemas sociais.

II. O objetivo principal do CEAS era difundir a doutrina e a ação social da Igreja.

Page 40: Servico social 1

42

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 5 - Atividades

III. A criação do CEAS foi uma estratégia da classe burguesa para retirar as mulheres da luta que se travava no momento, pelo destino social e político de São Paulo e do Brasil.

IV. Por meio do CEAS foram criados, em 1932, quatro Centros Operários que, mais tarde, se constituíram em sedes da Juventude Operária Católica, servindo como campos de estágio para as alunas do curso de Servi-ço Social.

É válido afi rmar que está correto o que se afi rma(m) na(s) alternativa(s):

a) I.

b) I e II.

c) II e III.

d) I, II e IV.

Questão 3

Analisando os fatos históricos que relatam a criação do Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo – CEAS –, analise o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras propostas nas alternativas.

O CEAS é considerado como uma das primei-ras manifestações do __________________ no Brasil, surgindo sob forte incentivo e con-trole da___________________. Pode-se dizer que o CEAS aparece como uma condensa-ção da necessidade sentida por setores da _____________________e da___________________de tornar efetivas as obras promovidas fi lantro-picamente pelas classes dominantes paulistas da época.

É válido afi rmar que a ordem correta das pala-vras faltantes está contida na alternativa:

a) Laicado; burguesia; ação social; ação católi-ca.

b) Serviço Social; Igreja; ação social e política.

c) Serviço Social, hierarquia; ação social; ação católica.

d) Laicado; hierarquia; ação social; política.

Questão 4

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afi rma abaixo sobre os fundamentos históri-cos e metodológicos do Serviço Social no Brasil. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) O Curso Intensivo de Formação Social para Moças foi, historicamente, o evento que mar-cou o primeiro passo da longa caminhada do Serviço Social no solo brasileiro.

b) O CEAS - Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo - desempenhou um papel impor-tante no sentido de qualifi car os agentes para a realização da prática social.

c) O surgimento do Serviço Social no Brasil re-monta aos primeiros anos da década de 30, como fruto da iniciativa de vários setores da burguesia.

d) A referência do Serviço Social, no Brasil da década de 30, foi americana.

(Instituto Benjamin Constant, 2009).

Questão 5

No livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil (Iamamoto e Carvalho, 2006), os autores apresentam características no plano externo e interno que contribuíram para o surgimento das protoformas do Serviço Social. Quais são estas características?

No plano externo___________________________

____________________________________________.

No plano externo___________________________

____________________________________________.

Page 41: Servico social 1

43

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 5 - Atividades

Questão 8

Leia com atenção os fatos descritos a seguir:

Em ___________o Departamento de Assistên-cia Social do Estado foi criado. Era subordinado à Secretaria de Justiça e Negócios Interiores e, dentre outras, tinha como atribuição a estrutu-ração dos serviços sociais a menores, desvalidos, trabalhadores e egressos de reformatórios, peni-tenciárias e hospitais e da Consultoria Jurídica do Serviço Social.

Em____________é organizada a Seção de Assis-tência Social, tendo como fi nalidade a realiza-ção de um conjunto de trabalhos necessários ao ajustamento de certos indivíduos ou grupos às condições normais de vida.

A primeira escola de Serviço Social foi fundada pelo CEAS em_____________.

O CEAS foi fundado em _____________e surge sob o incentivo e controle da hierarquia, que preocupava-se então em tornar mais efetivas as obras promovidas pela fi lantropia das classes do-minantes.

Em ___________, a Escola Técnica de Serviço So-cial diploma a sua primeira turma.

Assinale a alternativa que contém a sequência de datas corretas dos fatos apresentados.

a) 1936; 1938; 1932; 1941; 1935.

b) 1935; 1938; 1936; 1932; 1941.

c) 1938; 1941; 1936; 1932; 1935.

d) 1941; 1932; 1936; 1935; 1938.

e) 1932; 1935; 1936; 1941; 1938.

Questão 6

A partir do desenvolvimento do movimento lai-co, as iniciativas embrionárias das instituições de Serviço Social começam a se multiplicar, porém ainda compreendidas dentro da Ação Social Ca-tólica. Indique quais as instituições que se desta-cam neste momento.

A seguir, a atividade deverá ser realizada em du-pla!

Questão 7

Leia atentamente o texto a seguir:

Iamamoto e Carvalho (2006) apresentam que a Igreja, em suas diversas formas de representação, sempre esteve presente no processo de constru-ção do Serviço Social. Você consegue imaginar como seria o processo de construção do Serviço Social se a Igreja não estivesse participando ati-vamente?

Refl ita sobre esta possibilidade e escreva um tex-to de até 10 linhas, descrevendo a percepção da dupla, de como seria o processo de construção do Serviço Social sem a presença e a participação da Igreja. Você acredita que o Serviço Social seria hoje uma profi ssão?

Page 42: Servico social 1

44

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 5 - Atividades

O que são protoformas do Serviço Social?

Quem é considerada a grande pioneira do Servi-ço Social no Rio de Janeiro?

Quem foi à convidada pela Escola Católica de Serviço Social de Bruxelas para participar do “Curso Intensivo para Moças” promovido pelas Cônegas de Santo Agostinho?

A orientação para a “Formação Técnica e Espe-cializada” de quadros para a ação social e a difu-são da doutrina social da Igreja eram atividades de qual instituição?

A seguir, a atividade deverá ser realizada em du-pla!

Questão 9

Com base nas considerações de Iamamoto e Car-valho (2006) responda:

Qual a importância da Primeira Semana de Ação Social do Rio de Janeiro (1936) para o Serviço So-cial?

Questão 10

As perguntas apresentadas a seguir são para você testar a sua capacidade de raciocínio rápi-do. Tente respondê-las no menor espaço de tem-po possível. Após preencher todas as lacunas, teste também os seus colegas, estipulando um tempo mínimo para que eles apresentem as res-postas. Vamos lá, pense rápido!

Qual o signifi cado da sigla CEAS?

Page 43: Servico social 1

45

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 5 - Atividades

A partir de que década as escolas de Serviço So-cial começaram a se multiplicar no Brasil?

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Para saber mais sobre esse assunto consulte:

• Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Por meio deste site você poderá aprofundar sua pesquisa sobre as pri-meiras escolas de Serviço Social. Disponível em: <www.abepss.org.br>.

• Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/SP. Neste site você poderá conhecer um pouco da história da PUC/SP que foi fundada em 1946 e que incorporou a Escola de Serviço Social de São Paulo, criada em 1936. Disponível em: <www.cress.org.br>.

• ALBERNAZ, A.C.N.P; SILVA, V.G.C. Assistente Social: Um Profi ssional a Serviço dos Direitos, da Cidadania e da Justiça Social. Disponível em: <www.catolicaonline.com.br/revistacatolica/arti-gosvin14-Assistente_Social.pdf>.

• BRASIL. Decreto–Lei n. 5.697, de 22 de julho de 1943 que trata das bases da organização do Serviço Social no Brasil. Disponível em: <www6.senado.gov.br/legislação/ListaPublicacoes.action?id=34496>.

FINALIZANDO

Caro aluno,

Finalizando as atividades desse tema, quero re-lembrar a você que conhecer os caminhos que possibilitaram a implantação da profi ssão que você escolheu desempenhar, ou seja, do Serviço Social, é conhecer a si mesmo. Em determinado momento você também contribuirá para escre-ver a história desta profi ssão.

Os exercícios aqui apresentados foram prepara-dos cuidadosamente para que você possa apre-ender a importância das primeiras escolas do Serviço Social no contexto da época, adquirindo, assim, a base necessária para os passos seguintes.

Dessa forma, tenha sempre o seu Livro-Texto em mãos, pois ele é o referencial para o assunto tra-tado na teleaula e no caderno de atividades re-ferente a este tema.

Exercite a leitura, pois uma leitura atenta facili-tará em muito o entendimento do assunto tra-tado e consequentemente a resolução dos exer-cícios. Para reforçar a recomendação, deixo para você as seguintes palavras:

“Os verdadeiros analfabetos são os que apren-deram a ler e não lem”. (Mário Quintana)

Page 44: Servico social 1

46

Tema 6A prática e o discurso dos primeiros assistentes sociais

Objetivos de aprendizagem

• Conhecer os campos de atuação e as atividades desenvolvidas pelos primeiros assistentes sociais;

• Conhecer os elementos do discurso do Serviço Social durante a sua fase de implantação, desenvolvi-mento e ensino;

• Compreender a infl uência dos agentes da justiça e da caridade na formação do Serviço Social.

Para início de conversa

Quem pode na sociedade contemporânea viver sem apren-dizado e conhecimento? Sabemos que no mundo sofi sti-cado e exigente de hoje, o conhecimento avança a passos largos, ou melhor, corre como se estivesse sempre atrasado.Mundo globalizado, informatizado, tecnológico, no qual, para nos destacarmos, precisamos deter cada vez mais in-formações que façam a diferença em nossa vida pessoal e profi ssional.Mais uma vez desafi o você não a enfrentar o desconhecido, mas a reforçar o conhecimento já adquirido, por meio da resolução dos exercícios aqui propostos. Tenho a convicção de que participar deste aprendizado fará a diferença em sua vida profi ssional. Vamos em frente!“Meus fi lhos terão computadores, sim, mas antes terão li-vros. Sem livros, sem leitura, os nossos fi lhos serão incapa-zes de escrever - inclusive a sua própria história”. Bill Gates

Por dentro do tema

Conhecer as discussões e lutas travadas nos primeiros campos de ação e da prática dos assistentes sociais proporcionará a base necessária para compre-ender a complexidade que permeia o reconhecimento profi ssional do Serviço Social.

Iamamoto e Carvalho (2006) apresentam, nos textos estudados para desen-volvimento desse tema, que foi por meio dessas lutas e refl exões que a visão de mundo do Serviço Social começou a ser debatida.

A partir desses debates, temas como as defi ciências dos indivíduos e socie-dades passam a fazer parte das discussões técnicas e cientifi cas, buscando a legitimação do projeto do Serviço Social. Vale a pena conferir e apreender por meio dos exercícios aqui propostos a pertinência dos assuntos abordados.

Page 45: Servico social 1

47

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 6 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

Caro aluno,

As atividades apresentadas para desenvolvi-mento desse tema poderão ser resolvidas in-dividualmente ou em grupo. Fique atento aos enunciados das questões e dê o máximo de si para resolver os exercícios, pois farão uma gran-de diferença no seu desenvolvimento acadêmi-co.

Ponto de partida

Esta atividade é uma dinâmica de leitura e in-terpretação de texto. Estes são os requisitos indispensáveis para uma boa compreensão dos aspectos abordados neste tema.

Você deverá desenvolver essa atividade em gru-po.

Os fi lhos do lixo

Há quem diga que dou esperança: há quem proteste que sou pessimista. Eu digo que os maiores otimistas são aqueles que, apesar do que vivem ou observam, continuam apostando na vida, trabalhando, cultivando afetos e ten-do projetos. Às vezes, porém, escrevo com dor, como hoje.

Acabo de assistir a uma reportagem sobre crian-ças do Brasil que vivem do lixo. Digamos que são o lixo deste País e nós permitimos ou cria-mos isto. Eu mesma já vi, com estes olhos, gente morando junto a lixões, e crianças disputando com urubus pedaços de comida estragada para matar a fome.

A reportagem era uma história de terror – mas verdadeira, nossa, deste País. Uma jovem de menos de 20 anos trazia, numa carretinha feita de madeiras velhas, seus três fi lhos, de 4, 2 e 1 ano. Chegavam ao lixão, e a maiorzinha, já treinada, saia a catar coisas úteis, sobretudo co-mida. Logo estavam as três comendo, e a mãe, indagada, explicou com simplicidade: “A gente tem de sobreviver, né?”

[...] Mas, quem somos, afi nal? Que país somos, que gente nos tornamos, se vemos tudo isso e continuamos comendo, bebendo, trabalhando e estudando como se nem fosse conosco? Deve ser o nosso jeito de sobreviver – não comendo lixo concreto, mas engolindo esse lixo moral e fi ngin-do que está tudo bem. Pois, se nos convencermos de que isso acontece no nosso meio, no nosso País, talvez na nossa cidade, e nos sentimos par-te disso, responsáveis por isso, o que se poderia fazer?

(Texto de Lya Luft, publicado na íntegra na revis-ta Veja, 14 de abril de 2010)

Agora que a leitura do texto foi realizada, orien-tado pelo professor tutor presencial você deve responder aos seguintes questionamentos:

- O que o texto me diz?

- O que eu digo ao texto?

- O que eu digo aos meus colegas?

- Para completar a atividade, você deverá cons-truir um texto com o máximo de uma lauda, apresentando as respostas do grupo para os questionamentos acima e qual a contribuição do Serviço Social para a situação apresentada.

Agora, é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!

Questão 1

Marque a alternativa correta: Segundo Carvalho e Iamamoto (2008), quando foi a primeira refe-rência explícita na legislação federal com respei-to a Serviços Sociais?

a) Constituição Federal de 1988.

b) LOAS.

c) PNAS.

d) Constituição Federal de 1934.

e) Decreto Lei 525, de 01/07/38.

(Instituto Benjamin Constant, 2009).

Page 46: Servico social 1

48

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 6 - Atividades

Questão 2

Considere o texto a seguir.

[...] A existência de assistentes sociais diplomados se limitará, por um longo período quase apenas ao Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que mesmo aí seu número é pouco signifi cativo. [...] Até o fi m da década, o número de assistentes sociais diplomados será pouco superior a 300, concen-trando-se em São Paulo (cidade de São Paulo) e no Distrito Federal, com esmagadora maioria de mulheres. (IAMAMOTO E CARVALHO, 2006, pág. 187).

Assinale a opção que, segundo Iamamoto e Car-valho (2006), justifi que a concessão de bolsas de estudo e de cursos intensivos para auxiliares so-ciais, a partir de 1942.

a) A concessão de bolsas foi uma exigência do bloco católico para acelerar a formação téc-nica dos atendentes sociais.

b) Os cursos intensivos foram criados para in-centivar as mulheres que queriam se dedicar a assistência social e precisavam conciliar o trabalho com os afazeres domésticos, além de terem poucos recursos fi nanceiros para in-vestir na formação profi ssional.

c) Foi a maneira encontrada pelas grandes ins-tituições para acelerar a formação de assis-tentes sociais, permitindo uma purifi cação da forma técnica especializada como profi ssão e uma possibilidade de alargamento da base de recrutamento.

d) A concessão de bolsas foi um modo de acele-rar o recrutamento de alunos para o curso de assistentes sociais, pois em face do pequeno número de matrículas, os cursos disponibili-zados pelas grandes instituições corriam o ris-co de fecharem as portas, acarretando gran-de prejuízo fi nanceiro.

Questão 3

Analise as instituições apresentadas no quadro a seguir.

I. Centros Familiares (CEAS). Indústria e esta-belecimentos comerciais. Instituto de Pen-sões e Aposentadorias dos Industriários. Obras Particulares.

II. Departamento de Assistência Social do Esta-do.

III. Departamento Estadual de Trabalho.

IV. Centros Operários e Círculos de Formação para Moças, fundados pelo CEAS.

V. Serviço de Proteção ao Migrante.

VI. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medi-cina da Universidade de São Paulo.

VII. Juízo de Menores. Prefeitura de São Paulo.

Podemos afi rmar que a ordem correta em que estas instituições foram introduzidas como áreas de atuação dos primeiros assistentes sociais é:

a) I; II; III; IV; V; IV; VII.

b) II; III; I; IV; V; IV; VII.

c) IV; III; II; VII; V; I; VI.

d) VII; IV; V; IV; III; II; I.

e) V; III; II; IV; VII, VI; I.

Questão 4

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assi-nale a alternativa correta.

A profi ssionalização do _______________ não se relaciona decisivamente à “evolução da aju-da”, à racionalização da fi lantropia” nem à “________________________”; vincula-se à dinâ-mica da _______________. Netto (2001, pág.73).

a) Serviço Social / organização da caridade / or-dem monopólica.

b) Serviço público / caridade / ordem monopóli-ca.

c) Serviço voluntário / bondade da burguesia / divisão social e técnica do trabalho.

d) Serviço doméstico / refi lantropização / capi-tal.

e) Serviço público / caridade / capital.

(Instituto Benjamin Constant, 2009).

Page 47: Servico social 1

49

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 6 - Atividades

Questão 5

Analisando os elementos do discurso do Serviço Social, responda:

Qual era a visão do Serviço Social sobre a famí-lia?

Você deve realizar as questões 6 e 7 em dupla.

Procure o seu (sua) colega de classe e responda o que se pede nas duas questões a seguir.

Questão 6

No período de implantação do Serviço Social, as creches eram vistas como um sinônimo de de-sajustamento, um mal necessário, um paliativo. Qual deveria ser o papel do assistente social nas creches?

Questão 7

Segundo Iamamoto e Carvalho (2006), dentre os elementos de discurso do Serviço Social estava a preocupação com a tecnifi cação da assistência. Quais eram as considerações apresentadas pelo Serviço Social sobre esse tema?

Questão 8

Analise o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras propostas nas alternativas.

O _____________________________sur-ge num momento em que o modo de _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ d e f i -ne a sociedade em que a Igreja se inse-re. É também um momento em que a ideologia da(s) _____________________ não é mais a da _______________. (IAMAMOTO e CAR-VALHO, 2006, p. 230). É válido afi rmar que a or-dem correta das palavras faltantes no texto está contida na alternativa:

a) Movimento industrial; produção capitalista; Igreja; sociedade civil.

b) Movimento industrial; trabalho; Igreja, socie-dade civil.

c) Serviço Social; produção capitalista; classes dominantes; Igreja.

d) Serviço Social; luta social; classes dominantes; Igreja.

e) Movimento social; produção capitalista; clas-se dominante; Igreja.

Page 48: Servico social 1

50

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 6 - Atividades

Questão 9

O intercâmbio entre as escolas brasileiras e ins-tituições norte-americanas, durante o Congresso Interamericano de Serviço Social (1941), realiza-do em Atlanta City (USA), deu início à infl uên-cia norte-americana no Serviço Social brasileiro. Podemos afi rmar que determinadas característi-cas assumidas pelos pioneiros da implantação do Serviço Social entre nós são:

a) O autoritarismo, o paternalismo, o doutrina-rismo e a ausência de base técnica.

b) O paternalismo, baixos investimentos, o au-toritarismo e a ausência de diálogo por parte dos assistentes sociais.

c) O autoritarismo, o paternalismo, a ausência de diálogo entre os assistentes sociais e falta de continuidade das ações sociais.

d) A falta de continuidade das ações sociais, o autoritarismo, a ausência de diálogo entre os assistentes sociais.

e) O autoritarismo, o paternalismo, a ausência de base técnica e a falta de continuidade das ações sociais.

Questão 10

Leia atentamente os relatos a seguir.

[...] Cabe ainda assinalar que, nesse momento, a “questão social” é vista a partir do pensamento social da Igreja, como questão moral, como um conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os vivenciam, embo-ra situados dentro de relações capitalistas. (YAS-BEK, 2009).

Iamamoto e Carvalho (2006) asseveram que as práticas desenvolvidas pelos assistentes sociais no enfrentamento da questão social se orienta-vam por uma lógica particular, negando as trans-formações sociais e econômicas.

Assim, é correto afi rmarmos que:

a) Os assistentes sociais desconsideravam a exis-tência da questão social para não afetar a sua possibilidade de atuação junto ao proletaria-do.

b) Os assistentes sociais reconheciam a existên-cia da questão social, mas não atacavam as suas causas materiais e sim os seus efeitos.

c) Os assistentes sociais reconheciam a existên-cia da questão social, mas, como não sabiam como enfrentá-la, preferiam desconsiderá-la.

d) Os assistentes sociais eram impedidos pelo aparato do Estado e pela Igreja de agirem no enfrentamento da questão social, sob pena de perderem os seus diplomas.

e) Na época de implantação do Serviço Social, não se comentava sobre a existência da ques-tão social.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você pode saber mais sobre esse assunto! Con-sulte:

Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/in-dex.php/qualitas/index>

• < h t t p : / / p d f c o n t a c t . c o m / e b o o k / O _servi%C3%A7o_social_na_am%C3%A9rica_Lati-na;_pdf.Html>

• <www.revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass>

Os dois sites apresentados trazem artigos cien-tífi cos de grande importância para o aluno de Serviço Social, não só referentes ao tema que es-tamos abordando, mas para os outros momentos de refl exão sobre a profi ssão.

Outros artigos importantes para reforçar os te-mas já trabalhados e que merecem uma leitura cuidadosa:

• BULLA, L.C. Relações Sociais e Questão Social na Trajetória Histórica do Serviço Social. Dispo-nível em: < www. revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass>.

• MONTAÑO, Carlos. A Legitimidade Tensionada dos Assistentes Sociais. In: A Natureza do Ser-viço Social: um Ensaio Sobre Sua Gênese, a Es-pecifi cidade e Sua Produção. São Paulo. Cortez, 2007(págs. 55 a 69).

Page 49: Servico social 1

51

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 6 - Atividades

FINALIZANDO

Caro aluno,

É importante que você resolva todos os exercí-cios propostos no caderno, pois será por meio desse trabalho que você poderá fi rmar-se teo-ricamente, subindo, assim, mais um degrau em seu conhecimento teórico sobre o Serviço Social.

Os exercícios aqui apresentados foram cuida-dosamente preparados, observando-se as infor-mações contidas no Livro-Texto. Assim, após a leitura do mesmo, você poderá testar o seu co-nhecimento e a sua capacidade de interpretação dos fatos apresentados, bem como conversar com seus colegas e com o professor tutor presen-cial sobre suas difi culdades.

Saiba que este exercício ajudará você a transpor barreiras históricas, facilitando seu entendimen-to sobre o tema vindouro. Já fi ca, então, o convi-te para o estudo do próximo tema.

Page 50: Servico social 1

52

Tema 7Primeiras instituições públicas e privadas que implantaram o serviço social

Objetivos de aprendizagem

• Compreender o aparecimento das instituições e reconhecer suas fi nalidades;

• Destacar os fatores que impulsionaram a criação das instituições;

• Compreender a implantação do Serviço Social nas primeiras instituições patronais e públicas;

• Descrever as características das instituições, relacionando-as ao contexto histórico.

Para início de conversa

Maria Lúcia Martinelli afi rma em seu livro “Serviço Social: Iden-tidade e Alienação” (2008, pág. 159) que perguntar pela iden-tidade do Serviço Social signifi ca perguntar [...] por seu papel no processo de produção de novas relações e de transformação da sociedade, ciente de que cada momento tem em si a força do inaugural, o impulso criador do novo!E como descobrimos o novo? Respondo a você que, somente podemos visualizar algo novo, algo diferente, se buscarmos no-vos caminhos, “novos horizontes”. Aqui, em especial, o novo irá depender de seu empenho e perseverança nos seus estudos, na busca de soluções aos questionamentos apresentados.Pense bem! O seu empenho poderá inaugurar uma nova fase em seu conhecimento. O seu impulso poderá criar algo novo! Assim, mais uma vez fi ca o convite para a resolução dos exercícios pro-postos, que contribuirão para o seu crescimento acadêmico.

Por dentro do tema

O presente tema apresenta a nova fase que se abre a partir de 1937. Essa fase é marcada pelo aprofundamento do modelo corporativista e por uma nítida política industrialista, favorecendo o surgimento das grandes instituições so-ciais patronais e públicas brasileiras - processo que ocorreu entre os anos de 1938 a 1946. Na medida em que as instituições iam se confi gurando como necessidade social, era, assim, fortalecido o espaço de trabalho do assistente social, exigindo, por conseguinte, cada vez mais um aprimoramento na for-mação acadêmica.

Por meio do estudo desse tema vamos compreender vários aspectos que favo-receram a criação das instituições, suas implicações históricas nesse processo e os desafi os dos assistentes sociais no início de sua prática nesse novo espaço. Vamos lá, mãos a obra!

Page 51: Servico social 1

53

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 7 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

Caro aluno,

Para que você desenvolva as atividades propostas neste tema com êxito, leia com atenção o enun-ciado de cada questão apresentada. Lembre-se de que uma leitura atenta, aliada ao conhecimento prévio do tema, é a chave para a compreensão e resolução dos exercícios.

Ponto de partida

A implantação do Serviço Social passou por vá-rias fases históricas importantes. Como visto no presente tema, a introdução do Serviço Social nas instituições foi um caminho árduo e que contou com a participação de atores comprometidos em apresentar o trabalho do assistente social como necessário a enfrentar a questão social.

Você já realizou a leitura pertinente a este assun-to, portanto resta fi xar o conteúdo trabalhado por meio dos exercícios.

Agora, é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!

Questão 1

Para aquecimento, preste atenção nos questiona-mentos a seguir. Não pense demais, confi e nos seus instintos e veja quantas respostas você pode acertar!

a) Estas são instituições públicas ou patronais que implantaram o serviço social?

LBVSESI

CNSSSENAC

PARAGUAI

SURINAME

GUIANA

EQUADOR

LIBERDADE

SEGURANÇA

IGUALDADE

PROPRIEDADE

EXCESSÃO

PROLETARIADO

ESTADO

INTINERÁRIO

51327

261123

b) Todos estes países fi cam na América do Sul?

LBVSESI

CNSSSENAC

PARAGUAI

SURINAME

GUIANA

EQUADOR

LIBERDADE

SEGURANÇA

IGUALDADE

PROPRIEDADE

EXCESSÃO

PROLETARIADO

ESTADO

INTINERÁRIO

51327

261123

c) Estas linhas são do mesmo tamanho?

LBVSESI

CNSSSENAC

PARAGUAI

SURINAME

GUIANA

EQUADOR

LIBERDADE

SEGURANÇA

IGUALDADE

PROPRIEDADE

EXCESSÃO

PROLETARIADO

ESTADO

INTINERÁRIO

51327

261123

d) Todos os direitos apresentados no quadro abaixo são defendidos pela Constituição Fe-deral do Brasil de 1988?

LBVSESI

CNSSSENAC

PARAGUAI

SURINAME

GUIANA

EQUADOR

LIBERDADE

SEGURANÇA

IGUALDADE

PROPRIEDADE

EXCESSÃO

PROLETARIADO

ESTADO

INTINERÁRIO

51327

261123e) Todos estes números são divisíveis por 3?

LBVSESI

CNSSSENAC

PARAGUAI

SURINAME

GUIANA

EQUADOR

LIBERDADE

SEGURANÇA

IGUALDADE

PROPRIEDADE

EXCESSÃO

PROLETARIADO

ESTADO

INTINERÁRIO

51327

261123

f) Algumas destas palavras são grafadas corre-tamente?

LBVSESI

CNSSSENAC

PARAGUAI

SURINAME

GUIANA

EQUADOR

LIBERDADE

SEGURANÇA

IGUALDADE

PROPRIEDADE

EXCESSÃO

PROLETARIADO

ESTADO

INTINERÁRIO

51327

261123

Page 52: Servico social 1

54

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 7 - Atividades

c) A regulamentação do Imposto Sindical, pois o entendimento político da época era que o trabalhador urbano deveria ter suas condi-ções econômicas cada vez mais rebaixadas, reconhecendo sua dependência em relação ao Estado.

d) A criação do Salário Mínimo Legal.

e) A regulamentação da Justiça do Trabalho, que atuaria como uma “ouvidoria” das rei-vindicações dos trabalhadores urbanos.

Questão 4

A instituição criada sob o regime do Estado Novo, com funções de órgão consultivo do go-verno e das entidades privadas e para estudar os problemas do Serviço Social foi:

a) SESI.

b) SENAC.

c) CNSS.

d) INPS.

e) Caixa de Pensões.

Questão 5

Observe as características apresentadas nos quadros e relacione-as com as instituições cor-respondentes:

Organizada em sequência ao engajamento do Brasil na 2ª Guerra MUNDIAL; primeira grande instituição de assistência social

SESI

É ofi cializado em 1946.Tem como atribuição o estudo, o planejamen-to, e a execução de medidas que contribuam para o bem-estar do trabalhador na indústria.

LBA

Organizar e administrar nacionalmente escolas de aprendizagem para industriários.Surge por meio de um Decreto - lei Federal, que atribui à Confederação Nacional da Indús-tria a função de geri-la.

SENAI

Você deve realizar a atividade seguinte em du-pla!

Questão 2

Para resolução do exercício a seguir, observe com atenção as palavras no quadro e ordene-as de modo que fi quem grafadas corretamen-te.

SEIS PRSSECOO ORAGINAÇZÃO INOICANRETNAL POÍTILCO

Utilize-as para completar as lacunas da afi r-mativa apresentada:

“O surgimento do_______________se enqua-dra num_________________marcado pela maior___________________do empresariado, no qual este busca defi nir e homogeneizar uma série de posições que se relacionam à nova situação ________________________, ao novo estatuto econômico do pós-guerra e a seus efeitos internos, tanto no plano econô-mico como no____________________”. (IAMA-MOTO e CARVALHO, 2006)

Questão 3

Com a liquidação da Aliança Nacional Liber-tadora (1935) e o acirramento da desarticu-lação do movimento operário, os sindicatos são transformados em agências de colabora-ção com o Poder Público, o que condiciona a sua capacidade de reivindicação às normas burocráticas controladas pelo Ministério do Trabalho. Esse processo cria um vazio político perigoso que exige do Estado uma alternativa que canalize o potencial de mobilização dos trabalhadores urbanos, mantendo rebaixados os níveis salariais. A alternativa encontrada pelo Estado para esta situação foi:

a) A realização de campanhas globais bus-cando a conscientização dos trabalhadores urbanos na necessidade de fortalecimento da “paz social”.

b) A regulamentação da Justiça do Trabalho e a nova Legislação Sindical, além de novos mecanismos como a criação do Imposto Sindical, do Salário Mínimo Legal e do Ser-viço de Alimentação de Previdência Social – SAPS.

Page 53: Servico social 1

55

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 7 - Atividades

Questão 6

Para que esta atividade seja desenvolvida, você deve ler atentamente os relatos a seguir.

1. A Fundação Leão XIII foi criada em 1946 com o objetivo explícito de atuar junto aos habitantes das grandes favelas, que já nessa época concen-travam uma grande parcela da população pobre dos grandes centros urbanos industriais. O seu âmbito de atuação seriam as favelas do Rio de Janeiro, [...] tendo em vista a “extrema precarie-dade material e moral” que estas atravessam. O Serviço Social atuaria nos casos individuais, nos lazeres educativos e, principalmente, na educa-ção popular e formal, pois à época difundia-se que o problema das favelas era a falta de educa-ção. A educação seria a via de acesso à regenera-ção do indivíduo, arrancando o proletariado das infl uências exóticas, possibilitando a construção de algo duradouro. (IAMAMOTO e CARVALHO, 2006, pág. 286)

2. Palco de dramática avalanche que causou 27 mortes, fez até agora 200 desaparecidos e arras-tou 50 dos 100 barracos, o Morro do Bumba, em Niterói, cidade vizinha ao Rio, é um caso emble-mático de como o Poder Público não só é omisso em relação à proliferação das favelas como tam-bém pode ser decisivo para a sua expansão. (Ex-traído da Revista Veja, 14/04/2010)

Com base nos relatos apresentados responda: O problema do aumento e da precariedade das fa-velas é a “falta de educação”?

Qual a relação entre a situação apresentada no relato A e no relato B?

Questão 7

Segundo Iamamoto e Carvalho (2006), as primei-ras tentativas de introdução do Serviço Social na previdência aconteceram:

I. Por imposição da classe trabalhadora que, organizada, prometia entrar em greve caso a sua reivindicação não fosse atendida.

II. Por meio de uma negociação entre governo e o conselho de classe da categoria, buscan-do uma melhor forma de atendimento das demandas sociais.

III. Em um momento de reorganização e reor-denação da legislação e mecanismos de en-quadramento e controle do proletariado.

IV. Em um momento em que o Estado procura sistematizar sua legislação social, fato que terá expressão maior na Consolidação das Leis do Trabalho.

V. Pela luta da categoria em busca de novos campos de atuação.

Page 54: Servico social 1

56

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 7 - Atividades

Questão 10

Em 1945, qual foi o marco do início efetivo da organização do Serviço Social na Previdência?

a) A LOAS.

b) A Constituição Federal de 1934.

c) A primeira NOB.

d) Uma Portaria do Departamento Nacional da Previdência.

e) Um ato público realizado em 1945.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, consulte:

Disponível em:

• <www.leao.rj.gov.br>. Neste site você poderá conhecer mais sobre o histórico trabalho da Fun-dação Leão XIII e também das ações que esta Ins-tituição desenvolve atualmente.

• <www.cress-sp.org.br/index.asp?fuseaction=historia&ano=1944#1944>. Neste endereço você encontrará uma interessante linha do tempo sobre a implantação do Serviço Social e poderá verifi car aspectos cronológicos sobre a implanta-ção da Previdência Social.

• <www.sp.senac.br>. Você conhecerá detalhes sobre a criação do SENAC, podendo conhecer ainda documentos históricos que respaldam o trabalho dessa Instituição.

Outros importantes trabalhos a serem pesquisa-dos que irão auxiliá-lo a ampliar o seu conheci-mento sobre o tema estudado:

• MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: Iden-tidade e Alienação – 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2008 (págs. 121 a 159).

Podemos considerar que estão corretas as afi r-mativas.

a) I, III e IV.

b) II e III.

c) I e IV.

d) Somente a alternativa I está correta.

e) Somente a alternativa II está correta.

Questão 8

Sobre o processo de surgimento e desenvolvi-mento das grandes instituições assistenciais po-demos afi rmar que:

a) Este processo não teve implicação nenhuma com a consolidação do Serviço Social como profi ssão.

b) É também o processo de legitimação e insti-tucionalização do Serviço Social.

c) As grandes instituições de assistência social só se desenvolveram após a consolidação do Serviço Social como profi ssão.

d) As grandes instituições assistenciais até hoje buscam um espaço na sociedade para sua solidifi cação.

e) Este processo está em constante construção e diretamente atrelado ao projeto ético e político do Serviço Social.

Questão 9

Em 1942 é organizada, pelo Instituto de Pensões e Aposentadorias dos Comerciários, a Seção de Estudos e Assistência Social, que teve como pri-meiro dirigente o Sr. Luís Carlos Mancini, for-mado na primeira turma da Escola de Serviço Social de São Paulo e um dos principais divulga-dores do Serviço Social naquele momento. Qual a principal atividade desenvolvida pela referida Seção e quais as contribuições que a conclusão desse trabalho trouxe para o Serviço Social?

Page 55: Servico social 1

57

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 7 - Atividades

• RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO NO BRASIL - A Questão Social nas décadas de 1920 e1930 e as Bases para a Implantação do Serviço Social. Dis-ponível em: <www.pt.shvoong.com>. Acesso em: 30 abr. 2010.

FINALIZANDO

Neste tema, você viu que não podemos dizer que, com estes exercícios exaurimos todo o as-sunto sobre a criação das primeiras instituições públicas e privadas que implantaram o Serviço Social no Brasil. Muito ainda poderíamos traba-lhar sobre este assunto e sobre as contribuições destas instituições para sua legitimação.

Então, para que não fi quem lacunas a serem pre-enchidas, fi ca a recomendação de que você faça a leitura do Livro-Texto, nas páginas recomenda-das no início deste tema, para que possa desco-brir mais e mais fatos interessantes na trajetória do Serviço Social.

É como afi rmam os versos de Guimarães Rosa ‘‘ é preciso romper com a estagnação e realizar a travessia, pois é no meio da travessia que o real se dispõe para a gente”.

Page 56: Servico social 1

58

Tema 8Primeiros congressos brasileiros de Serviço Social

Objetivos de aprendizagem

• Identifi car as características dos congressos, relacionando-os ao estágio em que se encontrava o desen-volvimento do Serviço Social;

• Refl etir sobre o signifi cado do desenvolvimentismo dos anos de 1950 e as funções do Serviço Social na-quele momento.

Para início de conversa

Caros(as) alunos(as),Segundo o dicionário, “conferências” e “congressos” são espaços para discussão e resoluções de questões pertinentes ao assunto tratado. É importante que você saiba que, para a implantação do Ser-viço Social, as conferências e congressos foram e continuam sendo um espaço privilegiado de avanços e de conquistas.Mais uma vez, lembro que a leitura dos textos indicados é essencial para você se inteirar da construção histórica do Ser-viço Social. Portanto, pegue o seu material, suas anotações e mãos à obra!

Por dentro do tema

Teremos a oportunidade de analisarmos a realização dos primeiros congressos de Serviço Social no Brasil, buscando suas vinculações com a política governa-mental e com os programas internacionais, sob a infl uência norte-americana, que concorriam para moldar a profi ssão.

O estudo desse tema ampliará a nossa visão sobre os meios pelos quais o Ser-viço Social buscava produzir uma autojustifi cativa, em relação à defi nição de suas funções, a seus mantenedores institucionais e, secundariamente, à sua clientela. (Iamamoto e Carvalho, 2006).

Participando ativamente deste processo, você entenderá por que os congres-sos e seminários são espaços privilegiados para defesa do objeto, métodos e técnicas da profi ssão e também na busca de vinculação do Serviço Social com a política governamental.

Page 57: Servico social 1

59

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 8 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

Caro(a) aluno(a),

Para que você desenvolva as atividades propos-tas neste tema com êxito, leia com atenção o enunciado de cada questão apresentada. Lem-bre-se de que uma leitura atenta, aliada ao co-nhecimento prévio do tema, é a chave para a compreensão e a resolução dos exercícios.

Ponto de partida

A quantos congressos, encontros e conferên-cias do Serviço Social você já compareceu du-rante a sua caminhada acadêmica?

Ressalto que esses são momentos de extrema ligação com a profi ssão que você escolheu. Par-ticipar destes eventos é também um exercício de democracia.

Mas para que realmente seja uma contribuição para sua vida acadêmica e profi ssional, você precisa conhecer as discussões iniciais que abri-ram caminho para o discurso de hoje.

Agora, é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu!

Questão 1

Leia o texto a seguir.

“Ao narrar, visitamos o passado, na tentativa de buscar o presente em que as histórias se ma-nifestam, trazendo à tona fi os, feixes, fragmen-tos que fi caram “esquecidos” no tempo. Para Benjamin (1987), a memória é tecida a partir do presente, empurrando-nos para o passado, numa viagem imperdível e necessária, funda-mental para que possamos produzir outros en-cadeamentos, outros modos de compreender o acontecido, outras possibilidades de narrativa, novos sentidos para a nossa vida e para a vida de outros (NOGUEIRA, at A, 2008, pág. 170).

Considerando o texto apresentado, descreva qual a sua percepção sobre a importância dos primeiros congressos para a história do Serviço Social. Você deverá fazer essa atividade indivi-dualmente para que possa refl etir e testar a sua percepção sobre este assunto. Isso o ajudará no desenvolvimento de uma análise crítica em face dos fatos do passado e os acontecimentos pre-sentes, úteis para sua vida profi ssional.

Questão 2

(Concurso Público UFMG, 2006). O movimento ocorrido na metade dos anos 1960 implicou num questionamento global da profi ssão do assisten-te social.

Com relação a essa afi rmativa, é INCORRETO afi rmar que esse movimento:

a) Acedeu com os vínculos confessionais da pro-fi ssão.

b) Indagou acerca da signifi cação do Serviço So-cial na sociedade.

c) Recusou o caráter paliativo, burocrático e inespecífi co da prática profi ssional.

d) Negou o alheamento das questões sociais e históricas da América Latina.

Page 58: Servico social 1

60

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 8 - Atividades

Questão 5

Sobre o Primeiro Congresso Brasileiro de Serviço Social é correto afi rmarmos que:

I. Foi promovido pelo CEAS e realizado em 1947.

II. Foi realizado no Chile, contou com a presen-ça de 14 delegações estrangeiras e foi mar-cado por seu caráter de ofi cialidade.

III. Constituiu-se como o primeiro grande con-clave que reúne representantes das princi-pais entidades particulares e governamen-tais ligadas ao Serviço Social e à Assistência.

IV. Não apresentou uma temática central e, por abarcar um grande número de assuntos, as teses apresentadas referem-se a uma longa listagem de temas de difícil sistematização.

V. Apresenta uma linha de continuidade em relação ao Congresso Interamericano de Atlantic City (EUA, 1941).

As alternativas corretas estão contidas nas afi r-mações:

a) III, IV e V.

b) I, II e III.

c) I, IV e V.

d) I, III e IV.

e) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 3

(TCE, Estado de Rondônia, 2007). Iamamoto e Carvalho (1983) apresentam uma análise inova-dora do Serviço Social, na qual a profi ssão é in-terpretada como:

a) Produto do tardio desenvolvimento do capi-talismo na sociedade brasileira.

b) Atividade de caráter contraditório, que só pode ser compreendida na rede das relações sociais.

c) Resultado da evolução natural da fi lantropia privada no rumo da fi lantropia patrocinada pelo Estado.

d) Resultado das políticas sociais desenvolvidas no marco da “República Velha”.

e) A partir das posições liberais defendidas pela Doutrina Social da Igreja Católica.

Questão 4

Observe a frase abaixo:

A_____________________________________que historicamente caracteriza o Serviço Social, situa-se na demanda social que viabiliza e legitima a implantação e desenvolvimento da instituição. A falta de uma demanda a partir dos setores da população, que são objeto da prática profi ssio-nal dos assistentes sociais, marca essa atividade com o selo da imposição. (IAMAMOTO e CARVA-LHO, 2006)

Escolha, entre as alternativas a seguir, o termo que está sendo defi nido na frase acima:

a) Autojustifi cação.

b) Estratégia de ação.

c) Clientela.

d) Especifi cidade.

e) Necessidade.

Page 59: Servico social 1

61

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 8 - Atividades

Questão 6

Os congressos realizados na década de 1940 con-taram com uma elevada participação de pessoas que não eram assistentes sociais, como bacha-réis, intelectuais, professores, higienistas, sani-taristas, ou seja, profi ssionais cujas práticas pro-fi ssionais pouco ou nada relacionavam-se com o Serviço Social. Iamamoto e Carvalho (2006) res-saltam que foi observada a presença destacada da hierarquia e de entidades e obras católicas. Segundo esses autores, qual o motivo da presen-ça desse público diferenciado?

Questão 7

O II Congresso Brasileiro de Serviço Social acon-tece sob a vigência da presidência de Jânio Qua-dros, cujo projeto de governo buscava um de-senvolvimento harmônico, aliando crescimento econômico à atenção ao homem, tendo em vista a construção de uma nação forte e um povo forte. Em vista do discurso presidencial, torna-se neces-sário reorganizar o trabalho do assistente social para sintonizar-se com os interesses dominantes do Estado. Qual foi o tema desse Congresso?

Questão 8

Leia com atenção o texto a seguir.

O Encontro Nacional CFESS/CRESS é um fórum anual, que tem caráter regimental e deliberati-vo, estabelecido no Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS, confi gurando-se como um momento po-lítico de construção coletiva da agenda anual do Conjunto, constituindo-se, também, espaço relevante de capacitação de natureza técnica e ético-política. A partir das conferências e consi-derando as demandas e os grandes desafi os ao Serviço Social são discutidos e deliberados os as-suntos referentes às questões que estruturam, hoje, as ações do Conjunto nas áreas da: Política Nacional de Fiscalização, Ética e Direitos Huma-nos, Seguridade Social, Política de Comunicação, Gestão Administrativo-fi nanceira, Formação profi ssional e Relações Internacionais. (Extraí-do dos Anais do 35.o Encontro Nacional CFESS/CRESS, 2006).

Podemos considerar que os primeiros congressos de Serviço Social foram a base para as discussões que hoje se desenvolvem nos Encontros Nacio-nais de Serviço Social. De acordo com Iamamoto e Carvalho (2006), quais foram as três questões abordadas pelo I Congresso Pan-Americano de Serviço Social, realizado em 1945, no Chile?

Page 60: Servico social 1

62

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ITema 8 - Atividades

Questão 9

Observe as siglas que constam do quadro a se-guir com seus respectivos signifi cados.

Complete as frases a seguir com as palavras do quadro que lhe são adequadas.

I. Frente ao desafi o de participação apre-sentado pelo projeto desenvolvimen-tista, os assistentes sociais propõem por meio do _______________________ e _________________contribuir para o pro-cesso de mudança exigido pelo desenvolvi-mento.

II. As discussões sobre a formação acadêmi-ca, realizadas no I Congresso Pan-Ame-ricano de Serviço Social infl uenciaram no surgimento da ___________________ e _______________.

III. __________________e________________, or-ganizadas em 1946, desempenharão um papel de grande relevância no desenvolvi-mento do Serviço Social em São Paulo.

IV. Mesmo com todas as adaptações da técni-ca de_______________e ____________à rea-lidade nacional para atuar sobre a questão social, mesmo com todo aparato governa-mental e com o fortalecimento do Serviço Social por meio desses processos, não se conseguiu tratar a população como sujei-tos de sua própria história.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de inserção das siglas nas frases

a) DC e DOC, ABAS e ABESS, ABAS e ABESS, DC e DOC.

b) ABAS e ABESS, DC e DOC, DC e DOC, ABAS e ABESS.

c) DC e DOC, DC e DOC, ABAS e ABESS, ABAS e ABESS.

d) ABAS e DOC, ABAS e DOC, ABESS e DC, ABESS E DC.

e) ABESS e DOC, ABAS E DC, ABESS e DOC, ABESS e DOC.

Você deverá realizar a atividade seguinte em grupo de 3 a 5 componentes.

Vamos lá! Procure seus (suas) colegas e respon-dam ao que se pede.

Questão 10

Para resolução deste exercício, faça a leitura do texto das págs. 339 a 345 do Livro-Texto. Após a leitura do texto proposto, redija um parágrafo apresentando o entendimento do grupo sobre a política desenvolvimentista.

DOC - Desenvolvimento e Organização da ComunidadeABESS – Associação Brasileira de Escolas de Serviço SocialABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais DC – Desenvolvimento de Comunidade

Page 61: Servico social 1

63

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I Tema 8 - Atividades

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? En-tão, consulte:

• Disponível em: <www.abepss.org.br> – Este site é importante para que você conheça mais sobre a ABESS – Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, que atualmente é conhecida como ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Neste site estão disponíveis trabalhos científi cos relacionados aos temas estudados nesta disciplina.

• <www.cress-sp.org.br> – Conheça os aconteci-mentos que antecederam os primeiros congres-sos de Serviço Social, na linha do tempo organi-zado pelo CRESS/SP.

• <www.cfess.org.br> – neste endereço você poderá informar-se sobre o Conselho Federal de Assistência Social, conhecendo a agenda de eventos da categoria, programando a sua parti-cipação nos congressos e encontros.

Outros trabalhos interessantes a serem consul-tados para ampliar a base de discussão sobre o tema são:

• SILVA, Jacqueline Oliveira. Educação, Processo de Trabalho e Serviço Social. Porto Alegre. Da Casa, 1997.

• SEGUNDO, Moacir. As Formas de Enfrentamen-to da Questão Social: nas Décadas de 30 e 40. Disponível em: <www. nusocial.wordpress.com/tag/servico-social/>. Acesso em: 01 mai.2010.

FINALIZANDO

Neste tema, você viu que a revisão dos caminhos históricos nos permite compreender a especifi ci-dade que permeia o Serviço Social. Na luta pela afi rmação e legitimação, observamos que os pri-meiros congressos da categoria foram os espaços privilegiados de discussão, avanços e também de desafi os ao fazer do assistente social.

Atualmente, esses eventos continuam sendo o palco de discussões embasadoras e desafi adoras, momento em que se delineiam novos caminhos e novas formas de luta e enfrentamento à ques-tão social.

Apesar de estarmos terminando os temas rela-cionados a essa disciplina, ressalto que o assunto relacionado aos Fundamentos Históricos, Teó-ricos e Metodológicos do Serviço Social não se esgotam aqui. Outros temas virão e outros au-tores nos auxiliarão na compreensão das ques-tões aqui explicitadas. Portanto, fi que atento aos novos desafi os que se apresentarão a você, para que a sua caminhada acadêmica gere novos e bons frutos.

Page 62: Servico social 1

64

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Desafi o de Aprendizagem

Este desafi o de aprendizagem tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem;

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado efi ciente e efi caz;

• Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;

• Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;

• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profi ssão;

• Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafi o, que será solucionado por etapas, ao longo do semestre letivo.

Realizar essas atividades é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na atuação do aluno, no mercado de trabalho.

Aproveite a oportunidade de estudar e aprender com os desafi os da vida profi ssional.

Competências e Habilidades

Ao concluir as etapas propostas nesse desafi o, você terá desenvolvido as competências e habilidades descri-tas a seguir:

• Conhecer o surgimento do Serviço Social na organização social capitalista, particularmente na América Latina e no Brasil;

• Conhecer aspectos referentes às primeiras escolas brasileiras de Serviço Social, as primeiras instituições que implantaram o Serviço Social no Brasil e os primeiros congressos brasileiros de Serviço Social;

• Entender que o Serviço Social, nas primeiras instituições, atuava junto aos trabalhadores empregados e desempregados e que, portanto, o assistente social lidava com os problemas sociais decorrentes do confl ito entre capital e trabalho;

• Conhecer os projetos e/ou programas de assistência social desenvolvidos pelo órgão municipal.

Desafi o

Aula-tema: Os projetos e/ou programas de assistência social realizados pelo órgão de assistência social da cidade em que você reside.

1. Organize-se em grupo, de quatro a cinco pessoas, aproximadamente.

2. Os grupos deverão realizar uma entrevista com uma assistente social que atue no órgão de assistência social na cidade onde você vive.

2.1 Nessa entrevista cada grupo deverá perguntar:

Quais os projetos ou programas de assistência social (federal, estadual e/ou municipal) desen-volvidos pelo órgão municipal responsável pela assistência social (pode ser uma secretaria, ou uma coordenadoria).

Autoras: Enilda Maria Lemos e Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre - Universidade Anhanguera - UNIDERP, Campo Grande.

Page 63: Servico social 1

65

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Desafi o de Aprendizagem

2.2 Escolha um dos projetos ou programas de assistência social e pergunte à assistente social:

a) Quais as principais ações do projeto ou do programa de assistência social escolhido.

b) Quais as difi culdades na realização do projeto ou do programa de assistência social esco-lhido.

c) Quais os benefícios alcançados?

3. Os grupos farão uma visita ao órgão responsável pela assistência social de sua cidade para:

• Aplicar o questionário ao assistente social contatado.

4. Cada grupo deverá elaborar um relatório sobre a visita realizada, destacando os seguintes pon-tos:

a) O nome do projeto ou do programa de assistência social escolhido;

b) As principais ações do projeto ou do programa que o grupo escolheu;

c) As difi culdades na realização do projeto ou do programa escolhido;

d) Os benefícios alcançados.

5. Em sala de aula:

a) Cada grupo deverá elaborar o seu relatório observando os pontos indicados na orienta-ção.

b) Cada grupo fará uma apresentação do trabalho realizado aos demais grupos.

Importante!

• O trabalho deverá ser realizado ao longo do bimestre;

• O relatório deverá ter o nome de todos os acadêmicos que participaram do trabalho e deverá ser entre-gue ao professor-tutor presencial.

Autoras: Enilda Maria Lemos e Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre - Universidade Anhanguera - UNIDERP, Campo Grande.

Page 64: Servico social 1

66

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I

Referências Bibliográfi cas

ALVES, Gilberto Luiz. - A Produção da Escola Pública Contemporânea. Campo Grande, MS: ed. UFMS; Campinas, SP: autores associados, 2001.

AMORIN, Andressa Gomes Carvalho de. As demandas e as respostas profi ssionais do serviço social na sociedade capitalista. Disponível em: <http://www.rededobem.org/arquivospdf/238.pdf> Acesso em: 14 abr. 2010.

BRASIL, Projeto Renasce. Capitalismo e sistema capitalista. Disponível em: <http://www.renascebrasil.com.br/f_capitalismo2.htm> . Acesso em: 24 mar. 2010.

CASTRO, Ramon Peña. Trabalho Abstrato e Trabalho Concreto. Disponível em: <http://www.epsjv.fi o-cruz.br/upload/d/Trabalho_Abstrato_e_Trabalho_Concreto_ts_(com_pequeno_erro).pdf> . Acesso em: 15 abr. 2010.

EDNÉIA, Machado. Questão Social: Objeto do Serviço Social? Disponível em: < http://www.ssrevista.uel.br/c_v2n1_quest.htm> Acesso em: 14 abr. 2010.

IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de Uma Interpretação Histórico-Metodológica. São Paulo: Cortez, 19ª ed., 2006.

MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: A Ilusão de Servir. São Paulo: Cortez.