78 parceiros em foco - intranet.df.sebrae.com.brintranet.df.sebrae.com.br/download/parceiros/78.pdfe...

7
1 INFORMATIVO MENSAL DO SEBRAE NO DISTRITO FEDERAL Foto: Cristiano Costa ESPECIAL DF ocupa primeiro lugar em formalização do País Parceiros em foco INFORMATIVO MENSAL DO SEBRAE NO DISTRITO FEDERAL 78 Jul/2012 Sebrae no DF promove a popularização da carne suína PG. 6 Empresários se preparam para a Copa do Mundo 2014 PG. 11 Projeto promove o desenvolvimento do empreendedorismo infantil PG. 12

Upload: others

Post on 06-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 78 Parceiros em foco - intranet.df.sebrae.com.brintranet.df.sebrae.com.br/download/parceiros/78.pdfe a elevação das taxas de desenvolvimentos humanos no país todo. Durante 4 (quatro)

1

informativo mensal do sebrae no distrito federal

Foto: Cristiano Costa

ESPECIAL

DF ocupa primeiro lugar em formalização do País

Parceiros em focoinformativo mensal do sebrae no distrito federal

78Jul/2012

Sebrae no DF promove a popularização da carne suína

pg. 6

Empresários se preparam para a Copa do Mundo 2014

pg. 11

Projeto promove o desenvolvimento do empreendedorismo infantil pg. 12

Page 2: 78 Parceiros em foco - intranet.df.sebrae.com.brintranet.df.sebrae.com.br/download/parceiros/78.pdfe a elevação das taxas de desenvolvimentos humanos no país todo. Durante 4 (quatro)

2 3

informativo mensal do sebrae no distrito federalmaio de 2011

Foto

: Vi

níciu

s Lou

res

A Semana Nacional de Formalização, realizada pelo Sebrae em todo o Brasil, permitiu ao Sebrae no DF mos-trar a sua capacidade de ampliar a base de atuação. O trabalho foi desenvolvido nas Regionais mais carentes do Distrito Federal, mantendo contato direto com os usu-ários do Sebrae nessas localidades. A participação desses usuários surpreendeu a todos, inclusive a eles, pois, não contavam com a presença maciça dos colaboradores, do Sebrae no DF, que puderam provar que estão no Sistema para fazerem a diferença na formalização e capacitação dos nossos empreendedores. A participação dos usuários garantiu o sucesso do evento no Distrito Federal, com o primeiro lugar em formalizações entre as outras unida-des da federação. O êxito alcançado nas formalizações, durante a semana, só foi possível porque todos os envol-vidos acreditaram na proposta de trabalho e deram mais um pouquinho do que foi pedido a eles. Descentralizar é atender aos anseios da população e cumprir a missão, do Sebrae no DF, com maior prazer e o empenho necessário aos que praticam a verdadeira modernidade social, nive-lando as ações, trabalhando pela sustentabilidade.

O trabalho que precisa dar certo.Começa no dia 08 de agosto e vai até o dia 11, no

Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a I Conferência

Nacional do Emprego e Trabalho Decente - CNETD, uma proposta que precisa ser levada a sério pela nossa popu-lação de trabalhadores, governos e empregadores, pois, a partir desse evento se espera que as relações, capital/emprego, mudem para melhor e mantenham o foco onde precisa estar, no desenvolvimento sustentável, econômi-co, financeiro e socialmente, para a melhoria de todos e a elevação das taxas de desenvolvimentos humanos no país todo. Durante 4 (quatro) dias, 1200 (mil e duzen-tos) abnegados brasileiros que participaram das Confe-rências Estaduais e foram eleitos Delegados Nacionais, para realizarem esta tarefa de importância ímpar para os objetivos que o Brasil deseja. A relevância da proposta se evidencia em tudo o que está ocorrendo dentro e fora da I CNETD, quando verificamos as participações de to-dos, Governos de Estados, Centrais Sindicais, Federações e Confederações, imbuídos do mesmo espírito construtivo para a realização da, Primeira Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, um marco na historia do nosso país que temos a certeza de que este é o tipo de trabalho que dá certo.

EXPEDIENTE - [Presidente do Conselho Deliberativo] José sobrinho barros - [Entidades Componentes] banco de brasília s/a - brb; banco do brasil s/a - bb; Caixa econômica federal - CaiXa; Companhia de planejamento do df - Codeplan; federação da agricultura e pecuária do distrito federal - fape/df; federação das associações Comerciais e empresariais do distrito federal - faCidf; federação das indústrias do distrito federal - fibra; federação do Comércio de bens, serviços e turismo do df - feComÉrCio/df; secretaria de estado de desenvolvimento econômico do distrito federal - sde; serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas - sebrae; Universidade de brasília - Unb - [Diretor Superintendente] antônio valdir oliveira filho - [Diretora de Gestão e Produção] maria eulalia franco - [Diretor de Atendimento] rodrigo de oliveira sá - [Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação] ana luiza Carvalho mendonça - [Coordenação de Redação] ana luiza Carvalho mendonça - [Coordenação] Christiane gnone e patrícia felippelli - [Edição e impressão] rp1 Comunicação - [Coordenação Fotográfica] Christiane gnone [Fotos] bg press - [Tiragem] 2.000 exemplares - [Sebrae no Distrito Federal] SIA Trecho 03 Lote 1.580 - Brasília/DF - Cep: 71.200-030 - Tel.: 0800 570 0800 - Fax: (61) 3361-1996 - Site: www.df.sebrae.com.br.

O trabalho que dá certo

palavra do presidenteJOSé SOBRINhO BARROS

PRESIDENTE DO CONSELhO DELIBERATIvO

DO SEBRAE NO DF

|| RADAR SEBRAE ||

Agentes de Desenvolvimento fomentam empreendedorismo nas RAs

o 1º Curso de formação foi realizado na sede do sebrae no df

Foto

: Gl

aucy

a Br

aga

|| NATáLIA KENUPP

C om a missão de planejar, executar e articular políticas para implementação da lei Comple-mentar nº 128/2008, conhecida como lei geral

de micro e pequenas empresas, o sebrae no df pro-moveu o 1º Curso de formação de agentes de de-senvolvimento. o grupo capacitado já está atuando em 15 regiões administrativas de baixo Índice de de-senvolvimento Humano para desenvolvê-las. os mó-dulos de aprendizagem foram realizados de 21 a 26 de junho, na sede do sebrae no df, e contaram com quatro temas principais: agente de mudança, agente de desenvolvimento, melhorando o ambiente para o desenvolvimento e agente de resultados.

de acordo com o gerente da Unidade de políti-cas públicas e desenvolvimento territorial (Uppdt) do sebrae no df, stefano portuguez, os agentes são propulsores do desenvolvimento. “Eles identificam lideranças, criam redes de relacionamento e equipes de trabalho, além de ações positivas para o desen-volvimento em cada região administrativa”.

para o superintendente do sebrae no df, antônio valdir oliveira filho, a instituição está muito satis-feita em realizar mais um trabalho de fomento ao empreendedorismo. “transformar uma região é um processo demorado. estamos alinhados com essa realidade e criamos a Uppdt para trabalharmos de maneira integrada e com foco na evolução”, concluiu.

Page 3: 78 Parceiros em foco - intranet.df.sebrae.com.brintranet.df.sebrae.com.br/download/parceiros/78.pdfe a elevação das taxas de desenvolvimentos humanos no país todo. Durante 4 (quatro)

4 5

informativo mensal do sebrae no distrito federalmaio de 2011

Dia 15 (quarta-feira)n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Na Hora

Taguatinga – Shopping Top Mall – CNB 12, 3º andar – Taguatinga Norte/DF, das 10h às 11h.n CUrso prÁtiCas empresariais – entenda a

Contabilidade da sUa empresa - Sebrae no DF, das 14h às 18h.n enContro gestÃo finanCeira – do Controle À

deCisÃo (inÍCio) - sebrae mais - Sebrae no DF, 1º Encontro, das 9h às 18h / Outros Encontros, das 9h às 13h.

Dia 16 (quinta-feira)n palestra gerenCial diCas de Como esColHer o ponto

ComerCial - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n enContro despertando o empresÁrio - sebrae

prÓprio - Sebrae no DF, das 14h às 18h.n filme sessÕes empreendedoras etiQUetas nos

negÓCios e no trabalHo - Sebrae no DF, das 10h às 12h.

Dia 20 (segunda-feira)n palestra gerenCial prepare sUa empresa para o

CrÉdito - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n CUrso gerenCial Controles finanCeiros (inÍCio) -

Sebrae no DF, das 19h às 22h.n CUrso gerenCial gestÃo de visUal de loJa (inÍCio) -

Sebrae no DF, das 19h às 22h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Sebrae no

DF, das 15h às 16h.n CUrso gestÃo da inovaÇÃo – inovar para Competir -

sebrae mais (inÍCio) - Sebrae no DF, das 19h às 22h.n CUrso empreteC - sebrae mais (inÍCio) - Sebrae no DF, das

8h às 18h.

Dia 21 (terça-feira)n ofiCina sei Controlar meU dinHeiro - Sebrae no DF, das

14h às 17h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Sebrae no

DF, das 15h às 16h.

Dia 22 (quarta-feira)n palestra gerenCial brasÍlia na Copa 2014: desafios e

oportUnidades para as mpe - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Central

Fácil (Junta Comercial do DF) – SAS, Quadra 2, Lote 1 - Bloco A, das 14h às 15h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Sebrae no

DF, das 10h às 11h.n enContro estratÉgias empresariais - sebrae mais

(inÍCio) - Sebrae no DF, das 8h às 18h.

Dia 23 (quinta-feira)n palestra gerenCial internet para peQUenos

negÓCios - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n enContro despertando o empresÁrio - sebrae

prÓprio - Sebrae no DF, das 14h às 18h.n filme sessÕes empreendedoras motivando todos

para a missÃo - Sebrae no DF, das 10h às 12h.

Dia 24 (sexta-feira)n enContro Coletando informaÇÕes - sebrae prÓprio -

Sebrae no DF, das 14h às 18h.

Dia 27 (segunda-feira)n palestra gerenCial Como gerenCiar seU negÓCio -

Sebrae no DF, das 15h às 17h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Sebrae no

DF, das 15h às 16h.n enContro Coletando informaÇÕes - sebrae

prÓprio - Sebrae no DF, das 14h às 18h.n enContro ConHeCendo seU negÓCio - sebrae

prÓprio - Sebrae no DF, das 14h às 18h.n CUrso gerenCial formaÇÃo do preÇo de venda no

vareJo (inÍCio) - Sebrae no DF, das 19h às 22h.

Dia 28 (terça-feira)n enContro despertando o empresÁrio - sebrae

prÓprio - Sebrae no DF, das 14h às 18h.

Dia 29 (quarta-feira)n ii enContro sebrae de negÓCios – oportUnidades

para a Copa 2014 - LBV – Auditório Parlamundi – 915 sul, das 9h30 às 17h30.n palestra gerenCial aUmente sUas vendas Com

Criatividade - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n enContro Coletando informaÇÕes - sebrae prÓprio -

Sebrae no DF, das 14h às 18h.n CUrso prÁtiCas empresariais – CoaCHing

empreendedor - Sebrae no DF, das 14h às 18h.

Dia 30 (quinta-feira)n enContro despertando o empresÁrio - sebrae

prÓprio - Sebrae no DF, das 14h às 18h.n enContro ConHeCendo seU negÓCio - sebrae prÓprio

- Sebrae no DF, das 14h às 18h.n palestra empreteC – saiba Como desenvolver seU

Comportamento empreendedor - sebrae mais - Sebrae no DF, das 10h às 12h.

Dia 1 (quarta-feira)n seminÁrio sobre redes soCiais para as peQUenas

empresas - Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 15h.n palestra inovaÇÃo Com mÍdias soCiais - LBV –

Auditório Parlamundi – 915 sul, das 18h às 22h.n Xii salÃo da alimentaÇÃo / Copa & CoZinHa 2014

- i enContro naCional de gastronomia (inÍCio) - Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 18h.n palestra gestÃo finanCeira – do Controle À

deCisÃo - sebrae mais - Sebrae no DF, das 19h às 22h.

Dia 2 (quinta-feira)n CafÉ da manHÃ de ti – Sebrae no DF, 8h30.n palestra gerenCial formaliZe-se! seJa Um

empreendedor individUal - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n filme sessÕes empreendedoras Habilidades

fUndamentais do CHefe e lÍder - Sebrae no DF, das 10h às 12h.

Dia 6 (segunda-feira)n abad 2012 - 31ª ConvenÇÃo anUal do ataCadista e

distribUidor e sWeet braZil international (inÍCio) - Rio Centro – Avenida Salvador Alende, nº: 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ, das 10h às 22h.n CUrso formaÇÃo do preÇo de venda – segmento

aUto-esColas (inÍCio) - CL 213 Lote E, Auto Escola Veja – Santa Maria /DF, 19h.n palestra gerenCial planeJar É o segredo do sUCesso

- Sebrae no DF, das 15h às 17h.n CUrso gerenCial plano de negÓCio e merCado (inÍCio)

- Sebrae no DF, das 14h às 18h.n CUrso gerenCial tÉCniCa de vendas (inÍCio) - Sebrae no

DF, das 19h às 22h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Sebrae no

DF, das 15h às 16h.

Dia 7 (terça-feira)n ofiCina sei vender - Sebrae no DF, das 14h às 17h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio -

Sebrae no DF, das 15h às 16h.

Dia 8 (quarta-feira)n enContro portas abertas - sebrae prÓprio -

Central fácil (Junta Comercial do df) – SAS, Quadra 2, Lote 1 - Bloco A, das 14h às 15h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio -

Sebrae no DF, das 10h às 11h.n enContro despertando o empresÁrio - sebrae

prÓprio - Sebrae no DF, das 14h às 18h.n CUrso prÁtiCas empresariais – CUstos e

formaÇÃo de preÇo - Sebrae no DF, das 14h às 18h.

Dia 9 (quinta-feira)n palestra gerenCial lideranÇa e motivaÇÃo de

eQUipes - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n filme sessÕes empreendedoras lideranÇa,

CompetÊnCia e resUltados - Sebrae no DF, das 10h às 12h.

Dia 10 (sexta-feira)n palestra gerenCial anÁlise de CrÉdito, Cadastro e

CobranÇa - Sebrae no DF, das 15h às 17h.

Dia 13 (segunda-feira)n palestra gerenCial entendendo CUstos,

despesas e preÇo de venda - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n CUrso gerenCial atendimento ao Cliente (inÍCio) -

Sebrae no DF, das 19h às 22h.n CUrso gerenCial oratÓria (inÍCio) - Sebrae no DF, das 19h

às 22h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Sebrae no

DF, das 15h às 16h.n enContro despertando o empresÁrio - sebrae

prÓprio - Sebrae no DF, das 14h às 18h.n enContro Coletando informaÇÕes - sebrae prÓprio -

Sebrae no DF, das 14h às 18h.

Dia 14 (terça-feira)n 24º Congresso naCional da abrasel (inÍCio) - Centro

de Convenções Ulysses Guimarães, das 14h às 19h.n Congresso abipti 2012 (inÍCio) – Hotel San Marco, Setor

Hoteleiro Sul, Qd. 05, Bloco C, Brasília-DF.n palestra gerenCial nota fisCal eletrÔniCa:

legislaÇÃo, implantaÇÃo e UtiliZaÇÃo - Sebrae no DF, das 15h às 17h.n ofiCina sei Comprar - Sebrae no DF, das 14h às 17h.n enContro portas abertas - sebrae prÓprio - Sebrae

no DF, das 10h às 11h.n palestra estratÉgias empresariais – defina o

fUtUro de sUa empresa - sebrae mais - Sebrae no DF, das 19h às 22h.

Agenda - Agosto

* Pro

gram

ação

sujei

ta à

alter

açõe

s

0800 570 0800www.df.sebrae.com.br

Page 4: 78 Parceiros em foco - intranet.df.sebrae.com.brintranet.df.sebrae.com.br/download/parceiros/78.pdfe a elevação das taxas de desenvolvimentos humanos no país todo. Durante 4 (quatro)

6

maio de 2011

|| NATáLIA KENUPP

saudável e saborosa, a carne suína é ampla-mente consumida em diversos países. no bra-sil, ainda é pouco apreciada e não recebe tanta

atenção dos consumidores quanto à bovina e a de frango. Com o objetivo de popularizar e aumentar o consumo do alimento, estudantes de gastrono-mia, empresários de frigoríficos e produtores rurais participaram, juntos, de capacitações sobre suínos. A iniciativa é resultado de parceria firmada entre o sebrae no df, a associação brasileira dos Criado-res de suínos e o instituto de educação superior de brasília (iesb). de 14 a 28 de junho, o grupo trocou experiências e aprendeu novas técnicas de cortes, congelamento e tempero da carne de porco.

para a gestora do projeto de suinocultura do se-brae no df, patrícia ferreira, o local onde foi reali-zado o curso foi estratégico porque, atualmente, o iesb conta com cerca de 460 alunos. “são clientes de micro e pequenas empresas desse segmento e, além disso, formadores de opinião. o contato com o chef de cozinha é uma ótima maneira de alcan-çarmos uma maior popularização do alimento, pois abre canais para chegarmos a diferentes nichos de mercado”, opina. a gestora acredita que, com a ampliação de mercado, toda a cadeia produtiva é beneficiada. “Se a demanda é grande do ponto de

venda, aumenta a quantidade de trabalho para os frigoríficos, que consequentemente passam a com-prar mais dos produtores rurais”.

o presidente da associação dos Criadores de su-ínos do distrito federal (dfsUin), alexandre Cenci, acredita que o curso auxiliou os presentes a ava-liarem melhor algumas questões como higiene e o que é preciso dar atenção ao receber uma peça de carne. “essa é a primeira de muitas ações que pretendemos realizar com apoio dos parceiros. Já percebemos alguns pontos que podemos melhorar, como uma mobilização mais efetiva e cursos mais espaçados”, disse.

guilherme padilha é estudante de gastronomia e está no segundo semestre da faculdade. para ele, que participou dos três encontros, foi interessante ouvir outros pontos de vista além de gastronomia, como por exemplo, de que forma a carne é perce-bida comercialmente e informações técnicas sobre o alimento. “Consegui aplicar o que aprendi nas aulas. me interessei tanto que, na última prática, trouxe um corte diferente utilizando as técnicas que aprendi aqui”, comenta. Com esse depoimento, o coordenador do curso, sebastian parasole, declara missão cumprida. “enquanto houver um rico inter-câmbio entre os alunos e o mercado de trabalho, estaremos de portas abertas”, finaliza.

Foto

: Fer

nand

o Bi

zerra

Sebrae no DF promove a popularização da carne suína

estudantes e produtores rurais durante curso de

corte de suínos

XII Alimenta.Mais de 3 mil empresários vãoprovar o sabor desse sucesso.

Junte em um único evento as micro e pequenas empresas e compradores do setor de alimentação. Adicione tecnologia e inovação que vão de soluções de gestão a equipamentos industriais.

Acrescente expositores de produtos e serviços com as novas tendências do setor. E misture tudo isso com consultoria, cursos, palestras, oficinas e rodadas de negócios.O resultado tem um sabor especial:crescimento. Experimente!

O800 570 0800 | www.df.sebrae.com.br

Anúncio.indd 1 13/07/2012 12:55:22

Page 5: 78 Parceiros em foco - intranet.df.sebrae.com.brintranet.df.sebrae.com.br/download/parceiros/78.pdfe a elevação das taxas de desenvolvimentos humanos no país todo. Durante 4 (quatro)

8 9

informativo mensal do sebrae no distrito federalmaio de 2011

|| ESPECIAL ||

como um sucesso. segundo lucimar santos, ge-rente da Unidade de atendimento individual, a presença dos bancos e instituições financeiras durante o evento possibilitou o esclarecimento de dúvidas sobre o acesso a crédito. além dis-so, representantes da previdência social expli-caram aos participantes os benefícios, prazos e carências após a regularização. o sebrae no df contou ainda com parceiros como as asso-ciações Comerciais, empresariais e industriais de planaltina, paranoá, varjão, são sebastião e taguatinga; administração regional da Ceilân-dia, estrutural e recanto das emas, e na Hora empresarial de taguatinga e riacho fundo.

para o presidente do Conselho deliberativo do sebrae no df, José sobrinho barros, o apoio da federação das associações Comerciais, empre-sariais e industriais do df e entorno (faCi-df) foi fundamental para o sucesso da semana. “Com as descentralizações, as associações comerciais passaram a receber e organizar demandas de ei e repassar informações sobre as soluções ofere-cidas pelo sebrae no df”.

|| NATáLIA KENUPP

para muitos empreendedores, a semana do ei 2012 foi o primeiro passo para investir na gestão dos negócios. a partir da formalização, os empresários estão aptos para aproveitar os benefícios por ter as atividades regularizadas. Confira alguns depoimentos dos participantes:

“eu me formalizei pensando no futuro. agora, posso emitir nota fiscal e ter acesso às máquinas de cartão de crédito, o que é muito bom para profissionalizar meu negócio. Para o futuro, espero aumentar o faturamento e gerar empregos. Com o apoio do sebrae no df quero servir de exemplo, mostrar que não adianta cruzar os braços. tem que correr atrás, procurar orientação especializada para crescer”. (João Paulo Luz, produtor e vendedor de pimentas e livros, Ceilândia).

“a semana do empreendedor individual foi o meu primeiro contato com o sebrae. me formalizei, participei de duas pales-tras que foram suficientes para me motivar a acreditar no meu potencial. aprendi que para crescer é preciso insistir, prosperar e nunca desistir. (Francisca da Conceição dos Santos, cabeleireira, Taguatinga)

“acho que agora tudo vai melhorar, porque não preciso mais ter medo de ser multada por fazer meu trabalho. vou aproveitar que a unidade móvel estará aqui até o fim do mês para levar minha filha Clécia a fazer o mesmo que eu. Ao sair da informalidade, podemos exercer nossas profissões sem ris-co”. (Arlete Francisca de Souza, manicure, Pôr do Sol)

“sempre tive vontade de ter meu negócio regularizado e, quando soube que o sebrae viria até a minha cidade, aprovei-tei a oportunidade para me formalizar. também participei de duas oficinas e aprendi a controlar meu dinheiro e as merca-dorias para conseguir faturar mais”. (Maria Regina Sousa, pro-prietária de mini-mercearia, Itapoã)

“trabalho há muito anos vendendo móveis e desconhecia os benefícios de ser uma empreendedora individual. me for-malizei, participei da oficina SEI Vender e percebi que, mesmo com muito tempo de experiência, sempre temos algo de inte-ressante para aprender”. (Aparecida Maria Antunes, vendedora de móveis, Estrutural)

Palavra dos novos empresários

|| KELLy vALENTE

o sebrae no df teve resultados tão im-pressionantes com a realização da se-mana do empreendedor individual que

decidiu prorrogar até o dia 31 de julho o aten-dimento descentralizado nas regiões do itapoã, Sol Nascente e Pôr do Sol. O Distrito Federal fi-cou em primeiro lugar em formalizações durante o evento promovido pelo sebrae em todo país. entre os dias 2 e 7 de julho, os 17 pontos de atendimento espalhados por todo o df superan-do em 361% a meta de formalização estipulada pelo sebrae para a região.

durante o período, foram realizados 5.311 atendimentos, 911 acima da meta. foi em núme-ro de empreendedores formalizados, que brasília teve seu melhor desempenho, com 2.040 novos eis, superando a expectativa de 564 formaliza-

ções em 1.476 atendimentos. o sebrae no df promoveu 30 oficinas e 16 palestras, totalizan-do 948 inscritos, quando o objetivo era de fazer apenas 11 oficinas com 330 inscritos, conforme mostrado na tabela abaixo.

a novidade deste ano foi a atuação das unida-des móveis de atendimento em localidades com grande concentração de empreendedores ainda na informalidade. só na ação itinerante realiza-da na estrutural, no itapoã e nos condomínios pôr do sol e sol nascente, 278 empreendedores receberam atendimentos e 154, regularizaram as suas atividades econômicas, respondendo por 5 % do total de formalizados.

outro destaque foi a capacitação dos empre-endedores formalizados, como as oficinas Se-brae empreendedor individual (sei), que contou com grande adesão do público e se confirmou

DF ocupa primeiro lugar em formalização do País

Foto

: Cris

tiano

Cos

ta

COM ATUAçãO EM 17 PONTOS DE ATENDIMENTO, REGIãO TEM RECORDE DE FORMALIzADOS, SUPERANDO EM 361% A META INICIAL. ATENDIMENTO PERMANECERá ATé O FINAL DE JULhO NO ITAPOã, SOL NASCENTE E PôR DO SOL

Colaboradores do sebrae no df visitam o

Condomínio pôr do sol

Orientação

*Formalizações

Oficinas

Oficinas - Inscritos

Previsto

4.400

564

11

330

Realizado

5.311

2040

30

698

% realizado

120,7%

362%

272,72%

211,51%

Previsto pelo

SEBRAE Nacional

Page 6: 78 Parceiros em foco - intranet.df.sebrae.com.brintranet.df.sebrae.com.br/download/parceiros/78.pdfe a elevação das taxas de desenvolvimentos humanos no país todo. Durante 4 (quatro)

10 11

informativo mensal do sebrae no distrito federalmaio de 2011

|| NATáLIA KENUPP

Com a missão de fomentar o empreendedorismo onde ele se desenvolve, o sebrae no df participa de projetos e eventos em toda a Unidade federativa. durante a feira da indústria, Comércio e turismo de sobradinho (feicotur), realizada de 13 a 15 de julho, colaboradores da institui-ção levaram informações sobre os projetos desenvolvidos além de uma pequena exposição de artigos produzidos por empreendedores locais. também foi possível se for-malizar em uma unidade móvel de atendimento.

o apoio ao evento está inserido no projeto fortaleci-mento do Comércio nas regiões administrativas, que a cada mês contempla cidades diferentes. o presidente do Conselho deliberativo do sebrae no df, José sobrinho barros, destacou que a feira é uma das maiores de brasília e por isso é importante que a instituição esteja presente. “o fortalecimento de mpe é nosso maior objetivo, para que, juntos, possamos desenvolver a economia do df”.

o artesanato local foi representado pelos produtos da

empreendedora individual lourdes amado, que utiliza o capim dourado para produzir artigos como bolsas e biju-terias. “apresentar meus produtos no espaço do sebrae no DF foi muito gratificante”, comenta.

Sebrae no DF leva orientações para a Feicotur 2012

|| NATáLIA KENUPP

para alguns empresários do distrito federal, a Copa do mundo 2014 já começou. de olho nas opor-tunidades que surgem com o megaevento esporti-vo, muitos investem em gestão e em informações estratégicas para ampliar o desenvolvimento dos negócios. Para conhecer o perfil de turistas chilenos que visitarão o país e a capital durante o mundial, 11 empreendedores locais participaram de missão téc-nica em santiago, no Chile, no dia 6 de julho. ação faz parte do projeto goal to brazil, iniciativa do instituto brasileiro de turismo (embratur).

o evento será realizado mensalmente, e passará

por países como portugal, Canadá, frança e itália. o presidente do Conselho deliberativo do sebrae no df, José sobrinho barros, acompanhou o grupo de brasília e acredita que os que buscam informações estratégicas sobre os principais países responsáveis por enviar turistas estarão à frente da concorrência.

para José sobrinho, a participação promove uma nova perspectiva de abertura de mercado. “a missão foi uma oportunidade para conhecerem o perfil dos chilenos e o que pode ser bem aceito quando esti-verem por aqui. É preciso que os empreendedores se antecipem para conseguir informações privilegiadas e conquistar os clientes estrangeiros”.

Empresários se preparam para a Copa do Mundo 2014

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

José

Sob

rinho

Bar

ros

Foto

: Vin

icius

Lour

es

Novas regras para Empreendedores Individuais|| DA REDAçãODesde o dia 9 de julho, os empreendedores individuais contam com novas regras para se inscreverem no Portal do Empreendedor. Além do número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da data de nascimento, o candidato a EI deverá informar o número do recibo da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) ou do Título Eleitoral na tela de inscrição. O objetivo da medida é assegurar as informações presta-das pela categoria. Mais informações em www.portaldoempreendedor.gov.br ou pelo telefone 0800 570 0800.

Empreendedor investe em produção orgânica e se destaca no mercado|| GABRIEL MARTINSA produção sem agrotóxicos é um benefício para uma alimentação saudável, e o mercado local se interessa em consumir esses produtos. De olho nessa oportunidade, Gilsérgio dos Santos Silva investiu na produção de cogumelos orgânicos. Com a ajuda do Sebrae no DF, em parceria com o Sindiorgânicos, Gilsérgio buscou informações sobre certificação, além de orientação sobre questões administrativas. “Consegui um aumento nas vendas, e aprimorei a gestão dos negócios. Quero ser o maior produtor da região”.

|| CURTAS ||

Garçons do DF se preparam para atender consumidores

|| NATáLIA KENUPP

empresários de são sebastião participaram, de 22 a 24 de junho, da 2ª feira da indústria, Comércio, serviços e agronegócios da região (feicisa). o evento foi realizado no espaço de exposição agropecuária da região administrativa e reuniu expositores de diferentes segmen-tos para aproximá-los dos consumidores e da população. a feira foi promovida pela associação Comercial e empresarial local e contou com o apoio do sebrae no df que ofereceu orientações.

a iniciativa faz parte do projeto fortalecimento do Comércio nas regiões administrativas, que tem como objetivo estimular o desen-volvimento local. ao longo do mês de junho, a instituição esteve pre-sente em São Sebastião, Gama e Paranoá e fica até o dia 31 de julho em brazlândia.

Feira traz visibilidade aos empresários de São Sebastião

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

Juni

or C

arva

lho

empresários de brasília durante missão ao Chile

presidente do Conselho deliberativo do sebrae no df prestigiou o evento

|| NATáLIA KENUPP

responsáveis pelo primeiro contato do cliente com o esta-belecimento comercial, os garçons buscam novos conhecimen-tos para realizar o atendimento com maior propriedade. atento a essa necessidade, o sebrae no df promove capacitações para a categoria com o objetivo de prepará-la para festivais gastro-nômicos como o roda de boteco, com início no dia 11 de julho e que segue até o dia 31. Neste mês, cerca de 100 profissionais participaram de eventos de aprendizagem com foco no aten-dimento ao cliente. o apoio a ações como essa faz parte do projeto turismo sebrae 2014.

de olho no público que participará do festival roda de bo-teco, foi realizado, no dia 7 de julho, um curso para promover o empreendedorismo do garçom ao servir. “aqueles que partici-param estão um passo à frente para receber com qualidade os turistas de todo o país que começam a chegar a nossa cidade. eles estarão aptos para aproveitar as oportunidades que sur-gem com a realização da Copa do mundo aqui no brasil”, conta erika miguel, gestora do projeto turismo sebrae 2014.

as empresas participantes da festa gastronômica foram con-vidadas a criar um petisco exclusivo com carne suína para a competição, com valor fixo de R$15. “Essa ação também esti-mula o consumo do alimento, que é o que pretendemos a partir do projeto suinocultura desenvolvido pelo sebrae no df”, com-pleta a gestora patrícia ferreira.

Page 7: 78 Parceiros em foco - intranet.df.sebrae.com.brintranet.df.sebrae.com.br/download/parceiros/78.pdfe a elevação das taxas de desenvolvimentos humanos no país todo. Durante 4 (quatro)

12

maio de 2011

Projeto promove o desenvolvimento do empreendedorismo infantil

Foto: Vinicius Loures

Faça parte da inovação!SUA EMPRESA CRESCEU, AGORA VEM OMAIOR DESAFIO: CONTINUAR AVANÇANDO

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anúncio.pdf 1 13/07/2012 14:17:44

|| NATáLIA KENUPP

O comportamento empreendedor pode ser esti-mulado desde cedo, para que, o quanto antes, as crianças aprendam a desenvolver caracte-

rísticas como a criatividade, capacidade de planeja-mento, organização e liderança. a partir do segundo semestre de 2012, mais estudantes do distrito fe-deral terão a oportunidade de participar do projeto Jovens empreendedores primeiros passos (Jepp), ini-ciativa aplicada pelo sebrae no df nas escolas. no dia 7 de julho, a escola Cresça, primeira a participar da ação, apresentou os resultados em uma feira. no df, a intenção é capacitar cerca de 10 mil alunos.

de março a junho, a escola em que o projeto foi aplicado de forma pioneira implementou em cada turma, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, uma disciplina na grade curricular para desenvolver um projeto de uma mini-empresa. em sala de aula, os alunos elaboraram semanalmente um plano de ne-gócios e formularam estratégias de execução das atividades, que incluíam desde a escolha do nome do estande até o atendimento ao cliente. Cada classe ficou responsável por um tema e produtos diferentes. o segundo ano, por exemplo, vendeu mudas de ervas como alecrim e manjericão, comercializados em va-sinhos confeccionados por eles.

Consuelo Carvalho, diretora do Cresça, conta que se encantou com o projeto desde as primeiras im-pressões sobre ele. “o interessante é que o Jepp casa com a metodologia da nossa escola, que é do ensino natural. talvez por isso o envolvimento de professo-res e alunos tenha sido tão intenso”, comemora. para Consuelo, todo o processo de criação e planejamento fez com que os alunos exercitassem autonomia, as possibilidades de decisão e o desenvolvimento de habilidades para enfrentar e resolver desafios.

para ary ferreira Júnior, gerente da Unidade de Capacitação empresarial do sebrae no df, o proje-to contribui para que as crianças desenvolvam ha-bilidades até mesmo nas disciplinas obrigatórias. “o conceito do empreendedorismo é transversal e pode ser aproveitado para motivá-los a alcançarem me-lhores resultados na escola e para que futuramente tenham mais segurança para escolher a profissão que irão atuar”, recomenda.

paulina marra é mãe de Joshua, do 3º ano, e acre-dita que a inclusão da disciplina na grade curricular durante o primeiro semestre foi muito interessante para o filho. “Além disso, ele mudou o discurso que ti-nha sobre as profissões e se abriu para o empreende-dorismo: antes queria ser policial e agora pretender ser dono da própria empresa”, brinca.

alunos da escola Cresça participam do projeto Jovens empreendedores primeiros passos