53405603 iba se esentaye

23
ÌBÀ'SE ESENTAYE invocação de Abertura Cerimônia de nomeação Opé ni fún Olórun. Gratidão ao proprietário do reino dos Ancestrais Ìbà Olódùmarè, Oba àjíkí. Eu respeito o Criador, o Rei que louvamos em primeiro Mó jí lòní. Eu acordei hoje Mo wo'gun mérin ayé. Eu contemplo os Quatro Cantos do Mundo Ìbà Èlàwòrì. Àgbégi lèré, là'fín ewu l'àdò, ènítì Olódùmaré kó pà'jó e dà, Òmò Olúworíogbó. Eu respeito o Espírito de Pureza, Aquele que esculpe o pano de Ado, sob a forma de uma escultura, aquele cuja data da morte não foi alterado pelo filho do sumo sacerdote, que fez todos os chefes que existe na Criação. Ela omo osin. Ela Omo Oyigiyigi ota omi. Espírito de Manifestação, filho do Governador. Espírito de Manifestação, filho de descendentes de pedra na água. Awa di oyigiyigi. A ki o ku wa. Nós nos tornamos manifestação. A pedra que nasceu do Espírito de Manifestação nunca vai morrer. Ela ro a ki o ku mo, okiribiti. Ela ro (Sokale) Orunko Ifá. O Espírito de Manifestação desceu à Terra, nós não mais morrer. Este é o nome que damos para o destino. Entiti ngba ni l'a. Nwon se ebo Ela fun mi. Ele é aquele que nos salvou. Nós fizemos sacrifício ao Espírito de Manifestação. Ko t'ina, ko to ro. Ele não tem substância. Ele é muito pequeno para ser pensado. Beni on (Ela) ni gba ni la n'Ife, Oba - a - mola.

Upload: elisetetyosun

Post on 26-Dec-2015

53 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 53405603 Iba Se Esentaye

ÌBÀ'SE ESENTAYE

invocação de Abertura Cerimônia de nomeação

Opé ni fún Olórun.Gratidão ao proprietário do reino dos Ancestrais

Ìbà Olódùmarè, Oba àjíkí.Eu respeito o Criador, o Rei que louvamos em primeiro

Mó jí lòní.Eu acordei hoje

Mo wo'gun mérin ayé.Eu contemplo os Quatro Cantos do Mundo

Ìbà Èlàwòrì. Àgbégi lèré, là'fín ewu l'àdò, ènítì Olódùmaré kó pà'jó e dà,Òmò Olúworíogbó.Eu respeito o Espírito de Pureza, Aquele que esculpe o pano de Ado, sob a forma de uma escultura, aquele cuja data da morte não foi alterado pelo filho do sumo sacerdote, que fez todos os chefes que existe na Criação.

Ela omo osin. Ela Omo Oyigiyigi ota omi.Espírito de Manifestação, filho do Governador. Espírito de Manifestação, filho de descendentes de pedra na água.

Awa di oyigiyigi. A ki o ku wa.Nós nos tornamos manifestação. A pedra que nasceu do Espírito de Manifestação nunca vai morrer.

Ela ro a ki o ku mo, okiribiti. Ela ro (Sokale) Orunko Ifá.O Espírito de Manifestação desceu à Terra, nós não mais morrer. Este é o nome que damos para o destino.

Entiti ngba ni l'a. Nwon se ebo Ela fun mi.Ele é aquele que nos salvou. Nós fizemos sacrifício ao Espírito de Manifestação.

Ko t'ina, ko to ro.Ele não tem substância. Ele é muito pequeno para ser pensado.

Beni on (Ela) ni gba ni la n'Ife, Oba - a - mola.Ele ainda entregou os Imortais de todos os problemas, o Chefe de quem sabe que é para ser salvo.

Ela, Omo Osin mo wari o! Ela meji, mo wari o.O Espírito de Manifestação, filho do governante, eu vos louvo. O Espírito de Manifestação, o Espírito de Manifestação, eu te louvo.

Ela mo yin boru. Ela mo yin boye. Ela mo yin bosise.

Page 2: 53405603 Iba Se Esentaye

Espírito de Manifestação louvar o sacrifício que abre o caminho. Espírito de Manifestação louvar o sacrifício que traz a vida. Espírito de Manifestação louvar o sacrifício que o trabalho prossegue.

Ela poke. Eni esi so wa soro odun. Odun ko wo wa sodun.O Espírito de Manifestação apareceu. O amigo voltou para este anofestival. Os retornos celebração.

Iroko oko. Iroko oko. Iroko oko.Venho oko Iroko. Venho oko Iroko. Venho oko Iroko

Odun oni si ko. Ela poke. Ela ro. Ela ro. Ela ro, ko wa gbu're. A festa voltou. O Espírito de Manifestação apareceu. Espírito Santo descer. Espírito Santo descer. Espírito Santo descerá, orações para aceitar.

Ela takun wa o. Ela ro o. Eti ire re. Ela takun ko wa gbu're.Espírito Santo descer com cordas. Espírito Santo descer. Seja o orelhas de nossas orações. Espírito Santo com a corda descer a aceitar as nossas orações

Enu ire re. Ela takun ko gbure. Oju ire re.Ouvi dos lábios de nossas orações. Espírito Santo com a corda descer a aceitar as nossas orações. Ouça os olhos de nossas orações

Ela takun ko wa gbu're. Ela ma dawo aje waro. Ela ma d'ese aje waro.Espírito Santo com a corda descer a aceitar as nossas orações. Espírito Santo, com lábios de bênção nos abraçar. Poderoso Espírito, com lábios de bênção nos abraçar.

Atikan Sikun ki oni ikere yo ikere.De porta em porta, remover as dobradiças.

Ipenpe'ju ni si'lekun fun ekun agada ni si'ekun fun eje.He who removes the hinges opens the eyelids for tears.Aquele que remove as dobradiças abre as pálpebras para chorar.

Ogunda'sa, iwo ni o nsilekun fun Ejerindilogun Irunmole.The Spirit of Iron, the Spirit of Wind, the Spirit who opens the door for the Immortals.O Espírito de Ferro, o Espírito do Vento, o Espírito que abre as portas para os Imortais.

Ela panumo panumo. Ela panuba panuba.Espírito Santo retumbante. Espírito Santo se recuperando ..

Ayan ile ni awo egbe ile, ekolo rogodo ni awo ominile.Perto da rachadura na parede, onde os idosos se encontram, Paz subiu aos céus e não retornou.

Eriwo lo sorun ko do mo. O ni ki a ke si Odi awo Odi.Após o bloqueio do sacerdote para o bloqueio é chamado para a Terra. Ele nos pediu para convidar o Sacerdote da paz.

Page 3: 53405603 Iba Se Esentaye

O ni ki a ke si Ero awo Ero. O ni ki a ke si Egún o susu abaya babamba.Sobre os espinhos de arbustos nos pediu para chamar. Após o bloqueio a que chamamos o Sacerdote do bloqueio

A ke si Ero awo Ero, ke si Egún osusu abaya babamba a ni eriwo lo si Orunko de mo, won ni ki Ela roibale.Após os espinhos arbustos grossos que chamamos, para o céu subir calmamente. Espírito Santo descer.

Ela ni on ko ri ibi ti on yio ro si o ni iwaju on egun.A Paz do Espírito Santo disse: "Não tenho para onde descer."

Eyin on osusu agbedem'nji on egun osusu, awo fa ma je ki'iwaju Ela gunmori on tolu.Acho que a frente cheia de espinhos, eu acho a traseira e meio cheio de espinhos

Òrúnmìlà ma je ki eyin Ela gun mosi Olokarembe Òrúnmìlà ma je kiagbedemeje la gun Osusu.O homem recorreu ao Espírito do Destino a rezar ao Grande Espírito deManifestação

Ela ro. Ifá ko je ki iwaju re se dundun more on tolu.Espírito Santo descer. Retire os espinhos da frente e na traseira.

Ela ro. Ifá ko je ki eyin re se worowo.Espírito Santo descer. Retire os espinhos do meio.

Ela ro. Ela ni'waju o di Odundun.Espírito Santo descer. No lugar da frente da Paz, o Espírito Santo se manifesta

Ela ni eyin o di Tete. Ela ni agbedemeji o di worowo.No lugar de retaguarda da Paz, o Espírito Santo se manifesta. No lugar do meio da Paz, o Espírito Santo se manifesta.

Ìbà'se ilà Oòrùn.Eu respeito a potência do Oriente

Ìbà'se iwò Oòrun,Eu respeito os poderes do Ocidente.

Ìbà'se Aríwá.Eu respeito os poderes do Norte.

Ìbà'se Gúúsù.Eu respeito os poderes do sul.

Ìbà Òrun Òkè.

Page 4: 53405603 Iba Se Esentaye

Eu respeito o reino invisível das Montanhas.

Ìbà Oba Ìgbalye.Eu respeito o Rei das estações da Terra

Ìbà Atíwò Òrun.Eu respeito todas as coisas que vivem no reino invisível.

Ìbà Olókun à - sòrò - day ò.Eu respeito o Espírito do Oceano, o que torna as coisas prosperar.

Ìbà aféfélégélégé awo ìsálú - ayé.Eu respeito a força do vento, o Mistério do Mundo Misterioso

Ìbà Ògègè, Oba.Eu respeito à Mãe Terra que sustenta o alinhamento universal de todos osas coisas da Natureza.

Ìbà títí aiyé ló gbèré.Eu respeito a perpetuidade do mundo para a eternidade.

Ìbà Oba awon Oba.Eu respeito o Rei dos Reis.

Ìbà Òkítí bìrí, Oba tí np'òjó ikú dà.Eu respeito o avesso dos dias finais, o Rei que pode mudar a hora da morte

Ìbà àté - ìká eni Olódùmaré.Eu respeito o tapete que não pode ser enrolada, uma vez estabelecidas.

Ìbà Òdému dému kete a lénu má fohun.Eu respeito o poder que os extratos bondade do reino dos invisiveis

Ìbà'se awón ikù emesè Òrun.Eu respeito os espíritos dos mortos, os mensageiros do reino invisível

Ìbà se Ose - Oyeku.Eu respeito, que a Sagrada Escritura que orienta a nossa comunicação com os antepassados

E nle oo rami oo.Eu estou cumprimentando vocês, meus amigos.

Eiye dudu baro Babalawo la npe ri.O pássaro preto que tocou o corante em nome de todos os adivinhos

Eiye dudu baro Babalawo ma ni o.O melro que tocou o corante em nome de todos os adivinhos em seu nome

Igba kerìndínlogun a dana igbo Ose.A décima sexta vez que fazemos um incêndio na parte de trás da OSE.

Page 5: 53405603 Iba Se Esentaye

O digba kerìndínlogun a dana igbo Ose'na oo rami o.Os incêndios dezesseis não me prejudicar.

O jo geregere si owoko otun.A lareira queima para a direita.

O gba rere si tosi o.A lareira queima para a esquerda

Ora merìndínlogun ni won ima dana Ifa si.Os locais de dezesseis que fazemos fogos de sabedoria

Emi o mona kan eyi ti nba gba r'elejogun o.Quando eu não sabia o caminho a seguir, eu deveria ter seguido seu destino

Ìbà Orí,Eu respeito o Espírito da Consciência

Ìbà Orí inú.Eu respeito o Espírito do Ser Interior.

Ìbà Ìponrí ti ò wa'l'Òrun.Eu respeito o Espírito do Eu Superior, que vive no reino invisível dos antepassados.

Ìbà Kórí.Eu respeito o Criador do Calabsh que contém o Eu Interior.Ìbà Àjàlà – Mòpín.Eu respeito o Espírito Guardião de todos os Espíritos interna que são escolhidos a partir da Reino Invisível dos Ancestrais

Ìbà Ódò - Aró, ati Ódò – Ejé.Eu respeito o Espírito Guardião de todos os Espíritos interna que são escolhidos a partir da Reino Invisível dos Ancestrais.

Òrun Orí nilé, e óò jíyín, e óò jábò oun tí e rí.O mundo invisível dos antepassados é o lar permanente dos Inner Self, é o Eu Interior, é lá que as contas Inner Self por aquilo que ele fez durante a viagem para a Terra.

Bí o bá maa lówó, bèèrè lówó orí re. Bí o bá máa sòwò, bèèrè l’ówó orí rewo.Se você quer ter dinheiro, saber de sua cabeça. Se você quiser começar a negociar, saber de sua cabeça.

Bí o bá máa kolé o, bèèrè lówó orí re. Bí o bá máa láya o, bèèrè l’ówó orí re wo.Se você quiser construir uma casa, saber de sua cabeça. Se você quer um relacionamento, saber de sua cabeça.

Orí máse pekùn dé. Lódò re ni mi mbò. Wá sayéè mi di rere.

Page 6: 53405603 Iba Se Esentaye

Espírito interior por favor, não fechou a porta. É você que eu estou voltando para. Venha fazer da minha vida próspera. Que assim seja.

Èsù, Èsù Òdàrà, Èsù, lanlu ogirioko. Okunrin orí ita, a jo langa langa lalu.Divino Mensageiro Divino Mensageiro da Transformação, Mensageiro Divino falar com o poder. O homem das encruzilhadas, dança do tambor

A rin lanja lanja lalu. Ode ibi ija de mole. Ija ni otaru ba d'ele ife.Agrade o dedo do tambor. Ultrapassar o conflito. Strife é contrária ao espírito do reino invisível

To fi de omo won. Oro Èsù, to to to akoni. Ao fi ida re lale.Unir os pés instáveis das crianças o desmame. A palavra do Mensageiro Divino sempre é respeitada. Nós usaremos sua espada para tocar a terra.

Èsù, ma se mi o. Èsù, ma se mi o. Èsù, ma se mi o.Mensageiro Divino não me confunde. Mensageiro Divino não me confunde. Mensageiro Divino não me confunde

Omo elomiran ni ko lo se. Pa ado asubi da. No ado asure si wa.Deixe alguém ser confundido. Vire o meu sofrimento ao redor. Dá-me a bênção da cabaça.

Ìbà Òsóòsì ode mátá.Eu respeito o Espírito do caçador, Proprietário do Mistério de Medicina manchado

Ìbà Ògún awo, Oníle kángu - kángu Òrun.Eu respeito o Mistério do Espírito de Ferro, o proprietário de inúmeras casas no Reino dos Ancestrais

Ìbà Obàtálà, Òrìsà Òséré Igbó. Oni kùtúkùtú awo òwúrò, Ikù iké, Oba pàtà -pàtà tí won gb'odé ìranjè.Eu respeito o espírito do Rei do Pano Branco que é elogiado no Bosque Sagrado. Proprietário do mistério antigo do Pano Branco, do espírito que é elogiada no dia sagrado da Floresta, Guardião das pessoas com deficiência física. Rei de todas as gerações futuras

Ìbà Yemoja Olúgbé - rere.Eu respeito a Mãe de Peixes, o Doador de coisas boas

Ìbà Osun oloriya igún aréwa obirin.Eu respeito o Espírito do Rio, proprietária do pente de cabelo para mulheres bonitas

Ìbà Òlukósó aira, bàmbí omo arigbà según.Eu respeito os rei que não morre da Criança de pedra do trovão

Ìbà Àjáláiyé Àjàlórun Oya Olúwèkù.

Page 7: 53405603 Iba Se Esentaye

Eu respeito os ventos de Terra, os ventos do mundo invisível dos antepassados, os Espírito os Vento é o que orienta os médiuns dos Ancestrais.

Ìbà Ìbejì orò.Eu respeito o poder transformador de Espírito dos Gêmeos

Ìbà Ajé - ògúngúlùsò Olámbo yeye aiyé.Eu respeito os Espíritos da riqueza e boa sorte, a honra está vindo para as Mães da Terra.

Ìbà Awòn Ìyáàmi, Alágogo èìswù áp'oni ma hagun.Eu respeito a Sociedade de mulheres sábias, O pássaro branco do Poder é a fonte de sua medicina.

Ìbà Òrúnmìlà Elérì ìpín, Ikú dúdú àtewó.Eu respeito o Espírito do Destino, testemunha da criação, o avesso da Morte

Oro tó sí gbógbó òná.O Poder da Palavra que abre todas as estradas

Ìbà Awo Àkódà.Eu respeito o adivinho chamado Akoda

Ìbà Awo Àsedá.Eu respeito o adivinho chamado Åseda

Ìbà Ojubo ònòméfà.Eu respeito ao santuário de seis direções

Ìbà Ejiogbe.Eu respeito o sagrado Odu Ejiogbe

Bi a ba bo oju, Bi a ba bo imu, Isale agbon ni a pari re.Quando lavamos a nossa cara, quando lavamos o nosso nariz, é acabar debaixo dos nossos queixo

A da fun Orunmila nigbati o nlo gba ase lowo Olodumare.Ifá foi consultado para que o Espírito do Destino no dia em que ele ia receberautoridade do Criador

O rubo Olodumare si wa fi ase fun u.Ele fez o sacrifício e o Criador lhe deu autoridade

Nigbati gbogbo aiye gbo p o ti gbo ase l’owo Olodumare nwon si nwo to o.Quando todo o mundo soube que ele havia recebido autorização vieram a ele

Gbogbo eyiti o wi si nse.Tudo o que ele disse aconteceu

Lati igbana wa ni a nwipe ase.A partir desse dia, dizemos: "Que assim seja."

Page 8: 53405603 Iba Se Esentaye

Ìbà Oyeku MejiEu respeito o sagrado Odu Meji Oyeku.

Ìyòyò ke wa yo fun mi o. Ìyòyò ke wa yo fun mi o.Alegria que as pessoas vêm com alegria para mim. Alegria que as pessoas vêm com alegria para mim

A mi yò nilé, a mi yo lájò. Ìyòyò ayè e, Ìyòyò.Alegrem-se em casa e ser alegre na fazenda. Alegria que o mundo seja cheio de alegria.

Ìbà Iwori MejiEu respeito o sagrado Odu Meji Iwori

Mo bolu tayò mo kan re o. Mo bolu tayò mo kan re o. Mo bolu tayò lóyìnbóo. Mo bolu tayò mo kan re e e e e e e.Eu brinquei com Olu, cheguei bem. Eu brinquei com Olu, o estranho. Eu brinquei com Olu, eu recebi bênçãos

Ìbà Odi MejiEu respeito o sagrado Odu Odi Meji

Ni nri'di joko pe nile aye. Kiema jeki nba won ku - Iku ajoku.Deixe-me sentar-se calmamente no mundo. Não me deixe morrer em uma epidemia

Okan ewon kiike.Um elo de uma cadeia não vai fazer um bloqueio

Ki e se - Odi agbara yi mi ka, Ki owo mi ka'pa omo araye bi omo Odi tiika'lu.Eu rezo para que você possa se reunir novamente em torno de mim, da mesma forma que nós colocamos um jardim em torno de um pátio

Ìbà Irosun Meji.Eu respeito o sagrado Odu Meji Irosun

Baba ma je nikan je nikan je. Iyán ti mo gún. Baba ma je nikan je. Pai não me deixe comer junto. Eu preparei a sopa. Pai não me deixe comer sozinho

Obè ti mo se. Baba ma je nikan je.Eu tenho a minha faca. Pai não me deixe comer sozinho

Iba Owonrin Meji.Eu respeito o sagrado Odu Meji Owonrin

Owon mì jó, Owon mì yó, Owon ti mí ota oye b'ofò.Owon dança, dia Owon ser alegre. Owon trouxe o pessoal de sua chefia do mar

Page 9: 53405603 Iba Se Esentaye

Owon mì jó, Owon mì yó.Owon dança, dia Owon ser alegre

Iba Obara Meji.Eu respeito o sagrado Odu Obara Meji

Odán nbi, Odán nre. Odán ti esele ibùdó o. Odán ti esele ibùdó o.Odan nascido, Odan sobrevive. Odan se estabeleceu. Odan estabeleceu-se

Iba Okanran Meji.Eu respeito o sagrado Odu Meji Òkànràn.Sàkòtó mo léwà. Awo ire dun bo nífè. Sàkòtó mo léwà. Awo ire dun bo nífè.Sakoto é a beleza. Bom Awo é doce ao culto. Sakoto é a beleza. Bom Awo é doce ao culto

Iba Ogunda Meji.Eu respeito o sagrado Odu Meji Ogunda

Kiedai ni'de Arun Ilu ejo, egbese ati beebee, ki e d a'ri ire owo,Liberte-me do laço da morte, libertar-me do laço de infortúnio, dirigir-me para a sorte da Abundância

ise oro omo ola ola emigigun, aralile ati beebee s odo mi,dirigir-me para a boa fortuna que vem de bons filhos e fecunda, para dirigir-me a boa fortuna de honra, prosperidade, boa saúde e longa vida.

Ki e da mi ni abiyamo tiyoo bimo rere ti won, yoo gb'ehin si - sinu aye atibeebee.me deixe ser conhecido como um pai que produz bons filhos, que vai ficar atrás de mim, seguir a minha orientação e enterrar-me no fim da minha vida

Ogunda Meji. Ase.O Criador. Que assim seja

Iba Osa MejiEu respeito o sagrado Odu Osa Meji

Ki e jeki ndi arisa-ina, akotagiri ejo fun awon ota,Deixe-me ser como um fogo a partir do qual as pessoas fogem, ou como a cobra que é tão temida que é inimigos

kieso mi di pupo gun rere, ki'mi r'owo san owo ori, kimi r'owo san awinOrun mi ati beebee. Osa Meji. Ase.

Page 10: 53405603 Iba Se Esentaye

deixe-me ser abençoado para o bem, que eu sempre terei o dinheiro para pagar minhas dívidas, posso sempre fazer coisas boas no mundo. Run-away. Que assim seja.

Iba Ika Meji.Eu respeito o sagrado Odu Ika Meji.

Okò mi sí, okò mì gbò. Okò mi sí, okò mì gbò.Do Mar barcos de dia vem, agitar embarcação marítima. Do Mar barcos de dia tem vindo, agitar embarcação marítima.Mar barcos dia chegou, agitar barco mar. Mar barcos dia chegou, agitar barco mar.

Èbúté ire l oko mi lo. Èbúté ire l’oko mi lo.O barco está indo em uma boa jornada. O barco está indo em uma boa viagem

Iba Oturupon Meji.Eu respeito o sagrado Odu Meji Oturupon

Ki o r'omo gbe sire, ki e jeki oruko mi han si rere, ki ipa mi laye ma parun.deixar meu nome não ser falado mal do mundo, que meu nome seja famoso do mundo, deixar a minha linhagem de florescer no mundo.

Omi kiiba'le kiomani'pa, ki'mi ni'pa re laye ati beebee. Oturupon Meji. Ase.Assim como a água nunca toca o chão e se move sem ter um caminho, então eu terei sempre um bom caminho no mundo. O portador. Que assim seja.

Iba Otura Meji.Eu respeito o sagrado Odu Meji Otura.

Oso gegege - obeke, odewu greje gereje ofi iboka mole,Que lançou uma faca, e atingiu um trapaceiro Eu joguei um projetil, e bateu um malandro

eni toba yole da ohun were were. Aamayo Oluware se. Ase.que fez um longo vestido para esconder sua traição. Quem mente para mim terá suas mentiras se voltaram contra eles. Que assim seja. que fez um longo vestido para dissimular sua traição. Quem mente para mim terá suas mentiras se voltaram contra eles. Que assim seja.

Iba Irete Meji.Eu respeito o sagrado Odu Meji Irete

Ko de si omo láte. Omo wun mi ju ileke.Não há nenhuma criança a venda. Eu adoro crianças mais do que pão

Ko de si omo láte. Omo wun mi ju ileke.Não há nenhuma criança a venda. Eu adoro crianças mais do que pão

Page 11: 53405603 Iba Se Esentaye

Iba Ose Meji.Eu respeito o sagrado Odu Ose Meji

Ki nsegun awon ota mi loni ati ni gbogbo ojo aye mi, kiemaa bami fi ise segbogbo awon eniti nwa Ifarapa ati beebee fun mi.para que eu possa conquistar todos os meus inimigos, hoje e em toda minha vida que eles sofrem na pobreza.

Ki e jeki ngbo ki nto ki npa ewu sehin. Ose Meji. Ase.Deixe-me viver por muito tempo e ver meus cabelos ficam brancos. O Conquistador. Que assim seja

Iba Ofun Meji.Eu respeito o sagrado Odu Meji Ofun

Ogbe funfun ken ewen o difa fun Òrì sanla, won ni ki rúbó pe gbogbo nkanto nto ko ni wó,Ogbe o estranho Ifa elenco de The Spirit of White Light no dia em que tudo o que ele estava fazendo era sanção

Alaake - n'igi - ewon. Oro - l'o - n'ida.A árvore de EWON está à mercê do homem do machado. O trabalho fala é tão forte quanto a espada.A árvore EWON está à mercê do machado-homem. O trabalho fala é tão poderosa quanto a espada.

Ida - ni - ij'Ifa - akoni, awon l'o sa 'gede f 'Òrúnmìlà, eyiti iku at'arun nlerire.A palavra é o subdurer dos bravos, eles compuseram encantamentos poderosos para que o Espírito do Destino, quando ele estava sendo ameaçado de morte e doença.

Òrúnmìlà ni; "E ko le pa mi."O Espírito do Destino disse: "Você não pode me matar.

Nwon ni kini Òrúnmìlà gb'oju le.Eles pediram o Espírito do Destino, onde recebeu a sua confiança.

O ni; "Mo ti je iku tan, owo Iku ko le to mi."Ele disse: "Eu tenho completamente consumida Morte, das mãos da morte não pode me tocar."

O ni; "Ori ti abahun fi apegede oun naa ni ifi isegun, k'igede ti nwon naas'emi lagbaja."Ele disse: "A cabeça da tartaruga, que usa para invocar espíritos em encantamentos poderosos, que ele usa para conquistar o poder dos espíritos".

Yii ma sise k'o ma ri mi gbe se o. Ase.Tornar ineficazes os encantamentos sendo usado contra mim. Que assim seja.

Page 12: 53405603 Iba Se Esentaye

Olorun ku ise. Ki Olorun ka a jun wa. Ki Olorun ba wa wo o. Ase.Bem feito Criador. Que o Criador concede a criança ao longo da vida. Que o Criador nos ajudar a cuidar desta criança. Que assim seja.

Bênção dos alimentos

ORIN OMICanção da Água

Omi li a mbu we. Omi li a mbu mu. Eda to wu ti o mba. Omi s'ota a ku ikuait'ojo. Omi kiiba'le ko ma n'ipa. Ki n'ipa rere s'owo. K'o ni'pa rere s'omo.K'o ni'pa rere ninu ohun rere gbogbo. Awayemate oruko ti aipe omi.Motuntemise oruko ti aipe omi. Abudi oruko ti aipe omi.

ORIN EPO

Ero Li epo riro ni i ro igba elop. Amororo li oruko ti aipe epo. Didun-mimu lia i ran'hin iye. Yiyo ni araye i ye fun oniyo. Ki aye ki o ni adun ati ayo.

ORIN OYIN

Iwaye oyin ki i koro. Ki aye dun ju oyin lo.

ORIN ATARE

Atare kiiko ile re ki o ma kun un. Ki iru-omo po bi omo atare. Ata ti a finewure ni a npe ni atare. Nitorina atare iyo maa wi chun rere gbogbo wafun. Atare kanna ni omo-araye npe ni Oluya. Oluya ki o ya ni Olola OniyiOlorulo rere ninu-aye. Olowo Olomo ati ohun rere gbogbo. Ki ara re ki o da.Ki ara re ki o ya.

ORIN OBI

Obi li araye fi nbi Iku. Oun li araye fi nbi arun. Oun li araye fi nbi ejo. Oun liaraye fi nbi ofo. Ati ohun ibi gbogbo danu. Ki obi maa ba wa bi Iku arun

Page 13: 53405603 Iba Se Esentaye

ejo. Ofo ibanujhe ati ohun ibi gbogbo danu fun. Ki won gbo bi obi.Ginnugun kiiku l'ewe afuwape ni ti pepereku. Agba l'obi nda ki gbo ki wonto.

ORIN OROGBO(Ori ogbo ori ato aiteteku airun. Ire gbogbo ni i to orogbo lowo. Ire gbogboni iyo ma to l’owo ninu aye. Ki ni isokan pelu ara won bi orogbo.• Divination

ALAFIA OPONSaudação a bandeja

Iwaju opon o gbo o. Eyin opon o gbo.Maio de cabeça da bandeja de ouvir. Maio círculo da bandeja ouvirOlumu otun, Olokanran osi, aarin opon ita Orun. Ase.Espíritos de entendimento para a direita, os espíritos dos profetas para a esquerda. A meio da bandeja é o cruzamento dos Céus. Que assim seja.

ORÍKÌ IKIN (Louvando o Fruto Sagrado da Árvore da Vida)* Cubra a Ikin com ambas as mãos

Òrúnmìlà o gbo o. Òrúnmìlà iwo'awo.Espírito do Destino Ouça. Espírito do Destino revelará os mistérios Oun awo. Owo yi awo. Iluminar os Mistérios. Abençoa-nos com o mistério da abundânciaEmi nikansoso l'ogberi. A ki'fa agba Merindinlogun sile k'asina.Espírito que cria a harmonia perfeita. Mostra-nos a sabedoria dos dezesseis princípios que moldam a Terra.Eleri Ipin f'ona han mi. Ase.Testemunha da criação se revelar para mim. Que assim seja

ORÍKÌ IFÁ( (Louvando a Sabedoria da Natureza para abrir AdivinhaçãoÒrúnmìlà Eleri - ipin ibikeji Olodumare.Espírito do Destino, testemunha da criação, perdendo apenas para o CriadorA - je - je - ogun obiriti - a - p'ijo - iku sa. Quem tem o remédio para superar a morteOluwa mi amoimotan - a ko mo o tan ko se. O Criador, que sabe tudo o que não seiA ba mo o tan iba se ke. Se soubéssemos tudo, não haveria sofrimentoOluwa mi Olowa aiyere omo Elesin Ile - Oyin. O criador de coisas boas na Terra, filho do dono da casa que é feita de mel.Omo ol'ope kan t'o s'an an dogi - dogi.

Page 14: 53405603 Iba Se Esentaye

Filho do dono da árvore, que sempre se mantém firmeOluwa mi opoki a - mu - ide - s'oju ekan ko je k'ehun hora a saka – sakaakun. O Opokoi Criador, que colocou a corrente de ouro de proteção em seus olhos, para que o dedo do leão não zero e fazer uma erupçãoOmo Oso - ginni tapa ti ni - ewu nini. Filho de Oso-Ginni da tribo Tapa, onde todos vestidos com roupas finas o proprietário de Egun que anda sobre palafitas.Omo Oso pa'de mowo pa'de mese o mbere at epa oje. Oso filho é quem colocar contas em seu pulso e tornozelos, a corrente de ouro do OjeOluwa mi igbo omo iyan birikiti inu odo.O Criador, o Espírito do mato, o Filho do Inhame redondo em pó no pilãoOmo igba ti ns'ope jiajia. Filho da cabaça que criou muitos coqueirosIku dudu at ewo Oro aj'epo ma pon.O Ancestral sábio com uma mão mundana que come o óleo de palma, que não está maduro Agiri ile - ilobon a - b'Olowu diwere ma ran.Agiri da Assembleia da Sabedoria com abundância das sementes do algodão pequeno , que jamais espalhou.Oluwa mi a - to - iba - jaiye Oro a - b'iku - j'igbo. Criador é bom viver na Terra, mesmo com o espírito da morte que espreita no matoOluwa mi Ajiki ogege a - gb'aiye - gun.Criador que vamos para cumprimentá-lo pela manhã com Ogege que vive para tornar a Paz sobre a Terra Odudu ti idu ori emere o tun ori ti ko sain se.A pessoa que cujo o Espírito defende aqueles que morrem no renascimento de formatos as cabeças ruinsOmo el'ejo ti nrin mirin - mirin lori ewe.Filho da serpente que se move serenamente ao longo da parte superior das folhas. Omo arin ti irin ode - owo saka - saka.Filho do moedor, que governa com a mão limpa Òrúnmìlà a boru, Òrúnmìlà a boye, Òrúnmìlà a bosise. Ase. Peço ao Espírito do Destino para levantar o seu fardo da terra e oferecê-lo para o céu. Que assim seja.

ADURA ATI IJUBAElogiando os anciãos de apoio à adivinhaçãoChame os nomes dos anciãos de sua linhagem

Ìbà luwo, ìbà jugbona, ìbà Akoda, ìbà Aseda, ìbà Araba egbe Ifá Ogun ti OdeRemo, ìbà baba, ìbà yeye, ìbà yeye baba. A juba enikan kode enikanku. Ase .

FIFO IKIN

Page 15: 53405603 Iba Se Esentaye

(Saudação a Ikin Antes de adivinhação)* Coloque o número na lista de Ikin na mão esquerdaErun Osi.Cinco Ikin (Presente para o lado esquerdo da bandeja)Erun Ora.Cinco Ikin (Presente para o lado direito do tabuleiroEta Egutan.Três Ikin (Presente para a parte superior do tabuleiro)Eji Ereye.Dois Ikin (Presente para o fundo do tabuleiroEniti o ba fin idan.Um ikin (Presente para o centro do tabuleiro

ORIN IKINCanção para marcar OduChame l; Ejiogbe a buru a boye akala o.Responda; A akala, a akala o.Chame; Oyeku meji a buru a boye akala o.Responda; A akala, a akala o. (Chame o Odu em seqüência até que todas as oito marcas estão no tabuleiro Seleção de nomes

ORÚKO OBATALAOláolú -. Coroa soberania de alta propriedade Opéolú -. Graças ao CriadorOdùola -. Fonte de Honra prestear honraÈmiola -. Espírito da HonraÀánúoú -. A Misericórdia do CriadorAgbolá -. Círculo de Honra reverenciarÈbùn - Presente do CriadorÀárinolá -. O Centro de Honra reputaçãoBabalolá -. Pai é a Fonte de Honra – origem da reputaçãoOládèjo -. Honras se oito – tornar-se oitoOládiméji -. Honras se em duasOlúsolá -. O Criador ElevaOlúsàánú -. O Criador traz MisericórdiaOdunéye - Adivinhos têm dignidadeOlúwolé -. Os Criadores chega à casaOlúfúnláyò -. O Criador deu-me a alegriaSólànké -. Dar a luz a um videnteOlayínká -. Honra-me rodeia circundaOlùtóyìn -. O Criador é o suficiente para elogiarAlálàádé -. Aí vem a um em branco aqui chega de brancoOlóládé -. Aí vem uma honrosaOlúfémi -. O Criador me amaOlátundé -. Honra é nascer de novoOlánipèkun -. Elevação não tem limite

ORÚKO YEMOJAOláiya -. A Influência Glorioso das Mães

Page 16: 53405603 Iba Se Esentaye

Soléye -. Videntes tem dignidadeOlúsànyà -. O Criador compensa o sofrimentoOmítókí -. - A água é o suficiente para louvarOmíkúnlé -. A água enche a minha casaOmítólá -. A água é suficiente para honrarOmísadé -. A água fez uma coroa simbolo do poder soberaniaOmísoore -. A água fez uma boa ação façanha titulo

ORÚKO AGANJUAkínyelé -. Um homem valente confere dignidade na casaAkínlabí -. Dar a luz a um homem corajosoAkíntúndé -. O homem valente nasceu de novo Akíntóla -. Valor bravura é suficiente para honrarAkínlàdé -. O homem valente chega seguro cuidadosoAkínléye -. Valor bravura tem a honraAkíntáyò -. Valor é a alegriaAkíntóyè -. Valour é bastante de um títuloAkínkúnmi -. O homem valenteAkínbólá -. Valor bravura vai bem com honraMákindé -. Leve para casa o homem valenteOnìíyìídé -. Aí vem um digno respeitavel merecedor conceituado honradoAdáramólá -. Aquele que é bom e honrado

ORÚKO SANGOOdugúwà -. Adivinhação endireita caráterAkínyemi - convém a mim – valor beneficios a mimSangoyomi -. Sango me salvouSangoyemi -. Sango convém a mim beneficios a mimSangobemi -. Sango me apoiaOwólabí -. Dar a luz a dinheiro fortuna riquezaSango Oládàpò -. Sango mistura honras juntos companhia em conjuntoSango Agbájé -. Sango leva riqueza para o trono transporta a riquezaSango Folásadé -. Sango faz uma coroa de honraSangowánwá -.veio olhou para mimSango Akínyelé -. Um homem valente confere dignidade na casaSango Akínlabí -. Dar a luz a um homem corajosoSango Akíntúndé -. O homem valente é nascer de novoSango Akíntóla -. Valor bravura é suficiente para honrarSango Akínlàdé -. O homem valente chega seguroSango Akínléye - . bravura tem a honraSango Akíntáyò. Valor é a alegriaSango Akíntóyè -. Valour é bastante de um títuloSango Akínkúnmi -. O homem valenteSango Akínbólá -. Valor bravura vai bem com honraSango Mákindé -. Leve para casa o homem valente

ORÚKO OYAAbóyadé -. Aquele que chega com o Rio OyaOyafowóra -. Oya traz riqueza fortunaOyawoye - O rio assume um título Oya.

Page 17: 53405603 Iba Se Esentaye

ORÚKO OSUNOsun Oyinolá -. Osun a doçura de honraOsun Wúraolá -. Osun Honra de OuroOsun Kóladé -. Osun traz para casa honraOsuntókun -. Osun é tão grande como o oceanoOsuntókí - Osun é suficiente para louvarOsunyadé -. Aquele que chega com o rio OsunOsunfúnmiláyò -. Osun me dá alegriaOsunonafowókà -. Osun o artista que cria abundância em suas mãosOsunbólù -. Osun é digno de louvorOsunyemi -. Osun me amaOsungowùwá - Arte astucia capacidade habilidade de Osun é o nata de existênciaOsunkúnlé - Osun enche preenche a casaOsunniyi - Osun possui dignidadeOsunjòya - Campeã Osun a causa do sofrimentoOsunbunmi -. Osun me deu

ORÚKO ESUEsubiyi -. Esu deu origem a um presenteEsugbàyi -. Esu salva este

ORÚKO OSOOSIOdébùnmi -. O caçador deu-meOdéjobí -. Caçadores deu origem a todos nósOdébíyí - Caçadores deu origem a nós todosOdérìnde -. O caçador caminhou neste lugarOdékù -. Há caçadores à esquerdaOdéyalé -. O caçador chamou em casaOdétólá -. O caçador é estado suficiente para mimOdébùnmi -. O caçador deu-me O caçador deu a mimOdédínà -. O caçador bloqueou o caminhoOdégbároòyé -. O caçador ouve os meus problemas

ORÚKO OGUNOgunladé -. Ogun é a nossa coroaOgundèjì -. Ogum torna-se doisOgundiran -. Ogum torna-se hereditárioOgunbuyì - Ogun recebe o respeitoOgunsolá -. Ogun é um algo honorável é uma riqueza fortunaOgunléye -. Ogun possui a dignidadeOgunsinà - Ogun abre o caminhoOgunlànà - Ogun corta um caminhoOgunyemi -. Ogun é próprio mim Ogun beneficia mimOgunyànkin -. Ogun não deixa uma pessoa corajosa em apuros ao abandonoOgunlèsì - Ogun é a nossa defesa nos defendeOgunsèye -. Ogun trouxe glóriaOgunjobi - Ogun deu origem a nós todosOgunkeye -. Ogun trouxe a dignidadeOgunóla -. Ogun com honra homenagem

Page 18: 53405603 Iba Se Esentaye

Ogundipè -. Ogun substitui um resgateOgunsinà -. Ogum abriu a portaOguntìméhìn -. Ogun me apoiouOgunnúgà -. Ogum tem um palácioOgungbè -. Ogun é bom para mimOgunrìndé -. Ogun caminhou láOgunbiyi - Ogun deu o nascimento a esteOgunbà -. Ogun viveOgunmódedé. Ogun faz o caçador chegar salvo

ORÚKO ORISA. Esses nomes podem ser usados em conjunto com alguma das situações acima Orisa(Nome do Orixá)fémi -. Me ama(Nome do Orixá)sànyà -. Punição vingador(Nome do Orixá)jìnmi -. Deu me(Nome do Orixá)kémi -. Mantém -me Prende -me(Nome do Orixá)yomi - . Resgata-me salva me(Nome do Orixá)yémisi -.honra me(Nome do Orixá)káyòdé -. Trouxe alegria jubilo(Nome do Orixá)ségun. Conquistou uma vitória(Nome do Orixá)sèye -. Trouxe uma pessoa de a dignidade(Nome do Orixá)láàánú - Possui misericórdia(Nome do Orixá)bùkúnola -. Preenche homenagem à parte superior Preenche a honra para o início(Nome do Orixá)kòya -. Defende contra os insultos(Nome do Orixá)dáre - Absolve.isenta(Nome do Orixá)wèmímó -. Lava-me limpar Lava-me limpo(Nome do Orixá)tóyè - Fizeram este(Nome do Orixá)mìídé -. Chega a mim trata para mim vem a mim(Nome do Orixá)mbe -.existe

Língua iorubá é tonal significado do campo relativa dos efeitos letras o significado da palavra. Há três tons básicos utilizados em iorubá que ser descrito como do re mi, ou as três primeiras notas da escala temperada. Normal voz falando seria novamente uma sotaque inclinada da esquerda para a direita seria mi e uma sotaque oblíquos da direita para a à esquerda é fazer.

Tradução Marcos ti Ogun