35117218 manual conciliacao bancaria

30
Manual de Sistema – Módulo: SEG – Segurança 1 Manual de Sistema Módulo: Conciliação Bancária

Upload: jonathas-monteiro

Post on 06-Aug-2015

41 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: SEG – Segurança 1

Manual de Sistema Módulo: Conciliação Bancária

Page 2: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

2

Os direitos autorais sobre este manual encontram-se amparados

na Lei nº 9.610, de 19.02.98. É permitida a reprodução parcial,

desde que citada a fonte.

Notações utilizadas neste manual

Tópico que requer atenção do usuário

Dicas, lembretes e complementos de informações para o Usuário

Para saber mais...

Page 3: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 3

Índice

Notações utilizadas neste manual ............................................................. 2

SIGEF/SC .............................................................................................. 5

O Que é o SIGEF/SC?................................................................................................ 5 Objetivos ................................................................................................................... 5

Portal ..................................................................................................... 7

Acesso ao Portal ........................................................................................................ 7 Ambiente Principal ..................................................................................................... 8

Interfaces ............................................................................................... 9

Interfaces do Tipo “Manter” ......................................................................................... 9 Interfaces do Tipo “Listar” ..........................................................................................10 Interfaces do Tipo “Associar”......................................................................................11 Interfaces do Tipo “Relacionar”...................................................................................12 Botões ......................................................................................................................13

Acesso ao Sistema.................................................................................14

Funcionalidades.....................................................................................15

O que é o Módulo Conciliação Bancária?....................................................................15 Funcionalidades ........................................................................................................15 Identificando o módulo...............................................................................................16 Conciliação Bancária Extrato Bancário .......................................................................17 Conciliação Bancária Lançamento Contábil.................................................................20 Detalhar Lançamento Conciliação Bancária ................................................................23 Cancelar Detalhar Lançamento Conciliação Bancária ..................................................25 Manter Conciliação Bancária Diária ............................................................................27 Manter Conciliação Bancária Mensal ..........................................................................29 Relatório Controle Conciliação Bancária .....................................................................30

Page 4: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

4

Índice de Figuras Figura 1 - Tela de Acesso ao Portal SIGEF/SC....... .........................................................................................................7 Figura 2 - Tela Principal do Portal SIGEF/SC ....... ...........................................................................................................8 Figura 3 - Tela Genérica Interface de Manter....... ............................................................................................................9 Figura 4 - Tela Genérica Interface de Listar....... ............................................................................................................10 Figura 5 - Tela Genérica Interface de Associar ..... ........................................................................................................11 Figura 6 - Tela Genérica Interface de Relacionar ... .......................................................................................................12 Figura 7 - Tela – Logon do Usuário (Acesso ao Siste ma) ............................................................................................14 Figura 8 - Tela Identificando o módulo ............. .............................................................................................................16 Figura 9 - Tela Conciliação Bancária Extrato Bancár io................................................. ...............................................17 Figura 10 - Conciliar Extrato Bancário ............. ..............................................................................................................18 Figura 11 - Adicionar Documento Conciliação Bancári a..............................................................................................19 Figura 12 - Conciliação Bancária Lançamento Contábi l ..............................................................................................20 Figura 13 - Detalhar Lançamento Conciliação Bancári a .............................................................................................23 Figura 14 - Cancelar Detalhar Lançamento Conciliaçã o Bancária ......................................... .....................................25 Figura 15 - Manter Conciliação Bancária Diária ..... .......................................................................................................27 Figura 16 - Manter Conciliação Bancária Mensal..... .....................................................................................................29 Figura 17 - Relatório Controle Conciliação Bancária ....................................................................................................30

Page 5: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 5

SIGEF/SC Este capítulo tem por objetivo fornecer uma visão generalizada do Sistema SIGEF/SC, o porquê da existência e os objetivos que serão atendidos.

O Que é o SIGEF/SC?

O Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina – SIGEF/SC é um sistema de informática, que visa atender aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Tribunal de Contas. O SIGEF/SC contempla o monitoramento global e detalhado da gestão financeira de todos os órgãos e entidades do Governo do Estado de Santa Catarina; fornece informações gerenciais para o planejamento da melhor aplicação das receitas, sejam elas tributárias ou de outras fontes, bem como para o controle da despesa e para o combate ao desperdício de recursos financeiros, materiais, humanos e tecnológicos.

Objetivos

Prover o Estado de uma solução corporativa, completa em suas funcionalidades, tecnologicamente atualizada, integrada e compatível com os sistemas já existentes.

Implantar uma metodologia de trabalho que racionalize os processos e rotinas de trabalho, unifique e agilize as operações em todos os órgãos alcançados pela rede do SIGEF/SC.

Organizar o acervo disponível de informações financeiras, orçamentárias, contábeis, operacionais, patrimoniais, auditoria e controle e quaisquer outras que sejam relevantes para o Estado, numa base de dados estruturada e disponibilizada para toda a rede do SIGEF/SC.

Atender (integrar) os seguintes sistemas: � SPP – Acompanhamento dos processos administrativos Padrão; � Patrimônio; � SAT – Sistema de Administração Tributária; � Fluxo de Caixa; � Compras; � Atos Legais; � e-SFINGE do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Prover informações e ferramentas adequadas para a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias, da Lei Orçamentária Anual e a Execução Orçamentária, a Contabilidade e o Controle das Contas e da Dívida.

Page 6: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

6

Prover aos usuários e gestores, informações e ferramentas adequadas para o acompanhamento físico e financeiro da execução dos planos e programas de investimentos, receitas e despesas do governo, atendendo às diretrizes e controles exigidos pela legislação vigente (Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual, Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei 4.320/64, etc).

Prover aos usuários e gestores informações gerenciais e ferramentas adequadas para o planejamento dos investimentos públicos e a tomada de decisões nas políticas governamentais.

Disponibilizar informações para o público, através da Internet, visando tornar mais transparente o uso dos recursos e do patrimônio público, bem como propiciar oportunidade de ações educativas em administração financeira.

Prover de inovações em tecnologias de gestão e de processamento as atividades inerentes à Auditoria e Controle.

Finalmente, propiciar condições para que seja otimizada a gestão fiscal do Estado, traduzindo em transparência e benefícios para a Sociedade.

O quadro abaixo demonstra a estrutura e relacionamento do SIGEF/SC com os sistemas existentes:

Texto adaptado de: http://www.sef.sc.gov.br/sigef

Page 7: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Portal

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 7

Portal Este capítulo tem por objetivo familiarizar o usuário com o ambiente do Portal do SIGEF/SC.

Acesso ao Portal

Figura 1 - Tela de Acesso ao Portal SIGEF/SC

� Tela Inicial para acesso ao Portal SIGEF/SC.

� Usuário informa os dados para o acesso ao sistema.

� Usuário visualiza avisos de caráter geral do SIGEF/SC.

� Usuário obtém informações sobre o sistema SIGEF/SC.

� Informativo dos módulos existentes no SIGEF/SC.

Page 8: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

8

Ambiente Principal

Figura 2 - Tela Principal do Portal SIGEF/SC

� Tela Principal do Portal SIGEF/SC. Nesta tela são mostrados: o usuário que está utilizando o sistema, sua situação em relação ao Sistema de Recurso Humanos e ano de exercício que se está trabalhando.

� Painel destinado a fornecer ao Usuário funcionalidades de caráter geral para o sistema.

Um clique neste botão volta a Tela do Portal à situação inicial, fechando possíveis Transações abertas.

Um clique neste botão abre uma lista com as últimas Transações acessadas pelo Usuário.

Um clique neste botão abre uma lista com as Transações que o Usuário associou como favoritas.

Um clique neste botão permite o acesso às informações necessárias para utilização do módulo de Biblioteca.

Um clique neste botão permite acesso à ajuda geral de utilização do sistema.

Um clique neste botão permite acesso às informações de suporte do sistema.

Um clique neste botão encerra a execução do sistema.

� Exibe o Menu de Transações habilitadas para o usuário.

� Usuário obtém outras informações e instruções sobre o sistema SIGEF/SC.

� Área destinada às Transações do SIGEF/SC.

� �

Excluído: nesta

Page 9: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Interfaces

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 9

Interfaces Este capítulo tem por objetivo familiarizar o usuário com o padrão de Interfaces utilizado no SIGEF/SC.

Interfaces do Tipo “Manter” São responsáveis por permitir o gerenciamento de cadastros. É por meio destas que o

usuário pode realizar as operações de inclusão e alteração de informações.

Figura 3 - Tela Genérica Interface de Manter

� Nome da Transação.

� Área das informações que compõem a Transação.

� Botões de operação.

� Espaço destinado a mensagens geradas pelo sistema (sucesso/erro).

� Exibe uma ajuda referente ao campo onde o cursor se encontra posicionado.

� �

� �

Page 10: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

10

Interfaces do Tipo “Listar” São responsáveis por permitir a recuperação de informações. É por meio destas

interfaces que o usuário pode realizar consultas, inclusive com opção para exportar os

dados para um arquivo ou impressão de relatório.

Figura 4 - Tela Genérica Interface de Listar

� Nome da Transação.

� Área das informações de consulta que compõem a Transação.

� Opções de Pesquisa.

� Listagem de resultado da operação.

� Controle de paginação da listagem.

� Botões de operação.

� Espaço destinado a mensagens geradas pelo sistema (sucesso/erro).

Exibe uma ajuda referente ao campo onde o cursor se encontra posicionado.

� �

� �

Page 11: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Interfaces

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 11

Interfaces do Tipo “Associar” São responsáveis por permitir a associação de informações. É por meio destas interfaces

que o usuário cria regras que determinam o relacionamento entre informações diferentes.

Figura 5 - Tela Genérica Interface de Associar

� Nome da Transação.

� Área das informações de consulta que compõem a Transação.

� Lista de Conceitos Associados.

� Botões de movimentação entre as listas de “Existentes” e “Associados”.

� Lista de Conceitos Existentes.

� Botões de operação.

� Espaço destinado a mensagens geradas pelo sistema (sucesso/erro).

Exibe uma ajuda referente ao campo onde o cursor se encontra posicionado.

� �

� �

� �

Page 12: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

12

Interfaces do Tipo “Relacionar” São responsáveis por relacionar conceitos distintos a um conceito principal. É por meio

destas interfaces que o usuário cria diversas possibilidades de combinações entre os

mesmos.

Figura 6 - Tela Genérica Interface de Relacionar

� Nome da Transação.

� Área das informações gerais que compõem a Transação.

� Tabela com Conceitos Associados.

� Botões de inclusão, alteração e exclusão de conceitos.

� Espaço destinado a mensagens geradas pelo sistema (sucesso/erro).

� Botões de operação.

� Exibe uma ajuda referente ao campo onde o cursor se encontra posicionado.

� �

� �

� �

Page 13: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Interfaces

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 13

Botões

Realiza as validações correspondentes à funcionalidade e executa a inclusão das informações nos cadastros específicos.

Realiza as validações correspondentes à funcionalidade e executa a alteração das informações nos cadastros específicos. A ação de alteração só é permitida após a realização de uma consulta pr évia às informações .

Fornecido os parâmetros para a consulta, busca as informações referentes aos parâmetros informados e exibe-as ao usuário.

Permite a realização da consulta através do auxílio de uma lista com as informações que servem de parâmetro para a busca.

Realiza a limpeza de todas as informações que estejam preenchidas na funcionalidade.

Realiza as validações correspondentes à funcionalidade e confirma a operação solicitada.

Permite a visualização dos resultados obtidos nos formatos PDF, Word e Excel para posterior impressão.

Fornece informações auxiliares para compreensão e preenchimento da funcionalidade.

Finaliza a funcionalidade.

Utilizado quando é necessário associar informações pertencentes a outro cadastro.

Ocorre quando é necessário alterar a associação de informações pertencentes a outro cadastro.

Ocorre quando é necessário remover a associação de informações pertencentes a outro cadastro.

Pode ser utilizado quando o preenchimento de determinadas informações só pode ser realizado após a busca e validação de outras.

Transfere todas as informações da lista “Existentes” para a lista “Associados”.

Transfere a informação selecionada da lista “Existentes” para a lista “Associados”.

Transfere a informação selecionada da lista “Associados” para a lista “Existentes”.

Transfere todas as informações da lista “Associados” para a lista “Existentes”.

Page 14: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

14

Acesso ao Sistema

Este capítulo tem por objetivo familiarizar o usuário com os processos envolvidos no acesso ao Sistema do SIGEF/SC.

Figura 7 - Tela – Logon do Usuário (Acesso ao Siste ma)

Um Usuário para acessar o SIGEF deve ser previamente cadastrado e habilitado no mesmo. Estando cadastrado, deve fornecer o CPF e a senha para que o sistema possa realizar os processos de validação e permitir o acesso. Caso este seja o primeiro acesso efetuado no sistema, a senha a ser preenchida será enviada por e-mail e serão solicitadas a alteração da senha e a criação de contra-senha para o usuário.

Será validada a situação do usuário junto ao sistema SIRH (Sistema de Recursos Humanos) para saber o tipo de acesso que o usuário pode ter no momento. Estes tipos são: acesso não permitido, acesso restrito ou acesso completo. Usuários com acesso restrito poderão acessar o sistema, porém não terão acesso a transações de seus perfis que sejam de acesso restrito.

A funcionalidade “Esqueci minha senha“ permite que o usuário receba suas senhas via e-mail. Neste caso as senhas atuais serão expiradas e o usuário necessitará trocar suas senhas.

Usuários inativos por período de tempo determinado pelo sistema têm o acesso bloqueado, neste caso é necessário contatar o cadastrador responsável para obter a liberação para acesso.

A alteração de senha é obrigatória e ocorre em prazos determinados.

Page 15: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 15

Funcionalidades

Este capítulo tem por objetivo apresentar as funcionalidades disponíveis no Módulo de Conciliação Bancária.

O que é o Módulo Conciliação Bancária?

O objetivo deste módulo é permitir ao usuário corresponder os lançamentos do extrato bancário com os lançamentos da ficha do razão das contas correntes existentes em todos os bancos cadastrados no Sigef para a Unidade Gestora, bem como os lançamentos a débito e a crédito na ficha do razão proveniente de rotinas e/ou ajustes.

Funcionalidades As funcionalidades abaixo descritas são utilizadas para as contas do Banco do Brasil, uma vez que os extratos bancários destas contas são importados pelo Sigef:

• Conciliação Bancária Extrato Bancário

• Conciliação Bancária Lançamento Contábil

• Detalhar Lançamento Conciliação Bancária

• Cancelar Detalhar Lançamento Conciliação Bancária

As funcionalidades abaixo descritas são utilizadas para as contas dos Outros Bancos:

• Manter Conciliação Bancária Diária

• Manter Conciliação Bancária Mensal

• Conciliação Bancária Lançamento Contábil

• Detalhar Lançamento Conciliação Bancária

• Cancelar Detalhar Lançamento Conciliação Bancária

Para fazer o acompanhamento diário ou mensal das conciliações bancárias da Unidade, será utilizada a funcionalidade:

• Relatório Controle Conciliação Bancária

Nas funcionalidades descritas para as contas do Banco do Brasil, quando no extrato bancário, a data, o número da ordem bancária e o valor total da ordem bancária forem iguais aos dados na ficha do razão, a conciliação será feita de forma automática, ou seja, não será necessária a intervenção do usuário, listando apenas os dados pendentes. A seguir são demonstradas as telas do módulo de Conciliação Bancária e suas funcionalidades.

Page 16: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

16

Identificando o módulo

Page 17: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 17

Conciliação Bancária Extrato Bancário

Conhecendo a funcionalidade Na funcionalidade Conciliação Bancária Extrato Bancário serão demonstrados os dados das contas correntes do Banco do Brasil que não apresentaram correspondente na ficha do razão após a conciliação automática, de acordo com a seleção da UG/Gestão, Data de Início e Término do Extrato, Domicílio Bancário e Situação. Sendo:

� Situação

Situação em Branco: demonstra todos os dados independentes da situação em que se encontrem; Situação Pendente: demonstra os dados que ainda não foram classificados ou conciliados na conciliação automática; Situação Parcialmente Conciliado: demonstra o dado do extrato que possui mais de um correspondente na ficha do razão até o limite do valor do documento no extrato, após atingir o valor limite a situação será alterada automaticamente para Conciliado; Situação Conciliado: demonstra os dados da conciliação automática e aos já correlacionados de forma manual pelo usuário; ENCC – Entrada Não Considerada pela Contabilidade: será utilizada quando o mês já estiver fechado para UG e o dado não estiver correlacionado a outro documento na contabilidade, devendo ser alterada a situação manualmente para ENCC; SNCC – Saída Não Considerada pela Contabilidade: será utilizada quando o mês já estiver fechado para UG e o dado não estiver correlacionado a outro documento na contabilidade, devendo ser alterada a situação manualmente para SNCC.

� � �

Page 18: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

18

� Mês em aberto

Demonstra o mês que a contabilidade está registrando a conciliação, assim, se estiverem sendo correlacionados dados de meses anteriores ao mês atual, o registro será feito no primeiro dia útil do mês em aberto.

O botão Conciliar, na funcionalidade Conciliação Bancária Extrato Bancário é utilizado para correlacionar um documento selecionado no extrato bancário com um ou mais dados na ficha do razão.

O botão Pendente é utilizado para retornar a situação de um determinado dado já conciliado, parcialmente conciliado, ENCC ou SNCC para a situação de pendente. Ainda na funcionalidade de Conciliação Bancária Extrato Bancário, ao imprimir o relatório, são demonstrados: Saldo Inicial, Total de Créditos e Débitos e Saldo Final para o Banco; e, Saldo Inicial, Débitos e Créditos a Conciliar, Créditos e Débitos Conciliados e Saldo Final para os dados do Sigef, conforme domicílio bancário, período e situação escolhidos.

Fazendo a Conciliação Bancária pelos Dados Bancários Inicialmente o usuário deverá preencher os campos de UG/Gestão, Data Início e Data Término, Domicílio Bancário, Situação e clicar no botão Confirmar. Após a visualização dos dados este deverá selecionar um dado do extrato bancário e clicar no botão Conciliar, quando aparecerá a seguinte tela:

Page 19: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 19

Então deverá fazer a correlação com os dados contábeis clicando no botão Adicionar, quando aparecerá a seguinte tela: Nesta tela são demonstradas as possibilidades de filtro para a localização do documento contábil a ser correlacionado com o dado do extrato bancário. A fim de agilizar o filtro, foram criadas as abas de Guia de Recebimento, Ordem Bancária, Nota de Lançamento e Nota de Sistema. Após preenchimento dos campos UG/Gestão, Data Início, Data Término, Valor (Valor maior que ou Valor Igual a), clicar no botão Confirmar, aguardar retorno dos dados e observar os seguintes passos:

• Clicar sobre o campo UG/Gestão do documento a ser correlacionado (irá retornar automaticamente para a tela anterior);

• Selecionar o(s) lançamento(s) e clicar no botão Confirmar; • Aguardar retorno para a tela anterior com alteração da situação; • Clicar em Remover se selecionado indevidamente.

Caso o dado não tenha sido contabilizado antes do fechamento do mês, o usuário deverá alterar a situação do dado para ENCC (para valores a crédito no extrato) ou SNCC (para valores a débito no extrato) na tela de Conciliar Extrato Bancário e providenciar a regularização para o mês seguinte.

Page 20: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

20

� � �

Conciliação Bancária Lançamento Contábil

Conhecendo a funcionalidade Na funcionalidade Conciliação Bancária Lançamento Contábil, quando se tratar de conciliação para as contas correntes do Banco do Brasil, serão demonstrados os documentos que não apresentaram correspondentes no extrato bancário após a conciliação automática e a Conciliação Bancária Extrato Bancário, de acordo com a seleção da UG/Gestão, Data Lançamento Início e Data Lançamento Término, Domicílio Bancário e Situação. Sendo:

� Situação

Situação em Branco: demonstra todos os documentos independentes da situação em que se encontrem; Situação Pendente: demonstra os documentos que ainda não foram classificados ou conciliados na conciliação automática; Situação Conciliado: demonstra os documentos da conciliação automática e já correlacionados de forma manual pelo usuário; ENCB – Entrada Não Considerada pelo Banco: será utilizada quando o mês já estiver fechado para UG e o documento não estiver correlacionado a outro dado no extrato bancário, assim deverá ser alterada a situação manualmente para ENCB; SNCB – Saída Não Considerada pelo Banco: será utilizada quando o mês já estiver fechado para UG e o documento não estiver correlacionado a outro dado no extrato bancário, assim deverá ser alterada a situação manualmente para SNCB.

Page 21: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 21

� Mês em aberto

Demonstra o mês que a contabilidade está registrando a conciliação, assim, se estiverem sendo correlacionados dados de meses anteriores ao mês atual, o registro será feito no primeiro dia útil do mês em aberto.

O botão SNCB é utilizado para alterar a situação do documento de pendente para Saída Não Considerada pelo Banco.

O botão ENCB é utilizado para alterar a situação do documento de pendente para Entrada Não Considerada pelo Banco.

O botão Ajuste é utilizado para correlacionar um ou mais valores a débito com um ou mais valores a crédito na ficha do razão.

O botão Pendente é utilizado para retornar a situação de um determinado dado, já conciliado, ENCB ou SNCB para a situação de pendente.

Fazendo a Conciliação Bancária pelos Documentos Contábeis Após ter sido feita a conciliação automática e manual pelos dados bancários, deve-se proceder à conciliação entre os documentos contábeis. Tal situação ocorre devido aos estornos e aos lançamentos de ajustes de situações indevidas ou específicas. Assim, o usuário deverá preencher os campos de UG/Gestão, Data Lançamento Início e Término, Domicílio Bancário, Situação e clicar em Pesquisar, aguardar o retorno dos dados e observar os seguintes passos: 1 – Quando se tratar de ajuste:

• Selecionar um ou mais lançamentos a débito; • Selecionar um ou mais lançamentos a crédito; • Clicar no botão Ajuste. • Aguardar o retorno dos documentos com a alteração da situação.

2 – Quando se tratar de fechamento sem a regularização dentro do mês em aberto: • Selecionar o lançamento a débito/crédito; • Clicar no botão ENCB/SNCB; • Aguardar o retorno do documento com a alteração da situação.

Page 22: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

22

3 – Quando se tratar de alteração da situação: • Selecionar o(s) lançamento(s) com a situação que se pretende alterar; • Clicar no botão Pendente; • Aguardar o retorno do(s) documento(s) com a alteração da situação; • Proceder à nova classificação.

Após serem esgotadas todas as possibilidades de conciliação manual, sejam bancárias ou contábeis, o usuário deverá listar as pendências e proceder a sua correta regularização.

Fazendo a Conciliação Bancária pelos Documentos Contábeis para Outros Bancos A Conciliação Bancária para Outros Bancos, assim como para as contas correntes do Banco do Brasil, será feita na funcionalidade Conciliação Bancária Lançamento Contábil, porém após selecionar os dados (UG/Gestão, Data Lançamento Início e Data Lançamento Término, Situação e Domicílio Bancário) e clicar em Pesquisar, será apresentada a seguinte tela: Para a conciliação bancária de Outros Bancos, foi disponibilizado o botão , que permite ao usuário informar quais documentos contábeis estão registrados em conformidade com o extrato bancário, uma vez que para este último, os dados bancários que não possuem registro contábil, são incluídos na funcionalidade Manter Conciliação Bancária Diária. Para utilizar este botão, basta o usuário selecionar quais documentos estão em conformidade com o extrato bancário, clicar no botão Conciliar e aguardar retorno dos documentos com a alteração da situação.

Page 23: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 23

� �

Detalhar Lançamento Conciliação Bancária

Conhecendo a funcionalidade Na funcionalidade de Detalhar Lançamento Conciliação Bancária é possível desmembrar um documento contábil pendente de conciliação em vários documentos até o limite do valor do documento original. Para tanto, o usuário deverá preencher os campos de UG/Gestão Bancária, UG/Gestão, Domicílio Bancário e Documento. Sendo:

• UG/Gestão Bancária: informar a Unidade Gestora no qual pertence o domicílio bancário do documento a ser desmembrado;

• Documento: no campo documento deverá ser selecionado o documento que se pretende desmembrar, podendo ser: Nota de Lançamento, Nota de Sistema, Guia de Recebimento ou Ordem Bancária;

� O botão Adicionar é utilizado para incluir as linhas com os valores nos quais documento será detalhado, até o limite do valor do mesmo.

� O botão Remover é utilizado para remover as linhas incluídas indevidamente no detalhamento do documento.

� Valor Atualizado

O campo Valor Atualizado demonstra o somatório dos valores incluídos no botão Adicionar.

Page 24: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

24

� Diferença

O campo Diferença demonstra o saldo entre o campo Valor Total (Valor Total do Documento) e o valor do campo Valor Atualizado.

Detalhando um documento Para desmembrar um documento contábil, o usuário deverá preencher os campos, UG/Gestão Bancária, UG/Gestão, Domicílio Bancário e Documento. Ao clicar em do campo documento se abrirá a tela a seguir, onde o usuário deverá escolher o tipo do documento a ser desmembrado.

Dependendo do tipo de documento selecionado abrirá a tela a seguir com os dados disponíveis, ou seja, pendentes na conciliação para a escolha do usuário. Para selecionar o documento a ser desmembrado, o usuário deverá clicar sobre o campo da Unidade Gestora. Após, o Sigef retornará para a tela de Detalhar Lançamento Conciliação Bancária. O usuário poderá ainda, clicar sobre o número do campo documento para visualizar todos os dados do mesmo.

O próximo passo será clicar no botão Adicionar, informar o valor do desmembramento e clicar em Confirmar. Aguardar o retorno dos dados e Adicionar novos valores até o campo “Diferença” estar com o valor zero. Ao final, clicar em Confirmar para fechar a tela ou em Limpar para Detalhar outro documento.

Page 25: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 25

Cancelar Detalhar Lançamento Conciliação Bancária

Conhecendo a funcionalidade Na funcionalidade Cancelar Detalhar Lançamento Conciliação Bancária o usuário tem a possibilidade de cancelar o desmembramento realizado na funcionalidade de Detalhar Lançamento Conciliação Bancária. Para tanto, o usuário deverá preencher os campos de UG/Gestão Bancária, UG/Gestão, Domicílio Bancário e Documento. Sendo:

• UG/Gestão Bancária: informar a Unidade Gestora no qual pertence o domicílio bancário do documento desmembrado indevidamente;

• Documento: no campo documento deverá ser selecionado o documento que se pretende cancelar o desmembramento, podendo ser: Nota de Lançamento, Nota de Sistema, Guia de Recebimento ou Ordem Bancária;

Cancelando o detalhando de um documento Para cancelar o detalhamento de um documento o usuário deverá preencher os campos UG/Gestão Bancária, UG/Gestão, Domicílio Bancário e Documento. Ao clicar em do campo documento abrirá a tela a seguir, quando o usuário deverá escolher o tipo do documento a ser cancelado o desmembramento.

Dependendo do tipo de documento selecionado abrirá a tela a seguir com os dados disponíveis, ou seja, os documentos já desmembrados.

Page 26: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

26

Para selecionar o documento em que o desmembramento deve ser cancelado, o usuário deverá clicar sobre o campo da Unidade Gestora. Após, o Sigef retornará para a tela de Cancelar Detalhar Lançamento Conciliação Bancária. O usuário poderá ainda, clicar sobre o número do campo documento para visualizar todos os dados do mesmo.

O próximo passo será clicar no botão Confirmar, aguardar o retorno dos dados e Fechar a tela, ou clicar em Limpar e continuar a Cancelar o Desmembramento de outro documento.

Page 27: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 27

Manter Conciliação Bancária Diária

Conhecendo a funcionalidade A funcionalidade de Manter Conciliação Bancária Diária é utilizada para a inclusão dos dados bancários pendentes nas contas bancárias dos Outros Bancos, ou seja, diferentes do Banco do Brasil. O usuário deverá informar a UG/Gestão, Domicílio Bancário, Data do lançamento, Tipo, Valor e Histórico. Sendo:

� Código

Campo código é um número seqüencial informado pelo Sistema, o usuário não deve preencher este campo.

� Tipo

O Campo Tipo pode ser: SNCC ou ENCC, onde o usuário deverá optar pelo tipo do registro.

� Situação Registro

O Campo Situação Registro, deverá ser utilizada para Inativar algum registro que tenha sido incluído indevidamente, uma vez que não é possível fazer a exclusão do mesmo.

Page 28: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

28

Fazendo a Conciliação de Outros Bancos Para realizar a conciliação bancária dos Outros Bancos, o usuário deverá incluir apenas os dados que ficaram pendentes, dessa forma, a conciliação deverá ser prévia e manual, ou seja, confrontará o extrato bancário com a ficha do razão impressos. Após esse procedimento serão incluídos os dados pendentes do extrato bancário na funcionalidade Manter Conciliação Bancária Diária, observando os seguintes passos: 1 –Preencher os campos:

• Unidade Gestora/Gestão; • Domicílio Bancário; • Data do dado; • Selecionar o mês de referência; • Selecionar o Tipo; • Preencher os campos Valor e Histórico.

2 – Clicar no botão Incluir. 3 – Para incluir outro dado, o usuário deverá clicar no botão Limpar.

Para alterar alguma informação já incluída, o usuário deverá consultar o registro, aguardar a atualização dos dados na tela, proceder às alterações necessárias e clicar no botão Alterar.

Page 29: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

Manual de Sistema – Módulo: ORC – Cadastros Básicos 29

Manter Conciliação Bancária Mensal

Conhecendo a funcionalidade A funcionalidade de Manter Conciliação Bancária Mensal é utilizada para a inclusão do saldo final do extrato bancário das contas bancárias de outros bancos.

Incluindo os saldos finais Para incluir o saldo final do extrato de um determinado mês, o usuário deverá observar os seguintes passos: 1 – Preencher os campos Unidade Gestora/Gestão; 2 – Escolher o Domicílio Bancário; 3 – Selecionar o mês do saldo do extrato bancário que se está conciliando; 4 – Digitar o saldo do extrato no campo Saldo Extrato; 5 – Clicar em Incluir; 6 – Aguardar a atualização dos dados.

Page 30: 35117218 Manual Conciliacao Bancaria

SIGEF/SC – Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina

30

� �

Relatório Controle Conciliação Bancária

Conhecendo a funcionalidade Na funcionalidade de Relatório Controle Conciliação Bancária é possível visualizar o resultado da conciliação bancária, conforme os filtros solicitados. Sendo:

� Situação

No filtro de Situação são apresentadas duas opções, Pendente e Conciliado, porém o usuário poderá: 1º Selecionar o movimento Pendente; 2º Selecionar o movimento Conciliado; ou, 3º Selecionar os movimentos Pendente e Conciliado.

� Origem

Nesse filtro é possível identificar a origem dos dados a serem visualizados, sendo: Sigef, Banco e Ajustes. Pode-se deixar esta opção em “Branco”, possibilitando a visualização do resumo da conciliação bancária no período solicitado.

Visualizando um Relatório de Conciliação Bancária Para visualizar um relatório de conciliação bancária o usuário deverá observar: Domicílio Bancário: Para visualizar o relatório de conciliação de uma conta bancária o usuário deverá selecionar um domicílio bancário. Se optar por visualizar a conciliação bancária de todas as contas, basta deixar o campo domicílio bancário em branco. Porém para ambas as situações o campo UG/Gestão deverá ser preenchido; Período: O período poderá ser escolhido informando a Data Lançamento Início e a Data Lançamento Término ou selecionando o Mês de Referência, sendo este último para o mês fechado; Situação: Selecionar uma ou as duas opções para visualizar o movimento; Origem: Para visualizar todo resumo da conciliação bancária, o usuário deverá escolher a opção em “Branco”. Caso contrário, selecionar uma das opções para visualizar o movimento; Imprimir: Clicar em imprimir para visualizar o documento.