335ª edição do jornal interativo

11
O jornal feito com você Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.net Ano 2 R$ 1,50 « « « « « « > Equipe do Corpo de Bombeiros de Dracena captura capivara na AABB Pág. 12 EDUCAÇÃO >Convênio entre Fundec e Fundação para o Desenvolvimento da Educação Pág. 5 SILVESTRE DER libera parcialmente o tráfego no novo viaduto As obras, iniciadas em fevereiro de 2013, ainda não estão totalmente concluídas Pág. 13 ESPORTE > “Paraquedismo com Salto Duplo” começa hoje no aeroporto Com um belo projeto arqui- tetônico, o viaduto da entrada principal de Dracena está em fase final de construção. A em- presa Sobrenco, responsável pela execução da obra está tra- balhando à todo vapor e deve entregar a obra, que compre- ende também todo o trecho até Tupi Paulista, dentro do prazo contratado. Na manhã de ontem, o diretor regional do DER esteve no local verifi- cando o andamento das obrar e conduziu o ato de liberação do tráfego de veículos pelo novo viaduto. Muitas autoridades estiveram no local para acom- panhar o ato e vistoriar o anda- mento das obras. Vendaval causa estragos em Dracena e região >Pág. 7 Carlos Roberto de Souza Carlos Roberto de Souza (...) O ditado africano “quando dois elefantes brigam, quem sofre mais é a grama”, cabe bem aqui (...) 19/07 20/07 21/07 Máx. 28º Máx. 28º Máx. 27º Mín. 12º Mín. 11º Mín. 15º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena 3823-0991 99682-2027 >Pág.02 SÁBADO - 19 De Julho de 2014 Número 335 >Pág. 10 e 11 com Danilo Ledo Galhos das árvores da Praça Arthur Pagnozzi foram arrancados pelo vento >Pág. 15

Upload: jornal-interativo

Post on 01-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 335ª Edição do Jornal Interativo

O jornal feito com vocêDiretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.netAno 2 R$ 1,50««««««

> Equipe do Corpo de Bombeiros de Dracena captura capivara na AABB

Pág. 12

Educação > Convênio entre Fundec e Fundação para o Desenvolvimento da Educação

Pág. 5

SilvEStrE

dEr libera parcialmente o tráfego no novo viadutoAs obras, iniciadas em fevereiro de 2013, ainda não estão totalmente concluídas

Pág. 13

ESPortE> “Paraquedismo com Salto Duplo” começa hoje no aeroporto

Com um belo projeto arqui-tetônico, o viaduto da entrada principal de Dracena está em fase final de construção. A em-presa Sobrenco, responsável pela execução da obra está tra-balhando à todo vapor e deve entregar a obra, que compre-ende também todo o trecho até Tupi Paulista, dentro do prazo contratado. Na manhã de ontem, o diretor regional do DER esteve no local verifi-cando o andamento das obrar e conduziu o ato de liberação do tráfego de veículos pelo novo viaduto. Muitas autoridades estiveram no local para acom-panhar o ato e vistoriar o anda-mento das obras.Vendaval causa estragos em Dracena e região >Pág. 7

Carlos Roberto de Souza

Carlos Roberto de Souza

(...) O ditado africano “quando dois elefantes brigam, quem sofre mais é a grama”, cabe bem aqui (...)

19/07 20/07 21/07Máx. 28º Máx. 28ºMáx. 27º

Mín. 12º Mín. 11º Mín. 15º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

3823-099199682-2027>Pág.02

SÁBADO - 19 De Julho de 2014 Número 335

>Pág. 10 e 11com Danilo LedoGalhos das árvores da Praça arthur Pagnozzi

foram arrancados pelo vento>Pág. 15

Page 2: 335ª Edição do Jornal Interativo

02 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014 OPINIÃOOPINIÃO 03 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

Sugestões para charges: [email protected]>EDITORIALD e s b u r o c r a t i z a r

tudo deveria ser o foco de todos os órgão pú-blicos, sempre. As coi-sas no Brasil emper-ram, demoram muito, porque “falta um ca-rimbo”, ou o “mode-lo do requerimento mudou”, tudo muito

simples, tudo tão su-pérfluo. Quem dá as ordens, tenta inven-tar uma nova ordem, para que, com quê fi-nalidade não se sabe, apenas que as coisas mudaram e é assim. O exemplo do que ocor-re em Dracena entre a

Prefeitura e a Receita Federal é um exemplo mal acabado da “bur-rocracia” (sic) que im-pera. A Receita Fede-ral exige um novo tipo de documento, que complemente a Certi-dão de Área Edificada. A Prefeitura alega que

não tem obrigação de atender. No meio, o contribuinte que quer pagar o INSS e quer obter a Certidão Ne-gativa de Débito para promover a averbação do imóvel ou obter um financiamento imobi-liário. O ditado africa-

no “quando dois ele-fantes brigam, quem sofre mais é a grama”, cabe bem aqui. O con-tribuinte é a grama… É preciso bom senso de ambas as partes para que o impasse seja re-solvido.

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 - 9-9682-2027 - 9-8111-0024e-mails: [email protected] - [email protected] - Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro - Jornalista Responsável: Odair de Andrade MTB 00010.760/SP - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Pedro César Sandrin, Farid Junior, André Cassiano Zonato, Danilo Ledo, Carlos Roberto de Souza, André Kozan Lemos, Circulação: Dracena, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Ouro Verde.

>POLÍTICO PRESSPROMOÇÃO SOCIAL – Algumas coisas que no

passado eram toleradas, hoje já não são mais admis-síveis. Esmolar por exemplo, já não tem razão de ser e no entanto tem gente “com ponto” nas principais avenidas comerciais de Dracena pedindo dinheiro aos transeuntes. Com tanta “bolsa”, cestas básicas, e com assistências de entidades benefi centes, por que isso ainda acontece por aqui? Há muito tempo, via-jando por várias cidades do país, não se vê mais a fi gura de mendigo pedinte.

NÃO GOSTOU – O Secretário da Agricultura de Dracena, Antenor José de Oliveira Filho, que diga-se de passagem vem respondendo à contento na sua pasta, não gostou da nota sobre pernilongos, que esta coluna divulgou na última edição. Segundo ele, não foi emprestado nenhum servidor para trabalhar na Fapidra e não é por isso que os pernilongos voltaram com toda força. Então, por que é que voltaram? Os pernilongos depois de longa trégua, estão aí, inferni-zando a vida dos dracenenses…

REMÉDIOS – A Secretaria de Municipal de Saúde deveria informar os dracenenses que vão até o Cen-tro de Saúde Takashi Enokibara em busca de remé-dios, que alguns itens não encontrados poderão ser adquiridos a custo zero nas farmácias populares. Só precisa conscientizar os usuários desses remédios de que nem precisam se dirigir ao Postão, pois podem retirar os produtos nas farmácias mais pertos de suas casas. De graça.

FICANDO BOM – O novo traçado das entradas de Dracena vão rapidamente aparecendo e agradan-do os condutores de veículos. A preferência para quem está passando pela rotatória, entrando na cida-de tem preferência, e isso dá mais segurança a todos.

EM VISITA – O governador Geraldo Alckmin deve estar em Dracena nesta segunda-feira para vis-toriar as obras da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, o Poupatempo e o Aeroporto agora com pista iluminada e que permite pousos e decolagens no período noturno. Nada será inaugurado, mesmo porque a Lei Eleitoral proíbe no período de campa-nha, apenas uma visita ofi cial para verifi car os inves-timentos públicos do Estado de São Paulo.

FILHO ÚNICO - O vereador dracenense Fran-cisco Eduardo Aniceto Rossi acabou sendo o único político da região de Dracena a registrar candidatu-ra para deputado federal nestas eleições. Antes do período das convenções, vários nomes eram consi-derados como potenciais candidatos à uma cadeira na Câmara Federal. Um pouco mais distante daqui, outro nome que conseguiu legenda, o jovem Evandro Gussi, ex dracenense que hoje mora em Tupã, tentará pela segunda vez a vaga no congresso.

>DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO [email protected]

Verdade: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se

sentir melhor e mais feliz.” (Madre Teresa de Calcuta)

Às vezes, por al-guma razão, chego em Dracena no co-meço da madrugada, e me surpreendo ao ver crianças andando pelas ruas, sem a pre-sença de um maior ao lado. Pior, vejo me-ninas com roupas de “piriguete” (sic) ao lado de rapazes, ca-minhando pelas ruas, quase sempre com alguma bebida numa mão e na outra, ine-vitável cigarro ou qualquer coisa que queime.

Não entendo como isso possa aconte-cer e ninguém toma providências. Me-nores vagando pela

madrugada a den-tro, certamente sem o conhecimento dos pais… Ou eles sabem mas não ligam? Ou eles incentivam a sa-ída com objetivo das crianças faturarem algum dinheiro?

Encontrei uma moça do Conselho Tutelar e perguntei o que estava acon-tecendo, se as au-toridades não estão acompanhando, que providências estão sendo tomadas, en-fi m, o que é que o Es-tado faz e o que não faz.

Ela respondeu que um “promotor novo” tem dado todo res-

paldo ao Conselho Tutelar, “mas os pais são um problema sé-rio” (sic).

Relatou alguns ca-sos que participou e fi quei estarrecido com os relatos e me perguntei “como nin-guém responsabiliza os pais por abandono de menor incapaz?”. Na minha modesta opinião são eles que tem que tomar conta dos fi lhos, ninguém mais.

Acredito que so-mente no dia em que um pai for denun-ciado por infringir este artigo (133) do Código Penal, tere-mos uma verdadeira

mudança de compor-tamento. Só para re-frescar a ideia dessas pessoas negligentes, eis o que o Código Penal diz:

“Abandono de incapaz - Art. 133 - Abandonar pes-soa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou auto-ridade, e, por qual-quer motivo, inca-paz de defender-se dos riscos resultan-tes do abandono:

Pena - detenção, de seis meses a três anos.”

Portanto lei tem, falta o que então, para começar a mu-dar essa situação?

Opinião PúblicaNesta sexta-feira (18), se estivesse vivo, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, estaria completando 96 anos de idade. Levando em conta sua vida e seu pensamento, você acredita que possa existir uma sociedade totalmente livre da segregação racial?

Adonias Escurinho Soares de Brito (cabe-leireiro) - Assim como o Mandela, existiram muitas personalidades que lutaram pela igual-dade, como a americana Dorothy Stang, Tira-dentes, etc. Se o mun-do tivesse mais pessoas iguais a eles, a realidade certamente seria trans-formada. Se no começo o trabalho dessas pes-soas recebe críticas e empecilhos, com o seu avanço e os primeiros

Eduardo Luiz de Sou-za Arruda (aposentado) - É possível, mas ainda estamos muito longe. O racismo ainda existe. O Mandela batalhou e conseguiu coisas muito importantes, fez uma verdadeira revolução, porém ainda há muito a ser feito. Eu acredito que sejam necessárias mais duas gerações para que o seu sonho se con-cretize.

Wilson Seydi (enge-nheiro agrônomo) - É difícil, porque as mui-tas religiões e linhas de pensamento existentes acabam por gerar uma desunião natural entre as pessoas e os ideais.

Marco Aurélio de Al-meida Paula (empresário) - Não totalmente, porque mesmo após 100 anos de abolição da escravatura, no Brasil o preconceito ainda continua. Isso sem me referir à situação dos Estados Unidos, com a se-gregação racial, que lá foi muito mais marcada do que aqui. Mas com a elei-ção do presidente Barack Obama, a noção precon-ceituosa dos americanos foi bastante debilitada.

Preto/Branco

Page 3: 335ª Edição do Jornal Interativo

04 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014 05 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

Calhas BilacServiços de Calha e Rufos

Luiz Yugi EnomotoFone: (18) 3821-5507

Cel.: (18) 99775-0245

Rua: Olavo Bilac - n° 464 - Jd. Vera Cruz - Dracena/SP

Redação

Na madrugada de quinta-feira (17), poli-ciais militares recebe-ram denúncias de que um casal estaria reali-zando furto no cruza-mento da Avenida Pre-sidente Roosevelt com a rua José Augusto de Oliveira.

Foi realizada patrulha nas imediações, durante a qual o casal foi locali-zado na rua Pedro Galdi-no Souza com uma bici-

cleta e na sua garupa um saco de cimento. Ao ser abordado, o casal afi r-mou que o haviam sub-traído em uma residên-cia no Jardim Village. Mediante a confi ssão, foi dada voz de prisão aos autores A.M.C. e J.R.S., que não oferece-ram resistência.

Ambos foram con-duzidos ao local onde realizaram o furto, tra-tando-se de uma casa em construção na rua Fran-cisco Antônio Pereira

pertencente à M.I.S., que foi avisado do ocorrido.

Os autores e o objeto furtado foram conduzi-dos ao Plantão Policial, onde foi ratifi cada a voz de prisão pelo delegado de plantão. Foi elabora-do boletim de ocorrên-cia por furto qualifi ca-do e fl agrante. O autor A.M.C. foi conduzido para o Centro de Deten-ção Provisória (CDP) de Caiuá e o autor J.R.S. para a Penitenciária Fe-minina de Tupi Paulista.

casal é preso por furto de saco de cimento

Redação

Por volta das 17h45 de quarta-feira (16), foi realizado patrulhamento por uma equipe da Polí-cia Militar na rua Duque de Caxias, na cidade de Tupi Paulista, por ocor-rência de furto.

De acordo com o bo-letim de ocorrência, a

vítima I.P.S., de 61 anos, afi rmou que um homem foi até a sua casa apre-sentando-se como mem-bro da Igreja e pedindo para abençoar bens de valor e remédios. A ví-tima entregou-lhe R$ 180, um cartão do banco juntamente com duas se-nhas, uma aliança e uma corrente de ouro.

Após a entrega dos objetos, o homem pe-diu que I.P.S. trouxesse dois copos de água para abençoar, momento em que ele aproveitou-se da ausência momentânea do idoso empreendendo fuga.

Apesar das diligên-cias policiais, o autor não foi encontrado.

Homem é roubado em Tupi Paulista por falso religioso

Detenção em Ouro Verde por tentativa de furtoRedação

No início da tarde de quarta-feira (16), uma equipe da Polícia Militar foi acionada por ligação anônima informando que um bar localizado na Avenida Minas Gerais, na cida-de de Ouro Verde, esta-ria sendo roubado.

A equipe foi até o local, onde M.R.L. foi fl agrado tentando fu-gir do local com R$ 49 entre cédulas e moedas subtraídas do bar, além de um litro de bebida alcoólica. Ele foi inter-ceptado pelo policiais, que deram-lhe voz de prisão.

Diante dos fatos, as partes foram conduzi-das ao Departamento Policial juntamente com os objetos rouba-dos, onde a delegada tomou conhecimento dos fatos e ratifi cou a voz de prisão, ela-borando boletim de ocorrência por roubo

tentado, apreendendo os objetos em auto pró-prio e encaminhando M.R.L. ao Centro de

Detenção Provisória de Cauiá (CDP), onde per-manece à disposição da Justiça.

Vidraçaria morimVidros - Box - Blindex - Forro de PVC

Fone: (18) 99603-4990

Compare nossos preços e a qualidade de serviço

A

Pasta base de cocaína é apreendida em rodovia de dracena

Redação

Durante uma ação fi scalizadora de comba-te ao narcotráfi co e de-mais ilícitos penais, a Polícia Militar apreen-deu, na Rodovia Cmte. João Ribeiro de Barros, km 648, 500 metros nesta quinta-feira (17), em torno de 25 kg de pasta base de cocaína.

O entorpecente foi encontrado dentro de um carro Uno/Fiat. Se-gundo informações en-contradas no boletim de ocorrência, a equipe policial dera sinal para os condutores do car-ro realizarem a parada obrigatória. À ordem, o Uno reduziu a velo-cidade, dando a enten-der que pararia, mas foi

então que prosseguiu na marcha entrando na cidade de Dracena pela Avenida José Bonifá-cio, continuando em se-guida pela rua Hermes da Fonseca. Nesta rua o condutor parou o carro e dele desceram dois outros homens corren-do, os quais portavam cada qual uma bolsa de nylon padrão exército.

Capivara é capturada na AABB

Paulo Verçosa

Nesta sexta-feira (18) pela manhã, uma capivara foi encontrada na piscina da Associa-ção Atlética do Banco do Brasil (AABB).

O Corpo de Bom-beiros esteve no local para recolher o animal, que, em seguida à cap-

tura, foi posto numa gaiola e conduzido para a mata ciliar localizada às margens do Rio do Peixe. Segundo as in-formações dos agentes do Corpo de Bombei-ros, tratava-se de uma animal de grande porte para a espécie, indican-do que ele já possuía uma idade avançada. O

animal não apresentava nenhum ferimento.

A presença de ani-mais silvestres nos ar-rebaldes das cidades é algo comum, uma vez que esses locais cos-tumam fi car próximos à propriedades rurais com áreas verdes e de ambientes preservados.

Durante a fuga, um dos homens jogou a bolsa que carregava dentro de uma empresa de marmoraria, sendo a outra abandonada num matagal próximo. Em cada uma das bolsas foram encontrados 12 tabletes de pasta base

de cocaína embaladas em bexigas coloridas, somando um total de 24,999 kg.

O Fiat Uno pros-seguiu no sentido do centro da cidade, não sendo mais localizado, e os dois homens que fugiram a pé também

não foram encontrados, apesar do cerco realiza-do nas imediações.

Diante dos fatos a ocorrência foi apresen-tada no Plantão Poli-cial, onde o delegado de plantão registrou a ocorrência e apreendeu o entorpecente.

O animal na gaiola, pronto para ser conduzido ao Rio do Peixe

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Preto/Branco

Page 4: 335ª Edição do Jornal Interativo

07 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

Você quer comprar vender ou alugar um imóvel, procure-nos!Sempre Temos um Bom negocio para você.

“A Imobiliária de sua confiança”

Stella MarisCompra - Venda - Locação - Loteamentos

PREPARAMOS A DOCUMENTAÇÃO DE SEU FINANCIAMENTO HABITACIONAL P/ AQUISIÇÃO DA CASA PRONTA OU AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO

VENDAS RESIDENCIALIMÓVEIS RESIDÊNCIAS A VENDA

www.imobiliariastellamaris.com.br OU LIGUE:(18) 3821-3738

REF 2218 Casa 3 dormitórios sendo 1 suite, escritório, sala, cozinha, banheiro social, edícula, dispensa, garagem p/ 02 carros, área constr 211 m2, NOVA, São Cristovão, R$ 370.000,00

REF 2269 Casa NOVA 03 dormitórios sendo 01 suite, sala, cozinha, planejada, banheiro social, gar 02 carros, Frei Moacir I R$ 280.000,00

REF 2278 Casa 03 dormitórios sendo 01 suite, sala, cozinha, banheiro social, banheiro serviço, garagem 02 carros, Laje Palmeiras I R$ 350.000,00

REF 2282 Casa NOVA com 03 dormitórios sendo 01 suite, sala, cozinha, banheiro social, churrasqueira, garagem 02 carros, Proximo a Fundec, R$ 290.000,00

REF 2293 Casa NOVA ½ lote Palmeiras c/ 02 dorm., sala, cozinha, banheiros social e garagem p/ 02 carros R$ 250.000,00REF 2298Casa c/ 02 dorm., sala, cozinha, garagem 02 carros, laje, lote 13 x 39 Vila Barros R$ 200.000,00

REF 2098 Salão Comercial lote 13x28 Centro, ótima Localização

REF 2245 Salão Comercial, centro frente p/ avenida, área do terreno 1600 m2

REF 2246 Salão Comercial área constr 572 m2, área terreno 3.114 m2, Centro

REF 2294 02 Salas + Kitinets todos alugados Otima localização - CENTRO

REF 139802 lotes juntos, esquina, medindo 13 x 28 cada ótima localização.

REF 211702 lotes juntos, esquina, Residencial GREEN VILE (CONDOMINIO FECHADO)

REF 2217Lote 11,40 x 25 Palmeiras IV R$ 90.000,00REF 2237Lote 13,82 x 30,35 Residêncial Atlantis

VENDA � RURAL - sítios, chácaras e fazendasLOCAÇÃO

Kitnets � Imóvel Residencial e Comercial

O engenheiro e secretário de Planejamento Márcio Portolez

corpo de Bombeiros aprova projeto técnico de segurança do Estádio Belmar ramos visando a 1ª Expotupi 2014Assessoria de Imprensa

O Corpo de Bom-

beiros da Polícia Mi-litar do Estado de São Paulo aprovou o proje-to técnico de segurança para o Estádio Belmar Ramos visando à rea-lização da 1ª Expotupi 2014.

O Auto de Vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros - AVCB é

o documento que com-prova que foram toma-das todas as medidas técnicas de segurança previstas pela legisla-ção para locais de reu-nião de público, como deverá ser a Expotupi.

Elaborado pelo en-genheiro e secretário de Planejamento da Pre-feitura Municipal, Már-cio Portolez, o projeto

foi protocolado dia 17 de Abril e, após análise criteriosa e vistorias no local, foi devidamente aprovado sem nenhu-ma restrição.

De acordo com Portolez, o projeto e obtenção do auto de vistoria (AVCB) do Corpo de Bombeiros são fundamentais e necessários para a re-

alização de qualquer evento realizado no estádio municipal, en-tre eles a Expotupi e agora com o projeto técnico aprovado e to-das as adequações ne-cessárias realizadas “a população pode fi car absolutamente tran-qüila quanto à segu-rança e realização do evento”.

Projeto Guri abre vagas para o segundo semestre de 2014 em Tupi PaulistaAssessoria de Imprensa

O Projeto Guri, pro-

grama de formação musical da Secretaria de Estado da Cultura voltado para crianças e adolescentes, oferece no polo de Tupi Pau-lista, um total de 367 vagas para as aulas gra-tuitas de canto coral, violino, viola, violon-celo, contrabaixo acús-tico, fl auta transversal, saxofone, clarinete, trompete, trombone, eufônio, percussão e

violão. São 125 vagas de instrumentos e canto para o período da ma-nhã e 242 vagas para o período da tarde.

Para ser um guri é preciso ter entre 6 e 18 anos. Os interessados devem comparecer di-retamente ao Pólo que fi ca na Rua México nº 63, ao lado do Ginásio de Esportes, acompa-nhados pelos pais ou responsável, portando RG ou certidão de nas-cimento e comprovante de matrícula escolar e/

ou declaração de frequ-ência escolar referente ao semestre. Não é pre-ciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento e realizar testes seletivos.

Os novos alunos têm de 21 de julho a 15 de agosto para efetuar a matrícula, e as aulas começam a partir de 29 de julho, de acordo

com a data de inscrição de cada aluno. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3851.1187 às segundas, quartas e sextas das 8h as 13h e terças e quintas das 8h às 11h e das 13h às 17h30, com a coor-denadora do Pólo de Tupi Paulista, Amanda de Freitas.

Podem participar jovens de 6 a 18 anos e que estejam na fase escolar

Divulgação

liberado tráfego na rodovia SP 294 na entrada de dracenaRedação

O diretor regional do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), João Augus-to Ribeiro esteve na manhã de ontem em Dracena para a libe-ração do tráfego de veículos pela rodovia SP-294, perímetro urbano pelo principal trevo da cidade.

Participaram do ato, o prefeito de Dracena, José Antonio Pedretti, acompanhado de diver-sos vereadores, secre-tário e diretores muni-cipais.

As obras, iniciadas em fevereiro de 2013, ainda não estão total-mente concluídas, po-rém a principal novi-dade é a construção de um viaduto na entrada da avenida Washington

Dr João do DER, prefeito Pedretti e demais autoridades acompanharam a liberação parcial do tráfego de veículos pelo novo viaduto na SP-294

Paulo Verçosa

Hoje será realizado na Praça Arthur Pagno-zzi a 3ª Feira “Perca um Livro”, das 9h30 às 12h.

Estarão disponibili-zados aproximadamente 500 livros e revistas de todos os gêneros, desde assuntos religiosos até literatura internacional

e infantil. Os livros esta-rão dispostos em mesas espalhadas pela praça para exposição.

O projeto pretende incentivar a leitura atra-

vés da doação de livros para o público, podendo ser levados para casa e, após o término de uso, aconselha-se ao leitor que passe o livro ou re-

vista adiante. No local, as pessoas também po-derão realizar doações, uma vez que o projeto subsiste das mesmas.

O projeto “Perca um

Livro” também possui uma página na rede so-cial, onde o interessado pode deixar reservado o título que queira para posterior entrega.

Hoje ocorre a 3ª Feira “Perca um Livro”, na Praça Arthur Pagnozzi

Luiz, principal entrada de Dracena, que passa a ter passagem em dois níveis.

Responsável pela execução das obras no trecho Dracena-Tu-pi Paulista, a empresa Sobrenco continua tra-balhando à todo vapor e deve concluir toda a programação dentro do prazo, no máximo em

90 dias.Na próxima segun-

da-feira (21), o gover-nador Geraldo Alckmin deverá visitar a cidade para vistoriar o anda-mento das obras.

O prefeito Pedret-ti, após o ato, manteve contato com os órgãos de imprensa e falou sobre a conclusão do viaduto na entrada da

cidade, entendendo que “é uma obra muito im-portante, pois dará mais segurança aos usuários da rodovia e facilita o transporte de produ-tos pela nossa região”. Afi rmou ainda que “em breve inauguraremos a marginal que ligará a região da empresa Vi-drosul à Unesp, que foi feita com muito sacri-

fício, pois não conse-guimos todas as desa-propriações de forma amigável, apenas pela Justiça, e já está em rá-pido andamento”, con-cluiu.

João Augusto tam-bém falou à imprensa, relatou que “esta obra veio a sanar um pon-to crítico que havia na rodovia, que é a liga-

ção da cidade ao bairro Tonico André, pois é um bairro com muitas crianças que tinham que passar à pé pelo antigo trevo (passagem em nível) para ir à es-cola, o que era muito perigoso”, esclareceu.

Domingos Prates, presidente da Associa-ção de Moradores do Jardim Tonico André, participou do ato e aproveitou a oportuni-dade para cobrar a ins-talação de uma grade de proteção para os pe-destres, visto que o bei-ral da passarela fi cou desprotegido, “pessoas desatentas, vindo tarde da noite, podem cair na pista”, supôs o líder comunitário. “Pedimos diretamente ao prefeito Pedretti e ao Dr. João nesta manhã e assumi-ram o compromisso de instalar a proteção o quanto antes”, afi rmou.

Carlos Roberto de Souza

www.jornalinterativo.net06 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014 www.jornalinterativo.net

Page 5: 335ª Edição do Jornal Interativo

08 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014 09 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

GENTE DE CASAPAULÃO SAMPAIO DE BEM

COM A VIDA, SEMPRE

Quem conhece o Pau-lão Sampaio, sabe que ele gosta de moto. Gosta muito. Tem um triciclo no qual desfi la garbosa-mente pela cidade sem-pre com a Mirtes a tira-colo; tem uma moto CB 400 que vem trabalhan-do para se transformar numa “chopper” e fi car a cara daquela máquina do fi lme “Sem destino”.

Mas ele que sempre aparenta estar “por cima da carne seca”, já ralou muito nesta vida. Des-de o dia que sua família mudou para Dracena em 1952, seu Edgar e dona Aurora, além da Serra-ria Nossa Senhora Apa-recida ainda viviam se metendo em tudo quan-to era festa de igreja e da sociedade, Paulão e a “renca de irmãos” iam atrás. Como caçula da turma, imitava tudo, era o engraçadinho de todos, cresceu assim, gozador nas horas vagas, mas no batente do dia a dia, já suou muito.

Trabalhou em um sem número de atividades. Foi funcionário do em-presário Zezito Aguiar e vivia viajando para o Xingu; foi funcionário da multinacional Mitsui

Yoshioka, tomava conta de uma fazenda em Ran-charia e viajava constan-temente para Curitiba no interesse da fi rma; serviu o Exército em plena épo-ca da Ditadura Militar em Campo Grande/MS; voltou para Dracena e foi ser estagiário do advo-gado Fernando Siqueira que o encaminhou para o curso de Direito. Fez dois anos, mas passou num concurso do Ban-co do Brasil e rodou por Nova Andradina, Flórida Paulista, Junqueirópolis até conseguir uma vaga em Dracena. Trabalhou 13 anos como bancá-rio. Mas na verdade, ele queria era ter sua vida própria, sua empresa, sonhava com essa liber-dade de fazer o que bem entendesse da vida.

Durante todo esse tempo, e na verdade desde os seus 15 anos, sempre esteve ligado à música. Foi bateirista, guitarrista e “crooner” (cantor) do conjunto The Snake Boys, que duran-te 3 anos fez tremendo sucesso na região. Até hoje canta em qualquer lugar que pedem que ele anime uma reunião.

Não se esquece da

viagem que fez pela Eu-ropa, principalmente à Inglaterra onde foi visi-tar lugares sagrados dos seus ídolos John, Paul, George e Ringo Star, os fabulosos Beatles. To-cou (com as mãos) ob-jetos que eles tocaram. Subiu no palco da Ca-vern Club onde os Be-atles se apresentaram.

Se Paulão tem um alto astral, nunca pas-sou do nível dessa via-gem a Liverpool. Mir-tes, Paulinho, Edgar, Amanda, os netos que estão povoando sua vida, o tornam “quase insuportável” quando começa a se gabar de tudo que faz, de todos que reúne ao seu lado.

Suas paixões são a família, Dracena, as motos e a música. Tal-vez não nesta ordem, mas num equilíbrio tão perfeito que essa base se transformou na “viga baldrame” da sua exis-tência entre nós drace-nenses, que aprendemos a respeitá-lo e entendê-lo, com suas virtudes inúmeras e seus poucos defeitos (apesar de que amigo não tem defeito).

RENATO ROCHA, FRUTO DA ESCOLA DO RÁDIO DRACENENSE

Caras do Rádio XV Nem ele sabe por

que e como chamou a atenção do Véio Diti-nho, que um dia passou na casa de sua mãe e brincando disse “me empresta seu fi lho que eu devolvo depois”. Ditinho pegou Renato Rocha e o levou para a Rádio Regional, em 1986 para ele aprender a ser “técnico de som”. Ficou na emissora de Paulo Tahara dois anos.

“Você não entra no rádio” diz Renato Ro-cha, hoje na Liberal FM, dono de um horá-rio muito prestigiado pelos ouvintes, com um programa sertanejo moderno, engraçado, interessante. “O rádio é que entra em você”, completa ele.

Dá graças aos an-tigos companheiros, a começar com o “vovô do rádio sertanejo, Véio Ditinho”, passando por outros grandes profi s-sionais como Cláudio José, Jota Aguilar, Oli-veira Neto, Missias Moura, Chico Xavier, Maurinho Alves, que o orientaram e incentiva-ram a seguir a carreira.

Dois anos depois de começar a trabalhar no rádio como operador de som na AM Nova Dracena foi trabalhar na FM Liberal, fazendo sonoplastia durante as madrugadas e fi nais de semana. Até que um dia o locutor Mário César, brincando disse que ele tinha uma boa voz e que deveria experimentar a locução, incentivan-do que ele “falasse as horas, lesse algumas pequenas notícias e fa-lasse o nome das músi-cas”. Foi o que ele fez, no começo inseguro, errando muito, mas

logo conseguindo domi-nar os nervos e tudo sair certinho.

A Liberal em pouco tempo teve três locuto-res (João do Vale, Jaime de Oliveira e Oliveira Neto), e ele foi convida-do a fazer sertanejo (que na época entrava no ar das 5 da madrugada até as 8 horas e à tardinha, mas depois virou febre”. Renato Rocha diz que no começo não aceitou a idéia de fazer sertane-jo muito bem. “Eu era muito jovem e queria só falar de música pop, mas acabei convencido pelo Jaime de Oliveira de que o sertanejo poderia me abrir um espaço no rá-dio, só ai é que encarei o desafi o”. Como havia trabalhado muito tempo com Ditinho, logo es-tava fazendo o horário, com bastante desenvol-tura, desenvolvendo um estilo próprio, misturan-do brincadeiras com no-tícias, informações de utilidade pública, músi-ca sertaneja de qualida-de e um pouco do estilo de locutor de rodeio.

Caiu nas graças dos ouvintes, que logo o ele-geram como a revelação do rádio dracenense. Com muito profi ssiona-lismo e humildade, sem-

pre respeitando os ou-vintes e patrocinadores, Renato Rocha é mais que uma presença no rádio, é “quase uma grife”, como diz uma das suas ouvin-tes, verdadeira fã que não perde um dia sem sinto-nizar no horário de Rena-to Rocha.

Todo locutor tem um caso pitoresco para contar. Ele também. Foi convi-dado por Maurinho Alves para fazer plantão espor-tivo num domingo, mas titubeou, pois o esporte não é o seu lado forte. Mas como Maurinho deu as dicas, ele topou. Em deter-minado momento de uma transmissão de um jogo do Dracena FC Maurinho Alves chamou o plantão e ele foi falando dos jogos do campeonato paulista de futebol em andamento: “Em Guarani, Campinas 1, São Paulo FC zero”. E Maurinho sorrindo, no ar, disse “Grande Rena-to Rocha, não seria em Campinas, Guarani 1 x 0 São Paulo?”.

Seria, mas o que seria do rádio sem os improvi-sos, sem as “mancadas” que criam um ambiente alegre nos estúdios? É assim que Renato Rocha convive neste ambiente desde 1986, ou seja, há 28 anos.

Papo Musical: UMA GREVE NA FACULDADE DEU À LUZ UMA BANDAFutebol: Paixão dos

torcedores, Profissão dos jogadoresAlberto Aparecido Ferreira Soares

Acompanhando os campeonatos de fute-bol e presenciando a violência em alguns estádios compartilho com os leitores uma experiência.

Jogava em um time amador e um dos atletas foi convidado para integrar um time profi ssional, poste-riormente fez parte do elenco de um dos “grandes” da capital paulista.

Morando em São Paulo, fui assistir ao jogo entre o “grande” versus o “pequeno” imaginando presenciar uma goleada. Resulta-do fi nal 0 a 0.

Aproveitei a opor-tunidade e após o jogo fui reencontrar o ami-go. O “papo” foi ótimo relembramos os tem-pos de amadores e no decorrer da conversa o convite para ir até sua casa.

Sem direito a recusa, pois se a esposa soubesse que alguém da cidade natal esteve em São Paulo, conver-

sou com ele e não fos-se convidado para uma visita em família era reclamação certa.

A caminho, uma re-comendação: “Alberto, vou receber em casa alguns dos colegas de time e vamos jantar juntos. Falar em fu-tebol e no resultado nem pensar. Vivemos o profi ssionalismo e nosso trabalho é trei-nar e jogar. Fora, nos-sa vida é família, ami-gos e lazer”.

Concordei com a posição, segui o con-selho e se já não par-ticipava de polêmica em religião, pois cada um tem a sua ou não, e sabe o que é melhor para si; a partir deste dia nem em futebol. Às vezes vou aos está-dios, assisto aos jogos pela televisão, gosto do bom futebol, tenho meu time preferido, se ganhar fi co contente e se perder ou empa-tar fi co desapontado sem sofrer e me irritar como antes. Polêmicas nem pensar.

Continuando com o futebol, a copa do mundo passou e vá-

rios acontecimentos devem servir para re-fl exão e motivos de mudanças, principal-mente nos comandos das várias modalida-des esportivas. Para isto é preciso articu-lação, que deve ser iniciada por quem conhece o meio e pos-sa formar opinião. O Bom Senso Futebol Clube começou mani-festação no sentido de melhorar, tomara que tenha continuidade.

E por falar em mudanças, chegou o momento de conhe-cermos os candidatos aos poderes executi-vo e legislativo fede-ral e estadual. O que foi realizado por cada um dos candidatos na vida pública e o com-prometimento com a sociedade e não com indivíduos e grupos, pois o sucesso de uma nação depende da participação de seus cidadãos e cidadãs e do envolvimento de seus representantes, colocando a experi-ência, com comporta-mento ético e moral, a serviço do povo.

Muita gente pensa que a engenharia e a ar-quitetura são a mesma coisa. Pois eu vou te fa-lar: vá até uma faculda-de e diga isso para você ver só!!

Em porto Alegre, os estudantes de arquite-tura e os de engenharia envolviam-se em diver-sas rixas curriculares envolvendo fi losofi a e estilos de vida. Humber-to Gessinger disse, certa vez “Todo estudante de arquitetura é meio arrogante, acha que os engenheiros estão abai-xo. Tinha um pessoal de engenharia que usava aquelas roupas de sur-fi sta e, para irritá-los, nós costumávamos cha-má-los de ‘engenhei-ros’, e mais do que isso, engenheiros do hawaií, que era um paraíso meio kitsch”.

Humberto nasceu em Porto Alegre no dia 24 de dezembro de 1963. É casado com Adriane Sesti, que estu-dou, junto dele, na esco-la e na faculdade (ela se formou em Arquitetura, mas ele não) e tem uma fi lha chamada Clara. Quando Clara nasceu, ele compôs uma canção que descrevia o que sen-tia quando a via sentadi-nha em frente à TV ou brincando.

Quando as aulas da faculdade foram inter-rompidas por causa de uma greve, Humberto Gessinger resolveu jun-tar-se com alguns ami-gos para montar uma banda e participar de um festival de música.

Pois bem, o Carlos Malts tocava bateria, o Marcelo Pitz no baixo, Carlos Stein na guitarra e Humberto no vocal e guitarra base.

Na época, havia o costume de escolher no-mes épicos, como, por exemplo: Titãs e Cava-leiros do Apocalípse “...Engenheiros do Hawaii era um nome desmisti-fi cador. Ninguém nos levaria muito a sério. É um nome que até hoje nos protege de nos en-cararem como sacerdo-tes” conta o vocalista e líder da banda.

Acabou fi cando ape-nas Humberto, Carlos Maltz e Marcelo Pitz. Carlos Stein saiu e fundou o “Nenhum de Nós”, outra banda gaú-cha de muito sucesso nos anos 80.

Lançado o disco “Longe Demais das Ca-pitais”, pela primeira vez, eram ouvidas mú-sicas como a que deu nome ao disco, além de “Toda Forma de Poder” e “Sopa de Letrinhas”.

Em 1990, foi a vez do ál-bum de maior suces-so: “O Papa é Pop”, incluindo essa e outras músicas que estoura-ram de vez, marcando para sempre a histó-ria da banda: “Era um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”, “Pra ser Sincero”, “Exérci-to de Um Homem Só” e muito mais (foi nessa época que eu consegui gravar uma fi ta com essas músicas e fi cava ouvindo o dia inteiro).

Atualmente, depois de muitas entradas e saídas de integrantes, Gessinger permaneceu e garantiu a sobrevi-vência dessa “Sagrada Instituição do Rock Brasileiro”.

O resto da história eu conto na semana que vem.

Ah! Ficou curioso? Então continue viajan-do comigo pelo fantás-tico mundo da música, para conhecer alguns de seus mistérios.

Sou Pedro César, até a próxima.

Pedro César é músico e compositor e escreve sobre mú-sica aos sábados no

Jornal Interativo

Adilson Gomes

Ultimamente tem sido quase impossível nos alimentarmos de esperança. Ela tem sido procurada por muitos, mas quando a encontram não a reconhecem, e a deixam escapar… Todos

estão correndo, todos estão cansados, muitos oprimidos, outros doen-tes, muitos abandonados e excluídos pela socieda-de que não os torna seres sociais… existe um des-nivelamento tão grande, que se torna impossível crescermos para o alto;

quando nos damos con-ta, estamos cada vez mais nos afundando no desânimo, na miséria, na incredulidade…

Todos reclamam de todos, tudo à nossa vol-ta perdeu o verdadeiro signifi cado; famílias inteiras se desintegram

por não ter esperança de superar as crises fi nan-ceiras, de ordem moral e espiritual; fi lhos que não respeitam os pais; pais que alimentam os fi lhos com a “cultura do Não”; irmãos que não se reco-nhecem como irmãos.

Enfi m, estamos vi-

vendo meio que por obrigação. Não encon-tramos nesta cultura de morte, motivos real-mente verdadeiros para cultuarmos a vida e nos apaixonarmos por ela todos os dias, a cada manhã que se inicia e nos convida a celebrar

este infi nito banquete de crença.

O homem infeliz é aquele que não crê; pois não crendo, não tem o direito de espe-rar… E todo aquele que sabe esperar, saberá aproveitar o verdadeiro signifi cado da Vida...

A Esperança

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 6: 335ª Edição do Jornal Interativo

10 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014 11 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

colorido

SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014PÁGINAS 10 E 11

com DANILO LEDO

Ana Júlia dos Santos é a nossa capa Stylo de hoje. Ana tem 14 anos e é fi lha de Solange Cordeiro dos Santos e Valdir Paulo dos Santos. Ela tem um irmão que se chama Thiago, e estuda no 9º ano da escola Isac Pereira Garcez.

Perca Um LivroHoje na Praça Arthur Pagnozzi tem a 3ª

Feira do Livro - Perca um Livro Dracena. O Evento acontecerá na Praça Arthur Pag-nozzi entre 09h30min e meio dia e contará com o apoio da Secretaria da Cultura, dos Lions Clubes da Região e do Leo Clube e Rotaract Clube de Dracena. O Evento dis-ponibilizará revistas e livros de todos os gêneros gratuitamente para a população de Dracena e das cidades da região. A intenção do projeto PERCA UM LIVRO DRACE-NA, que completa dois anos em agosto, é transformar a cidade inteira em uma Livra-ria, fazendo com que o mesmo livro passe por diversos leitores. O projeto já recebeu e perdeu mais de 1300 livros diferentes! 1300 livros que já foram lidos, pelo menos, 1300 vezes por 1300 pessoas diferentes. Por isso, é importante que os livros do projeto, de-pois de lidos, sejam repassados adiante. “O importante é que as pessoas entendam que o livro não é um monstro. Não é uma coisa chata, não é tedioso. O livro é uma excelen-te companhia para as horas livres e nos leva a todos os lugares do mundo sem sairmos de casa. Temos que perder o medo de ler.” diz Isabô Pascoaloto, que idealizou o pro-jeto junto com sua mãe, a empresária Cidi-nha Pascoaloto. Durante o evento também serão recolhidas doações de livros, revistas, gibis e qualquer material que possa trazer cultura para a população. Essa Feira tam-bém contará com novidades: Serão realiza-das sessões de leitura infantil para crianças!

STAND-UPRir é o melhor remédio é nome do show

de stand-up comedy do humorista Eros Pra-do. Eros é um dos humoristas do programa pânico da rede bandeirantes. O Stand-up será ás 20h no Teatro Municipal e os con-vites podem ser adquiridos na Loja Brasil.

SAMBANEJOO Raízes Café apresenta hoje a 2ª Edição

do Sambanejo com o grupo Estilo Atrevido.

Arielen, Rogério, Rodrigo e Angela Pozza na Feira Agropecuária da Fapidra

Victor e Aline Alves em dia de Fapidra

Vânia e Adilson com a filha Yasmin curtindo o Show do Gustavo Lima

Helen Cardoso e Ademir Ferreira de Ouro Verde Fernanda Rodrigues e Edson Palma na Fapidra

Neide e Nelson Bortolatto em dia de posse na ABD

Ana Júlia em clique Stylo

Jaqueline Alves, Atuani Cassiano e Mariane Cassiano no Centro Comunitário de Ouro Verde

Evandro Martins e Talina Barros curtindo o show do Gustavo Mioto

Leandro Miranda, Hyris Caldas, Letícia Gomes, Lucas Cursino, Biiah Fernandes e Fernando Araújo no Arraiar de Jesus Foto da 2ª Feira do Livro Perca um Livro

Divulgação Divulgação

Page 7: 335ª Edição do Jornal Interativo

12 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014 www.jornalinterativo.net 13 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

Fone: (18) 3823 - 1919Cel. Vivo: (18) 99708-1820

Cel Tim : (18) 98149 - 4797

MADRUGADA MUDANÇASAntonio

MUDANÇAS EM GERAL

(RESIDENCIAL - COMERCIAL)

MONTAGEM DE MÓVEIS

CAMINHÃO BAÚ

EQUIPE ESPECIALIZADA

SANTO EXPEDITOSANTO EXPEDITOVENDAS DE LAJOTAS E TIJOLINHOS

6 FUROS 8 FUROSTIJOLINHOS

Tel.: (18) 3822-2174 / 99708-7714 - Junior

Assessoria de Imprensa

Na tarde desta sex-ta-feira (18), o prefeito José Antônio Pedretti, acompanhado do ve-reador e presidente do Diretório Municipal do PPS - Partido Popu-lar Socialista, Milton Polon, recepcionou no Gabinete, o deputa-do estadual Davi Zaia (PPS).

Depois, na Sala do Cidadão, no Paço, Zaia foi recebido por repre-sentantes de entidades, lideranças e membros do governo municipal. O parlamentar, que até abril esteve licenciado para atuar no governo Alckmin, resumiu o

trabalho desenvolvido por ele, principalmen-te, como secretário de Emprego e Relações do Trabalho (2010/2011) e como titular da Secre-taria de Gestão Públi-ca, onde implantou o Plano de Expansão do programa Poupatem-po – inclusive Drace-na - com o objetivo de ampliar de 32 para 72 unidades em todo o es-tado, além do programa Acessa SP, responsável por promover a inclu-são digital.

Em discurso aos presentes, Pedretti e Polon, fi zeram questão de agradecer o trabalho de deputado em prol

de Dracena, especial-mente, a implantação do Poupatempo. Para fi nalizar a visita a Dra-cena, ambos levaram Zaia para conhecer as dependências da uni-dade, onde cumpri-mentou funcionários e populares.

Zaia, que já presidiu o Sindicato dos Bancá-rios de Campinas e re-gião e o Departamento Intersindical de Esta-tísticas e Estudos So-cioeconômicos (DIE-ESE), atualmente é presidente Estadual do PPS e secretário geral da Executiva Nacional do partido.

O deputado Davi Zaia em visita ao Poupatempo local

deputado davi Zaia é recebido pelo prefeito Pedretti e lideranças

Fundec assina convênio e alunos das escolas estaduais farão cursos técnicos gratuitamenteAssessoria de Imprensa

O diretor executivo da Fundec Edson Kai assinou, nesta quarta-feira (16), convênio com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) para que alunos das escolas estaduais de Dracena e região façam cursos técnicos gratuitos nas unidades CEP/UME.

As escolas manti-das pela Fundec foram credenciadas pelo Go-verno do Estado de São Paulo depois de passa-rem por várias etapas de avaliação.

Os estudantes pode-rão se inscrever a par-tir da próxima semana nos cursos técnicos em Contabilidade, Edifi ca-ções, Enfermagem, In-formática e Segurança do Trabalho.

No total, serão ofer-

Edson Kai, diretor executivo da Fundec, esteve em São Paulo e assinou convênio com o Governo do Estado

Divulgação

Redação

Neste sábado (19), a Empresa de Desenvol-vimento, Água, Esgo-to e Pavimentação de Dracena (Emdaep) de-verá realizar a limpeza dos dois reservatórios de água localizados na rua Maria Moretti Car-

reira (antiga Sanbra), no Bairro São Francis-co.

Os serviços deverão se estender ao longo do dia, sendo rotinei-ros e visando manter a qualidade de água no setor. Durante o perí-odo, é recomendado à população economizar

água e antecipar servi-ços que dependam de seu uso, pois poderá faltar água em todo o setor de abastecimento que compreende dos Bairros São Francisco e Santa Clara ao Jardim Brasilândia, Portal dos Girassóis, Virgílio Fio-ravante e Village.

Emdaep realiza limpeza de reservatórios do Bairro São Francisco

tadas 220 vagas gratui-tas para alunos que cur-sam a 2ª e 3ª séries do ensino médio, além dos matriculados no EJA.

No modelo conco-mitante, o aluno cursa o ensino médio numa es-cola da rede estadual e o curso técnico no con-traturno (período no-turno) no CEP/UME.

Edson Kai e Julia Portari, direotra do

CEP/UME, comen-taram que esta é uma conquista de grande impacto para toda a re-gião, que gera a opor-tunidade de jovens e adultos que frequentam o ensino médio ter uma profi ssão.

As inscrições pode-rão ser feitas no site do programa Vence: www.vence.sp.gov.br/

Hoje e amanhã ocorre evento “Paraquedismo com Salto duplo” no aeroportoPaulo Verçosa

Ocorre hoje (19), e amanhã (20) o tão divul-gado evento “Paraque-

dismo com Salto Du-plo”, sob o comando da equipe Fly de Londrina, Paraná.

À partir das 8h, os

moradores da cidade po-derão assistir aos saltos e se aventurarem no es-porte, que acontecerá no Aeroporto Estadual Mo-

literno de Dracena.Só para recordar, os

instrutores da equipe pa-ranaense estiveram na quebra do recorde mun-

dial e brasileiro de maior número de saltadores reunidos de uma só vez. Para os interessados, o aeroporto de Dracena fi ca

na Estrada Municipal que liga a cidade a Iandara, no km 7,5, devendo ser paga uma taxa pelos que quei-ram participar dos saltos.

Karatê de Tupi Paulista disputa Seletiva Nacional em Guarulhos

Assessoria de Imprensa

Neste sábado (19), ocorrerá a competição que defi nirá a delega-ção brasileira para o Campeonato Pan-Ame-ricano.

Dois dos alunos da equipe da Associa-ção Zanon de Karatê (AZK), de Tupi Pau-lista, vão participar da Seletiva Nacional que defi nirá o grupo brasi-leiro para o Campeona-to Pan-Americano In-

fantil, Cadetes, Júnior e Sub-21, que será reali-zado entre os dias 25 e 30 de agosto, em Lima, no Peru.

Promovida pela Confederação Brasilei-ra de Karatê (CBK), a Seletiva será disputada no município de Gua-rulhos (SP). Com a res-ponsabilidade de res-presentar Tupi Paulista no torneio, os atletas treinaram imensamen-te nas últimas semanas. “Fizemos uma prepa-

ração específi ca para a Seletiva. O grupo está bem e acredito que po-demos ter um bom re-sultado”, afi rma o trei-nador Sensei Clodoaldo Zanon. Fazem parte da equipe tupiense a atleta Beatriz Ramos Thiha-ra, que irá participar de duas categorias: kata (Luta imaginária) e Shiai Luta (-47 kg; 14 e 15 anos); e o atleta Eduardo Yoshihiro na categoria Shiai Luta (-76 kg; 16 e 17 anos).

O Sensei Clodoaldo Zanon ladeado dos caratecas Eduardo e Beatriz

Divulgação

Futsal Feminino de tupi Paulista tem boa participação nos Jogos regionais

Assessoria de Imprensa O futsal feminino

de Tupi Paulista este-ve pela primeira vez participando dos Jogos Regionais, competição realizada este ano na ci-dade de Osvaldo Cruz.

A equipe venceu to-dos os seus adversários na primeira fase, classi-fi cando-se em primeiro lugar no seu grupo, sen-do eliminada na segun-da fase, nas quartas de fi nal.

Atletas do futsal feminino de Tupi Paulista

Formada por atle-tas de Tupi Paulista e região há apenas nove meses, a equipe reali-zou 23 amistosos com 17 vitorias e apenas 6 derrotas, alem de ter sido vice-campeã no quadrangular realizado em Andradina.

De acordo com o treinador Cleber Júnior, a equipe tupiense de futsal já é considerada uma das melhores da região. “Nossas meni-nas vem se destacando por onde jogam e rece-bendo vários elogios. Temos muito a evoluir, mas temos um bom elenco, com atletas unidas, dedicadas e com muito talento. Continuando assim, vamos alcançar muitas vitórias” acrescentou Cleber Júnior.

Para incentivar ain-

da mais a prática do futsal feminino na ci-dade, será realizado no dia 10 de Agosto um torneio quadrangular com a participação das cidades de Parapuã, Santo Anastácio, Presi-dente Venceslau e Tupi Paulista.

Cleber Júnior e as atletas agradecem às empresas Matel Copia-dora e Funerária São Vicente, ao radialista Jota Correia, ao diretor Sérgio Nicoleti, ao co-ordenador Reginaldo Alvarez (Pipa), ao dire-tor de Esportes Denil-son Mazoni, à vereado-ra Terezinha Matos que desde o inicio vem dan-do todo apoio à equipe e ao prefeito Osvaldo Benetti que também não mede esforços no apoio e incentivo ao futsal feminino.

www.jornalinterativo.net

Page 8: 335ª Edição do Jornal Interativo

15 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

ventania e chuva durante a madrugada gera transtornos em dracena e regiãoPaulo Verçosa

Na madrugada de quinta-feira (18), ocorreu uma forte ventania, como há muito tempo não se via em Dracena, acompa-nhada de chuva, incluin-do queda de pequenas pe-dras de granizo.

As consequências do fenômeno natural foram sentidas na cidade e tam-bém, em muitas cidades da Nova Alta Paulista. Em Dracena, na estrada Oásis, vicinal que liga o município à Tupi Paulis-ta, uma árvore foi derru-bada em torno das quatro e meia da manhã. Poli-ciais estiveram presentes no local até sua retirada, acarretando incômodo para o trânsito na cidade.

Na Praça Arthur Pagnoz-zi, os galhos de algumas árvores amanheceram tombados, além de alguns pés de plantas ornamen-tais também não terem resistido ao vento.

Em Osvaldo Cruz, o vento destelhou mui-tas casas, sendo que a ação conjunta da chuva, fez com que os moradores perdessem muitos móveis.

Na Rodovia Cmte. João Ribeiro de Barros, no km 572, próximo ao trevo de acesso a Osval-do Cruz, uma árvore de grande porte tombou por volta das 3h30, fazen-do com que a via fi casse parcialmente interditada para o Corpo de Bombei-ros. E, embora na região

mais oeste do Estado o vento tenha já amainado pela manhã, subsistindo apenas uma chuva mansa, ainda em Osvaldo Cruz uma casa da rua Geraldo Teodoro Rodrigues, bair-ro Nelson Cavalini, teve a cobertura destelhada por volta das 6h20. Contudo, apesar dos inúmeros viti-mados, ninguém se feriu.

Também no trecho da Ribeiro de Barros que passa pelo município de Irapuru, ocorreu a queda de uma árvore no acos-tamento, por volta das 4h30. O trânsito fi cou prejudicado, mas após os bombeiros cortar a árvo-re, foi liberado.

Na cidade de Adaman-tina, a polícia registrou a queda de um fi o ener-

gizado na rua Mainá, no Bairro Tangará. A empre-sa elétrica de Caiuá infor-

mou que os municípios de Alfredo Marcondes e Álvares Machado fi caram

parcialmente desligados até o restabelecimento da energia.

Árvores e plantas da Praça Arthur Pagnozzi ficaram destruídas após vendaval da madrugada

Carlos Roberto de Souza

www.jornalinterativo.net

por Bárbara Veronezi

BVNãoFazaÍntimaSÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

PÁGINA 14

Na temporada de inverno 2014, o Grunge, estilo musical que marcou a década de 90, ressurge como forte tendência para a

estação. Com looks descolados e irreverentes, o grunge também é conhecido como Seattle Sound e surgiu em meio ao indie rock, hardcore punk e pelo heavy metal da época.Para esta temporada, o estilo deixa de lado seu ar desleixado e

fica mais glam. O novo grunge ressurge com uma nova releitura, menos subversivo e mais delicado e sofisticado. O must da pro-dução fica por conta de peças oversized e muitas sopreposições.

Listras, xadrez, estampas florais e gorros completam o visual .

Além disso, o segredo é não ter medo de misturar t-shirts estampadas e xadrez com peças handmade. Camisa de algodão

xadrez, jaqueta de couro ecológico, pull de tricô e pantalonas não podem faltar. Para os pés, rasteiras abotinadas, anke boot,

espadrilhas e coturnos ficam super no clima.

Page 9: 335ª Edição do Jornal Interativo

16 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014 17 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

vai comprar carro novo? Entenda como funciona a garantiaDo G1

Ficar livre das ofi cinas é um dos motivos que le-vam as pessoas a comprar um carro zero. Nenhum consumidor espera que um veículo novo dê pro-blemas, mas, infelizmen-te, defeitos podem apare-cer. Para evitar dores de cabeça futuras, entenda como funciona a garantia.

Conheça seus direitosDe maneira geral,

atendentes de concessio-nárias são treinados para identifi car se a reclama-ção do cliente é pertinen-te. Antes de “brigar”, leia o manual do proprietário e conheça seus direitos e deveres. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor é responsá-vel por eventuais defeitos que aparecerem no carro

0 km até 90 dias após a compra. Se eles não fo-rem resolvidos em 30 dias, o cliente pode pedir a substituição do bem ou do item instalado, soli-citar o dinheiro de volta ou obter um desconto no preço pago.

Os fabricantes costu-mam oferecer prazos de garantia maiores (até 6 anos), mas a manutenção do benefício depende do cumprimento de prazos para revisão. Serviços feitos fora da ofi cina au-torizada também podem comprometer a garantia.

Em geral, o motor e o câmbio ganham prazo de cobertura maior que ou-tros componentes, porque difi cilmente apresentam problemas.

Defeito ou mau uso?Alguns itens são po-

lêmicos. Peças que têm contato com combustíveis (como fi ltros, velas, bicos injetores, catalizadores, sensores de oxigênio e escapamentos) podem ser danifi cadas por com-bustíveis adulterados. Os fabricantes de peças até tentam se precaver, mas alguns elementos quími-cos misturados aos com-bustíveis são verdadeiros solventes. Portanto, a loja pode dizer que o proble-ma está no mau uso.

Algumas peças de sus-pensão também são moti-vos de desentendimento: até que tipo de buraco um amortecedor ou um ba-tente deve aguentar?

No caso dos danos que podem ser causados por combustíveis, a maioria das concessionárias cos-tuma assumir o prejuízo.

No caso dos amortece-dores, muitas entendem que, se você amassou a roda ou cortou o pneu, o problema é seu.

Acessórios causam problemasCuidado ao instalar

acessórios no carro. Pri-meiro, descubra se fazer isso fora da concessioná-ria pode comprometer a garantia. Algumas fabri-cantes dizem que colo-car sensor de ré em outra loja, por exemplo, signi-fi ca perder a garantia da parte elétrica do veículo.

Há motoristas que instalam equipamentos de forma inadequada e, mesmo assim, procuram a concessionária para atendimento em garantia.

Aparelhos como DVDs, rastreadores e módulos de potência são

grandes causadores de problemas, e a bateria ori-ginal do carro é a primei-ra que pode “pedir água”. Instalações equivocadas podem causar danos até na injeção eletrônica e nos módulos de carroce-ria – isso ocorre quando o instalador conecta a alimentação do sistema a um fi o positivo desconhe-cido. O ideal é que qual-quer instalação preserve a originalidade da parte elétrica.

Garantia é ‘casamento’Aumentar o prazo de

garantia foi um “tiro no pé” para algumas mon-tadoras. Durante muitos anos, os veículos tinham apenas 1 ano de garantia, depois ganharam 2, 3, 5. Agora, há montadoras oferecendo até 6 anos.

Algumas dão garantia com prazos maiores por-que confi am na qualida-de de seus produtos, mas outras usam o artifício apenas como ferramen-ta de marketing e, neste caso, é difícil manter uma relação harmoniosa com os clientes. Produto sem qualidade e um pós-ven-

da despreparado são um prato cheio para queixas.

Basta visitar os sites voltados a reclamações para perceber que muita gente sofre com o aten-dimento em garantia. Algumas montadoras não conseguem dar con-ta da quantidade de insa-tisfações e simplesmen-te deixam o cliente sem resposta.

Em alguns casos, os proprietários fi cam sendo jogados de um lado para o outro. Exemplo disso ocorre se o assunto for a garantia de pneus, em que é mais difícil comprovar o defeito de fábrica – se um pneu estoura, sobram apenas retalhos. Nessa si-tuação, a probabilidade de não ser atendido é muito grande. A concessionária transfere o problema para a montadora, que, por sua vez, encaminha a questão ao fabricante de pneus. Ninguém assume o defei-to, e o cliente acaba pa-gando a conta.

Por isso, antes de bater o martelo sobre a compra do carro, é fundamental pesquisar como é o aten-dimento no pós-venda.

Rua Ipiranga, 2.470Jd. Jussara - Dracena - SP

[email protected] Fone (18) 3822-5409Eli - 99781-0329

Eduardo - 99747-1726

ELICAR Auto MecânicaESPECIALIZADA EM AUTOS NACIONAIS E IMPORTADOS

FUNILARIA E PINTURA - MECÂNICA EM GERAL

transformers alia ação com modelos incríveis de carrosRedação

Se há um fi lme que virou febre entre os jovens por envolver modelos super sofi sti-cados de carros e mui-ta ação é qualquer um que pertença à saga Transformers, série de fi lmes americanos

que narra uma aven-tura intergaláctica de seres robotizados que descem à Terra com o intuito de dominar os seres humanos, dis-farçando-se sob a apa-rência de carros últi-mo modelo.

O fi lme aprovei-ta o ensejo e exibe as

principais novidades do setor automoti-vo. O quarto fi lme da franquia, lançado no dia 25 de junho des-se ano com o nome Transformers 4 - A Era da Extinção, con-tou com a exibição de pelo meno oito automóveis incríveis.

Entre a coleção, en-contra-se um Bugatti Grand Sport Vitesse de duas cores com 1.200 cavalos, ava-liado em torno de 2,4 milhões de dólares.

Outra máquina foi um Lamborghini Aventador LP 700-4 Coupe na cor preta,

um Pagani Huayra nas cores vermelho e preto, um C7 Corvet-te Stingray (inspirado em cores de corrida) e um Optimus Prime, um caminhão já co-nhecido pelos fãs da série, em versão toda reestilizada.

Outro modelo já

conhecido do públi-co é o Bumblebee, que nomeia os robôs alienígenas que se transformam em veí-culos, armas e outras máquinas no filme, em versão vintage, inspirada no Camaro 1967 SS.

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 10: 335ª Edição do Jornal Interativo

18 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014 VARIEDADESVARIEDADES 19 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 29

RSRZONEAME

NTOMETADETOM

RUDESERACOLONIAAN

AATORRAC

ERARISTESVAIEISQUARTELH

FULLAXVIETR

ADARESC

ARREGAMENTO

DAMAPERI

NAJAELENCO

ESCALENOS

(?) borbo-leta, mo-dalidadeesportiva

AlfredNobel,

químicosueco

Perfumede fra-

grânciassuaves

Garantiaexigidaem em-

préstimos(?) Vargas:

períodode 1930 a1945 (BR)

Substân-cia comoa toxina

botulínicaDetectoresusados pe-la Polícia

RodoviáriaConteúdo transpor-tado no

contêiner

Aves corredo-ras do

cerrado

(?) de hon-ra: integrao cortejonupcial

"(?) ÉCarioca",sucesso de Tom

Substânciade algas Conjuntode atores

(?) John-son, atorEm, em

espanhol

Provocadano emAcusadasob júri

Aqui está

Exemplo,em inglês

(?) Hanks,ator

Vesteindiana

Grelha (o amendoim)

Em (?):levantado

Serpente que podecuspir seu veneno

Triângulos (?): têm 3lados diferentes

Cheio, eminglês

Colocar pecha em

A lei mosaica (Rel.)

Vitaminaantigripal

Titânio(símbolo)

Obras como "Os TrêsMosqueteiros" e"Guerra e Paz"

Ávido; sequioso (fig.)

Sucessodo Legião Inflamada(a pele)

Estabele-cimentomilitar

onde trei-nam osrecrutas

Comparece(ao evento)

Atitudeofensiva

Grosseiro

Cara-(?):a pessoaamada

Hiato de"paetê"

Ser;criatura

Forma dedivisão e organiza-

ção doespaçourbano

Diz-se da pessoa semnenhumarelevância

2/en. 4/ágar — full — naja. 5/riste. 7/example. 9/escalenos.

Solução Anterior

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO2

D E U CC I E N T I F I C O

T O P S Ã O A NS L A V E S A L TT O A B R

R RA M O R T I Z A D A

I D A D E M E D IA I

O T JO

NA S I N

CE S A R E L A A D

A O I L M I N IU G U E T O U C

P I C O F A R O F AP O D A R Ç

S E N T I N E L A ÕD A T A D

O S ER E F L E T O R E S

Funcioná-rio do

Itamaraty(BR)

Represen-tação de

quantidadeindefinida

Sigla eminglês para

óvnis

Peixes decorpo

achatado,com ferrão

Letra doconceitode Exce-

lente

(?) do Li-vro, evento

literário no Rio

RonaldReagan,

presidentedos EUA

Letra dosímbolo

de marcaregistrada

Vogal desom mais

agudo

Períodohistórico

dasCruzadas

Grande ma-mífero compresas demarfim

"(?) City",HQ no

formatofilm noir

Palavra naentrada dobanheirofeminino

"(?) à Vi-da", novelacom Paolla

OliveiraTermo que

designaversão

reduzidaAluno

que dis-cursa naformatura

Prato que acompa-

nha afeijoada

Resíduo acumula-do sobreobjetos

Discar, em inglês

Forma do movimentodo cavalono xadrez

Órgão de assistênciaaos índios

(sigla)"Aluga-(?)",

sucesso de RaulSeixas

A popularfruta-de-

conde(Bot.)

Quantidadede bebidaalcoólicaservida

Augusto (?),ditadorromano(?) dasAgulhasNegras:

ponto maisalto do RJ

Óleo, eminglês

(?) Drácu-la, vampi-ro (Lit.)

Bairro ha-bitado porminorias

(?) Jorge: santo ligadoà Lua, na Umbanda

Venda de produtos empequenas quantidades

Modelo(pop.)

Escravo,em inglês

Informação preventivana bula de remédios

Base do reboco para construção

Sal, eminglês

Direção donascente

Complexo turístico naBahia, onde foi reali-

zado o sorteio da Copado Mundo de 2014

Artigo (?):forma detrabalho

acadêmico

Estou(red.)

A dívidaquitadaatravés

de paga-mentos

periódicos

Aparelhosde ilumi-

nação que dire-cionam

a luz

Rua(abrev.)

Primeira linha dedefesa do quartel

Prece;oração

Comer, em inglês

3/eat — oil — sin. 4/dial — salt. 5/slave. 13/costa do sauípe.

SÁBADOGina diz para Juliana que Ferdinando pediu para ela participar de um almoço em família. Giácomo avisa a Viramundo que Milita não se casará com ele. Milita culpa Giácomo por Vira-mundo tê-la abandonado. Pedro avisa para Ferdinan-do que Gina só se casará com ele se Epaminondas lhe pedir a mão de sua filha. Milita se revolta contra o pai e afirma que não trabalhará para ele. Padre Santo diz ao prefeito das Antas que Clotilde resgatou seu filho no orfanato quando ele ain-da era bebê. Pituca e Sere-lepe decidem ir ao orfanato das Antas com a intenção de descobrir o paradeiro do suposto filho de Epami-nondas. Padre Santo tenta convencer Catarina de que Epaminondas não é o pai do filho de Clotilde. Epa-minondas manda Izidoro ir atrás de Pituca e Serelepe pelos arredores da fazen-da. Epaminondas acusa Giácomo de ter espalhado o boato de que tem outro

SÁBADOFique ligado nas emoções finais da novela das 9!

SÁBADOJonas e Pamela recebem seus convidados. Lara descobre que foi desmas-carada nas redes sociais e faz um post que deixa todos preocupados. Davi e Manuela chegam para a festa. Dorothy flagra Gláu-cia no quarto de Pamela. Manuela descobre que Janaína facilitou a entrada de Megan em sua casa no dia de seu jantar com Davi e discute com a cunhada.

Brian hipnotiza Luene e Marisa. Ernesto e Shin se desesperam ao ver o post de Lara e correm para encontrá-la. Shin e Lara conversam. Igor discute com Janaína. Pamela co-menta com Jonas sobre Júnior e deixa o marido fu-rioso. Manuela critica Davi por enfrentar Jonas. Brian desperta Marisa e Luene. Verônica chega a Bra-sília e pensa em Jonas. Pamela resolve se aliar a Megan contra Manuela. Megan divulga uma foto com Davi. Manuela vê a foto de Megan e Davi na internet. Davi e Manue-la se reconciliam. Jonas descobre que Gláucia roubou a pulseira de Pa-mela. Verônica consegue os dados de Sandra. Pamela e Brian anseiam pela inauguração de seu novo programa. Verônica encontra Sandra. Jonas escala Davi para ir a um seminário na Califórnia e apresentar o Júnior para os acionistas.

filho. Epaminondas coloca Pituca de castigo mas ela escapa e vai com Serelepe para a casa de Mãe Ben-ta. Epaminondas acaba concordando em receber Gina em sua casa, depois que Ferdinando alerta o pai para a perda de apoio de Pedro em sua candidatura. O secretário avisa ao Pre-feito das Antas que Clotilde quer falar com ele.

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

Sudoku

O planeta do afeto e dos rela-cionamentos passa a transitar no setor familiar dos arianos. Benefício na vida doméstica, junto aos familiares e busca de mais carinho e aconchego.

Áries (21/3 a 20/4)

A passagem de Vênus pelo signo anterior ao seu indica a importância dos va-lores espirituais. Momento importante para propiciar o aconchego e um ombro amigo às pessoas que necessitam.

Leão (23/7 a 22/8)

Benefícios envolvendo finan-ças e talentos compartilhados, sagi-tariano. Poderá contar com o auxílio das pessoas. Mudanças nas situações emocionais e nas relações.

Sagitário(22/11 a 21/12)

O ingresso de Vênus em Câncer favorece as amizades e a vida social dos virginianos. Momento que propicia uma relação mais afetuosa com grupos e trabalho em equipe.

Virgem(23/8 a 22/9)

Boa nova com a entrada do planeta do amor e dos relaciona-mentos no signo oposto ao seu. Be-nefícios que se manifestam em re-lações mais afetuosas e carinhosas.

Capricórnio(22/12 a 21/1)

O seu regente Vênus muda o movimento e passa a atuar no alto do céu libriano. Favorecimento para a carreira e o desenvolvimento de suas habilidades e contatos profissionais.

Libra (23/9 a 22/10)

Período de melhorias em relação à saúde e ao trabalho com o novo movimento de Vênus. Fase de aprimoramento da conduta emocional e dos relacionamentos.

Aquário (22/1 a 19/2)

O planeta do amor e dos rela-cionamentos passa a atuar em Câncer, assinalando o desejo de mais carinho. Momento de diminuir distâncias. Apro-xime-se mais das pessoas, escorpiano.

Escorpião (23/10 a 21/11)

O ingresso de Vênus no signo de Câncer favorece a vida amorosa dos piscianos. É um período de muita afetividade e criatividade. Benefícios com crianças e em relação ao amor.

Peixes (20/2 a 20/3)

Vênus, seu regente, muda o movimento e passa a atuar no signo de Câncer, taurino. Benefícios relacionados à capacidade de comunicação e de se expressar com sensibilidade.

Touro(21/4 a 20/5)

O novo movimento do planeta Vênus favorece as finanças dos gemi-nianos. Momento em que ficam mais claros quais são os seus valores mais significativos.

Gêmeos(21/5 a 20/6)

Uma ótima notícia aos cance-rianos. O planeta do amor e dos rela-cionamentos ingressa o seu signo. O seu magnetismo pessoal, a afetividade e carisma estão enfatizados agora.

Câncer(21/6 a 22/7)

Horóscopo

Solução Anterior

Um sujeito bate à porta de uma distinta senhora.- Bom dia, a senhora tem fi lhos?- Não senhor.- Tem cachorro ou gato?- Não senhor.- Tem rádio ou auto-falante potente?- Também não.- Toca algum instrumento?- Não... Mas será que eu posso saber por que tantas perguntas? O senhor é fi scal? Trabalha no CENSO de ridículo?- Não, minha senhora. É que eu estou interessado em com-prar a casa ao lado!

Eventos históricos 1948 - Têm início os Jogos Olímpicos em Londres. 1949 - O Laos torna-se independente da França. 1952 - Fundação do Banco do Nordeste. 1976 - É criado o Parque Nacional Sagarmatha no Nepal. 1995 - Fundado o município de Jupiá, em Santa Catarina. 2004 - Durão Barroso é indicado para presidente da Comissão Europeia.

Nascimentos 1981 Nenê, futebolista brasileiro. 1982 Jared Padalecki, ator norte-americano. 1984 Marisol Ribeiro, atriz e dubladora brasileira. 1987 - Carlão, futebolista brasileiro. 1988 - Kevin Großkreutz, futebolista alemão. 1989 - Neto, futebolista brasileiro. 1990 - Steven Anthony Lawrence, ator norte-americano.

Falecimentos 1985 - Janusz A. Zajdel, escritor polaco de fi cção científi ca. 1987 - Clementina de Jesus, cantora brasileira (n. 1901) 1992 - Paolo Borsellino, Procurador da República de Itália. 2002 - Alexander Guinzbourg, dissidente soviético. 2008 - Dercy Gonçalves, atriz e humorista brasileira. 2009 Henry Surtees, automobilista britânico, fi lho de John Surtees.

Feriados e eventos cíclicos Dia do Futebol Dia da Caridade Dia da Junta Comercial Dia dos Povos Oprimidos

Santos Católicos São Lucas Ávila, eremita Papa Símaco

Preto/Branco

Page 11: 335ª Edição do Jornal Interativo

20 > SÁBADO - 19 DE JUlHO DE 2014www.jornalinterativo.net