277ª edição do jornal interativo

11
Em Dracena, a primeira campanha de imunização contra o papiloma vírus (HPV) será iniciada neste sábado (8) e terá a partici- pação de cinco postos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina que será aplicada protege contra qua- tro tipos mais recorrentes do HPV: 6, 11, 16 e 18, sendo os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos a 70% dos casos de câncer de colo de útero. O jornal feito com você Diretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva www.jornalinterativo.net Ano 2 R$ 1,50 « « « « « « > Inscrições do Pronatec serão abertas no dia 17 Pág. 4 REGIÃO > Integrantes do MST desocupam propriedades Pág. 9 CEP/UME Vacinas contra HPV serão aplicadas neste sábado Meninas entre 11 e 13 anos devem ser vacinadas contra o vírus; em Dracena, cinco postos farão a imunização >Pág. 6 Pág. 5 CIDADE > Homens armados com facas ameaçam e roubam jovens No fim de fevereiro, du- rante um sepultamento em Dracena, algumas pessoas re- clamavam do mau cheiro pro- vocado por um “depósito de lixo” localizado próximo ao Cemitério Municipal. O local serve de depósito para vários tipos de detritos. O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho, diz que des- conhece o descarte de produ- tos que possam causar mau cheiro e afirma que o lixo é recolhido. No cemitério, mau cheiro vindo do lixo gera reclamação >Pág. 7 Carlos Roberto de Souza www.jorgezanoni.com.br (...) simples certidão negativa de débito demora até 5 dias, quan- do ela pode ser feita em poucos minutos (...) 06/03 07/03 08/03 Máx. 32º Máx. 34º Máx. 34º Mín. 24º Mín. 22º Mín. 20º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena 3823-0991 99682-2027 >Pág.02 QUINTA-FEIRA - 06 De Março de 2014 Número 277 >Pág. 10 e 11 com Danilo Ledo

Upload: jornal-interativo

Post on 15-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


30 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 277ª Edição do Jornal Interativo

Em Dracena, a primeira campanha de imunização contra o papiloma vírus (HPV) será iniciada neste sábado (8) e terá a partici-pação de cinco postos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina que será aplicada protege contra qua-tro tipos mais recorrentes do HPV: 6, 11, 16 e 18, sendo os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos a 70% dos casos de câncer de colo de útero.

O jornal feito com vocêDiretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva www.jornalinterativo.netAno 2 R$ 1,50««««««

> Inscrições do Pronatec serão abertas no dia 17

Pág. 4

Região> Integrantes do MST desocupam propriedades

Pág. 9

CeP/UMe

Vacinas contra HPV serãoaplicadas neste sábadoMeninas entre 11 e 13 anos devem ser vacinadas contra o vírus; em Dracena, cinco postos farão a imunização

>Pág. 6

Pág. 5

Cidade> Homens armados com facas ameaçam e roubam jovens

No fim de fevereiro, du-rante um sepultamento em Dracena, algumas pessoas re-clamavam do mau cheiro pro-vocado por um “depósito de lixo” localizado próximo ao Cemitério Municipal. O local serve de depósito para vários tipos de detritos. O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira Filho, diz que des-conhece o descarte de produ-tos que possam causar mau cheiro e afirma que o lixo é recolhido.

No cemitério, mau cheiro vindo do lixo gera reclamação

>Pág. 7

Carlos Roberto de Souza

www.jorgezanoni.com.br

(...) simples certidão negativa de débito demora até 5 dias, quan-do ela pode ser feita em poucos minutos (...)

06/03 07/03 08/03Máx. 32º Máx. 34º Máx. 34ºMín. 24º Mín. 22º Mín. 20º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

3823-099199682-2027>Pág.02

QUINTA-FEIRA - 06 De Março de 2014 Número 277

>Pág. 10 e 11com Danilo Ledo

Page 2: 277ª Edição do Jornal Interativo

02 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 OPINIÃOOPINIÃO 03 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

Sugestões para charges: [email protected]>EDITORIALQu ando Marcelo Za-

botini assumiu o Cartório de Registro de Imóveis há poucos anos, recebeu vá-rias queixas de que a bu-rocracia cartorial era por demais lenta e que ele tentasse fazer os proces-sos de registros, averba-

ções fossem mais rápidos e a emissão de certidões fossem fornecidas no dia. O novo titular do CRI demorou algum tempo, implantou um sistema mais moderno. Os prazos quando os procedimentos exigem, são ainda longos,

mas emissão de certidão de matrícula, não demora mais que 5 minutos.

Se todos os serviços públicos evoluem para melhor, por que a Prefei-tura de Dracena de repen-te começa a complicar as coisas e os prazos se dila-

tam a ponto de uma sim-ples certidão negativa de débito demorar até 5 dias, quando na verdade ela pode ser feita em poucos minutos? O prefeito pre-cisa chamar o secretário responsável por este setor e determinar providências

urgentes. Ninguém pode passar atestado de incom-petência incolumemente. O cidadão, já reiteramos aqui, tem o direito de receber este tipo de in-formação – CND – num prazo curtíssimo, e gra-tuitamente.

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85

Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP

Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone:

(18) 3823-0991 - 9-9682-2027 - 9-8111-0024

e-mails: [email protected] -

[email protected] - Diretor

Responsável: Gilvan Lemos da Silva -

Jornalista Responsável: Laisa Pereira MTB

0074469/SP Jornalista: Josiélen Ribeiro -

Estagiária: Bianca Mizael - Diagramação:

Vitor Bragatt o - Chargista: Wagner Tardivo

- Colaboradores: Dr. Antonio Biel, Farid

Junior, André Cassiano Zonato, Ernesto

Scardovelli, Murilo Oliveira, Danilo Ledo,

Carlos Roberto de Souza, André Kozan

Lemos, Circulação: Dracena, Pacaembu,

Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e

Ouro Verde.

>POLÍTICO PRESS

LEITORA – “Legal… acho que tanta gente que faz caridade, dá roupas, sapatos, etc , mas isso é fácil, é só arrumar uma caixa e sacolas e colocar tudo o que não serve mais e “doar” para aqueles que necessi-tam, e tantas vezes eles necessitam de outro tipo de “doação”, aquela que hoje ninguém mais consegue… doar um pouco de tempo para o outro e às vezes com poucas palavras conseguimos ajudar e fazer uma ca-ridade enorme… ” Comentário de uma leitora sobre o último Diário da Província, que citou a preocupação de um pastor evangélico em explicar aos seus fi éis, como fazer higiene íntima.

AVALIANDO – A Prefeitura de Dracena solicitou a três imobiliárias a elaboração de laudos de avalia-ção de terras que estão sendo desapropriadas para a construção da marginal José Rugani, que vai ligar o trevo da Av. José Bonifácio até o Colégio Agrícola. Os estudos estão sendo feitos e até o fi nal de sema-na serão encaminhados ao Diretor Jurídico da PM de Dracena, Daniel Acquati, que solicitou as informa-ções técnicas para depósito das indenizações.

AINDA NADA… Não existe nenhuma movimen-tação, pelo que se sabe, em nenhuma Prefeitura da região, para organização de um esquema para ma-nutenção da iluminação pública, quando a Elektro deixar de fazê-lo ofi cialmente. A data que isso vai acontecer é 1º de Janeiro de 2015. Não falta tanto tempo assim. Certamente terão que ser contratados técnicos, adquiridos equipamentos… Será preciso promover concurso público, criar cargos, ou se for melhor, terceirizar o serviço. Como sempre, deve-rá ser recriada a taxa de iluminação pública, que já existiu, mas foi extinta, durante o governo de Júnior Stelato.

JOGOS REGIONAIS - Osvaldo Cruz vai sediar a maior competição esportiva do oeste paulista mais uma vez. Mas pela primeira vez o evento não vai acontecer no mês de Julho, e sim um mês antes, em razão da realização da Copa do Mundo, que se coin-cidisse, certamente esvaziaria o interesse dos espor-tistas pelas disputas dos Jogos Regionais.

MELHOROU UM POUCO – A grama da praça Arthur Pagnozzi foi aparada. Melhorou um pouco o visual da antiga praça da Bandeira, mas ainda fal-ta investimentos para fazer a fonte funcionar, o Ar-thurzinho voltar a ‘fazer xixi’ e reassumir o posto da atenção de crianças que frequentam aquele espaço. O prefeito Pedrett i deveria investir mais no visual do nosso maior cartão postal, removendo e reassentan-do os bancos, numa altura que não sacrifi casse tanto as pessoas de idade, que nem podem se sentar direi-to, e para se levantarem sofrem demais.

Verdade: >DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO GESTEIRO

[email protected] “A política é constituída por homens sem ideais e sem grandeza.”

(Albert Camus)Qu ando três pessoas

com alguma experiência na vida pública e preo-cupadas com o desen-volvimento da cidade se reúnem numa conversa informal, pode ter certe-za de que muita propos-ta boa começa a emergir do nada. Parece que as ideias vão sendo depu-radas, aperfeiçoadas, e de repente um projeto de uma nova cidade, muito diferente da que temos, toma contornos interes-santes. A visão política, quando apresentada e confrontada com outras ideias, surgem natural-mente novas opções. É muito interessante esse tipo de conversa.

Qu ando se fala por exemplo em defi nir um espaço administrativo para Dracena, alguém pode dizer que isso é uto-pia, mas algumas cida-des já avançaram neste

sentido, tomando como base a estrutura que Lu-cio Costa promoveu ao fazer o projeto de Brasí-lia, ainda na década de 50, no começo do governo Juscelino Kubtscheck de Oliveira. Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, adquiriu uma fa-zenda nos arredores da cidade e instalou ali to-das as secretarias de esta-do. Fica muito fácil che-gar, achar, estacionar, ser atendido, não tem estress por nada…

Dracena tem um Paço Municipal, na região central, mas todas as Se-cretarias fi cam em locais separados, ocupando es-paços importantes e ca-ros, porque muitas repar-tições pagam aluguel.

Seria o caso de se co-meçar a pensar em algo assim?

Um projeto viário, idealizado com técnicos,

projetando uma Dracena para daqui 20 anos é pos-sível? Não apenas possí-vel, mas extremamente necessário. Os atuais cor-redores, começam a fi car congestionados. É neces-sário abrir novas aveni-das, dar uma diretriz para que os futuros bairros, tenham acesso fácil até o centro da cidade.

Alguns imóveis pode-riam ser vendidos, para levantar fundos para que algumas obras viessem a acontecer.

O velho estádio Irio Spinardi, tão importante na história da cidade, pal-co de grandes realizações, ocupa um espaço nobre, e sua utilização hoje tem um custo benefício muito elevado. Se a Prefeitura promovesse o loteamen-to ou vendesse aquela área para um grande em-preendimento imobiliá-rio, certamente faria um

bem danado para aquela região da cidade, e teria dinheiro para investir em outras áreas.

Opiniões políticas se afi nam com conversas. Ideais de vida se ajustam quando existe o diálogo e um pensamento é bu-rilado, aproveitando-se um pouco da proposta de um, de outro.

Discutir política, o pior momento, é duran-te a campanha política. Porque nesse período, além da lógica, os senti-mentos e as paixões en-tram no meio e podem deturpar tudo.

Converse sobre inte-resses da nossa cidade com seus amigos e vizi-nhos. Voce estará contri-buindo para que a nossa política avance no senti-do de buscar um aperfei-çoamento., que eu, você e todos desejamos.

Opinião PúblicaO comandante da 1ª Cia da PM de Dracena declarou que em 2013 foram feitas mais de 4.300 multas no trânsito da cida-de, uma média superior a 358 multas por mês. Você ach a que os números são condizentes com a realidade, para uma cidade que tem 31 mil veículos e muitos condutores não obedecem as regras de trânsito?

Daniela Aparecida Rodrigues (Do Lar): “Eu acho que não. A aglomeração de veí-culos não é o proble-ma, o problema são os próprios condutores.”

José Roberto Pinhei-ro (Representante Co-mercial): “Tem coisas que dá para relevar no trânsito, outras não. Uma coisa que deveria acabar são os veículos que param em faixas duplas para as pesso-as descerem, acho que isso merece multa.”

Ronaldo Garcia (Pintor): “Na minha opinião há mais fato-res na cidade à serem preocupados do que multar, o que resolve-ria no trânsito seria, algumas aulas de cons-cientização para os condutores.”

Rafael Alexandre (Segurança): “No meu ponto de vista existem policiais que realmente são bons, mais alguns levam pelo lado pesso-al a multa, e isso é mui-to ruim.”

André Cassiano

Preto/Branco

Page 3: 277ª Edição do Jornal Interativo

04 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 05 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

Redação

Nesta terça-feira (4), um pedido de rein-tegração de posse foi entregue aos integran-tes do Movimento Sem Terra (MST) acampa-dos na fazenda Santa Luzia das Marrecas, em Dracena. As mais de 30 famílias teriam

até esta quarta-feira (5) para desocupar o local.

O coordenador re-gional do MST An-tonio Carlos Massuia afi rmou que “se for confi rmado que a terra é improdutiva, nós alavancaremos o nome da fazenda San-ta Luzia das Marrecas no Instituto Nacio-

nal de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)”. Ainda de acordo com Massuia, a invasão fez parte da ação do Carnaval Ver-melho, promovida em pelo menos 40 fazen-das no Estado de São Paulo.

Na região: Em São João do Pau D’ Alho

e Flora Rica, os inte-grantes do movimen-to também recebe-ram notificação para deixarem as terras. Já em Paulicéia, uma fazenda continua ocupada por cerca de 40 famílias.

*Com informa-ções da TV Fronteira

Milhares de pessoas compareceram às noites e matinês da 11ª edição do Fever Fest, o tradicional carnaval de rua de Lucélia. A animação ficou por conta da banda O Swinguera e DJs, que tocaram muito axé para os foliões. O dinheiro arrecadado na praça de alimentação foi revertido para a Santa Casa da cidade.

Mais uma rodada dereivindicações na Casa Civil

O deputado Mauro Bragatoorganizou mais uma grande reu-nião de prefeitos com o secre-tário da Casa Civil do governopaulista, Edson Aparecido, naquarta-feira, 26/02, para tratarde reivindicações para municípi-os da região. Os pleitos trata-ram, principalmente, de obras deinfraestrutura, pavimentação,recapeamento, entre outrasmelhorias.

Também participou da reu-nião, atendendo os prefeitosindividualmente, o subsecretáriode Relacionamento com Municí-pios da Casa Civil, Rubens Cury,além de vereadores, técnicos eassessores das cidades. Bragatoressaltou que o atendimento àsreivindicações vai levar melhoriase desenvolvimento para a re-gião. Abaixo, os pleitos de cadacidade.

CAIUÁ - O prefeito CíceroPaulino pediu complementaçãode obra de tratamento de es-goto, mais ligações e recompo-sição asfáltica.

EUCLIDES DA CUNHA PAU-LISTA - Para a cidade, a prefeitaCamila Teodoro Nicácio de Limareivindicou recapeamento emárea da CDHU e ambulância.

IEPÊ - Rosa Habib Zakir, aprefeita, solicitou recursos paraobras de infraestrutura/asfaltoem ruas da cidade e iluminaçãodo campo de futebol.

NARANDIBA - O prefeito EnioMagro pleiteou verba pararecapeamento asfáltico.

PRESIDENTE BERNARDES -Para Bernardes, o prefeito JulioOmar Rodrigues requisitou asfal-to/recapeamento, doação deveículos para Bombeiros e ilumi-nação e acostamento na via deacesso da cidade ao presídio.

ROSANA - A prefeita SandraKasai fez o pedido derecapeamento de vias urbanasna sede do município e ambu-lância

Recursos da Secretaria da Habitaçãopara cidades da região

A Secretariade Estado daHabitação, pormeio da Compa-nhia de Desen-v o l v i m e n t oHabitacional eUrbano (CDHU),comunicou aodeputado Mau-ro Bragato a li-beração de re-

O deputadoMauro Bragatoviabilizou a libe-ração de maisR$ 500 mil paraauxiliar nosatendimentosda Santa Casade PresidenteVenceslau. Ogoverno do Es-

Santa Casa de Venceslaurecebe auxílio de R$ 500 mil

tado, por intermédio da Secretaria Estadual da Saúde deverá fa-zer o repasse da verba.

Mauro e Prefeito José Fernandes Suniga.JOÃO RAMALHO vai receber R$ 160 mil para implantação deequipamento social (construção de Centro Comunitário) no Con-junto Habitacional Vitória.

cursos financeiros por inter-médio do PEM (ProgramaEspecial de Melhorias) paraobras em conjuntoshabitacionais em municípiosda nossa região.ÁLVARES MACHADO re-ceberá R$ 177,2 mil paraexecução de obras deinfraestrutura (galerias deáguas pluviais) nos conjun-tos Salvador Costa, Mario

Secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, recebe Bragato e prefeitos

Horácio, Bragato e vereadores visitam conjuntohabitacional no Parque dos Pinheiros

Prefeito Vaguinho assina convênio paraconstrução de Centro Comunitário

Objetivo é manter a qualidade e aumentar os atendimentos

integrantes do MST começam a desocupar áreas

Carlos Roberto de Souza

MILLENNIUMPortões Eletrônicos

SEGURANÇA ELETRÔNICA, AUTOMATIZAÇÃO E SOM PROFISSIONAL

3822-2687Automatização de Portões - Alarmes Residenciais - Alarmes Empresariais - Som Profissional - Cancelas

Redação

Um incêndio foi registrado na agência da Caixa Econômica Federal de Dracena, localizada na avenida Presidente Roosevelt, na noite desta terça-fei-ra (4). A Polícia Civil informou que o respon-sável pelo início das chamas foi um apare-lho “no break”, respon-sável por “alimentar eletricamente os caixas eletrônicos” que fi cam

em uma central no se-gundo andar do prédio.

Em razão da fu-maça, os bombeiros tiveram que utilizar roupas especiais para adentrar a sala onde o equipamento estava. A área precisou ser isola-da durante a ação dos bombeiros e a energia elétrica do prédio foi desligada para possibi-litar o controle do fogo.

O andar que abriga-va o equipamento fi cou parcialmente danifi ca-

do pelo fogo, pois, no início do incêndio, o alarme da agência ban-cária disparou e a Polí-cia Militar compareceu ao local. Em seguida, os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros, que controlou chamas.

A perícia elaborou um boletim de ocorrên-cia que foi devidamen-te registrado para a co-municação do fato.

* Com informações G1 Presidente Prudente Na noite da terça-feira (4), um aparelho “no break” iniciou as chamas

agência da Caixa econômica Federal é danifi cada por incêndio

Carlos Roberto Souza

Do G1 Presidente Prudente

Durante a madru-gada desta quarta-feira (5), quatro jovens fo-ram assaltados na Pra-ça do Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Vila Barros, em Dra-cena. Segundo a Polí-cia Civil, três homens, todos armados com fa-cas, abordaram o grupo e levaram os celulares.

Ainda conforme a polícia, os jovens, um encarregado de 19, ou-tro de 18 anos e dois estudantes de 17 e 16 anos, estavam senta-dos na praça quando os bandidos, que estavam

com os rostos cobertos por camisetas, anuncia-ram o roubo e exigiram a entrega dos apare-lhos.

O estudante de 17 anos teve ferimentos leves na mão direita, de acordo com a polícia. O grupo descreveu à polí-cia que os assaltantes tinham cor parda, es-tatura média, trajavam camisetas, shorts e chi-nelos.

A polícia foi cha-mada até o local para registrar o boletim de ocorrência. Até o fe-chamento desta edição, nenhum suspeito havia sido encontrado.

Redação

Na manhã desta quar-ta-feira (5), o ex-verea-dor de Flórida Paulista Arlindo Derroidi, de 71 anos, morreu após bater seu veículo Honda Civic contra a pilastra de um

viaduto em construção, na Rodovia Comandan-te João Ribeiro de Bar-ros, em Adamantina.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o con-dutor foi socorrido em estado grave com múltiplas fraturas e

teve a perna esquerda amputada por causa do choque. Foi levado para a Santa Casa de Adamantina, mas não resistiu e morreu.

Ainda conforme a Polícia Rodoviária, o homem, morador de

Arlindo Derroidi, de 71 anos, foi socorrido em estado grave, mas não resistiu e morreu

Leandro Scrocaro/Gi Notícias

Bandidos armados com facas assaltam jovens em Dracena

Homem de 71 anos morre após colidir carro contra pilastra de viaduto em rodovia

Adamantina, seguia sentido Flórida Paulista-Lucélia, e com a batida foi projetado para fora do veículo e no mo-mento da colisão estava sozinho.

Também de acordo com a Polícia Rodovi-ária, o trecho em que o acidente aconteceu está em obras e fi ca em fren-te a uma faculdade.

As possíveis causas da colisão serão inves-tigadas. A ocorrência foi apresentada e regis-trada no 1º Distrito Po-licial de Adamantina.

*Com informações do G1 Presidente

Prudente

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Preto/Branco

Page 4: 277ª Edição do Jornal Interativo

06 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 07 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

VIDA PREVP l a n o d e A s s i s t ê n c i a F a m i l i a r

www.planovidaprev.com.br��������������

��a��on�e��a��elo����������racena

ÓBITOS DE PESSOAS SEPULTADAS EM DRACENA E REGIÃO

Temos: Frango Assado

(Aos Sábados)

Faça já sua encomenda!

OFERTAS VÁLIDAS DE

05/03 A 08/03/14OU

ENQUANTO DURAREM

OS ESTOQUES

SUPER PRAZO!CHEQUE PRÉ PARA 40 DIAS

F. (18) 3821.3206 Av. Rui Barbosa, 247 | Vila Barros

SUPERMERCADO

3,59 KgR$

Coxa e Sobrecoxa de Frango com Dorso Rico

13,99 KgR$

Bisteca Bovinado Contra Filé

18,99 KgR$

Contra Filé Bovino

1,59 Unid.R$

Cerveja ItaipavaLatão 473ml

3,49 Unid.R$

Guaraná AntarcticaPet 2,5 litros

R$Unid.5,95 Unid.R$

Milho Verde FuginiSachê 200g

1,05Unid.R$

1,69R$

Cebola GraúdaKg

Kg

PR

OM

ÃO

LID

A D

E 2

6/0

2 À

22/0

3/1

4

PROMOÇÃO MILÃO NA MÃO

A CADA R$ 40,00 EM COMPRAS

PREENCHA UM CUPOM E CONCORRA

A R$ 1.000,00 EM MOEDAS

SORTEIO DIA 22/03/14 ÀS 18:00HS

0,65R$

Alho à Granel100g

2,19Unid.R$

Sardinha Coqueiro

Lata 125g

1,15Unid.R$

Detergente LíquidoYpê 500ml

Produto Limitado

A Cerveja 100%

Bia Mizael

Neste sábado (8), a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pú-blica realizará imuniza-ção com o primeiro lote da vacina contra o papi-loma vírus (HPV), que previne contra o câncer de colo de útero. O ob-jetivo da campanha é vacinar meninas entre 11 e 13 anos de ida-

de. Em Dracena, cinco postos de saúde estarão disponíveis para o aten-dimento à população.

A vacina que será aplicada, segundo o Ministério da Saúde, protege contra quatro tipos mais recorrentes do HPV: 6, 11, 16 e 18, sendo os dois primei-ros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos a 70% dos

casos de câncer de colo de útero.

De acordo com a chefe de Informação, Educação e Comunica-ção (IEC) da Vigilân-cia Epidemiológica de Dracena, Aline Andra-de, a vacina será dada em meninas entre 11 e 13 anos porque, na grande média da popu-lação brasileira, nesta faixa etária as adoles-

centes ainda não tive-ram início da atividade sexual. “É uma forma de prevenção e essa va-cina tem a efi cácia de 98% contra o câncer de colo do útero. No entanto, ela preserva a mulher, mas não se pode esquecer de usar a camisinha durante a relação sexual”, alerta.

Ainda de acordo com Aline, esta será

a primeira vez que a campanha ocorre no país. “Serão realizadas três etapas para a imu-nização. No sábado, as meninas receberão a primeira dose da va-cina. Já a segunda eta-pa ocorre seis meses depois da primeira, no caso de Dracena, no mês de setembro. E, por fi m, a terceira dose será aplicada cinco

anos depois, em 2019, para essas crianças que receberam a primeira dose este ano”, explica.

Após o dia “D”, a vacina estará disponí-vel entre os dias 10 de março e 10 de abril no Posto de Saúde Takashi Enokibara, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Confi ra os pontos de vacinação deste fi m de semana:

Campanha de vacinação contra o HPV será realizada neste sábadoAté o ano de 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país

Takashi Enokibara (Postão) - 8h às 17hE.S.F. Jardim Jussara - 8h às 17hIrene Kato (Jardim Brasilândia) - 8h às 16hEduardo Ligeris (Santa Clara) - 8h às 16hAlbert Sabin (São Manoel) - 8h às 16h30 EXPRESSO ADAMANTINA LTDA

www.expressoadamantina.com.br

De Dracena para:

Tupã, Marília, Ribeirão Preto,

Piracicaba, Americana e Campinas

Dracena (18) 3822-1042Panorama (18) 3871-1176

Tupi Paulista (18) 3851-1773

Junqueirópolis (18) 3841-1345Pacaembu (18) 3862-1422

Adamantina (18) 3522-1122

Lixo depositado em terreno do cemitério gera reclamaçãoRedação Com colaboração de Jorge Zanoniwww.jorgezanoni.com.br

Em Dracena, du-rante um sepultamento ocorrido no fi m de fe-vereiro, algumas pes-soas reclamavam do mau cheiro provocado por um “depósito de lixo” localizado em um terreno pertencente ao Cemitério Municipal.

No local, são depo-sitados vários tipos de detritos, como material de construção, restos de comida e até descar-te de empresas de fru-tas e verduras. De acor-do com funcionários do cemitério, a retirada do lixo seria feita em média a cada 15 dias, quando uma carreta

com uma pá carrega-deira recolhe o mate-rial, nem sempre com a mesma frequência.

O secretário muni-cipal da Agricultura e Meio Ambiente, An-

tenor José de Oliveira Filho, informou que existem dois “ecopon-tos” no município, sen-do um deles na Fapidra e o outro no cemitério. “Os ecopontos são uti-

lizados para depositar os entulhos, que são recolhidos duas vezes por semana e levados para o aterro sanitário do bairro Iandara. Isso é feito para diminuir

os gastos, já que não compensa levar uma caçamba por vez até o aterro”, explica.

Porém, o secretário diz desconhecer o des-carte de lixo doméstico

ou de outros produtos que possam causar mau cheiro no local denun-ciado. “O trabalho é organizado. Pode acon-tecer de alguém jogar outro tipo de lixo nas caçambas, mas é pou-co provável. Só nós [da Secretaria] temos aces-so ao ecoponto. Pesso-as que visitam o cemi-tério depositam coroas de fl ores, garrafas PET e vasinhos nos cestos, mas o cheiro não deve-ria ser forte, já que re-colhemos semanalmen-te”, conclui o secretário.

No caso de pessoas estarem dispensando lixo equivocadamen-te, o secretário adverte que fará um comuni-cado e a retirada será feita de acordo com o cronograma.

Concentração de lixo no Cemitério Municipal causa reclamação pelo mau cheiro

www.jorgezanoni.com.br

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Page 5: 277ª Edição do Jornal Interativo

08 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 09 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

A comunidade de Dracena, região e até de outros Estados po-derá se inscrever nos cursos técnicos ofere-cidos pelo CEP/UME em Dracena, dentro do Pronatec. As ins-crições são gratuitas e podem ser feitas no site http://pronatec.mec.gov.br/. O perí-odo de inscrições vai

de 17 a 21 de março. Os cursos são gratui-tos. Não há limite de idade para ingressar no curso, a única exi-gência é que o candi-dato tenha concluído o ensino médio.

O Programa Na-cional de Acesso ao Ensino Técnico e Em-prego (Pronatec) foi criado pelo governo

federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profi ssional e tecnológica.

“É uma grande oportunidade para toda a região. Os cur-sos ofertados pelo programa são total-mente gratuitos”, dis-se Julia Portari, dire-tora do CEP/UME.

Julia Portari, diretora do CEP/UME, informou que as inscrições podem ser feitas de 17 a 21 de março no site pronatec.mec.gov.br.

inscrições do Pronatec vão de 17 a 21 de março

Josiélen Ribeiro

Semanalmente, idosos de Ouro Ver-de desenvolvem ati-vidades específi cas para a faixa etária no Centro de Refe-rência de Assistên-cia Social (Cras) do município. Os inte-ressados em parti-cipar podem com-parecer à sede da Assistência Social para obter mais in-formações e para a inclusão nas ativi-dades.

O Cras conta atu-almente com um grupo de 75 idosos que frequenta o es-paço nas segundas e sextas-feiras a partir das 8h.

No centro, os par-ticipantes recebem acompanhamento, passam pelo aferi-mento da pressão arterial e realizam uma caminhada de cerca de 30 minutos sob supervisão do educador físico Val-dir Moreira. O gru-po também realiza exercícios de mus-culação com pesos adaptados para essa faixa etária e alon-gamento.

Ao fi nal das ati-vidades, todos têm uma coffee break (pausa para café) com a suco, iogur-te, lanche natural e bolo. Um grupo de aproximadamente 75 idosos frequenta o espaço do Cras atualmente

Idosos de Ouro Verde participam de atividades físicas direcionadasDivulgação

Divulgação

Fábrica de telhas de concreto

www.formattotelhas.com.br Dracena

Rua Hermes da Fonseca, 62 Fone: (18) 3822-3650 - (18)[email protected]

Redação

Benefi ciários do INSS que ganham acima de um salário mínimo e que estão acostumados a acessar o pagamento no pri-meiro dia útil de cada mês só receberão o repasse a partir desta quinta-feira (6). Apesar de não ser feriado ofi -cial, o Carnaval alterou o calendário do órgão e atrasou o repasse de benefícios a cerca de

12 milhões de pessoas. Apesar do susto, as

datas de pagamentos dos benefícios do INSS em 2014 foram divul-gadas no fi m do ano passado pelo instituto e já previam o repasse a partir do fi m desta se-mana. O Instituto infor-mou que a inexistência de expediente bancário impede a transferência das quantias.

* Com informa-ções do Zero Hora

Mariana Tokarnia Agência Brasil

O Ministério da Edu-cação (MEC) mudou este ano algumas regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No Fies, o contrato passa a ser ca-sado ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), antes opcional. No ProUni, a isenção fi scal passa a ser feita com base nas vagas preenchidas e não mais nas vagas ofertadas, como era até o fi m do ano passado.

O Fgeduc existe desde 2009. O fundo cobre a par-tir de 80% dos contratos não cumpridos. Para isso,

a mantenedora paga uma taxa de 5,63% sobre o total do fi nanciamento mensal-mente, ou 6,25% da parce-la das operações de fi nan-ciamento. Sem o Fgeduc, caso o estudante fi casse inadimplente, a instituição pagava 15% do valor.

Para os estudantes, a adesão ao Fgeduc faz com que seja dispensada a ne-cessidade de fi ador, o que facilita a contratação do Fies. Para as instituições, os custos aumentam, mas segundo entidades do se-tor, os dois programas ainda são atrativos. Procu-rado, o Tesouro disse que não comentaria o impacto nas contas públicas.

O diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do

Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educação (FNDE), Antônio Corrêa Neto, disse que cerca da metade das instituições já tinha aderido ao Fgeduc. “Com a mudança, quase a totalidade das instituições já fez adesão ao Fgeduc e permaneceu no programa. O nosso objetivo é demo-cratizar ainda mais o aces-so à educação superior na medida em que a adesão favorece os estudantes de baixa renda, que têm difi -culdade de conseguir um fi ador”.

Em encontro no mês passado, as instituições particulares discutiram as mudanças. Segundo o dire-tor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedo-

ras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, a parti-cipação não deve diminuir.

O cenário atual é o se-guinte: em média, 17% do total de alunos nas particu-lares contratam o Fies, e o fundo representa em tor-no de 25% da receita das instituições. Já o ProUni gera uma economia, em média, de cerca de 10% das despesas das institui-ções. O impacto calcula-do por Capelato deve ser uma redução de 2% ou 3% dessa economia, que é o percentual das vagas não preenchidas.

O professor de fi nanças públicas da Universida-de de Brasília (UnB) José

Matias-Pereira explica que as alterações do Fies podem ter sido feitas para facilitar o cumprimento da meta de superávit pri-mário. “O governo está desenvolvendo ações no sentido de viabilizar o su-perávit primário e quando mexe nesses fundos, certa-mente há um impacto po-sitivo”, explica.

“Por trás desse fi nan-ciamento existe um risco, o Estado aparece como avalista. Se não houver pa-gamento, o Estado tem que honrar o compromisso. O que o governo está tentan-do é retirar da responsabi-lidade do Tesouro determi-nadas rubricas”, disse.

Capelato complemen-ta dizendo que as mu-

danças vão possibilitar o pedido de mais créditos para o Fies. De acordo com ele, a promessa para este ano é R$ 3 bilhões em novos fi nanciamen-tos. Os benefi ciados de-vem saltar para 1,6 mi-lhão até o fi m do ano.

Quanto às mudanças no ProUni, Matias-Pereira avalia: “O governo entrou de maneira descontrolada nessa área de isenção tri-butária e o que está tentan-do é fechar essas torneiras para evitar que a arrecada-ção seja afetada”. Segundo ele, as instituições deverão ter maior comprometimen-to com a oferta de um en-sino de maior qualidade e, dessa forma, atrair jovens para estudar na sua escola.

MEC muda algumas regras do ProUni e do Fies

alteração em pagamento de benefícios surpreende pensionistas do iNSS

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 6: 277ª Edição do Jornal Interativo

10 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 11 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

ColoridoQUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

PÁGINAS 10 E 11

com DANILO LEDO

EditorialJoão Miguel Baione Davis co-

memorou seu primeiro aninho em companhia dos pais Keila Miche-le Baione e José Roberto Davis. João era mimado o tempo todo pelas irmãs Laura Ayumi Sadaka-ne e Ana Laura Abonizio Davis. A equipe da Michele Eventos assinou a linda decoração e os convidados puderam apreciar um delicioso jantar feito pela cozi-nheira Zenaide.

CarnavalHoje a vida volta ao normal,

depois de 04 dias de carnaval aca-bou-se a folia. Em nossa cidade

o Carnaval com Cristo realizado no Barracão da Sim e posterior-mente no Salão dos Vicentinos atraiu vários foliões da região. Na ABD o carnaval teve o agito dos Murf´s e do DJ Danilo Suc-ci da AB Music que divertiram a galera. Em Paulicéia teve o já tradicional Carnacross pra en-cantar os foliões mais radicais e pra fechar muito som no Balneá-rio da Cidade.

Churrasco Benefi centeA Paróquia Nossa Senhora de

Fátima já esta se preparando para o Churrasco Benefi cente que rea-lizará no sábado.

Adriana Brazil, Márcio, Lucas Batista e Maysa Rugani curtindo o Carnaval da ABD

Roberto e Cleusa Storto na ABD

Tamirys Lopes, Laura Ayumi, Ana Laura Abonizio, Maria Fernanda Lapenta e Ana Clara Maymoni no

niver do João Miguel Patrícia e João Luiz Bernava curtindo o carnaval

Irene Bordim Návia, que faz aniversário amanhã e recebe os parabéns de toda a família

Junior e Emilia Muniz no Carnaval

Joyce Tavares que completou 12 anosAna Beatriz Piveta em dia de Folia

O Staff do Laboratória da Santa Casa em dia de festa

Evandro Penha,Michele Crepaldi, Jeferson Pessoa, Fabiana Caetano, Giovane Botazzo e Vanessa Takano no Carnaval da ABD Keila Baione e José Roberto com o filho João Miguel

João Miguel em dia de Parabéns

Equipe do Escritorio Delta em treinamento do Sped Social no Sofolha em MariliaGrupo Arco-Íris, ganhador do prêmio de melhor bloco do Carnaval Eu Sou Mais Eu

Carlos Roberto de Souza DivulgaçãoDivulgação

Michelle Letícia

Page 7: 277ª Edição do Jornal Interativo

12 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 ESPORTEESPORTE 13 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

Puyol anuncia que deixa o Barcelona ao fi m da temporada após 19 anosPor GloboEsporte.comMadri, Espanha

O Barcelona vai fi car sem um de seus ícones. Na última terça-feira (4), o za-gueiro Puyol anunciou em entrevista coletiva que dei-xará o clube depois de de-dicar 19 de seus 35 anos ao blaugrana, mas não confi r-mou se vai se aposentar.

Rescindirá o contrato que ia até 2016 por causa das seguidas lesões que sofreu nos últimos meses e o tirou de grande parte dos jogos do time. “Estou can-

sado depois de tantos pro-blemas de lesões e ope-rações. Depois de duas cirurgias no joelho, não consigo ter o desempenho que gostaria. O clube vai rescindir meu contrato. Não sei o que farei quando a temporada acabar. Mas asseguro que vou descan-sar no verão”, afi rmou Puyol, referindo-se ao pe-ríodo de férias a partir de julho e confi rmando que ao fi m da temporada vai dar outra entrevista co-letiva para fazer um ba-lanço de sua carreira no

Barcelona.Revelado nas divisões de

base do clube, o za-gueiro é o segundo jogador e s p a -nhol que m a i s títulos con-quistou, com 23, atrás apenas de Xavi, seu com-panheiro no Barcelona. Pelo clube, foi tri da Liga dos Campeões da Euro-pa, hexa do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha e bi do Mun-dial de Clubes e da Copa do Rei. Na seleção, foi

um dos líderes da gera-ção que levou o país ao primeiro nível do futebol mundial, conquistando a Eu-rocopa em 2008 e a Copa do Mundo

de 2010,

na África d o Sul, além de ter ganhado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Syd-ney, em 2000.

Puyol anuncia saída do Barcelona na

entrevista coletiva: veterano antecipa

adeus após 19 anos

Fernandinho faz golaço, aproveita chance, e Brasil goleia a África do SulVolante consegue impressionar Felipão na vitória; Neymar marca três vezes

Oscar e Fred comemoram o primeiro gol do Brasil no amistoso em Joanesburgo

Lancepress!

Fernandinho mos-trou que 90 minutos foram mais do que su-fi cientes para entrar de cabeça na dispu-ta por uma das vagas na Seleção Brasileira para a Copa do Mun-do. O volante, assim como Rafi nha, recebeu a chance no amistoso desta quarta-feira (5),

contra a África do Sul - o último jogo antes da convocação fi nal para o Mundial -, e, com uma pintura de gol, apro-veitou a oportunidade. O Brasil, assim como Fernandinho, jogou fá-cil e goleou por 5 a 0. Destaque também para Neymar, que balan-çou as redes três ve-zes no Soccer City, em Johanesburgo. Oscar

também deixou o dele, completando a lista de artilheiros do amistoso.

Agora, quem ainda quiser uma das valiosas vaga na Seleção Bra-sileira da Copa-2014 precisará mostrar ser-viço exclusivamente no clube, porque o Brasil só volta a campo nos amistosos às vésperas do Mundial, nos dias 3 e 6 de junho (contra Pa-

namá e Sérvia), com os 23 já convocados.

Jogo fácil: O Bra-sil não demorou muito para mostrar a efi ci-ência no ataque. Eram 10 minutos quando Hulk, com um primor de passe feito quase da linha do meio-campo, deixou Oscar na cara do gol. O meia esban-jou categoria ao tocar por cima do goleiro. Oscar foi o principal nome da Seleção na etapa inicial (ele saiu no intervalo). Além do gol, ele exibiu vasto repertório, com passes precisos e até auxílio na marcação.

Em relação aos jo-gadores colocados à prova, tanto Rafi nha quanto Fernandinho não foram muito exi-gidos na primeira eta-pa. O time sul-africa-no mostrou-se muito defi ciente e não de-mandou muito traba-

lho ao lateral-direito e ao volante, que tive-ram atuação um tanto quanto burocrática.

Os Bafana Bafana não conseguiram se ajeitar na marcação. O resultado? Novo buraco na zaga e es-paço justamente para Neymar. Aí não teve discussão: 2 a 0 Brasil, depois de um chute que passou entre as pernas do goleiro.

Para o segundo tem-po, o Brasil voltou di-ferente: com a camisa azul. E a equipe só pre-cisou de 21 segundos para fazer o terceiro, no-vamente com Neymar, fazendo belo gol de co-bertura - Fred foi o gar-çom.

Golaço e goleada: Voltando aos testes, Fe-lipão cumpriu a promes-sa de deixar Rafi nha e Fernandinho em campo durante os 90 minutos. O treinador resolveu

dar mais liberdade ao volante, colocando Luiz Gustavo para começar o segundo tempo.

Rafi nha não conse-guiu produzir muito. E a chance também vinha sendo sem valor para Fernandinho, porque o ritmo do jogo caiu, ain-da mais com o recuo dos sul-africanos. Mas o jo-gador tomou a iniciativa e, com um golaço num chute de muito longe, deixou todo mundo de boca aberta.

O quarto gol bra-sileiro fez Felipão dar uma risadinha marota no banco de reservas, como quem estava lisonjeado por receber um presen-taço para “tirar onda” na Copa. Neymar ainda marcou o quinto - o ter-ceiro dele -, já aos 45 mi-nutos. Agora a bola está com o treinador, que no dia 7 de maio acabará com o mistério e divul-gará a lista para a Copa.

Divulgação

Cerca de 40 dias depois da cirurgia no joelho esquerdo, capitão do Santos corre contra o tempo para voltar aos gramados logo depois da Copa do Mundo

amor de família e luta diária ajudam edu dracena a dar a volta por cimaDo GloboEsporte.com

“Não é mole não, Edu Dracena é o nosso capitão”. O zagueiro do Santos está acostuma-do a ouvir esse canto vindo das arquibanca-das da Vila Belmiro, mas desde que lesionou o ligamento cruzado anterior do joelho es-querdo, no dia 15 de ja-neiro deste ano, escuta isso quase todos os dias na voz do fi lho Loren-zo, de apenas três anos, que o ajuda recuperar o ânimo e dar a volta por cima. Pela quarta vez.

Aos 32 anos, Edu Dracena passa por um velho drama e só deve voltar aos gramados depois da Copa do Mundo – prazo dado pelos médicos após

Dracena mostra uma boa evolução e segue esperançoso para voltar aos gramados o mais rápido possível

Bia Mizael

No feriado da última terça-feira (4), as catego-rias dente de leite e denti-nho do Projeto Social Ami-gos do Esporte, de Ouro Verde, participaram de um amistoso contra equipe do Mato Grosso do Sul. As partidas foram realizadas no estádio municipal, co-nhecido como “Poeirinha”.

No primeiro confronto, a equipe do dentinho ouro-verdense venceu a partida por 3 a 1. Já pela catego-ria dente de leite, o jogo fi cou empatado em 2 a 2. Os times de Ouro Verde são treinados pelo técnico Diego Bezerra e os coorde-nadores Cicero e Antonio Batalha.

Projeto social Amigos do Esporte participa de amistoso

Time do dente de leite com responsáveis pelo projeto

Divulgação

Divulgação

AABB JunqueirópolisMasterAmarelo 0 x 5 Azul Amarelo: Sergio, Anto-

nio Marcos, Luiz Vanderlei, Marcelo Romeiro, Elizeu, Carlos Henrique, Eduardo Goldoni e Adenilson.

Azul: Diego, Renato Es-teves, Marcelo, Kleber Justi, Marcos Leite (1), Cirilo (2), Almeida, Plácido Parússolo e Marcos Melo (2).

Amarelo 9 x 10 Azul Amarelo: Sivaldo, João

Paulo (3), Alexandre Cor-reia, Dr. Douglas (1), Ma-theus, Ectore (Tiago Batista (4)), Juninho, João Guilher-me (Rodrigo), Dr. Fábio Cegatto (Cirilo) e Rodrigo (contra).

Azul: Diego(Guilher-me), Diegão (3), Israel (De-nilson), Millin (2), Miola (Ronaldo Elias), Lan (1), Odair (2), Andre (Rodrigo) e Fernando Jornal (2).

a lesão. O jogador se contundiu em um dos primeiros treinamentos do Peixe na temporada

e, desde então, procura força de vontade para superar as difi culdades das sessões diárias de

fi sioterapia no CT Rei Pelé, que pouco mudam com o passar do tempo.

Cerca de 40 dias de-pois da cirurgia, que reconstituiu 70% do li-gamento cruzado ante-rior do joelho esquerdo, Dracena mostra uma boa evolução e segue esperançoso para voltar aos gramados o mais rápido possível. Mas o

tempo longe de campo não tem apenas lados ruins: sem atuar, o ca-pitão do Alvinegro tem mais tempo para acom-panhar o crescimento dos fi lhos Lorenzo e Luigi, que nascerá por volta de junho deste ano, e para fi car ao lado da esposa, Milena.

“Esse carinho que tenho em casa é de-

mais. Às vezes chego cansado, triste, aí olho para a carinha do Enzo (apelido do fi lho) e já esqueço de tudo o que estou passando. Isso aqui tem uma energia muito grande, você ver o fi lho feliz, con-tente. Em breve ele vai ver o pai dele jo-gando novamente”, diz Dracena.

Page 8: 277ª Edição do Jornal Interativo

15 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

Assessoria de Imprensa

Prestes a ser lançada, a TOP TV, canal de transmis-

são de sinais televisivos por meio da inter-net, pretende ofere-cer 24h por dia de programação com sistema HD. De acordo com o pre-sidente da empre-

sa, Henrique Silva, a TOP será a única web TV da região com esta qualida-de de imagem. “A transmissão, que é feita com qualidade profi ssional, será em streaming e pode-rá ser acessada pelo Facebook. Será um jeito interativo de fazer TV”, explica Silva.

O presidente

acrescenta que a programa-ção será voltada para todas as faixas etárias, mas com foco no público jovem. “A TV vai procurar cobrir áreas de entretenimento, cultura, esportes e jornalismo, com conteúdo voltado para várias cidades, não só da região de Dracena”, diz, frisando o alcance ilimitado da trans-missão on-line. “Temos o projeto de transmitir aulas de dança, como dança do ventre, zumba, entre outras, além de shows ao vivo e co-bertura de eventos”, afi rma.

Apesar de ser franquia de uma produtora de vídeo se-diada em Lins (SP), a TOP TV foi transformada em te-levisão pela web por uma equipe dracenense. De acor-do com Silva, há planos para transformar a web TV em canal de TV aberta até 2015.

Vagas: A TOP TV está

Web TV de dracena promete programação interativacontratando editor de vídeo que tenha co-nhecimentos em trans-missão streaming, assistentes, modelos

fotográfi cos e estagiá-rios dos cursos de ar-tes e jornalismo. Os interessados podem entrar em contato pela

fanpage da TV (www.facebook.com/dracena-toptv) ou pelo telefone (18) 99731-0066 em horário comercial.

14 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

por Bárbara Veronezi

BVNãoFazaÍntima

As calças pantalonas estão com tudo, além de super confortáveis,

garantem um look super elegante.As calças amplas e versáteis chega-ram pra deixar nosso armário ainda

mais variado, é difícil alguém não ficar bem. Basta escolher a modelagem certa, que fique bem no corpo e na medida, e ainda alonga e emagrece.

Tem dúvidas de como usar da melhor forma as calças pantalona? Então veja

algumas dicas:

✴ Na hora de compor seu look, es-colha peças mais secas para a parte de cima. Não precisam ser tão justinhas, mas tops leves, ou camisas, por den-tro da calça, equilibram bem o look.

✴ Mesmo que as barras do momento sejam bem longas, quase toquem o

chão e escondam os sapatos, nada de san-dálias baixas ou sapatilhas. Use a calça com

seus saltos mais altos! Assim fica-rá mais alongada e elegante.

✴ As baixinhas podem usar os modelos de calças mais justas em cima que se abrem mais próximas à barra, ou as bem

amplas que se confundem com as saias longas também são as

mais indicadas,

✴ As calças de cores claras ten-dem a engordar, então, quem tem mais quadril pode optar

pelas floridas e estampadas,

✴ Quanto mais alta a cintura, mais ela compensa o efeito da

modelagem ampla da calça, dando uma alongada.

Pantalonas

Page 9: 277ª Edição do Jornal Interativo

16 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 17 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

Da Agência Brasil

A Conferência Na-cional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez on-tem (5) um chamado para que a sociedade se conscientize da im-portância de combater o tráfi co de pessoas, ao lançar a Campanha da Fraternidade de 2014, cujo tema é Fraterni-dade e Tráfi co Huma-no e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

No início do even-to, foi lida uma men-sagem do Papa Fran-cisco, na qual ele afi rma que “não é possível fi car impassí-vel, sabendo que seres humanos são tratados como mercadoria”. O papa lembrou que crianças são trafi ca-

das para a remoção de órgãos, mulheres sub-metidas à exploração sexual e trabalhadores mantidos em condição de escravidão. Estas são algumas das situa-ções de tráfi co de pes-soas que a campanha vai abordar.

Durante a soleni-dade de lançamento, o secretário-geral da CNBB, dom Leonar-do Steiner, disse que o crime viola a dignida-de das pessoas subme-tidas e que a prática é fruto da sociedade em que vivemos. “Quere-mos com a campanha identifi car essa rea-lidade e, junto com o Estado, realizar este trabalho para que as pessoas deixem de ser exploradas”, exortou. “O tráfi co de pessoas

é fruto da cultura em que vivemos, atual-mente quase nos habi-tuamos ao sofrimento do outro e é preciso se compadecer pelas pes-soas trafi cadas”, disse.

A Campanha da Fraternidade é lança-da no primeiro dia da Quaresma (período do ano litúrgico que antecede a Páscoa). Para os cristãos, a Quarta-Feira de Cin-zas simboliza o dever da conversão e da mu-dança de vida, para re-cordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte. De acordo com a CNBB, os recursos arrecadados com a campanha serão utili-zados em projetos de identifi cação e comba-te de situações de trá-fi co humano.

Campanha da Fraternidade faz chamado para combate ao tráfi co humano

CAMPANHA FRATERNIDADE

2014•Enfrentamento ao Tráfico

de Pessoas e Combate ao Trabalho Escravo

•O tráfico humano é alarmante

•2,5 milhões vítimas por ano no Brasil

Fontes: CNBB-OIT-ONU Graf Art e Pesquisa: Sidnei Vieira Silva

VAI VIAJAR? CUIDO DO SEU ANIMALZINHO EM MINHA CASA - TRATAR FONES: 9 98125 4773 OU

99606 8755 - VERA.

CLÍNICA DE ALERGIAE IMUNOLOGIA

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel

AlergologiaImunologia Clínica

Adultos e Crianças

Rui Barbosa 1283, Dracena Tel.: (18) 3822-1070 / 99180-8533

www.clinicadrbiel.com.br

Vidraçaria morimVidros - Box - Blindex - Forro de PVC

Fone: (18) 99603-4990

Compare nossos preços e a qualidade de serviço

AMarmoraria TUPI

TÚMULOS, PIAS, PISOS, ESCADARIAS, SOLEIRAS E PEITORIS

LAVATÓRIOS E PEDRAS EM GERAL

E-mail: [email protected]

Rua Manoel de Lima 390 - Parque Industrial

Tupi Paulista

Rodolfo Russo

Cel.: (18) 99609-0969

98115-5510

Filial da Marmoraria REVEST

O Estado de S. Paulo

O consumo de coca-ína no Brasil mais que dobrou em menos de dez anos e já é quatro vezes superior à média mundial. Os dados fo-ram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Con-selho Internacional de Controle de Narcóticos, entidade ligada à Or-ganização das Nações Unidas (ONU), em seu informe anual. A enti-dade também critica a liberalização do con-sumo de maconha no Uruguai e regiões dos EUA e alerta: jovens sul-americanos parecem ter uma “baixa percepção do risco” que representa o consumo de maconha.

Em 2005, a entida-de apontava que 0,7% da população entre 12 e 65 anos consumia co-caína no Brasil. Ao fi m de 2011, a taxa chegou a 1,75%. De acordo

com os dados da ONU, o consumo brasileiro é bem superior à média mundial, de 0,4% da população. A média bra-sileira também supera a da América do Sul, com 1,3%, e é mesmo su-perior à da América do Norte, com 1,5%.

O Brasil, segundo o informe anual, se conso-lidou não apenas como rota da cocaína dos An-des para a Europa como também passou a ser um mercado fundamental. Em 2012, as maiores apreensões de cocaína no Brasil ocorreram a partir de carregamentos da Bolívia, seguidos por Peru e Colômbia.

Citando o gover-no brasileiro, a ONU aponta que o Brasil apreendeu em 2012 um volume recorde de 339 mil tabletes de ecstasy, cerca de 70 quilos. A média dos últimos dez anos aponta que as

Consumo de cocaína mais que dobra em 10 anosTaxa de consumo da droga no Brasil chegou a 1,75% da população entre 12 e 65 anos

COSUMO COCAÍNA - BRASIL Consumo Cocaína(População entre 12 e 65 anos) População de 12 a 65 anos(Em %) Em %

ANOS % Mundial 0,42005 0,7 América Sul 1,32011 1,75 América Norte 1,5

Brasil 1,75

Brasil Apreendeu em 2012 Cultivo da Coca América Sul (Em Unidades) 2012 - Em %Anfetamina 10.000 Bolívia 19Alucinógenos 65.000 Colômbia 36Ecstasy 339.000 Peru 45

20050,7%

20111,75%

Consumo Cocaína - BrasilPopulação de 12 a 65 anos

Mundial América Sul

América Norte

Brasil

0,4% 1,3% 1,5% 1,75%

Consumo Médio Cocaína População de 12 a 65 anos

Anfetamina

Alucinógenos

Ecstasy

10.000

65.000

339.000

Brasil Apreendeu em 2012Unidades

Bolívia

Colômbia

Peru

19%

36%

45%Cultivo Coca - América Sul - 2012

Fontes: O Liberal e Agência Estado Graf Art: Sidnei Vieira Silva

apreensões são de me-nos de 1 quilo por ano. Em 2012, houve ainda 10 mil unidades de an-fetamina retidas, além de 65 mil unidades de alucinógenos, o maior volume desde 2007. O centro da produção de heroína no mundo con-tinua sendo o Afeganis-tão, onde o cultivo ba-

teu recordes em 2013 - 39% acima da área de 2012.

Se o consumo bra-sileiro cresceu, a ONU constatou uma queda no cultivo da coca na América do Sul em 2012. No total, 133 mil hectares foram plan-tados, 13% menos do que em 2011. O Peru

se consolidou como lí-der, com 45% do total, seguido por Colômbia e Bolívia, com 36% e 19%, respectivamente.

Na Bolívia, o maior fornecedor brasileiro, a queda no cultivo foi de 7% - e 11 mil hec-tares de coca foram erradicados. Em 2012, a Colômbia erradicou

30 mil hectares, 25% do total. A área total de plantação chegou a 48 mil hectares, o menor nível registrado desde 1995. “O fornecimento da cocaína sul-america-na no mercado global parece se estabilizar ou mesmo cair em compa-ração a 2007”, indica o informe.

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 10: 277ª Edição do Jornal Interativo

18 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014 VARIEDADESVARIEDADES 19 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

QUINTA-FEIRAErnest chora, mas não con-sola Pérola. Manfred manda seus capangas darem um sumiço em Benito. Viktor aconselha Franz a fazer as pazes com Amélia. Pérola fica doente de tristeza. Na mansão, Ernest também tem febre. Sonan e Tenpa se preocupam com a saúde de Pérola. Iolanda apresenta seu projeto da creche comu-nitária para seus apoiadores e Mundo sente ciúme. Ader-bal se insinua para Hilda, que se esquiva gentilmente. Lindinha convence Pérola a brincar no bloco de carna-val. A menina manda uma fantasia de espadachim para Franz. Pérola pede que Amé-lia e Franz brinquem carna-val com ela. Manfred sai de casa fantasiado de espada-chim. Todos os moradores do cortiço se fantasiam para o bloco. Arlindinho e Serena discutem.

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

QUINTA-FEIRALC conta para Thomaz que Heloísa disse seu nome en-quanto dormia. Carlos de-signa as tarefas para William, Lili, Guto e André. Um ado-lescente pede para tirar uma foto com Rita e Selma na rua. Inês obriga Álvaro a pagarseus gastos. Rita aceita na-morar Cacá. Marcelo sente falta de Priscila. Heloísa re-preende LC por ter contado para Thomaz que ela o ama. Fernanda entrega a Álvaro a soma das despesas que teve com Inês. Lili e William se divertem tomando banhode chuva. Tereza comenta com Angelique e Assis que colocará um dos investidores na máquina para conseguir dinheiro. Marlon conta para Celina que a fórmula está no pingente que deu para Lili. Angelique conta o plano de Tereza para LC. LC manda Angelique descobrir o nome do investidor que Tereza pre-tende colocar na máquina. Álvaro pensa em se casar com Inês. Marlon afirma a Celina que fará o que puder para salvá-la. Lili conversa com Guto sobre William. Mar-celo implora para Inês ficar com ele durante a noite.

QUINTA-FEIRAGisele quase é atropela-da por André na ciclovia. Felipe se convida para trabalhar no novo consul-tório de Silvia e Gabriel. André vê Luiza pesquisar sobre Laerte e desconfia. Selma sente falta de Ita-mar e Ceiça a consola. Shirley se encontra com Rafaela e compra todo o seu estoque de roupas. Cadu pede dinheiro em-prestado para Marina. Nando manda Jairo ir embora com Bia. Laerte pede para Verônica ficar com ele no Brasil. Silvia tenta convencer Gabriel a aceitar Felipe em seu consultório. Miss Lauren e Telma implicam com a presença de Felipe. Julia-na ouve Jairo falando com Guiomar sobre a conversa com Nando. Clara recla-ma de Cadu para Helena. Juliana prende Jairo em sua casa. Shirley decide dar uma joia para Selma. Luiza sonha com o con-certo de Laerte e Leto. Shirley convida Selma para ficar em sua casa no Rio de Janeiro.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

Acabamento em EspiralCapa Dura

de 75 jogos+

formatoNOVOJogos que você já conhece em um

BANCO 60

Traços co-mo os dafaixa de

pedestres

Parte daópera

destinadaao solista

Aflijo;molesto

(fig.)

Consequên-cia do usodo sapatoapertado

João (?):fundou a

Dinastia deBragança

(?)-herói: Macunaí-

ma, naLiteratura

Animal quetransmitea leptos-pirose

Período emque se faz a reposiçãohormonal

Inverso;contrário

Hasteusada emfraturas(Traum.)

Aventuraamorosa

(pop.)

"É melhor(?) que

receber"(dito)

Gemidos;lamentos

(poét.)

O popular"mau

jeito" nopescoço

São 64as do

tabuleirode xadrez

De saboramargo91, em

romanos

(?)-tse,filósofo

Inútil; sempréstimo

Estrondoso

(?) ten:os dez

melhores

Índice,em inglês

UlceraçãobucalMetalusado

como ca-talisador

Cinema(abrev.)O mundo

do distraído

Foco de críticas domagistério público

Repercutir no tempoou no espaço

Ardênciaestomacal

Refúgioda pessoa

caseiraAcessóriodo juiz de

futebol

Ditadores daPenínsula IbéricaAquele que rouba

L A R3/lao — top. 4/afta. 5/ecoar — index — rênio. 16/política salarial.

Solução Anterior

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

Acabamento em EspiralCapa Dura

de 75 jogos +

formatoNOVOJogos que você já conhece em um

BANCO41

3(?), re-curso de

modernos televisores

(?) Arantesdo Nasci-

mento:Pelé

Doisestados

brasileiros

A força aser venci-da no Ar-magedon

De qualforma?

Metermedo;

assustar

Obra musi-cal classi-ficada e

numeradaA corpo-

ração dospracinhas

(sigla)

Atendenteque criadrinques(inglês)

Declara-ção Anualde Isento

(sigla)Local das apresen-tações

circenses

A face dapessoapreocu-

pada

Aquele dequem se

fala

Acidentegeográ-

fico comoBananal

Entrada(abrev.)Hiato de"ciúme"

Marcharao lado de

Móvel co-mum em

dormitóriosAltar de

sacrifícios(Ant.)

Nacionali-dade de

Chris Had-field, astrodo primei-ro videocli-pe espacial

Azucrinada

Indicaçõesprecisas decalendários

Perito que investigaas finanças de uma

empresa

Immanuel (?), filósofo iluministaalemão

Nitrogênio(símbolo)

Direcionao barco

Roedor decapinzais

24 horas

Detectorde objetos

aéreos

Dar;oferecerCasua-lidade

(?) Fischer, atrizBase para cotação de

preços de produtode moinho

M

A

L

4/doar — kant — opus — preá. 6/barman. 9/atazanada — flanquear.

Sudoku

O planeta Vênus passa a atu-ar no signo de Aquário. Importância das amizades e do afeto fraterno. Favoreci-mento para o que é feito em equipe, em grupo e que envolve instituições.

Áries (21/3 a 20/4)

No setor de relacionamentos leoninos passa a se movimentar Vê-nus. Benefícios nas relações. Melho-rias nas condições de entendimento com as pessoas. Contatos positivos.

Leão (23/7 a 22/8)

O planeta que simboliza rela-cionamentos, valores emocionais e amor passa a atuar em Aquário, sagitariano. Benefícios na relação com irmãos e pes-soas próximas. Maior despojamento.

Sagitário(22/11 a 21/12)

Contatos de trabalho ficam favorecidos, com o novo movimento do planeta Vênus. Aprimoramento necessá-rio nas relações. Percepção do que não funciona e que deve ser melhorado.

Virgem(23/8 a 22/9)

Benefícios financeiros e na valori-zação de seus talentos e habilidades, capri-corniano. Vênus passa a se movimentar no setor de recursos. Criatividade e inovação ajudam no desenvolvimento financeiro.

Capricórnio(22/12 a 21/1)

Seu regente, Vênus, passa a se movimentar no setor amoroso, favore-cendo a vida afetiva. Atitudes emocionais mais despojadas e libertárias beneficiam você, libriano.

Libra (23/9 a 22/10)

Boa notícia aos aquarianos: o planeta do amor e dos relaciona-mentos, Vênus, ingressa seu signo. Um novo ciclo na manifestação dos seus sentimentos, valores e relações.

Aquário (22/1 a 19/2)

No setor doméstico passa a atuar Vênus, favorecendo as relações familiares. Melhorias nas questões que envolvem o lar, a privacidade e a vida em família, escorpiano.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Conscientize-se das motiva-ções psicológicas que regem os seus relacionamentos. Importância do que ocorre nos bastidores ou em questões sigilosas. Final de um ciclo emocional.

Peixes (20/2 a 20/3)

O seu planeta regente, Vênus, passa a transitar o signo de Aquário. Be-nefícios profissionais. Importância de um afeto mais desapegado, que respeite as diferenças das pessoas.

Touro(21/4 a 20/5)

O novo movimento de Vênus favorece o contato com pessoas distan-tes e de outras culturas. Hora de ampliar a mentalidade sobre amor, relaciona-mentos e valores pessoais, geminiano.

Gêmeos(21/5 a 20/6)

Vênus, o planeta do amor, pas-sa a atuar no setor de intimidade e sexu-alidade dos cancerianos. Bom momento para uma entrega maior a um encontro profundo que lhe transforme.

Câncer(21/6 a 22/7)

Horóscopo

Solução Anterior Eventos históricos1429 – Joana d’Arc encontra Carlos VII, o Delfi m, em Chinon1817 – Brasil Colônia: Início da Revolução Pernambucana – Movi-mento de revolta contra o domínio português1855 – Manuel da Mota Coqueiro entrou para a história como o últi-mo condenado à morte que teve a pena executada no Brasil1889 – Anunciado o primeiro milagre de Padre Cícero1902 - É fundado o Real Madrid Club de Fútbol

Nascimentos1619 – Cyrano de Bergerac, soldado e poeta francês (m. 1655)1917 - Will Eisner, ilustrador e cartunista estado-unidense (m. 2005)1946 - David Gilmour, músico britânico (Pink Floyd)1951 – Natália do Valle, atriz brasileira1968 - Mara Maravilha, cantora e apresentadora de televisão brasileira

Mortes1915 João Alfredo Correia de Oliveira, político brasileiro (n. 1835)1979 – Sinhozinho, compositor brasileiro (n. 1932)2007 - Jean Baudrillard, fi lósofo francês (n. 1929)2013 - Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. (n. 1970)

Feriados e eventos cíclicos Brasil: Revolução Pernambucana - Data Magna no Estado do Per-nambuco. Gana: Dia da Independência. Dia Internacional do Optometrista. Mitologia romana: dia consagrado à Marte, o deus da guerra e da agricultura, que dá nome ao próprio mês. Dia mundial da oração.

Dois malucos andavam em uma rua deserta, quando viramum pé de manga. Então come-çam a jogar pedras, jácansado José fala para João:- João, ja tem um tempão que estamos aqui jogandopedras e não derrubamos ne-nhuma uma manga, vaiprocurar uma escada.Depois de um tempo José chega com uma escada.- Está aqui a escada João.- Agora suba para ver se tem alguma madura José.José subiu e la de cima do pé de manga fala para João:- Essa aqui está madura.- É mesmo, então desce pra gente poder jogar pedra.

Preto/Branco

Page 11: 277ª Edição do Jornal Interativo

20 > QUINTA-FEIRA - 06 DE MARÇO DE 2014

Presidente Epitácio (PE)

Presidente Venceslau (PV)

Presidente Prudente (PP)

Tupã

ESCOLHA UM CURSO EM UMA DAS FACULDADES MAIS PRÓXIMAS DA REGIÃO DE DRACENA:

OU EM QUALQUER OUTRA FACULDADE DA UNIESP

A UN

IESP

PAGA

A SU

A FA

CULD

ADE!

O E

stud

ante

pre

sta

o ve

stibu

lar

em u

ma

insti

tuiç

ão a

ssoc

iada

ao

Gru

po E

duca

cion

al U

NIE

SP,

depo

is d

e ap

rova

do,

faz

a m

atríc

ula,

so

licita

sua

ade

são

ao F

IES

(par

a co

nhec

er e

ste

prog

ram

a do

Gov

erno

Fed

eral

, ac

esse

htt

p://

sisfie

spor

tal.m

ec.g

ov.b

r) e

, as

sim q

ue

tiver

seu

con

trat

o ap

rova

do p

elo

FIES

, po

derá

par

ticip

ar d

o Pr

ogra

ma

“A U

NIE

SP P

AGA

A S

UA

FAC

ULD

ADE”

. Es

te p

rogr

ama

é pr

ópri

o da

UN

IESP

vál

ido

para

toda

s as

Fac

ulda

des

e Cu

rsos

. Vag

as li

mita

das

ofer

tada

s pa

ra o

s m

unic

ípio

s da

Reg

ião

de D

race

na.

OPORTUNIDADE INCRÍVEL

PARA DRACENAE REGIÃO

INFORMAÇÕES (18)3823-0918 Av. Expedicionários, 1413 - Dracena

www.uniesp.edu.br

100% Brasileira

História

Eng. Ambiental e Sanitária

Engenharia Civil

- PP/ PV/PE

- PP/ PE

- PP/ PE

- PP/ TUPÃ

- PP

- PP

- PP

- PP

- PP

- PP

- PP/ PV

- PP/ PV/PE

Artes Visuais - PE

- PP/ PV/PE

- PP/ PV/TUPÃ

- PP/ PV

- PV

- PP/ PV

- PP/ PV

Geografia - PV

- PP

- PP/ PE

Engenharia de Produção - PP

Nutrição - Tupã

Desenv. de Sistemas para Internet

- PE

TECN

ÓLOG

O

Assessoria de Imprensa

O prefeito de Dra-cena, José Antonio Pedretti, o secretário de Obras, Aparecido Celestino, e a diretora de Convênios Patrícia

de Cássia Nascimento visitaram nesta quarta-feira (5) os novos pos-tos de saúde que foram construídos nos bair-ros Jardim Brasilândia e Jardim Jussara para conferir a fi nalização

das obras. Também fo-ram defi nidos os últi-mos detalhes e ajustes para a inauguração das novas unidades de Saú-de no município.

De acordo com Pe-dretti, apenas peque-

nos detalhes de layout serão defi nidos esta semana para que nos próximos dias essas duas novas unidades de saúde sejam inau-guradas e possam re-forçar o atendimento

no município.O prefeito também

anunciou que, dentro de pouco tempo, terá início a construção de cinco novas unidades de saúde, sendo duas delas nos distritos de

Jamaica e Jaciporã e as outras três em bairros da cidade.

O prefeito também visitou mais uma vez o canteiro de obra do Poupatempo e da UPA 24 horas.

Postos de Saúde do Jussara e Brasilândia serão inaugurados em breve

www.jornalinterativo.net