229º edição do jornal interativo

10
O governador Geraldo Alckmin cumprirá agenda política na região a partir da manhã de hoje. Às 9 horas estará na ci- dade de Rosana para inau- gurar o hospital estadu- al de Porto Primavera e no início da tarde estará em Presidente Prudente, onde fará o encerramento do Seminário de Desen- volvimento Regional da Região Administrativa de Presidente Prudente. Alckimin também des- cerrará a placa inaugural das novas instalações do Ciretran prudentino, além de assinar convênios e au- torização para início do programa social “Reco- meço”, início das obras de esgoto do conjunto habi- tacional “João Domingos Neto”. O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), morador de Presidente Prudente será o respon- sável pela recepção do governador, que fará jun- tamente com prefeitos, vereadores e autoridades da região. SÁBADO - 09 De Novembro de 2013 O jornal feito com você Diretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva www.jornalinterativo.net Ano 2 Número 229 R$ 1,50 09/11 10/11 11/11 Máx. 35º Máx. 34º Máx. 32º Min. 20º Min. 21º Min. 21º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena >Pág.02 (...) A manifestação promete ser tranquila, e o vereador se diz com a consciência em paz (...) @jorninterativo Família procura menina que desapareceu na tarde de ontem Familiares receberam mensagens SMS dizendo que a jovem havia sido sequestrada e que seria morta caso não fosse encontrada até o meio-dia de hoje; O caso está sendo investigado pela Polícia Civil Vitor Bragatto Pág.03 POLICIAL > Caminhão vira na contramão e perde parte da carga Pág.04 BELEZA >Abertas inscrições para novas turmas no Polo >Pág.B2 E B3 com Danilo Ledo Alckmin inaugura Hospital e participa de Seminário na região O desaparecimento de Ana Paula Barbosa da Silva, de 13 anos, estudante do 6º ano da escola Isac Pereira Garcez chocou a família e amigos da jovem. De acordo com a mãe de Ana Paula, Cleonice Barbosa, a menina foi deixada pelo pai na escola, mas como não apa- receu para almoçar logo a fa- mília soube que ela não com- pareceu às aulas. A mãe e a irmã começaram a receber ameaças em men- sagens enviadas do celular de Ana Paula, dizendo que a estudante havia sido seques- trada e que seria morta até o meio-dia de sábado se não fosse encontrada. Ana Paula teria enviado, na manhã de ontem, uma mensagem a outra colega, di- zendo que estava a caminho de Campinas. >Pag.03 « « « « « « Divulgação O pai de Ana Paula, José Roberto da Silva, a mãe, Cleonice Cirino Barbosa, e a irmã, Lara Barbosa

Upload: jornal-interativo

Post on 28-Mar-2016

267 views

Category:

Documents


35 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 229º Edição do Jornal Interativo

COM INFORMAÇÃOCOM AGRONEGÓCIOCOMPARTILHE

O governador Geraldo Alckmin cumprirá agenda política na região a partir da manhã de hoje.

Às 9 horas estará na ci-dade de Rosana para inau-gurar o hospital estadu-al de Porto Primavera e no início da tarde estará em Presidente Prudente, onde fará o encerramento do Seminário de Desen-volvimento Regional da Região Administrativa de Presidente Prudente.

Alckimin também des-cerrará a placa inaugural das novas instalações do

Ciretran prudentino, além de assinar convênios e au-torização para início do programa social “Reco-meço”, início das obras de esgoto do conjunto habi-tacional “João Domingos Neto”.

O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), morador de Presidente Prudente será o respon-sável pela recepção do governador, que fará jun-tamente com prefeitos, vereadores e autoridades da região.

SÁBADO - 09 De Novembro de 2013

O jornal feito com você

Diretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva www.jornalinterativo.netAno 2 Número 229 R$ 1,50

09/11 10/11 11/11Máx. 35º Máx. 34º Máx. 32ºMin. 20º Min. 21º Min. 21º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

>Pág.02

(...) A manifestação promete ser tranquila, e o vereador se diz com a consciência em paz (...) @jorninterativo

Família procura menina quedesapareceu na tarde de ontemFamiliares receberam mensagens SMS dizendo que a jovem havia sido sequestrada e que seria morta caso não fosse encontrada até o meio-dia de hoje; O caso está sendo investigado pela Polícia Civil

Vitor Bragatto

Pág.03

Policial > Caminhão vira na contramão e perde parte da carga

Pág.04

Beleza

>Abertas inscrições para novas turmas no Polo

>Pág.B2 e B3

com Danilo Ledo

Alckmin inaugura Hospital eparticipa de Seminário na região

O desaparecimento de Ana Paula Barbosa da Silva, de 13 anos, estudante do 6º ano da escola Isac Pereira Garcez chocou a família e amigos da jovem.

De acordo com a mãe de Ana Paula, Cleonice Barbosa, a menina foi deixada pelo pai na escola, mas como não apa-receu para almoçar logo a fa-mília soube que ela não com-pareceu às aulas.

A mãe e a irmã começaram a receber ameaças em men-sagens enviadas do celular de Ana Paula, dizendo que a estudante havia sido seques-trada e que seria morta até o meio-dia de sábado se não fosse encontrada.

Ana Paula teria enviado, na manhã de ontem, uma mensagem a outra colega, di-zendo que estava a caminho de Campinas. >Pag.03

««««««

Divulgação

o pai de ana Paula, José Roberto da Silva, a mãe, cleonice cirino Barbosa, e a irmã, lara Barbosa

Page 2: 229º Edição do Jornal Interativo

02 > SÁBADO - 09 DE NOVEMBRO DE 2013 OPINIÃO

>POLÍTICO PRESS

SEGURANÇA – Há muito tempo os dracenenses não viam aparato policial do porte que foi feito ontem. Várias viaturas, ca-minhão guincho, policiais forte-mente armados, cones interrom-pendo o fl uxo de 50% das vias públicas, passou a impressão de que algo inusitado estaria por acontecer. Mas ao mesmo tem-po, tranquilizou a população que entendeu que com segurança re-dobrada, não haveria problema algum.

REFIS DA EMDAEP – Ape-

sar de ter sido prorrogado o pe-ríodo que a Empresa Municipal de Água, Esgoto e Pavimentação deu para os inadimplentes acer-tarem suas contas, o compareci-mento foi mínimo, segundo um funcionário classifi cou como “de-cepcionante”. Se os contribuintes não pagam pelo fornecimento de água, a saída é cortar o forneci-mento. A concessionária de ener-gia elétrica não faz assim?

SAIA JUSTA – A performan-

ce do vereador Gustavo Piveta na internet tem preocupado seus companheiros na Câmara Muni-cipal. Eles temem que os jovens conduzam sua revolta contra a infeliz colocação do parlamentar no bate boca com um universitá-rio, contra todos os membros do Legislativo. A impressão é que Gustavo Piveta vai ter poucos companheiros ou nenhum, para defenderem sua posição, em caso de manifestação na próxima se-gunda-feira.

BRASILÂNDIA – O jovem

estudante da EE Alfredo Macha-do, Murilo Henrique Luiz, de 17 anos, que representará o Brasil como Jovem Embaixador, em Washington nos Estados Unidos da América, está provocando en-tre seus colegas, um movimento positivo, que passa do respeito a admiração. O jovem é aponta-do como exemplo e modelo a ser seguido. Numa época em que os “expoentes” da política nacional estão passando péssima imagem para os jovens, é de se ressaltar o destaque do futuro “Jovem Em-baixador do Brasil nos EUA”, saindo do Jardim Brasilândia, em Dracena.

FACULDADE DE MEDI-

CINA – Voltou a ser comentado esta semana, que o empresário Fernando Pinto da Costa estaria acertando detalhes para instalar em Dracena uma Faculdade de Medicina. O diretor presiden-te do Grupo UNIESP já havia afi rmado que estava articulando isso, quando da sua última pas-sagem por Dracena, mas agora que as obras da Faculdade de Engenharia estão em andamen-to, os comentários aumentaram. Se isso vier a acontecer, a Santa Casa de Dracena será transfor-mada em Hospital Regional.

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85 Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 - e-mails: [email protected] - [email protected] - Diretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva - Jornalista Responsável: Odair de Andrade MTB 00010.760/SP - Jornalista: Laisa Pereira Estagiária: Bianca Mizael - Diagramação: Vitor Bragatto - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Cláudio José Pasqualeto, Dr. Antonio Biel, Farid Junior, André Cassiano Zonato, Ernesto Scardovelli, Murilo Oliveira, Dr. Poli, Danilo Ledo, Ronaldo Rocha, Carlos Roberto de Souza, André Kozan Lemos, Bianca Kozan Lemos - Circulação: Dracena, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Ouro Verde.

Sugestões para charges: [email protected] motorista de um caminhão carregado com caixas de açúcar, após entrar em via contramão deixou cair alguns fardos no meio da

rua. Para sorte dos condutores, “Carlos Karate” fotógrafo do JI, estava de plantão nas ruas, que após a frustrada tentativa de avisar o condutor do caminhão, resgatou os fardos para providências serem tomadas

Opinião PúblicaAs motocicletas estão presentes em 21% dos domicílios brasileiros, mostra pesquisa re-

alizada pelo Instituto Datafolha durante o mês de agosto em todo o Brasil. A distribuição desse tipo de veículo, é desigual. Proporcionalmente, há mais motocicletas em domicílios das cidades do interior (26%) do que nas capitais (13%). O JI quer saber sua opinião à esse respeito, por que existem mais motos no interior do que nas capitais?

Paulo Henrique (Fotó-grafo): “Acredito que as pessoas utilizam mais da moto, pelo fato da moto ser mais econômica e de fácil locomoção.”

Daniela Pereira (Ge-rente): “Eu particular-mente acho que a moto é de maior acesso, porque ela é mais barata do que um carro, tanto no com-bustível como no valor do automóvel.”

Sílvia Genovez (Vendedora): “As pes-soas usam mais moto no interior, porque é difícil você ter uma moto em capitais. As capitais chovem mais, os bairros e cidades são distantes uns dos outros, e a segurança é bem baixa. Já aqui no interior a violência é bem menor.”

Celso Tomas de Aqui-no (Aposentado): “A moto é mais prática, pois é di-fícil achar estacionamento para carro, já a moto você pode estacionar em qual-quer local.

André Cassiano

Verdade: >DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO GESTEIRO

[email protected]

“Para melhorar o dia, um elogio só, já basta...”Parentes de Portugal que vie-

ram conhecer seus familiares em Dracena, nas poucas horas que passaram por aqui, demonstra-ram sua admiração pelo dinamis-mo da cidade, uma cidade que não imaginavam ser o que era.

Em primeiro lugar, há que se esclarecer que a imagem do Brasil e dos países mais pobres da África não é muito diferente, para os eu-ropeus, de uma forma geral.

A impressão que passa, como eles só conhecem jogadores de fu-

tebol e carnaval, é que encontra-riam por aqui um campo de fute-bol ao lado do outro, e no cair da noite teria carnaval com mulher de biquine ou “nadaquini” por to-dos os lados, e o povo se embebe-dando de samba, suor e cerveja.

Não viram nada do que ti-nham imaginado, mas muita mo-vimentação, obras para todos os lugares...

Paradoxalmente a Europa, e em especial Portugal, pas-sam por uma fase muito difícil,

com desemprego altíssimo, de-preciação de valor imobiliário, desinteresse de investimentos, população com astral em baixa, um sentimento de incapacidade de reagir diante de uma situa-ção que perdura e nem tem data para acabar.

Voltam para a “velha terri-nha” com outra imagem do Bra-sil.

Felizmente, não viram em Dracena nada que desabonasse a nossa cidade, mas ao se despedi-

rem, para visitar São Paulo, afi r-maram que “sairiam do céu para conhecer o inferno”.

Sinal que a imagem da capital paulista, com trânsito caótico, violência latente e favelas para todos os lados, são bem conhe-cidas em Portugal, local onde as novelas brasileiras tem grande aceitação popular, tal qual aqui.

Quer dizer, ninguém precisa falar mal do Brasil, nós mesmos nos encarregamos disso. E com que competência...

>EDITORIALComentava-se que a Secre-

taria da Câmara Municipal faria a convocação dos verea-dores para a próxima sessão ordinária da próxima segunda-feira, para votação de alguns projetos, mas até ontem à tar-de não havia sido divulgada a pauta da reunião camarária.

Não é sempre que tem pro-

jetos para discussão e votação, mas para este vácuo legislati-vo, uma sessão sem nenhum projeto, pode não ter sido uma simples coincidência.

Os universitários da Uni-fadra estão convocando uma manifestação na hora da re-alização da sessão, contra o vereador Gustavo Piveta, que

segundo os organizadores do movimento teria feito comen-tários desairosos à instituição Unifadra, cujos resultados do Enade recentemente publica-dos, teriam fi cado aquém do ra-zoável, numa demonstração de que muita coisa teria que ser mudada, segundo o vereador do PT “para melhorar a insti-

tuição e garantir melhor quali-dade de ensino aos alunos”.

A manifestação promete ser tranquila, e o vereador se diz com a consciência em paz pelo trabalho que vem realizando. Se todos entendem que expres-sam o melhor que tem, será uma grande oportunidade para o exercício da democracia..

Page 3: 229º Edição do Jornal Interativo

EVENTO EM PRUDENTEPolíticos discutem, hoje, em Pre-

sidente Prudente, o desenvolvimento regional. O evento começa às 8 horas na OAB com vários secretários estaduais e termina por volta das 12h30 com a presença do governador Geraldo Alckmin. Antes, às 9 horas, o governador irá inaugurar um hospital em Rosana.

ASSUNTO IMPORTANTECerca de 30 pessoas participaram da audiência

pública sobre o Plano Municipal de Gestão Inte-grada de Resíduos Sólidos, nesta sexta-feira, no auditório da Fundec. Pela importância do assunto haveria necessidade de mais gente no local, mas o plano foi bem elaborado pela empresa Ecos Bio e apresenta um diagnóstico oferecendo sugestões para Dracena melhorar na questão do lixo em toda as suas formas.

PEDRETTI E PIVETAO programa Cidade Alerta da Rádio Regional

recebeu na quinta-feira o prefeito José Antonio Pedretti, que falou por mais uma hora sobre a ad-ministração. Nesta sexta-feira, falou o vereador Gustavo Piveta sobre o pedido de transparência na fundação educacional e polêmicas na Internet. Fi-cou evidente que prefeito, secretários e vereadores precisam se aproximar mais dos meios de comu-nicação.

MANIFESTAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRAA sessão da Câmara de segunda-feira deve ser

bem agitada com nova manifestação de estudan-tes. Vários deles se queixam da forma como foi divulgada a nota do Enade. Já o vereador em ques-tão é Gustavo Piveta, que por sua vez defende a melhoria do ensino. Que seja um ato pacífi co.

BETO FERROO ex-vereador Beto Ferro passou por um catete-

rismo em Presidente Prudente e está descansando em sua residência. Beto comentou que se não pas-sasse pelo procedimento poderia sofrer um infarto a qualquer momento. Ele aproveita para agradecer a todos os amigos que colaboraram para que o pro-cedimento fosse agilizado evitando agravamento de seu quadro de saúde.

COLÔNIA DE FÉRIAS DO CPPO Centro do Professorado Paulista – Regional

de Dracena fará o sorteio de vagas para associados nas colônias de férias no dia 12 (terça-feira), às 15 horas, na sala 4 da Unifadra/Fundec. O interessado deverá levar o último holerite. Informações com Luiz Vivaldo Schmidt.

ELEIÇÃO NO PTO Partido dos Trabalhadores se reúne, neste do-

mingo, para eleição de seu diretório. Em Dracena, a vice-prefeita Célia Brandani lidera chapa única. A votação será das 9 às 17 horas na Câmara.

SEM DESAFOROSO vereador Pedro Trabuco falou na Rádio Glo-

bo, nesta sexta-feira, sobre a eleição do Sindicato dos Servidores Municipais. Pedro mostrou que não manda recados e falou tudo que vem ocorrendo no Sindicato e na disputa pela presidência.

CLÁUDIO JOSÉ[email protected]

estudante de 13 anos está desaparecida desde ontemMãe e irmã da menina receberam mensagens no celular que diziam que a jovem havia sido sequestrada e que seria morta caso não fosse encontrada até o meio-dia de hoje

Redação

Foi registrado na tar-de de ontem (8) no 1º DP de Dracena, o desapa-recimento de Ana Paula Barbosa da Silva, de 13 anos, estudante do 6º ano da escola Isac Pe-reira Garcez. Até o fe-chamento desta edição, a polícia investigava o

desaparecimento.De acordo com a mãe

de Ana Paula, Cleonice Barbosa, a menina foi deixada pelo pai na es-cola às 6h50 desta sexta-feira, mas não compare-ceu às aulas. “Como ela não voltou para casa para almoçar, passei na casa de uma amiga dela da escola, que me informou que a Ana Paula faltou à aula”, relatou Cleonice.

Na parte da tarde, Cleonice e a outra fi lha, Lara, passaram a receber ameaças em mensagens enviadas do celular de Ana Paula. “A pessoa dizia que a Ana Paula havia sido sequestrada e que seria morta até o meio-dia de sábado se nós não a encontrásse-mos”, disse a mãe. Cleo-nice contou também que Ana Paula teria enviado, na manhã de ontem, uma mensagem a outra cole-ga de sala, dizendo que foi bom conhecê-la e que estava em Presidente Prudente, a caminho de Campinas.

De acordo com a fa-mília, a menina não apresentou comporta-mento estranho nos últi-mos dias. “A única coisa diferente foi na terça-fei-ra (5), dia do aniversário de 13 anos dela, em que ela chorou muito. Quan-do perguntamos, ela disse que sentia falta do pai, que estava viajan-do, e nós acreditamos”, acrescentou a Cleonice, que notou apenas hoje o sumiço de R$ 100 de sua carteira. Em campanha feita no Facebook, a família recebeu depoimentos de colegas de Ana Paula que diziam ter des-coberto recen-temente que ela gostava de um rapaz, mas que ninguém o co-nhecia ou sabia a idade dele.

“Essa his-tória não tem nexo. Pedimos que, se for uma

brincadeira de mau gos-to, por favor, parem. Se for realmente um se-questro, que a pessoa caia em si e me devolva minha fi lha. E se ela ti-ver decidido fugir, peço que ela pondere e volte pra casa”, apelou a mãe.

Ana Paula é negra, tem cerca de 1,70m, os cabelos pretos alisados e vestia o uniforme da escola e calça jeans azul no momento em que desapareceu.

Foto: Vitor Bragatto

A jovem Ana Paula Barbosa foi levada até o portão da escola e não foi mais vista

Polícia Militar realiza operação bloqueio de trânsito em DracenaAssessoria de Imprensa

Nos dias 07 e 08/11 foi

realizada Operação Blo-queio em Dracena pelos policiais militares que atuam no setor adminis-trativo do 25º BPM/I, priorizando ações de alta visibilidade, como saídas e entradas da ci-dade e agencias banca-rias, no horário da ma-nhã e tarde.

Os bloqueios foram realizados em pontos estratégicos, com o ob-jetivo de intensifi car o policiamento de trânsito no município, através do aumento da ostensivida-de, com a realização de bloqueios relâmpagos em sendo sete pontos de bloqueio pré-defi nidos no dia 07/11 e oito pon-tos de bloqueio no dia 08/11, autuando quando

das infrações de trânsito e garantir maior seguran-ça tendo em vista maior fl uxo de pessoas nas agências bancárias.

Na Operação foram empregados um total de 23 (vinte e três) Poli-ciais Militares, os quais elaboraram: 22 (vinte e dois) autos de infração de trânsito urbano, 241 (duzentas e quarenta e uma) pessoas abordadas, 229 (duzentos e vinte e nove) veículos fi sca-lizados, sendo 6 (seis) apreendidos administra-tivamente, foram reali-zadas 107 (cento e sete) revistas em motos, e 122 (cento e vinte e dois) re-vistas em carros, onde houve a apreensão de 02 (duas) motos, 11 (onze) documentos entre CLA e CNH foram apreendi-dos. Policiais abordaram condutores no centro de Dracena

Divulgação

Car

los R

ober

to d

e So

uza

Caminhão vira na contramão e perde parte da cargaDa Redação

Um caminhão trans-portando fardos de açúcar fez uma conversão proi-bida na tarde de ontem e deixou cair dois fardos do produto.

O fato inusitado fez

com que populares tentas-sem chamar a atenção do motorista, porém como ele contornou a esquina irregularmente, acelerou ao ver pessoas acenando. O material foi recolhido e deixado na redação do Jornal Interativo.

O motorista que o dei-xou os sacos de açúcar escaparem da carroceria, se souber da da notícia, poderá recuperar a mer-cadoria que certamente deixou de ser entregue se dirigindo à sede do Jor-nal, na avenida José Bo-

nifácio, 1290. Caso ninguém se

apresente até a próxima quarta-feira(13), a dire-ção do Jornal Interativo vai direcionar o material para a Apae de Dracena, onde certamente terá boa destinação.

GERAL 03 > SÁBADO - 09 DE NOVEMBRO DE 2013

Page 4: 229º Edição do Jornal Interativo

Papo Musical: João Gilberto e o presidente

abertas inscrições para novas turmas no Polo da Beleza em DracenaAssessoria de Imprensa

A Secretaria de De-senvolvimento e As-sistência Social abriu inscrições para novas turmas para os cursos profi ssionalizantes de Maquiagem, Manicure e Pedicure, Depilação e Assistente de Cabeleirei-ro, que serão realizados no Polo da Beleza em

Dracena. Para participar dos cursos é necessário ser alfabetizado.

O programa Escola da Beleza é desenvolvido por intermédio de con-vênio do município com o Fussesp e contribuirá para geração de emprego e renda das alunas parti-cipantes. Todos os equi-pamentos e materiais utilizados nas aulas fo-

ram adquiridos por meio desta parceria. As aulas acontecem em períodos determinados de acordo com a demanda dos ins-critos.

Para realizar as ins-crições é preciso ir até a avenida Rui Barbosa, 535, Vila Barros nos dias 11 ou 12 de novembro, das 8h às 11h, munido de documento com foto.

Arquivo/JI

O programa Escola da Beleza é desenvolvido por intermédio de convênio do município com o Fussesp

Cultura InterativaREDES SOCIAIS E A CULTURA Qual das duas se salvará?

POR FARID JUNIOR >[email protected] mais, visite o site: www.faridhkadryjr.com.br/Ouça todo sábado, 13 horas, o programa ‘Aqua-rela Regional’. Rádio Regional Jovem Pan AM 1360. O programa mais cultural da cidade. Entre-vistas e boa música.

Qual das duas nós sal-varemos? A pergunta é pertinente, pois, no mo-mento presente, tenho visto, e lido, nos faces da vida, publicações, abso-lutamente, anticulturais do mais baixo nível. Um bombardeio de insinua-ções e provocações sem limite; termos chulos, acusações indevidas, discussões inúteis; sem probabilidade de enten-dimento e sem fi m.

Enquanto algumas pessoas se divertem “abusando” do bom hu-mor, inventando manei-ras de equilibrar o peso do nosso dia a dia com postagens leves, piadas com políticos, fotos de amigos em ações engra-çadas e muito mais, ou-

tras, se acham no direito de esculhambar tudo o que veem.

“A afi rmação é minha e sou responsável por ela.” Não é bem assim. Temos que olhar pri-meiro o nosso umbigo – se a barriga deixar – ou para o próprio rabo antes de sair por aí desfe-rindo bala de canhão pra todo lado.

Antigamente, dizia-se que o salão de beleza e de barbeiro eram os pon-tos preferidos dos mexe-riqueiros. Isso mudou! Mudaram, também, os tipos de mexeriqueiros: um tipo mais agressivo, sem papas na língua.

O desvirtuamento da ideia postada está por todo lado. Gente que não pensa pra falar, nem pra escrever; gente que não liga a quem atingir com suas bobagens; gente sem a mínima noção de nada. Aliás, como diz um amigo meu: “o que seria do mundo sem os sem noção!”

Antigamente, tam-bém, dizia-se que ‘roupa suja se lava em casa’; hoje

estamos lavando em ple-na luz do dia, às claras, para todo o planeta ver. “O que acontece na mi-lha fica, ou deveria fi-car na milha!” Isso quer dizer: trate de assuntos particulares e delicados, no tête-à-tête, olho no olho, ou no escurinho do cinema.

Ninguém é obrigado a ler impropérios mal es-critos, com tantos erros ortográfi cos e palavras desconexas. As chama-das ‘redes sociais’ não são terra de ninguém; há limites que o ‘pensar’ nos impõe.

Glória Pires, mara-vilhosa atriz brasileira, que o diga, pois, os in-vejosos de plantão e os maltratadores da língua portuguesa ousaram dar pitacos em uma publica-ção com uma foto sua... Prefi ro não comentar!

Aos anticulturais que transitam pelas redes so-ciais eu diria: “ora, vá plantar batatas, mas, an-tes, enquanto elas cres-cem, leia muitos, muitos livros.” A Cultura Brasileira agradece!

Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil com a menor vo-tação percentual da his-tória, apenas 35,68% dos votos. Tinha vários apelidos, como “Político Furacão” (devido às mu-danças que fez em seus mandatos de prefeito de BH, governador de MG e presidente) e, dentre outros “Presidente Bos-sa Nova”, pois foi du-rante o seu mandato que um novo gênero musical teve início e forte reper-cussão.

A Bossa Nova teve início, para vários críti-cos, com o lançamento do álbum do violonista João Gilberto, em 1958, contendo as músicas “Chega de Saudade” (de Tom e Vinícius) e Bim Bom (autoria própria), ambas interpretadas pela cantora fl uminense Eli-zeth Cardoso.

João Gilberto é pio-neiro e criador da Bossa Nova (único gênero mu-sical cujo fundador ainda vive). Ele nasceu no dia 10 de junho de 1931 em Juazeiro (BA).

No começo, o nome “Bossa Nova” era rela-tivo, apenas, a uma for-ma de tocar samba, uma nova formulação dentro do moderno samba ur-bano no Rio de Janeiro. Alguns defendem que o jeito suave e minimalista de cantar opunha-se aos cantores de grande po-tência sonora.

Outros artistas tam-bém tiveram participa-ção importante na cria-ção da Bossa Nova, tais como Tom Jobim, Vi-nícius de Morais (que compuseram a música brasileira mais tocada e mais regravada no mundo - Garota de Ipa-nema), Toquinho, An-thony Urbano e tantos outros, porém, o jeito revolucionário de tocar as cordas do violão foi determinante para ca-racterizar o estilo que infl uenciaria toda uma geração de brasileiros.

Dono de uma sonori-dade moderna e original até os dias atuais, João levou a música brasilei-ra ao mundo, principal-mente Europa, EUA e

Japão. Consi-derado um dos maiores infl uen- tes do jazz americano, foi condecorado com prêmios importantes, como o Grammy, no auge da ‘beatlemania’.

Os ingressos para suas apresentações são esgotados nas primei-ras horas de venda. Ele é um dos poucos artis-tas no mundo que pode gravar o que quiser, no momento que quiser e é admirado por grandes nomes da música como Caetano Veloso, Miles Davis, Eric Clapton en-tre outros.

Não sabia? Agora já sabe. Mas continue viajando comigo pelo fantástico mundo da música para desven-dar alguns de seus mistérios.

Sou Pedro César, até a próxima.

Pedro César é mú-sico e compositor e

escreve sobre música aos sábados no Jornal

Interativo

Egressos da Unifadra Dracena se destacam no mercado de trabalho

Assessoria de Imprensa

Os ex-alunos dos cur-sos superiores da facul-dade Unifadra Dracena, mantida pela Fundec, têm se destacado no atu-al mercado de trabalho.

Nos cursos de licen-ciatura, os profi ssionais estão atuando como pro-fessores em escolas pú-blicas, particulares e fa-culdades em todo o país, além da área de gestão, na direção de escolas e secretarias municipais.

Segundo Enio Garbe-lini, diretor acadêmico da Unifadra, os formandos atuam de forma ampla no mercado de trabalho, principalmente nas áreas de saúde, cultura, educa-ção, esporte e social.

O diretor ressalta que os profi ssionais estão empregados em hospi-tais, escolas, empresas de tecnologia da infor-

mação, meio ambiente, academias, jornais, re-vistas, centros de pesqui-sa, clínicas psicológicas, assistência social e prin-cipalmente na carreira pública, através de con-cursos.

“A faculdade e a Fun-dec atuam neste mercado há mais de 45 anos. São milhares de egressos que têm um carinho especial pela instituição que pro-porcionou uma educação de qualidade neste perío-do”, disse.

Wander Dorival Ra-mos, diretor geral da Uni-fadra, enalteceu o corpo docente da instituição, que tem infl uência direta para o sucesso profi ssio-nal desses ex-alunos, e também a infraestutura, programas educacionais, estágios e a administra-ção, que foca a qualidade em suas ações.

Vestibular Unifadra

Dracena: Para este ves-tibular, a Unifadra ofe-rece os cursos de Arte, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Enfermagem, Letras, Matemática, Pe-dagogia, Psicologia e Serviço Social. A insti-tuição está recebendo as inscrições para o vesti-bular, programado para o dia 8 de dezembro, às 14h.

A faculdade Unifadra oferece os programas Escola da Família, Fi-nanciamento Estudantil (FIES) e Proinf que uti-liza as notas do Enem para ingresso na insti-tuição. As inscrições podem ser feitas no site www.fundec .edu .br /unifadra/vestibular ou na rua Bahia, 332 - Bair-ro Metrópole, em Dra-cena. Informações pelos fones: (18) 3821-9004, 3821-9008 e 3821-9009.

Coordenadores dos cursos superiores da faculdade Unifadra Dracena, unidade mantida pela Fundec

Divulgação

04 > SÁBADO - 09 DE NOVEMBRO DE 2013 www.jornalinterativo.net

Page 5: 229º Edição do Jornal Interativo

EGO

Sudoku

Sagitário (22/11 a 21/12) Dia que favorece a con-sciência dos talentos e recursos que têm à disposição. Benefícios profissionais e materiais, se agir com re-sponsabilidade e buscando o entendimento.

Leão (23/7 a 22/8) Noticias importantes rela-cionadas ao trabalho e à saúde, nativo de Leão. Um dia em que deverá buscar o entendimento, estando atento as suas responsabilidades.

Áries (21/3 a 20/4) Dia de compreender as re-sponsabilidades envolvidas em relacionamentos e em questões familiares. Muitas limpezas estão acontecen-do, em termos energéticos, físicos e emocionais.

Capricórnio (22/12 a 20/1) Vênus, em movimento pelo seu signo, está em contato com o planeta Mercúrio. Um dia positivo para negociações, contatos, para apoios e realizações, capricorniano. Fale o que está sentindo.

Virgem (23/8 a 22/9) Dia com forte conotação emocional e com demandas envolvendo amigos e fami-liares. Amadurecimento emocional. Amor que se constrói e fortalece com o tempo, virginiano.

Touro (21/4 a 20/5) Com a presença de Vênus em Capricórnio há o anseio por mais solidez afetiva. Há a necessidade de ter momentos para si. A solidão pode ensinar valiosas lições.

Aquário (21/1 a 19/2) Um dia para refletir sobre como tem agido emocionalmente e nas relações. Pode ser necessário momentos de recolhimento. Ensinamento da auto-estima, aquariano.

Libra (23/9 a 22/10) Momento importante de definições relacionadas a bens imóveis e familiares. Percepção das bases emocionais estáveis que você necessita para se sentir mais estruturado.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Os seus valores e os alheios. Os seus recursos e os que são compartilhados, gemini-ano. Momento de buscar um equilíbrio maior entre dar e receber. Fique atento à intuição.

Peixes (20/2 a 20/3) Momento positivo para a expansão de horizontes emocionais. Amor e amizade en-fatizados. Atitudes responsáveis e maduras são um atrati-vo a mais nos relacionamentos.

Escorpião (23/10 a 21/11) Mercúrio em seu signo está em contato com Vênus. Conversas positivas e res-tauradoras. Momento em que pode se sentir amparado por pessoas que lhe querem bem.

Câncer (21/6 a 22/7) Momento muito interessante para aprofundar vínculos e relações, canceriano. Maior consciência de seus sentimentos e desejos, depois de muitas reavaliações.

FAMOSOSNeymar posa ao lado da irmã, Rafaella

Desde que se mudou para a Espanha, Neymar tem tido a com-panhia constante da irmã, Rafaella Santos. Nesta sexta, 8, o jogador postou uma foto ao lado da fi el escudeira. “Hermana @rafaellabe-ckran”. Os dois são tão parecidos que um ã chegou a brincar: “Qu al deles é o Neymar?”.

Mais cedo, Rafaella publicou uma imagem no Instagram onde aparece no elevador, chamando atenção para seu cabelão escovado. Já Neymar resolveu mostrar seu look do dia. “Look rosa hoje rs… ”, escreveu na legenda da imagem.

Rafaella Santos e Neymar

Instagram/Reprodução

Leo Franco e Th iago Duran / AgNews

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

Nas bancas e livrarias

50 Desafios

para mudar sua maneira de pensar

www.coquetel.com.br

BANCO 60

RPRPEMPREGADORNEOLAPVE

MANIPULADOSTOMATEOS

LOSGARANHÃO

BPARIZONACORÇAET

REGIÃOITAIMGZOSSOROS

CHOROTENAFETAPEACRETETNAAR

ATRIOSINPIDIORVIAMAC

MONOTONIA

Em, emfrancês

Ingredi-ente domolho

ketchup

O fruto da oliveira

"Serviço",em SPC

Cavalo re-servado pa-ra fecundar

a fêmea(?) Ange-

les Lakers,equipe da NBA

O policia-mento emsituações

graves

As vogaisde "pedra"

Provocar fúria

(?) Bibi,distrito dacidade deSão Paulo

Melhor (?)Original,prêmio

do Oscar

Estadoprodutorde bor-racha

Que estáno lugar

maisprofundo

(?) daAviação:SantosDumont

Regulamarcas epatentes(sigla)

AntônioCalloni, a-tor de "Sal-ve Jorge"

Músicogaúcho,

tocador degaita-pontoAquele queassina a

carteira detrabalho

Osremédiosfeitos nafarmácia

Alerta dobebê

Cavidadesdo coração,localizadasacima dos ventrículos

Resistir (?) dearte: expõe obras paravenda ou

apreciaçãoEspécie

de peneira

Força natural medida pelo barômetro

Pau, emespanholPropri-etário

"(?) NuncaMais":

filme dosirmãos

Coen, comNicolasCage(EUA)

Poder, eminglês

Sigur (?),banda

islandesaMatéria du-ra do cor-

po humanoTenente(abrev.)

Ave como Donald (HQ)

Memória doPC (sigla)

Produto de exporta-ção de Bastos (SP)

Bronzeado(fig.)

(?)litorânea:faixa entreos limitesdo mar eda terra

Enxer-gavam

Nitrogênio(símbolo)

Entupa(buraco)

Vulcão queameaça aCatânia,na Itália

Fator de desgaste de casamentos

Maison (?): pertence àholding Louis Vuitton

Sentimento doindivíduo soberbo

pelos mais humildes

Difusão

2/en. 3/can — los — ovo — rós. 4/dior — inpi — palo. 15/renato borghetti.

Solução Anterior

SÁBADOFranz diz a Amélia que não acredita na culpa do pai. Hilda fi ca perturbada ao ouvir Toni dizer que tentarão provar a parti-cipação de Ernest no aci-dente de Mundo. Franz confronta Ernest, que fi nge indignação sobre as suspeitas do fi lho. Sílvia descobre que está com quatro meses de gravidez. Amélia enfrenta Ernest e o chama de assassino. Sílvia se apavora quando Pilar diz que sabe que ela é uma Zampari. Volpina recebe um vestido novo com um bilhete assinado por Valter convidando-apara ir ao clube. Manfred ameaça Volpina.

SÁBADOSimone mente para justi-fi car as fotos que tirou de Félix, mas o vilão descon-fi a. Herbert pede para Or-dália ir à sua casa. Linda se encanta com Rafael. Niko se surpreende com a falsi-dade de Amarilys. Natasha exige que Lídia não seja tratada como empregada. Paulinha entrega a Palo-ma um convite para a ex-posição de Ninho. Ninho acredita que fará sucesso com sua exposição. Aline garante a César que con-seguirá fotografar Félix. Atílio informa a Félix que Amarilys deixou uma dívi-da alta no hospital. Gigi manda Murilo tentar con-quistar Eudóxia.

SÁBADOKlaus amedronta Nilson, que decide ir atrás do bar-co de Marlon e Paulinha. Lili desiste de analisar o símbolo impresso nos livros, enquanto William ajuda Guto na inves-tigação. Júlia fala para Flávio que conversará com Rafa. Fátima e Nil-son alcançam o barco de Paulinha e Marlon, e ten-tam avisar sobre a área proibida. Rafa fala com Líder Jorge, que tenta conter a desaprovação a seus questionamentos. Lili e Priscila procuram um agente imobiliário para saber sobre o antigo inquilino do galpão.

Curiosidades do dia 09 de novembroDia dos Inventores

Eventos históricos nesta data:1888 - Jack, o Estripador, faz sua quinta vítima: Mary Jane Kelly1889 - Ruy Barbosa escreve artigo intitulado Plano contra a Pátria que infl a os ânimos em direção à Proclamação da República1919 - Ainda chamado de Master Tom, o Gato Félix faz sua estréia no curta-metragem Feline Follies, da Paramount1986 - Inaugurada a Casa do Cantador do Brasil, obra de Oscar Niemeyer1989 - Qu eda do Muro de Berlim1994 - Descoberta do elemento químico Darmstádio2004 - Lançado o navegador Mozilla Firefox 1.0

Nasceram neste dia:1948 - Luiz Felipe Scolari, treinador brasileiro de futebol1951 - Lou Ferrigno, ator norte-americano, famoso pelas suas aparições nos fi lmes do Incrível Hulk1955 - Fernando Meirelles, diretor de cinema brasileiro1975 - Maria Ribeiro, atriz brasileira1977 - Paulinho Serra, ator e humorista brasileiro

Morreram neste dia:1964 - Cecilia Meireles, poetisa brasileira (n. 1901)1983 - Altemar Dutra, cantor brasileiro (n. 1940)2006 - Mário Zan, músico brasileiro (n.1920)

E no leito de morte… O advogado, no lei-

to de morte, pede uma Bíblia e começa a lê-la avidamente. Todos se surpreendem com a conversão daquele ho-mem ateu, e uma pessoa pergunta o motivo.

O advogado doente responde:

— Estou procurando alguma brecha na lei!

Um baiano deitado na rede pergunta pro ami-go: Meu rei… tem aí re-médio pra picada de co-bra? Tem não, meu lindo. Por que, você foi picado? Não, mas tem uma cobra vindo na minha direção.

VARIEDADES 05 > SÁBADO - 09 DE NOVEMBRO DE 2013

Page 6: 229º Edição do Jornal Interativo

audiência Pública discute sobre Resíduos Sólidos da cidadeAssessoria de Imprensa

A Prefeitura Munici-pal de Dracena através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta sexta-feira (08), no Auditório da Fundec, uma Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Gestão Integrada de Re-síduos Sólidos.

Este estudo garantiu o gerenciamento dos re-síduos sólidos no muni-cípio por meio da gestão integrada de acordo com a

Política Nacional de Resí-duos Sólidos através da Lei 12305/2010.

Na oportunidade estive-ram presentes o Prefeito Municipal José Antonio Pedretti, a primeira-da-ma Guiomar Pedretti, Se-cretário da Agricultura e Meio Ambiente Antenor José de Oliveira Filho, Promotor de Justiça Ru-fi no Eduardo Galindo de Campos, vereadores, de-mais secretários das pas-tas da municipalidade e diretores.

Essa discussão per-mitiu serem discutidos e apresentados todos os segmentos de produção de resíduos sólidos com ênfase no diagnóstico e

na resolução do mesmo.Para maiores informa-

ções sobre este estudo que foi realizado na cidade é só acessar o site: www.is-suu.com/ecosbioprojetos.

Este estudo garantiu o gerenciamento dos resíduos sólidos no município

Divulgação

06 > SÁBADO - 09 DE NOVEMBRO DE 2013 www.jornalinterativo.net

Page 7: 229º Edição do Jornal Interativo

#Jogo RápidoPOR MURILLO OLIVEIRA>[email protected]>@murillextop

São Paulo x Ponte PretaA batalha da última quinta-feira (7) no Estádio José

Amalfi tani em Buenos Aires rendeu ao time da Ponte a classifi cação para as semifi nais diante do São Paulo. Duelo interessante pela diferença das duas equipes no Brasileirão e pela semelhança em ter garra e dedicação para que a situação melhore. A Macaca está no Z-4 e enfrenta o Vitória neste domingo em casa para tentar escapar do rebaixamento. Já o São Paulo pega o emba-lado Atlético-PR em Curitiba. A Copa Sul-Americana está servindo de inspiração para as duas equipes, e isso pode ajudar também no Brasileirão, no entanto a cautela também deve aumentar já que jogar duas competições em alto nível é difícil. Vamos prestar bastante atenção neste confronto que tem tudo pra ser uma ótima disputa pela vaga na fi nal. Teremos um paulista na Libertadores 2014? Bom, me parece que as chances aumentaram.

‘Neymarlandragem’E as primeiras vítimas já começam a aparecer no

velho continente, e justamente no torneio mais caro e ‘pomposo’ do mundo, a Champions League. Você da-ria pênalti em Neymar no lance contra o Milan? A ma-landragem brasileira funciona em qualquer gramado do planeta, e o ex-santista provou isso com maestria. Claro que isso não manchará sua trajetória por lá, que aliás começou muito bem por sinal, com entrosamento instantâneo, mudança de postura e apoio incondicio-nal da torcida apaixonada. Mas fi quem tranquilos que essa malandragem não é contagiosa, não afetará o ‘jeito Barcelona’ de jogar, afi nal jogar na horizontal não dá né? Vamos ver até onde Neymar vai com o Barcelona nesta Champions. Abraços.

Associação apresenta alunos classifi cados para evento nacionalCláudio José Pasqualeto

Nesta sexta-feira pela manhã, a Associação da Pessoa com Defi ciência Física – Superando Li-mites promoveu em sua sede, na rua Visconde do Rio Branco, 2.231, uma entrevista coletiva sobre o projeto Clube Escolar São Paulo Paradesporti-vo. Foram apresentadas prestações de contas do trabalho, incluindo a classifi cação dos drace-nenses Ana Paula Pau-lino, Rogério de Souza e Gabriel Cardozo para a fi nal nacional das Pa-ralimpíadas Escolares, de 24 a 30 de novembro, em São Paulo. Falaram a presidente da associa-ção, Solange Dellovo, e o técnico Júlio César

Monteiro. A associação existe há seis anos e atua com recursos governa-mentais e colaboradores.

Os vereadores Diva-nir Ledo e Shoiti Kane-zawa entregaram votos

de congratulações da Câ-mara ao técnico e atletas classifi cados. Falaram os prefeitos José Antonio Pedretti e Sílvio Ushiji-ma (Irapuru). Também foram representados os

municípios de Junquei-rópolis e Tupi Paulista. Os organizadores que-rem que os municípios ampliem a colaboração com o trabalho da enti-dade.

O técnico Monteiro fala durante o evento na sede da Associação da Pessoa com Deficiência Física

Cláudio José Pasqualeto

Divulgada a tabela das quartas de fi nal da Copa Amnap Bianca Mizael

Foi divulgada na úl-tima quinta-feira (7), a tabela da fase quartas de

fi nal da Copa Amnap de Futebol Amador. A Lir-dap (Liga Regional Des-portiva da Alta Paulista) informou que o único

jogo do fi m de semana será entre Junqueirópolis e Lucélia, às 16h30, no Estádio Raphael Capelli em Junqueirópolis. A Treinos AABB Junqueirópolis

Amarelo 7 x 4 Azul Amarelo - Lê, Berg (1), Mário Rossi (3), Leandro

Oliveira (1), Júlio Pinato, Alan (1), João Manolo (1) e Ronaldo Elias

Azul - Danilo, Katayama (1), Afonso, Ectore (1), Rafael Buzzo, Mi, Fábio costa (2) e Fernando Jornal

Amarelo 4 x 3 AzulAmarelo - Lê, Pipoca, Eudes (1), Mário Rossi (2),

Danilo Elias (1), Rodrigo e Almeida Azul - Afonos, Katayama (1), Giraldi, Ibis, Murilo Monteiro, Dr. Fá-bio (2), Bulego e Biro

decisão se deu em razão do julgamento da Junta Disciplinar Desportiva envolvendo as equipes de Osvaldo Cruz, Rinó-polis e Iacri.

Já os confrontos entre Osvaldo Cruz e Drace-na, Adamantina e Iacri, Rinópolis e Valparaíso estão marcados para o próximo dia 17, sendo as partidas de volta no dia 24.

Veja a seguir a tabela completa das quartas de fi nal da Amnap:

Judocas da Adec passam por exame de graduação

Bianca Mizael

Vinte dois atletas da Associação Dracenense de Judô (Adec), das ca-tegorias mirim e infatil realizaram o exame de graduação para troca de faixas. Os judocas são treinados pelos técni-cos Eduardo Hideo To-miyoshi e Yudi Miyagu-ti.

Os judocas da faixa cinza foram Rafael Ma-zzone Watanabe, Gui-

lherme de Jesus Pessoa, Enzo Botazzo, Tiago Al-meida Bereta, Matheus Cataldo Teixeira Parrila, Pedro Vinícius Nona-to dos Santos, Eduardo Storto Manzano, João Pedro Scardovelli Fan-tin, Gabriel Arcanjo, Enzo Monção Batista, João Pedro Romeiro Fer-ro, Livia Mateus Silva, Samuel Rodrigues Na-varro, Caio dos Santos Grande, Matheus Edu-ardo Lopes Cordeiro e

Caio Insuarralde Savoy.Receberam a faixa

azul Arthur de Paula Carnicel, Henrique Gre-golin Polon, Kauê Perei-ra de Lazari, João Victor Storto Manzano, Felipe Mantovanelli e Pablo Dalcico Carrara.

O técnico Hideo in-forma que amanhã a equipe juvenil e adulto estará na cidade de Lins participando do 16º Tor-neio Incentivo de Judô Unilins.

O técnico Hideo junto aos atletas graduados

Divulgação

SÁBADO, 09 de Novembro de 2013 B1

Page 8: 229º Edição do Jornal Interativo
Page 9: 229º Edição do Jornal Interativo
Page 10: 229º Edição do Jornal Interativo

B4 > SÁBADO - 09 DE NOVEMBRO DE 2013 www.jornalinterativo.net

Coisas de Consultório: Fratura exposta

EXPRESSO ADAMANTINA LTDA

www.expressoadamantina.com.br

De Dracena para:

Tupã, Marília, Ribeirão Preto,

Piracicaba, Americana e Campinas

Dracena (18) 3822-1042Panorama (18) 3871-1176

Tupi Paulista (18) 3851-1773

Junqueirópolis (18) 3841-1345Pacaembu (18) 3862-1422

Adamantina (18) 3522-1122

MODA ESPORTE INFANTIL

Ele era grande. Não, ele era muito grande. Meio gordo, de abdome saliente, braços musculosos. Feições meio rústicas combinando com o porte avantajado. Pro-fi ssão: caminhoneiro.

Adorava crianças, tal-vez porque se identifi cava com elas devido à sua alma simples. O problema é que

quando queria agradar uma criança e chegava perto que-rendo fazer graça, o seu ta-manho e a voz alta e áspera geralmente assustava. Tinha o apelido de uma arma de fogo. Vamos chamá-lo de Garrucha.

Certa vez, num aciden-te, teve uma fratura exposta de antebraço e precisou de

cirurgia. Fratura exposta é considerada ferida infectada e o perigo é que complicas-se para uma osteomielite. Nestes casos era feita uma “janela” no gesso para que se pudessem fazer curativos no local.

Certo dia estando o Gar-rucha internado, passando na porta do seu quarto, ouvi

chamarem:- Doutor, ei Doutor!Entrei e me deparei com

ele coberto até o pescoço com um lençol grosso, ape-sar do calor reinante.

- Faz um favor para mim, doutor? Me traz uma revis-ta, pode ser Contigo ou Ca-pricho, que depois eu pago que o dinheiro está no bol-

so da minha roupa. Eles me tiraram toda a roupa, até a cueca. Estou completamente pelado.

Achei engraçado e fui in-vestigar. É que ele, com seu espírito de criança, fi cava vagando pelos corredores, com o avental do hospital, brincando e conversando com as enfermeiras e atra-

palhando o serviço. Leva-ram-no para o centro cirúrgico, deram-lhe um sedativo e tiraram toda sua roupa e esconderam, para só devolver quando ti-vesse alta.

Comprei a Capricho, que tinha fotonovela que ele gostava.

Homens podem procurar postos de saúde para o exame da campanha Novembro azulAssessoria de imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Públi-ca de Dracena está reali-zando até o fi nal do mês de novembro a Campanha “Novembro Azul” que se destina a saúde dos ho-mens, principalmente na prevenção e detecção do Câncer de Próstata. To-das as unidades de saú-de do município estarão atendendo.

Para aqueles que forem realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Es-pecífi co) existem alguns cuidados prévios para realização da coleta, o paciente deve estar em je-jum; não pode ter feito ul-trassom retal nos últimos três dias; não pode ter sido submetido a exame de to-que retal e outros procedi-mentos, como andar a ca-valo, andar de bicicleta ou

moto pelo menos 3 dias antes, pois estas situações podem elevar a concen-tração de PSA; não ter relação sexual 1 dia antes do exame.

Também é preciso tra-zer um documento de identidade e o cartão do SUS, e no caso de uso de medicamento, trazer o nome.

A recomendação é que todos os homens acima de 40 anos devem começar a fazer os exames preventi-vos, e os acima de 50 anos façam a avaliação uma vez por ano.

Dados do Institu-to Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram iden-tifi cados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos

casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. De acordo com Eduardo Ri-beiro, uro-oncologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, os homens estão mais conscientes, “não tanto quanto as mulhe-res, que vão ao ginecolo-

gista desde adolescentes, mas a gente não vê mais tanta resistência”, contou Ribeiro.

A próstata é uma glân-dula presente nos homens, localizada abaixo da be-xiga e à frente do reto. O câncer pode ser des-

coberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos ho-mens, combinado com o resultado de um exame de sangue. Se detectado o tu-mor, só a biópsia é capaz de confi rmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. De acordo com Ribeiro, pessoas que têm casos de câncer de prós-tata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de prós-tata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais preva-lente em homens, repre-sentando 10% do total de

cânceres. A taxa de inci-dência do câncer de prós-tata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sin-tomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: difi culdade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infec-ção generalizada ou insu-fi ciência renal.

O tratamento vai de-pender do estágio da do-ença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tra-tamento hormonal e algu-mas vezes apenas obser-vação médica

Na foto, O Secretário de Saúde, Dr. Francisco Rossi

Divulgação

Programa amigos do Peito realizará palestras para gestantes neste sábadoAssessoria de Imprensa

Será realizado neste sábado (9), às 15h, o 17º ciclo de pa-lestras para gestantes, do “Pro-grama Amigos do Peito”, na sede da Rotary Club Dracena, localizado na rua Santos Du-mont, 517.

As palestras ministradas terão os temas: “Aleitamento Materno”, por Maria Célia H. Branco Borges, “Transtornos Mentais no Purpúreo”, por Juliana Michelone, e “Alte-

rações Psicológicas na Gesta-ção”, por Daniela Ormoneze da Silva. Um ônibus irá pas-sar para pegar as gestantes às 13h30 no Centro comunitário do Emílio Zanatta, às 13h40 no P.A.S Albert Sabin (São Manoel), às 13h50 em frente à Igreja do Bairro Santa Cla-ra, às 14h10 no P.A.S Jardim Brasilândia, às 14h25 nas laterais da Santa Casa e às 14h35 na Polícia Rodoviária no Bairro Toni-co André.

Saúde lança campanha contra TuberculoseAssessoria de imprensa

O município de Dracena através da Secretaria Muni-cipal de saúde e Higiene Pú-blica irá realizar no período de 11 a 22/11/2013 a Cam-panha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios.

Esta Campanha é destinada a descobrir novos casos de Tuberculose e oferecer o tra-tamento.

Lembrando sempre que a Tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio. É também conta-giosa, ou seja, passa de uma

pessoa para outra. É uma doença que atinge princi-palmente os pulmões. A Tu-berculose se pega através do contato com a pessoa doente seja no momento da conver-sa, através de tosse ou espirro. A Tuberculose só se transmite pelo ar.

O sintoma mais freqüen-te da Tuberculose é a tosse. Tosse que dura 3 semanas ou mais acompanhada de quadro febril, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

Para se diagnosticar a Tu-berculose além dos sintomas

é necessário realizar o exa-me do escarro. A Tuberculo-se tem cura. O tratamento é completamente gratuito rea-lizado pelo Centro de Saúde. A Tuberculose se não tratada pode levar o paciente a óbito.

A Vigilância Epidemio-lógica de Dracena pede para

que todos os pacientes que tiverem tosse num período superior a 3 semanas, que procurem o Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, das 8 às 16h, de 2ª a 6ª feira, no se-tor de Vigilância para que seja feito o exame para diagnósti-co da doença.

Secretaria de Saúde entrega próteses do Programa Sorria São PauloDa Redação

O Prefeito Pedretti jun-tamente com o Secretá-rio de Saúde e Higiene Pública, Dr. Francisco Rossi e o Chefe do Setor Odontológico, Dr. Mar-cos Colman, realizaram na manhã desta sexta-feira (08), no Centro de Saúde Dr.Takashi Enoki-bara (Postão), a entrega de Próteses Dentárias a

pessoas que foram sele-cionadas através do Pro-grama Sorria São Paulo.

De acordo com o Se-cretário de Saúde, Dr. Francisco Rossi o pro-grama atende pessoas de baixo poder aquisitivo que passam por triagem realizada por assistente social.

Rossi também enfati-zou que esta é uma gran-de conquista para a cida-

de, pois desde o ano de 2002, ele na época como vereador, já solicitava o serviço e sonhava um dia atender a população mais carente com próte-ses dentárias gratuitas, “é um sonho que só pode ser realizado nesta ad-ministração, estou mui-to contente”, salientou o Secretário.

O Prefeito Municipal fez questão de pontuar

que com acesso a próte-se trás muitas vantagens como, mais qualidade na alimentação, seguido de melhor saúde, pois a boca é a porta de entrada do organismo, e eleva a auto-estima do cidadão.

O programa de Saúde Bucal Sorria São Paulo, é uma parceria com o go-verno do estado e deverá disponibilizar mensal-mente 20 próteses.