333ª edição do jornal interativo

9
>Pág. 8 O jornal feito com você Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.net Ano 2 R$ 1,50 « « « « « « > Novo presidente toma posse e recebe cumprimentos de adversário Pág. 6 SAÚDE > Amebas comem olhos de jovem taiwanesa Pág. 7 POSSE Roubado na madrugada, campeão no Rodeio à noite Jovem morador de Brasilândia (MS) venceu a montaria em touros horas após ter seu carro furtado Pág. 11 CIDADE > Mutirão de limpeza contra a dengue teve início esta semana Disputado nas noites de sexta-feira, com as finais no domingo (13), o rodeio 2014 consagrou como campeão o peão Helessandro Plínio da Silva, da cidade de Brasilân- dia (MS), que teve seu carro furtado na madrugada anterior. Inciado com 47 concorrente, a grande final foi disputada por apenas 6 peões que fizeram be- las montarias e abrilhantaram a festa. Além da disputa na mon- taria em touros, também foi disputada a prova dos três tam- bores, que consagrou Gabriela Gasparelli, de Andradina como a campeã da disputa. Mais um carro incendiado em Panorama >Pág. 7 (...) A Educação Física nas esco- las municipais precisa ser mais incrementada, passando de 2 para 3 aulas (...) 15/07 16/07 17/07 Máx. 30º Máx. 30º Máx. 29º Mín. 15º Mín. 16º Mín. 16º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena 3823-0991 99682-2027 >Pág.02 Carlos Roberto de Souza Carlos Roberto de Souza TERÇA-FEIRA - 15 De Julho de 2014 Número 333 Este já é o terceiro veículo em uma semana e a Polícia aponta interligação entre os casos >Pág. 4

Upload: jornal-interativo

Post on 01-Apr-2016

248 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 333ª Edição do Jornal Interativo

>Pág. 8

O jornal feito com vocêDiretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.netAno 2 R$ 1,50««««««

> Novo presidente toma posse e recebe cumprimentos de adversário

Pág. 6

SAÚDE> Amebas comem olhos de jovem taiwanesa

Pág. 7

POSSE

Roubado na madrugada, campeão no Rodeio à noiteJovem morador de Brasilândia (MS) venceu a montaria em touros horas após ter seu carro furtado

Pág. 11

CIDADE> Mutirão de limpeza contra a dengue teve início esta semana

Disputado nas noites de sexta-feira, com as finais no domingo (13), o rodeio 2014 consagrou como campeão o peão Helessandro Plínio da Silva, da cidade de Brasilân-dia (MS), que teve seu carro furtado na madrugada anterior. Inciado com 47 concorrente, a grande final foi disputada por apenas 6 peões que fizeram be-las montarias e abrilhantaram a festa. Além da disputa na mon-taria em touros, também foi disputada a prova dos três tam-bores, que consagrou Gabriela Gasparelli, de Andradina como a campeã da disputa.

Mais um carro incendiado em Panorama>Pág. 7

(...) A Educação Física nas esco-las municipais precisa ser mais incrementada, passando de 2 para 3 aulas (...)

15/07 16/07 17/07Máx. 30º Máx. 30ºMáx. 29º

Mín. 15º Mín. 16º Mín. 16º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

3823-099199682-2027>Pág.02

Carlos Roberto de Souza

Carlos Roberto de Souza

TERÇA-FEIRA - 15 De Julho de 2014 Número 333

Este já é o terceiro veículo em uma semana e a Polícia aponta interligação entre os casos >Pág. 4

Page 2: 333ª Edição do Jornal Interativo

02 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014 OPINIÃO

Sugestões para charges: [email protected]>EDITORIALAcabou a Copa do Mundo

de 2014 e fi cou provado não apenas que a melhor equi-pe acabou levantando a taça, como o futebol brasileiro está uma “draga”. É só verifi car o que ocorre em Dracena. Qu an-tas equipes de futebol amador (varzeanas) existem aqui na Cidade Milagre? Qu antos jo-

vens tem interesse em praticar qualquer modalidade espor-tiva, ou até mesmo o futebol? Por que a preocupação de diri-gentes da ABD com o futuro do clube, que tem como principal sustentação as equipes de fute-bol de veteranos? Por que não temos renovação.

A Educação Física nas esco-

las municipais precisa ser mais incrementada, passando de 2 para 3 aulas; devemos desen-volver projetos de formação de turmas de treinamento de dife-rentes modalidades nas escolas com apoio das Associações de Moradores de Bairros.

O desenvolvimento espor-tivo nas comunidades da pe-

riferia e a descentralização do trabalho de formação de novos talentos tem que ser prioridade que envolva família, profes-sores, estudantes e líderes co-munitários. Se antes o esporte fazia parte da nossa cultura, e era a única opção das crianças e dos jovens, agora precisa ser criado um clima para que eles

(crianças e jovens) voltem seus olhos para a prática esporti-va e aumentem o número de praticantes. O Brasil com a Copa e daqui dois anos com a Olimpíada, precisa aprovei-tar o foco da imprensa, prin-cipalmente a TV para atrair a atenção das crianças. Clima tem, não tem é projeto…

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 - 9-9682-2027 - 9-8111-0024e-mails: [email protected] - [email protected] - Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro - Jornalista Responsável: Odair de Andrade MTB 00010.760/SP - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Pedro César Sandrin, Farid Junior, André Cassiano Zonato, Danilo Ledo, Carlos Roberto de Souza, André Kozan Lemos, Circulação: Dracena, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Ouro Verde.

Preto/BrancoOPINIÃO 03 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

>POLÍTICO PRESSSOB NOVA DIREÇÃO – A eleição da cha-

pa liderada por Edvaldo Caetano no Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais foi a mais equilibrada da história. Apenas 8 votos tiraram a vitória de Pedro Trabuco (que havia sido o ven-cedor na eleição anulada pela Justiça do Traba-lho, e realizada no início de 2014). Caetano uniu as forças da oposição. A visita de Trabuco de casa em casa trouxe para o pleito mais de 50 novos eleitores, insufi ciente para ele ganhar esta eleição.

NÃO VAI RECORRER - O vereador Pedro Trabuco inconformado com o resultado, disse no primeiro momento que poderia recorrer do resul-tado, pois a “chapa vencedora fez boca de urna”. Com a cabeça mais fria, acabou aceitando o re-sultado e compareceu na posse da nova diretoria do Sindicato dos Funcionários Municipais para cumprimentá-los e desejar boa gestão.

SAIA JUSTA – No entanto Pedro Trabuco está profundamente magoado com alguns fun-cionários que ocupam cargo de confi ança, que apoiaram os concorrentes. Na sua opinião de-veriam manter distancia do processo eleitoral do Sindicato, principalmente porque ele, que faz parte da base de apoio ao prefeito Pedretti estava concorrendo. Mais cedo ou mais tarde vai cobrar as contas do prefeito...

PODE SER – O novo presidente do Sindica-to, Edvaldo Caetano pretende fi liar o Sindicato de Funcionários Municipais de Dracena à uma entidade superior uma espécie de Federação. Uma delas é a CUT. A Central Única dos Traba-lhadores sempre deu apoio ao PT. Se isso ocorrer, o PT em Dracena, por vias indiretas receberá um apoio importante do grupo de Caetano. A vice prefeita Célia Brandani candidata a uma cadeira na Assembléia Legislativa torce para que a CUT seja escolhida.

ECO NA CÂMARA – O comportamento do vereador Pedro Trabuco no parlamento munici-pal daqui para frente pode ser decisivo na balan-ça entre as forças da situação e oposição. Ele que desde o começo da atual administração apoiou Pedretti, pode se juntar à oposição.

MOISÉS – Cuidando de sua chácara produto-ra de fl ores, o presidente da Câmara está se pre-parando para deixar a presidência do legislativo. Serão 5 meses pela frente, com uma campanha política nacional/estadual e encerrando o manda-to uma disputa pelo poder na Câmara. Essa dis-puta também promete muita emoção.

>DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO [email protected]

Verdade: “Cego não guia cego” (Alaor Ferrari, ex-técnico de basquete dracenense)

Num ano da década de 90, dava aula de Educação Física no Colégio Agrícola de Dracena, e num dia de chuva com quadra molha-da, fomos para uma sala de aula, falar sobre esportes. Os alunos perguntavam e ia dando minha opinião, até quando alguém perguntou “quem é mais importante para uma equipe, o técnico ou o jogador” e dei uma res-posta seca, que não agradou nenhum dos alunos presen-tes: “o técnico”.

Acho que nem você que lê agora essas mal traçadas linhas deve concordar. Os alunos de uma forma unâ-nime discordaram, para eles os jogadores eram mais im-portante. Mas a discussão, deu-me a oportunidade de mostrar na prática que se eu não tinha razão, pelo menos minha tese tinha fundamen-to. Pedi para os alunos fi zes-sem 14 bolinhas de papel e distribuíssem em 3 fi leiras, a primeira com 2 bolinhas, a segunda com 5 e a terceira com 7 bolinhas. Expliquei que o jogo, uma espécie de mico, perderia quem fi cas-

se com a última bolinha. O jogo começava com um jogador tirando quantas bolinhas quisesse de uma fi leira, depois o adversário tirava da mesma ou de ou-tra fi leira quantas bolinhas quisesse até que sobrasse uma bolinha. Joguei contra todos e ganhei todas as par-tidas. Daí sustentei a minha opinião: “eu conhecia a téc-nica do jogo, e sendo assim, eles não tinham nenhuma condição de ganhar”. Não convenci ninguém. Então destaquei dois alunos e en-sinei as técnicas do jogo, detalhes que resolviam uma partida e os coloquei como técnicos de outros dois jo-gadores que não conheciam o caminho das pedras, quer dizer, jogavam sem técnica alguma. Teriam oportuni-dade de comentar a jogada depois, se fora bem feita ou não, já que sabiam como os seus comandados deveriam ter jogado.

Os dois técnicos a cada jogada fi cavam irritados, como fi cam os técnicos quando na beira do campo reclamam de seus pupilos

que fazem a jogada errada.A brincadeira virou uma

febre no Colégio Agrícola de Dracena, e esses alunos depois de algum tempo, perceberam que o técnico tinha mais importância do que imaginavam. Quem não conhecia as técnicas do jogo nunca ganhava uma partida.

Após a derrota do Brasil diante da Alemanha, nesta Copa do Mundo, quando o técnico brasileiro deu uma entrevista e chamou para si a responsabilidade do time brasileiro ter sido massa-crado, recordei-me da aula teórica no Colégio Agrícola.

Quando uma equipe é campeã, os técnicos geral-mente atribuem aos jogado-res o sucesso na competição, e nas derrotas chamam para si a responsabilidade. Pura demagogia, não querem fi -car mal com os jogadores, mas no fundo também não aceitam a verdade, que a responsabilidade é deles mesmo e não dos atletas. Tanto é verdade, que quan-do vão renovar seus salários, pedem valores absurdos, muitas vezes maior que os

salários dos jogadores. Sinal de que eles sabem sim da importância do técnico.

Lógico que o jogador é importante, mas um téc-nico competente leva seus jogadores a atuarem me-lhor, conquistarem títulos. Felipão convocou a seleção que a imprensa e os torce-dores queriam. No campo no entanto, o fi asco contra a Alemanha e depois contra a Holanda. O Brasil nunca foi uma equipe, foi um “bumba meu boi”, faltou técnica, fal-tou leitura do jogo por parte do técnico e dos jogadores, faltou treinamento. Enfi m o problema foi falta de técnico competente.

Agora, você que viu os jogos do Brasil na Copa, en-tende por que defendo a tese de que uma equipe depende mais do técnico do que dos jogadores? Um bom técnico transforma jogadores razoá-veis em bons jogadores, mas excelentes jogadores, como os nossos, sem apoio de um técnico competente se per-dem em campo e a derrota é a consequência direta da falta de um bom comando técnico.

Opinião PúblicaA presidente Dilma Rousseff aproveitou uma entrevista internacional para pedir um novo mandato ao povo brasileiro. Dilma afi rmou à emissora de TV Al Jazeera (Qatar) que deveria ser reeleita porque faz parte de um projeto que promo-veu uma revolução social no país, respeitando a democracia. O que você pensa sobre a sua reeleição?

Danielle Condi da Silva (secretária) - Não sou fa-vorável, em virtude de que as suas ações sociais não foram favoravelmente con-vertidas para a economia.

André Paludett o (escri-turário) - Eu acredito que ela foi realmente uma boa presidente, porque geriu uma administração razo-ável que, se não não fez o país melhorar, também não o piorou.

Vanusa de Souza Gon-çalves (faxineira) - Eu sou contra, porque ela se apoiou muito sobre as conquistas do Lula. Para que o Brasil avan-ce, é necessário que outro partido, com outros políti-cos, modifi quem o panora-ma de desenvolvimento.

Antônio Alves Leite (aposentado) - A gestão dela, por ser muito voltada para o povo, pode acabar infl uenciando não só a pro-paganda política, como a maneira pela qual as pesso-as enxergam os resultados de sua administração.

Preto/Branco

Page 3: 333ª Edição do Jornal Interativo

04 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

Terceiro veículo é incendiado em PanoramaCom informações do G1

Um veículo foi in-cendiado na madruga-da desta segunda-feira (14) em Panorama, por volta das 3h30, na rua Santos Dumont, no Jar-dim Aeroporto.

Segundo informa-ções da Polícia Militar, o carro encontrava-se estacionado em frente a casa do proprietário, de 31 anos. Consta que o veículo foi arrastado por aproximadamente 20 metros antes de ser incendiado. Parte do

carro foi danifi cada, sendo o fogo contro-lado por vizinhos, que também chamaram os policiais até o local. Esse já é o terceiro caso de carro incendiado no município, e segundo o delegado responsá-vel pelas investigações, Eliandro Renato dos Santos, os fatos tem ligação.

Na última sexta-feira (11), um carro da Polícia Civil fora incendiado por volta das três da manhã na rua Emílio Conde, no

centro. O veículo não possuía identifi cação da polícia, pois era uti-lizado em operações de averiguação e tra-balhos à paisana. Os criminosos também atearam fogo em outro carro estacionado no Bairro Marrecas, mo-mentos depois, ainda durante a madrugada.

A perícia compare-ceu em todos os locais para realizar a averi-guação técnica, e de-verá apontar as causas por meio de laudo.

Mulher é detida em Dracena após tentar entrar com droga em PenitenciáriaRedação

Neste último domin-go (13), por volta das 11h, uma equipe da Po-lícia Civil prendeu uma mulher de 20 anos, de-sempregada, moradora de Catanduva, quando tentava entrar na Peni-tenciária de Dracena com uma porção de 100 gramas de maco-nha oculta em seu ór-gão genital.

O fl agrante foi feito após denúncias recebi-das pelo Centro de Inte-ligência Policial (CIP), da Delegacia Seccional de Dracena, em tra-balho conjunto com o Setor de Inteligência da Secretaria da Admi-nistração Penitenciária de Dracena do Estado de São Paulo (SAP). Segundo o conteúdo das denúncias, ela fa-ria uma visita ao seu namorado, que cumpre pena na Penitenciária

por tráfi co de drogas.Ela disse que entre-

garia a droga para um detento, não revelando o nome do mesmo. A droga teria sido adqui-rida com um desconhe-cido da cidade de Ouro Verde, onde foi prepa-rada e introduzida em seu órgão genital.

Ela foi encaminha-da para a Penitenciária de Tupi Paulista por fl agrante de tráfi co de

drogas, com agravan-te de aumento de pena em circunstância de transportar droga para o interior de unidade prisional.

Se for condenada pela Justiça, poderá pegar pena de cinco a 15 anos, com a pos-sibilidade de haver o acréscimo de um sexto a dois terços, em decor-rência da agravante.

Do ifronteira

A Polícia Militar prendeu dois homens acusados de tráfi co de entorpecente na tarde deste domingo (13), na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Santa Mercedes.

De acordo com a PM, ambos foram avistados em uma motocicleta, por vol-ta das 14h30, duran-te patrulhamento. Eles foram acompanhados e abordados na altura do km 678.

No entanto, durante

a abordagem, o acusa-do de 25 anos dispen-sou uma sacola de cor verde que continha um tijolo de maconha. Além disso, segundo a PM, na carteira do acusado de 29 anos foram encontrados R$ 612.

Diante dos fatos, eles foram conduzidas ao plantão da Polícia Civil de Santa Mer-cedes, que ratifi cou a voz de prisão. Tam-bém foram apreendi-dos dois telefones ce-lulares e a droga pesou 959 gramas.

Traficante tenta dispensar tijolo de maconha em rodovia, mas acaba preso

Droga apreendida

Divulgação

Divulgação

Panorama N

otícia

www.jornalinterativo.net

Preto/Branco05 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

Expocão faz sua 8ª edição

Redação

Na tarde do sába-do (12), no recinto da Fapidra aconteceu a 8ª Expocão, com co-ordenação do médico veterinário Dr. Ivan José Borges e apoio do Sindicato Rural de Dra-cena.

O evento contou com a presença do mé-dico veterinário Lucia-no Sandoval, creden-ciado pela Sociedade de Cinofi lia Brasileira, responsável pela aná-lise e julgamento dos cães inscritos.

Segundo o orga-nizador, Dr. Ivan, se apresentaram em torno de 200 animais. Foram julgados nas categorias Guarda, Companhia e Trabalho, além do Comportamento, Be-leza e Padrão de Raça, havendo três postos para cada categoria.

Os vencedores fo-ram, em 1º lugar, o cachorro Pimentão, da raça Pug, tendo como proprietário Ronaldo

Gazaroli, que levou para casa um troféu de best in show, um celu-lar com dois chips e um saco de 15 kg da ração Bob Dog.

O 2º colocado foi o cão Aika, da raça Pas-tor Alemão, perten-cente à Nelson. Levou para casa um troféu e prêmios similares ao do 1º colocado. O 3º lugar, o cão Luck, da raça Dálmata, de Rena-to Ribeiro, levou igual-mente os mesmos prê-mios, diferindo apenas do tamanho do troféu, decrescente conforme a colocação.

Na categoria Tra-balho, conquistou o 1º lugar o animal Potira, da raça Labrador, cujo proprietário é Vanderlei Guadanhin, sendo se-guido por Baruck, um Red Hiller de Renato Ribeiro, e por Beetho-ven, da raça São Ber-nardo, pertencente à Juliana Souza de Presi-dente Prudente.

Na categoria Com-panhia, o 1º lugar foi

novamente o cão Pi-mentão, o Pug de Ro-naldo Gazaroli, sendo seguido por Luck, o Dálmata que também já ganhara no 3º lugar de best in show, seguido de Cadu, um Schnauzer de Marcilene.

Para encerrar, a ca-tegoria Guarda teve como 1º colocado o animal Peludex, um Pastor Alemão de José, seguido por Ethan, um Pitbull de Paulo José Boroti e de Aika, da raça Pastor Alemão, de Nelson.

Segundo o organi-zador do Expocão, o Dr. Ivan José Borges, “são entregues me-dalhas para todos os participantes, uma vez que as crianças são as concorrentes que mais comparecem com seus animais. Eu entendo que a premiação as es-timula para exposições do gênero”.

O evento começou às 15h e se encerrou às 19h do último sábado (12).

Marcos Hashimoto

Na categoria Companhia, o 1º lugar foi novamente o cão Pimentão, o Pug de Ronaldo Gazaroli, sendo seguido por Luck, o Dálmata que também já ganhara no 3º lugar de best in show, seguido de Cadu, um Schnauzer de Marcilene

Apesar das ocorrências de trânsito, o descuido de motoristas e pedestres continuaJosé Narciso

DE MANHÃ - Ontem logo pela manhã, na con-fl uência da av. Expedi-cionários com Rua Dom Pedro aconteceu mais um acidente de trânsito, por falta de cuidado dos condutores. Um Ford Ka dirigido por R.M.A., 52, que vinha pela Rua D.Pe-dro sentido bairro/centro, ao fazer a conversão na av. Expedicionários, co-lidiu com um caminhão de transporte de uma em-presa de móveis, que vi-nha subindo a avenida em direção ao centro. “A mo-torista do Ford Ka não pa-rou na esquina, e só olhou para um lado”, disse o motorista S.M.F., 32, “e acabou se chocando com a lateral do caminhão”. A motorista do carro sofreu contusões leves, conduzi-da pelo Resgate do Corpo de Bombeiros ao Pronto Atendimento Municipal.

FORA DA FAIXA – J.A.F.S., 64, dona de casa, atravessava a av. Rui Bar-bosa, nas proximidades do Supermercado Milena, esquina com a rua Antô-nio Rodrigues de Barros, quando foi atropelada por uma jovem motociclista que transitava no sentido Terminal Rodoviário/Re-ges. A dona de casa não teve o cuidado de aguar-dar o sinal para atravessar a avenida Rui Barbosa, e ainda estava fora da faixa. Suspeitando de fratura de fêmur, foi conduzida pela equipe de Resgate ao PAM.

COLISÃO TRASEI-RA – Por volta das 18h de ontem (14), o motociclis-ta L.R.T., bateu na trasei-

Fotos: Carlos Roberto de Souza

ra de um Honda Branco, dirigido por uma jovem de 26 anos, na av. Presi-dente Roosevelt, próxi-mo ao cruzamento com a Rua Marechal Rondon. O condutor da Honda freou e a moto não conseguiu parar. As escolas de for-

mação de novos moto-ristas, aconselham a não fi car grudado na traseira dos veículos que seguem à frente e, prestar atenção à luz do freio. A conduto-ra da moto sofreu contu-são leve, e foi conduzida ao PAM pelo Resgate.

No primeiro acidente, o Ford/Ka colidiu na lateral do caminhão

Pedestre atravessava fora da faixa no momento do atropelamento

Após colidir na traseira de um carro, passageira da motocicleta foi encaminhada ao PAM com escoriações

www.jornalinterativo.net

Preto/Branco

Page 4: 333ª Edição do Jornal Interativo

06 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

Fone: (18) 3823 - 1919Cel. Vivo: (18) 99708-1820

Cel Tim : (18) 98149 - 4797

MADRUGADA MUDANÇASAntonio

MUDANÇAS EM GERAL

(RESIDENCIAL - COMERCIAL)

MONTAGEM DE MÓVEIS

CAMINHÃO BAÚ

EQUIPE ESPECIALIZADA

SANTO EXPEDITOSANTO EXPEDITOVENDAS DE LAJOTAS E TIJOLINHOS

6 FUROS 8 FUROSTIJOLINHOS

Tel.: (18) 3822-2174 / 99708-7714 - Junior

Servidores da Saúde participam de II Encontro Motivacional

Assessoria de Imprensa

A Secretaria Munici-pal da Saúde através de seus Coordenadores pro-moveu nos dias 03 e 10 de Julho o II Encontro Motivacional direciona-do aos funcionários do Pronto Atendimento Mé-dico Municipal e da San-ta Casa de Tupi Paulista.

Conduzido pelo te-rapeuta ocupacional do NASF, Reder Nantes Tsu-ji, o encontro teve como objetivo proporcionar aos profi ssionais momentos que possam expressar suas tensões e emoções reprimidas ocasionadas por situações impostas em seus cotidiano.

“Todo sofrimento é uma construção humana. O sentimento de impo-tência que às vezes toma

conta de nós, provém do fato de não compreen-dermos o que está acon-tecendo, e por isso pas-samos a ter medo de tudo e de todos” afi rma Reder. “Muitas vezes nos isola-mos e fi camos bloquea-dos porque não dispo-mos de elementos que nos permitam pensar e refl etir”.

Porém, o terapeuta pondera que “a auto-esti-ma é a chave que nos pos-sibilita sair dessas situa-ções, aparentemente sem solução. Ela é a chave de nossa felicidade ou infe-licidade. Ela encoraja ou desencoraja nossos pen-samentos e sentimentos”.

Outro aspecto impor-tante, segundo Reder, é que “quando se fala em auto-estima, ela passa pela rede relacional fa-miliar e contextual, ou

seja, a consciência que se tem de si nasce de uma relação de comunicação com o outro. É dessa re-lação que nascem dois fundamentais questiona-mentos: quem sou? Do que sou capaz? montando dessa forma o autocon-ceito.

De acordo com a en-fermeira Alvina Severino de Souza, coordenadora da atenção básica de saú-de, “esse trabalho vem de encontro às solicitações feitas pelos profi ssionais de saúde, especialmente aqueles que trabalham com pessoas em sofri-mento físico e mental, tornando uma tarefa ár-dua para cada um, e ao longo dos dias esses fun-cionários necessitam de apoio e compreensão do seu papel enquanto pes-soa e cuidador”.

Os funcionários do Pronto Atendimento Médico Municipal e da Santa Casa de Tupi Paulista

Divulgação

Prefeitura vai implementar ações ambientais no município de Tupi PaulistaAssessoria de Imprensa

Uma reunião realizada na última sexta-feira (11), envolvendo o Secretário de Governo Reginaldo Fernandes, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Luís Figueira e o advogado da prefeitura Ramblet Termero, no Paço Municipal, defi niu que se-rão implementadas ações ambientais em Tupi Pau-lista, como distribuição de fôlders de conscientização do cidadão sobre as con-sequências de ligações in-

devidas de águas de chuva no sistema de esgotos da cidade.

De acordo com Luís Figueira, “o sistema de es-gotos da cidade deve ser totalmente separado dos encanamentos de águas de chuvas, mas isso não acontece, pois em qualquer chuva nota-se que as tam-pas de esgotos estouram, evidenciando o problema”.

Ainda segundo Figuei-ra “as águas de chuva que inundam nosso sistema de esgotos, vão interferir diretamente nas lagoas ae-

róbicas, pois as bactérias que limpam as águas do esgoto acabam não tendo o tempo sufi ciente para trabalhar, causando mau cheiro e má qualidade das águas que vão para o ri-beirão galante”.

O Secretário de Gover-no pede a colaboração e a conscientização dos mora-dores. “Água de chuva não pode ser ligada ao esgoto. Além de ser uma ligação ilegal, ela também mexe com a saúde dos tupien-ses” disse Reginaldo Fer-nandes.

Moça taiwanesa tem os olhos comidos por amebasPaulo Verçosa

A partir de hoje, o Jor-nal Interativo trará uma nova seção, que se inti-tulará “Planeta Curioso”. Nela, o leitor poderá en-contrar notícias, informa-ções, pessoas e fenômenos que de alguma forma fo-gem ao padrão da normali-dade e que deixam à quem os conhece uma sensação de “Isso é real?” ao mes-mo tempo em que lhes abre um apetite de “Quero mais!”.

Então vamos para a primeira curiosidade da seção. A estudante taiwa-nesa Lian Kao, de 23 anos, perdeu a visão após ter os seus olhos comidos por amebas. Mas como assim?

Foi da seguinte maneira:Após deixar sobre as

pupilas, por seis meses ininterruptos um par de lentes de contato descartá-veis, ela desenvolveu cerati-te, uma doença causada por falta de limpeza das lentes pela Acanthamoeba, uma espécie de ameba presente na poeira do ar e na água. O caso foi divulgado original-mente pelo jornal britânico Daily Mail.

Segundo os médicos do Hospital de Taipei, que atenderam a moça, isso foi resultado da falta de higieni-zação constante que deve-se fazer em lentes de contato, limpando-as regularmente, retirando-as durante o ba-nho e ao nadar, tendo um uso limite de até oito horas

por dia. Eles chocaram-se ao retirar as lentes dos olhos de Lian, pois a superfície de seus olhos estava pratica-mente extinta, uma vez que a ação das bactérias ainda foi ajudada com o fato dos olhos da moça tratar-se de um ambiente muito propí-cio para a reprodução dos microorganismos, por ser úmido e juntar óleo, água e sujeira ocular, fonte de ali-mentação para os mesmos.

Mas o desenvolvimento da doença foi mais comple-xo. Na verdade, segundo os médicos, a falta de oxigê-nio na superfície do tecido epitelial acaba criando feri-das nos olhos, nas quais as bactérias se infi ltram, esten-dendo as microlesões para toda a superfície ocular.

www.jornalinterativo.net07 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

Redação

A diretoria enca-beçada por Edvaldo Caetano, eleita na sex-ta-feira (11), para re-presentar os interesses do funcionalismo pú-blico municipal pelos próximos 4 anos, to-mou posse na manhã de ontem (14) na sede localizada na Rua Prin-cesa Isabel, centro de Dracena, teve como ponto alto a transferên-cia dos cargos e a con-fraternização de Pedro Gonçalves Vieira com a chapa concorrente comprometendo-se a apoiar a nova diretoria

“respeitando os resulta-dos das urnas”.

A vice-presidente do Sindicato dos Ser-vidores, Renata Matias Duarte Garcia, disse ao jornal Interativo que, ainda não foi discutida a fi liação à CUT – Cen-tral Única dos Traba-lhadores – “mas que ela poderá ajudar sim a Diretoria do Sindica-to a encaminhar nossas reivindicações”.

Nos últimos anos as eleições para diri-gentes sindicais foram conturbadas e a disputa se prolongava durante toda uma gestão de 4

anos. O confronto entre as facções conturbava o ambiente e prejudica-va o encaminhamento das propostas dos fun-cionários. Agora com a paz instalada, tudo pode ser resolvido de-mocraticamente.

O presidente Edval-do Caetano comentou que diferenças aconte-ceram durante a cam-panha, o que é normal, mas depois tudo se acertou e que agora é pensar apenas no fun-cionalismo “afi nal de contas, todos somos e continuamos a ser fun-cionários”.

Caetano toma posse e comemora a paz no sindicato dos servidores municipais

Peão de Brasilândia (MS) é campeão no Rodeio 2014Paulo Verçosa

Neste domingo (13) ocorreu a fi nal do tradi-cional rodeio da Feira Agropecuária e Indus-trial de Dracena (Fapi-dra), com a disputa cen-trada na montaria em touros. O rodeio iniciara na sexta-feira (11), ha-vendo no sábado a prova dos três tambores.

Helessandro Plínio da Silva, da cidade de Brasilândia (MS), pas-sou por amargo contra-tempo na madrugada do dia em que se consagra-ria campeão da montaria em touros, poucas ho-ras depois. O campeão teve seu carro, um Fiat/Uno, danifi cado após uma tentativa de furto e abandono. Segundo informações policiais, Helessandro ligou pela manhã para o Plantão da Polícia Militar alegando o roubo de seu veícu-lo. Após diligências, os policiais encontraram o Uno por volta das 13h30 em via pública. Nenhum objeto fora roubado.

O três-lagoense Ed-son Rodrigues Ribeiro conquistou a 2ª colo-cação, sendo seguido de Jair Guedes do Nas-cimento (Panorama), Henrique Leão (Dra-cena), Rafael Ribeiro (Murutinga do Sul) e Eliomar de Lima (Pau-liceia).

O rodeio iniciou com um total de 47 concor-rentes, sendo classifi -cados apenas 12 para as semifi nais e fi cando 6 para a fi nal, os quais subiram ao pódio no domingo, tendo cinco recebido premiações.

Os primeiros colocados levaram para casa um total de R$ 3 mil, de-crescendo para o valor de R$ 1 mil para os de menor classifi cação.

No sábado (12), foi bem movimentada a prova dos três tambores, para quem não conhece a modalidade, consiste em literalmente contor-nar à cavalo três tambo-res em menor espaço de tempo possível, onde o cavalo deverá correr do tambor um, passando pela direita, completan-do uma volta de aproxi-madamente 360º graus em torno; seguir para o tambor número dois, passando pela esquerda do mesmo e completar uma volta de 360º graus; em seguida para tam-bor três, passando pela esquerda do mesmo e fazer outra volta com cerca de 360º graus, disparando em seguida para a linha de chega-da/partida. O percurso também pode ser feito partindo da esquerda, e terminando as outras duas voltas pela direi-ta. É vencedor da prova quem fi zer o percurso no menor tempo possível e

sem penalidades.Na parte da tarde,

na modalidade femini-no, foram realizadas as eliminatórias, com 35 competidoras de diver-sas cidades da região, selecionando as 10 me-lhores competidoras para a fi nal, que aconte-ceu no período da noite. As vencedoras foram 1º lugar Gabriela Gaspa-relli, de Andradina; 2º lugar Murielle Furlan, de Parapuã; 3º lugar Gabriela Sanches, de Rubinéia; 4º lugar Thaís Sanches, de Adamantina e 5º Gabriela Stabile, de Tupã.

Também se destacou como a mais jovem da disputa a pequena Va-lentina Chagas, de 2 anos e meio, que com-petiu na parte da tarde.

Helessandro Plínio da Silva, da cidade de Brasilândia (MS), furtado durante o dia e campeão à noite

Carlos Roberto de SouzaCarlos Roberto de Souza

Caetano e Renata tomam posse e recebem os cumprimentos do adversário derrotado Pedro Trabuco

www.jornalinterativo.net

Page 5: 333ª Edição do Jornal Interativo

Você quer comprar vender ou alugar um imóvel, procure-nos!Sempre Temos um Bom negocio para você.

“A Imobiliária de sua confiança”

Stella MarisCompra - Venda - Locação - Loteamentos

PREPARAMOS A DOCUMENTAÇÃO DE SEU FINANCIAMENTO HABITACIONAL P/ AQUISIÇÃO DA CASA PRONTA OU AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO

VENDAS RESIDENCIALIMÓVEIS RESIDÊNCIAS A VENDA

www.imobiliariastellamaris.com.br OU LIGUE:(18) 3821-3738

REF 2218 Casa 3 dormitórios sendo 1 suite, escritório, sala, cozinha, banheiro social, edícula, dispensa, garagem p/ 02 carros, área constr 211 m2, NOVA, São Cristovão, R$ 370.000,00

REF 2269 Casa NOVA 03 dormitórios sendo 01 suite, sala, cozinha, planejada, banheiro social, gar 02 carros, Frei Moacir I R$ 280.000,00

REF 2278 Casa 03 dormitórios sendo 01 suite, sala, cozinha, banheiro social, banheiro serviço, garagem 02 carros, Laje Palmeiras I R$ 350.000,00

REF 2282 Casa NOVA com 03 dormitórios sendo 01 suite, sala, cozinha, banheiro social, churrasqueira, garagem 02 carros, Proximo a Fundec, R$ 290.000,00

REF 2293 Casa NOVA ½ lote Palmeiras c/ 02 dorm., sala, cozinha, banheiros social e garagem p/ 02 carros R$ 250.000,00REF 2298Casa c/ 02 dorm., sala, cozinha, garagem 02 carros, laje, lote 13 x 39 Vila Barros R$ 200.000,00

REF 2098 Salão Comercial lote 13x28 Centro, ótima Localização

REF 2245 Salão Comercial, centro frente p/ avenida, área do terreno 1600 m2

REF 2246 Salão Comercial área constr 572 m2, área terreno 3.114 m2, Centro

REF 2294 02 Salas + Kitinets todos alugados Otima localização - CENTRO

REF 139802 lotes juntos, esquina, medindo 13 x 28 cada ótima localização.

REF 211702 lotes juntos, esquina, Residencial GREEN VILE (CONDOMINIO FECHADO)

REF 2217Lote 11,40 x 25 Palmeiras IV R$ 90.000,00REF 2237Lote 13,82 x 30,35 Residêncial Atlantis

VENDA � RURAL - sítios, chácaras e fazendasLOCAÇÃO

Kitnets � Imóvel Residencial e Comercial

Por Marcos HashimotoTERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

Clicks da Fapidra 2014

Bruna Ferreira, Tamires Mariano, Flávia Galvão e Breatriz Galvão

Ellen Fornazieri, Andréia dos Santos, Luciana Castilho e Flavia Verona Russo

Helen Carla, Priscila Maegawa, Guilherme Segato, Jackeline Scarpanti, Taynan Kamiya e Juliana Torres

Juliana Schmidt, Douglas Carvalho, Lais Panicio e Victor Viana

Thais Malisse, Guilherme Malissi, Mariana Gonçalves e Gabriel Gonçalves

Camilo Berardinelli e Karen Kanada

Pamela Cardoso e Julia Paschoareli

Natália Guizelini Jéssica Copetti

Page 6: 333ª Edição do Jornal Interativo

10 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

ColoridoCultura Interativa

Cultura se faz com arrojoFarid H. Kadry

E uma boa dose de

competência! O sonho inabalável de todo ar-tista é ter seu dom re-conhecido como seu trabalho. Muitos de nós já passamos por algum desconforto do tipo: ‘O senhor é músico? E trabalha onde? Vive de quê?’ Nessa hora fi ca-mos impotentes diante de uma indagação pra lá de inoportuna. Como se, ser Artista, não fos-se profi ssão. Você toca violão em um barzinho durante a noite, até a madrugada, mas de dia tem que “trabalhar”!

Ao reconhecer o ar-tista como um trabalha-dor ‘normal’, declara-mos nossa total falta de preconceito. Digo isso porque senti na pele, muitas vezes, esse de-sagravo, ou seja, o fato de ser Músico tirou-me oportunidades na Fisio-

terapia.O poeta pensa, escre-

ve, declama. O músico pensa, compõe, canta. O artista incorpora seu papel, sobe ao palco, in-terpreta. O escultor ali-nha sua obra, expõe… Há que se pensar em mil maneiras de se de-senvolver a cultura de um povo, também, nesse aspecto: entender e sa-ber a arte como profi s-são. Nesse sentido, o de mostrar a seriedade da arte; a complexidade de se montar um espetácu-lo musical; a difi culdade de se escrever uma peça teatral; como atrair pú-blico para eventos; pre-cisamos caminhar mais fi rmemente.

Há um pensamento muito claro de todos os artistas dracenenses de que a cidade precisa de uma Secretaria de Cul-tura própria; e que o(a) Secretário(a) possa ter dinamismo e despren-

dimento para cuidar desse segmento. Quere-mos uma Secretaria que possa nos tratar como iguais, sem privilégios a este ou aquele. Uma Se-cretaria que possa acei-tar e realizar projetos de terceiros – sem ‘pegar carona’ na ideia – cre-ditando a estes, o mérito durante e após sua apre-sentação.

Queremos uma Se-cretaria que contrate – e não convide – o músico para uma apresentação. Por isso, eu defendo um sistema de pagamento de cachê, dependendo dos eventos que a Se-cretaria se propõe a re-alizar. Nós artistas, pre-cisamos de aplauso e de elogio, entretanto, preci-samos de dinheiro como todo mundo.

“Ah, mas eu não estou sabendo dessas coisas!” Eu acho bom você saber. O que se espera da classe artística é uma manifes-

tação direta para que a população deixe de nos encarar com olhos envie-sados e nos respeite como tal. O talento não veio a nós por acaso. A arte vai do artista ao seu público quando o espetáculo esti-ver ‘montado’ em um Te-atro. Para isso, o Teatro deve estar sempre com as portas abertas, pronto para receber artistas e pú-blico.

É uma luta de “cuite-linho’ apagando o fogo na fl oresta” para valo-rizar uma classe que dá luz à escuridão do povo brasileiro; um povo que tem uma raiz cultural in-fi nda, mas que ainda não sabe bem como utilizar essa raiz. Cabem a nós, artistas e poder público, mostrar o caminho.

Obs: artigo escrito e publicado em setembro de 2012. Totalmente atual.

Visite o site: www.fa-ridhkadryjr.com.br

Associação dos funcionários da Fundec promove almoço de confraternização na ABDAssessoria de Imprensa

A Associação dos Funcionários da Fundec (ADFF) realizou um al-moço nesta última quar-ta-feira (9) na Associa-ção Bancária de Dracena (ABD). O encontro con-tou com as presenças dos colaboradores, familia-res, amigos e convidados.

Segundo Júnior Shinkado, presidente da associação, houve bingo, premiação aos colabora-dores que mais utilizaram os convênios e atividades

para as crianças. Shinka-do ainda disse que a as-sociação foi criada há 4 anos e tem como propó-sito estimular a harmo-nização dos associados, melhorar as condições de saúde, educação, cultura e padrão funcional dos colaboradores, além de desenvolver atividades esportivas, recreativas, culturais, artísticas, cívi-cas e turísticas. “Foram momentos de descontra-ção e integração entre os colaboradores e familia-res”, disse.

www.jornalinterativo.net11 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

Colorido

VICTOR PALHARES, A RENOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO

Caras do Rádio XIII

A mais nova voz do rádio dracenense é natu-ral da Cidade Milagre, onde nasceu em 10 de outubro de 1991. Co-meçou onde tudo tem que começar, na escola. Estudante da E.E. 9 de Julho, foi presidente do Grêmio Estudantil Nel-son Ramos por 3 anos. Criou e desenvolveu o projeto da Rádio Gale-na, que tinha a missão de informar os alunos das atividades escola-res, noticias diversas, passar correios elegan-tes e tocar as músicas preferidas dos estudan-tes. Essa iniciativa foi premiada pelo Instituto Ayrton Senna, fato que deixou todos os envol-vidos no projeto mui-to satisfeitos. Ele mais ainda, porque amava as coisas do rádio. Tanto é que, frequentava os es-túdios da Nova Drace-na e da Rádio Regional desde os 11 anos, para ver como é que funcio-nava “a coisa”. Sempre esperou um convite, que lógico não vinha, por ser muito novo ainda, sem formação alguma, sem experiência de vida, e com “voz de moleque de cueiro”.

Fez o segundo grau em Dracena e buscou se aperfeiçoar para ser um jornalista ou radialista. Estagiário do Jornal Re-gional e participando do Portal Grupo Notícias de Presidente Pruden-te (pertencente a Leda Litholdo) foi ganhando bagagem cultural.

Quando precisou fazer estágio em uma rádio procurou o ami-go Marcelo Borini para fi car na Rádio Regio-nal durante 7 dias, para cumprir a exigência do MEC e da Faculdade de Jornalismo da UNO-ESTE, onde gostava de

todas as matérias, mas principalmente das aulas ministradas pelo profes-sor Homero Ferreira, um profi ssional competente e idealista.

Ficou no programa Cidade Alerta fazendo estágio de 7 dias, mas depois recebeu o convi-te direto do diretor An-tonio Carlos Borini para continuar na bancada do programa criado por Antonio Carlos Malhei-ros e Cláudio José desde então. Faz participações, entrevistas, comenta as notícias há 1 ano e meio ao lado dos âncoras Cláu-dio José e Walter Rizzi.

Demonstra querer crescer como jornalista, tanto é que concomitante com o curso de Direito que faz na REGES, faz Pós Graduação em Jor-nalismo Empresarial em Maringá (PR).

Na sua opinião o jor-nalismo é cada vez mais importante numa socie-dade democrática, tanto que considera a imprensa como o 4º Poder.

Na semana passada fazia um fl ash ao vivo da Fapidra para o Cida-de Alerta, quando o sinal caiu e ele fi cou falando pelo menos 5 minutos “fora do ar”. Vitinho diz que o sinal no recinto de exposição Dr. Aldo Ros-seto não é bom, e como estava muito barulho, não percebeu que estava fora do ar. “Mas valeu a experiência. A gente sempre aprende alguma coisa, mesmo quando não está tudo perfeito”, diz esse jovem apaixo-nado por rádio e jornal, que pretende ser um pro-fi ssional de respeito, e sonha alto.

Assessoria de Imprensa A Prefeitura Muni-

cipal de Tupi Paulista, através da Diretoria de Cultura, programou para o dia 22 de Julho, das 19h às 22h30 no Centro Co-munitário a realização de mais uma Ofi cina de “In-trodução à Fotografi a Di-gital” com o publicitário especializado em foto-grafi a Marcelo Andrade.

A ofi cina tem como

objetivo apresentar con-ceitos básicos de lin-guagem e composição fotográfi ca e conceitos técnicos que permitam que o participante possa fotografar e aplicar efei-tos de acordo com seus desejos e necessidades.

Marcelo Andrade já fotografou para diversas editoras, agências de pu-blicidade, e fotografa em seu estúdio atores, mo-delos, famílias, crianças, personalidades e assim

por diante. Atua como professor no MIS, no SENAC, na Escola de Fotografi a Riguardare, e em cursos e workshops oferecidos no Estúdio H2O onde é o fotógrafo chefe e proprietário.

São oferecidas 20 va-gas para pessoas com ida-de mínima de 12 anos. As inscrições podem ser fei-tas na Diretoria de Cultu-ra no Paço Municipal ou através do telefone (18) 3851-9018, com Kelly.

Redação

Desde ontem, segun-da-feira (14), a Vigilân-cia Epidemiológica de Dracena iniciou o muti-rão de limpeza contra a dengue. Um caminhão deverá passar por todos os bairros do municí-pio, recolhendo mate-riais que não têm mais utilidade e que podem se tornar possíveis fo-cos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre ama-rela. Os agentes pedem o auxílio dos populares para que coloquem nas calçadas os utensílios que podem ser descar-tados.

No total, foram re-gistrados 36 casos de dengue no município ao longo do ano, sen-do o Jardim Palmeiras a região que mais teve ocorrências. Perante o número registrado no mesmo período do ano passado, que foi 248, ocorreu um evidente de-

créscimo.Nesta segunda-fei-

ra (14), os profi ssionais da Saúde passaram pelo Jardim Jussara, Tonico André, Distrito Indus-trial, Parque Dracena, Jardim Panage, Distrito Industrial José Dancie-ri, Jardim das Nações, Distrito Comercial, Vila Itália I e II, e parte do bairro Metrópole.

Hoje, os caminhões deverão encolher mate-riais no Jardim Palmei-ras I, II, III e IV, Frei Moacir III, São Cris-tóvão, Jardim Campo Belo, Vila Romana, Jardim América, Jar-dim Europa, Jardim Vera Cruz, Metrópole e Centro.

Na quarta-feira (16), o mutirão ocor-rerá no Centro da ci-dade, além de irem até a Vila Lucélia, Jardim São Francisco, Jardim Kennedy, Jardim Éden e Parque Jamaica.

Na quinta-fei-ra (17), os trabalhos

acontecerão no Jar-dim Brasilândia, Vila Isabel, Jardim Prima-vera, Jardim Cristina, Condomínio Eldorado, Jardim Nova Dracena, Jardim Village, Parque do Bosque, Portal dos Girassois, Emílio Za-nata, Distrito de Jamai-ca, Jaciporã e Iandara, os Conjuntos Habita-cionais Virgílio Fiora-vante, João Vendrami-ni, Domingos Marques Caldeira, Waldir B. de Souza, Paulo Vendra-min e Nossa Senhora Aparecida.

Na sexta-feira (18), será a vez da Vila Bar-ros, Jardim Santa Clara e Alvorada, Vila Go-doy, Jardim Ipiranga, Gleba Abolição, Vila Correia e Jardim São Manoel I e II.

Para encerrar os tra-balhos, na segunda e terça-feira (21 e 22) os agentes coletarão pneus não mais utilizados nas borracharias.

Vigilância Epidemiológica realiza mutirão de limpeza contra a dengue

Ofi cina de Introdução à Fotografi a Digital será realizada em Tupi Paulista

www.jornalinterativo.net

Page 7: 333ª Edição do Jornal Interativo

12 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014 www.jornalinterativo.net

Vidraçaria morimVidros - Box - Blindex - Forro de PVC

Fone: (18) 99603-4990

Compare nossos preços e a qualidade de serviço

A

Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, por Dr. Lean-dro Rodrigo Perez Ruela CRF-SP:20.117

A Câmara dos De-putados aprovou, no dia 2 de julho, a sube-menda substitutiva ao PL 4385/94, Projeto Farmácia Estabeleci-mento de Saúde, que regulamenta o funcio-namento das farmácias no país e a transforma em estabelecimento de assistência farmacêu-tica e de assistência à saúde. O projeto foi aprovado na forma de uma emenda do relator pela Comissão de De-fesa do Consumidor, deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Em abril, houve a primeira tentativa de levar a subemenda a plenário. Boatos de que empresários do setor farmacêutico articu-lavam para derrubá-la motivou uma convoca-ção geral dos profi ssio-nais paulistas, que en-viaram cerca de 65 mil e-mails aos deputados, pedindo que votassem à favor da subemenda.

É um momento his-tórico para as entidades farmacêuticas, onde farmacêuticos, repre-sentantes do comércio varejista e Casa Civil, principais líderes de partidos e a maioria dos deputados, mostraram-se a favor do Projeto de Lei, inclusive houve manifestações públicas e de defesa no plenário da Câmara, nos últimos

meses.“Depois de 17

anos, conseguimos! Esse acordo envolveu o reconhecimento da farmácia como esta-belecimento de saúde. Quem ganha é a popu-lação, que agora tem direito à assistência far-macêutica em período integral. Ganha o povo brasileiro”, comemo-rou deputado Ivan Va-lente.

Agora a população fi cará na esperança de que sejam cumpridas e resguardado o direi-to de ter a assistência farmacêutica em tempo integral e que as Far-mácias e Drogarias pas-sem a trabalhar como ESTABELECIMEN-TO DE SAÚDE, e não de produtos alheios, confundidos muitas ve-zes como correlatos.

Para entendermos melhor o conceito de correlatos, devemos primeiro entender as defi nições de Farmácia e Drogaria.

Nos termos da Lei no 5.991 de 17/12/1973, temos as seguintes de-fi nições no artigo 4º e seus incisos :

X- Farmácia – es-tabelecimento de ma-nipulação de fórmulas magistrais e ofi cinais, de comércio de drogas, medicamentos, insu-mos farmacêuticos e correlatos, compreen-dendo o de dispensação e o de atendimento pri-vativo de unidade hos-pitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica;

XI- Drogaria – esta-belecimento de dispen-sação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlato sem suas embalagens originais;

Portanto defi ne-se correlato:

IV- Correlato – a substância, produto, aparelho ou acessório não enquadrado nos conceitos anteriores, cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou afi ns diagnósticos e analí-ticos, os cosméticos e perfumes, e, ainda, os produtos dietéticos, óticos, de acústica mé-dica, odontológicos e veterinários.

No mesmo sentido a RDC no 173 de 08 de julho de 2003, de-termina em seu item 5.4 de forma expressa que:

5.4 – É vedado à farmácia e drogaria:

5.4.2- Expor a ven-da produtos alheios aos conceitos de medi-camento, cosméticos, produtos para saúde e acessórios, alimento para fi ns especiais, ali-mento com alegação de propriedade fun-cional e alimento com alegação de proprie-dades de saúde. Estes ditos como produtos alheios, não relacio-nados com a saúde, e que não devem serem comercializados em farmácia ou Drogaria.

Vitória dos Farmacêuticos: Farmácia Estabelecimento de saúde é APROVADA

Projeto “Amigos do Esporte” volta do recesso da Copa

Assessoria de Imprensa

Os responsáveis pelo projeto social Amigos do Esporte, Cícero Ba-talha, o biólogo Diego Bezerra e o voluntário Antônio Batalha retor-

naram do período de re-cesso devido à Copa do Mundo, e avisa os alu-nos que participam que estão de volta as aulas sobre Meio Ambiente e os treinos de futebol de campo. O projeto

está acontecendo nos mesmos horários, de segunda a sexta-feira, e tem o apoio da Prefei-tura Municipal de Ouro Verde e de empresários da região.

Alunos do projeto com o biólogo Diego Bezerra, Cícero Batalha, e o voluntário Bezerra em aula prática sobre o Meio Ambiente

Divulgação

13 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

Alemanha é tetracampeã mundialRedação

Com a vitória neste domingo (13), a Ale-manha é a campeã do mundo pela quarta vez, estando pois a um pas-so de igualar o Penta-campeonato brasileiro.

Mas apesar da con-quista, a partida foi sofrida, muito diferen-te da goleada que os alemães deram sobre a Seleção nas semifi nais, tendo de ir até a prorro-gação.

Para começar, a es-calação germânica já apresentou uma sur-presa pouco agradável para a torcida: o meia Khedira, alegando do-res na batata da perna

durante o treinamen-to, não jogou. Acabou sendo substituído por Kramer, que fi cou um tempo curtíssimo em campo. Ele teve de abandonar o campo após levar uma ombra-da de Garay no rosto.

O meia Kroos, um dos melhores da Ale-manha, logo aos 20 minutos do 1º tempo fez uma patacoada. Ao fazer um belíssimo pas-se para o argentino Hi-guaín, através do qual os argentinos chegaram a comemorar um gol, acabou sendo anulado.

Para quem esperava uma atuação espetacu-lar do gênio Messi, se

surpreendeu em contra-partida com a atuação do goleiro Neuer, que foi eleito o melhor go-leiro da Copa.

Não obstante, mui-tas eram as chances tan-to para alemães quanto para los hermanos, mas o gol teimava em não sair. Após uma hora e meia de pura tensão, o torcedor teria mais meia hora para rezar, durante uma prorroga-ção que começou bem equilibrada.

A vitória alemã mar-ca 14 anos de um for-te trabalho, além de ser a primeira que um país europeu vence nas Américas.

Empresa suíça nega envolvimento em polêmica com prontuário de SchumiDo globoesporte

Apesar de ter ad-mitido que recebeu o prontuário de Michael Schumacher para que uma possível transfe-rência fosse organi-zada, a empresa aérea suíça “Rega” negou o envolvimento no va-zamento das informa-ções sobre o estado de saúde do ex-piloto. Ainda nesta semana de acordo com o jornal francês “Le Dauphine Libere”, após investi-gações, descobriu-se que o IP da máquina de onde foram envia-dos os e-mails, ofere-cendo os documentos, remetia à companhia de helicópteros locali-zada no cantão de Zu-rique, que passou a ser o alvo da investigação.

Contudo, à agên-cia de notícias AFP, a Rega afi rmou acredi-tar que “a confi den-cialidade do paciente permaneceu preserva-da”. O porta-voz da

empresa suíça reiterou que “não tem nenhum conhecimento sobre alguma investigação, e que até agora não foi contatado”.

- Rega organizou o transporte de um pa-ciente de Grenoble para Lausanne. Como parte deste processo, um relatório médi-co foi fornecido pelo hospital de Grenoble – afi rmou Philipp Kel-ler, porta-voz da Rega, mas deixando claro que só souberam do vazamento através da mídia.

Logo após Michael Schumacher ser trans-ferido do Centro Uni-versitário de Grenoble, na França, para o Hos-pital de Lausanne, na Suíça, em 16 de junho, documentos sobre seu estado de saúde foram subtraídos e ofereci-dos para veículos de imprensa do mundo todo por cerca de 50 mil Euros (R$ 150 mil). Em um primeiro

momento, especulou-se que a informação teria sido extraviada dos computadores de Grenoble ou até pelo staff da ambulância que realizou a trans-ferência do ex-piloto. Mas logo depois, o foco da investigação recaiu sobre a empresa suíça após o rastreio do IP da máquina em que os emails foram enviados.

Após quase seis meses internado no Hospital de Greno-ble (França), Schu-macher despertou do coma e foi transferi-do para um centro de reabilitação no Cen-tro Hospitalar Uni-versitário de Vaud, em Lausanne, na Su-íça, na segunda-fei-ra passada. Lá ele dá continuidade à longa recuperação desde o gravíssimo acidente de esqui, sofrido no dia 29 de dezembro de 2013 na estação de Méribel, sul da França.

www.jornalinterativo.net

Page 8: 333ª Edição do Jornal Interativo

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 117

BTHOMILIAH

CRETONECOI

CANTINADTIEPAR

CONTRAPESOFRIOTAAG

BRRIOICAR

CARAIONBEPCE

LAMERC

ENARIOSNATALNTCIIHAITI

SOACADNEC

RAPADURA

Aluna auxi-liar do pro-fessor na

orientação

Campeão gaúcho por42 vezes(red. fut.)

Assuntocomum

nas aulasde Direito

"(?)Ching": oLivro dasMutações

Momentode evan-gelizaçãona missa

Letra queforma dí-

grafos com"c", "l" e "n"

Organiza-dor das

Olimpíadas(sigla)

"Deus nãodá (?) acobra"(dito)

Matéria-prima demoedas

(símbolo)

Curso deágua co-mo o Nilo

AdrianeGalisteu,

apresenta-dora de TV

Diz-se dosuor de

quem estánervoso

RogérioCeni,

goleirobrasileiro

Animalque puxao trenó de Papai Noel

(?) cru:petróleo

em estadonatural

Que fazemqualquercoisa pordinheiro

Rock (?) Roll, gêne-ro musicalde Elvis

(?) os pésno chão:

serrealista

Ácido desoxirri-bonucleico

(sigla)

A largada, em relaçãoao trajetoda corrida

Atividadefísica feita na água,indicada a gestantes

Arma indígena deguerra

Tecido decolchas ecortinas

Restauran-te italianoA vara usa-da por e-quilibristas

O falcãobrasileiro

Beco(abrev.)

Feriado dedezembro102, emromanos

País maispobre dasAméricas Desordem

"Saúde", em OMSDoce de origem

açoriana, comum emfeiras nordestinas

Desajei-tada pararealizar

algo Genitor

Unidadede venda de sapatos

Átomoessencial à eletrólise

Raio(abrev.)

Compar-timento

do presídioAquela queprecisa verpara crer

Nascer(do Sol)

Ellen Page, atriz

Calçado de vaqueirosCineasta de "Pixote,a Lei do Mais Fraco"

e "Carandiru"

3/and. 7/cretone — homilia. 11/mercenários. 13/hector babenco.

Solução Anterior

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO90

C O DD O M I N A N T E

V E L A O R O BS E R P E N T I N A

M O T R S TR E P E L E N T ED O C I D E N T E

A N E C I T C LS I L V E S T R E

S L E R R A B IC A N T O A Z T

C E M I T E R I OR A V U L T A R

M E N T O R A R AS E E A R E A L

O alimentonão reco-mendado

em doações

OlgaBenário,militante

comunista

Arte deMachadode Assis

Produtousado pa-ra afastarmosquitos

Cifra queequivale

ao ré(Mús.)

A pessoaque escre-ve com a

mão direita

Forma do movimentodo cavalono xadrez

Edney (?),jornalistae escritorbrasileiro

"O (?) daSereia",série daTV Globo

(?) Holan-da, atorde pega-dinhas

"Casa" danoiva-

cadáver(Cin.)

Letra queprecede o cifrão,no real

Índice decorreçãomonetária

(BR)Municípiodo Centro-

Sul flu-minense

Decifrarum textoBase doketchup

Sobres-sair

Neônio(símbolo)

Rival deJerry (TV)Maior rioda Itália

Bebida dosdeuses

(Mit. gr.)

Tecido dedecoraçãode festas

Não, em inglês

Cuidar

Líderreligiosojudaico

Conse-lheira

Ver, eminglês

Poente"(?) Bran-co", hino

da Marinha

(?) à prova de balas,proteção do policial

Distúrbios

Tubo demetal

que gela o chope

Classe (?):burguesia(Sociol.)Indica

a idade,no bolo

(?) Sharif, ator de"Doutor Jivago" (Cin.)

Sine qua (?):indispensável (latim)

Evento em que candi-datos a cargos políti-cos se "enfrentam" e

apresentam propostas

A regiãode origemdo tacacá(abrev.)

Mãe-d'água (Folcl.)

ZuzuAngel,

estilista

"Terres-tres", em"DPVAT"

(?) lírica:a ópera(Teat.)

Amargos;ácidos

3/non — not — see — tnt. 5/areal — cisne. 9/perecível — silvestre.

TERÇA-FEIRAFerdinando pede permis-são a Pedro para namorar Gina. Pituca comenta com Serelepe que Catarina continua com a ideia de adotá-lo. Serelepe diz a Pituca que precisará dei-xar a Vila. Pedro avisa a Gina que Viramundo está na casa de Giácomo e voltou a namorar Milita. Dona Tê vê Ferdinando e Gina se beijando de for-ma apaixonada e fica pre-ocupada com o possível namoro dos dois. Juliana aceita a companhia de Renato na volta da escola para casa. Rosinha afirma para Mãe Benta que lu-tará pelo amor de Zelão. Epaminondas promete para Renato que irá aju-dá-lo no posto de saúde se for eleito prefeito. Ze-lão despreza Juliana. O detetive contratado pelo prefeito das Antas des-cobre que Epaminondas teve um caso com uma mulher que, após dar à luz, abandonou o bebê no orfanato. Renato convida Mãe Benta para trabalhar como enfermeira no posto de saúde.

TERÇA-FEIRAO exame de DNA revela que Nando é o pai biológi-co de Bia. Juliana consola Jairo, que fica arrasado. Marina e Clara convidam Cadu e Verônica para se-rem padrinhos do casa-mento. Felipe conta para Chica que pensa em se mudar para Goiânia com Silvia. Rafaela desco-bre que está grávida de gêmeos. Luiza e Laerte brigam. Branca mostra o contrato de socieda-de para Gabriel, que fica desconfiado. Luiza corre para a casa dos pais, e Laerte vai atrás, invadin-do o apartamento. Laerte acusa Helena de querer feri-lo e vai embora com Luiza. Clara e Marina se casam diante dos amigos e da família no Galpão Cultural. Luiza e Laerte se hospedam no haras de Shirley. Giselle comunica aos pais que vai para Pa-ris com Murilo. Gabriel se irrita ao ver Silvia e Felipe juntos. Silvia e Verônica pegam os buquês de Cla-ra e Marina. Luiza entra no lago do haras e fica com o pé preso no fundo.

TERÇA-FEIRANacho não deixa Davi perceber a presença de Megan. Jonas, Pamela, Brian e Dorothy leem o blog de Edna, que critica Brian. Megan oferece um anel para Janaína, em troca da chave do apar-tamento de Manuela. Manuela e Davi se sur-preendem com a presen-ça de Megan no quarto. Danusa e Matias se bei-jam. Davi pede para Pa-mela manter Megan lon-ge dele. Manuela e Davi confirmam que Bóris ar-mou para Matias e deci-dem se vingar. Rita tem uma ideia para ajudar Pamela com seu novo programa. Jonas deci-de colocar Davi no lugar de Bóris como chefe de programação. Verônica repreende Vicente por ter faltado à aula. Ma-nuela intercepta Megan no salão da Marra Bra-sil. Rita chega à mansão Marra, e Pamela e Brian decidem criar o Geração Nem-nem.

14 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014 www.jornalinterativo.net 15 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

Sudoku

Fé, sensibilidade, intuição e percepção dos aspectos sutis enfatiza-dos hoje. Momento para você se conec-tar mais com seu interior e ouvir mais a intuição e a sensibilidade.

Áries (21/3 a 20/4)

Tenha cuidado com situações financeiras. Evite se iludir com o valor das coisas. O momento pede a você uma atitude mais empática, solidária e afetuosa, leonino.

Leão (23/7 a 22/8)

O dia é importante para situ-ações que envolvem a família, o lar e as emoções. O período é de energia introspectiva onde o foco é o seu de-senvolvimento interno.

Sagitário(22/11 a 21/12)

Ênfase nos relacionamentos e na capacidade de se mostrar mais amoroso e empático. Deve ter cuidado com a tendência a esperar demais das pessoas, virginiano.

Virgem(23/8 a 22/9)

A sua percepção está volta-da para os aspectos mais sensíveis da vida. Esteja atento aos aspectos sutis envolvidos na comunicação e na inte-ração com as pessoas.

Capricórnio(22/12 a 21/1)

Dia importante para cuidados com a saúde e a percepção de como as emoções se manifestam no corpo. Em relação ao trabalho é preciso que se expresse com mais criatividade.

Libra (23/9 a 22/10)

Momento que enfatiza os seus valores emocionais e espirituais. A sua capa-cidade de gerar recursos depende do uso positivo da imaginação. Período em que é importante a sintonia com seus valores.

Aquário (22/1 a 19/2)

Dia com forte ênfase emocio-nal na vida amorosa e na criatividade dos escorpianos. Em relação a expressão de sua criança interior, o momento estimula a criatividade e os aspectos recreativos.

Escorpião (23/10 a 21/11)

A Lua e Netuno estão conjun-tos em seu signo indicando um dia de grande sensibilidade. É preciso estar atento à tendência as ilusões e ao ex-cesso de idealização.

Peixes (20/2 a 20/3)

Dia que enfatiza as amizades e a conexão emocional e espiritual com as pessoas. Projetos artísticos, culturais ou espirituais estão enfatiza-dos nesse período.

Touro(21/4 a 20/5)

Para os geminianos, um im-portante dia para situações emocio-nais e profissionais. Período em que há uma tendência a se sentir chamado a uma realização vocacional.

Gêmeos(21/5 a 20/6)

Desenvolvimento da fé e da sensibilidade. Percepção de que sabe-doria é mais do que conhecimento. Os aspectos culturais, emocionais e espi-rituais estão enfatizados hoje.

Câncer(21/6 a 22/7)

Horóscopo

Solução Anterior Eventos históricos 1799 — É encontrada a Pedra de Roseta na localidade egípcia de Roseta, por , um ofi cial francês. 1917 — É fundado o Uberaba Sport Club. 1975 — Os Estados Unidos e a União Soviética iniciam mis-são conjunta Apollo-Soyuz (ASTP). 1988 — Naufrágio do barco Correio de Arari, no Pará, Brasil, mata 58 pessoas.carece de fontes?] 2011 — Harry Potter e as Relíquias da Morte: É lançado o último fi lme da saga Harry Potter

Nascimentos 1984 Jéferson, futebolista brasileiro. 1985 — Graziano Pellè, futebolista italiano. 1988 — Franco Jara, futebolista argentino. 1989 — Tristan Wilds, ator norte-americano. 1991 — Yuki Kashiwagi, cantora e ídolo japonesa.

Falecimentos 1299 — Erik Magnusson, rei da Noruega (n. 1268). 1921 — Alphonsus de Guimaraens, poeta brasileiro (n. 1870). 1923 — Semyon Alapin, enxadrista russo (n. 1856). 1997 — Gianni Versace, estilista italiano (n. 1946). 2008 — György Kolonics, canoísta húngaro (n. 1972).

Santos do dia São Boaventura de Bagnoregio Santa Julita e São Ciro (Igreja Ortodoxa) São Vladimir de Kiev

Um velho senta-se num ban-co no ônibus, bem em frente a um Punk de cabelos com-pridos, com mechas verdes, azuis, rosa e vermelhas.O velho fi ca olhando para o Punk e o Punk olhando para o velho.O Punk vai fi cando invoca-do, até que então pergunta ao velho:- O quê foi vovô? Nunca fez nada diferente quando era jovemO velho responde- Sim, eu fi z. Quando era jovem, fi z sexo com uma Arara, e estou aqui pensan-do: “Será que este FDP é meu fi lho?”

www.jornalinterativo.net

Page 9: 333ª Edição do Jornal Interativo

16 > TERÇA-FEIRA - 15 DE JULHO DE 2014

EXPRESSO ADAMANTINA LTDA

www.expressoadamantina.com.br

De Dracena para:

Tupã, Marília, Ribeirão Preto,

Piracicaba, Americana e Campinas

Dracena (18) 3822-1042Panorama (18) 3871-1176

Tupi Paulista (18) 3851-1773

Junqueirópolis (18) 3841-1345Pacaembu (18) 3862-1422

Adamantina (18) 3522-1122

www.jornalinterativo.net