336ª edição do jornal interativo

9
O jornal feito com você Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.net Ano 2 R$ 1,50 « « « « « « > Realizada a terceira edição do “Perca um Livro Dracena” Pág. 11 DOAÇÃO > Palestra sobre medula óssea é desenvolvida na Igreja Presbiteriana Pág. 11 LEITURA Assaltantes de residência são presos logo após o crime Um dos acusados está foragido, porém a Polícia já o identificou Pág. 12 ENCONTRO > Terra Azul Moto Clube promove a 9º Moto Romaria Na tarde de ontem, uma re- sidência da Vila Barros, em Dracena, foi tomada por três criminosos, que portando uma faca e sobre forte ameaça, ren- deram a vítima e roubaram objetos de valor. Após diligên- cias, a Polícia Civil apresentou dois suspeitos na delegacia que foram prontamente reconheci- dos pela vítima como autores do assalto, restando um outro elemento que foi identificado, porém encontra-se foragido. Dentre os criminosos detidos, um é menor de idade e está à disposição da Justiça, o outro já bastante conhecido das auto- ridades policiais. Fly Londrina Clube de Paraquedismo realiza saltos duplos >Pág. 5 (...) a entidade acertou em gênero, número e grau, quando programou a solenidade (...) 22/07 23/07 24/07 Máx. 32º Máx. 22º Máx. 32º Mín. 14º Mín. 17º Mín. 13º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena 3823-0991 99682-2027 >Pág.02 Carlos Roberto de Souza Carlos Roberto de Souza TERÇA-FEIRA - 22 De Julho de 2014 Número 336 O público de Dracena e região esteve presente prestigiando o evento >Pág. 13

Upload: jornal-interativo

Post on 02-Apr-2016

252 views

Category:

Documents


21 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 336ª Edição do Jornal Interativo

O jornal feito com vocêDiretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.netAno 2 R$ 1,50««««««

> Realizada a terceira edição do “Perca um Livro Dracena”

Pág. 11

Doação> Palestra sobre medula óssea é desenvolvida na Igreja Presbiteriana

Pág. 11

Leitura

assaltantes de residência são presos logo após o crimeUm dos acusados está foragido, porém a Polícia já o identificou

Pág. 12

encontro> Terra Azul Moto Clube promove a 9º Moto Romaria

Na tarde de ontem, uma re-sidência da Vila Barros, em Dracena, foi tomada por três criminosos, que portando uma faca e sobre forte ameaça, ren-deram a vítima e roubaram objetos de valor. Após diligên-cias, a Polícia Civil apresentou dois suspeitos na delegacia que foram prontamente reconheci-dos pela vítima como autores do assalto, restando um outro elemento que foi identificado, porém encontra-se foragido. Dentre os criminosos detidos, um é menor de idade e está à disposição da Justiça, o outro já bastante conhecido das auto-ridades policiais.

Fly Londrina Clube de Paraquedismo realiza saltos duplos >Pág. 5

(...) a entidade acertou em gênero, número e grau, quando programou a solenidade (...)

22/07 23/07 24/07Máx. 32º Máx. 22ºMáx. 32º

Mín. 14º Mín. 17º Mín. 13º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

3823-099199682-2027>Pág.02

Carlos Roberto de Souza

Car

los R

ober

to d

e So

uza

TERÇA-FEIRA - 22 De Julho de 2014 Número 336

o público de Dracena e região esteve presente prestigiando o evento >Pág. 13

Page 2: 336ª Edição do Jornal Interativo

02 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014 OPINIÃOOPINIÃO 03 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014

Sugestões para charges: [email protected]>EDITORIALA homenagem que a 49ª

subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil pres-tou a um dos seus ilustres membros recém-falecido, José Florentino de Souza Araújo, no último final de semana, mostra que a en-tidade acertou em gênero, número e grau, quando

programou a solenidade. Acertou porque soube promover a união da clas-se em cima da memória do colega. Acertou porque resgatou também a cul-tura de Dracena, enrique-cida pela família Araújo, da qual o advogado, pro-fessor e músico alternati-

vo, era um dos expoentes. Acertou porque deixou marcado o caminho a ser seguido por outras enti-dades, inclusive pela Se-cretaria da Cultura, como proceder para resgatar um pouco da história cul-tural da Cidade Milagre. Se cada entidade promo-

vesse o resgate de valores de seus membros, enal-tecendo sua participação pelas qualidades morais, intelectuais, sociais, em-presariais, humanísticas, culturais e esportivas, certamente a sociedade dracenense ficaria mais rica em eventos. São tan-

tos os homens e mulheres que muito fizeram pela Cidade Milagre e nunca receberam uma homena-gem sequer, que a doce lembrança promovida pela OAB passou a ser um marco importante a ser escrito no calendário de Dracena.

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 - 9-9682-2027 - 9-8111-0024e-mails: [email protected] - [email protected] - Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro - Jornalista Responsável: Odair de Andrade MTB 00010.760/SP - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Pedro César Sandrin, Farid Junior, André Cassiano Zonato, Danilo Ledo, Carlos Roberto de Souza, André Kozan Lemos, Circulação: Dracena, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Ouro Verde.

>POLÍTICO PRESSFAPIDRA – A entrevista que Lupércio Chagas

Neto, presidente do Sindicato Rural de Dracena con-cedeu no encerramento da Fapidra deste ano, infor-mando que a partir de 2015 outro promotor do grande evento poderia surgir no cenário, não necessariamen-te o próprio Sindicato Rural, já começa a repercutir. Comenta-se que empresários do ramo de entreteni-mento teriam demonstrado interesse. Para a Prefei-tura de Dracena seria ótimo. Deixaria de participar diretamente, oferecendo parte dos recursos (em troca de duas noites abertas ao público) e passaria a arreca-dar ISSQN integral.

ZEZINHO GARCIA - O ex-prefeito de Dracena jogou lenha na fogueira, afi rmando que seria candida-to a deputado federal pelo PRB, inclusive disputando espaço com seu irmão Osvaldo Garcia, que anterior-mente já vinha se destacando como pré candidato e pretendia se lançar para uma cadeira na Câmara Fe-deral pelo PR. No fi m Osvaldo, que abriu mão pela candidatura de Francisco Rossi, desistiu, e… Zezinho também. Dá para entender?

SEM FRONTEIRA – O prefeito José Antonio Pedretti tem sido procurado por vários candidatos a deputado estadual e federal, e não se faz de rogado: “Dracena está aberta; temos candidatos locais, mas não podemos fechar as portas para candidatos de fora, de outras cidades e de outras regiões”. Os candidatos locais, lógico, gostariam do apoio incondicional do prefeito, mesmo sabendo que os “paraquedistas” des-ceriam no seu terreiro eleitoral.

ENGENHARIA – Nivaldo Gualda, braço direi-to do Dr. José Fernando Pinto da Costa, diretor pre-sidente do grupo UNIESP disse ao Jornal Interativo que as instalações dracenenses estão recebendo a 4ª e última visita de membros do MEC, para autorizar o funcionamento da Faculdade de Engenharia de Dra-cena. As outras três vistorias foram bem avaliadas e espera-se que o vestibular seja realizado no fi nal deste ano e as aulas iniciadas em fevereiro de 2015.

RADARES – O Governo do Estado vai entregar a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros em óti-mas condições de tráfego. Porém, para evitar abuso dos motoristas, reduzir o número de acidentes, vai instalar aproximadamente 15 radares entre Dracena e Osvaldo Cruz. Um policial rodoviário aposentado, disse ao Jornal Interativo que “as pessoas não temem sofrer acidente, morrer ou fi car aleijado, mesmo sa-bendo que desenvolvendo alta velocidade estão su-jeitas a acidentes, mas tem pavor de pagar multas por excesso de velocidade”.

>DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO [email protected]

Verdade: “O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...” (Mario Quintana)

A OAB de Dracena prestou uma singela ho-menagem a José Florenti-no de Souza Araújo. Con-vidado a escrever alguma coisa sobre o “atleta Flo-rentino, Zinho”, fi z em poucas palavras um relato da sua presença e partici-pações importantes para o esporte dracenense, prin-cipalmente o basquete, modalidade que ele tanto se destacou e difundiu no oeste paulista.

“Minha homenagem:Conheci o professor

José Florentino em Tupi Paulista, em 1964. Era aluno do Instituto de Educação Engº Isac Pe-reira Garcez e fomos jo-gar uma partida de bas-quete no CENE de Tupi Paulista.

Fomos recepcionados na porta da escola pelo professor Florentino, que logo foi “amassando a mão” de todos, demons-trando calorosa e “dolori-damente” a sua satisfação por estarmos presentes para um jogo que, logo

em seguida, descobri que se tinha alguém que sabia jogar era ele.

Antes, fi quei deslum-brado por estar pisando numa quadra com piso de madeira e… “coberta”. Como é que Tupi Paulista tinha uma quadra cober-ta, com piso de madeira impecavelmente limpo e brilhante e nós aqui na Cidade Milagre lutando para construir a nossa quadra de cimentão?

O jogo mostrou quem era “a fera”; depois nas conversas amistosas, quem era o autor do pro-jeto da quadra coberta e como Tupi Paulista esta-va crescendo com o seu basquete.

Em 1965 Dracena se-diou os Jogos Regionais da Alta Paulista pela pri-meira vez. Convidaram meia equipe de Londrina para reforçar o time local (vieram Marcão, By, Ju-nior e Weber), e Floren-tino para ser o técnico da equipe. Florentino foi o técnico e também o prin-

cipal jogador da equipe que acabou ganhando a medalha de prata.

“Zinho” como era ca-rinhosa e respeitosamente chamado por todos, al-guns anos antes, fora fi gu-ra de destaque nos Jogos Noroestinos, defendendo Penápolis e principal-mente Birigui. Especia-lista em arremessos de média e longa distância, quando ainda não havia sido instituída a zona de três pontos, mesmo uma cesta valendo apenas dois pontos era sempre o “ces-tinha” do jogo. Era ele quem decidia os jogos, quem deveria arremessar a última bola, para fazer a cesta da vitória. O joga-dor de confi ança do téc-nico e da torcida para os momentos decisivos.

Tive o privilégio de ser seu aluno, colega de escola, amigo e… fã. Sempre tranquilo, sempre muito educado e gentil, foi para uma geração de professores de Educação Física da região o modelo

e exemplo a ser seguido.Um ano antes de nos

deixar foi recepciona-do na ABD por todos os professores de Educa-ção Física, que puderam demonstrar o carinho e respeito que lhe devotá-vamos.

Quando o encontrava, contraía os músculos da mão direita, que ele iria “amassar” literalmente, e lhe dizia antes que acon-tecesse o “apertão”, que eu o invejava, pelo ta-lento com as mãos, tanto para jogar basquete como para tocar piano. Mas ele não aliviava, não. Sorria e apertava fi rme. Era a forma como ele interagia com todos, demonstrando sua satisfação em poder rever um amigo.

José Narciso da Con-ceição Gesteiro”

(quero parabenizar a OAB de Dracena pela justa homenagem, que acabou se transformando num momento ímpar de saudade e cultura).

Opinião PúblicaDunga, ao que tudo indica, será indicado como o técnico que terá a responsabilidade de montar e treinar a seleção bra-sileira até o próximo Mundial, que ocorrerá em 2018 na Rússia. O que você pensa sobre essa possível escolha da CBF?

Antônio Rocha (secre-tário) - É indiferente que a escolha recaia sobre o Muricy, o Tite ou sobre o Dunga. As coisas mudarão quando acabar a politica-gem dentro da CBF. O pro-blema é que a mídia acaba fazendo muita publicida-de sobre um só jogador, no caso o Neymar, quan-do deveria haver espírito coletivo dentro e fora de campo.

Fernando de Almeida Ramalho (mecânico) - Sou contra. Ele já atuou uma vez e mostrou um mau re-sultado. Para mim, o técni-co deveria ser o Tite.

Érika Burdin (auxiliar de professora) - Eu não gostei. Ele não desenvolveu um bom trabalho na Copa de 2010.

Edilaine Gatt i (estagi-ária) - Eu acho que seria bom, porque ele já acumu-lou bastante experiência como jogador e técnico.

Preto/Branco

Page 3: 336ª Edição do Jornal Interativo

04 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014 05 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014

Mulher planejava entrar com droga em Penitenciária de JunqueirópolisRedação

No último sábado (19), por volta das 11h, a Polícia Civil, através de policiais da Dele-gacia de Investigações Policiais e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DIG/DISE) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) prenderam uma mulher de 31 anos, ope-radora de telemarke-ting, moradora na ci-dade de São Paulo, por posse de entorpecente.

Junto à ela estava um invólucro de plás-tico, envolto em fi ta isolante, contendo uma porção de maconha pe-sando 211,44 g. O fl a-grante foi resultado de um trabalho de inves-

tigação desenvolvido pelo Centro de nteli-gência Policial (CIP), da Delegacia Seccional de Dracena, em cola-boração com o Setor de Inteligência da SAP, que tinham informa-ções dando conta que a mulher detida tentaria entrar com drogas na Penitenciária de Jun-queirópolis durante ho-rário de visita.

Abordada ainda na fi la de espera da Peni-tenciária, a princípio ela negou que estivesse com drogas, mas demonstrou muito nervosismo, o que levou os policiais a encaminharem-na para exame de raio x. No exa-me, contudo, nada foi encontrado junto ao seu corpo. Ao ser indagada

sobre seus pertences, a mulher disse que os ha-via deixado num hotel localizado no centro de Dracena, onde havia passado a noite.

Foram efetuadas di-ligências no quarto do hotel que ela ocupara, sendo encontrado den-tro de uma mochila o invólucro plástico, contendo a porção de maconha. Depois de encontrarem a droga, a mulher assumiu a propriedade, dizendo ainda que pretendia entrar na visita de do-mingo na Penitenciária de Junqueirópolis com a droga para entregá-la para o seu companhei-ro. Também revelou tê-la obtido na cidade de São Paulo.

O invólucro contendo a maconha que deveria ser entregue ao companheiro

Menor é preso por tráfi co de drogas no Jardim BrasilândiaRedação

Em patrulhamento pela rua Nelson Rodri-gues, no Bairro Jardim Brasilândia, uma equi-pe da Polícia Militar localizou um menor que trafi cava drogas.

O menor D.D.R. foi encontrado abaixado num local escuro num

terreno localizado na rua Nelson Rodrigues em atitude suspeita. Ao avistar a aproximação da viatura, ele se le-vantou e tentou fugir, mas foi alcançado pelo policiais. Em varredura no local, foram locali-zados 65 invólucros de crack, além de haver no bolso de D.D.R. um to-

tal de R$ 43 e um apa-relho celular.

Após a ação, ele confessou estar ven-dendo droga. Diante dos fatos, foi dada voz de apreensão ao menor e conduzido ao Plantão da Polícia Civil, sen-do depois conduzido à cadeia pública de Ada-mantina.

Redação

Uma equipe da Po-lícia Militar, por soli-citação do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), foi até a rua Princesa Isa-bel na sexta-feira (18), onde houve um aciden-te entre dois veículos.

O condutor N.B.S., ao tentar dar marcha a ré, chocou seu veículo contra outro que esta-va estacionado. Feito o teste do etilômetro, constatou-se 0,65 mg/lt de ar alveolar, demons-trando o estado de em-briaguez do condutor.

Diante dos fatos, foi

dada voz de prisão em fl agrante por embria-guez ao volante, sendo o autor conduzido ao plantão da Polícia Ci-vil, onde foi ratifi cada a voz de prisão e arbitra-da a fi ança de R$1.500 reais. N.B.S. pagou e foi então posto em li-berdade.

Homem é detido por embriaguez ao volante

A mulher foi en-caminhada à sede da DIG/DISE, onde foi autuada em fl agrante

por tráfi co de drogas. De lá, seguiu para a Penitenciária de Tupi Paulista, onde fi ca à

disposição da Justiça. Caso seja condena-da, poderá pegar uma pena de 5 a 15 anos.

Polícia Civil prende acusados de assalto em residência da Vila Barros

Redação

Uma residência da Vila Barros foi assal-tada na tarde de ontem (21) por três rapazes, sendo um menor de idade.

Segundo informa-ções da Polícia Civil, a vítima relatou que teve sua casa invadida pelos três suspeitos, portando uma arma branca (faca) e sobre forte ameaça anunciaram o assan-to, renderam a vítima, prendendo-a no ba-nheiro.

Com a casa livre, re-viraram todos os cômo-

dos em busca de obje-tos de valor e roubaram eletrônicos como no-tebook, tablet, celular e DVD portátil, além de certa quantia em di-nheiro, empreendendo em fuga na sequência.

Percebendo que os criminosos fugiram, a vítima conseguiu destra-var a porta e chamou a Polícia Militar, que che-gando no local, também comunicou a Polícia Ci-vil, para tentar identifi -car os autores do assalto.

Ao registrar os rela-tos da vítima, o policial coletou informações sobre as características

físicas e as vestimentas que os criminosos usa-vam no momento do delito e lembrou-se de um indivíduo que come-teu crime semelhante há poucos dias, utilizando-se do mesmo ‘modus operandi’.

Já com as informa-ções, os policiais inicia-ram diligências e loca-lizaram dois suspeitos (irmãos), que levados até a delegacia, foram prontamente reconhe-cidos pela vítima como sendo dois dos autores. O terceiro, que não foi localizado, já foi devida-mente identifi cado e as

Objetos roubados foram reconhecidos pela vítima Menor foi detido e está à disposição da Justiça

Carlos Roberto de Souza

Tentativa frustrada de furto foi fi lmada por circuito internoRedação

Meliantes desaten-tos são acusados de tentativa de arromba-mento em uma ótica de Dracena.

Um dos suspeitos foi identifi cado pela Polícia Civil na tarde de ontem, após verifi -cação de fi lmagem do

circuito interno de se-gurança do estabeleci-mento comercial.

Segundo informa-ções da Polícia Civil, os suspeitos usavam capacete quando da tentativa do crime, às 2:40h da madrugada de domingo, porém, horas antes, os mes-mos indivíduos, usan-

do as mesmas rou-pas e sem capacete, foram filmados en-quanto observavam atentamente o inte-rior da loja, com o rosto colado no vidro.

A Polícia ouvirá o suspeito identifi ca e fará diligências para identifi car os demais.

providências para a sua prisão estão sendo toma-das pelas autoridades.

Dentre os irmãos pre-sos, um é menor de ida-de, e segundo o delegado Dr. Alexandre Luengo,

“o outro já é bastante co-nhecido das autoridades policias, devido à diver-sos crimes como roubos, furtos, tráfi co de entor-pecentes e um homicí-dio, praticado quando

ainda era menor de ida-de”, afi rmou.

Parte dos objetos furtados foram recu-perados pela polícia, reconhecidos e restitu-ídos à vítima.

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Preto/Branco

Page 4: 336ª Edição do Jornal Interativo

06 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014 07 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014

Fone: (18) 3823 - 1919Cel. Vivo: (18) 99708-1820

Cel Tim : (18) 98149 - 4797

MADRUGADA MUDANÇASAntonio

MUDANÇAS EM GERAL

(RESIDENCIAL - COMERCIAL)

MONTAGEM DE MÓVEIS

CAMINHÃO BAÚ

EQUIPE ESPECIALIZADA

SANTO EXPEDITOSANTO EXPEDITOVENDAS DE LAJOTAS E TIJOLINHOS

6 FUROS 8 FUROSTIJOLINHOS

Tel.: (18) 3822-2174 / 99708-7714 - Junior

Caras do Rádio XVI Antigamente os apre-

sentadores de programas musicais nas emissoras de rádio, tinham como norma falar o nome do artista, mas destacar a “composi-ção musical, com letra de fulano e música de sicra-no”. A partir de uma deter-minada época, os letristas e músicos compositores passaram ao ostracismo, a maioria das FM ligadas no controle remoto, nem sequer falam o nome do cantor, quanto mais dos compositores.

Não é isso que faz Farid Junior. Ele fala do cantor, disseca a sua vida artística e às vezes até a particular, porque a vida privada quase sempre tem a ver com o sentimento que machucado produ-ziu tantas obras imortais. Lupicínio Rodrigues é apenas um deles, sempre presente nos programas Aquarela Regional, que a Rádio Jovem Pan/Regio-nal leva ao ar aos sábados, das 13 às 14 horas, co-mandado por Farid Junior.

Valorizar o compositor musical e o letrista além do cantor que fez sucesso, já seria de bom tamanho, mas Farid leva aos seus programas músicos da terra, para desenvolverem sua arte, discutindo de-talhes musicais que enri-quecem a música. Quem vê um quadro mas não conhece os detalhes, vê apenas um quadro, mas se alguém desce a detalhes que as pinceladas escon-

FARID JUNIOR, UM ESPAÇO PARA A CULTURA MUSICAL

dem ao “curioso” e não ao “expert”, o trabalho ganha destaque.

Assim fazem Farid Junior e seus convidados do Aquarela Musical, que pode até ser coincidência, mas com esse nome, Aqua-rela Musical, não poderia ser mesmo só restrito a música, mas avançar pelas artes plásticas, pela poesia, pela literatura etc. Farid faz isso todo sábado, e sem avisar. Por isso você tem que assistir cada programa, com a perspectiva de que vai ter pela frente sempre uma novidade, uma curio-sidade.

Farid Jr. começou no rádio dracenense em 2009, primeiro como participan-te do programa da Ong Vi-são Solidária, mas a partir de seu terceiro programa, começou a projetar o que hoje é o Aquarela Musical.

Misturando suas ativi-dades culturais paralelas com o programa sabatino multiplicou a importância de projetos com o Show

das Mulheres, desenvol-vido para a valorizar as cantoras dracenenses, que interpretavam no Dia In-ternacional da Mulher, as melhores cantoras brasi-leiras; fez homenagem a Adoniran e Noel Rosa, com alunos de um projeto cultural que desenvolvia numa ofi cina de arte, sem-pre levando os músicos aos seus programas para falar sobre os grandes compo-sitores patrícios. O Grupo Toada (integrado por ele, Tomas, David Noronha e Gilson) está sempre pre-sente no Aquarela Musical falando da rica música bra-sileira.

Projeto para Setembro, Farid tem: “Quero convi-dar pessoas especiais para participarem do programa durante o mês de aniver-sário do Aquarela Musi-cal. Vamos discutir muito sobre a música de boa qualidade, porque música não tem idade, nem é ve-lha nem nova, ou é boa ou ruim”.

Inscrições para cursos técnicos do Pronatec estão abertas

Assessoria de Imprensa A partir dessa segun-

da-feira (21), as inscri-ções estão abertas para os cursos do Pronatec. Elas podem ser feitas no site www.sisutec.mec.gov.br.

No CEP/UME em Dracena, são oferecidos os cursos de Segurança do Trabalho, Química,

Edifi cações e Enferma-gem.

Será ofertado um total de 200 vagas. Segundo Júlia Portari, diretora do CEP/UME, quem fez o ENEM no ano passado (2013) já pode se inscre-ver no Pronatec.

Os cursos são gratui-tos e a comunidade de Dracena, da região e até

de outros Estados pode participar.

“Podem se inscrever no Pronatec pessoas de 16 a 59 anos e a única exi-gência é que o candidato tenha concluído o ensino médio e neste primeiro momento feito o ENEM em 2013”, comentou.

O período de inscrição é de 21 a 25 de julho.

Cras realiza encontro do “Familia em Questão”Assessoria de Imprensa

O Centro de Referên-

cia da Assistência Social (Cras), realizou na última terça-feira (15) às 19h em sua sede, o 1º encontro com as famílias do Proje-to Família em Questão do Grupo III, com a fi nalida-de de fortalecer os víncu-los familiares e comuni-tários e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

O trabalho teve iní-

cio com as boas vindas da Coordenadora Thainá Antonielle Alves e da as-sistente social Josy Fer-reira Primo, que explanou sobre a confi guração e os objetivos dos Programas de Transferência de Ren-da e serviços desenvolvi-dos no CRAS através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vín-culos para crianças, ado-lescentes e idosos. O en-contro contou ainda com a presença da psicóloga Flávia de Carvalho Lucas

como profi ssional con-vidada, que falou sobre “Responsabilidade dos Pais”.

As famílias contribu-íram para essa refl exão por meio de troca de ex-periências e após foi rea-lizada uma dinâmica com o objetivo de estimular a interação e o diálogo en-tre as famílias. A reunião contou com o apoio da assistente administrativa Roseli Troiano e da esta-giária Camila Confortini.

Os cursos ocorrerão no CEP/UME, em Dracena

JOÃO BATISTA, UM SONHADOR, PARA QUEM CRIANÇA QUE BRINCA É UMA CRIANÇA FELIZ

Gente de CasaJosé Narciso

Esse baiano que morou

em São Paulo, trabalhou em ofi cinas de confecção de roupa e se cansou da correria da capital, aca-bou mesmo jogando sua âncora em Dracena, onde aportou com sua família a seis anos, para ver os fi -lhos crescerem com liber-dade, e feliz por poderem brincar na rua.

Na capital do Estado participava de uma en-tidade comunitária que desenvolvia projetos para crianças carentes, e per-cebeu que em Dracena, principalmente no Jardim Brasilândia não tinha nada parecido. Começou a reu-nir crianças para jogar bola na quadra abandona-da no coração do “Brás”. Não tinha iluminação, nem pintura de riscas, as traves eram precárias. Foi arrumando um apoio aqui outro ali, até que a quadra foi recuperada, mas a ilu-minação e outras coisas que prometeram fazer nunca aconteceram.

A quadra da escola Guilherme Tammerick foi oferecida pela Secretaria da Educação de Dracena para alojar o projeto “Me-ninos do Brás” que bus-cava muito mais entreter a garotada, do que tentar revelar craques. João Ba-tista quer antes de tudo, que a molecada brinque, descontraidamente, talvez como ele fazia quando criança, longe de drogas,

OAB de Dracena comemora 40 anos de instalação na cidade

Redação

A Ordem dos Advoga-dos do Brasil (OAB) de Dracena comemorou nes-ta última sexta-feira (18) quarenta anos da instala-ção de sua 49ª Subseção.

Com início às 20h, o evento, que ocorreu na Casa do Advogado, con-tou com uma cerimônia de homenagens aos ex-presidentes da entida-de, recebendo diplomas, além dos já falecidos ou ausentes serem represen-tados. Além das home-

nagens, a presidente da OAB, Margarete Cássia Lopes e o presidente da OAB-São Paulo, Marcos da Costa discursaram, fa-lando acerca do histórico da atuação da subseção na cidade e no compro-misso da OAB como um todo.

Finda a cerimônia, foi realizado um sarau em homenagem ao ex-pre-sidente da OAB de Dra-cena, José Florentino de Souza Araújo, falecido recentemente. Estive-ram presentes na home-nagem representantes da

Família Araújo, que são músicos profi ssionais em São Paulo, contando ainda com participações especiais dos cantores Rosana Alves e Marcelo Manzano.

O emocionante sa-rau se encerrou com o descerramento da placa da galeria dos ex-pre-sidentes e da secretaria da entidade, que passa a ser designada com o nome de José Florentino de Souza Araújo. Em se-guida, todos se dirigiram ao Celebritá,onde houve jantar comemorativo.

Missa e carreata em comemoração a São Cristóvão acontecerá no próximo domingoRdação

No próximo domingo (27), acontecerá a tradi-cional missa em come-moração a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e

dos viajantes. Uma carre-ata sairá às 9h da avenida São Cristóvão, no bairro São Cristóvão, com desti-no à capela São Cristóvão, localizada na Rua Dom Pedro, 85.

Na capela haverá a benção dos veículos, car-ros, motos, caminhões, bem como celebração da missa.

Toda a população está convidada para participar.

bebidas alcoólicas, ativi-dades antissociais. “Tem criança que tem muitos pro-blemas familiares e quer jo-gar bola para se distrair, só para brincar. Acho que isso é importante...” afi rma ele, que hoje defende o pão de cada dia trabalhando como jardineiro.

“Amo Dracena, adoro meu bairro (o Brasilân-dia) e sei que em Dracena tem muita gente boa, que entende os objetivos de nosso projeto de tirar as crianças da rua” diz ele, que também sabe que nem todos entendem suas in-tenções “Tem gente que critica, outros acham que eu quero destaque para en-trar na política, mas eu não quero nada disso, só quero ajudar essa molecada a ser feliz”.

O que João Batista gostaria de ver implantado é um projeto de maior am-plitude no seu bairro. “O Brás é um bairro caren-te, merecia mais atenção, mais carinho, mais inves-timento. Tem muita gente boa por aqui, as crianças são a matéria-prima para desenvolver qualquer pro-

jeto, isso aqui é um ver-dadeiro celeiro, capaz de revelar grandes talentos. Precisa é de projeto, de apoio, um pouco de aten-ção, um ônibus para levar esses garotos para jogar em cidades da região de vez em quando, um lanche depois do treino, material esportivo...”

Já chegou a reunir mais de 80 meninos e me-ninas para treinamentos de futsal, a única modali-dade que “por enquanto” faz parte do seu projeto esportivo comunitário. Mas com um trabalho as-sim, modesto a princípio, muitas conquistas já acon-teceram. É só acessar o fa-cebook “Projeto Meninos do Brás” para conhecer alguma coisa do que está sendo feito. Isso porque o lema dele é “quero ver as crianças felizes, só isso. O craque nasce de competi-ção, de treinamento espe-cializado, e isso o projeto comunitário que desen-volvo não tem condições de oferecer, teria que ser alguém mais estruturado, com potencial, com co-nhecimento técnico”.

Descerramento da placa da galeria dos ex-presidentes e da secretaria da entidade, que passa a ser designada com o nome de José Florentino de Souza Araújo

Carlos Roberto de Souza

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Page 5: 336ª Edição do Jornal Interativo

Por Marcos HashimotoTERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014

Paraquedismo com Salto Duplo - Equipe Fly

Juninho do Esporte e Luciana Zanatta

Michael Batista

Ricardo Cintra Núbia Oliver

Fábio Pelayo, Pedro meirelles, Laercio Neno e Vitor Tamarozi

Telma Carvalho Ju Vicenzi

Fabiano Fúria

Pamela oliveira Victor Zanatta, Luciana Zanatta e Isabele Zanatta Fábio Pelayo

09 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014www.jornalinterativo.net

Page 6: 336ª Edição do Jornal Interativo

10 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014 11 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014

colorido“Perca um Livro Dracena” já chega à sua terceira edição

Paulo Verçosa

No último sábado (19), quem passou pela Praça Arthur Pagnoz-zi pode ver uma mesa posta em sua área cen-tral, com inúmeros livros dispostos para exposição. Nos bancos ao redor, vários títulos de revistas prontos para serem lidos.

Tratava-se da 3ª Feira “Perca um Li-vro Dracena”, com a disposição de aproxi-madamente 500 livros e revistas ao público.

O evento contou com a participação de inú-meras pessoas, princi-palmente crianças, as quais acabaram sendo as mais visadas mes-mo pelos adultos que passavam pela praça e quiseram adquirir um livro.

Durante o evento, também foram recebi-dos pelos organizado-res uma doação de cer-ca de 120 outros títulos, sendo no mesmo ins-tante postos à escolha do público. Segundo as estatísticas dos colabo-

radores, foram no total distribuídos 350 livros, além de várias revistas.

O evento existe des-de 2012 e é organizado por Isabô Melina Pasco-aloto e sua mãe, Cidi-nha Pascoaloto, além de receber o apoio da Secretaria da Cultura, do Lions Clube Drace-na, Lions Clube Dra-cena Cinquentenário, Leo Clube Dracena Cinquentenário. Tem como patrocinadores a lanchonete Kaikerê e o restaurante Cuca Fresca.

A feira recebeu inúmeros visitantes

Redação

Neste sábado (19) houve missa e procis-são na capela de Santo Expedito no bairro To-nico André.

A procissão saiu da capela e percorreu ruas

do bairro, logo após, teve uma missa presi-dida pelo pároco Frei Airton da Matriz Nos-sa senhora Aparecida. Ao fi nal da celebração houve venda de bolos, com renda destinada para melhorias.

A missa do padro-eiro é realizada todo dia 19 de cada mês, na capela de Santo Expe-dito, localizada na rua Joaquim José Cardoso, n°319, no bairro Tonico André.

Capela Santo Expedito promove procissão em honra ao padroeiro

Palestra sobre doação de medula óssea ocorre na Igreja Presbiteriana

Redação

Aconteceu nesta sexta-feira (18) às 20h, no salão da Igreja Pres-biteriana na rua Tomé de Souza, a palestra so-bre doação de Medula Óssea que foi conduzi-da pela sra. Maranelma Sandrini Boborema, que é coordenadora dos voluntários e parceira do Hemocentro de Ma-rília em prol da doação de medula óssea, onde abordou temas gerais como: o que é a Medula óssea, como fazer a do-ação, quem pode doar, e quem pode receber.

A doação de medula óssea pode ser realiza-da por pessoas entre 18 e 54 anos, devendo es-tar em bom estado geral de saúde, não ter doen-ça infecciosa transmis-sível pelo sangue. Na hora do cadastro, serão colhidos apenas 5 ml de sangue. O sangue será tipado, para identifi car as características gené-

ticas e o resultado do exame e os dados pes-soais do doador serão enviados ao REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. As informações dos doadores e dos pa-cientes serão cruzadas e quando houver um paciente compatível outros exames serão necessários. Se a com-patibilidade for con-fi rmada o doador será consultado para confi r-mar que deseja fazer a doação.

A Medula Óssea é removida de duas for-mas: a primeira é quan-do o doador é anestesia-do no centro cirúrgico e a punção é realizada com agulha na região da bacia e retira-se uma quantidade de “tutano” (medula) equivalente à uma bolsa de sangue, este procedimento dura em média 40 minutos. A segunda é quando as células são retiradas pelas veias do braço

do doador com o uso da máquina de afere. O doador toma um medi-camento que estimula a proliferação e faz com que as células da medu-la óssea sejam levadas para a corrente sanguí-nea. Este processo dura em média 4 horas.

As chances de se encontrar um doador compatïvel é de 1 em 100 mil com a de ou-tra pessoa no Brasil e de 1 em 1 milhão com uma pessoa do resto do mundo. A doação de medula óssea salva vidas.

O hemocentro de Marília conta com a assistente social Lu-cimara Aparecida Faustino Custódio, que trabalha e organi-za trabalhos em prol a doação de medula óssea.

Para quem quiser doar é só entrar em contato pelos telefo-nes (14) 3402-1850/ 3402-1851.

A sra. Maranelma em palestra sobre doação de medula óssea em Dracena

JI

Cultura Interativa

SAUDADE DA SERESTAFarid H. Kadry Jr.

Caro leitor, peguei-

me pensando por esses dias – dias de liberdade, de desapego – como se-ria hoje, sair às ruas, pela madrugada, com o violão ao peito, uma turma de amigos, cantando baixi-nho, as mais belas can-ções, em noite de serena-ta? Como seria?

Teria aceitação? As pessoas mais velhas ain-da estão preparadas para ouvir e se emocionar? E as mais jovens, a “ge-ração celular”, saberia apreciar? Haveria janelas abertas, com gente se de-liciando com aquelas mú-sicas cantaroladas com carinho?

A seresta, um dia, foi marca registrada do ro-mantismo, da paquera. Tradição cultural muitas vezes incompreendida por aqueles que desejam o livre direito ao sono, porém, deleite para os ouvidos e corações dos

apaixonados. Em uma se-renata, voz e violão – tal-vez um violino, uma fl au-ta – entoam melodias que despertam a alma e nos convidam ao devaneio. Meu violão em seresta...

Foi pré conceituada por alguns que diziam ‘boêmios e bêbados’ os participantes. Muito em-bora, a seresta antiga, ti-vesse seus maiores repre-sentantes naqueles que gostavam de um bar e da noite, nem sempre era interpretada por estes. O que valia em uma sere-nata era a ‘escolhida’ – a mulher que receberia as atenções – e as músicas, cantadas com esmero.

Recordo com saudade o nosso amor... E eu re-cordo que, com amigos, em Araçatuba, décadas de 70/80, saíamos às ruas, tão conhecidas, tão nossas e íamos de casa em casa, levando nossas vozes, num embalo emo-cionante para nós e para quem nos escutasse. Nos-sas serestas começavam

na janela da garota e, in-variavelmente, termina-vam dentro da casa, com a família nos recebendo com ‘comes e bebes’... Altas horas.

Se hoje isso é possí-vel, não sei?! Penso até em convidar alguns mú-sicos da cidade para uma nova experiência: em-punhar violões e fl autas e sair pra rua cantando, romântica e apaixonada-mente e saborear o gosti-nho de uma ação cultural tão brasileira.

Uma noite que pudes-se resgatar essa tradição cultural esquecida por muitos, mas que traz lem-branças mil. Um evento que remarcasse a histó-ria, incerta para quem nunca esteve à frente de uma atividade como essa. Tão simples; tão natural que causaria estranheza no “comando da madru-gada”. Quem sabe?

Acesse o site www.fa-ridhkadryjr.com.br e con-fi ra meus trabalhos.

Funcionárias do Cantinho da Criança receberam treinamento dos BombeirosAntônio Luciano Teixeira

Com objetivo de pro-porcionar maior seguran-ça, os Bombeiros: Sar-gento Gilson e Soldado Cazarin, estiveram no dia 18 de julho de 2014 na Creche Cantinho da Criança em Tupi Paulista, realizando treinamento com funcionárias.

Segundo os bombei-ros, foram passadas infor-mações de procedimentos

básicos em atendimen-to especialmente para crianças, como primeiros socorros ou pronto socor-rismo.

Para as professoras da creche, o treinamento foi muito importante por se tratar de local com mui-tas crianças, é sempre necessário aprender algo a mais, quando a necessi-dade de um atendimento físico de urgência for ne-cessária.

Já a presidente da Cre-che Neusa Lourensetti Bocchi, comentou que o treinamento serviu de base para uma eventu-al necessidade de aten-dimento de primeiros socorros. E se mostrou interessada em capacitar a cada dia as funcioná-rias proporcionando um melhor atendimento às crianças e tranquilidade às famílias que é o objeti-vo maior da entidade.

Os funcionários da creche Cantinho da Criança assistindo o treinamento

Redação

Na manhã dessa sex-ta-feira (18), O Brasil re-cebeu a notícia da morte de um de seus maiores escritores da atualidade, o baiano João Ubaldo Ri-beiro.

Vítima de uma embo-lia pulmonar, o escritor, de 73 anos, morreu na sua casa localizada no Leblon, Zona Sul do Rio

de Janeiro, durante a ma-drugada. Autor de obras como “Sargento Getúlio” e “Viva o povo brasilei-ro”, João Ubaldo fez-se continuador da tradição iniciada por nomes como Jorge Amado, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa na tentativa de reinterpre-tar o Brasil sob um viés regionalista e imiscuído de elementos da tradição cultural.

Desde de 1993 ele ocupava a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Entre suas principais obras, estão as já citadas “Sargento Getúlio” e “Viva o povo brasileiro”, pelas quais recebeu o Prê-mio Jabuti. Vários de seus livros já foram traduzidos para os idiomas inglês, alemão, espanhol, francês e italiano.

Além do sucesso no

meio literário, ele ganhou renome popular princi-palmente pelas adapta-ções cinematográfi cas de algumas de suas obras. O fi lme baseado em “Ge-túlio”, de 1983 e tendo Lima Duarte como prota-gonista, levou cinco Kiki-tos no Festival de Grama-do. O romance “O sorriso do lagarto” foi transforma-do em minissérie no ano de 1991 pela Rede Globo,

e “A casa dos Budas dito-sos” foi adaptado para o teatro, sendo representa-do entre os anos de 2004 e 2006 pela atriz Fernanda Torres.

O escritor deixa a mu-lher Berenice de Carvalho Batella Ribeiro, com a qual teve dois fi lhos, Bento Ribeiro e Francisca, e mais duas fi lhas com a ex-espo-sa Mônica Maria Roters, Emília e Manuela.

João Ubaldo Ribeiro, membro da ABL, falece nessa sexta-feira

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 7: 336ª Edição do Jornal Interativo

12 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014 www.jornalinterativo.net 13 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014

Dunga será nomeado o novo técnico da seleção brasileiraDo G1

Após a saída de Luiz Felipe Scolari do coman-do da seleção brasileira, com o fi m da Copa do Mundo de 2014, muitos treinadores foram ven-tilados e discutidos para assumir o Brasil. Em ne-nhuma lista, no entanto, havia a opção por Dunga. Apesar de não ter sido anunciado ofi cialmente (CBF marcou uma entre-vista coletiva na próxi-ma terça-feira), o técnico brasileiro na África do Sul já é dado como certo. Para o comentarista Car-los Eduardo Lino, o retor-no de Dunga é um “passo atrás” e, por isso, tenha fi cado “surpreso e quase perplexo” com a escolha da CBF.

- Evidente que a gente está preparado para anali-sar o trabalho do Dunga com virtudes e defeitos, que naturalmente ele vai ter. Mas nenhum de nós deve deixar de refl etir sobre o passo atrás que está sendo dado. Sobre a CBF tentar recuperar um trabalho que parecia ter se encerrado, com con-tabilidade feita, erros e

acertos respeitados, mas principalmente, uma pá-gina que parecia ter sido superada no futebol brasi-leiro. A partir de que pon-to ela vai ser retomada, a partir de que momento ela começa essa história, se é um recomeço ou um começo de uma nova his-tória, se é um novo Dun-ga ou não, é o que a gente vai começar a desvendar a partir de agora. Eu con-fesso que fi quei surpreso e quase perplexo. Não es-perava por isso - comen-tou Lino.

Na bancada do “Troca de Passes” deste domin-go, o jornalista André Ri-zek também não entendeu o retorno do treinador, já que acreditava que Tite seria o nome da vez.

- Essa CBF passa um recado que o trabalho do Dunga não deveria ter sido interrompido em 2010. Só que o trabalho do Dunga, como trei-nador, seguiu depois de 2010, no Internacional, sendo campeão gaúcho e indo muito mal no Cam-peonato Brasileiro. E se-guiu sem o Jorginho, que era uma parceria funda-mental na seleção brasi-

9º Moto Romaria de Santo Expedito ocorre nesse fi m de semanaPaulo Verçosa

No próximo fi m de se-mana, a cidade de Santo Expedito realizará o 9º Moto Romaria de San-to Expedito, promovido pelo Terra Azul Moto Clube, grupo de motoci-clistas de Dracena.

Segundo um dos or-ganizadores, Celso Fer-regutti, no sábado (26) haverá o início com a tradicional quermesse no período noturno, após a missa. No domingo (27), o evento deverá pros-seguir a partir das 10h, quando ocorrerá uma celebração campal para abençoar os motociclistas que participarão do Moto Romaria. Ao término da missa, às 11h30, haverá a procissão motorizada, mas os fi éis também po-derão acompanhar a pé.

Ela começará na frente da Igreja de Santo Expedito e seguirá até o fi m da ave-nida. Aos 12h30, haverá a benção individual para os motociclistas. Depois, a quermesse tem conti-nuidade com o almoço e o sorteio de prêmios ad-quiridos pelos motoquei-ros, cujo prêmio de maior destaque é uma roupa de motociclista profi ssional. A verba angariada deverá ser revertida para ajudar na construção do Santu-ário de Santo Expedito. O encerramento se dará às 15h, quando ocorrerá a partida dos participantes.

Celso prevê em torno de 2.000 a 2.500 motos de toda a região, abar-cando cidades do inte-rior paulista, sul do Mato Grosso do Sul e Paraná.

Celso Ferregutti con-tou ao JI o começo da romaria motorizada,

ocorrido no ano de 2007. Ele disse que certa vez, durante um dos encontros entre os motociclistas da cidade, foi sugerida uma viagem anual para assistir uma missa. Bem acolhi-da, a proposta principiou com apenas 27 motos, sendo acordado como lo-cal do encontro o Santuá-rio de Santo Expedito.

Com o passar dos anos, foram sendo convi-dados outros moto clubes e outras cidades, além dos laços entre os partici-pantes e a cidade de San-to Expedito irem se es-treitando cada vez mais. Apesar da grandiosidade do evento, ele afi rma que faz em torno de três anos apenas que ele tem tal or-ganização, uma vez que antes, pelo número redu-zido de participantes, ele ainda não tinha adquirido um caráter tão sério.

Barcelona tenta contratar Rodrigo Caio, do São Paulo, diz rádio espanholaDo Uol

O Barcelona pode tentar contratar Rodri-go Caio, do São Paulo. A informação foi da Ca-talunya Radio neste do-mingo.

De acordo com a re-portagem, que foi reper-cutida no jornal Marca, Albert Valentín, secretá-rio técnico do clube espa-

nhol, já teria viajado para o Brasil para acompanhar o jogador de perto.

A primeira boa im-pressão foi causada no torneio de Toloun, dis-putado por Rodrigo Caio como membro da seleção brasileira sub-21. A re-portagem ainda destaca que Rodrigo Caio sabe jogar também de meio-campista.

O são-paulino reno-

vou contrato com sua equipe em outubro de 2013. Na ocasião, além de um aumento salarial, ele fi rmou vínculo até ou-tubro de 2018. Ele tem 20 anos.

Neste momento, a defesa do Barcelona tem Montoya, Piqué, Jordi Alba, Bartra, Dani Alves e Adriano, sem contar Mascherano, que é volan-te, mas joga de zagueiro.

leira. Jorginho também seguiu a vida dele como técnico. Pelo que a gente sabe e pelo que a gente lê, o Jorginho não retor-na com o Dunga agora. Então, é um recomeço de algo que foi parado e que se perdeu. O Dunga vai ter que formar um ou-tro time. Acho que o Tite tinha um currículo que apontava para ser a vez dele, mas é difícil enten-der com certa lógica as últimas escolhas da CBF - disse Rizek.

Calhas BilacServiços de Calha e Rufos

Luiz Yugi EnomotoFone: (18) 3821-5507

Cel.: (18) 99775-0245

Rua: Olavo Bilac - n° 464 - Jd. Vera Cruz - Dracena/SP

1º Encontro de Paraquedistas reunepessoas de Dracena e regiãoRedação

Dracena sediou no último sábado (19) e domingo (20) o 1º Encontro de Paraque-distas. O evento, orga-nizado pelo vereador Juninho do Esporte foi um verdadeiro sucesso.

O público de Dra-cena e região esteve presente prestigiando; alguns mais ousados se arriscaram e expe-rimentaram a sensação de queda livre com o salto duplo, feito a uma altura de 3 mil metros, passando por uma que-da de aproximadamen-te 30 segundos de du-ração e velocidade em torno de 200 Km/h.

A equipe Fly Lon-drina Clube de Para-

quedismo, é um clu-be e escola, que visa desenvolver o esporte em Londrina e demais regiões há mais de 10 anos, foi responsável por proporcionar sensa-ção de adrenalina para os visitantes e princi-palmente, para aqueles que saltaram.

Segundo Fábio Pe-layo, um dos instrutores da equipe, que detêm o título de recordista bra-sileiro de maior forma-ção (com 103 pessoas) no evento ocorrido em Perris, na Califórnia, EUA, no ano passado, disse em entrevista ao JI “Confesso que o nú-mero do público pre-sente superou minhas expectativas. Estamos muito felizes, pois

Marcos Hashimoto

nossa meta é divulgar esse esporte que atrai todos os tipos de pes-soas”.

Juliana Vincenzi, de 33 anos saltou pela 180ª vez, e informou que começou a prati-

car o esporte há 4 anos atrás e ama de paixão.

Já Valmir Maurici Júnior, juiz de direito da comarca de Drace-na, saltou pela primei-ra vez em queda livre, e disse que experimen-

tou uma sensação ma-ravilhosa, “A festa foi muito bacana, contou com gente de todas as idades. A organização está de parabéns”, sa-lientou o mesmo.

O evento teve a

ilustre presença de Nú-bia Óliiver que é atriz, modelo e empresária. Assim que chegou no recinto Núbia disse ao JI “Não vou saltar, mas quero ver como será a festa”.

www.jornalinterativo.net

Page 8: 336ª Edição do Jornal Interativo

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 34

DPROERACORD

A

VIUVASSENCOSERASNO

GARANTIDOS

RDSIRIM

CAOSNOBELNUMAINT

O

DECADENTEEUOSOA

ADELETOMCOMEEDORME

SNLUINUETFRONT

MOLHOBRANCO

Faltar aum com-promisso

(pop.)Beneficiá-

rias depensão do

INSS

Estado dacidade no pós-guerra

Bianca (?),atriz de"JoiaRara"

Divisão doterrenovisando à venda

Prêmio da-do a MarieCurie duas

vezesNúmero

de célulasda ameba

(Biol.)

Cantorainglesa de"SomeoneLike You"

EdvardMunch,

pintor de"O Grito"

Constela-ção do

equadorceleste

Ordem deServiço(abrev.)

Chefe deJamesBond(Cin.)

Nara Leão:a Musa da

BossaNova

Linha defrente daguerra(ing.)

NaomiCampbell,top model

inglesaCreme ca-lórico quetemperamassas

Seno(símbolo)Medonho;

terrívelIgnorante

(pej.)Embalado(o bebê)

Urânio(símbolo)Enguia,

em inglês

Diz-se dapessoa im-prestável epreguiçosa

Pronome possessivo

O plano alternativo

Título deElton JohnApetitoso(o bife)

CosturarAfirmados

comcerteza

Na dire-ção de,

em inglêsArrebenta

Newton(símbolo)Situação doImpério Ro-mano nosséculos

iniciais daEra Cristã

Obrigação do cidadãoIncomuns

(fem.)Hábil(fig.)

Luiza (?): cantora eassistente de júri no

"The VoiceBrasil"

Arrojado;corajoso

Estado brasileiro quemais presidentes

elegeu (6no total)

O cigarro,para ospulmões

O da poupança cos-tuma serde 0,5%ao mês

3/eel. 4/into. 5/adele — front — órion. 10/roer a corda.

Solução Anterior

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO29

R S RZ O N E A M E

N T OM E T A D E T O M

R U D E S E R AC O L O N I A A N

A A TO R R A C

E R A R I S T ES V A I E I SQ U A R T E L H

F U L L A X V IE T R

A D A R E SC

A R R E G A M E N TO

D A M A P E RI

N A J A E L E N CO

E S C AL E N O S

(?) borbo-leta, mo-dalidadeesportiva

AlfredNobel,

químicosueco

Perfumede fra-

grânciassuaves

Garantiaexigidaem em-

préstimos(?) Vargas:

períodode 1930 a1945 (BR)

Substân-cia comoa toxina

botulínicaDetectoresusados pe-la Polícia

RodoviáriaConteúdo transpor-tado no

contêiner

Aves corredo-ras do

cerrado

(?) de hon-ra: integrao cortejonupcial

"(?) ÉCarioca",sucesso de Tom

Substânciade algas Conjuntode atores

(?) John-son, atorEm, em

espanhol

Provocadano emAcusadasob júri

Aqui está

Exemplo,em inglês

(?) Hanks,ator

Vesteindiana

Grelha (o amendoim)

Em (?):levantado

Serpente que podecuspir seu veneno

Triângulos (?): têm 3lados diferentes

Cheio, eminglês

Colocar pecha em

A lei mosaica (Rel.)

Vitaminaantigripal

Titânio(símbolo)

Obras como "Os TrêsMosqueteiros" e"Guerra e Paz"

Ávido; sequioso (fig.)

Sucessodo Legião Inflamada(a pele)

Estabele-cimentomilitar

onde trei-nam osrecrutas

Comparece(ao evento)

Atitudeofensiva

Grosseiro

Cara-(?):a pessoaamada

Hiato de"paetê"

Ser;criatura

Forma dedivisão e organiza-

ção doespaçourbano

Diz-se da pessoa semnenhumarelevância

2/en. 4/ágar — full — naja. 5/riste. 7/example. 9/escalenos.

TERÇA-FEIRAClotilde comunica ao Pre-feito das Antas que o fi-lho que ela teve é dele e pede ajuda para encon-trá-lo. Gina e Ferdinando oficializam o noivado na casa de Epaminondas. Clotilde conta ao Prefeito das Antas que descobriu que seu filho foi adotado por um casal mais velho, mas que acabou fugindo de casa. Epaminondas descobre a identidade do pai do filho de Clotil-de. Mãe Benta conta para Zelão que o Prefeito não quer reconhecer a crian-ça de Clotilde como seu filho. Milita diz a Giácomo que não partiu com Vira-mundo para não deixá-lo sozinho e incentiva o pai a se casar. Padre Santo fla-gra Viramundo dormindo no banco da igreja e o ra-paz revela que voltou para buscar Milita. Giácomo permite que Milita se case com Viramundo. Dona Tê, Pedro, Epaminondas e Catarina aceitam ser pa-drinhos de Viramundo e Milita. Viramundo e Milita passam a noite de núp-cias no quarto de Juliana.

TERÇA-FEIRAJosé Alfredo começa a contrabandear diaman-tes. Cora insiste em fa-lar com Eliane sobre seu cunhado. Maria Marta é hostil com José Alfredo. A aristocrata descobre que perdeu sua fortuna. José Alfredo encontra uma grande riqueza no cofre que Sebastião dei-xou para ele. Maria Marta aceita a ajuda de José Al-fredo. Evaldo discute com Eliane sobre o nome do filho que está esperando. Maria Marta muda o visualde José Alfredo. Maria Joaquina combina a vol-ta de José Alfredo a Zuri-que. José Alfredo revela a Maria Marta que trabalha com o comércio ilegal de diamantes. Eliane dá à luz Cristina. José Alfredo pede Maria Marta em ca-samento ao saber de sua gravidez. Eliane engra-vida novamente. Evaldo sai para comemorar com os amigos. José Alfredo dá um anel de brilhantes para Maria Marta. Evaldo morre em um acidente.

TERÇA-FEIRAJanaína convida Manue-la para ser a madrinha de seu filho. Matias chega para fazer a reprograma-ção com Brian. Manuela não aceita a gravidez de Janaína. Pamela decide enviar Megan à Califór-nia com Davi. Ernesto su-gere que Barata agende uma sessão com Brian. Sandra desaparece. Ve-rônica e Herval se esbar-ram em uma viagem de avião e se interessam um pelo outro. Pamela orien-ta Megan a ter paciência para conquistar Davi. Rita e Dante se sensibili-zam com os elogios que Brian faz a Matias. Bóris tenta provocar Davi. Pa-mela se emociona com o discurso inicial do programa. Rita, Dante e Danusa falam sobre Ma-tias. Brian começa a re-programação de Matias, e Davi é chamado para ajudar. Brian descobre a causa do problema de Matias.

15 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014

Sudoku

O Sol passa agora a transitar no setor afetivo e amoroso dos aria-nos. O momento é oportuno para ex-pressar com mais consciência os seus sentimentos e a criatividade.

Áries (21/3 a 20/4)

Mais uma boa nova astrológi-ca aos leoninos. É a entrada do Sol em seu signo. Observe que partir de agora um novo ciclo de desenvolvimento co-meça a operar.

Leão (23/7 a 22/8)

A passagem do Sol pelo sig-no de Leão é altamente favorável aos sagitarianos. O momento oportuniza ex-pressar os seus conhecimentos e ir mais longe de onde você se encontrava.

Sagitário(22/11 a 21/12)

A passagem do Sol pelo sig-no de Leão caracteriza um período introspectivo aos virginianos. É hora de fazer um balanço do que ocorreu des-de o seu aniversário no ano passado.

Virgem(23/8 a 22/9)

Fase de importantes aprendi-zados sobre a necessidade de mudança de comportamento emocional. A ênfase está nos negócios e nos recursos que você compartilha com outras pessoas.

Capricórnio(22/12 a 21/1)

Para os librianos estão estimula-dos a partir de agora projetos que envol-vem grupos e amigos. A liderança dentro de grupos e empresas está favorecida com a passagem do Sol pelo signo de Leão.

Libra (23/9 a 22/10)

Relacionamento passa a ser agora o tema predominante na vida dos aquarianos. O Sol inicia um novo mo-vimento no signo de energia oposta e complementar ao seu.

Aquário (22/1 a 19/2)

A partir de agora se desenvol-ve um ciclo de grande desenvolvimento profissional. O Sol passa a atuar no setor de carreira indicando uma fase promis-sora e de sucesso.

Escorpião (23/10 a 21/11)

A fase é muito importante para aprimorar os seus talentos pro-fissionais. É o momento de cuidar mais da saúde e de se expressar com mais criatividade no cotidiano.

Peixes (20/2 a 20/3)

É hora de cuidar mais das questões domésticas vinculadas ao lar e a família. É um momento inte-ressante para se centrar em busca de autoconhecimento emocional.

Touro(21/4 a 20/5)

O momento oportuniza novos contatos, conhecimentos e desenvol-vimento mental. A fase é muito impor-tante para o que acontece com irmãos e pessoas próximas a você.

Gêmeos(21/5 a 20/6)

A partir de agora as questões financeiras ficam enfatizadas com o in-gresso do Sol no signo de Leão. É hora de expressar seus talentos com criativi-dade e confiança em seus potenciais.

Câncer(21/6 a 22/7)

Horóscopo

Solução Anterior Eventos históricos   256 - É eleito o Papa Dionísio. 1795 - Tratado de Paz de Basileia entre a França e a Espanha. 1927 - É fundada a Associazione Sportiva Roma. 1942 - Holocausto: começa a deportação sistemática dos judeus do Gueto de Varsóvia. 1969 - O Príncipe Juan Carlos é nomeado como o futuro rei da Espanha pelo General Franco. 2009 - A Ásia acompanha o maior eclipse do século XXI.

Nascimentos 1984 Stewart Downing, futebolista inglês. 1986 - � iego, futebolista brasileiro. 1987 - Andrey Golubev, tenista russo. 1988 - � omas Kra� , futebolista alemão. 1989 Walter, futebolista brasileiro. 1996 - Mauricio Baldivieso, futebolista boliviano. 1998 - Madison Pettis, atriz estadunidense.

Falecimentos 1990 - Manuel Puig, escritor argentino (n. 1932). 1992 - Wayne McLaren, ator americano (n. 1940). 1998 - Antonio Saura, artista espanhol (n. 1930). 2000 - Claude Sautet, cineasta e cenarista francês (n. 1924).

Feriados e eventos cíclicos Dia do Cantor Lírico Dia do Trabalho Doméstico Feriado em Trombudo Central, Santa Catarina Santos do dia Maria Madalena, memória

Depois de mais uma noitada, o marido bêbado chegou em casa e disse:- Amor abra aqui! O meu amorzinho abre aqui!!! Será que a mulher foi embora - pen-sa o bebum.Como a mulher não abria a porta ele decide partir para a apelação:- Ôoooo meu amorzinho!! Meu amor, eu trouxe uma rosa para a mulher mais bonita do mundo!!A mulher responde:- Assim você pode até entrar (a mulher abre a porta), cadê a rosa?O marido bêbado responde:- E cadê, a mulher mais bonita do mundo????

14 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014 www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 9: 336ª Edição do Jornal Interativo

16 > TERÇA-FEIRA - 22 DE JULHO DE 2014

José de Oliveira (Zezinho

Charreteiro) in memorian - 04 anos de

saudades

www.jornalinterativo.net