354ª edição do jornal interativo

9
>Pág. 8 O jornal feito com você Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.net Ano 3 R$ 1,50 « « « « « « > Reunião da Amnap teve sede em Tupi Paulista Pág. 13 ESPORTE > 2ª rodada do Futebol Médio acontece na chácara de Sérgio Rejani Pág. 11 CIDADE Moradores reclamam de mau cheiro causado por esgoto represado O esgoto que é despejado à céu aberto está sendo represado por lixos e entulhos jogados por pessoas desconhecidas e tem causado insuportável mau cheiro para a vizinhança do Jardim Kennedy Pág. 11 VAGAS > Unesp de Dracena abre inscrições para concurso público A reportagem do Jornal In- terativo acompanhou na tarde de ontem os vereadores Shoi- ti Kanezawa e Divanir Ledo, que atendendo à reclamação de moradores, foram verificar a situação do esgoto despejado à céu aberto nas proximidades do Jardim Kennedy. Segundo moradores, o esgoto por si só já exala mau cheiro e há anos tem incomodado a comuni- dade, porém o problema tem sido agravado recentemente por conta de lixos e entulhos jogados no córrego, represan- do o esgoto que apodrece e au- menta acentuadamente o mau cheiro. Semana da Pátria inicia com hasteamento das bandeiras >Pág. 7 (...) Se a ausência contumaz de representantes dos municípios já é um problema endêmico e profundamente negativo (...) 02/09 03/09 04/09 Máx. 32º Máx. 29º Máx. 34º Mín. 22º Mín. 23º Mín. 18º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena 3823-0991 99682-2027 >Pág.02 Carlos Roberto de Souza Carlos Roberto de Souza TERÇA-FEIRA - 2 De Setembro de 2014 Número 354 Na cerimônia de hasteamento das bandeiras, participaram autoridades municipais, e atiradores do Tiro de Guerra de Dracena. >Pág. 6

Upload: jornal-interativo

Post on 03-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 354ª Edição do Jornal Interativo

>Pág. 8

O jornal feito com vocêDiretor Responsável: José Narciso Gesteiro www.jornalinterativo.netAno 3 R$ 1,50««««««

> Reunião da Amnap teve sede em Tupi Paulista

Pág. 13

EsPortE> 2ª rodada do Futebol Médio acontece na chácara de Sérgio Rejani

Pág. 11

CidadE

Moradores reclamam de mau cheiro causado por esgoto represadoO esgoto que é despejado à céu aberto está sendo represado por lixos e entulhos jogados por pessoas desconhecidas e tem causado insuportável mau cheiro para a vizinhança do Jardim Kennedy

Pág. 11

Vagas> Unesp de Dracena abre inscrições para concurso público

A reportagem do Jornal In-terativo acompanhou na tarde de ontem os vereadores Shoi-ti Kanezawa e Divanir Ledo, que atendendo à reclamação de moradores, foram verificar a situação do esgoto despejado à céu aberto nas proximidades do Jardim Kennedy. Segundo moradores, o esgoto por si só já exala mau cheiro e há anos tem incomodado a comuni-dade, porém o problema tem sido agravado recentemente por conta de lixos e entulhos jogados no córrego, represan-do o esgoto que apodrece e au-menta acentuadamente o mau cheiro.

Semana da Pátria inicia com hasteamento das bandeiras>Pág. 7

(...) Se a ausência contumaz de representantes dos municípios já é um problema endêmico e profundamente negativo (...)

02/09 03/09 04/09Máx. 32º Máx. 29ºMáx. 34º

Mín. 22º Mín. 23º Mín. 18º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

3823-099199682-2027>Pág.02

Carlos Roberto de Souza

Carlos Roberto de Souza

TERÇA-FEIRA - 2 De Setembro de 2014 Número 354

Na cerimônia de hasteamento das bandeiras, participaram autoridades municipais, e atiradores do tiro de guerra de dracena.

>Pág. 6

Page 2: 354ª Edição do Jornal Interativo

02 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014 OPINIÃOOPINIÃO 03 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014

Sugestões para charges: [email protected]>EDITORIALA reunião da AM-

NAP em Tupi Paulista, depois de algum tempo de “arrumação”, deveria merecer mais prefeitos e vereadores. No últi-mo sábado, dos 34 mu-nicípios que integram a AMNAP, apenas 9 deles foram representa-dos por seus máximos

mandatários. A falta de interesse dos políticos, do desconhecimento do real peso da entidade, que precisa se adequar às novas regras e no-vos ordenamentos ju-rídicos, com tão pouca presença, tem difi culda-de para se afi rmar. Se a ausência contumaz de

representantes dos mu-nicípios já é um pro-blema endêmico e pro-fundamente negativo, a existência legal da AM-NAP encontra barreiras na atual legislação, que favorece a criação de Consórcio Público de Direito Público, que po-derá celebrar convênios

e receber recursos dos governos federal e esta-dual, usufruir de imuni-dade tributária além do tratamento diferenciado para seus procedimen-tos licitatórios. Enfi m, se a AMNAP continu-ar existindo, ela será apenas representativa e com poder político

esvaziado. A tendência é que a AMNAP seja no futuro substituída pela CINAP (Consórcio Público da Nova Alta Paulista) entidade de Direito Público. Mas com “tanto interesse dos prefeitos” (sic) sem-pre ausentes, fi ca difícil qualquer coisa…

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 - 9-9682-2027 - 9-8111-0024e-mails: [email protected] - [email protected] - Diretor Responsável: José Narciso Gesteiro - Jornalista Responsável: Odair de Andrade MTB 00010.760/SP - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Pedro César Sandrin, Farid Junior, André Cassiano Zonato, Danilo Ledo, Carlos Roberto de Souza, André Kozan Lemos, Circulação: Dracena, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Ouro Verde.

>POLÍTICO PRESSCANJA – Nesta semana o Jornal Interativo

vai ouvir e publicar entrevista com os três drace-nenses candidatos ao parlamento estadual e fede-ral. É uma forma de conhecer melhor os “nossos candidatos”. Os eleitores cada vez mais estão in-clinados a praticarem o voto distrital, votando em candidatos da cidade ou da região.

EMPREGO – Até o dia da eleição, 5 de Ou-

tubro, muita gente estará garantida com empre-go de cabo eleitoral e aluguel de carro de som. Como os contratados trabalham para candidatos a deputado estadual e federal, se houver segundo turno para presidente e ou governador, certamen-te não haverá tanto investimento assim. A nova eleição vai ser mais na base do alcance da televi-são, do rádio e jornal.

MUITOS COMPROMISSOS – Todos os

vereadores tem compromisso com partidos e candidatos. Alguns fecharam com os candidatos dracenenses, mas outros foram obrigados a traba-lhar por candidatos que atendendo pedidos seus, acabaram fazendo doação de verbas para entida-des dracenenses.

MUITO ENGRAÇADO – O programa Pâ-

nico na TV, que foi ao ar no domingo à noite na Bandeirantes, foi hilário, melhor que muito hu-morístico que povoa as grades das grandes emis-soras. A sátira, as críticas, a caricatura que os artistas apresentam dos candidatos foram muito criativas e engraçadas. Na internet, quem perdeu, poderá rever na íntegra as “palhaçadas” envol-vendo os candidatos à presidência, com o sósia de Boris Casoy impecável, melhor que o verda-deiro.

PRAÇAS SECAS – Seria demais pedir ao Se-

cretário da Agricultura Antenor José de Oliveira, mandar molhar a grama da praça Rotary, uma das mais utilizadas pela população, que virou “point” do encontro de estudantes e de famílias que mo-ram na região dos Jardins, e que tem por hábito pisar na grama.

JÁ MELHOROU – Duas ou três vezes que

foi realizada a campanha do trânsito na região central da praça, já se nota a mudança de com-portamento das pessoas. A maioria aguarda o si-nal verde para o pedestre para mudar de calçada, passando pela faixa exclusiva de pedestres. Mas ainda são muitos os pedestres que atravessam as avenidas fora das faixas, o que é um perigo; atro-pelamentos são muitos comuns fora das faixas de pedestres.

>DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO [email protected]

Verdade:

“Certas correntes advogam que a maconha deve ser descriminalizada, mas não legalizada, enquanto outras defendem sua legalização, baseando-se

no fato de que drogas como o álcool e a nicotina são utilizadas e vendidas com total liberdade, apesar de ninguém ignorar que causam mal à saúde.”

(Dráuzio Varella, médico)Vejo com muita tris-

teza que estamos per-dendo a luta contra as drogas. Não sou favorá-vel à legalização do uso da maconha para fi ns re-creativos, porque neste país ninguém controla nada. Os países que di-zem controlar, que tive-ram a experiência da lei seca de forma radical e perderam, estão encami-nhando a legislação para a complacência e aceita-ção da droga, pois estão cada vez mais convictos que cada um é capaz de tomar decisões, e se eles não se importam com as consequências por que o Estado terá que se preo-cupar com eles? Quando a bebida alcoólica foi proibida pela Lei Seca nos EUA, Al Capone fez a fama por vender clan-destinamente. O FBI correu atrás, mas não conseguiu derrotar os trafi cantes. Deu no que deu, o álcool foi libera-do e incorporado à vida dos cidadãos comuns que fi zeram da “birita”

uma coisa tão incorpo-rada à sociedade, que só os parentes dos depen-dentes do álcool é que se preocupam. O Estado olha de longe, paga os hospitais para tratamen-to do câncer do fígado, mas em compensação cobra horrores de im-posto. Quer dizer, uma coisa compensa a outra.

A droga está sen-do encaminhada para o mesmo tratamento. O negócio é isolar o trafi -cante, autorizar a venda de drogas para consumo medicinal e para “la-zer”, e de quebra, co-brar imposto para pagar as tentativas de recupe-rações desses milhões de “noias” que existem por aí.

Mas consciente de que isso mais cedo ou mais tarde vá acontecer, ainda não tenho condi-ções psicológicas para aceitar essa tese. Não que o combate hoje seja bem feito e que possa re-sultar um dia em extirpa-ção desse mal que assola

a sociedade do século XXI. Longe disso. Mas é que simplesmente não aceito, assim numa boa.

Fico preocupado porque não vejo ações públicas que venham substituir o interesse do jovem por outra ativida-de que o ocupe, e onde a droga não tenha espa-ço porque é nociva.

Quando alguém diz que a geração de jo-vens que temos hoje em Dracena vive no com-putador ou manusean-do celulares (que são micro computadores também) e essa seria a razão principal deles não se interessarem por prática esportiva, apon-ta na direção da Jamai-ca. Não do Distrito de Dracena, Jamaica, mas na Jamaica de Usain Bolt, campeão mundial e olímpico de 100 e 200 metros rasos, onde jun-to com outros integran-tes da equipe de atletis-mo, conseguiu colocar seu país no topo espor-tivo, agora com desta-

que também no vôlei e no basquete.

E olha que na Jamai-ca que hoje é de Usain Bolt, e que no passado recente foi do cantor Bob Marley, a maco-nha é liberada; cada cidadão pode plantar seu canteiro de “can-nabis sativa”, o cânha-mo ou como queiram, a maconha.

Se alguém está pre-ocupado com o avanço das drogas e dos trafi-cantes, deve cobrar das próprias famílias, das autoridades e das esco-las, mais atividades es-portivas e recreativas. Com certeza isso ain-da não será suficiente para livrar ninguém de ficar escravo da droga, mas pelo menos pode atrasar um pouco o con-sumo, depois quando fi -car maior, “dono do seu nariz”, ninguém mais poderá intervir na sua decisão...

Opinião PúblicaOs postos de combustível tem sido alvo de ações criminosas de assaltantes, na sua opinião, o que poderia ser feito para melhorar a segurança nos postos de combustíveis?

Luana Denski (estudante) - Deveria haver um segurança armado e pago pelo posto, que permanecesse ininterruptamen-te em frente ao estabelecimento. Acredito que não iria impedir, mas iria certamente intimidar os bandidos.

Helena Yamashita (do lar) - Não deveriam vender bebidas alcoolicas e a viaturas deveriam passar mais vezes na frente dos postos; deveriam também fechar de madrugada e ter mais câmeras de maneira visível.

Everton Storto Kozan (fi siote-rapeuta) - Deveria ter um segu-rança particular em cada estabe-lecimento, pois a polícia não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo.

Preto/Branco

Page 3: 354ª Edição do Jornal Interativo

04 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014 05 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014

Manoel Messias Valeri (Negão) é sentenciado a 14 anos de reclusão

Redação

Na última sexta-feira (29) aconteceu o julga-mento pelo Tribunal do Júri de Manoel Messias Valeri (conhecido como Negão) no Foro de Dra-cena pelo crime de as-sassinato, cometido no dia 10 de maio de 2011 contra Marcelo Rodri-gues Chaves.

A Juíza Presidente da sessão foi a Dra. Chris-tiene Avelar Barros Co-bra, com o Dr. Rufi no Eduardo Galindo Cam-pos como Promotor de Justiça e advogado de defesa Dr. Samuel Bian-co Baptista. Pesava so-bre o réu Manoel Mes-sias Valeri a acusação de homicídio qualifi cado, com os agravantes de

motivo torpe, meio cruel e recurso que difi culte ou torne impossível a defesa do ofendido.

Manoel Messias Valeri foi julgado pelo crime de assassinato co-metido contra a pessoa de Marcelo Rodrigues Chaves na madrugada do dia 10 de maio de 2011, quando na Rua Fagundes Valera, no

O réu Manoel Messias Valeri teve a pena triplicada por uso de meio cruel no assassinato

Carlos Roberto de Souza

Redação

No centro de Jun-queirópolis, entre a Rua Duque de Caxias e a Rua das Américas, por volta das 1h30 deste domingo (31),

uma mulher teve a sua carteira levada por dois homens.

A ação foi informa-da para a Polícia Mili-tar pela própria vítima, J.M.R.J., que disse que dois homens a haviam

agredido e furtado sua carteira contendo R$ 60 e documentos pes-soais, além de passar as características dos autores. Em patrulha-mento, uma equipe da polícia localizou

R.G.S. e A.R.A.A., o qual fugiu ao ver a aproximação da via-tura. O outro acusado, R.G.S., foi conduzido à delegacia.

Uma equipe da Polícia Militar foi

até a residência de A.R.A.A., onde ele se encontrava. Em visto-ria pela casa, foi apre-endida a quantia de R$ 45,50. A.R.A.A. foi levado à delega-cia, onde J.M.R.J. re-

conheceu-o. Foi dada voz de prisão aos auto-res e apresentados ao delegado de polícia, que ratifi cou a voz de prisão, permanecendo ambos à disposição da Justiça.

Mulher sofre agressão e tem carteira furtada em Junqueirópolis

Jardim Brasilândia, na cidade de Dracena, ele o golpeou fatalmente com um seguimento de ma-deira e com um bloco de tijolos e concreto, desfe-rindo-lhe ainda socos e chutes.

Submetido a julga-mento, Manoel Mes-sias Valeri foi consi-derado pelos jurados como culpado da morte de Marcelo Rodrigues

Chaves, tendo sido ne-gado o quesito sobre absolvição e, em se-guida, reconhecidos os qualifi cadores de moti-vo torpe, do meio cruel e do recurso que difi cul-tou ou impossibilitou a defesa da vítima. Após esse reconhecimento, o julgamento passou à dosagem da pena a ser imputada.

A Juíza Dra. Chis-

tiene Avelar condenou o réu a um período de 14 anos de reclusão, com regime inicial fe-chado, levando em con-ta que o qualifi cador de meio cruel serviu para triplicar a condenação, enquanto que o motivo torpe e o recurso que difi cultou ou impossi-bilitou a defesa da víti-ma foram citados como agravantes.

Caminhão “dublê” é apreendido no trevo de tupi PaulistaRedação

Neste sábado (30), por volta do meio-dia na Ro-dovia Comandante João Ribeiro de Barros à altu-ra do km 658, Trevo de Acesso à cidade de Tupi Paulista, a Polícia Rodo-viária realizou a apreen-são de um caminhão com placas adulteradas.

Segundo consta, du-rante patrulhamento, agentes da Polícia Ro-doviária vistoriaram um caminhão de transporte de cana-de-açúcar que se-

guia pela Rodovia Cmte. João Ribeiro de Barros, próximo à Tupi Paulis-ta, quando constataram que o número registrado nas placas do mesmo era diferente do incluso no chassi.

Após pesquisa na Central de Operações da Polícia Militar (Copom), os policiais tiveram com-provado o fato de tratar-se de crime de adultera-ção de placas (ou crime de veículo “dublê”). Os policiais rodoviários en-traram em contato com a Polícia Militar de Tupi

Paulista, que determinou a apreensão do caminhão para posteriores medidas administrativas. Caso se confi rme a adulteração, tanto o condutor como o proprietário do caminhão poderão responder por crime de fraude.

Em contato com o dono do caminhão, ele afi rmou ter sido vítima de engano, uma vez que ele recentemente mandou o veículo em questão para troca de emplacamento, em função de desgaste das placas anteriores. O número inscrito nas placas diferia do presente no chassi

Carlos Roberto de Souza

Carlos Roberto de Souza

Em assalto à posto de combustíveis, homem leva R$ 373Redação

Na noite deste do-mingo (31), por volta das 21h20, um posto de com-bustíveis localizado na Vila Barros, em Dracena, foi assaltado.

A ação se passou com

a chegada de um homem com uma camiseta enro-lada no rosto e armado com uma faca ao esta-belecimento, ameaçando a funcionária do caixa e o frentista e exigindo a entrega do dinheiro. Em-punhando a arma contra

a funcionária, ele levou a quantia de R$ 373.

Após ter ido embora, os profi ssionais do posto de combustíveis conta-taram a Polícia Militar, da qual logo em seguida uma equipe realizou bus-cas nas proximidades. O

assaltante foi encontrado cerca de quatro quartei-rões longe do local do crime, junto ao qual, após a busca pessoal, foram encontradas a faca e a ca-miseta alegadas pelas ví-

timas, mas apenas R$ 30 do valor subtraído.

Com o reconheci-mento do autor pelas ví-timas, ele foi detido em fl agrante e conduzido à delegacia de Dracena.

Foi elaborado o Boletim de Ocorrência (BO) e o acusado foi recolhido no Centro de Detenção Pro-visória (CDP) de Caiuá, onde permanece à dispo-sição da Justiça.

adolescentes são presos por tráfi co de drogasRedação

Em patrulhamento pela Rua Carlos Go-mes no Jardim Jussara, em Dracena, por volta das 20h30 deste sábado (30), dois adolescentes foram recolhidos por tráfico de drogas pela Polícia Militar.

A equipe policial en-controu W.C.R., de 15 anos, em atitude suspeita. Na abordagem, foi loca-lizado junto de si um in-vólucro contendo vinte e uma pedras de crack, de-clarando que estava junto de M.H.P, também de 15 anos, realizando comér-cio de drogas.

M.H.P. estava em sua casa com uma pedra de crack e a quantia de R$

200. Feita vistoria em sua residência, foi encontra-do na estronca da parede mais um invólucro gran-de que continha oito pa-pelotes de crack, além de embalagem utilizada para o embalo de drogas e ain-da dois relógios de pulso

usados para o acondicio-namento de drogas.

Ambos os adolescen-tes foram apresentados no Plantão Policial, onde a autoridade policial os apreendeu, permanecen-do recolhidos à disposi-ção da Justiça.

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Preto/Branco

Page 4: 354ª Edição do Jornal Interativo

06 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014 07 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014

Fone: (18) 3823 - 1919Cel. Vivo: (18) 99708-1820

Cel Tim : (18) 98149 - 4797

MADRUGADA MUDANÇASAntonio

MUDANÇAS EM GERAL

(RESIDENCIAL - COMERCIAL)

MONTAGEM DE MÓVEIS

CAMINHÃO BAÚ

EQUIPE ESPECIALIZADA

SANTO EXPEDITOSANTO EXPEDITOVENDAS DE LAJOTAS E TIJOLINHOS

6 FUROS 8 FUROSTIJOLINHOS

Tel.: (18) 3822-2174 / 99708-7714 - Junior

Bandeiras são hasteadas na praça central em comemoração à semana da Pátria

Redação

O mês de setembro começou na manhã de ontem (1º), com uma so-lenidade cívica, realizada na Praça Arthur Pagnozzi em comemoração à se-mana da Pátria, data que se festeja o Dia da Inde-pendência do Brasil (7 de Setembro).

Houve cerimônia de hasteamento das bandei-ras, onde participaram as autoridades municipais, atiradores do Tiro de Guerra de Dracena, grupo de alunos da EMEFI João Vendramini, bem como

toda a população. Atira-dores do Tiro de Guerra e demais presentes, ento-aram o Hino Nacional e o Hino à Independência.

José Roberto Zarzur, secretário municipal de Educação, representou o prefeito José Antônio Pe-dretti; e o vereador Mil-ton Polon, representou o Poder Legislativo, onde amos fi zeram o uso da pa-lavra, destacando e enal-tecendo a importância da data comemorativa.

Na data de ontem (1), a Câmara Munici-pal realizou uma sessão especial, e hoje (2), está prevista a abertura dos II

Jogos Escolares Munici-pais, no Ginásio Muni-cipal de Esportes Alaor Ferrari (Emefi João Ven-dramini), às 19h30, com apresentações artísticas, do Tiro de Guerra e da Banda Danuza Motta/Projeto Criança Feliz. O encerramento será no sábado (6), tudo em co-memoração a Semana da pátria.

No próximo domingo (7), na Praça Arthur Pag-nozzi, o público poderá prestigiar, a partir das 8h, o hasteamento das ban-deiras e apresentações cí-vicas de entidades como o Tiro de Guerra.

Autoridades hastearam as bandeiras

Assessoria de imprensaPrefeitura de Dracena

Com foco na quali-dade de vida e no enve-lhecimento ativo da po-pulação, foi promovida reunião esta semana na sede do Centro de Treina-mento do Senai de Dra-cena entre representantes de vários setores da ad-ministração municipal, de conselhos e clubes de terceira idade. A iniciati-va foi da Secretaria Mu-nicipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O objetivo do encon-tro foi traçar planos e me-tas, fazendo um diagnós-tico das políticas públicas existentes a fi m de incluir

ações nos planos munici-pais de Saúde e de Assis-tência Social. Foram rea-lizadas explicações sobre o Programa São Paulo Amigo do Idoso, que pro-jeta ações visando o bem-estar das pessoas que chegam à terceira idade.

De acordo com infor-mações transmitidas pela assistente social Edilene Rodrigues, para incen-tivar os municípios a se associarem ao projeto, foi criado o “Selo Muni-cípio Amigo do Idoso”. Para terem direto a ele, as prefeituras devem cum-prir quatro etapas, que começam pela adesão ao programa até alcançar o “Selo Pleno”. Aquelas que se comprometerem

com os critérios para atingir esse fi m, recebe-rão recursos do Fundo Estadual do Idoso, além de verbas para a cons-trução de centros “Novo Dia” e “Conviver”.

A secretária de Assis-tência e Desenvolvimen-to Social, Guiomar Pe-dretti, entende que com o aumento da expectati-va de vida, é importante que os gestores públicos invistam e ofereçam aos idosos melhores condi-ções de vida. Conforme dados ofi ciais, no Estado de São Paulo há aproxi-madamente 5,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Dessas, pelo menos 700 mil estão aci-ma dos 80 anos.

Reunião discute Políticas Públicas em favor do Idoso

Div

ulga

ção

Participantes da reunião no auditório do Senai

Calhas BilacServiços de Calha e Rufos

Luiz Yugi EnomotoFone: (18) 3821-5507

Cel.: (18) 99775-0245

Rua: Olavo Bilac - n° 464 - Jd. Vera Cruz - Dracena/SP

Água de esgoto fica represada por lixo e incomoda vizinhança

José Narciso

É comum, ao cair da tarde de dias quentes, com temperaturas aci-ma dos 30 graus cen-tígrados, grande parte da cidade de Dracena ficar tomada por ares fétidos, que provocam náuseas e vômitos, além de dor de cabeça. Um desses locais, fica a aproximadamente 1.000 metros da Prefei-tura de Dracena, aliás na mesma bacia hidro-gráfica, no final da Rua

Gerson Fernandes de Souza, nas proximida-des do Jardim Kennedy.

Na década de 90 a Prefeitura de Dracena estendeu a galeria de águas pluviais da Rua Leordino da Silva Costa até o limite do perímetro urbano, no Jardim Ken-nedy. A obra foi come-morada pelos morado-res que há anos sofriam com o esgoto a céu aberto que corria pela valeta enorme. Conclu-ída a obra, o problema foi transferido 250 me-tros abaixo, pois assim

que termina a galeria de águas pluviais (ainda contaminada pelo esgo-to clandestino que nela é despejado), começa o suplício dos moradores, com mau cheiro, insetos de toda sorte e a inação dos órgãos públicos para resolver o problema.

A moradora Célia Regina Bianco Guarez, de 46 anos, quarenta de-les morando vizinho da galeria, repete os apelos feitos pelos seus pais, vi-zinhos e ela própria para que a galeria tenha con-tinuidade: “no decorrer

destes 40 anos que moro aqui, só vi alguma coisa acontecer na década de 90 quando Zezinho Gar-cia ampliou a galeria”. O problema é que hoje a situação continua insu-portável. Moradores da região e de outras loca-lidades atiram nas bar-rocas, toda espécie de objetos (colchões, sofás, sacos de lixos, restos de construção, galhos) e que acabam represan-do as águas, que sem movimento contínuo, acabam exalando odor cada dia pior, e que nos

dia de calor fica mais insuportável.

Os vereadores Shoi-ti Kanezawa e Divanir Ledo dos Santos, acom-panhados da reportagem do Jornal Interativo fo-ram chamados ao local para verifi car “in loco” o que os moradores cha-mam de “viver na beira do inferno”.

O vereador Divanir Ledo dos Santos disse que já havia procurado saber junto à EMDAEP que providências pode-riam ser tomadas para retirar os detritos e lixos

do córrego Marrecas. “Fui informado de que o setor de Meio Ambiente não autorizaria maqui-nário no local para re-tirada dos entulhos que formam diques de con-tenção das águas, e por conseguinte, maior odor ainda”, declarou.

Com certeza o Meio Ambiente não quer alte-ração do local, mas a re-tirada de entulho é ques-tão de higiene e saúde pública, fato inegável e que os moradores cla-mam para que sejam re-solvido o quanto antes.

Lixos e entulhos represam água de esgoto e aumentam o mau cheiro que incomoda a vizinhança

Car

los R

ober

to d

e So

uza

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Page 5: 354ª Edição do Jornal Interativo

08 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014 www.jornalinterativo.net 09 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014www.jornalinterativo.net

Yasmin Nunes dos Anjos e Jaqueline Gregio

Por Marcos HashimotoTERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014

Festa de comemoração dos 10 anos da República K-Baret com animação da Dupla Victor & Matheus

Você quer comprar vender ou alugar um imóvel, procure-nos!Sempre Temos um Bom negocio para você.

“A Imobiliária de sua confiança”

Stella MarisCompra - Venda - Locação - Loteamentos

PREPARAMOS A DOCUMENTAÇÃO DE SEU FINANCIAMENTO HABITACIONAL P/ AQUISIÇÃO DA CASA PRONTA OU AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO

VENDAS RESIDENCIAL

www.imobiliariastellamaris.com.br OU LIGUE:(18) 3821-3738

Fernanda Sertori e Eduardo

Francisco Zanetti e Afonso Goldoni

Priscila HelbeMi Amaral, Sulen Ferrara e Cibele Sousa

Maysa Leite, Fernanda Araújo, Aline Leite e Pamela Lorraine

Carol Soligueti, André Luiz, Fernanda Custodio, Matheus Ribeiro, Taís Alves e Higor Ribeiro

Melissa Luzete e Jaque Corpa Marina Saranholi, Jacqueline Antunes, Gabriela Longhitano e Monique Antonioli

Mayara Higuchi e Yanca Menegatti

Organizadores e integrantes da República K-Baret

Page 6: 354ª Edição do Jornal Interativo

10 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014 11 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014

Coloridoalunos do objetivo de dracena participam da Universidade de Portas abertas da UNiCaMP

Joelma Sílvia Couto

Mais uma vez os alunos do colégio par-ticiparam do evento “UNICAMP de Portas Abertas” (UPA). Para a escola é importante que os alunos conheçam a estrutura de uma Uni-versidade de primeira linha, além de se infor-marem sobre a natureza dos cursos oferecidos. O evento possibilita aos nossos alunos terem contato, através dos

alunos e professores da universidade, para uma orientação numa opção profi ssional mais cons-ciente.

Os alunos partici-param de diversas pa-lestras e ofi cinas apre-sentando os projetos sociais e acadêmicos da Unicamp, inclusive a possibilidade de inter-câmbio de estudantes. O grupo do Objetivo foi acompanhado pela co-ordenadora do Ensino Médio, Regina e pelo

professor de Artes Cle-verson. Após a visita à UNICAMP os alunos estiveram no Shopping Iguatemi, onde pude-ram ver a exposição “Experiência Escher”, que exibe algumas das mais famosas obras do artista holandês.

Mais uma vez o Ob-jetivo oferece oportu-nidade para que seus alunos se prepararem para os vestibulares, auxiliando a se defi ni-rem por uma profi ssão.

O evento é uma oportunidade dos alunos descobrirem sua vocação profissional

Divulgação

Paulo Verçosa

Interessados em uma vaga para o cargo de assistente de supor-te acadêmico no cam-pus experimental da Universidade Estadu-al Paulista (Unesp) de Dracena podem se ins-crever através do site da Vunesp a partir desta segunda-feira (1º).

O concorrente será escolhido através de

concurso público, constituído de uma prova objetiva que será realizada no dia 16 de novembro, às 14h, em locais que ainda se-rão divulgados. Have-rá perguntas de língua portuguesa, matemáti-ca, legislação e infor-mática.

O aprovado e con-tratado deverá ter uma carga horária de 40 ho-

ras semanais, com sa-lário de R$ 2.277,72, incluindo auxílio-ali-mentação e vale-trans-porte. O profi ssional fará atividades de su-porte ao ensino, pes-quisa e extensão re-lacionadas as áreas biológicas, exatas e humanas em laborató-rios, clínicas, campo, biotérios, bibliotecas e demais locais.

Abertas inscrições para concurso público da Unesp de Dracena

tupi Paulista sediou reunião da amnapDiretoria de Comunicação Prefeitura de Tupi Paulista

O Teatro Municipal Zanoni Ferrite recebeu na manhã de sábado (30), a reunião da Asso-ciação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap).

Recepcionados pelo prefeito Osvaldo Be-netti e pelo presidente da AMNAP, Ivo Santos, os prefeitos e vereado-res da região discutiram a criação do Consórcio de Municípios da Nova Alta Paulista, com a fi -nalidade de efetivar as atividades de interesse público das cidades.

Mas o assunto que mais gerou discussão

Presidente da AMNAP Ivo Santos, prefeito Osvaldo Benetti e presidente da Câmara Paulo Edson Bompadre

Divulgação

foi a situação econômi-ca dos municípios, que sofrem as consequên-cias da queda drástica no repasse dos recursos do Fundo de Partici-pação dos Municípios (FPM).

Nesta sexta-feira (5), os prefeitos estarão em São Paulo partici-pando de ato contra a atual política do gover-no federal em relação

aos municípios. As pre-feituras de todo o esta-do devem parar por um dia para chamar aten-ção das autoridades e população em geral so-bre as difi culdades que elas estão enfrentando. A data da paralisação ainda será defi nida.

A AMNAP reúne 31 cidades da Nova Alta Paulista, de Panorama a Herculândia.

AlexGesso, Molduras e Acabamentos

Melhores preçosRapidez e Qualidade

(18) 99624-7335

Coral guiomar Novaes se apresenta no teatro Municipal

Diretoria de Comunicação Prefeitura de Tupi Paulista

Seguindo a pro-gramação de feste-jos do aniversário de Tupi Paulista, acon-teceu na noite de

sexta-feira (29), no Teatro Municipal, a apresentação do Co-ral Guiomar Novaes de Dracena.

O Coral Guiomar Novaes, participou pela 12ª vez do Mapa

Cultural Paulista, fi-cando sempre em 1° lugar. O Coral integra a Instituição Artísti-ca Guiomar Novaes, criada em 1987 e pre-miada em várias cate-gorias musicais.

O Coral Guiomar Novaes participou da comemoração pelo aniversário de Tupi Paulista

Prefeitura disponibiliza jalecos de identifi cação para vigias

Diretoria de Comunicação Prefeitura de Tupi Paulista

A Prefeitura de Tupi Paulista, através da Comissão Inter-na de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Departamento de Recursos Humanos entregou aos vigias na manhã desta se-

gunda-feira (1º), no Paço Municipal, jale-cos para identifi cação e melhor visualização destes servidores nos diversos setores da Municipalidade onde trabalham.

Os servidores Ma-thias Ramos Garcia, Paulo César Menegat-ti e Alex Fernando de

Souza representaram os demais vigias na entrega efetuada no gabinete pelo prefeito Osvaldo Benetti, com a presença do técnico em segurança do tra-balho Luís Alessandro Delcaro e do diretor de Recursos Humanos da Prefeitura, Valter Luís Rodrigues.

Entrega de jalecos para os vigias no Paço Municipal de Tupi Paulista

Divulgação

Divulgação

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 7: 354ª Edição do Jornal Interativo

12 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014 www.jornalinterativo.net 13 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Esportes

A equipe de bocha de Dracena venceu seu úl-timo compromisso pela primeira fase do campe-onato estadual de bocha, mas mesmo assim não conseguiu passar para a próxima fase. O adver-sário do último sábado (30) foi Birigui na par-tida realizada na cancha

do Centro Social Urbano. A vitória por 2 a 1 não foi sufi ciente para que Dracena conseguisse seu objetivo de estar entre os melhores do Estado de São Paulo.

Mesmo perdendo para os dracenenses, a equipe de Birigui fi cou em pri-meiro lugar com 10 par-tidas vencidas. Osvaldo Cruz fi cou em segundo lugar com 9 partidas empatada com Marília

também com 9 partidas. Osvaldo Cruz fi cou em segundo lugar pelo saldo de pontos. Com apenas 8 partidas vencidas, os dracenenses fi caram na quarta colocação.

A partir de agora o pensamento está voltado para participação de al-guns torneios na região e principalmente o torneio de aniversário da cidade que será realizado no dia 6 de dezembro.

Dracena vence Birigui mas não se classifi caFestival de dama entre escolas municipais ocorre em Junqueirópolis

Assessoria de Imprensa

Aconteceu no Ginásio de Esportes Cícero Go-mes, na última sexta-feira (29) o 1º Festival de Da-mas entre as escolas mu-nicipais, e estiveram par-ticipando do período da manhã os alunos dos 5º anos das escolas Jair Luís da Silva e Neyde Mace-do Brandão Fernandes. A tarde foi a vez dos alunos

da escola Shigueko Oto Iwaki e Jair Luís da Silva.

O festival de Damas teve como objetivo o de-senvolvimento cognitivo, concentração, integração e socialização dos alunos e a divulgação da moda-lidade para incentivar a participarem da escolinha de damas do município, que acontece às quartas e sexta-feiras das 13h30 às 15h30 no Ginásio de Es-portes Cícero Gomes, so-

bre orientação do monitor José Correia.

A Comissão Munici-pal de Esportes de Jun-queirópolis agradece o apoio da Diretoria de Educação, diretoras, co-ordenadoras e professo-ras das escolas munici-pais e especialmente os Professores de Esporte que fazem parte do Pro-grama Atleta do Futuro (PAF).

O festival oconteceu no Ginásio de Esportes Cícero Gomes

Joelma Sílvia Couto

A equipe da Escolinha de Futebol do Objetivo realizou na sexta-feira e sábado (29 e 30), o 2º ACAMPAFUT, para seus integrantes.

Neste evento os alu-

nos dormiram e fi zeram suas refeições na escola. Participaram de vários campeonatos e outras ati-vidades que foram até a madrugada.

Tivemos disputas em várias modalidades: tor-neio de tênis de mesa, tor-neio de futevôlei, torneio

de futebol e campeonato Chute Certo. O campeão de cada categoria recebeu um prêmio.

O evento foi organiza-do pelos professores Mil-tinho e Kozan e contou com o apoio dos estagi-ários Marquinho e Fábio.

acampafut - mais um ano de sucesso

Aconteceram vários campeonatos e outras atividades até a madrugada

Divulgação

Vidraçaria morimVidros - Box - Blindex - Forro de PVC

Fone: (18) 99603-4990

Compare nossos preços e a qualidade de serviço

A

2ª rodada do Campeonato de Futebol Médio

A equipe da Sucatolândia, que goleou a Polimpress por 10 a 0

Treinos da AABB de JunqueirópolisRedação

Neste último sábado (30) aconteceram treinos na AABB de Junqueiró-polis.

Às 17h15, a partida entre amarelos e azuis resultou no empate de 6 a 6. Formaram a equipe amarela os atletas Jival-do, Giraldi, Dr. Rogério Hilário, Renato Esteves, Marcelo, Bonancim, Alexandre, Charuto e

Ademilson. Gols de Alexandre (2), Marcelo (2), Renato Esteves e Charuto.

Pelo azul atuaram Sérgio, Éder, Tiagão, Miola, Wander, Brau-lino, Badi, Luizinho, Marcos Melo e Celso. Gols de Marcos Melo (3), Miola (2) e Tiagão.

A segunda partida ocorreu às 18h, com vi-tória do time amarelo por 7 a 1. Jogaram na equipe amarela Gago,

Lobinho, Fernando Jor-nal, Israel, Alan Marozzi, Gustavo Moreno, Millin, Odair e Alexandre. Gols de Fernando Jornal (2), Alan Marozzi (2), Millin (2) e Odair.

Pelo time azul atua-ram os jogadores Gui-lherme, Bruno , Bruno Miola, Juninho, Tiago Batista, Ronaldo Elias, Bruno Katayama, Tia-go Monteiro e Fábio Intrevero. Gol de Tiago Batista.

Paulo Verçosa

Neste domingo (31) houve a 2ª rodada do 8º Campeonato de Futebol Médio Antônio Carlos da Palma e Dr. Luís Carlos Siste, com homenagens para Aurélio Mendes da Silva (Midá) na categoria livre e Osvaldo Talismã na sênior.

O local das disputas foi na chácara de Sérgio Rejani, com todos os jogos realizados na ca-tegoria livre. A primei-ra partida se deu entre a Polimpress contra a Su-catolândia/Dracefone/Box Dracena, com gole-ada da Sucatolândia por

10 a 0. Os gols foram de André (3), Alexzinho (2), Vitinho, Testa, Vinícius, Danilinho e Kaique. A ar-bitragem fi cou na respon-sabilidade de Tim.

A partida seguinte foi entre a equipe constitu-ída por Nova Era/Nora Veículos/Metrópole con-tra a formada por Lava Jato do Midá/Cervejaria Vila Real/Bar do Mitá. O placar encerrou com a pontuação respectiva de 1 a 3. Marcou o único gol da Nova Era o jogador Rauny, enquanto Negui-nho, Murilinho e Vanut-ti marcaram os gols do Lava Jato Midá. Arbitra-gem de Baianinho.

A terceira e última partida fi cou em 1 para o Bar do Tiquinho/Posto Rabeschini/Pré-molda-dos Panorama e 2 para Veteranos da cidade de Ouro Verde. O gol do Bar do Tiquinho foi de Jean França. Os gols de Ouro Verde foram marcados por Fidelcino e Emerson. O árbitro foi o Baianinho.

Era para ter aconteci-do partida entre as equi-pes do Julieta Guedes/Roberto Auto Peças con-tra o Real, mas não houve porque a equipe do Real não compareceu, fi cando assim eliminada. O grupo C passa a fi car com qua-tro equipes apenas.

Ricardo Gareca é demitido do Verdão, e clube já fala em Dorival JúniorLance!Net

Ricardo Gareca não resistiu à pressão e foi demitido na tarde des-ta segunda-feira pela diretoria do Palmeiras. A decisão, confirma-da um pouco antes do treino na Academia de Futebol, se deu após a forte pressão que mem-bros do Conselho de

Orientação e Fiscali-zação (COF) fizeram pela saída do argenti-no, e mais uma derrota no Brasileirão. Dorival Júnior, entrevistado antes da contratação de El Flaco, já volta a ga-nhar força no clube.

O multicampeão pelo Vélez Sarsfield (ARG) foi anunciado no fim de maio, passou

por um período de aná-lise do elenco, e come-çou os trabalhos duran-te a pausa para a Copa do Mundo, em junho. Apesar do tempo para trabalhar, ele não con-seguiu sucesso e seu retrospecto é péssimo: são quatro vitórias, um empate e oito derrotas. Um aproveitamento de 33,3% dos pontos.

Divulgação

www.jornalinterativo.net

Page 8: 354ª Edição do Jornal Interativo

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 82

QPC

GUERRILHA

ESPOLIAR

DAMASIO

ACETAL

NAUSEAI

ORSDAN

CATAPORA

OTHERGF

HENEDNOE

SNICHOR

USAVAPER

MSIIRA

CONTADELUZ

P

Um dosefeitos dainflação

Parceirona relação extracon-

jugalGanhou oOscar de

Melhor Fil-me (2013)

Menorregião

brasileira(abrev.)

(?) Brown,autor de

"O CódigoDa Vinci"

Firmou aprimeiraaliança

com DeusThomas (?):

criou a imagem doPapai Noel

Bebidatípica daInglaterra

Vão emparedepara

imagens

Avecomum na

ceia deNatal

A últimanota daescala

musical

Um dossete

pecadoscapitais

Energia(símbolo)Igual; se-melhante

Outro, eminglês

Despesaque temseu valor elevado noverão como maior u-so de ven-tiladores

Vestia

Produto para alisar

cabelos

Arte ensi-nada noExércitojaponês

"(?)Amore",

sucesso deZizi Possi

Recibo para autônomo

Dito popular rela-cionado à pessoa que

honra sua palavraSufixo de"hidroxila"

A Tereza de "Além do Horizonte" (TV)Que temriscas

Cidade daHolanda

Doença caracteri-zada porerupçõesna pele

Grupo co-mo o doszapatistas

(MEX)Despojar;esbulhar

O diadecisivoDescon-

fortocomum nagravidez

(?) do sol, espetácu-

lo danatureza

3/per. 4/argo — haia — henê — nast. 5/other. 6/amásio. 8/espoliar. 9/guerrilha.

Solução Anterior

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

BANCO79

S L T

E U F O R I C O

F L N F I N A R

B O T E I C D R

D A C R E M E

M E D E I A I D

Q A N OBO E

U C A A N L

PAL I N D R O M O

I T E A A N

D O P A R R D

DU A S R M I R

D A T A U D E

H E R D E I R O S

Extrema-mentealegre

(p. ext.)Frente de LibertaçãoNacional(sigla)

Perder as forças

Recheiode sonhos

(Cul.)

(?) Vox,líder da

banda U2

Feiticeiraque fugiucom Ja-

são (Mit.)

Condições Normais deTemperaturae Pressão

Frasecomo"Anitalatina"

James (?),ator de"Las Ve-gas" (TV)

Pedido desolteiras a SantoAntônio

Chá, eminglês

AnnoDomini(abrev.)

Os benefi-ciários do

testa-mento

A "cama"do CondeDrácula

(Lit.)

Cartão-pos-tal inglês

Metalmaleável

Felinoeuropeu

Atividade oferecidasem colônias de férias

Instrumen-to de sopro

Sulcar (a terra)

Certificação conferida peloInmetro, garante a confiabi-lidade do produto

A frigideira com óleo

Muro, emfrancêsNesselugar

(?) fora:joguei nolixo (pop.)Concede

Discogravávelno com-putador

Númerode letras

do dígrafo(Gram.)

Intoxicar(alguém)

comdroga

ArnaldoNiskier,escritor

brasileiroAntiga

estaçãoespacial

russa

3/cdr — mur — tea. 4/caan — cntp. 5/lince. 6/cádmio — untada.

TERÇA-FEIRAHomero foge depois de ati-rar. Adriano e Rafael levam Sandra para o hospital. Se-bastiana diz a Tadeu que viu um carro em fuga e que se lembra do rosto do mo-torista. Rafael confessa a Sandra que não pode reve-lar a identidade da pessoa trocada na maternidade. Amaury acusa Carlota pelo atentado na discoteca, e ela responsabiliza Home-ro. Vitória comenta com Daniele que desconfia de que Amaury é pai de Beto. Gilson e Zuleica desco-brem que Ricardo e Lui-sa voltaram para o Rio de Janeiro. Carlota exige que Rafael se afaste de Vitória. Homero revela a Amaury que foi Carlota quem pla-nejou o tiro, e que o alvo era Daniele. Beto pergunta a Gilda se ela sabe o real motivo para Fernando não aprovar o namoro de Ro-drigo com Daniele. Mário começa a trabalhar na Vip Turismo. Gilda descobre que Susana está mentindo e ameaça contar a Fernan-do que ela trabalha na loja de Vitória.

TERÇA-FEIRAEnrico pressiona Érika sobre a notícia que Téo divulgou sobre seu pai. Leonardo afirma a Cláu-dio que não ficará mais com ele. Danielle garante a José Pedro que não se intimidará com a chegada de sua rival Amanda. João Lucas conta para Du que José Pedro e Amanda fo-ram namorados. Enrico pede para Cláudio expli-car por que Téo publicou uma notícia sobre ele em seu blog. Orville é solto, e Juliane flagra o marido beijando Carmen. Maria Isis confessa para José Alfredo que não está grá-vida. Elivaldo chega para a audiência, e Tuane não gosta da sua presença. Elivaldo discute com Tua-ne, e a juíza os repreende. Juliane deixa o presídio ar-rasada. Du encontra João Lucas na frente do prédio de Maria Isis. Merival faz a defesa de Elivaldo. Orville decide conversar com Ju-liane, que se prepara para deixar o marido e a casa com o filho. Lorraine im-plora que Silviano a deixe falar com Maria Marta.

TERÇA-FEIRAPamela enfrenta Jonas e ameaça tomar a Marra. Rita se espanta ao saber que Herval levou Pamela para o hospital. Dorothy decide contar para Barata sobre o romance entre Jonas e Ve-rônica. Pamela pede para Megan voltar para casa. Tomás conta para Shin que Lara se casará com Brian. Verônica e Vicente se re-conciliam. Herval sugere fazer um evento na Plugar para demonstrar o Júnior. Davi desconfia ter visto Zac Vírus saindo da casa de Manuela. Verônica se en-contra com Jonas. Herval chega à mansão de Pame-la. Jonas se declara para Verônica. Pamela pede um pouco mais de tempo para Herval. Manuela lê as instruções de Zac Vírus. Arthur garante a Manuela que seu pai será libertado após o julgamento. Vicen-te conta para Jonas que o Júnior será apresentado na Plugar. Manuela contri-bui anonimamente para o financiamento do Júnior. Ernesto inicia a apresenta-ção do Júnior, e Pamela se interessa pelo projeto.

15 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014

Sudoku

Momento muito significativo para as questões de saúde, trabalho e financeiras. Fase oportuna para diagnósticos e para agir com mais objetividade e discernimento.

Áries (21/3 a 20/4)

A fase é de desafios em família e emocionalmente aos leoninos. Você deve refletir sobre os seus valores mais importantes e prioridades. Hora de agir com mais maturidade.

Leão (23/7 a 22/8)

Momento oportuno para desenvolver novos projetos profis-sionais. O trabalho nos bastidores está enfatizado, assim como o auto-conhecimento.

Sagitário(22/11 a 21/12)

Período que favorece uma consciência maior dos seus objetivos e propósitos. A fase é de aprimoramento de conhecimentos da comunicação e de sua interação com as pessoas.

Virgem(23/8 a 22/9)

Momento significativo para esforços conjuntos que levem à im-portantes realizações. Hora de se aprimorar intelectualmente também na conduta emocional.

Capricórnio(22/12 a 21/1)

É hora de fazer um balanço do que vem ocorrendo ao longo dos últimos meses. O período atual é de colheita do que foi empreendido no passado.

Libra (23/9 a 22/10)

O momento atual pode estar sinalizando limitações emocionais, fi-nanceiras ou físicas. Está ativada nos aquarianos a capacidade de regenera-ção, transformação e cura.

Aquário (22/1 a 19/2)

Momento muito importante para perceber a sua capacidade de regeneração e de cura. Com o apoio dos amigos poderá superar importan-tes adversidades.

Escorpião (23/10 a 21/11)

É hora de você aprimorar o seu comportamento nas parcerias e relações. Fase importante para con-tatos de trabalho e uma atitude mais consciente nos relacionamentos.

Peixes (20/2 a 20/3)

Amor e relacionamento são os temas mais importantes deste início de mês aos taurinos. Fase oportuna para re-pensar o seu comportamento emocional e aprofundar seus vínculos com as pessoas.

Touro(21/4 a 20/5)

A fase atual é muito impor-tante para você aprimorar as suas ati-tudes. Momento em que deve ter mais consciência do que precisa melhorar emocionalmente e no trabalho.

Gêmeos(21/5 a 20/6)

É hora de agir com mais objetivi-dade e discernimento nas questões do dia a dia. Momento de aprimorar a sua capaci-dade de comunicação e os conhecimentos que embasam a sua atuação.

Câncer(21/6 a 22/7)

Horóscopo

Solução Anterior Eventos históricos 1850 - A cidade de Blumenau é fundada pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. 1870 - Napoleão III é capturado na Guerra franco-prussiana. 1945 Independência do Vietnã. 1962 - O futebolista brasileiro Pelé marca seu 500° gol. 1980 - Jo-Ann (asteroide 2316) é descoberto por Edward Bowell.

Nascimentos 1982 Joey Barton, futebolista inglês. 1986 - Júlio César, futebolista brasileiro. 1987 Scott Moir, patinador artístico canadense. 1988 - Javi Martínez, futebolista espanhol. 1989 - Alexandre Pato, futebolista brasileiro. 1992 - Shayla Worley, ginasta estadunidense. 1996 - Sungha Jung, guitarrista fi ngerstyle coreano.

Falecimentos 1945 - Fonseca Lima, político português (n. 1874). 1969 - Ho Chi Minh, poeta e político vietnamita. 1986 - Otto Glória, treinador de futebol do Brasil. 1997 - Viktor Frankl, médico e psiquiatra austríaco (n. 1905) 2001 - Christiaan Barnard, cirurgião sul-africano.

Feriados e eventos cíclicos Fundação do Município de Blumenau - SC - Brasil. Fundação do Município de Presidente Venceslau - SP - Brasil. Fundação do Município de Ladário - MS - Brasil. Fundação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - RJ - Brasil. (1996)

Santos do dia Santa Dorotéia

O português observava os patos nadarem em um lago da cidade, quando de repenteos patos saíram do lago e foram para o gramado, então o português excla-mou indignado:- Ora pois,além de aquá-tico eles também são gramáticos!!

14 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014 www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 9: 354ª Edição do Jornal Interativo

16 >TERÇA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO DE 2014

EXPRESSO ADAMANTINA LTDA

www.expressoadamantina.com.br

De Dracena para:

Tupã, Marília, Ribeirão Preto,

Piracicaba, Americana e Campinas

Dracena (18) 3822-1042Panorama (18) 3871-1176

Tupi Paulista (18) 3851-1773

Junqueirópolis (18) 3841-1345Pacaembu (18) 3862-1422

Adamantina (18) 3522-1122

www.jornalinterativo.net