278ª edição do jornal interativo

11
Nesta semana, a novela do distrito industrial de Dra- cena teve mais um capítulo quando o prefeito e a secre- tária de Indústria, Comércio e Habitação responderam a requerimentos de quatro vereadores, que questiona- vam sobre o andamento das obras no local destinado às indústrias. Há entulhos e nem a terraplenagem foi fei- ta na área, afirmam os edis. Em Junqueirópolis, escolha de empresas para distrito industrial será realizada na segunda-feira. O jornal feito com você Diretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva www.jornalinterativo.net Ano 2 R$ 1,50 « « « « « « > OAB homenageia mulheres do Lions Cinquentenário Pág. 4 POLICIAL > CAPS tem mantimentos furtados durante a madrugada Pág. 8 EVENTO Vereadores contestam resposta da prefeitura sobre distrito industrial Apesar das afirmações da Secretaria de Indústria, representantes do Legislativo defendem que obras não foram iniciadas >Pág. 15 Pág. 13 ESPORTE > Neste fim de semana Dracena sedia os jogos do Futebol Médio Na manhã desta sexta- feira (7), cavalos soltos nas vias do Jardim Kennedy e na estrada vicinal Mario Covas, que liga Dracena à Pousada Bom Samaritano, causaram reclamações além de tra- zer em risco a segurança do trânsito local. O Diretor do Centro de Controle de Zoo- noses do município, o ve- terinário Ivan José Borges explica que a polícia soli- cita apreensão dos animais quando estão pelas vias pú- blicas, que são realizadas regularmente. Cavalos soltos trazem riscos para condutores >Pág. 7 Carlos Roberto de Souza Carlos Roberto de Souza (...) o setor com poucos funcioná- rios vive momentos de angústia, pois sabe que o sistema vai travar novamente (...) 08/03 09/03 10/03 Máx. 35º Máx. 34º Máx. 35º Mín. 21º Mín. 21º Mín. 21º CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO [email protected] Envie suas sugestões para a Redação /jornalinterativo dracena 3823-0991 99682-2027 >Pág.02 SÁBADO - 08 De Março de 2014 Número 278 >Pág. 10 e 11 com Danilo Ledo

Upload: jornal-interativo

Post on 26-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 278ª Edição do Jornal Interativo

Nesta semana, a novela do distrito industrial de Dra-cena teve mais um capítulo quando o prefeito e a secre-tária de Indústria, Comércio e Habitação responderam a requerimentos de quatro vereadores, que questiona-vam sobre o andamento das obras no local destinado às indústrias. Há entulhos e nem a terraplenagem foi fei-ta na área, afirmam os edis. Em Junqueirópolis, escolha de empresas para distrito industrial será realizada na segunda-feira.

O jornal feito com vocêDiretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva www.jornalinterativo.netAno 2 R$ 1,50««««««

> OAB homenageia mulheres do Lions Cinquentenário

Pág. 4

Policial> CAPS tem mantimentos furtados durante a madrugada

Pág. 8

EvEnto

vereadores contestam resposta daprefeitura sobre distrito industrialApesar das afirmações da Secretaria de Indústria, representantes do Legislativo defendem que obras não foram iniciadas

>Pág. 15

Pág. 13

ESPoRtE> Neste fim de semana Dracena sedia os jogos do Futebol Médio

Na manhã desta sexta-feira (7), cavalos soltos nas vias do Jardim Kennedy e na estrada vicinal Mario Covas, que liga Dracena à Pousada Bom Samaritano, causaram reclamações além de tra-zer em risco a segurança do trânsito local. O Diretor do Centro de Controle de Zoo-noses do município, o ve-terinário Ivan José Borges explica que a polícia soli-cita apreensão dos animais quando estão pelas vias pú-blicas, que são realizadas regularmente.

Cavalos soltos trazem riscos para condutores

>Pág. 7

Carlos Roberto de Souza

Carlos Roberto de Souza

(...) o setor com poucos funcioná-rios vive momentos de angústia, pois sabe que o sistema vai travar novamente (...)

08/03 09/03 10/03Máx. 35º Máx. 34º Máx. 35ºMín. 21º Mín. 21º Mín. 21º

CLIMA TEMPO EDITORIAL REDAÇÃO

[email protected]

Envie suas sugestões para a Redação

/jornalinterativodracena

3823-099199682-2027>Pág.02

SÁBADO - 08 De Março de 2014 Número 278

>Pág. 10 e 11com Danilo Ledo

Page 2: 278ª Edição do Jornal Interativo

02 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 OPINIÃOOPINIÃO 03 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

Sugestões para charges: [email protected]>EDITORIALNa próxima semana

vence a primeira parce-la do IPTU em Dracena. A Prefeitura Municipal continua distribuindo os carnês e disponibilizou pela internet a possibili-dade pela primeira vez na

história, que os próprios contribuintes confeccio-nem os boletos em suas residências sem necessi-dade de comparecer ao setor competente na Pre-feitura. Mas como tem muita gente que não tro-

cou o nome e o endereço do cadastro dos imóveis que adquiriu, a saída será retirá-lo na Prefeitura, se o contribuinte não tiver o número do cadastro do imóvel. Imagina a fi la. O setor, com poucos fun-

cionários vive momentos de angústia, pois sabe que o sistema vai travar novamente. Todo ano é assim. Proprietários dei-xam para a ultima hora, aumentando as fi las e a pressão que recaem so-

bre um numero reduzido de funcionários. A Pre-feitura deveria fazer uma campanha para orientar como os contribuintes poderiam ter acesso aos carnês sem ter que en-frentar fi la…

>EXPEDIENTE

O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por ser-em manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85

Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP

Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone:

(18) 3823-0991 - 9-9682-2027 - 9-8111-0024

e-mails: [email protected] -

[email protected] - Diretor

Responsável: Gilvan Lemos da Silva -

Jornalista Responsável: Laisa Pereira MTB

0074469/SP Jornalista: Josiélen Ribeiro -

Estagiária: Bianca Mizael - Diagramação:

Vitor Bragatt o - Chargista: Wagner Tardivo

- Colaboradores: Dr. Antonio Biel, Farid

Junior, André Cassiano Zonato, Ernesto

Scardovelli, Murilo Oliveira, Danilo Ledo,

Carlos Roberto de Souza, André Kozan

Lemos, Circulação: Dracena, Pacaembu,

Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e

Ouro Verde.

>POLÍTICO PRESS

VOLTA A FITA – Francisco Rossi vai deixar o cargo de Secretário da Saúde de Dracena para voltar a ser vereador. Hoje a bancada da situação tem maio-ria, mas para muita gente, ele vai fi car em cima do muro, até o prefeito Pedrett i decidir se vai apoiá-lo na campanha para deputado federal ou se vai divi-dir seu prestígio político com o outro possível can-didato, Osvaldo Garcia. Se a última hipótese ocorrer, Chicão desce de paraquedas nos braços da oposição, que com esse reforço garantiria a maioria na Câmara. Esse fi lme já passou por aqui, durante o governo de Junior Stelato.

SAINDO DA CARTOLA – Amanhã no Centro Comunitário do Jardim Brasilândia (9h) será lançado ofi cialmente o PROS, novo partido político, que em Dracena será presidido pelo vereador Luiz Coelho. Há quem diga que o deputado Salvador Zimbaldi ve-nha prestigiar o evento e que vai cobrar do vereador dracenense uma candidatura a deputado estadual, para reforçar a sigla, pois o voto de legenda pode ajudar a bancada. Se em cidades do interior alguém conhecido levantar votos para o partido, isso ajudará a aumentar as chances da bancada engordar. O nome em Dracena, é coisa de mágico: Luiz COELHO.

BONDADE – Durante o Show Mulheres, promo-vido pela Secretaria da Cultura na quinta-feira no Teatro Municipal Aécio de Feo Flora, o prefeito Pe-drett i enalteceu a fi gura de… Célia Brandani. Disse e repetiu que ela é uma companheira que trabalha muito pelo sucesso da administração. Nos bastidores, os comentários são de que o relacionamento político entre o titular e a reserva não era lá muito bom. Tem coisa nova no ar, que ainda não deu para entender direito.

MASSANTE – A última sessão camarária foi la-mentável. Dezenas de “respostas” foram encaminha-das aos vereadores que apresentaram requerimentos em sessões anteriores, todas encaminhada aos res-pectivos signatários, sem que o público ouvinte e presente, tivesse conhecimento do seu teor. Um ve-reador que recebeu o aviso de que seu requerimento estava “à disposição” e seguiu para o arquivo, disse que “não me lembro do teor dele, não sei de que se trata”. Mas nem perdeu tempo para ir à mesa, para ler a resposta. Isso é uma brincadeira? Pergunta, exi-ge resposta, mas não tem interesse de ver?

SEM BRIGA – Osvaldo Garcia ainda não jogou a toalha, desistindo da candidatura a deputado federal. Lamenta que Chicão Rossi tenha decidido disputar a próxima eleição, dividindo os votos na região, re-duzindo as chances, caso isso aconteça, para ambos, mas lamenta todo o trabalho que fez pelo interior, principalmente em Usinas de Álcool e Açúcar onde tem presença constante e esperava ser bem votado. Mas prefere, se Chicão insistir em ser o único can-didato do PR na Alta Paulista, fi car quieto e depois estudar o que fazer no futuro.

Verdade: >DIÁRIO DA PROVÍNCIA JOSÉ NARCISO GESTEIRO

[email protected]“Alguns dizem que a propaganda é a alma do negócio, outros que o negócio é a alma

da propaganda. Eu aposto que o negócio da propaganda é a alma. O objetivo principal é fazer com que as pessoas prestem atenção no que você quer dizer.” (Walter Longo)

Ontem os dra-cenenses tiveram a oportunidade de en-tender um pouco do caos que deverá to-mar conta do Brasil por ocasião da Copa do Mundo.

Em todos os ban-cos, enormes fi las que nunca andavam, trânsito já complica-do, até que veio aque-la chuva com muito vento…

Tudo isso deve ser uma pálida demons-tração de como as coisas vão estar nas estradas, ruas, aero-portos, hotéis, duran-te o mês de julho. Se os sistemas de comu-nicação não funcio-narem, na época do “fervo futebolístico”, com certeza tudo de ruim que está acon-

tecendo agora, algum tempo antes, não ser-viu para alertar os responsáveis. Qu er dizer, o que teria que ser observado, con-sertado, reparado, modifi cado, amplia-do, não mereceu a de-vida atenção, e o caos em todos os setores acontecerá.

Qu ando as coisas são planejadas, as medidas certas são tomadas, nada de anormal acontece, mas se alguma coisa deixa de ser feita, fi ca evidente a falha, a falta de planejamen-to, de organização.

Traçando um pa-ralelo com algumas programações da atual administração municipal, se percebe a improvisação rei-

nando, com desprezo para o planejamento, para a organização.

O programa ‘Pre-feito Presente’, reali-zado no fi nal do mês passado em Jaciporã, apesar da boa inten-ção, foi um fracas-so, pois os morado-res não apareceram para a reunião com o prefeito.

A Secretaria da Cultura vinha anun-ciando que faria uma homenagem pelo dia internacional da mu-lher no dia 8, no te-atro municipal. De repente, sem aviso prévio, eis que de afogadilho o show é programado para a quinta-feira (6). O programa foi alte-rado, alguns artistas não puderam com-

parecer, uma home-nageada também não participou, e tudo pa-receu, apesar da boa vontade de todos, muito improvisado. Tanto é assim, que o show não teve mais que 1/5 da lotação, ou seja, repetiu o ve-xame de público por ocasião da apresenta-ção da Orquestra Sin-fônica, recentemente. Qu er dizer, o que foi feito de errado da ou-tra vez, em termos de divulgação, se repe-tiu novamente.

É preciso mais prof i s s iona l i smo, mais atenção, mais dedicação. A ideia é brilhante, mas para ser um sucesso, pre-cisa ser bem plane-jada. A começar pela divulgação.

Opinião PúblicaSe você pudesse decidir mudanças no trânsito da cidade quais medidas tomaria?

Damaris Dan-tas (Balconista): “Eu acredito que a cidade precisa de mais semá-foros e radares em al-guns locais da cidade.”

Gustavo Alves (Es-tudante): “Eu acredito que deveria ter mais sinalizações no trânsi-to de Dracena, e tam-bém agentes de trânsi-to pois nossa cidade é muito desorganizada.”

Th elma Aparecida Goularte (Professora): “O que deveria mudar no trânsito é a conscien-tização dos motoristas e não a sinalização.”

Sérgio Topam (Ven-dedor): “Eu acho que deveria mudar o plane-jamento nas ruas con-tramão da cidade, mui-tas ruas são contramão apenas em uma parte, e isso não faz sentido algum.”

André Cassiano

Preto/Branco

Page 3: 278ª Edição do Jornal Interativo

04 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 05 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

Josiélen Ribeiro

Um furto ocorreu na madrugada desta quar-ta-feira (5), no prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Dracena, localizado no jardim Jussara.

Segundo as infor-mações da Polícia Ci-vil o responsável pelo

CAPS, um fi siotera-peuta de 29 anos, foi informado pela central da empresa de segu-rança e monitoramen-to que o alarme havia sido acionado. Quan-do chegou no local, notou que a porta da cozinha estava aberta e percebeu a ausência

de alguns mantimen-tos, porém não soube precisar a quantidade que foi subtraída.

Nada consta nos registros quanto aos suspeitos deste ilícito. Todos os dados foram apresentados no plan-tão para elaboração do boletim.

Furto de mantimentos é praticado na sede do caPS

Não há suspeitos do furto ocorrido no prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Carlos Roberto de SouzaCarlos Roberto de Souza

Josiélen Ribeiro

Um canivete foi apreendido em poder de um pedreiro de 51 anos, morador do bairro São Francisco, na noite desta quarta-feira (5).

O homem foi avis-tado por policiais nas proximidades do plan-

tão central onde havia uma viatura estaciona-da. Durante a revista pessoal, encontram um canivete cuja lâmina media 10 cm e o cabo 12 cm. Quando ques-tionado, o homem ale-gou que o canivete era para defesa pessoal. Os fatos foram apresen-tados para elaboração

do boletim por porte de arma branca.

Ainda, consta nos registros da Polícia Ci-vil a informação de que a esposa deste pedreiro recentemente registrou um boletim em seu des-favor por agressão, com medo de que o compa-nheiro a matasse.

Homem é surpreendido portando canivete

Canivete apreendido tem lâmina de 10 cm e cabo 12 cm

Josiélen Ribeiro

Uma dona de casa de 70 anos, morado-ra do jardim Jussara teve a casa arrom-bada, e cerca de R$

200 furtados no fi nal da tarde desta quarta-feira (5).

A mulher decla-rou, que saiu de sua residência por volta das 15h e quando re-

tornou às 17h30, se deparou com a janela da cozinha (localizada nos fundos) arromba-da, logo em seguida comunicou seus fami-liares, que acionaram a

polícia via telefone.Não havia sinais de

vandalismo, a quan-tia em dinheiro estava dentro de um guarda roupas. Os vizinhos informaram que um

indivíduo suspeito foi visto pelas imedia-ções, o que deve ser apurado pelas autori-dades policiais.

A perícia foi acio-nada e compareceu ao

local, os dados foram encaminhados para o plantão da Polícia Civil onde foi lavra-do um boletim com a natureza de furto qua-lifi cado.

Desconhecido arromba casa de idosa e furta R$200 no jardim Jussara

MILLENNIUMPortões Eletrônicos

SEGURANÇA ELETRÔNICA, AUTOMATIZAÇÃO E SOM PROFISSIONAL

3822-2687Automatização de Portões - Alarmes Residenciais - Alarmes Empresariais - Som Profissional - Cancelas

Polícia civil divulga balanço da campanha nacional do DesarmamentoRedação

A Polícia Civil, por intermédio, da De-legacia Seccional de Polícia de Dracena divulga o balanço da

Campanha do Desar-mamento, referentes ao mês de fevereiro 2014 em que foram recolhidas duas ar-mas de fogo, sendo: uma espingarda mar-

ca Rossi, calibre 36 e uma outra espin-garda marca CBC, calibre 12.

O relatório apon-ta que no decorrer da campanha (entre 24 de

maio de 2011 a feve-reiro de 2014) foram recolhidas 141 armas de fogo, na Delegacia Seccional de Polícia de Dracena.

Posto de entrega:

A entrega de arma pode ser feita, na De-legacia Seccional de Polícia de Dracena si-tuada na rua Olímpica, 148, Jardim Alvorada, de segunda à sexta, das

08h às 18h, para maio-res informações ligar para (18) 3822.2022 - Ramal 215.

* Com dados da Polícia Civil

REVÓLVER PISTOLA ESPINGARDA RIFLE

R$ 150,00 R$ 150,00 R$ 150,00 R$ 300,00CALIBRES: CALIBRES: CALIBRES CALIBRES22 - 32 - 38 22 - 6,35 40 38/357 - 44/45/450R$ 300,00 R$ 300,00 36 17/22/32/32.20CALIBRES: CALIBRES: 32 R$ 450,00

357 32 - 7,65 - 380 28 CALIBRES44 R$ 450,00 24 243/270/300/308/45 CALIBRES: 20 338/30.06 - 7,62mm

9mm - 10 mm - 40 16 5,56 mm 357 - 44 - 45 12 7 mm

CARABINAS FUZIS METRALHADORA GARRUCHA

R$ 300,00 R$ 450,00 R$ 450,00 R$ 150,00CALIBRES CALIBRES TODOS TODOS

17 - 22 - 32.20 - 38 7 mm - 7,62 mm OS OS38.40 - 44.40 - 44 5,56 mm - 243 - 375 CALIBRES CALIBRES

338 - 30

CAMPANHA DO DESARMAMENTO - A PAGAR POR ARMA RECOLHIDA

Graf Art: Sidnei Vieira SilvaArmas recolhidas: uma espingarda marca Rossi, calibre 36 e uma outra espingarda marca CBC, calibre 12

Divulgação

Delegacia de Serviço Militar

A 15ª Delegacia de Serviço Militar de Dra-cena irá realizar nesta segunda-feira (10), na sede do Tiro-de-Guer-

ra (TG) local, uma ce-rimônia cívico-militar de compromisso à Ban-deira Nacional e entre-ga dos Certifi cados de Dispensa de Incorpora-ção (CDI) a aproxima-

damente 90 jovens.Segundo o Delega-

do de Serviço Militar, 2º tenente Lima, esses jovens são nascidos em 1995, se alistaram ano passado e foram aptos

na Comissão de Sele-ção realizada em agos-to, mas como o efetivo do TG é de apenas 50 militares, eles foram incluídos no excesso do contingente e agora

prestarão o juramento perante o pavilhão na-cional e receberão seu CDI, fi cando assim qui-tes com o Exército.

A cerimônia terá iní-cio às16h30 e contará

com a presença de auto-ridades civis e militares de Dracena. O TG fi ca localizado na Av. Pre-sidente Vargas, 1.822, Vila Lucélia. O evento é aberto ao público.

Serviço Militar realiza compromisso à Bandeira dos jovens dispensados

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Preto/Branco

Page 4: 278ª Edição do Jornal Interativo

06 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 07 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

EXPRESSO ADAMANTINA LTDA

www.expressoadamantina.com.br

De Dracena para:

Tupã, Marília, Ribeirão Preto,

Piracicaba, Americana e Campinas

Dracena (18) 3822-1042Panorama (18) 3871-1176

Tupi Paulista (18) 3851-1773

Junqueirópolis (18) 3841-1345Pacaembu (18) 3862-1422

Adamantina (18) 3522-1122

Josiélen Ribeiro

Um acidente de trânsito ocorrido na área central, deixou um motociclista com ferimento leves, no fi m da tarde desta quinta-feira (6).

Segundo a versão apresentada pelos con-dutores envolvidos, o operador de máquinas de 26 anos, conduzia a motocicleta Hon-da XL 250 R pela rua

Monte Castelo sentido bairro-centro quando no cruzamento com a a rua Frei Perin envol-veu-se numa colisão com um Toyota Co-rolla conduzido por uma comerciante de 70 anos, que seguia por aquela via sentido bairro Metrópole-igre-ja matriz e declarou ter parado na sinali-zação, mas quando cruzou a via e sentiu que a traseira de seu

veículo fora atingida pela moto.

O motociclista afi r-mou que o carro parou mas saiu rapidamente e até tentou frear e evitar a batida, mas não con-seguiu, com a colisão sofreu escoriações no braço e no ombro e foi socorrido pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e foi enca-minhado ao Pronto So-corro Municipal, sendo medicado foi liberado

operador de Máquinas sofre ferimentos leves em acidente

Honda XL 250 R envolveu-se numa colisão com um Toyota Corolla

Carlos Roberto de Souza

em seguida.Nenhum dos condu-

tores apresentava indí-

cios de embriaguez. Os dados deste aci-dente foram apresen-

tados no plantão cen-tral para elaboração de um boletim.

18 3821-4349

18 3821-8449

Rua Monte Castelo N° 1170 - ATENDIMENTO 24 HORAS

Av. Presidente Roosevelt N° 882 -ATENDIMENTO DAS 8 ÁS 18:00HRS

ACIMA DE R$50,00 PARCELAMOS

AS SUAS COMPRAS

Atitude de quem faz mais

Fralda. Mônica Tripla Proteção Jumbo

(P/36, M/32, G/28, EG/24)

R$10,50 Á VISTA

Tintura Nutrisse

R$ 10,85 Á VISTA

Exceto (Exceto Colorissimo)

R$ 5,20 Á VISTA

Des. RexonaRoll-on 50ml

R$ 14,99 Á VISTA

Carga Mach 3C/ 2 unid.

Da Redação

Na manhã desta sexta-feira (7), cavalos soltos nas vias do Jar-dim Kennedy causa-ram transtorno e risco iminente de acidente no trânsito. A polícia compareceu ao local para prevenir e acom-panhar a retirada dos animais da rua.

A mãe do proprietá-rio dos cavalos (que é menor de idade), Rose da Silva, 35 anos, afi r-mou que, pela manhã, policiais procuraram o rapaz para que pren-desse os bichos. Se-gundo ela, os animais fi cam em um piquete, mas às vezes escapam, e que os vizinhos nun-ca reclamaram.

“Tenho consciência de que é perigoso, mas quando deixávamos

cavalos soltos pelas vias comprometem a segurança em Dracena

Dois cavalos estavam soltos nas vias do Jardim Kennedy nesta sexta-feira

nos lotes era pior, pois as pessoas cortavam as cordas, roubavam, e eles fi cavam soltos tam-bém. Há uns dois meses tivemos que pagar mais de R$ 200 para devol-verem nossos cavalos”,

conta Rose.O Jornal Interativo

também recebeu, na tarde de ontem (7), re-clamação de um mora-dor de Dracena sobre mais animais soltos. De acordo com o comer-

ciante Sérgio Baravelli, quatro cavalos vagam durante o dia todo pela estrada vicinal Mario Covas, que liga Drace-na à Pousada Bom Sa-maritano. O comerciante ligou para a polícia e foi

informado de que que existem outros registros no mesmo local, onde o risco de acidente é mui-to grande, mas, segundo ele, os policiais atribuem a responsabilidade da retirada ao Centro de

Controle de Zoonoses. Diretor do CCZ no

município, o veteriná-rio Ivan José Borges declarou ao JI que a po-lícia solicita apreensão dos animais quando es-tão pelas vias públicas. No caso do Jardim Ke-nnedy, disse, a apreen-são não pôde ser feita porque, quando a equi-pe chegou ao local, os bichos já estavam pre-sos. Porém, o diretor admitiu a possibilidade de que os animais se soltassem novamente.

Quanto à denúncia da vicinal, o veteriná-rio garantiu que, na manhã deste sábado, o local será verifi cado. Se os cavalos estive-rem pela via, o CCZ fará a apreensão com apoio da polícia, já que um boletim de ocorrên-cia deverá ser lavrado.

Carlos Roberto de Souza

www.jornalinterativo.netwww.jornalinterativo.net

Page 5: 278ª Edição do Jornal Interativo

08 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 09 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

Papo Musical: CARNAVAL, FEVEREIRO OU MARÇO?

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. No Rio de Ja-neiro, a festa foi classi-fi cada pelo ‘Guinness Book’ como o maior Carnaval do mundo, com um número esti-mado de 2 milhões de pessoas nas ruas da ci-dade.

O maior bloco de carnaval, segundo essa mesma fonte, é o cha-mado ‘Galo da Ma-drugada’ na cidade de Recife – PE.

Afi nal de contas, o que signifi ca ‘Carna-val’? Como teve início essa tradição? É uma festa pagã ou Cristã? Por que não tem data certa?

A palavra ‘Carna-val’ tem várias expli-cações:

A mais antiga é a de que realizavam corte-jos navais nos dias que antecediam a Primave-ra (Hemisfério Norte) ou o Outono (Hemis-fério Sul), daí o nome: car naval (derivação da expressão ‘carrus navalis’).

A mais recente, po-rém mais conhecida e aceita no Brasil é a de origem Cristã, cujo termo ‘carnis’ signifi ca carne e ‘valle’ signifi ca prazeres.

Há, também, quem defenda que a palavra signifi que ‘Adeus Car-ne’, realizando-se uma

grande festa em busca de sa-tisfação para o corpo, para, então entrar num período de 40 dias de penitência e refl exão.

Existe algum fator que defi ne a data do Carnaval? Sim, o perí-odo de comemorações que desde o Carnaval até o feriado de Corpus Christi (40 dias após a Páscoa) é regido pelo fenômeno chamado equinócio de outono (Hemisfério Sul) ou de Primavera (Hemis-fério Norte), quando o tempo de duração do dia é igual ao da noite. A Páscoa ocorre no 1º domingo após a 1ª lua cheia a partir do equi-nócio. Por causa desse fenômeno, o Carnaval pode variar (durante o século XXI) entre os dias 5 de fevereiro ao dia 9 de março.

No Brasil, é comum associar Carnaval ao Samba, mas isso tem uma razão: por ser uma festa popular, adota-se o estilo de música mais popular da população. Na região Nordeste, encontramos os mais variados gêneros mu-sicais: frevo, axé, coco e tantos outros.

Essas informações foram úteis para você? Então continue viajan-do comigo pelo fantás-tico mundo da música, para conhecer alguns

Secretaria promove reunião com artistas e alunos de artesDa Diretoria de Comu-nicação da Prefeitura de Dracena

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoveu reunião com artistas de Dracena e alunos do curso de Arte da Uni-fadra, no último dia 26, no anfi teatro daquela unidade de ensino. O objetivo foi conhecer os profi ssionais e suas atividades, cadastrá-los para que sejam desen-volvidos projetos nas respectivas áreas.

A secretária Mayra Simões considerou o encontro muito impor-

Os artistas tiveram espaço para se manifestar durante a reunião, na foto Zeny Beneti de Assis

Divulgação

tante para estreitar o contato entre artistas e a Secretaria. Mayra agra-deceu a presença de to-

dos e o apoio da equipe do curso de Arte.

Serviço: Secretaria Municipal de Cultura,

localizada na Av. Pre-sidente Roosevelt nº 1533, telefone: 3821-4049.

Assessoria de Imprensa

A faculdade Uni-fadra Dracena recebe matrículas para os cur-sos de pós-graduação em Psicopedagogia e em Neuropsicologia da instituição. Ambos se destacam na região pela formação que oferece aos seus pós-graduan-dos e pela qualidade do corpo docente. Segundo Perciliana Pena, coor-denadora do curso de Psicopedagogia, o pro-fi ssional especialista em

Psicopedagogia tem al-cançado espaço bastante signifi cativo, tanto nas instituições/sistemas de ensino, quanto em hos-pitais, empresas e con-sultórios. O público-alvo é formado por professo-res da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, li-cenciados das diferentes áreas do conhecimento, gestores educacionais, coordenadores e super-visores de ensino.

Perciliana Pena ainda explicou que assisten-

tes sociais, pedagogos e psicólogos, além de por-tadores de diplomas de ensino superior, podem fazer o curso.

Cláudia Parra, coor-denadora do curso de Neuropsicologia disse que a pós nesta área é re-lativamente nova, e sua área de conhecimento e prática clínica visam a compreender e relacio-nar o cérebro, o funcio-namento cognitivo com-portamental e o sistema emocional.

Ainda de acordo com

a coordenadora, a Neu-ropsicologia vem expan-dindo sua aplicabilidade nos campos da saúde e educação, desde o diag-nóstico até a reabilitação de diversos distúrbios cognitivos. Podem fazer o curso profi ssionais de Psicologia, médicos, te-rapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fi sio-terapeutas, psicopeda-gogos e profi ssionais de áreas afi ns. As matrícu-las podem ser feitas na secretaria geral da Fun-dec, em Dracena.

Matrículas abertas para cursos de pós-graduação da faculdade Unifadra Dracena

Cultura Interativa

Mulher, presença indispensável em nossas vidas!

Alunos fizeram apresentações de coral e coreografias

Fábrica de telhas de concreto

www.formattotelhas.com.br Dracena

Rua Hermes da Fonseca, 62 Fone: (18) 3822-3650 - (18)[email protected]

Para um mundo gelado ela é o calor. Para uma vida sem sentido ela é o caminho. Para um sonho inacabado ela é a razão. Para o ser em agonia ela é o acalanto. Para um homem feliz ela é seu braço mais forte. Para um fi lho que cresce ela é a paz. Para uma família que brilha ela é o sorriso. Para a fé inabalável ela é oração.

Adjetivos, qualidades e características das mais positivas poder-se-iam ser listados em infi -nitas páginas e em infi ndáveis textos para se dizer a MULHER. Entretanto, somente uma palavra é sufi ciente para defi nir sua glória, sua magistral presença entre nós: AMOR.

A mulher é isso, simplesmente, amor. Do amor incondicional, aquele que não exige resposta ou retorno. Do amor divinal, aquele abençoado por Deus. Do amor carnal, aquele que nos leva a ex-primir emoções diversas. Do amor sensual, aquele que nos derruba com apenas um olhar.

Para aquele que chora ela é a mãe que consola. Para aquele que cai ela é a esposa ao lado. Para aqueles que dormem, ela é a vigília. A mulher tem defeitos. A mulher tem virtudes. A mulher erra. A mulher se levanta.

Em tempos remotos da existência humana ela se impôs em momentos decisivos da história. Em tempos modernos, centenas de mulheres buscam apoio no exemplo de outras centenas para se fazer ouvir, para se fazer compreender.

Ao redor do mundo admiramos a resistência de muitas que são deportadas de seus países, por con-ta de regras absurdas, que supervalorizam uma so-ciedade, exclusivamente, machista. Neste mesmo mundo ela ainda busca impor-se contra a violên-cia; contra os delírios humanos e a luta em relação aos inúmeros problemas humanitários.

Mulher tem nome e nomes têm exemplos, de superação, garra e persistência: Daiana Spencer (Lady Day), Irmã Dulce, Jô Clemente, Ilza Arns, Cora Coralina, Maria de Nazareth…

Uma delas, Madre Teresa, disse um dia ao ser inquirida por conta de suas ações em favor de seus pobres: “Ninguém daria um banho a um leproso nem por um milhão de dólares! Eu também não! Só por AMOR se pode dar banho a um leproso”.

www.faridhkadryjr.com.brPrograma ‘Aquarela Regional’ - sábado, 13h,

Radio Regional Jovem Pan

Redação

Na noite desta quinta-feira (6), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Ordem dos Ad-vogados do Brasil (OAB) de Dracena realizou um evento aberto ao público, na Casa dos Advogados, onde estiveram presentes

advogados e a comunida-de, além das homenagea-das da noite, companhei-ras leão e domadoras do Lions Cinquentenário.

A presidente da OAB Dracena, Margarete de Cássia Lopes, afi rmou que as homenagens fo-ram feitas pelos serviços desenvolvidos por essas mulheres, de forma vo-

luntária, junto às entida-des da cidade.

No evento, a pales-trante Ivone Engelmann, pós-graduada em Progra-mação Neurolinguística pela UMC e atuante na rede de ensino de Mauá, na Grande São Paulo, dis-correu sobre o tema tera-pia do riso, um trabalho realizado nas OABs de

todo o Estado com obje-tivo de desenvolver a au-toestima e trabalhar uma nova fi losofi a, com mais “gentileza e amor”.

No encerramento da confraternização, houve a entrega de um pergami-nho contendo o nome de todas como homenagea-das da noite e foi servido também um coquetel.

oaB promove evento em comemoração ao Dia da Mulher

A palestrante Ivone Engelmann durante dinâmica, envolvendo os presentes

Car

los R

ober

to d

e So

uza

Carlos Roberto de SouzaRedação

O show musical ‘Para Todas as Mulheres’, em homenagem ao Dia Inter-nacional da Mulher, foi promovido na noite desta quinta-feira (8) no Teatro Municipal Aécio Feo Flo-ra, uma realização da Se-cretaria Municipal de Cul-tura e Turismo. O evento está em seu quinto ano de apresentação e já faz par-te do calendário anual de ações culturais da cidade.

Participaram do show diversos convidados da Secretaria, sendo artistas

Pelo quinto ano, evento cultural homenageia mulheres

de Dracena, Junqueirópo-lis e Tupi Paulista: Camila Caê e Valdir Scardovelli Jr.; Gabriela Almeida e Wesley Pedracci; Gabriela Silva e Farid Junior; Aline Segatelli e Fábio Coquei-

ro; Denise e Alan Barizo-ni; Magali Pavim e Paulo Sampaio; Davi Noronha e Gilson Baltazar.

Como acontece em to-das as edições, algumas mulheres foram homena-

geadas por estarem à fren-te de trabalhos voluntários, importantes para vários segmentos da cidade.

* Com informações da Secretaria de Cultura

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 6: 278ª Edição do Jornal Interativo

10 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 11 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

colorido

Camila Nataly e Roberta Buaninaim no Carnaval

Talita Lorencetti e Marina Teruel em dia de balada

O sorriso de Thalia Rozendo no dia do seu aniversário

SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014PÁGINAS 10 E 11

com DANILO LEDO

CapaNo dia Internacional das Mulheres elas vem represen-

tadas hoje pela nossa capa Anieli Rodrigues Fernandes. Anieli adora sair com as amigas e curtir a vida, além de valorizar bons momentos em família e mimar seu cachorrinho de estimação.

Experiência PuraFrancisco Martins Gomes comemorou 79 anos

junto à família e amigos. Chiquinho como é co-nhecido em Ouro Verde pode curtir todos em uma festa organizada pela família no sábado passado.

Dia Internacional da MulherHoje e todos os dias são pra homenage-

ar as mulheres. Guerreiras que há muito tempo já deixaram de ser o sexo frágil. Empresárias, médicas, donas de casa elas estão sempre prontas pra cuidar de tudo. Fica minha homenagem a todas as mu-lheres que alegram nossos dias em es-pecial a minha esposa Suélen Ledo que a cada dia que se passa me en-sina como é bom ter uma mulher especial ao meu lado.

Digão Lanches Hoje pra comemorar o dia In-

ternacional da Mulher tem música ao vivo com o cantor Jefferson Silva no Digão Lanches.

Churrasco Benefi centeA Paróquia Nossa Senhora

de Fátima realiza hoje um Chur-rasco Benefi cente na Pousada Bom Samaritano. O churras-co terá sua renda em prol ao santuário, além de contribuir com o Santuário quem ad-quirir o convite também concorre um carro 0 km.

ParabénsThalia Rosendo fez a

festa com os pais Glauber Henrique e Daniele Cristina Rosendo no seu aniversário de 01 aninho.

Francisco Gomes comemorando 79 anos em família

Daniele Cristina e Glauber Henrique comemorando com a filha Thalia

As amigas Geisilaine Furioso, Kenia Lourenção e Bruna Mendes

Brenda Ueti, Ana Beatriz Piveta e Isabela Stevanelli em click Stylo

José Aurélio Pacheco, Cris Matheus, Natália Lopes e Vagner Rodrigues na ABD

Francisco da Mata, Ana Paula, Andréia Cristina e Leandro Ferreira no CCI

Page 7: 278ª Edição do Jornal Interativo

12 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 ESPORTEESPORTE 13 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

#Jogo RápidoPOR MURILLO OLIVEIRA>[email protected]>@murillextop

Copa do Mundo

Atropelar a seleção sul-africana em pleno Soccer City foi ótimo para os comandados de Felipão, mas melhor ainda foi ver Neymar se sentir mais leve com a camisa canarinho, coisa que muitos jogadores não conseguem sentir. Ge-ralmente se vê um atleta em ótima fase no seu clube mas quando veste o manto amarelo sim-plesmente some em campo, se apaga e assim não passa a confi ança que se deve transmitir nestes momentos que antecedem a Copa do Mundo. Creio que Felipão já tem o grupo montado e tam-bém um Plano B para quase todas as posições, o que tranquiliza em partes a torcida brasileira. Aliás o povo brasileiro não sei se está tão em-polgado assim com a Copa, já que passamos por tantas difi culdades, corrupções que envolvem esta e outras obras fantasmas, que só serviram pra roubar nosso dinheiro e nos passar pra trás, como sempre. Devemos encarar esta Copa como mais um evento esportivo e não esquecer tudo o que se passa só pra grudar na televisão e assistir atletas milionários correndo atrás de uma bola. Devemos sim assistir, torcer e se não ganhar, não ganhou. A vida segue e sinto que este pensamen-to é maioria nos dias de hoje. Isso é bom, é sinal de mudança de comportamento, de evolução. Fu-tebol é um lazer, uma arte, mas cinema, literatura e teatro também. Vamos curtir um pouco de tudo, não idolatrar só um. Ah, e como eu disse no co-meço deste texto, é legal sim ver a seleção jogar, mas mais legal ainda é ver o povo brasileiro dei-xar de lado esta idolatria futebolística e se preo-cupar mais com o ambiente que o cerca. Viva o futebol, viva o Brasil, viva a consciência!

azulão confirma Juliano Gerlin como novo técnicoJosé Viriato, que treinava o time, agora passa a ser auxiliar

Pedro AfonsoOCNET.com.br

A diretoria do Osval-do Cruz Futebol Clube acaba de confi rmar que o ex-técnico do extinto Oeste Paulista (OPEC de Presidente Prudente) e das categorias de base do Grêmio Prudente, Juliano Gerlin, é o novo treinador do Azulão.

As partes já negocia-vam o acerto há alguns dias e sacramentaram a decisão na tarde da últi-ma quarta-feira (5), em Marília, onde o Azulão faz pré-temporada. Ger-

lin vai assumir o lugar de José Viriato, técnico que iniciou os trabalhos após vir a Osvaldo Cruz pela empresa que faria a ges-tão do time. No entanto, com o desligamento dos investidores, o presidente Walter Zaparolli garantiu que queria um técnico do Clube. “Tivemos essa experência [técnico de parceria] e não foi satisfa-tória no ano passado. Por isso, mudamos nossa fi -losofi a e agora temos um treinador do próprio clu-be”, destacou Zaparolli.

A chegada de Gerlin como técnico, no entanto, não signifi ca o desliga-

mento de José Viriato do Azulão. A partir de ago-ra, ele é auxliar técnico. “Eles [Juliano e Viriato] já estão conversando e são humildes. O ambien-te está ótimo”, garantiu Zaparolli.

Otimista: Por telefone, o novo técnico do Azulão já falou em tom otimista sobre o novo desafi o. Ju-liano Gerlin, inclusive, foi o técnico do OPEC no acesso, com título, na se-gundinha de 2007. “Estou motivado e sei o quanto o Azulão é importante para o seu torcedor. Temos 30 dias até o início da com-petição e por isso vamos

Arouca é chamado de ‘macaco’ após goleada do Santos em Mogi MirimEstadão

Após ser chamado de ‘macaco’ no estádio Ro-mildo Ferreira, em Mogi Mirim, o volante Arouca repudiou as ofensas racis-tas que sofreu de torcedo-res na vitória do Santos por 5 a 1 contra o time da casa. Em nota, o atleta, que fez o terceiro gol da equipe praiana no jogo, classifi cou como “lamen-tável e inaceitável” os xin-gamentos ouvidos na noite da última quinta-feira, em partida válida pelo Campe-

onato Paulista.Arouca fez questão

de destacar que não pos-sui vergonha de sua cor e que o futebol brasileiro construiu sua história com jogadores negros. “Tenho muito orgulho das minhas origens africanas, que foi o que o sujeito tentou usar para me ofender, dizendo que eu deveria procurar alguma seleção de lá para jogar. Dando a entender que um negro igual a mim não serve para defender a seleção brasileira. Como se algumas das páginas mais bonitas da história da

nossa seleção não tivessem sido escritas por jogadores como Leônidas, Romário e pelo Rei Pelé, também negros”, disse.

No comunicado, o volante santista também lembrou das ofensas racis-tas sofridas por Tinga, em jogo do Cruzeiro contra o Real Garcilaso pela Li-bertadores. “Eu sei muito bem de onde venho e de toda a minha luta para chegar onde cheguei. Por isso, sentir na pele o que aconteceu comigo hoje - logo depois do que fi zeram com o Tinga ou-

tro dia e também do caso do juiz no Rio Grande do Sul - me deixa muito decepcionado”, lamentou Arouca.

Edu Dracena: Em sua página no Facebook, o jogador dracenense demonstrou apoio ao co-lega, postando uma foto dos dois enquanto reali-zavam treino pelo Santos. No texto, Edu dizia: “Não importa o que dizem os ignorantes ou pobres de espírito”.SOMOS TO-DOS IRMÃOS! #Tamo-JuntoArouca #Chegade-Racismo.

trabalhar muito para dar ao time as vitórias que a torcida tanto quer”, disse.

O novo treinador já está em Marília e a desde quinta-feira (6), passou a comandar os treinamentos.

Gerlin vai assumir o lugar de José Viriato

Calhas BilacServiços de Calha e Rufos

Luiz Yugi EnomotoFone: (18) 3821-5507

Cel.: (18) 99775-0245

Rua: Olavo Bilac - n° 464 - Jd. Vera Cruz - Dracena/SP

Competições do Futebol Médio marcam o fim de semana em DracenaBia Mizael

Amanhã, na chácara Sérgio Rejani, será rea-lizada a primeira roda-da na categoria sênior do 7º Campeonato de Futebol Médio “Anto-nio Carlos da Palma e Dr. Luis Carlos Siste”. Este ano, a categoria que tem como home-nageado Dirceu Nar-di fará o confronto de estreia com as equipes do Três Irmãos e Aca-

demia First/ Juninho do Esporte.

Dando sequência à competição, o time da Elleganc Móveis enfrenta a equipe do Amorim Portões. Já Madeireira Triângulo pega Polon Embala-gens/Paulo Silva Serra-lheria/Metrópole, pela categoria livre.

No mesmo dia, no campo médio da Ba-lanças Coimma, serão realizadas três par-

tidas. Pela categoria sênior, os jogos fi -cam por conta do Bar do Nê/Montreal/Top Calhas/Jaciporã, que enfrenta a equipe do Bairro Jardim Brasi-lândia, e Clube dos Amigos, time do Mato Grosso do Sul que joga contra Ouro Ver-de. Finalizando as par-tidas do dia, Balanças Coimma joga contra Tupi Paulista, na cate-goria livre.

Equipe da Madeireira Triângulo entra em campo neste domingo, na chácara Sérgio Rejani

Bia Mizael

Teve início na noite de ontem, no Estádio Írio Spinardi, a 1ª Copa Montreal de Futebol. Antes das partidas, foi realizada a cerimônia de abertura da com-petição. Ao todo, 15 equipes estão inscritas e foram divididas em quatro grupos: “A”, “B” e “C”, com quatro times cada, e o grupo “D”, que fi cou com apenas três equipes.

Na noite de ontem, pelo grupo “A” se en-frentaram Maquininha/Vidrosul/Estância MS e Monte Castelo. Até o fechamento desta edi-ção, a partida ainda não havia terminado.

Já no domingo (9)

pela manhã, os con-frontos fi cam por conta de Os Moleques e Gua-taporanguense, tam-bém pelo grupo “A”, e, à tarde, a partir das 15h30, Jardim Brasi-lândia enfrenta Tupi Paulista pelo grupo B. No mesmo dia, no Cen-tro Olímpico Aços da Nova Alta Paulista en-frenta o time da Dra-cefone, dessa vez pelo grupo “B”.

Regulamento: Na primeira fase, as equi-pes jogarão entre si dentro de seus respec-tivos grupos, sendo que só dois de cada grupo se classifi cam para a próxima fase da competição. Na segunda fase, serão oito equipes jogando

em sistema mata-ma-ta (um jogo só). Já na semi e na fi nal, caso haja empate entre as equipes, a partida irá direto para os pênaltis, sem prorrogação.

Os grupos fi caram defi nidos assim:

Grupo A: Maqui-ninha/Vidrosul, Monte Castelo, Os Moleques e Guataporanguense

Grupo B: Dracefo-ne, Junqueirópolis, Ira-puru e Aços Nova Alta Paulista.

Grupo C: Jardim Brasilândia, Tupi Pau-lista, Aniclin/Acade-mia First e Lumiart/Tamura/Talismã.

Grupo D: Jardim Alvorada, Ouro Verde e Santa Mercedes

Dois jogos deram início à 1ª copa Montreal de Futebol amador

Bia Mizael Em treino realizado

no último fi m de se-mana, a equipe do Ta-lismã entrou em campo com os times aspiran-te e titular e venceu as duas partidas realiza-das. Jogando com Már-cio, Adamantina, Dito,

Nilton, Fabiani, Fábio, Ricardo, Alex, Magno, Luciano e Marcelinho, o time aspirante teve uma vitória bastante apertada e venceu o adversário com o placar de 4 a 3. Gols de Marcelinho (2), Ricardo (1) e Alex (1).

Já os gols da equipe ti-tular foram marcados por

Tim, Queijinho e Paulo Henrique. O time estava formado com Guilher-me, Maquelele, Marcelo, Adilson, Reinaldo, Ade-lino, Queijinho, Zinho, Paulo Henrique, Renan e Tim. O próximo confron-to das equipes será hoje, na Vila São João, em Junqueirópolis.

Equipe do talismã Futebol clube vence jogo-treino disputadoA 1ª etapa do ranking de tênis da ABD

será disputada neste fi m de semana. Cer-ca de 100 tenistas de todas as idades e de todos os níveis estarão disputando nas oito categorias. Todos os associados es-tão convidados a prestigiarem o evento.

Terminou no último fi m de semana em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, o Brasil Open de Tênis. Vários tenistas de Dracena e Junqueirópolis assistiram ao torneio realizado na capital paulista.

Notícias do tênisO ex-tenista profi ssional Vi-

nicius Bortolatto foi convidado pelo técnico Jaime Oncins, que atualmente treina tenistas profi s-sionais no circuito da ATP (As-sociação dos Tenistas Profi ssio-nais), a participar e ajudar nos treinamentos desses tenistas du-rante algumas semanas. Entre os atletas está o português Gastão Elias, que no ranking mundial atualmente é o número 120.

Page 8: 278ª Edição do Jornal Interativo

Temos: Frango Assado

(Aos Sábados)

Faça já sua encomenda!

OFERTAS VÁLIDAS DE

05/03 A 08/03/14OU

ENQUANTO DURAREM

OS ESTOQUES

SUPER PRAZO!CHEQUE PRÉ PARA 40 DIAS

F. (18) 3821.3206 Av. Rui Barbosa, 247 | Vila Barros

SUPERMERCADO

3,59 KgR$

Coxa e Sobrecoxa de Frango com Dorso Rico

13,99 KgR$

Bisteca Bovinado Contra Filé

18,99 KgR$

Contra Filé Bovino

1,59 Unid.R$

Cerveja ItaipavaLatão 473ml

3,49 Unid.R$

Guaraná AntarcticaPet 2,5 litros

R$Unid.5,95 Unid.R$

Milho Verde FuginiSachê 200g

1,05Unid.R$

1,69R$

Cebola GraúdaKg

KgP

RO

MO

ÇÃ

O V

ÁLID

A D

E 2

6/0

2 À

22/0

3/1

4

PROMOÇÃO MILÃO NA MÃO

A CADA R$ 40,00 EM COMPRAS

PREENCHA UM CUPOM E CONCORRA

A R$ 1.000,00 EM MOEDAS

SORTEIO DIA 22/03/14 ÀS 18:00HS

0,65R$

Alho à Granel100g

2,19Unid.R$

Sardinha Coqueiro

Lata 125g

1,15Unid.R$

Detergente LíquidoYpê 500ml

Produto Limitado

A Cerveja 100%

vereador apresentará diretoria de novo partido na cidade Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Munici-

pal de Dracena, em par-ceria com a Secretaria de Assistência e Desenvol-vimento Social, represen-tada pela primeira dama Guiomar Pedretti, Projeto Quero Vida, Associação São Francisco de Assis (ASFA), CRAS, CREAS e CAPS ad II realizaram, no dia 26 de fevereiro, o “2º Encontro de Valoriza-ção da Vida”, no recinto da Associação São Fran-cisco de Assis, no bairro Jardim Brasilândia.

O objetivo deste en-contro foi promover a in-teração e a integração da comunidade, valorizando as tradições culturais do

Encontro de Valorização da Vida promove carnaval contra as drogas e a violência

O evento contou com a participação dos Grupos da Amizade, do CRAS, CAPS e ASFA

Divulgação

carnaval, com “marchi-nhas” e danças, além de mobilizar a população na conscientização contra a violência e o uso de dro-gas. Houve também entre-

ga de medalhas aos partici-pantes em três categorias, a de infantil, melhor idade e de melhor folião.

O evento contou com a participação dos Grupos

da Amizade e da União do CRAS (grupos de con-vivência para idosos), dos frequentadores do CAPS ad II e das crianças da ASFA.

Assessoria de Imprensa

O Presidente do Diretório Municipal do Partido Repu-blicano da Ordem Social –

PROS, (partido recém-fundado em Dracena), vereador Luiz Co-

elho, marcou para o próximo domingo (9), às 9h, no

Centro Comunitário do Jardim Brasilândia, uma reunião entre fi liados, autoridades e população para apresentação ofi cial da diretoria da nova sigla partidária na cidade.

No evento estará pre-sente o deputado fede-ral e presidente estadu-al do PROS, Salvador Zimbaldi, que virá à cidade especialmente para o evento.

15 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

Em um ano, nem terraplenagem foi feita, indicam representantes; “Tudo o que não foi feito nos últimos anos eu vou fazer nos primeiros dois anos do meu governo”, afi rmou Pedretti

vereadores cobram agilidade na implantação de distrito industrialRedação

Longe de acabar, a novela sobre o distrito in-dustrial de Dracena teve mais um capítulo nesta semana, quando o pre-feito de Dracena, José Antonio Pedretti, e a secretária de Indústria, Comércio e Habitação, Cristina Rosa Lima, res-ponderam a requerimen-tos de quatro vereadores, que questionavam sobre o andamento da implan-tação do local destinado às indústrias.

De acordo com o prefeito e a secretária, “os procedimentos estão sendo realizados pelos departamentos da Mu-

nicipalidade, [...] já está sendo defi nida a implan-tação da rede de energia elétrica e ligação de água e esgoto”. Porém, após visita aos terrenos, os vereadores Juliano Ber-tolini, Shoiti Kanezawa, Divanir Ledo e Claude-vi Oliveira (Juninho do Esporte) afi rmaram que “não tem nada disso”.

“Como vereadores e cumprindo nosso papel de fi scalização, fomos verifi car o que o próprio prefeito anunciou que estava sendo feito, mas não encontramos”, decla-raram. No local, há entu-lhos, galhos e, de acordo com os edis, nem a terra-plenagem foi feita.

Em abril de 2013, o Executivo Municipal revogou o loteamento denominado Distrito In-dustrial José Dansieri II, próximo à Unesp, e de-clarou que implantaria infraestrutura para am-pliar o Distrito Industrial próximo ao bairro Tonico André. Segundo os vere-adores, foi declarado na época que, como já exis-tem empresas instaladas, a implantação de rede de água e esgoto estaria “bem adiantada” e que a rede de energia elétrica seria apenas transportada do primeiro loteamento. “Se o “novo” distrito é uma continuidade e se era necessário providen-

ciar apenas infraestrutura básica, por que demorar quase um ano?”, questio-naram os representantes do Legislativo, frisando a urgência de mudança por empresas que, por ques-tões ambientais, necessi-tam se instalar em local mais adequado, ou que precisam de mais espaço para expansão. “Mais postos de trabalho se-riam gerados, mas o crescimento está sendo barrado”, afi rmaram.

Em entrevista ao Jor-nal Interativo, o prefeito Pedretti afi rmou que a li-citação para o início das obras está em andamen-to e que “é tudo muito mais complicado do que

estão dizendo”. “A ques-tão é muito burocrática, não posso cometer os mesmos erros que outras administrações comete-ram”, defendeu Pedret-ti. “Já tem uma empresa vencedora de licitação que vai colocar ilumi-nação e conseguimos li-beração no Incra, algo que não havia sido feito. Tudo o que não foi feito nos últimos anos eu vou fazer nos primeiros dois anos do meu governo”, afi rmou.

Questionado sobre a capacidade das novas instalações, que têm área cinco vezes menor que o distrito revogado, Pedretti declarou que

haverá seleção entre as empresas interessadas por meio de licitação.

Região: Será realiza-da na segunda-feira (10) a licitação para as em-presas interessadas em construir no Distrito de Indústria e Comércio IV, de Junqueirópolis. De acordo com o secretário de Gabinete da cidade, José Henrique, serão selecionadas as empre-sas com melhor projeto, considerando critérios como espaço ocupado e número de funcioná-rios. O resultado sairá no mesmo dia, caso não haja recurso. Empresas de Dracena devem parti-cipar do certame.

14 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 9: 278ª Edição do Jornal Interativo

16 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 17 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

Vidraçaria morimVidros - Box - Blindex - Forro de PVC

Fone: (18) 99603-4990

Compare nossos preços e a qualidade de serviço

A

Marmoraria TUPITÚMULOS, PIAS, PISOS, ESCADARIAS, SOLEIRAS E PEITORIS

LAVATÓRIOS E PEDRAS EM GERAL

E-mail: [email protected]

Rua Manoel de Lima 390 - Parque Industrial

Tupi Paulista

Rodolfo Russo

Cel.: (18) 99609-0969

98115-5510

Filial da Marmoraria REVEST

Lei fi xa cota de 30% para candidaturas de deputados e vereadores

Participação das mulheres em eleições cresce, mas não atende legislaçãoArdilhes Moreira e Maria Angélica OliveiraDo G1, em São Paulo

A participação das mulheres nas disputas eleitorais no Brasil acumula crescimento nos anos 90 e 2000, mas os índices se-guem abaixo do que diz a lei. Para reforçar a presença feminina na política, a refor-

ma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado fez uma pequena mudança na legislação no que se refere às “cotas” para mulheres.

Antes, a lei deter-minava que os parti-dos deveriam “reser-var” no mínimo 30% e no máximo 70% das vagas para as candidaturas de cada

sexo às assembléias legislativas, câmaras municipais, à Câmara Legislativa e à Câ-mara dos Deputados. Agora, a expressão utilizada é a de que os partidos devem “pre-encher” esses mes-mos percentuais.

O Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE), no entanto, não expli-citou na regulamen-

tação desta norma se haverá punição para o partido que não preencher as cotas. A expectativa é haja uma defi nição no jul-gamento de uma con-sulta feita pelo PSDB ao tribunal em novem-bro do ano passado. A legenda quer saber qual será a consequ-ência para os partidos ou coligações que não

conseguirem registrar o percentual mínimo de candidatas.

A presidente do PSDB Mulher, a de-putada federal Thel-ma de Oliveira (MT) diz que há muita difi -culdade no preenchi-mento das vagas re-servadas às mulheres, principalmente em estados mais conser-vadores.

“Realizamos cur-sos de capacitação, encontros, fazemos ampla fi liação de mu-lheres, mas a nossa própria situação não permite que a gente consiga ter um nú-mero expressivo de candidatas. A questão cultural e a sobrecar-ga de trabalho, com até jornadas triplas, atrapalham”, disse.

VD- LOTE NO FREI MOACIR I - ESQUINA - (18) 9-9641 1982

VAI VIAJAR? CUIDO DO SEU ANIMALZINHO EM MINHA CASA - TRATAR FONES: 9 98125

4773 OU 99606 8755 - VERA.

CLÍNICA DE ALERGIAE IMUNOLOGIA

Dr. Antonio Carlos de Oliveira Biel

AlergologiaImunologia Clínica

Adultos e Crianças

Rui Barbosa 1283, Dracena Tel.: (18) 3822-1070 / 99180-8533

www.clinicadrbiel.com.br

AlexGesso, Molduras e Acabamentos

Melhores preçosRapidez e Qualidade

(18) 99624-7331

Anos18271879193219621977198519941997

199820062010

Ano 1997 - As mulheres já ocupam participação atual das mulheres6 107 8,6

7,4 16

BrasilUSA

FrançaEspanhaCanadáUruguai

ChileMéxicoRuanda

Haiti

A Senadora Benedita da Silva 1ª Mulher a Presidir Sessão Congresso Nacional

Principais Conquistas das Mulheres no BrasilPermissão p/ Frequentar Escolas ElementaresAutorizadas p/ Estudar em Escolas de Ensino SuperiorDireito de VotarAmpliou os Direitos da Mulher CasadaRachel Queiroz (escritora) 1ª Mulher a Ingressar Academia Brasileira LetrasSurge a 1ª Delegacia Adendimento Especializado à Mulher (DEAM) em SPRoseana Sarney 1ª Mulher Eleita Governadora de Estado (Maranhão)As Mulheres já Ocupam 7% Cadeiras Câmara Deputados;7,4% Senado Federal; 6% Prefeituras Brasileiras.O Índice Vereadoras Eleitas Aumentou de 5,5% em 92 para 12% em 96

Senado Federal

Aprovado Lei Maria da Penha - Violência Doméstica e Sexual da MulherDilma Rouseff 1ª Presidente Mulher do Brasil

Prefeituras

Câmara Deputados

Senado Federal

PrefeiturasCâmara Deputados

1931

142656

2515

4

Mulheres na Política

CÂMARA DOS DEPUTADOS (Em %) SENADO (Em %)

16

2217

343613132339

3

9

17

6% 7% 7,4%

Prefeituras Câmara Deputados

Senado Federal

Participação Mulheres - 1997

10% 8,6%16%

Prefeituras Câmara Deputados

Senado Federal

Participação Atual Mulheres

Fontes: União Inter Parlamentar/Secretaria de Políticas para as Mulheres Graf Art e Pesquisa: Sidnei Vieira Si lva

www.jornalinterativo.net www.jornalinterativo.net

Page 10: 278ª Edição do Jornal Interativo

18 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014 VARIEDADESVARIEDADES 19 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

SÁBADOPérola pede que Amélia e Franz brinquem carnaval com ela. Manfred sai de casa fantasiado de espada-chim. Todos os moradores do cortiço se fantasiam para o bloco. Arlindinho e Serena discutem. Manfred leva Amé-lia para longe do bloco e, por causa da música, ninguém percebe. Zefinha ouve Be-nito telefonar para Ernest e dizer que tem provas contra Manfred. Volpina e Vences-lau avisam Franz e Mundo que Manfred levou Amélia. Estênio dá em cima de Iolan-da. Franz salva Amélia de Manfred e pede desculpas por ter desconfiado dela. O delegado diz a Ernest que Benito está muito machuca-do e quer fazer uma revela-ção. Santinha dá para Lola um chá que teoricamente faria sumir sua voz. Manfred procura Cristina, que se assusta. Benito acusa Man-fred na frente de Ernest e do delegado.

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS.

SÁBADOWilliam e Lili ficam constran-gidos. Kleber socorre Fátima. Tereza convence Orlando a entrar na máquina. Keila acu-sa Kleber de agredir Fátima. Rita termina o namoro com Cacá. Kleber se preocupa com a ameaça que recebe de Vó Tita. Tereza consegue que Orlando faça o depósi-to na conta da Comunida-de. Kleber fica tenso com a cirurgia de Fátima. Tereza convence Hermes a fugir da Comunidade. Thomaz au-toriza a transferência do di-nheiro da Comunidade para uma das contas de LC. Lili e William pensam um no ou-tro. Tereza se desespera ao constatar que o dinheiro não está na conta da Comunida-de. LC avisa a Tereza que desviou o dinheiro de Orlan-do para sua conta particular. Tereza fica furiosa com LC. Vó Tita vê Kleber chorando por causa de Fátima. Ange-lique disfarça a satisfação pelo desespero de Tereza. Lili tenta se manter afastada de William. LC faz intriga de Heloísa para Flávio.

SÁBADOHelena consegue resga-tar o bracelete com Julia-na. Miss Lauren leva os idosos da casa de repou-so para tomar sol. Helena e Virgílio combinam de não comentar com nin-guém sobre o bracelete. Luiza fica chateada ao ver o jeito como André trata Dulce. Branca gosta da ideia de prestar queixacontra Ricardo para tirar o carro do ex-marido da garagem. Marina se cha-teia ao não ser chamada por Clara para a festa na casa de leilões. Helena e Virgílio se arrumam para o leilão. Cadu e Clara discu-tem. Helena fica apreen-siva ao ver Felipe. Selma se emociona ao ver a foto de Itamar próxima à casa de leilões. Laerte e Helena trocam olhares.

*OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDAN-ÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

Nas baNcas e livrarias

aFie seU peNsameNto

2 volumes+ de 400 Jogos

BANCO 99

CPPBATATADOCE

BENHURNABOSRGLOCARQ

AGNOSTICOANUATSAMURAIRESTAOROSDENOCAMA

DISCOGRAFIANÃOROIVHOSOBERBA

SOPROOSMONENCOSTAÇ

PDINEIVADAARMADOROD

PROBLEMATICA

Desig-nação

popular da nuca

Filmeépico queganhou 11

Oscars

Alugar;arrendar

(?)Campbell,top modelbritânica

CriaturacomoShrek(Cin.)

Ordem deServiço(abrev.)

(?) um,jogo de

tabuleiro

Rede (?):Facebook,Twitter ou

Orkut

(?) ergomé-trica, apa-relho de a-cademias

"(?) DiaBrasil",

telejornalmatinal

Arrogân-cia; pre-sunção

"(?) EstáWally?",

best-sellerinfantil

Sorteio deobjeto porvenda de

cotas

ManoBrown,rapper

paulistano

Maculada;infectada

(?) Gard-ner, íconefeminino

do Cinema

Treinador brasileiro de vôlei, cinco vezes

medalhistaolímpicoTubérculo

assado emfogueirade festajunina

Difere docrente edo ateupor nãotomar

posiçãosobreDeus

Conjuntode álbuns

de umartista

"Diga (?)às drogas",

sloganeducativo

(?) cardíaco: ruídodetectado na

auscultação (Med.)

Conjunto de"pepinos"

Natural da cidade maispopulosa do Brasil

Fabricar;construir

Cobalto(símbolo)

Raiz comes-tível (pl.)De que

maneira?

Opção para quem nãogostou de um presente

(?)-preto,ave

Bairrocarioca

Guerreirojaponês

O clima emBrasília

"Vinho", em"enólogo"O primeiro

papa

Lugar dodoente

Máquinasfuturistas

Meu, emfrancês

Documen-to (abrev.)

Ala-(?), po- sição deKobe Bry-ant (basq.)

Foco de deslizamentos(?) de dois:pleonasmo

(?) White,o chefãodo UFC

Recurso de especificação dabusca, no Google

A N U

3/mon. 4/urca. 5/robôs. 6/ben-hur. 12/problemática.

Solução Anterior

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

Acabamento em EspiralCapa Dura

de 75 jogos +

formatoNOVOJogos que você já conhece em um

BANCO60

Traços co-mo os dafaixa de

pedestres

Parte daópera

destinadaao solista

Aflijo;molesto

(fig.)

Consequên-cia do usodo sapatoapertado

João (?):fundou a

Dinastia deBragança

(?)-herói: Macunaí-

ma, naLiteratura

Animal quetransmitea leptos-pirose

Período emque se faz a reposiçãohormonal

Inverso;contrário

Hasteusada emfraturas(Traum.)

Aventuraamorosa

(pop.)

"É melhor(?) que

receber"(dito)

Gemidos;lamentos

(poét.)

O popular"mau

jeito" nopescoço

São 64as do

tabuleirode xadrez

De saboramargo91, em

romanos

(?)-tse,filósofo

Inútil; sempréstimo

Estrondoso

(?) ten:os dez

melhores

Índice,em inglês

UlceraçãobucalMetalusado

como ca-talisador

Cinema(abrev.)O mundo

do distraído

Foco de críticas domagistério público

Repercutir no tempoou no espaço

Ardênciaestomacal

Refúgioda pessoa

caseiraAcessóriodo juiz de

futebol

Ditadores daPenínsula IbéricaAquele que rouba

LAR

3/lao — top. 4/afta. 5/ecoar — index — rênio. 16/política salarial.

Sudoku

Melhorias em questões que envolvem lar, família, imóveis e expan-são, ariano. Anseio por horizontes mais amplos, no que tange à vida pessoal. Benefícios em família.

Áries (21/3 a 20/4)

Confie no que a vida tem lhe apresentado, pois é para a sua evolução, leonino. Momento de importantes ensi-namentos espirituais, principalmente em questões que envolvem a família.

Leão (23/7 a 22/8)

Seu regente Júpiter finaliza o movimento retrógrado. As coisas fluem melhor a partir de agora’. Em questões familiares, emocionais e que envolvem negócios tende a haver melhorias.

Sagitário(22/11 a 21/12)

Retomada de um sentido de ex-pansão em questões que envolvem amiza-de e projeto com grupos. Com idealismo e com apoio das pessoas é capaz de confiar mais no seu poder de realização.

Virgem(23/8 a 22/9)

Melhorias nos relacionamentos, com a mudança no movimento de Júpiter, capricorniano. Viajar com pessoas que são emocionalmente significativas para você traz ensinamentos.

Capricórnio(22/12 a 21/1)

Crescimento profissional e fa-miliar estimulados, com a retomado do movimento direto de Júpiter. Viagens e conhecimentos estão beneficiados e aju-dam na expansão da carreira.

Libra (23/9 a 22/10)

Benefícios em questões que envolvem trabalho, saúde e família, aquariano. A mudança de movimento de Júpiter pode trazer um novo sen-tido de expansão à vida profissional.

Aquário (22/1 a 19/2)

Confiança maior nos seus po-tenciais, o que leva à expansão de hori-zontes. Viagens, estudos e espiritualidade a partir de agora são amplamente bene-ficiados, escorpiano.

Escorpião (23/10 a 21/11)

Momento oportuno para ex-pandir seus horizontes afetivos. Júpiter retoma o movimento direto. Crescimento emocional, na vida amorosa, na relação com filhos e na expressão criativa.

Peixes (20/2 a 20/3)

Aumento nas conexões e con-tatos do cotidiano favorece a expansão dos taurinos. Melhorias na capacidade de negociação. Expansão decorrente do uso inteligente de dons e de conhecimentos.

Touro(21/4 a 20/5)

Possibilidades positivas en-volvendo a expansão material e o de-senvolvimento de talentos. Pode haver melhorias em relação ao dinheiro e ao sentimento de ser valorizado, geminiano.

Gêmeos(21/5 a 20/6)

O planeta Júpiter, que se mo-vimenta em seu signo, retoma hoje o movimento direto. As reavaliações que estava fazendo sobre seus ideais devem ser colocadas em prática.

Câncer(21/6 a 22/7)

Horóscopo

Solução Anterior Eventos históricos 1975 - Primeiro Dia Internacional da Mulher. 1983 — O presidente estado-unidense Ronald Reagan chama a União Sovié-tica de “Império do Mal”. 1985 — Explosão de um carro-bomba mata 85 pessoas e fere 175 em frente a uma mesquita de Beirute, Líbano. 2010 — Terremoto de Elazığ, no centro-leste da Turquia, provoca pelo menos 57 mortos.

Nascimentos 1986 Chris van der Drift , automobilista neozelandês Maria Borodakova, jogadora russa de voleibol1988 Diego Biseswar, futebolista neerlandês Elierce Barbosa de Souza, futebolista brasileiro1990 Kristinia DeBarge, cantora estado-unidense Bruno Collaço, futebolista brasileiro Petra Kvitová, tenista tcheca1991 Devon Werkheiser, ator estado-unidense Mika, futebolista português

Mortes Francesco Sforza. 2005 Ahmos Zu-Bolton, poeta e roteirista estado-unidense (n. 1935) 2006 — Albert D. Schroeder, religioso estado-unidense (n. 1911) 2007 Frederick John Inman, ator britânico (n. 1935) Pino Lancetti, estilista italiano (n. 1928) 2010 — Guy Lapébie, ciclista francês (n. 1916) 2011 - Mike Starr, ex-baixista do Alice in Chains (n. 1966) 2013 - Lourival Baptista, ex-governador de Sergipe (n. 1915)

Feriados e eventos cíclicos Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia: Dia das Mães ONU: Dia Internacional da Mulher Igreja Católica: São João de Deus, religioso

A mulher, procurando uma camiseta antiga nas gavetas, encontra, sem querer, três grãos de café e R$ 5 mil entre as coisas do marido. Quando ele chega, ela pergunta que história é aquela.E ele confessa:— Bah!, Eu sempre quis ser fi el a ti, mas algumas vezes caí em tentação com nosso vizinho. E, em cada caída dessas, guardei um grão de café na gaveta para lembrar sempre do meu deslize.Chateada, ela acaba admitindo que também escorregou em algumas ocasiões. Ambos se entendem, reco-nhecendo suas fraquezas, num clima muito civilizado.— Só não entendi uma coisa — diz a mulher. — Por que os R$ 5 mil?— Bah! Tchê, quando o preço da saca de café chegou a R$ 170, vendi tudo!

Preto/Branco

Page 11: 278ª Edição do Jornal Interativo

20 > SÁBADO - 08 DE MARÇO DE 2014

Presidente Epitácio (PE)

Presidente Venceslau (PV)

Presidente Prudente (PP)

Tupã

ESCOLHA UM CURSO EM UMA DAS FACULDADES MAIS PRÓXIMAS DA REGIÃO DE DRACENA:

OU EM QUALQUER OUTRA FACULDADE DA UNIESP

A UN

IESP

PAGA

A SU

A FA

CULD

ADE!

O E

stud

ante

pre

sta

o v

esti

bula

r em

um

a in

stitu

ição

ass

ocia

da a

o G

rupo

Edu

caci

onal

UN

IESP

, de

pois

de

apro

vado

, fa

z a

mat

rícul

a,

solic

ita s

ua a

desã

o a

o F

IES

(par

a co

nhec

er e

ste

prog

ram

a do

Gov

erno

Fed

eral

, ac

esse

htt

p://

sisfi

espo

rtal

.mec

.gov

.br)

e,

assi

m q

ue

tive

r se

u co

ntra

to a

prov

ado

pel

o F

IES,

pod

erá

parti

cipa

r do

Pro

gram

a “A

UN

IESP

PA

GA

A S

UA

FA

CULD

AD

E”.

Este

pro

gram

a é

próp

rio

da U

NIE

SP v

álid

o pa

ra t

odas

as

Facu

ldad

es e

Cur

sos.

Vag

as li

mit

adas

ofe

rtad

as p

ara

os

mun

icíp

ios

da R

egiã

o de

Dra

cena

.

OPORTUNIDADE INCRÍVEL

PARA DRACENAE REGIÃO

INFORMAÇÕES (18)3823-0918 Av. Expedicionários, 1413 - Dracena

www.uniesp.edu.br

100% Brasileira

História

Eng. Ambiental e Sanitária

Engenharia Civil

- PP/ PV/PE

- PP/ PE

- PP/ PE

- PP/ TUPÃ

- PP

- PP

- PP

- PP

- PP

- PP

- PP/ PV

- PP/ PV/PE

Artes Visuais - PE

- PP/ PV/PE

- PP/ PV/TUPÃ

- PP/ PV

- PV

- PP/ PV

- PP/ PV

Geografia - PV

- PP

- PP/ PE

Engenharia de Produção - PP

Nutrição - Tupã

Desenv. de Sistemas para Internet

- PE

TECN

ÓLO

GO

Av. Presidente Roosevelt, 05DRACENA/SP18-3822-6631

Silvio R. M. PerezCRO/SP 84.910

Adryelle C. M. PerezCRO/SP 100.275

Clínico Geral e Especialista em Implante

Redação

Os Ministérios da Pesca e do Meio Am-biente estudam a possi-bilidade de proibir por mais 30 dias a pesca na Bacia do Rio Paraná. A justifi cativa que vai encaminhar a decisão nos próximos dias é que a falta de chuvas impediu que os peixes subissem a correnteza e desovassem no tem-po certo. Até a publica-

ção da decisão, a pesca volta a fi car liberada na bacia, após quatro meses de proibição da atividade.

Com o período do defeso (época da pro-criação dos peixes, em que a pesca fi ca proibi-da), encerrado no fi m de fevereiro, a presença de milhares de pesca-dores amadores no Rio Paraná, nas regiões de Panorama e Paulicéia, voltou a acontecer.

Os problemas de anos anteriores continuam também. Por falta de fi scalização, os pesca-dores não respeitam o limite que é imposto pelos órgãos compe-tentes, para que a pes-ca seja uma atividade esportiva e de lazer, e não um meio de exaurir totalmente a fauna dos rios da região.

Um pescador ama-dor dracenense decla-rou ao Jornal Interativo

que tirou férias para coincidir com a reaber-tura da temporada de pesca e que tem ido ao rio praticamente todo os dias. “Dá dó o tanto de peixe que os pesca-dores pegam todo dia”, diz.

Para o pescador li-cenciado, está autori-zado o limite de três quilos por dia de pesca-do. Já para fi ns comer-ciais somente a pesca de peixes predadores,

como tilápia, carpa e piranha. Antes de en-trar a Piracema, é aber-ta uma portaria para declaração de estoque dos comerciantes. Du-rante o período, a Po-lícia Militar de Meio Ambiente intensifi ca as fi scalizações relativas à pesca nos principais rios, lagos e comércios de pescado da região.

Com base na lei 9605 de 1998, em caso da prática de pesca pre-

datória com utilização de materiais proibidos (redes, tarraxas e an-zóis de galho) e tam-bém em locais a menos de 200m de cachoeiras, corredeiras e confl u-ência de rio principal e afl uentes, o infrator é preso, todo material é apreendido e incorre multa administrativa a partir de R$ 100.

*Com informações do G1

Por abuso e falta de chuva, pesca pode ficar proibida por mais 30 dias na região

www.jornalinterativo.net