3 revista iwmello

8
wellness magazine Wellness e medicina: vida longa e com qualidade Academia: desenvolver potencial físico sem lesão CAMPINAS NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2011 l ANO I l N o 6 Saúde e felicidade INSTITUTO WILSON MELLO w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w Incorporar conhecimentos e práticas que nos levem ao pleno equilíbrio em todos os aspectos da vida. Esse é o conceito de wellness.

Upload: felipe-citran

Post on 10-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

revista iwmello

TRANSCRIPT

Page 1: 3 revista iwmello

wellness magazine

Wellness e medicina: vidalonga e com qualidade

Academia: desenvolverpotencial físico sem lesão

CAMPINASNOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2011 l ANO I l No 6

Saúde e felicidade

INSTITUTO WILSON MELLO

w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w w

Incorporar conhecimentos e práticas que nos levem ao pleno equilíbrio em todos os

aspectos da vida. Esse é o conceito de wellness.

Page 2: 3 revista iwmello

Centro de Wellness: cuidado individualizado

e integrado

wellness 2 novembro/dezembro de 2011

Expediente:Wellness Magazine é um informativo do Instituto Wilson MelloTiragem: 2.500 exemplaresDistribuição gratuitaJornalista responsável: Ilone Vilas Boas - Mtb 24.216Edição: Ponto da Notícia Assessoria de ComunicaçãoE-mail: [email protected]: 19 3258-2742.

CONSELHO EDITORIALWilson Mello A. Jr.Fernanda MelloFábio MirandaIlone Vilas BoasPaulo Cesar F. PenteadoRenata CiolRodrigo Vasconcelos

EDITORIALUm tempo para nós

O Instituto Wilson Mello foi idealizado

e construído baseado no conceito de wellness. Desde então, temos falado da abrangência dessa palavra da língua inglesa, que podemos traduzir de forma livre por bem-estar ou quali-dade de vida. Mas o que significa wellness? Wellness é definido como um processo ativo de nos tornarmos conscientes das escolhas de vida que nos levem a uma existên-cia plena e bem sucedida. Para isso, temos que ter equilíbrio físico, mental, emocional e social vinculado ao nosso estilo e hábitos de vida. É um conjunto de medidas que nunca é tarde para ser colocado em prática e que só depende de nós, de reservarmos um tempo para nós mesmos.

Nessa edição da Wellness Magazine ouvimos dois profissionais de nosso Instituto – Prof. Fábio Miranda e Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos -, que explicam o amplo sentido do conceito wellness. Também reunimos depoimentos de alguns de nossos alunos que mudaram sua vida após ado-tarem novos hábitos, como prática de atividade física frequente, alimentação equilibrada e outros comportamentos adequados a um estilo de vida saudável. É uma mudança que só traz benefícios.

E para completar essa edição mostramos uma matéria de nosso Centro de Wellness, que atua com programas personalizados para que os alu-nos tenham uma vida com mais saúde e felici-dade.

Espero que aproveitem esta leitura!

Dr. Wilson Mello – coordenador da equipe do Instituto Wilson Mello.

Trabalhar diferentes aspectos da qualidade de vida do indiví-duo, integrando corpo e mente, e agregando isso ao cotidia-

no. Este é o pilar básico do Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello, que atua com foco no conceito de wellness – bem-estar e qualidade de vida. Des-ta forma, o Centro traz uma proposta diferente do que se vê nas academias convencionais, pois trabalha o aluno de forma global, indo além dos objetivos puramente estéticos e orientando cada aluno na busca da realização plena de seu potencial físico.

O primeiro passo é uma avaliação física criteriosa, na qual são aborda-dos aspectos da composição corporal. Estes dados revelam os primeiros si-nais da condição física e nutricional de cada aluno. Em sequência são feitos testes neuromotores e cardiorrespira-tórios, fechando assim um diagnóstico que orientará a construção do plano de trabalho, no qual serão combina-das as atividades mais indicadas para o desenvolvimento de cada indivíduo. Os programas combinam treinamento de força, cardiovascular, alongamen-to e relaxamento em meio terrestre e aquático, utilizando modalidades como pilates, musculação, core training, aqua zen e ginástica postural.

“Em geral, leva-se 24 semanas para completarmos a primeira etapa do trei-namento, período este necessário ao processo de desenvolvimento, equilíbrio e estabilização das capacidades físicas do aluno. Após este período é refeita a avaliação física, são confirmados os resultados e é reestruturado o plano de exercícios para alcançar, então, os desejos pessoais do aluno”, explica Fá-bio Miranda, coordenador do Centro de Wellness.

Outra possibilidade é o programa Coach One-to-One, que consiste no

O Instituto Wilson Mello fica na Rua José Rocha Bonfim, 214, Ed. Chicago, 1º andar - Condomínio Praça Capital

Jardim Santa Genebra, Campinas SP.www.iwmello.com.br - 19 3708 9999

acompanhamento pessoal, mais preci-so e individualizado. Quem participa de um programa One-to-One tem a perfor-mance avaliada diariamente, o treino é redirecionado e aplicado com mais efici-ência e os resultados atingidos mais ra-pidamente. Há também o Coach Pilates, que visa melhorar o controle corporal, a força e a flexibilidade do indivíduo, e o Coach Running, programa destinado à melhoria da performance e segurança na prática de corridas.

Os profissionais são todos espe-cialistas em alguma das modalidades oferecidas, e o local foi equipado com o que há de melhor e mais seguro em equipamentos, de forma a promover tranquilidade durante a execução dos exercícios. Todo este cuidado resulta em um índice de lesão quase zero, que é a grande preocupação de uma acade-mia que funciona integrada a um insti-tuto de ortopedia e fisioterapia.

Page 3: 3 revista iwmello

BEM-ESTAR PLENO

O conceito de wellness, que se traduz por bem-estar e quali-dade de vida, tem sido utilizado há mais de seis décadas nos

Estados Unidos e vem ganhando desta-que cada vez maior em todo o mundo. A conclusão é que o indivíduo precisa incorporar conhecimentos e práticas que o levem ao equilíbrio pleno da vida, englobando os aspectos físico, social, profissional, intelectual, emocional e es-piritual. Esse é um desafio diário para todos que procuram viver com qualidade. Nessa entrevista, o educador físico Fá-bio Miranda, coordenador do Centro de Wellness, e o Dr. Rodrigo Vasconcelos, coordenador do Centro Avançado de Fi-sioterapia, explicam o amplo significado desse conceito, que norteia o trabalho do Instituto Wilson Mello.

Como podemos definir o conceito wellness?

Fábio Miranda e Rodrigo Vasconcelos - Wellness pode ser definido como um processo ativo de nos tornar conscientes

O Instituto Wilson Mello atua com foco no conceito de wellness: uma perfeita combinação de saúde e felicidade

wellness 3 novembro/dezembro de 2011

WELLNESS

das escolhas de vida capazes de levar-nos a uma existência plena e bem suce-dida. Esse conceito pode ser traduzido como uma perfeita combinação de saúde e felicidade. Para que isso seja possível, o indivíduo deve incorporar ao seu dia-a-dia conhecimentos e práticas que permi-tam o equilíbrio das seis dimensões que compõem o conceito wellness: ocupacio-nal, física, social, intelectual, espiritual e emocional.

Desde quando esse conceito vem sendo adotado e como ele foi introduzi-do no Brasil?

FM e RV - O médico americano Hal-bert L. Dunn começou a usar o termo wellness de alto nível na década de 1950, com base em uma série de palestras em uma Igreja Unitária Universalista em Vir-gínia, nos Estados Unidos. Dunn definiu wellness como “um método integrado de funcionamento que é orientado para ma-ximizar o potencial de que o indivíduo é capaz”. Atualmente o conceito é divulga-do mundialmente pelo National Wellness Institute, fundado nos EUA em 1977. No Brasil, é traduzido como bem-estar ou qualidade de vida e está cada vez mais presente na mídia.

No Instituto Wilson Mello trabalha-se o conceito wellness. Dentro das ati-vidades, o que é realizado segundo esse conceito?

FM e RV - O Instituto Wilson Mello é planejado desde a concepção até sua construção e arquitetura para trabalhar somente com o conceito wellness. Para isso três fatores foram implantados para diferenciar totalmente a academia do Instituto das academias voltadas ao mer-cado fitness. O primeiro é que o cardápio de atividades e aulas foi planejado para proteção física do aluno e foram retira-das todas as aulas com impacto ou ris-

cos desnecessários. O segundo foi que a dimensão física e a arquitetura da aca-demia foram pensadas para se trabalhar com poucos alunos. Dessa forma tem-se o máximo de supervisão e interação en-tre o educador físico e o aluno, facilitan-do a conquista dos objetivos propostos. A terceira foi a formação de uma equipe multidisciplinar constituída por ortope-distas, cardiologistas, fisioterapeutas e nutricionistas que trabalham juntos, in-teragem e assessoram os educadores fí-sicos na construção dos programas para aqueles alunos que apresentam alguma lesão ortopédica ou problema de saúde e que necessitem de um programa de ati-vidade física adaptado, até na prevenção para quem não tem nenhum anteceden-te médico.

Como as atividades do IWMello se diferenciam das atividades das acade-mias convencionais?

FM e RV - Nas academias convencio-nais as atividades físicas são desenvol-vidas de forma massificada, nas quais

Dr. Rodrigo Vasconcelos, coordenador da equipe de

fisioterapia do Instituto

Wilson Mello

Fábio Miranda,

coordenador do Centro

de Wellness do Instituto

Wilson Mello

Page 4: 3 revista iwmello

o aluno é levado, pela empolgação do professor ao embalo de música alta, a extrapolar seus limites físicos, pois o maior objetivo é o ganho estético. Este conceito demonstrou em vários estudos incidência de lesões que acometem de 25 a 57% dos praticantes. No IWMello buscamos a conscientização dos limites de cada um, prescrevemos um plano de treino combinando atividades que levam o aluno à conquista de suas metas de forma individual e segura. Implantando o conceito de que o maior objetivo é o exer-cício físico buscando saúde, longevidade e prevenindo doenças provocadas pelo sedentarismo e melhora do desempe-nho no dia-a-dia. O benefício estético é uma consequência destas atitudes. Isso só é possível com uma criteriosa avalia-ção física inicial e a definição clara de objetivos.

O aluno tem noção desse conceito? Como ele se exercita baseado nesse conceito?

FM e RV - Grande parte dos alunos passa a entender esse conceito após iniciar um de nossos programas de trei-namento. Geralmente recebemos alunos insatisfeitos com outras academias, mas que ainda não identificaram exatamen-te o porquê dessa insatisfação. Alguns reclamam da falta de atenção dos pro-fessores, outros do exagero na exigência dos exercícios ou da dificuldade da con-quista de objetivos. Alguns reclamam do ambiente agitado ou extremamente competitivo, enquanto outros buscam al-guma atividade que possa proporcionar melhoria da saúde e prazer ao mesmo tempo. O que todas essas pessoas têm em comum é que nenhuma delas teve a oportunidade de ser ouvida, avaliada e orientada por um profissional do con-ceito wellness. Aqui no IWMello levamos em consideração o histórico de vida, as preferências pessoais e os objetivos práticos a serem atingidos. Dessa for-ma conseguimos definir métodos mais eficazes de aplicação dos programas de treinamento.

O conceito wellness não está asso-ciado apenas à saúde, mas ao estilo de vida. Isso é falado na academia? Existe essa orientação com relação aos hábi-tos de vida saudáveis, como controle de uso de cigarros, bebidas, etc?

FM e RV - Nossa academia é um am-biente wellness, desde a arquitetura e de-coração leve às relações construídas en-tre nossa equipe e nossos clientes. Aqui desenvolvemos o conceito de coaching, ou seja, fazemos uma troca constante de informações, orientações e experiências que nos direcione à conquista de uma

wellness 4 novembro/dezembro de 2011

Bruno Prado – Empresário, 27 anos

Alexandre Pasquetto Analista de sistemas, 40 anos

Levei uma vida sedentária até os 25 anos, quando cheguei aos 167 kg e decidi que era hora de virar a ficha. Fiz uma cirurgia bariátrica intestinal e comecei a mudança. As pessoas imaginam que a cirurgia basta. Não é assim, ela é mais ou menos 10% do que você precisa fazer. Há um ano e meio, comecei a frequentar a academia do Instituto Wilson Mello e também recebi atendimento da fisioterapia para melhorar a dor no joelho, que hoje não sinto mais, provocada por uma tendinite patelar. Desde então, posso dizer que minha vida mudou completamente. Antes trabalhava das 7 à 1h da manhã e estava sempre disponível para viajar a trabalho, não tinha tempo nem para mim e nem para minha família. Hoje, trabalho das 10 às 17h, só viajo às terças e quintas-feiras, e consigo realizar minhas tarefas até com mais eficiência. Tenho tempo para frequentar a academia, praticar um esporte e ficar com minhas filhas de 3 e 5 anos, participar das atividades sociais com elas. Além da perda de peso e do ganho de massa muscular, melhoraram minha respiração e minha postura. Há três meses comecei a praticar wakeboard para criar objetivos e agora vou à academia três vezes por semana e reservo a tarde de sexta-feira e o sábado para me dedicar a essa modalidade. Tenho um trabalho que exige muito de mim, porque são quatro empresas e 140 pessoas sob minha gestão, mas acordo às 5h da manhã para ler os principais jornais do país e do mundo, acompanhar as notícias do mercado, e estou sempre com disposição. Meu papel agora tem sido de tentar contaminar minha equipe para adotar um estilo de vida mais saudável. Gostaria que todos vissem como é importante virar a ficha, como eu fiz.

Cheguei ao Instituto Wilson Mello há um ano e meio depois de passar por vários médicos para tratar de uma hérnia de disco e ouvir de alguns deles que meu caso seria cirúrgico. Não queria operar, fiquei com medo. Me falaram do trabalho realizado aqui pela equipe do Rodrigo Vasconcelos e resolvi vir. Na consulta ele me disse que o tratamento conservador iria contornar bem o meu problema. Fiquei oito meses tratando e depois passei às atividades na academia com acompanhamento fisioterápico. Tenho um programa de treinamento que inclui aeróbico, musculação e exercícios de fortalecimento da coluna. Minha qualidade de vida melhorou 100%: estou sempre disposto, não tenho mais insônia, reduzi o consumo de bebida alcoólica, não tenho feito uso de medicamentos para dor no estômago e ansiedade, a produtividade no trabalho também melhorou, estou mais estimulado e feliz para curtir meus filhos gêmeos de 3,5 anos.

Page 5: 3 revista iwmello

vida mais sadia e equilibrada. Os alunos também recebem informações e orienta-ções referentes a cuidados com a saúde e benefícios da atividade física através de estratégias de endomarketing, ou seja, por materiais em nossa revista Wellness Magazine, pelo site do IWMello, pelas mídias sociais como Facebook e futura-mente por nossos informativos internos eletrônicos que serão colocados nas TVs do Instituto Wilson Mello.

Por que podemos dizer que wellness é um processo de aprendizado contí-nuo?

FM e RV - Porque a vida é um eterno movimento. Nós continuamente muda-mos a nós mesmos e estamos sujeitos a mudanças constantes nos ambientes em que vivemos. Wellness é um proces-so contínuo e não um fim a ser atingido. Cada etapa conquistada o habilita a uma nova conquista, e o resultado disso é o desenvolvimento das potencialidades in-dividuais de cada aluno. As seis dimen-sões do conceito wellness interagem en-tre si, complementando-se. Não adianta, por exemplo, a pessoa ser uma executiva bem sucedida e não ter convívio familiar saudável, ser sedentária e com sobre-peso. A qualidade de vida não é alta. Da mesma forma a pessoa treina horas por dia em academia, tem um corpo mara-vilhoso, porém emocionalmente é de-pressiva, não convive bem com amigos e vive em um ambiente de trabalho que odeia. Ou seja, a meta é atingir o equilí-brio entre as seis dimensões do conceito wellness e não ser forte em apenas um deles.

Qual seria o segredo do wellness? FM e RV - O segredo do wellness é

não ceder ao senso comum, à cultura do consumo massificado, pelo qual não tomamos consciência de nossas reais necessidades. Adotamos aquelas que nos são impostas. Isso nos distancia de nós mesmos, gerando insatisfação, an-siedade e tristeza, abrindo caminho in-clusive para doenças físicas. Wellness é um compromisso com a individualidade, para que assim você possa encontrar o seu lugar no grupo.

Em que momento alguém pode dizer que leva esse conceito realmente a sé-rio?

FM e RV - Quando toma consciente-mente a responsabilidade pelas esco-lhas de sua vida, por meio de decisões que visam levá-lo por um caminho de de-senvolvimento físico, espiritual, emocio-nal e social. O importante é a tentativa, a experiência. Errar faz parte do processo. O resultado está na busca.

wellness 5 novembro/dezembro de 2011

Dr. César Augusto CavalheiroMédico pediatra – 70 anos

Varley Rogerio de Melo Administrador de empresas – 36 anos

Há um ano e meio comecei a fazer pilates, duas vezes por semana, por indicação do médico que operou minha coluna devido a uma hérnia de disco. Gosto muito e recomendo, porque os exercícios me ajudaram a melhorar a postura, as dores musculares, a respiração e me sinto bem depois da atividade. Como sou muito agitado, no começo achei que não iria me adaptar, mas não tive problemas porque tenho facilidade para pegar os exercícios. Além do pilates, também faço exercícios aeróbicos, hidroginástica e localizada. Sempre gostei muito de esporte e sinto falta se não praticar, mas o problema é que já fiz oito cirurgias de joelho, três de mão e uma de coluna. Tive de parar de treinar basquete há 3 anos, depois de ter jogado desde os 12 anos de idade. Isso foi muito duro, porque é a minha paixão, mas tenho uma artrose grave no joelho e não dá mais para correr. As atividades físicas que faço hoje, como o pilates, é que me permitem manter uma vida profissional intensa e ajudam a controlar as dores na coluna e no joelho.

Comecei a frequentar a academia do Instituto Wilson Mello há um ano, estava com 120 quilos e tinha uma vida muito sedentária. Nunca havia feito academia e achava que nunca iria entrar em uma, mas comecei a levar a sério e fui vendo os resultados. Hoje sei da importância de manter uma prática regular. Estou com 106 quilos, mas ainda é muito para minha altura: 1,85 metro - minha meta é chegar aos 95 e manter esse peso. Faço atividade de três a quatro vezes por semana e procuro cuidar da minha alimentação, deixando algum excesso apenas para o final de semana. O que posso dizer é que me sinto muito bem com os exercícios. Minha qualidade do sono e minha disposição melhoraram, até minha hipertensão está mais controlada, embora ainda tenha de tomar medicamento. Quando entrei para a academia, logo consegui trazer minha esposa. Como eu, ela perdeu muitos quilos e também tem sentido os benefícios dos exercícios. Juntos, conseguimos manter melhor as atividades, controlar a alimentação e ter mais qualidade de vida.

Page 6: 3 revista iwmello

Por Dr. Marcelo G. Cavalheiro

wellness 6 novembro/dezembro de 2011

Wellness e medicina

Na nossa prática médica, bus-camos a prevenção e o trata-mento dos males e das doen-ças. Sempre temos em mente

a qualidade de vida do paciente para to-marmos as nossas condutas. Entende-mos que o conceito de qualidade de vida envolve o bem-estar desta pessoa, uma vida saudável, sem dores, realizando as atividades desejadas, para que este-ja bem e feliz. E que isso seja estendi-do por muitos anos, prolongando a vida com qualidade.

É nesse cenário que incorporamos o “Wellness”.

Sempre ouvimos falar que fazer ativi-dade física faz bem e é importante para a saúde. Que temos que ter uma boa ali-mentação. Que muito “stress” faz mal. Jornais, revistas, televisão, toda a mídia aborda esses assuntos.

E de fato, isso é verdade, a ativida-de física, a alimentação adequada e os cuidados com a saúde são importantes. Importantes para se viver bem e melhor. Temos que ter um equilíbrio físico, men-tal, emocional e social vinculado ao nos-so estilo e hábitos de vida.

É um conjunto de medidas, o qual nunca é tarde para ser colocado em prá-tica. Quem já experimentou e incorporou à sua rotina, não volta atrás.

Agora, precisamos de ajuda para al-cançar esse equilíbrio da forma corre-ta. Caso contrário, pode ser frustrante, como por exemplo, começar a fazer um

esporte sem a instrução adequada e re-sultar em lesão. E aí pronto: teremos dor, insatisfação, restrição de ativida-des, tempo perdido e um retrocesso.

Há muitos profissionais envolvidos nessa área, como médicos, nutricionis-tas, fisioterapeutas, preparadores físi-cos, professores, ou seja, é uma tarefa multidisciplinar. São esses profissionais que “extraem” da ciência, das pesqui-sas e dos estudos publicados, as infor-mações e as condutas para mostrar o “caminho das pedras” para fazemos da melhor forma possível. Melhores resul-tados, menor tempo e mais eficiência,

“O conceito de qualidade de vida envolve o bem-estar

da pessoa, uma vida saudável, sem dores, realizando as atividades desejadas. E que isso seja estendido por muitos anos.”

“Atividade física, alimentação adequada e cuidados

com a saúde são importantes para se viver bem e melhor. Temos que ter equilíbrio físico, mental, emocional e social vinculado ao nosso estilo e hábitos de vida.”

Page 7: 3 revista iwmello

wellness 7 novembro/dezembro de 2011

Bibliografia

Impact of a weight management program on health-related quality of life in overweight adults with type 2 diabetes.

Williamson DA, Rejeski J, Lang W, Van Dorsten B, Fabricatore AN, Toledo K, Look AHEAD Research Group. Health Psycho-logy Department, Pennington Biomedical Research Center, Louisiana State Universi-ty System, USA. Arch Intern Med. 2009 Jan 26;169(2):163-71.

Sapporo Fitness Club Trial (SFCT)--de-sign, recruitment and implementation of a randomized controlled trial to test the effi-cacy of exercise at a fitness club for the re-duction of cardiovascular risk factor.

Igarashi K, Fujita K, Yamase T, Morita N, Okita K, Satake K, Kanazawa N, Nishi-jima H. Sapporo Health Promotion Cen-ter, Chuoku, Sapporo, Japan. Circ J. 2004 Dec;68(12):1199-204.

Outcome evaluation of a 3-year senior health and wellness initiative.

Kuczmarksi MF, Cotugna N. Department of Health, Nutrition and Exercise Sciences, University of Delaware, Newark, USA. J Community Health. 2009 Feb;34(1):33-9.

The impact of behavior on quality of life. Dishman RK. Exercise Psychology Labora-tory, Department of Exercise Science, Uni-versity of Georgia, Athens, USA.

Qual Life Res. 2003;12 Suppl 1:43-9.

sem cair no aspecto dos “milagres” que são vendidos e que até ofendem a nossa inteligência.

Não podemos nos restringir e nos li-mitarmos ao aspecto de que “acho” que isso é bom para a saúde e “acho” que isso é ruim. Não, isso não é mais aceito. Temos que ter o respaldo científico para termos as condutas corretas.

Em um estudo publicado pela Uni-versidade da Louisiana (EUA), foi com-provado que o programa de controle de peso em adultos que apresentavam

sobrepeso e diabetes do tipo 2 foi efi-ciente na melhora importante de quali-dade de vida. Foram 5.145 participantes divididos em dois grupos. Um grupo foi submetido ao programa e o outro não. No final do programa, os dois grupos foram comparados e constatou-se que os participantes submetidos ao progra-ma tiveram uma melhora significativa na qualidade de vida, quando compara-do ao outro grupo, nos parâmetros de perda de peso, melhora do preparo e da disposição física, e redução das queixas dos sintomas médicos.

O controle anual de saúde, seguido da divulgação das recomendações de estilo de vida, tem sido a estratégia emprega-da no Japão, há anos, para diminuir os fatores de risco para doenças cardio-vasculares. O Centro Saporo desse país publicou um trabalho realizado com 561 pessoas sedentárias que apresentavam elevação na pressão arterial, na glice-mia ou no colesterol. O objetivo foi aper-feiçoar a atual estratégia empregada no país, adicionando a prática de condicio-namento físico em academias. Essas pessoas frequentaram academia, de duas a quatro vezes semanais, durante

Dr. Marcelo G. Cavalheiro, especialista em cirurgia do quadril e do joelho e em medicina esportiva, integra a equipe médica do Instituto Wilson Mello.

seis meses. No final, foram avaliados positivamente os parâmetros de capa-cidade aeróbica, fatores de risco, efeitos colaterais e melhora das medidas de qualidade de vida.

A Universidade de Delaware (EUA) realizou um estudo multidisciplinar de três anos, voltado para a saúde e para o bem-estar do idoso, intitulado “The Time of Your Life”. Envolveu muitos as-pectos, como ensinamento e motivação para um estilo de vida saudável. Foram 11 programas empregados no total e o estudo identificou os melhores métodos e práticas para avaliar os resultados. Os programas de longa data são de difícil manutenção, mas são eficientes na edu-cação sênior de saúde.

A Universidade da Geórgia (EUA) con-duziu um estudo sobre o impacto do comportamento na qualidade de vida,

com dois tópicos principais: o porquê da importância dos exercícios e como aju-dar as pessoas a vencerem as dificulda-des do início de um programa de treina-mento. Apenas 10 a 25 % das pessoas têm uma atividade física adequada para colher os seus benefícios.

No nosso corre-corre diário é difícil acharmos um tempo para nós mesmos. Mas pode ter certeza de que vale muito a pena reservamos um tempinho para a nossa saúde. Estamos falando da nossa saúde e, claro, da nossa felicidade.

“No corre-corre diário é difícil acharmos um tempo

para nós mesmos, mas vale a pena reservamos um tempinho para a nossa saúde. Estamos falando da nossa saúde e, claro, da nossa felicidade.”

Produtos Ortopédicos

Page 8: 3 revista iwmello