2ª etapa china antiga e o japão 7º ano modo de compatibilidade

37
As Civilizações do Oriente Sétimo Ano - 2ª Etapa Fundamental 2 2014

Upload: jonathas-fabiciaki

Post on 03-Feb-2016

175 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

china

TRANSCRIPT

As Civilizações do Oriente

Sétimo Ano - 2ª EtapaFundamental 2

2014

China

Orientações Gerais:Esse power point não substitui a leitura do capítulo 4 do seulivro didático;Esse arquivo digital tem o objetivo de dar ênfase ao

conteúdo do livro;Consultar os exercícios referentes a este conteúdopresentes no livro e no caderno de exercícios;Sempre que aparecer dúvidas procurar o professor (a).Bons estudos!

Equipe de História -2014

A China Atual

Sua população atual é a maior domundo;Em 2002, eram cerca de 1 bilhão,duzentos e quatro milhões dehabitantes;O seu idioma é chamado demandarim;É o país que mais cresceeconomicamente no mundo.

Mas nem sempre foi assim....

A China Antiga

Acredita-se que os primeiros grupos a sefixarem na região foi por volta de 6.000a.C.Praticavam agricultura e a criação deanimais, como porcos, bois, carneiros ecabras, ao longo das margens do rioAmarelo e Azul.Os camponeses aproveitaram a cheias dorio Amarelo e Azul para irrigar as terras.

Os rios e as atividades econômicas:

Além disso, a existência na região de umapoeira amarela, trazida de longe pelovento, ajudava a fertilizá-las. Elescultivavam cereais, como o painço, o trigo,a cevada e, mais tarde, o arroz.Além disso, temos também a loesse (bomfertilizante). Argila que deu o tomamarelado e o nome ao rio.

Império do Centro?

O grande imperador Chi Huang Ti, em 221 a.C.,deu o nome de China para o seu reino.Determinou uma série de mudanças para reforçara união dos povos;

- impôs um sistema de escrita;-impôs um mesmo sistema de pesos e

de medidas;

Os chineses acreditavam que estavam no centrodo mundo e por isso a chamavam de Império doMeio ou do Centro. O encontro com os ocidentaissurpreendeu os chineses, pois perceberam quenão eram o centro do mundo.

A economia chinesaPrincipal atividade econômica era aagricultura;O artesanato era de muito bom gosto:Faziam objetos com bronze e comossos e extraordinários vasos deporcelana e jade;Destaque para o cultivo do bicho daseda.

Rota da Seda

Os chineses criavam os bichos- da- seda ea partir deles conseguiam tecidosmaravilhosos.Como era este processo?

- quando a lagarta está pronta paravirar libélula, ela se enrola num casulo;

- esse casulo é feito pelo corpo dalagarta, que produz os fios;

- os seres humanos pegam os fios quesão finíssimos, resistentes e macios, etrançam para fazer um tecido de seda.

Fabricação da seda

Figura chinesa doséculo XVIII mostraa jovem retirandoos fios de seda doscasulos.Essa era a fasemais delicada daoperação, e astrabalhadoraschinesas sempreforam habilidosas.

Rota da Seda e a Política de Presentes

Nunca nenhum governo do mundo deu tantospresentes aos seus vizinhos quanto o ImpérioChinês. Presentear era parte da política daquelesgovernantes.Os presentes, dados anualmente, incluíam, alémda seda e do brocado, espelhos de bronze,pedras semipreciosas, perfumes e peças decerâmica.Conseguiram fazer e manter alianças políticascom os seus vizinhos.

A Rota da Seda

Sociedade Chinesa

Os imperadores eram os “Filhos do Céu”;Os mandarins eram nobres eadministravam o Estado; recebiameducação de alto nível e possuíam muitasqualidades intelectuais; eles eram osresponsáveis pela a cobrança de impostos,os gastos do governo e a organização dasobras públicas. Além disso, nas horaslivres escreviam poesias ou obrasfilosóficas.

Os nobres viviam em palácios enormes eluxuosos. Eram adornados com dragões.Nas cidades viviam os artesãos pobres eos pequenos comerciantes. Comiam mal emoravam pior ainda.Os camponeses trabalhavam em lotes deterras, a maior parte destas eram doEstado. Eles eram obrigados a entregarparte do que produziam ao governo ou aonobre. Eram obrigados, também, atrabalharem na construção das obraspúblicas.

Apesar das diferenças sociais, umaquestão cultural unia os chineses: areverência à família que é um dosprincípios do Confucionismo.Confucionismo: Conjunto deensinamentos de Confúcio (551 a.C. -479a.C), que pregava a harmonia dasociedade da boa ação das pessoas. Comisso, atingia-se o equilíbrio da família, daaldeia e do Estado.

Confucionismo

O filósofo Confúciovalorizava dois princípios:

- a equidade (yi)- generosidade (yen)

Destacava ainda aimportância do respeito porsi mesmo e pelo outro, daharmonia e da tolerânciaentre os homens e do cultoaos espíritos dosantepassados.Apego a tradição e àobediência.Filosofia e religião estãointimamente relacionadasna China.

A Muralha da China

Em 214 a.C., Chi Huang Ti, o primeiro imperadorda China unificada, ordenou que se demolissemas divisões internas e aproveitou as partesexternas das muralhas para levantar uma barreiraúnica para levantar uma barreira contra osinimigos, sobretudo os mongóis.Foi reconstruída nos séculos XV e XVI e cruzaparte do país de leste a oeste, atravessandoplanícies e montanhas. O segmento mais estreitomede 40 cm de espessura e o mais largo 6metros. Ela foi construída com pedras e tijolos,com vários metros de altura.

Possui cerca de 6.400 km de extensão;Segundo a Academia de Ciências daChina (ACC), outras grandes obras, comoas pirâmides do Egito ou até mesmo ahidrelétrica de Itaipu podem ser vistas doespaço de acordo com alguns fatores:

as condições atmosféricas; a capacidade de interpretar as estruturas

vistas da órbita terrestre; a localização do observador.

Sua construção envolveu mais de ummilhão de pessoas (escravos ecamponeses), muitas das quaismorreram ali mesmo.Sua imponência começa pelo aspectovisual e termina na prática, pois emalguns trechos de suas descomunaisescadarias, o visitante só conseguesubir os degraus de quatro, com asmãos no chão.

Qual o motivo de sua construção?

O imperador mandou construí-la paraque esta servisse de barreira contraataques de outros povos,principalmente dos mongóis e paraunificar as tribos chinesas que viviamdentro da muralha.

A escrita chinesa

O sistema de escrita éúnico: o ideograma.A escrita que usamos éalfabética, é formada porfonogramas, isto é cadasinal representa um som.Já a escrita chinesa éconstituída de ideogramasou seja cada sinalrepresenta uma idéia ouação.Esta forma de escritaajudou a manter a unidadecultural da China, durantetodos esses séculos.Símbolos combinadosservem para escreveridéias complexas.

A Contribuição dos Chineses:

Os matemáticos e astrônomos chineses, por exemplo, eramtão bons quanto os da Grécia Antiga;

São os inventores do papel, da pólvora, bússola, dosestribos dos cavalos, e do carrinho de mão.

Oitocentos anos antes da invenção da escrita, os chinesesjá esculpiam o texto num pedaço de madeira, mergulhavamna tinta e imprimiam sobre um papel muito fino.

Destaque no teatro, na dança, na música e nos textos depoesia e filosofia.

A cultura chinesa influenciou muito os povos vizinhos.

Japã0

Japão

Localização: Extremo OrienteDurante muitos séculos, caracterizou-se como umcomplemento da civilização chinesa;Hoje, o Japão está entre as grandes potênciaseconômicas do planeta;Vestígios das primeiras ocupações datam deaproximadamente 8000 a.C.;Os grupos viviam da pesca, da caça, e da coletade frutos e raízes;

A partir do contato com povos vindos do continentedesenvolveram a agricultura, construção de diques ecanais de irrigação e adotaram a organização de clãs.Aldeias agrícolas → CidadesSurgimento do Estado influenciado pela culturachinesa: Os japoneses passaram a utilizar a escrita chinesa

e a própria língua japonesa absorveu muitoselementos do idioma falado no continente;

Budismo

Uma fisionomia cultural própria

Desenvolvimento de duas escritas genuinamentejaponesas: hiranaga e katakana.Adaptar os símbolos da escrita chinesa para alíngua japonesa foi difícil, pois as falas das duaslínguas são muito diferentes.O aparecimento dos Samurais: nos séculosseguintes se tornariam um dos símbolos maismarcantes da cultura japonesa.

Curiosidade: Samurais

Samurais: espécie de guerreiro que mudou para sempre a históriado Japão. Mais que isso, ajudou a unificar o arquipélago e fazerdele uma nação.

Inseparáveis de suas katanas (espadas longas), alguns samuraisainda utilizavam uma wakizashi (espada curta). O duplo conjuntode espadas, chamado de dai-shô, era um privilégio exclusivo dessaclasse social. Se sua honra era ferida ou se a missão falhava porsua culpa, o samurai cometia o harakiri ou seppuku, o suicídioritual com a própria espada, cortando o ventre. A vida era entregue,pois sem honra não havia porque um samurai viver.

Na sociedade japonesa, esses guerreiros dispunham de imensopoder. Tinham o direito de executar qualquer pessoahierarquicamente inferior - fazendeiros, artesãos e comerciantes -que incomodasse os samurais ou que não se mostrasse respeitosacom seus superiores. Por isso, eram figuras bastante temidas.

Roupa tradicional: Os samurais possuíam quimonos que tinham gravados os brasões da família à qual pertenciam, os Montsuki

hakama.

Livros:

BRAICK. Patricia. História das Cavernas ao Terceiro Milênio. (6º). São Paulo: Editora Moderna, 2006 BOULOS. Alfredo. História, Sociedade e Cidadania. (6º). São Paulo: FTD, 2006. Editora Moderna. Projeto Araribá (6ºano). São Paulo: Editora Moderna, 2007 http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-muralha-china-visivel-no-espaco.htm

Imagens e informações:

http://jorgedealtamira.blogspot.com/2010/10/muralha-da-china-e-visivel-do-espaco.html http://www.eduexplica.com/2009/01/muralha-da-china-visvel-do-espao.html http://sonhodeturista.blogspot.com/2011/05/muralha-da-china.html http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/3313-muralha-da-china.htm http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/3332-muralha-da-china.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-chinesa/grande-muralha-da-china-5.php http://imagenscomtexto.blogspot.com/2008/07/ideogramas-chineses.html http://povosdaantiguidade.blogspot.com/2010/10/china-han-e-o-ocidente-1-parte.html http://wwwnovas.blogspot.com/2008/09/rota-da-seda.html http://www.guiageo-china.com/mapas/muralhas.htm http://madeinjapan.uol.com.br/2007/04/24/a-vida-pela-espada/ http://josedahistoria.blogspot.com/2009/11/o-pais-da-china.html http://www.girafamania.com.br/asiatico/china-soldados.htm

Bibliografia