2014-12-01 caso 1 e 2

2
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Direito da Família, 2.º B Regente: Professor Doutor Jorge Duarte Pinheiro Colaboração: Mestre João Lemos Esteves Casos práticos 1 e 2 I António casou com Berta, em Maio de 1974. Em Abril de 1978, nasceu Pedro, fruto daquela relação. Cinco anos depois, nasceu o segundo filho do casal: José, de seu nome. Em Junho de 1996, Pedro uniu-se matrimonialmente com Raquel, jovem que perfez 15 anos no mesmo dia da celebração do casamento. Desta relação, nasceu Carlota em Março de 1997. Entretanto, José havia casado com Reginalda em 2001. No entanto, José apaixonou-se loucamente por Carlota, vindo a casar com esta em Março de 2014 (após se ter separado de Reginalda). Por seu lado, Berta separou-se de António em Março de 2012, vindo a casar com Xaneco (irmão de António) em Dezembro de 2013. Berta reclama, porém, a António o pagamento mensal de 2.000 €, não obstante os rendimentos que aufere como bancária. Quid juris? II Angelina vive em união de facto com Lima. Desta relação nasceu Bruno. Mais tarde, Angelina casa com o pai de Lima, Rodrigo. Volvidos alguns anos, Rodrigo separa-se de Angelina e decide unir-se matrimonialmente a Patrícia, mãe de Angelina. Entretanto, o pai de Angelina decidiu celebrar casamento com a avó de Lima. Face à instabilidade familiar e problemas educativos de Bruno, Luísa adopta-o plenamente.

Upload: graduspt

Post on 26-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

casos de dto de familia

TRANSCRIPT

Page 1: 2014-12-01 Caso  1 e 2

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Direito da Família, 2.º B

Regente: Professor Doutor Jorge Duarte Pinheiro

Colaboração: Mestre João Lemos Esteves

Casos práticos 1 e 2

I

António casou com Berta, em Maio de 1974. Em Abril de 1978, nasceu Pedro, fruto daquela relação. Cinco anos depois, nasceu o segundo filho do casal: José, de seu nome. Em Junho de 1996, Pedro uniu-se matrimonialmente com Raquel, jovem que perfez 15 anos no mesmo dia da celebração do casamento. Desta relação, nasceu Carlota em Março de 1997. Entretanto, José havia casado com Reginalda em 2001. No entanto, José apaixonou-se loucamente por Carlota, vindo a casar com esta em Março de 2014 (após se ter separado de Reginalda).

Por seu lado, Berta separou-se de António em Março de 2012, vindo a casar com Xaneco (irmão de António) em Dezembro de 2013. Berta reclama, porém, a António o pagamento mensal de 2.000 €, não obstante os rendimentos que aufere como bancária. Quid juris?

II

Angelina vive em união de facto com Lima. Desta relação nasceu Bruno. Mais tarde, Angelina casa com o pai de Lima, Rodrigo. Volvidos alguns anos, Rodrigo separa-se de Angelina e decide unir-se matrimonialmente a Patrícia, mãe de Angelina. Entretanto, o pai de Angelina decidiu celebrar casamento com a avó de Lima. Face à instabilidade familiar e problemas educativos de Bruno, Luísa adopta-o plenamente. Já com 18 anos, Bruno casa com Flor, filha de Luísa. Angelina divulgou, num jornal local, que o Rodrigo já praticara crimes contra a sua autodeterminação sexual – afirmação que se apurou ser falsa. Rodrigo, em consequência, quer deixar de pagar a pensão de alimentos devida a Angelina. Quid juris?